Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-Feira, 01 de OUtubro de 2007 - Nº 1853 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
Caçador é detido com ovos de macuco e tatu dentro do PESM
UNITAU participa de Congresso Mundial de Dermatologia


Caraguatatuba
Sebrae de Caraguá oferece dois novos cursos para empreendedores em outubro
Letras de Luz apresenta Maria Borralheira
Obras de ampliação começam no UNIMÓDULO
Gestores de educação da região sul realizam evento sobre ética e respeito na diversidade
Prefeitura de Caraguá instala novas lixeiras em vários pontos da cidade
Prefeitura interdita a partir de quarta-feira trecho da Santa Cruz que poderá ser Calçadão
Cursos de qualificação profissional do CEFET têm inscrições gratuitas em Caraguá

Ilhabela
Presidente da CMI propõe que secretarias prestem contas trimestralmente
Centro Histórico pode ganhar Banco 24 horas


São Sebastião
Juan alerta para possível intenção do Estado em privatizar Porto de São Sebastião junto com Tamoios para atrair iniciativa privada
Prefeito afirma que Transpetro se nega a assinar convênio
São Sebastião participa de II Congresso Interamericano de Resíduos Sólidos no Clile

Ubatuba
Trabalhadores rurais protestam contra rigor da legislação ambiental
Programa Maré Legal agora também no grande ABC
Secretário de Educação acompanha alunos do Curso de Turismo em viagem técnica
Jogos Escolares começam na próxima semana em Ubatuba
Notícias da FUNDART

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Caçador é detido com ovos de macuco e tatu dentro do PESM

Litoral Norte - Um adolescente de 17 anos foi detido acusado de caçar no interior de uma unidade de conservação no Parque Estadual da Serra do Mar, no km 6 da estrada da Limeira, no bairro Jaraguá, Costa Norte de São Sebastião. O caçador foi pego com cinco ovos de macuco – ave silvestre – e um tatu novecintas, durante uma operação integrada entre o Instituto Florestal e a Polícia Ambiental (IF), na manhã de quinta-feira.
O tatu já estava morto e preso em uma armadilha junto com os ovos e mais outras duas armadilhas, escondidos no interior de um saco plástico. Estes animais silvestres que vivem na Mata Atlântica estão ameaçados. “Era uma fiscalização rotineira que fazíamos para verificar o rancho de uma senhora.
Quando estávamos voltando, eu avistei um vulto na estrada e parei a viatura. Os dois policiais ambientais e o guarda-parque foram atrás e encontraram o saco com os ovos e o tatu. Em vistoria na mata, o menor foi encontrado com um facão e outros petrechos de caça”, comentou o assistente do diretor do Instituto Florestal, Paulo Maia.
Alguns cães, que são usados para perseguir a caça, estavam junto com o caçador. “Ele negou estar acompanhado, mas tinha um caseiro junto com ele, que conseguiu fugir. O adolescente disse que pegou o tatu para consumo próprio. Já os ovos ele disse que levaria para uma galinha chocar. Provavelmente deveria comê-los junto com o tatu em companhia do caseiro”, acrescentou Maia.
“É muito difícil pegarmos um caçador, geralmente encontramos apenas os animais silvestres. A fauna já está em uma situação difícil porque houve a diminuição das áreas de Mata Atlântica que torna dificultosa a reprodução das espécies e ainda os bichos terem que conviver com o perigo do caçador”, lamentou Edson Lobato, diretor do IF.
O adolescente foi encaminhado ao 3º Distrito Policial, onde foi lavrado um boletim de ocorrência de ato infracional de crime ambiental. Ele foi liberado na presença da mãe.
Já na Polícia Ambiental, os responsáveis pelo jovem vão responder pelo artigo 29 da lei de crimes ambientais com agravantes como matar, perseguir e caçar animal silvestre, remoção de ovos e penetração em uma unidade de conservação portando facão e armadilhas para a caça. As infrações da lei somam multa no valor de R$ 24 mil.
Ameaçados - Tanto a tatu fêmea quanto os ovos do macuco estão ameaçados. “Os animais quando constam nas listas de extinção do Ibama e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, já praticamente sumiram.
O tatu novencintas e o macuco estão ameaçados porque as populações estão ficando cada vez menores e isoladas, isto acontece a nível nacional, com as interferências e a destruição da mata. Isolados em bolsões, milhares de indivíduos já podem não ser saudáveis e não conseguem se reproduzir. É quando podem sofrer um risco de extinção”, explicou o biólogo.
O macuco, cujo nome científico é Tinamus solitarius, é uma ave silvestre de aparência galinácea e geralmente bota cerca de cinco ovos, porém apenas um sobrevive. “São aves de interior de mata. Os ovos são verdes para que possam ficar camuflados na mata. Apenas na remoção do ninho, os embriões já morreram, porque houve a quebra do saco embrionário. Uma galinha poderia até chocar um ovo de macuco, pela semelhança, mas é muito difícil a remoção do habitat natural sem que o embrião morra. Mas ainda que possível, a criação de animal silvestre em cativeiro, também é crime ambiental”, explicou o biólogo.
“Nós já recebemos algumas denúncias na região da estrada da Limeira de pequenos bandos que caçariam animais para a venda por encomenda para o consumo da carne. Estas quadrilhas agiriam semelhante aos palmiteiros. Uma parte do bando ficaria enfiada na mata e a outra parte distribuiria a carne. Porém quem denuncia tem medo”, expôs Rossi. A carne de caça para o consumo é de animais da Mata Atlântica como anta, capivari, paca, cutia, tatu e porco do mato.
“Nunca recebemos nenhum tipo de denúncia voltada para a caça de animais por encomenda. Recebemos apenas denúncia de caça. Mas sempre fazemos fiscalizações rotineiras no Parque Estadual da Serra do Mar”, disse o tenente da Polícia Ambiental, Marco Aurélio Ribeiro da Silva. (Fonte: Imprensa Livre)

UNITAU participa de Congresso Mundial de Dermatologia

Litoral Norte  - A equipe de Dermatologia da Universidade de Taubaté (UNITAU) participará do Congresso Mundial de Dermatologia, em Buenos Aires, de 1° a 5 de outubro. O evento, realizado pela primeira vez no Hemisfério Sul, é o mais importante da área e acontece a cada cinco anos.
O Congresso reunirá mais de 12 mil médicos dermatologistas do mundo todo, para mostrar os avanços da dermatologia mundial - desde a dermatologia básica, passando por doenças contagiosas, até os modernos tratamentos estéticos.
Formada por cinco dermatologistas que atuam no Hospital Universitário de Taubaté (HUT), a equipe apresentará cinco trabalhos científicos, que abordam: os efeitos colaterais de remédios, que provocam manifestações graves na pele e podem levar o paciente a óbito; as alterações dermatológicas em pacientes submetidos a terapia intensiva; e os cuidados que devem ser tomados com crianças que apresentam epidermólise bolhosa, doença genética que produz bolhas em toda pele.
No evento, os pesquisadores da UNITAU também apresentarão a experiência brasileira com o Dermacamp, acampamento para crianças com doenças severas na pele. “Mostraremos os efeitos benéficos aos que participam desse projeto”, ressalta o coordenador da equipe de Dermatologia da UNITAU, prof. Dr. Samuel Mandelbaum,
Socialização do conhecimento - A equipe também ministrou curso no Congresso Brasileiro de Enfermagem em Dermatologia, voltado para enfermeiras, no dia 27 de setembro, na capital paulista. O curso abordou as bases anátomo-fisiológicas da cicatrização, fatores que interferem na cicatrização, a pele nas diferentes etapas da vida (criança, adulto, idoso). (Fonte: UNITAU)


Notícias de Caraguatatuba Topo



O Guaruçá Caraguatatuba

Sebrae de Caraguá oferece dois novos cursos para empreendedores em outubro
O Posto de Atendimento ao Empreendedor de Caraguá está com inscrições abertas para dois novos cursos, que acontecerão a partir da segunda semana de outubro

Caraguatatuba - O Sebrae de Caraguá, que funciona por meio do Posto de Atendimento ao Empreendedor, com o apoio da Prefeitura Municipal, está com inscrições abertas para dois cursos que acontecerão a partir da segunda semana de outubro.
O curso "Meu Negócio: O que é preciso conhecer para se ter sucesso", será realizado de 8 a 11 de outubro, das 18h às 22h, com carga horária total de 16h, com foco em gestão empresarial. De acordo com o posto do Sebrae de Caraguá, o objetivo deste workshop é capacitar o empreendedor para tomadas de decisões na gestão financeira de seu negócio, e devem participar do curso, empresários interessados em expandir negócios e empreendedores em potencial que desejam abrir sua própria empresa. O valor da capacitação é de R$ 50,00 e as inscrições devem ser feitas com antecedência.
Outro curso que acontecerá em outubro, de 5 a 10 é "Aprendendo a Empreender", com dois horários alternativos para formação de turmas: das 8h30 às 12h30 ou das 18h30 às 22h30.
O workshop é direcionado a donos de negócios formal e informal, futuros empreendedores que estão abrindo um pequeno negócio, profissionais liberais, membros de cooperativa, entre outros. Entre os principais temas estudados durante a capacitação estão O Empreendedor, Educação empreendedora, o Mercado, Marketing, os quatro P's do Marketing, Os números da empresa, entre outros.
Além das capacitações, no dia 8 de outubro, às 19h, o Sebrae oferecerá uma palestra gratuita com o consultor Roberto Lessa com o tema "Entendendo Custos, Despesas e Preço de Venda".
O curso "Aprendendo a Empreender" é gratuito e tem vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas no Posto Sebrae de Caraguá, que fica localizado junto ao prédio da Secretaria da Administração da Prefeitura Municipal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3897-8198. Participe! (Fonte: PMC)

Letras de Luz apresenta Maria Borralheira
Apresentação acontece dias 1 e 2 de outubro no Auditório da Fundacc

Caraguatatuba - O projeto Letras de Luz, uma parceria da Bandeirante Energia e Fundação Victor Civita em conjunto com a Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e a Prefeitura Muncipal apresenta o próximo conto, desta vez um infantil, em comemoração ao Dia das Crianças. Maria Borralheira. Esse é o primeiro voltado para esse público desde o início do projeto. Com a direção de Adbailson Cuba e atores da cidade, o espetáculo acontece nos dias 1º e 2 de outubro no Auditório da Fundacc.
No dia 1º, segunda-feira, o espetáculo acontece às 10h00, às 15h00 e as 17h00. Já no dia 2, terça-feira, somente às 10h00.
O espetáculo é uma versão da história de Cinderela, um clássico de Perrault e é, sem dúvida, um dos contos mais populares entre as fábulas infantis e faz sucesso em todos os cantos do mundo. Na versão de Silvio Romero, a heroína ganhou o nome de Maria e os atores em Caraguatatuba dão vida aos personagens sob a direção de Adbailson Cuba. Imperdível!
Mais informações na Fundacc 12 3883 3737/38833727 e 3883 7555. (Fonte: Fundacc)

Obras de ampliação começam no UNIMÓDULO
Objetivo é oferecer melhor estrutura para os alunos e futuros ingressantes; instituição aumentou 10 cursos para 2008

Caraguatatuba -  As inovações não param no Centro Universitário Módulo. Após anunciar a abertura de 10 novos cursos de graduação já para 2008, o UNIMÓDULO informa o início das obras de ampliação para receber os novos alunos e proporcionar melhores condições para os estudantes.
O canteiro começou a ser instalado na última semana, no Campus Martin de Sá. A área total construída será de 4400m2, composta por um prédio de três andares e um prédio térreo, com previsão para ampliação vertical. Eles terão interligação coberta. Haverá ainda área a ser destinada para Convivência.
O pró-reitor Acadêmico do UNIMÓDULO, Maurício Ribeiro da Silva, revela que serão construídas novas unidades de salas de aula, laboratórios e bibliotecas. "O mais importante é que em 2008 entrarão em vigor novas unidades do projeto pedagógico que começou a ser implantado neste ano e para as quais todos os cursos estão adaptados".
Para evitar transtornos aos alunos, as aulas próximas ao canteiro de obras foram remanejadas para outras salas. A previsão é de que os trabalhos se encerrem em cinco meses, estando tudo em pleno funcionamento para o início do próximo ano letivo. (Fonte: Módulo)

Gestores de educação da região sul realizam evento sobre ética e respeito na diversidade
Para difundir a importância sobre conceitos fundamentais, como ética e respeito, um grupo de gestores de escolas municipais realizará no próximo dia 4 de outubro, um evento com essa temática, que incluirá uma passeata pelos bairros. A comunidade está convidada a participar do encontro.

Caraguatatuba -  Os moradores de bairros da região Sul de Caraguatatuba poderão participar, no próximo dia 4 de outubro, de um evento que visa promover a ética e o respeito em toda a comunidade. A iniciativa é de um grupo de gestores de escolas municipais, que a partir do Programa de Formação Continuada de Gestores, promovido pela Secretaria da Educação, decidiram realizar este ato público, envolvendo alunos, pais, professores e a comunidade em geral.
Os oito gestores que participam da atividade, administram as seguintes unidades: EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª Edna Maria Ferraz Nogueira e Prof. Geraldo de Lima, do Perequê Mirim; Masako Sone, do Pegorelli; Profº Alaor Xavier Junqueira, do Travessão; CEI Leonor Mendes de Barros, do Travessão e CEI Profª Célia Rocha Lobo, do Perequê Mirim; Biblioteca Cecília Meireles e CIASE, ambos do Travessão.
Conforme explica o diretor da Biblioteca, Luiz Henrique Lúcio Goulart, que integra a equipe de gestores, a principal proposta do evento é promover reflexões sobre os valores morais, tão deteriorados nos dias atuais. Ele explica que o slogan do encontro será "Ética e Respeito na Diversidade".
O movimento iniciará com uma passeata que sairá do bairro Perequê Mirim e passará por todas as unidades escolares da região, concentrando-se ao final, no CIASE. Neste local, os participantes encontrarão com os idosos, que estarão participando das atividades promovidas pela Secretaria da Assistência Social na Semana dos Idosos. Goulart acredita que reunir pessoas de todas as idades será um meio de unir forças em prol de uma comunidade mais solidária e com melhor qualidade de vida.
A diretora da EMEF Edna Maria Nogueira Ferraz, Ivone Cardoso Vicente Alfredo, comenta que durante a realização do projeto, houve a supervisão da consultora Marli Barros, que desenvolve o trabalho de Formação Continuada com os Gestores. Ivone diz que os diversos valores já são trabalhados com os alunos desde o início do ano, porém, para a realização dessa ação, foram escolhidos como foco principal a ética e o respeito.
Entre as atrações do evento, está a apresentação da Fanfarra e um grupo de dança da EMEF Alaor, e uma apresentação teatral do CEI do Perequê Mirim. É importante ressaltar que após o evento, as ações do Projeto "Vivendo Valores" continuarão a serem desenvolvidas até o final do ano em todas as unidades escolares de Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá instala novas lixeiras em vários pontos da cidade
Desde o início da semana a Prefeitura está executando a instalação de lixeiras em vários pontos da cidade. A medida, que instalará 45 lixeiras, visa preservar a limpeza da cidade.

Caraguatatuba -  A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, iniciou esta semana a instalação de novas lixeiras em diversos pontos da cidade. Ao todo, serão instaladas 45 lixeiras, principalmente em locais com bastante movimentação de pedestres, como na Avenida da Praia e região central.
De acordo com o secretário de Urbanismo, Habitação e Trânsito, Leandro Borella Barbosa, a administração resolveu instalar as novas lixeiras após detectar a necessidade em diversos locais do município.
"Verificamos que em vários lugares não haviam lixeiras e com isso, nem sempre as pessoas tinham onde jogar o lixo. Por esse motivo fizemos um levantamento, que resultou nessa ação, na qual iremos instalar mais 45 lixeiras. Vários trechos serão beneficiados, principalmente no Centro e Avenida da Praia, onde verificamos a maior necessidade. Nesses pontos, notamos que haviam muitos espaços entre um local com lixeira e outro", destacou.
A previsão é de que na próxima semana todas as novas lixeiras já estejam instaladas, para que a comunidade possa fazer também sua parte e preservar a cidade limpa, jogando o lixo no local devido. (Fonte: PMC)

Prefeitura interdita a partir de quarta-feira trecho da Santa Cruz que poderá ser Calçadão
A partir de 3 de outubro, um trecho da Rua Santa Cruz será interditado por tempo indeterminado. A ação é um teste da Prefeitura para ver a possibilidade de atender uma reivindicação dos comerciantes da região, que é de estender o calçadão.

Caraguatatuba -  A partir da próxima quarta-feira, dia 3 de outubro, os motoristas e pedestres que circulam pela região central de Caraguatatuba vão notar uma diferença no tráfego de veículos. É que um trecho da Rua Santa Cruz, entre as ruas Altino Arantes e José Darmaco dos Santos, estará interditado para o trânsito de veículos.
Trata-se de uma ação da Prefeitura, que realizará essa alteração por tempo indeterminado, para verificar a viabilidade de transformar o local futuramente em uma extensão do Calçadão.
Conforme explica o secretário de Urbanismo, Habitação e Trânsito, Leandro Borella Barbosa, essa mudança será realizada a pedido dos próprios comerciantes da região. Ele conta que houve um consenso entre todos os proprietários de estabelecimentos comerciais da via, que emitiram à Prefeitura um abaixo assinado solicitando a transformação do local num Calçadão.
"A Prefeitura já tinha um projeto para estender o Calçadão Santa Cruz, mas nesse período houve essa iniciativa dos comerciantes, que reforçou ainda mais essa possibilidade", explica Borella. Ele conta que foi realizada uma avaliação e constatou-se a principio que a alteração não irá atrapalhar de maneira significativa o trânsito.
O secretário ainda diz que a administração resolveu iniciar essa mudança uma vez que é um pedido que poderá beneficiar o comércio local. "São apenas 50 metros de extensão e já que não vai atrapalhar o trânsito e é bom para os comerciantes, consequentemente será uma iniciativa boa para a cidade", destacou.
Ele conta que haverá um período de teste, pois mesmo com as pesquisas indicando que não haverá muitos problemas no fluxo de veículos, isso pode ocorrer. Neste caso, a Prefeitura não levará o projeto adiante e liberará novamente a circulação de veículos na via. Essa alteração vai refletir apenas no fluxo da Rua José Damarco dos Santos, que passará a ser mão única.
Para Erlandio Gomes, da Fran Presentes, a mudança vai trazer benefícios aos comerciantes. Ele relata que não já tem locais para estacionamento na via e o fluxo de carros acaba atrapalhando o movimento das lojas. Gomes diz que o abaixo assinado foi um meio encontrado para que a mudança acontecesse. "Atualmente as pessoas chegam até o final do calçadão e voltam, não chegam até essa parte da Rua Santa Cruz. Por isso que o fechamento será importante para quem está nessa região", completou.
Aracelis Tedesco Dalcceco das Neves, gerente da loja "Variedades de 1 Real" concorda que um Calçadão no local auxiliaria o desenvolvimento do comércio. Ela comenta que a rua é estreita e que o fluxo de carros já sofre dificuldades nesse trecho. "Seria melhor o fechamento, pois observamos que o fluxo de pessoas em Calçadões normalmente é bem maior, o que traria benefícios ao comércio em geral e mais comodidade aos clientes", finalizou. (Fonte: PMC)

Cursos de qualificação profissional do CEFET têm inscrições gratuitas em Caraguá
Do dia 1º até 5 de outubro, estarão abertas as inscrições para quatro cursos gratuitos de qualificação profissional do CEFET (antigo CEPROLIN)

Caraguatatuba - O CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (Unidade Caraguatatuba), que funciona no prédio do antigo CEPROLIN, está com novas vagas para quatro cursos de qualificação profissional, que acontecerão a partir do mês de outubro.
O curso de FPC - Formação de Preço e Custos acontecerá de 8 a 24 de outubro, às segundas e quartas-feiras, das 15h às 17h, com carga horária total de 12 horas. O pré-requisito para participar desta capacitação é atuar no comércio e podem participar ambulantes e vendedores legalizados.
Ainda no mês de outubro, haverá o curso de Sistemas de Informação para Administradores de Empresas, no dia 15, com carga horária total de 8 horas , previsto para acontecer das 9h às 18h. Para participar basta e ser micro-empresário.
Na área de computação, o CEFET está oferecendo o curso de Informática Básica, de 25 de outubro a 6 de dezembro, sempre às quintas-feiras, das 18h às 22h35, com carga horária total de 21h e sem pré-requisitos.
Haverá também o curso de qualificação "Noções Básicas e Leitura de Projetos de Construção Civil", com início a partir de 18 de outubro e previsão de término para 22 de novembro. Esta capacitação é aberta a todos e acontecerá sempre às quintas-feiras, das 18h às 22h35, com carga horária de 20 horas.
Além dos cursos de qualificação profissional gratuitos, o CEFET realizará no dia 9 de outubro (terça-feira), a palestra "Elaboração de Currículos", às 19h. As inscrições para os cursos são gratuitas e podem ser feitas de 1 a 5 de outubro no CEFET, que fica na Avenida Rio Grande do Norte, 450, no bairro Indaiá. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3888-3888. Participe! (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Presidente da CMI propõe que secretarias prestem contas trimestralmente

Ilhabela - Um dos Projetos de Lei apresentados pelo Presidente da Câmara de Ilhabela Professor Joadir Capucho (Sem Partido), na última sessão (24/09), dispõe sobre a apresentação trimestral de prestação de contas e relatório de atividades pelas Secretarias Municipais.
Segundo Capucho, o aumento da prestação de contas faz crescer proporcionalmente a credibilidade pública nas instituições: “A transparência no trato correto, legal e eficiente dos recursos públicos pode ser revelada com o fornecimento de informações e a análise das prestações de contas das Secretarias Municipais”, explica o Presidente da Casa.
A propositura permite conhecer não apenas a destinação dos recursos públicos, mas também os resultados obtidos.
Com a medida, as Secretarias Municipais deverão apresentar semestralmente, até o décimo quinto dia do mês subseqüente, na Câmara Municipal, a prestação de contas detalhada dos recursos destinados ao seu funcionamento e relatórios dos atendimentos e das atividades por elas desenvolvidas.
Letra de forma nos receituários médicos - Outro projeto apresentado pelo parlamentar na sessão dispõe sobre a grafia de receitas médicas e odontológicas na rede pública municipal de saúde. Conforme a proposta, médicos e dentistas da rede pública municipal ficam obrigados a prescrever os receituários a tinta, de modo legível, em letra de forma.
O Presidente afirma que a dificuldade de compreensão da grafia dos médicos nos receituários é de conhecimento geral e que até mesmo os farmacêuticos experientes não raro ficam em dúvida entre dois nomes parecidos, mas que têm efeitos totalmente diversos.
“A essa dificuldade de leitura foi atribuída recentemente a morte de um paciente que foi medicado com um remédio vendido por um farmacêutico que decifrou de forma errada a letra do médico. A grafia de receitas médicas e odontológicas em letra de forma, garantirá que os receituários sejam facilmente compreendidos, evitando-se assim enganos que podem colocar em risco a saúde e até mesmo a vida dos pacientes”, justificou o Professor Joadir. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Centro Histórico pode ganhar Banco 24 horas

Ilhabela - O vereador Joadir Capucho apresentou na última sessão de Câmara um requerimento solicitando a empresa Tecban-Tecnologia Bancária S.A, a instalação de um Banco 24 horas na região central de Ilhabela.
O centro turístico ilhéu, atualmente abriga apenas um banco que tem previsões de mudança para o bairro do Perequê, distante cerca de seis quilômetros, assim como aconteceu com as outras duas instituições bancárias que tinham sede no local.
“Quando isso acontecer, o Centro Histórico que é um dos cartões postais da cidade e ponto turístico de visitação obrigatória vai ficar totalmente desprovido de atendimento bancário”, explica Joadir.
Em sua justificativa, o presidente ressalta que Ilhabela foi inserida pelo Ministério do Turismo nos 65 destinos turísticos brasileiros contemplados nas metas do Plano Nacional do Turismo 2007-2010, lançado em junho deste ano, em Brasília.
O plano tem como uma de suas metas estruturar os 65 pontos turísticos com padrão de qualidade internacional. “É de extrema importância a instalação de um Banco 24 Horas no Centro Histórico do município para atender às necessidades da população e do turismo que movimenta a economia local”, finaliza. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Juan alerta para possível intenção do Estado em privatizar Porto de São Sebastião junto com Tamoios para atrair iniciativa privada

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Juan Garcia, afirmou em entrevista coletiva na última quinta-feira, no gabinete, que o Governo Estadual pode querer oferecer a privatização do Porto de São Sebastião junto com a Rodovia dos Tamoios para que a iniciativa privada tenha maior interesse na licitação da obra de duplicação da rodovia.
De acordo com Juan, a Tamoios não foi colocada junto com outras rodovias no pacote de concessão, pois não haveria tanto interesse por parte da iniciativa privada, depois que o Porto foi tirado do projeto de licitação.
“No início, o projeto colocava em um mesmo pacote a Tamoios e o Porto de São Sebastião, com a criação da Docas de São Sebastião e o porto ficando sob responsabilidade do Governo Estadual, não há tanto interesse privado na Tamoios, como antes. Não tem nada haver com problemas ambientais”, afirmou Juan.
O prefeito sempre se mostrou totalmente a favor de um porto público, de preferência, sob administração municipal. A prova disso é a luta que ele está travando com a Secretaria de Transportes do Governo Estadual, no sentindo de reverter a decisão do Governador José Serra em sediar a Docas de São Sebastião em São Paulo.
“São Sebastião quer a municipalização do porto, se isso não for possível, queremos participar da administração. Depois de nossa luta em favor disso, o município faz parte do Conselho Fiscal do Porto e foi criada a Docas de São Sebastião”.
Juan diz que vai alertar os prefeitos da região para uma possível idéia de haver uma pressão política para que ele aceite ceder o Porto de São Sebastião junto com a Rodovia dos Tamoios. “Vamos lutar sempre por um porto público. Sou totalmente contrário a dar nosso porto por 50 anos para a iniciativa privada”.
O prefeito também questionou uma série de outros posicionamentos adotados pelo Governo do Estado de São Paulo. Juan citou as verbas do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) para obras no município que não foram pagas pelo Estado, num total de R$ 15 milhões.
“As obras foram e estão sendo feitas, e o Governo Estadual já avisou que não vai pagar promessas feitas na gestão anterior, apenas vai cumprir os acordos firmados a partir de 2007”, reclamou Juan, lembrando que o governador mudou, mas o partido é o mesmo há 12 anos.(Fonte: Imprensa Livre)


Prefeito afirma que Transpetro se nega a assinar convênio
Parceria entre Senai, Prefeitura e Transpetro era para realização de cursos profissionalizantes

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Juan Garcia, durante entrevista coletiva na tarde de quinta-feira, afirmou que a Transpetro (empresa de Logística e Transporte do Brasil, a Petrobras Transporte S. A.) estaria se negando a assinar convênio firmado entre a Prefeitura Municipal, a Transpetro e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para a realização de cursos de manutenção industrial no município.
“A Transpetro teria que assinar o convênio com a escola e está se eximindo, dizendo que não tinha conhecimento do tipo de convênio firmado. Mas os três departamentos jurídicos (prefeitura, Senai e Transpetro) participaram das reuniões. O curso foi proposto pela Transpetro”, afirmou Garcia.
Segundo o prefeito, o curso já era para estar em andamento. “Está sendo uma desilusão muito grande com a Transpetro. A empresa é a grande captadora da mão de obra e está fugindo da responsabilidade, sendo que participou da mesa de discussões e agora está oferecendo algumas dificuldades”, desabafou o prefeito.
Garcia afirmou que entrou em contato com o presidente da Transpetro, Sergio Machado. “Ele me disse que está com o convênio em sua mesa e há quatro semanas esperamos o retorno. Eu considero esta atitude um desrespeito muito grande com todos que participaram do convênio”, contou o prefeito.
A assessoria de imprensa da Transpetro em São Sebastião informou que o assunto está sendo analisado pela área de Recursos Humanos da estatal.
Cursos profissionalizantes - A parceria entre Prefeitura de São Sebastião, Transpetro e Senai vem sendo discutida desde o ano passado. A minuta do convênio entre Senai e Prefeitura Municipal foi assinada no dia 25 de junho para a realização de cursos de manutenção industrial no município. Na ocasião, o coordenador técnico do Senai/São José dos Campos, Carlos Ortunho Serra, encaminhara o convênio para ser referendado no conselho da instituição.
A previsão para o início das aulas era até o final deste ano. Ao todo são 500 vagas para os cursos do setor: preparação para o trabalho (240 vagas), carpinteiro de formas (20), introdução à soldagem (60), pedreiro (80), montador de andaimes (20), maçariqueiro (20), montador/encanador (20), soldador eclético (20) e pintor industrial (20).
Pelo convênio, a Transpetro/Petrobras investiria no pagamento do corpo docente do Senai, enquanto a Prefeitura de São Sebastião cederia o local para a realização das aulas - o galpão do CIP (Centro Integrado Profissionalizante) na Topolândia - e materiais de consumo. A Transpetro também deveria viabilizar a parceria de empreiteiras que prestam serviço no terminal para o fornecimento de equipamentos utilizados nos cursos.(Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião participa de II Congresso Interamericano de Resíduos Sólidos no Clile

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), participa entre os dias 3 e 6 de outubro de 2007, na cidade de Viña del Mar, no Chile, do 2° Congresso Interamericano de Resíduos Sólidos. O encontro tem a finalidade de trocar experiências sobre o que vem sendo desenvolvido na questão sanitária e ambiental nos países da América Latina. Diversos assuntos em relação ao tema serão abordados em mesas redondas e palestras.
O prefeito Dr. Juan Garcia, que também vai participar da conferência, debaterá o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos de São Sebastião. “O município está indo a convite para apresentar o seu plano e isso demonstra reconhecimento e seriedade no trabalho que vem sendo aplicado em São Sebastião. Estamos indo com o maior prazer em função dessa consideração”, diz o prefeito.
“O convite para participar veio devido a iniciativa de vanguarda da Prefeitura, principalmente em relação a parte de planejamento para aplicação de uma política de resíduos, que não fique restrita só a coleta, mas no aprofundamento das questões de educação ambiental e geração de renda”, acrescenta Teo Balieiro, secretário da Semam, que ministrará uma palestra sobre as atividades desenvolvidas em São Sebastião relacionadas aos resíduos.
A chefe da Divisão de Resíduos Sólidos, Letícia Theotonio, é a outra representante da Prefeitura. Durante o congresso, ela vai apresentar um trabalho técnico sobre resíduos gerados na construção civil. “O que é importante nesse evento é observar o avanço das políticas públicas na América Latina direcionadas para as áreas de resíduos. A troca de experiências é uma etapa fundamental para que a gente consiga estabelecer as boas práticas em todo o sistema de gerenciamento de resíduos”, completa.
O congresso terá a participação de países como Cuba, Argentina, México, Peru, Paraguai, Equador, Costa Rica, Porto Rico, Chile, entre outros. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara ACIU

Náutica quer desenvolvimento sustentável do setor e melhor estrutura

Ubatuba - A promessa do executivo municipal de que, no início do ano que vem, a cidade de Ubatuba vai receber um navio transatlântico, fez com que os empresários, principalmente da náutica, se mobilizassem em pedir às autoridades mais atenção ao setor em Ubatuba. Para fundamentar o pedido de apoio à prefeitura, um grupo de trabalho, envolvendo quase todas as marinas da cidade, realizou um estudo minucioso sobre a situação da náutica ubatubense e sua representatividade.
Os números obtidos mostram que o setor é responsável por empregar mais de 2 mil pessoas em Ubatuba, de funcionários permanentes das marinas até os pintores, marceneiros, laminadores, marinheiros particulares e etc.
O documento acrescenta ainda que a maioria maciça dos proprietários de embarcações possui casa de veraneio, sendo contribuinte de IPTU, imposto municipal e, conseqüentemente, gerando, pelo menos, mais dois empregos fixos para a manutenção de seus imóveis.
A proposta do Grupo de Trabalho da Náutica, que também discute o Plano Municipal de Turismo, acrescenta que o mercado de cruzeiros pode ser fundamental para o desenvolvimento turístico e econômico de Ubatuba. Entretanto, o coordenador do grupo, Gilmar Carvalho faz um alerta.
“Precisamos correr e nos organizar, para que as leis e autoridades do município garantam o desenvolvimento sustentável do setor, pois os transatlânticos estão aí buscando mais pontos de parada e Ubatuba não pode perder essa possibilidade de receber um mercado que cresce assustadoramente e garante um turismo rentável e de qualidade, como acontece em Ilha Bela”, completa o coordenador do Grupo de Trabalho da Náutica, acrescentando que “a cidade precisa de investimentos imediatos para modernização e ampliação da infra-estrutura atual, pois apenas desta forma conseguiremos cativar os visitantes que chegam à Ubatuba com interesses no setor náutico e marítimo”. A prefeitura recebeu o documento e deve garantir legalmente, por meio da Lei de Uso e Ocupação do Solo, maior atenção ao desenvolvimento do setor em Ubatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Audiências públicas da Lei de Uso e Ocupação do Solo começam nesta semana

Ubatuba - A primeira das 11 audiências públicas que serão realizadas em Ubatuba para deliberar sobre o projeto da nova Lei de Uso e Ocupação de Solo do município será realizada na próxima sexta-feira, dia 5 de outubro, no Distrito Oeste. Serão duas audiências por distrito e uma audiência pública final que definirá o teor da nova lei que será encaminhada para apreciação da Câmara Municipal até o fim de outubro
Durante toda esta semana, a comissão de sistematização de elaboração da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo esteve reunida com os coordenadores de todos os distritos discutindo as contribuições de cada região e elaborando os mapas e artigos referentes a cada um deles.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a realização de mais de dez audiências públicas para debater a proposta final da Lei de Uso e Ocupação do Solo, além das dezenas de reuniões realizadas envolvendo toda a comunidade é mais uma prova da participação popular em seu governo. “Assim como foi no Plano Diretor, novamente a comunidade participou ativamente das discussões, promovendo um verdadeiro show de democracia”, finaliza.

Veja a programação abaixo:

Distrito Sede
Datas: 8/10/07 e 15/10/07
Horário: das 19 às 22 horas
Local: Escola Municipal Padre José de Anchieta
Endereço: Rua Amazonas, 595- Sumaré – fone: 3832-7310

Distrito Oeste
Datas: 5/10/07 e 19/10/07
Horário: das 19 às 22 horas
Local: Escola Municipal Madre Maria da Glória
Endereço: Rua da Educação, 340- Parque dos Ministérios - fonel: 3833-6330

Distrito Centro-Sul
Datas: 10/10/07 e 17/10/07
Horário: das 19 às 22 horas
Local: Escola Municipal Professora Semíramis Prado de Oliveira
Endereço: Rua Guilherme Crispim Menezes, 30 – Saco da Ribeira - fones: 3842-1282/3842-2153

Distrito Norte
Datas: 11/10/07 e 18/10/07
Horário: das 19 às 22 horas
Local: Escola municipal José Belarmino Sobrinho
Endereço: Estrada Municipal, S/nº - Puruba – fone: 3845-3184

Distrito Sul
Datas: 9/10/07 e 16/10/07
Horário: das 19 às 22 horas
Local: Sede Regional Sul
Endereço: Rua: Sargento Oscar Rossin, nº 10- Maranduba – fone: 3849-8480

AUDIÊNCIA FINAL
Data: 26/10/2007
Horário: 17:00 às 22:00 horas.
Local: Escola Municipal Padre José de Anchieta
Endereço: Rua Amazonas, 595- Sumaré - 3832-7310(Fonte: PMU)

Ubatuba terá torneio de jiu jitsu

Ubatuba - O "Torneio de Jiu Jitsu de Ubatuba" deverá reunir cerca de 500 atletas de várias regiões do Brasil. Segundo a secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Ubatuba, organizadora da competição, 50 academias já estão inscritas para participar do evento. A competição está marcada para o dia 7 de outubro, a partir das 8h30, no Ginásio Municipal Benedito Pinho Filho (Tubão). Segundo o secretário de Esporte, Bittencourt Jr., Ubatuba deverá alcançar bons resultados no torneio. "Temos chances de medalhas em todas as categorias, principalmente na adulto. É um torneio que reunirá grandes feras do jiu jitsu", avaliou. Dos atletas de Ubatuba que estarão competindo, os destaques são Jean Fileto e Wladimir Chileno. (Fonte: PMU)

Ubatuba recebe prêmio em Fórum Estadual de Tuberculose
A equipe do Programa de Controle da Tuberculose de Ubatuba foi premiada pela qualidade nas ações desenvolvidas no município

Ubatuba - Ubatuba participou do Fórum Estadual de Tuberculose, realizado na última quarta-feira, 26, em São Paulo. Na ocasião, a equipe do Programa de Controle da Tuberculose foi premiada pela qualidade nas ações desenvolvidas no município. Além disso, o grupo apresentou para os demais municípios presentes, o projeto realizado no Bairro do Camburi, onde as ocorrências de tuberculose foram consideradas altas em relação ao número de habitantes do local.
Com o objetivo de alertar a população e manter a tuberculose longe do município, a Prefeitura de Ubatuba, por meio do Programa de Controle da Tuberculose (PCT) da Secretaria de Saúde, em parceria com o Programa de Saúde da Família realiza diversas ações de prevenção, busca ativa de casos e apoio aos pacientes e familiares.
Segundo o coordenador do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Fernando Skazufka Bergel, Ubatuba possui um sistema eficiente porque conta com uma equipe empenhada. “Ubatuba é uma cidade que oferece estrutura para receber os cidadãos com suspeita de tuberculose que procuram os serviços de saúde. O Programa de Saúde da Família (PSF) desenvolve ações de diagnóstico precoce da doença. Além disso, desenvolvemos um método de retornos freqüentes, que faz com que o paciente tenha um maior comprometimento com o tratamento.”
Prevenção e tratamento - Todo indivíduo com tosse por mais de três semanas deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência para uma avaliação médica e para coleta de exame de escarro, que é o método de escolha para o diagnóstico da tuberculose e deve ser realizado em todo caso suspeito.
O método mais eficiente para reduzir o número de doentes de tuberculose é identificá-los rapidamente, iniciando e garantindo seus respectivos tratamentos. Pouco tempo após o início do uso dos medicamentos, o paciente pára de transmitir a doença.
Bergel afirma que a tuberculose é uma doença que tem cura e o tratamento é gratuito, mas é de importância fundamental que o paciente tome todos o medicamentos corretamente segundo as orientações da equipe de saúde. "O abandono do tratamento e o uso errado dos medicamentos podem ocasionar resistência do microorganismo, tornando-os ineficazes. Nesse caso, a vida do paciente e de toda a comunidade é colocada em risco.”
O infectologista afirma ainda que um fator que dificulta o tratamento é o preconceito. "Algumas pessoas, inclusive a própria família, têm o péssimo hábito do preconceito. Resolvem afastar-se do doente no momento em que ele mais precisa de apoio, carinho e compreensão".
Sobre a doença - Tuberculose é uma doença causada por um microorganismo chamado Mycobacterium tuberculosis que acomete principalmente os pulmões. É adquirida através do ar após contato prolongado com paciente doente de tuberculose, por meio da fala, tosse ou espirros, que espalham no ar minúsculas partículas (“gotículas” denominadas aerossóis) com o agente causador da doença. O principal sintoma da tuberculose é a tosse persistente, que dure mais de três semanas, podendo ser acompanhada de febre, emagrecimento, falta de apetite e suores noturno. (Fonte: Assessoria de Comunicação (Fonte: PMU)

Pescadores ubatubenses se reúnem para implantação de Projeto da Maricultura
O projeto proporcionará um incremento de cerca de três toneladas e meia de mexilhões por produtor. Para a produção municipal, isso representa um aumento de cerca de 100 toneladas, além do potencial para fazer de Ubatuba o principal pólo produtor do Litoral Norte

Ubatuba - Durante toda esta semana, os maricultores ubatubenses estiveram reunidos na Praça Benedito Inácio Pereira (BIP), confeccionando coletores artificiais para o cultivo de mariscos nas fazendas marinhas em Ubatuba, com orientação técnica do chefe de fomento à maricultura, Alexandre Novais. O Projeto de Desenvolvimento Responsável, Ordenado e Sustentado da Maricultura beneficiará cerca de 50 famílias, espalhadas por 16 praias do município. Para a produção municipal, isso representa um aumento de cerca de 100 toneladas, além do potencial para fazer de Ubatuba o principal pólo produtor do Litoral Norte.
Um investimento de R$ 187.012,50 foi feito, entre verbas do governo federal e da prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa). O projeto conta com a parceria da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap) do Governo Federal, Instituto de Pesca, Ministério da Agricultura e Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo (Amesp).
Na opinião do presidente da Amesp, Ingo Miethke uma das grandes vantagens do desenvolvimento desse projeto é o fortalecimento da união entre os maricultores da cidade. “Nós estamos tendo a oportunidade de trabalhar juntos, nos conhecer melhor. Esse projeto vai impulsionar a maricultura no município e é um incentivo muito grande que a prefeitura está dando para nós, como nunca se fez antes.”
Uma solução ecológica - Os coletores artificiais foram desenvolvidos na própria cidade, pelo chefe de fomento à maricultura da Smapa, Alexandre Novais. Segundo ele, a grande vantagem ambiental do projeto é o fato de obter uma boa produção, sem a necessidade de tirar as sementes de mexilhão dos bancos naturais, além da possibilidade de continuar produzindo durante o defeso, ou seja, o ano todo.
Para o prefeito Eduardo Cesar, o projeto tem potencial para resgatar a maricultura no município. "A subsistência dessa atividade estava ameaçada pelas portarias do Ibama, que restringiram consideravelmente a coleta de sementes nos costões rochosos. Com esse novo método, os maricultores não precisam mais recorrer às fontes naturais, além de poder produzir durante todo o ano, independente do período de defeso."
O projeto - O projeto consiste na implantação de coletores artificiais de sementes de mexilhões nas fazendas marítimas já estabelecidas em todo o município, além da construção de uma balsa demonstrativa e um workshop ao final do projeto. A balsa demonstrativa será instalada da Praia da Barra Seca e terá a função de ensinar o método de cultivo aos produtores e interessados, além de servir de base de educação ambiental para crianças em idade escolar do município.
Ao todo, serão instalados 34 conjuntos, compostos por três coletores de captação de sementes de mexilhão.Este trabalho está sendo desenvolvido numa parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), Instituto de Pesca (IP) e a Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo (Amesp).
O projeto tem uma duração de 18 meses, entre instalação, fixação das sementes, monitoramento e desenvolvimento dos mexilhões. A secretária da Smapa, Valéria Gelli afirma que, ao final desse período, os coletores que foram recebidos em forma de empréstimo pelo governo federal serão repassados para a prefeitura. “A prefeitura, por sua vez, pretende manter este material em poder dos maricultores associados à Amesp.” (Fonte: Assessoria de Comunicação (Fonte: PMU)

Prefeitura promove palestras para pais e capacitações para professores

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Educação, promoveu uma palestra para os pais de alunos adolescentes da Escola Presidente Tancredo de Almeida Neves, com a psicóloga Mirian Palhares. O evento, que aconteceu entre os dias 24, 25 e 27 de setembro, teve o tema “Afetividade, uma vida sem problemas” e o objetivo de proporcionar aos pais uma reflexão sobre as necessidades dos filhos e orientar a família para uma vida mais feliz.
A diretora da Escola Tancredo de Almeida Neves, Rose Barbosa Marangoni, agradeceu os pais de alunos pelo comparecimento na Semana da Afetividade: "agradeço os pais pela presença e que eles saibam que estamos sempre à disposição para o que eles precisarem", disse a diretora.
Capacitação de professores - Nesta sexta-feira acontece ainda uma capacitação, iniciada na quinta-feira, 27, voltada para os professores da Educação Infantil, auxiliares de serviços infantis. Em média, 180 professores da rede municipal de ensino estão participando da capacitação promovida pelo Instituto Aryran. O tema tratado é: “Ambientes Enriquecedores para mexer e aprender com o objetivo de refletir sobre os espaços na escola."
Na opinião do prefeito Eduardo César, aprender a explorar o ambiente escolar é um desafio para os educadores. “Nossa intenção é fazer com as crianças aproveitem os espaços educativos da melhor forma possível, ampliando seus conhecimentos por meio das brincadeiras.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – (Fonte: PMU)

Fundart comemora aniversário da cidade com diversos eventos

Ubatuba - No mês de aniversário da cidade, a programação da Fundart oferece bons presentes para quem gosta de arte e cultura. Além das diversas apresentações musicais, neste mês acontece mais uma edição da grande festa de cultura popular, chamada “Caiçarada”. O evento acontecerá na Avenida Iperoig, de 11 a 13 de outubro. A festa deste ano será uma grande homenagem ao saudoso Ney Martins, que foi um dos idealizadores deste e de diversos outros projetos de cultura popular no município.
Comandado pelos artistas Fernando Moreno e Marilena Cabral, o Teatro de Bolso de Ubatuba, da Cia. de Teatro “Abençoados por Cunhambebe” está obtendo sucesso em suas apresentações, que acontecem sempre às quartas-feiras no Auditório Fundart, com a comédia Ensaio Geral, a partir das 20h30. O ingresso custa um quilo de alimento não perecível, a ser doado à Santa Casa.
De 11 a 31 de outubro, acontece também o 1º Salão de Fotografia de Ubatuba, na sede administrativa da Fundart, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Em feriados e finais de semana, o horário é das 18h às 22h. De 27 de outubro a 18 de novembro, acontece o já consagrado Salão Nacional de Belas Artes de Ubatuba. A exposição acontecerá no Sobradão do Porto, reunindo obras de artistas de todo o estado de São Paulo. (Fonte: Assessoria de Comunicação –(Fonte: PMU)

Lei beneficia Melhor Idade de Ubatuba

Ubatuba - Sancionada em Ubatuba Lei que agiliza os procedimentos administrativos em beneficio da Terceira Idade no âmbito municipal. De autoria do Vereador Charles Medeiros, a lei 2979/07 dispõe sobre a propriedade de tramitação e julgamento aos procedimentos administrativos municipais a cidadãos com idade igual ou superior a 60 anos.
No texto, idosos interessados terão prioridade na tramitação de todos os atos e procedimentos administrativos protocolados em Autarquias, Empresas de economia mista, Secretarias e Subprefeituras do Município de Ubatuba. Para a obtenção deste beneficio, o interessado deve juntar aos documentos prova de sua idade e requerer agilização à autoridade administrativa. Para o Vereador, trata-se de oferecer um pouco mais de dignidade e respeito a quem já prestou grandes contribuições a nossa sociedade. "É uma Lei que fortalece e reconhece os direitos dos idosos", afirma Charles Medeiros. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Festa no Ipiranguinha

Ubatuba - A comunidade católica do bairro do Ipiranguinha, estará realizando uma grande festa, nos dias 11, 12, 13 e 14 de outubro de 2007, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, na Praça Madre Sofia.
Programação do Evento
Dia 11 – Bandas Filhos de Jha, a partir das 21:00 horas
Dia 12 - Procissão de Moto às 16:00 horas e Banda Ramam às 21:00 horas
Dia 13 - Grupo Samba e Ousadia, a partir das 21:00 horas
Dia 14 – Super BINGÃO de 01 Moto 0 km, a partir das 16:00 horas.
Os festeiros Prof. Adilson Lopes e Serjão, agradecem a colaboração de todos e convidam os moradores dos bairros e da cidade para prestigiarem mais um evento realizado no bairro do Ipiranguinha.

CINEMA - Semana de 28/09 a 04/10/2007

"MIMZY- A CHAVE DO UNIVERSO"
Aventura!!!!! Dublado!!!!!
Ás 17:00 hs.

"PARANÓIA"
Suspense!!!!!!
Às 19:00 hs.

"O VIGARISTA DO ANO"
Drama!!!!
C/ Richard Gere!!!!!
Às 21:10 hs.


cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Poesia Topo

Menino curioso

Quando o menino Victor Félix
Perguntou se o ouriço do mar,
Que não tem pé nem cabeça,
Vivia de verdade,
Eu respondi que tudo
Não passou de uma feitiçaria
De um pajé tupinambá,
Que com uma almofada de agulhas,
Fez o bicho pindá,
Que não existe de verdade,
Exceto no planeta mar.

 

Felix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo


Ecoeficiência

A nova palavra será em breve vedete de editoriais e estará em local de grande destaque nos sonhos e pesadelos da maioria das empresas. Não bastarão selos de qualidade, produtos e serviços ecologicamente corretos e atestados de responsabilidade social. Nada irá justificar a falta da ecoeficiência.
 


Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


 

Sou Caiçara, Filho de Ubatuba!

Vou me identificar melhor, para que Ubatuba saiba quem é este seu Filho.
- Nasci no Sertão de Itamambuca, em 1958.
- Em 1979 tive o privilégio de ser o primeiro Professor a concluir o Magistério em Ubatuba, na Escola Capitão Deolindo de Oliveira Santos (Lecionei no Perequê-Açu, no Sertão da Quina e no Camburi, lá na divisa com o Estado do Rio de Janeiro).
- Em 1981 vim para São Paulo, para estudar e tentar manter nossas terras, já ameaçada por grandes especuladores desde há muito.
- Em 1985 concluí o Curso de Teologia (cinco anos), ligado à Universidade Mackenzie.
- Em 1993 concluí o Curso de Direito, pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).
- Em 1994 fiz o Curso de Pós-Graduação em Direito Processual Civil, pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).
- Passando quase vinte anos no Escritório de Advocacia Tesheiner Cavassani e Giacomazi Advogados Associados (Dr. Marcelo Tesheiner Cavassani) (desde 1988), há exatos quatro meses estou com meu modesto Escritório de Advocacia, tendo um bom início.
Para meu conforto e alegria, não deixei de ser Caiçara, como meus avós e Pais o foram, e não deixei de amar minha querida Cidade.
Pouco fiz por minha Ubatuba e por meu Itamambuca. Com Impostos, contribuo, todas as vezes que adquiro parte das terras da familiares que já preferem ir para a Cidade, desiludidos com a vida da roça.
No entanto, tenho ajudado os descendentes de meus Pais há mais de trinta anos, dividindo com Eles tudo o que tenho.
Ficou feliz, pois todos têm boa saúde, moradia e vida com um mínimo de dignidade. Somos iguais.
Tenho colaborado, até onde posso, com muitos dos Caiçaras daquele Bairro, principalmente na orientação quanto às suas terras.
Temos centenas de Palmitos Juçara no Sítio, e até milhares, e milhares de mudas de Palmito.
Preservo, e não páro de fazer mudas.
Lá temos Ipês (amarelo e roxo ou rosa), bicuíbas, canelas, cedro rosa, cambucás, bacuparis, cacau, jatobás e tantos outros.
Meu amor maior é para os Palmitos, símbolo para os Caiçaras e para a Mata Atlântica.
Tudo lá está preservado, exceto as pequenas áreas onde estão as casas e algumas pequenas roças de bananas (6 qualidades: prata, nanica, nanicão, ouro, maça e da terra).
Temos, lá, quatro cachoeiras, e todas límpidas, onde se poder beber diretamente, como fizeram os Valentes de Gideão no passado histórico de Israel (Bíblia Sagrada, Livro de Juízes, Capítulo 6).
De uma área de 40 hectares, mais de 80% estão totalmente preservados, inclusive com mata primária na maior parte.
Mesmo assim, somos vítimas da aplicação de Leis implacáveis, onde seus manusadores atentam mais para a literalidade do texto da Lei, do que para o seu espírito, que engrandece, que equilibra, que fortalece e faz prosperar toda uma Cidade.
O Código Florestal é uma Lei muito boa. A intenção da resolução do Conama (303) também é boa.
No entanto, são uma Lei e uma Resolução que, se aplicadas literalmente, causam o que estão causando em Nossa Ubatuba.
É preciso compreender que Ubatuba, pelo seu aspecto Geográfico, em termos de desenvolvimento está amordaçado pelo Código Florestal e pela Resolução.
Não é sempre, por melhor que seja, que uma Lei favorece.
Ubatuba tem Mata Atlântica, Serra, Montanhas, Morros, Topos de Morros, Cahoeiras, Rios, Restingas, Manguezais, Olhos D'água, Praias e até Aeroporto (o que impede a edificação vertical).
Tem poucas Empresas, Indústrias, Estradas, Faculdades etc.
Como se desenvolver, estando amordaçado?
A questão "Ubatuba e as Leis Ambientais", neste momento, está parecendo uma casa, onde 10 Caiçaras vão almoçar, mas só tem 100 gramas de Farinha Mandioca.
Aguado com temor o Novo Plano Diretor.
Não se muda uma situação sem mudar o discernimento.
Cordialmente,
 

Benedito José dos Santos Filho
São Paulo, SP


 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Porto Novo  © Ernesto Dias de Souza

Porto Novo
©Ernesto Dias de Souza

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor