Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 23 de Agosto de 2007 - Nº 1835 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
Sete mil pessoas devem fazer as provas do Enem no próximo domingo no Litoral Norte
Circuito Litoral Norte participa de feiras de turismo em Brasília e São Paulo


Caraguatatuba
"Caminhada pela Vida" acontece no sábado em benefício da Associação de Combate ao Câncer
APAE de Caraguá assina convênio na abertura do Festival Especial das APAES
ONG Supereco e UNIMÓDULO iniciam oficinas de sensibilização ambiental
Prefeitura de Caraguá homenageia atletas do UNIMÓDULO
Atleta do UNIMÓDULO busca 10º título do ano
Câmara aprova alteração no Estatuto do Servidor

Ilhabela
Município deve receber 196,4 mil passageiros de cruzeiros marítimos
Professora Bia Bello recebe Moção de Louvor
Posto Sebrae de Ilhabela realiza curso de empreendedorismo
Ação Cidadania de Ilhabela


São Sebastião
Melancia põe vereadora na berlinda
Dia do Folclore comemorado com manifestações culturais na Praça do Coreto
Prefeito de São Sebastião participa de visita do presidente Lula no Vale do Paraíba
Integrantes do “Valorizando a Pessoa Idosa” visitam Centro Histórico
Câmeras de Monitoramento da Costa Norte serão entregues no dia 7 de setembro
Bikers de São Sebastião participam do Nissan Xterra Brazil

Ubatuba
Fundo Para o Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte
Praia Dura é líder da Copa Corcovado
Copa Tico Sapão reuniu grandes pesos do supino
Prefeitura de Ubatuba, Fundart e Unitau promovem ciclo de palestras
Ubatuba participa de reunião da Transpetro sobre vazamento e contingência de petróleo
Biblioteca Pública de Ubatuba completa 40 anos em outubro
Notícias da FUNDART

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Sete mil pessoas devem fazer as provas do Enem no próximo domingo no Litoral Norte

Litoral Norte - Neste domingo, 26 de agosto, a partir das 13h, os inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) farão as provas nos municípios do Litoral Norte. Esse ano a novidade fica na descentralização das provas, que antes eram aplicadas apenas em Caraguatatuba. Dessa vez, os inscritos de São Sebastião e Ubatuba poderão fazer a prova em sua própria cidade.
"Com essa mudança estamos facilitando a vinda do candidato ao local da prova. A alteração só se tornou possível devido ao número de inscritos", explica Mareci Gazzi supervisora de ensino responsável pelo programa na região.
Além do litoral, a prova será aplicada em 1331 municípios do país, para cerca de 3,5 milhões de pessoas. Uma boa nota pode garantir ao estudante bolsas de estudo integrais ou parciais em universidades não públicas, que participam do ProUni (Programa Universidade Para Todos), do Ministério da Educação. As universidades brasileiras também usam a nota como critério de seleção.
Os cartões de confirmação da inscrição, com os dados do local da prova, já foram enviados pelo Correio. O candidato que não recebeu seu cartão deverá consultar o local para a realização do exame na página eletrônica do Inep/MEC (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), pelo endereço http://www.inep.gov.br/ , e se dirigir ao local indicado, munido de carteira de identidade.
Eventuais problemas podem ser solucionados na Diretoria de Ensino Região de Caraguatatuba, pelo telefone (12) 3822-4488, ou na Avenida Alagoas, 539 - bairro Indaiá. (Fonte: PMC)

Circuito Litoral Norte participa de feiras de turismo em Brasília e São Paulo

Litoral Norte - O Circuito Litoral Norte Paulista, que engloba as cidades de São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba iniciou nesta quarta-feira (22/8), sua participação no 13° Centro-Oeste Tur – Salão de negócios turísticos, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília até o dia 23 de agosto.
O evento na capital federal é o único da região direcionado exclusivamente aos agentes de viagem e órgãos oficiais de turismo. O objetivo é integrar expositores e agentes, para melhorar as relações e as vendas, propiciar oportunidades de negócios e sedimentar com bases sólidas a formação profissional do turismo, explorando o público potencial da região Centro-Oeste.
São Sebastião é representada pelo secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, e pelo diretor de Turismo, Rogério Barroso. Nesta sexta-feira (24/8), eles também participam do "Adventure Sports Fair" – a maior feira de esportes e turismo de aventura da América Latina, que chega à sua nona edição, em São Paulo.
O Turismo de Aventura é um segmento em franca expansão no mundo, com a diversidade natural e geográfica do Brasil essa prática se consolida nos municípios que ofertam espaços, tanto em áreas públicas quanto privadas, propícios para mesclar ação e natureza.
No Estado de São Paulo vigora uma lei de 2001, que dispõe sobre o turismo ecológico, visto como estimulador do desenvolvimento sustentável. O crescimento do turismo de aventura tem forte impacto econômico e influência no desenvolvimento do núcleo. São Sebastião localiza-se a 210 km do maior núcleo emissor de turistas brasileiros: a cidade de São Paulo. O fluxo da demanda vem se maximizando e refletindo no surgimento de novos empreendimentos direcionados a atividade turística. O aproveitamento racional dos recursos naturais por meio do desenvolvimento do Turismo de Aventura é uma das pretensões da Sectur.
Sendo assim, a Sectur em parceria com a Secretaria de Esportes (Seesp) trazem entre os meses de agosto e dezembro, várias etapas de campeonatos estaduais e federais com o objetivo de oferecer turismo de qualidade na baixa temporada. “Já recebemos o Circuito Brasileiro de Corridas de Montanha e vamos receber ainda neste ano a Corrida de Revezamento Bertioga-Maresias, um Campeonato de Skate e o Super Surf como formas de combater a sazonalidade”, conclui Buzi. (Fonte: PMSS)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

"Caminhada pela Vida" acontece no sábado em Caraguá em benefício da Associação de Combate ao Câncer
As inscrições para o evento podem ser feitas em uma unidade escolar estadual ou municipal. O valor da inscrição é uma lata de alumínio ou uma garrafa pet, que serão doadas para a Associação de Combate ao Câncer de Caraguá

Caraguatatuba - A Praça de Eventos em Caraguatatuba será cenário, no sábado, dia 25, a partir das 9h, do projeto "Caminhada pela Vida". O evento é fruto da idéia do professor Milton Ribas, que por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Caraguá, pelas Secretarias de Urbanismo Habitação e Trânsito - DITRAN - Divisão de Trânsito - Educação e Esportes e Recreação, Delegacia Regional de Ensino, e SABESP, fez com que a idéia virasse realidade. O evento tem como objetivo arrecadar latas de alumínio e garrafas pets, que serão doados à ACCC - Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba.
O público-alvo da caminhada será alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino. As inscrições podem ser feitas em qualquer escola do município ou no local, antes da competição. Para se inscrever o interessado terá que doar uma garrafa pet ou qualquer lata de alumínio. A ACCC irá vender os materiais arrecadados e o dinheiro arrecadado será usado em benefício das pessoas atendidas pela entidade.
No dia do evento serão desenvolvidas atividades de caminhada e passeio ciclístico, que sairá da Praça de Eventos seguindo até o Camaroeiro e retornando à Praça. O evento também terá um concurso, onde as escolas participantes terão que montar um mural sob os temas "Aquecimento Global" e "Educação no Trânsito". Os trabalhos serão analisados por uma comissão julgadora e os vencedores serão premiados.
O evento contará com atividades de Lie-Chi, Tai Chi Chuan e sorteios de brindes e além dos alunos, qualquer pessoa poderá participar da caminhada e do passeio ciclístico. Basta que procure uma escola pra se inscrever ou no local do evento.
De acordo com a Divisão de Trânsito, é importante a participação da DITRAN nesse evento por acreditar que a função maior do agente de trânsito é educar, criar alternativas para se promover a cidadania na cidade. "Trabalhar com os alunos é sempre motivador e espero que essa seja a primeira de muitas 'Caminhadas Pela Vida' que promoveremos", disse, Celso Rapaci, diretor da DITRAN.
A professora Edna Roma, Dirigente de Ensino, disse que a expectativa é que todas as unidades de ensino da cidade participem do evento. "Tenho certeza de que num projeto desses o índice de aprendizado será bem maior, pois reúne o conteúdo cientifico e social de uma forma lúdica, que incentiva a participação e o protagonismo juvenil, que são os objetivos dos novos meios de se pensar a educação" acrescentou a dirigente.
Muitas empresas da cidade estão colaborando com os brindes, que serão sorteados como bicicletas, bolsa de estudo de informática entre outros. A expectativa dos organizadores é que 8 mil pessoas, entre professores, alunos e familiares compareçam ao evento.
A Divisão de Transito (DITRAN) , Secretaria Municipal de Educação e Diretoria de Ensino (D.E.) região de Caraguatatuba, vão realizar o projeto "Caminhada Pela Vida", que, acontecerá no dia 25 de agosto à partir das 9 horas na Praça de Eventos Tom Ferreira; reunindo todas as escolas-Municipais e Estaduais, de ensino fundamental e médio da cidade.
O fechamento do trabalho nas escolas, já iniciados, será a confecção de murais/painéis sobre os temas, que serão apresentados no dia 25, no evento; os quais serão avaliados por uma Comissão Julgadora que estará premiando os trabalhos dos alunos.
A professora Edna Roma, Dirigente de Ensino, disse ter a expectativa da participação de todas as unidades de ensino da cidade e que, comenta ela, tenho certeza de que num projeto desses o índice de aprendizado será bem maior, pois reúne o conteúdo cientifico e social de uma forma lúdica que incentiva a participação e o protagonismo juvenil, que são os objetivos dos novos meios de se pensar a educação.
Muitas empresas da cidade estão colaborando; haverá sorteios de bicicletas, brindes, bolsa de estudo de informática no dia do evento, os organizadores têm a expectativa de um público mínimo de 8.000 pessoas, entre professores, alunos e familiares. (Fonte: PMC)

APAE de Caraguá assina convênio na abertura do Festival Especial das APAES

Caraguatatuba - A abertura do Festival Esportivo Especial das APAES do Litoral Norte e Vale do Paraíba, em Caraguatatuba aconteceu na manhã desta quarta-feira, 22, e foi marcado pela assinatura de um convênio com o Governo do Estado, que repassou à entidade de Caraguatatuba R$ 100 mil reais, para ser usado em suas despesas diversas. O benefício foi uma solicitação de emenda do orçamento do Estado, feita pelo Deputado Estadual Carlinhos de Almeida, que esteve no evento para a assinatura do documento.
A cerimônia de abertura do Festival Esportivo, que comemora a Semana Nacional do Excepcional, contou com a presença do Prefeito José Pereira de Aguilar; da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar; dos Secretários de Esportes e Recreação, Wenceslau de Souza Neto (o Lelau) e de Educação, Silmara Selma Mattiazzo; dos vereadores, Francisco Carlos Marcelino, o Carlinhos da Farmácia, Germino de Souza e Aureliano Gonçalves Pereira, o AG Pereira; da presidente e da diretora da APAE de Caraguá, Madalena Maria Fachini e Rosana Fachini respectivamente e autoridades.
O convênio, em benefício à APAE de Caraguá, foi assinado pelo Prefeito Aguilar, pela presidente do Fundo Social, pelo Deputado Carlinhos de Almeida e pela presidente da APAE de Caraguá. Na ocasião o prefeito de Caraguá aproveitou para agradecer o deputado pelo gesto de pensar em uma entidade, que está no município há 30 anos, fazendo uma administração com poucos recursos. "Isto aqui não é tijolo nem concreto é o ser humano que está voltado para esta ação. A APAE de Caraguá nunca teve um apoio como esse. Esta verba irá ajudar e muito nas despesas da entidade, que não são poucas", enfatizou Aguilar.
O Deputado aproveitou a oportunidade para dizer que tem acompanhado a Administração do prefeito Aguilar e reconhece que o seu trabalho tem sido em benefício das pessoas, e que a presidente da APAE de Caraguá é uma batalhadora em prol das pessoas especiais. "Todos os anos quando votamos o orçamento do Estado e destinamos verbas para entidades, gosto de amparar as APAES, pois sei das dificuldades que elas têm para sobreviver. Essa emenda foi aprovada e hoje demos um passo importante na assinatura desse convênio com o Estado, disse. O deputado aproveitou para desejar um bom evento a todas as APAES participantes do festival.
Para Madalena essa verba veio em boa hora, pois a entidade que foi construída há 30 anos para atender cerca de 51 pessoas, está com 103 pacientes e ainda restam mais 30 em uma fila de espera. "Com esse dinheiro as 30 pessoas que estão na fila de espera irão receber todo o atendimento necessário", afirmou. Ela agradeceu ao prefeito pelo pronto atendimento todas as vezes que o procura para reivindicar melhorias para a entidade e também agradeceu a secretária Silmara pela parceria com a APAE.
Para encerrar a cerimônia de abertura, a competidora da APAE de Caraguá, Edineia dos Santos Pereira, fez o juramento do atleta e Paulo Vinícius fez o juramento do árbitro. A presidente da APAE de Caraguá, o Prefeito Aguilar e os secretários de Esportes e Educação foram homenageados com troféus. Lelau desejou sorte a todos os atletas das 10 cidades participantes do evento e declarou aberto o 5º Festival Esportivo Especial das APES do Litoral Norte e Vale do Paraíba. As competições acontecem até o dia 24, sexta-feira, no CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, nas categorias de Futsal e Atletismo. (Fonte: PMC)

ONG Supereco e UNIMÓDULO iniciam oficinas de sensibilização ambiental
Primeiro bairro de Caraguá a receber o evento será o Barranco Alto

Caraguatatuba - A primeira oficina de sensibilização para a revitalização do rio Juqueriquerê, em Caraguatatuba, acontecerá no bairro Barranco Alto. O evento será das 19h Às 22h do dia 28 de agosto, na escola estadual Ismael Iglesias. A série de workshops faz parte da programação do projeto "Água de beber, de comer, de usar e conservar - ciclos contínuos" desenvolvido pelo Instituto Supereco, patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental e apoio do Centro Universitário Módulo.
Na tarde da última segunda-feira, 20 representantes públicos e civis de Caraguá participaram da oficina de sensibilização "Estratégias de intervenção na comunidade". Entre os presentes, representantes da secretaria do Meio Ambiente e da secretaria de Planejamento de Caraguá, Fundacc, Sabesp, Escola Ismael Iglesias, Agenda 21, Associação Caiçara Juqueriquerê, Associação dos Moradores do Bairro do Morro do Algodão, do Corpo de Bombeiros, Fundo Social de Solidariedade, Hotel Ilha Morena, Centro Universitário Módulo, Centro Integrado de Ações Sócio-educativas, jornal Imprensa Livre e Defesa Civil.
Houve dinâmicas, leituras de textos e apresentações. O arquiteto, professor do UNIMÓDULO e coordenador local do projeto Paulo André Ribeiro, apresentou o Programa Petrobras Ambiental, bem como o Instituto Supereco e o "Água de beber" e os eixos Educação ambiental, Geração de renda e Educomunicação.
Educação ambiental - A educadora Cynthia Ranieri falou sobre o eixo "educação ambiental" do projeto. "Utilizaremos a metodologia 'Biomapa', na qual são usados e construídos com os moradores locais mapas das regiões e comunidades. Neles são identificadas, por exemplo, a cultura, a situação social, econômica e de infra-estrutura. A partir dessas informações locais os grupos compreenderão melhor o local onde vivem formando, então, uma base sólida para as tomadas de decisões".
Geração de renda - "A Supereco vai fomentar a ação de um grupo que tenha viabilidade econômica para não criar expectativas incapazes de serem cumpridas. Pretende também gerar renda por meio de feiras de trocas por meio do uso da moeda solidária", complementou a gestora social Cristina Filizzola.
Educomunicação - A jornalista Rosi Cheque explicou o que é comunicação e educomunicação. "No projeto 'Água de beber... - ciclos contínuos' esse eixo pretende produzir, gerir e disponibilizar informações e conhecimentos sobre o tema em questão. Para tanto, capacitará grupos locais na produção e produtos de comunicação".
O curso "Nas Ondas do Rádio" pretende envolver técnicos de rádios, ongs, professores, jovens etc. para que estes possam melhor se informar para então sensibilizar a sociedade na conservação da água, ambientes costeiros e marinhos.
Debate - O representante da secretaria do Meio Ambiente, Wilson Schmidt Cardoso, falou sobre as várias discussões da Agenda 21 local que podem contribuir para o projeto, como o mapeamento ambiental, social e político do município. Já o secretário de Planejamento, Augusto Antunes Corrêa Filho, perguntou se haverá atividades de reflorestamento e como ele será desenvolvido. Yara Maria Vilhena M. Porto, da Sabesp, solicitou detalhes da metodologia Educomunicação. A equipe técnica do Supereco esclareceu sobre os procedimentos a serem executados nas etapas do projeto.
Programação - As próximas oficinas acontecerão na seguinte seqüência:
28/08: Barranco Alto e adjacentes - EE Ismael Iglesias.
Horário: 20h às 22h
29/08: Morro do Algodão e adjacentes - Hotel Ilha Morena.
Horário: 19h às 21h
30/08: Porto Novo e adjacentes (a definir)
Horário: 19h às 21h
31/08: Travessão e adjacentes - Ciase.
Horário: 19h às 21hInstituto Supereco - A Ong tem por missão utilizar a educação ambiental como ferramenta estratégica nos processos de conservação do meio ambiente, aliados ao desenvolvimento humano. Atua há 13 anos com projetos e programas ambientais em todo Brasil.
Saiba mais:
Assessora de Comunicação Supereco - Rosi Cheque
ascom@supereco.org.br
supereco_lnorte@yahoo.com.br
Escritório Caraguatatuba: (12) 3897 - 2008
Escritório São Paulo: (11) 3721 9828 (Fonte: Módulo)

Prefeitura de Caraguá homenageia atletas do UNIMÓDULO
Nove representantes da instituição foram congratulados

Caraguatatuba - A noite da última terça-feira, 14, foi de festa para cerca de 300 atletas de Caraguatatuba que receberam homenagem da prefeitura pela participação nos Jogos Regionais. Entre os homenageados, 9 são integrantes do programa Bolsa Esporte UNIMÓDULO.
A congratulação foi em nome de toda a prefeitura de Caraguá, por intermédio da secretaria municipal de Esportes, pelo brilhantismo com que os atletas representaram a cidade nos 51º Jogos Regionais.
Estavam presentes o prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, o secretário de Esportes de Caraguá, Lelau e demais autoridades. Representando o UNIMÓDULO estava o pró-reitor de Relações Comunitárias e Extensão, Leo Reis e o presidente da Associação Módulo de Educação e Cultura, José Antônio.
Os homenageados do UNIMÓDULO foram: Camila de Oliveira, Juliana Saldanha e Milton Graner, do Kung Fu; Ângelo Augusto, do Karatê, Nelson Silva, do Beach Soccer; Thiago Augusto, do Futevôlei; André Medeiros, do Jiu-Jitsu, Shirley Arantes, do Vôlei e Antonio Carlos de Jesus Sousa, do Ciclismo. (Fonte: Módulo)

Atleta do UNIMÓDULO busca 10º título do ano
B.A Oliveira venceu nesse final de semana a Copa de Supino de Ubatuba

Caraguatatuba - O campeão de supino do UNIMÓDULO, B.A Oliveira, comemora seu oitavo título do ano. Nesse domingo, 19, ele venceu o Campeonato de Supino de Ubatuba, organizado pelo atleta Tico Sapão.
Competidores do Vale e do Litoral participaram do evento. B.A levantou 172Kg. "Mesmo sendo um campeonato tumultuado, com alguns erros e falhas técnicas, foi importante participar", disse o atleta. "Até o final do ano pretendo conquistar meu 10º campeonato".
As próximas competições de B.A serão dia 26 de agosto em Leme/SP e 2 de setembro em Santa Branca/SP. "Agradeço pelo apoio de todos: UNIMÓDULO, secretaria de Esportes de Caraguá e site Super Forma". (Fonte: Módulo)

Câmara aprova alteração no Estatuto do Servidor
Projeto do Executivo foi discutido em Regime de Urgência

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou em Regime de Urgência Projeto de Lei Complementar, de autoria do Executivo, que altera o Estatuto do Servidor Público e Projeto de Decreto Legislativo, de autoria do Vereador Carlinhos da Farmácia (PDT), que concede Título de Cidadão Caraguatatubense. Apenas um projeto da Ordem do Dia original foi discutido e aprovado.
O único projeto da Ordem do Dia original discutido e aprovado tem a autoria do Vereador Omar Kazon (PR). É um projeto de Decreto Legislativo que concede Título de Cidadão Caraguatatubense para o Delegado de Polícia Civil, chefe do Detran na cidade, Orley Siqueira. Para aprovar esta propositura houve pedido de alteração na ordem da pauta.
Em Regime de Urgência foi aprovado outro Projeto de Decreto Legislativo, de autoria do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT), que concede Título de Cidadão Caraguatatubense para o senhor Luiz José do Nascimento.
O destaque da Sessão ficou para o Projeto de Lei Complementar, de autoria do Executivo, aprovado em Regime de Urgência, que acrescenta parágrafo único ao artigo 35 da Lei Complementar 11/02, que faculta ao Servidor em estágio probatório ocupar cargo em comissão ou comissão gratificada, sendo avaliado dentro do prazo regulamentar.
Durante o Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes, 11 Projetos de Lei. Não houve discussão e votação de Requerimentos e Moções e muito menos leitura de Indicações durante o intervalo. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Município deve receber 196,4 mil passageiros de cruzeiros marítimos

Ilhabela - Embora a temporada de cruzeiros marítimos no país tenha início somente no final deste ano, há alguns meses a cidade de Ilhabela já vem se preparando para a edição 2007/2008. São esperadas 63 escalas e 196,4 mil passageiros, que poderão movimentar cerca de R$ 29 milhões na economia local.
Na temporada passada os turistas gastaram na cidade cerca de R$ 18 milhões. O município também já está planejando a temporada 2008/2009, pois já tem 19 escalas previstas do navio “Splendour of the Seas”.
Os números vêm aumentando consideravelmente a cada ano e a cidade acompanha esse crescimento aprimorando o receptivo (considerado pelas operadoras como o melhor do país), investindo em sua estrutura, na divulgação, na qualificação profissional (por meio de cursos) e participando de feiras do setor.
Na temporada 2005/2006, Ilhabela recebeu 40 escalas, enquanto na edição 2006/2007 ao menos 62 transatlânticos aportaram no arquipélago, aumento de 55%. O número de passageiros em 2005/2006 era de 65.142, enquanto na edição 2006/2007 exatos 113.083 turistas visitaram o município, registrando crescimento de 73,6%.
Segundo o secretário de Turismo e Fomento de Ilhabela, Ricardo Fazzini, o gasto médio diário de turistas nas temporadas que compreenderam os anos de 2000 a 2004 é de R$ 145,00. “Desde que a atual administração passou a receber navios de cruzeiros em 2000/2001, quando aportaram na cidade transatlânticos que fizeram 15 escalas, o destino Ilhabela cresceu consideravelmente, sendo o porto que mais evoluiu no Brasil”, declarou Fazzini. A previsão para essa temporada é de 63, mas pode aumentar, já que até o início desta edição podem ser computados os navios fretados.
O levantamento foi feito pela Secretaria Municipal de Turismo e Fomento de Ilhabela e entregue nesta semana à ministra do Turismo, Marta Suplicy, pelo prefeito Manoel Marcos Ferreira (PTB), que esteve com o secretário Ricardo Fazzini em reunião realizada em São Paulo com os prefeitos das cidades estância do Estado de São Paulo. Os números haviam sido solicitados ao prefeito pela própria ministra no dia 26 de agosto, que manifestou interesse em conhecer o segmento de cruzeiros marítimos no país.
“São números bastante significativos e resultados de um trabalho profissional feito pela cidade de Ilhabela, que é considerada o melhor porto de parada de cruzeiros no país”, disse o prefeito à ministra, em São Paulo. Nesta semana Manoel Marcos entregou o levantamento e uma pesquisa feita com os próprios passageiros.
Temporada - As 63 escaladas confirmadas até a data de ontem serão feitas por 16 navios, a mesma quantidade da edição passada. De acordo com o secretário de Turismo, Ricardo Fazzini, em três ocasiões a cidade receberá três navios simultaneamente em um dia e, em nove situações, o município estará recebendo dois navios em apenas um dia. A temporada de cruzeiros marítimos no Brasil terá início dia 31 de outubro de 2007 e se encerrará em 6 de abril de 2008.
A operadora italiana Costa Cruzeiros opera com três navios para a próxima temporada: o “Costa Mágica” (pela primeira vez no Brasil), o “Costa Victoria” e o “Costa Clássica”. Na temporada 2006-2007, a empresa trouxe dois transatlânticos, o “Costa Romântica” e o “Costa Fortuna”, o maior cruzeiro regular a navegar no litoral brasileiro.
A companhia de navegação Royal Caribbean vai operar novamente com o luxuoso “Splendour of the Seas” na próxima temporada, após quase oito anos fora de operação no Brasil. Ilhabela, que o recebeu na temporada 2000/2001, terá quatro escalas nesta temporada com 2.470 passageiros em cada parada.
A britânica Island Cruises manterá os badalados “Island Escape” e “Island Star”, atendidos no Brasil pela Sun & Sea Viagens Internacionais. A empresa representará também nesta temporada o “Splendour of the Seas”, “Celebrity Journey” e “Celebrity Infinity”. O “Journey” fará uma escala em Ilhabela trazendo turistas americanos e europeus.
A operadora turística CVC trará quatro navios: o “Zenith” e outros três que vieram para cruzeiros na atual temporada, o “Grand Voyager”, “Grand Mistral” e “Sky Wonder”. A italiana MSC Cruzeiros vai trazer o “MSC Opera”, que virá pela primeira vez ao Brasil e o “MSC Armonia”, já consagrado em Ilhabela. (Fonte: Imprensa Livre)

Professora Bia Bello recebe Moção de Louvor

Ilhabela - O vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto entregou, na última sessão da Câmara, uma Moção de Louvor à Professora Beatriz Schlegel Bello por seus serviços prestados ao município.
“A professora Bia, como é conhecida, tem uma trajetória de vida que nos mostra um caminho de luta, perseverança e muita dedicação”, justifica o Vereador Carlinhos.
O início de sua vida de educadora deu-se em 1982, como voluntária no projeto “natação para deficientes visuais”, coordenado pelo Clube de Nadadores de Maratonas de Santos. Posteriormente, quando cursava a Faculdade de Educação Física, atuou como estagiária no projeto “Ação Social”, realizado pela Prefeitura do Guarujá para possibilitar a prática de atividades físicas aos moradores de favelas.
Quando mudou-se para Ilhabela, em 1988, ministrou aulas nas Escolas Estaduais Professora Maria Gemma de Souza e Gabriel Ribeiro dos Santos e na Escola Municipal Prefeito Leonardo Reale.
Com formação em Educação Física e Pedagogia, em 2004 concluiu sua pós-graduação em Pedagogia de Portadores de Necessidades Educativas Especiais.
Como professora de natação, em especial no mar, sempre procurou transmitir aos seus alunos, das mais diversas idades, incluindo bebês, além das técnicas e informações necessárias, a importância dessa prática esportiva não só para melhorar a performance competitiva como também para a manutenção de uma vida saudável.
Esteve à frente da organização de diversas provas de natação, entre elas as cinco edições do Circuito Municipal de Maratonas Aquáticas, que lhe conferiu o prêmio de Destaque Esportivo em 2005.
Atuou também na realização da prova de travessia a nado do Canal de São Sebastião, evento de sucesso que trouxe mais brilho aos festejos comemorativos dos 200 anos de Ilhabela.
Como professora de Educação Física Infantil, trabalhou por onze anos no Colégio Acei e teve também a oportunidade de trabalhar na unidade da APAE de Ilhabela, por dois anos. Atualmente é docente titular da Secretaria Municipal de Educação, lecionando há três anos nas unidades educacionais do Município, além de desenvolver atividades junto à Pastoral da Criança.
TALASSOTERAPIA – O trabalho voluntário no “Projeto de Talassoterapia”, idealizado e implantado no Município por seu pai tem recebido cada vez mais destaque. Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, inicialmente o projeto atendia cerca de 60 pessoas com problemas de saúde como depressão, paralisia, pós-trauma, além de outras deficiências.
Para realizar essa missão, a professora Bia desenvolveu seu próprio método, procurando utilizar todos os recursos disponíveis no ambiente, já que as atividades aconteciam ao ar livre nas praias do Sino, Barreiros e Pedras Miúdas, tendo a sensibilidade de explorar as habilidades individuais de cada um, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos participantes do projeto.
O sucesso desse trabalho foi tamanho que evoluiu para o projeto “Saúde na Praia”, combinando os elementos da talassoterapia com movimentos do Wushu (arte marcial), alongamento e respiração do Yoga, com atividades também praticadas ao ar livre, na Praia do Perequê. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Posto Sebrae de Ilhabela realiza curso de empreendedorismo

Ilhabela - A Prefeitura Municipal, através do Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Ilhabela realizou o curso “Aprender a Empreender”, do dia 13 a 20 de agosto, nas dependências da escola municipal, José Antonio Verzignassi, Água Branca.
O curso organizado pelo agente de Desenvolvimento do Posto Sebrae de Ilhabela, Eduardo Nascimento foi ministrado pelo Facilitador do Sebrae, Jarbas Mattos com o objetivo de desenvolver características que compõem o perfil empreendedor, despertar atitudes, habilidades, transmitir conhecimentos e valores de empreendedorismo e dessa forma, estimular o participante a empreender atividades produtivas, para atingir o público alvo: empreendedores formais e informais.
Com duração de 4 horas por dia, o curso foi desenvolvido com a modalidade “Telessalas”, ou seja, em ambiente de aprendizagem onde os participantes assistem aos vídeos em grupos e lêem o material impresso, sob orientação.
As aulas contaram com a presença de 20 participantes que atuam na área de vendas, informal e formal.
Nesta segunda-feira, 20, ao término do curso, os participantes receberam Certificado de Conclusão, entregue pelo diretor de Turismo e membro do Conselho Gestor do Posto Sebrae de Ilhabela, Marcelo Antonio F. Carlos, representando o secretário municipal de Turismo, Ricardo Fazzini Dias, que em sua fala enfocou a importância do aprendizado, não importando a idade ou tempo de atuação na área, “sempre é tempo de aprender e atualizar seus conhecimentos”, concluiu.
Para o prefeito municipal Manoel Marcos de Jesus Ferreira, “este curso vem de encontro aos ideais de nossa administração, no sentido de oferecer uma opção ao trabalhador, dando oportunidade para que ele possa realizar os estudos voltados à sua área de atuação, e consequentemente alcançar uma melhora de vida”. (Fonte: PMI)

Ação Cidadania de Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da coordenação da Secretaria Municipal de Administração e participação das demais Secretarias Municipais, com a colaboração do comércio local estará realizando a 1a. Ação Cidadania, neste domingo, 26, na Escola Municipal Prefeito Eurípedes da Silva Ferreira – Barra Velha, das 9 às 16 horas.
O evento disponibilizará aos cidadãos os seguintes serviços gratuitos: emissão de Rg, CPF, e carteira de trabalho para maiores de 16 anos; consulta de antecedentes criminais; Elektro e Sabesp – tarifa social; emissão de CITI - Carteira do Trabalhador; cadastramento de estudantes junto ao CIEE – Centro de Integração Empresa Escola; orientação de empréstimo popular através do Banco do povo; cadastramento de sócio na Biblioteca Pública; orientação e atendimento do Juizado Especial Federal para aposentadorias, pensões e ações diversas; serviços do Procon; consulta aos débitos de IPTU; orientação jurídica dos assuntos pertinentes a processos municipais; aferição de pressão arterial e controle de glicemia; exame de acuidade visual; corte de cabelo e realização do casamento comunitário. Além destes serviços teremos emissão de declaração de Isento de Imposto de Renda; massagem relaxante; recreação infantil; orientação ambiental e apresentações culturais.
Venha e participe deste evento de “CIDADANIA”. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Melancia põe vereadora na berlinda

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião abriu uma investigação por suposta quebra de decoro parlamentar contra a vereadora Solange Rodrigues de Araújo (PPS). Ela é acusada de desrespeitar a Casa ao levar uma melancia ao plenário durante uma sessão realizada em maio deste ano.
O episódio ocorreu quando o vereador Valdeci Vicente (PV) assumiu a vaga deixada pelo titular Wagner Teixeira (PV).
Na oportunidade, os dois, que já foram colegas de legenda no PV, trocaram farpas no plenário, e a vereadora Solange, da base de apoio ao prefeito Juan Manoel Pons Garcia (PPS), teria prometido o 'revide' para a sessão seguinte.
"Levei a fruta para ele na sessão, amarrada em uma cordinha, para ele pendurar no pescoço. Ele estava querendo aparecer", disse a vereadora.
Segundo Solange, o mal-estar entre os dois começou cerca de um mês antes deste epsódio, em um encontro casual em uma padaria da cidade.
A vereadora afirma ter ouvido o colega articulando ataques futuros a ela (quando ele assumisse o cargo) na Câmara. "Ele estava combinando de me atacar com a história do 'mensalinho' e, na sessão seguinte, fiz questão de deixar isso registrado", disse.
CONTRA-ATAQUE- O suplente Valdeci Vicente contesta a versão da colega. Ele afirmou ter sido atacado pela parlamentar 'gratuitamente', quando ainda não era vereador, e que teria deixado para responder quando assumisse a função.
"Na minha primeira sessão já falei um monte de verdades e ela ficou nervosa e resolveu fazer essa história da melancia. Depois fiquei sabendo que o jurídico tinha orientado ela a não fazer, por causa do decoro, mas ela não quis saber da recomendação", disse o paralamentar.
Ele informou que pretende retornar à Câmara no próximo mês, por conta de uma nova licença do titular de seu partido.
Ele, entretanto, não acredita na possibilidade de perda de mandato da vereadora. "Ela é da base do governo, tem maioria. Mas o desgaste que ela está sofrendo por causa deste episódio já é uma punição", disse.
INVESTIGAÇÃO- A reunião de ontem foi a primeira da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, presidida pelo vereador Modesto Koji Ono (PTB), que apura o 'caso da melancia'.
A comissão concedeu 10 dias de prazo para que a vereadora apresente defesa.
Após a manifestação da investigada, a comissão marcará outra data para dar prosseguimento aos trabalhos, segundo informou a assessoria de imprensa da Câmara. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião comemora Dia do Folclore com manifestações culturais na Praça do Coreto

São Sebastião - A Praça do Coreto, em São Sebastião, foi palco de diversas manifestações culturais na tarde desta quarta-feira (24/8), em comemoração ao dia mundial do Folclore. O evento foi uma realização da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo(Sectur). Quem esteve por lá pôde presenciar uma programação especial com muita música, dança, apresentação teatral, entre outras.
Na abertura, os alunos da Banda Jovem Sectur, comandados pelo professor Cláudio Noberti, animaram o público presente com um repertório tipicamente folclórico de cantigas como Caranguejo Peixe é, Atirei o Pau no Gato, Marcha Soldado e outras. Numa apresentação paralela, as alunas de ballet da professora Gisleide Carmelo Winkler, a Gigi, das Oficinas Culturais da Sectur em parceria com a Al Norte, realizaram uma aula aberta com passos adaptados para a música folclórica.
Já os alunos da Escola Municipal Walfrido Maciel Monteiro, localizada Morro do Abrigo, apresentaram uma adaptação da dança da fita, ou dança do pau de fitas. Os estudantes do colégio Tia Marisa, Creche São Sebastião e alunos da Escola Municipal Machado Rosa fizeram uma apresentação da tradicional puxada de rede e uma roda de capoeira. A estudante Jéssica Oliveira, sete anos, classificou as músicas e brincadeiras do folclore como bem divertidas. “A festa estava muito bonita”, afirmou.
Além das danças, o público também pôde assistir a uma aula aberta de cerâmica, realizada em parceria com a Coperartess, com confecções de panelas de barro, ministrada pela professora Maria Aparecida Ivanov, a Cida. O artesão caiçara, Lindomar Santos, confeccionou diversos trabalhos feitos em madeira e a caiçara Neide Palumbo fez uma exposição de seus livros e das bonecas de pano e ao final contou diversos casos ocorridos em sua infância. Os amantes do teatro puderam prestigiar a apresentação do grupo teatral Faz Arte, que encenou lendas de São Sebastião.
“O propósito do evento foi oferecer à população, uma programação diferenciada para comemorar e valorizar as manifestações populares”, concluiu a coordenadora das Oficinas Culturais, Indiara Gomes. (Fonte: PMSS)

Prefeito de São Sebastião participa de visita do presidente Lula no Vale do Paraíba

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, acompanhado do secretário de Governo, Thirso Junior, participou na tarde de terça-feira (21/8) da visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva a São José dos Campos, no Vale do Paraíba. Lula esteve na sede da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) para participar da assinatura de contrato com a BRA Transportes Aéreos, que adquiriu 20 jatos Embraer 195. “Fiz questão de ir ao encontro com o presidente Lula pela importância do ato, já que trata-se da primeira empresa brasileira a adquirir aviões da indústria nacional. O mundo inteiro já reconhece o valor dos aviões fabricados aqui no Brasil”, destacou o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia.
A Embraer está localizada na área do Aeroporto de São José dos Campos, que pode ser fator importante em possíveis rotas de transporte intermodal (aeroporto-rodovia-porto). A BRA será a primeira empresa aérea nacional a operar novos jatos da família Embraer 170/190, os chamados E-Jets. “É um marco na aviação brasileira. O dia em que as empresas brasileiras reconheceram a Embraer, uma fábrica de aviões de qualidade”, disse o presidente Lula, que ainda citou sucessos da empresa, como o Tucano, o antigo Bandeirante e a última geração do Legacy.
Hoje, a Embraer é a terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo. Entre 1999 e 2001 foi a maior empresa exportadora brasileira. Em 38 anos, já produziu cerca de 4,1 mil aviões, que hoje operam em 69 países nos cinco continentes. Mais de 50% da frota da Força Aérea Brasileira (FAB) é constituída por suas aeronaves.
Dependendo das opções adquiridas, a transação com a BRA pode chegar a US$ 1,46 bilhão. Os E-Jets terão 118 assentos em classe única e começarão a ser entregues no segundo semestre de 2008. (Fonte: PMSS)

Integrantes do “Valorizando a Pessoa Idosa” visitam Centro Histórico

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião por meio das Secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) e Cultura e Turismo (Sectur), realizou na última terça-feira (21/8), no Centro Histórico do município, um passeio com os alunos do projeto “Valorizando a pessoa idosa”.
Participaram da visita 25 pessoas do bairro de Boiçucanga e 32 do Jaraguá. Segundo a assistente social e responsável pelo projeto, Eliane Silvestre, vários alunos dos núcleos do “Valorizando a pessoa idosa” são de outros Estados como Ceará, Pernambuco e Bahia. “Foi a oportunidade que tivemos para mostrar um pouco da história de São Sebastião e ao mesmo tempo oferecer um atrativo aos idosos. Só temos a agradecer aos monitores de turismo da Sectur”, explicou Eliane.
Para o mês de setembro, a Setradh pretende exibir o vídeo da lenda de São Sebastião para todos os alunos, como atividade cultural do mês de setembro. Na semana passada, 22 participantes de Juquehy e 40 do bairro da Topolândia também visitaram o Centro Histórico. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2844. (Fonte: PMSS)

Câmeras de Monitoramento da Costa Norte serão entregues no dia 7 de setembro

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, investindo em Segurança, está instalando 10 câmeras de monitoramento na Costa Norte da cidade. Agora o município passará a contar com 30 câmeras que funcionam 24 horas, monitorando da Região Central até o Canto do Mar, na Costa Norte, na divisa com Caraguatatuba.
Os equipamentos começaram a ser instalados na última quinta-feira, (16/8), por meio do por meio do Departamento de Tecnologia e Informática (DTI), da Secretaria de Governo (Segov). As novas câmeras serão entregues no dia 7 de setembro junto com a inauguração da segunda fase da revitalização da Rua da Praia.
“A novidade tem movimentado o cotidiano dos bairros beneficiados e alguns moradores, em dúvida, questionam se estamos reinstalando radar ou semáforos, mas trata-se da ampliação do serviço de sistema integrado de monitoramento da cidade através das câmeras”, esclarece o diretor do DTI, Márcio Jorge.
Serão colocadas câmeras no calçadão da Praia Deserta, em frente ao restaurante Sem Compromisso no Pontal da Cruz, no trevo do bairro Reserve Du Moulin, ao lado do Shopping Villa Mares no Arrastão, no trevo em frente ao Clube no Portal da Olaria, na Igreja em frente à praia e na quadra de esportes na rodovia, na altura do bairro São Francisco, ao lado do PSF do Morro do Abrigo, em frente à quadra esportiva da Enseada e na divisa com Caraguá, no Canto do Mar.
Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos, de forma a ampliar o alcance de visualização das câmeras. Na Enseada, a câmera será colocada de forma a focalizar toda a orla além do bairro, já no Canto do Mar, a câmera será instalada a 20 metros de altura para visualizar mais ruas nos bairros. “Como são áreas mais afastadas dos morros, a visibilidade será mais eficaz”, conclui Márcio Jorge. (Fonte: PMSS)

Bikers de São Sebastião participam do Nissan Xterra Brazil

São Sebastião - Muita adrenalina, integração com a natureza e aventura, além da superação dos limites do corpo devem marcar a atuação dos atletas das modalidades de mountain bike e downhill que disputam neste final de semana (25 e 26/8) mais uma edição do Nissan Xterra Brazil, em Ilhabela, etapa do Xterra Global Tour. Os sebastianenses buscarão, em duas provas paralelas, o passaporte para o Xterra World Championship, mundial da competição que acontece em outubro em Wailea, na Ilha de Maui, no Havaí.
O biker Adolfo José Mariano disputará o triathlon individual, que terá 1,5 km de natação, 29 km de mountain bike e 9 km de corrida; Leonardo dos Santos participará do revezamento e os bikers César Risther, Ramón Oliveira e Fabrício Borges serão os representantes sebastianenses na prova Xterra MTB Cup, que terá um percurso de 32 km, com trechos de mata fechada, “single tracks” (períodos da prova onde só cabe um atleta) descidas e subidas, buracos, lama e diversos obstáculos naturais.
Para essa prova, os competidores, integrantes da Associação de Ciclismo de São Sebastião/Domínio dtvm/Litoral Tintas/Beach Energy/Próshock, conquistaram a 10ª colocação com César Risther; 11ª com Fabrício Borges; 9ª com Ramón Oliveira; 7º lugar com Leonardo dos Santos e 1ª colocação com Adolfo José Mariano, no Desafio da Mantiqueira, realizado no último domingo (19/8) em Campos do Jordão.
“O Xterra é uma grande competição e árdua, que não permite falar se há um favorito concreto para a prova, pois a qualquer momento pode haver um acidente ou problema com a bike. Mas eu posso dizer que todos nós estamos preparados para essa tarefa”, destaca César Risther.
Já o atleta Felipe Moraes, que competirá na prova do Xterra Downhill Session, juntamente a mais de 40 atletas da categoria elite, encontrará muitas dificuldades em trechos de descidas acentuadas e barreiras no solo, voltadas para os atletas mostrarem suas habilidades em cima das duas rodas. Segundo o biker, que se encontra na terceira posição da Copa São Paulo de Downhill, a prova será um bom teste para analisar como está sendo o seu desempenho, pois a competição contará com o atleta Wallace Miranda, atual campeão brasileiro e Tiago Velarde, campeão do GP Ilhabela de Downhill.
“É uma grande oportunidade participar de uma competição perto dos melhores atletas dessa modalidade no Brasil. Espero crescer cada vez mais e aproveitar essa competição para aperfeiçoar as técnicas no esporte. No entanto, vou buscar a classificação para o mundial”, afirma o competidor.
Os ciclistas de mountain bike e downhill são apoiados pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp). Além do triathlon individual, do MTB Cup e do Downhill Session, o Nissan Xterra Brazil terá mais três provas paralelas, entre elas o Xterra Trail Run, que consiste em uma corrida de 10 km em trilhas; o Xterra Kids, mini triatlhon para as crianças e o Xterra Swin Challenge, que consiste na natação de 1,5 km ou 3 km em mar aberto. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


Fundo Para o Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte

Ubatuba - Preocupado com o destino sócio-econômico e o desenvolvimento das quatro cidades do Litoral Norte, o vereador Charles Medeiros encaminhou ao Governador José Serra, através do Ofício CM 298/07, solicitação de apreciação de proposta para a Criação de Fundo Para O Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte. A proposta visa formar um fundo para investimentos de enfoque regional, já que, segundo o vereador, aumentará consideravelmente o fluxo migratório e a demanda por serviços e obras públicas. Em resposta a solicitação de Medeiros, O Subsecretário de Relacionamento com Municípios da Casa Civil do Estado, Dr. Rubens E. Cury, informa que a matéria foi analisada pela Diretoria de Planejamento Metropolitano e Territorial da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação, Órgão da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo, onde através de sua consultoria jurídica, esclarece que a matéria deve ser apreciada pelo Governador por ser matéria de competência executiva e que, se ele entender conveniente e oportuno, deve levar adiante e concretizar a pretensão proposta pelo Vereador Charles Medeiros de Ubatuba, devendo neste caso, previamente, instruir os autos com manifestações técnicas e administrativas pertinentes, inclusive sob os aspectos da oportunidade e conveniência e com oitiva dos Municípios requerentes.
"Trata-se de uma competência do Executivo, mas se entender ser viável a análise técnica e sob os aspectos de oportunidade e conveniência, proponho a submissão do presente ao Sr. Secretário de Economia e Planejamento, determinar a instrução dos autos e a adoção das medidas necessárias à concretização da criação do Fundo de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte", conclui a Procuradora do Estado, Drª. Adélia Maria Cristóvão.
"Uma proposta que nasceu na Câmara Municipal de Ubatuba pode ser um divisor de águas para o Litoral Norte", afirma Charles Medeiros. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Praia Dura é líder da Copa Corcovado

Ubatuba - Foi realizado no último domingo, dia 19, a segunda rodada da 8ª Copa Corcovado de Futebol e a equipe do Praia Dura segue invicta na frente, acumulando 6 pontos. O evento teve inicio no dia 12 de agosto e vem sendo um atrativo para o bairro aos domingos. "A comunidade tem vindo em massa para prestigiar e isso nos alegra muito por saber que estamos fazendo algo de útil para o bairro, que é bastante carente na área social", disse Joel Alves, que é o organizador da Copa.
A Classificação, até o momento, é esta: Praia Dura (6 pontos), Aldeia Renascer (4 pontos), Corcovado (3 pontos), Juventude (3 pontos), Bom Sucesso (1 ponto) e na lanterna, o Folha Seca (0 pontos).
Na próxima rodada, que será realizada dia 26, teremos os seguintes jogos: (11:00 horas) Bom Sucesso x Folha Seca; (13:00 horas) Praia Dura x Corcovado; (15:00 horas) Juventude x Aldeia Renascer.

Copa Tico Sapão reuniu grandes pesos do supino

Ubatuba - A II Copa de Supino Amigos do Tico Sapão, realizada no último domingo, 19, reuniu mais de 40 participantes, representando cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Mais de 300 pessoas estiveram presentes no evento, que neste ano foi realizado na Pista de Skate. A Copa Tico Sapão é uma homenagem a Cláudio Rogério Alves Novaes, que vem representando Ubatuba em diversas competições pelo país. As classificações foram as seguintes:
Feminino: Shirley Alberto – 62 quilos levantados
Categoria 60 até 69,99: 1º lugar – Silvanio – 126 quilos levantados
Categoria 70 até 79,99: 1º lugar – B. A. Oliveira – 172 quilos levantados
Categoria 80 até 89,99: 1º lugar – Tico Sapão – 210 quilos levantados
Categoria Absoluto – acima de 90: 1º lugar – Binho – 212 quilos levantados
Tico Sapão agradece o apoio recebido pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da secretaria de Esporte e Lazer. “Além do apoio que recebemos da Prefeitura, também gostaria de agradecer os demais patrocinadores que estiveram comigo na realização desta Copa”, finalizou Sapão. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Prefeitura de Ubatuba, Fundart e Unitau promovem ciclo de palestras
O evento acontece entre os dias 3 e 6 de setembro, na Unitau e apresentará diversos aspectos da cultura, história e arte de Ubatuba

Ubatuba - Através de uma parceria entre a Prefeitura de Ubatuba, a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) e a Unitau, acontece, entre os dias 3 e 6 de setembro, um ciclo de palestras sobre a história, a cultura e a arte do município.
A abertura do evento acontece na segunda-feira, dia 3, às 19h, com apresentação da Banda Sinfônica Lira "Padre Anchieta". Em seguida, às 19h30, ocorre a apresentação do trabalho "Administrações: personalidades da nossa história", de Caroline Sabina Soares, pós-graduada pela Unitau, e Joice Fernandes, graduada em História pela Unitau.
Na mesma noite, às 21h, haverá palestra com o Prof. Dr. Cyro de Barros Rezende, doutor pela USP e docente da Unitau, com o tema “Minorias e Cultura Nacional: uma construção ideológica”.
Na terça-feira, dia 4, a noite começa com uma apresentação cultural: a Lenda do Boi de Conchas, às 19h. Na seqüência, Caroline Sabina Soares volta a apresentar seu trabalho, com a palestra “Do Santíssimo à peixada: a Festa de São Pedro Pescador em Ubatuba”. Às 21h será a vez da Profª. Ms. Rachel Abdala, mestre pela USP/Unitau , com a palestra “História Regional: Arte e Cultura.
O Fandango Caiçara abre a noite da quarta-feira, dia 5, com apresentação cultural de música de raiz e às 21h haverá exposição de painéis com pesquisas regionais. No dia seguinte, o evento começa às 19h com apresentação da Camerata de Violões. A palestra da noite fica por conta do Prof. Dr. Glauco Barsalini, doutor pela Unicamp e autor do livro Mazzaropi - o Jeca do Brasil, com o tema “Regionalismo e Cultura Caipira”. Às 21h, Heytor Barsalini (Unicamp – Studio Fátima Toledo) apresenta a peça teatral “Humor Caipira”.
As palestras acontecem entre os dias 3 e 6 de setembro, no campus da Unitau em Ubatuba, das 19h às 23h. (Fonte: PMU)

Ubatuba participa de reunião da Transpetro sobre vazamento e contingência de petróleo

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba participou, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de uma reunião na gerência da Transpetro, no último dia 17, quando foi apresentado aos secretários de Meio Ambiente das quatro cidades do Litoral Norte, o Programa de Educação Ambiental do Terminal Aquaviário de São Sebastião da Transpetro, que acontecerá a partir do mês de setembro, junto às comunidades das quatro cidades do Litoral Norte.
O programa acontecerá em duas etapas. A primeira é um ciclo de palestras ministradas por técnicos do Sistema Petrobrás e especialistas, quando serão abordadas questões relacionadas ao vazamento e contingência de petróleo e derivados, tais como impactos ambientais, plano de emergência individual, recuperação da fauna afetada, técnicas de limpeza e recuperação da área afetada, entre outras. Após o ciclo de palestras, os participantes interessados serão cadastrados para agir em conjunto com empresas especializadas na contenção de vazamentos de petróleo e seus derivados.
Formação de agentes multiplicadores - A segunda parte do Programa de Educação Ambiental está subdividida em outras duas etapas: a primeira terá o foco na formação de professores como agentes multiplicadores de conceitos de desenvolvimento sustentável para a região e na outra, o foco será a aplicação destes conceitos na formação dos alunos que, ao final dessa etapa, apresentarão trabalhos, atividades ou seminários desenvolvidos a partir do conhecimento adquirido.
Todos os participantes das palestras do Programa de Educação Ambiental receberão um certificado de participação reconhecido pela Transpetro e pela Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (Fundespa), que está colaborando na coordenação e implementação do Programa.
O próximo passo será dado pelas coordenadoras do projeto, quando farão contato com as Secretarias de Educação, para que junto com as Secretarias de Meio Ambiente, elas possam diagnosticar a situação de cada município em relação a ações planejadas ou em andamento. (Fonte: PMU)

Biblioteca Pública de Ubatuba completa 40 anos em outubro

Ubatuba - A biblioteca pública “Ateneu Ubatubense”, criada por meio do decreto 52 em 28 de outubro de 1967, durante a gestão do prefeito Ciccillo Matarazzo, completa 40 anos no próximo dia 28 de outubro. Entre as ações programadas pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) está a homenagem a ser prestada a Jenny Bueno, a primeira bibliotecária, admitida no cargo em 1960, pelo prefeito Wilson Abirached.
Dona Jenny, como ficou conhecida por várias gerações, foi voluntária como enfermeira da Cruz Vermelha na Revolução Constitucionalista de 32, veio para Ubatuba em 1956, onde constituiu família, casando-se com Manoel Bueno dos Santos, com o qual teve 5 filhos: Inês, José, Suely, Francisco e João.
Após a constituição da biblioteca, Dona Jenny teve que se ausentar da cidade para fazer os cursos preparatórios e assumir pessoalmente a compra de livros e material necessário com os parcos recursos repassados pela prefeitura. Seu filho, José, diz que as dificuldades enfrentadas pela mãe eram grandes, mas a vontade de cumprir a missão era maior ainda. A Fundart deverá destinar um espaço com seu nome bem como a colocação de uma foto.
A Biblioteca Municipal “Ateneu Ubatubense” - Com acervo de aproximadamente 25 mil volumes, inclusive no sistema Braille, a Biblioteca Municipal atende principalmente o público estudantil, mas contém exemplares de diversos autores brasileiros e estrangeiros para todas as idades. Para o empréstimo de livros, o leitor deve providenciar a carteirinha de sócio, levando uma foto 3x4, comprovante de endereço e documento de identidade. O acervo de livros é aberto e o leitor pode manusear livremente as estantes e escolher a obra de sua preferência.
A Biblioteca Municipal funciona na Praça 13 de Maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 9h às 13h. (Fonte: PMU)

Notícias da FUNDART
Os cursos Fundart – Matricule-se em um deles

Ubatuba - Aqui está a relação dos cursos Fundart, e os locais onde acontecem:
A arte de brincar com pincéis: Taquaral, Perequê-Açú, Estufa II; Alongamento: Silop – Associação dos Aposentados; Arte em Papel / Desenho Artístico: Itamambuca, Perequê-Açú; Circo: Itamambuca; Crochê: Marafunda, Estufa II, Perequê-Mirim; Dança de Salão: Marafunda, Silop; Entalhe: Marafunda, Perequê-Mirim, Saco da Ribeira; Espalhart – Arte Circense: Corcovado, Fortaleza, Perequê-Mirim, Sertão da Quina, Araribá; Fotografia (Câmera de latinha): Picinguaba; Oficina Coral Infanto-Juvenil: Sumaré, Ipiranguinha, Itaguá; Operação Resgate: Corcovado, Fortaleza, Perequê-Mirim, Sertão da Quina, Araribá; Papietagem: Marafunda; Ponto Cruz: Perequê-Mirim; Ritmologia de Rua: Ipiranguinha, Estufa II, Marafunda, Sumaré, Itaguá; Varal Literário: Ipiranguinha, Horto, Parque dos Ministérios, Sertão da Quina, Araribá.
Na sede da Fundart funcionam os cursos:
Arte é viver; Balé Clássico Acadêmico; Capoeira de Angola; Cerâmica; Cultura do Oriente Médio na Dança do Ventre; Curso de Canto (Técnica vocal); Dança de Salão; Desenho Artístico; Leitura Musical; Musicalizar é Preciso – violão para iniciantes; Oficina de Pintura Artística; Oficina de Tecelagem; Pintura em Acrílico; Pintura sobre papel – Aquarela; Pintura sobre papel com pastel seco; Valorização Cultural e Enriquecimento do Objetivo Artesanal.
Concurso Literário – Ubatuba 2007 - Desde segunda-feira, 20, estão abertas, na Fundart, as inscrições para os concursos: Idalina Graça (poesia estudantil e adulto); Washington de Oliveira (contos); Tia Hêlo (texto de teatro infantil).
Informações pelo e-mail eventos@fundart.com.br, pelos telefones 3833-7000 / 3833-7001, ou pessoalmente na recepção da Fundart, das 8 às 18 horas, Rua Félix Guisard Filho, nº 06, ao lado do Sobradão do Porto.
A realização dos concursos foi interrompida em 2006. “Neste 2007 resgatamos esses concursos que além de homenagear personagens de nossa História, abrem espaço para a expressão literária e novos talentos, que terão suas obras em uma antologia publicada pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba”, disse Pedro Paulo, presidente da Fundart.
Ubatuba – História Cultura Arte (Parceria Fundart – Unitau – Prefeitura) - De 03 à 06 de setembro de 2007 – 19 às 23 horas – Universidade de Taubaté-Campus Ubatuba, a Fundart, Unitau e Prefeitura de Ubatuba promovem ciclo de palestras:
03/09 – Segunda-feira – 19 horas – abertura: Banda Sinfônica Lira “Padre Anchieta”. 19:30 horas – Apresentação de Trabalho: “Administrações: Personalidades da Nossa História” Caroline Sabina Soares, pós-graduada pela Unitau e Joice Fernades, graduanda em História pela Unitau. Às 21 horas – Palestra do Prof. Dr. Cyro de Barros Rezende, Doutor pela USP, docente da Unitau – “Minorias e Cultura Nacional: uma construção ideológica”.
Dia 04/09 – Terça-feira – 19 horas – Apresentação Cultural: A lenda do Boi de Conchas. Às 19:30 horas – Caroline Sabina Soares “Do Santíssimo à peixada: a Festa de São Pedro Pescador em Ubatuba”. Às 21 horas – Profª. Ms. Rachel Abdala, Mestre pela USP/Unitau – “História Regional: Arte e Cultura.
Dia 05/09 –Quarta-feira – 19 horas – Apresentação Cultural: Fandango Caiçara (música raiz). 21 horas: Exposição de Painéis com Pesquisas Regionais.
Dia 06/09 – Quinta-feira – 19 horas – Apresentação Cultural: Camerata de Violões; 19:30 horas – Prof. Dr. Glauco Barsalini, Doutor pela Unicamp – “Regionalismo e Cultura Caipira”, autor do livro Mazzaropi-o Jeca do Brasil. Às 21 horas – Heytor Barsalini/Unicamp – Studio Fátima Toledo/peça teatral “Humor Caipira”.
Serestas e Seresteiros - O grupo Canoá estará apresentando o seu Serestas e Seresteiros, sábado, 25, 20 horas, no Auditório Fundart – Sobradão do Porto, com vários convidados. A entrada é grátis.
Ballet Fundart em Campos do Jordão - Domingo, 26, 19 horas, no Auditório Cláudio Santoro em Campos do Jordão, o Ballet Fundart estará se apresentando na segunda fase do 10º New Fest Dance, que começou dia 17 e se prolongará até o próximo dia 27.
Salão de Artes Plásticas - Domingo, 26, será o encerramento da Exposição Dia dos Pais e Mapa Cultural Paulista – 2007 (Artes Plásticas, Fotografia e Desenho de Humor). Até sábado, das 16 às 22 horas, no Sobradão do Porto, você poderá conferir.
Dança Flamenca vai à escola - O grupo de Dança Flamenca da Fundart se apresentou recentemente nas escolas Altimira Silva Abirached, no Itaguá e Maria Alice Leite da Silva, no Perequê-Açú, sob a coordenação da professora Luciana Chaer. “Embora o grupo tenha iniciado suas aulas em maio último, vem alcançando muitos aplausos”, disse, satisfeita, a professora Luciana.
Acesse nosso site: www.fundart.com.br  - Nossa cultura em um clique! FUNDART

CINEMA - SEMANA DE 24/08 A 30/08/2007

"OS SIMPSONS -O FILME"
Dublado!!!!!!! - Comédia!!!!!!
Às 15:30 hs - 17:20 hs - 19:10 hs - 21:00 hs


cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Poesia Topo

Ilha Anchieta

Resumo histórico - Durante o Século XVI, a Ilha Anchieta era conhecida como Terra de Cunhambebe em referência ao cacique líder da Confederação dos Tamoios.
Do Século XII ao XIX, foi ocupada por pequenos plantios de cana-de-açúcar e café e serviu como base naval para navios portugueses.
No Século XX, a Ilha Anchieta foi transformada em presídio e sofreu várias modificações: em 1907 o governo criou a Colônia Correcional da Ilha dos Porcos, e, na década de 30 a transformou em Presídio Político.
No dia 19 de março de 1934 atendendo à população de Santos, a Ilha dos Porcos passou a se chamar Anchieta.
O Levante
No dia 20 de junho de 1952, 115 detentos saem, em fila indiana, para o corte de lenha no Morro do Papagaio. Ao retornarem, um deles pede ao guarda que lhe acenda o cigarro. O detento abraça fortemente o soldado e, matando-o, retira-lhe o uniforme vestindo-o em seguida. Era o primeiro passo para conquistarem a liberdade.
Continuando a marcha, os soldados que encontram são amordaçados e, depois, mortos. O próximo objetivo foi invadir o quartel, arrombar a casa de armas e incendiar os presídios. Os detentos não hesitam em atirar e a morte e as labaredas tomam conta da ilha.
Os amotinados aguardam em vão o veleiro que não veio, pois o piloto ao ouvir os tiros, retorna para o continente. Desesperados, os detentos ou se atiram nas águas ou se escondem na mata.
Nove dias após o Levante, a Secretaria de Segurança divulga o balanço dos acontecimentos. Dos 453 sentenciados, 80 estão presos no Carandiru, 8 na Cadeia Pública de Cunha, 1 em Paraty, 15 mortos e, os demais, desaparecidos.

... E no relógio de sol..

... e no Relógio de Sol da Ilha dos Porcos
a sombra marca as horas,
enquanto outras sombras inquietas
movem-se dentro das celas da prisão
a imaginar vinganças e a sonhar
que, livres das algemas,
a vida plena e a liberdade virão ao seu encontro.

...E no Relógio de Sol da Ilha dos Porcos
a sombra marca as horas...
e o mar ali tão perto, a escuna a balançar por sobre as ondas,
ondas que quebram na praia e que levam para dentro do oceano
mensagens mescladas de ódio e de esperança...

... E no Relógio de Sol da Ilha dos Porcos
a sombra marca as horas...
e o vento que assobia entre as folhas dos coqueiros
leva pra longe o horror das solitárias, os gritos, os lamentos,
a fome e a sede dos detentos que, lentamente, se transformam em animais...

... E no Relógio de Sol da Ilha dos Porcos
a sombra marca as horas
e o momento de revolta que transforma o verde da floresta
no vermelho do sangue dos corpos lacerados
e no vermelho alaranjado das chamas que sobem do presídio...

... E no Relógio de Sol da Ilha dos Porcos, hoje, Anchieta,
a sombra marca as horas...
e o vento e o mar levam os gritos de alegria dos turistas
que passeiam livremente pelas trilhas e visitam, apenas curiosos,
as ruínas, as paredes silenciosas e calcinadas, das celas hoje vazias...

... E no Relógio de Sol da Ilha Anchieta
a sombra marca as horas
dos que a amam e cuidam dela com carinho.
Mas, na noite escura, os que sabem ouvir além de seus sentidos,
ainda ouvem junto ao marulhar das ondas, os ecos dos gemidos...

Leda Galvão
Ubatuba, SP

Papo de Vovô Estevan

Não sei ler
Nem escrever
Que isso é pras criancinhas
Mas eu estou para ver
Quem consegue aprender
O pulo do gato
O disfarce do camaleão
O fôlego do boto
E a ligeireza do gavião.
 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Para Reflexão da Comunidade Ubatubense

Emendas do Vereador Charles Medeiros a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) REJEITADAS na Câmara Municipal.
-Pró-Labore: Emenda visa à criação de um convênio com a Secretaria de Segurança Pública, objetivando o pagamento de Pró-labore a policiais;
-UNIR: Emenda visando melhorias ao atendimento dos portadores de deficiência Física e Ortopédica, através da aquisição de veículo apropriado para transporte.
-Transporte de Atletas: Emenda visa a aquisição de Veículo Apropriado para transporte de atletas para competição fora do município.
-Geração de Renda: Emenda visa garantir condições reais de assistência, capacitação e geração de renda às mulheres empreendedoras e chefes de família.
-Prevenção de Gravidez na Adolescência: Emenda visa garantir orientação, acompanhamento e planejamento nas questões de gravidez na adolescência, oferecendo uma situação mais humanizadora aos jovens atendidos.
-Segurança nas Escolas: Emenda visa criar o Sistema de Monitoramento com câmeras nas escolas do município, oferecendo segurança aos alunos, professores e funcionários.
-Semana Hans Staden: Emenda visa garantir uma série de eventos de interesses intercambiais, além de enriquecimento histórico-cultural-gastronomico, com geração de emprego e renda a comunidade , através da implantação da Semana Hans Staden.
-Agricultura e Pesca: Emenda visa à aplicação de políticas públicas de fomento ao setor Agrícola e Pesqueiro, fortalecendo a produção local, garantindo emprego e renda.
-Conservação à Logradouros Públicos: Emenda visa incentivar de forma efetiva a criação de Programa de constância na conservação e melhorias à nossos logradouros públicos(ajardinamento, tratamento paisagístico e ambiental de praças e outros).
-Educação Financeira: Emenda visa incluir projeto pedagógico "Programa Educação Financeira" nas escolas municipais de Ubatuba.
-Medicina Preventiva: Emenda visa incluir projeto pedagógico "Programa de Medicina Preventiva" nas escolas municipais de Ubatuba.
-Semana Gastão Madeira; Emenda visa garantir a valorização de nossa história e de personagens ilustres, através da implantação das festividades e eventos.
-Educação Para a Vida: Emenda visa aumentar a dinâmica de ensino, ministrando conhecimentos relativos à aproximação da comunidade através de palestras junto à Semana Educação para a Vida.
-Sinalização do Patrimônio: Emenda visa garantir a sinalização de nosso patrimônio, melhorando a informação e o visual de pontos de interesse, através do Programa de Sinalização de Parques, pontos Culturais, Históricos e Turísticos.
-Programação Cultural: Emenda visa incentivar e garantir a organização de aplicação de um programação cultural no município.
-Combate a Prostituição Infantil: Emenda visa garantir a inclusão de acessos através de links na internet para informações sobre o combate a prostituição e trabalho infantil.
-De Volta Para Minha Terra: Emenda visa oferecer atendimento digno de assistência e acompanhamento de cidadãos que pretendem retornar as suas cidades de origem.
-Assentos em Agências Bancárias: Emenda visa garantir condições dignas ao atendimento dos cidadãos em agencias bancárias, onde estabelece a obrigatoriedade das agencias bancárias no município a colocarem assentos para usuários.
- Semana da Leitura: Emenda visa melhorar as condições de dispositivos para leitura de nossos alunos, bem como conhecer as histórias e as particularidades de nossa região, através de Lei específica. - Monitoramento: Emenda visa dotar de câmeras de Segurança as praças, Avenidas, Portais e Acessos do município para a segurança da população.
-Educação Ambiental: Emenda visa tornar obrigatória a temática Educação Ambiental de forma acessível e respeitosa as comunidades existentes, com valorização do ser humano.
-Biomassa de Banana Verde: Emenda visa dispor de Políticas Públicas de Real Apoio ao Agricultor, viabilizando a produção de Biomassa de Banana Verde a ser utiliza nas refeições distribuídas em creches e escolas do município.
São temas importantes discutidas na Câmara Municipal que não chegam ao conhecimento da população de nosso município.
A QUEM INTERESSA A REJEIÇÃO DESTAS EMENDAS?

Charles Medeiros
Vereador em Ubatuba

PTB de Ubatuba reúne lideranças

Ubatuba * Aconteceu no último sábado, 18 de agosto, no restaurante "Prato Cheio", o maior encontro de lideranças do PTB de Ubatuba. Numa tarde descontraída e sem a pressa habitual, as pessoas foram chegando e se envolvendo. O clima de amizade e compromisso com o PTB tomou conta de todos.
O comunicólogo Jorge Lee foi o apresentador da tarde que, sem demora, criou a sinergia necessária para que tudo corresse naturalmente.
O Presidente do PTB de Ubatuba, Anderson José Rodrigues, o Tato, resumiu aos participantes os trabalhos desenvolvidos pelo partido até o momento e, entre outros assuntos, comentou sobre a decisão de, por enquanto, não fazer qualquer aliança política. Isso porque, o ideal do PTB é focalizar a fidelidade partidária, o crescimento sócio econômico e, principalmente, projetos para a geração de empregos.
Durante o encontro, os representantes de vários segmentos da sociedade concluíram em seus pronunciamentos que a união e o respeito entre todos e a maneira democrática do diretório são as maiores armas do PTB em Ubatuba.
A reunião superou as expectativas. Varias regiões de Ubatuba estiveram representadas por suas lideranças, o que evidenciou a força em que está se tornando o PTB - um dos maiores partidos de Ubatuba, não só em número de filiados, que se aproxima de 600, mas também em união e qualidade.
Campos Machado, a maior liderança do PTB, trabalha incansavelmente com o objetivo de fazer com que a legenda alcance êxito nas próximas eleições municipais em todo o estado. São dele as palavras sempre positivas, que elevam o entusiasmo e a motivação de mais de um milhão de filiados: "Queremos deixar de ser vagão para nos transformar em locomotiva!".
O Diretório Municipal do PTB agradece a participação e a colaboração de todos.

Diretório Municipal do PTB de Ubatuba

O Gato

Um fazendeiro plantava milho e o armazenava no paiol. Com o milho, o fazendeiro alimentava as galinhas, os cavalos, as vacas e todos os outros bichos da fazenda. Os bichos da fazenda, por sua vez, garantiam ao fazendeiro o seu sustento.
Os ratos insistiam em roubar o milho armazenado no paiol. Quem cuidava do paiol era um cachorro. Um cachorro preto e grande. Quem cuidava do paiol antes do cachorro cuidar do paiol era o pai do cachorro e, antes do pai do cachorro, quem cuidava do paiol era o avô do cachorro. E sempre foi assim, a família do cachorro cuidando do paiol, e não deixando que os ratos comessem todo o milho.
Era um trabalho duro: os ratos não acabavam nunca e, chovesse ou fizesse sol, lá estavam para roubar uma espiga aqui, outra ali. O cachorro não tinha folga e para fazer frente à rapidez dos ratos, mantinha os músculos em forma e os reflexos ligeiros. Em compensação, o cachorro adorava o seu trabalho. Afinal, se não fosse por ele, os ratos já teriam há muito tempo comido todo o milho e acabado com a comida dos demais bichos. Em reconhecimento ao seu trabalho, a bicharada elegeu o cachorro o presidente da fazenda.
E claro que o mando do presidente não era perfeito, discussões surgiam, a insatisfação aparecia. Mas, de uma coisa todos podiam ter certeza: quem trabalhasse, ganhava o seu quinhão.
Um dia, apareceu na fazenda um gato. Um gato magro e bigodudo. Tão bigodudo que, se tivessem barba os gatos, esse poderia ser um gato barbudo. O cachorro, como todo cachorro que se preza, ciente da sua função e do valor do seu trabalho, latiu para o gato, quis que o gato fosse embora. O cachorro sentia que aquele bicho de ar debochado, malicioso, sem muito gosto para o trabalho, não poderia ser grande coisa. O fazendeiro não ouviu o que o cachorro quis dizer, e o gato foi ficando, foi ficando, foi ficando...
O gato, que não trabalhava (que, aliás, nunca tinha trabalhado), tinha bastante tempo para conversar com os outros bichos da fazenda. E chegava de mansinho junto da bicharada, magrinho, fraquinho, e começava a miar.
Os outros bichos, muito bonzinhos, paravam para escutar o que o gato tinha para dizer:
- Miau, miau, ai, ai. O que vai ser de mim. Não existe lugar nesta fazenda para um bichinho como eu, tão injustiçado, tão fraquinho!
Veja, não posso trabalhar, o sistema é tão injusto! Só por que não nasci forte como o senhor, Seu Cavalo, só por que não posso dar leite como Dona Vaca,
não posso trabalhar!
O Seu Cachorro, o dono do poder, não avalia essas contingências históricas e me mantém mergulhado nessa penúria...
- Mas, Seu Gato, e aquele trabalho que lhe ofereceram na casa, como guardião da dispensa?
- Não aceitei, Seu Cavalo. Na verdade, prefiro continuar minha luta por condições mais dignas!
No fim, depois de tanta ladainha, os bichos começaram a acreditar no gato. A sentir pena do gato. E o gato, que se dizia injustiçado. Que se fazia passar por vítima. Que era explorado pelo sistema e, principalmente, pelo cachorro que lhe negava tais milhos. Conquistou a simpatia dos bichos. E fez com que os bichos acreditassem que ele, tão sofrido, tão maltratado, iria garantir a todos melhores condições de vida.
Tanto miou, tanto fez, que um dia os bichos revoltados com a situação de absoluta miserabilidade do gato e com a injustiça social reinante na fazenda, resolveram destituir o cachorro.
E de nada adiantou o cachorro insistir que cuidar do paiol não era para qualquer um. Que ele havia treinado muito para assumir essa função.
Que os ratos não eram mole, e não dariam trégua assim tão fácil.
Afastaram o cachorro e, por unanimidade, colocaram no seu lugar o gato. Os bichos sabiam que o gato dantes nunca havia trabalhado. Que não tinha sequer se preparado para assumir a função mais importante na fazenda. Mas acreditaram que o gato, por ter sofrido mais do que ninguém com a política do cachorro, traria ordem e moralidade à administração do paiol. No começo, tudo foi festa: no lombo de Seu Cavalo, viajava o gato para outros sítios e fazendas, falando sobre a sua conquista. Contava aos outros bichos que agora a fazenda vivia uma nova realidade. Tanta era a festa, tanta era a euforia, tanta era a esperança, que os bichos não perceberam que mais e mais gatos não paravam de chegar.
Gatos de todos os jeitos. Gatos vindos de todas as partes. Gatos, que em comum com o gato-presidente, nunca tinham trabalhado na vida. E gato-presidente, que curiosamente chamava todos os demais gatos de companheiros, precisava arranjar uma função para essa gataiada.
Então, um dia, quando Seu Cavalo apareceu para puxar o arado, percebeu que, no seu lugar, um bando de gatos ocupava os arreios. E Dona Vaca, que produzia o melhor leite da região, foi expulsa da estrebaria pelos companheiros do gato-presidente. E as galinhas, no galinheiro não moravam mais: nos poleiros, gatos e mais gatos fingiam estar botando ovos. E o gato-presidente remunerava prodigamente todos os seus companheiros.
Afinal, um trabalho em prol da coletividade desempenhavam...
Como era de se esperar, o gato-presidente (nunca havia trabalhado) não conseguia cuidar do paiol. Os ratos logo perceberam a situação: atacavam, como nunca haviam feito, o milho da fazenda.
Tão complicada ficou a situação que o gato-presidente precisou conversar com o seu conselheiro. Um gato de óculos, que miava de um jeito esquisito, puxando demais os "erres":
- Miarr, presidente. A coisa tá feia. Em nome da governabilidade da fazenda, temos que nos aliar aos ratos!
- Companheiro, os fins justificam os meios! Devemos passar aos demais bichos uma imagem de ordem e tranqüilidade! E os gatos fizeram um pacto com os ratos: os ratos fingiam que não roubavam o milho, os gatos fingiam que caçavam os ratos.
Dessa forma, a bicharada acreditava que os ratos estavam sendo combatidos, e os ratos, que por baixo do pano recebiam suas espiguinhas, mantinham os gatos no poder.
Entretanto, o milho foi acabando. E os bichos, que haviam acreditado na conversa do gato-presidente, com fome, começaram a ficar insatisfeitos. E foram todos reclamar com o gato-presidente.
Tarde demais. O paiol já estava infestado de ratos, ratos por toda parte, ratos em tudo. Ratos e gatos, gordos, barbudos, aproveitando tranqüilamente o que havia sobrado de milho no paiol enquanto o resto da bicharada, os bichos que sabiam trabalhar, que davam duro, ficaram sem comida. Sem comida, e traídos que se sentiram, o maior tesouro de todos: a esperança de dias melhores.

**************************************************************************

Votei no Lula. Como grande parte dos brasileiros, acreditei que o governo petista compensaria a sua inexperiência e despreparo com ética e moralidade.
Dei ao PT o que passei a chamar de "chance ética". Sinto-me traído.
Sinto-me decepcionado. Não só temos tido um presidente fraquíssimo do ponto de vista administrativo como temos vivido uma fase de imoralidade pública, de improbidade como nunca se viu na história desse País.
Isso sem contar os compromissos ideológicos jogados na lata de lixo!
Não votarei novamente no PT. Não acredito mais em gatos ou em ratos...
Não acredito no Lula.

Autor: Aristides Athayde
advogado, professor de Direito Internacional da Faculdade de Direito de Curitiba. Mestre pela Northwestern University Chicago, Former Chairperson da Câmara de Comércio Brasil EUA (AMCHAM), Membro da Câmara de Comércio Franco Brasileira e da ICC International Chamber of Commerce.
E-mail circulando pela Internet

Atitude déspota, autoritária e não profissionalda "administradora" da Santa Casa

O Conselho Gestor é um local que pessoas, usuárias do hospital , procuram para apresentar reclamações e dar sugestões, exercendo assim o preceito constitucional de participação da comunidade na gestão da saúde. Por serem usuários de um hospital, tratam-se de pessoas que estão ou julgam estar com problemas de saúde. Ninguém procura um hospital por lazer, para se distrair ou por recreação. Por esta razão merecem um tratamento próprio, adequado ao seu estado. Apresentam queixas serias e graves, as quais devem ser investigadas para se dar a solução e a resposta devida ao reclamante. O Conselho faz também a auditoria da gestão do hospital, assunto também que requer o devido sigilo, fazendo também a função de consultoria com recomendações e sugestões para o desenvolvimento do hospital. Por estas razões, a função de secretária do Conselho Gestor exige uma pessoa extremamente madura, discreta, de confiança do Conselho. Também é necessário que essa pessoa que tenha facilidade de relacionamento com as pessoas e demais funcionários, que conheça o funcionamento do hospital. Estas razões foram entendidas e respeitadas, pela Administradora Hospitalar anterior, Sra. Quézia Postigo Kamimura, que procurou o coordenador do Conselho para ouvir as demandas da função e o perfil esperado da incumbente, e, com este critério, selecionou uma funcionária, que se revelou ser a adequada. Esta foi uma postura profissional da administradora anterior, que é o oposto da atual, Mara Cibeli Franhani, que em seu estilo autoritário, centralizador de gestão, de uma forma absolutamente não profissional, escolheu ela própria pessoa que julga adequada para a função, pretendendo impô-la ao Conselho.
O Conselho gestor é um órgão independente, criado pela Constituição Federal (art. 168), pela lei Orgânica da Saúde, que criou o SUS, a Lei nº 8080/90 e a lei nº 8142/990, para representar e defender os interesses da população, exercendo o controle social, que é a participação da comunidade na gestão da saúde, e Elias Penteado Leopoldo Guerra, é o único conselheiro que participa desde a criação do Conselho e que está diariamente presente no hospital, em tempo integral, participou da criação, instalação e construção do Conselho e, por ter emitido essa opinião, a Sra. Mara, julgando-se contrariada em sua vontade, sem ter conversado ou consultado Elias Guerra, em represália e por não aceitar críticas, em uma atitude, não só infantil, mas irresponsável e inconseqüente, determinou que fosse trocada a fechadura da sala do conselho Gestor, SEM QUALQUER AVISO E DANDO ORDEM PARA QUE A CHAVE DA SALA NÃO FOSSE ENTREGUE PARA ELIAS GUERRA, para impedir o seu acesso à sala. Alegou à polícia, embora se saiba que mentir é pecado, que isto foi feito porque haveria a mudança de sala do Conselho, o que não justifica não ter entregado cópias da chave, pois recentemente o Conselho trocou de sala, com informação ao coordenador Elias Guerra e com seu acompanhamento, dada a confidencialidade dos documentos sob sua guarda, NÃO TENDO SIDO NECESSÁRIA A TROCA DA FECHADURA, alem disto Elias Guerra, que havia trabalhado na sala pela manhã, ao voltar do almoço, encontrou a fechadura trocada, não podendo, portanto entrar na sala, na qual havia deixado documentos e objetos pessoais. Esse ato revela a moral, ética, valores e o comportamento da "administradora" Mara, que, além de ser incompetente e despreparada para a importante função que exerce por designação do prefeito, põe em risco o futuro do hospital, por decisões absurdas como esta e como a de dispensar a Sra. Eva dos Santos, responsável pela Captação de Recursos da Santa Casa, em um momento gravíssimo das finanças do hospital, quando a Sra. Eva já tinha entrevista marcada com diretor de um dos maiores bancos do país para estabelecer um convênio igual ao que foi feito com o Hospital Sírio Libanês. O pior de tudo, ainda, é que o prefeito ignorava essa medida, pois, uma semana após ter acontecido essa dispensa, fez, na rádio, elogios a Sra. Eva por seu excelente trabalho. Esta é a "administração" que temos no único hospital da cidade, pessoa incompetente, inconseqüente, despreparada, com interesses que não são do bem da população ou da saúde do município. É necessário que a população tome sua incitava, para não ser cúmplice deste estado de coisas e, portanto, não ter o direito de reclamar pelas desastrosas conseqüências que estão acontecendo. No que se refere à medida arbitrária, insensata, descabida e inaceitável da "administradora", Mara, a reação cabível foi a de chamar a polícia, para a devida lavratura da ocorrência e conseqüente abertura de inquérito policial, para posterior processo na Justiça.
É absurdo que a Santa Casa, como o único hospital da região, ser administrada com a intervenção da polícia e da Justiça. Portanto, espera-se que o prefeito demonstre ter algum senso de respeito à população e aos eleitores que lhe deram o mandato, provisório e precário, de representar seus interesses e necessidades e assim , cumpra a sua responsabilidade de trocar imediatamente, essa "administradora", antes que males mais graves sejam causados ao hospital, e por conseqüência, à população. Compareceram a Santa Casa, em solidariedade a Elias Guerra representante da Presidência e membros da Comissão Executiva do COMUS, a conselheira Maria Luiza Leme, além da imprensa de televisão, que divulgará o incidente não só na região, mas em cadeia nacional.
Este lamentável incidente, o que é, sem duvida, uma publicidade do tipo de "administração" que existe na Santa Casa, certamente não contribuirá para a imagem da nossa cidade. Sem dúvida foi uma confirmação da incompetente e não profissional administração da Santa Casa, objeto de várias críticas de Elias Penteado Leopoldo Guerra. Em face dessa inquestionável divulgação da realidade da péssima administração da Santa Casa, espera-se que o prefeito faça a imediata substituição da Sra. Mara Cibeli Franhani por um administrador hospitalar profissional, experiente e de competência comprovada, porque, caso contrário, significaria que ele endossa e apóia esse estilo de gestão e, então, a população poderá saber o que poderá acontecer na administração do município.

Elias Penteado Leopoldo Guerra
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ruínas da Lagoa  © Emilio Campi

Ruínas da Lagoa
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor