Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 26 de Setembro de 2007 - Nº 1850 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
Polícia Ambiental executa operação de fiscalização em comemoração ao aniversário da corporação


Caraguatatuba
Mais de 20 máquinas caça-níqueis são apreendidas em Caraguatatuba
Jair Rodrigues é destaque na programação da Semana do Idoso em Caraguá
Abertas as inscrições para o Curso de Arbitragem de Basquetebol em Caraguá
OAB tem novos horários para assistência jurídica em Caraguá
Jetuba goleia o Vitória no Municipal de Futsal da Zona Norte
Cia Teatro de Areia leva Rosa de Cabriúna para o Festival de Catanduva
Caraguá estréia na 1ª Copa Imprensa Livre de Futebol Feminino no dia 29
Prefeitura de Caraguá implanta novas lombadas no bairro Casa Branca
Câmara participa da Conferência das Cidades

Ilhabela
Balsa fica parada por quase duas horas nesta segunda-feira
Armas antigas são apreendidas na Água Branca
Pré-candidatura à prefeitura
Presidente da Câmara entrega Moção à equipe da Secretaria de Esportes
Câmara aprova três Projetos de Lei e um veto
PLs 72 e 73/2007 são aprovados
Acatado o veto ao PL nº 63/2007 - Rua Eunice Borges do Rego
Segurança pública é destaque na Tribuna


São Sebastião
Prefeito afirma que liminar que cancela Taxa dos Bombeiros vai prejudicar investimentos na Costa Sul
Cerâmica de origem indígena é descoberta no Sítio Arqueológico da cidade
4° Encontro de Carros Antigos registra 55 inscrições
Projeto de Acessibilidade de São Sebastião vence prêmio nacional
Seesp repassa doação de material esportivo à Associação de Surf de Maresias
Prefeitura inicia ações visando a Educação Ambiental nos bairros
Cidades da região iniciam 1º Jogos do Idoso de São Sebastião nesta quinta-feira
Prefeitura promove workshop de Biodança dentro da 3ª Mostra Livre

Ubatuba
Cerca de R$ 180 mil são furtados do banco Nossa Caixa
Alerta d Fraude
Prefeitura de Ubatuba orienta sobre o defeso do camarão sete barbas
Prefeitura e Fundação Florestal assinam documento para gestão compartilhada no Sertão da Fazenda

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Surfistas de Ubatuba brilham dentro e fora do País

Litoral Norte - O título de “Capital do Surf” à cidade de Ubatuba foi mais uma vez ratificado pelos seus principais surfistas durante o último fim de semana. Dentro e fora do País, os ubatubenses fizeram bonito demonstrando a vocação do município para o esporte.
Em São Sebastião, na praia de Maresias, Odirley Coutinho faturou a 2ª etapa do Circuito Paulista. Quem também subiu ao pódio na 4ª colocação foi seu conterrâneo Saulo Junior. Entretanto, quem segue na liderança do campeonato é Renato Galvão, também de Ubatuba. Os ubatubenses, aliás, dominam o Circuito Paulista. Dos 10 primeiros colocados, cinco são de Ubatuba.
E a renovação parece estar garantida. No Peru, o ubatubense Wiggolly Dantas, de 17 anos, conquistou neste domingo o título da primeira etapa do sul-americano pro júnior. Com o resultado, o surfista se aproximou de uma das cinco vagas para o Mundial Sub-20.
Circuito Paulista - Nem ondas pequenas, nem surfistas donos das melhores notas do evento, foram capazes de barrar a vitória de Odirley Coutinho na 2ª etapa do Maresia Paulista de Surf Profissional, neste domingo, na praia de Maresias, em São Sebastião. Ele não tomou conhecimento das difíceis condições do mar, com ondas de meio metro, no máximo, para fazer as pazes com o lugar mais alto do pódio.
Renato Galvão, vencedor da etapa inicial, perdeu na semifinal, mas manteve a liderança do ranking estadual. Na disputa pela vitória, Odirley garantiu duas boas notas, 7,33 e 7,10 pontos, logo nos quatro minutos iniciais da bateria decisiva, para assumir a ponta e ficar tranqüilo.
No “meio do caminho” ainda garantiu outro 7,33, para ratificar a vitória, valorizada pelo alto-nível dos finalistas. Ele enfrentou Saulo Júnior, dono das duas melhores notas do evento, um 9,43 nas quartas-de-final, e um 9,67, na semi; o potiguar Danilo Costa, que no domingo anterior venceu o Super Surf na mesma Maresias e neste evento estava competindo muito bem, inclusive, com um 9,33; e o santista Giovanni Ferrante, responsável por boas atuações no domingo e voltou a vibrar no pódio.
“Eu amo surfar, acordar todo dia e fazer isso. Gostaria de agradecer a Jesus, porque estava perdendo os campeonatos e agora dei a volta por cima. Tive uma fase meio ruim na França (WQS), estava com vários shapers diferentes e acabei não conquistando resultados bons na Europa. Agora, voltei a vencer e estou muito feliz”, vibrou Odirley, que tem como objetivo principal este ano a vaga para o WCT 2008.
Destaque também para o caçula do evento, o sebastianense Gabriel Medina, de apenas 14 anos, que ficou na 17ª posição. “Foi a primeira vez que competi no paulista profissional e fiquei feliz em passar duas baterias, competindo contra surfistas bem mais experientes”, festejou. A terceira e última etapa do Circuito será disputada nos dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro, no Guarujá.
Sul-Americano - O campeonato de surfe com as maiores ondas dos últimos tempos na América do Sul foi encerrado neste domingo numa final disputadíssima que acabou definida por décimos de diferença. Wiggolly Dantas, 17 anos, comemorou o título do Billabong Pro Junior Series, no Peru, com 13,50 pontos nas duas notas computadas, contra 13,35 do cearense Charlie Brown e 13,15 de Marco Giorgi, uruguaio que mora em Santa Catarina. A última bateria foi disputada em ondas de 2 metros de altura na praia Punta Rocas, em Punta Negra, no litoral sul do Peru.
Wiggolly largou na frente na corrida pelas cinco vagas na equipe que vai representar a América do Sul no Mundial Pro Junior da ASP. A segunda e última seletiva será realizada nos dias 12 a 14 de outubro, na praia de Camburi, em São Sebastião.
Consegui surfar bem todos os dias, deu altas ondas no campeonato e eu gosto mesmo de ondas fortes. Esta vitória me deixa bem perto da vaga pro Mundial, mas foi a maior agonia até os últimos segundos”, comentou o campeão, que fez uma dedicação especial pela vitória: “Quero oferecer este título para a minha família e a um amigo meu que foi morto em Ubatuba. Esta vitória é pro Aranha (Ronaldo) que certamente torceu bastante por mim”.
Quem também saiu comemorando no domingo foi o sebastianense Thiago Camarão, recordista absoluto de nota e pontos na etapa peruana, que venceu a Gol Air Show, uma bateria especial de aéreos.

Resultados da 2ª etapa do Circuito Paulista

1º Odirley Coutinho - Ubatuba
2º Danilo Costa – Natal (RN)/São Paulo
3º Giovanni Ferrante - Santos
4º Saulo Júnior - Ubatuba
5º Renato Galvão - Ubatuba
Costinha - Ubatuba
7º Dárcio Dias - Guarujá
Santino Hornke - Guarujá
9º João Santana - Ubatuba
Adilton Mariano – Fortaleza (CE)
Crhistiano Spirro – Salvador (BA)
Flávio Costa – Ilhéus (BA)
13º Erick Miyakawa - Guarujá
David do Carmo – Praia Grande
Edgar Bischoff - Ubatuba
Thiago Bianchini – Florianópolis (SC)

Ranking após 2 etapas

1º Renato Galvão – Ubatuba – 1.610 pontos
2º Saulo Júnior – Ubatuba – 1.280
3º Ricardo Ferreira – Praia Grande – 1.260
4º Giovanni Ferrante – Santos – 1.050
5º Edgley Santos – Ubatuba – 1.030
6º Odirley Coutinho – Ubatuba – 1.000
7º Leandro Bastos – Rio de Janeiro (RJ) - 955
8º Edgar Bischoff – Ubatuba - 950
9º Ricardo Silva – Guarujá - 915
10º Eric Miyakawa – Guarujá - 900  (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Caraguatatuba Topo



O Guaruçá Caraguatatuba

Mais de 20 máquinas caça-níqueis são apreendidas em Caraguatatuba

Caraguatatuba - Neste fim de semana, 22 máquinas caça-níqueis foram apreendidas em uma ação da Polícia Civil comandada pelo delegado titular do 1º Distrito Policial, Wanderley Fernandes Martins Júnior.
As máquinas foram encontradas em 14 estabelecimentos que ficam na área de cobertura do DP, do bairro Pontal Santa Marina à divisa de São Sebastião. O objetivo da operação é coibir o aumento das máquinas na cidade.
Segundo a polícia, os proprietários não foram presos, mas qualificados dentro do crime de jogo de azar. IMP

Jair Rodrigues é destaque na programação da Semana do Idoso em Caraguá
De 1 a 6 de outubro, a Terceira Idade de Caraguá terá várias atividades em comemoração a Semana do Idoso 2007. Entre as principais atrações está o show do cantor Jair Rodrigues, que acontecerá na Praça de Eventos, no dia 3 (quarta-feira)

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba realizará de 1 a 6 de outubro a Semana do Idoso 2007, com uma programação variada, preparada especialmente para a Terceira Idade, em parceria com diversas secretarias municipais e parceiros da iniciativa pública e privada.
A abertura do evento, organizado pelo Conselho Municipal do Idoso de Caraguatatuba, será no dia 1º de outubro, às 9h, no Centro Comunitário e quadra do CIEFI Benedito Inácio Soares, no Massaguaçu, com a participação do convidado especial e Promotor de Justiça, Dr. Moacir W.C. Assumpção, do prefeito José Pereira de Aguilar, secretários municipais e outras autoridades.
Em seguida, acontecerá a palestra "Os Direitos dos Idosos", com o advogado Dr. Sérgio Gontarczik. Às 10h, a palestrante Dra. Sandra Regina Scarpel Hora abordará o tema Prevenção às Drogas Típicas de Idosos e às 10h30 serão realizadas atividades de recreação e apresentações de Tai Chi Chuan e Dança Sênior. No dia 2 de outubro, as atrações começam às 14h, no coreto da praça Cândido Motta com apresentação de Dança Sênior, Kung Fu e realização de Jogos de Mesa.
Na quarta-feira, 3 de outubro as atividades da Semana do Idoso começarão às 9h, com a realização da 1ª Marcha dos Cabeças Brancas de Caraguatatuba (concentração no local), e logo mais à noite, às 19h30, a animação ficará por conta do cantor Jair Rodrigues, que fará um show aberto na Praça de Eventos (Avenida da Praia), com entrada franca para idosos a partir de 60 anos.
No dia 4 de outubro (quinta-feira) será realizada no CIASE (Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas), do Travessão, às 9h, a palestra "Os Direitos dos Idosos", com o promotor de Justiça, Dr. Moacir W.C. Assumpção, e às 10h, haverá uma nova palestra sobre Doenças Típicas dos Idosos com a palestrante e dermatologista Dra. Cátia Regina Ferreira Silva. Repetindo a programação da região central, a comunidade do Travessão terá a oportunidade de participar de atividades de recreação e assistir às apresentações de Tai Chi Chuan e Dança Sênior, a partir das 10h30.
Na sexta-feira, 5 de outubro, será realizada a abertura do JOREMI (Jogos Regionais da Melhor Idade), no CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, às 9h, e a partir das 9h30 começam as competições.
Encerrando a Semana do Idoso 2007, acontecerão novamente os jogos válidos pelo JOREMI, no dia 6 de outubro, a partir das 9h, e às 15h, será realizada a premiação dos vencedores dos Jogos e o encerramento da Semana do Idoso com a presença de autoridades locais. (Fonte: PMC)

Abertas as inscrições para o Curso de Arbitragem de Basquetebol em Caraguá
O curso é viabilizado graças a uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Caraguá. Podem participar da capacitação professores e estagiários do Esporte

Caraguatatuba - Caraguá sediará de 28 a 30 de setembro (sexta-feira a domingo), o Curso de Arbitragem de Basquetebol, que será realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, e a SECER - Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura Municipal de Caraguá.
O objetivo do curso é formar novos árbitros para a cidade. As inscrições ainda estão abertas e podem participar do curso professores e estagiários de Educação Física.
A capacitação será ministrada pelo professor Luís Carlos Contiero e acontecerá no CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, no período da manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 14h às 17h, e no domingo, 30 de setembro, das 8h às 12h.
De acordo com a SECER, as vagas são limitadas sendo importante fazer as inscrições até quinta-feira, 27 de setembro. Mais informações com Fabiana, pelo telefone (12) 3887-1165. Participe! (Fonte: PMC)

OAB tem novos horários para assistência jurídica em Caraguá
A unidade da OAB em Caraguatatuba divulgou esta semana a alteração dos horários da Assistência Jurídica, trabalho realizado a pessoas carentes do município

Caraguatatuba - A 65ª Subsecção de Caraguatatuba da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) alterou os horários do atendimento da assistência jurídica. Com isso, as pessoas mais carentes, que precisam de atendimento gratuito pela instituição, deverão estar atentas aos novos horários, que visam oferecer um melhor atendimento a todos os usuários.
Os casos serão atendidos de acordo com o assunto e em dias e horários diferenciados. Todas as segundas-feiras, por exemplo, poderão procurar a casa do advogado, pessoas que precisam tratar de assuntos referentes à pensão alimentícia em geral e investigação de paternidade. Nestes casos, o cadastramento será feito das 8h30 às 9h30.
De acordo com a comissão da Assistência Jurídica, para outras causas, o atendimento será realizado às quartas-feiras, também com cadastramentos entre 8h30 e 9h30. É válido ressaltar que nos respectivos dias, serão atendidos todos os cadastros.
Já em casos mais urgentes ou com existência de prazo recorrente de decisão judicial, o interessado poderá procurar os serviços oferecidos pela OAB de segunda à sexta-feira, das 9 às 18h.
A sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Caraguatatuba fica na Lucas Nogueira Garces, nº. 65, no bairro Sumaré. (Fonte: PMC)

Jetuba goleia o Vitória no Municipal de Futsal da Zona Norte

Caraguatatuba - Três jogos agitaram a noite desta segunda-feira, 24 de setembro, com o início do Campeonato Municipal de Futsal da Zona Norte, Categoria Livre, que está acontecendo na quadra poliesportiva do Ginásio Márcio Fleury de Azevedo, no bairro Massaguaçu.
A primeira rodada do torneio foi entre dois times do Grupo E, ocasião em que entraram em quadra o Jetuba Futsal e o Vitória. A disputa foi bastante acirrada mas o Jetuba mostrou a que veio e deu um show de goleada, fechando o placar em 6x2.
Em seguida, ainda pela Chave E, a equipe Perfoma Academia entrou na disputa e não deu chance para a equipe Esporte, terminando a partida em 9x1. O último jogo da noite foi válido pelo Grupo F. Os jogadores do Comercial São Vicente entraram em quadra na disputa do favoritismo contra a equipe Navegante e numa partida marcada gol a gol, o Navegante acabou derrotado, com placar de 4x2 para o Comercial São Vicente.
NOVAS RODADAS DESTA QUARTA-FEIRA 26 - O Campeonato Municipal de Futsal da Zona Norte terá continuidade nesta quarta-feira, 26 de setembro, com mais três rodadas. O primeiro jogo será às 19h30, entre as equipes A.E. Estrela da Amizade e Chelsea, pelo Grupo F. Em seguida, entram em quadra às 20h30 as equipes do Grupo A, Liverpool e Massaguaçu, e, também pelo Grupo A, será realizada a última partida da noite, no ginásio do Massaguaçú, às 21h30, quando entrarão em quadra os times Chavantes e X-Men, na disputa do Municipal de Futsal da Zona Norte. Compareça e torça por sua equipe favorita. A entrada é franca. (Fonte: PMC)

Cia Teatro de Areia leva Rosa de Cabriúna para o Festival de Catanduva
A Cia Teatro de Areia segue para o interior de São Paulo, onde apresenta neste sábado, 29 de setembro, a peça "Rosa de Cabriúna" no FESTEC - Festival de Teatro de Catanduva.

Caraguatatuba - A Cia Teatro de Areia, da FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), que traz em seu elenco 22 atores de Caraguá, coloca o "pé na estrada", nesta sexta-feira, 28 de setembro, rumo a Catanduva, onde se apresenta, no sábado 29, com o espetáculo "Rosa de Cabriúna", texto de Luís Alberto de Abreu (mesmo autor de Hoje é Dia de Maria e roteirista de A Pedra do Reino - de Ariano Suassuna), e direção de Adbaílson Cuba.
O grupo se apresenta no último dia do FESTEC - Festival de Teatro de Catanduva, que teve início dia 21 (última sexta-feira). O Festival, do qual estão participando 20 grupos, está dividido em duas categorias: Infantil e Adulto, para palco e espaços alternativos. Além de Caraguatatuba, competem no festival grupos de teatro das cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Francisco Morato, Pindamonhangaba, Lençóis Paulista, Piracicaba e Catanduva.
A Cia Teatro de Areia participou de dois festivais nos últimos 50 dias, em Santa Bárbara d'Oeste e Botucatu, conquistando o 2º lugar em ambos, com a peça a Rosa de Cabriúna, além de prêmios em Santa Bárbara, de Melhor Ator (Ulysses Petilin) e Prêmio Destaque (grupo de filhas e lavadeiras), e em Botucatu, de Melhor Atriz (Lala Machado), Melhor Atriz Revelação (Daniela Quirino) e Melhor Iluminação (Cristian Rocha e Adbaílson Cuba).
Em Catanduva, a expectativa do grupo é fazer uma boa apresentação. "Muito mais do que os prêmios que estamos conquistando um ano após a estréia da peça, o que queremos é fazer uma boa apresentação e representar bem a cidade e a FUNDACC, em agradecimento ao apoio que temos recebido de todos, inclusive da Secretaria de Educação", explicou o diretor Adbaílson Cuba.
Após a apresentação o grupo se apresenta em Caraguatatuba, no Mapa Cultural Paulista, fase regional, no meio de outubro. No final do mês, o elenco viaja para Santa Catarina, onde se apresentará no FESTEL - Festival de Teatro de Lages, dia 24 de outubro. (Fonte: PMC)

Caraguá estréia na 1ª Copa Imprensa Livre de Futebol Feminino no dia 29
As quatro cidades do Litoral Norte participam desta disputa de futebol, realizada na modalidade Feminino. A equipe de Caraguá estréia na 1ª Copa Imprensa Livre no dia 29, na cidade de Ubatuba.

Caraguatatuba - A 1ª Copa Imprensa Livre de Futebol Feminino está apenas começando e as quatro cidades do Litoral Norte participação deste torneio, que tem o apoio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, e demais cidades da região. Com troféu intitulado "Sesquicentenário", a Copa Imprensa Livre tem chave única composta pelas seleções de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba.
A equipe caraguatatubense estréia na competição no próximo sábado, 29 de setembro, no Estádio Ciccilo Matarazzo Sobrinho, no Perequê-Açú, onde enfrentará a seleção de Ubatuba, às 13h. Também no dia 29, haverá outra rodada, válida pela 1ª Copa Imprensa Livre de Futebol Feminino, desta vez na cidade de São Sebastião. As seleções de São Sebastião e Ilhabela se enfrentarão no Estádio Otoniel Santos, no Varadouro, a partir das 19h. Compareça e torça por sua seleção preferida. A entrada é franca! (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá implanta novas lombadas no bairro Casa Branca
A pedido dos moradores do bairro, a Prefeitura está implantando dez novas lombadas em várias ruas do bairro Casa Branca. A medida visa a redução de velocidade em alguns trechos e com isso elevar a segurança dos moradores

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Ditran (Divisão de Trânsito), está realizando a implantação de dez novas lombadas no bairro Casa Branca. Os trabalhos foram iniciados na semana passada e devem ser concluídos até a próxima sexta-feira, dia 28.
Conforme explica o diretor da Ditran, Coronel Celso Rapacci, essa ação da Prefeitura é realizada a pedido da comunidade local, e visa aumentar a segurança, principalmente de ciclistas e pedestres, que trafegam pelas ruas do bairro.
"Implantamos as primeiras lombadas na semana passada e continuamos o trabalho esta semana. O primeiro trecho a receber a melhoria foi a avenida principal do bairro e agora, vamos atuar em outras vias, totalizando as dez lombadas", destacou.
Para Rapacci, o principal benefício que as lombadas trarão será a segurança, pois os obstáculos servirão como inibidores de velocidade, fazendo com que todos os motoristas e motociclistas respeitem os índices de velocidade. O diretor da Ditran afirma que outras também estão sendo melhoradas, para garantir o bom tráfego de veículos no município.
Na região central, foram feitos reparos na rotatória que dá acesso ao bairro Sumaré. Ela havia sido construída em concreto e por isso estava em más condições devido ao tempo de uso. Desta vez, os reparos foram feitos com o material utilizado para o asfalto de ruas, o que garantirá mais durabilidade da rotatória. (Fonte: PMC)

Câmara participa da Conferência das Cidades
Valmir de Morais, Assessor do Vereador Kazon é Delegado por Caraguatatuba

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba, através de Valmir de Morais, Assessor do Vereador Omar Kazon (PR), participou no último sábado - 22 de setembro - da 3ª Conferência Estadual das Cidades, realizada no Memorial da América Latina, na Capital do Estado. O encontro serviu para levar propostas a Conferência Nacional em Brasília, em novembro.
Cerca de 1.600 Delegados de todas as partes do Estado de São Paulo lotaram o Memorial da América Latina no último sábado - 22 de setembro, para a 3ª Conferência Estadual das Cidades, que teve por objetivo levar propostas para a Conferência Nacional, que acontece em Brasília no dia 29 de novembro. O evento é coordenado pelo Ministério das Cidades e seu principal objetivo é o de desenvolver conceitos e diretrizes para o desenvolvimento dos municípios brasileiros.
Este ano a Conferência Nacional de Cidades tem como título "Avançando na Gestão Democrática das Cidades" e como lema: "Desenvolvimento Urbano com Participação Popular e Justiça Social".
Com o intuito de resolver a desigualdade entre as classes sociais, interagir com a Sociedade Civil Organizada e planejar o desenvolvimento dos municípios de forma equilibrada e ordeira, dentro de políticas sociais, públicas e econômicas é que são realizadas há 3 anos as conferências de Cidades nas áreas municipal, estadual e federal.
Em Caraguatatuba, após várias reuniões, definiu-se os temas a serem discutidos e os delegados que representam a cidade, entre eles o Assessor Parlamentar do Vereador Omar Kazon (PR), Valmir de Morais, que foi a São Paulo no dia 22 representando o Legislativo local.
No Memorial da América Latina Valmir juntou-se aos cerca de 1.600 Delegados do Estado de São Paulo, que escolheram, dentre 6 (seis) temas, 2 (duas) propostas de cada um, que será levado a Brasília (DF), no próximo dia 29 de novembro. Cada tema tinha entre 3 a 66 itens a serem debatidos, discutidos e votados.
As 12 (doze) propostas serão levadas a Brasília pelos 221 Delegados Paulistas escolhidos no dia 22. O Litoral Norte estará representado no evento por João Rocha, de Caraguatatuba, da ONG Catatudo, pela Sociedade Civil Organizada e Sebastiana Antonia Jesus, da Prefeitura de São Sebastião, pelo Poder Executivo, que tem Valmir de Morais como suplente.
Para Valmir de Morais o encontro foi proveitoso, mas o Assessor tem dúvidas quanto ao resultado. "Temo que as propostas eleitas não sejam os reais interesses do Litoral Norte, assim como de outras regiões do estado", declarou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Balsa fica parada por quase duas horas nesta segunda-feira

Ilhabela - As balsas que fazem a travessia entre as cidades de São Sebastião e Ilhabela ficaram paralisadas na manhã desta segunda-feira, dia 24, por quase duas horas devido ao forte vento que atingiu o canal.
De acordo com informações da Dersa, os ventos chegaram a 26 nós (cerca de 50 quilômetros por hora) com rajadas (ventos intensos) de 30 na média geral da manhã.
As balsas ficaram sem funcionamento das 7h30 às 9h15. A situação foi regularizada após esse prazo sem prejuízo aos usuários, segundo informações da Dersa.
De acordo com a meteorologista, Kelen Andrade, a previsão é que o problema não deve se repetir hoje. “Uma frente fria vinda do sul já passou pelo Litoral Norte. Hoje haverá um vento sudeste, o tempo ficará nublado e a temperatura deve cair”, afirma a meteorologista. Segundo ela, a temperatura hoje não deve passar dos 23º no litoral e os ventos ficarão em torno de 10 quilômetros por hora, trazendo apenas umidade para a região.
A balsa atravessa o canal de São Sebastião a cada 30 minutos e o tempo de travessia é geralmente de 15 minutos. As travessias ocorrem todos os dias da semana, das 6h às 24h, no intervalo de tempo de uma hora cada balsa.
Em dias com trânsito normal, a Dersa opera com três balsas. Quando existe movimento intenso em feriados e finais de semana, entram em operação até seis balsas com embarque e desembarque contínuo. A capacidade da balsa é de 55 veículos. (Fonte: Imprensa Livre)

Armas antigas são apreendidas na Água Branca

Ilhabela - Uma pistola militar de uso restrito da Alemanha do século 17 e um mosquete árabe (arma que antecedeu a espingarda) do século 18 foram apreendidos na rua Assis Lídio Nascimento, no bairro Água Branca.
A Polícia Militar recebeu uma denúncia de que um indivíduo estaria furtando uma residência. Ao chegarem no local, ainda avistaram o indivíduo, mas não conseguiram capturá-lo, pois fugiu pelo matagal.
Próximo ao local onde o fugitivo passou, os policiais encontraram além das armas, utensílios domésticos. De acordo com a PM, as características passadas do criminoso condizem com as de R.I.S., já conhecido nos meios policiais. A ocorrência foi registrada como tentativa de furto e apreensão de objetos. (Fonte: Imprensa Livre)

Pré-candidatura à prefeitura

Ilhabela - O lançamento do partido PRB (Partido Republicano Brasileiro) em Ilhabela reuniu cerca de 100 pessoas. Na ocasião, a ex-prefeita Nilce Signorini deixou o PDT (Partido Democrático Trabalhista) para filiar-se ao PRB e anunciar a pré-candidatura à prefeitura em 2008.
O Partido Republicano Brasileiro em Ilhabela tem 92 filiados. O PRB passa a ser presidido por Cleberson Ataulo Gomes, a vice-presidência ficou com Enzo Marques Cabezaolias, a pré-candidata à prefeitura, Nilce Signorini, ocupa o cargo de secretária, Clélia Ataulo Gomes é o tesoureiro e o membro é Cleison Ataulo Gomes. (Fonte: Imprensa Livre)

Presidente da Câmara entrega Moção à equipe da Secretaria de Esportes

Ilhabela - O Presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, Professor Joadir Capucho (Sem Partido), entregou na noite de ontem (24/09) uma Moção de Louvor à equipe da Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer pela dedicação e o competente trabalho realizado na organização dos eventos esportivos da Programação Comemorativa aos 202 anos de emancipação político-administrativa no município.
“O empenho da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, através de seu titular e de seus funcionários, foi fundamental para a realização dos diversos eventos que constaram da programação das festividades. Essa determinada e atuante equipe não poupou esforços para o cumprimento de suas responsabilidades, empenhando-se sobremaneira para que o Esporte registrasse constante e marcante presença nesta data especial para o Município, valorizando seus atletas e proporcionando à população as mais variadas opções de recreação”, justificou o autor da Moção. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Câmara aprova três Projetos de Lei e um veto
Aprovado PL que propõe que Prefeitura envie cópia de editais de licitações à Câmara

Ilhabela - A sessão ordinária realizada pela Câmara Municipal de Ilhabela na noite de ontem (24/09) teve em sua pauta da Ordem do Dia três Projetos de Lei e um veto do Executivo. Todos foram aprovados por unanimidade pelos pares presentes.
O Projeto de Lei nº 71/2007, do Vereador José Roberto de Campos (PV), dispõe sobre a obrigatoriedade de a Prefeitura Municipal remeter cópia dos editais de licitações publicados à Câmara Municipal.
Ainda conforme a propositura, os editais deverão ser remetidos no prazo de quinze dias depois de publicados.
“Fiscalizar os atos praticados pelo Poder Executivo é função inerente aos membros do Legislativo, essencial ao correto funcionamento da máquina estatal. Considerando a relevância de tal atribuição constitucional, há de se fazer cumprir todos os dispositivos que viabilizem instrumentos para o exercício da fiscalização”, justifica o Vereador Beto.
O projeto foi aprovado pelos vereadores. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

PLs 72 e 73/2007 são aprovados
Obras no setor de esportes e de saúde deverão ser condicionadas à prévia anuência dos respectivos setores

Ilhabela - O Projeto de Lei nº 72/ 2007 “condiciona a execução de obras no setor desportivo à anuência e acompanhamento da Secretaria Municipal de Esportes”. De autoria do Vereador Dr. Guilherme Maia (PMDB), o projeto pretende que a execução de obras atenda as necessidades apresentadas pelo setor desportivo no município e que as obras fiquem condicionadas à prévia anuência da Secretaria Municipal de Esportes.
“Disponibilizar áreas propícias à prática desportiva, como quadras e campos de futebol, é essencial ao fomento do esporte entre a população e, conseqüentemente, à promoção de melhorias na qualidade vida”, explica Dr. Guilherme. Segundo ele, o acompanhamento de pessoas especializadas no setor evitaria investimentos desinteressantes e desperdício do dinheiro público já que apenas os projetos relevantes seriam levados a efeito. O Projeto de Lei foi aprovado pelos vereadores.
Saúde - Também foi aprovado outra propositura do Vereador Dr. Guilherme, o Projeto de Lei nº 73/2007 que “condiciona a liberação de recursos para a execução de obras no setor da saúde à anuência das pessoas que especifica”.
Com a medida, a liberação de recursos públicos para a execução de obras que atenda as necessidades apresentadas pela saúde pública fica condicionada à prévia anuência dos Secretários Municipais de Saúde e de Obras.
“Por conta das grandes responsabilidades envolvidas quando o assunto é a vida e a integridade da população, as obras desse setor devem obrigatoriamente ater-se às orientações e normas técnicas, sob pena de colocar em risco os pacientes”, justifica o autor do projeto. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Acatado o veto ao PL nº 63/2007 - Rua Eunice Borges do Rego

Ilhabela - De autoria do Vereador José Jorge Pereira (PTB), o Zeca do São Pedro, o PL 63/2007 obteve veto total do Executivo. A propositura alteraria a redação do artigo 1º da Lei nº 413/2006, passando a denominar-se Rua Eunice Borges do Rego a travessa existente na altura do número 59 da Rua José Pereira Carollo, no Bairro Veloso, no sul de Ilhabela.
De acordo com justificativa apresentada pelo Prefeito Manoel Marcos, a rua constante no projeto não confere com a realidade, uma vez que o prolongamento não consta no cadastro e não há doação da área: “donde se conclui que (a rua) foi aberta clandestinamente”, afirma o prefeito em seu ofício que comunica o veto que foi aceito pelos vereadores. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Segurança pública é destaque na Tribuna

Ilhabela - Ao fazer uso da tribuna na noite de ontem, o vereador Márcio Gárcia (sem partido) destacou a segurança do município citando a necessidade da instalação de câmeras de monitoramento na entrada da cidade. Segundo o vereador, um estabelecimento comercial recentemente inaugurado, no Perequê, foi assaltado por motociclistas encapuzados. Márcio também destacou a importância e a urgência em se pagar o pró-labore aos policiais civis que atuam em Ilhabela. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Prefeito afirma que liminar que cancela Taxa dos Bombeiros vai prejudicar investimentos na Costa Sul

São Sebastião - De acordo com a Prefeitura de São Sebastião, a Costa Sul da cidade deixará de receber este ano investimentos no combate a incêndio por conta da liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Estado em favor do Partido Verde municipal contra a cobrança da Taxa de Bombeiros.
A ação foi impetrada pelo presidente do PV e vereador da Costa Sul, Wagner Teixeira de Oliveira, cuja taxa foi aprovada na sua gestão como presidente da Câmara, no final do ano passado. À época, segundo a assessoria de Imprensa da Prefeitura, o vereador foi um dos articuladores para que projeto fosse aprovado por unanimidade em sessão legislativa.
De acordo com a prefeitura, estava prevista para este ano a compra de um caminhão-pipa e um veículo para resgate na Costa Sul, bem como o início da construção de uma Brigada de Incêndio.
Segundo o prefeito de São Sebastião, Juan Garcia, mesmo com o fato de a prefeitura não ter sido citada oficialmente sobre a liminar, os investimentos para este ano na Costa Sul serão prejudicados.
“Atitudes meramente políticas e sem fundamento mais uma vez acabam atravancando o trabalho da administração. Existia o compromisso de levarmos ainda este ano os investimentos, mas teremos de retroceder”, avalia o prefeito.
Segundo a assessoria de imprensa do prefeito de São Sebastião, o histórico do parlamentar contra projetos de interesse do município é grande.
“Ele se aliou a grupos políticos com interesses escusos que atrapalharam a votação do projeto das Zonas de Especial Interesse Social e do Plano Diretor Participativo de São Sebastião”, relata a assessoria.
Segundo o prefeito, é difícil entender e assimilar o fato de um vereador de Boiçucanga impedir o progresso de sua região.
“Todos têm a absoluta noção, por exemplo, que o projeto das Zeis tinha o único interesse de levar melhorias às comunidades carentes. É o maior projeto social da região, que hoje serve de modelo para o Estado”.
Ele finalizou dizendo que, mesmo com a liminar, o trabalho de sua equipe em favor do Corpo de Bombeiros não será interrompido.
“A prefeitura também vai solicitar ao governo do Estado o envio de mais soldados para atuar na região, e ter a possibilidade de implantar, no futuro, um quartel na cidade”.
Wagner se defende - O presidente do Partido Verde, vereador Wagner Teixeira, afirmou que ao entrar como a liminar contra a Taxa dos Bombeiros, apenas atendeu “aos reclamos da maioria da população que não aceita o tributo”. Teixeira, que era presidente da Câmara quando a taxa foi aprovada pelo Legislativo, procurou minimizar a responsabilidade dos vereadores no episódio. “Erramos sim ao aprovar o projeto em regime de urgência. Mas, ele partiu da prefeitura, se as comissões da Câmara não viram a inconstitucionalidade o jurídico do Executivo também não. Mas, a Justiça está aí exatamente para reparar o erro”.
O vereador concorda, contudo, que se a taxa tivesse sido embutida no carnê do IPTU e parcelada em mais vezes, muito provavelmente, o munícipe pagaria sem reclamar, pois nem iria perceber, como não repara na Taxa de Iluminação Pública e na Taxa do Lixo. “Agora o que não pode é ficar falando que a Costa Sul será prejudicada por causa dessa liminar. Aliás, os moradores de lá pagam por tudo, até pelo asfalto das ruas. A prefeitura faz tudo para o Centro e Costa Norte e não cobra, já na Costa Sul são os moradores que têm que pagar?”, indagou Teixeira. (Fonte: Imprensa Livre)

Cerâmica de origem indígena é descoberta no Sítio Arqueológico da cidade

São Sebastião - Fragmentos de cerâmica corrugada – os roletes utilizados durante a confecção das peças são pinçados transversalmente pelos dedos e formam pequenas ondas sucessivas – de origem típica dos grupos indígenas tupiguaranis, foram encontrados na última descoberta no Sitio Arqueológico do bairro São Francisco, em São Sebastião.
“Eu acredito que a cerâmica corrugada é uma técnica assimilada pelos ceramistas do São Francisco. Serão realizadas escavações e, por enquanto ainda é muito cedo para falarmos sobre a cerâmica e o tipo de ocupação”, disse o arqueólogo Wagner Bornal do Departamento de Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Sebastião.
Hoje, o Sitio está dividido em três áreas: a principal é a que está aberta à visitação turística, a secundária é onde estão localizados um complexo com três novas estradas em zigue-zague e um posto de controle com vista para o Canal de São Sebastião e a terceira é a mais nova descoberta, com construções do tipo senzalas e os fragmentos de utensílios e recipientes de cerâmica.
“São ruínas de pedra seca e de argamassa. O sistema construtivo é diferenciado, com formações triangulares e não quadradas. Há fornos circulares na lateral de cada casa, que seriam senzalas unifamiliares”, explicou Bornal.
Nos fornos ainda foram descobertos grandes recipientes de água fragmentados. A área 3 começa na cota 90 e segue até a cota 175, entre o bairro São Francisco e a Cigarras, com 7 km² de extensão.
O acesso à área 3 somente foi possível após a descoberta de um complexo de estradas, instaladas no meio do sítio arqueológico. Uma liga o sítio ao posto de controle, outra dá acesso até a praia da Figueira e a última dá acesso à área do complexo construtivo – hoje denominada área 3.
Para chegar até a nova descoberta, a equipe do arqueólogo Bornal passou pela área 2 – onde estão o posto de controle para o Canal e as estradas em zigue-zague com cabeceiras de pontes. A nova área está bem próxima ao Parque Estadual da Serra do Mar, que se inicia na cota 200.
Os fragmentos encontrados no Sitio datam dos séculos 18 e 19. Todo o material encontrado será coletado para a análise e reconstituição gráfica. As escavações da área devem começar em seis meses. De acordo com o cronograma de atividades, primeiro serão realizados o mapeamento e levantamento arquitetônico do Sitio.
Sítio Arqueológico - O sítio arqueológico está localizado no bairro de São Francisco, região central da cidade. Todo o complexo chega a ultrapassar a dimensão de 1 milhão de metros quadrados, inclusive, ainda há áreas que ainda não foram exploradas.
O lugar seria uma fazenda produtiva de açúcar, onde também funcionaria um entreposto clandestino de comércio de escravos. O local é uma das relíquias históricas do município e vem sendo estudado há 14 anos, podendo inclusive se transformar em Parque Arqueológico, por conta do tamanho da área.
A cada dia, os pesquisadores encontram novidades da história da colonização brasileira nos séculos 18 e 19.
O sítio tem mais de 200 anos e está situado dentro da área do Parque Estadual da Serra do Mar. Durante esse período de pesquisa já foram resgatados milhares de fragmentos de faiança inglesa, vidro, metal e cerâmicas néo-brasileiras (mistura da cultura negra, branca e indígena).
A maioria do material encontrado é manifestação simbólica da nobreza, do poder militar e da crença, esta última com a presença de uma igreja e um oratório. Foram encontradas também peças em cerâmica produzidas na região, o que caracteriza a importância da cidade como produtora do material no Brasil, além de pedras que simbolizavam trabalho de cantaria. As construções do sítio foram feitas em sistema de terraço, divididos em nove patamares, sendo na parte mais alta a casa do senhor da fazenda.
Os elementos decorativos das fachadas, tanque de abastecimento e oratórios revelam uma preocupação estética dos moradores. Para agendar uma visita ao Sítio Arqueológico basta ligar para o telefone (12) 3892-2620 ou comparecer no Centro de Informações Turísticas, que fica na Secretaria de Cultura e Turismo, na Rua da Praia, Centro de São Sebastião. (Fonte: Imprensa Livre)

4° Encontro de Carros Antigos registra 55 inscrições

São Sebastião - A emoção de apreciar os melhores automóveis de uma época que deixou saudades vai invadir São Sebastião. A Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com a Fragatas Viagens e Turismo, retoma neste sábado (29/9), a partir das 11h, o 4° Encontro de Carros Antigos, que totalizou até terça-feira (25/9) 55 inscrições, sendo 20 carros de São Sebastião e 35 de outros municípios.
A inscrição pode ser realizada até o dia do evento, que será na Rua da Praia. Os carros estão programados para chegar às 9h. A abertura oficial acontece às 11h. O evento também prestará homenagem aos 51 anos da indústria automobilística brasileira, com a exibição de aproximadamente 20 modelos nacionais.
Uma rádio vitrola fará a animação do local com músicas dos anos 50, 60 e 70 e informações sobre as canções, além de brincadeiras. A organizadora responsável pela empresa Fragatas, Henriana Lacerda, afirma que a expectativa para o evento é muito boa, já que a Prefeitura concordou em resgatar um evento de sucesso. “Teremos um caminhão da Petrobras e um Motorhome para deixar o evento mais bonito”, disse Henriana.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo (Sectur), Júlio Buzi, o evento ficará até à noite, aproveitando a programação dos Jogos dos Idosos de São Sebastião, 3ª Mostra Livre de Dança e o show do Jerry Adriani. "Na Rua da Praia teremos vários atrativos e o encontro de carros vai abrilhantar ainda mais a noite do local. Quem tiver um carro antigo e quiser participar pode entrar em contato com a Fragatas para fazer a inscrição", disse Buzi.
Para mais informações, o interessado pode entrar em contato pelos telefones (12) 3892-1212 (Fragatas) ou 3892-2620 (Sectur).
Programação
9h – Chegada dos carros e inscrição
10h – Inicio das atividades da Rádio Vitrola
11h – Abertura oficial do evento com a presença das autoridades locais
19h – Jantar para os inscritos no Restaurante Atobá
21h30 – Show com Jerry Adriani (Fonte: PMSS)

Projeto de Acessibilidade de São Sebastião vence prêmio nacional
O Programa “Cidade para Todos” concorreu com grandes empresas e prefeituras e foi escolhido por integrar e envolver toda uma comunidade

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião foi a grande vencedora do Prêmio Sentidos, na categoria Menção Honrosa- Empresa/Governo, graças ao projeto “Cidade para Todos – Inclusão de Deficientes Físicos e com Mobilidade Reduzido. O reconhecimento veio após o município aderir à Lei de Acessibilidade buscando ações para tornar a cidade acessível a todo cidadão. Em sua categoria, São Sebastião ficou à frente da Vivo Telefonia e a Subprefeitura de Capela do Socorro (SP). O concurso foi promovido pela Associação de Valorização e Promoção do Excepcional (Avape), a Revista Sentidos e o Instituto Ressoar.
Mesmo antes de saber que o município havia conquistado o primeiro lugar o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, falou a uma platéia de cerca de 400 convidados que o município aceitou o desafio de modificar a cidade. Foi montada a Comissão de Acessibilidade que desde então trabalha com o objetivo de desenvolver e acompanhar projetos para que a cidade esteja preparada para atender as pessoas portadoras de necessidades especiais.
“Essa ação é importante para a inclusão de todas as pessoas que necessitam de uma mobilização especial, sejam elas deficientes ou mesmo idosos que têm dificuldades para andar em uma calçada irregular ou mesmo com grama”, disse.
Acompanhando o prefeito estiveram presentes à cerimônia Rosa Maria Mota, presidente do Fundo Social de Solidariedade; Thirso Silveira Júnior, secretário de Governo; Thales Guilherme Carlini, secretário de Obras e Planejamento; os membros da Comissão de Acessibilidade, Kátia Gomes Severi, Kátia Ibanhez, Arnaldo Klajn e Maura Cristina da Silva, e o cadeirante Joel Marques Martins.
Na ocasião, Joel Martins ressaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido no município e que tem ajudado quem precisa de mobilidade especial.
“Faz quase um ano que sofri um acidente e estou aprendendo a andar com a cadeira de rodas. Mas na maioria dos lugares pode onde passo já sinto a diferença para me locomover”, disse.
Para a presidente da Comissão, Kátia Severi, a conquista do prêmio é o resultado do trabalho abraçado pela comissão, que ainda enfrenta resistência de algumas pessoas que acham que o município exagera ao cuidar daqueles que necessitam de atendimento especial. “A vitória é uma resposta para aqueles que não reconhecem a importância desse trabalho”.
A advogada Maura Silva, que coordenou os trabalhos enviados ao concurso, relata que foi gratificante mostrar às pessoas que São Sebastião é uma cidade onde a inclusão está presente, seja na Rua da Praia, considerada mais que adequada no quesito acessibilidade, aos prédios públicos que foram ou serão adaptados e mesmo na qualificação dos servidores municipais para atender àqueles que precisam de atenção especial. Hoje, até o site da prefeitura – www.saosebastião.sp.gov.br foi inserido nos padrões da acessibilidade. Além disso foram oferecidas palestras aos comerciantes e comunidade. A Prefeitura criou ainda o Programa de Apoio às Pessoas Portadoras de Deficiência, que visa a integração no mercado de trabalho.
O concurso Prêmio Sentidos recebeu 513 trabalhos de 17 Estados brasileiros, sendo que 301 foram selecionados. A categoria Menção Honrosa teve por objetivo homenagear empresas e governos que contribuem para a inclusão social da pessoa com deficiência. (Fonte: PMSS)

Seesp repassa doação de material esportivo à Associação de Surf de Maresias

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), efetuou na tarde desta terça-feira (25/9) entrega de material esportivo à Associação de Surf de Maresias. Os materiais foram repassados para a Seesp durante a 2ª etapa do Maresia Paulista de Surf Profissional, realizado na praia de Maresias no último final de semana.
De acordo com informações da secretária de Esportes, Raquel Buzi, a ação faz parte do projeto de sua pasta em valorizar o esporte regional, buscando proporcionar além da experiência adquirida com os grandes eventos realizados na cidade, uma contrapartida que ajude as escolinhas de esporte e os projetos sociais desenvolvidos no município.
A primeira entidade beneficiada foi a Associação de Surf de Maresias, que mantém uma escolinha da modalidade com mais de 35 alunos.
Leco, presidente da entidade, explicou que o objetivo maior da escolinha é oferecer uma atividade de qualidade às crianças. Os alunos são avaliados também fora das aulas de surfe, tendo a situação escolar e comportamento familiar e social acompanhados de perto pelos professores. Leco citou também o empenho do surfista Carlos Bahia, atual campeão brasileiro de longboard e terceiro no ranking mundial da modalidade, que também faz parte da associação e é tido pelos alunos da escolinha como um exemplo.
A entidade recebeu da Seesp oito kits da Maresia, compostos de camisetas, bermudas e bonés; cinco capas de prancha; 30 parafinas; cinco leashs e cinco antiderrapantes. Segundo Alex Leco, a doação da Seesp para a associação é um suporte indispensável para que o projeto possa continuar.
A secretária Raquel Buzi lembrou que o surfe cresceu muito na região e que grande parte deste crescimento se deve a um convênio firmado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, com os instrutores das escolinhas de surfe. Para obter o alvará, eles precisam desenvolver um projeto social no município. Com isso, atualmente, quase todas as praias da Costa Sul de São Sebastião contam com aulas da modalidade.
Prova deste crescimento também será o Circuito Sebastianense de Surf, evento de São Sebastião com a visibilidade dos eventos profissionais da modalidade, que será realizado em duas etapas, sendo a primeira já neste fim de semana na praia de Cambury. Este circuito serve de seletiva para o Circuito Paulista e deverá reunir cerca de 150 competidores. (Fonte: PMSS)

Prefeitura inicia ações visando a Educação Ambiental nos bairros

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), através da Divisão de Educação Ambiental, iniciou uma série de ações nos bairros visando a Educação Ambiental ao longo do município. O projeto, denominado “Educação Ambiental nos Bairros”, é realizado a cada 15 dias com crianças e adolescentes de 7 a 12 anos de idade, que debatem e colocam em prática vários temas sobre o assunto.
Nesta terça-feira (25/9), a equipe responsável pelo trabalho esteve em Maresias, na Costa Sul da cidade, onde ministrou uma palestra sobre a coleta seletiva e disposição final dos resíduos e algumas atividades relacionadas ao tema foram aplicadas para turmas de 15 a 20 estudantes, em cada período do dia (manhã ou tarde), na sede da Sociedade Amigos do bairro (Somar).
O projeto consiste no desenvolvimento de oficinas de mobiliário de PET (garrafa de refrigerante de 2 litros) com professoras da Educação Infantil e de reciclagem de papel; teatro de fantoche; gincana; Semana de Alimentação e Estilo de Vida Saudáveis em Boiçucanga, Canto do Mar e Centro, organizada pelas Secretarias da Educação (Seduc) e da Saúde (Sesau), cujo objetivo é o de mostrar os tipos de alimentos benéficos à saúde; dentre outras ações.
Segundo a chefe da Divisão de Educação Ambiental, Christiane Cruz Silva de Morais, o projeto deve ser realizado em parceria com as entidades de cada praia. “Vamos atender de acordo com a procura das associações. Para isso, é necessário que elas entrem em contato com a Secretaria de Meio Ambiente”, avisa Christiane.
Dentro da programação, a Prefeitura também vai participar de algumas reuniões do Núcleo Regional de Saúde, em Caraguatatuba, pelo Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (GTEA) do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte. Os encontros acontecem no mês de outubro e novembro e um dos trabalhos feitos pelos envolvidos está relacionado a dois levantamentos: um sobre o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e outro aos indicadores de avaliação dos projetos. “O objetivo é realizar um acompanhamento posterior das propostas para ver se está dando certo e se o município pode contribuir com algo em relação a cada assunto”, conclui Christiane.
Mais informações pelo telefone (12) 3892.6000. (Fonte: PMSS)

Cidades da região iniciam 1º Jogos do Idoso de São Sebastião nesta quinta-feira

São Sebastião - Os idosos de toda a região iniciam nesta quinta-feira (27/9) a maior competição voltada para a 3ª Idade do Litoral Norte. O 1º Jogos do Idoso de São Sebastião (Jiss) deve reunir cerca de 360 participantes, divididos em oito delegações das cidades de São Sebastião, Ubatuba, Ilhabela, Caraguatatuba, Bertioga, Cubatão, Mogi das Cruzes e São José dos Campos.
Às 18h, após a abertura oficial do evento, na Praça de Eventos da Rua da Praia, começam as competições de coreografia, dança de salão e a escolha da Miss e Mister Terceira Idade, na qual cada cidade deverá apontar um casal para a disputa. São Sebastião concorrerá com Bento de Oliveira, 68 anos, e Neuza Azevedo de Moura, 66 anos, que foram selecionados por uma comissão composta por professores do Projeto Atividade.
Já na sexta-feira (28/9), os idosos disputam seis modalidades. Na Praça de Eventos, às 9h, começam os jogos de peteca e no Centro de Apoio Educacional (CAE) a bocha misto; às 9h30, o keimagol entra em quadra na Faculdades São Sebastião; às 10h, no CAE da Vila Amália, o basquete adaptado; às 13h, na Praia Grande, as modalidade de pesca esportiva e, às 14h, o tênis de mesa na Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).As competições vão até o dia 30 de setembro.
Dia de Beleza - Para concorrer ao posto de Miss Terceira Idade, a representante sebastianense, Neuza Azevedo, terá um dia especial. Ela participará de uma série de tratamentos em estabelecimentos da cidade.
A candidata contará com o tratamento de pé e mãos no Michele Cabeleireiro. Em seguida, ela terá corte e tratamento de cabelo no salão Vanda’s Cabeleireiros. E para terminar o dia, Neuza Azevedo fará um tratamento de pele e massagens no Spa Mulher.
A realização do 1º Jogos do Idoso de São Sebastião é do Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias das Subprefeituras (Sesub), Educação (Seduc), Saúde (Sesau), Cultura e Turismo (Sectur), Governo (Segov) e Segurança (Segur). O evento tem parceria também com o Centro de Convivência da 3ª Idade "Polvo" e Tebar Praia Clube. Mais informações pelos telefones (12) 3892-4991 ou 3892-6257. (Fonte: PMSS)

Prefeitura promove workshop de Biodança dentro da 3ª Mostra Livre

São Sebastião - A cidade de São Sebastião vai respirar dança neste final de semana. Mesmo na baixa temporada, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), promove nos dias 28 e 29 de setembro (sexta-feira e sábado) a 3ª Mostra Livre de Dança, com uma extensa programação para atrair turistas e moradores na Praça de Eventos da Rua da Praia.
Além das apresentações noturnas, a Sectur promove no sábado, às 15h, na sede da ALNorte, um workshop de Biodança com a psicóloga e pós-graduada em Psicossomática e Psicologia Junguiana, Soraya Gazal. Entre os benefícios da arte está a melhoria da integração motora, melhorando o ritmo, coordenação, flexibilidade, fluidez, elasticidade, unidade e harmonia dos movimentos. A idade mínima para participação é de 16 anos sem limite máximo.
“A minha expectativa é de que eu possa divulgar esta arte que está cada vez mais presente na população. Já participei do Terra Deusa em Boiçucanga e agora na região central espero desempenhar um bom trabalho para integração do corpo-mente e natureza-cultura para buscar o equilíbrio interior”, disse Soraya.
O workshop será gratuito e as inscrições serão feitas no local e horário do evento. A ALNorte fica localizada na Rua Três Bandeirantes, número 136, na região central. Mais informações sobre a 3ª Mostra Livre de Dança pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


Cerca de R$ 180 mil são furtados do banco Nossa Caixa

Ubatuba - O banco Nossa Caixa Nosso Banco do Centro foi furtado na madrugada de anteontem. Cerca de R$ 180 mil foram levados.
De acordo com a Polícia Civil, os ladrões utilizaram uma chave mixa (ferramenta utilizada pelos bandidos para abertura de fechaduras) e entraram pelos fundos da agência.
Após desligarem os alarmes, arrombaram todos os caixas eletrônicos. O banco Nossa Caixa afirmou que a unidade segue todas as normas de segurança exigidas pela Polícia Federal. De acordo com o banco, a agência tem vigilância diurna, porta detectora de metais, alarme e dispositivos capazes de retardar a eventual ação de criminosos. Um inquérito policial foi aá investigada. IMP

Alerta d Fraude

Ubatuba - Temos tomado conhecimento de algumas mensagens que circulam pela Internet, onde são oferecidas aos consumidores algumas "facilidades" para "limpar o nome do SPC sem pagar a dívida". Há mensagens que oferecem programas que supostamente acessam o banco de dados dos serviços de proteção ao crédito e outros, e há mensagens que oferecem manuais que contém instruções sobre como excluir o nome do banco de dados sem pagar a dívida.
A Associação Comercial de Ubatuba alerta a todos que não se deixem influenciar por tais mensagens, que induzem o consumidor a "comprar" programas que nada fazem ou manuais que indicam maneiras não lícitas de regularizar a situação.
Queremos esclarecer que a RENIC- Rede Nacional de Informações Comerciais e a Associação Comercial de Ubatuba não se responsabilizam por tais mensagens, garantindo que nenhum programa acessa a base de dados das entidades integradas e que a ÚNICA forma de ter o nome excluído do banco de dados é liquidando o débito junto ao credor.
Sendo assim, não caia em chamadas ou links que dizem “Venda de Programas que prometem acessar o banco de dados do SPC”, e “Venda de Manuais- Limpe seu nome sem pagar a dívida- ofertas pela internet”, que são falsos.
Para excluir seu nome do Serviço de Proteção ao Crédito, você deve comparecer ao estabelecimento em que possui a dívida e efetuar o pagamento. Após feito isto, a empresa entrará em contato com o SPC para que o registro em seu nome seja cancelado. Acesse: www.aciubatuba.com.br 

Prefeitura de Ubatuba orienta sobre o defeso do camarão sete barbas

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da secretaria municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) informa aos pescadores, comerciantes e consumidores que o defeso do camarão sete barbas terá início no próximo dia 1º de outubro. A informação é baseada numa instrução normativa do Ibama nº 91 de 6/2/2006, que determina que de 1º de outubro até 31 de dezembro deste ano está proibida a pesca de arrasto com tração motorizada para a captura do camarão sete barbas nas regiões Sul e Sudeste do país. A instrução alerta ainda que o desembarque do camarão somente poderá ser feito até o terceiro dia útil após o início do defeso. Para quem trabalha na captura, conservação, beneficiamento, industrialização ou comercialização do camarão sete barbas, deverá fornecer à gerência executiva do Ibama, em Caraguatatuba, a relação detalhada de estoque e indicar os locais de armazenamento. Esse procedimento deverá ser realizado até o sexto dia útil a partir do início do defeso. (Fonte: PMU)

Prefeitura e Fundação Florestal assinam documento para gestão compartilhada no Sertão da Fazenda
Esta parceria entre município e Estado visa a gestão compartilhada de áreas do Parque Estadual da Serra do Mar a fim de criar alternativas de desenvolvimento sustentável para a comunidade tradicional que reside no local

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, assinou na noite desta segunda-feira, 22, um protocolo de intenções para gestão compartilhada da Casa da Farinha, no Sertão da Fazenda e da lanchonete e estacionamento, situados na Praia da Fazenda e inseridos na área de domínio do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM).
O documento foi assinado entre a Prefeitura de Ubatuba e o Governo do Estado de São Paulo, pela Secretaria do Meio Ambiente, através da Fundação Florestal, representada pelo diretor-executivo José Amaral Wagner Neto.
O principal objetivo do protocolo de intenções é a efetivação de atividades que visem a gestão cooperada das estruturas citadas, voltadas para o desenvolvimento sustentável e comunitário, contribuindo para a geração de renda para os moradores tradicionais do Sertão da Fazenda, incluindo a comunidade quilombola residente no local. De acordo com o documento, a gestão cooperada da Casa da Farinha, do estacionamento e da lanchonete da Praia da Fazenda, com monitoramento por parte da prefeitura e da Fundação Florestal, contribuirá também para a melhoria do atendimento ao público e à comunidade local.
O próximo passo é a elaboração de um Plano de Trabalho, com as metas, etapas e atividades e serem executadas. Foi definido na ocasião da assinatura, que, a exemplo da reforma realizada na Casa da Farinha, haverá um mutirão para uma reforma na lanchonete, a fim de que até a próxima temporada de verão, já esteja em pleno funcionamento.
União trazendo grandes avanços - "É a primeira vez, em trinta anos de existência do Parque Estadual da Serra do Mar, que vemos a comunidade possibilitada de fazer uso dos patrimônios. A partir disto, será possível angariar fundos e desenvolver trabalhos sociais dentro da comunidade. Ficou claro que a união por parte dos poderes públicos e comunidade possibilita grandes avanços, como o que ocorreu com a chegada da luz elétrica e a reforma da Casa da Farinha", avaliou o administrador da Regional Norte, José Roberto Junior.
O prefeito Eduardo Cesar ressaltou a importância de a prefeitura e o PESM serem parceiros nestes processos: "a parceria entre prefeitura e Parque é inédita no sentido de trabalhar em prol da comunidade. A assinatura deste documento foi, na verdade, um ato histórico, que faz com que as decisões possam ser tomadas em conjunto, o que consideramos um grande avanço."
José Amaral Wagner Neto lembrou que a gestão cooperada destes locais já vinha sendo requisitada há tempos e desde a inauguração da reforma da Casa da Farinha que as partes vinham discutindo a questão. "Queremos a participação da comunidade, ajudando na administração destes pontos. O prefeito colaborou para viabilizar este projeto, que estava parado há tempos e agora faremos todo o esforço para que no verão esteja tudo em funcionamento".
A líder comunitária Laura de Jesus Braga, da Associação dos Remanescentes de Quilombo da Fazenda da Caixa, considera: "para nós é um avanço muito importante, pois há muito tempo queríamos esta parceria. Agora estamos vendo surgir um meio de desenvolvimento sustentável e gerador de renda".
Parceria inédita e pioneira - A diretora do Parque Estadual da Serra do Mar/ Núcleo Picinguaba, Eliane Simões, que também participou da assinatura do protocolo de intenções, destacou o pioneirismo desta parceria. "A formalização desta parceria entre a prefeitura e o Parque para exercer uma gestão compartilhada de estruturas que são do Núcleo Picinguaba é algo inédito. Este protocolo tem dois aspectos muito importantes: o esforço conjunto para geração de alternativas econômicas para aquela comunidade tradicional e a busca de soluções para que operacionalização destes equipamentos seja feita por esta comunidade, o que significa o reconhecimento do direito de permanência destas pessoas no Parque. É o Estado e o município juntos, numa parceria pioneira que vínhamos tentando há muitos anos e foi viabilizada na gestão do prefeito Eduardo Cesar", disse Eliane Simões.  (Fonte: PMU)
 

CINEMA - SEMANA DE 2109 A 27/09/2007

"RATATOUILLE"
Dublado!!! Desenho!!!
Ás 15:00 hs.

"O ULTIMATO BOURNE"
Ação!!!! C/ Matt Damon!!!!
Ás 17:10 hs -21:30 hs.

"PRIMO BASÍLIO"
Drama!!!C/ Débora Dolabella,Glória Pires, Reynaldo Gianecchini, Fábio Assunção!!!
Ás 19:20 hs.


cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Poesia Topo

Floradas na Serra

No mês da pátria
O pincel de Deus
Pinta cores amarelas
No pano verde da Serra:
Floresce o ufanismo nacional
No início da primavera.

Felix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Heróicos brados Caiçaras

Prezado Emílio. O povo caiçara, talvez pela simplicidade que lhe é peculiar, em geral tem se mantido calado diante de uma série de contrariedades e até mesmo arbitrariedades que lhe tem sido impostas ao longo das últimas três décadas.
Não bastasse a gradativa destruição de seus valores culturais e a contingência de ver-se obrigado a conviver em meio a uma miscelânea cultural que lhe é estranha e quase sempre adversa, lhe vem sendo retiradas, aos poucos, numa perversidade diluída ao longo do tempo, a possibilidade de qualquer aproveitamento econômico de suas ancestrais propriedades e posses e as mais comezinhas alternativas de trabalho por uma sobrevivência digna.
Eis que, finalmente, algumas vozes caiçaras se levantam contra esse lamentável estado de coisas... Dois caiçaras, de famílias tradicionais de Ubatuba que aqui permaneceram “comendo o pão que o diabo amassou” em meio à debandada geral que rapidamente consumiu metade da população do município após a decadência econômica ocorrida nas décadas finais do Século XIX, finalmente quebraram o silêncio e manifestaram, com muita propriedade e legitimidade o que há muito se encontra entalado na garganta e na consciência de muitos (sobretudo daqueles que não têm nem mesmo acesso aos meios de comunicação).
Em face do exposto é que venho solicitar a gentileza de me permitir, por meio desse importante veículo de comunicação, parabenizar os caiçaras Ezequiel dos Santos e Claudionor Quirino dos Santos pela firme defesa dos interesses de nossa gente em seus brilhantes artigos, veiculados nesta data sob os títulos “Caiçara...” e “Apagão em Vila do Ubatumirim”, respectivamente. Estendo meus cumprimentos, também, ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ubatuba que, dentro do mesmo espírito e senso de justiça, hoje levaram avante a “Caminhada pela Dignidade e Respeito”!
Vocês hoje podem ir dormir tranqüilos o sono dos justos, com a serenidade da certeza do dever cumprido. Muito obrigado por suas iniciativas. Também eu e muitos outros de nossa gente, como caiçaras de antiga e boa cepa, graças a vocês, hoje teremos o prazer de poder dormir com a alma lavada...

Gilmar Rocha
Caiçara aculturado e agradecido
Ubatuba, SP

Multiplicai os feijões!

O esgotamento dos estoques de todos os recursos naturais deve-se ao crescimento populacional, que foge a razão da consciência coletiva, e, desenha um futuro próximo, nada sombrio. As necessidades das populações têm evoluído e, seus hábitos de consumo se sofisticado. A modernidade e a evolução humana tem imposto um “estilo” de vida consumista, inebriante, desenfreado e venenoso, pois tem altas doses de dependência de insumos “naturais”. As políticas e as legislações preservacionistas conhecidas e aplicadas, mesmos aquelas dotadas de reais “boas intenções” apenas aliviam a culpa da responsabilidade com as futuras gerações. Nada mais! Engrossa o “coro” para eximir-se do “mea culpa” uma parcela das inúmeras propostas de “Arcas de Noé” que não produzem alento. Elegem alguma espécie (sortuda) dita em extinção e agem como se apenas, sua eleita, merecesse herdar o que sobrar do mundo! A existência destas “naus” justifica-se pelos bons (e bem remunerados) empregos gerados, sim, mas não passam além de econômicas maquiadoras de imagens públicas, de grandes empresas, que produzem altíssimos passivos ambientais e sociais. Diante deste quadro equivocado de consumo e, de investimentos em “passagens para o céu” é preciso mudar o tom. É preciso que a afinação e os acordes sejam direcionados para a infinita capacidade intelectual do homem. Investimentos, não em “desculpas” e justificativas mas, na ciência e na pesquisa, em busca de soluções práticas e concretas, de forma que o uso de todos os recursos (naturais ou não) seja cada vez mais racionais. É preciso que intelectuais, formadores de opinião, cientistas, pesquisadores, universidades, Ongs, Institutos, ligados a atitudes e ações cujo objetivo seja a preservação, vejam pelo prisma do homem e, sejam uníssonos em uma nova proposta. Uma proposta radical, consciente, inovadora, totalmente desprendida de preconceitos e do conceito de apenas “economizar” para preservar. É preciso, para manter o homem no planeta e, o planeta do homem, muito mais do que discursos xiitas e de leis preservacionistas. É certo que quando aumentam as bocas, melhor do que economizar nos “feijões” é saber como multiplicar seus grãos!

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Chlorophanes Spiza  © Carlos Rizzo

Chlorophanes spiza
©Carlos Augusto Rizzo
Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor