Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 11 de Setembro de 2007 - Nº 1843 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
Audiência Pública debaterá ligações interurbanas
Dia Nacional de Preservação da Camada de Ozônio é lembrado nesta quarta-feira


Caraguatatuba
Caraguatatuba abre os braços para o Pró Bandas
Cemitério de Caraguá tem columbários demolidos para construção de área arborizada
Paulinho da Força é presença no Encontro Regional
Lei de Zoneamento é tema de Audiências Públicas
PM prende homem por furto no bairro Prainha

Ilhabela
Presidente Joadir pede apoio de Caramez para recontratação dos profissionais demitidos pela OP Mariner
Palestra do Sebrae em Ilhabela


São Sebastião
Plano Diretor de São Sebastião é apresentado a técnicos do Estado
Posto que adulterava combustível é interditado pela Prefeitura
Prefeitura inicia monitoramento científico no aterro da Baleia
Sectur recebe Congresso Técnico do Jiss nesta semana
Professores e alunos participam de “plano de contingência” em escola de Barra do Una
Dia da Árvore será comemorado com entrega de flores a gestantes
Associação Anti-alcoólica comemora Dia do Recuperado

Ubatuba
Itamambuca ganha nova base comunitária de segurança
PM captura foragido da justiça no Ipiranguinha
Dois homens são presos por tráfico de entorpecente
Ubatuba sediará encontro nacional de motociclistas
Inscrições para concursos de literatura da Fundart seguem até o próximo dia 21
Capacitação de Gestores Ambientais acontece esta semana em Ubatuba
Ambientalistas de ubatuba solicitam audiência pública sobre usina nuclear Angra 3

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Audiência Pública debaterá ligações interurbanas
Ligações podem deixar de ser cobradas entre as cidades do Litoral Norte

Litoral Norte - A pedido do vereador ilhéu Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB), o Carlinhos, será realizada uma Audiência Pública para discutir questões sobre a cobrança de tarifas de chamadas telefônicas entre os municípios do Litoral Norte que possuem o mesmo DDD.
O conceito de áreas locais para usuários da telefonia fixa convencional foi modificado pela resolução n° 373 do ano de 2004, da Anatel. Com a mudança, passaram a ser tarifadas como locais, as ligações nas áreas que correspondem a toda extensão do município ou de um conjunto de cidades que formam uma região, como é o caso do Litoral Norte.
A intenção da Audiência Pública é abrir uma discussão sobre o assunto para conseguir que as ligações entre esses municípios vizinhos não sejam consideradas interurbanas. “As vantagens não vão ser apenas dos moradores, mas também para todos os setores das cidades beneficiadas”, explicou o parlamentar.
Serão convidados para a discussão os representantes dos poderes executivo e legislativo das quatro cidades litorâneas: Ilhabela, Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião, além da Telefônica S/A, da Intelig Telecomunicações S/A e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A audiência pública será realizada no próximo dia 17 de setembro, segunda-feira, às 19 horas
Ligações entre São José e Jacareí serão feitas sem o DDD - O Conselho Diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou a alteração nas ligações telefônicas entre as cidades de São José dos Campos e Jacareí: elas serão cobradas como ligações locais. A economia poderá chegar a 70 %. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Dia Nacional de Preservação da Camada de Ozônio é lembrado nesta quarta-feira
Além de oferecer atividades físicas, culturais e outros serviços, ´UNITAU na Praça´ busca conscientizar população sobre preservação do Meio Ambiente

Litoral Norte - O projeto ‘UNITAU na Praça’, realizado pela Universidade de Taubaté (UNITAU), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (PREX), leva para o Parque Dr. Barbosa de Oliveira a exposição “SOS Planeta Terra”, nesta quarta-feira, 12 de setembro. A temática desta semana tem o intuito de conscientizar a população sobre a importância de se preservar a camada de ozônio.
A exposição, aberta das 9h às 17h, foi elaborada por alunos do Ensino Médio da Escola Dr. Alfredo José Balbi, conhecida como Colégio UNITAU, para a 8ª Feira Cultural do Colégio, realizada entre os dias 30 e 31 de agosto.
O Dia Nacional de Preservação da Camada de Ozônio foi escolhido como tema devido à grande destruição da camada de gás ozônio que envolve a Terra, e que oferece proteção contra os raios ultravioletas emitidos pelo Sol.
O evento também oferecerá atividades culturais, como oficina de xadrez, das 9h às 12h e das 14h às 16h; oficina de artesanato “Faça você mesmo”, das 9h às 17h; exposição de artesanato do Recomeço (Casa de Apoio ao Paciente Oncológico), das 9h às 17h; contação de histórias, às 10h30; apresentação do grupo de axé 100 Preconceito, às 16h; apresentação dos cursos da PREX abertos à comunidade, das 9h às 17h; e campanha de prevenção à violência contra a mulher, também das 9h às 17h.
As atividades físicas contam com aula aberta de Hatha Yoga, às 9h, 10h, 11h, 12h e 13h; aula aberta de Lien Ch’i, às 9h15; avaliação física, das 9h às 17h; recreação, também das 9h às 17h; e dança circular, às 10h45.
Será oferecida, ainda, orientação de saúde bucal, das 9h às 11h; orientação e aferição de pressão arterial, das 9h às 12h e das 14h às 17h; curso básico sobre plantas medicinais, das 10h às 15h; orientações nutricionais, das 9h às 12h; apoio ao profissional na busca por trabalho, das 9h às 17h; prevenção e tratamento do alcoolismo, das 9h às 17h; e programa de reeducação alimentar, das 14h às 17h. (Fonte: UNITAU)


Notícias de Caraguatatuba Topo



O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguatatuba abre os braços para o Pró Bandas
Aulas gratuitas de instrumentos serão abertas a qualquer interessado nos dias 15 e 16 de setembro; inscrições devem ser feitas no Fundacc

Caraguatatuba - A cidade de Caraguatatuba sedia nos dias 15 e 16 de setembro o projeto “Pró Bandas” – Programa de Apoio às Bandas -, realizado pelo Governo do Estado e Secretaria de Estado da Cultura através do Conservatório de Tatuí e em parceria com a Prefeitura do município. São aulas gratuitas de diversos instrumentos, ministradas por reconhecidos profissionais da música e abertas a qualquer interessado. O curso oferece certificado num final de semana, com direito a apresentação oficial de encerramento.
Em Caraguatatuba, instrumentistas de bandas, fanfarras e orquestras da própria cidade e região podem se inscrever na Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) pelos telefones (12) 3883-3727 e 3883-7555. As inscrições poderão ser feitas até o dia 14 de setembro.
Em Caraguatatuba serão oferecidas aulas de regência, flauta, clarineta, saxofone, trompa, trompete, trombone, tuba e percussão. As aulas serão ministradas, respectivamente, pelos professores Mônica Giardini, Mário Medeiros, Lindemberg Silva, Sérgio Gonçalves, Joel Bernardes, Cláudio Sampaio, Marcelo Jesus, Fábio José e Robson Moraes. As aulas acontecerão das 8h ás 18h no sábado, 15, e das 8h às 12h do domingo, 16, no Cefet (Antigo Ceprolim), na rua Rio Grande do Norte, 450, bairro Indaiá. Além das aulas técnicas, a cidade receberá o curso extra “Informática na Música”, voltada a maestro e músicos que querem aproveitar a informática para desenvolvimento da música, sob coordenação do professor Marcelo Franco.
Neste ano, o Pró Bandas chegará a 19 municípios do Estado de São Paulo. A série de oficinas gratuitas é voltada a instrumentistas de bandas, corporações musicais e fanfarras, e interessados de qualquer idade. No mês de dezembro, bandas envolvidas nos vários municípios se apresentarão num encerramento oficial a ser realizado na cidade de Piracicaba.
Ao longo de oito edições, mais de 15 mil instrumentistas do Estado de São Paulo e de outros Estados, receberam instruções e tiveram oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos. Consolidado como um dos mais sérios e importantes projetos culturais voltados para as atividades desenvolvidas pelas bandas de música, o Pró Bandas resgata o passado, aprimora o presente e antecipa o futuro para as bandas de música.
Ao longo de um final de semana, os instrumentistas e regentes de bandas conhecem um novo universo musical, recebem novos materiais, trocam experiências e, mais que isso, acompanhamento pessoal de alguns dos melhores profissionais da América Latina num processo interativo que envolve centenas de grupos musicais do Estado de São Paulo.
O Pró Bandas leva aos municípios cursos diferentes que abrangem toda a família das bandas, além de seus regentes e aprimoramentos extras que irão contribuir para a manutenção dos grupos. O Pró Bandas reforça o trabalho coletivo, tanto do ensino do instrumento quanto da participação das bandas nas regiões atendidas e sua atuação na comunidade.
Os resultados do Pró Bandas são sentidos de forma imediata, a médio e, ainda, a longo prazo. Ainda durante a realização das oficinas técnicas já é perceptível o resultado: os instrumentistas mostram-se mais dispostos e animados. A médio prazo, sentem-se mais à vontade e desenvolvem a técnica musical a partir do material distribuído pela organização do projeto. A longo prazo, as bandas são fortalecidas e mostram-se empenhadas na manutenção dessa tradição. A difusão de obras musicais e técnicas oferecidas pelo Pró Bandas tornou-se fundamental para a manutenção daquelas que são as mais antigas instituições musicais de que se tem notícias.
Aos organizadores, os resultados são demonstrados pela visibilidade junto a meios de comunicação e, principalmente, pela quantidade de instrumentistas e regentes envolvidos na ação. Integrar o projeto significa apoiar movimentação cultural que atinge grande parte do Estado de São Paulo e significativo segmento musical.
Mais informações: (12) 3883-3727 ou (15) 32514573 – ramal 222.

Cemitério de Caraguá tem columbários demolidos para construção de área arborizada
O antigo local, onde ficavam as "gavetas" do Cemitério Municipal de Caraguatatuba abrigará uma nova área, arborizada e gramada, visando tornar o espaço mais confortável à população em momentos tão difíceis.

Caraguatatuba - Criadas há mais de 14 anos em Caraguatatuba, as gavetas, como são mais conhecidos os columbários do Cemitério Municipal, estão sendo retiradas pela Administração Municipal.
Na manhã desta segunda-feira, 10 de setembro, o prefeito José Pereira de Aguilar, sob a coordenação do administrador do cemitério, Sr. José Pimenta, iniciou o trabalho de demolição da antiga construção, utilizada para o sepultamento provisório (período de 3 anos), daqueles que não possuem jazigos perpétuos na cidade.
Segundo o Sr. José Pimenta, a demolição foi realizada em apenas um dia, e começou pela lateral esquerda do cemitério. "Na próxima etapa, faremos também a demolição dos columbários à direita, assim que concluirmos o processo de exumação de cadáveres, que será iniciado em outubro", explicou.
O prefeito José Pereira de Aguilar, que desde o início do ano tem investido no Cemitério Municipal, com reformas e adequações de espaços para melhor atender aos familiares sepultam seus entes na cidade, acredita que com a nova área, o Cemitério terá um melhor acesso para os munícipes.
Conforme explicou Pimenta, a colocação do gramado será feita imediatamente, no lado onde já houve a demolição. "Além da grama, haverá o plantio de árvores floríferas como jasmim, dama-da-noite, entre outras e, até o final do ano, quando concluirmos as 648 exumações, de pessoas falecidas entre 2003 e 2004, que serão realizadas a partir de outubro, colocaremos o gramado também à direita do portão central", disse. A previsão é de que a reurbanização do antigo espaço de columbários seja concluída até o final deste ano. (Fonte: PMC)

Paulinho da Força é presença no Encontro Regional
Senador Cristovam Buarque acenou com a possibilidade de presença

Caraguatatuba - O PDT (Partido Democrático Trabalhista), através de seu Diretório Municipal de Caraguatatuba confirmou a presença do Deputado Federal Paulo Pereira da Silva - Paulinho da Força (SP), além de possibilidade de presença do Senador Cristovam Buarque (DF) para o 2º Encontro Regional do PDT, que acontece na Colônia de Férias do Senalba, neste sábado - 15 de setembro, a partir das 9 horas, no bairro do Porto Novo, na zona sul da cidade. Diversas autoridades também confirmaram presença.
O primeiro encontro promovido pela legenda aconteceu dia 23 de março, na Câmara Municipal de Caraguatatuba, com a presença de várias autoridades locais, regionais e estaduais, entre elas a Deputada Federal Haifa Madi, da cidade do Guarujá e o Presidente interino do partido em SP, José Gaspar, entre outros. Este evento serviu para unir as lideranças e mostrar a força do partido, além de suas idéias e trabalhos.
Já o segundo encontro que tem a organização do Presidente do Diretório Municipal, Ricardo Batista, terá como objetivo principal reforçar o resultado do evento de março, além de lançar os pré-candidatos do partido às eleições municipais de 2008, ressaltando a ideologia e as diretrizes do PDT.
Além de confirmar a presença do Deputado Federal Paulinho da Força e da possibilidade de vinda do Senador Cristovam Buarque, estão confirmados no evento a Deputada Estadual Haifa Madi e do Prefeito Madi, ambos da cidade do Guarujá, bem como Vereadores de Barretos, Mauá, de cidades do Vale do Paraíba e da capital do estado, além do Presidente do Sindicato dos Aposentados de São Paulo, Sr. Ortiz.
Dentre as autoridades o destaque se dá para a presença do Presidente interino do Diretório do PDT em São Paulo, José Gaspar, comitiva e equipe.
Do Litoral Norte são confirmadas as presenças de Paulo Ramos (Ubatuba), Paulo Henrique - PH (São Sebastião), Nilce Signorini (Ilhabela), além dos Vereadores Wilson Agnaldo Gobetti (Presidente), Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (Vice-Presidente) e Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (1º Secretário), da Câmara Municipal de Caraguatatuba.
O local do encontro será a moderna e espaçosa Colônia de Férias do Senalba, localizada na zona sul da cidade, no bairro do Porto Novo, que será o palco de discussões e discursos inflamados dos líderes e correligionários sobre as diretrizes e os caminhos do partido para a região em 2008, ano de eleições municipais. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Lei de Zoneamento é tema de Audiências Públicas
Serão discutidos 6 projetos de autoria dos Vereadores

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta quarta e quinta-feira - respectivamente dias 12 e 13 de setembro, sempre às 16 horas, Audiências Públicas para discutir alterações na Lei de Zoneamento e Uso do Solo - Lei 200/92. Todos os projetos têm a autoria dos Vereadores.
As Audiências Públicas acontecem às 16 horas, são abertas ao público que poderá opinar sobre o assunto mediante inscrição antecipada e após a leitura da propositura e das pessoas envolvidas diretamente nela, no caso o Vereador autor e os respectivos órgãos da Prefeitura, bem como as instituições da Sociedade Civil Organizada.
As Audiências Públicas estão salvaguardadas pela Lei Orgânica Municipal (LOM), através do artigo 36 e seus incisos, de 1 a 7 e o artigo 36-A, do parágrafo 1º ao 5º, devendo ser realizada toda vez que houver proposta para alterar a Lei de Zoneamento, o Código Tributário, o Plano Diretor, entre outros.
Serão discutidos 6 (seis) projetos: Do Vereador Germino de Souza (PPS) que acrescenta categoria de uso para serviços especiais; Do Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (PSC), que acrescenta categoria de uso para comércio varejista ocasional e permitindo o desdobro de lotes na ZGE - Zona de Gerenciamento Especial 1, no bairro do Getuba, na zona norte da cidade.
O Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PDT), Vice-Presidente do Legislativo, apresenta alteração acrescentando categoria de uso para comércio varejista local, salão de festas e eventos; Já o Vereador Juarez Pereira Pardim (PPS), dispõe sobre exigência de planta para instalação de piscinas e o Presidente da Câmara, Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PDT), também acrescenta categoria de uso para alterar a Lei 200/92.
Com base nas Audiências Públicas os projetos podem ou não ir a plenário para votação, bem como serem alterados e caso sejam aprovados, tornam-se lei, apenas após a sanção do Prefeito Municipal José Pereira de Aguilar (PSDB). (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

PM prende homem por furto no bairro Prainha

Caraguatatuba - Uma pessoa foi presa por furto na noite da última sexta-feira, na rua Adaly Coelho Passos, no bairro Prainha.
Os policiais estavam fazendo patrulhamento quando as vítimas D.S.A. e N.A.C.informaram que dois indivíduos de bicicleta haviam furtado uma bolsa com um celular, uma câmera digital, um aparelho MP3, uma carteira com cartões e dinheiro, além de uma chave do veículo.
Ao fazerem uma ronda próximo ao local do crime, os policiais encontraram os suspeitos M.S.G., 19 anos, e R.G.I., 15 anos, com os produtos do furto. De acordo com a PM, o menor foi entregue aos pais e, M.S.G., levado para o distrito policial, onde permaneceu recolhido. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Presidente Joadir pede apoio de Caramez para recontratação dos profissionais demitidos pela OP Mariner

Ilhabela - O Presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, Professor Joadir (sem partido) enviou hoje um ofício para o Deputado Estadual João Carlos Caramez explicando a situação dos funcionários demitidos pela OP Mariner.
Segundo o Professor Joadir, em decorrência da contratação de outra empresa para prestar serviços de operacionalização da travessia marítima entre São Sebastião e Ilhabela, Litoral Norte de São Paulo, que tem a Dersa como concessionária, cerca de 18 funcionários da OP Mariner, antiga prestadora, perderam o emprego.
“Esses profissionais, experientes e qualificados para a função que exerciam, com tempo mínimo de experiência profissional de cinco anos e, em alguns casos, chegando aos vinte anos, não foram recolocados na nova empresa, situação que acarretou sérios problemas sociais a várias famílias do Município, atingindo aproximadamente 80 pessoas”, explica o presidente.
O Vereador ressalta que a razão do serviço de travessia deve-se à existência de Ilhabela, motivo pelo qual entende que essa situação pode ser revista, para que esses cidadãos tenham seu emprego de volta, contribuindo dessa forma para o crescimento da cidade e da região.
Ainda em seu ofício, o presidente do Legislativo Ilhéu solicita o apoio e empenho do Deputado Caramez para que sejam envidados esforços para recontratação dos profissionais. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Palestra do Sebrae em Ilhabela

Ilhabela - O Posto SEBRAE de Ilhabela estará realizando a palestra “Como participar de Feiras e Exposições”, nesta quarta-feira, 12, das 14 às 16 horas no Auditório do Paço Municipal, av. Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86 – Perequê.
A palestra abordará os aspectos mais relevantes na participação de pequenos empresários em eventos promocionais; vantagens e desvantagens em participar de feiras, adequação do produto à feira, tipos de feiras, atribuições: da organizadora e do expositor, conceitos básicos de montagem de stands, apresentação de produto, investimentos, como atrair o público para o stand e técnicas de atendimento na feira.
As incrições são gratuitas e podem ser feitas pelo tel.: (12) 3896.2440 e 3896.1091.
Participe! (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Plano Diretor de São Sebastião é apresentado a técnicos do Estado

São Sebastião - O secretário do Meio Ambiente de São Sebastião, Teo Balieiro, apresentou nesta segunda-feira (10/9) a técnicos da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SMA) a minuta do Plano Diretor que será votado em este ano. Durante cerca de três horas ele foi sabatinado sobre o projeto e os mapas apresentados.
“Foi importante esse encontro para elucidar todas as dúvidas pendentes”, disse Balieiro. Segundo ele, os técnicos da SMA, da Cetesb e da equipe dos Projetos Estratégicos do Litoral Norte queriam detalhes a respeito do processo, bem como sobre as Zeis (Zonas de Especial Interesse Social), sua aplicação e área demarcação, além do planejamento urbano. O grupo também queria mais detalhes sobre a titularidade de áreas na cidade.
“Esse é um assunto que ainda provoca muitas dúvidas e confusões de interpretações”, explicou o secretário, que também explicou como a Prefeitura de São Sebastião está tratando o processo.”
A primeira, das três audiências previstas para o Plano Diretor, acontece nesta sexta-feira (14/9), às 18h30, no Centro Comunitário da Topolândia, e a segunda (17/9) na nova escola de Boiçucanga, “Professor Antonio Luiz Monteiro”, no mesmo horário. (Fonte: PMSS)

Posto que adulterava combustível é interditado pela Prefeitura

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião interditou nesta terça-feira (11/9) a atividade do Auto Posto Praia da Enseada, localizado na avenida Vereador Emilio Granato, 6.789, no bairro Canto do Mar, na Costa Norte do município, devido à falta de alvará de funcionamento. Uma lanchonete e quatro bombas, sendo duas de diesel e duas destinadas a álcool e gasolina, foram lacradas pelos fiscais da Divisão de Posturas, setor ligado à Secretaria da Fazenda.
O dono do estabelecimento, que comprou há alguns meses o posto de combustível, protocolou pedido de autorização à administração municipal em 10 de abril de 2007. Entretanto, pelo fato da Agência Nacional de Petróleo (ANP) ter constatado adulteração no combustível que vinha sendo comercializado no local, a Prefeitura decidiu indeferir no último dia 6 de setembro a solicitação do alvará de funcionamento. O proprietário chegou a reivindicar mais tempo, o que foi novamente indeferido pela administração na última segunda-feira (10/9). “A Prefeitura costuma dar um prazo para que a pessoa continue com o processo de alvará. O problema é que recebemos o laudo sobre adulteração de combustível e, em função disso, não demos mais prazo e fizemos a interdição”, explica o secretário da Fazenda, Amin Nossabein.
A análise da ANP foi realizada em 21 de junho de 2007 com base na lei municipal 1.750/05. O laudo foi encaminhado à municipalidade em 24 de agosto passado, atestando que o combustível estava fora das especificações exigidas pela ANP.
No momento em que os fiscais realizavam a interdição, três condutores, sendo dois de automóveis e um de motociclista, pararam no posto para abastecer. “Fiquei surpreso com a interdição, mas é o correto. Depois que a bandeira do posto passou a ser Ipiranga, achei que fosse melhorar”, comenta o empresário Rogério de Carvalho, 55 anos, morador na Enseada. “Por isso que o carro ficou falhando depois que abasteci aqui”, completou o filho do empresário. A lei 1.750/5 prevê a cassação de alvará de funcionamento de estabelecimentos nos quais ocorram adulterações de combustíveis. (Fonte: PMSS)

Prefeitura inicia monitoramento científico no aterro da Baleia

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou esta semana atividades de monitoramento cientifico no Aterro Sanitário da Baleia, antiga área de disposição de resíduos localizada na Costa Sul do município e que foi utilizada durante 17 anos. O processo faz parte do trabalho de implantação do plano de controle ambiental da área.
O local passa por uma investigação detalhada, segundo exige o Manual de Gerenciamento de Áreas Contaminadas da Cetesb. “A finalidade da investigação detalhada é subsidiar a avaliação de risco e a concepção de um projeto tecnicamente adequado, quando da identificação de contaminantes, visando prevenir danos presentes e futuros à saúde e segurança pública, ao meio ambiente e outros bens a proteger”, explica o secretário de Meio Ambiente, Teo Balieiro.
Segundo ele, durante o último monitoramento os valores encontrados tanto nas águas superficiais quanto nas águas subterrâneas estavam em sua maioria abaixo do limites previstos nos regulamentos federais e estaduais. “Naquela oportunidade não foi possível detectar qualquer influência significativa do Aterro da Baleia na qualidade tanto das águas de seu entorno”, alerta.
A Prefeitura gerencia a remediação ambiental do aterro da Baleia e conta com corpo técnico formado por profissionais inclusive da Universidade de Stuttgart, Universidade de Berlim, da Faber Serviço Ltda, Água e Solo e do Cetsam/Senai de Curitiba. “Para garantir a idoneidade na realização de estudos tão delicados optamos por envolver uma série de entidades, sejam elas públicas ou privadas, inclusive convidamos os técnicos da Cetesb de Ubatuba para acompanharem todas as campanhas desta semana”, finaliza.
De acordo com informações da Chefe da Divisão de Resíduos Sólidos, Letícia Theotonio, o trabalho faz parte de um conjunto de atividades diversificadas de monitoramento, culminando com a instalação de poços de monitoramento de gases, águas superficiais e subterrâneas, além do monitoramento do solo. (Fonte: PMSS)

Sectur recebe Congresso Técnico do Jiss nesta semana

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias das Subprefeituras (Sesub), Educação (Seduc), Saúde (Sesau), Cultura e Turismo (Sectur), Governo (Segov), Segurança (Segur) promove nesta sexta-feira (14/9), a partir das 15h, o Congresso Técnico que vai acertar os últimos detalhes para a realização dos Jogos dos Idosos de São Sebastião (Jiss).
Dentro do Congresso Técnico também acontecerá o sorteio das chaves. O Jiss terá parceria com o Centro de Convivência da 3ª Idade "Polvo" e do Tebar Praia Clube. Segundo a Seesp, até a tarde desta terça-feira (11/9), foram confirmadas oito cidades: São Sebastião, Ubatuba, Ilhabela, Caraguatatuba, Bertioga, Cubatão, Mogi das Cruzes e São José dos Campos. A expectativa é de que mais de 400 pessoas participem do evento. O alojamento dos atletas será na EM Henrique Botelho, localizada no bairro do Porto Grande.
O objetivo é contribuir para reverter a imagem do idoso no município, conquistar o respeito das demais gerações e valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção da saúde e bem-estar, resgatando a auto-estima para um melhor convívio social.
A abertura do Jiss será no dia 27 de setembro (quinta-feira) às 20h, na Rua da Praia. Mais informações pelos telefones (12) 3892-4991 ou 3892-6257.
Modalidades - O Jiss reunirá as modalidades esportivas de basquetebol adaptado misto, bocha misto, coreografia, damas individual, dança de salão, dominó, keimagol feminino, malha, natação, pesca, sinuca, tranca, tênis de mesa, tênis de campo, voleibol adaptado e xadrez, que serão disputadas na Área de lazer da Rua da Praia, Centro de Apoio Educacional (CAE) da Vila Amélia e do Pontal da Cruz, Colégio Objetivo (Centro), Ginásio Municipal José de Souza Gringo (Varadouro), Clube Amigos da Malha (Porto Grande) e Praça do Coreto (Centro).
“Além disso, os banheiros da Rua da Praia serão gratuitos para os idosos que portarem a pulseira de identificação”, afirma a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Maria Mota.
Cultura e Turismo - O Departamento de Turismo da Sectur realizará no dia 28 (sexta-feira), a partir das 17h, uma programação especial aos participantes do Jiss, como visitas monitoradas ao Centro Histórico Sebastianense, Fundação Animália, palestra e mostra do vídeo “São Sebastião, viva esta emoção” e uma oficina de cerâmica da Cooperativa de Artes de São Sebastião (Cooperartess).
Alguns restaurantes da região central também vão oferecer benefícios aos idosos como descontos e/ou sobremesa grátis. A Sectur também confirmou o show do cantor Jerry Adriani para o dia 29 (sábado), a partir das 20h, na Praça de Eventos da Rua da Praia. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: PMSS)

Professores e alunos participam de “plano de contingência” em escola de Barra do Una

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), juntamente com a Secretaria de Saúde (Sesau), Defesa Civil e Divisão de Segurança do Trabalho, da Secretaria de Administração (Secad), realizou nesta terça-feira (11/9), na Escola Municipal Profª Maria Virgínia Silva, um “plano de contingência”. Ação teve como objetivo preparar professores, funcionários e alunos da instituição de ensino para situações de emergência.
Na primeira parte do plano foi feita a divulgação do cenário de simulação, que se baseava em uma explosão na cozinha do colégio, a qual causaria a queimadura de uma merendeira e a fratura de duas crianças que estariam no pátio.
Segundo o chefe de Divisão de Segurança do Trabalho, Sebastião Passarelli, a construção do plano de contingência é fundamental, pois proporciona uma visão mais ampla de algo que pode ocorrer na realidade. “Nós conseguimos com que erros possam ser evitados ao máximo, além de oferecer o conceito de responsabilidade e cidadania”.
Com a idéia pronta, os funcionários da escola, colocaram a situação em prática, com o desenvolvimento do resgate, primeiros socorros, evacuação e controle do incêndio. Durante a ação cerca de 30 crianças da 4ª série puderam ter noções de como agir em problemas semelhantes. “Foi bem legal, por que eu pude aprender como me comportar em casos de incêndios e outros acidentes”, disse a aluna Maiara Gracielle da Silva Gabriel, de 10 anos.
A diretora da escola, Silvia Rodrigues Gisser, comemorou a ação, que segundo ela, é mais uma forma de aprendizado. “É bem satisfatório ver a interação das crianças com assuntos tão importantes, pois comprovam que há uma preocupação em preparar as pessoas e a evitar acidentes”, explica.
Plano de Contingência - O Plano de Contingência é uma ação global que visa solucionar tipos de emergência de diversas naturezas. Utilizado geralmente em empresas, o plano em São Sebastião atende o decreto que regulamenta os planos de evacuação nas escolas.
“É importante ressaltar que a participação do corpo docente e dos alunos é muito importante para o sucesso de operações desse tipo, tendo em vista locais com posição geográfica ,mais difícil”, conclui Paulo Galeano, chefe da Defesa Civil. (Fonte: PMSS)

Dia da Árvore será comemorado com entrega de flores a gestantes

São Sebastião - Para comemorar o aniversário do 3º Batalhão da Polícia Militar Ambiental e o Dia da Árvore, em 21 de setembro, as gestantes que derem à luz nesta data receberão flores e será plantada uma muda de Pau Brasil no quintal ou em local indicado por ela para simbolizar a campanha “Nasce uma Vida, Plante uma Vida.”
Este ano, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Governo, vai doar as flores e as mudas virão do Viveiro Municipal, da Secretaria do Meio Ambiente.
Segundo do comandante do 3º Pelotão da Polícia Ambiental, em São Sebastião e Ilhabela, tenente Marco Aurélio Ribeiro da Silva, no dia 21, um policial será informado sobre o nascimento de cada criança entre a zero hora e as 23h59 da data, nos hospitais e Pronto-Socorro. Na seqüência, mãe e filho serão visitados e presenteados.
Ainda de acordo com Silva, a Polícia Ambiental está intensificando o trabalho de educação ambiental, especialmente nas escolas, e essa é uma forma de sensibilizar as mães e a futura geração sobre a importância da preservação do meio ambiente. (Fonte: PMSS)

Associação Anti-alcoólica comemora Dia do Recuperado

São Sebastião - A Associação Anti-Alcoólica do Estado de São Paulo (Aaesp), núcleo de São Sebastião, realiza no próximo sábado (15/9), a partir das 18h, uma Festa de Comemoração ao dia do Recuperado. O evento contará com a presença de diversos núcleos da Aaesp de São Paulo.
De acordo com o psicólogo da Associação Anti-Alcoólica de São Sebastião, Ricardo Souza Moreira dos Santos, durante a festividade, os recuperados que estão há cerca de 12 anos sem ingerir nenhum tipo de bebida alcoólica, receberão condecorações. “Para nós é uma grande satisfação ver que o trabalho realizado com essas pessoas gera resultados positivos e tão duradouros”, afirma.
Ainda segundo o psicólogo, é importante que familiares e toda a população prestigiem o evento, como forma de conhecer e apoiar o trabalho realizado.
A Associação Anti-Alcoólica atende uma média de 800 pessoas por mês, com problemas com o consumo de drogas e álcool. Os atendimentos são psicológicos, plantões e de grupos. A entidade existe desde 1980 em São Sebastião e oferece apoio e orientação tanto para usuários de drogas e álcool quanto para seus familiares.
A Associação fica na rua Manoel Rufino da Silva, 15, Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2573. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


Itamambuca ganha nova base comunitária de segurança

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, participou na última sexta-feira, 7, da inauguração da nova Base Comunitária de Segurança em Itamambuca. A nova base, que foi construída em terreno doado pela prefeitura, em parceria com a Sociedade Amigos de Itamambuca (SAI) e a Polícia Militar, vai ajudar na diminuição e prevenção de atos criminosos, tais como furtos em carros, não só dentro do Condomínio Itamambuca, como em toda a região, principalmente durante a temporada de verão. As ocorrências da região poderão ser atendidas nesta nova base, oferecendo à população local maior proximidade e conforto para atendimentos de ocorrências.
O prefeito, que compareceu à solenidade junto ao secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Andrade Henrique dos Santos e ao administrador da Regional Norte, José Roberto Junior, exaltou a importância daquela base para o aumento da segurança na região. "Esta ação conjunta, entre a Polícia Militar, a Prefeitura de Ubatuba e a SAI é mais um exemplo de que a união resulta em bons resultados, quando objetiva um bem comum". O Capitão PM Paulo José Ribeiro da Silva esteve presente e descerrou a placa de inauguração junto ao prefeito Eduardo Cesar. (Fonte: PMC)

PM captura foragido da justiça no Ipiranguinha

Ubatuba - Na madrugada de ontem, a Polícia Militar prendeu um foragido da justiça na rodovia Osvaldo Cruz, no bairro Ipiranguinha.
Os policiais estavam realizando patrulhamento no local quando encontraram A.N.C., 28 anos, em atitude suspeita.
Na abordagem, a polícia verificou os antecedentes criminais do suspeito e descobriu que ele era procurado pela justiça por posse irregular de arma de fogo. Segundo a PM, A.N.C. foi levado para o distrito policial, onde permaneceu recolhido. (Fonte: Imprensa Livre)

Dois homens são presos por tráfico de entorpecente

Ubatuba - Na sexta-feira, a polícia também registrou uma ocorrência de tráfico em Ubatuba. Através de uma denúncia anônima, os policiais se deslocaram até a rua das Dálias, no Jardim Carolina.
No local, encontraram um homem com 11 pedras de crack e R$ 120 em dinheiro.
O indivíduo foi levado para o distrito policial e ficou preso por tráfico de entorpecente. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba sediará encontro nacional de motociclistas
Durante três dias de evento, mais de dois mil motociclistas estarão em Ubatuba com suas motos exóticas

Ubatuba - No próximo final de semana, dias 14, 15 e 16 de setembro Ubatuba sediará o11º Nacional Motorcycle, evento que reunirá também participantes de outros países. A estimativa da organização do evento é que mais de dois mil motociclistas estejam em Ubatuba neste final de semana. O encontro será uma confraternização de clubes de motociclistas.
O local escolhido para a realização do 11º Nacional Motorcycle foi a área de eventos, ao lado no Aeroporto, no centro de Ubatuba. O evento terá a apresentação de bandas de rock e blues, eleição da garota Motorcycle, bar temático, lojinhas de acessórios e a apresentação de luta livre da Trupe do Trovão. Além disso, os visitantes também poderão conferir de perto muitas motos exóticas.
O 11º Nacional Motorcycle é uma realização do Abutre’s, Moto Clube Cruz de Ferro com apoio da Prefeitura de Ubatuba. A abertura acontece na sexta-feira, 14, a partir das 18 horas.
18 anos de Abutre’s - Durante o Nacional Motorcycle também haverá a comemoração dos 18 anos do Abutre’s, o maior clube de motociclistas do Brasil. Criado em 1989 na Zona Leste paulista, hoje o Abutre’s conta com quase 1,3 mil sócios. Ainda durante o encontro o Abutre’s também estará realizando a sua convenção nacional. (Fonte: PMU)

Inscrições para concursos de literatura da Fundart seguem até dia 21
Os primeiros três colocados de cada modalidade terão direito a premiações, tais como: cursos diversos de livros de autores renomados e a publicação dos trabalhos premiados em antologia própria

Ubatuba - A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) está promovendo três concursos de literatura simultâneos, nas modalidades de conto, teatro e poesia, nas categorias infantil, estudantil e adulto. Os interessados têm até o dia 21 de setembro para confirmar a participação. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas na sede da Fundart, à Praça Anchieta, 38, em horário comercial. A entrega dos prêmios será no dia 24 de novembro, na Escola Tancredo de Almeida Neves, às 20 horas.
Os primeiros três colocados de cada modalidade terão direito a premiações, tais como: cursos a serem realizados na própria Fundação, inglês e informática em escolas especializadas, além de livros de autores renomados e a publicação dos trabalhos premiados em antologia específica sobre o concurso. Haverá também brinquedos como premiação para os trabalhos infantis.
No ano em que a Fundação completa 20 anos de criação, os concursos está sendo retomados. Segundo o presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira Pinto, os concursos são uma oportunidade para descobrir e prestigiar novos talentos. “É uma forma de envolver a comunidade, despertar vocações e homenagear gente que fez e faz a história de nossa cidade. Estes concursos já se tornaram uma tradição na história da Fundart e têm revelado respeitados autores que abordam os mais variados temas com muita criatividade.”
Homenagens e exemplos - Os concursos levam nomes de pessoas importantes na história cultural do município. O Concurso de Textos de Teatro Infantil, em sua sexta edição, homenageia a professora Heloisa Maria Salles Teixeira, mais conhecida como “Tia Helô”. Além de educadora, ela é poeta e atriz participante de todos os movimentos culturais em Ubatuba.
O Concurso de Literatura Washington de Oliveira faz menção a um caiçara mais conhecido como “Seo Filhinho”. Farmacêutico por formação e escritor por vocação, Seo Filhinho escreveu o livro "UBATUBA - Documentário", um verdadeiro acervo da história ubatubense no período entre 1500 e 1937.
Na poesia, a homenageada é Dona Idalina Graça, reconhecidamente a precursora do fazer literário em Ubatuba, conhecida como a “Solitária de Iperoig”. O Concurso que leva seu nome serve de incentivo para a realização de poesias da categoria estudantil.
Mais informações - Para obter mais informações ligue para 3833-7000. O regulamento e a ficha de inscrição podem ser encontrados no site da prefeitura, dentro da notícia sobre o concurso. O site da prefeitura é: www.ubatuba.sp.gov.br . (Fonte: PMU)

Capacitação de Gestores Ambientais acontece esta semana em Ubatuba
O objetivo é capacitar os potenciais conselheiros e os secretários municipais que participarão do Conselho Municipal de Meio Ambiente

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realiza nesta quarta e quinta-feira, 12 e 13, a I Oficina Municipal de Capacitação de Gestores e Conselheiros Ambientais de Ubatuba, na Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves. O objetivo da oficina é capacitar os potencias conselheiros e os secretários municipais que participarão do Conselho Municipal de Meio Ambiente.
O evento será dividido em duas etapas: no primeiro dia, serão trabalhados o nivelamento conceitual e os problemas ambientais municipais; no segundo, serão discutidas experiências em conselhos municipais ambientais que estão em funcionamento e as minutas de lei do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Arqueológico, Turístico e Ambiental de Ubatuba – COMDEPHATA e Fundo Municipal de Conservação Ambiental – FUNCAM.
A oficina é, também, um passo para a elaboração e implantação do Sistema Municipal de Gestão Ambiental de Ubatuba – SISGAU e, também com este objetivo, o município aderiu ao Programa de Capacitação de Gestores Ambientais do Sisnama (Sistema Nacional do Meio Ambiente) no Estado de São Paulo.
Público alvo - O público alvo desta oficina são os secretários municipais, dirigentes de ONGs e OSCIPs, ambientalistas, conselheiros do CMD, gestores ambientais, advogados especializados em Direito Ambiental, representantes de comunidades indígena, caiçara, quilombola e cidadãos interessados. Ainda restam algumas vagas e os interessados devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente, na Rua Guarani, 465, Itaguá, ou pelos telefones (12) 3833 4541 / 4636.
O evento ocorrerá no auditório da Escola Municipal Tancredo Neves que fica na Avenida Rio Grande do Sul, 600, nos dias 12 e 13 de setembro próximo, das 8 às 17 h. Confira em anexo a programação do evento, sujeita a alterações por necessidades técnicas da organização. (Fonte: PMU)

Ambientalistas de ubatuba solicitam audiência pública sobre usina nuclear Angra 3

Ubatuba - O COLETIVO DAS ENTIDADES AMBIENTALISTAS DE UBATUBA - CEAU, que congrega doze associações que tem por fim a proteção do meio ambiente, a saber Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica – IPEMA, Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta - ACIA, Pela Vida Pela Paz Movimento em Defesa de Ubatuba - MDU, Associação Socioambientalista Somos Ubatuba - ASSU, Associação de Defesa do Povo Caiçara - ADPC, API, Instituto Gondwana, Instituto Argonauta para a Conservação Costeira Marinha, Instituto Costa Brasilis, Instituto Seiva Advogados pela Natureza - SEIVA, Projeto TAMAR e Instituto Bicho Preguiça - I.B.P., juntamente com o Centro de Estudos para a Conservação Marinha – CEMAR, vêm a público informar que protocolizou em seis de agosto último, sob o número de protocolo 02027.009389/07-81, um requerimento junto ao IBAMA solicitando a realização de uma audiência pública em Ubatuba, para discutir com a população local o projeto de instalação de mais uma Usina Nuclear em Angra dos Reis, a Angra 3, cujo propósito tem sido anunciado pelo Governo Federal.
Essa iniciativa decorreu de decisão unânime tomada em reunião promovida pelo CEAU, onde se considerou, entre outras razões, a já existência de duas usinas na praia de Itaorna (Pedra Mole), o risco que a produção de energia nuclear acarreta e a proximidade dessas usinas com o município de Ubatuba.
O COLETIVO DAS ENTIDADES AMBIENTALISTAS DE UBATUBA e demais parceiros, entendem que a realização dessa audiência pública é imprescindível para que haja amplo esclarecimento à população sobre os diversos impactos que tal obra poderá impor à região, e para que todas as dúvidas e questões suscitadas pela comunidade sejam respondidas.
Certos de que esse apelo será atendido, o COLETIVO DAS ENTIDADES AMBIENTALISTAS DE UBATUBA e demais parceiros, darão ampla publicidade à data, hora e local em que a requerida audiência pública poderá tomarar lugar.

CINEMA - SEMANA DE 06/09 A 13/09/2007

"OS SIMPSONS-O FILME" Dublado!!!!
Ás 15:00 hs

"RATATOUILLE" Dublado!!!!!
Às 17:00 hs

"DURO DE MATAR 4.0" Aventura!!!!!
C/ Bruce Willis!!!!!
Às 19:00 hs -21:20 hs.


cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Poesia Topo

O homem que repousou no fundo mar

Em dias de tormenta e de trovão
Convém não lidar com a pesca
E ter os pés bem firmes no chão
Que o Oceano cisma
De romper as cadeias
Que lhe pôs Nosso Senhor
Que a onda engole muitos
Só escapa quem tem valor
E que depois de se deitar
No leito do fundo mar
E beber toda a água salgada
Quem logrará o destino?
Só sendo pescador da Barra Seca
E se chamando Higino.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Resposta da Polícia Militar

Em atenção à carta do sr Eduardo Macedo, na data de ontem, e do sr Fernando Adorno Vassão Neto, nesta data, esclareço que a Polícia Militar do Estado de São Paulo, como instituição responsável pela preservação da ordem pública, tem a missão constitucional de garantir a tranquilidade da comunidade.
Essa tranquilidade é conseguida por meio de ações e de operações policiais que visam dar ostensividade à polícia.
O trabalho que vem sendo desenvolvido em Ubatuba tem como objetivo preparar a cidade, munícipes e visitantes para a temporada de verão que se avizinha.
Certamente teremos uma temporada tranquila, apesar dos fatores próprios dessa época do ano, especialmente o grande número de pessoas na cidade.
Cabe ressaltar que a Polícia Militar tem suas ações pautadas na legalidade e suas operações são baseadas em critérios técnicos que transcendem as diferenças individuais, sociais ou pessoais, como bem observou o sr Fernando.
Quanto ao Policiamento na região sul da cidade (Maranduba), estamos empenhados em melhorar a prestação de serviço e para isso providenciamos um efetivo policial destinado exclusivamente àquela região para atendimento de ocorrências 24h por dia e que no próximo dia 13 de setembro às 19h, no restaurante Sinhá, estarei reunido com as associações da região sul para discussão de temas relativos à segurança pública.
Agradeço a compreensão dos cidadãos de Ubatuba e posso assegurar-lhes que continuaremos trabalhando cada vez mais para garantirmos a tranqüilidade das pessoas de bem de nossa comunidade.

Capitão PM Paulo Ribeiro
Comandante do Policiamento de Ubatuba

Hipocrisia

Encontrei com o Sr. Prefeito no jantar do lançamento do Festival Gastronômico.
Na ocasião reclamou de minha ausência e me disse que poderia puxar-lhe as orelhas que não ligaria, no que respondi que não gostaria de faze-lo, pois gosto muito dele. E é verdade, acho apenas que deu muito azar no caso da Santa Casa que vinha se arrastando há anos e que teve a coragem de assumir, prejudicado pela pouca experiência administrativa e pelo surto de dengue que foi maior aqui em função da maior quantidade de casas de segunda residência que ficam abandonadas por seus proprietários.
Porém quanto ao TURISMO, precisamos acabar com esta coisa de dizer que o Turista veio para cá por isso ou por aquilo.
O produto que temos aqui é SOL E PRAIA, mal formatado e mal organizado, o sucesso do último feriado se deve única e exclusivamente à PREVISÃO DO TEMPO, que acabou se confirmando parcialmente.
Até uma semana antes, e não três como disse o Sr. José Carlos do Sindicato dos Hotéis as reservas estavam muito baixas, sei disso porque visitei muitos estabelecimentos para distribuir o Folder de meu comércio e constatei.
Quanto à participação de Ubatuba nas Feiras de Turismo, é realmente uma piada, pois quando Conselheiro Regional de Turismo deixávamos de participar de todas as feiras, estávamos desligados do Circuito Litoral Norte e ficávamos ausentes nos Stands do Circuito nas Feiras. Quanto as feiras promovidas pelo Governo do Estado, fazíamos parte da Vertente Oceânica Norte e não participávamos das feiras nem de graça, inclusive na Adventury Sports Fair que participamos recentemente, além de outras duas parece que Internacionais.
Hoje decorridos mais dois terços da gestão, não temos ainda um Plano Municipal de Turismo.
O que necessitamos de forma urgente é conscientizar este turista que aqui esteve e que voltou antecipadamente por medo do trânsito que, aliás, foi caótico, que se era para Ele ficar apenas dois dias, que venha nos finais de semana comuns, enumerando a quantidade de vantagens que Ele teria.
A curto prazo, organizar e fiscalizar para que o turista tenha uma boa estada.
A médio prazo formatar produtos turísticos atrativos para o ano todo, como o Eco Turismo, pois estávamos todos com a "LINGUA ROXA" o último faturamento considerável foi no Carnaval, depois tivemos Semana Santa e Primeiro de Maio com tempo ruim.
Capacitar Empresários e Comunidades para fazerem parte da cadeia produtiva do turismo (Ministério do Turismo)
Acessibilidade aos pontos turísticos, Saneamento Básico, Urbanização, Paisagismo, Sinalização, etc, etc. etc. (PAC, Ministério do Turismo, Ministério das Cidades, Governo do Estado, P.P. Ps).
Imaginem os Senhores um Navio atracando no dia 8 de Setembro com 5.000 pessoas para serem recepcionadas na estrutura que temos, é o que acontecerá no dia 8 de Janeiro, ao confirmar-se à promessa.

Fernando Pedreira
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia de Boiçucanga  © Luciano Cancelier

Praia de Boiçucanga
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor