Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 11 de Setembro de 2007 - Nº 1843 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
Parceria entre Incra e Esalq beneficia assentamentos em área de mata atlântica
UNITAU promove seminário de Inovação Tecnológica


Caraguatatuba
Epidemia de dengue bate recorde no município
Fórum Vida Ativa terá participação de Fabíola Molina nesta quinta-feira 13
Pró Bandas acontece neste fim-de-semana em Caraguá
Pilotos de Caraguá conquistam título no Brasileiro de Bicicross
Campeonato de futsal agita comunidade do Morro do Algodão
Emef do Morro do Algodão em Caraguá promove interclasses
Câmara aprova apenas projetos do Executivo
Celsinho diz ter sofrido "Estupro Político"

Ilhabela
Câmara de Ilhabela adia mais uma vez votação de Lei que limita carros na travessia


São Sebastião
DIG e SOE prendem dois por tráfico e porte ilegal de arma em Maresias
Etapa sebastianense do Super Surf conta com novidades e promete grande disputa
Comus informa repasse de verbas para Hospital em reunião ordinária
Sectur e ALNorte abrem inscrições para Workshop de dança de salão
Surpresa na abertura da 4ª etapa do Super Surf em Maresias
Prefeitura entrega carnês de IPTU aos moradores das Vilas Barreira e Débora

Ubatuba
Prefeitura começa a utilizar hoje lombadas eletrônicas e infratores já receberão multa
Câmara discute Estatuto do Funcionalismo Público Municipal
Projeto Estudar para Crescer
Região Sul recebe novos pontos de ônibus e luminárias em diversos bairros
Ubatuba é exemplo em mobilidade urbana
Prefeito recebe o primeiro surfista a conquistar o título nacional de snowboard
Cooperativa Educacional de Ubatuba promove campanha de limpeza da praia e prevenção da dengue
ACIU diz: “Saiba como matar a sua entidade”
Convite à Comunidade do Taquaral
Palestra sobre os pés diabéticos - Dia 17 de setembro
Notícias da FUNDART

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Parceria entre Incra e Esalq beneficia assentamentos em área de mata atlântica
O objetivo é promover o uso e conservação da biodiversidade em Projetos de Desenvolvimento Sustentável

Litoral Norte - Com o objetivo de promover o uso e a conservação da biodiversidade em assentamentos rurais, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) assina nesta quinta-feira (13) convênio com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). A iniciativa beneficiará, inicialmente, dois assentamentos agroecológicos localizados em áreas de mata atlântica.
Localizados em Apiaí, região Sudoeste do Estado, e Eldorado, no Vale do Ribeira, esses assentamentos foram criados pelo Incra no modelo conhecido como Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS). Esse modelo concilia o desenvolvimento socioeconômico das famílias assentadas com a preservação e recuperação ambiental.
A Esalq atuará nestes assentamentos por meio de equipes multidisciplinares compostas por professores, pós-graduandos e estudantes da graduação. A primeira etapa do projeto se estende até março de 2008, com a realização de um diagnóstico socioeconômico e ambiental.
Uma das ações já em andamento é a identificação das espécies com potencial extrativista. A proposta da Esalq é promover o aproveitamento econômico não-madeireiro de espécies florestais, o que envolve usos para alimentação, fitoterapia e fitocosmética.
“A idéia é que a comunidade eleja pelo menos 20 espécies que possam ser trabalhadas numa cadeia produtiva”, explica Paulo Kageyama, professor da Esalq e coordenador geral do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento dos Assentamentos Rurais e Agricultura Familiar do Estado de São Paulo.
Nas áreas abertas, ou seja, já desmatadas, serão utilizados Sistemas Agroflorestais (SAF), que permitem o consórcio de espécies agrícolas e nativas. Os assentados poderiam se dedicar a culturas de seu interesse, combinadas com plantio para reflorestamento. Assim, as áreas abertas ficariam cada vez mais próximas das áreas de floresta natural. “Mas como florestas produtivas”, ressalta Kageyama.
Para o professor da USP, a aproximação da ciência com o extrativismo e a agricultura familiar é um dos aspectos fundamentais do convênio. Ele cita o conceito de neo-extrativismo, cunhado pelo pesquisador José Rego: “trata-se do extrativismo visto de uma forma mais ampla, partindo da biodiversidade e assistido pela ciência”, explica.
Kageyama desenvolve pesquisas sobre uso e conservação da biodiversidade na Amazônia desde 1989. Esse conhecimento acumulado pela Esalq agora pode ser colocado à disposição dos produtores rurais assentados, sobretudo com a criação do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento dos Assentamentos Rurais e da Agricultura Familiar, que reúne professores e alunos.
Serviço - O convênio Incra/Esalq será firmado nesta quinta-feira, 13, às 15h30, na Sala do Centenário, localizada no prédio central da Esalq/USP, em Piracicaba.

UNITAU promove seminário de Inovação Tecnológica
Encontro possibilitará cooperação entre universidade e empresas

Litoral Norte - A Universidade de Taubaté (UNITAU), por meio do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica, promove a terceira edição do workshop de cooperação Universidade-Empresa (UNEM 2007), nos dias 14 e 15 de setembro, no auditório da Alstom Power, em Taubaté.
O UNEM tem por objetivo estabelecer contato entre as comunidades acadêmica e industrial. Acadêmicos têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e pesquisas para a comunidade industrial. Já os representantes das empresas podem mostrar as necessidades tecnológicas em suas atividades e sugerir campos de possível colaboração.
Durante o evento, que trará como tema principal “Inovação Tecnológica”, profissionais de empresas públicas e privadas, nacionais e multinacionais, pesquisadores, professores, alunos de pós-graduação e de graduação realizarão uma visita técnica à empresa e participarão de palestras.
Além de promover a cooperação entre a Universidade e as empresas, o UNEM 2007 desperta a atenção de agências de fomento, como a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), que têm apoiado o desenvolvimento de novos produtos e processos passíveis de aplicação imediata e de registros de propriedade intelectual. (Fonte: UNITAU)


Notícias de Caraguatatuba Topo



O Guaruçá Caraguatatuba

Epidemia de dengue bate recorde no município

Caraguatatuba - Embora o ano de 2007 ainda não tenha terminado, Caraguatatuba já tem a maior epidemia de dengue de sua história, com 1709 notificações e 874 casos confirmados na cidade, registros feitos de janeiro até o mês de agosto.
O primeiro caso de dengue no município foi notificado em 2001. Em 2004, até então, Caraguá tinha registrado a maior epidemia, com 503 casos confirmados, de janeiro até dezembro. Em 2006, foram registrados 96 casos.
De acordo com o CCZ (Centro de Controle de Zoonose), o pico de contágio da doença neste ano aconteceu no mês de maio, com 439 casos confirmados. Em contrapartida, no mês de agosto não foi registrado nenhum contágio.
Ricardo Sousa, responsável pelo controle da doença em Caraguatatuba e membro do CCZ, afirmou que o trabalho para o combate a dengue não pára, e aguarda o Ministério da Saúde lançar o plano nacional contra os mosquitos Aedes Aegypti para o próximo ano, para saber quais medidas a mais serão tomadas.
Não houve nenhum registro de morte em Caraguá, mas, devido o elevado número de pessoas com a doença neste ano, Ricardo está apreensivo com o que poderá acontecer em 2008. “Estamos bastante preocupados com a possibilidade da febre hemorrágica da dengue. Isso é um caso sério, pode causar até a morte”, revelou, afirmando que insistirá na conscientização da população.
O número agravado neste ano, segundo o responsável pelo controle da dengue em Caraguatatuba, se deve ao forte calor que ocorreu no verão, e as poucas chuvas. “Existe uma série de fatores que acarretaram esse número grande de pessoas com a doença. Também podemos dizer que é uma tendência nacional, já que o País teve registrado 20% a mais de caso neste ano, comparado ao ano passado. No estado de São Paulo também houve um aumento, com recorde histórico, assim como Caraguá”, disse.
De acordo com Ricardo, o trabalho para combater o Aedes Aegypti segue pela cidade. “Continuamos com a luta intensiva contra a dengue. Acredito que pela época do ano, não devam surgir mais casos, mas temos que manter as atividades de controle de criadouros”, falou ele, explicando que é feito uma visita nos imóveis, e nos nove quarteirões próximos de onde mora a pessoa que contraiu a doença. Além de orientar e fazer buscas pela vizinhança para ver se existem mais pessoas com os sintomas, e assim, solicitar a ida ao médico.
De acordo com o Centro de Controle de Zoonose da cidade, já foram visitados 81 mil imóveis em Caraguá, desde janeiro deste ano. Ricardo contou que não existem recusas pelos proprietários, mas que o maior problema é as casas fechadas, geralmente as de veraneio.
O CCZ desenvolve outros tipos de trabalho para o combate a Dengue. Existe o projeto Casa a Casa, que é uma atividade educativa, onde é feito orientações e informa a população como se prevenir. O projeto visa também à procura pelos imóveis para controlar os criadouros.
Ricardo falou que quinzenalmente, membros da Zoonose de Caraguatatuba vão até ferros velhos, borracharias, lojas de materiais para construções e outros ambientes mais propícios a ter criadouros para analisar o lugar.
Há cada dois meses, o CCZ procura imóveis especiais como escola, igreja para fazer o controle.
O uso de inseticida para combater a dengue, só é aplicado quando é confirmada a doença. No caso, o médico do paciente preenche uma ficha de notificação rápida, mesmo que não haja a confirmação e passa para a Zoonose, que faz o mapeamento de onde a pessoa contaminada mora e faz o serviço de controle. (Fonte: Imprensa Livre)

Fórum Vida Ativa terá participação de Fabíola Molina nesta quinta-feira 13
O evento, realizado por meio de uma parceria entre o SESI e a Prefeitura de Caraguá tem como objetivo discutir a importância da atividade física e o combate ao sedentarismo. Entre os participantes o destaque fica para a nadadora Fabíola Molina

Caraguatatuba - Caraguá sedia nesta quinta-feira, 13 de setembro, às 18h30, o 1º Fórum Vida Ativa, por meio de uma parceria entre o SESI - São José dos Campos, e a Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. O evento será realizado no auditório das Faculdades Unimódulo com o objetivo de levar informação sobre o projeto Vida Ativa e sua forma de aplicação, com linguagem popular e acessível, e ainda, incentivar as pessoas quanto à prática de atividades físicas tendo como foco a busca pela melhor qualidade de vida.
De acordo com o SESI, idealizador do projeto, o combate ao sedentarismo é a "ordem do dia" em vários programas mundiais de promoção à saúde. São vários os programas e projetos implantados nesse sentido, e o "Vida Ativa", além de expandir as ações de esporte e lazer, que vem sendo desenvolvidas pelo SESI há mais de 60 anos, agrega valores relacionados à saúde, alimentação, cultura e educação, tendo como estratégia ações pontuais que atingem diretamente 30 mil empresas, com 1 milhão de participantes. Assim, esse programa torna-se o principal em saúde pública do Estado de São Paulo, para os próximos cinco anos.
Dentro desse contexto, Caraguatatuba está recebendo este evento, que terá a participação da nadadora Fabíola Molina, que fará uma palestra dentro da programação do 1º Fórum Vida Ativa.
O Fórum terá início às 18h30, e a solenidade de abertura será realizada às 19h, com a presença dos secretários de Esportes, Wenceslau de Souza Neto, de Educação, Silmara Selma Mattiazo Bolognini, do prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, do diretor do SESI SJC, Mário Domingos de Moraes, entre outras autoridades. O depoimento de Fabíola Molina está previsto para às 19h30. (Fonte: PMC)

Pró Bandas acontece neste fim-de-semana em Caraguá
Aulas gratuitas de instrumentos serão abertas a qualquer interessado nos dias 15 e 16 de setembro; inscrições devem ser feitas no Fundacc

Caraguatatuba - A cidade de Caraguatatuba sedia nos dias 15 e 16 de setembro o projeto "Pró Bandas" - Programa de Apoio às Bandas -, realizado pelo Governo do Estado e Secretaria de Estado da Cultura através do Conservatório de Tatuí e em parceria com a Prefeitura do município. São aulas gratuitas de diversos instrumentos, ministradas por reconhecidos profissionais da música e abertas a qualquer interessado. O curso oferece certificado num final de semana, com direito a apresentação oficial de encerramento.
Em Caraguatatuba, instrumentistas de bandas, fanfarras e orquestras da própria cidade e região podem se inscrever na Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) pelos telefones (12) 3883-3727 e 3883-7555. As inscrições poderão ser feitas até o dia 14 de setembro.
Em Caraguatatuba serão oferecidas aulas de regência, flauta, clarineta, saxofone, trompa, trompete, trombone, tuba e percussão. As aulas serão ministradas, respectivamente, pelos professores Mônica Giardini, Mário Medeiros, Lindemberg Silva, Sérgio Gonçalves, Joel Bernardes, Cláudio Sampaio, Marcelo Jesus, Fábio José e Robson Moraes. As aulas acontecerão das 8h ás 18h no sábado, 15, e das 8h às 12h do domingo, 16, no Cefet (Antigo Ceprolim), na rua Rio Grande do Norte, 450, bairro Indaiá. Além das aulas técnicas, a cidade receberá o curso extra "Informática na Música", voltada a maestro e músicos que querem aproveitar a informática para desenvolvimento da música, sob coordenação do professor Marcelo Franco.
Neste ano, o Pró Bandas chegará a 19 municípios do Estado de São Paulo. A série de oficinas gratuitas é voltada a instrumentistas de bandas, corporações musicais e fanfarras, e interessados de qualquer idade. No mês de dezembro, bandas envolvidas nos vários municípios se apresentarão num encerramento oficial a ser realizado na cidade de Piracicaba.
Ao longo de oito edições, mais de 15 mil instrumentistas do Estado de São Paulo e de outros Estados, receberam instruções e tiveram oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos. Consolidado como um dos mais sérios e importantes projetos culturais voltados para as atividades desenvolvidas pelas bandas de música, o Pró Bandas resgata o passado, aprimora o presente e antecipa o futuro para as bandas de música.
Ao longo de um final de semana, os instrumentistas e regentes de bandas conhecem um novo universo musical, recebem novos materiais, trocam experiências e, mais que isso, acompanhamento pessoal de alguns dos melhores profissionais da América Latina num processo interativo que envolve centenas de grupos musicais do Estado de São Paulo.
O Pró Bandas leva aos municípios cursos diferentes que abrangem toda a família das bandas, além de seus regentes e aprimoramentos extras que irão contribuir para a manutenção dos grupos. O Pró Bandas reforça o trabalho coletivo, tanto do ensino do instrumento quanto da participação das bandas nas regiões atendidas e sua atuação na comunidade.
Os resultados do Pró Bandas são sentidos de forma imediata, a médio e, ainda, a longo prazo. Ainda durante a realização das oficinas técnicas já é perceptível o resultado: os instrumentistas mostram-se mais dispostos e animados. A médio prazo, sentem-se mais à vontade e desenvolvem a técnica musical a partir do material distribuído pela organização do projeto. A longo prazo, as bandas são fortalecidas e mostram-se empenhadas na manutenção dessa tradição. A difusão de obras musicais e técnicas oferecidas pelo Pró Bandas tornou-se fundamental para a manutenção daquelas que são as mais antigas instituições musicais de que se tem notícias.
Aos organizadores, os resultados são demonstrados pela visibilidade junto a meios de comunicação e, principalmente, pela quantidade de instrumentistas e regentes envolvidos na ação. Integrar o projeto significa apoiar movimentação cultural que atinge grande parte do Estado de São Paulo e significativo segmento musical. Mais informações: (12) 3883-3727 ou (15) 32514573 - ramal 222. (Fonte: PMC)

Pilotos de Caraguá conquistam título no Brasileiro de Bicicross
Os pilotos trouxeram para casa dois títulos do campeonato e um de vice-campeão, representando o Caraguá BMX Clube no Brasileiro de Bicicross 2007, realizado em Cosmópolis-SP

Caraguatatuba - A equipe do Caragua BMX Clube, participou da 3ª e ultima etapa do Campeonato Brasileiro de Bicicross 2007, realizada neste domingo, 9 de setembro, em Cosmópolis-SP, sob a organização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e do Clube Cosmópolis Bicicross Clube.
Dois pilotos de Caraguatatuba, Marcos Santos "Chokito" / Mônaco / SIXSIXONE / Refactor / Circuit, na categoria Elite Master e Evandro "Oreia" Castilho / Silva Indaiá, líder na categoria Cruiser 15 a 16 anos, conquistaram o títulos de Campeão Brasileiro 2007.
Caraguá ainda conquistou o titulo de Vice-Campeão na categoria boys 9 anos com o jovem piloto Matheus Prazeres Unimodulo/HEC/TVpedivela). Outros 7 pilotos ficam entre os TOP 8 do Brasil, foram eles: Fabio Almeida, 4º lugar na categoria Boys 9 anos; Beatriz Almeida, 4º na categoria girls 11 a 12 anos; Paulo "Mineiro" Carvalho, 4ª colocado no ranking da categoria Cruiser 17 a 29 anos; Jéferson Furlan, 5º na categoria boys 25 a 29 anos; Cláudio A. Silva, 6º colocado na categoria Cruiser 40 a 44 anos; Evandro "Oreia" Castilho / Silva Indaiá, 6º colocado na categoria boys 16 anos e Thiago da Matta, 8º colocado na categoria Cruiser 15 a 16 anos. Participaram também do Campeonato Brasileiro de Bicicross 2007, Rodrigo Sampaio, 10º colocado na categoria Cruiser 17 a 29 anos e 13º no ranking da categoria boys 17 a 24 anos; Lucas Prazeres, 11º colocado na categoria Boys 7 anos; Danilo "Seco" Oliveira, 13º colocado na categoria Cruiser 17 a 29 anos e 31º colocado na categoria Boys 17 a 24 anos; Paulo Carvalho "Mineiro", 22º colocado na categoria boys 17 a 24 anos.
A participação da equipe do Caragua BMX Clube teve o apoio da SECER - Secretária Municipal de Esportes e Recreação e da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Campeonato de futsal agita comunidade do Morro do Algodão
Para participar da disputa cada equipe deverá doar 3 litros de leite. Toda a arrecadação, ao final do campeonato, será destinada à Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba

Caraguatatuba - Entre os dias 15 de setembro e 10 de novembro, acontece o 2º Campeonato de Futsal Troféu Alcides Crepaldi Filho, categoria livre masculino. Com uma finalidade beneficente, o campeonato reúne 20 equipes de toda a região sul da cidade. Os times foram divididos em 4 grupos com 5 equipes cada.
A taxa de inscrição do torneio foi de 3 litros de leite por equipe. A cada jogo realizado pelas equipes, será doado 1 litro de leite por time. Assim, no final dos jogos, todos terão doado 3 litros de leite e 12 litros de leite. Além da premiação normal para os ganhadores, será entregue um troféu e medalhas para a equipe que fizer a maior doação. Todo leite recolhido será doado à Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba (ACC).
Todos os jogos acontecerão aos finais de semana no núcleo esportivo do Morro do Algodão, com início sempre a partir das 19h30.
Os primeiros jogos acontecem já neste final de semana entre Barranco Alto e Boca Juniors B, pelo grupo A.
Ainda pelo grupo A, Liverpool e Santa Casa se enfrentam. Fechando o primeiro dia de jogos, entram em quadra, pelo grupo B, Juventus Futsal Clube e Ájax.
O campeonato é organizado pelo sr. Manoel Reis (Manoel do Morro) e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. (Fonte: PMC)

Emef do Morro do Algodão em Caraguá promove interclasses
Participarão dos jogos os alunos que estudam no 4º ano do Ensino Fundamental. As equipes serão divididas por cores e disputarão a categoria masculino, de 17 de setembro a 5 de novembro

Caraguatatuba - A EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Carlos Altero Ortega, no Morro do Algodão promove os jogos interclasses para os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, na categoria masculino. Este ano, a diretora da escola, Cláudia Regina Ferreira Fonitani será homenageada dando nome à competição.
Os alunos foram divididos em 5 times, sendo diferenciados pelas cores das camisas. Os times Verde, Amarelo, Azul, Branco e Vermelho disputarão os jogos entre os dias 17 de setembro e 05 de novembro.
Dois jogos abrem a competição já no dia 17. Na ocasião, jogarão o 4º ano Verde e o 4º ano Vermelho, a partir das 8h da manhã, na quadra do bairro. Em seguida jogam 4º ano Amarelo e 4º ano Branco.
No dia 29 de outubro acontece a semifinal e no dia 05 de novembro as finais dos jogos. O evento é organizado pela diretoria da EMEF e tem o apoio da Secretaria de Educação e Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Câmara aprova apenas projetos do Executivo
Faltou votar apenas projeto do Vereador Aurimar Mansano

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou apenas os projetos de autoria do Executivo, constantes na Ordem do Dia da 27ª Sessão Ordinária semanal, realizada nesta terça-feira - 11 de setembro, faltando apenas o projeto de autoria do Vereador Aurimar Mansano. Fugindo a regra, esta sessão não teve votação em Regime de Urgência.
A sessão foi movimentada, com a presença de aproximadamente 80 (oitenta) pessoas nas galerias do Parlamento Municipal, vindas do bairro Tabatinga, na zona norte da cidade, que aqui estavam para acompanhar a votação, em Regime de Urgência, de proposta do Vereador Germino de Souza (PPS), que proíbe novas marinas, bem como reforma ou ampliação das já existentes naquela comunidade. A proposta não foi colocada em votação.
Foram aprovados os projetos do Executivo: Sobre abertura de Crédito Especial ao Orçamento; que autoriza a Prefeitura a doar a Estação de Tratamento de Esgoto - ETE Ilha do Sol a Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e sobre convênio com o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.
O quarto e último projeto de autoria do Executivo, que cria o Programa Selo Social de Caraguatatuba foi adiado por uma sessão, a pedido do líder do Prefeito no Legislativo.
Deixou de ser votado apenas o projeto de autoria do Vereador Aurimar Mansano, que cria o serviço de avaliação do atendimento hospitalar aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), que erroneamente esta Assessoria de Imprensa teria informado da sua aprovação.
No Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 2 Projetos de Lei, bem como foram votados e aprovados 1 Requerimento e 3 Moções. Não foi feita leitura de Indicações durante o intervalo. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Celsinho diz ter sofrido "Estupro Político"
Parlamentar não terá legenda e número no PSDB

Caraguatatuba - O Vereador Celso Pereira - Celsinho (PSDB) usou a Tribuna na sede do Parlamento Municipal, durante a 27ª Sessão Ordinária semanal para criticar o Deputado Estadual Antonio Carlos da Silva (PSDB), acusando-o de ter praticado um "Estupro Político" no Vereador. Celso Pereira não terá legenda e nem o número que o acompanha há 2 eleições.
A Tensão Pré-Eleitoral para o pleito municipal de outubro de 2008 já teve início e em grande estilo, com conjecturas sobre apoios, troca de partidos, críticas, elogios e formações de chapa visando as eleições do próximo ano.
Dentro deste clima o Vereador Celso Pereira - Celsinho (PSDB) usou a Tribuna da sede do Legislativo local na noite desta terça-feira - 11 de setembro, para criticar o Deputado Estadual Antonio Carlos da Silva (PSDB), que teria cometido um "Estupro Político" para com o Vereador. De acordo com Celsinho, o Deputado, que tem o controle total do Diretório Municipal do PSDB em Caraguatatuba, não dará legenda para o Vereador concorrer em 2008 e o número utilizado por ele nas duas últimas eleições, será repassado para seu principal adversário, um suplente pelo PSDC nas eleições de 2004 que hoje está filiado na legenda tucana.
O problema se desenrola desde a campanha para Deputado Estadual, em 2006, quando Antonio Carlos da Silva teceu críticas aos Vereadores de Caraguatatuba - com exceção de Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB) e Omar Kazon (PR) -- que não o apoiaram na eleição. Antonio Carlos disse que a Câmara merecia uma renovação total para 2009, criticando de maneira forte 8 (oito) dos 10 (dez) Vereadores da Câmara Municipal local.
Na época Celsinho expressou o seu descontentamento sobre as críticas e invocou a sua liberdade de apoiar quem ele desejasse. Atualmente, há cerca de 13 meses para as eleições de 2008, a represália de Antonio Carlos impede o Vereador de poder concorrer as eleições por seu partido, o PSDB. O que mais revoltou o Vereador é o fato do seu maior inimigo político ter pedido ao Deputado o veto da legenda e o número que ele usou por 2 eleições.
Num tom inflamado e nitidamente nervoso, o Vereador Celso Pereira comparou a atitude do Deputado Antonio Carlos da Silva a atos similares de mandatários como Fidel Castro e Hugo Chávez durante sua fala na Tribuna dos Vereadores. Ainda segundo o Vereador, a perda da legenda viria das críticas que Celso Pereira teria proferido contra o Governador do Estado, José Serra e a vinda da Fundação Casa (leia-se Febem) para Caraguatatuba.
O Vereador confirma que considera ter sido cometido de um "Estupro Político". "Ele (o adversário) já tem o meu número e está no meu partido, só falta ele querer o que, minha família, minha mulher, meu cargo e meus filhos", disse o Vereador que comentou ter sido vítima de uma selvageria. "Onde está a democracia? vivo situação idêntica a da Ex-Senadora Heloisa Helena, que foi expulsa do PT, por criticar o partido e o Presidente Lula. Se não temos direito de reclamar ou liberdade para expor nossas idéias então não vivemos numa democracia, mas sim numa Ditadura, onde os correligionários de uma legenda tem que se submeter aos caprichos de seu pseudo líder para conquistar legenda e manter o número tradicionalmente usado. Fui eleito pelo povo e tenho direito a reeleição pelo partido que me elegeu, porém não faço mais questão desta legenda. Tiraram de mim o meu partido e número, mas nunca a dignidade e a vontade de trabalhar pelo povo. Realmente o que fizeram comigo é digno de um "Estupro Político", finalizou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Câmara adia mais uma vez votação de Lei que limita carros na travessia
Depois de sete meses e três audiências, Câmara quer mais tempo para analisar limite de carros na travessia

Ilhabela - O projeto de lei, do Executivo, que limita o número de carros na travessia da Balsa, que liga Ilhabela a São Sebastião, estava na pauta da última sessão de segunda-feira, mas, foi retirado a pedido do vereador Beto de Campos, que apresentou um requerimento solicitando vista ao projeto.
Embora o projeto tenha entrado há sete meses na Casa e contado com três audiências públicas, o vereador acredita que ele tenha que “ouvir de forma conclusiva setores da sociedade para amadurecimento completo do projeto, extinguir as emendas conflitivas chegando a um consenso e, assim exercer o voto com maior tranqüilidade, tendo em vista o projeto ser de grande impacto social e econômico para o município”, afirmou Beto na justificativa do requerimento.
No ofício que encaminhou o projeto à Câmara, o prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira justifica a matéria como de importância vital para a cidade, os munícipes e os turistas: “Experiências recentes permitem identificar a problemática de Ilhabela como sendo a travessia do continente em direção à ilha e vice-versa, nos fins de semana da temporada e nos feriados prolongados”, diz o prefeito.
De acordo o prefeito, nessas ocasiões, o município sofre de demanda de veículos com permanência de apenas um dia, ou seja, no mesmo dia os veículos e seus ocupantes realizam a viagem de ida e volta - o que resulta em grandes períodos de espera na fila da balsa e outros transtornos na circulação de veículos pelas ruas da cidade.
O projeto apresentado pelo Executivo, no dia 22 de fevereiro, institui regras para disciplinar o ingresso e a circulação de veículos em seu território, visando melhorar o fluxo do trânsito em períodos compreendidos entre a alta temporada, novembro a março; além dos seguintes feriados prolongados: Semana Santa, Tiradentes, Dia do Trabalho, Corpus Christi, Revolução Constitucionalista de 1932, Proclamação da Independência e Dia da Padroeira do Brasil.
O projeto já recebeu seis emendas. Uma delas propõe que a medida seja aplicada aos meios de transporte de propriedade dos médicos residentes na cidade, pois, do contrário, o exercício da atividade médica por estes profissionais estaria limitado.
Outra emenda especifica é que os meses compreendidos entre a alta temporada sejam novembro a março, e feriados prolongados”. A de número 11/2007 trata das exceções ao ingresso de veículos, os com licenciamento em Ilhabela.
As emendas – de nº 19 e a n° 20 – fazem modificações e acréscimos, como que o Executivo estabeleça por decreto todas as condições para ingresso de pessoas no município, dispondo sobre: fornecimento de transporte público adequado (terrestre e marítimo), a partir da balsa, às pessoas excedentes e/ou que não se enquadrarem dentre aqueles cujo ingresso está assegurado; o fornecimento de autorizações específicas; convênio com o Dersa e com o Ciretran.
Outra emenda ainda estabelece que o transporte marítimo possa ser explorado diretamente pela Prefeitura Municipal ou através de concessão e a de número 20, modifica um artigo que dispõe sobre a prioridade do ingresso de veículos, colocando mais cinco incisos que liberam a entrada de veículos de proprietários de casas ou terrenos em Ilhabela; veículos de parentes, convidados ou hóspedes de moradores, proprietários ou possuidores de casas ou terrenos; veículos de prestadores de serviços ou trabalhadores de Ilhabela, que residam em outro município e veículos de locatários ou comodatários de casas ou terrenos em Ilhabela.
As três audiências públicas para a ampla discussão do projeto com a população foram realizadas em 21 e 29 de março e no dia 26 de abril – convocadas pelo presidente da Câmara, Professor Joadir Capucho que também determinou que o projeto estivesse disponível na homepage oficial da Câmara (www.camarailhabela.sp.gov.br) para que todos os cidadãos tivessem acesso.
Câmara aprova projeto que beneficia médicos no embarque das balsas
O Projeto de Lei n° 67/2007, de autoria do vereador Guilherme Maia (PMDB), que é médico, foi aprovado na última sessão, propondo excluir os médicos da obrigatoriedade de ingressar na fila da balsa para a realização da travessia do canal de São Sebastião em ambos os trajetos.
De acordo com o projeto, não estarão sujeitos à fila da balsa apenas os veículos devidamente identificados com selo, fornecido junto com a concessão de autorização que seria fornecida pela Prefeitura Municipal de Ilhabela.
A concessão da autorização seria condicionada à elaboração de um requerimento em que conste a qualificação profissional do requerente e sua assinatura, acompanhada do registro do veículo, comprovando que este se encontra sob a titularidade do profissional médico; comprovante de residência; carteira profissional expedida pelo Conselho Regional de Medicina.
O projeto ainda prevê que a prefeitura remeta mensalmente à Divisão Municipal de Trânsito e à Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) relação que indique o nome dos médicos habilitados e seus respectivos veículos.
O vereador explicou que a lei será aplicada somente para os prestadores de serviço na cidade. Conforme Maia, a medida visa não atrapalhar o atendimento essencial na cidade, uma vez que a fila já foi motivo de muitos atrasos dos médicos que trabalham na cidade, em postos de saúde ou hospital, e moram ou atendem também em outras cidade da região.
“Penso no médico, por exemplo, que faz um plantão em um domingo, e tenha que ficar quatro horas em uma fila para atravessar”, justificou o vereador.
Segundo ele, a idéia não é atrapalhar o sistema de travessia e nem dar privilégio para classe médica, mas apenas manter a qualidade dos serviços essenciais de Ilhabela, uma vez que o beneficiário terá que trabalhar na cidade. O município tem 76 médicos, sendo que 31 são do hospital e 15 das unidades básicas de saúde.
Para o vereador, a idéia pode ser estendida para profissionais de outras áreas, desde que também atuem nos serviços essenciais. “Podem me procurar que estaremos dispostos a analisar”, garantiu Maia. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

DIG e SOE prendem dois por tráfico e porte ilegal de arma em Maresias

São Sebastião - A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) com o apoio do Setor de Operações Especiais (SOE) da Polícia Civil prenderam duas pessoas por tráfico de entorpecente, associação para o tráfico e porte ilegal de arma na manhã ontem na viela da rua Porto Seguro, no bairro Maresias, Costa Sul do município.
Depois de receber denúncia de que havia prática de tráfico no local, dois investigadores da DIG mais uma equipe do SOE montaram uma campana próxima à residência dos suspeitos. Quando verificaram que havia uma movimentação típica do crime, abordaram os ajudantes de pedreiro T.G.D.C., 21 anos, e F.H.O., 25 anos.
Na residência onde os dois se encontravam, a polícia localizou 20 porções de maconha e mais um tablete da droga. Além disso, apreenderam um revólver calibre 38 com a numeração raspada e uma pistola calibre 45, que deveria ser de uso restrito das forças armadas e policiais, segundo o delegado da DIG, Fábio Luís Machado. Celulares, um DVD e uma TV também foram apreendidos.
Os dois foram levados para a DIG e indiciados. De acordo com Machado, a secretaria de Administração Penitenciária de Caraguatatuba decidirá se eles irão para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de São José dos Campos ou Taubaté. (Fonte: Imprensa Livre)

Etapa sebastianense do Super Surf conta com novidades e promete grande disputa

São Sebastião - Agitação e muita disputa é o que não vai faltar na praia de Maresias em São Sebastião. A 4ª etapa do Super Surf 2007 que teve início nesta quarta-feira (12/9), conta com muitas novidades e promete até o encerramento, no domingo (16/9), grandes disputas entre os atletas da elite nacional da modalidade.
Entre as novidades para esta etapa do campeonato, destaca-se a tenda eletrônica, que promete agitar os adeptos do ritmo eletrizante, com os sons que agitam as pistas de dança de todo o mundo, como house, psy’s, black e dance music. O comando das pick-ups, será do Dj Pantera, residente da casa Bali Hai, de Santa Catarina. Além da tenda, a estrutura de 700 m², também conta com um estande da Volkswagen, que expõe um dos lançamentos da marca, o “Space Fox” e um bar da Nova Skin.
Enquanto isso, no mar, os expectadores poderão assistir as apresentações de atletas de renome internacional, campeões das edições anteriores deste campeonato e que disputam o título deste ano, como o paranaense Jihad Kohdr, que lidera a categoria masculina com 2.010 pontos, ao lado do catarinense Marco Polo e do carioca Marcelo Trekinho; o ubatubense Renato Galvão, que está na quarta colocação com 1.860 pontos e o sebastianense Wagner Pupo, top surfista brasileiro que reside em Cambury e está no ranking com 1.760 pontos em três etapas disputadas. Além desses atletas, a etapa de São Sebastião também contará com nomes como Peterson Rosa e Fábio Gouveia.
As mulheres também devem fazer bonito na etapa sebastianense, com a presença da cearense Tita Tavares, líder da categoria feminina com 2.720; da paulista Suelen Naraisa, vice-líder, com 2.590 pontos e da potiguar Alcione Silva, terceira com 2.340 pontos.
O Super Surf 2007, é organizado pela Editora Abril e pela Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), tem o patrocínio da Volkswagen e da Nova Skin e apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp). (Fonte: PMSS)

Comus informa repasse de verbas para Hospital em reunião ordinária

São Sebastião - O Conselho Municipal de Saúde (Comus) de São Sebastião se reuniu nesta terça-feira (11/9) para uma reunião ordinária. Na ocasião, a presidente do conselho, Ana Soares, informou aos presentes o repasse de subvenção complementar ao Hospital de Clínicas, no valor de R$ 1,5 milhão, por meio da Lei 1877/07.
A pauta da reunião constou também o informe sobre o Termo Aditivo 01/97, que dispõe sobre a liberação de R$ 40 mil para a compra de um automóvel para a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Boiçucanga, na Costa Sul do município e o Termo Aditivo 02/97, que versa sobre uma verba de R$ 150 mil para a obra da UBS do Jaraguá, na Costa Norte, obra esta que está em fase de aprovação.
Os conselheiros tiveram acesso ainda a um ofício da Associação Sebastianense de Apoio ao Câncer. O documento solicitava o empenho e a ajuda do Comus para melhores condições de atendimento aos pacientes portadores da doença na cidade, como por exemplo, a criação de um programa municipal aos portadores de câncer e a priorização destes pacientes na marcação de consultas, entre outros benefícios.
A Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho Humano (Setradh) também enviou ofício informando sobre a Conferência Municipal de Assistência Social realizada pela pasta, na qual surgiram sugestões para o órgão, como por exemplo, a implementação de projetos que visem a prevenção ao uso de drogas e a instituição do passe livre para o acompanhante de pacientes.
A presidente do Comus afirmou que os ofícios da entidade de apoio ao Câncer e da Setradh serão remetidos à Secretaria de Saúde (Sesau) para que tome as providências cabíveis. E a conselheira Maria Aparecida Piedade atentou para a questão do passe livre. Conforme explicou, é preciso prestar atenção na diferença do passe livre, que é previsto em lei, solicitado por questões clínicas, para os usuários que tenham alguma interferência na capacidade laborativa e o passe social, que é indicado aos acompanhantes de pacientes e que precisa ser solicitado junto à Assistente Social da UBS em que é feito o tratamento.
Para finalizar o encontro, o conselheiro Carlos Aymar realizou um depoimento, no qual afirmou que sua família foi muito bem atendida na UBS de Boiçucanga durante o feriado e os profissionais de saúde não sabiam que se tratava de parentes de um conselheiro do Comus. “Faço questão de ressaltar aqui o ótimo atendimento que meus familiares receberam. Geralmente a gente só se lembra de criticar, mas faço questão de elogiar e agradecer”. A presidente Ana Soares ressaltou que a Saúde do município ainda tem muito o que melhorar, mas já avançou em muitas áreas. (Fonte: PMSS)

Sectur e ALNorte abrem inscrições para Workshop de dança de salão

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) em parceria com a ONG ALNorte, está com inscrições abertas até sexta-feira (14/9), para um Worskshop de dança de salão, que acontecerá neste sábado (15/9), a partir das 20h, na sede da ALNorte, na região central.
O evento será ministrado pelo professor Dorival Ferreira dos Santos, da Escola de Dança Ferreira Santos, de Caraguatatuba e é mais uma atração do “Mês da Dança e das Artes Plásticas”, promovido durante todo o mês de setembro pela Sectur, em parceria com a ALNorte, dentro do compromisso de “levar arte a toda parte”. A aula vai envolver ritmos como forró, bolero, samba de gafiera e rock. “Teremos uma hora e meia de aula para treinar técnicas e postura dos inscritos”, afirma Santos.
A Sectur informa que os homens devem ir de calça, sapato ou tênis e as mulheres à vontade. As inscrições limitam-se a 35 vagas e podem ser feitas na sede da ALNorte ou pelo telefone (12) 3892-6700. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: PMSS)

Surpresa na abertura da 4ª etapa do Super Surf em Maresias

São Sebastião - Os melhores surfistas do país abriram nesta quarta-feira (12/9), a 4ª etapa do Super Surf, na praia de Maresias, Costa Sul de São Sebastião. E em um dia ensolarado, a disputa da competição começou quente e com surpresa, devido a eliminação do paranaense Peterson Rosa, até então, um dos favoritos ao título.
Na primeira bateria, Peterson enfrentou Robson Santos. Sem tanto aproveitamento dentro d’água, que não teve tantas ondas, o paranaense somou apenas 11,33 pontos em 20 disputados e foi derrotado por Robson, que somou 13,73 no total. Com a derrota, Peterson, que ocupa a oitava posição no ranking do campeonato, perdeu as chances de ser tetracampeão, já que precisava de uma vitória em Maresias para continuar na briga pelo campeonato.
Ainda nesta quarta, entraram na água os surfistas Jean da Silva (SC), que venceu Bruno Santos (RJ) por 16.33 a 13.57; Davi do Carmo (SP) derrotou Alandreson Martins (BA) por 13.00 a 10.87; Danilo Costa (RN) ganhou de Adilton Mariano (CE) por 13.30 a 11.70; William Cardoso (SC) passou pelo surfista Pedro Gross (RS) por 11.33 a 7.50; Edgar Bischof (SP) venceu Bruno Galini (BA) por 11.90 a 11.63 e Pedro Norberto (SC) saiu na frente de João Gutenberg (RJ) com a nota de 13.00 a 9.53.
O Super Surf 2007, é organizado pela Editora Abril e pela Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), tem o patrocínio da Volkswagen e da Nova Skin e apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp). (Fonte: PMSS)

Prefeitura entrega carnês de IPTU aos moradores das Vilas Barreira e Débora, na Costa Sul

São Sebastião - Nesta quarta-feira (12/9), os moradores das Vilas Barreira e Débora, ambas localizadas no bairro de Cambury, na Costa Sul de São Sebastião, receberam da Prefeitura o carnê referente ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Na Vila Barreira, foram entregues 85 carnês. Já na Vila Débora, a administração fez a entrega de 70 carnês.
“Sinto que agora teremos direito a melhorias porque vamos pagar o IPTU. Eu aguardava esse momento há muito tempo”, disse o zelador Isael Pereira Muniz, 50 anos, que reside na Vila Barreira há 10 anos. “Agora será melhor para a gente porque teremos um endereço certo. Nada melhor do que ter o seu imóvel regularizado”, acrescenta o motorista Gilberto de Jesus dos Santos, 43 anos, que mora na rua 1 da Vila Barreira. “A gente esperou isso por tanto tempo. Estou muito feliz porque agora podemos fazer alguma coisa em nossa casa”, complementa a doméstica Jucélia Vieira Pinto Lima, 41 anos. “Eu me sinto feliz porque é um meio de provar que o imóvel é nosso”, completou o vigilante José de Jesus Santos, 38 anos, que reside na Vila Barreira há 5 anos.
O valor total de cada imóvel, que teve um desconto de até 60% para residência e de até 40% para comércio, foi parcelado em quatro vezes. Com o imóvel cadastrado na Prefeitura, qualquer obra a ser executada na edificação ou terreno necessita da apresentação de um projeto, elaborado por um arquiteto ou engenheiro.
Em agosto, a Vila Barreira também foi beneficiada com a implantação de 22 luminárias nas três ruas da comunidade. A medida beneficiou aproximadamente 115 imóveis. No local, residem 104 famílias e 374 pessoas. Já a Vila Débora concentra 377 pessoas que residem em 137 imóveis.
Desde que o projeto que cria as Zonas de Especial Interesse Social (Zeis) foi aprovado pela Câmara, em fevereiro de 2007, a Prefeitura vem se reunindo com os moradores dos núcleos congelados para explicar como se dá o processo que vai possibilitar o investimento em serviços públicos como oficialização das ruas, pedido de água, esgoto, iluminação, além do plano de urbanização dos locais. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


Prefeitura começa a utilizar hoje lombadas eletrônicas e infratores já receberão multa

Ubatuba - A coordenadoria de Trânsito de Ubatuba iniciou, nesta terça feira, a fase experimental de implantação da fiscalização eletrônica na cidade. Na manhã de ontem, um aparelho móvel foi colocado experimentalmente na Avenida Leovigildo Dias Viera, com o objetivo de preparar a população ubatubense para o novo método de fiscalização do transito na cidade.
O projeto das lombadas eletrônicas está em fase final de licitação, restando decidir qual empresa privada locará a aparelhagem à prefeitura. O equipamento em teste foi emprestado gratuitamente ao município para que, autoridades e sociedade, pudessem ter uma idéia de como funcionará o monitoramento.
Entretanto, a prefeitura decidiu, a partir de hoje, já começar a autuar os infratores, emitindo e captando a multa, o que permitirá também testar os computadores e programas do sistema. A idéia da Prefeitura é finalizar toda a instalação do material na Avenida Leovigildo Dias Vieira até o final de dezembro, inclusive com um departamento de multas digitalizado.
De acordo com o coordenador de transito da cidade, Marlon Lopes Moraes, a avenida, no bairro do Itaguá, deverá contar com equipamentos fixos em forma de totens. Nesta fase experimental, a aparelhagem é simples e funciona como os radares móveis, sobre tripés.
No dia inicial, a reportagem do Jornal Imprensa Livre pôde constatar, em menos de 15 minutos, muitos veículos acima do limite de 40km/h.
“No primeiro momento, a regulamentação ficará mesmo nos 40km/h. Se a comunidade sentir a necessidade de ser aumentada para, por exemplo 50km/h, poderemos estudar a mudança, mas acredito que, por ser uma avenida na orla, com comércios, restaurantes e até shopping, o ideal é que seja uma velocidade bem baixa para evitar acidentes graves”, explica o coordenador de transito da cidade, Marlon Lopes Moraes, lembrando que um estudo prévio revelou que 80% dos veículos que transitam pela Avenida Leovigildo Dias Vieira respeitam o limite.
“Em média, apenas 20% dos carros passam acima dos 40km/h e, são estes mesmos condutores, que cometem outros abusos, como não respeitar faixa de pedestre, fator importantíssimo para uma cidade voltada ao turismo.
Por isso que é fundamental uma fiscalização 24 horas por dia, pois, se não for possível orientar e reeducar estes motoristas, eles certamente sentirão o peso no bolso”, completa Marlon Lopes Moraes, lembrando que as multas por excesso de velocidade urbana podem chegar a até R$ 517,00.
A Prefeitura de Ubatuba pretende também implantar o mesmo sistema de fiscalização na Avenida Iperoig, principal via da cidade. Entretanto, o projeto para a via na região central, só tem previsão de término no início do ano que vem.
Roubos - Neste último feriado, outro fator contribuiu para a desorganização do trânsito na cidade. Durante os 3 dias de movimento intenso nas praias e ruas de Ubatuba, nove cones e duas barreiras hidráulicas foram furtadas de um mesmo ponto.
Com o objetivo de facilitar o fluxo de veículos no centro, a coordenadoria de trânsito realizou uma alteração provisória no cruzamento da Rua Liberdade. A mudança contou com o auxilio de sinalização que em 2 dias sumiu do local. É preciso ressaltar que a falta do material poderia ter causado acidentes e que o furto do patrimônio público é crime hediondo, sendo prevista a pena de prisão. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara discute Estatuto do Funcionalismo Público Municipal

Ubatuba - A pedido do Vereador Charles Medeiros, ocorreu na noite do último dia 12, antes da Sessão de Câmara, uma reunião na sala da Presidência da Câmara Municipal, participaram membros do Sindicato e Aspem, representando os servidores, o Secretário de Administração, Chefe de Recursos Humanos e Assuntos Jurídico, representando a prefeitura, com os vereadores da Casa, para tratar sobre a reformulação do Estatuto do Servidor Público Municipal, que se encontra em tramitação na Câmara,
A solicitação ao Presidente da Casa Ricardo Cortes, de que convidasse todos os representantes para tratarem do assunto, deveu-se a importância do Funcionalismo Público Municipal no bom andamento dos serviços públicos da municipalidade. Segundo Charles Medeiros, a Lei 341/71, já estava totalmente ultrapassada, devendo ser atualizada com participação direta dos interessados.
Na oportunidade, o vereador solicitou ao Secretário de Administração agilidade na implantação do Plano de Carreira dos funcionários públicos municipais, fonte efetiva de valorização de nosso servidor. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Projeto Estudar para Crescer
Projeto começa a arrecadar brinquedos para o dia das crianças e conta com a sua ajuda

Ubatuba - O jovem autor do Projeto, Bruno César, abre neste mês de setembro a arrecadação de brinquedos contando também com a ajuda da população.
Para que possamos atingir a nossa meta no dia 15 de Setembro neste sábado apartir das 9h30 o jovem Bruno e sua equipe formada por jovens e pais saíram em busca nas ruas e bairros pedindo brinquedos para os moradores.
Bruno pede que os moradores já comecem a separar os brinquedos para facilitar as doações. A busca começara no Centro, Parque Viva Mar, Itagua e Jardim Carolina.
Ele ainda enfatiza que é muito importante que a população possa nos ajudar doando pelo menos um brinquedo. "_ Se cada família doar um único brinquedo poderemos cada vez mais ajudar um maior número de pessoas. Os brinquedos ou doces podem ser entregues também no prédio da EDUCON, que fica em frente a farmácia do Levi, ao lado do supermercado Semar."Para maiores informações pelo (12) 3836-1576 Geruza.
Venha você também fazer aparte dessa Família!!!!
Apoio: Advogado Dr. Horlando,BV Financeira, Ca Educon, Canal Local da TV Kaybil canal 04, Davi Veiculo,Fundo Social, Farma Condi,Inteligraph ,Jornal A Cidade de Ubatuba, Jornal Impressa Livre, Opinião Calçados, Vereador Osmar, Litoral Virtual, Prefeitura Municipal, Radio Cristian Line, Radio Beira Mar, Radio Costa Azul, Rens Calçados,Play Ground,Siri Kri Kri,Welb Informática, Supermecado Paulista.

Região Sul recebe novos pontos de ônibus e luminárias em diversos bairros

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Regional Sul, em parceria com a comunidade do Corcovado, realizou no último mês, a colocação de quatro novos pontos de ônibus, na Estrada Yoshio Tosaki. Também estão sendo colocados mais sete novos pontos na Rodovia SP-55, que vai do Rio Escuro à Tabatinga.
Também foram instaladas luminárias em vinte ruas de nove bairros da Região Sul. Araribá, Rio da Prata, Tabatinga, Maranduba, Sertão da Quina, Vila Santana, Corcovado, Folha Seca e Lagoinha foram os bairros beneficiados, atendendo a mais de dez mil moradores e visitantes da região.
O administrador da Regional Sul, Moralino Valim, afirma que a implantação de luminárias na região, assim como os pontos de ônibus é uma reivindicação antiga da comunidade.“Este antigo sonho só foi possível pela perseverança e luta de nosso prefeito, que garantiu a instalação dessas luminárias para promover a segurança e comodidade de todo o povo da Região Sul. Graças ao apoio da prefeitura, a nossa região prospera a cada dia.” (Fonte: PMU)

Ubatuba é exemplo em mobilidade urbana
Pesquisa aponta o município como exemplo positivo na utilização de uma política de incentivo ao uso da bicicleta como meio de locomoção

Ubatuba - Ubatuba foi escolhida pelos pesquisadores Miguel Fernandes e Leila Queiroz, do Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, da Universidade de Brasília, como exemplo para o desenvolvimento de uma pesquisa que visa identificar a economia energético-ambiental que Brasília teria ao implantar uma política idêntica de uso de bicicleta. Após procurarem uma cidade que utiliza uma política de incentivo ao uso da bicicleta como meio de locomoção e assistirem uma apresentação do projeto cicloviário desenvolvido em Ubatuba, quando foi enfatizada a integração dos órgãos da prefeitura, no intuito de concretizar esta política de uso da bicicleta, os pesquisadores escolheram o município como exemplo positivo.
"Pudemos ver ainda, o resultado da pesquisa realizada pela Secretaria de Saúde de Ubatuba, onde constatamos que desde a implantação das ciclofaixas, não foi registrado nenhum acidente grave nos locais. E ao analisar os resultados da pesquisa foi possível identificar que a cidade de Ubatuba tem um dos melhores índices de uso de bicicleta do mundo, ou seja, Ubatuba tem deslocamentos sustentáveis, economicamente viáveis e socialmente justos.Estes foram os motivos que nos levaram a escolher esta cidade", explica Miguel Fernandes.
"É sabido que a bicicleta ocupa muito menos espaço e chega, até mesmo, a ser mais rápida que os automóveis, sendo, também por estes motivos, vantajoso para o poder público disponibilizar infra-estrutura de qualidade, visando garantir a segurança dos ciclistas, distribuindo os espaços públicos eqüitativamente e democraticamente. Portanto, a cidade de Ubatuba estruturou uma gestão urbana focada na busca constante da redução das externalidades negativas dos deslocamentos urbanos", acrescentou o pesquisador.
Redução de custos e melhorias ambientais - O trabalho de pesquisa, de acordo com Miguel Fernandes, contribui na medida em que desenvolve e caracteriza os aspectos que envolvem a sustentabilidade do meio urbano, focando especificamente na análise sobre a economia energético-ambiental do modo de deslocamento automóvel, para, no final, analisar a economicidade de uma mudança. Para tal, foram escolhidas duas cidades, uma que não apresenta política de incentivo ao uso de bicicleta e outra que apresenta (Ubatuba), visando compará-las e calcular as vantagens energético-ambientais com a mudança de paradigma. Como resultado, a pesquisa aponta a redução do tempo de viagem dos automóveis e de seus custos; e melhoria das condições ambientais do meio urbano, principalmente com a diminuição de emissões de gases que provocam o efeito estufa.
Exemplo positivo - A cidade de Ubatuba foi escolhida como um bom exemplo do desenvolvimento de uma política de incentivo ao uso da bicicleta. Em março de 2005, a prefeitura deu início ao Programa Cicloviário, com o intuito de incentivar o uso da bicicleta, devido às vantagens deste modo de deslocamento para a cidade e seus usuários. Foi observada, depois da implantação das ciclofaixas, uma considerável redução no número de acidentes envolvendo ciclistas, sendo que no caso de acidentes graves, o número praticamente zerou. Em Ubatuba, a frota de bicicletas é estimada em 80 mil unidades.
A pesquisa realizada pela Secretaria de Saúde do Município, envolvendo 14.550 famílias, mostrou que 82,2% das famílias utilizam a bicicleta, todos os dias da semana, como meio de transporte e somente 5,6% utilizam o automóvel. E ainda, 93% dos entrevistados disseram existir vantagens para a população em se deslocar por meio da bicicleta e 88,5% estabelece alguma relação entre o uso freqüente da bicicleta e os possíveis benefícios para a saúde. (Fonte: PMU)

Prefeito recebe o primeiro surfista a conquistar o título nacional de snowboard
O surfista Zecão, que possui uma escolinha de surfe em Itamambuca, trouxe cinco medalhas do Chile

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira, 12, o Zecão, surfista ubatubense que conquistou, no Chile, o título brasileiro de snowboard.
Promovido pela Confederação Brasileira de Esporte de Neve, o 13º campeonato nacional aconteceu entre os dias 25 e 31 de agosto, em El Colorado. O surfista de Ubatuba conquistou a medalha de ouro na categoria Master, na prova de Slope Style, e ainda faturou a prata nas provas de Boarder Cross e Slalom Gigante. Após este campeonato, Zecão ainda participou, no início de setembro, da 2ª Copa Brasileira de Snowboard, onde novamente conquistou o ouro na prova de Slope Style e a prata na Slalom Gigante.
De acordo com Zecão, que vem se dedicando ao snowboard há sete anos, foi muito emocionante vencer em um novo esporte para ele: "foi uma emoção muito grande ser campeão em um novo desafio que eu me propus. Mas nada aconteceu por acaso, foi fruto de muita dedicação, pois já são sete anos levando o nome de Ubatuba para o snowboard, o que eu sempre fiz com o surfe: divulgar minha cidade tão querida".
O atleta conta que carrega na prancha e no capacete adesivos com a bandeira de Ubatuba: "todo mundo fica curioso para saber de onde é a bandeira e assim vou divulgando Ubatuba e a escolinha de surfe. Inclusive, já marcamos um intercâmbio com o Chile para que as pessoas venham aprender a surfar aqui".
Zecão agradeceu o apoio do prefeito Eduardo Cesar, após levar suas medalhas para serem mostradas ao mesmo: "o prefeito sempre me apóia em todas as minhas atividades, sou um eterno agradecido a ele, pois, de uma forma ou de outra, ele também tem parte nestas medalhas e na minha carreira". (Fonte: PMU)

Cooperativa Educacional de Ubatuba promove campanha de limpeza da praia e prevenção da dengue

Ubatuba - Alunos, professores e pais da Cooperativa Educacional de Ubatuba promoveram uma campanha de conscientização da dengue nesta sexta-feira, dia 7 de setembro, durante o Circuito Petrobrás de Surf Feminino, na Praia Grande. O evento diferencia-se por incluir na agenda ações de cunho socioambiental, o que levou os organizadores a procurar a Cooperativa, uma escola muito alicerçada na realidade do município e na inclusão de valores como solidariedade, participação, cooperação e cidadania.
Os participantes distribuíram folhetos com dicas de como prevenir a doença e chamaram a atenção dos banhistas para o problema do lixo jogado na praia. Além de poluir, o lixo representa um grande perigo à saúde. Até uma tampinha de garrafa PET pode acumular água da chuva quando exposta ao tempo e se transformar num criadouro do mosquito da Dengue, o Aedes aegypti.

ACIU diz: “Saiba como matar a sua entidade”

* Não freqüente a entidade, mas quando for lá, procure algo para reclamar;
* Se comparecer a qualquer atividade, encontre falhas no trabalho de quem está lutando por sua categoria;
* Nunca aceite uma incumbência, lembre-se que é mais fácil criticar do que realizar;
* Se a Diretoria pedir sua opinião sobre importante assunto, responda que não tem nada a dizer e depois espalhe como deveriam ser as coisas;
* Não faça nada além do absolutamente necessário, porém, quando os diretores estiverem trabalhando com boa vontade e com interesse, para que tudo corra bem, afirme que sua entidade está dominada por “grupinhos”;
* Não leia os jornais da cidade, não acesse o site da entidade, não ouça rádio, não acesse seu e-mail e nem assista a televisão; afirme que ambos não publicam nada de interessante e, melhor ainda, diga que não os recebe regularmente;
* Se for convidado para qualquer cargo, recuse, alegando falta de tempo, e depois critique, com afirmações do tipo: “esta turma quer ficar para sempre nos cargos”;
* Sugira e exija a realização de cursos e palestras. Quando a entidade realizá-los, não se inscreva nem compareça;
* Nas reuniões que sua entidade realizar para resolver problemas não compareça e depois critique;
* Se receber um questionário da entidade, solicitando sugestões, não preencha, e se a Diretoria não adivinhar suas idéias e pontos de vista, critique e espalhe a todos que você é ignorado;
* Após toda essa colaboração espontânea, quando cessarem as publicações, as reuniões, o lazer e todas demais atividades, enfim, quando sua entidade morrer, estufe o peito e afirme: “EU NÃO DISSE QUE ESTA ASSOCIAÇÃO NÃO FAZ NADA!” (Fonte: ACIU)

Convite à Comunidade do Taquaral

Ubatuba - A Associação Amigos do Bairro do Taquaral - SABATA - convida todos os moradores e amigos para uma reunião sobre Lei do Uso e Ocupação do Solo, no próximo dia 19, a partir das 19 horas, na Escola Estadual José Hugo de Souza Simeão.
COMPAREÇA - A SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE.

Palestra sobre os pés diabéticos - Dia 17 de setembro

Ubatuba - Orientações visando a melhor qualidade de vida.
Na loja Sem Açúcar e Com Afeto, dia 17/09, às 09:00h com a podóloga Silvia Ruschel.
A palestra é gratuita, bastando apenas se inscrever.
Sem Açúcar e Com Afeto, R. Liberdade, 532, ao lado do Aeroporto de Ubatuba.
semacucarecomafeto@terra.com.br - (12) 3833.5344 ou 3832.2052

NOTÍCIAS DA FUNDART

Teatro de Bolso de Ubatuba estréia hoje - Será nesta quarta-feira, 12, às 20:30 horas a apresentação do Teatro de Bolso de Ubatuba, no Auditório Fundart, Sobradão do Porto, pela Cia. “Abençoados por Cunhambebe”. O ingresso custa 01 Kg de alimento. Dia 19, próximo, quarta-feira, o grupo voltará ao palco, no mesmo endereço e horário. E a terceira apresentação acontecerá dia 26 próximo.

Anchieta volta ao seu lugar - Restaurada pela Fundart, a estátua representativa do Padre José de Anchieta já está colocada em seu lugar de origem e será reinaugurada, com os devidos restauros, dia 14 próximo, às 18:00 h.
O ato ocorrerá quando da missa campal pela Paz de Iperoig a ser celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Antonio Altieri, do Litoral Norte, com a presença dos párocos da nossa região. “O Padre José de Anchieta representa um marco importante de nossa história e por isso sua memória precisa ser preservada em função dos valores da comunidade ubatubense”, disse o presidente da Fundart, Pedro Paulo.

51ª Festa de Nossa Senhora das Dores - De 14 a 16 de setembro em parceria da Comunidade do Itaguá, Prefeitura de Ubatuba e Fundart acontecerá a Festa de Nossa Senhora das Dores no Itaguá a partir das 19:00 h e somente no dia 16 a partir das 10:00 h com a tradicional Corrida de Canoas. Às 19:30 h do mesmo dia, haverá missa de encerramento.
Na festa deste ano, a Comunidade do Itaguá homenageará Ney Martins. Os festeiros, Mário Ricardo e Fernanda, estendem o convite à toda a comunidade ubatubense.

Paz de Iperoig - Além da missa campal do dia 14 próximo, às 18:00 h, o evento do dia 16, no Itaguá, na Capela de Nossa Senhora das Dores, também será comemorativo da Paz de Iperoig, incluindo a homenagem a Ney Martins.

Encontro Cultural Caiçara - Será na praia da Enseada, a partir das 13:00 h do dia 14, o I Encontro Cultural Caiçara, promovido pela Sociedade Amigos da Enseada e Associação dos Pescadores da Enseada, em parceria com a Fundart e Prefeitura de Ubatuba.
O primeiro encontro apresentará músicas e danças típicas caiçaras e o Grupo Fandango Caiçara, mostrará um repertório bastante variado constituído de músicas tradicionais de nossas raízes, a partir de pesquisas realizadas pelo próprio grupo. Na execução de seu show são usados instrumentos feitos artesanalmente sob a orientação de Mário Gato, componente do grupo e rabequista. “Realizo oficinas de macheto e rabeca, na Fundart, e fiz o instrumento que toco”, disse Mário Gato.

I Semana Ubatuba História Cultura e Arte - O evento que teve a parceria Fundart, Unitau, Secretaria de Educação e Prefeitura de Ubatuba foi muito bem sucedido. Começou dia 03 e foi encerrado no último dia 06.
No auditório da Unitau – Campus Ubatuba apresentaram-se: Banda Sinfônica Lira “Padre Anchieta”; Grupo Guaruçá; Grupo Fandango Caiçara; Camerata de Violões e Humor Caipira com Heyttor Barsalini.
Nas palestras tivemos: o Prof. Dr. Cyro de Barros Rezende, com o tema: Minorias e Cultura Caiçara: Uma construção ideológica; a Profª Ms. Rachel Abdala com o tema História Regional: Arte e Cultura; a Profª. Dra. Kilza Setti com o tema Memória Caiçara e o Prof. Ms. Glauco Barsalini que falou sobre Regionalismo e Cultura Caipira. Glauco Barsalini é o autor do livro Mazzaropi – o Jeca do Brasil.
Tivemos também a participação da Profª. Caroline Sabina, pós-graduada, com os temas: Do Santíssimo à Peixada: A Festa de São Pedro Pescador em Ubatuba. Juntamente com a graduanda em História, Joice Fernandes, Caroline apresentou o trabalho: Administrações: Personalidades da nossa História. Coube ao professor Rogério Estevenel falar sobre, Turismo e impactos geográficos em Ubatuba.
A curadoria da I Semana Ubatuba. História Cultura e Arte foi da Profª. Caroline Sabina Soares e Joice Fernandes. A coordenação foi do Grupo Setorial de História e Geografia da Fundart, através da Profª. Denique Rezende. Quincas Cruz fez a coordenação geral dos trabalhos, pela Fundart.
“Posso dizer que a I Semana Ubatuba. História Cultura e Arte mostra que a Fundart está no caminho certo no encaminhamento das questões ligadas à cultura”, disse o prof. Glauco Barsalini, que encerrou o ciclo de palestras, no último dia 06 de setembro.

Retreta na Praça - O grupo Retreta “Maestro Pedrinho” da Banda Sinfônica Lira “Padre Anchieta” se apresentará no coreto da Praça da Matriz, às 20:45h do próximo dia 15.

Missa campal e folclore na Paz de Iperoig - No próximo dia 14, sexta-feira, às 18:00 h, a Fundart estará recolocando no mesmo local, na Praia do Cruzeiro, a imagem de Anchieta que foi restaurada. O ato será durante missa campal celebrada pelo bispo do Litoral Norte, Dom Antonio Carlos Altieri, que virá acompanhado dos 17 padres da região. A celebração faz parte das comemorações da Paz de Iperoig, quando Anchieta, em 14 de setembro de 1563, conseguiu a trégua entre índios e portugueses. Além disso, o público poderá conhecer de perto a etapa final do projeto de urbanização da Av. Iperoig, que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Ubatuba em parceria com o Governo do Estado.
Na Praia da Enseada, a partir das 10:00 h, também da sexta-feira, será a vez do 1º Encontro Cultural Caiçara, promovido pela Associação Amigos e Moradores da Enseada – AAME e Associação dos Pescadores da Enseada. O pessoal estará se concentrando em frente ao bar da Zenaide. O repertório é variado e contará com Congada do Sertão do Poruba, Grupo Guaruçá, Grupo Fandango Caiçara e Grupo de Xiba. Uma festa tipicamente caiçara comemorando a data. Fundart e Prefeitura Municipal de Ubatuba participam dos eventos.

Ney Martins no Itaguá - A tradicional festa da Nossa Senhora das Dores do Itaguá completa 51 anos e será dedicada ao folclorista Ney Martins, recentemente falecido e um dos seus grandes incentivadores. Durante 3 dias deste próximo final de semana a comunidade do bairro e de outros lugares terá todas as noites programação religiosa e sadia, oportunidade para confraternização. Na sexta, após a celebração da missa às 19:00 h haverá som ambiente e serviço de cantina. No sábado, procissão às 19:00 h, com saída da Casa da Dona Mercedes e, após a missa, som ambiente e bingão. No domingo, às 10:00 h acontece a corrida de canoas e, à noite, após a celebração haverá cantina e som ambiente. A realização é da capela do bairro e da Paróquia Exaltação da Santa Cruz com apoio da Fundart e da Prefeitura Municipal de Ubatuba, local onde Ney desenvolveu seu valioso trabalho como folclorista durante os vinte anos da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, que serão comemorados em novembro próximo.

“Os meninos que vi crescer” - Impalpável e invisível como a música, porém concreto na lembrança, o autor desta frase referia-se aos músicos da Banda Sinfônica Lira “Padre Anchieta”; uma geração de músicos caiçaras comprometida com a magia da linguagem sinfônica e em estabelecer juntamente com as demais manifestações culturais de nossa cidade, o elo artista-povo.
Existem homens que simplesmente não permitem ser representados na história, eles preferem dela fazer parte; com isso, são capazes de transformar seu eco, seja com atos, ou com uma simples declaração. O ponto crucial é que a quantidade de significados contidos em “os meninos que vi crescer” tornou-se um bem de valor inestimável e indiscutivelmente, um patrimônio imaterial da Banda Sinfônica Lira “Padre Anchieta”.
Expressar-se com palavras não é muito fácil, talvez a subjetividade dos sons e dos timbres possam dizer mais, e somente dessa forma nós, da “Lira”, poderemos dizer: Obrigado Ney Martins, você também faz parte da nossa história! (Fonte: Fundart)

CINEMA - SEMANA DE 14/09 A 20/09/2007

"RATATOUILLE"
Desenho!!!! Dublado!!!!!
Às 15:00 hs .

"PRIMO BASÍLIO"
Drama !!!! C/ Glória Pires,Débora Falabella , Fábio Assunção , Reynaldo Gianecchini!!!!!!
Às 17:00 hs -19:00 hs -21:00 hs.


cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Poesia Topo

Vovô Almiro

Enquanto tiver
Guaiá na costeira
Pampo no quebramar
Fruta na bananeira
Feijão na panela
Mandioca na gamela
Da minha terra não saio não.
Mesmo com muita idade
Não quero ir pra cidade
Pois onde haverei de morar
Sem a algazarra dos pássaros
Pela manhã a me despertar?
E onde haverá igual
À canção do riozinho
Entre as pedras a correr
Que faço gosto de ouvir
Até meu último adormecer?

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Resposta ao Cap. PM Paulo Ribeiro

Sr. Capitão Paulo Ribeiro, muito obrigado pelo retorno. Já é um grande passo para nós saber que estamos sendo ouvidos. À todos vcs boa sorte, que Deus esteja ao lado de todos vcs. Muito sucesso, sigam em frente que o caminho é este mesmo. Só mais uma coisa... sem demagogia e sem querer ensinar o trabalho da Policia Militar: "poupar o lobo é condenar a morte as ovelhinhas". Confio muito em vcs.

Eduardo Macedo
Ubatuba, SP

Turismo?

Caro sr. Fernando. Parabéns pelos comentários!
Acrescento um exemplo de muitos, com relação ao seu último comentário. Imagine um navio atracando em Ubatuba na próxima temporada, na Praia Grande pontualmente às 17:00 hrs. (horário de verão), que na verdade são 16:00 hrs em plena tarde de sol a pino.
Os banheiros da COMTUR (ah.. por favor, será que estará funcionando até lá?), fecham neste horário, imagine Sr. Fernando, as pessoas que já frequentam esta praia, mais as pessoas do(s) navio(s)... É dose, não é mesmo!
Como diz nosso amigo José Carlos (que permita): "Ubatuba está preparada para o turismo", mas nós é que não estamos preparados para o turismo!
Sempre vai haver turistas, como já disseram muitos!
Temos as praias mais lindas de todo o Litoral Paulista!
Porque se preocupar com estrutura de Turismo!

Wellington Amaral
Corretor de Imóveis
Praia Grande, Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Baraqueçaba  © Luciano Cancelier

Baraqueçaba
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor