Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 28 de Agosto de 2007 - Nº 1837 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
CBH-LN comemora 10 anos de trabalho
Parque Estadual da Serra do Mar comemora 30 anos
Frente Parlamentar faz reunião em Caraguá para levantar problemas na área de saúde do Litoral Norte
R$2 milhões para os hospitais do Vale e Litoral


Caraguatatuba
Alunos de Caraguá conquistam segundo lugar em concurso internacional de criação multimídia
Caraguá imuniza mais de 7 mil crianças contra a poliomielite
Leitura Viva de "O Pequeno Príncipe" acontece na Praça do Caçara nesta terça-feira 28 em Caraguá
Câmara discute Veto Parcial sobre LDO
Roteiro Turístico do Mexilhão tem oficina inaugural no UNIMÓDULO

Ilhabela
Colônia de Pescadores de Ilhabela realiza Assembléia Geral
DOE publica projeto que beneficia moradores de São Sebastião e Ilhabela na fila da balsa


São Sebastião
PAT de São Sebastião cadastra trabalhadores para a temporada de verão
Prefeito de São Sebastião sugere a deputados projeto de tabela SUS diferenciada no Estado
Sectur recebe exposição “Trilha das Artes” no feriado da independência
Secretaria de Turismo de São Sebastião busca parcerias no Centro Oeste e na Capital

Ubatuba
População e migração de idosos crescem em Ubatuba
Descoberta arqueológica revela presença de comunidade pré-histórica em Ubatuba
Conselho Municipal de Educação tem novos membros
Começa o planejamento para o Coletivo Educador da Sala Verde Ubatuba
Prefeito entrega novos equipamentos para a Guarda Municipal de Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

CBH-LN comemora 10 anos de trabalho
Comemoração será durante reunião ordinária do Comitê, em Ubatuba, no próximo dia 31 e contará com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano

Litoral Norte - O Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte comemora neste mês 10 anos de sua constituição. Originário do desmembramento do Comitê do Vale do Paraíba e Litoral Norte, a partir de um movimento de seus representantes, o CBH-LN passou, em 1997, a representar os interesses das 34 bacias hidrográficas que compõem os municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. Sempre com a perspectiva da preservação da quantidade e qualidade das nossas águas, vem desenvolvendo, através de inúmeras iniciativas de seu corpo técnico e do financiamento de projetos, uma série de ações visando a minimização dos problemas da região, tomando por base seu Plano de Bacias.
Os critérios para financiamento de projetos através do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO têm sido aperfeiçoados ao longo desse período, representando investimentos, até o presente, de cerca de 7 milhões para 50 projetos e obras. Além disso, o CBH-LN reuniu as prefeituras, órgãos estaduais e sociedade civil em torno de questões fundamentais para o Litoral Norte, tornando-se um fórum de discussões que já frutificou em projetos de saneamento para comunidades isoladas, grupos de trabalho para visitas integradas em diversas bacias, no Grupo de Trabalho que reúne Ministério Público e órgãos ambientais, entre outros.
Além disso, vem privilegiando a formação de seus representantes, desenvolvendo uma série de cursos de diferentes naturezas, como Vegetação da Mata Atlântica, Ecossistemas Costeiros, Facilitação, Elaboração de Projetos.
Para comemorar essas conquistas, reúne seus representantes para a 3ª Reunião Ordinária, no dia 31 de agosto, a partir das 9h30, no Ubatuba Iate Clube, quando receberá, entre outros convidados, o secretário de Meio Ambiente, Xico Graziano. Na ocasião, o especialista em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas, Luciano Meneses, fará uma palestra sobre integração entre gestão ambiental e de recursos hídricos.
A festa tem o patrocínio da Elektro, além de outros parceiros que contribuíram de diversas maneiras para tornar viável o evento. (Fonte: CBH-LN)

Parque Estadual da Serra do Mar comemora 30 anos

Litoral Norte - O Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) comemora 30 anos na próxima quinta-feira, dia 30 de agosto. A solenidade contará com a presença do Secretário de Estado do Meio Ambiente, Xico Graziano. Durante a comemoração haverá o lançamento do projeto estratégico Serra do mar, a assinatura da resolução oficializando os Conselhos Consultivos do PESM, assinatura da regulamentação do uso público nos parques, assinatura de protocolo de cooperação com a FIESP, o lançamento da exposição do Parque e para finalizar a comemoração, haverá a apresentação da Banda Marcial de Cubatão. A solenidade acontecerá, das 9h30 às 13 horas, no Parque Estadual da Serra do Mar, Estrada Caminho do Mar (SP 148) , Pouso de Paranapiacaba, São Bernardo do Campo/SP.
Veja mais no site: http://www.ambiente.sp.gov.br/eventos/2007/300807.pdf

Frente Parlamentar faz reunião em Caraguá para levantar problemas na área de saúde do Litoral Norte

Litoral Norte - A Cidade de Caraguá recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 27, os Deputados Estaduais que compõem a Frente Parlamentar da região, como Padre Afonso, Mozart Russomano e Carlinhos de Almeida, além de representantes dos outros 4 deputados que integram a Força. O encontro, que aconteceu no auditório da Câmara Municipal, teve como objetivo ouvir os problemas da área da saúde de toda a região, os quais serão levados para o Secretário de Saúde do Estado, Luiz Roberto Barradas Barata na terça-feira, 28, pelos parlamentares.
Estiveram presentes do encontro os prefeitos de Caraguatatuba e São Sebastião, José Pereira de Aguilar e Juan Pons Garcia, respectivamente; os secretários de Saúde Olegário Alves dos Santos, de Caraguá; Clingel Frota, de Ubatuba e Arquimedes Hipólito de Mattos Pompeu, de Ilhabela; representantes da Santa Casa de Caraguá; vereadores autoridades locais e a comunidade.
A reunião foi presidida pelo coordenador da Força Parlamentar, o Deputado Padre Afonso. Ele disse que o objetivo da criação da Força Parlamentar para o Vale do Paraíba, Vale Histórico, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte é unificar os trabalhos e projetos e transformá-los em ação. Segundo ele, o grupo, composto por sete deputados, está em defesa da saúde, por trata-se de uma área em que não dá para esperar. "As pessoas pagam com a vida caso não recebam atendimento adequado ou então carregam seqüelas pelo resto da vida", disse.
Os parlamentares, antes da vinda ao município, fizeram uma visita ao hospital regional de Taubaté, que é a referência na região, e também ao Hospital Universitário, na mesma cidade, para conhecer a realidade dos locais que recebem os pacientes enviados pelo Litoral Norte. "Mozart pediu essa visita aqui no Litoral Norte antes de nos encontrar com o Secretário Estadual para fazermos um levantamento da saúde nos municípios. Nosso objetivo é fazer um retrato das maiores dificuldades da região, para que possamos levar ao secretario de saúde e até mesmo ao governador, que já solicitamos uma reunião", completou Padre Afonso.
Para o deputado Carlinhos de Almeida o importante é recolher as questões fundamentais para a saúde na região. "Temos conhecimentos dos problemas e dificuldades enfrentadas pelas santas casas e Prefeituras, pois isso é importante ouvir todos os problemas para que possamos levá-las ao Barradas (referindo ao secretário de Saúde do Estado)", disse.
"A área de saúde é carente e essa situação já está assim há vários anos. A saúde como um todo ficou parada". Observou o deputado Mozart Russomano, que acrescentou que visitou as santas casas das 4 cidades do litoral e constatou as dificuldades existentes em cada uma delas.
A primeira cidade a expor as necessidades foi Caraguá. O prefeito Aguilar pediu aos parlamentares a intervenção junto ao Estado para as melhorias na Casa de Saúde Stella Maris, como o repasse de verba para o término da construção da maternidade, já iniciado, além de contribuições para as despesas do dia-a-dia. O prefeito lembrou aos deputados que em alta temporada a cidade fica com sete vezes mais a população afetiva. "Na temporada dormimos com 100 mil pessoas e acordamos em 700, todas elas quando precisam de atendimento vão ao pronto socorro e a Santa Casa não recebe nada mais por isso" acrescentou.
Aguilar aproveitou a oportunidade para pedir ajuda para a municipalização no trecho que liga Caraguá a São Sebastião e Caraguá a Ubatuba. Devido aos inúmeros acidentes acontecidos nos dois trechos, o prefeito pretende disciplinar trafego e evitar que mais acidentes aconteçam. Outras reivindicações do prefeito de Caraguá ao Estado são: a obra de contenção no Massaguaçu que está inacabada; iluminação no trecho de serra, com isso o prefeito acredita que também diminuirá os acidentes e um portal para a cidade, reivindicação já feita pelo prefeito à ministra do Turismo, Marta Suplicy.
O representante da Santa Casa Stella Maris de Caraguá disse que a entidade está precisando em regime de urgência do término da maternidade, mais 50% dos leitos existentes (a santa casa conta com 80 leitos); quitar dívidas com fornecedores, que chega a R$ 400 mil reais e um milhão de empréstimos, além dos equipamentos de todas as alas, que estão sucateados.
O Secretário de Saúde de Caraguá, Olegário Alves dos Santos, reforçou a urgência em ajudar a Casa de Saúde, explicando que Caraguá também recebe pacientes de outras cidades como de Ubatuba e Natividade da Serra e o repasse não é suficiente para atender às necessidades da entidade. Os vereadores de Caraguá também reivindicaram e reforçaram o pedido de ajuda o único hospital do município.
Segundo o prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia, o Estado tem que rever os conceitos quantos aos pedidos das cidades do Litoral Norte, pois são municípios diferenciados por ter uma população flutuante muito grande. Ele disse ainda que a região necessita de um Centro de Diagnóstico, Laboratório Regional. Entre outras solicitações, o prefeito sebastianense pediu a desburocratizar quando as solicitações das cidades litorâneas que tem como objetivo estruturar os atendimentos à população. "Os municípios gastam dinheiro com coisas de competência do estado. Que o Estado reconheça que as prefeituras mantém estruturas que são de obrigação dele, facilitando os nossos pedidos", disse.
Para a diretora a Diretoria Regional de Saúde, Sandra Tutihash, este é um momento muito importante para a saúde da região e que o Estado de São Paulo vem avançado nos recursos e investindo cada vez mais. Este avanço visa ajudar as prefeituras a melhorar a vida da população e que os municípios estão investindo ainda mais na atenção básica.
Os representantes de Ubatuba e Ilhabela também apresentaram aos parlamentares seus principais problemas e solicitaram melhorias em diversos setores da saúde pública. (Fonte: PMC)

R$2 milhões para os hospitais do Vale e Litoral

Litoral Norte - Santas Casas de todo o Litoral Norte e Vale do Paraíba foram beneficiadas com emendas orçamentárias do deputado estadual Antonio Carlos (PSDB). Ao todo, R$2 milhões serão destinados aos hospitais de 12 cidades. Entre elas, Cunha, Caçapava, Lorena, Natividade da Serra e Caraguá.
O dinheiro destina-se, principalmente, para aquisição de novos equipamentos, melhorias nos prédios e custeio. O objetivo é humanizar e otimizar o atendimento dado aos pacientes da rede pública de saúde. As emendas foram apresentadas no dia 16 de agosto, na Assembléia Legislativa de São Paulo.
Para Caraguatatuba foi destinada verba de R$600 mil para conclusão de obra que irá implantar maternidade para mães e bebês de alto risco. Essa maternidade deverá ser referência no Litoral Norte, que ainda não conta com o serviço, possibilitando assistência adequada ao parto. O dinheiro também será usado par a custeio, tendo em vista as dificuldades que a Santa Casa da cidade atravessa.
As Santas Casas de Ubatuba e Jacareí receberão R$200 mil cada. Respectivamente, a verba será para conclusão de obra de Unidade de Saúde anexa à Unidade Mista do bairro de Maranduba, e aquisição de medicamentos, material de enfermagem, serviços e recursos humanos para manutenção adequada à atenção hospitalar.
O restante do dinheiro, dividido em montantes de R$50, R$100 e R$150 serão destinados às casas de saúde de Guaratinguetá, Aparecida, Caçapava, Lagoinha, São Luiz do Paraitinga, Lorena, Natividade da Serra, Cunha e Piquete.


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Alunos de Caraguá conquistam segundo lugar em concurso internacional de criação multimídia
Com a diferença de apenas dois pontos, os alunos de Caraguatatuba que participaram hoje, dia 24, do Concurso Internacional de Produção Multimídia Visual Class, ficaram com a segunda colocação. A competição reuniu participantes de diversas regiões no Teatro Mário Covas.

Caraguatatuba - O 4º Concurso de Criação Multimídia Visual Class, realizado hoje, dia 24 de agosto, no Teatro Mário Covas, repetiu o sucesso da edição anterior e mobilizou dezenas de participantes e também de público. O evento foi realizado durante o 2º Congresso de Educação de Caraguatatuba.
Os alunos que representaram o município, sede da disputa pelo segundo ano consecutivo, conquistaram a segunda colocação, por uma diferença de apenas dois pontos. O primeiro colocado foi o grupo de Manaus, que abordaram o tema "Viver é o Bicho" e levou para casa o Troféu Gigante Transitório. Trata-se de uma taça de quase dois metros, que é entregue sempre ao vencedor do concurso.
O vencedor tem direito a permanecer com o prêmio por um período de um ano, devendo entrega-lo ao ganhador da edição seguinte. Ele ficará permanente com a cidade que acumular três vitórias, consecutivas ou não. Caraguatatuba busca sua terceira vitória, pois já carrega consigo a primeira colocação em duas disputas. No ano passado, a cidade foi a campeã pelo trabalho apresentado pelos estudantes da EMEF Oswaldo Ferreira, do bairro Casa Branca e por isso o troféu permaneceu até hoje no município.
Este ano, Caraguatatuba foi representada por uma equipe da EMEF Prof. João Benedito Marcondes, do Barranco Alto. Eles mostraram uma perspectiva sobre as ações do ser humano e os possíveis problemas que as gerações futuras herdarão, caso as pessoas não sejam conscientizadas e mudem sua postura, principalmente em relação ao meio ambiente. O grupo foi o vencedor da etapa municipal do concurso, que contou com a participação de todas as unidades escolares do Sistema Municipal de Ensino.
A avaliação foi feita apontando os seguintes tópicos no trabalho dos participantes: didática, criatividade, conteúdo, recursos utilizados (textos, vídeos, imagens, sons, animação, exercícios, entre outros), beleza e harmonia do projeto, apresentação, assim como o tempo de apresentação, que deveria ser de dez minutos.
Na pontuação geral apontada pelo júri, os alunos caraguatatubenses receberam 329 pontos, contra 331 de Manaus. Para a secretária da educação, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, o mais importante do concurso foi receber as crianças, que novamente mostraram muito empenho nos trabalhos realizados. "Pelo segundo ano o concurso acontece em Caraguatatuba e para nós é um privilégio receber pessoas de várias regiões. É uma troca de experiências muito rica e ver os alunos dominando questões da informática, nos deixa muito satisfeitos", completou.
O terceiro lugar da 4ª edição do Concurso Visual Class ficou com a cidade de Quatá, São Paulo. Ainda participaram desta edição, os seguintes municípios: Itatiba - SP; Marília - SP; Pirassununga - SP; Tarumã - SP; Rosana - SP, entre outros. (Fonte: PMC)

Caraguá imuniza mais de 7 mil crianças contra a poliomielite

Caraguatatuba - A campanha de multivacinação aconteceu no sábado, dia 25, e Caraguatatuba conseguiu bater a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde e vacinar 95,07% das crianças do município. No total, 7.199 crianças, com idade entre Zero e 4 anos, onze meses e vinte e nove dias de vida, receberam a dose da vacina contra a poliomielite.
A campanha foi organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, Vigilância Epidemiológica e mobilizou cerca de 180 profissionais, que trabalharam durante todo o dia para atender todas as crianças do município. Durante todo o sábado, 25 postos de vacinação fizeram o atendimento, sendo 11 UBSs (unidades Básicas de Saúde), 8 escolas municipais e estaduais e 6 postos volantes.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, o município não vai prorrogar a campanha, pois atingiu a meta determinada pelo Ministério da Saúde. Mas as UBS estão aplicando as vacinas de rotina, ou seja, do calendário básico de vacinação.
Na primeira fase da campanha, Caraguá também atingiu a meta vacinando 7.392 crianças, um percentual de 97,60% das crianças do município recebeu a dose.
A poliomielite ou paralisia infantil está extinta no Brasil desde 1989, porém existem países endêmicos como a Nigéria, Índia, Paquistão e Afeganistão que totalizaram, só em 2007, 130 casos da doença, o que deixa o país em alerta em manter a proteção coletiva e imunidade das crianças. A paralisia infantil é uma enfermidade grave, causada por um vírus que ataca crianças e resulta em paralisia de membros inferiores (pernas). (Fonte: PMC)

Leitura Viva de "O Pequeno Príncipe" acontece na Praça do Caiçara nesta terça-feira 28 em Caraguá
A nova montagem da Cia Teatro de Areia, sob a direção de Adbaílson Cuba já está em andamento, com o apoio da FUNDACC. A leitura dramática da peça "O Pequeno Príncipe, que será apresentada em outubro, no Teatro Mario Covas, poderá ser conferida nesta terça-feira, 28 de agosto, na Praça do Caiçara, atrás do museu (Centro)

Caraguatatuba - Acontece nesta terça-feira, 28 de agosto, às 20h, mais uma edição do projeto Leitura Viva, da FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. Nesta nova edição, a leitura dramática será feita pelos atores da Cia Teatro de Areia, que estão em processo de montagem do espetáculo "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry, com direção geral de Adbaílson Cuba e participação do Corpo de Baile Municipal, sob a coordenação geral de Cristina Neves.
Segundo Adbaílson Cuba, o público poderá conhecer o texto de O Pequeno Príncipe assistindo à leitura viva, que acontecerá na praça do caiçara. "Além de ter o primeiro contato com o texto, as pessoas poderão conhecer os atores que fazem parte desta nova montagem da FUNDACC por meio da Cia Teatro de Areia, que tem elenco diferente de nosso trabalho mais recente, que é a Rosa de Cabriúna".
O projeto Leitura Viva será realizado na praça atrás do Pólo Cultural Adaly Coelho Passos - local que abriga também o museu de Caraguá, no Centro da cidade. A entrada é franca e a dramatização do texto O Pequeno Príncipe será realizada às 20h, com entrada franca. Prestigie! (Fonte: PMC)

Câmara discute Veto Parcial sobre LDO
Outros 5 Projetos compõem a pauta da Sessão semanal

Caraguatatuba - A 25ª Sessão Ordinária semanal, que acontece nesta terça-feira - 28 de agosto, a partir das 19h30, terá como destaque o Veto Parcial do Prefeito Aguilar quanto as emendas feitas pelos Vereadores na Lei de Diretrizes Orçamentárias. Além deste projeto, outras 5 proposituras compõem a Ordem do Dia.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é a introdução, o primeiro passo para se chegar ao Orçamento definitivo do ano seguinte. É com base nas Diretrizes Orçamentárias que o Executivo prepara o seu Orçamento, ou seja, como irá gastar a previsão de receita no ano seguinte. No caso os Vereadores fizeram emendas na LDO para o Orçamento de 2008.
Os projetos restantes já ocupavam a pauta, como o de autoria do Vereador Aurimar Mansano, que acrescenta artigo na Lei de Uso do Solo - Lei 200/92, proibindo a instalação de estabelecimentos para ressocialização de jovens e adultos infratores. Do mesmo Vereador outra propositura, desta vez criando o Serviço de Avaliação do Atendimento Hospitalar aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).
As novidades na Ordem do Dia da sessão desta semana ficam por conta do Vereador Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB), que apresenta 2 Projetos de Decreto Legislativo, que concedem Título de Cidadão Caraguatatubense para o Pastor Genildo Leônidas de Souza e o Sr. Denivaldo Maciel Ferreira.
Ainda na pauta projeto de Emenda à Lei Orgânica, com votação em 1º turno e autoria do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT), que altera o artigo 4º da Lei Orgânica Municipal (LOM), sobre os símbolos do município.
A Sessão Ordinária semanal é transmitida ao vivo a partir das 19h30 pelas rádios Oceânica - 670 Khz e Caraguá FM - 89,5 Mhz ou pelo site na Internet da emissora de freqüência modulada, bastando clicar em www.caraguafm.com.br  (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Roteiro Turístico do Mexilhão tem oficina inaugural no UNIMÓDULO
Envolvidos no projeto de fomento ao turismo na região da Cocanha participaram do evento

Caraguatatuba - O projeto Roteiro Turístico do Mexilhão, uma parceria entre o UNIMÓDULO, a Unisol e a prefeitura de Caraguá, teve sua oficina inaugural na última quarta-feira, 22. O evento aconteceu no auditório Angelo Fonseca Nogueira - Campus Centro do UNIMÓDULO.
Participaram da oficina os representantes da Universidade Solidária, Daniela Lemos e Adriana Fernandes, da Associação de Maricultores da Praia da Cocanha e do Centro Universitário Módulo. O objetivo do projeto, idealizado pela professora Karla Passos de Moraes, é fomentar o turismo na região da praia da Cocanha por meio do desenvolvimento das questões relacionadas à Fazenda de Mexilhões lá existente.
Na oficina, a professora Karla apresentou o projeto aos alunos presentes e enfatizou a importância deste trabalho para a comunidade da Cocanha. Daniela Lemos falou sobre a Universidade Solidária e sobre a parceria Unisol/Unimódulo, que contam com a empresa Bandeirante Energias do Brasil como financiadora do projeto.
Em seguida o professor Flávio Marques, do UNIMÓDULO, explicou aos presentes como os alunos do UNIMÓDULO irão se envolver no projeto, com a criação do site e de toda a identidade visual do programa.
Ao final, os maricultores foram convidados a expor suas expectativas quanto à realização do Projeto, mostrando-se otimistas e motivados para colaborarem com sua execução. (Fonte: Módulo).

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Cartilha do idoso será distribuída em Ilhabela

Ilhabela - O vereador Beto Campos (PV) distribuirá gratuitamente 500 exemplares de uma cartilha sobre o estatuto do idoso nos postos de saúde, escolas, associações e outros pontos estratégicos.
A iniciativa surgiu de uma ação realizada pela Ammo Barra Velha (Associação de Amigos e Moradores da Barra Velha), o Projeto Primavera, que promoverá palestras com geriatras e atividades voltadas à terceira idade.
Segundo o vereador Beto, esta primeira edição foi totalmente custeada por ele e existe a intenção de publicar uma segunda edição com uma maior tiragem, recebendo apoios e patrocínios de empresários locais.
ESTATUTO DO IDOSO - O estatuto foi aprovado no primeiro ano do governo Lula e colocou o Brasil em uma posição de destaque mundial. A proteção dos idosos passou a ser obrigatória e pode ser punida com pena de prisão para quem infringir a Lei Federal nº 10.741/2003.
“Mesmo depois de quatro anos de criação do estatuto muitos brasileiros não têm conhecimento da legislação e deixam de exercer seus direitos de cidadania por falta de informação”, comenta Beto.
Tendo em vista esta situação o vereador ilhéu decidiu reproduzir a cartilha do idoso e disponibilizar o acesso à população, procurando informar os munícipes com a iniciativa.
A cartilha trata de assuntos como saúde, alimentação, cultura, educação, cidadania, dignidade entre outros, além de ter ilustrações que facilitam o entendimento. Os exemplares serão distribuídos a partir da próxima semana. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Presidente da Câmara quer saber se “CSIP” será extinta após a regularização dos serviços

Ilhabela - Um requerimento que será apresentado na sessão ordinária de hoje (27/08/07) pelo Presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, Professor Joadir Capucho (PPS), solicita ao Executivo informações relacionadas ao serviço de iluminação pública e a contribuição para seu custeio.
O Presidente da Casa quer saber qual a efetiva defasagem dos serviços de iluminação pública no município e qual a previsão da regularização destes serviços após o início da cobrança da contribuição para custeio dos serviços de iluminação pública.
Outra informação solicitada pelo Vereador Joadir é se a cobrança da contribuição para custeio dos serviços de iluminação pública será extinta após a regularização dos serviços. Caso esta resposta do Executivo seja negativa, Joadir pede que seja explicado o motivo.
“A cobrança instituída não pode ter finalidade de mera arrecadação, razão pela qual entendemos que tão logo essa defasagem seja sanada a taxa de iluminação deverá ser extinta interrompendo-se a cobrança”, explica o parlamentar em sua justificativa.
CSIP – De autoria do Executivo e aprovado por unanimidade entre os pares presentes na sessão extraordinária do dia 7 de agosto, o Projeto de Lei nº 93/2007 institui no município de Ilhabela a contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (CSIP) prevista no artigo 149-a da Constituição Federal.
De acordo com a justificativa do Prefeito, o Projeto de Lei é “fruto de intenso debate envolvendo diversas entidades representativas do município em nível nacional e regional, capitaneadas pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). É portanto proposta consensual podendo ser rotulada de proposta de Estado, e não de Governo”.
A proposta contém a criação do Fundo Municipal de Iluminação Pública a ser administrado pela Secretaria Municipal da Fazenda, para onde deverão ser carreados todos os recursos decorrentes da arrecadação da nova contribuição. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

PAT de São Sebastião cadastra trabalhadores para a temporada de verão

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), órgão ligado a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), realiza o cadastramento de trabalhadores com experiência em algumas funções (ver relação abaixo) para atuar durante a temporada de verão. Além do cadastro, o PAT também está fazendo a atualização dos dados dos profissionais que já têm registro no posto.
O objetivo do PAT, segundo a diretora Elizete Nossabein, é se preparar para atender o comércio local. “Esperamos ter um banco de dados com trabalhadores habilitados e capacitados para atender nossos clientes. As empresas estão se organizando e não querem deixar para última hora. Por isso, é importante que as pessoas nos procurem”, comenta.
Os interessados devem se dirigir aos plantões: no Centro, localizado à rua João Cupertino dos Santos, 245; na Costa Norte, situado na Regional da Enseada, que fica na avenida Emilio Granato (somente às segundas-feiras); e na Costa Sul, no Núcleo de Serviços da Subprefeitura, localizado na avenida Walkir Vergani, 70.
Áreas para cadastro - Açougueiro, cozinheiro (a) de restaurante, balconista, empacotador, vendedor externo e interno, caixa, repositor, garçom, cuminns, camareiras, manicure, cabeleireiro (a), porteiro, caseiro, vendedor ambulante, promotor (a), auxiliar de cozinha, motoboy, recepcionista de hotel, vigilante, copeiro de hotel, barman, garçom com inglês, recepcionista com inglês, sorveteiro ambulante, padeiro, confeiteiro, pizzaiolo, encanador residencial, eletricista residencial, jardineiro, piscineiro.
Mais informações pelo telefone (12) 3892.4606. (Fonte: PMSS)

Prefeito de São Sebastião sugere a deputados projeto de tabela SUS diferenciada no Estado
Em reunião sobre a saúde com a Frente Parlamentar do Vale, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, Dr. Juan Garcia solicitou unidades regionais do setor e ainda criticou à burocracia de órgãos estaduais

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, sugeriu a elaboração de um projeto de lei na Assembléia Legislativa para que a tabela SUS (Sistema Único de Saúde) utilizada para o repasse de verba aos hospitais seja diferenciada no Estado de São Paulo. Ele falou da proposta aos deputados estaduais, Padre Afonso Lobato, Mozart Russomano e Carlinhos de Almeida, da Frente Parlamentar do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, que realizou um debate sobre saúde, na Câmara Municipal de Caraguatatuba, na manhã desta segunda-feira (27/8). “Hoje, as cidades reivindicam uma série de melhorias e param na burocracia. Graças às prefeituras, muitas estruturas do Estado ainda funcionam nos municípios. Em São Sebastião, por exemplo, nós gastamos cerca de 5 milhões com estruturas estaduais. São Paulo é a locomotiva do Estado, tanto que recentemente aprovou um salário mínimo diferenciado em relação ao resto do país, uma medida que atinge principalmente à iniciativa privada, já que quase nenhum funcionário do Estado ganha menos de um salário mínimo. Desta maneira, que os deputados discutam a criação de uma tabela SUS diferenciada em nosso Estado”, declarou o prefeito de São Sebastião. A idéia é que no Estado de São Paulo ocorra a elevação dos valores de repasse previstos pela tabela SUS em relação aos demais estados do país, a partir de suplementação de valores pelo governo estadual.
Dr. Juan Garcia também elencou algumas prioridades do Litoral Norte, como a criação de unidades regionais de saúde: centro de diagnóstico, ambulatório de especialidades e laboratório. “São necessidades gerais da região e que facilitariam inclusive a fixação de profissionais, que hoje preferem os grandes centros em razão das melhores oportunidades. Uma cidade não consegue sozinha fixar um reumatologista ou um endocrinologista, mas a região com toda a sua demanda pode. Com isso, mais de 80% das demandas estariam resolvidas”, alertou.
Ainda no encontro, o prefeito aproveitou a presença dos deputados da Frente Parlamentar Regional para salientar que na questão da ampliação do porto ou obra de contorno de São Sebastião discute-se apenas estudos físicos e não os impactos sociais. “Em São Sebastião, com o congelamento e a regularização fundiária, diminuímos para 3,5% o crescimento por migração”.
Os deputados estaduais elogiaram a iniciativa da Prefeitura de São Sebastião pela municipalização do Hospital de Clínicas, ocorrida na última sexta-feira. A unidade será administrada numa co-gestão com uma OS (Organização Social), que deverá ser definida em 15 dias. Durante a reunião, ainda foram abordados temas como a crise das santas casas de Ubatuba e Caraguatatuba. Também estiveram no encontro os secretários municipais de São Sebastião, Dr. Antonio Guilherme Duarte de Carvalho (Saúde) e Thirso Junior (Governo); o prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar; além de secretários de saúde das demais cidades da região e vereadores de Caraguá. (Fonte: PMSS)

Sectur recebe exposição “Trilha das Artes” no feriado da independência

São Sebastião - Os 12 artesãos que fazem parte do roteiro turístico “Trilha das Artes”, na Costa Sul de São Sebastião, promovem em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), nos dias 7, 8 e 9 de setembro, das 13h às 21h, na sala de exposições da Sectur, na Rua da Praia, a exposição “Trilha das Artes – Arte e Artesanato”.
A Mostra vai expor 20 técnicas diferentes como mosaico, crochê, papel machê, cerâmica, tecido, entre outras. O objetivo é divulgar o trabalho feito pelos artesãos da Costa Sul que fazem parte do roteiro artístico cultural como forma de divulgação dos trabalhos. Durante a exposição, haverá venda de peças que variam entre R$ 5 e R$ 1 mil.
Segundo a artesã, Carmem Lúcia Prado, a expectativa da classe é muito boa. “Queremos apresentar as técnicas e nossa arte para a população e turistas objetivando divulgar e incentivar cada vez mais o trabalho dos artesãos. Temos a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade”, disse Carmem.
Serviço: Exposição “Trilha das Artes – Arte e artesanato”
Dias: 7, 8 e 9 de setembro - Horário: 13h às 21h
Onde: Sala de exposições da Sectur - Informações: (12) 3892-2620. (Fonte: PMSS)

Secretaria de Turismo de São Sebastião busca parcerias no Centro Oeste e na Capital

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), participou na última de semana de duas importantes feiras do setor, em Brasília e em São Paulo, com o objetivo de divulgar o município e seus atrativos em regiões que a cada ano investem mais nesse segmento. Aproveitando a passagem pela capital federal, secretário de Turismo, Júlio Buzi, e o diretor de Turismo, Rogério Barroso, foram ao Ministério do Turismo e à Universidade de Brasília (UnB) em busca de mais parcerias.
No Ministério, o secretário entregou à assessoria da ministra Marta Suplicy o Plano de Trabalho para a implantação do Restaurante Escola no município, bem como ofício solicitando cursos profissionalizantes no setor, conforme indicação da ministra na última reunião da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp), realizada no dia 20 de agosto, na capital paulista.
Buzi e Barroso também foram ao Centro de Excelência em Turismo, da UnB, se encontrar com a gerente de Gastronomia, Carla Tenser, visando parcerias para trazer cursos para São Sebastião. “Esses encontros foram bem proveitoso no sentido de trazer mais qualificação profissional e capacitação para o setor”, disse o secretário. Ele acrescentou ainda que a universidade tem interesses em levar suas ações para outros Estados, no caso, a região Sudeste.
Ainda na região Centro-Oeste, os representantes da Sectur estiveram na 13ª Centro Oeste Tur – Salão de Negócios Turísticos - onde foi feito contato com agências de viagens interessadas em trazer turistas para essa região. Conforme Júlio Buzi, as excursões rodoviárias para o Litoral Norte foram apresentadas como viáveis para um público, que até então, é mais direcionado para o Nordeste.
Essa feira é considerada uma das mais importantes do setor por reunir agentes de viagem do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Distrito Federal, Goiás e Triângulo Mineiro, além de prefeitos e secretários de turismo destes Estado.
Já em São Paulo, participando do Adventure Sports Fair, a Secretaria do Turismo voltou a ressaltar a importância de São Sebastião como local para o desenvolvimento e prática do ecoturismo. São cachoeiras, trilhas e esportes aquáticos com potencial para serem encarados pelos amantes dos esportes radicais.
A Praia da Aventura, no antigo Balneário dos Trabalhadores, prevista para ser inaugurada em dezembro, também foi apresentada no estande de São Sebastião na feira. A obra está em ritmo acelerado e o empreendimento contará com pistas de skate e bicicross para competições, área de arvorismo com nove metros de altura, mega tirolesa (a maior do Brasil, com 400 metros de comprimento entre a montanha e o mar), arvorismo mirim, parede de escalada, quadras de futebol, vôlei e tênis, playground, sala de enfermaria, refeitório, sala de treinamento, sala para Corpo de Bombeiros, quiosques para famílias, píer para atracação de barcos de passeio, quatro quiosques para restaurantes e praça de alimentação. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


População e migração de idosos crescem em Ubatuba

Ubatuba - O próximo Censo do IBGE, que será divulgado em 2008, deverá registrar a presença de quase 12 mil pessoas, com mais de 60 anos, que atualmente residem, ou passam a maior parte do ano em Ubatuba. Só cadastrados no PSF, são atualmente sete mil idosos. Entretanto, existe uma outra parcela significativa da terceira idade, que certamente não está inserida nos programas de saúde pública.
Este grupo é basicamente formado por aposentados, que passaram a vida inteira trabalhando nos grandes centros e escolheram o litoral, para passar a chamada última etapa da vida. Eles migram para Ubatuba e outras cidades praianas em busca da tranqüilidade e natureza, hoje em dia, escassas na capital e em boa parte de todo o Estado.
É o caso do casal Antonio de Oliveira e Maria Izabel, que se conheceram e passaram quase toda a vida em São Paulo. Há 3 anos eles resolveram comprar um apartamento em Ubatuba, no sentido de investimento imobiliário e locação para a temporada.
Porém, bastou alguns meses na praia, para a idéia do casal, que completa bodas de ouro o ano que vem, começar a mudar. “Apesar de termos filhos e netos em Ubatuba, a intenção inicial não era mesmo ficar, porém o ambiente aqui é tão diferente da capital e a qualidade de vida aqui é, sem dúvida, muito superior” ressalta o aposentado Antonio de Oliveira.
A opção do casal revela a tendência, cada vez maior, desta migração da terceira idade ao litoral. Por, na maioria das vezes, os idosos não terem mais o compromisso profissional nas cidades grandes e também pelo fato da modernização e dinamismo das mesmas, a conseqüência mais comum é a busca de ares mais calmos por parte dos mais velhos.
Tendo em vista este crescimento populacional, a Prefeitura de Ubatuba passou a promover uma série de atividades físicas e de cidadania, voltada à terceira idade. Atualmente quase mil idosos estão cadastrados no projeto.
A Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Valéria Ferreira Carvalho, que também encabeça os trabalhos realizados pela prefeitura, considera fundamental que o poder público atue em melhorias destinadas aos mais velhos. “Hoje estamos nos 12 bairros da cidade, oferecendo desde hidroginástica até palestras sobre assuntos de interesse dos idosos”, acrescenta Valéria Carvalho, lembrando que as atividades também são importantes para a integração dos participantes.
“Boa parte dos cadastrados é formada por viúvas que além de cuidar da saúde, ao praticar exercício, acabam criando novos laços de amizade após a programação. Os grupos quase sempre ficam batendo papo após as aulas”.
As pessoas com mais de 60 anos interessadas em praticar alguma atividade ou apenas participar do projeto, devem se dirigir à Secretaria de Esportes de Ubatuba, que fica atrás do Ginásio Tubão, no centro da cidade. (Fonte: Imprensa Livre)

Descoberta arqueológica revela presença de comunidade pré-histórica em Ubatuba

Ubatuba - Um trabalho arqueológico realizado pela professora do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP), Dorath Pinto Uchoa, revela que, há 4 mil anos (2000A.C), um grupo de humanos já habitava o local, conhecido hoje, como Ilha do Mar Virado, na região sul de Ubatuba.
A pesquisa de campo descobriu mais de 40 ossadas de homens e mulheres praticamente pré-históricos. A análise do material apontou que os ossos devam ser de 2 mil anos antes do nascimento de Jesus Cristo. De acordo com a Professora Dorath Pinto Uchoa, coordenadora do trabalho, alguns estudos sobre os esqueletos encontrados, podem traçar características dos nativos históricos.
"A estatura era baixa, em média o homem media 1,70m e a fêmea 1,50m. Eles eram basicamente coletores e pescadores, sem divisão de trabalho", relata a professora, acrescentando que, provavelmente eles não tinham acesso ao fogo, pois a dentição era muito desgastada, decorrente do esforço para digerir o alimento cru. Outro fator importante era a baixíssima média de vida. "
O homem conseguia viver no máximo até os 35 anos, mas as mulheres morriam em média com 20 anos, sem contar o altíssimo índice de mortalidade infantil", revela a professora do MAE/USP, Dorath Pinto Uchoa, acreditando que as doenças eram mortais na época, também devido à falta de recursos.
Entretanto, as descobertas de artefatos de defesa e um esqueleto com sinais de morte por agressão, revelam que mesmo naqueles tempos já havia a disputa entre seres humanos.
"Provavelmente a Ilha do Mar Virado era mais próxima do continente, pelo nível do mar estar em constante aumento, porém era uma ilha e também, o lugar ideal, no sentido de uma estratégia de defesa", opina Dorath Pinto Uchoa, considerando que havia mais nativos em outros pontos do Litoral Norte. Na verdade, há 4 mil anos ainda não podemos dizer, pois só foram encontrados ossos desta idade, na Ilha do Mar Virado.
Entretanto, a mesma pesquisadora, já encontrou, anos atrás, material humano histórico em outros dois locais de Ubatuba, Tenório, e o hoje Parque Viva Mar. Estes esqueletos já são de humanos não tão antigos e que provavelmente viveram na mesma época de Jesus Cristo. Eles já tinham bem mais recursos, inclusive de caça e moradia. E provavelmente foram os descendentes destes habitantes que, mais tarde, foram de certa forma aculturados pelos índios Tupis, que desceram a serra.
A mistura destas raças permaneceu até a época dos colonizadores portugueses e nova formação humana da cidade.
Mistério das Ossadas - Destas ossadas retiradas no Tenório, apenas um crânio fica hoje em exposição no Museu Washington de Oliveira, no centro de Ubatuba. A USP revela que ficou com uma parte e cedeu outra a administração da época da cidade. Entretanto a parte do poder público ubatubense, que deveria estar em exposição no museu, desapareceu no ano 2000, quando foi transferida para o então local, que hoje, recebe e apresenta poucas peças do trabalho.
Um comunicado, no próprio museu, questiona o sumiço do material que, até então, ficava no porão da Câmara Municipal de Ubatuba. O Jornal Imprensa Livre irá pesquisar a partir da semana que vem o caso e trará mais detalhes nas próximas edições. (Fonte: Imprensa Livre)

Conselho Municipal de Educação tem novos membros

Ubatuba - Os novos membros do Conselho Municipal de Educação, representantes da sociedade civil, tomaram posse no início deste mês e irão atuar no biênio 2007/2008. "O Conselho Municipal de Educação é um órgão normativo, consultivo e deliberativo do Sistema Municipal de Ensino e sua principal dimensão não é a administrativa ou político-partidária, mas a de construção dos caminhos da educação no município por meio de ações a longo prazo", explica a presidente do Conselho, Luciana Valério Cunha.
A nova composição do Conselho está assim constituída: Silvana Maria Monteiro Niel, Miriam Bastos Vieira, Jailton de Oliveira Santos, Ricardo Muros Marinho, Luciana Valério Cunha, Flavia Cômitte do Nascimento, Rose Salete de Oliveira, Luzia Aparecida Silva Mello Santos, Nicrano Gomes Júnior, Luiz Roberto Sant’Ana de Paula, Maria da Graça Gil Mattos e Sheila da Silveira Barbosa, representando o governo municipal. Elizabeth Teixeira Leite Isnard, Paulo Sergio Ferreira de Souza, Márcio de Oliveira, Vanessa da Costa Gomes, Cristiani Freitas Ferreira e Ligia Silveira Espinoza são os representantes dos magistérios estadual, municipal e particular. Kátia do Vale Jardin e José Carlos de Oliveira representam as APMs. A Diretoria de Ensino de Caraguatatuba é representada por Marilia Gonçalves Chiappetta e Manoel Nunes da Costa;Tatiana Inês Daina Patti e Hondo Avelino de Brito, representam o CMDCA.
Inscrições para creches e Emeis - A secretaria municipal de Educação da Prefeitura de Ubatuba informa que no período de 3 a 21 de setembro estarão recebendo as inscrições para creches e Emeis para o ano de 2008. Os pais deverão procurar as unidades mais próximas de suas residências. (Fonte: PMU)

Começa o planejamento para o Coletivo Educador da Sala Verde Ubatuba

Ubatuba - O projeto do Ministério do Meio Ambiente e Prefeitura de Ubatuba chamado “Coletivo Educador da Sala Verde Ubatuba” está sendo preparado junto a diversas instituições públicas e não governamentais, que atuam na temática ambiental em Ubatuba. A etapa de planejamento teve início nesta sexta-feira, 24, para instituições que atuam no processo educativo e deverá ser concluída até o final de setembro. A abertura das inscrições para a população será divulgada a partir da primeira semana de setembro.
Coletivo Educador - O projeto do Ministério do Meio Ambiente e Prefeitura de Ubatuba, visa formar Educadores Ambientais populares e incentivar o funcionamento de projetos ambientais a partir de mobilização pública. O Coletivo Educador ocorre em muitos outros municípios e em alguns deles conta com a participação de universidades na certificação do curso, parceria esta que já está sendo articulada. O ganho para o município é a ampliação do alcance e permanência da Educação Ambiental que vem sendo aplicada, além de permitir a presença de agentes ambientais fixos acompanhando de perto toda a dinâmica de ações entre as pessoas e os recursos naturais, contando com o apoio dos materiais produzidos e recebidos pela Sala Verde. “È bastante grave a interferência que vem sendo causada diariamente na natureza, e em Ubatuba, as mais importantes riquezas correm o risco de serem descaracterizadas muito rapidamente, o que requer, com a máxima urgência, o empenho e o investimento dos setores público e privado, além da adesão de toda a sociedade à Educação Ambiental”, explica a coordenadora da Sala Verde Ubatuba Vânia Carrozzo.
A Sala Verde está localizada na rua Liberdade, 882, no centro de Ubatuba. Os telefones para mais informações são 9184 2256 e 9761 4811. (Fonte: PMU)

Prefeito entrega novos equipamentos para a Guarda Municipal de Ubatuba

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve nesta sexta-feira, 24, na sede da Guarda Municipal, para a entrega simbólica de diversos equipamentos adquiridos pela prefeitura. Entre os equipamentos estavam 50 pares de algemas, 15 jaquetas de couro para os guardas que andam nas motocicletas e 15 capotes de lã para o operacional noturno. Também foi anunciada a compra de 20 pistolas Taurus calibre 380.
Na ocasião, o prefeito, que foi acompanhado pelo secretário de Segurança Pública de Defesa Social, Andrade Henrique dos Santos, foi recebido pelo Comandante da Guarda Municipal de Ubatuba, José Antonio Macário de Faria.
Um dos assuntos abordados na ocasião foi a requalificação da guarda, que vai proporcionar maior especialização dos guardas municipais para atuar em diversos segmentos, tais como trânsito, meio ambiente, orla marítima, tratamento junto ao turista, entre outros.
"O prefeito está investindo para que a Guarda Municipal desempenhe suas missões do dia-a-dia de forma cada vez melhor. A Guarda nunca teve estes equipamentos, que eram necessários para a proteção individual, conforto e segurança de seus integrantes. O investimento que está sendo feito na Guarda Municipal será revertido em segurança para a população", disse o Comandante Macário.
De acordo com o sub-comandante da Guarda Municipal de Ubatuba, Luiz Carlos de Carvalho, “nós sempre acreditamos no prefeito Eduardo Cesar. Ele sempre disse que em sua gestão a Guarda melhoraria e isto realmente está acontecendo. Nossa sede está muito melhor e tudo o que ele prometeu está sendo cumprido. Os guardas sentem que o prefeito tem um carinho todo especial por eles. Estamos todos muito contentes com esta gestão, pois o prefeito está realmente preocupado em fortalecer a Guarda Municipal no município.
Para o prefeito Eduardo Cesar, “a Guarda não tinha, até então, o espaço devido, mas acredito que agora, por vontade da equipe de governo e por reivindicação da própria corporação, estamos conseguindo melhorias significativas. É um orgulho para o nosso governo termos esta Guarda Municipal que é tão útil para a sociedade”. (Fonte: PMU)

CINEMA - SEMANA DE 24/08 A 30/08/2007

"OS SIMPSONS -O FILME"
Dublado!!!!!!! - Comédia!!!!!!
Às 15:30 hs - 17:20 hs - 19:10 hs - 21:00 hs


cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Poesia Topo

Fazendo versinho, querendo carinho

Você partiu
E, por muito tempo, meus olhos
Ficaram mirando o vazio
E a memória sádica
Guardou sua música
Sua voz, sua graça
Na relação diretamente proporcional
Do quadrado da distância
Entre a fantasia e o real
E na relação inversa
Da esperança que minguava
Quanto mais você distanciava.
E a cidade ficou ainda mais fria
Quando o vento sul começou a soprar
Que até os olhos de um homem
Começaram a lacrimejar.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Uma escola muito especial

Quando alguém gosta do que está fazendo, faz melhor o seu ofício, como se fosse parte de sua vida.E o que acontece na Escola Municipal Maria da Cruz Barreto, no Perequê-Mirim, onde meu filho Kaian estuda, professores dedicados, diretora extraordinária, uma equipe que faz, capaz de colocar a sensibilidade em termos transmissíveis, essa sensibilidade em perceber o mundo refletidos olhos dos pequenos alunos da primeira á quarta serie, levando essas crianças a aprender o mundo á sua espera, a entender o passado, presente e futuro da cidade que vivem, como agora com a semana do folclore, trazendo a tona a vida caiçara, onde professor e alunos constroem juntos uma casa de bambu e barro.
Parabéns Diretora Sonia, a nossa Soninha,parabéns professor Gilberto, a Dra. Gisele psicóloga que segura nossos medos e ansiedades enfim a todos pois sentimos orgulho de termos nosso filhote nessa escola que é extensão do nosso lar. O cheirinho gostoso que sai da cozinha na hora do almoço nos dá essa certeza.
Obrigada a todos, e nosso abraço.

Márcia Martino
Antonio Francisco Redondo Neto

Para refletir I - Ações para o desenvolvimento do Município de Ubatuba

Leis e Resoluções do Vereador Charles Medeiros:
Turismo Profissional - Lei nº. 2049/01 - que tem como objetivo a inclusão na grade curricular do ensino público municipal, a temática "Educação para o Turismo" no Município de Ubatuba.
Arborização de ruas e praças - Lei nº. 2048/01 - Disponibiliza o Programa de Incentivo ao Plantio e Distribuição de Mudas de Árvores no Município de Ubatuba.
Respeito ao meio ambiente - Lei nº. 2050/01 - Regulamenta o Art. 226 da LOM (Lei Orgânica Municipal) provendo a Implantação Progressiva dos Processos de Compostagem e Reciclagem do lixo no Município de Ubatuba.
Organização no trânsito - Lei nº. 2083/01 - Disciplina o Trânsito de bicicletas no Município de Ubatuba.
Desenvolvimento Sustentável - Lei nº. 2099/01 - Dispõe sobre Reposição Florestal no Município de Ubatuba e dá outras providências.
Respeito á Cidadania - Lei nº. 2134/01 - Institui a "Semana da Solidariedade" na 2ª semana de dezembro de cada ano.
Incentivo a Cultura - Lei nº. 2139/01 - Dispõe sobre incentivo fiscal para realização de Projetos Culturais no Município. Vetado pelo Executivo, com ADIN.
Parlamento Popular - Resolução nº.02/01 - Institui a "Tribuna Popular" na Câmara Municipal de Ubatuba.
Cidadania - Resolução nº. 11/01 - Dispõe sobre o Código e Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Ubatuba
Setor Pesqueiro - Resolução nº. 10/01 - Constitui Comissão Especial para realizar estudos com relação às ações de melhorias junto ao Setor Pesqueiro de Ubatuba.
Informação detalhada sobre as Leis, acesse o site www.camaraubatuba.sp.gov.br

Charles Medeiros
Vereador em Ubatuba

Convite

O vereador Jairo dos Santos -PT- convida todos os moradores do bairro da Estufa II, para uma reunião que vai tratar das questões fundiárias e dos problemas da SABESP. É importante a presença de todos, no dia 30 de agosto, às 19 horas, na sede da Sociedade Amigos do Bairro da Estufa II, na Praça Maracanã, nº.301.

Jairo dos Santos
Vereador em Ubatuba

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Caxadaço  © Luciano Cancelier

Praia do Caxadaço
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor