Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 18 de Setembro de 2007 - Nº 1845 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
-


Caraguatatuba
Estão suspensas as buscas pelo piloto de asa delta desaparecido
Abertas as inscrições para o Vestibular 2008 UNIMÓDULO
Lencac pode se tornar Utilidade Pública
PDT no Litoral Norte quer resultados em 2008
Germino quer terrenos para 2 escolas
Vice de Aguilar será do PDT

Ilhabela
Escolas de Ilhabela poderão participar de gincana cultural
Campeonato Municipal de Futsal conta com a participação de 54 equipes


São Sebastião
São Sebastião ganha praia conectada
Abertura do Iº Festival Gastronômico de São Sebastião reúne mais de 200 pessoas
Corpo de Bombeiros inicia curso para guarda-vidas em Maresias
Professores participam de aula teórica e visitam o Centro Histórico dentro do curso de formação continuada
Prefeitura registra mais de 3 mil inscrições para Concurso Público
Governo Federal vai interferir na escolha da sede da Companhia Docas
Prefeitura interdita ponte de madeira de Paúba

Ubatuba
Deficientes visuais viajarão 300 km de bicicleta até Ubatuba
Bombeiros continuam as buscas ao adolescente que se afogou em Ubatuba
Mais de 4 mil motociclistas estiveram em Ubatuba neste final de semana
Prefeitura de Ubatuba realizará audiência pública na próxima semana
Fundo Social de Ubatuba realiza jantar beneficente
Ubatuba sedia sexta etapa da 14ª Copa Sudeste Rally de Regularidade

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

-


Notícias de Caraguatatuba Topo



O Guaruçá Caraguatatuba

Estão suspensas as buscas pelo piloto de asa delta desaparecido

Caraguatatuba - Foram suspensas as buscas por um homem de Caçapava, que desapareceu há dez dias. Segundo o Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba, as informações sobre o sumiço dele estão desencontradas, o que dificulta os trabalhos de resgate.
Segundo relatos da esposa, o autônomo Antônio Donizete Mamede, de 49 anos, saiu de casa para voar no dia oito de setembro. Ele decolou de Quiririm com destino a Caraguatatuba em um "trike", uma espécie de asa delta com motor. Desde então, não fez mais contatos com a família. Ontem, pilotos e amigos de Antônio Donizete ajudaram no trabalho de buscas. Com quatro aeronaves e um helicóptero, eles vasculharam o percurso que o autônomo teria feito, mas nada encontraram. (Fonte: VNews)

Abertas as inscrições para o Vestibular 2008 UNIMÓDULO
10 novos cursos serão abertos; mais de 2 mil inscritos são esperados

Caraguatatuba - Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2008 UNIMÓDULO, esse ano com 10 novos cursos. As inscrições vão até 19 de outubro e podem ser feitas pelo site www.modulo.br ou pessoalmente na Central de Atendimento da Instituição. A prova será realizada dia 28 de outubro em Caraguá e, pela primeira vez, em São Sebastião. Mais de 2 mil inscrições são esperadas.
Entre os novos cursos estão Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Engenharia de Produção e Enfermagem. O pró-reitor Acadêmico do UNIMÓDULO, Maurício Ribeiro da Silva, diz que as inovações para 2008 representam a continuidade do crescimento já planejado para a Instituição desde sua transformação em Centro Universitário, além da consolidação do posicionamento como a maior Instituição de Ensino Superior no Litoral Norte.
Para Ribeiro, tal processo reflete também o atual momento de expansão da região e "Para nós indica o desafio de continuar a oferecer perspectivas de desenvolvimento para todos que aqui habitam: trata-se de uma grande oportunidade para por em prática o que prega nossa missão: Compartilhar conhecimentos e experiências que modifiquem vidas".
Estrutura - Para receber os novos alunos, mudanças serão feitas. "Em 2007 já foi iniciada a implantação de um novo Projeto Pedagógico Institucional", disse o pró-reitor. "Para 2008 entrarão em vigor novas unidades deste projeto, para as quais todos os cursos (já reconhecidos ou novos) estão adaptados", continuou. "Além disso, contaremos com novas unidades de salas de aula, laboratórios e bibliotecas e, também, a implantação de uma nova estratégia de utilização de recursos de tecnologia da informação aplicados às disciplinas, que trará melhor capacidade de aprendizado aos alunos".
Mais informações:
Central de Atendimento UNIMÓDULO
Fone: (12) 3897-2006
E-mail: vestibular@modulo.br

Lencac pode se tornar Utilidade Pública
Honraria para Diretor da Petrobrás também está na pauta

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba se reúne nesta terça-feira - 18 de setembro, a partir das 19h30 para a sua 28ª Sessão Ordinária semanal, que apresenta uma pauta variada. Há desde Utilidade Pública para a Lencac como Título de Cidadão para Diretor da Petrobrás em São Sebastião.
A sessão desta terça-feira tem 5 (cinco) Projetos de Lei e o contribuinte pode acompanhar ao vivo, pelas rádios Oceânica - 670 Khz ou Caraguá FM - 89,5 Mhz ou ainda pelo site da emissora na Internet - www.caraguafm.com.br .
De autoria do Executivo, projeto que declara de Utilidade Pública a Lencac - Liga das Entidades Carnavalescas de Caraguatatuba e proposta para criar o Programa Selo Social de Caraguatatuba.
De autoria do Vereador Aurimar Mansano, propositura cria o Serviço de Avaliação do Atendimento Hospitalar aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).
Outro projeto tem a assinatura do Vereador Juarez Pereira Pardim (PPS) e denomina de Rua Maria Pereira de Souza a atual rua 17 de abril no bairro do Perequê-Mirim.
Finalizando, o Presidente da Câmara, Wilson Agnaldo Gobetti (PDT), concede Título de Cidadão Caraguatatubense para o diretor da Petrobrás em São Sebastião - Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), Cosme Damião Lemes. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

PDT no Litoral Norte quer resultados em 2008
Encontro serviu para estruturar legenda e aproximar filiados.

Caraguatatuba - O PDT (Partido Democrático Trabalhista), através de seu Diretório Municipal e da Executiva Estadual, realizaram no sábado - 15 de setembro, na Colônia de Férias da Senalba, no bairro do Porto Novo o 2º Encontro Regional do PDT no Litoral Norte. Na ocasião o partido mostrou que está estruturado e que vai obter bons resultados nas eleições municipais de 2008.
O evento, organizado pelo Diretório Municipal, presidido por Ricardo Batista, reuniu cerca de 200 pessoas na Colônia de Férias da Senalba, no bairro do Porto Novo, na região sul da cidade, entre filiados e políticos de diversas partes do estado, como a Deputada Estadual Haifa Madi e o ex-Prefeito de Ubatuba Paulo Ramos.
Presentes também o Vice-Prefeito de São Sebastião, Paulo Henrique, o Vereador e Presidente do PDT de Barretos Luis Carlos Anastácio - Paçoca, o Presidente do Senalba, Luiz Carlos Gomes Pedreira, o Presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Carlos Ortiz, o Vice-Prefeito de Guaratinguetá, Dr. Cale e correligionários de Bebedouro, Paraibuna, Ilhabela e Santos.
Ainda sobre a presença compareceram os ex-Prefeitos de São Sebastião, Paulo Julião e João Siqueira e os Vereadores de Caraguatatuba que formam a bancada do PDT; Wilson Agnaldo Gobetti, Presidente; Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho, Vice-Presidente e Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia, 1º Secretário e o Presidente Estadual do PDT, José Gaspar.
Destaques para o retorno de Paulo Julião ao PDT, o ingresso do Vereador Roberto Nascimento, de Ilhabela na legenda e a consolidação das pré-candidaturas de Paulo Ramos em Ubatuba e Paulo Henrique em São Sebastião com vistas as eleições municipais de 2008 e a fala do Presidente José Gaspar, sobre os números do PDT em todo o estado e a estimativa de triplicar as porcentagens no próximo ano.
O PDT de Caraguatatuba não fez o anúncio oficial de que um de seus integrantes será o Vice de Aguilar em 2008, devido a uma alteração de última hora, com a possível vinda de mais um Vereador para a legenda, reforçando ainda mais o partido para o pleito do ano que vem.
Para o Presidente do Diretório Municipal o encontro serviu para mostrar a força do PDT em toda a região. "O evento serviu para mostrar a nossa força e a estrutura que temos e que iremos dispor para 2008. Em termos de Litoral Norte temos grandes chances em Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião, não só no majoritário como no proporcional também. Isto é o PDT reassumindo seu lugar na região, como um partido voltado para o trabalhador e as causas sociais", disse Ricardo Batista. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Germino quer terrenos para 2 escolas
Vereador já conseguiu a construção dos prédios através do Deputado Antonio Carlos

Caraguatatuba - O Vereador Germino de Souza (PPS), da Câmara Municipal de Caraguatatuba protocolou Requerimento pedindo informações ao Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB), sobre a desapropriação de 2 (dois) terrenos, destinados a construção das escolas nos bairros do Perequê-Mirim e Massaguaçu. Anteriormente o Parlamentar anunciou a vinda de 2 (duas) unidades escolares para estes bairros através do Deputado Estadual Antonio Carlos da Silva (PSDB).
Recentemente o Vereador Germino de Souza foi a imprensa divulgar que havia conseguido junto ao Deputado Estadual Antonio Carlos da Silva (PSDB) duas unidades escolares de Ensino Médio para os bairros de Massaguaçu e Perequê-Mirim, respectivamente nas regiões norte e sul do município. Por serem bairros afastados as únicas opções oferecidas aos alunos do Ensino Médio são de escolas distantes vários quilômetros de suas residências e comunidades de origem, o que causa desconforto e aumento nos gastos mensais.
Com a conquista destas escolas, boa parte do problema destes alunos será resolvida, com unidades escolares de Ensino Médio em seus bairros, o que lhes garante mais estrutura e conforto no ensino diário, sem o problema de enfrentar trânsito e o tempo de ida e volta.
Mas para que esta conquista se realize, é necessário que a Prefeitura, através do Prefeito José Pereira de Aguilar, desaproprie um terreno para cada escola, possibilitando que a parceria funcione, pois enquanto o estado constrói, o terreno é doado pela Prefeitura. O Parlamentar tem pressa e está temeroso que o Executivo Municipal perca mais este convênio, assim como ocorreu com a verba para o Fórum na cidade, que não teve área desapropriada dentro do prazo estipulado.
É com base nesta parceria que o Vereador Germino de Souza formulou o Requerimento, perguntando ao Prefeito da possibilidade de doar as áreas e quando poderá ser feita, perguntando qual o entrave para isso, caso não tenha havido a desapropriação. O Vereador informa também que além das escolas o Deputado Antonio Carlos da Silva conseguiu 11 quadras poli esportivas para várias escolas de Caraguatatuba.
O Vereador tem certeza que o convênio será feito a aprovado o quanto antes. "A vinda destas escolas foi uma luta incansável deste Vereador e agora conto com o Prefeito para não deixar morrer a idéia. É necessário que o Chefe do Executivo veja prioridade neste assunto e desaproprie logo os terrenos, para que as crianças tenham uma escola descente em 2008", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vice de Aguilar será do PDT
Partido se antecipa e coloca os Vereadores da bancada na disputa

Caraguatatuba - O Diretório Municipal do PDT (Partido Democrático Trabalhista) em Caraguatatuba, presidido por Ricardo Batista movimentou o meio político local, quando declarou que terá o cargo de Vice-Prefeito na chapa do Prefeito José Pereira de Aguilar, que tentará a reeleição. A legenda deverá realizar uma disputa interna entre seus 3 Vereadores: Carlinhos da Farmácia, Baduca Filho e Wilson Gobetti.
A Pré-Campanha Eleitoral em Caraguatatuba tem como destaque o PDT local, que irá compor a chapa de reeleição de José Pereira de Aguilar com o cargo de Vice-Prefeito. Para que isso aconteça o Diretório Municipal vai realizar uma disputa interna entre os Vereadores Wilson Gobetti, Baduca Filho e Carlinhos da Farmácia, respectivamente o atual Presidente, Vice-Presidente e o Primeiro-Secretário da Mesa Diretora do Legislativo local.
O anúncio oficial da disputa interna pela vaga de Vice-Prefeito será feito neste sábado, na Colônia de Férias Senalba, no bairro do Porto Novo, quando estará ocorrendo o 2º Encontro Regional do PDT, com a presença de autoridades civis e políticas do estado e região.
A antecipação do PDT, em declarar a posse da vaga de Vice-Prefeito, segundo o Presidente do Diretório Municipal, Ricardo Batista, faz parte de um trabalho político que visa reerguer o nome da legenda, fortificando-a em todo o Litoral Norte com a colocação de seus principais nomes em postos chaves nas próximas eleições municipais, que acontecem em outubro de 2008. O PDT concorrerá para Prefeito nas cidades de São Sebastião e Ubatuba, com fortes chances de vitória nas 2 cidades.
Os pré-candidatos a vaga de vice já tem larga experiência política e são nomes bem vistos por toda a Sociedade Civil Organizada.
Para o Presidente do Diretório, Ricardo Batista, com o PDT de vice na chapa de Aguilar as chances de reeleição do atual Prefeito são reforçadas. "Nas eleições de 2008 o PDT mostrará a sua força e virá com estrutura reconquistando os espaços deixados por outros partidos e ocupando as vagas dos políticos que deixaram a desejar nestes últimos 4 anos", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Escolas de Ilhabela poderão participar de gincana cultural

Ilhabela - O vereador Márcio Garcia (Sem Partido), apresentou na última sessão ordinária, um requerimento questionando o Executivo sobre a possibilidade de serem realizadas gincanas culturais entre as escolas do município.
Segundo o parlamentar, a idéia é proporcionar alternativas de conhecimento da cultura e história do município aos alunos, de uma forma recreativa e educativa. “Esse tipo de gincana já foi realizada há alguns anos no município e teve um grande valor social”, afirma. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Campeonato Municipal de Futsal conta com a participação de 54 equipes
Cerca de 600 atletas participam do evento de abertura

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer, deu início na última sexta-feira, 14, ao Campeonato Municipal de Futsal.
A Secretaria promoveu a abertura dos jogos no Ginásio Municipal “Gilson Gomes Pinna”, no bairro Itaquanduba, com o desfile das 54 equipes, dividas nas categorias Principal, Feminino Livre e Veterano e com o “Juramento do Atleta”, feito pela jogadora Juciane da Silva, da equipe Ilhabela. Na ocasião, foi realizada uma apresentação do grupo de Dança de Rua da Fundaci, coordenada pelo professor Kleber Moreira.
Na abertura do campeonato aconteceu a partida entre as equipes da categoria principal – Cocaia (campeã 2006) x Estudantes, com a equipe Cocaia vencendo por 3 a 2.
De acordo com o coordenador Flávio César da Silva, cerca de 600 atletas estarão participando do campeonato, que terá a duração de três meses. Os jogos serão realizados às terças, quintas e sextas-feiras, conforme programação: Principal - terças e quintas, às 19h, no ginásio municipal e na quadra esportiva do Perequê; Feminino - sextas-feiras, às 19h, na quadra do Perequê; e Veterano – sextas-feiras, às 19h, no ginásio municipal.
Para o secretário municipal de Esportes, José Roberto de Jesus, o campeonato tem como objetivo promover, através do esporte, o lazer e integração dos atletas e comunidade.
Estiveram prestigiando o evento de abertura do campeonato os vereadores Joadir Capucho - presidente da Câmara Municipal, Carlos Alberto de Oliveira Pinto e Jadiel Vieira (Keko), além da equipe da Secretaria de Municipal de Esportes e comunidade.
Maiores informações na Secretaria Municipal de Esportes no telefone 3896 1765. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião ganha praia conectada

São Sebastião - Na beira da praia, com o sol a pino, a estagiária Carolina Amparo, de 23 anos, fixa os olhos no notebook e aproveita a brisa do mar para se conectar. Ela está em horário de almoço e precisa fazer pesquisas na web.
"Aproveitei o tempo vago para dar continuidade a meu trabalho escolar. E o melhor é fazer isso diante deste cenário." Carolina está na Avenida da Praia, no centro de São Sebastião, cidade do litoral norte do Estado. Desde o início do mês, a prefeitura local oferece acesso sem fio Wi-Fi, com o qual é possível conectar, de graça, notebooks e PCs de mão, desde que eles contem com a tecnologia. Há antenas espalhadas pelos 800 metros da avenida, que concentra bares, restaurantes, livrarias, sorveterias e cafés. É possível acessar a rede mundial em trechos do quebra-mar, no parque de diversões, no calçadão e no trecho revitalizado. No calçadão, pequenas placas fixadas nos jardins indicam os níveis de acesso mais altos (veja teste do Link ao lado). As amigas Paula Silva, Fernanda Seixas, Geneci Veloso e Karen dos Santos, todas de 17 anos, aprovaram o serviço. Elas levaram dois notebooks ao calçadão para, enquanto passavam o tempo à beira-mar, acessar o Orkut e o MSN. "Deu até para assistir vídeos do YouTube", disse Geneci.
O projeto de acesso Wi-Fi no centro de São Sebastião faz parte de um plano maior de conectar toda a cidade pela tecnologia sem fio. "Mas ainda dependemos de estudos e da aceitação dos moradores", diz o diretor do Departamento de Tecnologia e Informática da prefeitura, Márcio Jorge.
Na próxima etapa do projeto, que deve ocorrer em 2008, está prevista a expansão do serviço para as praias com maior concentração de turistas, como Maresias, Camburi e Juquehy. Para os equipamentos instalados até agora, foram gastos cerca de R$ 30 mil. Jorge não soube precisar quanto seria o investimento para dotar toda a cidade com acesso sem fio.
A medida é inédita no litoral paulista. Até agora, quem quisesse acessar a web nas cidades praianas precisava ir a uma lan house - presente em diversos pontos - ou dirigir-se aos poucos hotéis, restaurantes e bares que disponibilizam conexão Wi-Fi - na maioria o acesso é pago ou apenas para clientes.
Ivanir Mosmann Couto é proprietária de um café e de uma videolocadora do centro que oferecem PCs para acesso à web. Ela diz que o serviço da prefeitura não é concorrente. "Vamos instalar conexão sem fio no café também. Os clientes não usarão nossos micros, mas podem tomar um cafezinho e comprar jornais ou revistas." (Fonte: Agência Estado)

Abertura do Iº Festival Gastronômico de São Sebastião reúne mais de 200 pessoas

São Sebastião - Cerca de 200 pessoas compareceram a abertura do Iº Festival Gastronômico São Sebastião Sabor & Arte, na noite de sexta-feira (14/9), no Porto Grande Hotel. O evento é promovido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Cultura e Turismo (Sectur) e Governo (Segov), em parceria com a Associação Comercial e Industrial de São Sebastião (Aciss) e apoio do Litoral Norte de São Paulo Convention Visitors & Bureau (LNSPCV&B). Entre os presentes, estava o prefeito Dr. Juan Garcia, a presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS) Rosa Mota e secretários municipais.
Até o dia 14 de outubro, 28 estabelecimentos da cidade vão oferecer pratos e sobremesas diversas e requintadas, mostrando todo o fascínio da gastronomia sebastianense. Na ocasião, a proprietária do Restaurante Sebastião, Telma Della Monica, representante dos comerciantes envolvidos no festival, afirmou que o grupo está muito contente e confiante, pois acreditam que o evento movimentará o setor.
O presidente Convention & Visitors Bureau, Eduardo Cimino, ressaltou que o festival é um advento de novos tempos a São Sebastião. “Isso mostra que a cadeia produtiva do turismo só tem a lucrar”, afirmou. Cimino também agradeceu o empenho do prefeito Dr. Juan Garcia com relação às obras que estão sendo feitas na cidade com o intuito de fomentar o turismo.
Outro parceiro do evento, Fábio Aranha, presidente da Aciss, falou sobre a adesão significativa dos 28 estabelecimentos, agradeceu a grande obra de revitalização da Rua da Praia e afirmou que a entidade a qual representa estará sempre presente em parceria com a Prefeitura nos “grandes e bons projetos”, como o Festival Gastronômico. “Esse evento vai mostrar que São Sebastião não tem só beleza natural, tem também uma ótima gastronomia”, destacou.
O secretário de Cultura e Turismo, Julio Buzi, afirmou que o evento mostra a credibilidade da Prefeitura, destacando também como um dos principais pontos positivos o processo de união que aconteceu a partir deste festival. “Esse sentimento de parceria é que queremos cultivar e dar continuidade daqui para frente”, frisou.
O prefeito Dr. Juan Garcia explicou em seu pronunciamento que todas as obras efetuadas pela Prefeitura, desde a revitalização da Rua da Praia à tecnologia wirelless, ou ainda, projetos sociais específicos para várias faixas etárias, de crianças a idosos, convergem para o turismo no município. “Nossa cidade tem duas vertentes: a industrial portuária e o turismo e temos que zelar pelas duas”. Com relação ao Festival, Dr. Juan ressaltou a importância da adequação dos estabelecimentos, investindo na qualidade do serviço prestado aos consumidores. “Não adianta ter uma bela estrutura, se o atendimento é ruim. Temos que investir no ‘interior’ dos nossos comércios”, orientou.
Ao comer um dos pratos participantes do Festival, o consumidor terá direito a um cupom para concorrer a brindes como notebook, aparelho celular, ingressos para a Festa do Branco, da danceteria Sirena, jantares nos restaurantes participantes, hospedagens e outros. O sorteio será no dia 22 de outubro, às 17h, no pátio da Sectur.
O 1º Festival Gastronômico de São Sebastião também tem parceria com o Jornal Imprensa Livre e conta ainda com o apoio da Loja Tim Daiei Móbile, Universo Marinho Operadora de Mergulho, Ecodynamic Turismo de Aventura e Ecoturismo, Sirena Maresias, Canoa Resort Hotel Marina e Trilha das Artes - União de Artistas e Artesãos de São Sebastião (Casa da Trilha). (Fonte: PMSS)

Corpo de Bombeiros inicia curso para guarda-vidas em Maresias

São Sebastião - Nesta segunda-feira (17/9), o 17° Grupamento de Bombeiros do Litoral Norte, o Salvamar Paulista, iniciou em Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, o curso de guarda-vidas temporários 2007/2008 para 24 inscritos que desejam atuar junto à corporação durante a temporada de verão. Apenas três pessoas do sexo feminino fizeram a inscrição.
Ao todo, foram 27 pessoas inscritas, que farão o curso em três semanas, das 8 às 12h, de segunda à sexta-feira, na praia de Maresias. Alguns encontros, segundo o tenente Danilo Godoy, também vão ocorrer na piscina do Tebar Praia Clube, na região central da cidade.
Durante o curso, os participantes terão aulas de técnicas de prevenção de afogamento, salvamento aquático, primeiros socorros, resgate e conhecimentos elementares sobre o mar, que serão ministradas pela prontidão da base.
De acordo com o tenente, os requisitos básicos para participar do curso são: saber nadar, ter mais de 18 anos, apresentar atestado médico comprovando que está apto para realizar atividades físicas e um documento de identidade. Ele explica que mesmo aqueles que já atuaram como guarda-vidas em anos anteriores devem se inscrever no curso. “Todos os nossos procedimentos são revisados a cada ano, por isso a necessidade de reciclar”, afirma. Godoy frisa ainda que a assiduidade do participante possibilitará um tratamento diferenciado pela corporação em relação aqueles que faltarem às aulas.
O curso tem bastante interessados que já atuaram em verões passados. O caixa Sandro Faustino, 38 anos, por exemplo, morador na praia de Juquehy, atua como temporário desde que o município começou a contratar guarda-vidas. “Faço isso porque amo a profissão desenvolvida pelo Salvamar”, declara. Para ele, a atividade também é uma forma de incentivar a prática de esporte.
“Como estou desempregado tenho que procurar algo, pois são alguns meses garantidos”, acrescenta Lucas Fernandes, 20 anos, que reside em Ilhabela. “Quero unir o útil ao agradável porque estarei fazendo exercícios físicos e sendo remunerada”, completa a dona de casa Eliete Ferreira Neves, 36 anos, do Centro.
O Salvamar Paulista continua recebendo inscrições de interessados nas aulas, que devem ser efetuadas na base de Maresias, situada na avenida Francisco Loup. No entanto, o curso será desenvolvido dentro de 40 ou 50 dias, ou seja, em data a ser definida. Para a contratação dos guarda-vidas temporários é necessário ter o curso específico.
O pagamento dos contratados será feito com os recursos advindos da cobrança da Taxa de Bombeiros, conforme determina a lei 1832/2006, que criou o Fundo Municipal de Manutenção do Corpo de Bombeiros de São Sebastião. Embora seja uma instituição do Estado, o município vinha arcando com todas as despesas da corporação como alimentação para efetivo, transporte, combustível, conserto de viaturas, contratação de salva-vidas, entre outras necessidades. (Fonte: PMSS)

Professores participam de aula teórica e visitam o Centro Histórico dentro do curso de formação continuada

São Sebastião - Cerca de 20 professores da rede municipal de ensino de São Sebastião se reuniram na manhã do último sábado (15/9), na EM Henrique Botelho, localizada no bairro do Porto Grande, durante o 2° Encontro do curso de formação continuada de “Monitor de Sítio Arqueológico”.
O objetivo da capacitação oferecida pela Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Educação (Seduc) e Cultura e Turismo (Sectur), é fazer com que os participantes possam levar os alunos da rede municipal para conhecer o Sítio Arqueológico, localizado no bairro de São Francisco. Para isso, toda a base histórica já foi passada aos professores. No terceiro encontro, agendado para o próximo dia 6 de outubro, eles visitarão o local, dentro da parte prática do curso.
No período da tarde do último sábado os professores visitaram o Centro Histórico da cidade para vivenciar a história sebastianense, já contextualizada nos dois primeiros encontros, como o patrimônio histórico-cultural e a evolução urbana.
Segundo a Seduc, participam do curso professores de Educação Física da Educação Infantil e de 1ª a 4ª séries, além de 5ª a 8ª séries nas disciplinas de História, Ciências e Geografia. O curso é ministrado pelo arqueólogo Wagner Bornal e o auxiliar técnico da Sectur, Cleiton Galdino. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4717. (Fonte: PMSS)

Prefeitura registra mais de 3 mil inscrições para Concurso Público

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento de Recursos Humanos (DRH), registrou 3.335 inscrições para o concurso público para os cargos de agente de tráfego, assistente de pessoal e guarda municipal civil. O período de inscrições foi encerrado na última sexta-feira (14/9).
O maior número de inscrições foi para o cargo de guarda civil, que chegou a um total de 2.004 inscritos, que vão disputar uma das 65 vagas. Já para o cargo de agente de trafego, que dispõe de 19 vagas, o DRH recebeu 1.180 inscrições. Para a única vaga de assistente de pessoal, o departamento registrou 151 inscrições.
A convocação para a prova escrita, marcada para o dia 6 de outubro, será afixada no quadro de avisos da Prefeitura, nos jornais Diário do Litoral Norte e Imprensa Livre e na homepage oficial (www.saosebastiao.sp.gov.br) no dia 29/9 (sábado), contendo informações quanto aos horários e locais de realização das provas.
Os vencimentos pagos para assistente de pessoal e agente de tráfego serão de R$ 1.283,63. Já o guarda civil terá salário de R$ 1.464,66. (Fonte: PMSS)

Governo Federal vai interferir na escolha da sede da Companhia Docas

São Sebastião - Sensibilizado com a mobilização de autoridades municipais e estaduais para reverter à decisão do Governo do Estado em transferir a sede da nova Companhia Docas de São Sebastião para a capital paulista, o ministro Pedro Brito do Nascimento, da Secretaria Nacional de Portos, informou que vai pessoalmente tratar das questões relativas ao Porto de São Sebastião.
O anúncio foi feito durante encontro com o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, na 5ª Reunião da Comissão Interamericana de Portos, que ocorreu entre os dias 11 e 14 de setembro, em Salvador, na Bahia.
“Entendemos a preocupação das autoridades de São Sebastião e sairemos em defesa do Município para que a sede da Companhia fique na cidade. A proposta é trabalhar uma forte parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de São Sebastião, visto a importância que o Porto tem para o País”, disse o ministro.
O movimento contra a mudança da sede será liderado pelo Conselho de Autoridade Portuária do Porto de São Sebastião. O presidente Mário Povia já solicitou uma reunião com o chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira.
“O Município não aceita esta decisão do governo estadual e por isso vai buscar forças junto às instituições e ao governo federal reverter esta imposição”, desabafou o prefeito.
Nas últimas semanas, Dr. Juan Garcia recebeu pelos menos 100 mensagens eletrônicas em apoio ao movimento contra a mudança da sede, que conta com apoio da Câmara de São Sebastião, Sindicato dos Estivadores, deputados estaduais e federais, além de senadores.
Comissão Interamericana - Na reunião na capital baiana, o prefeito de São Sebastião explanou sobre a importância que São Sebastião, através de seu Porto, tem para a economia nacional e mundial, visto que a região do Litoral Norte será o principal pólo energético do País.
A Comissão Interamericana de Portos da Organização dos Estados Americanos tem por finalidade servir de foro permanente para o fortalecimento da cooperação hemisférica e o desenvolvimento do setor portuário. (Fonte: PMSS)

Prefeitura interdita ponte de madeira de Paúba

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria das Subprefeituras (Sesub), interdita nesta terça-feira (18/9) a ponte de madeira da avenida Maria Francisca do Espírito Santo, principal e única via de acesso ao bairro de Paúba, na Costa Sul do município. No local, será construída provisoriamente uma passarela para atender os moradores.
De acordo com o secretário da Sesub, José Carlos Moreno, o madeiramento da ponte está deteriorado e colocando em risco a passagem de veículos e moradores. A previsão é que a troca da madeira seja concluída em dois dias. “A nova ponte, depois de pronta, terá mais segurança para a travessia até mesmo de veículos pesados como caminhões.”
A orientação da Sesub é para que os moradores do bairro que utilizam a ponte deixem seus veículos antes da travessia e utilizem a passarela de acesso que foi levantada provisoriamente para garantia a travessia às moradias.
Todo o trabalho será executado por funcionários da regional de Maresias e o investimento é de cerca de R$ 60 mil. Essa é mais um ponte que a Prefeitura recupera na Costa Sul, a exemplo dos trabalhos já realizados em Maresias e na Estrada do Cascalho, em Boiçucanga. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


Deficientes visuais viajarão 300 km de bicicleta até Ubatuba

Ubatuba - Uma história de superação sobre duas rodas. Dois deficientes visuais de Jundiaí, a 60 km de São Paulo, se prepararam durante três meses para uma viagem especial. Eles vão de Jundiaí a Ubatuba de bicicleta.
Adejair perdeu a visão em 1998, aos 25 anos, como sequela de uma forte meningite. Seu campanheiro de aventura é Antônio, de 59 anos, que há 14 anos só exerga sombras. Na aventura de Jundiaí a Ubatuba não vão faltar as belas paisagens.
Adejair e Antônio treinam para completar os quase 300 km de percurso pedalando. Eles serão acompanhandos por guias que vão se revesar durante o passeio. A idéia do grupo é completar a viagem em 5 dias.
As histórias de vida de Antônio e Adejair são muito parecidas. Antes de perderem a visão, viviam uma rotina normal e bem longe das atividades físicas. Agora, usam os desafios do esporte para vencer barreiras e provar que também são capazes de encarar aventuras. (Fonte: VNews)

Bombeiros continuam as buscas ao adolescente que se afogou em Ubatuba

Ubatuba - Em Ubatuba, já duram quatro dias as buscas a um adolescente de 16 anos, que se afogou na praia das Toninhas. Ele nadava com outras duas pessoas, que conseguiram se salvar. Duas embarcações do Corpo de Bombeiros participam dos trabalhos. (Fonte: VNews)

Mais de 4 mil motociclistas estiveram em Ubatuba neste final de semana

Ubatuba - O 11º Nacional Motorcycle reuniu neste último final de semana em Ubatuba mais de 4 mil motociclistas do país e do exterior. O evento, tido como um dos maiores encontros de motociclista do Brasil, teve como objetivo a confraternização dos clubes participantes. Motociclistas dos Estados Unidos, Japão, Argentina e da região da Galícia também estiveram em Ubatuba. Além da confraternização, esta edição do Motorcycle também teve a comemoração dos 18 anos do Abutre´s, considerado o maior clube de motociclistas do país.
Durante os três dias de evento o público pode conferir de perto motos exóticas, apresentações de bandas de rock e blues, a eleição da garota Motorcycle, exibições no globo da morte e a apresentação de luta livre da Trupe do Trovão. O evento ainda contou com um bar temático montado dentro de um caminhão e diversas lojinhas de acessórios.
No sábado, 15, o prefeito de Ubatuba Eduardo Cesar esteve no local do evento e entregou aos representantes do Abutre’s uma placa comemorativa aos 18 anos do clube. “É uma imensa satisfação receber em Ubatuba um evento desse nível e participar da comemoração da maior idade do Abutre’s. Esperamos que esses motociclistas retornem a Ubatuba em uma outra oportunidade”, ressaltou o prefeito.
O 11º Nacional Motorcycle foi uma realização do Abutre’s, Moto Clube Cruz de Ferro e com o apoio da Prefeitura de Ubatuba. O presidente do Moto Clube Cruz de Ferro, Luiz Roberto Santanna de Paula avalia que o encontro também movimentou o comércio da cidade. “Pudemos constatar uma grande procura em hotéis, restaurantes, quiosques, padarias. A cidade novamente voltou a ficar movimentada e agitada num final de semana pós feriado nacional”, avaliou Luiz Roberto. (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba realizará audiência pública na próxima semana

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba realizará audiência pública de prestação de contas do 2º quadrimestre de 2007. A explanação sobre todas as receitas e despesas da Administração será feita pela secretária municipal de Fazenda, Vera Lúcia Ramos. A audiência acontecerá no próximo dia 26, a partir das 19 horas na Câmara Municipal de Ubatuba. “Toda a população está convidada a participar. É um direito de todos saber onde está sendo aplicado o dinheiro do município”, explica o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar. A prestação de contas por meio de audiências públicas é uma determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal. (Fonte: PMU)

Fundo Social de Ubatuba realiza jantar beneficente

Ubatuba - O Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Ubatuba realiza no final deste mês o I Jantar Beneficente do Fundo Social. Os convites já podem ser adquiridos no Gabinete da Prefeitura ao custo de R$ 20,00 e dará direito de escolher aos pratos filé de peixe à jardineira ou filé mignon ao molho madeira. As bebidas serão cobradas à parte pelo restaurante. O jantar será realizado no dia 28, a partir das 20 horas, no restaurante Senzala, na praia do Itaguá. Toda a renda arrecadada será revertida para obras sociais do Fundo Social no município.
Outros eventos - No mês passado Fundo Social promoveu dois eventos na cidade: um rodízio de pizzas e um bazar beneficente. Na Pizzaria Bucanneiros o rodízio reuniu mais de 150 pessoas, que além da contribuição com o Fundo também participaram de vários sorteios de brindes, como vinhos, chocolates, linha de cosméticos, óculos, kits de praia, entre outros. O bazar beneficente foi realizado na Escola Municipal José Belarmino Sobrinho, no bairro do Poruba. Estiveram à venda redes, mantas para sofás, chapéus, bijuterias, bonés, sandálias de couro e outras mercadorias que foram apreendidas pela equipe de Fiscalização da Prefeitura durante a temporada de verão. (Fonte: PMU)

Ubatuba sedia sexta etapa da 14ª Copa Sudeste Rally de Regularidade
Ubatuba é a única cidade litorânea em oito etapas do Rally e suas características naturais proporcionam aos aventureiros “off road” (fora de estrada) uma prova de nível médio, que exigem mais técnica de regularidade do que esforço do veículo

Ubatuba - Devido ao grande sucesso do I Rally Pura Aventura, acontecido no ano passado, a Associação dos Fora de Estrada (Asfe), em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo realizará a primeira etapa da 14ª Copa Sudeste Rally de Regularidade no município. O evento acontecerá nos próximos dias 21 e 22, atraindo para a cidade, competidores de todo o sudeste de São Paulo. A largada promocional acontecerá na sexta-feira, dia 21, na Avenida Iperoig e a largada técnica será no Auto-Posto Kamomê, no dia 22, a partir das 10h. A chegada está prevista para as 13h, na Avenida Iperoig.
Segundo o secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, o interesse da Prefeitura em incentivar esse tipo de evento é fomentar e desenvolver os esportes de aventura em Ubatuba, trazendo para a cidade, um público seleto e fiel. "Os “fora de estrada” são pessoas que vivem viajando em busca de aventura e lugares bonitos. Eles gostaram de Ubatuba porque é única cidade litorânea em oito etapas do Rally. É interessante para eles, porque trazem a família para aproveitar as praias, enquanto a prova acontece."
O Off Road - “Off road” significa qualquer esporte de aventura que aconteça fora da estrada, utilizando veículos que tenham tração nas quatro ou em duas rodas e isso inclui, além de jipes, carros comuns, motos e até bicicletas. Os eventos podem ser “in door”, ações feitas em espaços limitados, ou “out door”, esportes, gincanas e provas que percorrem trilhas e estradas.
A Copa Sudeste - É uma competição Off-Road no formato de Rally de Regularidade (Regularidade Absoluta em Itinerário Desconhecido), em que apenas veículos 4x4 participam.
O trajeto é conhecido apenas no momento da largada, através de uma planilha indicativa, em que piloto e navegador devem passar por trilhas de baixas, médias e altas dificuldades. De acordo com o solo fica estipulada a velocidade média a ser cumprida pelos competidores em cada parte do trajeto. Ganha a prova o competidor que mantiver maior regularidade.
Rally de Regularidade - As características naturais de Ubatuba proporcionam aos aventureiros “off road” (fora de estrada) uma prova de nível médio, que exigem mais técnica de regularidade do que esforço do veículo. Isso significa que o competidor tem um tempo exato para percorrer o trajeto e passar pelos pontos dentro do tempo estabelecido.
Três categorias poderão competir, sendo os “graduados”, que já venceram em outras categorias e possuem veículos bem equipados, a categoria “turismo”, para participantes que já superaram a classe aberta e competem com menos equipamentos e tecnologia e finalmente, a categoria “aberta”, que é para principiantes que utilizam apenas equipamentos básicos, como o velocímetro do próprio carro. (Fonte: PMU)

CINEMA - SEMANA DE 14/09 A 20/09/2007

"RATATOUILLE"
Desenho!!!! Dublado!!!!!
Às 15:00 hs .

"PRIMO BASÍLIO"
Drama !!!! C/ Glória Pires,Débora Falabella , Fábio Assunção , Reynaldo Gianecchini!!!!!!
Às 17:00 hs -19:00 hs -21:00 hs.


cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Poesia Topo

Harmonia das criaturas

A primeira notícia
De um dia ensolarado
Mal brilhou no céu
E os cantos dos galos
Começaram a divulgá-la
Para todos os moradores
Da Praia da Fortaleza:
Bem forte,
No quintal de Vovó Eugênia;
À distância,
Na casa de Seu Dario;
Longínquo,
No terreiro de Tio Clemente
E, quase inaudível, tão baixinho,
Que foi impossível ouvir até o fim,
Após ter atravessado três décadas,
Cantou o galo de Seu Joaquim.

 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Vôos diários entre Ubatuba, Rio e São Paulo?

Não é delírio, muito menos "pegadinha". Há muito existe demanda, mas é preciso empenho e vontade política.
A empresa aérea TEAM (Transportes Especiais Aéreos de Malotes), com sede no Rio de Janeiro, vem ocupando amplo espaço na mídia carioca, com audacioso plano para colocar em operação uma rota aérea alternativa para o trecho Rio-São Paulo, entre os aeroportos de Jacarepaguá/RJ e Campo de Marte/SP.
A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) já recebeu o pedido de autorização e, apesar de haver norma contrária, uma portaria da Agência, de 2005, que impede a operação de rota comercial partindo de aeroportos executivos, a empresa acredita que há possibilidades reais de sucesso nesta empreitada, conforme notícias publicadas no Jornal do Brasil, em 03 de agosto, no caderno Barra e no jornal O Dia, em 08 de setembro.
A TEAM informou que pretende operar com cinco vôos diários, voando com aeronaves LET410E20, com capacidade para até 19 passageiros.
Nova oportunidade - Com a redistribuição da malha aeroviária e, com alguma articulação e interesse, por parte das autoridades e do empresariado, abrem-se possibilidades para que Ubatuba volte a receber vôos comerciais.
Especificamente, no caso da TEAM, que voará com aeronaves menores, poderia ser negociada a possibilidade de vôos semanais ou mesmo de vôo diário, ligando nossa cidade aos dois maiores centros urbanos do país, o que significaria mais uma nova demanda turística para Ubatuba e, principalmente, mais rapidez para quem precisa resolver negócios ou participar de compromissos em São Paulo ou no Rio.
Tempo de voar - Em 2003, em matéria publicada no jornal "A SEMANA", abordamos este assunto, gerando uma saudável discussão sobre a possibilidade da volta de vôos regulares entre Ubatuba e São Paulo. Na época, alguns dos impeditivos apontados foram a ausência de um rádio-farol, a falta de estrutura para embarque e desembarque e a incógnita sobre qual companhia aérea deteria a concessão das rotas para Ubatuba que, até o final da década de 70, era (salvo engano) operada pela Rio Sul.
Triste fim - Há algum tempo, em conversa informal, com o ex-presidente da ACIU, Benedito Góes Filho e o ex-prefeito José Nélio de Carvalho (1976/1980 e 1988/1992), ambos disseram que a rota área entre Ubatuba e São Paulo, foi encerrada, no início dos anos 1980, por ser deficitária. Segundo Góes, durante um bom tempo, a aviação regional recebeu subsídios do Governo Federal, o que possibilitava às companhias operarem rotas deficitárias. Quando esta subvenção acabou, no final dos anos 70, a empresa ainda tentou um acordo com a Prefeitura, para garantir a ocupação de 30% dos vôos, que acabou não se viabilizando, por falta de demanda.
Quase 30 anos depois, apesar do IBGE dizer que não, acredita-se que Ubatuba tenha quase 100 mil habitantes. Possui um aeroporto com condições de receber aeronaves de médio porte e, proximamente, uma base da Petrobrás estará instalando-se na cidade vizinha de Caraguatatuba. Recentemente, em 2005, a pista e as instalações do nosso aeródromo passaram por amplas reformas, apesar de não ter sido instalado ainda o rádio-farol, importante instrumento de navegação em dias de pouca ou nenhuma visibilidade.
Novo momento - A TEAM voava, até bem pouco tempo, para Angra e Parati, em dias alternados e nos finais de semana. Com a implantação desta rota alternativa Rio/SP pode ser negociado, em conjunto com as cidades do litoral sul fluminense, a viabilidade de, por exemplo, um vôo diário. Mesmo com os procedimentos de pousos, decolagens, embarques e desembarques, o tempo de viagem em todos os destinos seria reduzido em, pelo menos, duas horas.
Além das vantagens para o turismo, ainda há - como carta na manga - a exploração do gás na região, que atrairá negócios de porte. Ubatuba pode sair na frente, reconquistando parte do espaço perdido nos últimos anos.
Conclusão - Melhor do que sonhar com a recepção de cruzeiros marítimos - sem um porto decente ou a mínima infra-estrutura - é colocar a mão no telefone, descobrir quem detém a concessão das rotas da região e negociar com ela a possibilidade de implantação de vôos regulares semanais, ou mesmo diários, para a nossa cidade.
Ubatuba já tem a estrutura mínima adequada e, principalmente, possui demanda, o que viabiliza economicamente a rota.

Marcelo Mungioli
Advogado e jornalista
Ubatuba, SP

Saneamento Básico em Ubatuba

Parabéns, Ótimo site, principalmente por publicar os e-mail's dos moradores e leitores.
Acompanho as notícias quase que diariamente, desde 2006 quando conheci Ubatuba.
Gostaria de saber sobre tratamento de esgoto de ubatuba.
É despejado no mar?
Se é tratado, onde é feito?
Obrigado.

Leonardo Chiarini
via e-mail

Prezado Sr. Leonardo Chiarini,
Obrigado pelo seu e-mail.
Temos conhecimento que somente uma pequena parte do município de Ubatuba possui coleta e tratamento de esgoto. Esse esgoto é tratado e retorna a natureza.
Quanto a grande parte do município... bem... creio que o Sr. deva consultar a SABESP - www.sabesp.com.br  - ou a CETESB - http://www.cetesb.sp.gov.br  -que poderão informá-lo da situação real do saneamento básico do município.
Cordialmente

Emilio Campi
Editor

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Baraqueçaba  © Luciano Cancelier

Baraqueçaba
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor