Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 02 de OUtubro de 2007 - Nº 1853 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
Litoral Norte caminha para ganhar a preferência nacional
UNITAU promove Encontro de Pesquisa de Serviço Social


Caraguatatuba
Caraguá estreou na 1º Copa Imprensa Livre de Futebol Feminino
Programa do Governo Federal é apresentado a alunos do UNIMÓDULO
Associação Long Teh traz cultura chinesa para Caraguá
Maria Borralheira leva grande público a Fundacc

Ilhabela
Prefeito Manoel Marcos comemora mais um aniversário
Site Oficial em reestruturação
Dia Nacional do Idoso
Campanha de Vacinação Anti-rábica em cães e gatos
Prefeitura de Ilhabela qualifica funcionários da rede pública da Saúde
Vereador propõe suspensão de decretos que autorizam obras em faixa de marinha
Vereador Keko quer que Executivo verifique se imóveis da CDHU estão sendo vendidos ou alugados


São Sebastião
1ª etapa do Circuito Sebastianense de Surf tem recorde de inscrições e é um sucesso
Jornalistas conhecem festival gastronômico e atividades de ecoturismo de São Sebastião
Equipe de Natação Sebastianense intensifica treinamentos
Com disputas emocionantes, melhor idade de São Sebastião é campeã nos 1° JISS
Baile do Jiss com Jerry Adriani reúne 3 mil pessoas na Rua da Praia
Sesau e Fundo Social iniciam 11ª Semana Mundial de Amamentação
Ecoagente inicia capacitação para atuar nos núcleos congelados
Promessas do vôlei sebastianense mostram talento, mas não conseguem vitória fora de casa

Ubatuba
Palestra do Sebrae na ACIU
Ubatuba abre seus 25º Jogos Escolares
Associações de Bairros se reúnem com prefeito na Escola Anchieta

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte caminha para ganhar a preferência nacional

Litoral Norte - "O turista, ao procurar o município, ele busca os elementos da paisagem, os espaços contribuídos e o movimento da vida". A afirmação é do presidente da UVESP - UNIÃO DOS VEREADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO, Sebastião Misiara que preside seminário no dia 06 (sábado) pela manhã em Ilhabela.
Segundo Misiara, o litoral norte acertou ao procurar um crescimento turístico ordenado e, principalmente Ilhabela, por que "contar com os préstimos do Professor Mário Beni, uma das maiores autoridades mundiais de turismo para elaborar seu plano diretor".
O presidente da UVESP convidou para proferir palestra no seminário da entidade, o destacado mestre, considerando que o turismo é um dos maiores empregadores do século 21.
"O turismo precisa de duas coisas - acrescentou Misiara - atração e identidade, o que estampa claramente nos olhos, quando se chega ao litoral norte". A presença do Membro da Organização Mundial de Turismo, Mário Beni, é uma homenagem a cidade, e para tanto, estão convidados, além de prefeitos, vereadores, líderes comunitários, engenheiros e arquitetos e, principalmente, estudantes de turismo que "têm uma oportunidade única de ouvir uma liderança turística que representa a Organização Mundial de Turismo", disse que Misiara referindo-se a Mário Beni.
O seminário Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável terá ainda a presença de Rubens Figueiredo, especialista em marketing eleitoral e Isabela Giglio, professora de direito e especialista em Improbidade Administrativa.
O evento conta com o apoio da Prefeitura e Câmara Municipal de Ilhabela e institucionalmente com a Nossa Caixa, Sabesp e Sebrae.

UNITAU promove Encontro de Pesquisa de Serviço Social

Litoral Norte - A Universidade de Taubaté (UNITAU) promove o 1º Encontro de Pesquisa em Serviço Social, nos dias 2 e 3 de outubro, com o objetivo de discutir a difusão do conhecimento produzido na área. O evento é uma realização do Departamento de Serviço Social e terá conferências, cursos e apresentação de trabalhos científicos.
Com o tema “Trajetórias de pesquisa e produção do conhecimento”, o encontro contará com a participação de profissionais e alunos da UNITAU e de outras instituições de Ensino Superior e organizações sociais de Taubaté. Para a coordenadora do evento, profa. Ms. Adriana Davoli Arizono, esse 1º Encontro de Pesquisa em Serviço Social contribuirá para a divulgação das pesquisas desenvolvidas na área e promoverá o intercâmbio de idéias. “Esse evento tem um caráter formativo na área da pesquisa para o corpo discente e de reciclagem profissional para os profissionais da área”, explica.
A abertura oficial do evento será no dia 2, terça-feira, às 19h, no auditório do complexo do Bom Conselho, e contará com a apresentação do Conjunto Cameramusica da Fundação Artística e Cultural (Funac) da Universidade. No mesmo dia, serão oferecidos ao público cinco cursos que abordarão o Serviço Social em diversas áreas. Dentre os destaques estão: “Infância em risco: a propósito da violência doméstica e do trabalho interdisciplinar na saúde”, “Cultura política e conselhos de assistência social” e “A percepção social em avaliação de impactos ambientais".
Na quarta-feira, segundo dia do evento, a partir das 14h30, será oferecida a palestra “Pesquisa qualitativa: perspectivas para as ciências sociais aplicadas”, que será ministrada pela profa. Dra. Elza Koumrouyan, docente do curso de Serviço Social da FMU/ SP. A palestra é direcionada a profissionais e alunos da área de Ciências Sociais.
Também na quarta-feira, serão oferecidos outros quatro cursos que discutirão, entre outros assuntos, “O processo de criação de uma obra científica” e a “Trajetória de pesquisa e a metodologia de História Oral”.
Durante os dois dias do evento, haverá apresentações de trabalhos acadêmicos e profissionais, por meio de comunicação oral e de pôsteres.
SERIADO - Esta é a quarta vez que o departamento promove o evento, antes chamado de Encontro Microrregional de Pesquisa em Serviço Social. O encontro foi rebatizado pelo fato de ter adquirido o ISSN (International Standard Serial Number), número internacional normalizado para eventos seriados e um identificador aceito internacionalmente para individualizar os eventos de pesquisa. “Outro fator que provocou a mudança na denominação do encontro foi o aumento de sua abrangência, que passou a incluir, além da messoregião do Vale do Paraíba, microrregiões de Minas Gerais e do Rio de Janeiro”, explica Adriana.
A programação completa do 1º Encontro de Pesquisa em Serviço Social pode ser encontrada na página da UNITAU na internet: www.unitau.br. O Departamento de Serviço Social, que sediará o encontro, fica na Avenida Tiradentes, 500, no complexo do Bom Conselho, em Taubaté.(Fonte: UNITAU)


Notícias de Caraguatatuba Topo



O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá estreou na 1º Copa Imprensa Livre de Futebol Feminino
A seleção de Caraguatatuba foi goleada no primeiro jogo da competição; Futsal, Vôlei e Basquete também agitaram o fim de semana esportivo

Caraguatatuba - As meninas de Caraguá não tiveram uma tarde feliz na estréia da 1º Copa Imprensa Livre de Futebol do Litoral Norte, Troféu Sesquicentenário. No último sábado, no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo Sobrinho, em Ubatuba, o time da casa fez 6 a 0 na Seleção de Caraguatatuba.
A Seleção de São Sebastião, que venceu Ilhabela por 2 a 1, será a próxima adversária da equipe de Caraguá, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), no próximo sábado, dia 6 de outubro, às 19h. A final da 1º Copa Imprensa Livre de Futebol Feminino do Litoral Norte será realizada em Caraguatatuba, no dia 10 de novembro. A competição é disputada em turno e returno e as duas melhores seleções fazem a finalíssima.
No Campeonato Municipal de Futsal Sub-15, o destaque da rodada ficou para o Praia Soccer, que goleou a equipe do Porto Novo por 15 a 0, no último domingo, na Quadra do Tinga. O time do Colégio Módulo também fez bonito e bateu o Ismael Iglesias por 7 a 2. Nos demais jogos da rodada, o Tabatinga venceu o Sigma por 5 a 2, o APS ganhou do Ciase por 3 a 1, já o Fortaleza derrotou por 6 a 4 o Núcleo Massaguaçu e o Olaria ficou no 1 a 1 com o Projeto Integração, que no sábado fez 5 a 1 no Geração Independente, no CEMUG.
Pelo Sub-17, no CEMUG, no sábado, os resultados foram: Ciase 0 x 0 Geração Independente, Projeto Integração 5 x 1 Núcleo Massaguaçu, Poiares 4 x 1 Thomaz. Já no domingo, o Ciase perdeu para o A.A Corinthians por 6 a 3. Ismael Iglesias 4 x 3 Unidos Ponte Seca e Os Primos 1 x 3 APS completaram a rodada.
Pela Liga Paulista de Basquete, no último domingo, Caraguatatuba, atuando em casa, derrotou o time de Itaquaquecetuba por 73 a 43. Agora, a equipe caiçara receberá no sábado (6 de outubro) os jogadores de Poá, às 16h. No mesmo horário, no dia seguinte, o adversário de Caraguá será Mogi das Cruzes.
No voleibol, pela LIVOVALI (Liga Vôlei do Vale do Paraíba), o time Infanto Masculino de Caraguatatuba foi derrotado por Mogi das Cruzes, no Alto Tietê por 3 a 0, parciais de 25 a 22, 25 a 15 e 25 a 23.
No Festival de Vôlei, realizado no CEMUG, no último sábado, a Escola Dr. Eduardo se sagrou campeã. O vice ficou para o Maria Ester. (Fonte: PMC)

Programa do Governo Federal é apresentado a alunos do UNIMÓDULO
Professora da pós-graduação explica como Lula propôs acelerar o crescimento do Brasil

Caraguatatuba - Alunos de graduação do Centro Universitário Módulo assistiram no último sábado palestra sobre o PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal. A palestra foi ministrada pela mestre em geografia humana e especialista em ciências políticas, Inês Zampolim.
Inês apresentou um Brasil mapeado com números e uma série de outras informações sobre nossas atuais estruturas de transporte, energia e indústria. "Temos um vazio de infra-estrutura nas regiões Norte e Nordeste", disse. "Nossos irmãos daquela região precisam, merecem atenção especial".
Desigualdade social - Mesmo com o "vazio" social constatado nos mapas de Inês, o PAC do Governo Federal também concentra suas ações nas regiões Sul e Sudeste. "Essas regiões já vivem um amontoado de coisas, mas mesmo assim ainda precisam de investimentos", disse a mestre, que também é professora de pós-graduação no UNIMÓDULO. "Percebemos que não há um critério muito rígido para a implantação de novas estruturas, mas a situação está tão caótica que aonde vier está bom".
Valores - Todo o plano proposto pelo governo e apresentado pela professora gira em torno de R$500 bilhões. "De onde sairá essa verba é a pergunta", comentou Inês. "Fazer um projeto, colocar números no papel, é fácil", continuou. "Agora precisamos saber quem vai pagar essa conta. (Fonte: Módulo)

Associação Long Teh traz cultura chinesa para Caraguá
Atletas campeões se apresentam na Tarde do Yakissoba

Caraguatatuba - O domingo foi de festa em Caraguá. No último dia 30 atletas da Associação Long Teh de Kung Fu e Tai Chi Chuan realizaram a Tarde do Yakissoba. O evento aconteceu no restaurante Quiosque do Flávio e levou aos presentes a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura e o folclore chinês.
A equipe está angariando fundos para viajar em novembro para Fortaleza. Na cidade será realizado o Campeonato Brasileiro de Kung Fu e Tai Chi e 11 atletas da cidade se classificaram. Quem conferiu, além de saborear o típico prato chinês yakissoba, pôde assistir a apresentações de rotinas com armas e da tradicional Dança do Leão, que culturalmente na China é feita para trazer boas vibrações.
Campeonato Brasileiro - Dos cerca de 15 atletas da Long Teh de Caraguá que vão para o Campeonato Brasileiro de Kung Fu e Tai Chi Chuan estão os irmãos e atletas Bolsa Esporte UNIMÓDULO Camila e Murilo Oliveira. A equipe vem se destacando em campeonatos desde meados de 2005, quando se instalou na cidade. Nos Regionais desse ano, foi a vencedora por equipes com mais de 30 medalhas.
Sobre o Kung Fu e a Long Teh - Há mais de 20 anos no Brasil, a Associação Long Teh de Wushu vem transmitindo os ensinamentos do mestre Tsao A Po para jovens e adultos. Além do Wushu (Kung Fu em Chinês), nas três academias são também ministrados o Tai Chi Chuan, arte que ensina como encontrar o equilíbrio entre mente e corpo, e o Chi Kung, que significa Força Interior e ajuda os praticantes de Kung Fu a terem resistência física. Há uma Long Teh em Ubatuba, uma em São José dos Campos e uma em Caraguatatuba. Essa última fica sob a coordenação do professor Ditinho.
Na Long Teh é ensinado o estilo Shao Lin do Sul de Kung Fu. Ele foi fundado na Índia, e não na China como muitos pensam, pelo monge indiano Ta Mo. Mas foi sim na China que essa arte se desenvolveu. No caso da parte Sul do país, os movimentos são mais baseados no chão, com poucas acrobacias e uso mais elaborado dos movimentos feitos com os braços.
Conheça - Associação Long Teh de Kung Fu: Av. Amazonas, 831 - Indaiá - Caraguatatuba/SP. Fones: (12) 3881-2079 / 9761-8599. http://www.longteh.com.br

Maria Borralheira leva grande público a Fundacc

Caraguatatuba - Centenas de crianças e jovens assistiram as três apresentações de Maria Borralheira, de Silvio Romero, com direção de Adbailson Cuba no Auditório da Fundacc no dia 1º de outubro. O espetáculo faz parte do projeto Letras de Luz, uma parceria entre a Bandeirante Energia e a Fundação Victor Civita incentivando a leitura nas escolas por meio do teatro.
O espetáculo é uma versão da história de Cinderela, um clássico de Perrault e é, sem dúvida, um dos contos mais populares entre as fábulas infantis e faz sucesso em todos os cantos do mundo. Na versão, a heroína ganhou o nome de Maria e os atores em Caraguatatuba deram vida aos personagens. Bravo!!(Fonte: Fundacc)
 

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Prefeito Manoel Marcos comemora mais um aniversário

Ilhabela - Na última quinta-feira, 27, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira (47), comemorou mais um aniversário. Muito querido, o prefeito iniciou seu dia com um café da manhã na Creche “Terezinha de Jesus Ferreira”, oferecido pela diretora Catarina Roeffero. Para homenagear o prefeito, a diretora Catarina convidou a mãe do prefeito, dona. Terezinha, patrona da creche; a 1a. dama, Célia H. Reale Ferreira, secretária de Assistência Social; o secretário da Educação, Antonio Cornélio de Morais Filho; o vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto e funcionários da creche. Na ocasião, o prefeito ganhou presente de sua mãe e, em nome de todos os funcionários da Associação Creche de Ilhabela, Catarina presenteou o prefeito com uma belíssima cesta com deliciosas iguarias.
A tarde, foi a vez dos alunos do Projeto Guri, da Apae e dos funcionários da horta comunitária do Projeto SENAR, prestarem homenagem ao prefeito. O encontro foi no Paço Municipal, onde os alunos do Projeto Guri presentearam o prefeito com a apresentação de sucessos da MPB e um porta retratos, os alunos da APAE com uma caixa pintada por eles e dos funcionários da Horta uma cesta de verduras.
Já à noite, o prefeito Manoel Marcos foi pego de surpresa com uma festa promovida pelos funcionários municipais, realizada no Píer 151. Durante a festa, que contou com a participação de cerca de 500 pessoas, foi apresentado um vídeo com fotos da trajetória do prefeito, desde sua infância até os dias de hoje, e mensagens de parabéns dos funcionários, amigos e parentes. (Fonte: PMI)

Site Oficial em reestruturação

Ilhabela - O site oficial da Prefeitura de Ilhabela (www.ilhabela.sp.gov.br), está passando por reestruturação. O objetivo é atender melhor os usuários do serviço e, com a execução deste procedimento fica inviável qualquer tipo de atualização, mesmo que uma simples troca de foto ou de link.
Não podemos portanto, atender, as inumeras solicitações de atualização, (principalmente por parte dos meios de hospedágem, que recebem cerca de 85% das visitas).
O novo site estará disponível apartir da próxima segunda-feira, 08 de outubro, atendendo inclusive, portadores de necessidades especiais, conforme rugulamenta e exige a Constituição Federal.
Maiores Informações, 12 3896 9200 - ramais: 9262 ou 9213. (Fonte: PMI)

Dia Nacional do Idoso

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal de Saúde, comemorou o Doa Nacional do Idoso, na manhã desta quinta-feira, 27.
Para o evento, a equipe da Secretaria de Saúde, desenvolveu uma programação na Praia do Perequê, no Quiosque do Hotel Pelicano, onde compareceram cerca de 120 idosos, que foram recebidos com café da manhã, e logo após participaram de várias brincadeiras, tais como: alongamento, ginástica; dança, roda da cadeira e bambolê.
Na ocasião, o grupo recebeu a visita do prefeito municipal, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, que foi alegremente homenageado em sua chegada, pelo seu aniversário, também comemorado nesta data. Na oportunidade o prefeito falou da importância da data, salientando “jamais podemos esquecer da valorosa contribuição dos idosos na continuidade da cultura de um País”.
Para prestigiar o evento, também estiveram presentes: o vereador Carlinhos; o secretario de Saúde, dr. Arquimedes Hyppólito; o secretário da Administração Luiz Lobo; a secretaria municipal de Meio Ambiente e provedora da Santa Casa, Maria Inês Fazzini Biondi; o diretor de Saúde, Marcio Tenório; a coordenadora do PSF, enfermeira Marli Fornaziero e as equipes dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde e funcionários as Saúde. (Fonte: PMI)

Campanha de Vacinação Anti-rábica em cães e gatos

Ilhabela - A Prefeitura Municipal de Ilhabela, através da Secretaria Municipal de Saúde, continuará a Campanha de Vacinação Anti-rábica em cães e gatos no período de 15 a 31 de outubro na Secretaria Municipal de Saúde, com horários pré-agendados pelo telefone 38 95 15 32 (de 2ª a 6ªf das 7:30 às 12:30h). A vacina é gratuita e todos os animais a partir de 4 meses de idade devem ser vacinados, inclusive as fêmeas prenhas e as que estão amamentando, pois a vacina não oferece riscos aos filhotes nem à mãe. Não esqueça a carteirinha de vacinação.
Lembre-se que a raiva mata!!
Vacinar seu bichinho de estimação é a melhor maneira de protege-lo contra esta doença! (Fonte: PMI)

Prefeitura de Ilhabela qualifica funcionários da rede pública da Saúde

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde realizou o curso de Treinamento de Funcionários Recepcionistas, Estagiários e Auxiliares Administrativos, que teve início dia 27 de agosto e término nesta quarta-feira, 26 de setembro.
Dividido em duas turmas, o curso contou com a carga horária de 40 horas por turma, e o treinamento foi desenvolvido através do Projeto do Núcleo de Educação em Saúde Permanente, representado pela enfermeira Arlene Balague Trallero de Oliveira e pela pedagoga Dulcinéia Pinheiro de Jesus.
Segundo o diretor de Saúde, Marcio Tenório, o objetivo deste treinamento foi, além de uma reivindicação do COMUS - Conselho Municipal de Saúde, também desenvolver as aptidões dos profissionais voltadas para o atendimento humanizado com qualidade, seguindo os preceitos do SUS, Sistema Único de Saúde e do Programa de Saúde da Família. "Temos que qualificar nossos funcionários, para que o serviço seja revertido em melhoria no atendimento à população que necessite dos serviços dos profissionais da rede pública de Saúde", enfatizou o diretor.
No conteúdo foram abordados assuntos como: Sistema Único de Saúde, Programa de Saúde da Família, Gestão de Trabalho, Segurança do trabalho, Habilidades e Qualidades Pessoais, Formas de Apresentação no Trabalho, Técnicas de Atendimento, Direitos Humanos, Diretos dos Usuários do SUS e Protocolos e Rotinas no fluxo de atividades, Atendimentos Pessoal e Telefônico e Preenchimento de Papéis.
Para desenvolvimento dos temas, a Secretaria de Saúde contou com o apoio da Santa Casa de Misericórdia e dos profissionais lotados na Prefeitura Municipal de Ilhabela. (Fonte: PMI)

Vereador propõe suspensão de decretos que autorizam obras em faixa de marinha

Ilhabela - O vereador José Jorge Pereira do PTB, mais conhecido como Zeca do São Pedro, apresentou na última sessão de Câmara (24/09), um requerimento que solicita ao Executivo informações sobre a possibilidade de suspender os efeitos dos decretos que autorizaram obras em faixa de marinha.
Em sua justificativa, Zeca diz que tomou essa posição devido às freqüentes denúncias em torno do assunto, e ainda argumentou que a suspensão dos referidos Decretos torna-se necessária para que sejam apuradas as irregularidades da Lei e se evite maiores danos aos particulares e ao patrimônio público. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador Keko quer que Executivo verifique se imóveis da CDHU estão sendo vendidos ou alugados

Ilhabela - O Vereador Jadiel Vieira (sem partido), o Keko, teve aprovado na última sessão (24/09) o seu requerimento que solicita ao Executivo informações sobre uma possível verificação do correto uso dos imóveis da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) em Ilhabela.
Keko quer saber se, após a entrega dos imóveis da CDHU aos beneficiados é adotada alguma providência pelo Executivo para verificação do correto uso do imóvel pelos adquirentes, impedindo-se assim que sejam vendidos ou alugados indevidamente. Caso a resposta seja negativa, o vereador quer saber quais medidas poderão ser tomadas para que o uso dos imóveis não seja desvirtuado.
Os imóveis da CDHU visam oferecer à população de baixa renda oportunidade para que adquira sua casa própria, sendo vedada sua aquisição para fins especulatórios. Segundo o vereador Keko, chegaram até ele algumas denúncias que dão conta de que muitos imóveis estão sendo vendidos ou alugados irregularmente pelos mutuários, desrespeitando a legislação vigente.
“De conformidade com as denúncias recebidas, vários imóveis da CDHU são hoje ocupados por pessoas que possuem um poder aquisitivo muito superior àquele exigido para os mutuários, o que sem dúvida se constitui em burla dos reais objetivos do empreendimento”, cita Keko na justificativa do requerimento de sua autoria. O vereador explica que a medida é em defesa das cerca de 80 pessoas que não foram sorteadas e estão cadastradas para reserva. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

1ª etapa do Circuito Sebastianense de Surf tem recorde de inscrições e é um sucesso

São Sebastião - No último final de semana (29 e 30/9), 175 competidores disputaram a 1ª etapa do Circuito Sebastianense de Surf, que aconteceu na praia de Cambury, na Costa Sul de São Sebastião. A princípio, o número de vagas era de 144. Entretanto, devido a grande procura a organização decidiu aumentar o limite de participantes. “O evento foi um sucesso total porque teve onda, a natureza colaborou forte”, avaliou o presidente da Associação de Surf de São Sebastião (ASSS), Gione dos Santos, o Leitinho.
Segundo ele, uma das categorias que levou o público ao delírio foi a Petit (até 8 anos). “Foi bem interessante e um dos melhores momentos da competição”. Um outro fato que chamou a atenção da galera, inclusive dos surfistas, foi a estrutura montada na praia, que era em forma de onda. “È um palanque bem diferente”, considera o vice-campeão brasileiro de 2007, Gabriel Medina, de Maresias, que venceu em duas categorias: a iniciante e a mirim. “No sábado, o campeonato estava melhor porque as ondas não estavam fechando tanto como hoje (domingo), mas fora isso está bom”, comentou Medina.
A etapa foi realizada em nove categorias cujos vencedores foram Adriano Camargo (Open), de Juquehy; Jefferson Silva (Long board), de Cambury; Magnum Dias (Máster); Patrícia Keller (Feminino), de São Paulo; Renan Argemiro (Júnior), de Juquehy; Fábio Pereira (Estreante), de Maresias; Igor Moraes (Petit), de Maresias, além de Gabriel Medina (Iniciante e Mirim).
Os surfistas que somarem mais pontos, em cada categoria, terão direito a representar o município no Circuito Paulista de 2008 (Hang Loose e Ok Dok). Os atletas foram premiados com pranchas, troféus, kits de roupas, calçados, óculos e brindes.
“O campeonato foi bom porque ofereceu boas ondas e teve um grande número de atletas. A estrutura estava boa e o nível dos surfistas locais é alto, com vários talentos, e isso só tende a aumentar”, observa o presidente da Associação de Surf de Maresias.
De acordo com a ASSS, o campeonato municipal é muito esperado pelos surfistas devido a possibilidade de ser ter uma maior visibilidade. O objetivo da entidade é revelar os talentos da cidade, impulsionando-os para o cenário estadual e, conseqüentemente, ao nacional. Além disso, o objetivo da competição também é o de incentivar a prática da modalidade e promover a conscientização em relação à preservação do meio ambiente e a vida social.
A segunda etapa do Circuito Sebastianense acontece na praia de Maresias, também na Costa Sul, nos dias 10 e 11 de novembro de 2007. O evento, que conta com a supervisão da Federação Paulista de Surf, é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, e Associações de Surf do município, Maresias e Cambury. A competição é patrocinada pela Crocks e Bruzzi, com apoio das lojas 20 Pés, Nutry, Primeira Mão, Bad Boy, B2 Surf Shop, Squezze, África Brazi e Wax On.(Fonte: PMSS)

Jornalistas conhecem festival gastronômico e atividades de ecoturismo de São Sebastião

São Sebastião - Um grupo composto por 12 jornalistas de várias cidades do Estado de São Paulo participou de um “Press Tour” no último final de semana em São Sebastião. Eles vieram conhecer o Festival Gastronômico e também algumas atividades ligadas ao ecoturismo que podem ser praticadas na cidade mesmo quando o dia não está ensolarado.
Eles foram recepcionados pelo prefeito Dr. Juan Garcia, o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, o diretor de Turismo, Rogério Barroso, o presidente do Litoral Norte de SP Convention & Visitors Bureau, e empresários. Na ocasião, o prefeito ressaltou a importância da presença dos profissionais, principalmente no sentido de acompanharem o desenvolvimento do município, além de conhecerem suas belezas naturais. Buzi falou da participação efetiva dos comerciantes para a realização do festival e de como isso é importante para a cidade.
Desde sexta-feira, os jornalistas seguiram um roteiro organizado pelo diretor de Turismo, Rogério Barroso, da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). Eles conheceram o Sítio Arqueológico, após uma caminhada de 50 minutos em trilha, a Cooperativa dos Artesãos de São Sebastião (Cooperartes), o Centro Histórico, a nova Praça de Eventos. Eles ainda fizeram um beach tour por algumas praias como a da Aventura, Barequeçaba, Guaecá, Toque Toque Pequeno, entre noites. A noite foi reservada para uma parada no Sirena.
No domingo, a programação foi em Barra do Una, onde a Green Way levou o grupo para um passeio de caiaque pelos rios Una e Cubatão e, na seqüência, aula de surfe na praia de Juquehy. Toda monitoria foi feita pelo encarregado do Centro de Informações Turísticas, Jucelei Pereira da Silva.
Em todos os dias, o grupo foi dividido para conhecer os pratos preparados para o Festival Gastronômico, São Sebastião Sabor & Arte, pelas pizzaria da Vila, Pachecão, Província, A Palhoça; os restaurantes, Morocco, Sushi Jungle, Yokohama, Sem Compromisso, Sebastião, Canoa, Athenas, As Ilhas, Barracuda, Tiê, La Trattoria, Terral, Caravela e Piracaê, e as sorveterias Rocha I e Rocha II.
A jornalista Aline Gusmão, do Jornal Bom Dia Rede (Jundiaí, São José do Rio Preto, Bauru e Sorocaba), se impressionou com o que viu em São Sebastião. Além de ver o mar pela primeira vez, o passeio para o Sítio Arqueológico chamou a sua atenção pela carga da histórica existente no local. “São Sebastião é abençoada com praias maravilhosas, paisagens incríveis. O complemento mais importante para este local paradisíaco é a hospitalidade. A cidade é acolhedora.”
Carlos Felipe Carvalho da Silva, do Guia da Semana, disse que embora tenha nascido em Taubaté, não conhecia as belezas naturais de São Sebastião. Para ele, as aulas de surfe foram uma descoberta. “Não queria muito entrar nas água, mas as explicações dos instrutores da Green Way me empolgaram e achei muito divertido”, disse.
Além dos restaurantes participantes do Festival, a Prefeitura de São Sebastião contou com apoio das Pousadas do Fort, Vila Camboa e Portal de Cambury, além da Ecodynamic, Green Way e Tuim Parque. (Fonte: PMSS)

Equipe de Natação Sebastianense intensifica treinamentos

São Sebastião - A natação de São Sebastião participa cada vez mais de competições pela região. Após a disputa do 51º Jogos Regionais, que foram realizados em julho na cidade de Ubatuba, os novatos das piscinas sebastianenses ganham destaque com uma grande participação no “Pró-Natação”, campeonato que aconteceu no último dia 22 de setembro em Caraguatatuba.
Nesta competição, realizada pela Secretaria de Esportes e Lazer do Estado de São Paulo e que contou com a participação de cerca de 600 nadadores das cidades de Lorena, Pindamonhangaba, Jacareí, Taubaté, São José dos Campos e dos municípios do litoral, a equipe sebastianense foi composta por 11 atletas, com idades entre nove e 15 anos, entre eles Alberto Augusto Ferreira, Anna Beatriz de Almeida, Cássio Sampaio, Débora de Aquino, Esdras Castro, Gabriel Alvarenga, Héctor Diniz, Nikola Djordjevic, Olavo de Moraes, Olga Djordjevic e Paufick Salloum Filho.
Para o treinador Augusto Swaid, a natação em São Sebastião ganha cada vez mais destaque e isso se refletirá em novas promessas para a cidade. “É apenas o início de um trabalho, que deverá render bons frutos e, os resultados acabam vindo com o tempo, sendo expressivo a partir da determinação de cada atleta”, diz Swaid.
As aulas de natação que acontecem as terças e quintas-feiras, a partir das 19h30, as sextas a partir das 18h30 e aos sábados, às 9h, no Cento de Treinamento físicos, no Pontal da Cruz, fazem parte do projeto Movimento, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp) e da Ong ALNorte. (Fonte: PMSS)

Com disputas emocionantes, melhor idade de São Sebastião é campeã nos 1° JISS

São Sebastião - Valorizar os idosos e compartilhar o esporte como qualidade de vida. Este foi o objetivo da Prefeitura de São Sebastião ao encerrar, no último domingo (30/9), no Ginásio do Tebar Praia Clube, os 1°Jogos do Idoso de São Sebastião (JISS). Durante quatro dias, participantes vindos do Vale do Paraíba, Baixada Santista e Litoral Norte se integraram em uma competição que vai deixar saudades, mostrando exemplos de superação dos limites e que nunca é tarde para ingressar no esporte.
São Sebastião foi a grande campeã com 157 pontos, São José dos Campos (2° lugar) com 126, Ubatuba com 106 (3° lugar), Mogi das Cruzes com 97 (4° lugar), Caraguatatuba com 92 (5° lugar), Cubatão com 72 (6° lugar), Bertioga com 56 (7° lugar) e Ilhabela (8° lugar).
No domingo (30/9), as disputas finais foram no basquete adaptado misto, keimagol feminino, vôlei feminino e masculino. Mesmo jogando bem e mostrando raça, a equipe de São Sebastião perdeu de Cubatão por 22 a 14. Já no keimagol feminino, São Sebastião foi superior ao time mogiano vencendo por 6 a 2. O vôlei feminino foi um verdadeiro show de defesas e ataques. A vitória foi do time de Bertioga que, de virada, venceu São José por 2 sets a 1. As emoções finais ficaram reservadas para o jogo entre São José e Mogi, que venceu os adversários por 3 sets a 0.
O técnico da equipe de basquete adaptado, Rogério Botelho, destacou o desempenho dos atletas. “Foi excelente, eu acredito que eles aceitaram bem a proposta que lançamos e os participantes estão de parabéns. Espero que esta garra e espírito de competição se repitam no próximo ano”, disse Botelho.
A representante de equipe de basquete de Cubatão, Elizabeth Silva de Góes, ressaltou a realização do evento. “Este tipo de evento levanta a auto-estima dos idosos e ele cresce tanto no emocional quanto no físico”, disse Elizabeth.
O técnico da equipe de keimagol sebastianense, Marcelo Aparecido de Souza (Negretti), ressaltou o desempenho das atletas vencedoras na categoria. “O desempenho da equipe mostra a alegria de participar de uma festa deste tamanho. O poder público mostrou seu interesse e com certeza nas próximas competições teremos uma estrutura ainda melhor”, avaliou.
O presidente do Conselho do Idoso de São Sebastião e atleta, José Lucas de Paula, disse que o JISS é uma ótima iniciativa. “Este evento não só levanta o ego do idoso como também melhora as perspectivas de vida e a integração com outras cidades. Queremos que cada vez mais nossos grupos de terceira idade participem de eventos do município”, afirma.
A atleta mogiana, Cleonilda Aparecida da Silva, 64 anos, disse que foi bem atendida enquanto esteve em São Sebastião. “Eu adorei, fomos bem atendidos e acredito que esta ação foi a melhor que fizeram para a terceira idade. Muitos não têm família e isto incentiva novas amizades e a coletividade”, ressaltou. “Nós já conhecíamos São Sebastião, mas a receptividade foi maravilhosa e com certeza volto pra casa mais feliz”, completou Silvia Navarro, 59 anos, que estava feliz pela sua equipe ter vencido, no vôlei feminino, o time de São José dos Campos.
Encerramento - A cerimônia de encerramento foi realizada no ginásio do Tebar Praia Clube e contou com a presença do prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, da presidente do Fundo Social, Rosa Maria Mota, da secretária de Esportes, Raquel Buzi, e do gerente geral do Terminal Almirante Barroso (Tebar), Giovani Cavalcanti Paiva.
Dentro da solenidade, os times vencedores das partidas do dia foram premiados pelas autoridades presentes com medalhas e as três primeiras cidades receberam os troféus de campeão, vice e 3° lugar.
O prefeito de São Sebastião declarou que muito foi investido em assistência ao idoso em quase dois anos de administração como a criação do Parque da Longevidade e os projetos sociais. “Este evento vem coroar todo o trabalho desenvolvido. A alegria de viver não tem idade”, disse.
A secretária de Esportes afirmou que o trabalho com o idoso é desenvolvido nas áreas de esportes, saúde e educação. “Queremos que com estes jogos os idosos participem cada vez mais das atividades do município”, afirmou Raquel.
A realização do 1º Jogos do Idoso de São Sebastião foi do Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Secretaria de Esportes da Prefeitura de São Sebastião e apoio das Secretarias (Sesub), Educação (Seduc), Saúde (Sesau), Cultura e Turismo (Sectur), Governo (Segov) e Segurança (Segur). O evento também teve apoio do Centro de Convivência da 3ª Idade "Polvo", do Tebar Praia Clube, da Fass- Faculdades São Sebastião, da Ecobus, da Faculti e do casal Bernardete e Paulo César. (Fonte: PMSS)

Baile do Jiss com Jerry Adriani reúne 3 mil pessoas na Rua da Praia

São Sebastião - Cerca de 3 mil pessoas compareceram à Tenda de Apresentações montada na Praça de Eventos da Rua da Praia, em São Sebastião, no último sábado (29/9), para prestigiar as atividades do 1º Jogos do Idoso de São Sebastião (Jiss) e o show de Jerry Adriani. A decoração, típica dos anos 60, dava um clima de jovem-guarda ao espaço vip, dedicado aos mais de 350 atletas participantes dos jogos.
O baile, aberto pelo prefeito Dr. Juan Garcia e pela presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Rosa Mota, que se revelaram um casal ‘pé-de-valsa’, contou também com a presença da Miss e do Mister Melhor Idade, Maria Aparecida da Silva, 71 anos, de Mogi das Cruzes, e Ubirajara Custódio do Amaral, 60 anos, de Cubatão, além dos secretários Julio Buzi (Cultura e Turismo) e Raquel Buzi (Esportes).
Os clássicos da época embalaram muitos passos e pequenas coreografias, agradando os ‘vovôs’ e ‘vovós’, que pouco ficavam sentados, aguardando a entrada de Jerry Adriani no palco.
O cantor, que sacudiu a tenda por pouco mais de duas horas relembrando grandes sucessos como Diana, Doce Doce Amor e Querida, cantou também clássicos italianos e composições de Erasmo Carlos e do rei Roberto Carlos, como Festa de Arromba e o inesquecível O Calhambeque.
Jerry recebeu a imprensa momentos antes do show e declarou ser a primeira vez que canta em São Sebastião, apesar de já ter visitado a cidade. Ele agradeceu a oportunidade e parabenizou a iniciativa do prefeito Dr. Juan Garcia e da presidente do Fundo Social, Rosa Mota, em promover eventos voltados à Melhor Idade. No próximo dia 24 de outubro, o cantor grava em São Paulo o seu primeiro DVD ao vivo e disse, durante o show, que gostaria muito de contar com uma platéia afinada como a de São Sebastião durante as gravações.
O artista recebeu ainda uma fã especial, Lucila Medeiros, 81 anos, residente em São Sebastião, que foi uma das primeiras a chegar na tenda e aguardava ansiosamente o momento da chegada do ídolo. “Adoro ele desde os tempos da jovem guarda. Não perdia um show dele. Tirar uma foto com o Jerry é muito importante para mim, depois disso posso morrer feliz”.
O prefeito agradeceu a presença de todas as delegações participantes do 1º Jiss e declarou estar muito contente por poder realizar um evento tão grande e tão importante para o município. “Espero que vocês tenham gostado e que voltem sempre a São Sebastião”.
A atleta Emerenciana Maria dos Santos, de 59 anos, da delegação de Ubatuba, foi uma das que aprovou o baile e toda a programação do Jiss. “A receptividade da cidade é emocionante. São Sebastião nos deu muito calor humano. A dedicação e atenção da Rosa Mota e do prefeito com a gente também foi maravilhosa. Estou encantada com o carinho que recebemos aqui”, concluiu. (Fonte: PMSS)

Sesau e Fundo Social iniciam 11ª Semana Mundial de Amamentação

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade abriu oficialmente na tarde desta segunda-feira (1°/10), a 11ª Semana Mundial de Amamentação com o tema “Amamentação na 1ª hora de vida”, que visa sensibilizar a comunidade para que todos se sintam responsáveis pela amamentação, desde as primeiras horas do dia.
A abertura contou com a presença do secretário de Saúde de São Sebastião, Antônio Guilherme Duarte de Carvalho que abriu oficialmente o evento. “Parabenizo todos os funcionários e as pessoas envolvidas de forma voluntária com o Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama). O trabalho do Ciama é reconhecido em todo o Brasil, prova disto são os prêmios que já ganhamos em Brasília, por exemplo. O leite é a substância que contém todos os nutrientes necessários para o bebê”, declarou o secretário.
De acordo com a Dra. Flávia Martinelli, a Semana de Amamentação também tem o objetivo de prolongamento da licença-maternidade para seis meses. “Atualmente a gestante tem direito a quatro meses, mas outras cidades do Brasil já aprovaram leis para prolongar o prazo de afastamento sem prejuízos para a gestante”, disse Flávia.
Houve ainda uma premiação para 10 pessoas dos segmentos da saúde, social e da comunidade que mais se doaram ao Ciama. Como exemplo, a ex-presidente da Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e Infância (APAMI), Marisa Orselli, que cedeu um espaço para o curso de gestantes. “O mérito não é somente meu e sim da equipe da Apami”, disse.
Após a abertura oficial, o evento prosseguiu com a apresentação do grupo Corpus e a formatura da 43ª turma do curso de Gestantes. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4339.
Programação - Nesta terça-feira (2/10), a partir das 9h, será realizada a distribuição de panfletos informativos e venda de camisetas no Supermercado Garça e Fama Shopping e, às 14h, no Centro de Saúde da Topolândia, o Dr. Isaac ministra a palestra "Aleitamento Materno e a Terapia Ocupacional".
Na quarta-feira (3/10), a partir das 9h, no Colégio Mestre, localizado no bairro São Francisco, a Dra Flávia Martinelli ministra uma palestra sobre o Impacto Ecológico da Alimentação por Mamadeira e um vídeo sobre alimentação saudável será apresentado. No dia seguinte, para os alunos de toda rede, serão desenvolvidas atividades relacionadas as bonecas que amamentam, apresentação da cartilha "Amamentação é um ato ecológico" e exibição do filme "Elo de Amor".
Para fechar a Semana da Amamentação, na sexta-feira (5/10), a partir das 9h, na Maternidade do Hospital de Clínicas de São Sebastião, haverá palestra e vídeo sobre "Amamentação na primeira hora, proteção sem demora", exposição de fotos do Ciama e distribuição de rosas para mães. (Fonte: PMSS)

Ecoagente inicia capacitação para atuar nos núcleos congelados

São Sebastião - Os 11 ecoagentes que passaram no processo seletivo para atuarem nos mais de 40 núcleos congelados de São Sebastião iniciaram nesta segunda-feira (1º/10) uma capacitação. Na sede da AL Norte, os novos profissionais conheceram um pouco mais sobre o processo das áreas que serão decretadas como ZEIS (Zonas de Especial Interesse Social).
A chefe da Divisão de Habitação, da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), Cláudia Lima, explicou aos ecoagentes o trabalho que foi realizado desde o início de 2005, com a empresa Avalon, o processo de cadastramento dos imóveis e das famílias e como esse procedimento foi importante para a Prefeitura chegar no atual estágio, onde a uma cooperação por parte dos próprios moradores no sentido de evitar novas invasões.
A proposta do convênio entre a Prefeitura, por meio da Seop, e a AL Norte, é registrar 10 mil orientações e 5 mil cadastros no prazo de 12 meses. Os ecoagentes vão a campo com o objetivo de contabilizar as famílias e ao mesmo tempo passar informações importantes a respeito do meio ambiente, coleta seletiva, Planta Popular, entre outras ações sociais do município.
De acordo com um dos coordenadores da AL Norte, André Viana, os 11 selecionados participaram de um processo seletivo que contou com a inscrição de 143 pessoas. Mais de 30 passaram para a segunda fase da avaliação e no final de setembro foi definido o grupo de atuação.
Conforme o coordenador técnico dos ecoagentes, Celso Trunkl, o grupo e coeso e está preparado para trabalho proposto. “Do total escolhido, menos 30% são guardas-parque, 10% participaram do curso de monitor de ecoturismo e 60% tiveram um desempenho pessoal criativo durante a dinâmica.”
A avaliação dos agentes será diária e os dados apurados serão tabulados e um relatório vai ser encaminhado a cada três meses para a Seop, conforme determina os termos do convênio.
Ainda estão previstas capacitações com a Polícia Ambiental, a Secretaria do Meio Ambiente e o Departamento de Proteção aos Recursos Naturais (DPRN). Na próxima segunda-feira (8/10), o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, vai conversar com os agentes antes deles irem a campo iniciar o cadastramento dos moradores. (Fonte: PMSS)

Promessas do vôlei sebastianense mostram talento, mas não conseguem vitória fora de casa

São Sebastião - A nova safra de atletas de vôlei de São Sebastião disputou no último final de semana duas categorias da Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte (Livovali). Os times mirim feminino e infanto-juvenil masculino mostraram talento em seus confrontos, porém, não conseguiram arrancar a vitória fora de casa.
A equipe mirim feminina entrou em quadra, no sábado (29/9), para enfrentar a cidade de Pindamonhangaba na casa do adversário. Contra as atletas de Pinda, as meninas sentiram a pressão e não conseguiram superar as anfitriãs, que venceram a partida por 3 set’s a 0.
Já o infanto-juvenil masculino foi disputar a Livovali, no domingo (30/9), em São José dos Campos contra a equipe do Fadenp/São José. Dentro das quatro linhas, os sebastianenses ofereciam maiores dificuldades e chegavam a ficar momentos na frente dos adversários, entretanto, no final não conseguiam finalizar os set’s e com parciais de 25/16, 25/14 e 25/11, a vitória ficou com o time joseense.
“O Fadenp é uma equipe muito forte e eles tinham a obrigação de vencer. Mas fizemos um bom jogo, principalmente no primeiro e segundo set, em que os jogadores estavam mais descansados e animados em buscar o resultado. Nesta partida, a experiência de São José pesou, mas temos um grupo com muito potencial que tem muito para crescer”, explica Adilson Doretto, técnico da equipe infanto-juvenil de São Sebastião.
As equipes de vôlei sebastianense são apoiadas pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp). (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara ACIU

Palestra do Sebrae na ACIU
Gerenciando o fluxo de caixa com eficiência

Ubatuba - Tópicos da palestra:
- Fornecer esclarecimento e orientação sobre os conceitos básicos de gestão financeira;
- Informar para que serve e como deve ser elaborado o fluxo de caixa, de forma que se torne uma ferramenta de gestão operacional e estratégica;
- Abordar conceitos como ciclo operacional e financeiro, como estes influenciam o fluxo de caixa.
- Visa capacitar o participante por meio de conhecimentos sobre giro de caixa e caixa operacional mínimo, sua implantação na gestão financeira dos pequenos negócios.
Data: 02/10/07
Horário: 16h00
Local: Associação Comercial de Ubatuba
Inscrição: Dois quilos de alimento não perecível que serão doados à uma entidade carente.
Podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto. Os interessados podem fazer a inscrição no balcão de atendimento da ACIU, à Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro. (Fonte: ACIU)

Ubatuba abre seus 25º Jogos Escolares
Toda a estrutura herdada pela cidade após a realização dos Jogos Regionais marcará a realização dos Jogos Escolares, que terão espaços novos e reformados para as competições

Ubatuba - Foram abertos nesta segunda-feira, 1, os 25º Jogos Escolares de Ubatuba. A cerimônia aconteceu no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo e contou com a participação do prefeito Eduardo Cesar, do secretário de Esporte e Lazer, Bittencurt Junior e do secretário de Educação, Arnaldo da Silva Alves. A competição contará com a participação de 35 escolas, envolvendo cerca de 3 mil alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino.
A solenidade foi marcada pelo desfile das escolas, pelo juramento do atleta, realizado pelo aluno da Escola Taba, Tobias Garcez de Jesus e pelo acendimento da pira, realizado pelo atleta de voleibol, Rennan Marcel do Prado.
Os melhores Jogos Escolares de Ubatuba - O secretário de Esporte e Lazer, Bittencurt Junior, considerou que estes serão os melhores Jogos Escolares de Ubatuba de todos os tempos, pois será possível utilizar toda a estrutura deixada para a cidade depois dos Jogos Regionais. O secretário de Educação, Arnaldo da Silva Alves, lembrou também dos dois novos ginásios que foram construídos para os Jogos Regionais, que enriquecerão a estrutura das competições.
Os 25º Jogos Escolares serão disputados nas seguintes modalidades: vôlei, basquete, futebol, queimada, natação, futsal, atletismo, xadrez, damas, surf e tênis de mesa, além da ginástica rítmica e do ciclismo, que serão as novidades da competição nesta edição dos jogos.
Competições descentralizadas - As competições estarão concentradas na Piscina Municipal e nas escolas municipais Marina Salete, no Perequê-Açu; Maria Josefina Giglio, na Estufa II; Professor José de Souza Simeão, no Taquaral; Idalina do Amaral Graça, no Ipiranguinha, no Ginásio de Esportes (Tubão) e na Associação Ubatuba de Tênis de Mesa (AUTM). O prefeito Eduardo Cesar lembrou em seu discurso, que devido ao fato de nesta edição o município contar com muito mais infra-estrutura esportiva, herdada dos Jogos Regionais, as competições poderão acontecer de forma descentralizada. "Hoje Ubatuba tem complexos esportivos em diferentes regiões da cidade, o que possibilita levar as competições para perto dos alunos, não se restringindo apenas à região central, como costumava acontecer. Os 25º Jogos Escolares marcarão a história de Ubatuba, pois serão, sem dúvida, os melhores já realizados até hoje", afirmou Eduardo Cesar. (Fonte: PMU)

Associações de Bairros se reúnem com prefeito na Escola Anchieta
O encontro contou com a participação de representantes de 39 associações, que puderam tirar suas dúvidas com o prefeito e os diversos secretários municipais presentes

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, e diversos secretários municipais estiveram reunidos, no último sábado, 29, para receber os presidentes e representantes das associações de bairros de Ubatuba. O encontro aconteceu na Escola Padre José de Anchieta e contou com a participação de 50 pessoas, representando 39 associações.
De acordo com a assessora de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários, “este encontro foi muito importante para as diversas sociedades amigos de bairro do município, pois foi uma oportunidade de conhecerem melhor as ações da prefeitura e estarem em contato direto, não só com o prefeito, mas com representantes de quase todas as secretarias municipais”.
O prefeito Eduardo Cesar ressaltou a necessidade de as pessoas participarem mais e estarem unidas em prol do município. “Acredito que as pessoas que aqui estão têm o mesmo objetivo, que é ver uma cidade ainda melhor. A minha mensagem hoje é no sentido de estarmos cada vez mais unidos por Ubatuba, independente de diferenças ou das bandeiras que carregamos”.
Maior adesão da comunidade - O superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, fez uma explanação sobre a prevenção à dengue e a importância da adesão de todos no combate ao mosquito transmissor da doença. “Estamos buscando a mobilização social e temos conseguido resultados positivos, mudando a concepção de que a dengue é responsabilidade apenas do poder público. Mas ainda precisamos de maior adesão e vocês, como representantes dos bairros, são referências e podem ser nossos parceiros multiplicadores”, disse Neilton aos presentes. “Estamos a disposição e esperamos o apoio de vocês, pois sem isto, ficaria muito mais difícil vencer esta batalha”, acrescentou o superintendente de Proteção à Saúde.
Principal ligação com a sociedade - O secretário de Saúde, Clingel Frota, realizou uma apresentação sobre a atual realidade da Santa Casa de Ubatuba, mostrando as melhorias e os avanços conseguidos após a intervenção da prefeitura no hospital. “Todos vocês precisam saber os dados e o que está sendo feito na Santa Casa. É um setor complicado, com uma enorme demanda e pouco recurso. As associações são nossa principal ligação com a sociedade e é necessário haver a conscientização de que estamos passando por uma situação difícil, mas que já evoluímos muito”, disse o secretário de Saúde.
A presidente da SABE (Sociedade dos Amigos do Bairro da Estufa), Maria Esmeralda Paiva dos Santos, falou sobre a importância de eventos como estes: “ficamos felizes em ver que a prefeitura está disponível para as associações de bairro. Encontros como estes nos ajudam a saber, por parte da prefeitura, o que está sendo feito em Ubatuba e nos nossos bairros”.(Fonte: PMU)



CINEMA - Semana de 28/09 a 04/10/2007

"MIMZY- A CHAVE DO UNIVERSO"
Aventura!!!!! Dublado!!!!!
Ás 17:00 hs.

"PARANÓIA"
Suspense!!!!!!
Às 19:00 hs.

"O VIGARISTA DO ANO"
Drama!!!!
C/ Richard Gere!!!!!
Às 21:10 hs.


cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Poesia Topo

Lição caiçara

Saibam que inimizade
de gente grande
dura uma eternidade,
mas briga de criança
dura até ao próximo folguedo
de jogar bola,
empinar pipa,
mergulhar no mar,
fazer castelos de areia.
E como está escrito
que delas é o reino dos céus,
Sebastião Almiro, caiçara,
preferiu fazer artes e brincadeiras
do que gastar o tempo em asneiras.


 

Felix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Parabéns Duplamente

Parabéns em primeiro pela vitória de seu trabalho, sempre feito com muita dedicação, persistência e até mesmo muita abnegação. Fiquei muito contente em saber que minha terra (ABC) vai poder assistir ao Maré Legal.
Segundo, parabéns pela coragem de colocar pingos nos iii da questão ambiental em Ubatuba. Entendo a importância do Parque Estadual, mas não podem se esquecer das pessoas, porque a política de preservar tem em vista em primeiro lugar as próprias pessoas.
Parabéns triplamente por não desistir nunca!
 

Mauri e Moysés
Ubatuba, SP


Eu gostaria de ver...

No mundo jurídico existe um velho jargão, que diz: "a Lei já nasce velha, e, às vezes, morta, porque a Sociedade está sempre evoluindo".
Sociedade é assim, em permanente evolução.
Crescer e mudar faz parte da vida em Sociedade.
Não é por acaso que nossas Leis são sempre alteradas, e em Sociedades ditas mais evoluídas, Emendas são acrescidas às Leis existentes, possibilitando o acompanhamento das mudanças sociais.
Quando se aborda as dificuldades de crescimento econômico e intelectual de nossa sempre querida Ubatuba, acredita-se que as Leis Ambientais é que são as principais responsáveis neste momento.
Não é bem assim.
A verdade é que existem duas outras questões, a econômica e a intelectual.
Ubatuba sempre foi limitada financeira e intelectualmente, do ponto de vista do desenvolvimento, e isto porque sua economia prendeu-se quase que exclusivamente ao Turismo.
A realidade exige adequação do desenvolvimento com a preservação ambiental, em razão das características naturais e peculiares desta belíssima Cidade.
Gostaria de ver os Ubatubenses, tanto os da Cidade como os da Zona Rural, incluídos em todo o progresso do Município, e os Ruralistas aprimorando sua produção agrícola, saindo da subsistência, superando sua precária situação.
Não mais gostaria de ver inúmeras localidades do Município ainda sem a Luz elétrica, já que temos o Programa Federal "Luz para Todos".
Eu gostaria de ver o fim deste pecado mortal.
Por estas e outras razões, os Filhos da amada Ubatuba foram, e ainda são, obrigados a ir estudar na Capital do Estado e em várias outras Cidades e Capitais do País.
Depois de formados, nem sempre podem exercer suas funções na terra natal, pois Esta ainda é menina, e não cresceu o suficiente para abrigá-los profissionalmente.
Não gostaria de viver momentos de crises, quando há recursos para se evitar tais crises, tanto recursos naturais quanto recursos técnicos e econômicos.
E em momentos de crise econômica, aliada a Leis Federais que nem sempre favorecem, surgem manifestações escritas, passeatas e cobranças diversas, iguais às que se noticiam atualmente.
Realmente, a Lei pode até ser, mas não é o maior problema.
As dificuldades vão além, envolvendo integralmente a todos os Setores da Sociedade.
Cobram-se providências e mudanças.
Tudo isto é natural e lógico.
E os primeiros a serem cobrados são os Representantes do Povo.
Aliás, estas são as atitudes corretas, se levarmos em consideração que "o poder emana do povo, e em seu nome deve ser exercido".
É preciso observar que, insistentes manifestações populares, como as que estão sendo noticiadas, mostram que alguma coisa não anda bem, pois manifestações, às vezes, significam desespero, o que pode levar a conflitos.
São situações que exigem atenção e solução.
O mais importante é que se enfrente o mérito da questão, deixando de lado os paliativos.
É muito triste ver toda uma máquina administrativa em alvoroço, por apenas dois postes de rede elétrica em área de preservação !
Eu acredito que Ubatuba pode crescer, em todos os sentidos, porém mudanças precisam ser calculadas, já que exige vontade, recurso e muito empenho.
Os Poderes já estão fazendo a sua parte, elaborando a Lei de Uso e Ocupação do Solo para o Município.
Sendo os maiores e principais responsáveis por mudanças e desenvolvimento, os Poderes Executivo e Legislativo têm desempenhado com galhardia a sua função. De igual modo o Poder Judiciário sempre desempenhou com nobreza e justiça o seu papel, e Ubatuba deve orgulhar-se disto.
O futuro é inevitável, e nos interessa.
Fico a me perguntar: "Será que já se questionou a quem de direito, acerca de possíveis e profundas mudanças, como adequação legislativa, crescimento econômico e crescimento intelectual"?
Existe esta vontade no coração dos Munícipes e de seus Governantes?
Sem estes três elementos, juntos, nenhuma Sociedade moderna consegue se desenvolver.
Mudar não é tarefa fácil, o que implica em questionamentos aos Setores mais importantes da Sociedade, pois exige planejamento, projetos, desapropriações, licenciamentos e recursos.
Eu gostaria de consultar no Município:
O Poder Executivo, para saber o que é possível ser feito, e onde estão os recursos para isto;
O Poder Legislativo, para saber da possibilidade de adequação das Leis Federais, quando estas afetam o desenvolvimento do Município, se é verdade que Leis Ambientais estariam lhe prejudicando;
Dependemos, todos, destes dois Poderes, pois sem Eles nada se pode mudar.
A Igreja Católica, tradicional auxiliadora do Povo, pois Ubatuba é católica, e esta é a Filosofia que deve nortear nossos Caiçaras, pois não existe outra Instituição, além dos Poderes, mais capaz de entender as reais necessidades da População;
A Imprensa; conhecedora, mais do que ninguém, dos problemas do Município, e de forma documentada;
Os Comerciantes e os Proprietários das Redes Hoteleiras e Afins, pois o Município é turístico, e Eles são a pedra angular (principal), capazes de avaliar a economia da Cidade;
Os Ricos, sendo isto necessário, correto e sábio, já que a vontade Deles sempre prevalecerá em quase tudo, e sem Eles não existe progresso;
A Associação dos Engenheiros e Arquitetos, responsáveis por toda a construção civil e sua beleza;
Os Órgãos Ambientais e Ambientalistas, responsáveis pelo equilíbrio ocupação/conservação;
A Associação Comercial, maior representante dos Comerciários;
A Classe Dominante, sempre atenta aos problemas e às necessidades;
Os Educadores e Estudantes, membros pensantes e idealistas;
Os Profissionais Liberais, responsáveis pela saúde, educação, defesa dos direitos, arte, cultura, lazer, pesquisa etc;
Todas as Organizações e Associações, principalmente a Pesqueira, que colaboram com seus conhecimentos práticos.
Somente assim, com a vontade e empenho de todos, demonstrando um verdadeiro amor por Ubatuba e seus Filhos, é que mudanças verdadeiras e profundas poderão ocorrer.
Sonho, sempre, com o crescimento natural e ordenado de nossa Ubatuba, expandindo suas fronteiras, ampliando e facilitando os seus acessos, educando seus Filhos na própria Cidade, gerando milhares de empregos e oportunidades, selecionando, convidando e aceitando os melhores profissionais da Cidade e do País para colaboração.
Leis se adequam, crescimento é necessidade, mudança depende de vontade, e ter vontade é ideal.
A vontade da maioria em primeiro lugar.
A primeira providência a ser tomada, por todos, é a análise e acompanhamento da "Lei de Uso e Ocupação do Solo", que está sendo elaborada.
Eu gostaria de ver Ubatuba como sempre vi: amável, bela e grandiosa.
 


Benedito José dos Santos Filho
São Paulo, SP

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Periquito  © Mário Trindade

Periquito
©Mário Trindade

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor