Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 29 de Agosto de 2007 - Nº 1838 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
CBH-LN e Prefeituras assinam em Ubatuba protocolo para gestão de resíduos no Litoral Norte
Parque Estadual da Serra do Mar faz aniversário na próxima quinta-feira


Caraguatatuba
Polícia investiga origem das dinamites encontradas com menor, em Caraguá
Caraguá realiza 3ª Conferência das Cidades na sexta-feira, 31
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrições para processo seletivo de estagiários
Caraguá vacina mais de 14 mil animais contra a Raiva
Equipe de ciclismo de Caraguá sagra-se campeã em São José dos Campos
Show nos Bairros será realizado no Tinga neste sábado 1º de setembro

Ilhabela
Ilhabela lança oficialmente a temporada de cruzeiros marítimos 2007/2008
Cidade é a única da região a ser inserida nos 65 destinos brasileiros pelo Plano de Turismo
FUNDACI abre a 1ª FLI - Feira do Livro de Ilhabela
3ª Conferência Municipal da Cidade
Secretaria de Saúde de Ilhabela realiza Audiência Pública
I Ilhabela Ação Cidadania
Secretaria de Esporte inicia programação esportiva em comemoração aos 202 anos de Ilhabela


São Sebastião
PAT de São Sebastião cadastra trabalhadores para a temporada de verão
Prefeito de São Sebastião sugere a deputados projeto de tabela SUS diferenciada no Estado
Sectur recebe exposição “Trilha das Artes” no feriado da independência
Secretaria de Turismo de São Sebastião busca parcerias no Centro Oeste e na Capital

Ubatuba
Erro no processo pode evitar demolição de casa de idosos no Pé da Serra
Programa Maré Legal será exibido no Cine Porto Itaguá
Ubatuba é destaque na Adventure Sports Fair
Mudanças no trânsito começam a vigorar no dia 4

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

CBH-LN e Prefeituras assinam em Ubatuba protocolo para gestão de resíduos no Litoral Norte
Assinatura acontece durante a solenidade de comemoração aos 10 anos do CBH-LN nesta sexta-feira, 31; secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano, estará presente

Litoral Norte - O Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) e os quatro prefeitos da região assinam nesta sexta-feira, 31, em Ubatuba, um Protocolo de Intenções para o gerenciamento dos resíduos urbanos no Litoral Norte. O documento propõe o desenvolvimento dos Planos de Resíduos e demais ações visando a gestão integrada, implementação do aterro sanitário regional, usinas de reciclagem ou outras formas de destinação adequada desses resíduos, educação ambiental, fiscalização, proteção e recuperação das áreas já degradadas.
A iniciativa do CBH-LN, através de sua Câmara Técnica de Saneamento, é fruto das discussões sobre a questão, já que a região tem suas áreas de disposição inadequadas, com a capacidade esgotada e sem opções de novas áreas.
Presente na reunião, o secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano, abordará o projeto do Litoral Norte, um dos 21 projetos estratégicos de sua pasta.
10 anos de CBH-LN - Criado em 1997, o CBH-LN vem, nestes anos, implementando uma série de ações visando a preservação da quantidade e qualidade das águas das 34 bacias hidrográficas que compõem os municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. Uma das ferramentas para isso é o financiamento de projetos, com investimentos da ordem de sete milhões de reais em cerca de 50 ações, entre estudos, obras de saneamento e educação ambiental.
Além disso, o CBH-LN reuniu as prefeituras, órgãos estaduais e sociedade civil em torno de questões fundamentais para o Litoral Norte, tornando-se um fórum de discussões que já frutificou em projetos de saneamento para comunidades isoladas, grupos de trabalho para visitas integradas em diversas bacias, no Grupo de Trabalho que reúne Ministério Público e órgãos ambientais, entre outros.
Vem privilegiando a formação de seus representantes, desenvolvendo uma série de cursos de diferentes naturezas, como vegetação da Mata Atlântica, ecossistemas costeiros, facilitação, elaboração de projetos, vazamento de óleo, entre outros.
A comemoração dos seus 10 anos de existência acontece nesta sexta-feira, dia 31 de agosto, a partir das 9h30, no Ubatuba Iate Clube, Saco da Ribeira. Na ocasião, o especialista em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas, Luciano Meneses, fará uma palestra sobre integração entre gestão ambiental e de recursos hídricos.
A festa tem o patrocínio da Elektro, além de outros parceiros que contribuíram de diversas maneiras para tornar viável o evento. (Fonte: PMU)

Parque Estadual da Serra do Mar faz aniversário na próxima quinta-feira
Em São Sebastião, os principais problemas enfrentados no PESM são as ações de palmiteiros e caçadores

Litoral Norte - O Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) faz 30 anos de fundação no próximo dia 30 de agosto. Criado por decreto em 1977, o PESM é a mais extensa unidade de conservação do Estado, englobando ladeiras íngremes e alguns cabos formados de rochas elevadas da Serra do Mar, porções de planalto atlântico e segmentos restritos de planícies costeiras.
A área, que detém a maior parte das nascentes dos rios que vertem para o Atlântico, tem cerca de 315 mil hectares e vai desde a divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro até Itariri, no sul do Estado. O PESM se estende por toda a faixa litorânea e representa a maior porção contínua preservada de Mata Atlântica do Brasil, abrangendo 28 municípios.
Da área total do Parque, 30% das terras são de domínio do Estado. No interior dele existem três aldeias indígenas (Guaranis): a Boa Vista, em Ubatuba, o Rio Silveira, em São Sebastião, e o Rio Branco, em Itanhaém.
Em função da sua dimensão, o PESM é administrado por Núcleos. Em São Sebastião, o Núcleo começou a atuar de forma efetiva, no ano de 1998, numa parceria entre a Prefeitura e o Instituto Florestal (IF), órgão ligado a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, cujo protocolo de intenções está evoluindo para a assinatura de um convênio entre os governos estadual e municipal. Até então o Parque em São Sebastião era administrado pela base de Caraguatatuba.
A partir da instalação do Núcleo São Sebastião (NSS) foi estabelecido um consórcio entre o Brasil e a Alemanha para implementar o Projeto de Preservação da Mata Atlântica (PPMA). A iniciativa resultou na criação de um Plano de Gestão, de um Conselho Gestor do NSS-PESM, e de um Plano Operacional de Controle – operações integradas entre o IF, Polícia Ambiental e o Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais (DPRN), que conta com a participação da Prefeitura agregando vontade política, procedimentos e legislação ambiental com resultados substantivos em termos de centenas de ações demolitórias, embargos e apreensões.
Investimento - Para a implementação do PPMA foram aplicados cerca de 40 milhões de euros na aquisição de meios para garantir os programas de gestão do PESM nas áreas da fiscalização, educação ambiental, ecoturismo, pesquisa, bem como para o investimento em viaturas, estruturas físicas, equipamentos, entre outros.
Segundo o diretor do NSS, Edson Lobato, o Fredê, a parceria com a Prefeitura de São Sebastião será ampliada em função da integração existente visando destacar os planos de fiscalização, ecoturismo e abranger a educação ambiental, além de outras ações que integram o Plano de Manejo recém aprovado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema).
De acordo com Fredê, o Plano de Manejo amplia a possibilidade do desenvolvimento de convênio, por meio dos Temas de Concentração Estratégica como o uso sustentável dos Serviços Ambientais que o PESM propicia em áreas como a Estrada do Parque do Limeira, Sítio Arqueológico do bairro São Francisco ou a ampliação da cadeia produtiva do ecoturismo na Costa Sul de São Sebastião. “São programas integrados como o de ecoturismo, fiscalização e o congelamento de áreas feito pela Prefeitura que ganham cada vez mais importância numa perspectiva do desenvolvimento sustentado para o município”, destaca Fredê.
Em São Sebastião, afirma o diretor do NSS, os principais problemas enfrentados estão em relação a ação de palmiteiros e de caçadores. “Há problemas de invasão no PESM, mas eles estão enquadrados na Zona de Ocupação Temporária, com tendência a sair do local”, explica.
Comemoração - O aniversário do PESM será comemorado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente na próxima quinta-feira, das 9h30 às 13h, em local denominado Pouso de Paranapiacaba, situado na Estrada Caminho do Mar (SP-148), em São Bernardo do Campo. O evento tem a seguinte programação: lançamento do Projeto Estratégico Serra do Mar; assinaturas da Resolução oficializando os Conselhos Consultivos do PESM, da Regulamentação do Uso Público nos Parques e do Protocolo de Cooperação com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp); lançamento de Exposição do Parque; apresentação da Banda Marcial de Cubatão; e brunch para degustação de sorvete de polpa de palmito Jussara. (Fonte: PMSS)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Polícia investiga origem das dinamites encontradas com menor, em Caraguá

Caraguatatuba - Nove bananas de dinamite e sete detonadores foram encontrados em uma casa, em Caraguatatuba, nessa madrugada. Um menor foi detido durante a ação da Polícia Militar.
As nove bananas somam 7 quilos e 150 gramas de explosivos. Os sete detonadores estavam em uma caixa, enterrados na areia. Também foram encontrados cordões detonadores. O material foi apreendido em uma casa no bairro Perequê-Mirim, limite com São Sebastião.
O serviço de inteligência da Polícia Militar recebeu a informação de que os explosivos estariam na residência. Quando a viatura da PM chegou, três pessoas que estavam na porta da casa fugiram.
Um menor foi capturado, ouvido e liberado na presença dos pais. Ele disse que fugiu quando viu a polícia porque carregava uma porção de maconha.
Segundo a delegada de Caraguatatuba, Arlete Neves, a investigação da Policia Civil vai primeiro identificar a quem pertence o explosivo, já que esse tipo de material é controlado pelo Exército.
“É obvio que a gente vai localizar com muita brevidade a origem do material. Depois é preciso identificar as pessoas que estavam naquela residência e o proprietário da casa”, afirma Arlete Neves.
A Polícia Militar acredita que os explosivos seriam usados em atentados a órgãos públicos de Caraguatatuba e São Sebastião. A Policia Civil vai investigar essa suspeita da PM.
Ainda de acordo com a polícia, 75 quilos de dinamite foram furtados de uma pedreira de São Sebastião em 2005. (Fonte: VNews)

Caraguá realiza 3ª Conferência das Cidades na sexta-feira, 31
Durante a conferência serão eleitos seis delegados, que representarão o município na Conferência Estadual, que acontecerá no dia 22 de setembro, em São Paulo.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, Habitação e Trânsito realizará na sexta-feira, dia 31, na Câmara Municipal, a partir das 18h, a 3ª Conferência Municipal das Cidades. Durante a conferência serão eleitos seis delegados, que representarão o município na 3ª Conferência Estadual, em São Paulo.
Os temas desenvolvidos nesta conferência serão: "Desenvolvimento urbano com participação popular e justiça social" e " Avançando na gestão democrática das cidades". O objetivo é articular e integrar as diferentes políticas urbanas, de maneira transversal.
Poderão participar da Conferência Municipal das Cidades todos os segmentos da sociedade civil, secretarias municipais, Poderes Legislativo e Judiciário, Organização Não-Governamental, Sociedade Amigos de Bairros, entre outros interessados.
A conferência irá coletar dados da população, dentro dos temas propostos, para a melhoria do município. Em um prazo de cinco dias úteis a comissão organizadora da conferência deverá enviar um relatório do evento para o Ministério das Cidades, em Brasília. Na seqüência, essas propostas serão enviadas para a 3ª Conferência Estadual das Cidades, que acontecerá dia 22 de setembro, no Memorial da América Latina em São Paulo.
Segundo o secretário de urbanismo, habitação e trânsito Leandro Borella Barbosa, os representantes do município poderão ir até Brasília, na Conferência Nacional. "Todos os delegados representantes de Caraguá poderão se candidatar na Conferência Estadual. Se forem eleitos, eles representarão a cidade na Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília, no mês de novembro, ainda sem data definida", disse. Ele acrescentou ainda que qualquer pessoa participante da conferência poderá se candidatar para delegado e representar o município em São Paulo.
A Câmara Municipal fica na rua Frei Pacífico Wagner, 830 - Centro. Informações sobre a conferência podem ser obtidas pelo telefone (12) 3882-5550. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrições para processo seletivo de estagiários
Estão disponíveis 140 vagas em diversas áreas. Os candidatos ao estágio na Prefeitura de Caraguá podem fazer inscrição no setor de Recursos Humanos da Secretaria de Administração até o dia 31 de agosto, sexta-feira.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba abriu inscrições para o Processo Seletivo de estagiários, destinado a contratação de estudantes do ensino superior para diversas áreas profissionais em 2008. Esta é a segunda vez que a Administração realiza o exame. Desde o início do ano o município conta com o trabalho de estagiários aprovados no primeiro processo seletivo, realizado no segundo semestre 2006.
As inscrições vão até o dia 31 de agosto, na sede da Secretaria da Administração e para inscrever-se, o candidato deve levar ao setor de Recursos Humanos, o documento original e cópia de Registro Geral, CPF e comprovante de residência. A SECAD fica na rua Siqueira Campos, nº. 44, no Centro. O horário de atendimento aos interessados é das 9h às 16h30, até a próxima sexta-feira, dia 31 de agosto, quando encerram-se as inscrições.
De acordo com o secretário da administração, Pedro Ivo de Sousa Tau, estão disponíveis para 2008 uma média de 140 vagas, que serão preenchidas conforme a necessidade. A oportunidade é válida para estudantes de diversas áreas, entre elas Turismo, Administração de Empresas, Psicologia, Serviço Social, Direito, Ciências Contábeis, Farmácia, Arquitetura, História, Fisioterapia, Gestão Pública, Gestão Empresarial, Sistemas de Informação, Publicidade e Propaganda, Letras, Pedagogia e Produção Multimídia. O valor da Bolsa-auxílio é de 1 salário mínimo, ou seja, R$ 380,00 (trezentos e oitenta reais).
O edital de abertura do processo seletivo para contratação de estagiários, de acordo com o processo nº 01/2007, foi publicado no Informativo Oficial que veiculou na edição nº 727 do jornal semanal Expressão Caiçara, de 22 a 28 de agosto.
Para o secretário Pedro Ivo, a prefeitura ganha muito com a contratação de estagiários. "É importante destacar que hoje o estagiário é uma peça fundamental na Administração Municipal. Além de ele estar em todas as secretarias, o fato de estar ainda cursando a faculdade faz com que ele esteja motivado a trazer a teoria para dentro do trabalho, implantando idéias inovadoras em vários setores públicos municipais", finalizou. (Fonte: PMC)

Caraguá vacina mais de 14 mil animais contra a Raiva
De 3 a 6 de setembro o CCZ e postos volantes estarão de plantão aplicando a vacina em animais que não receberam dose durante a campanha

Caraguatatuba - O CCZ - Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Caraguatatuba já vacinou 14.735 animais, sendo 13.222 cães e 1.513 gatos. A Campanha de vacinação anti-rábica, que teve início no dia 6 de agosto está na última semana.
Segundo o CCZ, todos os cães e gatos do município deverão ser vacinados contra a raiva e quem não conseguiu vacinar seu animal, nos dias em que as equipes estiveram nos seu bairro, deve entrar em contato com o setor para solicitar a vacinação volante.
Após o fim da campanha, o Centro de Controle de Zoonoses ainda vacinará cães e gatos até o dia 6 de setembro em diversos pontos volantes em todo o município. De 3 a 9 de setembro, o CCZ e postos volantes estarão de plantão para a aplicar a vacina contra a raiva em cães e gatos que não receberam a dose.
No dia 29, quarta-feira, no bairro Perequê-Mirim, a vacinação acontecerá no Supermercado São Pedro e Praça do bairro das 8h às 11h e das 13h às 17h.
No dia 30, quinta-feira, na região do Vapapesca/Perequê-Mirim, os agentes estarão na Rua Izidro Paulino Ferreira (em frente a Fábrica de Blocos) das 8h às 11h e volante. No Perequê-Mirim, o ponto de vacinação será próximo à Unidade Básica de Saúde e volante das 13h às 17h e na Divisa dos municípios de Caraguá e São Sebastião, os agentes ficarão na Avenida Odisseu (rua da Divisa) das 8h às 11h e das 13h às 17h.
O bairro Pegorelli e Porto Novo receberão as equipes de vacinação na sexta-feira, dia 31. No Pegorelli, os agentes estarão das 8h às 11h no Bar do Gonzaga/Casas Populares; das 13h às 17h a equipe estará no posto volante na Escola EMPG Pegorelli/Oficina Cultural - Mercearia do Júnior. No Porto Novo haverá plantão na Subprefeitura das 8h às 11h e das 13 às 17h.
Na segunda-feira, dia 3 de setembro, acontecerá o último dia de vacinação. Os agentes atenderão os bairros Poço da Anta e Pirassununga. Os locais terão postos volantes que atenderão das 8h às 11h e das 13h às 17h nos dois bairros.
O Centro de Controle de Zoonoses fica na Avenida Dílson Funaro, 115, Jardim Britânia. Mais informações ligue 3887-6888 ou 3887-6085. (Fonte: PMC)

Equipe de ciclismo de Caraguá sagra-se campeã em São José dos Campos

Caraguatatuba - Os atletas da ACC - Associação de Ciclistas de Caraguá conquistaram nove medalhas, na 5ª etapa do Campeonato Valeparaibano de Ciclismo. Com esse resultado, a equipe sagrou-se campeã da competição.
A etapa teve um trajeto de 2.500 metros e aconteceu no dia 26, domingo. A disputa contou com a participação de mais de 200 atletas de todo o Vale do Paraíba. O forte vento, que fez no dia da prova, fez com que os atletas perdessem a resistência.
Na categoria Open, Jefferson Bonifácio se destacou em uma disputa que contou com atletas das grandes equipes do Vale, entre elas a de São José dos Campos, campeã dos Regionais e que tem como destaque Alex Diniz, campeão da Volta do Estado de São Paulo de 2006, além das equipes de Pindamonhangaba e Mogi das Cruzes. Bonifácio abriu vantagem do pelotão logo no início da prova e depois teve a companhia de um atleta de Pinda. Em um forte ritmo, os 2 atletas abriram boa vantagem e mantiveram até o final, mas o caraguatatubense ficou com o segundo lugar. Na mesma categoria, Tadeu Alves ficou em 10° e Ivair Alves em 12° lugar.
Na categoria Feminino Elite, Rebeca Leitão foi a 4ª colocada. Na sua corrida de estréia na equipe, Edneia Batista ficou em 7° lugar e a atleta Cleonice Faustino em 8°. Na Infantil, Rafael Alves foi o campeão e mostrou seu potencial esportivo. Na categoria Infanto-Juvenil, Thiago Alves foi o 3° colocado; na Júnior, Heron Domiciano ficou em 3° e Degmar Moreira em 5° lugar; na Estreantes, Edson Vieira foi o campeão seguido pelo colega de equipe Gilson Francisco, em 2º. Na categoria Máster B, Francisco Alves ficou em 5º lugar; na Sênior A, Sérgio Minato foi o 8° e na Sênior B, Maurício Morilha ficou em 7° lugar.
A equipe de Caraguá conta com o apoio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguá, J.Bike, Geomater, Café Eletrônico, Forma Atlética Academia e Rádio Caraguá FM. (Fonte: PMC)

Show nos Bairros será realizado no Tinga neste sábado 1º de setembro
Esta será a segunda edição do evento, que tem como objetivo levar entretenimento e atrações variadas aos bairros de Caraguá. O primeiro Show nos bairros foi sediado pelo Casa Branca e atraiu 3 mil pessoas

Caraguatatuba - Acontece neste sábado, 1º de setembro, a segunda edição do Show nos Bairros, beneficiando desta vez a comunidade do bairro Tinga, com várias atrações, na praça em frente à EMEF Lúcio Jacinto dos Santos, às 18h.
A primeira edição do evento aconteceu na região do Casa Branca e atraiu um público total de 3 mil pessoas. No Tinga, neste final de semana, haverá show de calouros, apresentação musical da dupla sertaneja João Marcos e Juliano, participação da Fanfarra da EMEF Lúcio Jacinto dos Santos, além de uma apresentação de dança com alunos da escola do Tinga.
A Show nos Bairros é um sonho antigo do prefeito José Pereira de Aguilar e tem como objetivo levar entretenimento, atrações artísticas e muita diversão às comunidades mais distantes, descentralizando os eventos, de modo que todos os bairros da cidade sejam beneficiados com eventos variados. Após o Show nos Bairros deste fim-de-semana acontecerá a 3ª edição, no Perequê-Mirim, dia 6 de outubro. Nesta segunda edição, no sábado, 1º de setembro, no Tinga a entrada será franca. Leve toda sua família e participe! (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela lança oficialmente a temporada de cruzeiros marítimos 2007/2008

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela lançau oficialmente ontem a temporada 2007/2008 de cruzeiros marítimos. 63 escalas já estão confirmadas e deverão levar ao arquipélago cerca de 190 mil passageiros.
De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Fomento, os turistas, que gastam em média R$ 145 por dia na cidade, devem movimentar cerca de R$ 29 milhões durante o período, que se inicia em 1º de dezembro deste ano e prossegue até o dia 30 de março de 2008.
Nesta temporada, a italiana Costa Cruzeiros vai operar em Ilhabela com os navios “Costa Mágica” (pela primeira vez no Brasil), “Costa Victoria” e “Costa Clássica”. A companhia de navegação Royal Caribbean, representada no Brasil pela Sun & Sea, vai operar novamente com o luxuoso “Splendour of the Seas”, após quase oito anos fora de operação no Brasil. Ilhabela, que o recebeu na temporada 2000/2001, terá quatro escalas nesta temporada com 2.470 passageiros em cada parada.
A britânica Island Cruises, também atendida pela Sun & Sea, manterá os badalados “Island Escape” e “Island Star”. A empresa representará também nesta temporada o “Splendour of the Seas”, “Celebrity Journey” e “Celebrity Infinity”. O “Journey” fará uma escala em Ilhabela trazendo turistas americanos e europeus.
A operadora turística CVC trará quatro navios: o “Zenith” e outros três que vieram para cruzeiros na atual temporada, o “Grand Voyager”, “Grand Mistral” e “Sky Wonder”. A italiana MSC Cruzeiros vai trazer o “MSC Opera”, que virá pela primeira vez ao Brasil e o “MSC Armonia”, já consagrado em Ilhabela.
O lançamento da temporada 2007/2008 de navios de cruzeiros será no Espaço de Eventos Píer 151, localizado na Avenida Força Expedicionária Brasileira, 151, Saco do Indaiá, região central de Ilhabela, a partir das 18h.
Modelo -
Ilhabela é a única cidade do Vale do Paraíba e do Litoral Norte inserida pelo Ministério do Turismo nos 65 destinos turísticos brasileiros contemplados nas metas do Plano Nacional do Turismo 2007-2010, lançado em junho deste ano em Brasília pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra do Turismo, Marta Suplicy.
Por este motivo, de acordo com o secretário nacional de Políticas de Turismo, Airton Pereira, a cidade servirá de modelo de destinos indutores do desenvolvimento turístico regional.
De acordo com o ministério, o Programa de Regionalização do Turismo mapeou 200 regiões turísticas no país por meio de um trabalho articulado com os órgãos e fóruns estaduais de Turismo e selecionou os roteiros e regiões que apresentam condições de serem trabalhadas para adquirirem um padrão de qualidade internacional de mercado.
O objetivo é alcançar a marca histórica de 217 milhões de viagens internas por ano, em 2010. Em 2005, esse número foi de quase 140 milhões de viagens. (Fonte: VNews)

Cidade é a única da região a ser inserida nos 65 destinos brasileiros pelo Plano de Turismo

Ilhabela - O município de Ilhabela foi inserido pelo Ministério do Turismo nos 65 destinos turísticos brasileiros contemplados nas metas do Plano Nacional do Turismo 2007-2010, lançado em junho deste ano em Brasília pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra do Turismo, Marta Suplicy. A cidade foi a única na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte escolhida pelo Ministério do Turismo entre os 65 destinos selecionados.
O plano prevê as principais estratégias do governo para o setor nos próximos quatro anos. Por este motivo a cidade servirá de modelo de destinos indutores do desenvolvimento turístico regional. A informação foi divulgada pelo secretário nacional de Políticas de Turismo, Airton Pereira.
O Plano Nacional do Turismo tem como meta número três estruturar 65 destinos turísticos com padrão de qualidade internacional. De acordo com o ministério, o Programa de Regionalização do Turismo mapeou 200 regiões turísticas no país por meio de um trabalho articulado com os órgãos e fóruns estaduais de Turismo e selecionou os roteiros e regiões que apresentam condições de serem trabalhados para adquirirem um padrão de qualidade internacional de mercado, como é o caso de Ilhabela.
O objetivo é alcançar a marca histórica de 217 milhões de viagens internas/ano, em 2010. Em 2005, esse número foi de 139,59 milhões de viagens.
Na próxima sexta-feira, 31, o prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB) e o secretário municipal de Turismo e Fomento, Ricardo Fazzini, estarão reunidos no Rio de Janeiro com a ministra do Turismo, Marta Suplicy, ocasião em que serão apresentados os critérios de escolha e a metodologia de trabalho que será aplicada nos destinos. O encontro será no auditório da Fundação Getúlio Vargas.
“Com a inclusão de Ilhabela nos mais importantes destinos do país, haverá até 2010 um grande aumento do turismo em nossa cidade. Serão milhões de dólares investidos em promoção internacional que aumentará muito a visitação de estrangeiros. Agora temos que capacitar nossa mão-de-obra com os recursos do Ministério do Turismo para que possamos atender a demanda futura”, considera o secretário Ricardo Fazzini.
O Ministério do Turismo priorizou destinos nos 87 roteiros selecionados em 116 regiões turísticas brasileiras e considerou as avaliações e valorações do Plano de Marketing Turístico Internacional (Plano Aquarela, no Nordeste), do Plano de Marketing Turístico Nacional (Plano Cores do Brasil), além de outros estudos e investigações sobre investimentos do governo federal e sobre as potencialidades desses destinos.
Com base nesse estudo, destacaram-se seis destinos turísticos que induzirão o desenvolvimento nos respectivos roteiros e regiões turísticas em todas as unidades federadas. Esses destinos devem ser trabalhados, até 2010, para servirem de modelos indutores para o desenvolvimento turístico-regional.
O Ministério do Turismo pretende estruturar um desses destinos até o final de 2008 alcançar o padrão modelar de qualidade por meio da atuação do próprio ministério e suas instituições parceiras, nos âmbitos nacional, estadual, regional e municipal. (Fonte: PMI)

FUNDACI abre a 1ª FLI - Feira do Livro de Ilhabela

Ilhabela - A FUNDACI – Fundação Arte e Cultura de Ilhabela, lançou a 1ª FLI - Feira do Livrode Ilhabela, e espera a adesão de toda a comunidade, visitantes da ilha, associações, ong’s, etc...
A feira foi instalada durante o período de 24 de agosto a 09 de setembro, nas dependências do espaço que abriga o Festival de Gastronomia e Nissan X-Terra, na Vila. Neste período, a FUNDACI estará reunindo conceituadas editoras, com um acervo de mais de 5000 obras de autores famosos, direcionadas à culinária, esporte, literatura infantil, auto-ajuda e muito mais.
Várias apresentações culturais estarão acontecendo juntamente com a FLI: Dia 31/08, abertura do XXX Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário; dia 1º/09, I Festival Ilhabela Em Canto, encontro de 10 grupos de corais na Igreja Matriz com 260 coralistas; dia 02/09, apresentação da peça teatral “O Rombo” com o Grupo de Teatro da FUNDACI “Maembipe”; dia 05/09, Sarau Literário no Esporte Clube Ilhabela com premiação do IV Concurso de Poesia de Ilhabela; dia 06/09, Espetáculo sobre as Lendas de Ilhabela com o Grupo “Dança de Rua é Arte” da FUNDACI; dias 07 e 08/09, Ilhabela Uma História de Humor, espetáculo de Vallério Wiz; e Projetos musicais com a apresentação da Orquestra Popular de Ilhabela, Mix FUNDACI e Coral Infantil “Pichochó”.
O objetivo do evento promovido pela FUNDACI é dar maior acessibilidade ao livro pela população, divulgando a importância da leitura, e dar ao livro e a leitura lugar de destaque na vida cotidiana da comunidade ilhabelense, a partir de atividades que coloquem em pauta o hábito de ler, tais quais: horas do conto, visita a biblioteca, inauguração de novos acervos, saraus, exposições de livros, encontro com escritores e leituras encenadas.
Este evento conta com o apoio e parceria do Captains Arte e Cultura, que no último dia 25 de julho realizou sua inauguração com eventos culturais e artísticos, trazendo a jornalista peregrina e autora Arcelina Helena Dias que falou de suas experiências nos cinco continentes os quais visitou em sua carreira.
A FUNDACI pretende dar a este projeto um lugar de destaque, realizando no próximo ano a 2ª FLI, durante a V Semana do Folclore da Biblioteca Pública Municipal, seguindo a programação já existente, somando-se a vinda de autores cujos livros estão sendo trabalhados pelos professores na rede municipal de ensino, com Concurso de Poesia, Sarau Literário e muito mais. (Fonte: PMI)

3ª Conferência Municipal da Cidade

Ilhabela - O município de Ilhabela estará realizando a 3a. Conferência Municipal das Cidades, nesta sexta-feira, 31, no espaço do Centro Comunitário da Barra Velha, das 8 às 12 horas.
O lema desta Conferência é “Desenvolvimento Urbano com Participação Popular e Justiça Social”, e com a temática “Avançando na Gestão Democrática das Cidades”.
A coordenadora municipal da 3a. Conferência da Cidade e secretária do Meio Ambiente, Maria Inez Fazzini Biondi esclarece que esta Conferência é de fundamental importância para o município, “é um espaço para que a população opine sobre os rumos da cidade, gerando a continuidade do exercício da cidadania, e uma cidade melhor para todos”. Participe! (Fonte: PMI)

Secretaria de Saúde de Ilhabela realiza Audiência Pública

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na tarde desta sexta-feira, 24, nas dependências da Câmara Municipal, a Audiência Pública referente aos trabalhos efetuados pela Rede Básica de Saúde no 1o. trimestre de 2007.
Segundo o diretor de Saúde, Marcio Tenório, a Secretaria de Saúde, gestora local do SUS deve, a cada 3 meses, prestar Audiência Pública sobre os trabalhos realizados, “esta é a maneira de mostramos transparência quanto aos atos da administração e, com isto compartilharmos informações.
Para o secretário municipal da Saúde, dr. Arquimedes Hyppolito, a Audiência foi realizada em cumprimento a Lei 8.689/93, artigo 12 “manter a população geral informada sobre os trabalhos, receitas e despesas da Saúde no município”. O secretário esclareceu ainda que as ações da rede pública de Saúde já haviam sido analisadas e aprovadas pelo órgão representativo, o Conselho Municipal de Saúde.
Presentes na ocasião os vereadores: Joadir Capucho, presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, José Jorge Pereira, Carlos Alberto de Oliveira Pinto e Marcio Garcia; a coordenadora do PSF, Marly Fornaziero; o coordenador do Programa de Saúde Bucal, Henrique C. Torres; funcionários da Secretaria de Saúde e pessoas da comunidade. (Fonte: PMI)

I Ilhabela Ação Cidadania
Aconteceu neste domingo, 26, e reuniu cerca de cinco mil pessoas

Ilhabela - Com a realização da Prefeitura Municipal, a coordenação da Secretaria de Administração, e participação de todas as Secretarias Municipais, contando com o patrocínio do Banco Sudameris, da empresa Ilhabela Shopping da Construção e da Auto Viação e Turismo Ilhabela, e apoio do comércio local aconteceu neste domingo, 26, nas dependências da Escola Municipal Prefeito Eurípedes da Silva Ferreira, Bairro da Barra Velha, o 1a. Ilhabela Ação Cidadania, que reuniu cerca de 5 mil pessoas vindas de variados bairros da cidade em busca dos serviços oferecidos gratuitamente.
O evento disponibilizou aos cidadãos os seguintes serviços: emissão de RG, CPF, Carteira de Trabalho e da Carteira do Trabalhador de Ilhabela – CITI; consulta de antecedentes criminais; tarifas sociais da Elektro e Sabesp; Cadastramento de estudantes junto ao CIEE – Centro de Integração Empresa Escola; Orientação de empréstimo popular através do Banco do Povo; Cadastramento de sócio da Biblioteca Municipal; consultas ao Procon e aos débitos de IPTU; orientação jurídica dos assuntos pertinentes a processos municipais; aferição de pressão arterial e controle de glicemia, exame de acuidade visual; corte de cabelo e casamento comunitário. Além destes serviços o evento proporcionou também inscrição para o Programa de Educação de Jovens e Adultos, matrículas escolares, emissão de declaração de Isento de Imposto de Renda; massagem relaxante; recreação infantil; orientação ambiental e apresentações culturais.
Os serviços mais procurados foram: orientação odontológica, optometria, corte de cabelo e emissão títulos de eleitor e 1a. via de R.G.
Como encerramento da Ação Cidadania foi realizado o casamento comunitário com a participação de 10 casais, que ganharam desde presentes para casa até noite de núpcias nos hotéis da cidade.
Para o secretário de Administração, Luiz Lobo, “o evento superou as expectativas pelo número de participantes durante todo o dia, chegando a cinco mil, entre crianças, adultos e idosos; pela quantidade de serviços prestados, que torno de 1.500 atendimentos; e também pela quantidade de voluntários, totalizando 250 participantes”. Lobo informou ainda que o próximo Ação Cidadania já tem data marcada, será no dia 25 de novembro, no bairro do Itaquanduba ou na região sul do município.
O prefeito municipal Manoel Marcos de Jesus Ferreira participou do evento e ficou impressionado com a quantidade de pessoas que foram em busca dos serviços oferecidos, “é em um evento deste porte que podemos avaliar as necessidades da população”, registrou o prefeito. (Fonte: PMI)

Secretaria de Esporte inicia programação esportiva em comemoração aos 202 anos de Ilhabela

Ilhabela - Quem passou pelo campo de aviação nesse final de semana se encantou com o grande número de adeptos aos esporte , incluse pela idade. Teve inicio nesse final de semana a Programação esportiva em comemoração aos 202 anos de Ilhabela , nesse final de semana tivemos o fim da primeira fase da copa de Beach Soccer Categoria Principal com a participação de 32 times. Já a Categoria Infantil iniciou sua participação na copa de Beach Soccer no dia 25, contendo 48 times somando um total de 576 crianças de 07 - 15 anos as finais irão acontecer no dia 01 a partir das 10:00h da manhã.
Foi realizado nesse final de semana também em conjunto com a copa de beach soccer a Copa de Vôlei de praia que Reuniu Cerca de 06 duplas de Ilhabela e São Sebastião, já no domingo dia 26 aconteceu a 1º Copa de Fut Vôlei Aniversario da Cidade, que teve a participação de atletas de todo litoral norte, a competição contou com aproximadamente 10 duplas.
Os organizadores da Programação esportiva, estimam que durante todo final de semana tiveram a participação de 250 atletas em suas modalidades desenvolvidas
Mas não para por ai a programação esportiva dos dias 27 a 31 teremos a 2º fase e finais da Copa de Beach Soccer NA categoria Principal Veterano e Feminino, já no dia 01 por volta das 10:00h da Manhã teremos as finais da copa de Beach soccer infantil, e as 18 do dia 01 a XXXI ProVa Pedestre Aniversario da Cidade.
No dia 02 de Setembro teremos a Tradicional Prova de Canoa Caiçara " Antonio Carlos dos Reis" que terá sua Largada no pereque e chegada na Vila, para essa prova os vencedores receberão Bicicletas como premiação.
Também no dia 01 e 02 estará acontecendo a Regata Aniversario da Cidade que será disputada nas classes HObbie Cat 16 , Optimist, 420, Holder, a regata aniversario da cidade.
Para todas copas e torneios as incrições são gratuitas e podem ser feitas no local da pelo telefone 12-38961765 / 12-38966737 ou ainda na secretaria da juventude Esporte e Lazer que fica localizada na rua Bartolomeu de Gusmão nº 140, saco da capela. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Juiz julga improcedente ação do MP local para extinção da Taxa de Bombeiros

São Sebastião - O juiz titular da 2ª Vara de Justiça de São Sebastião, Guilherme Kirschner, julgou improcedente a ação civil pública impetrada pelo Ministério Público local, através do promotor Luiz Fernando Guedes, para a extinção da cobrança da Taxa de Serviços dos Bombeiros, instituída pelo Executivo e aprovada na Câmara da cidade.
Em seu despacho, assinado em (21/8), o juiz cita que o “Ministério Público não tem legitimidade para propor ação civil pública com o objetivo de ver sustada a cobrança de tributos, como por exemplo, a taxa de iluminação pública, assumindo a defesa dos interesses do contribuinte”.
Ainda segundo ele, o MP só tem legitimidade para figurar no pólo ativo de ação civil pública quando na defesa de interesse difuso ou coletivo.
“O pedido de suspensão de pagamento de tributo e a respectiva repetição de indébito não se inserem na categoria de interesses difusos ou coletivos, porquanto, são divisíveis e individualizáveis. Interesse coletivo, na dicção da lei, não se confunde com interesse público ou da coletividade, pois aquele (interesse público) não entende como sendo uma simples realidade quantitativa, dependente do número de indivíduos que o partilham”, explica.
O juiz faz um alerta explicando que a competência para propor ações, neste caso ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade), é da Procuradoria Geral de Justiça do Estado.
Para o procurador judicial da Prefeitura de São Sebastião, Alessandro Mauro Thomaz de Souza, a criação da taxa respeitou as limitações constitucionais ao poder de tributar.
“Seu objetivo é suprir uma função que o Estado não faz. Tem gente morrendo nas nossas estradas e nas nossas praias por falta de socorro em tempo. Não queremos que façam politicagem em cima do tema e pensem no interesse público que a envolve”, explica. “O nosso convite a todos é fiscalizar e cobrar o bom emprego deste dinheiro depositado no Fundo Municipal do Corpo de Bombeiros”.
A taxa - Cerca de 30 mil carnês foram entregues para cobrança da Taxa de Serviços de Bombeiros, feita com base na Lei Complementar 79/2006, elaborada a partir de um pedido da Corporação que atende São Sebastião. No cálculo para a cobrança, a média será de R$ 0,15 para cada metro quadrado de área edificada e R$ 0,04 para terrenos.
A partir de 2008, a taxa será computada junto ao carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e poderá ser paga em 12 vezes.
O recurso arrecadado com a taxa vai direto para a manutenção do Corpo de Bombeiros na cidade, conforme determina a Lei 1832/2006 que criou o Fundo Municipal de Manutenção do Corpo de Bombeiros de São Sebastião. A verba será usada para uso exclusivo da Corporação. A Secretaria da Fazenda de São Sebastião deve divulgar nos próximos dias quando já se arrecadou com a taxa. (Fonte: PMSS)

São Sebastião inicia Mapa Cultural nesta quarta-feira

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), inicia nesta quarta-feira (29/8) a seletiva para o Mapa Cultural Paulista – fase municipal. A cidade teve 29 inscrições nas modalidades de Artes Visuais, Dança, Teatro e Literatura.
A seleção dos trabalhos na modalidade “Teatro” e “Dança” acontecerá nos dias 29 e 30 de agosto (quinta-feira), às 11h e 19h, respectivamente, na EM Henrique Botelho, localizada no bairro do Porto Grande. Já a sala de exposições da Sectur, que fica na Rua da Praia, receberá a seletiva para “Artes Visuais”, “Coral” e “Literatura”, nesta quarta-feira (29), a partir das 19h.
Segundo a Sectur, os resultados e selecionados para a próxima fase são divulgados no mesmo dia.
A fase regional acontecerá de forma descentralizada em vários municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Já a fase estadual será em São Paulo. A Prefeitura cobre todos os custos dos sebastianenses classificados para as outras etapas. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: PMSS)

73% dos veículos de São Sebastião são aprovados quanto à emissão de gases

São Sebastião - O teste realizado pela equipe do Programa Economizar, dentro das atividades do Conpet – Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados de Petróleo e Gás Natural, coordenado e executado pela Petrobras, com apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias de Meio Ambiente (Semam) e Cultura e Turismo (Sectur), realizado na semana passada aprovou 73% dos veículos de São Sebastião quanto à emissão de gases poluentes.
A análise ocorreu em parte da frota da administração municipal, nos ônibus da empresa de transporte coletivo da cidade, a Ecobus, e nas linhas intermunicipais, que são feitas pela Litorânea, além dos veículos de firmas prestadoras de serviços da Petrobras e região e carros particulares.
Segundo o técnico responsável, João Carlos Sanches Pereira, 114 veículos foram vistoriados, sendo que 42 não estavam dentro do índice de opacidade estabelecido pela Petrobras, que foi de 1,69, para verificar o escurecimento da fumaça e até quando é tolerável. “Os que não estavam dentro dos padrões foram orientados a realizar a manutenção corretiva do motor, buscar uma oficina mecânica para ter melhor consumo, desempenho e evitar a poluição do meio ambiente”, disse Pereira.
A aferição foi desenvolvida em quatro dias. O motorista Antônio Pádua Ferreira, 43 anos, foi um dos primeiros a apresentar um dos caminhões da Prefeitura. “Acho essa medida muito importante, estamos vendo aí o que está acontecendo com o clima e o que nós pudermos fazer para favorecer o planeta, temos que cooperar”, declarou na ocasião.
De acordo com o técnico, a partir de 7 a 10 amostragens da leitura com aceleração livre do veículo é possível chegar ao coeficiente médio de intensidade dos gases emitidos. Ele explica que nas três primeiras amostras o aparelho age descontaminando os gases e a partir da quarta leitura ele começa a buscar o coeficiente médio. Se a média final for igual ou menor do que a exigida, é sinal de que o veículo se encontra em conformidade com o programa.
O transporte de cargas e de passageiros é responsável por 51% do consumo de diesel no país. As ações do Conpet estão voltadas para promover o aumento da eficiência no uso do óleo diesel. O resultado é a redução de fumaça preta e de gases associados ao efeito estufa emitidos por ônibus, caminhões e outros veículos a diesel, além da economia do combustível. (Fonte: PMSS)

Prefeitura discute melhorias com moradores do Canto do Mar

São Sebastião - Moradores da avenida Nereidas, no Canto do Mar, Costa Norte de São Sebastião, se reúnem nesta quarta-feira (29/8), a partir das 19h, com o prefeito Dr. Juan Garcia. Na pauta de discussão, a situação das famílias que moram na área de um antigo mangue e que sofre com o avanço da maré. Também apresentação da planta da reforma do Centro de Apoio educacional (CAE) “Rubens Inácio do Nascimento”. A reunião será na sede da Escola de Samba X-9.
No primeiro semestre, o prefeito conseguiu junto à Secretaria de Estado da Habitação a liberação de 30 moradias para o bairro Canto do Mar. Na ocasião, também foi assinado um protocolo de intenções para que as 300 moradias que deverão ser construídas pelo Estado no município sejam destinadas ao atendimento de famílias que não puderem ser enquadradas nas ZEIS. (Fonte: PMSS)

Prefeitura tranqüiliza funcionários sobre processo de mudança no Hospital

São Sebastião - Mais de 170 funcionários do Hospital de Clínicas Irmandade Coração de Jesus de São Sebastião se reuniram nesta segunda-feira (27/8) com o prefeito Dr. Juan Garcia para sanar suas dúvidas com relação ao futuro deles na unidade hospitalar que passou para administração municipal na última sexta-feira (24/8).
Por mais de uma hora os trabalhadores tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas com relação a salários atrasados, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) não depositados, cestas básicas adquiridas em um único local, problemas com a compra de material de trabalho, cursos de qualificação e, principalmente, a permanência na instituição, entre outros.
O Hospital conta com 243 funcionários e 18 médicos regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), além de 47 médicos do corpo clínico. O Hospital realiza em média por mês 400 internações por meio de 25 especialidades, 160 cirurgias, 3.600 exames de imagem, 20 mil exames laboratoriais e 650 consultas ambulatoriais.
Conforme o prefeito Dr. Juan, não haverá nenhuma demissão até porque a Prefeitura está avaliando a situação geral do hospital. Nesse primeiro momento, todos permanecem vinculados à Irmandade, até porque devido aos problemas trabalhistas, eles não poderão ser absorvidos de imediato pela Organização Social (OS) que vai gerenciar o hospital. “Cada caso será analisado por uma comissão, posteriormente, e conforme a situação for resolvida, o funcionário será transferido para a OS. Mas isso ainda é uma coisa que vai demandar tempo, não podemos dizer que será feito em um ano, mas conforme os problemas forem solucionados”, adiantou Garcia.
Quanto aos salários atrasados e outras questões trabalhistas, o prefeito tranqüilizou os funcionários e disse que a partir de agora salários são pagos em dia, bem como depósitos de FGTS feitos na data correta. Quanto à dívida da Irmandade para com os servidores, Dr. Juan ressaltou que elas serão quitadas, mas cada caso será analisado. “Não podemos colocar o dinheiro da Prefeitura no hospital até para não impactar as contas públicas. Mas vamos trabalhar de forma a fazer a instituição ser solvente, ter crédito para investirmos e quitar essas dívidas trabalhistas.”
A qualificação profissional foi outro item abordado pelos participantes da reunião e o prefeito ressaltou que essa é uma proposta da sua administração como um todo, por isso, uma das metas da OS que vai gerenciar o hospital é abrir cursos de reciclagem para os funcionários. Uma funcionária também lembrou quando precisou fazer curso para passar de atendente a auxiliar de enfermagem e agora o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), exige que todos sejam técnicos. Dr. Juan lembrou que na ocasião era secretário da Saúde e foi sua pasta que trouxe para São Sebastião um núcleo para que os então atendentes se qualificassem.
Ele disse ainda que dentro do hospital os funcionários devem continuar se reportando aos respectivos chefes para que a questões pertinentes possam chegar ao interventor na pessoa do secretário de Saúde, Antônio Guilherme Duarte de Carvalho, que nos próximos dias deve baixar três portarias nomeando técnicos que vão fazer o recadastramento dos funcionários, a gestão de patrimônio e revisão dos contratos com fornecedores.
Participante da reunião, o secretário de Finanças, Amin Nossabein, disse que a comissão também vai abrir uma nova conta bancária, como o nome Intervenção Municipal – Prefeitura de São Sebastião – para iniciar os pagamentos e recebimentos. A conta da Irmandade não poderá mais ser usada por estar bloqueada.
Encerrando a reunião, o prefeito Dr. Juan Garcia disse que nos próximos dias também começa movimentação na unidade hospitalar que passará por processo de ampliação, principalmente na área de hotelaria. “Esse investimento é proveniente do recurso que recebemos com a venda da folha de pagamento para o banco Santander/Banespa, na ordem de R$ 10 milhões, que serão usados na área da saúde.”
O prefeito pediu ainda apoio e empenho dos profissionais do hospital para que a unidade consiga se reerguer e prestar serviço de qualidade para a população. (Fonte: PMSS)

DPRN ministra curso para fiscais de Meio Ambiente e de Obras de São Sebastião

São Sebastião - Na próxima segunda-feira (3/9), entre 9h e 13h, o Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais (DPRN) vai ministrar um curso de capacitação voltado para cerca de 30 fiscais da Prefeitura de São Sebastião, que atuam nas Secretarias de Meio Ambiente (Semam) e de Obras e Planejamento (Seop).
Durante o curso, os servidores municipais serão orientados quanto às licenças emitidas pelo DPRN e receberão esclarecimentos sobre práticas relacionadas à fiscalização de empreendimentos. O assunto será abordado pelo supervisor do DPRN em São Sebastião, Renato Herrera de Araújo, na sede da Associação Industrial e Comercial de São Sebastião (Aciss). (Fonte: PMSS)

Prefeitura inicia curso de “Monitor de Sítio Arqueológico” para professores

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Educação (Seduc) e Cultura e Turismo (Sectur), inicia no próximo sábado (1°/9), na EM Henrique Botelho, das 8h às 17h, o curso de “Monitor de Sítio Arqueológico” para 70 professores da rede municipal.
O objetivo é treinar os profissionais para que eles possam, com autonomia, levar os alunos das escolas ao Sítio Arqueológico, localizado no bairro de São Francisco, e contextualizar os assuntos que envolvem o local, como a escravidão.
O curso terá 32 horas a ser realizado em quatro encontros, sendo dois teóricos (1° e 15/9) sobre a história de São Sebastião, e dois práticos (6 e 20/10), com a vivência no Sítio Arqueológico, que tem alto potencial turístico e educativo. Em média, uma hora de caminhada leva o visitante ao local. No caminho, além do contato com a fauna e flora da mata atlântica, o cidadão pode se refrescar em pequenas nascentes.
O Sítio Arqueológico abrigava uma fazenda dos tempos do Brasil Colônia. A cada dia os pesquisadores encontram novidades da história da colonização brasileira nos séculos 18 e 19. O local, que tem mais de 200 anos, está situado dentro da área do Parque Estadual da Serra do Mar.
Segundo a Seduc, participam do curso professores de Educação Física da Educação Infantil e de 1ª a 4ª séries, além de 5ª a 8ª séries nas disciplinas de História, Ciências e Geografia. O curso será ministrado pelo arqueólogo Wagner Bornal e o auxiliar técnico da Sectur, Cleitom Galdino. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4717. (Fonte: PMSS)

EM Edileuza Brasil comemora Dia do Folclore

São Sebastião - A EM Professora Edileuza Brasil, do bairro de Maresias, Costa Sul de São Sebastião, realiza no próximo sábado (1/9), a partir das 17h, a tradicional festa em comemoração ao mês do folclore. O objetivo é resgatar, difundir e divulgar traços culturais da região, além de contribuir para a construção de um perfil cultural.
A festa contará com a presença de grupos de Folia de Reis, apresentação de dança do Maculelê, samba de roda, roda de capoeira da comunidade, além da apresentação do tradicional grupo de folclore “Maré Boi”, do bairro de Maresias.
De acordo com o diretor da escola, Franklin Roberto Vieira de Niz, as pessoas presentes ainda poderão visitar salas de exposição com trabalhos confeccionados por alunos da educação infantil até a 8a série, além de brinquedos e brincadeiras típicas, degustação de pratos típicos e apresentação de ervas medicinais característicos das regiões de origem das famílias dos estudantes, suas receitas, modos de uso e indicação, além de visitar um acervo bibliográfico com trabalhos escritos, resgate de letras e cantigas, literatura de cordel, entre outros. “A festa será aberta ao público, para que pais e toda a comunidade local reconheçam qualidades da própria cultura, valorizando-as criticamente e enriquecendo a vivência de cidadania”. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


Erro no processo pode evitar demolição de casa de idosos no Pé da Serra

Ubatuba - Uma ordem judicial expedida pela juíza Mônica Di Stassi determinou a demolição de uma casa residida por dois idosos no pé da Serra do Mar, próximo ao bairro do Horto, em Ubatuba. Os autos da Ação Civil Pública foram expedidos contra Maria Medina da Silva, mulher de 66 anos, casada com Sebastião Pereira da Silva e residente há mais de 30 anos no local.
O imóvel onde o casal vive está acima da chamada “cota 100” da serra e, pela legislação ambiental abriga área irregular. A casa tem instalações precárias e construções inacabadas.
Apesar de já terem mais de 65 anos, os idosos, não recebem aposentadoria e sobrevivem do cultivo e venda de algumas frutas e de uma pequena criação de frangos. Entretanto, o Jornal Imprensa Livre, junto ao vereador Jairo dos Santos do PT, teve acesso ao Processo 979/01 e percebeu um erro na documentação que serviu de base para a decisão da Justiça. Apesar de a ação ser contra Maria Medina, o relatório do Instituo Florestal, inserido no processo, aponta fotos e argumentos sobre outra residência mais acima da casa dos idosos.
O documento cita que a casa está abandonada e não apresenta sinais de moradia. Entretanto a casa de dona Maria e seu Sebastião é habitada por eles há mais de duas décadas. “Essa mangueira aqui eu mesmo plantei, olha a grossura, é árvore com mais de 20 anos” relata Sebastião, mostrando à reportagem do Jornal Imprensa Livre as árvores que, representam também, parte do sustento do casal, que segundo ele é incerto.
“Tem vez que a gente passa até necessidade, outro dia a cobra me picou e passei um sufoco (mostra uma grande cicatriz na perna), se tivesse outro local melhor pra ir, nós iríamos. Mas já acostumamos com o lugar e é tudo que temos, nem sei pra onde ir”, lamentou o agricultor. O vereador Jairo dos Santos, desde a semana passada, ao saber da ordem de demolição, tomou frente ao caso e buscou uma solução.
“Nós queríamos que a prefeitura ou a promotoria interferisse no caso, agora ainda mais, com essas irregularidades no processo” alerta o petista, acrescentando que, na manhã desta terça feira, irá entregar um relatório pedindo a suspensão da demolição tendo em vista a confusão e a troca das casas no laudo do Instituto Florestal.
O secretário Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado, acredita que, se for mesmo comprovado o erro, a prefeitura poderá pedir, ao menos, um adiamento da ação.
”Nós queremos mesmo que a demolição não aconteça, já até interferimos para buscar soluções para os moradores da região, porém é uma ordem judicial e temos de acatá-la. O descumprimento pode causar problemas graves por desobediência”, explica Claudinei Salgado, relatando que o congelamento da área foi feito para brecar futuras ocupações ilegais e buscar uma solução para as moradias já irregulares.
O vereador Jairo dos Santos pediu bom senso e atitude das autoridades competentes já que, na verdade, a ocupação é muito antiga, anterior até a formulação e oficialidade, de qualquer legislação ambiental.
Para haver qualquer processo de despejo ou demolição, principalmente em se tratando de pessoas com idade avançada e de baixíssima renda, é necessário uma intervenção prévia de auxílio a estes cidadãos, que já habitam Ubatuba há muito mais tempo que a maior parte das autoridades, que determinaram e irão realizar a demolição do imóvel. O vereador ainda lembrou que o casal tem também a proteção do Estatuto do Idoso. (Fonte: Imprensa Livre)

Programa Maré Legal será exibido no Cine Porto Itaguá
Por: Cristiane Zarpelão

Ubatuba - Na próxima quinta-feira, dia 30, às 13h00 será exibido gratuitamente no Cine Porto Itaguá, as duas edições do Programa de TV Maré Legal.
Segundo Emílio Campi, idealizador do projeto, o Maré Legal é um projeto que engloba 24 programas e tem como objetivo fomentar o turismo qualitativo na baixa temporada.
Campi que trabalha com multimídia e internet desde 1995, resolveu ampliar seu trabalho e dirigir um programa de televisão "bem diferente" sobre Ubatuba.

Veja a entrevista:

1- Sr. Emílio, o senhor sempre trabalhou com internet e multimídia. Por que um programa de televisão agora?
R- Eu sempre tive vontade de produzir vídeo, mesmo quando trabalhava somente com fotografia, nos anos 90. Nos últimos anos, com a chegada do video digital, ficou bem mais fácil e prático trabalhar com essa tecnologia. Conciliando com a experiência da fotografia, que eu já tinha, foi mais fácil ingressar nesse maravilhoso mundo, pois o vídeo deriva da fotografia e integra tanto a televisão como o cinema.

2- Qual o objetivo do programa Maré Legal?
R- O programa Maré Legal foi idealizado visando a divulgação de pontos positivos que Ubatuba possui. Eu já estava cansado de ouvir reclamações sobre a situação do turismo na cidade. Resolvi colocar em prática o que aprendi ao longo dos anos, tanto com a fotografia, como com a multimídia, a internet e o vídeo, para produzir um material a baixo custo, porem com qualidade aceitável. Um programa onde pudesse apresentar pontos ainda desconhecidos de Ubatuba, que podem despertar o interesse das pessoas, com isso estimular o turismo na cidade. As notícias sobre a dengue em Ubatuba espantaram os visitantes. Acredito que um programa, mostrando pontos positivos sobre a cidade, exibidos com uma constância sistemática pode amenizar essa imagem negativa, mostrando as atrações ainda desconhecidas do público.

3- O Maré Legal já está na segunda edição. Como está sendo o retorno dos telespectadores?
R- O retorno está sendo muito positivo. Muitas pessoas, inclusive moradores de Ubatuba, nos revelaram que desconheciam grande parte das informações apresentadas. Acredito que nas demais cidades onde o programa é exibido (São José dos Campos, Jacareí e Caraguatatuba) o retorno será ainda maior devido a audiência dos canais onde o programa é veiculado. Já teve patrocinador que recebeu consulta de telespectador que assistiu ao programa. Ainda é muito cedo para mensurar, mas com a constância na exibição, espero que Ubatuba como um todo venha se beneficiar com essa divulgação.

4- Como são escolhidos os temas a serem abordados em cada programa?
R- Discutimos entre a equipe e os patrocinadores temas que possam atrair visitantes para Ubatuba. Já temos uma lista de assuntos interessantes os quais iremos produzir os programas ao longo do tempo. São assuntos que ainda não foram abordados, pois nossa proposta é mostrar Ubatuba de uma forma diferente, dinâmica e positiva, aliando informações, imagens, entretenimento, merchandising, infra-estrutura e tudo mais que o visitante poderá encontrar em nossa cidade.

5- Qual a maior dificuldade encontrada para realizar um bom programa de TV?
R- A maior dificuldade é convencer o patrocinador da eficiência do programa e o retorno que ele irá proporcionar. Já houve casos de "produtores de TV" que apresentaram proposta, captaram recursos, e depois... nem programa, nem dinheiro, nem nada. Essas atitudes denigrem aqueles que oferecem uma proposta séria. Agradeço a todos os nossos patrocinadores que acreditaram no projeto e viabilizaram essa obra. Sem eles, nada poderia ser feito.

6- O Boulder foi a grande novidade do primeiro programa. O que mais de tão interessante tem por vir?
R- Nossa proposta será sempre apresentar Ubatuba de uma forma diferente. Existem tantos assuntos que podem ser transformados em programas, que ficaria difícil enumerá-los. Mas garanto que muita gente irá se surpreender com o que Ubatuba pode oferecer de atrativo. Já ouvi alguém dizer que estamos sentados em cima de um baú do tesouro. Nos cabe abrir esse baú e revelar as preciosidades que Ubatuba possui, ainda desconhecidas do grande público, e até mesmo dos moradores locais. Observação de aves, história, pesca oceânica, gastronomia e folclore são alguns temas que já estão se materializando em formato de roteiros a serem produzidos nos próximos meses.

O Maré Legal, em Ubatuba é transmitido através da Kaybee- TV Ubatuba no canal 71. O programa passa todos os dias às 9h00, 15h00 e 21h00. Em Caraguatatuba através da NET- TV Litoral pelo canal 4, também passa todos os dias às 09h00, 15h00 e às 21h00. Já em São José dos Campos e Jacareí é transmitido através do canal 10 da TV a cabo VIVAX, às terças, quintas e sextas-feiras, às 13h30.
O programa conta com o apoio da Pizzaria Bucaneiros, Refugio do Corsário, Eco Resort Itamambuca, Pousada Maranduba, Ubatuba Palace Hotel, Ominimare, Restaurante Raízes, Mikonos Turismo e Sorveteria Mar Virado.
"Espero por você nesta quinta-feira no Cine Porto", convida Emilio Campi.

Ubatuba é destaque na Adventure Sports Fair
Ubatuba se destaca por seu turismo de aventura e ecoturismo na maior feira do gênero na América Latina; parceria foi fundamental para que Ubatuba pudesse participar do evento e mostrar seu potencial turístico

Ubatuba - Ubatuba esteve presente na Adventure Sports Fair de 2007, evento que ocorreu no pavilhão de exposições do Ibirapuera, em São Paulo, de 22 a 26 de agosto. Tida como a maior feira do gênero na América Latina, a Adventure atrai, todos os anos, milhares de entusiastas de todo o Brasil.
Com o apoio recebido por parte da Associação Comercial, Ubatuba montou seu próprio estande, que contou ainda com participação da Pousada das Cachoeiras e da operadora Omnimare. O local foi muito visitado, sendo que o aspecto mais interessante ficou por conta do material que foi desenvolvido exclusivamente para o evento, um folder que trata sobre o turismo de aventura e o ecoturismo em nossa cidade. "Muitas pessoas que já freqüentam Ubatuba ficaram surpresas com a quantidade de atividades que são passíveis de serem realizadas por aqui. O folder contém um guia onde são apresentados os pictogramas representativos das atividades e os locais onde os mesmos podem ser encontrados", explica o secretário de Turismo Luiz Felipe de Azevedo.
Parques Estaduais - Outra novidade foi a participação das unidades de conservação de Ubatuba (PESM e PEIA), na feira. A Ilha Anchieta enviou banners e um monitor para atuar na feira. No estande do Projeto TAMAR, além da exposição tradicional, o espaço foi ampliado e contou com novos banners e as reproduções das tartarugas em tamanho natural.
Para o secretário de turismo, Ubatuba esteve muito bem representada, e o evento irá se traduzir em negócios para a cidade: “As empresas que participaram do evento ficaram muito satisfeitas com o resultado obtido. Estávamos com uma equipe de dez pessoas no estande, portanto pudemos dar toda a atenção necessária aos que nos visitaram. E é desta união de esforços que Ubatuba necessita, para mostrar as suas potencialidades e o que já somos. É muito fácil criticar sem nada fazer, o difícil é superar as dificuldades e trazer resultados concretos”, conclui Luiz Felipe.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, acredita que as ações de promoção turística são fundamentais para a divulgação de nossa cidade: “A Adventure é uma das melhores oportunidades para se divulgar Ubatuba, que é conhecida como a capital de um dos esportes de ação mais praticados no mundo, o surfe. Além disso, temos 80% de nossa área em parques estaduais, que são locais ideais para a prática de ecoturismo e de esportes de aventura “, afirma Eduardo Cesar.
A Adventure - A Adventure Sports Fair envolve os esportes de aventura e o ecoturismo, mas neste ano a feira contou também com um espaço voltado somente para o surf. Além deste setor, também foram destaque as áreas de interatividade, como a pista de gelo, as pistas de testes de carros e motos, os simuladores de vôo, o túnel da ONG “Greenpeace” (sobre o tema aquecimento global) e o espaço de sensações do SOS Mata Atlântica. Dezenas de empresas de material esportivo mostraram seus lançamentos, assim como inovações tecnológicas.
De acordo ainda com Luiz Felipe, para o ano que vem já está acertada a participação de Ubatuba no espaço turismo, no espaço surf e no espaço ONG´s. “Será, portanto, uma excelente oportunidade para todos os envolvidos com os esportes de ação, de aventura, com o ecoturismo e com o turismo em geral”, enfatizou o secretário. (Fonte: PMU)

Mudanças no trânsito começam a vigorar no dia 4

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Coordenadoria de Trânsito, informa que, a partir da próxima terça-feira, dia 4 de setembro, entram em vigor algumas mudanças de tráfego na Avenida Iperoig. A partir desta data, o motorista que estiver na Rua Liberdade e quiser acessar a Avenida Iperoig, não precisará mais realizar o retorno, bastará apenas fazer a conversão à esquerda.
Já para o motorista que estiver trafegando na Avenida 9 de Julho, no sentido Itaguá-Centro, e quiser retornar antes de acessar a avenida Iperoig, não será mais necessário seguir até a Rua Liberdade, já que o retorno será antecipado, melhorando, assim, o fluxo local. (Fonte: PMU)

CINEMA - SEMANA DE 24/08 A 30/08/2007

"OS SIMPSONS -O FILME"
Dublado!!!!!!! - Comédia!!!!!!
Às 15:30 hs - 17:20 hs - 19:10 hs - 21:00 hs


cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Poesia Topo

A benzedeira Tia Aninha morreu

Quem vai continuar
A receitar padre-nosso
E emplastro de plumera
Para machucados e feridas?
Quem vai puxar a novena
E o ponto de caramelo
Para adoçar a vida?
Quem vai dar lições
De mistérios e orações
Em terços de capiá?
Quem vai abrir o véu
E explicar pra gente
Os assuntos do céu?

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

-

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Trindade  © Luciano Cancelier

Trindade
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor