Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 24 de Agosto de 2007 - Nº 1836 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
-


Caraguatatuba
Caraguatatuba abre os braços para o Pró Bandas
Prefeito Aguilar receberá título de Sócio Honorário do Rotary Club de Caraguá
Abertas as inscrições para a Prova Pedestre da Independência em Caraguá
2º Congresso de Educação é iniciado em Caraguá e reúne mais de mil pessoas no TMC
APONEC realiza evento de conscientização familiar no CEMUG neste sábado 25
Oficinas de sensibiliação ambiental começam dia 28 no Barranco Alto
Parceria entre a Prefeitura e SESI traz projeto "Vida Ativa" para o município
Gobetti quer apoio para campanha de doação de sangue

Ilhabela
Colônia de Pescadores de Ilhabela realiza Assembléia Geral
DOE publica projeto que beneficia moradores de São Sebastião e Ilhabela na fila da balsa


São Sebastião
Hospital das Clínicas será municipalizado nesta sexta-feira
Prefeito cobra do Estado construção de entreposto de pesca e pavimentação da vicinal do Jaraguá
Projeto “Mãos na Massa” comercializa pães artesanais na Praç
Prefeitura e Colégio Objetivo discutem 4ª Olimpíada Estudantil de São Sebastião
Reunião define detalhes da 4ª etapa do Super Surf em São Sebastião
“Passeio Livre” orienta construção de Calçadas neste sábado
Aluna sebastianense aborda as ZEIS em redação e vence concurso nacional “Jovem Repórter”

Ubatuba
Escotismo em Ubatuba
Prefeitura de Ubatuba empossa novos conselheiros do Comus
Recadastramento para obtenção de licença para pesca de camarão sete-barbas é obrigatório
Defeso do mexilhão começa em setembro
Ubatuba participa de seminário sobre mudanças climáticas e elevação do nível do mar
Funcionários de associações e condomínios recebem treinamento para prevenção da dengue
No mês do folclore, alunos da rede municipal fazem apresentações culturais
Campanha de Vacinação Anti-Rábica imuniza mais de 12 mil animais
Neste sábado tem "Prefeitura no Bairro" na Região Sul de Ubatuba
Saúde e cadastro de agricultores, pescadores e maricultores

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

-


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguatatuba abre os braços para o Pró Bandas
Aulas gratuitas de instrumentos serão abertas a qualquer interessado nos dias 15 e 16 de setembro; inscrições devem ser feitas no Fundacc

Caraguatatuba - A cidade de Caraguatatuba sedia nos dias 15 e 16 de setembro o projeto “Pró Bandas” – Programa de Apoio às Bandas -, realizado pelo Governo do Estado e Secretaria de Estado da Cultura através do Conservatório de Tatuí e em parceria com a Prefeitura do município. São aulas gratuitas de diversos instrumentos, ministradas por reconhecidos profissionais da música e abertas a qualquer interessado. O curso oferece certificado num final de semana, com direito a apresentação oficial de encerramento.
Em Caraguatatuba, instrumentistas de bandas, fanfarras e orquestras da própria cidade e região podem se inscrever na Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) pelos telefones (12) 3883-3727 e 3883-7555. As inscrições poderão ser feitas até o dia 14 de setembro.
Em Caraguatatuba serão oferecidas aulas de regência, flauta, clarineta, saxofone, trompa, trompete, trombone, tuba e percussão. As aulas serão ministradas, respectivamente, pelos professores Mônica Giardini, Mário Medeiros, Lindemberg Silva, Sérgio Gonçalves, Joel Bernardes, Cláudio Sampaio, Marcelo Jesus, Fábio José e Robson Moraes. As aulas acontecerão das 8h ás 18h no sábado, 15, e das 8h às 12h do domingo, 16, no Cefet (Antigo Ceprolim), na rua Rio Grande do Norte, 450, bairro Indaiá. Além das aulas técnicas, a cidade receberá o curso extra “Informática na Música”, voltada a maestro e músicos que querem aproveitar a informática para desenvolvimento da música, sob coordenação do professor Marcelo Franco.
Neste ano, o Pró Bandas chegará a 19 municípios do Estado de São Paulo. A série de oficinas gratuitas é voltada a instrumentistas de bandas, corporações musicais e fanfarras, e interessados de qualquer idade. No mês de dezembro, bandas envolvidas nos vários municípios se apresentarão num encerramento oficial a ser realizado na cidade de Piracicaba.
Ao longo de oito edições, mais de 15 mil instrumentistas do Estado de São Paulo e de outros Estados, receberam instruções e tiveram oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos. Consolidado como um dos mais sérios e importantes projetos culturais voltados para as atividades desenvolvidas pelas bandas de música, o Pró Bandas resgata o passado, aprimora o presente e antecipa o futuro para as bandas de música.
Ao longo de um final de semana, os instrumentistas e regentes de bandas conhecem um novo universo musical, recebem novos materiais, trocam experiências e, mais que isso, acompanhamento pessoal de alguns dos melhores profissionais da América Latina num processo interativo que envolve centenas de grupos musicais do Estado de São Paulo.
O Pró Bandas leva aos municípios cursos diferentes que abrangem toda a família das bandas, além de seus regentes e aprimoramentos extras que irão contribuir para a manutenção dos grupos. O Pró Bandas reforça o trabalho coletivo, tanto do ensino do instrumento quanto da participação das bandas nas regiões atendidas e sua atuação na comunidade.
Os resultados do Pró Bandas são sentidos de forma imediata, a médio e, ainda, a longo prazo. Ainda durante a realização das oficinas técnicas já é perceptível o resultado: os instrumentistas mostram-se mais dispostos e animados. A médio prazo, sentem-se mais à vontade e desenvolvem a técnica musical a partir do material distribuído pela organização do projeto. A longo prazo, as bandas são fortalecidas e mostram-se empenhadas na manutenção dessa tradição. A difusão de obras musicais e técnicas oferecidas pelo Pró Bandas tornou-se fundamental para a manutenção daquelas que são as mais antigas instituições musicais de que se tem notícias.
Aos organizadores, os resultados são demonstrados pela visibilidade junto a meios de comunicação e, principalmente, pela quantidade de instrumentistas e regentes envolvidos na ação. Integrar o projeto significa apoiar movimentação cultural que atinge grande parte do Estado de São Paulo e significativo segmento musical.
Mais informações: (12) 3883-3727 ou (15) 32514573 – ramal 222. (Fonte: PMC)

Prefeito Aguilar receberá título de Sócio Honorário do Rotary Club de Caraguá
O título será entregue ao prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, nesta sexta-feira, 24 de agosto, na sede da Casa da Amizade - onde funciona o Rotary Club - fundado no município no ano de 1964.

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, receberá nesta sexta-feira, 24 d agosto, o título de Sócio Honorário do Rotary Club Caraguatatuba. A cerimônia acontecerá na Casa da Amizade, às 20h.
Segundo explicou Augusto Antunes Oliveira Filho, um membro da entidade, "esta é a maior honraria que um clube pode oferecer a um cidadão de sua comunidade e, a votação para a concessão do título de sócio honorário ao prefeito Aguilar teve uma aprovação unânime entre os membros da instituição", destacou.
O Rotary Club é a mais antiga associação de prestação de serviços. Criada há 102 anos, ela está hoje em 205 países em todo o mundo, com cerca de 33 mil clubes como o de Caraguatatuba.
Tendo como grande ideal "servir", o Rotary Clube está concedendo o título ao prefeito de Caraguá pelo seu trabalho em prol da comunidade. Para o prefeito Aguilar, receber o título é uma grande satisfação. "Fico feliz de ver meu trabalho reconhecido por uma entidade tão bem conceituada como o Rotary, que tem como principal função servir ao próximo", finalizou. (Fonte: PMC)

Abertas as inscrições para a Prova Pedestre da Independência em Caraguá
As inscrições vão até o dia 14 de setembro. Os formulários podem ser adquiridos na Secretaria de esportes ou no site da Prefeitura. A competição acontecerá no dia 15 a partir das 8h40

Caraguatatuba - Maratonistas de toda a região podem se inscrever para a Prova Pedestre da Independência, que acontecerá no dia 15 de setembro, a partir das 8h40, em Caraguatatuba. O evento está sendo organizado pela Prefeitura, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação e as fichas podem ser retiradas no site www.caraguatatuba.sp.gov.br/downloads.php?cdcd=22, ou na Secretaria, que fica abrigada no CEMUG - Centro Esportivo Municipal Gonçalves e enviadas pelo fax 3887-1165 até o dia 14 de setembro. O formulário deverá está devidamente preenchido e assinado pelo atleta - em caso de menor de 18 anos, deverá conter também os dados e assinatura do responsável legal.
Os inscritos disputarão as categorias Ligeirinho, para atletas com idade entre 9 e 10 anos (ano base 1997/1998); Papa-Léguas, competidores com idades de 11 a 13 anos (ano base 1994/1996); Pernalonga para maratonista com idade entre 14 e 15 anos (ano base 1992/1993); Juvenil atletas com idades entre 16 e 19 anos (ano base 1988 a 1991); Adulto, para atletas com idade entre 20 e 30 anos (ano base 1977 a 1987); Pré-Veterano, para competidores com idade entre 31 e 40 anos (ano base 1967 a 1976); Veterano, para atletas com idade entre 41 e 50 anos (ano base 1957 a 1966); Veteraníssimo, para maratonistas com idade acima de 51 anos (ano base 1956); Deficiente Físico livre; Cadeirante livre; Geral; Geral Caraguá e caminhada 2 quilômetros, todas as categorias no masculino e feminino.
O percurso será de 500 metros para a categoria Ligeirinho, saindo do Caraguá Praia Shooping, com retorno no hotel Areia Branca e chegada na Praça de eventos. Na Papa-Léguas, o trajeto será de 1 quilômetro com saída também do shooping e retorno na Avenida Prestes Maia (Trevo) e chegada na Praça de Eventos. Na categoria Pernalonga, os inscritos percorrerão 2 quilômetros com saída também do shooping e retorno na Ponte do Rio Santo Antônio (próximo a pista de Bicicross) e chegada na Praça de Eventos. As demais categorias percorrerão um trajeto de 8 quilômetros também com saída do shopping e retorno na ponte do Rio Lagoa e chegada na Praça de Eventos.
Os 200 atletas que completarem a prova receberão medalhas de participação. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféus. Não haverá premiação geral. (Fonte: PMC)

2º Congresso de Educação é iniciado em Caraguá e reúne mais de mil pessoas no TMC
Iniciado no último dia 21 de agosto, a segunda edição do Congresso de Educação de Caraguatatuba promete superar as expectativas da organização, em quatro dias de evento. Somente a abertura recebeu mais de mil congressistas.

Caraguatatuba - O 2º Congresso de Educação de Caraguatatuba, iniciado no último dia 21 de agosto, está atraindo diariamente centenas de pessoas para acompanharem as diversas discussões sobre educação que acontecem até amanhã, dia 24. Somente na abertura, mais de mil pessoas compareceram à cerimônia, o que também se repetiu na segunda noite de encontro.
A abertura contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito José Pereira de Aguilar, a secretária da educação Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, o secretário de Ilhabela e representante da Undime Antônio Cornélio de Moraes, a dirigente de ensino de Caraguatatuba, Edina de Paula Roma Teixeira, entre outros.
O prefeito parabenizou a iniciativa e se mostrou satisfeito com a segunda edição do Congresso. "A educação é algo muito importante e que fazemos questão de priorizar em nossa administração. Esse congresso visa levar novos conhecimentos aos professores, para melhorar ainda mais a qualidade do ensino que é repassado aos estudantes de nossa cidade", completou.
Silmara diz que houve bastante empenho para oferecer uma excelente estrutura para todos os participantes, não só de Caraguatatuba, mas também de toda a região. Isso porque educadores de todo o Litoral Norte estão tendo acesso gratuito as atividades do Congresso.
Vários congressistas renomados estão vindo à cidade para trazer assuntos atuais e relevantes para a educação, que vão de encontro com o tema do congresso este ano "educação pública de qualidade: a formação do educador em tempos de mudanças".
Os palestrantes do primeiro dia de encontro, Miguel Arroyo e Vitor Henrique Paro, levantaram questões importante, como a mudança do ensino fundamental para nove anos. O público pôde tirar dúvidas e conhecer um pouco mais sobre essa temática e outras.
Para Mônica Sato, coordenadora pedagógica da EMEF Carlos Altero Ortega, foi muito enriquecedor participar das palestras de Arroyo e Paro, principalmente a abordagem que fizeram sobre o ensino de nove anos. "Foi muito bom o que falaram. Eles nos alertaram sobre a necessidade de analisarmos sempre a fase da criança e o nível que se encontra. O professor precisa ter um novo olhar para esse primeiro ano e também sobre o que o aluno pensa", apontou.
Sato acredita que com as orientações recebidas durante o congresso, os educadores poderão deixar de cometer alguns "pecados", realizados anteriormente, que agora poderão deixar de existir com o novo sistema de ensino. (Fonte: PMC)

APONEC realiza evento de conscientização familiar no CEMUG neste sábado 25
A APONEC - Associação de Portadores de Necessidades Especiais de Caraguatatuba realizará neste sábado, dia 25 de agosto, um evento para reunir familiares de deficientes, visando a união e troca de experiências. O encontro acontecerá no CEMUG

Caraguatatuba - A APONEC - Associação de Portadores de Necessidades Especiais de Caraguatatuba, que recebe apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social, realizará neste sábado, dia 25 de agosto, a partir das 9h, no CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, um evento de conscientização sobre os portadores de necessidades, visando envolver os familiares e discutir as principais necessidades e dificuldades relacionadas aos deficientes.
Segundo Terezinha de Oliveira Marciano da Costa, representante da APONEC, durante o encontro serão formadas rodas de discussão e haverá dinâmicas de grupo com todos presentes.
Às 12h, estarão presentes no evento o prefeito José Pereira de Aguilar e foi confirmada também a presença da Secretária de Educação Silmara Selma Matiazzo Bolognini, ocasião em que será exibido um vídeo com as principais ações da APONEC em Caraguá.
Segundo Terezinha, no vídeo estarão contidas todas as atividades da entidade. "Entre nossas atividades estarão, por exemplo, nossa participação por duas vezes na feira REATEC, em São Paulo. Todos poderão ver o quanto a APONEC é ativa em nosso município", destacou.
Este será o primeiro encontro de familiares objetivando a integração de todos. O evento tem o apoio da Prefeitura de Caraguá, por meio das secretarias de Assistência Social, Esportes, Educação, Saúde, e Faculdades Módulo, por meio do curso de Educação Física. (Fonte: PMC)

Oficinas de sensibiliação ambiental começam dia 28 no Barranco Alto

Caraguatatuba - A primeira oficina de sensibilização para a revitalização do rio Juqueriquerê, em Caraguatatuba (SP), acontecerá no Barranco Alto, no dia 28 de agosto, das 19h às 22h na E.E. Ismael Iglesias. A série de workshops faz parte da programação do projeto "Água de beber, de comer, de usar e conservar... - ciclos contínuos" desenvolvido pelo Instituto Supereco, patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental e apoio do Centro Universitário Módulo.
Na tarde da última segunda-feira (20/08), representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Planejamento, Fundacc, Sabesp, Escola Ismael Iglesias, Agenda 21, Associação Caiçara Juqueriquerê, da Associação dos Moradores do Bairro do Morro do Algodão, do Corpo de Bombeiros, Fundo Social de Solidariedade, Hotel Ilha Morena, Centro Universitário Módulo, Centro Integrado de Ações Sócio-educativas, jornal Imprensa Livre, Defesa Civil e estudantes participaram da "Oficina de sensibilização: estratégias de intervenção na comunidade" que serão aplicadas na região sul de Caraguatatuba.
Após aplicação de "ficha de percepção ambiental" houve uma dinâmica de apresentação dos participantes, seguida da leitura do texto "Por que chamamos oficina?". Na seqüência, Paulo André, coordenador local do projeto, apresentou o Programa Petrobras Ambiental, bem como o Instituto Supereco e o "Água de beber" e os eixos Educação ambiental, Geração de renda e Educomunicação.

Educação ambiental - A educadora Cynthia Ranieri falou sobre o eixo "educação ambiental" do projeto. "Utilizaremos a metodologia 'Biomapa' onde são usados e construídos com os moradores locais mapas das regiões e comunidades. Neles são identificadas, por exemplo, a cultura, a situação social, econômica e de infraestrutura. A partir dessas informações locais os grupos compreenderão melhor o local onde vivem, formando então, uma base sólida para as tomadas de decisões".
Segundo Ranieri, o Biomapa objetiva democratizar a gestão, assim como promover o conhecimento popular, identificar demandas e desejos das comunidades e principalmente envolver pessoas nos processos de diagnóstico e planejamento. "Essa metodologia também orienta o planejamento e a execução de ações compatibilizadas com várias outras políticas, projetos e programas".

Geração de renda - A gestora social, Cristina Filizzola, relatou sua experiência no projeto "Comunidade Produtiva" desenvolvido desde 2005 no sul da Bahia e interior de São Paulo, em seguida falou sobre dos objetivos do eixo "geração de renda". "Vamos mapear, junto com a comunidade e atores locais, as atividades existentes e potencializa-las, além de pesquisar as demandas do mercado. Vamos trabalhar com o princípio da 'economia solidária' isso engloba a cooperação e autogestão. É importante lembrar que não vamos gerar emprego, pois o eixo tem a finalidade estimular os interessados a desenvolverem o trabalho coletivo e individual".
"A Supereco vai fomentar a ação de um grupo que tenha viabilidade econômica para não criar expectativas incapazes de serem cumpridas. Pretende também gerar renda por meio de feiras de trocas por meio do uso da moeda solidária", complementou Filizzola.

Educomunicação - Resumidamente, a jornalista Rosi Cheque explicou o que é comunicação e educomunicação. "A metodologia, criada por Paulo Freire e Mario Kaplun, foi aplicada primeiramente na escola. No projeto 'Água de beber... - ciclos contínuos' esse eixo pretende produzir, gerir e disponibilizar informações e conhecimentos sobre o tema em questão. Para tanto, capacitará grupos locais na produção e produtos de comunicação".
O curso "Nas Ondas do Rádio" pretende envolver técnicos de rádios, ongs, professores, jovens etc. para que estes possam melhor se informar para então sensibilizar a sociedade na conservação da água, ambientes costeiros e marinhos.

Debate - O representante da Secretaria do Meio Ambiente, Wilson Schmidt Cardoso, falou sobre as várias discussões da Agenda 21 local que podem contribuir para o projeto, como o mapeamento ambiental, social e político do município. Carolina Viana dos Santos, da Associação dos Moradores do Morro do Algodão - AMMA, demonstrou muito interesse no eixo "Geração de renda".
O Secretário de Planejamento, Augusto Antunes Corrêa Filho, perguntou se haverá atividades de reflorestamento e como ele será desenvolvido. Yara Maria Vilhena M. Porto, da Sabesp, solicitou detalhes da metodologia Educomunicação. A equipe técnica do Supereco esclareceu sobre os procedimentos a serem executados nas etapas do projeto.
Representantes como Alailson de Oliveira Souza, do Hotel Ilha Morena, Tânia Mara de Oliveira, do Centro Integrado de Ações Sócio - Educativas - Ciase, também ofereceram seus espaços para realização de oficinas.

Agenda - No final da tarde, todos os participantes chegaram a uma agenda, indicando locais, datas e horários para a realização de oficinas de sensibilização na comunidade.

Programação:
. 28/08: Barranco Alto e adjacentes - EE Ismael Iglesias.
Horário: 20h às 22h
. 29/08: Morro do Algodão e adjacentes - Hotel Ilha Morena.
Horário: 19h às 21h
. 30/08: Porto Novo e adjacentes (a definir)
Horário: 19h às 21h
. 31/08: Travessão e adjacentes - Ciase.
Horário: 19h às 21h

Avaliação - No geral, os representantes responderam positivamente à ficha de avaliação da atividade. Muitos disseram ter interesse em participar dos eixos do projeto, pois têm objetivos comuns com a proposta do "Água de Beber...". Outros acharam interessante a dança das cadeiras cooperativa por descontrair a equipe. De acordo com Mauro Mendonça Júnior, do Corpo de Bombeiros, é preciso uma ação efetiva na recuperação do Rio Juqueriquerê, onde sejam trabalhadas atividades relacionadas à poluição e ao esgoto. "Se precisarem de uma união mais ofensiva e direta ao problema estou as ordens pra somar".
Segundo Paulo André, Coordenador local do projeto, o diferencial desta primeira oficina foi que de forma participativa os presentes apontaram e contribuíram para a definição de uma Agenda de continuidade das atividades. "Eles se compromissaram também na divulgação da oficina no seu bairro. Tenho participado de várias reuniões e após um longo debate não se chega a um consenso com comprometimento entre as partes. Hoje, encerramos nossa atividade de forma produtiva e fico muito feliz por isso. Agradeço a participação de todos".

Instituto Supereco - A Ong tem por missão utilizar a educação ambiental como ferramenta estratégica nos processos de conservação do meio ambiente, aliados ao desenvolvimento humano. Atua há 13 anos com projetos e programas ambientais em todo Brasil.

Saiba mais:
Ascom Supereco - Rosi Cheque
ascom@supereco.org.br
supereco_lnorte@yahoo.com.br
Escritório Caraguatatuba: (12) 3897 - 2008
Escritório São Paulo: (11) 3721 982 (Fonte: PMC)

Parceria entre a Prefeitura de Caraguá e SESI traz projeto "Vida Ativa" para o município
O objetivo do "Vida Ativa", que acontecerá no dia 6 de outubro, na Praça de Eventos, é estimular a prática esportiva nas pessoas. Para o RECREANÇA serão esperadas cerca de 13 mil pessoas no Dia da Criança

Caraguatatuba - Estimular a prática de uma atividade física, com o objetivo de promover mais saúde e qualidade de vida a todos os munícipes fez com que a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação firmasse uma parceria com o SESI - Serviço Social da Indústria, de São José dos Campos, para trazer para a cidade o projeto "Vida Ativa".
Desenvolvido pelo SESI em diversas indústrias de todo o Estado de São Paulo, o projeto já atendeu mais de 3.100 trabalhadores de mais de 590 indústrias e a prefeitura vai trazer o projeto para o município com a finalidade de estimular a atividade física no dia-a-dia das pessoas.
O projeto será aplicado no município no dia 6 de outubro e acontecerá na Praça de Eventos, onde serão desenvolvidas atividades físicas e atrações para toda a população. Profissionais de Educação Física da SECER irão falar com os participantes sobre a importância de praticar uma atividade física e os benefícios para a saúde, com o objetivo de conscientizar a todos a praticar um exercício.
Para o prefeito José Pereira de Aguilar, esse projeto veio em boa hora, pois a população tem que praticar mais atividades físicas para ter mais saúde. "A importância de trazer esse projeto para a cidade, que o SESI já está desenvolvendo, é que por meio dele podemos mostrar para as pessoas que é importante praticar uma atividade física e com isso melhorar a saúde e, consequentemente, a qualidade de vida. Em contrapartida economizaremos com medicamentos, pois quem pratica esporte melhora a sua saúde", disse o prefeito.
O Secretário de Esportes e Recreação, Wenceslau de Souza Neto, mais conhecido como Lelau, responsável pela parceria e desenvolvimento do projeto, disse que as atrações e atividades do dia do evento ainda estão sendo definidas, porém adiantou que o local contará com estrutura como, por exemplo, tendas, som, além de profissionais da área para orientar os participantes do Vida Ativa. "Este é um projeto que está vindo para a cidade e ficará no calendário esportivo do município, pela sua importância na conscientização das pessoas. Esperamos a participação de todos no evento, pois será feito para todos os munícipes", concluiu.
Na reunião com o SESI, que aconteceu no início desta semana, Lelau também tratou de assuntos para a realização do 2º RECREANÇA, que acontecerá no dia 12 de outubro. Em 2006 o evento atraiu mais de 10 mil pessoas para a praça de Eventos. Este ano a expectativa dos organizadores é que cerca de 13 mil pessoas, entre crianças e pais, compareçam à Praça de Eventos, que terá atividades recreativas, shows musicais, oficinas entre outros.
Para a realização do "Vida Ativa" e do "RECREANÇA" a SECER contará com apoio de associações, iniciativa privada entre outros. "Todas as pessoas que se preocupam com o ser humano e gostam de fazer trabalhos sociais podem nos procurar, para que sejam os nossos parceiras. As empresas que queiram implantar o "Vida Ativa" para seus funcionários, a SECER dará todo o suporte necessário, finalizou, Renato Leite Carrijo de Aguilar, diretor de Esportes da SECER. (Fonte: PMC)

Gobetti quer apoio para campanha de doação de sangue
Vereador quer Caraguá novamente como ponto de coleta

Caraguatatuba - O Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PDT), Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba quer o apoio de seus colegas Parlamentares de Taubaté para iniciar uma campanha de doação de sangue na região. O Hemocentro de Taubaté necessita de mais doadores e Caraguatatuba não é mais ponto de coleta do material.
Segundo ofício encaminhado pela Câmara Municipal de Taubaté, assinado por todos os Vereadores, o Hemocentro de Taubaté, que funciona há 16 anos e distribui sangue para 31 cidades da região do Vale do Paraíba, incluindo Caraguatatuba, tem feito um trabalho sério e qualitativo, mas necessita que haja um aumento no número de doadores, pois devido a demanda, tem requisitado sangue na unidade de referência na Unicamp (Universidade de Campinas).
Esta constatação foi feita pelos Parlamentares no último dia 14 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue. De acordo com os Vereadores é necessário que o Presidente do Legislativo de Caraguatatuba inicie uma campanha de incentivo, orientação, conscientização e educativa, no intuito de aumentar o número de doadores no município e região do Litoral Norte.
Para Gobetti o objetivo é pertinente, amplamente importante, prioritário e necessário, mas infelizmente Caraguatatuba não dispõe mais de um local para centro de coleta, que existia na Casa de Saúde Stella Maris - Santa Casa. Sendo assim, para fazer doação de sangue é necessário que o doador vá para São José dos Campos ou Taubaté, o que segundo o Presidente do Legislativo local torna esta ação humanitária inviável.
Gobetti apóia totalmente a campanha, mas vê a necessidade de uma parceria para que ela se concretize. "Serei o líder desta campanha com certeza, mas vejo como prioridade que uma equipe do Hemonúcleo venha para Caraguatatuba ou que se habilite a Santa Casa para coletar o material, pois caso contrário a campanha não terá o sucesso necessário", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Colônia de Pescadores de Ilhabela realiza Assembléia Geral

Ilhabela - O vereador Roberto Timbada (PR), que também é presidente da Colônia dos Pescadores de Ilhabela, esteve na Assembléia Geral da associação, na manhã de ontem (22/08).Os assuntos em pauta foram: o cadastramento dos pescadores para comprar o óleo diesel subsidiado pela Petrobrás, o recadastramento para a licença para a pesca do camarão sete-barbas, a nova licença para pesca de camarão sete-barbas por embarcações de até 9 metros e o balanço Contábil da entidade.
“A atividade pesqueira é o mais antigo meio para a geração de renda de muitas famílias em nossa região. Não só como presidente da Colônia, como também como vereador tenho lutado para que esta cultura não se perca e tenha sempre credibilidade para que todos os pescadores cresçam em sua atividade”, comenta Timbada.
Segundo Timbada, a Colônia também iniciará o processo de aquisição de uma lancha para atender as comunidades tradicionais do arquipélago. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

DOE publica projeto que beneficia moradores de São Sebastião e Ilhabela na fila da balsa

Ilhabela - O Projeto de Lei da Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp), que determina a criação de uma fila exclusiva para travessia de balsas entre São Sebastião e Ilhabela para veículos de moradores das referidas cidades foi publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (22/8). Agora, segundo informações da assessoria de Imprensa da Alesp, a matéria será analisada pelas comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Orçamento e Transporte e Comunicação. Embora não se possa afirmar uma data precisa, a expectativa é de que o projeto seja levado à votação até o final do ano.
A autoria da propositura é do deputado estadual Fernando Capez, em atendimento a uma indicação do vereador de Ilhabela, José Roberto de Campos, o Beto. Se aprovada, os moradores do continente e do arquipélago deverão aguardar em fila exclusiva, mas nas mesmas disposições, horários e modo de operação que as filas de horas marcadas para a travessia.
De acordo com os dispositivos previstos no Projeto de Lei, o controle da fila exclusiva deverá ser feito através das placas dos veículos, que precisam ser licenciados em São Sebastião ou Ilhabela. Ainda de acordo com o documento, os moradores que não tiverem seus carros licenciados em um dos dois municípios deverão solicitar da concessionária responsável pela administração da travessia um cartão de identificação provisório válido por 30 dias, tempo para providenciar a documentação exigida e se beneficiar da referida matéria.
A proposta do deputado prevê ainda que a estruturação da via exclusiva é responsabilidade da concessionária e o desrespeito à lei implica em multas que podem variar entre 100 e 1000 Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), que hoje tem o custo de R$ 14,03 a unidade.
Para o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, trata-se de um projeto interessante, visto que reserva atenção diferenciada àqueles que utilizam as balsas não como um atrativo turístico e sim como uso exclusivo do único meio de deslocamento entre as duas cidades rotineiramente.
Manoel Marcos, prefeito de Ilhabela, disse que a iniciativa do deputado é muito louvável, ressaltando que a questão é uma luta antiga da região e que a Assembléia já devia ter se posicionado há muito sobre o problema. Ele afirmou que terá uma audiência com a presidência da Dersa nas próximas semanas para tratar, entre outras pautas, deste assunto. (Fonte: PMSS)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Hospital das Clínicas será municipalizado nesta sexta-feira

São Sebastião - A cerimônia oficial de municipalização do Hospital de Clínicas de São Sebastião será nesta sexta-feira (24/8), às 9h30, na sede administrativa da instituição. A Prefeitura de São Sebastião assume a unidade e será responsável pela gestão do único equipamento hospitalar da cidade em conjunto com uma Organização Social (OS), a ser definida nos próximos 15 dias.
O evento é aberto à imprensa e contará com a presença do prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia. "Temos de recuperar a credibilidade do hospital e dar um serviço de qualidade a nossa população. Vamos efetuar uma transição pacífica sem prejuízos aos atendimentos e aos funcionários", informa o prefeito.
Atualmente, a Prefeitura repassa mensalmente R$ 200 mil para a manutenção do Hospital, entretanto, o valor é insuficiente, já que as dívidas acumuladas ao longo dos anos somam cerca de R$ 14 milhões. A Prefeitura foi autorizada a assumir o Hospital em dezembro do ano passado, depois de uma assembléia realizada pela Irmandade Coração de Jesus. A autorização foi aprovada com 29 votos favoráveis dos 31 membros que compareceram ao encontro. (Fonte: PMSS)

Prefeito cobra do Estado construção de entreposto de pesca e pavimentação da vicinal do Jaraguá
Dr.Juan Garcia, assim como os demais prefeitos da região, reivindicaram ainda a liberação de verbas do Dade e agilidade nas secretarias estaduais

São Sebastião - Em reunião do Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, na última quarta-feira (22/8), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, cobrou do Governo do Estado a construção do entreposto de pesca no Bairro de São Francisco e a pavimentação da vicinal do Jaraguá, na Costa Norte. Os prefeitos estiveram reunidos com o chefe da Casa Civil, Aloísio Nunes, e o subsecretário Rubens Cury.
Dr. Juan, acompanhado do secretário municipal de Governo, Thirso Junior, também questionou o bloqueio de verbas estaduais. "O Estado cortou verbas do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) de todos os municípios sem a preocupação com quem já tinha feito as obras. O Governo precisa ter a sensibilidade quando um prefeito faz a reivindicação", enfatizou.
A construção do entreposto de pesca se faz necessária em razão da possível proibição de pescadores na área do Porto por questões de segurança, bem como a pavimentação da vicinal do Jaraguá. Ambas já haviam sido anunciadas pelo Estado. O prefeito de São Sebastião protocolou os pedidos e uma lista de reivindicações com o subsecretário Rubens Cury.
O chefe da Casa Civil, Aloísio Nunes, disse que a prioridade será a liberação de verbas que estão suspensas pelo Governo do Estado às cidades que já iniciaram obras. Ele também adiantou que o Estado mantém o projeto de duplicação da Tamoios, começando pelo trecho do planalto, e ampliação do porto.
A reunião do Codivap com a Casa Civil contou com a presença da Frente Parlamentar do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Martiqueira, formada pelos deputados estaduais Padre Afonso Lobato, Marco Bertaioli, Mozart Russomano, Carlinhos de Almeida e Antonio Carlos da Silva. "Nossa região está muito aquém dos investimentos. A duplicação da Tamoios é prioridade, nos preocupa muito a questão do acesso e já ouvi falar tanto em duplicação como também em uma obra bem menor", salientou o deputado Antonio Carlos.
O prefeito de Paraibuna, Luiz Norberto Collazzi Loureiro, ratificou as palavras do prefeito de São Sebastião. "Avalizando o que disse o prefeito Juan, as respostas do Estado para os prefeitos demoram muito".
Além do Codivap, o prefeito Dr. Juan Garcia também participou de reunião com a Aprecesp (Associação dos Prefeitos de Cidades Estâncias do Estado de São Paulo), que teve a presença da Ministra do Turismo, Marta Suplicy. Na ocasião, o prefeito reivindicou para o município a instalação de um Restaurante Escola. (Fonte: PMSS)

Projeto “Mãos na Massa” comercializa pães artesanais na Praça do Coreto

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de São Sebastião promove neste sábado (25/8), a venda de pães do projeto “Mãos na Massa”, iniciativa que visa fomentar geração de renda das famílias beneficiadas e conta com a participação de moradoras dos bairros de São Francisco e Morro do Abrigo. A banca do projeto será montada na Praça Major João Fernandes (Praça do Coreto) região central, com funcionamento das 13h às 16h. O público poderá conferir diversas qualidades de pães como integral, doce, pão de cenoura, rosca e bolos caseiros.
Na quarta-feira (29/8), a venda de pães será realizada na Secretaria de Educação (Seduc) e na quinta-feira (30/8), a banca do “Mãos na Massa” ficará à disposição no prédio da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), das 15 às 17h. “Neste caso, a venda atenderá aos funcionários das secretarias e quem mais passar por lá e desejar experimentar os pães artesanais”, avisa a coordenadora do curso de panificação e responsável pelo projeto “Mãos na Massa”, Elis Regina. Ainda segundo Elis, às quartas-feiras os pães são vendidos no Paço Municipal, que fica na rua João Cupertino dos Santos, 245 no Centro. (Fonte: PMSS)

Prefeitura e Colégio Objetivo discutem 4ª Olimpíada Estudantil de São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Esportes (Seesp) e Educação (Seduc) em parceria com o Colégio Objetivo, realizaram nesta quinta-feira (23/8), uma reunião para definir detalhes da 4ª Olimpíada Estudantil de São Sebastião, que será realizada entre os dias 3 e 14 de setembro, no município.
A competição, dividida em 11 modalidades, entre elas basquete, voleibol e tênis de mesa por equipe nas categorias masculino e feminino, xadrez por equipe e damas por equipe livre, será disputada no Estádio Otoniel Santos, no Colégio Objetivo e no CAE da Vila Amélia.
O evento tem caráter social, sendo que para cada modalidade inscrita até esta sexta-feira (24/8), a escola participante deve entregar à Comissão Organizadora, 10 kg de arroz para se inscrever no futsal, 10 kg de feijão para disputar as competições de basquete, 10 kg de macarrão para o voleibol, cinco litros de óleo de soja se a modalidade for tênis de mesa, xadrez ou damas. Caso a inscrição ocorra até o dia 31 de agosto, a taxa sobe para 15 kg de alimentos ou 10 litros de óleo.
Os representantes discutiram também a participação das instituições de ensino da cidade, apresentação do regulamento da competição e questões operacionais, como alimentação e transporte.
Na próxima segunda-feira (27/8), às 19h30, na unidade do Colégio Objetivo da região central de São Sebastião, acontece o Congresso Técnico, onde as escolas participantes devem realizar o sorteio dos grupos. (Fonte: PMSS)

Reunião define detalhes da 4ª etapa do Super Surf em São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), realizou nesta quinta-feira (23/8), uma reunião com organizadores do Super Surf sobre a 4ª etapa do campeonato, que acontece na praia de Maresias, na Costa Sul do município. O encontro, que ocorreu na sede da secretaria, definiu os últimos detalhes de um dos eventos brasileiros que é considerado como um dos melhores circuitos do mundo.
Representantes da organização, associação de moradores, Divisão de Trafego (Ditraf), da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), e da Secretaria da Saúde (Sesau) conversaram com a secretária de Esportes, Raquel Buzi, sobre o alojamento do staff técnico, imprensa e atletas; limpeza da praia; ambulâncias; segurança; adequação de espaço para estacionamento; alimentação; doação de materiais esportivos de surfe e skate provenientes da organização, que serão revertidos para as escolinhas do município; e, inclusive, com relação às solicitações de moradores do bairro.
Durante a reunião, os produtores da etapa de São Sebastião, Ricardo Franco e Carlos Gomes, destacaram a importância do evento nas esferas nacional e internacional. “O Super Surf é um dos maiores campeonatos do mundo e o que melhor premia os competidores em nível regional, e como conseqüência passou a ter uma dimensão e visibilidade muito grande”, disse Franco.
O diretor da Sociedade Amigos de Maresias (Somar), Wagner Moreira, deu ênfase para as vantagens que o Super Surf proporciona ao bairro. “Nós temos uma boa expectativa para o campeonato, pois todo o ano ele traz muitos turistas, que acelera o comércio local e gera novos postos de trabalhos temporários”.
Para a secretária de Esportes o resultado da reunião foi positivo. “O encontro serviu para acertar os últimos detalhes de maneira que a competição seja realizada nas melhores condições pela Prefeitura. A expectativa é atrair o máximo de expectadores, além de oferecer um campeonato com qualidade, pois a praia de Maresias possui todos os requisitos para sediar eventos de grande porte”, conclui.
A 4ª etapa do Super Surf acontece entre os dias 12 e 16 de setembro, com a realização da Editora Abril, patrocínio da Volkswagen e Nova Skin e o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp). (Fonte: PMSS)

“Passeio Livre” orienta construção de Calçadas neste sábado

São Sebastião - A Comissão de Acessibilidade da Prefeitura de São Sebastião promove no próximo sábado (25/8), o programa ‘Passeio Livre’, um plantão de arquitetos e técnicos da comissão que devem apresentar aos munícipes, informações adicionais sobre a construção de calçadas em conformidade com a lei de Acessibilidade. O evento será realizado no bairro Portal da Olaria, em frente ao Clube, das 9h às 16h.
A população terá acesso a materiais informativos com orientações sobre os tipos de piso adequados e tipos de árvores que podem ser plantadas nos passeios sem oferecer riscos ou virar empecilhos aos pedestres e também às pessoas portadoras de deficiência.
Segundo informações da diretora do Departamento de Planejamento (Deplan) da Secretaria de Obras (Seop), Kátia Gomes Severi, o evento também é uma das atividades da programação da Semana de Combate à Deficiência, promovida pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Educação (Seduc) e Saúde (Sesau), com o apoio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). “Um passeio projetado de forma acessível evita que a pessoa sofra acidentes que possam acarretar numa deficiência”, explica Kátia, que também é presidente da Comissão de Acessibilidade. (Fonte: PMSS)

Aluna sebastianense aborda as ZEIS em redação e vence concurso nacional “Jovem Repórter”

São Sebastião - A aluna sebastianense da 8ª série do Centro Educacional Thales de Mileto, Ananda Radhika Postiglione, 15 anos, foi a vencedora do concurso nacional “Jovem Repórter – cidadão de olho aberto”, promovido pela editora SM entre abril e maio deste ano.
Para concorrer ao prêmio os alunos tiveram que escrever uma reportagem com texto inédito e de própria autoria sobre temas dos seus respectivos cotidianos.
O concurso foi dirigido a jovens do 6º ao 9º ano (5ª a 8ª série no sistema de Ensino Fundamental em 8 anos) e teve a participação de 116 escolas públicas e particulares de todo o país.
A aluna obteve o 1° lugar por abordar o projeto das Zonas de Especial Interesse Social (ZEIS) na Vila Tropicanga, em Boiçucanga. “Além de entrevistar os moradores do local, também realizei uma pesquisa de campo e conversei com o prefeito, Dr. Juan Garcia. Já participei de outros concursos de redação, mas é a primeira vez que eu serei premiada”, relatou Ananda.
A coordenadora pedagógica do Centro Educacional, Claudia Gebaili, afirmou que a aluna sempre foi aplicada e mereceu o prêmio. “A redação foi muito boa. Ela se dedicou, buscou as informações in loco e demos todo o suporte necessário como incentivo para mais alunos participarem nas próximas edições”, disse Claudia.
Na próxima quinta-feira (30/8), às 12h30, representantes da editora vão oficializar a entrega do prêmio para a aluna e a professora responsável, Sueli Félix de Oliveira. Ananda receberá um computador com monitor LCD e Sueli ganhará um notebook. A cerimônia deve acontecer na própria unidade escolar, localizada na Estrada do Cascalho, 707, no bairro do Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião.
Além disso, segundo a organização do concurso, todos os premiados vão receber a coleção “De olho aberto” e um acervo de 30 livros de Edições SM. As escolas dos alunos vencedores também terão direito a 50 títulos da editora. Mais informações pelo telefone (12) 3865-1864. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


Escotismo em Ubatuba

Ubatuba - No ano em que se comemora o centenário do escotismo, Ubatuba recebe o retorno das atividades do “GRUPO ESCOTEIRO IPEROIG” (G.E.I.).
Em parceria com a associação comercial de Ubatuba e o G.E.I. estará a partir do dia 25 de agosto de 2007 realizando suas atividades na área de lazer da associação comercial, que fica no bairro do Taquaral.
Esta área e arborizada, cercada e com espaço suficiente para a boa pratica do escotismo.
A principio o G.E.I. estará recebendo jovens de 10 a 14 anos, todos os sábados das 15:00h as 17:00h.
Venha participar do escotismo. Amizade, educação ambiental, companheirismo, disciplina, aventura, desafio, trabalho em equipe e diversão; praticado por 28 milhões de jovens em todo o mundo. Mais Informações pelo telefone: 3842-1254 com André.

Prefeitura de Ubatuba empossa novos conselheiros do Comus

Ubatuba - Tomaram posse nesta quarta-feira, 22, os novos conselheiros do Comus – Conselho Municipal de Saúde de Ubatuba. A posse foi dada pelo chefe de gabinete, Délcio José Sato, representando na oportunidade o prefeito Eduardo Cesar. Durante a solenidade, realizada na Casa dos Conselhos, os novos integrantes do Comus ouviram do representante do prefeito que a posse dá início a uma nova jornada frente aos desafios que a saúde pública enfrenta. “Precisamos avançar e só vamos conseguir isto com seriedade, responsabilidade e muito trabalho”, declarou Sato.
O chefe de gabinete ressaltou também que a saúde vive uma crise nacional e que, “apesar de todas as críticas feitas pela oposição irresponsável que só visa denegrir a imagem do município, Ubatuba tem conseguido muitos avanços nesta área”.
O novo secretário de Saúde, Clingel Antônio Frota, também enfatizou a necessidade da união de todos para se conseguir a melhoria da saúde pública em Ubatuba e repudiou a utilização de Conselhos por políticos oportunistas. “Sabemos que ajustes precisam ser feitos, mas a vontade de acertar é muito grande e as portas da Secretaria de Saúde estarão sempre abertas a todos os conselheiros.
Conheça abaixo os novos integrantes do Comus.

USUÁRIOS:

Associação de Moradores e Amigos do Rio da Prata (Distrito Sul)
Titular: Guaracira Santos
Suplente: Maria do Carmo da Cruz Santos Comende

Associação Amigos do Jardim Pedra Verde (Distrito Centro Sul)
Titular: Nelson Eduardo de Barros Camargo
Suplente: Reinaldo Antonio Couto

Associação dos Moradores da Estufa (Distrito Sede)
Titular: Rejane Pedra Matos
Suplente: Maria Esmeralda Paiva dos Santos

Associação dos Moradores do Jardim Carolina (Distrito Oeste)
Titular: Quincas Cruz Neto
Suplente: Maridete Alves Sampaio Cruz

Sociedade Amigos Recanto de Itamambuca (Distrito Norte)
Titular: Renato de Paula Vella
Suplente: Ednaldo Muniz

Pastoral da Criança
Titular: Dinah da Glória de Freitas Barbosa
Suplente: Joana Célio Tavares

Associação Nova Mente Novo Corpo
Titular: Ramiro Simões Prata
Suplente: Sérgio Shiguemitsu Ykaeda

Associação de Moradores e Amigos da Folha Seca
Titular: Paulo Vicente Kotzent
Suplente: Aparecido Francisco Miralvo

Associação dos Moradores Águas do Ingá
Titular: Mauricio da Silva de Souza
Suplente: Adriana Grammont

PRESTADORES DE SERVIÇOS:

Associação Médica de Ubatuba
Titular: Luciana Satie Hikichi
Suplente: José Leite Oliveira Neto

Associação dos Cirurgiões Dentistas de Ubatuba
Titular: Adriano Klopfer de Almeida
Suplente: Ivana de Pádua Dias da Silva

Associação dos Profissionais de Saúde de Nível Superior de Ubatuba
Titular: Edgar Portes de Souza
Suplente: Arnaldo Batista Alves

FILANTRÓPICAS DE SAÚDE
Titular: Mara Cibele Franhani
Suplente: Marcus Alexandre de Souza

FUNCIONÁRIOS DA SAÚDE PÚBLICA
Titular: Antenor Ricardo Benetti
Suplente: Ivonete de Cássia Barbosa

ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA SAÚDE DAS FILANTRÓPICAS
Titular: Ângela Maria Pedroso
Suplente: Maria Auxiliadora dos Reis

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Titular: Clingel Antonio Frota
Suplente: Denise Martins Silveira

SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA
Titular: Josiane Gomes de Almeida
Suplente: Maria Elizabeth de Souza

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
Vacante em virtude de Ofício 590/07 da Coordenadoria de Regiões de Saúde – DRS XVII – Taubaté. PMU

Recadastramento para obtenção de licença para pesca de camarão sete-barbas é obrigatório

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba e a Colônia de Pescadores Z-10 "Ministro Fernando Costa" alertam todos os proprietários de embarcações que atuam na pesca do camarão sete-barbas que o recadastramento para obtenção de licença é obrigatório. O prazo para o recadastramento vai até o dia 14 de setembro de 2007. Os pescadores devem procurar a Colônia Z-10, na Rua Gastão Madeira, 120, fundos, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. (Fonte: PMU)

Defeso do mexilhão começa em setembro

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, informa que, de acordo com a instrução normativa do Ibama de número 105, de 20 de julho de 2006, a partir do dia 1 de setembro inicia-se o período de defeso do mexilhão. Entre os dias 1 de setembro e 31 de dezembro, ficam proibidos a extração, o abastecimento dos cultivos, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização de mexilhões (Perna perna), em qualquer fase do ciclo de vida, proveniente dos estoques naturais das regiões Sudeste e Sul. (Fonte: PMU)

Ubatuba participa de seminário sobre mudanças climáticas e elevação do nível do mar

Ubatuba - A secretária municipal de Meio Ambiente, Cristiane Gil, esteve representando a Prefeitura de Ubatuba, no seminário "Cidades Costeiras Sustentáveis", que teve como tema "Desenvolvimento Sustentável e a proteção ambiental das praias: desafios face às mudanças climáticas e à elevação do nível do mar”. O evento aconteceu em Santos, nos dias 21 e 22 de agosto e tratou das questões com abordagens diversas por diferentes atores de órgãos governamentais, pesquisadores de várias universidades e sociedade civil, através de Ongs de Santos.
"Após a publicação do IPCC (Mudanças Climáticas) ficou claro que em um curto espaço de tempo, as cidades costeiras terão que enfrentar sérios problemas, entre eles a elevação do nível do mar. Todas as esferas de governo estão se mobilizando para tentar equacionar tal questão e o Seminário veio para mostrar os problemas que já ocorrem, utilizando o exemplo de Santos e as erosões de praias e suas conseqüências", considerou Cristiane Gil.
"Ubatuba e o Litoral Norte como um todo devem iniciar trabalhos de pesquisa para planejar ações de curto, médio e longo prazo, visando um Plano Municipal e/ou regional sobre a vulnerabilidade aos efeitos das mudanças climáticas, com a finalidade de conhecer as áreas que serão mais afetadas e definir medidas de prevenção, além de buscar recursos para enfrentar os problemas trazidos pela elevação do nível do mar”, completou a secretária.
O evento foi realizado pela Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, Ibama, Instituto Geológico, Ativo Ambiental e E.S.A. Terraplanagem, com apoio da Unisantos, Unesp, Instituto Ratones, Agência Metropolitana da Baixada Santista, Prefeitura de Santos e São Vicente. (Fonte: PMU)

Funcionários de associações e condomínios recebem treinamento para prevenção da dengue
Os representantes de Sociedades Amigos de Bairros e outras entidades que consigam mobilizar grupos de pessoas para formação de brigadas anti-dengue, poderão solicitar os treinamentos

Ubatuba - O setor de Controle de Endemias da Superintendência de Proteção à Saúde de Ubatuba iniciou nesta quarta-feira, 22, os trabalhos de treinamento para funcionários de associações/condomínios, quanto à prevenção da dengue. O primeiro treinamento aconteceu no Condomínio Domingas Dias e contou com a participação de 23 pessoas ligadas ao condomínio em diversas áreas de atuação. Segundo o Sr. Messias, que administra o condomínio e é membro do Comitê Permanente de Combate à Dengue, todos devem participar e fazer sua parte.
O treinamento se dá basicamente em duas partes, sendo a primeira teórica, com a demonstração dos hábitos do mosquito transmissor, forma de contágio e o controle de criadouros, além da apresentação dos números atuais no município e na região. Na segunda parte, são realizadas algumas vistorias em imóveis do local, demonstrando na prática como os trabalhos acontecem, sempre com a presença de agentes de controle de endemias.
O Sr. Messias do condomínio Domingas Dias também participou do treinamento e sua equipe receberá certificado de participação na próxima reunião ordinária do Comitê Permanente de Combate à Dengue, que terá sua data divulgada posteriormente.
No mesmo dia, no período da tarde, outro treinamento foi ministrado, nos mesmos moldes do primeiro, desta vez no Condomínio Pedra Verde, no Lázaro. Este treinamento contou com a participação de sete pessoas e na parte prática foram detectados alguns imóveis com irregularidades, que receberão autuações da Vigilância Sanitária.
O próximo treinamento está previsto para o dia 24 de agosto e ocorrerá no Recanto das Toninhas, com pessoas daquele bairro. Novos agendamentos serão divulgados posteriormente. Os representantes de Sociedades Amigos de Bairros e outras entidades que consigam mobilizar grupos de pessoas para formação de brigadas anti-dengue, poderão solicitar treinamentos mantendo contato com Benetti ou Denize, no Controle de Endemias pelo telefone 38338580 ramal 217.
Outras ações - Até o início desta semana, os fiscais de Saúde Pública da Prefeitura, além das suas atividades de rotina, autuaram 29 proprietários de imóveis residenciais, 5 comerciais, 5 depósitos de sucatas e 31 terrenos baldios. “Os proprietários autuados foram aqueles que após orientação ou notificação não eliminaram os criadouros em suas propriedades e assim continuaram oferecendo riscos à população”, afirmou Antenor Ricardo Benetti, coordenador do Controle de Endemias. As multas aplicadas variam de R$ 150,00 a R$3.000,00, quantificadas pelo risco oferecido, porte do imóvel e ainda o histórico do local, conforme previsão legal. (Fonte: PMU)

No mês do folclore, alunos da rede municipal fazem apresentações culturais
Escola promove atividades em defesa do folclore e da preservação dos costumes caiçaras

Ubatuba - Os 270 alunos do ensino fundamental da escola municipal Maria da Cruz Barreto, no bairro do Perequê-Mirim, farão no próximo dia 29 uma apresentação especial para os pais. Em comemoração ao mês do folclore, os alunos apresentarão a dança da fita, bumba-meu-boi e fandango, manifestações típicas do folclore caiçara.
Além da movimentação na escola com os ensaios, a direção da escola também vem se dedicando a construção de uma casinha de pau-a-pique, com móveis e utensílios típicos da região. A diretora da escola, Sônia Maria Righeto, está entusiasmada com o projeto tendo em vista a dedicação de alunos e professores. "Gostaria de contar com a colaboração de membros da comunidade que possam nos orientar quanto a autenticidade das tradições além da doação de material para concluirmos a casinha caiçara", disse Sônia. (Fonte: PMU)

Campanha de Vacinação Anti-Rábica imuniza mais de 12 mil animais
Na próxima semana haverá postos volantes nos bairros do Camburi, Picinguaba, Praia Dura e Fortaleza

Ubatuba - A Campanha Anual de Vacinação Anti-Rábica Animal realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Ubatuba imunizou 11.297 cães e 1.574 gatos, no período de 21 de julho a 18 de agosto. Na próxima semana os funcionários do Centro de Controle estarão nos bairros onde não houve a vacinação devido ao mau tempo. Na segunda-feira, 27, haverá posto volante no bairro do Camburi. Na quarta-feira, 29, a vacinação ocorrerá no bairro da Picinguaba e na sexta-feira, 31, nos bairros da Praia Dura e Fortaleza.
A veterinária do Centro de Controle de Zoonoses, Claúdia Ferraz, explica que devem ser vacinados cães e gatos, a partir dos três meses de idade. “Os animais devem ser conduzidos aos postos com coleira, guia e acompanhados por adulto. No caso de raças consideradas agressivas, é obrigatório o uso de focinheira”, orienta a veterinária. (Fonte: PMU)

Neste sábado tem "Prefeitura no Bairro" na Região Sul de Ubatuba
O projeto "Prefeitura no Bairro" estará este mês no Sertão da Quina, na Região Sul do município. Todos as atividades esportivas e culturais, além de prestação de serviços, estarão concentradas na escola Nativa Fernandes

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Assessoria de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários, realiza neste sábado, 25, mais uma edição do projeto “Prefeitura no Bairro”, que leva à população diversas atividades desenvolvidas pelas secretarias municipais. Neste mês, o programa estará na Região Sul de Ubatuba, no bairro do Sertão da Quina e as atividades estarão concentradas na EM “Nativa Fernandes Faria”, das 14 horas às 18 horas. Com o envolvimento de diversas secretarias municipais, o "Prefeitura no Bairro" leva para as comunidades lazer, cultura e prestação de serviços.
Na programação, os alunos da EM Nativa Fernandes farão apresentações de música e dança. Para as crianças, será instalada a Casa dos Brinquedos, com jogos e acompanhamento dos brinquedistas.
Funcionários da Secretaria de Cidadania e Assistência Social farão atendimentos, além de cadastro para o Programa Bolsa Família. A Secretaria ainda promoverá exposição e venda de produtos do projeto de Geração de Renda. Um posto do Banco do Povo será instalado no local.
A prefeitura vai oferecer também os serviços do Procon e da Ouvidoria, com atendimento à população referente às questões que envolvem a administração pública. A Fundart levará para o Sertão da Quina a apresentação da Lira Padre Anchieta, além da exposição de arte e artesanato. (Fonte: PMU)

Saúde e cadastro de agricultores, pescadores e maricultores

Ubatuba - Nos serviços de saúde, os profissionais da área farão aferimento de pressão arterial e exames de glicemia. A Unidade Móvel de Saúde Bucal prestará orientação sobre a prevenção à cárie e ao câncer bucal, além da distribuição de escovas de dentes. Pelo Programa de Saúde Animal, uma unidade móvel fará orientação sobre a promoção da saúde e posse responsável de cães e gatos. Também neste “Prefeitura no Bairro”, os agricultores, pescadores e maricultores interessados poderão se cadastrar, por meio da secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, que realizará uma exposição de hortas suspensas. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também estará presente no evento, realizando a distribuição de mudas de árvores. (Fonte: PMU)

CINEMA - SEMANA DE 24/08 A 30/08/2007

"OS SIMPSONS -O FILME"
Dublado!!!!!!! - Comédia!!!!!!
Às 15:30 hs - 17:20 hs - 19:10 hs - 21:00 hs


cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Poesia Topo

Aviso aos navegantes:

Leve ração suficiente
deixe a saudade com a gente
leve muito juízo
seja sempre ao mar temente
leve a família consigo
(de preferência seja independente)
antes de velejar
para não correr o risco
da âncora não içar.
 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

-

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Barra do Una  © Luciano Cancelier

Barra do Una
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor