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Segunda-feira, 10 de Setembro de 2007 - Nº 1842 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
UNITAU apresenta novas tecnologias na Semana de Computação


Caraguatatuba
Pizzaria do Neno é campeã do Caraguá A Gosto 2007
Piloto de Caraguá fica em 4º lugar no Supercross disputado no Ceará

Ilhabela
Escola Municipal Sebastião Leite é homenageada pela Câmara de Ilhabela
Legislativo passará a publicar editais de licitação em 3 veículos
IV Concurso de Poesia “Biblioteca Municipal Ilhabela”
Luiz Lobo quer abaixo-assinado em favor de fila para moradores na travessia da balsa


São Sebastião
Mutirão da Cidadania dá ‘nova cara’ a Paúba
Sectur inicia “Mês da Dança e das Artes Plásticas”
Secretários acreanos visitam São Sebastião em busca de experiências na disposição final de resíduos
Serviço wirelless da Rua da Praia já está em funcionamento

Ubatuba
300 voluntários participarão do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias em Ubatuba
Ubatuba retorna com as ações do escotismo
Defeso do mexilhão
Prefeitura realiza Audiência Pública relativa à intervenção na Santa Casa
Ubatuba adere a Programa de Capacitação de Gestores Ambientais
Comissão de sistematização realiza trabalho intensivo para elaboração da nova Lei de Uso do Solo
Comerciantes serão treinados para realizar ações de combate à dengue
Novo estatuto do servidor começa a vigorar no próximo ano, em Ubatuba
Última semana para obtenção de licença de pesca de camarão sete-barbas

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UNITAU apresenta novas tecnologias na Semana de Computação

Região - A Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza a Semana da Computação (Secomp) do Departamento de Informática, entre os dias 10 e 15 de setembro. Com o tema “Desafiando o futuro”, a Secomp promove, para alunos e profissionais da área, atualização e divulgação de novas tecnologias, além da “1ª Maratona de Programação da UNITAU”, no último dia do evento.
As semanas pedagógicas têm como objetivo levar aos alunos temas atuais relacionados ao mercado de trabalho e à atualização profissional, com atividades dinâmicas que promovem a interação entre profissionais atuantes, professores e alunos.
A Secomp 2007 conta com profissionais de Institutos de Pesquisa, como do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC/ INPE e de empresas fabricantes de processadores para computadores, como a AMD.
No primeiro dia de evento, segunda-feira, 10 de setembro, será discutido o gerenciamento de projetos em desenvolvimento de software e será aberta a 2ª Mostra de Trabalhos de Graduação, que permanecerá por toda a semana. Na terça-feira, 11, a palestra sobre gerência de um centro de supercomputação é um dos destaques da programação, já que o CPTEC/INPE possui o segundo supercomputador mais rápido do Brasil. Em seguida, também terá a palestra “SAP – A evolução de uma idéia”.
Como tema principal do terceiro dia do evento, quarta-feira, 12, a Secomp traz uma palestra sobre a formação de redes municipais sem fio livres e gratuitas. Já no dia 13, quinta-feira, a palestra “Do Laptop de U$ 100 ao Multicore eficiente” abordará, entre diversos temas, a evolução dos computadores; e a palestra “Ensaios de Simulação de Hardware-In-The-Loop em aplicações espaciais” levará aos participantes uma simulação de hardware que envolve tecnologias e sistemas espaciais, como foguetes.
Na sexta-feira, 14, a palestra “Desenvolvendo aplicações para Web” apresentará um software que constrói rapidamente páginas da Internet, o que agiliza o trabalho do profissional da área. No último dia da semana pedagógica, 15 de setembro, serão realizados a 1ª Maratona de Programação da UNITAU, aberta para todos os alunos do departamento, e o curso “Desenvolvendo sistemas para Web com Framework”, colocando em prática o assunto da palestra do dia anterior.
Exceto no dia 15, em que as atividades terão início às 8h e previsão de término às 17h, todas as atividades serão realizadas a partir das 19h, no Departamento de Informática, que fica na Av. Marechal Deodoro, nº 605, no Jardim Santa Clara, em Taubaté. Mais detalhes sobre a programação podem ser obtidos na secretaria do departamento, pelo telefone (12) 3625-4256 ou pelo site www.unitau.br


Notícias de Caraguatatuba Topo



O Guaruçá Caraguatatuba

Pizzaria do Neno é campeã do Caraguá A Gosto 2007
O público votou e elegeu "Calzone Di Maré", da Pizzaria do Neno, como melhor prato do Caraguá A Gosto 2007. Na modalidade Petiscos, a disputa foi acirrada e terminou em empate para Bar do Hélio e Parodi Pizzaria.

Caraguatatuba - A segunda edição do maior evento gastronômico do Litoral Norte terminou em grande estilo nesta quarta-feira, 5 de setembro, numa cerimônia realizada no Teatro Mario Covas, onde foram premiados os melhores estabelecimentos da cidade, votados pelo público durante o mês de agosto.
O Caraguá A Gosto, realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com a ACE - Associação Comercial e Empresarial movimentou a região na baixa temporada, tornando-se um grande sucesso em sua segunda edição.
Conforme explicou o Secretário de Turismo, Ricardo Ribeiro, esta edição do Caraguá A Gosto superou todas as expectativas em relação ao primeiro, realizado no ano passado. "Houve aumento do movimento em todas as casas participantes, em comparação aos anos em que ainda não existia o Caraguá A Gosto. Além disso, os estabelecimentos participantes tiveram uma melhor divulgação, ganharam novos clientes e melhoraram a qualidade no atendimento. Esperamos que o evento se fortaleça cada vez mais e se torne uma referência, de modo que ao falar em agosto, as pessoas lembrem do Caraguá A Gosto", disse.
De acordo com as estatísticas, em 2006 a cidade recebeu um público de 70 cidades do Estado de São Paulo, além de outros 15 municípios de 11 estados brasileiros, e sete países.
Em 2007 vieram à Caraguá turistas de 95 cidades, além de visitantes de outros 24 municípios de 10 estados e nove países. Foram preenchidas 5.700 cédulas de votação em bares, quiosques, restaurantes e pizzarias participantes, ou seja, 5.700 pratos foram servidos a 3.100 turistas e 2.600 moradores de Caraguá (no Caraguá A Gosto 2006 o número de cédulas preenchidas totalizou 4.700).
Na cerimônia de premiação, estiveram presentes o prefeito municipal José Pereira de Aguilar, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, o presidente da Associação Comercial, Paulo Roberto Gatto Bijos, o presidente da FUNDACC, José Ricardo Gaspar, secretários municipais, o representante Transpetro, Cosme Damião Lemes, e demais autoridades, além do público, que lotou o auditório do Teatro Mario Covas. Também acompanharam o evento os proprietários dos 20 estabelecimentos participantes do Caraguá A Gosto 2007: Pizza 1, Restaurante Ostra e Ouriço, Restaurante Mamalu, Pizzaria Neno, Zanfredo, Cachaçaria Água Doce, Al Badah Beach, Parodi Pizza Bar, Bar do Julinho, Quiosque Canto Bravo, Armazém, Bar do Hélio, Bar do Japonês, Caiçara's Restaurante, Dago Pizzaria, Restaurante Golfinho Azul(Martim de Sá), Quiosque Guaruça, Restaurante Golfinho(Cocanha), Ilhote Cantina e Pizzaria e Toca da Garoupa.
O melhor prato ficou para a Pizzaria do Neno, com "Calzone Di Maré", à base de camarão cremoso com catupiri. O prêmio de melhor petisco ficou para Parodi Pizzaria Bar, com "Chilenona" (Azeitona chilena recheada com provolone ao azeite), e também para o Bar do Hélio com "Kassler Aperitivo" (costelas suínas com cebola em pétalas). Na categoria melhor apresentação de petisco o vencedor foi o Quiosque Canto Bravo, e na melhor apresentação de prato o público escolheu o Quiosque Guaruçá. Na categoria melhor ambiente o Restaurante Zanfredo foi o campeão pelo segundo ano consecutivo, e no quesito melhor serviço foram premiados o Restaurante Ostra e Ouriço e o Bar do Hélio, que na ocasião ganharam dois aparelhos de DVD, para serem sorteados entre seus garçons e funcionários, que contribuíram para o favoritismo do público em relação ao bom atendimento oferecido por ambas casas.
Ainda na cerimônia de premiação foram sorteados 20 jantares nos estabelecimentos participantes, além de um lap top para o voto dado ao prato principal e um computador para o público que votou em petisco. Os sorteados foram Gabriela Roveran (petisco) e Marcos Antonio Martins dos Santos (lap top).
Para o presidente da ACE, Paulo Bijos, o Caraguá A Gosto foi um grande sucesso. "Estamos felizes com essa parceria e durante o evento, ao visitar os estabelecimentos percebi que todos estavam satisfeitos com a movimentação das casas, que aumentou significativamente. Esperamos que o Caraguá A Gosto entre no calendário oficial de eventos porque a cidade já virou uma ótima opção na baixa temporada, graças a esse, que é o maior evento gastronômico da região", explicou.
O prefeito José Pereira de Aguilar aproveitou a ocasião para agradecer aos participantes por acreditarem no evento e lutarem para melhorar a movimentação da cidade na baixa temporada. "O sucesso do Caraguá A Gosto se deve à dedicação e participação de todos. Somando forças e idéias é que conseguimos mudar nossa realidade. Caraguá é uma cidade que vive do turismo, e tendo a Associação Comercial como parceria, temos conseguido unir o comércio e a Administração Municipal, trazendo desenvolvimento para a região. O comércio é o pulmão da cidade e sem ele, ela pára. Mas aqui isso não vai acontecer, porque vemos união e vontade de todos. Parabéns a todos pelo desempenho, e pelo sucesso do evento", finalizou. (Fonte: PMC)

Piloto de Caraguá fica em 4º lugar no Supercross disputado no Ceará
A prova, realizada no Ceará, teve a participação dos 25 melhores pilotos de Bicicross do Brasil, e Caraguá ficou em destaque garantindo a 4ª colocação.

Caraguatatuba - A equipe Caraguá BMX Clube marcou presença na prova de Bicicross realizada em Sobras, no Ceará, na última semana. A terceira edição da Supercross Brasil contou com os 25 melhores pilotos do país e distribuiu R$ 17 mil em prêmios.
Paulo César "FI", que recentemente retornou dos Estados Unidos após uma temporada de dois anos, garantiu uma boa posição chegando em 4º lugar na disputa que teve como vencedor Deivlin Baltazar "Turbo" (Americana/SP), seguido de Thiago Machado (Sorocaba/SP) e Daniel Brito "Bebê" (Cosmópolis/SP).
Com o resultado alcançado "FI" entra no grupo dos melhores pilotos do Bicicross nacional e está na luta pela vaga olímpica brasileira para as Olimpíadas de Pequim/2008. Com isso, há uma grande chance de Caraguatatuba despontar cenário esportivo nacional. Para haver essa possibilidade, o piloto precisará competir em algumas etapas internacionais, visando garantir pontuação no Ranking Mundial.
De acordo com o Caraguá BMX Clube, nessa fase será muito importante o apoio das empresas da cidade, no sentido de incentivar o esporte, que está levando o nome de Caraguá para outros municípios e estados. (Fonte: PMC)

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Vulcano Portal da Palmeira

Escola Municipal Sebastião Leite é homenageada pela Câmara de Ilhabela

Ilhabela - O Legislativo Ilhéu aprovou por unanimidade, entre os pares presentes na última sessão de Câmara, uma Moção de Louvor aos funcionários da Escola Municipal Sebastião Leite da Silva, pelos serviços prestados à comunidade.
A homenagem é de autoria do vereador José Jorge Pereira (PTB), o Zeca do São Pedro.
A escola que atende 179 alunos, entre Educação Infantil e Fundamental, foi inaugurada no ano 2000 e está localizada na região sul do arquipélago, no bairro do Bexiga.
Em sua justificativa, Zeca afirma que a unidade escolar vem desenvolvendo muitos projetos em parceria com a comunidade, como: Concurso Denatran (MEC), Concurso de Poesia (Biblioteca Municipal de Ilhabela), Concurso de Redação do Lions Clube de Ilhabela, Saúde: Higiene Bucal, Diabete e Anemia, Tuberculose, Dengue, Gravidez Precoce, Combate às Drogas, entre outros. “A relação entre escola e comunidade sempre foi harmônica, estando sempre à disposição da comunidade, atendendo na medida do possível todas as solicitações e participando de todos os projetos empreendidos pela Secretaria Municipal de Educação”, explica. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Legislativo passará a publicar editais de licitação em 3 veículos

Ilhabela - O presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, Professor Joadir Capucho (PPS), assinou um Ato da Presidência que trata das publicidades das licitações realizadas pelo Legislativo ilhéu.
Conforme determinação do Presidente, os resumos de editais de licitações feitos pela Câmara deverão ser publicados em três jornais de circulação no município, sendo que pelo menos um deles deverá ter circulação também no Litoral Norte, além de serem disponibilizados na internet pelo site www.camarailhabela.sp.gov.br
As licitações destinam-se a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração, propiciando igual oportunidade a todos os participantes, sendo processada e julgada na estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhe são correlatos. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

IV Concurso de Poesia “Biblioteca Municipal Ilhabela”

Ilhabela - Fazendo parte da programação do 202o. aniversário de Emancipação Político-Administrativa de Ilhabela, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e FUNDACI – Fundação Arte e Cultura de Ihabela, realizou na noite desta quarta-feira, 05, nas dependências do Esporte Clube Ilhabela, Vila, a cerimônia de premiação do IV Concurso de Poesia da Biblioteca Pública Municipal Dr. Renato Lopes Correa.
Para alcançar o maior número possível de crianças e adolescentes, a Secretaria da Cultura contou com a parceria da Secretaria de Educação e da Biblioteca Municipal, no sentido de estimular o contato com obras literárias, o gosto pela leitura e pela criação artística, resultando com a participação de 291 concorrentes entre as categorias: Adulto, Juvenil e Infantil, que segundo dados da Secretaria de Cultura, registrou-se um crescimento acumulado de participações de 2004 para 2007 na ordem de 809%, assim apresentados: em 2004, 32 pessoas; em 2005, 100 participantes; em 2006 foram inscritos 154 participantes e, agora em 2007, 291 concorrentes.
O corpo de jurados formado por Márcia de Azevedo Arouca; Ivan Russef e Marcelo Silveira premiaram os seguintes Poemas: categoria Adulto: Nascente em Castelhanos, de Marilia K. O. Nafalski, 1o. lugar; Memórias, de Maracy N. Mourso, 2o. lugar e O último poema do Guerreiro, de Antonio Carlos de Lima Galvão, 3o. lugar; categoria Juvenil: Navegantes das Palavras, de Jonas M. Gomes, 1o. lugar; Viagem para diferentes C.E.P.S, de Ana Carolina dos Santos, 2o. lugar e Ser Feliz, de Joyce R. de Oliveira, 3o. lugar; categoria Infantil: Poesia das Frutas, de Luan N. de Oliveira, 1o. lugar; Sapa Sapeca, de Emanuel de Araújo Silva, 2o. lugar e Festa Junina, de Rafaella do Vale Lourenço, 3o. lugar. Os primeiros lugares, além de medalhas, receberam um prêmio de R$ 500,00, e todos os participantes receberam certificados.
Para apresentação dos Poemas, os alunos da professora Adriana Lira, da Oficina de Teatro da FUNDACI encenaram um recital.
O júri também concedeu Menções Honrosas para os Poemas: categoria Adulto: “Bate Costa, de Delcides M. Cardial e “Poema das Palavras”, de Wilton Silva de Oliveira; categoria Juvenil, “Eu...já”, de Caroline A. Roberto e “Ilha Fantasia I”, de Edinir Cezar da Silva Hilarião e na categoria Infantil: “Histórias”, de Pedro Henrique R. de Oliveira e “Folclore”, de Gabriel Santos Pires.
Com um público estimado em 400 pessoas, entre os participantes, familiares e amigos que compareceram para prestigiar o evento, a Secretaria de Cultura registrou as presenças do prefeito municipal, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, do presidente da Câmara Municipal, vereador Joadir Capucho; dos secretários: da Cultura, Maria Sonia Ferreira Dias; da Administração, Luis Lobo; de Finanças, Oswaldo Julião e do Meio Ambiente, Maria Inez Fazini Biondi; da diretora de Cultura, Simone di Fonzo, do secretário Executivo da FUNDACI, Irineu Rodrigues; da bibliotecária, responsável pela Biblioteca Municipal, Rosa Maria A. de Oliveira e da presidente do Esporte Clube, Patrícia Cardeal.
Para abrilhantar a cerimônia, aconteceu a participação da Orquestra Popular de Ilhabela; do Coral Municipal Celina Pelizzari e do Coral Municipal Infantil Pichochó. (Fonte: PMI)

Luiz Lobo quer abaixo-assinado em favor de fila para moradores na travessia da balsa

Ilhabela - O secretário municipal de Administração de Ilhabela, Luiz Lobo, afirmou que vai promover um abaixo-assinado com objetivo de pressionar politicamente a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo a aprovar o projeto de lei do deputado Fernando Capez, que prevê a criação de uma via exclusiva de acesso à balsa para moradores de Ilhabela e São Sebastião.
O secretário, que é do PSDB, mesmo partido do deputado, recordou que a idéia do projeto surgiu de uma conversa entre Capez e o vereador Beto. Além do abaixo-assinado, o secretário disse ainda que vai providenciar uma caravana com moradores do litoral, que irá se deslocar até o parlamento estadual, quando a matéria for à votação no plenário.
O projeto de Lei, segundo Luiz Lobo, já foi apresentado na Assembléia e encontra-se atualmente em análise na Comissão de Constituição e Justiça. O secretário espera a adesão de, no mínimo, 10 mil pessoas ao abaixo-assinado, cuja cópia será encaminhada também ao governador José Serra.
“O objetivo é mesmo fazer uma forte pressão política. Essa questão de travessia para os ilhabelenses é uma preocupação que temos desde 1997. Achamos justo que os caiçaras tenham preferência na travessia da balsa. Logicamente somos a favor do turismo, precisamos dos turistas, mas, não podemos ser penalizados com longas esperas na travessia. Muitos de nós temos que usar às vezes o serviço da travessia, mais de uma vez ao dia, inclusive em situações de emergência, diferente do turista que está normalmente a passeio”, disse Lobo.
De acordo com o projeto, os veículos licenciados em Ilhabela e São Sebastião “terão acesso ao atracadouro da travessia através de via exclusiva”. A fila deverá funcionar seguindo as mesmas disposições, horários e modo de operação que as filas de horas marcadas para a travessia. A via exclusiva será aplicada em ambos os sentidos.
No artigo segundo, o texto estabelece que a concessionária fará o controle dos veículos que terão acesso á fila exclusiva, através das placas dos carros, os quais deverão ser licenciados em Ilhabela e São Sebastião. Em caso de falta de placa, o proprietário deverá solicitar à concessionária um cartão de identificação com prazo de validade de 30 dias, tempo suficiente para conseguir regularizar a documentação.
A respeito da polêmica em torno da igualdade de direitos entre os cidadãos, moradores ou não das duas cidades, a justificativa do projeto acrescenta que “a presente norma legal não visa ferir” esse princípio. “Muito pelo contrário, pois tem o escopo de impor a igualdade dentre os munícipes.
Isso porque os moradores de Ilhabela e São Sebastião acabam sendo prejudicados pelas pessoas que apenas passam tais cidades, na medida em que ficam horas e horas esperando para poderem transitar para irem trabalhar, estudar, tendo que se submeter a uma fila única”, relata o deputado em sua justificativa.
O texto conclui que “com a possibilidade de haver uma fila específica para os moradores, será instaurado um sistema protetivo dos princípios constitucionais, visto que passará a existir uma proteção aos princípios da igualdade e do direito de ir e vir”. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Mutirão da Cidadania dá ‘nova cara’ a Paúba

São Sebastião - O bairro Paúba, na Costa Sul de São Sebastião, ganhou uma ‘nova cara’ com as atividades do “Mutirão da Cidadania" da Prefeitura de São Sebastião, realizado nesta quinta-feira (6/9), numa ação conjunta das Secretarias de Meio Ambiente (Semam), Saúde (Sesau), Administração (Secad), Subprefeituras (Sesub) e Fazenda (Sefaz) e da participação de moradores e membros da Sociedade Amigos de Bairro.
Além das orientações corriqueiras deste movimento, no que tange a coleta seletiva, descarte de podas e entulho, prevenção à Dengue e Agenda 21, a entrada de acesso ao bairro, na região da ponte, foi revitalizada com o plantio de plantas ornamentais, pintura do muro e placa de orientação, informando que é proibido jogar entulho ou qualquer tipo de resíduo no local.
Segundo informações do assessor de Departamento da Semam, Luis Filipe Rodrigues, foram retirados cinco caminhões de entulho e todas as ruas receberam manutenção com a máquina niveladora.
Outra novidade desta edição foi o trabalho de educação ambiental com oficina de marionetes com os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil "Bolinha de Sabão". “Nós apresentamos um teatro focado principalmente na questão do segregamento de resíduos, para que as crianças atuem como agentes de multiplicação em suas respectivas famílias”, informou a chefe de Divisão de Educação Ambiental, Christiane Cruz Silva de Moraes.
De acordo com Christiane, a equipe do Mutirão visitou 125 residências no bairro. As demais casas, onde não foi possível o contato, receberam informativos com cuidados preventivos à Dengue. A moradora Rosicléa Cunha da Cruz, afirmou que reside em Paúba há mais de 15 anos e acha super importante as orientações do Mutirão. “Os agentes da Dengue passam sempre aqui em casa. Na medida do possível eu separo o lixo, só tenho dificuldade em levá-lo lá embaixo, porque a coleta não sobe até aqui em cima”.
O secretário de Meio Ambiente, Teo Balieiro, participou do programa e enfatizou a importância da participação dos moradores no Mutirão. “Foi muito positivo, várias pessoas participaram, inclusive membros da Sociedade Amigos de Bairro. O bairro ficou todo limpo, com uma nova cara, mas é muito importante que os moradores se engajem nessa parceria fazendo a sua parte, cuidando do jardim, que antes era um lixão, não jogando mais entulho e lixo nas vias, porque Prefeitura não pode fazer tudo sozinha”, conclui.
O próximo bairro a receber o “Mutirão da Cidadania” será o da Vila Amélia, em data a ser definida. (Fonte: PMSS)

Sectur inicia “Mês da Dança e das Artes Plásticas”

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), iniciou nesta semana o “Mês da Dança e das Artes Plásticas” das Oficinas Culturais, promovidas em parceria com a ONG ALNorte. As oficinas promovem a cultura e a arte divididas nas modalidades: desenho artístico, balé, dança de rua, jazz, dança contemporânea, capoeira angola, teatro, cerâmica, violão, teclado, artesanato e artes plásticas.
Até o dia 19 de setembro, ficam expostas na Sectur a “Mostra de Artes das Oficinas Culturais”, das 9h às 17h, com artes em papel machê, do monitor Alexandre Rego; cerâmica, de Aparecida Ivanov; Desenho, de Alvamir Nascimento; e óleo sobre tela, de Daniela Oliveira.
Além das apresentações em escolas municipais e para comunidade, a Sectur promove também o “Celebrarte” - encontro entre alunos e monitores das Oficinas Culturais e a “Mostra Livre de Dança”: o maior evento do Litoral Norte em espaço aberto, que será realizado nos dias 28 e 29 de setembro, a partir das 20h, na Praça de Eventos da Rua da Praia.
Entre os avanços conquistados com as Oficinas Culturais desde o início do ano está a formação do Corpus, grupo de dança da cidade que já participou da 10ª edição do Litoral Dance Festival. "Agora temos um grupo para representar a cidade. Novas modalidades chegaram aos bairros de Juquehy e Barra do Sahy, na Costa Sul. Em parceria com o Fundo Social de Solidariedade formamos um grupo de Street Dance em Juquehy", destacou o diretor de Cultura, Gleivison Gaspar.
Programação
11/9 – Apresentação de ballet na Emei Alegria das Crianças/Boiçucanga às 10h e 15h
14/9 – 1°Celebrarte, na Praça do Coreto, às 14h
15/9 – Workshop de dança de salão, na ALNorte, às 20h
17/9 – Apresentação de Jazz na EM da Enseada, às14h
20/9 – Apresentação de dança de rua, na EM Machado Rosa, às 14h
21/9 – Apresentação de jazz, na EM Walfrido Maciel Monteiro, às 9h
21/9 – Apresentação de dança de rua, na EM Walfrido Maciel Monteiro, às 15h
21/9 – 2° Celebrarte, na EE Walkir Vergani/ Boiçucanga, às 19h
25/9 – Semana de arte em Juquehy, na Emei Branca de Neve, às 10h e 14h
26/9 - Roda de capoeira, na Praça da Bíblia, às 20h
28/9 – 1° Festival Estudantil de Dança, na Rua da Praia, às 9h
28 e 29/9 – 3ª Mostra Livre de dança, na Rua da Praia, às 20h
29/9 – Workshop de Biodança, na ALNorte, às 15h (Fonte: PMSS)

Secretários acreanos visitam São Sebastião em busca de experiências na disposição final de resíduos

São Sebastião - O Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos de São Sebastião (PRESS) poderá servir como um parâmetro para o manejo e a disposição final do lixo da cidade de Sena Madureira, no Estado do Acre. Na manhã desta quinta-feira (6/9), a chefe de Divisão de Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Letícia Theotonio, e o chefe de Gabinete da Prefeitura, Emerson Elias, receberam os secretários da cidade acreana, Cirleudo Alencar (Meio Ambiente) e Nilson Sales (Serviços Urbanos), que vieram em busca de experiências sobre o tema, para que possam adapta-las à cidade de quase 40 mil habitantes, cercada por quatro rios na região amazônica.
Segundo informações dos secretários, Sena Madureira foi incluída no Plano de Aceleração de Crescimento da Fundação Nacional de Saúde, o PAC Funasa e, com isso, foram destinados R$ 2,7 milhões para investimentos nesta questão, o que foi de grande valia já que o município é carente de recursos. “Nós já adquirimos uma área e estamos visitando várias cidades do país como, por exemplo, Londrina (PR), Assis (SP), Ilhabela e agora São Sebastião, para conhecer o sistema que cada uma usa para a disposição final do lixo”, conta Cirleudo.
Letícia explicou todo o processo de desenvolvimento e implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos em São Sebastião, fornecendo dados e contatos para que os acreanos possam usar como parâmetro em Sena Madureira. Já Emerson relatou aos secretários todas as dificuldades enfrentadas pela administração para resolver o problema do lixo, que hoje é exportado para a cidade de Tremembé, ressaltando a coragem política do prefeito Dr. Juan Garcia e sua equipe ao enfrentarem o problema “de frente”, não se furtando a procurar alternativas plausíveis de resolvê-lo.
Os secretários acreanos ficaram muito impressionados com a estrutura do PRESS, que prevê ações que vão desde a coleta seletiva casa a casa até a disposição final dos resíduos. “Nós estamos muito empenhados em resolver essa questão na nossa cidade. A meta é que em um ano, a gente saia do mau exemplo com o lixão atual, para modelo, com um aterro correto. Queremos ser modelo para todo o Estado. Se não acreditarmos no nosso sonho, não chegaremos a lugar algum”, conclui Nilson Sales. (Fonte: PMSS)

Serviço wirelless da Rua da Praia já está em funcionamento

São Sebastião - Usuários de computadores de mão (notebook, palm, hand) já podem acessar a internet em seus equipamentos na nova Rua da Praia de São Sebastião, que foi entregue nesta sexta-feira (7/9). As antenas de wirelless pela Prefeitura, por meio do Departamento de Tecnologia e Informática (DTI) da Secretaria de Governo, em vários pontos da rua já estão operando.
De acordo com o diretor do DTI, Márcio Jorge, o alcance das antenas é considerado excelente, mesmo assim, foram colocadas placas com a indicação WI Fi Zone, onde o nível de acesso é mais alto. “O usuário pode sentar em qualquer ponto onde há a cobertura e acessar o seu computador de mão, desde que ele tenha a tecnologia wirelless”.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, disse que esse serviço é uma forma de atender moradores, turistas e mesmo empresários que chegam a São Sebastião e precisam usar seus equipamentos. “O acesso será exclusivo àqueles que têm um computador de mão e querem acompanhar os filhos, por exemplo, que brincam no parquinho, ou precisam transmitir dados de serviços enquanto estão na Rua da Praia.”
Ainda conforme Jorge, qualquer equipamento que tiver a configuração padrão de wirelless terá acesso à internet banda larga. Posteriormente, a meta é disponibilizar o serviço para todo o município, atendendo, inclusive, o turista que estiver na praia e precisar de acesso à rede mundial de computadores. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


300 voluntários participarão do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias em Ubatuba

Ubatuba - Cerca de 300 voluntários irão coletar e analisar o "lixo" em 14 pontos do município no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2007, em Ubatuba, no próximo dia 15. Serão monitorados rios, mangues, praias e costeiras.
Essa é a previsão do Coletivo das Entidades Ambientalistas de Ubatuba (CEAU) que, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agenda 21 do Litoral Norte, promove o evento na cidade. Este ano, a ASSU-Ubatuba coordena o DMLRP no Estado de São Paulo. Quinze municípios e mais de 3000 voluntários estão envolvidos.
Os dados registrados pelos coordenadores locais são enviados para o Centro de Conservação dos Oceanos (The Ocean Conservancy) para análises estatísticas. Os resultados são enviados para a IOC - Comissão Intergovernamental Oceanográfica, da ONU. Com esses resultados mundiais, a IOC pode convencer os países a se tornarem signatários do Tratado Internacional de Controle de Poluição Marinha (MARPOL Treaty).
No último Dia Mundial, ano passado, equipes de Ubatuba coletaram três toneladas de resíduos. A bituca de cigarro foi o item de maior destaque, com 12.985 unidades.
Maria Luiza Camargo, membro da ASSU-Ubatuba, diz que "esse assunto deve ser tratado com especial atenção pela população, porque vivemos numa cidade com vocação para o turismo "de natureza". O lixo abandonado, além do aspecto ruim, é criatório de larvas do mosquito da dengue e acaba atraindo vermes, ratos e baratas, que trazem outras doenças à população."
Desde seu início, mais de 35 milhões de pessoas de 120 países participaram da campanha. E cerca de mil mutirões subaquáticos aconteceram em cem países, com 900 mil mergulhadores.
Fonte: ASSU-Ubatuba
Ass. Imprensa - Beto Segantini - jrsegantini@terra.com.br
Informações extras - Desde 1986, a The Ocean Conservancy, organização não-governamental norte-americana, promove em todo o planeta o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (Internacional Coastal Cleanup), uma das campanhas mais efetivas, amplas e contínuas do mundo.
No evento, sempre no terceiro sábado de setembro, voluntários de todas as partes do mundo vão às praias e às margens dos rios coletar o lixo, depositado diretamente pelos usuários locais ou por descargas no mar, originadas de embarcações ou dos próprios rios.
A Coordenação do evento em Ubatuba está a cargo da Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta que, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, fará a distribuição dos materiais necessários para a campanha.
No ano de 2006, no Estado de São Paulo participaram doze municípios: Ubatuba, Caraguatatuba, S.Sebastião, Ilhabela, Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Itanhaém, Peruíbe, Cananéia, Dourado. Mais de 2500 voluntários coletaram 8,7 toneladas de lixo.
No Brasil os dados gerais são:
60 municípios em 23 estados
13.000 voluntários
222 km monitorados em 100 praias, rios e lagos
36 toneladas de resíduos coletados
402 mil itens classificados

Ubatuba retorna com as ações do escotismo
No ano em que se comemora o centenário do escotismo, Ubatuba recebe o retorno das atividades do “Grupo Escoteiro Iperoig”

Ubatuba - Desde o dia 25 de agosto, o Grupo Escoteiro Iperoig- G.E.I em parceria com a Associação Comercial de Ubatuba, está realizando suas atividades na cidade.
A princípio, o G.E.I. recebe jovens de 10 a 14 anos todos os sábados das 15h00 às 17h00 no Clube ACIU, localizado no bairro do Taquaral.
Segundo André Diniz que é o diretor-presidente do grupo de Ubatuba, a área do clube ACIU é arborizada e cercada com espaço suficiente para a boa prática do escotismo
Praticado por 28 milhões de jovens em todo o mundo, o Escotismo é um movimento mundial, educacional, voluntário, apartidário, sem fins lucrativos. Criado com a proposta de desenvolver o jovem, por meio de um sistema de valores, que prioriza a honra, baseados na promessa e na lei escoteira, e através da prática, do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, faz com que o jovem assuma seu próprio crescimento e torne-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
O presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat informa que os associados da entidade não pagam a matrícula dos filhos.
Os interessados devem entrar em contato com André Diniz através do telefone 3842 1254. (Fonte: ACIU)

Defeso do mexilhão

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, informa que, de acordo com a instrução normativa do Ibama de número 105, de 20 de julho de 2006, a partir do dia 1 de setembro inicia-se o período de defeso do mexilhão. Entre os dias 1 de setembro e 31 de dezembro, ficam proibidos apenas a extração e o abastecimento dos cultivos. Já o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização de mexilhões (Perna perna), em qualquer fase do ciclo de vida, proveniente dos estoques naturais das regiões Sudeste e Sul pode ser feito mediante de comprovação de estoque junto ao Ibama. O produtor ou comerciante desta espécie deve estar sempre munido da guia de declaração de estoque emitida pelo Ibama. (Fonte: PMU)

Prefeitura realiza Audiência Pública relativa à intervenção na Santa Casa
Durante a prestação de contas, foi relatada a situação em que o hospital foi encontrado no momento da intervenção, as melhorias feitas desde então e as sugestões para melhorar cada vez mais o atendimento à população; na próxima semana acontece nova audiência

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, representada pelas secretarias municipais de Saúde e Assuntos Jurídicos, em conjunto com a direção da Santa Casa, realizou, na noite desta quarta-feira, 5, uma audiência pública com o objetivo de prestar contas à comunidade sobre a intervenção da prefeitura no hospital, em novembro de 2005. A prestação de contas foi uma solicitação da 5ª Conferência de Saúde realizada no início de agosto.
Na próxima segunda-feira, dia 10, acontecerá uma reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde na qual o mesmo tema será debatido e explanado pelos conselheiros. Na quarta-feira, 12, acontece uma nova audiência pública, na Câmara Municipal, às 18 horas, com o mesmo teor. Essa discussão será levada a diversas regiões do município, com datas e locais a serem divulgados previamente na mídia local.
O representante do Comus, Quincas Cruz Neto, elogiou a iniciativa da prefeitura que, em sua opinião, é um exercício de democracia. “Essa audiência representa uma experiência da pedagogia democrática, que demonstra a transparência da administração e a preocupação que todos nós temos pela saúde no nosso município.”
Segundo o secretário de Saúde, Clingel Frota, a prestação de contas deixou claro que a Santa Casa ainda passa por muitas dificuldades. “Um dos maiores problemas que enfrentamos hoje é o mesmo que a maioria dos municípios tem. A Santa Casa tem um grande déficit mensal, que a impede de se livrar das dívidas. Os repasses do governo são incompatíveis com a quantidade de atendimentos efetuados mensalmente na instituição. O município faz o que pode, mas o repasse do Sistema Único de Saúde (SUS) é irreal, chega a ser absurdo.”
Na opinião do prefeito Eduardo Cesar, um dos fatores que poderiam contribuir para a modificação deste quadro seria o envolvimento e a participação da comunidade. “A prefeitura está fazendo sua parte para conseguir a melhoria nos dos repasses financeiros dos governos estadual e federal. A Santa Casa é uma entidade filantrópica, portanto, é responsabilidade de todos nós. Em qualquer situação de emergência, é ela que nos acolhe, independente de posição social, cor da pele ou orientação religiosa. Por isso, devemos dar a ela uma atenção especial, seja em forma de doações, de trabalhos voluntários. Qualquer contribuição é sempre bem-vinda.”
A prestação de contas - Durante o evento, foi apresentado um vídeo, mostrando as principais mudanças efetuadas desde o início da intervenção, em novembro de 2005, quando a prefeitura decretou estado de calamidade pública na prestação do serviço hospitalar do município. Com esta ação, os bens, serviços e servidores da Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora dos Passos de Ubatuba passaram a ser administrados pelo governo municipal.
Segundo a diretora administrativa da Santa Casa, Mara Franhani, não havia outra solução. “Se o município não tomasse para si essa responsabilidade, a Santa Casa provavelmente teria que fechar as portas. Desde então, diversas reformas, compras e adequações foram feitas, no sentido de melhorar e humanizar o atendimento hospitalar. A primeira atitude foi colocar em dia a escrita contábil e fazer um diagnóstico da real situação da Santa Casa. Na ocasião, foi detectada uma dívida de quase R$ 12 milhões, entre impostos, contas diversas, quadros de funcionários, fornecedores e outros.”
Além disso, foi detectada uma série de fatores que contribuíam para agravar a situação da entidade, como a falta de controle de estoque e normas de rotina, prontuários mal preenchidos, antagonismo entre corpo clínico e gerência administrativa, inexistência de triagem de pacientes, tempo elevado de espera, entre outras problemas.
Hoje, a dívida da Santa Casa é de cerca de R$ 18 milhões em virtude das melhorias empreendidas e do investimento em obras realizadas. O diretor técnico da Santa Casa, Marcus Alexandre de Souza ressalta que a grande diferença é que a organização e o atendimento melhoraram muito. “Nós conseguimos alinhar a linguagem dos médicos do Pronto Socorro com a administração. O grau de comprometimento dos funcionários aumentou e a padronização do atendimento proporcionou um segmento mais adequado e eficiente aos tratamentos. Paralelamente, estamos trabalhando na criação de projetos para absorver a demanda e dar garantia de atendimento os casos mais graves.”
As melhorias feitas - Desde que assumiu a Santa Casa, a prefeitura realizou investimentos em obras em todo o prédio, mudanças na estrutura de funcionamento do hospital e ampliações, que foram conseguidas por meio de parcerias da prefeitura com os governos estadual e federal. Outra importante mudança foi a humanização do atendimento, com a capacitação de funcionários, padronização no atendimento, diminuição significativa no tempo de espera e reestruturação no sistema de visitas.
Entre as diversas reformas, destacam-se a criação de novos leitos na enfermaria, a troca do telhado e do piso, a melhora na iluminação e colocação de azulejos nas paredes do pronto-socorro e uma entrada exclusiva para atendimento de convênios. A Sala de Urgência passou por uma completa reestruturação. Onde antes havia apenas um leito, uma bomba de infusão e um cardioversor, foram instalados cinco novos conjuntos de equipamentos.
Além disso, no piso superior do edifício, foi construída uma estrutura com o objetivo de abrigar uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), com capacidade para doze leitos, área de isolamento, para pacientes com doenças infecto-contagiosas e uma clínica médica com, aproximadamente, 20 leitos.
Números - A organização da contabilidade detectou um déficit mensal de R$ 283.636,39, uma vez que os custos mensais giram em torno de R$ 837.816,00 e a receita é de R$ 554.180,00. A prefeitura é responsável pelo maior repasse, com um valor de R$ 291 mil. O Sistema Único de Saúde repassa R$ 175 mil, enquanto o repasse federal é de apenas R$ 8.146,00.
Apenas com a folha de pagamento, a Santa Casa tem um gasto maior que a receita, em torno de R$ 652.191,00. Mara Franhani explica que a entidade tem a obrigatoriedade de trabalhar com um número mínimo em seu quadro de funcionários, respeitando os índices determinados pelos órgãos reguladores.
Novas propostas - Clingel Frota afirmou que o modelo da saúde pública no município é bom, contando com 23 Unidades de Saúde da Família espalhadas por toda a cidade, centro de especialidades médicas, unidade de reabilitação, unidade materno-infantil, dentre outros serviços prestados à população. “Apesar disso, precisamos realizar uma reestruturação, porque os recursos são parcos. Precisamos adequar o sistema à nossa realidade.”
Entre as propostas citadas pelo secretário está a reforma do Pronto-Atendimento da Maranduba e melhor estruturação da Unidade do Bairro Ipiranguinha, como forma de minimizar os atendimentos da Santa Casa. As ambulâncias da Secretaria de Saúde trabalharão de forma integrada com a unidade hospitalar, evitando o mau uso de tais veículos. Além disso, será feita uma readequação na distribuição de medicamentos e a reestruturação dos veículos do Programa de Saúde da Família. Serão realizados ainda ajustes administrativos na Secretaria, sobretudo em relação aos convênios firmados. (Fonte: PMU)

Ubatuba adere a Programa de Capacitação de Gestores Ambientais
O objetivo é a elaboração e implantação do Sistema Municipal de Gestão Ambiental de Ubatuba

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente aderiu ao Programa de Capacitação de Gestores Ambientais do Sisnama (Sistema Nacional do Meio Ambiente) no Estado de São Paulo, com o objetivo de elaborar e implantar seu Sistema Municipal de Gestão Ambiental de Ubatuba – SISGAU. O próximo passo para atingir este objetivo e iniciar o processo de organização e participação da sociedade na construção deste sistema será a realização da I Oficina Municipal de Capacitação de Gestores e Conselheiros Ambientais de Ubatuba, que acontece nos dias 12 e 13 de setembro, na Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves.
De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Cristiane Gil, a estratégia adotada é a de capacitar os potenciais conselheiros e secretários municipais que participarão do Conselho Municipal de Meio Ambiente. "Nesta capacitação serão discutidas propostas de minutas de alteração das leis dos atuais Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Arqueológico, Turístico e Ambiental de Ubatuba – COMDEPHATA e Fundo Municipal de Conservação Ambiental – FUNCAM", explica a secretária.
A oficina ocorrerá em dois dias. No primeiro serão trabalhados o nivelamento conceitual e os problemas ambientais municipais e no segundo, as informações de experiências em conselhos municipais ambientais que estão em funcionamento, ressaltando a importância e a responsabilidade da representatividade em relação ao fato de o Conselho ter caráter deliberativo, além de discussões sobre as minutas de Lei do Conselho e Fundo.
Público alvo - O público alvo desta oficina são os secretários municipais, dirigentes de ONGs e OSCIPs, ambientalistas, conselheiros do CMD, gestores ambientais, advogados especializados em Direito Ambiental, representantes de comunidades indígena, caiçara, quilombola e cidadãos interessados.
"Salientamos que os interessados devem ter um perfil de liderança, ser atuantes, ter disposição para participar e trabalhar voluntariamente e estar cientes de sua responsabilidade em mobilizar o setor que representa e ou atua. Se o inscrito for indicado por alguma entidade, deverá poder representá-la e falar em nome dela", ressalta Cristiane Gil.
Serão fornecidos certificados e os representantes que são funcionários da Prefeitura de Ubatuba devem solicitar dispensa para participação. As inscrições podem ser feitas até dia 10 de setembro, das 9 às 14 h na Secretaria de Meio Ambiente, na Rua Guarani, 465, Itaguá, ou pelos telefones (12) 3833 4541 / 4636. As vagas são limitadas e só serão liberadas inscrições após esta data ou na data do evento, se houver vagas disponíveis.
O evento ocorrerá no auditório da Escola Municipal Tancredo Neves que fica na Avenida Rio Grande do Sul, 600, nos dias 12 e 13 de setembro próximo, das 8 às 17 h. Confira em anexo a programação do evento, sujeita a alterações por necessidades técnicas da organização. (Fonte: PMU)

Comissão de sistematização realiza trabalho intensivo para elaboração da nova Lei de Uso do Solo
Comissão ajuda a comunidade na preparação dos diagnósticos e propostas de cada um dos cinco distritos de Ubatuba

Ubatuba - A comissão de sistematização, formada para acompanhar e ajudar a comunidade dos cinco distritos de Ubatuba na coleta de dados e informações que servirão de base na elaboração da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo (L.U.O.S.), vai realizar uma semana de trabalhos intensivos para organizar o material, que deverá ser entregue à prefeitura até o dia 29 de setembro.
As reuniões da comissão de sistematização acontecerão durante cinco dias (entre 24 e 28 de agosto), das 8h às 18h, para que, até o dia 31 de outubro, a lei seja entregue à Câmara Municipal, após muito trabalho embasado na realidade de cada um dos cinco distritos e nas necessidades expressadas pela própria comunidade.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a forma como está sendo conduzido o processo de elaboração da nova L.U.O.S., a exemplo do Plano Diretor, está sendo mais um "show de democracia". "Novamente um assunto de interesse público está sendo abordado com total participação da comunidade, tanto que já realizamos cerca de 35 reuniões com a população e 33 reuniões entre a coordenação da L.U.O.S.", disse o prefeito.
De acordo com o secretário municipal de Arquitetura e Planejamento Urbano, Rafael Ricardi Irineu, em relação à discussão dos interesses sobre a Lei de Uso e Ocupação do Solo, complemento importante do Plano Diretor Municipal, aprovado em outubro de 2006, "a população de Ubatuba está à frente, com total autonomia para apontar o que deseja para o futuro em relação às interações urbanas, áreas de proteção e as áreas marinhas do Município de Ubatuba. A prefeitura e seus técnicos se desdobraram para criar um modelo em que a participação seria a viga mestra para um resultado equilibrado. Seguindo o Modelo do Plano Diretor, as discussões se dividiram em Distritos com cada qual indicando suas virtudes, deficiências e vontades, para que isto torne a cidade mais agradável e protegida. A sociedade organizada que queira dar sua contribuição deve procurar as reuniões distritais e participar, não deixe para criticar depois, faça parte deste trabalho e contribua agora", pede o secretário.
As reuniões do Distrito Sede acontecem às segundas-feiras; as do Distrito Sul às terças; às quartas-feiras ocorrem as reuniões do Distrito Centro-Sul, às quintas do Distrito Norte e às sextas é a vez do Distrito Oeste realizar suas reuniões.
Liberdade e participação - Para Adriana Grammont, uma das coordenadoras distritais da região sul, a forma como está sendo desenvolvido o trabalho de elaboração da nova L.U.O.S. não poderia ser mais democrática: "o fato de a comunidade ter espaço para se manifestar e expor suas vontades e necessidades é um marco na história de Ubatuba. Desta forma, conseguiremos uma lei muito mais realista, que expresse a vontade da população, sob supervisão dos técnicos profissionais envolvidos neste processo".
A coordenação do Distrito Norte avalia que os trabalhos naquela região têm sido bastante participativos. Eles afirmam que têm se reunido duas ou três vezes por semana, e que a prefeitura tem participado, cobrando resultados e orientando para que a comunidade participe.
O coordenador do Distrito Sede, Cândido Moura, concorda: "o processo tem sido muito democrático, totalmente aberto à participação da população, com várias associações de bairros, entidades ecológicas, ongs e Associação Comercial. A prefeitura tem incentivado a participação e toda e qualquer pessoa tem tido espaço para expor sua opinião".
No Distrito Centro-Sul, a comunidade está sendo representada por pessoas ligadas a diversos setores, tais como meio ambiente, maricultura, pesca, setor imobiliário e sindicato rural, entre outros, explica um dos coordenadores, Peter Nemeth. "Aqui no Distrito Centro-Sul a participação tem sido muito boa, com pessoas que sabem realmente do que estão tratando. Tivemos esta sorte de termos pessoas representativas que têm interesse e fazem com que o trabalho fique até um pouco mais fácil", explica Peter.
O Distrito Oeste já realizou sete reuniões e de acordo com José Ferreira de Almeida Sobrinho (Zé Poté), a participação popular também tem sido muito boa. "As discussões têm sido amplas, com participação efetiva, inclusive de associações de bairros. A prefeitura é o mentor intelectual e propagador das questões relacionadas ao assunto. Não há o que reclamar por parte da prefeitura, já que nunca houve uma discussão tão séria e democrática como está sendo esta referente à L.U.O.S.", disse Zé Pote. (Fonte: PMU)

Comerciantes serão treinados para realizar ações de combate à dengue
O objetivo do treinamento é montar ações de prevenção e combate ao mosquito da dengue, tendo em vista a próxima temporada

Ubatuba - Dando continuidade aos trabalhos do Comitê Permanente de Controle da Dengue, o grupo voltará a se reunir nesta segunda-feira, 10, na Secretaria de Educação, às 19 horas. No dia seguinte, terça-feira, 11, a partir das 19h, será realizado um treinamento voltado para os comerciantes da Associação Comercial de Ubatuba (Aciu). O objetivo do treinamento é montar ações de prevenção e combate ao mosquito da dengue, tendo em vista a próxima temporada.
O treinamento se dá basicamente em duas partes, sendo a primeira teórica, com a demonstração dos hábitos do mosquito transmissor, forma de contágio e o controle de criadouros, além da apresentação dos números atuais no município e na região. Na segunda parte, são realizadas algumas vistorias em imóveis do local, demonstrando na prática como os trabalhos acontecem, sempre com a presença de agentes de controle de endemias.
O Comitê - O Comitê Permanente Municipal de Controle da Dengue é composto por representantes do poder público em diversas áreas de atuação, instituições de pesquisa e ensino, entidades representativas dos setores da indústria, comércio, igrejas, formadores de opinião e representantes das comunidades.
As atribuições e formação - As atribuições do Comitê são: promover a realização de atividades educativas; mobilizar a sociedade, tendo em vista a integração de ações de prevenção e controle de dengue e outros agravos para melhoria de qualidade de vida da população; realizar o planejamento, acompanhamento e avaliação das ações de mobilização social, em nível regional ou local. Os cadastros podem ser feitos pelos telefones: 3832-6810/3833-8580 ramal 217, ou pelos emails saúdecoletiva@ubatuba.sp.gov.br  e endemiasubatuba@gmail.com  (Fonte: PMU)

Novo estatuto do servidor começa a vigorar no próximo ano, em Ubatuba
O novo estatuto contempla todas as necessidades manifestadas pelos servidores

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através de uma comissão formada por servidores efetivos com mais de 15 anos no serviço público, e com a participação de representante do Sindicato dos Servidores Públicos de Ubatuba, elaborou um novo Estatuto do Servidor, que entrará em vigor em janeiro de 2008. O atual estatuto é de 1971 e necessitava de atualizações, já que desde 1988, quando foi promulgada a atual Constituição Brasileira, deveria ter sido revisado.
Por vontade e empenho do prefeito Eduardo Cesar a comissão nomeada procurou atender às necessidades dos servidores, de acordo com suas reivindicações. Segundo o secretário municipal de Administração, Silvio Bonfiglioli, o novo estatuto passou por todos os trâmites, foi revisado e analisado pela Secretaria de Assuntos Jurídicos e Secretaria de Fazenda da prefeitura e deverá ser votado pelos vereadores na próxima sessão da Câmara Municipal.
"O novo estatuto passará a vigorar em janeiro de 2008, após 36 anos. Com a atual Constituição, o estatuto também deveria ter sido atualizado e já se passaram quatro administrações sem que houvesse interesse de promover as mudanças. Agora, por esforço do prefeito Eduardo Cesar, teremos um novo estatuto que abrange tudo o que foi solicitado pelos servidores", diz Bonfiglioli.
Benefícios - Entre os benefícios previstos no novo Estatuto do Servidor Público de Ubatuba estão: licença prêmio de 90 dias a cada cinco anos para os servidores que cumprirem os requisitos, prêmio anual por assiduidade com gratificação de um salário mínimo no mês de aniversário do funcionário, redução da jornada de trabalho para mulheres com mais de 55 anos e homens acima dos 60, sem perda de salário e férias que poderão ser solicitadas em pecúnia.
"É com muita satisfação que vemos mais esta conquista, depois de tanto tempo de espera. Agora o próximo passo é partir para a revisão do Estatuto do Magistério e para a elaboração do plano de carreira, que devem acontecer ainda neste ano", finalizou o secretário de Administração. (Fonte: PMU)

Última semana para obtenção de licença de pesca de camarão sete-barbas

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento e a Colônia de Pescadores Z-10 "Ministro Fernando Costa" lembra aos proprietários de embarcações que atuam na pesca do camarão sete-barbas que esta é a última semana para o recadastramento para obtenção de licença é obrigatório. O prazo para o recadastramento vai até o dia 13 de setembro de 2007. Os pescadores devem procurar a Colônia Z-10, na Rua Gastão Madeira, 120, fundos, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. (Fonte: PMU)

CINEMA - SEMANA DE 06/09 A 13/09/2007

"OS SIMPSONS-O FILME" Dublado!!!!
Ás 15:00 hs

"RATATOUILLE" Dublado!!!!!
Às 17:00 hs

"DURO DE MATAR 4.0" Aventura!!!!!
C/ Bruce Willis!!!!!
Às 19:00 hs -21:20 hs.


cineporto@hotmail.com
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Ação Litoral

Poesia Topo

Homenagem ao Ney Martins

Aos pescadores e benzedeiras
Aos músicos do Divino
Aos cantadores de versos
Aos contadores de histórias
Aos cantadores de reisados
Aos dançarinos de bailados
Aos remadores de canoas
E todas as pessoas boas
Quero comunicar
Que ao som da rabeca
Dos Anjos e Serafins
Deu entrada no céu
O caiçaralogista Ney Martins.

Félix Cabral

Carta do Leitor
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Topo

Policiamento Ostensivo

Parabéns ao comando da Policia que intensificou a ação em Ubatuba. Tem o meu apoio de cidadão pois, a abordagem de um cidadão de na rua não lhe fere os direitos tem que ser e deve ser feito isso, pois, aquele que anda na rua pode também ser um bandido. Aproveito o ensejo para solicitar a Policia que também intensifique sua ação na Maranduba onde o aumento de arrombamentos e furtos aumentaram absurdamente.

Eduardo Macedo
Ubatuba, SP

Gestão Plena

O Município de Ubatuba detém hoje gestão plena da saúde, que se completa com a Requisição Administrativa da Santa Casa, toda a rede de unidades prestadoras de serviços de saúde do município ficou vinculada ao Gestor Municipal. Gestor este que é o responsável por todas as atividades de gestão dos serviços e ações de saúde, ambulatoriais e hospitalares, executando ainda as ações de vigilância sanitária, de epidemiologia, controle de doenças e ações do PSF. Em Ubatuba não cabem desculpas na área da saúde, mas sim ação efetiva e concreta em defesa da Comunidade, basta apenas cumprir o que está disposto em nossa Lei Orgânica: Artigo 140 .
"A saúde é direito de todos e dever do município, assegurada mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco da doença e outros agravos, e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação"
É isso!

Charles Medeiros
Vereador em Ubatuba

E a história se repete

Os vermes evadidos do cadáver regressam a ele, empenhados na veleidade insensata de reconstruí-lo. Que o diga o aspecto desta cidade entrevada, na imobilidade de seus bairros primitivos. Que o diga a indigência da nossa lavoura, a anemia sonolenta do nosso comércio, a Educação retraída...
Esquecer-nos, entregando-nos ao tempo e ao mofo, como se esquece a casaria de um velho solar abandonado... Sugar dos nossos melhores filhos a flor da virilidade moral...
Semelhante propaganda, meus caros, não resiste a cinco minutos de bom-senso. Esses regeneradores representam o elemento que esgotou vários anos da nossa paciência e de nossa credibilidade, entretendo-nos com a promessa (de palanque) de reformas eternamente adiadas... Indivíduos que se constituíram em arautos da Moral à custa da seiva fartamente vampirizada... As Câmaras anuladas pela corrupção parlamentar.
Os males que hoje nos afligem são raízes sobreviventes...
O jogo da desconfiança, da antipatia, da esperteza mútua... desistir do foro republicano é prostituir-se. Conquistas destas não se revogam, senão pelo processo por que se fazem os eunucos; os trânsfugas do Paço anojados pelo passamento da Dinastia; os zangões promovidos a Financeiros; os analfabetos, candidatos pensadores; os epiléticos graduados em Estadistas.
O mal causado pela ação dessas influências é incalculável. Haja vista a questão financeira nas proporções atuais, resultado lamentável das explorações dessa deslealdade sistematizada, que principiou por adulterar a obra, para acabrunhar depois com as responsabilidades de uma situação criada principalmente pelos que a desfrutam.
Imaginem, agora, a distância a que não teríamos chegado além, se a política, a má política, a anti-política, a política dos violentos e os incapazes não nos tivessem obstruído pertinazmente o caminho. Os fatos estão nos mostrando, por todos os modos, que o país não necessita senão de ser escutado.
Esses são alguns trechos do discurso de Rui Barbosa. Embora tenha sido proferido há 114 anos, em 1893, não é mera coincidência, a História se Repete e retrata muito bem o momento histórico que vivemos hoje, no município de Ubatuba.

Miguel Angel
Fotógrafo
Ubatuba, SP

Audiência Pública

O Coletivo das Entidades Ambientalistas de Ubatuba - CEAU, requereu junto ao IBAMA a realização de uma audiência pública em nossa cidade, visando discutir a implantação de mais uma usina nuclear na praia de Itaorna (Pedra Mole), no município de Angra dos Reis.
Em decorrência desse fato o CEAU está distribuíndo o anexo "release" que gostaria fosse publicado pelo Informativo Litoral Virtual, por se tratar de questão de interesse público.
Deseja a todos do Litoral Virtual uma boa semana.

Thomas De Carle
Coletivo das Entidades Ambientalistas de Ubatuba

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Caminha da Maranduba  © Luciano Cancelier

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Editor: Emilio Campi

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