Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 06 de Setembro de 2007 - Nº 1842 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
Valor de diárias de imóveis no feriado 7 de Setembro diminui 3% entre 2006 e 2007
Cerca de 110 mil pessoas da região precisam fazer Declaração Anual de Isento de 2007


Caraguatatuba
Primeira parte da pavimentação no morro Santo Antônio está em fase final
Concurso de paródias mobiliza centenas de alunos em escola do bairro Estrela Dalva
AG Pereira quer urbanização do Rio Santo Antonio
Câmara vota pauta e aprova Regime de Urgência
Antonio Carlos quer Ambulatório Médico de Especialidades em cidades do Vale e do Litoral

Ilhabela
Moradores da Água Branca fazem manifestação em frente ao paço municipal
Inaugurações no Sul da Ilha
Aniversário de Ilhabela, população ganha presente


São Sebastião
Circuito de Skate do Estado de São Paulo Quarta Etapa - São Sebastião
Prefeitura esclarece dúvidas de ouvintes na Rádio Costa Sul FM
Sociedade Amigos de Toque Toque Pequeno na Costa Sul reivindica melhorias para o bairro
Objetivo Centro vence primeira partida do voleibol na 4ª Olimpíada Estudantil
Prefeitura orienta Comerciantes sobre coleta diferenciada na Rua da Praia
Jeito Moleque apresenta “O som do bem” na Rua da Praia
Rastapé apresenta show “Cantando a história do forró” em São Sebastião
Alunos do Ceeteps visitam o Porto de São Sebastião
Prefeitura interdita os 10 quiosques da praia de Barequeçaba

Ubatuba
Polícia Militar intensifica atuação na região central de Ubatuba
Ubatuba será a capital do surfe feminino no feriadão
Escola Técnica para Ubatuba
Em defesa da dignidade do Trabalhador Rural
Câmara concede isenção de IPTU e taxas a aposentados e pensionistas de Ubatuba
Palestra Gratuita do Sebrae na ACIU
Jantar da ADHONEP
Ubatuba retorna com as ações do escotismo
Pesquisa aponta mais de 80% de ocupação no feriado de 7 de setembro em Ubatuba
Balcão de Empregos cria programas voltados à captação de vagas junto aos empresários
Visita do Secretario de Habitação de São Paulo

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

350 Professores são capacitados pela diretoria regional de ensino

Litoral Norte - Através de sua Oficina Pedagógica, a Diretoria Regional de Ensino - Caraguatatuba ofereceu capacitações em todas as áreas a mais de 350 professores da Rede Estadual das quatro cidades do Litoral Norte.
Com o foco nas expectativas de aprendizagem, os professores recebem orientações técnicas para que possam trabalhar as habilidades e competências leitoras e escritoras dos seus alunos. HTRR, Hora da Leitura, Matemática, Ciências, Geografia, Filosofia já foram contemplados neste início de setembro. A partir do dia 10, os professores que lecionam Língua Portuguesa, Educação Física, História e Arte, também receberão estas orientações técnicas. Uma grande reunião com os Coordenadores das 38 escolas do Litoral Norte deverá fechar este ciclo de capacitações.
Neste mesmo tempo, as videoconferências continuam acontecendo na Rede do Saber. Educação Ambiental, na segunda-feira, dia 03/09/2007 para Vice-Diretores e Coordenadores e Educação Especial para os Coordenadores, na terça-feira, dia 04/09/2007.
Também nesse início do 2º. semestre letivo, a Dirigente Regional Edina Paula Roma Teixeira e os Supervisores da Diretoria de Ensino estão se reunindo com os diretores das escolas nos próprios municípios em que estas estão localizadas.
As novas dependências da Rede do Saber, anexas ao prédio da Diretoria, oferecem conforto e condições para que os professores da Rede Estadual recebam as capacitações e possam oferecer aulas mais atraentes e eficazes melhorando assim a qualidade do ensino na região.


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Primeira parte da pavimentação no morro Santo Antônio está em fase final

Caraguatatuba - O Morro de Santo Antônio em Caraguatatuba, um dos principais pontos turísticos da região, está ganhando novo asfalto e drenagem. De acordo com o secretário de urbanismo de Caraguá, Leandro Borela Barbosa, essa obra faz parte de um projeto que pretende realizar várias melhorias no morro, algumas delas são: construção de banheiros, lixeira e iluminação.
O morro, que leva o nome do padroeiro de Caraguá, possuía aproximadamente 2,5 km de estrada de terra. Com as obras, que foram iniciadas no início de março, 850 metros já receberam a pavimentação, que segundo o secretário de turismo da cidade, Ricardo Ribeiro, só tem a acrescentar ao município.
“Esse projeto é de extrema importância para o aumento do fluxo de turista para cima do morro, seja para passeio apenas, ou para os praticantes de asa delta, bicicross, entre outros esportes”, falou o secretário, que crê em um significativo aumento no movimento.
Raul Pesci, secretário de obras de Caraguatatuba, concorda com Ricardo, quando este disse que a obra será importante para a cidade. “Essa iniciativa é importantíssima para a vocação de vida de Caraguá, que é um município turístico, e o morro Santo Antonio faz parte disso”, comentou.
A primeira parte da pavimentação, segundo a Secretaria de Obras, estará pronta até novembro, mas antes disso, em outubro, já devem ser iniciadas a segunda fase do projeto, onde mais trechos serão pavimentados. O projeto está dividido em três partes, tendo a do início, um gasto estimado em R$ 595 mil.
O Ministério do Turismo disponibilizou a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba uma verba de R$ 430 mil para a segunda fase da pavimentação do morro Santo Antônio. O secretário de turismo revelou que a idéia de melhorar as condições do morro vem de tempos, e apontou os contratempos existentes para que pudessem iniciar as obras.
“A vontade de pavimentar o morro é antiga, mas o empenho foi marcante nos últimos tempos para que conseguíssemos a licença e a liberação frente ao meio ambiente”, concluiu Ricardo.
A população de Caraguatatuba também gostou da idéia. O administrador Henrique Veloso, que mora no bairro de entrada do morro Santo Antônio, acha que a iniciativa fará com que o local seja mais explorado.
“A vista lá de cima é linda. Quando jovem vivia subindo para ver a cidade lá de cima. Só que hoje em dia, é muito difícil chegar até lá. Agora, com certeza arrumarei mais tempo e até mostrarei aos meus filhos, que até agora, não tiveram a chance de conhecer o mirante”, ressaltou. (Fonte: Imprensa Livre)

Concurso de paródias mobiliza centenas de alunos em escola do bairro Estrela Dalva
Com a participação de alunos de todas as séries, o tradicional concurso de paródias foi um sucesso e abordou temas importantes para os jovens. Com muita animação e criatividade os jovens mostraram bons resultados durante a mostra.

Caraguatatuba - A Escola Estadual Profº. Antonio de Freitas Avelar, do bairro Estrela Dalva, realizou esta semana o "Festival Avelar de Paródias". Trata-se de um concurso realizado anualmente e que envolve todos os estudantes da unidade escolar, num processo de criação de paródias, que é concluído com a apresentação dos finalistas.
Nesta edição, os vencedores foram apontados por um júri composto por profissionais que não têm vinculo com a escola, para garantir a credibilidade e imparcialidade da competição. O primeiro lugar ficou com a turma do 1º ano do ensino médio "A". Com a segunda colocação ficaram os estudantes da 8ª série do ensino fundamental "C" e, em terceiro, os alunos da 6ª série "C".
Conforme explica a diretora da unidade, Urda Batista, os temas abordados neste trabalho contemplam a proposta pedagógica da escola, que tem como eixo a Educação de Valores. Ética, paz, preservação do patrimônio, honestidade, respeito, cooperação e união estão entre os assuntos abordados.
Para a professora Eliane de Lucas Daniel, o concurso já tornou-se tradicional na escola e vem ganhando forças a cada ano, com a participação efetiva de mais alunos. Ele foi idealizado por uma professora da unidade, que acabou falecendo de forma trágica. Desde então, a escola realiza o festival como uma homenagem a essa professora e para continuar despertando o senso crítico dos alunos.
O trabalho é feito pela disciplina de Língua Portuguesa, mas acaba envolvendo conceitos multidisciplinares. Os alunos têm como tarefa parodiar uma música, por meio da qual dêem tratamento crítico ao tema escolhido. Humor, visão histórico-crítica, escansão de versos, tonicidade de palavras, ritmo e criatividade são alguns dos elementos que desafiam os alunos.
Muitos grupos aproveitaram para abordar temas importantes, que infelizmente fazem parte da vida de muitas pessoas, como violência doméstica, corrupção no país, entre outros.
Durante a abertura, foi mostrado um vídeo, montado pelos próprios alunos, sobre o século 21. A mensagem buscou transmitir conceitos aos estudantes que vão além do lúdico. "Nesse festival, utilizamos o humor para discutir coisas sérias e levar os alunos a pensar", destacou a professora.
Eliane acredita que por meio dessas alternativas, é possível chegar diretamente ao aluno e fazer com que ele reflita sobre assuntos sérios. O primeiro passo do festival acontece em sala de aula, quando os alunos de cada série são divididos em grupos para definirem o tema que irão trabalhar e escolherem a música que irão parodiar.
Na seqüência, há uma votação em sala para definir um semi-finalista. Esse grupo faz uma apresentação por turno e os melhores vão para a final. A última etapa ocorre nos moldes de um grande festival. Além das paródias, acontece a apresentação de bandas formadas por estudantes, que torna o concurso em muita diversão e confraternização entre os alunos de todas as séries.
Os vencedores - O grupo vencedor apresentou a música "Baby, it's you" (Jojo) e a paródia "Vamos viver em união". A aluna Taynara de Oliveira Macedo, de 15 anos, ficou muito feliz com a conquista. Ela diz que não esperava o resultado, mas que foi muito positivo alcançar essa vitória.
"Fiz a paródia a principio para ter a nota, mas acabamos ganhando em sala de aula, o que já foi muito bom. Depois, também fomos escolhidas na semi-final. O que achei que era uma brincadeira, foi ficando mais sério a cada vitória", destacou. A aluna ainda diz que pensou na realidade para compor a paródia, trabalhando principalmente com a paz, união e companheirismo. Segundo ela, são conceitos que deviam ser mais praticados por todas as pessoas.
Outra iniciativa da escola nesta edição do festival, foi promover a cobertura jornalística do evento. Para isso, a turma da 6ª A, após uma palestra com a jornalista Rosana Castro, da Assessoria de Comunicação da prefeitura de Caraguatatuba, produziu pautas e entrevistou os participantes para posteriormente editarem um programa de rádio. Na opinião geral dos participantes desse projeto, foi uma ótima experiência, mas não muito fácil para os iniciantes. (Fonte: PMC)

AG Pereira quer urbanização do Rio Santo Antonio
Projeto prevê ciclovia e iluminação

Caraguatatuba - O Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (PSC), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, protocolou Requerimento pedindo informações ao Executivo sobre a possibilidade de urbanizar as margens do Rio Santo Antonio, da ponte da Miguel Varlez até o Horto Florestal. Caso haja informações favoráveis o Parlamentar fará lei autorizativa para desenvolver o projeto.
Na concepção do Vereador, a urbanização teria início na ponte Firmino José Alves - ponte da Santa Casa e término no Horto Florestal, distante cerca de 2 mil metros. No projeto, ainda a se desenvolver, constam iluminação, ciclovia, bancos, calçada e quiosques as margens de um dos rios mais famosos da cidade, proporcionando lazer e entretenimento aos moradores locais, veranistas e turistas que freqüentam a cidade.
O Rio Santo Antonio ganhou notoriedade na cidade não apenas por cortar parte do município, do pé da Serra do Mar, mas sim pelo fato de por ele ter havido a maior vazão das águas na catástrofe de 1967.
Para o Vereador uma cidade turística deve explorar todas as suas vertentes para agradar mais e melhor aqueles que a visitam e a urbanização das margens do Rio Santo Antonio tornaria o local mais agradável para crianças, jovens e idosos freqüentarem, onde o início seria na praia e o final, na mata virgem do Horto Florestal.
AG Pereira retrata que se as informações forem favoráveis, um projeto autorizativo deverá ser feito. "Temos que mostrar o que Caraguatatuba tem de melhor, começando por suas belezas naturais, praias e recantos, passando por seu povo e por pontos turísticos que estão a frente de nossos olhos, mas que precisam ser descobertos para mostrarmos o quanto são bonitos", frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara vota pauta e aprova Regime de Urgência
Além da Ordem do Dia mais 4 projetos foram aprovados

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba votou, nesta terça-feira - 4 de setembro, durante a sua 26ª Sessão Ordinária semanal os 3 projetos constantes da Ordem do Dia, mais 4 proposituras em Regime de Urgência. A votação "limpou" as proposituras tanto que figuravam na Ordem do Dia, como as que surgiram no momento da sessão.
Por ser a primeira Sessão Ordinária semanal do mês, realiza-se a Tribuna Livre, quando uma pessoa previamente agendada, tem 20 minutos durante o Expediente, para explanar, na Tribuna da Câmara sobre algum assunto pertinente a cidade. No caso estava agendado o Sr. Vlamir Ferreira de Aranda, que iria falar sobre o Dessassoreamento do Rio da Paca, mas por razões desconhecidas, não compareceu.
Na Ordem do Dia, foram aprovados 4 projetos em Regime de Urgência, sendo 3 de autoria do Executivo e um de autoria do Vereador Omar Kazon (PR), que dispõe sobre Créditos Tributários e Benefícios Fiscais.
Do Executivo foram aprovados os seguintes projetos: Convênio com a Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Turismo e com a Secretaria Estadual de Economia e Planejamento, sobre verba do DADE (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias), bem como a autorização de repasse, a fundo perdido, de valores vinculados a Secretaria Estadual do Planejamento.
Da pauta original foram aprovados os projetos do Vereador Aurimar Mansano, que cria o serviço de avaliação do atendimento hospitalar aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) e do Vereador Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB), que concede Título de Cidadão Caraguatatubense ao Sr. Denivaldo Maciel Ferreira.
O último projeto da sessão foi rejeitado na votação em primeiro turno e tem a autoria do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT). Na propositura o Parlamentar queria alterar o artigo 4º da LOM (Lei Orgânica Municipal), no que diz respeito aos símbolos do município.
Durante o Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 8 Projetos de Lei, bem como foram aprovadas 4 Moções. Durante o intervalo foram lidas 75 Indicações. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Antonio Carlos quer Ambulatório Médico de Especialidades em cidades do Vale e do Litoral
Deputado solicita que AME vá para Lorena, Caraguá e Taubaté

Caraguatatuba - Após anunciar pacote de R$2 milhões em emendas orçamentárias para a Saúde do Vale e do Litoral Norte, o deputado Antonio Carlos (PSDB) informa mais: Caraguatatuba, Lorena e Taubaté foram indicadas pelo parlamentar para receberem do governo do estado unidades do Ambulatório Médico de Especialidades.
AC explica que este é um novo modelo de atendimento clínico. "Os Ambulatórios servirão para enfrentar um dos grandes gargalos da Saúde: as consultas médicas", apontou em sua indicação.
Ele informa que está prevista a instalação de 40 AMEs nos municípios do Estado. "Sendo assim, solicito a implantação de unidades nas cidades da região que precisam desse recurso".

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Moradores da Água Branca fazem manifestação em frente ao paço municipal
Grupo, segundo assessoria de imprensa da prefeitura, não gostaria de morar em área próxima ao antigo lixão oferecida por proprietários da área

Ilhabela - Cerca de 30 moradores do bairro Água Branca – que podem deixar as residências até 17 de setembro – munidos com faixas e cartazes se reuniram em frente à Prefeitura de Ilhabela, localizada na avenida Princesa Isabel, na tarde de ontem. A manifestação durou aproximadamente duas horas.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o grupo se manifestava contrário à proposta de decisão de mudança feita pela família Franco, proprietária da área em que as residências foram construídas, para um local próximo ao antigo aterro sanitário do município, também no bairro Água Branca.
A decisão de mudança, segundo a assessoria, foi proposta pela família na semana passada em reunião em São Paulo entre parte dos moradores, uma comitiva de vereadores e um procurador da prefeitura.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, esta mudança para o terreno próximo ao antigo lixão seria provisória.
A reportagem não localizou nenhum dos manifestantes que tivesse participado da manifestação, que foi considerada “pacifica e democrática” pela prefeitura.
No entanto a reportagem ouviu Ana Lucia dos Reis Silva, moradora da área há mais de 23 anos. Ela contou que ainda não recebeu nenhuma notificação judicial para a desocupação da residência, mas disse ter conhecimento da ação de reintegração de posse.
“Ainda não recebemos nada de que teremos que sair. Mas minha mãe entrou na justiça com uma ação de embargo de terceiros, com o intuito de que possamos continuar em casa. A ação ainda está sendo analisada”, acrescentou Reis.
A moradora do bairro Água Branca disse ainda saber qual seria esta área proposta para o assentamento provisório. “Eu imagino qual seja este lugar, que é próximo ao antigo lixão. Mas acontece que no entorno do local em um raio de 150 metros ninguém pode construir nada. É impossível morar próximo do aterro, mesmo porque neste espaço, que também é de morro, se fosse possível a construção teríamos um gasto muito alto e com o dinheiro, daria para comprar um terreno”, explicou Reis.
Ainda de acordo com a assessoria de imprensa, hoje está prevista uma reunião entre os moradores e prefeito Manuel Marcos para o estudo do caso. Já o vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto, acredita que a manifestação também foi feita por mais um motivo.
“No dia da reunião em São Paulo, ficou decidido que o prefeito receberia os moradores na quarta-feira. Hoje pouco antes da manifestação um morador me ligou achando que o encontro com o prefeito seria hoje. Este pode ter sido mais um motivo para a manifestação”, disse o parlamentar.
Desocupação - Cerca de 25 famílias moradoras do bairro Água Branca podem deixar as residências até o dia 17 de setembro. No início da semana passada, as famílias procuraram o chefe de gabinete da Prefeitura de Ilhabela, José Donizete, desesperados com a possibilidade de perderem suas moradias.
O que motivou a busca pela ajuda do poder público foi uma ação judicial, que está em última instância, movida pela família proprietária da área em que vivem as famílias. Apesar de não haver respostas práticas para o momento, segundo informações do jurídico da prefeitura, uma ação em última instância não cabe mais recurso, no entanto, um acordo poderá aproximar as idéias dos dois lados para sair do impasse.
Segundo informações da chefia de gabinete, a área não está totalmente ocupada pelas famílias. Segundo consta, as famílias teriam iniciado um processo de reintegração de posse, mas o advogado teria abandonado o caso.
A ação que devolve a área para o proprietário começou em 1980. Isto quer dizer que, são 27 anos de processo e somente agora as famílias resolveram pedir ajuda para a prefeitura, que também não é responsável pelo caso, mas está sensibilizada em ajudar, conforme iniciativa do vereador Carlinhos.
Num suposto acordo, a família proprietária da área, que possui outros lotes em Ilhabela, pode deslocar esses moradores para outros locais, mas isso vai depender da vontade única e exclusiva do proprietário.
O bairro Água Branca onde residem essas pessoas teria começado a ser vendido por um caseiro e, em seguida, foi absorvido por um grileiro (quem vende terras por meio da falsificação de documentos para de forma ilegal, tornar dono por direito de terras devolutas ou de terceiros), conhecido pelo apelido de Romã, que abandonou a área quando tomou conhecimento de que havia uma ação. As famílias que vieram depois disso, foram as que invadiram a área. A área no bairro Água Branca, é de cerca de 30 mil metros quadrados e fica na região da antiga Fazenda Cascata, um local centralizado e valorizado. (Fonte: Imprensa Livre)

Inaugurações no Sul da Ilha

Ilhabela - Em comemoração ao aniversário da cidade de Ilhabela, o sul da Ilha também ganha presente. O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira e o secretário Municipal da Educação, Antonio Cornélio de Moraes Filho inauguraram duas áreas de lazer infantil, nos Bairros Bexiga e Portinho, na tarde desta terça-feira, 04, na presença dos vereadores José Jorge Pereira e Roberto Lourdes do Nascimento dos secretários municipais, de Administração Luis Lobo e de Finanças Oswaldo Julião; do diretor municipal de Trânsito, Laudelino Carlos S. Dias; do presidente da SAB do Portinho João Paulo de Souza; diretoras e professoras das Escolas Municipais e crianças moradoras dos bairros.
Segundo o prefeito Manoel Marcos estes parquinhos irão proporcionar o lazer de cerca de 500 crianças entre os dois bairros. No caso do Bairro do Portinho, o parquinho instalado na Praça a beira mar, será uma opção a mais para a criançada em horário de praia. (Fonte: PMI)

Aniversário de Ilhabela, população ganha presente

Ilhabela - A cidade de Ilhabela comemorou seu aniversário com uma belíssima festa, cujo ponto culminante foi o desfile que aconteceu na segunda-feira (03/09/2007). Também dentre as várias inaugurações programadas estava EMEF da Praia Mansa, que acabou sendo adiada por conta do mau tempo.
Localizada numa área onde ondas de mais de 2m de altura predominam, assim não foi fácil à realização das obras de reforma, mas com garra e vontade dos responsáveis a escola foi totalmente remodelada, oferecendo mais conforto às crianças da Praia Mansa e adjacências.
Já, mais próximo ao centro da cidade no bairro do Reino outra escola, a EMEFI "José Benedito de Morais", também recebe uma grande reforma para atender a sua clientela, que são os alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil.
Ao lado da preocupação com o conforto material dos alunos e professores, existe também uma grande preocupação com o fator pedagógico, tanto que o curso de formação em continuidade ao "Letra e Vida" que deve atingir os municípios paulistas só a partir de 2009, já está sendo preiteado junto à SEE, pelo Secretário da Educação Municipal Prof. Antônio Cornélio de Morais Filho, para que os professores alfabetizadores de Ilhabela no próximo ano tenham acesso ao "Ler e Escrever".
Como Ilhabela, desde 2003 segue as propostas de alfabetização do Letra e Vida, antes Profa, neste momento , segundo o Secretário, o município já reúne condições para iniciar o Ler e Escrever, e contato com a Secretaria da Educação do Estado,já vem sendo feito, fazendo valer a parceria existente entre Estado e Município, para que o material didático possa ser adquirido e a capacitação dos formadores seja possível.

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Circuito de Skate do Estado de São Paulo Quarta Etapa - São Sebastião

São Sebastião - Paraíso. Quando pensamos na pista pública de São Sebastião, a primeira imagem que temos em mente é de um paraíso. Não só pela pista, uma obra prima do mestre Rotatori, que é tida como uma das mais perfeitas do pais, mais também pelo que está a sua volta.
Situada no litoral norte do estado de São Paulo (uma das regiões mais belas do pais), São Sebastião possui belas e badaladas praias. (Maresias, Camburi, Pauba etc. só para citar algumas).
Um muito obrigado a prefeitura e seus funcionários (Secretaria de Esportes e de Turismo) que abriram as portas para mais uma etapa do Circuito de Skate do Estado de São Paulo, uma das competições mais tradicionais do país.
A competição acontecerá no mesmo formato das anteriores. Dia 15, iniciante e amador 2 e no dia 16 amador 1 e Best Trick PRO, destaque para mais um Best Trick Profissional valendo R$ 1.000,00 e lembrando que os profissionais presentes não pagarão taxa de inscrição. (é só ir curtir a praia e correr o risco de levar a grana e o cronograma já começa na sexta feira (14), já que ninguém menos que a lenda viva Rui Muleque estará fazendo uma clínica e um workshop na pista.
O ranking está muito disputado em todas as categorias principalmente no amador 1, pois até quem está lá pela 15ª colocação pode de levar a motocicleta, e está sendo liderado por ele que é uma das grandes revelações do circuito, Jonatam Melhado de Piracicaba/SP, seguindo colado pelos restantes. No iniciante Gustavo Macedo de Mauá/SP lidera e no amador 2 quem está nas cabeças é o skate punker Emerson Pitins.
Bom amigos para finalizar, se todo esse paraíso for colocado em risco pelo fator chuva, não se preocupem pois a área móvel do Circuito estará montada no ginásio que fica bem pertinho dalí e que possui um nome bem sugestivo - Gringão.
Esse evento muito mais que uma competição, promete ser uma grande festa de várias gerações do skate, num local muito belo aliás em frente a Ilha Bela (vejam a foto do cartaz).
Se o skate possui lugares que chamamos de paraísos, pode ter certeza que São Sebastião é um dos primeiros que vem a cabeça de quem teve a oportunidade de conhecer.
Uma boa sorte aos competidores e para o público presente fica o conselho, se beber não dirija.

Prefeitura esclarece dúvidas de ouvintes na Rádio Costa Sul FM

São Sebastião - Em entrevista concedida à Rádio Comunitária Costa Sul FM, localizada em Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, o prefeito Dr. Juan Garcia esclareceu alguns assuntos relacionados à região, e anunciou que dentro de, no máximo 30 dias, deve começar a obra de adaptação do novo prédio onde vai funcionar a Unidade de Saúde de Boiçucanga.
Ele avisou que até o final do ano a Prefeitura pretende transferir o atendimento ambulatorial, entre outros, que hoje é realizado em uma instalação localizada no início da Estrada do Cascalho, para a nova estrutura física situada ao lado do Ginásio de Esportes e Escola Municipal Guiomar Aparecida da Conceição Souza. Com a mudança, o espaço que atualmente é utilizado pela Saúde será destinado à Polícia Civil para alojamento e atendimento ao público.
A partir de 2008, a administração inicia a construção da nova Unidade de Saúde, que irá concentrar inúmeros serviços assim como foi executado no Centro de Saúde do bairro da Topolândia, a ser inaugurado nesta quinta-feira (6/9).
O prefeito disse ainda que a Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga, também deve passar por intervenções ainda neste ano.
Ele reforçou a informação de que vai levar ao comando do Corpo de Bombeiros e Conselho de Segurança (Conseg), na próxima semana, a proposta de aquisição de equipamentos para a criação da 1ª Brigada de Incêndio da Costa Sul com recursos oriundos da Taxa de Bombeiros. “É um dos sonhos da comunidade da Costa Sul ter uma brigada, e eu quero realizar”, afirma.
O prefeito falou ainda sobre a construção de novas escolas ao longo do município, pavimentação de vias públicas nos bairros de Barra do Una, Cambury e Maresias, por meio do Plano Comunitário de Melhorias (PCM), além de outras ruas do bairro de Boiçucanga; a situação dos pescadores que utilizam a barra do rio Boiçucanga, que está dependendo de autorização do Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental (Daia); o processo relacionado à Vila Tropicanga, visando a regularização da área; dentre outras situações.
“Já há um reconhecimento claro de que a administração está trabalhando, e para se chegar aonde se quer é preciso de tempo. Em dois anos e meio demos uma amostra da mudança. O município está evoluindo e caminhando para um porto seguro”, conclui o prefeito. (Fonte: PMSS)

Sociedade Amigos de Toque Toque Pequeno na Costa Sul reivindica melhorias para o bairro

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, esteve reunido nesta quarta-feira (5/9) com representantes da Sociedade Amigos de Toque Toque Pequeno (Sapeque) para tratar de assuntos de interesse da comunidade do bairro de Toque Toque Pequeno, localizado na Costa Sul do município.
A reunião aconteceu na sede da Subprefeitura da Costa Sul, em Boiçucanga, a pedido dos membros da Sapeque, que apresentaram algumas reivindicações como, por exemplo, a cobertura da quadra poliesportiva, a construção de uma praça em frente à Escola Municipal João Gabriel e a implantação de obstáculo na rodovia Manoel Hipólito do Rego (Rio-Santos). “A comunidade local cobra muito e, por isso, estamos fazendo estas solicitações”, disse o presidente da Sapeque, Amilton Pacheco.
Com relação à quadra, o prefeito afirmou que a Secretaria de Esportes está realizando o levantamento do que será gasto na área e que as intervenções serão executadas a partir de 2008, inclusive com a colocação de cobertura metálica. A implantação da praça também será atendida pela administração municipal. Quanto à instalação de lombadas, Garcia declarou que recebeu algumas respostas negativas do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) em relação à proibição em determinados quilômetros. “Não sei se estão relacionadas ao bairro de Toque Toque Pequeno, mas vamos reiterar o pedido”, garante.
Um dos diretores da Sapeque aproveitou o encontro para informar ao prefeito que a entidade está querendo implantar o sistema de esgoto no bairro. “Gostaria de saber se a Prefeitura pode nos ajudar”, indagou Antônio Carlos Rufino Freire.
De acordo com o prefeito, o serviço pode ser iniciado por meio do Plano Comunitário de Melhorias (PCM) se houver adesão da comunidade, ou seja, da maioria dos proprietários de imóveis no bairro.
Os membros da associação reclamaram ainda sobre algumas áreas do bairro que, segundo o cadastro de imóveis da Prefeitura, não são particulares como afirmam determinados cidadãos. “Todas as áreas públicas municipais estão mapeadas”, garantiu o prefeito. (Fonte: PMSS)

Objetivo Centro vence primeira partida do voleibol na 4ª Olimpíada Estudantil

São Sebastião - Uma partida acirrada entre as equipes da Escola Maísa Theodoro da Silva, da Vila Amélia e o Objetivo Centro, marcou a estréia da modalidade vôlei na 4ª Olimpíada Estudantil de São Sebastião na manhã desta quarta-feira (5/9). O Objetivo Centro conseguiu a vitória e entrou com o pé direito na competição.
O primeiro set foi bem equilibrado, ambas equipes aproveitavam as oportunidades de pontuação, principalmente os saques, que em muitas vezes desarmavam o setor defensivo de cada escola. Porém, em alguns lances, a equipe do Objetivo se sobressaiu, o que possibilitou no final do set um placar de 25 a 20, a favor dos donos da casa.
No segundo set, o panorama da partida não foi diferente, pois tanto o time do Objetivo, quanto o grupo do Maísa, continuaram a disputar o jogo ponto a ponto. No entanto, apesar da grande dificuldade gerada pelos jogadores do Maísa, o Objetivo Centro conseguiu vencer o segundo set em 27 a 25 e encerrar a partida em dois set’s a zero.
Outros resultados - Ainda na manhã desta quarta, o Frúgoli (Enseada) deu um show de voleibol e venceu a equipe da escola Maria Francisca (Pontal da Cruz) por dois sets a zero, com parciais de 25/9 e 25/6 e o time do Colégio Mestre venceu de virada a equipe do Objetivo Boiçucanga, por dois sets a um, com parciais de 22/25, 25/11 e 17/15. O time da escola Nair Ferreira Neves venceu por w.o a equipe do Objetivo Ilha.
Já na terça-feira (4/9), dez jogos marcaram o primeiro dia de competições da 4ª Olimpíada Estudantil, pelas modalidades de futsal feminino e basquete masculino.
Pelo futsal feminino, aconteceram na quadra do Colégio Objetivo, a vitória de 5 a 1 da Escola Maria José da Penha Frúgoli (Enseada) sobre o Henrique Botelho (Porto Grande) e a vitória de 3 a 1 do Walkir Vergani sobre o Nair Ferreira Neves (São Francisco). Ainda pelo futsal feminino, o equipe do Objetivo Centro perdeu para o time de Boiçucanga por 4 a 2; o Plínio Gonçalves de Oliveira (Juquehy) perdeu para o Mestre (São Francisco) por 4 a 1 e o Josepha (Topolândia) venceu o Objetivo Ilha por w.o.
Já pelo basquete masculino, no Ginásio Municipal José de Souza Gringo, houve a vitória do Maísa sobre o Frúgoli por 37 a 8, do Objetivo Centro sobre o Walkir por 29 a 18, do Objetivo Caraguá sobre o Maria Francisca por 12 a 6 e do Josepha sobre o Henrique Botelho por 27 a 22. A equipe do Mestre venceu o Plínio por w.o.
A 4ª Olimpíada Estudantil de São Sebastião é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria de Esportes (Seesp) e Educação (Seduc), além do Colégio Objetivo. A competição ainda conta com o apoio da empresa Ecobus. (Fonte: PMSS)

Prefeitura orienta Comerciantes sobre coleta diferenciada na Rua da Praia

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio de parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente (Semam) e Saúde (Sesau), deu início nesta semana ao trabalho de educação ambiental para adequação à coleta diferenciada, voltado aos comerciantes da cidade. Os proprietários de estabelecimento na Rua da Praia receberam a visita de uma equipe da Semam, de posse de um comunicado com orientações necessárias para que se adaptem aos dispositivos da Lei 848/92, que estabelece regras ambientais. O trabalho é uma continuidade do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos, que posteriormente será levado a todos os comerciantes do município.
De acordo com o comunicado da Prefeitura, os comerciantes terão que disponibilizar lixeiras específicas para lixo orgânico e para recicláveis (sucata), sendo que estas devem estar identificadas, se possível, com sacos de cores diferentes sendo necessário destina-los à coleta de forma separada.
Para acondicionar os resíduos, todos os estabelecimentos devem possuir contêineres, nas cores azul para sucata e marrom para lixo orgânico, identificados com o nome do respectivo comércio, que precisam ser armazenados dentro do próprio estabelecimento e dispostos na guia somente no horário da coleta, sendo retirados em seguida.
O recolhimento dos resíduos é feito diariamente entre 7h30 e 8h, mas excepcionalmente nesta sexta-feira, 7 de setembro, a coleta será realizada às 6h, em virtude das festividades em comemoração ao dia da Independência na Rua da Praia.
Outra novidade é que o banheiro público, administrado pela Cooperativa de Sucata de Triagem União de São Sebastião (Coopersuss) em parceria com a Prefeitura, terá acesso livre, sem a necessidade do pagamento da taxa de manutenção dos sanitários entre 8h e 13h desta sexta-feira (7/9) por conta do grande fluxo de crianças que estarão na Rua da Praia para o desfile em homenagem ao dia da Pátria. (Fonte: PMSS)

Jeito Moleque apresenta “O som do bem” na Rua da Praia

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) promove neste sábado (8/9), a partir das 23h, na Praça de Eventos da Rua da Praia, o show musical do grupo de pagode “Jeito Moleque” que apresenta na cidade grandes sucessos da carreira, além de músicas do novo CD “O som do bem”.
Muito popular entre os jovens, a banda formada por Bruno Diegues, Alemão, Carlinhos, Rafa e Felipe, apresentam músicas de compositores amigos como Leandro Lehart, Arlindo Cruz, Valtinho Jota e Thiaguinho do Exaltasamba. A canção “Sem Radar”, do disco “O som do bem”, foi a mais executada nas rádios do Brasil no primeiro trimestre do ano.
Com músicas que embalam as grandes multidões, o grupo também tem compromisso com a responsabilidade social. Para isso, todo o encarte do último CD foi rodado em papel reciclado, uma proposta ambiental que faz parte do projeto no qual o Jeito Moleque está envolvido desde setembro de 2006, buscando colaborar para uma melhor qualidade de vida do planeta.
O público poderá conferir as inéditas "É mágica" e "Já é”. Mas os sucessos consagrados como "Meu Jeito Moleque de Ser", "Me faz Feliz” e "Para Tudo", estão sempre presentes nos shows do grupo.
O show será comemorativo à inauguração da “Revitalização da Rua da Praia”, que ganhou calçadão, via de mão-dupla, iluminação ornamental, bancos e jardins, fonte interativa, além de sistema de transmissão de energia subterrâneo. Uma obra que valoriza o comércio e devolve a atratividade ao local, que por anos ficou no completo abandono.
Outras obras entregues serão as 10 câmeras de monitoramento entre a Praia Deserta e a Costa Norte, o Sistema Wireless para internet gratuita no Centro Histórico, a pavimentação de ruas localizadas nos bairros São Francisco e Morro do Abrigo, além da ponte construída na Enseada. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: PMSS)

Rastapé apresenta show “Cantando a história do forró” em São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), promove nesta quinta-feira (6/9), após a inauguração do Centro de Saúde “Josiane Pereira de Jesus”, agendada para às 19h, o show musical do grupo de forró universitário “Rastapé”, no bairro da Topolândia, região central da cidade.
Segundo a Sectur, o show será realizado ao lado da unidade que concentrará inúmeros serviços em um só lugar como o Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama), Centro de Reabilitação, unidade de odontologia, Centro Municipal de Infectologia (Cemin), Unidade de Saúde Ocupacional (USO), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Unidade Básica de Saúde da Topolândia, além do Programa Saúde da Família (PSF) da Olaria, Varadouro I e Itatinga II.
No final dos anos 90, vários jovens do sudeste do país, na maioria universitários, impulsionados por trios como Virgulino, Sabiá e Xamego, trocaram a mania de fazer rock nas garagens, para fazer forró nas praias, praças e festas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O resultado de tudo isso foi o aparecimento de bandas como Falamansa, Rastapé e outras que juntas venderam mais de 2 milhões de CD’s.
Com o show "Cantando a história do Forró", o grupo Rastapé formado por Jair, Jorge Filho, Tico e Marquinhos, apresentam canções do seu último CD/DVD “Ao vivo”, que reúne os grandes nomes da música nordestina como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e o "Trio Nordestino". Sucessos do primeiro CD também não serão esquecidos como "Colo de Menina" e "O Chineleiro/Vamos chamegar".
“Hoje sou feliz porque faço o que gosto, e dou graças a Deus, por ter o dom de compor minhas músicas, principalmente "Colo de Menina", que estourou por todo o Brasil, e nos lançou no mercado da música”, afirma o vocalista Jorge Filho. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: PMSS)

Alunos do Ceeteps visitam o Porto de São Sebastião

São Sebastião - Cerca de 15 alunos do Curso de Logística do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), visitaram na manhã desta quarta-feira (5/9), o Porto de São Sebastião, localizado na região central, com o objetivo de vivenciar na prática, o dia-a-dia das operações de descarga dos navios.
Outros seis alunos do mesmo curso visitaram o local na tarde da última terça-feira (4/9). Eles iniciaram o curso na EM Iraydes Lobo Vianna, no bairro do Itatinga, no segundo semestre de 2006 e vão se formar em novembro deste ano. Dentro da grade curricular estão assuntos como leis ambientais, movimentação de mercadorias e serviços, sistemas orçamentários, entre outros.
“Os alunos tinham um sonho antigo de poder conhecer e aprender sobre o Porto de São Sebastião. Para que eles pudessem aumentar os conhecimentos providenciamos toda a documentação necessária e dividimos em dois grupos de visita, já que muitos trabalham em empresas prestadoras de serviços”, explicou o professor de Movimentação de Cargas, Marco Aurélio Lima.
Para a aluna Charmila Freitas, 27 anos, a visita foi bem interessante, pois o curso desenvolve várias visitas técnicas com enfoque na parte alfandegária. “Os professores são excelentes e cada um tem uma didática de ensino diferente, o que proporciona o melhor desempenho dos alunos”, disse. Já Celso Tavares, 20 anos, destacou as viagens realizadas com o grupo, como a Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos. “Além da teoria, agora vemos os assuntos na prática”, afirmou.
Além do Porto de São Sebastião, os alunos já visitaram a empresa Cebrace de fabricação de vidros, em Jacareí, e programam para o mês de outubro uma visita à Bolsa de Valores, em São Paulo e à Petrobras de São Sebastião. Mais informações sobre os cursos do Centro Paula Souza pelo telefone (12) 3892-4717. (Fonte: PMSS)

Prefeitura interdita os 10 quiosques da praia de Barequeçaba

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), interditou todos os quiosques da praia de Barequeçaba, na região central. Os proprietários das instalações devem retirar seus pertences e a estrutura, caso contrário, essa ação será feita pelo município. O prazo para exploração do espaço público pelos quiosqueiros terminou em 2005.
Conforme o secretário da Fazenda, Amin Nossabein, os decretos que permitiam o uso da área da praia eram de cinco anos e a Prefeitura não renovou a autorização. “A situação em que esses quiosques se encontram não é a ideal do ponto de vista sanitário e urbanístico”, explicou.
Em 1999 foi sancionada a lei 1.341 que regulamenta a atividade de quiosques nas praias. Em 2000, foram assinados decretos números de 2.426 a 2.435 que dava permissão de uso a título precário da área por cinco anos, período já encerrado e não renovado.
De acordo com Nossabein, em 2005 os proprietários dos quiosques foram informados de que teriam de sair do local, mas eles pediram para a Prefeitura aguardar até o término da temporada de verão daquele ano.
Em 2006 eles foram notificados novamente sobre a necessidade de desocupar a área, mas isso não foi feito. Em agosto, a Sefaz deu a última notificação com prazo de 15 dias para a saída. No início desde mês, os quiosques foram interditados.
“Quem não respeitar a interdição vai responder criminalmente por desobediência”, adianta Amin Nossabein. Ele alerta ainda que a Prefeitura vai entrar na Justiça com pedido de reintegração de posse.
Os proprietários devem retirar todos os seus pertences e material do local, caso contrário, as estruturas serão demolidas.
Urbanização - A Prefeitura, por meio do Departamento de Planejamento (Deplan), da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), elabora proposta com vistas no projeto de reurbanização da orla de Barequeçaba. Isso inclui a instalação de quiosques padronizados e com infra-estrutura adequada para atendimento.  Quanto aos ambulantes, aqueles que têm licença podem trabalhar normalmente na praia. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


Polícia Militar intensifica atuação na região central de Ubatuba

Ubatuba - O Batalhão da Polícia Militar do Litoral Norte, por meio da Companhia de Ubatuba, está realizando uma série de operações de fiscalização no centro da cidade. As principais avenidas do município estão, desde a semana passada, sendo monitoradas, por pelo menos, uma viatura da PM. Além do acompanhamento simples, a Polícia Militar vem também montando blitz, em lugares considerados estratégicos no município.
Entretanto, não é apenas nas vias e nos carros que a atuação da polícia se intensificou. Na última madrugada do sábado, diversas viaturas da PM fizeram uma espécie de operação pente-fino, nas calçadas e bares da Avenida Iperoig, na altura da Câmara Municipal.
A ação policial, de acordo com os presentes, revistou cerca de 200 pessoas que no momento passavam pelo local. A chamada “geral” dividiu opiniões. Segundo depoimentos dos civis, a abordagem policial, em um primeiro momento, assustou, pois foi feita de forma rápida e contando com armamento pesado.
“Parecia cena de filme, policiais com metralhadoras e falando alto”, contou uma estudante. Apesar do susto, a maioria apoiou a ação. “É preciso fiscalizar, abordar, para que evite o tráfico de drogas e também coíba a circulação de bandidos no meio de gente do bem que só quer aproveitar a noite”, completa um comerciante que presenciou a operação.
A Avenida Iperoig, mesmo anteriormente, vem sempre contando com um monitoramento da PM, que reservava uma viatura para ficar no local de maior movimento de jovens durante a noite e madrugada. Entretanto, há cerca de 10 dias um tiroteio já na madrugada e sem a presença dos policiais, mostrou que, apesar do esforço das autoridades, a região ainda precisa de maior atenção em relação à segurança pública.
Trânsito - A ação mais intensa da Polícia Militar na cidade foi elogiada pelo Secretário Municipal de Segurança, Andrade Henrique dos Santos, que também comanda a Guarda Municipal. De acordo com Andrade, a operação da PM auxilia, e muito, na organização do trânsito na região central, que ainda conta com o agravante da grande circulação de bicicletas.
“Nós da Prefeitura sempre buscamos uma integração com a PM, para que a segurança seja eficiente em todos os sentidos. Por exemplo, apesar da Guarda Municipal fiscalizar o movimento nas vias, só a PM tem autoridade para parar e abordar um veículo que esteja circulando. Se estivermos interagidos também podemos auxiliá-los na prevenção e autuação de infrações” completa o Secretário Municipal de Segurança Publica Andrade Henrique dos Santos. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba será a capital do surfe feminino no feriadão

Ubatuba - De sexta-feira a domingo, a Praia Grande, em Ubatuba, será o palco da 2ª etapa do Circuito Petrobras de Surf Feminino, campeonato exclusivo para mulheres, reunindo desde as novas gerações até as profissionais e que se tornou o maior do mundo no segmento. Nos três dias, as ondas serão todas delas. Homens na praia, só como espectadores, técnicos e juízes. Até mesmo o comando do evento está com uma mulher, a empresária carioca Laila Werneck.
Surfistas de todo o litoral brasileiro serão destaques nas ondas, divididas nas categorias profissional, open, júnior, mirim, grommets e longboard. Mais do que disputas nas ondas, o evento, que está em sua sexta edição consecutiva, é uma grande reunião para o fortalecimento do surfe feminino brasileiro.
Nomes de destaque como Tita Tavares, que já esteve entre as melhores do mundo, Andréa Lopes e Brigitte Mayer, pioneiras entre as profissionais do País, estarão juntas aos novos talentos, como Diana Cristina, Monik Santos, Bruna Schimitz e Suelen Naraísa. Na disputa principal, a boa colocação na etapa vale importantes pontos no ranking de acesso ao Super Surf.
Porém, o ponto mais importante mesmo é a vitória num evento feito só para elas. “Esse ano, o Petrobras de Surfe Feminino faz uma homenagem aos primeiros palcos de surf competição no Brasil.
Ubatuba não poderia ficar de fora. Além das excelentes condições para a prática do surfe encontrada nas praias da região, as etapas na cidade são as mais cheias, devido ao grande número de surfistas mulheres no Estado de São Paulo”, explicou Laila, também destacando que é de Ubatuba que vem a atual campeã do ranking profissional de 2006, Suelen Naraísa. No total, serão cerca de 100 atletas, de pelo menos 10 estados. O evento tem início sexta-feira, às 9 horas, com as surfistas profissionais. No domingo, as semifinais e finais serão realizadas das 11 às 13 horas.
Campeão - O time do Varadouro faturou o título da Copa Barata de Futsal. Na final contra o Naja, disputado na última segunda-feira, no Ginásio Gringão, em São Sebastião, o Varadouro venceu de virada por 6 a 5, conquistando o troféu “Walter Rodrigues Lisboa”. O campeonato, promovido pelo Clube Atlético Portal, contou com a participação de cerca de 80 atletas de times tradicionais como Zimbabwe, Juventude, Caiçara e América. (Fonte: Imprensa Livre)

Escola Técnica para Ubatuba

Ubatuba - O Deputado Antonio Carlos encaminhou ao Governador José Serra indicação para a implantação de unidade de Escola Técnica Estadual (ETEC) no município de Ubatuba, a fim de oferecer oportunidade de ensino e profissionalização à população do município e região.
"O fator primordial para que haja uma melhor qualidade de vida da população é a educação, onde, através da qual adquirimos conhecimento, entendimento, profissão e capacidade de atuação nas mais diversas áreas, de forma que nossos cidadãos possam ter plena convicção das ações tomadas e decisões propostas no decorrer de suas vidas", comenta o Deputado. A solicitação foi encaminhada pelo Vereador Charles Medeiros que, segundo ele, a região necessita de maiores investimentos e oportunidades de qualificação e de formação profissional.
Para Antonio Carlos, a ETEC se faz necessária, tendo em vista, num futuro próximo, a implantação da base de gás em Caraguatatuba, a qual exigirá maiores investimentos, principalmente no que se refere à mão de obra especializada. "É extremamente necessária à efetivação de uma Escola Técnica Estadual em Ubatuba, para capacitar mão de obra e preparar a população para a construção de um Parque Tecnológico em nossa região", finaliza. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Em defesa da dignidade do Trabalhador Rural

Ubatuba - No ultimo dia 04, na sede da Secretaria Estadual de Meio Ambiente na Capital, aconteceu um importante encontro o Secretário Xico Graziano. Na ocasião foram solicitadas ações efetivas de garantia aos trabalhadores rurais de Ubatuba e Região, que habitam e trabalham em área do Parque Estadual da Serra do Mar.
Através da iniciativa do STTR-Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ubatuba e Região, o Senhor Braz Agostinho Albertini, Presidente da FETAESP - Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo agendou uma audiência com o Secretario de Estado, para discutir e defender o direito dos trabalhadores rurais. Em pauta questões de conflitos e interesses em áreas de parque, maior respeito ao cidadão lavrador, licenciamento, mudanças na legislação entre outros. A questão social também foi discutida, principalmente no que se refere ao futuro e a sobrevivência destes trabalhadores.
Participaram da audiência Xico Graziano, Secretario Estadual de Meio Ambiente, Miguel Porto Neto, Chefe de Gabinete, Braz Agostinho Albertini da Fetaesp, Luciano Seiti Niyama, Presidente do Sindicato de Ubatuba, Naídes Alves de Lima, Baéco do Ubatumirim e o vereador Charles Medeiros. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Câmara concede isenção de IPTU e taxas a aposentados e pensionistas de Ubatuba
Por: Cristiane Zarpelão

Ubatuba - A Câmara Municipal de Ubatuba aprovou por unanimidade na última sessão, o Projeto de Lei nº. 75/07, do vereador Gerson de Oliveira - PMDB, que autoriza o poder executivo à conceder isenção do pagamento de IPTU e taxas de serviços urbanos a todo cidadão aposentado e pensionista que resida em seu próprio imóvel já cadastrado no município.
De acordo com a lei, mesmo que o aposentado possua mais de uma propriedade, sua residência ficará isenta.
Segundo o vereador Gerson de Oliveira, o valor que um cidadão passa a receber na aposentadoria é sempre muito mais baixo do que ele ganhou a vida inteira. "Ao isentarmos estas taxas, a condição financeira do aposentado melhora e assim, fica mais fácil para adquirir um plano de saúde ou qualquer outro tipo de beneficio", diz o vereador.
Os interessados em obter a concessão destes benefícios têm até o dia 20 de novembro para fazer o requerimento junto a Prefeitura Municipal de Ubatuba. (Fonte: ACIU)

Convite

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba, a Associação de Restaurantes de Ubatuba e a Secretaria de Saúde através da Superintendência de Proteção da Saúde têm o prazer de convidar todos os empresários, entidades e representantes da sociedade civil para a
"Treinamento de Combate à Dengue", a ser realizada no dia 11 de setembro, às 19h30 na sede administrativa da ACIU, à Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro.
SEJA UM COMERCIANTE CONSCIENTE!
SE INFORME COMO EVITAR NOVOS CRIADOUROS DO MOSQUITO DA DENGUE.
SAIBA QUE UMA SIMPLES TAMPINHA DE GARRAFA PODE SER UM NOVO FOCO!
NÃO SE ESQUEÇA QUE UBATUBA É DE TODOS E VOCE TAMBÉM É RESPONSAVEL POR CUIDAR DELA!
NÃO DEIXE A DENGUE ESTRAGAR O SEU VERÃO! (Fonte: ACIU)

Palestra Gratuita do Sebrae na ACIU
Gerenciando o fluxo de caixa com eficiência

Ubatuba - Tópicos da palestra:
- Fornecer esclarecimento e orientação sobre os conceitos básicos de gestão financeira;
- Informar para que serve e como deve ser elaborado o fluxo de caixa, de forma que se torne uma ferramenta de gestão operacional e estratégica;
- Abordar conceitos como ciclo operacional e financeiro, como estes influenciam o fluxo de caixa.
- Visa capacitar o participante por meio de conhecimentos sobre giro de caixa e caixa operacional mínimo, sua implantação na gestão financeira dos pequenos negócios.
Data: 02/10/07
Horário: 16h00
Local: Associação Comercial de Ubatuba
Inscrição: Dois quilos de alimento não perecível
Podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto. Os interessados podem fazer a inscrição no balcão de atendimento da ACIU, à Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro. (Fonte: ACIU)

Jantar da ADHONEP

Ubatuba - A ADHONEP (Associação dos Homens de Negócios do Evangelho Pleno) estará promovendo um jantar no próximo dia 21 de setembro, às 20 horas, no restaurante SAbor do Mar. Neste jantar o preletor será o Coronel Adalberto Caius.
Os convites poderão ser adquiridos na Alfa alarmes, na Av. Thomaz Galhardo, 919, apto 02 e no despachante Confiança (em frente a Delegacia de Ubatuba), ou através dos telefones (12) 3832.6181 - 3832.5404 ou 9108.5022.

Ubatuba retorna com as ações do escotismo
No ano em que se comemora o centenário do escotismo, Ubatuba recebe o retorno das atividades do “Grupo Escoteiro Iperoig”

Ubatuba - Desde o dia 25 de agosto, o Grupo Escoteiro Iperoig- G.E.I em parceria com a Associação Comercial de Ubatuba, está realizando suas atividades na cidade.
A princípio, o G.E.I. recebe jovens de 10 a 14 anos todos os sábados das 15h00 às 17h00 no Clube ACIU, localizado no bairro do Taquaral.
Segundo André Diniz que é o diretor-presidente do grupo de Ubatuba, a área do clube ACIU é arborizada e cercada com espaço suficiente para a boa prática do escotismo
Praticado por 28 milhões de jovens em todo o mundo, o Escotismo é um movimento mundial, educacional, voluntário, apartidário, sem fins lucrativos. Criado com a proposta de desenvolver o jovem, por meio de um sistema de valores, que prioriza a honra, baseados na promessa e na lei escoteira, e através da prática, do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, faz com que o jovem assuma seu próprio crescimento e torne-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
O presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat informa que os associados da entidade não pagam a matrícula dos filhos.
Os interessados devem entrar em contato com André Diniz através do telefone 3842 1254. ACIU

Pesquisa aponta mais de 80% de ocupação no feriado de 7 de setembro
A previsão de tempo bom deve ajudar e a cidade deverá ter movimento intenso no feriado

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Turismo, realizou uma pesquisa em 70 estabelecimentos formais de hospedagem (hotéis e pousadas), obtendo um índice médio de 87,4% de ocupação para o feriado de 7 de setembro. Com a previsão de tempo bom confirmada, o movimento deve ser grande em toda região. “Os turistas podem descer com tranqüilidade, pois teremos sol e temperaturas elevadas, o que é o desejo da maioria dos que procuram o litoral nesta época”, afirma Luiz Felipe Azevedo, secretário municipal de Turismo.
Na programação do feriado estão o Circuito Petrobrás de Surfe Feminino Profissional, que ocorrerá de sexta a domingo na Praia Grande e a Festa da Padroeira, que acontecerá na praça da Igreja Matriz, no mesmo período.
“Temos a certeza que muitos turistas vão descer a serra, pois a época é propícia e os que vierem encontrarão condições meteorológicas favoráveis. Este feriado já vai nos dar uma idéia de como será a temporada de verão em Ubatuba, que deverá ser muito intensa. Nossos esforços para a divulgação de Ubatuba são constantes, e o comércio local deve estar preparado para uma das melhores temporadas dos últimos verões”, disse o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar. (Fonte: PMU)

Balcão de Empregos cria programas voltados à captação de vagas junto aos empresários
Verificou-se em agosto um aumento significativo das vagas, passando de 58, em julho, para 133 em agosto

Ubatuba -A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social e do Balcão de Empregos, implantou dois programas voltados principalmente à captação de vagas junto ao empresariado (Programa de Visita ao Empresário) e à cessão de espaços na Secretaria para que sejam realizadas as entrevistas (Programa do Empresário no Balcão de Empregos). A implantação visa também a busca de meios e adequações para o aumento da empregabilidade no município.
De acordo com o Chefe do Departamento de Capacitação, Edison Zerbinato, "com estas implantações e com a proximidade dos feriados e do início de temporada, verificou-se em agosto um aumento bastante significativo das vagas, passando de 58, em julho, para 133 em agosto, um aumento de 129,3%, onde todas as vagas foram preenchidas. De janeiro a agosto foram preenchidas 629 vagas, o que representa 51% do total de 1216 cadastros efetuados", explica Zerbinato.
Outros itens que compõem as atividades do Balcão de Empregos também foram responsáveis pelo aumento do atendimento geral dos serviços prestados, que passou de 552, em julho, para 848, em agosto, um aumento de 53,6%. Durante o ano o número de atendimentos foi de 4.957.
Outro levantamento realizado pelo Departamento de Capacitação foi em relação aos cadastros por região. O levantamento apontou que a região central foi a que mais teve pessoas se cadastrando no Balcão de Empregos, com 513 cadastros. Em segundo ficou a região oeste, que teve 327 cadastros. Da região norte cadastraram-se 228 pessoas e da região sul foram 148 cadastros.
Retomada do emprego - "Como foi comentado no mês anterior, já prevíamos um aumento da retomada do emprego, que de fato aconteceu pela abertura das vagas no mercado e ainda pela agregação nas atividades do Balcão de Empregos através dos programas implantados que também contribuíram para a diminuição do desemprego em Ubatuba".
O Balcão de Empregos está situado na Rua Paraná, 375 - Centro. Mais informações pelo telefone 3832-6038. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 8h às 11h para cadastro do empregado e das 14h às 17h para emissão de documentos – certidões e atestados.
Banco do Povo - O Banco do Povo de Ubatuba vem cumprindo e seu papel no município, administrando e oferecendo financiamentos de forma eficiente e segura ao pequeno empreendedor, quer seja formal ou informal. No período de janeiro de 2005 até agosto de 2007, já foram realizados 162 financiamentos, num total de R$ 438.337,02, com baixa taxa de inadimplência na atualidade. "Somos o Banco líder do Litoral Norte, em contratações (financiamentos aprovados e contratados)", diz Zerbinato.
O Banco do Povo oferece linhas de financiamentos com juros de 1 % ao mês e créditos de R$ 200,00 a R$ 5.000,00 para os pequenos empreendedores, podendo ser parcelado em até seis meses para capital de giro (mercadorias, matérias-primas e consertos em geral) e em até 18 meses para investimento fixo (compra de máquinas, equipamentos e ferramentas).
O Banco do Povo está situado no Prédio da Prefeitura Municipal, que fica na Rua Dona Maria Alves, 865 – Tels (012)- 3833-7880 e 3833-7884 e conta com “Agentes de Crédito” preparados para atender os clientes e dar todas as informações necessárias sobre os financiamentos desejados pelos empreendedores. (Fonte: PMU)

Visita do Secretario de Habitação de São Paulo

Ubatuba - No último sábado, dia 1 de setembro, Guaracy Fortes Monteiro Filho, o assessor parlamentar da Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo, reuniu-se com membros do diretório municipal do PTB de Ubatuba para dizer que se dispõe a colaborar na elaboração de projetos que visem à melhoria na habitação do município.
Tato lamentou que a defasagem de moradias em nossa cidade tenha aumentado a cada gestão municipal e que o povo simples, que aqui reside, fique sempre à espera de soluções que esbarram na falta de vontade de quem administra o município. Na conversa também foi levantada à questão ambiental, fator importante para por em prática os projetos de urbanização e habitação.
O PTB de Ubatuba defende a idéia de desenvolvimento sustentável e racional, no que se refere ao assunto meio ambiente. O advogado, Ivair Pinto de Moura, que também participou da reunião, define que o homem está para a natureza assim como a natureza está para o homem.
Tem que haver uma adequação consciente no sentido da convivência homem-natureza, o que certamente é possível de se obter com propostas de médio e longo prazo. Porém, a semente tem que ser plantada por todos por se tratar de benefício comum.

CINEMA - SEMANA DE 06/09 A 13/09/2007

"OS SIMPSONS-O FILME" Dublado!!!!
Ás 15:00 hs

"RATATOUILLE" Dublado!!!!!
Às 17:00 hs

"DURO DE MATAR 4.0" Aventura!!!!!
C/ Bruce Willis!!!!!
Às 19:00 hs -21:20 hs.


cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Poesia Topo

Escola do mar

Crianças estão brincando
De saltar ao mar
De jacaré nas ondas
De descobrir os segredos
Das águas profundas
Crianças estão brincando
No estuário do rio
De capturar siri
De jogar tarrafa
De pescar parati
Crianças estão brincando
De remar a canoa
De embicar a proa
Como se fosse adaga
A cortar a vaga
Crianças estão brincando
De cantar o cântico
Da vida que começa
Às margens do Atlântico.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

CPMF

Sr. Mauricio, parabéns. Concordo plenamente e acrescento a CPMF abrange a todos e não só os mais favorecidos.

Jorge Roberto Valente
Rua Ari Vieira, Estufa II, Ubatuba, SP

Pregadores ou predadores?

Caro leitor, sei que não somente para mim, como para muitas outras pessoas, cristãs ou não, é extremamente triste e lamentável o que se vê nos dias de hoje por parte de muitos que se dizem pregadores e defensores da causa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Porque pelas atitudes que muitos deles têm tomado diante dos fiéis e do povo, não nos deixa outra saída, a não ser a de entender que eles estão muito mais para predadores, que para pregadores. Há alguns anos, se alguém precisasse encontrar um pregador, para receber um auxílio espiritual, bastava tão somente se dirigir a um Templo religioso e lá estava ele, puro e consagrado a serviço de Deus, pronto para aconselhar e orar pelos pobres e necessitados. As pessoas sentiam um enorme prazer em freqüentar as suas denominações, pois sabiam que, pelo menos ali, jamais teriam o desprazer de encontrar algum político pedindo voto e muito menos o seu pregador seria capaz de apresentar um político ou de falar em política, na hora do culto, ou fora dele, quanto mais induzir quem quer que fosse, em nome de Deus, a votar em qualquer candidato. Mas, agora, a coisa mudou. E parece que estamos mesmo no fim dos tempos, pois hoje, se alguém precisar de um pregador, não precisa ir muito longe. É só entrar em qualquer repartição pública, que com toda a certeza encontrará algum por lá. E não somente lá, na repartição pública, mas também infiltrados nas reuniões de conselhos da cidade, das associações de bairro e outras mais. A vista de tudo isso, tenham certeza de que o mais abominável e repugnante, diante dos olhos de Deus, é que esses homens que se dizem pregadores não deveriam estar nesses lugares e sim em seus templos, ajudando espiritualmente a quem precisa. E o que é pior: estão ali, tão somente para defender interesses políticos em troca de que, ninguém sabe, mas por amor é que não é. Porque as Associações, Conselhos Municipais, ONGs, quando se reúnem é para tratar de assuntos terrenos e não celestiais. O fato é que, no final de cada uma dessas reuniões, existe sempre uma votação, onde se decide se o povo vai continuar sofrendo nas mãos dos maus políticos, ou se terão a solução de seus problemas. E é justamente nessa hora decisiva que o suposto pregador entra em ação. Se a votação empatar, restará o voto minerva para desempatar. A questão é que, na maioria das vezes, esse voto está nas mãos do "pregador", aí você já sabe o que acontece com a população. E para quem acha que tudo isso é um exagero, convidamos a todos a participar de uma dessas reuniões. Assim, você terá o desprazer de comprovar que aqueles que deveriam estar tirando o sofrimento do povo estão ajudando a aumentá-lo ainda mais. Certa vez, ao ser interrogado por Pôncio Pilatos, disse o senhor Jesus Cristo: "O meu Reino não é deste Mundo" - João 18-36. Mas, parece que os pregadores se esqueceram disso estão totalmente voltados para as coisas desse mundo e mais preferem servir aos homens do que a Deus.

Júnior Bahia
Músico e Mestre

Infelizmente mais um adeus

É com grande pesar que nós da Associação Comercial de Ubatuiba recebemos a notícia do falecimento de Ney Martins.
Ney representou um exemplo notável de dedicação e paixão pela cultura caiçara .
Que Deus dê força e conforte sua familia com essa perda irreparável.
Cordialmente,

Cristiane G. Zarpelão
Assessora de Comunicação da ACIU

Nei Martins deixa saudades

É com tristeza que recebemos a notícia do falecimento de nosso amigo Nei Martins.
Nei da cultura caiçara; do futebol dente de leite junto de Rubens Salles e "Tio Ciro"; da música e dos costumes tradicionais de Ubatuba.
Agora eles estão eternamente ao lado do Criador formando um novo time. Aqui ficaram felizes lembranças.
Agradecemos a você Nei por ter partilhado parte de sua vida conosco e também agradecemos a Deus pelo privilégio que nos foi dado de um dia ter tido você aqui.

TATO
Diretório do PTB de Ubatuba

E o Ney Martins nos deixou...

Mas não sem antes dedicar toda uma vida de trabalho devotado e dedicado empreendedorismo a todos nós, à cidade e, notadamente, àquelas figuras que ele, à sua maneira, acarinhava: os manifestantes da nossa cultura de raiz, como se diz, e dentre eles seus vários mestres. Cabe a nós, agora, dar continuidade.
“Ciccillo era prefeito quando cheguei em Ubatuba”, me disse ele há pouco. Abraçou várias atividades como o futebol, organizando a LUF da qual fiz parte por sua grande influência. Criou a Escola de Samba Mocidade Alegre do Itaguá, sendo o Carnavalesco e Mestre de Bateria, além de seu maior animador.
Em fevereiro de 1983 assumi a Prefeitura e o Ney foi trabalhar comigo, na cultura, com minha irmã Jony. Seu espírito positivo e “fazedor” sempre o acompanhou agregado à sua liderança natural. Colocou-se acima das críticas destrutivas que buscam penalizar os espíritos criativos; é o que resta aos recalcados, na busca do conforto espiritual que não conseguem ter, e a história está repleta desses tristes exemplos, mas não lhes reserva o bom humor de seus espaços.
A cultura popular, e dentro dela a cultura caiçara, lhe deve muito. Foram trinta anos de envolvimento franco, sincero, maduro e entusiasta com os moradores das praias, dos sertões e de Ubatuba como um todo, com essa gente gloriosa que carrega nossas raízes, muitas vezes toscamente, desfilando expressões profundas da nossa pobrinha pátria.
Ney, a grande poesia que você foi e será sempre, não terá palavras para dizê-la, mas o povo de Ubatuba a expressou magnificamente no comparecimento pleno à Igreja Matriz para, com olhos vermelhos e lágrimas límpidas, ver você pela última vez e abençoá-lo.
São essas coisas, Ney Martins; essas coisas que ficam como patrimônio e exemplo. E é aí você revive.

Pedro Paulo Teixeira Pinto
Presidente da Fundart
Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba

Adeus Amigo

Nossa Árvore Ubatuba perde uma das suas raízes principais. Cortaram a sua fertilidade, aliás, já a partir daquele Festival Regional "Gaivota de Prata", nos idos anos 80. Os burocratas hipócritas do Município diminuíam o seu valor, pela inveja e pelo medo de serem ofuscados pela sua ação criadora, querido Nei Martins.
Quantos projetos na sua gaveta, dignificadores que eram da nossa Cultura Caiçara, escondidos ou minimizados pela leitura medíocre dos holerites de plantão.
Hoje, muitos se ocultaram no remorso de não enfrentar seu rosto tranqüilo no seu leito de morte. Suas mãos, com os dedos entrelaçados, pareciam de prata, como a sua Gaivota. Seu sofrimento foi breve, como se soubesse que logo se juntaria aos outros que, como você, também deram impulso às nossas festas populares.
Quem não assistiu à pujança da Escola de Samba do Itaguá, a maravilhosa estirpe de um povo festeiro, que vem se diluindo na mediocridade dos condutores de nosso Turismo, que se esmeram por trazer navios de turistas. Eu penso que pretendem fazer roteiros "Gospel", que é o único atrativo que sobrou para um povo que ficou triste.

Miguel Angel Garcia
Ubatuba, SP

Nota de pesar

A cultura de Ubatuba perdeu, nesta quarta-feira, um grande aliado. Nei Martins, nosso folclorista e um dos principais incentivadores da cultura caiçara, nos deixou...
Durante várias décadas, Nei defendeu com paixão as tradições do povo ubatubense. Era ele quem animava e organizava grande parte das nossas comemorações, como a Festa de São Pedro, a Caiçarada, o Festival de Marchinhas, a peregrinação da Bandeira do Divino, a Folia de Reis e muitas outras festas, espalhadas por todo o município. Em todos esses eventos, seu maior objetivo era mostrar a riqueza da nossa cultura e impedir que esse patrimônio se perdesse em meio aos novos costumes.
Sem dúvida, a perda para o município, para os familiares, amigos e colegas de trabalho é inestimável. Agora, a maior homenagem que podemos prestar a este grande amigo será dar continuidade ao seu trabalho, com o mesmo carinho e respeito à nossa cultura.
Que Deus o acolha com alegria e dê conforto aos corações de todas as pessoas que o admiravam!

“O Senhor é o meu pastor e nada me faltará;
Deitar-me faz em verdes pastos,
guia-me mansamente a águas tranqüilas”
Salmos 23:1 e 2

Sinceramente,
Eduardo César
prefeito de Ubatuba

Perda Irreparável

Fui hoje tristemente surpreendido pela notícia da morte de nosso querido Nei Martins.
Se compararmos as pessoas que lutam pela sobrevivência da cultura caiçara em Ubatuba a um exército, com certeza podemos dizer que perdemos hoje nosso maior general.
Fica difícil compreender os desígnios de Deus quando perdemos alguém tão querido por tantos, desta forma súbita e inesperada.
Fica difícil também pensar em alguém que pudesse, com tanta propriedade e vontade, levar tão importante trabalho à frente como Nei.
Acredito que nossa maior homenagem a este guerreiro, deva ser a de ajudarmos os poucos que restam nestas fileiras, a levar a tradição e a cultura caiçara à frente.
Se pudermos (e certamente devemos), concretizar seu sonho de um Centro de Tradições Caiçaras em nossa cidade, este deve obrigatoriamente levar seu nome.
Resta-me Nei, o consolo de saber que se há justiça divina (e sei que há), São Pedro estará às portas do céu te esperando hoje, com uma festa digna daquelas tantas que você promoveu para ele aqui mesmo, na nossa Ubatuba.
Que Deus te abençoe!!

Hugo Gallo
Ubatuba, SP

Tributo a Nei Martins

Uma pessoa dedicada e apaixonada pela cultura caiçara. Este era o Nei Martins que conheci. Seu trabalho era imprescindível para o registro do que era ser caiçara, das histórias, dos causos, das lendas, das tradições, da essência de Ubatuba.
Fica na minha lembrança a imagem de um Nei Martins contando como foi o início da Festa de São Pedro Pescador, gravado em 29 de junho de 2005. Esta é a imagem que guardarei do meu amigo Nei Martins, a qual disponibilizo aqui para eternizar um pouquinho do que foi este grande homem.

Emilio Campi


 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Caminha da Almada  © Luciano Cancelier

Caminho da Almada
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor