Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 03 de OUtubro de 2007 - Nº 1854 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
Consumidor de SP já pode solicitar nota fiscal para abater IPVA


Caraguatatuba
Caraguá recebe ajuda do Estado na Prevenção à Dengue
Caraguá realiza Circuito Municipal de Surf
Setur recebe exposição permanente de Artes Plásticas
Chuva de gols marcam fim de semana da 1º Divisão de Futebol de Campo da LICAF
I Sarau Literário integrou alunos de diversas escolas e fez sucesso entre o público
CEFET-SP promoverá concurso público
Caraguá promoveu 2º GP Caraguá Ciclismo é Aqui
Prefeitura de Caraguá e UNIMÓDULO recebem intercambistas argentinos
Grupo irá participar da 2ª Semana de Desenvolvimento Regional
Fundacc lança Festival Nacional de Dança de Salão Baila Caraguá no Vida Ativa

Ilhabela
Vereador afirma que imóveis do CDHU são vendidos ou locados
Dersa substitui 0800 de travessia por ligação interurbana
Prefeitura entrega proposta Orçamentária para o próximo ano
Programa de Atividade Física para a Melhor Idade
Dr. Rosmaninho recebe Moção de Louvor da Vereadora Nanci
Votação de PL que obriga uso de energia solar é adiada
Aprovado projeto que cancela desconto em salário dos vereadores no caso de ausência nas sessões extraordinárias


São Sebastião
Empresários discutem falta de área para depósito de entulho em Juquehy
Juan conquista R$ 535 mil do BNDES para a Cooperativa de Sucata de São Sebastião
Câmera de monitoramento evita tráfico de drogas na pista de skate de São Sebastião
Prefeitura promove Ciclo de Orientações para garçons na próxima semana
Setradh participa do 1° Encontro de Pesquisa em Serviço Social da Unitau
Prefeitura participa de oficinas de geração de renda em São José dos Campos
Prefeitura lança nova enquete em seu site oficial

Ubatuba
Despejo de “lixo verde” coloca em risco áreas de preservação. Polícia Ambiental vai intensificar fiscalização
Audiências públicas da Lei de Uso e Ocupação do Solo começam nesta semana
ACIU em parceria com o Balcão de Empregos
Fundart comemora aniversário da cidade com diversos eventos
Prefeitura de Ubatuba homenageia melhor idade no Dia Internacional do Idoso
Prefeitura faz prestação de contas sobre ações contra dengue
Secretaria de Educação intensifica ações de combate à dengue nas escolas
Curso prático e técnico de Modelagem e Corte para Costura

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Consumidor de SP já pode solicitar nota fiscal para abater IPVA

Litoral Norte - A partir desta segunda-feira (1), os consumidores do Estado de São Paulo que solicitarem a nota fiscal de suas compras terão a devolução de até 30% do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) recolhido pelos estabelecimentos comerciais.
Com isso, poderão acumular os créditos obtidos e usá-los para abater o custo do IPVA (Imposto de Veículos Automotores) ou pedir que eles sejam depositados em conta corrente ou poupança, creditados em um cartão de crédito ou transferidos para outra pessoa. Os valores ficam disponíveis por cinco anos.
Regras
Para as compras efetuadas de janeiro a julho, o crédito poderá ser utilizado a partir de outubro do mesmo ano. Já para as compras realizadas de julho a dezembro, em abril do ano seguinte. Entre os principais objetivos está a redução da carga tributária individual e da concorrência desleal, por meio do combate à sonegação e à comercialização de produtos ilegais.
O próprio cidadão terá de indicar à Secretária da Fazenda, por meio do site na internet  www.fazenda.sp.gov.br , como e onde ele quer utilizar o seu crédito. Para isto, basta cadastrar uma senha e consultar os valores pendentes
e liberados. No mesmo site é possível ter mais informações sobre o projeto.
Empresas
Os restaurantes serão os primeiros estabelecimentos a ter de emitir as notas fiscais para o abatimento do ICMS, registrando no documento o CPF ou CNPJ do consumidor (caso este seja pessoa jurídica).
Em novembro, estabelecimentos como padaria, bares, cantinas e outros que forneçam alimentos deverão se adequar à legislação. No primeiro momento, apenas o varejo terá de implantar a nota fiscal paulista.


Notícias de Caraguatatuba Topo



O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá recebe ajuda do Estado na Prevenção à Dengue
O intuito é prevenir e conscientizar a população no combate a doença, já visando o próximo verão

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretária de Saúde, vem trabalhando em conjunto com a SUCEM (Superintendência de Controle de Endemias) no "Arrastão de Controle da Dengue".
O Governo do Estado de São Paulo mandou 50 funcionários da SUCEM para Caraguá, onde estão desde a última segunda-feira, 1 de outubro, e ficarão até a próxima sexta-feira. Eles percorrerão diversos bairros da cidade, com o objetivo de eliminar criadouros.
Os agentes têm visitado residências nas comunidades que mais tiveram constatações da doença neste ano, que atingiu número recorde em Caraguatatuba, com mais de 800 casos confirmados.
O secretário da saúde Olegário Alves dos Santos está satisfeito com a ajuda recebida pelo Governo, mas alerta os moradores de Caraguá, para que também façam a sua parte. "Como secretário, acho muito importante a participação do Estado nesse combate a Dengue, mas é preciso ressaltar que a população precisa cuidar de suas residências", comentou.
Guilherme Garrido, chefe de serviços do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), concordou com Olegário, e insisti para que as pessoas cuidem principalmente de criadouros como vasos, matos em casa, pneus largados, copos descartáveis e outros lugares onde o mosquito da Dengue possa ser encontrado. "Esse apoio que estamos recebendo é importante, desde que a população faça a sua parte", disse.
De acordo com Guilherme, o trabalho para prevenir a doença continua, mesmo com o declínio no número de casos. Segundo ele, 20 funcionários do CCZ têm trabalhado em cima desse controle.
Além disso, 162 agentes comunitários, dentre várias outras funções, têm trabalhado em cima do combate a doença na atividade Casa a Casa, e com isso ajudam a evitar o contágio da Dengue em suas comunidades.
A despesa de hospedagem dos 50 funcionários da SUCEM, que estão trabalhando na cidade, está sendo arcada pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Caraguá realiza Circuito Municipal de Surf

Caraguatatuba - O Circuito Municipal de Surf de Caraguatatuba será disputado em três etapas a partir do dia 6 (1ª etapa). A ASC (Associação de Surf de Caraguá) comemora a realização do circuito junto à Federação Paulista de Surf, com informatização e estrutura de qualidade.
“Isso possibilitará federar os árbitros de surf de Caraguá, gerando novos empregos e trazer eventos de surf realizados pela Federação para a cidade, movimentando o turismo numa época de baixa temporada, quando a cidade mais precisa”, declarou o presidente da ASC, Luciano Sant’Anna. “Vamos aproveitar que esse período do ano proporciona sempre boas ondas com ondulações de leste e sudeste em Martin de Sá, Massaguaçú e Capricórnio.
No ano passado teve boas ondas aqui o ano todo, mas por falta de patrocino a associação de surf não conseguiu realizar um evento oficial pela federação paulista de Surf a qual a entidade é filiada, apenas apoiou pequenos eventos”, declarou.
O circuito desse ano lança a campanha do “Movimento pela Construção do Fundo Artificial”. “A proposta é discutir se é viável a construção do fundo, se vai realmente ajudar na questão de conter o avanço do mar, se vai ajudar a pesca e o turismo na cidade.
A associação convida toda a sociedade para a abertura do municipal de surf que acontecerá na quinta-feira no auditório do Unimódulo”.
As inscrições custam R$35 reais. Maiores informações pelo telefone (12) 9743-1018. O evento será promovido pela prefeitura em parceria com o Unimódulo e ASC. As outras duas etapas acontecem nos dias 17 de novembro e 8 de dezembro. Nova pagina 1

Setur recebe exposição permanente de Artes Plásticas

Caraguatatuba - O artista plástico e presidente da AAPC (Associação dos Artistas Plásticos de Caraguatatuba), Nivaldo Julião, informa que em reunião com o secretário municipal de Turismo Ricardo Ribeiro, obteve a confirmação de que o prefeito José Pereira de Aguilar concedeu um espaço para seus associados exporem seus trabalhos em caráter permanente.
O local, onde os quadros já se encontram em exposição, é o salão da Setur (Secretaria de Turismo), ao lado da “Feira do Artesão”, contendo 20 obras de arte inéditas em diversas técnicas (contemporânea, acadêmica e impressionismo).
Julião lembra que a luta para o artista plástico do município “conquistar seu lugar ao sol” não vem de hoje. Em 2004 a luta começou a tomar um “corpo físico”, quando foi enviado a Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) o primeiro projeto solicitando que os artistas pudessem expor seus trabalhos numa praça ao ar livre, começando assim o bem sucedido “Jardim das Artes”, que acontece a quase três anos na praça Cândido Motta, todas as sextas-feiras, sábados e domingos a partir das 18h.
Um ano após o início do “Jardim das Artes”, que começou com apenas quatro artistas expondo e hoje soma 20, foi fundada a AAPC que não parou de crescer, segundo seu presidente, e vem se destacando a cada exposição que participa, seja local ou em outras cidades. Recentemente a entidade foi convidada para o XlX Salão Nacional de Artes Plásticas Benedito Calixto, em Itanhaém, Litoral Sul de São Paulo, e dia 16 de novembro estará no Center Vale Shopping de São José dos Campos.
“As artes têm linguagem universal, portanto, não são criadas para esse ou aquele lugar no nosso planeta, as artes são criadas para o mundo, e o nosso objetivo é trabalhar para que o mundo as veja, e venha a conhecer o nome do artista e sua arte”, diz Julião. Nova pagina 1

Chuva de gols marcam fim de semana da 1º Divisão de Futebol de Campo da LICAF
Rodada teve média de quatro gols por jogo, e tabela continua embolada na briga pela classificação

Caraguatatuba - A quinta rodada teve como destaque o Beira Mar Coloniano, que goleou a equipe do Fortaleza por 6 a 0 no último domingo, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) em jogo disputado pelo grupo A. Com a goleada, o time ocupa agora a segunda colocação com 12 pontos ganhos, atrás do Poiares, que venceu o Pedrinho por 2 a 1 e lidera a chave.
Na sexta-feira, dia 28 de outubro, no jogo dos desesperados, o Jetuba bateu o Tabajara por 3 a 1 e conquistou a sua primeira vitória na competição, deixando o rival sozinho na lanterna sem nenhum ponto.
Na única partida do Grupo B, o Brasília fez 2 a 1 no Cruz de Malta, mas continua na penúltima colocação.
Quatro equipes de cada chave se classificam para as quartas-de-final. Já os dois últimos de seus grupos, amargarão o rebaixamento. Se o campeonato terminasse hoje, os rebaixados seriam: Jetuba, Tabajara, Brasília e Primavera. E a classificação ficaria com os times do Poiares, Beira Mar Coloniano, Pedrinho, Fortaleza, Jaraguazinho, Barranco Alto, Fluminense e Indaiá.
A diferença de pontos entre as equipes é pequena, e muita coisa ainda poderá acontecer no Campeonato da 1º Divisão. Brasileirinho, Corinthians, União Colonial e Cruz de Malta, continuam sonhando com a chance de avançar de fase.
A próxima rodada começa nesta sexta-feira, dia 5 de outubro, com o jogo entre União Colonial e Indaiá, às 20h15. No domingo, às 13h, O Jaraguazinho enfrenta o Primavera. Em seguida, às 15h, o Fluminense encara o Barranco Alto e fechando a rodada do fim de semana, o Pedrinho encara o Tabajara. Todas as partidas serão realizadas no CEMUG. (Fonte: PMC)

I Sarau Literário integrou alunos de diversas escolas de Caraguá e fez sucesso entre o público
Estudantes de oito unidades escolares de Caraguatatuba, que integram o Projeto Letras de Luz, realizaram um Sarau Literário que fez sucesso com o público, trazendo muita cultura e entretenimento aos expectadores, na Praça do Coreto.

Caraguatatuba - O "I Sarau Literário do Projeto Letras de Luz de Incentivo à Leitura", realizado na última segunda-feira em Caraguatatuba na Praça do Coreto, trouxe bastante cultura e entretenimento a visitantes e moradores que acompanharam o evento. As apresentações fizeram sucesso entre o público e integraram estudantes de oito unidades escolares.
O grupo que realizou o sarau integra o projeto "Letras de Luz", que é promovido pela Fundação Victor Civita e patrocinado pela Bandeirante Energia do Brasil. O encontro literário teve apoio da Secretaria da Educação de Caraguatatuba.
A proposta dessa ação foi levar adiante a meta proposta pelo "Letras de Luz", que é difundir a importância da leitura para todas as pessoas. Neste caso, ao levar o sarau para um espaço aberto ao público, os educadores e alunos contribuem para que o hábito e a prática da leitura saiam dos muros da escola e cheguem à comunidade em geral.
O evento contou com a participação da secretária da educação, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, da supervisora de ensino Rosa Riolo, a oficineira e representante do "Letras de Luz", Edi Fonseca, além de dezenas de pessoas que acompanharam a atividade.
Durante a realização, alunos, professores e funcionários contaram histórias, leram e declamaram poemas e contos variados, a partir do que já estão praticando na própria escola, uma vez que entre os objetivos do projeto, estão: a criação de um ambiente acolhedor para leitura e arte e a aproximação entre alunos, pais, professores e comunidade com este segmento.
A primeira apresentação do sarau foi dos alunos da CIEFI (Centro Integrado de Ensino Fundamental e Infantil) Profº. Alaor Xavier Junqueira, que fizeram a leitura e dramatização de textos de Pedro Bandeira e Tatiana Belinky. Eles também apresentaram uma dança de Sandy & Junior.
Os estudantes da EMEF Profª. Edna Maria Nogueira Ferraz, fizeram a apresentação de um texto de Rubem Alves. A participação do grupo da EMEF Profº Oswaldo Ferreira foi marcada pela leitura e mostra de pinturas em forma de histórias em quadrinhos, uma paródia sobre os Três Porquinhos que foi misturada com a história de Chapeuzinho Vermelho. Eles ainda leram poemas que foram criados pelos próprios alunos e finalizaram a apresentação com a dança de uma música dos Titãs.
A EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues foi representada com a leitura dos livros: Raul da Ferrugem Azul e Quando Meu Pai Perdeu o Emprego. O encontro ainda contou com a dramatização de "A verdadeira história dos três porquinhos", de Jon Scieszka, representado por alunos da EMEF Benedito Inácio Soares. Essa encenação teve um destaque, que foi a atuação da aluna Valeska Moreira Motta, bastante elogiada pelo público.
A EMEF Profª Antonia Ribeiro da Silva trouxe ao público uma apresentação de Dança Livre e Expressão Corporal. O sarau foi encerrado com uma apresentação de música ao vivo com alunos da EMEF Profª Antonia Ribeiro da Silva, do Jardim Califórnia.
Silmara elogiou o evento e parabenizou os organizadores e todas as crianças que se empenharam na realização. "É muito bom ver a participação dos alunos e uma organização como essa. Esse já é um sinal de que estamos caminhando em direção ao objetivo do 'Letras de Luz', que é criar o hábito da leitura e difundi-lo", finalizou a secretária. (Fonte: PMC)

CEFET-SP promoverá concurso público
Serão abertas nesta quarta-feira, dia 3 de outubro, as inscrições para cargos administrativos e professores do CEFET

Caraguatatuba - O CEFET-SP (Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo) realizará um concurso público para provimento de vagas em cargos administrativos e para professores.
As inscrições terão início a partir desta quarta-feira, dia 3 de outubro e irão até o dia 17 do mesmo mês, sendo realizadas somente através dos correios.
Serão disponibilizadas seis vagas para o cargo de professor, nas seguintes áreas: uma em Construção Civil - Gestão, Construção Civil - Materiais e Solos, Informática Java, Informática Redes e duas para Informática Net. Para fazer a prova, será cobrada uma taxa de R$ 40.
Para os interessados em cargos administrativos, o valor da taxa será de R$ 30 para o nível intermediário e R$ 35 para nível superior. O provimento terá vaga para Técnico de Laboratório - Área Eletrônica e Técnico de Laboratório - Área Informática.
A primeira prova será realizada no dia 28 de outubro de 2007 no CEFET-SP. Existem mais informações no site www.cefetsp.br  , na página do concurso público 2007. (Fonte: PMC)

Caraguá promoveu 2º GP Caraguá Ciclismo é Aqui
Evento teve a participação de ciclistas de todo o Litoral Norte, Vale do Paraíba e da Grande São Paulo

Caraguatatuba - O 2º GP Caraguá Ciclismo é Aqui, promovido pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretária de Esportes e Recreação e da Associação de Ciclistas da cidade, contou com 70 atletas, que brigaram pelo primeiro lugar na principal categoria, o Open Elite. Kleber Neves de Suzano venceu a prova. A segunda colocação ficou com Daniel, de Pindamonhangaba, seguido por Robson de São José dos Campos.
O quarto e o quinto lugar ficaram com ciclistas de Caraguatatuba. Jéferson Bonifácio e João Carlos Ferreira ocuparam as posições respectivamente.
Os deficientes físicos também tiveram espaço para competir, e Caraguá mostrou incentivar os seus atletas. Na categoria Paraolímpico, Eliseu Pereira ficou com a primeira colocação. Odair Santos Pedro terminou o GP em segundo lugar, Demetrio Santos ficou em terceiro e Francisco Assis ocupou a quarta posição. Todos os quatro primeiros representam a cidade de Caraguatatuba.
No Feminino Livre, Sumaya Ali Ribeiro, também de Caraguatatuba foi a ganhadora. Na categoria Open Estreantes, de 15 à 29 anos, o lugar mais alto do pódio ficou para outro caraguatatubense, o ciclista Heron Domiciano.
Na categoria Sênior A de 30 à 39 anos, a vitória foi de João Salles da Silva, de Guarulhos. No Sênior B de 40 à 49 anos, o primeiro lugar ficou para José Mantuani de Jacareí. No Máster, acima de 50 anos, Ricardo Ventureli Gonçalves de Taubaté levantou o troféu. No MTB Livre, Jéferson Standke, de Jacareí, levou a vitória.
A competição também teve as modalidades Fraldinha de 5 à 7 anos, vencida por Lucas Vinicius Prazeres de Caraguatatuba. Kaio Willian P. Oliveira, também da cidade, ficou em segundo. No Infantil, de 8 à 11 anos, Ramon de Oliveira Totti de São José dos Campos venceu a prova. Rafael Alves dos Santos e Fábio Almeida de Caraguá ficaram com o segundo e o terceiro lugar. No Juvenil, Rugero Vinicius Cerqueira, de Itaquaquecetuba levou a prova. Marcos Vinicius Morana de Caraguatatuba chegou em segundo. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá e UNIMÓDULO recebem intercambistas argentinos
Grupo irá participar da 2ª Semana de Desenvolvimento Regional

Caraguatatuba - O chefe do Executivo de Caraguatatuba recebeu nessa terça-feira, 2, grupo de estudantes argentinos que estão na cidade para pesquisa. Aguilar e os jovens conversaram sobre suas atividades no município que envolvem, também, palestras durante a Semana de Desenvolvimento Regional do UNIMÓDULO, que acontece de 8 a 11 de outubro.
Estiveram presentes também o pró-reitor de Relações Comunitárias e Extensão do UNIMÓDULO, Leo Reis, e o secretário municipal de Turismo Ricardo
Os argentinos integram o Instituto Patogônico para o Desenvolvimento Empresarial. Esse é o segundo ano que eles visitam o Litoral Norte em busca de informações. O objetivo é encontrar novas maneiras de gerir negócios. Além de Caraguá, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela também estão no roteiro. (Fonte: Módulo)

Fundacc lança Festival Nacional de Dança de Salão Baila Caraguá no Vida Ativa

Caraguatatuba - A Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e a Prefeitura Municipal lançam no dia 6 de outubro o Festival Nacional de Dança de Salão- Baila Caraguá, dentro da programação do Vida Ativa, que acontece na Praça de Eventos das 10 às 16 horas. Durante o evento, a Fundacc vai proporcionar ao público de todas as idades aulas abertas de dança com os monitores da área e música com a Banda Sinfônica de Caraguatatuba, sob a regência do maestro Álvaro Ferraz.
O Festival Nacional de Dança de Salão primará pela difusão dos ritmos de salão, desenvolvimento da dança como cultura artística e prática saudável, e as inscrições podem ser feitas até dia 20 de dezembro de 2007. A taxa de inscrição é de R$ 40,00 por dupla, que deve dançar os ritmos: Tango, Bolero, Forró e Samba.
No período de 16 de fevereiro a 29 de março de 2008 acontecem as seletivas e a final com o Grande Baile de Gala no dia 5 de abril, abrindo o mês de comemoração do aniversário da cidade. A premiação do festival é de R$13.500,00, divididos em três categorias: 18 a 35 anos; 36 a 55 anos e acima de 56 anos.
A Dança de Salão desempenha papel representativo no cotidiano das pessoas: sociabilizar, promover a autoconfiança e resgatar a auto-estima, fazendo com que os praticantes acreditem em suas potencialidades e sejam mais ousados nas suas ações.
Para a inscrição acesse: www.fundacc.com.br ou retire-a na sede da FUNDACC - Rua Santa Cruz, 396, Centro Caraguatatuba, das 9h as 17h de segunda a sexta-feira.
As inscrições devidamente preenchidas deverão ser enviadas via correio, acompanhada de cópia do RG e foto 3X4 de cada integrante. Informações adicionais poderão ser obtidas pelos telefones: (12)3883-3737/3883-7555/3883-3727 ou pelo e-mail bailacaragua@fundacc.com.br

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Vereador afirma que imóveis do CDHU são vendidos ou locados
CDHU aponta cinco, dos 80 apartamentos entregues em setembro de 2006, que não estariam sendo ocupados por mutuários

Ilhabela - O vereador Jadiel Capucho, conhecido como Keko, afirma ter recebido denúncia de venda ou locação de imóveis do conjunto habitacional Recanto dos Jurutis da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) em Ilhabela. “Há regras a serem cumpridas.
Os apartamentos seriam ocupados e não podem ser locados e nem vendidos. Uma pessoa me procurou e disse que ofereceram a ela que comprasse um imóvel do conjunto, eu aconselhei que não fizesse a compra”, contou o parlamentar.
A transferência de financiamento habitacional durante a vigência do contrato de imóveis do CDHU está prevista na lei nº 12.276, regulamentada pelo decreto nº 51.241. O artigo 1º prevê que o imóvel poderá ser alienado pelo mutuário, no curso do contrato de financiamento, somente depois de ter decorrido dois anos da assinatura do contrato de financiamento. Como o conjunto Recanto dos Jurutis foi entregue há um ano, a titularidade do financiamento não pode ser transferida.
O artigo 1º prevê ainda que o imóvel adquirido da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo somente poderá ser alienado, se o novo proprietário for pessoa física e as prestações vencidas estejam regularmente pagas, bem como as despesas de condomínio, caso haja.
O vereador não soube dizer quantos imóveis estariam sendo vendidos ou locados no conjunto habitacional. “Eu não sei a quantia de negociações de compra e venda que foram feitas. Mas, como as pessoas sabem que esta situação é proibida, nada vai ser passado. O nível das pessoas que estão morando no CDHU é alto. Há vários carros e motos que ficam estacionados do lado de fora. Quem tem um veículo não é de baixa renda”, acredita o vereador. Keko afirmou que diariamente ficariam estacionados de 15 a 30 carros do lado de fora do conjunto habitacional.
Em setembro do ano passado foram entregues 80 apartamentos no bairro do Reino. Os imóveis são de dois quartos, sala, cozinha e um banheiro. A área interna dos apartamentos é de cerca de 70m². Os prédios são de dois andares. “Existem 80 pessoas que estão na reserva. Nós somente estamos em defesa destas pessoas, de repente o imóvel vai estar sendo vendido e poderia ser sorteado para quem está na fila”, explicou Keko.
CDHU - A assessoria de imprensa do CDHU informou que realizou em agosto fiscalização no Conjunto Habitacional Recanto dos Jurutis, em Ilhabela. Foi constado que dos 80 apartamentos entregues, em setembro de 2006, 75 estão de acordo com as regras contratuais. Outros cinco imóveis estão ocupados irregularmente, foi constatado que os mutuários não morariam nas residências.
A Companhia está tomando as providências cabíveis com vista a abrir processo de retomada desses imóveis e já notificou extra-judicialmente esses mutuários. Assim que forem retomados, os apartamentos serão comercializados aos suplentes, conforme ordem de classificação no sorteio. (Fonte: Imprensa Livre)

Dersa substitui 0800 de travessia por ligação interurbana

Ilhabela - A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) substituiu o telefone 0800, que era gratuito, por ligação interurbana, no caso paga pelo cliente. Agora os usuários da travessia São Sebastião/Ilhabela que quiserem marcar hora na travessia devem ligar para a central da empresa em Guarujá.
Segundo a assessoria de imprensa da Dersa, o 0800 era pago pela operadora que fazia a travessia, que agora está sendo feita, em caráter temporário, pela Dersa. O processo licitatório, para nova empresa operar, se encontra em análise do recurso interposto por uma das partes.
A mudança de telefone começou a vigorar a partir de ontem. Os novos números são: (0xx13) 3358-1598/3358-2027/3358-2277/3358-2627 e 3358-3038. O atendimento é feito diariamente das 7 até as 24 horas. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura entrega proposta Orçamentária para o próximo ano

Ilhabela - Em cumprimento ao disposto no artigo 165, da Constituição Federal e ao artigo da Lei de Responsabilidade Fiscal (lei no. 101/ 2000) e lei 4.320/64, a Prefeitura de Ilhabela realizou a entrega da proposta orçamentária para o ano de 2008, na Câmara Municipal.
As prioridades estabelecidas neste Projeto de Lei Orçamentária para o próximo exercício, são o resultado do processo iniciado com os Programas de Governo estabelecidos no Plano Plurianual e Lei de Diretrizes Orçamentárias, ambos discutidos em audiência pública e elaborados conforme as novas exigências do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, e as contidas na Lei de Responsabilidade Fiscal, atendendo assim o princípio do equilíbrio orçamentário, princípio fundamental das finanças públicas, bem como as alterações na codificação das receitas e despesas, conforme portaria interministerial no. 163/2001.
Quanto as ações previstas destacam-se: pavimentação de vias; implantação da Unidade Básica de Saúde na Barra Velha – 2a. Gleba; Projeto Cão Ilheo, em parceria com a Cia das Patas; desapropriação de imóvel e início da construção do Centro de Convenções; cobertura da quadra Poliesportiva do Centro Comunitário, na Barra Velha; construção de Unidade de Ensino na Barra Velha para atender alunos da 1a. a 8a. séries do ensino fundamental e a construção do CENPTEC (Centro Profissionalizante Técnico de Ilhabela).
O prefeito municipal Manoel Marcos de Jesus Ferreira ressalta que esta Administração, de acordo com os princípios de uma gestão democrática e participativa, busca a melhoria da qualidade de vida dos munícipes, através de um conjunto de ações voltadas para o bem estar social, agregando políticas para a geração de empregos e renda, melhoria na rede de saúde e educação, promoção social e incentivo à cultura, esporte e lazer. O prefeito destaca, que esta proposta orçamentária prevê ainda, a reserva de contingência no intuito de atender imprevistos. (Fonte: PMI)

Programa de Atividade Física para a Melhor Idade

Ilhabela - Todas as terças e quintas-feiras, das 7h30 às 8h30, até o próximo dia 1º de novembro a Equipe de Saúde da Família da Vila promove no antigo Campo de Aviação uma programação com diversas atividades voltadas à "melhor idade" como caminhadas, alongamento e hidroginástica. Participe!!! Mais informações: (12) 3896-1212. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Dr. Rosmaninho recebe Moção de Louvor da Vereadora Nanci

Ilhabela - O Doutor Eduardo Rosmaninho recebeu uma Moção de Louvor da Vereadora Nanci Zanato (PPS) durante a sessão ordinária de ontem (01/10).
Natural de São Paulo, casado com a Dona Magda Rosmaninho e pai de Alfredo e Eduardo, o Doutor Eduardo Rosmaninho formou-se médico em 1956, pela Escola Paulista de Medicina. Ainda na década de 50, por influência do então Governador Jânio Quadros, visitou Ilhabela, apaixonando-se desde então pela cidade, local que escolheu para ter sua segunda residência, há mais de quarenta anos.
Sua assídua freqüência no município, levou-o a realizar trabalhos voluntários, ainda na época em que a cidade não dispunha de médicos, ocasião em que os moradores formavam longas filas na porta de sua casa, aguardando pelo seu atendimento.
Quando não eram os moradores que iam ao seu encontro, era o doutor que, abastecia sua mochila de medicamentos e com ela nas costas rumava às comunidades tradicionais de Castelhanos, Praias Mansa e Vermelha, Bonete, dentre outras, para cumprir com dedicação e carinho, sua missão de voluntariado. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Votação de PL que obriga uso de energia solar é adiada

Ilhabela - A sessão ordinária realizada ontem (01/10) teve em sua pauta da ordem do dia duas proposituras, o Projeto de Resolução 10/2007 e o Projeto de Lei 88/2007.
O vereador Beto Campos (PV) pediu o adiamento por uma sessão da votação de seu Projeto de Lei 88/2007 que torna obrigatório o uso de energia solar para o aquecimento de água.
Segundo o parlamentar, o Projeto de Lei prevê que determinadas categorias de estabelecimentos comerciais e novos imóveis residenciais com área construída superior a 150 metros quadrados tenham a sua estrutura elétrica apta para instalar aquecedores.
“A utilização de energia solar, em países tropicais como o Brasil, é viável em praticamente todo o território. Além de oferecer vantagens ambientais, a utilização da energia solar pode desafogar o sistema elétrico, razão pela qual deve ser incentivada”, comenta Beto. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Aprovado projeto que cancela desconto em salário dos vereadores no caso de ausência nas sessões extraordinárias

Ilhabela - O Projeto de Resolução 10/2007, apresentado pela Vereadora Nanci Zanato (PPS), foi aprovado com apenas um voto contrário do Vereador Beto Campos (PV).
A propositura exclui o parágrafo 9º do artigo 127, do Regimento Interno da Câmara Municipal, que dispõe sobre a convocação dos Vereadores para sessões extraordinárias, realizadas durante o recesso. O parágrafo excluído diz que o não comparecimento injustificado às sessões extraordinárias implicará em desconto de 1/10 dos subsídios do vereador.
A vereadora afirma que a participação dos vereadores nas sessões extraordinárias realizadas pela Casa de Leis durante o recesso não é remunerada e que a ausência dos vereadores a estas sessões não deve implicar em desconto.
O parágrafo a ser excluído foi anteriormente acrescentado pela Resolução nº 08, de 12 de junho de 2006, de autoria do Vereador Beto: “sendo que até sua inclusão nenhum desconto era efetuado dos vereadores que jamais deixaram de comparecer, sem motivo justificado, às sessões extraordinárias”, explica a Vereadora Nanci.
Em sua justificativa de voto, o Vereador Beto afirmou que são nas sessões extras que acontecem as principais discussões para as quais a presença maciça dos vereadores é extremamente importante e que, por isso, foi o autor da Resolução que incluiu o desconto no caso de não comparecimento injustificado às sessões extraordinárias. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Empresários discutem falta de área para depósito de entulho em Juquehy
Entrave político estaria atrasando implantação de um parque de resíduos

São Sebastião - Um grupo de empresários esteve reunido no final de semana, em Juquehy, na Costa Sul de São Sebastião, com o secretário de Meio Ambiente, Teo Balieiro, onde discutiram o problema da falta de área para o depósito de entulho na região. O encontro foi acompanhado pelos vereadores Carlos Augusto Senatore, o Guto, e Solange Rodrigues de Araújo Ramos.
A reunião foi agendada a pedido da categoria para reivindicar à administração um local onde os proprietários de empresas que locam caçambas possam depositar o material.
“A prefeitura tem interesse na limpeza urbana, mas está na mesma situação porque está impedida de armazenar entulho, poda ou qualquer tipo de resíduo.
Hoje, o entendimento da Polícia Ambiental é de que a atividade é poluidora e causa impacto ambiental”, explicou o secretário.
Entretanto, ele informou que a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) está reivindicando ao comando da Polícia Ambiental a utilização de uma área localizada no bairro de Maresias, também na Costa Sul, com o objetivo de dar continuidade à deposição dos utensílios e oferecer, assim, um local aos empresários.
A área, que fica na linha de transmissão da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), estaria sendo utilizada de maneira aleatória e sem controle algum.
Diante do fato, a administração municipal pretende controlar o acesso à área; promover o depósito de restos de poda e do entulho da construção civil, separadamente, escolhendo um lado para cada material; garantir a preservação da vegetação existente no entorno da área e não permitir a colocação de lixo, sucata e embalagens de produtos perigosos no local.
“A mistura dos resíduos é considerado crime ambiental porque não se sabe o que tem no meio do material”, explica. O secretário frisa que o local não poderá ser ampliado enquanto não existir um projeto elaborado pela Semam.
De acordo com Balieiro, a Polícia Ambiental deve se manifestar dentro de 15 dias sobre a reivindicação, que foi encaminhada ontem.
Na reunião, Balieiro comentou sobre a implantação do Parque de Valorização de Resíduos Urbanos, que ainda não entrou em funcionamento porque a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) precisa emitir a licença de instalação, o que foi solicitado pela prefeitura desde o dia 13 de novembro de 2006.
A partir da liberação dessa área, que está localizada na região central, o sistema passa a funcionar de forma regular. Já há, inclusive, recursos para serem aplicados no local. “O governo estadual tem dificultado a aprovação do projeto porque há pessoas, forças políticas, que não querem o êxito do parque”, acredita o secretário.
Para a categoria, o caso precisa de uma solução o mais rápido possível até porque há várias obras em andamento, que descartam muito material. “Até o verão a tendência é piorar”, ressalta.
“Queríamos que a prefeitura fizesse o que está fazendo. Achávamos que o erro era dela, mas agora estamos vendo que não é”, disse o empresário José Roberto Godoy se referindo ao esclarecimento em relação a situação.
O grupo aproveitou a reunião para informar que em Juquehy existe uma área de seis mil metros quadrados, localizada na rua da Sabesp (antiga barreira), cujo proprietário tem interesse em locar para tal fim. A princípio, segundo Balieiro, a prefeitura está atuando para obter a liberação da área em Maresias. Depois disso, a Semam vai tentar resolver o problema de locais em Juquehy e Barra do Una. Ele orientou aos presentes a criação de uma associação para que a classe tenha representatividade e acesso junto aos órgãos competentes.
“A reunião foi positiva porque vimos que tem alguém se preocupando com a gente, que há possibilidade de ter ajuda. Estamos começando a caminhar”, avalia Godoy.
“A prefeitura está ao lado dos empresários e quer ajudar, mas depende da legislação para que o problema seja regularizado”, concluiu o secretário. (Fonte: Imprensa Livre)

Juan conquista R$ 535 mil do BNDES para a Cooperativa de Sucata de São Sebastião
Cerimônia no Rio de Janeiro contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que destacou a importância dos catadores de materiais recicláveis no país. Verba será utilizada para construção de galpão e compra de equipamentos

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Teo Balieiro, participou na última segunda-feira (1º/10), na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, da cerimônia de assinatura de convênios para repasse de verba a projetos de reciclagem. A Cooperativa de Triagem de Sucata de São Sebastião (Coopersuss), representada pela presidente Sandra Lucia Figueira, e a cooperada Nilzete Ramos dos Santos, receberá R$ 535 mil para a construção de um galpão, aquisição de equipamentos e modernização da operação.
O evento contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, além dos ministros Marcio Fortes (Cidades), Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e Miguel Jorge (Industria, Desenvolvimento e Comércio Exterior). De todo o país, apenas 34 cooperativas atenderam os requisitos exigidos pelo banco, entre elas, a Coopersuss, conquistando à verba a título de fundo perdido. “Os clientes que estão hoje aqui no BNDES não são tradicionais, mas certamente os que darão menos dor de cabeça. Os catadores nos dão uma lição de vida, subindo o primeiro degrau da cidadania”, declarou o presidente Lula.
Ele também apresentou dados sobre a importância da reciclagem. “Cada latinha de alumínio reciclada economiza o equivalente a três horas de TV ligada. A reciclagem do alumínio representa uma economia igual ao consumo anual do Estado do Pará. O Brasil é campeão mundial de reciclagem. Quero terminar meu mandato com vocês (catadores) reconhecidos como profissionais de verdade e de direito”, concluiu Lula. Durante a cerimônia, o Presidente da República recebeu todos os cooperados, que o presentearam com camisetas das cooperativas e bonés.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, ressaltou a importância do convênio e também do trabalho desenvolvido pela cooperativa. “Com esta verba vamos melhorar as condições de trabalho dos cooperados, com a construção de um galpão totalmente equipado”.
Um dos equipamentos a serem adquiridos para os cooperados é uma esteira transportadora para triagem, o que vai possibilitar o aumento da qualidade do material triado e, conseqüentemente, o seu valor agregado. O recurso financeiro (não-reembolsável) foi obtido pela administração através de um projeto elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), denominado “Reestruturação e Fomento da Coopersuss”, cuja finalidade é aplicar no segmento de catadores de materiais recicláveis para melhorar a produtividade e eficiência da entidade. “É uma grande conquista, pois de inúmeras cooperativas existentes em todo o país, conseguimos que São Sebastião fosse escolhida para ser beneficiada com esta verba”, disse o secretário Teo Balieiro.
A iniciativa deve aumentar a renda da cooperativa, além de elevar a quantidade de postos de trabalho, que hoje conta com 29, sendo 18 no Centro e 11 no bairro de Cambury, na Costa Sul. “São ações como a parceria em que os funcionários podem explorar os sanitários da Rua da Praia e participar de cursos de alfabetização e qualificação. Estávamos aguardando muito o resultado do projeto que foi analisado pelo BNDES para completar o ciclo de ajuda aos cooperados”, complementou Dr. Juan Garcia.
A presidente da Coopersuss, Sandra Lucia Figueira, e a cooperada Nilzete Ramos dos Santos, estavam emocionadas pela conquista. “É muita emoção. Viajamos de avião pela primeira vez, conhecemos o presidente Lula e agora vamos receber esta verba. É um sonho que está sendo realizado e sei que vai ser muito bom para todos. Eu agradeço a Deus, ao prefeito Dr. Juan, ao Teo (secretário de Meio Ambiente) e a Letícia Theotonio, do Meio Ambiente, por todo este apoio”, disse Sandra Lucia.
O novo galpão da Coopersuss será construído no Parque de Valorização de Resíduos Urbanos, localizado na região central. Atualmente, os cooperados atuam em um prédio alugado pela Prefeitura. (Fonte: PMSS)

Câmera de monitoramento evita tráfico de drogas na pista de skate de São Sebastião

São Sebastião - A prisão de acusado de tráfico de entorpecentes e apreensão de dois menores, no último final de semana, em São Sebastião, só foi possível após eles serem flagrados pela câmera de monitoramento instalada próximo à Pista de Skate. A Polícia Militar foi acionada pelos operadores do SIM (Sistema Integrado de Monitoramento).
Ao chegar no local, os policiais constataram o consumo e venda de maconha. A ação foi flagrada por volta das 16h45.
O secretário de Segurança Urbana, capitão Erwin Mota, ressaltou a importância das câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, até mesmo para a segurança do munícipe. “Os operadores também estão orientados e treinados para acionar o policiamento em casos suspeito. Isso deixa nossa cidade mais segura”, disse. (Fonte: PMSS)

Prefeitura promove Ciclo de Orientações para garçons na próxima semana

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), órgão ligado a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), em parceria com a Associação Comercial e Industrial (Aciss), promove na próxima segunda-feira (8/10) um Ciclo de Orientações para cerca de 30 garçons de 10 restaurantes do município. O objetivo é oferecer técnicas para aprimorar a qualidade no atendimento.
O evento será ministrado pela diretora do PAT, Elizete Nossabein, e a assessora de Divisão, Sônia Leriano. A palestra terá duas turmas, sendo a primeira às 9h e a segunda a partir das 13h. Além da participação dos 30 profissionais, estarão presentes cerca de 20 garçons cadastrados no sistema de dados do PAT e que desejam uma vaga no mercado de trabalho. No total, 50 pessoas participarão do Ciclo de Orientações, que acontecerá na sede do PAT do Centro.
“Passaremos técnicas de controle e qualidade com os alimentos, como buscar um melhor atendimento para a população, higiene e relações no trabalho. A alta temporada em breve vai chegar e queremos um comércio forte para atuar com a população”, disse Elizete.
Para mais informações, o PAT da região central fica localizado na Rua João Cupertino dos Santos, 245. O telefone para contato é o (12) 3892-4606. (Fonte: PMSS)

Setradh participa do 1° Encontro de Pesquisa em Serviço Social da Unitau

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) participam nesta quarta-feira (3/10), a partir das 19h, do 1° encontro de Pesquisa em Serviço Social, promovido pelo Departamento de Serviço Social da Universidade de Taubaté, no Vale do Paraíba.
O evento terá como tema “Trajetórias de Pesquisa e Construção do Conhecimento”, que apresentará experiências de relatos inscritos previamente para os acadêmicos e professores da instituição.
A Prefeitura exibirá dois relatos: o sucesso da 1ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada em julho deste ano, além da linha histórica da assistência social do município relacionada ao atendimento dos usuários, como o que avançou e até onde a Setradh deseja chegar, dentro do Sistema Único de Assitência Social (Suas).
Toda a equipe técnica da Setradh estará presente na instituição, assim como a secretária da pasta, Ana Margarida Freire. “Estou muito contente pela nossa equipe de assistentes sociais participar desta apresentação. Isso premia o nosso trabalho realizado a favor dos mais necessitados, dentro das Políticas de Assistência Social”, avalia Ana. (Fonte: PMSS)

Prefeitura participa de oficinas de geração de renda em São José dos Campos

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), participa nesta quarta-feira (3/10), no Parque da Cidade, em São José dos Campos, de uma oficina de capacitação para gestores técnicos da área social da Região do Vale do Paraíba.
O evento será realizado nos dias 3 e 31 de outubro e 28 de novembro, a partir das 8h30, com o objetivo de aprimorar a gestão do Programa Bolsa Família e capacitar os municípios a desenvolverem projetos de geração de renda voltados para a emancipação das famílias em situação de pobreza. 40 cidades da região participarão das oficinas.
Representando a Setradh, o evento contará com a presença da secretária da pasta, Ana Margarida Freire, e as assistentes sociais, Rita Elizabeth Ângelo, responsável pelo atendimento de famílias na Topolândia, e Ellen Cristina Tavares, que atua na Costa Norte. “Em São Sebastião temos um acompanhamento permanente com as famílias do programa com reuniões e fiscalização das mesmas”, disse Ana Margarida. (Fonte: PMSS)

Prefeitura lança nova enquete em seu site oficial

São Sebastião - Após a grande participação da população nas interatividades da Prefeitura de São Sebastião, tem novidade no site do município. Além das notícias atualizadas diariamente, vídeos e serviços públicos, o internauta pode opinar sobre assuntos relacionados a cidade na nova enquete que iniciou nesta terça-feira (2/10).
Desta vez, quem acessar a homepage oficial da Prefeitura poderá dar seu parecer com relação a questão: “A Prefeitura de São Sebastião iniciou o fechamento do Calendário de shows para a alta temporada 2007/2008. Qual estilo musical você gostaria de ver na cidade?”. Entre as alternativas, o visitante tem os estilos musicais pop/rock, forró, sertanejo, MPB, clássico e samba/pagode.
Na pesquisa anterior, realizada entre os dias 16 de agosto e 1º de outubro, que questionava “Qual área os munícipes consideravam prioritária na elaboração do Orçamento 2008”, e que teve mais de mil acessos, 333 pessoas (33,27%) escolheram a saúde como sendo prioridade. Em seguida vem a educação (20,88%) com 209, infra-estrutura urbana (19,08%) com 191, segurança (9,59%) com 96, eventos e shows (7,59%) com 76, esportes (6,59%) com 66 e social (3%) com a preferência de 30 pessoas.
Orçamento 2008 - As enquetes têm como objetivo buscar o ponto de vista dos moradores da cidade e sugerir alternativas de solução para as questões. No caso do Orçamento, o resultado obtido na enquete foi aplicado na previsão para 2008, que é de R$ 263 milhões, dividido entre as secretarias de Assuntos Jurídicos (R$ 3,1 milhões), Governo (R$ 8 milhões), Trabalho e Desenvolvimento Humano (R$ 9,8 milhões), Fazenda (R$ 12,4 milhões), Administração (R$ 7,7 milhões), Obras e Planejamento (R$ 37,1 milhões), Meio Ambiente (R$ 4,8 milhões), Educação (R$ 64,8 milhões), Esporte (R$ 5,8 milhões), Saúde (R$ 49,1 milhões), Cultura e Turismo (R$ 7,8 milhões), Gabinete (R$ 1,1 milhão), Subprefeituras (R$ 23 milhões), Segurança Urbana (R$ 14,1 milhões), além da reserva de contingência (R$ 2,5 milhões).
Para participar das interatividades e conhecer as novidades do site da Prefeitura, basta acessar www.saosebastiao.sp.gov.br  (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara ACIU

Despejo de “lixo verde” coloca em risco áreas de preservação. Polícia Ambiental vai intensificar fiscalização

Ubatuba - Apesar das prefeituras do Litoral Norte estarem brigando por um lixão regional capaz de suportar os resíduos produzidos pela população local, está claro que o problema de gestão do lixo não está apenas na falta de um destino final.
O fato é que muitas áreas da região viraram locais de despejo, principalmente do chamado lixo verde, que é resultado das podas e cortes realizados nas casas de veraneio do litoral. Entretanto, em Ubatuba, alguns pontos tradicionais de armazenamento e recolhimento do lixo estão localizados próximos às praias e rios da cidade.
A cabeceira da ponte do rio Acaraú, no bairro do Tenório, já se tornou um ponto comum de depósito de lixo orgânico. Jardineiros e empregados de manutenção despejam o entulho verde a luz do dia. Um morador do bairro, que prefere não se identificar, afirma que neste mês chegou a questionar a ação e, recebeu como resposta dos autores, que o local era indicado pela própria prefeitura municipal.
A administração municipal, por meio da Secretaria de Obras, que é responsável pela retirada, argumenta que a remoção do entulho do bairro acontece quinzenalmente, porém não orienta nenhum local específico. A área, na margem do Rio Acaraú, é considerada de preservação permanente pela legislação ambiental, entretanto, nem a polícia, nem o Ministério Público e nem a prefeitura parecem perceber a irregularidade, tendo em vista que o local já se tornou tradicional receptor.
O ambientalista Hugo Gallo Neto ressalta que o lixo verde jogado em rios se torna um grande aliado na poluição da água, pois os galhos e arbustos seguram todos os outros resíduos, que não conseguem ser escoados naturalmente pelas correntes, diminuindo inclusive o fluxo e velocidade do rio, alterando diretamente o meio ambiente. Ainda no Tenório e próximo ao mesmo rio, fica localizado um espaço de depósito de lixo produzido no condomínio fechado do bairro.
Anteriormente eles eram colocados em grandes caçambas evitando o contato direto com o solo e conseqüentemente com o lençol freático, mas atualmente uma grande quantidade de sacos fica despejada no chão e na mata próxima. A falta de caçambas também está causando dano ao meio ambiente na Praia Vermelha do Centro, ao lado do Tenório. Na entrada principal da praia a caçamba enferrujou e foi retirada.
Porém, o acúmulo de lixo continua e agora ficando exposto aos cachorros e gatos e aos catadores da região. Os resíduos acabam se espalhando e, com a água da chuva que, desce do morro bem sobre o lixo, escorrendo diretamente para o mar. Wilson, o dono do quiosque da Vermelha, ressalta quede nada adianta a força local de manter a areia limpa se a falta de estrutura da limpeza prejudica a praia e a água do mar. ”Isso é ruim para o meio ambiente, é ruim para a cidade, é ruim para o turismo. As autoridades precisam agir nesta questão”, completa Wilson.
O ambientalista e morador do bairro, Hugo Galo, ressalta que o depósito de lixo em locais não preparados é uma falha cultural do município e cobra das autoridades a elaboração de áreas impermeabilizadas com concreto e caçamba, ambientalmente preparadas par receber o lixo humano e orgânico.
Caso de Polícia - A Polícia Ambiental foi comunicada do fato pelo Jornal Imprensa Livre e ressalta que jogar lixo orgânico em área de preservação permanente, como margens de rios, é crime e prometeu uma melhor fiscalização na ponte do Rio Acaraú, no Tenório. Entretanto, alguns moradores ressaltaram que o despejo do lixo acontece à luz do dia e já viram viaturas passando pelo local, sem questionar o porquê do acumulo de entulho verde no local. (Fonte: Imprensa Livre)

Audiências públicas da Lei de Uso e Ocupação do Solo começam nesta semana

Ubatuba - A primeira das 11 audiências públicas que serão realizadas em Ubatuba para deliberar sobre o projeto da nova Lei de Uso e Ocupação de Solo do município será realizada na próxima sexta-feira, dia 5 de outubro, no Distrito Oeste.
Serão duas audiências por distrito e uma audiência pública final que definirá o teor da nova lei que será encaminhada para apreciação da Câmara Municipal até o fim de outubro.
Durante toda esta semana passada, a comissão de sistematização de elaboração da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo esteve reunida com os coordenadores de todos os distritos discutindo as contribuições de cada região e elaborando os mapas e artigos referentes a cada um deles.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a realização de mais de 10 audiências públicas para debater a proposta final da Lei de Uso e Ocupação do Solo, além das dezenas de reuniões realizadas envolvendo toda a comunidade é mais uma prova da participação popular em seu governo. “Assim como foi no Plano Diretor, novamente a comunidade participou ativamente das discussões, promovendo um verdadeiro show de democracia”, finaliza. (Fonte: Imprensa Livre)

ACIU em parceria com o Balcão de Empregos

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba como integrante da Comissão Municipal de Emprego, solicita aos empresários associados ou não à ACIU que disponibilizam vagas em seu comércio, que entrem em contato com o Balcão de Empregos da cidade.
Segundo o chefe de Departamento de Capacitação do Balcão de Empregos, Edison Zerbinato, o número de pessoas à procura de um trabalho é bem maior do que o número de empresários interessados em contratá-los. “É preciso haver uma reaproximação entre o empregador e o Balcão, uma vez que esse órgão pode oferecer segurança à pessoa que deseja contratar os serviços de alguém”, explica Zerbinato.
Edison explicou ainda, que os próprios responsáveis pelo Balcão de Empregos realizam uma seleção de pessoas qualificadas para o serviço que está sendo oferecido. “Dessa forma, o empregador não precisa se preocupar em fazer dezenas de entrevistas para selecionar um candidato”, aponta.
Já o vice-presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Marcos Fushimi Velloso diz que o desemprego, infelizmente ainda é um caso bastante preocupante em Ubatuba e a ACIU, através de seus associados, em parceria com o Balcão de Emprego, têm uma grande força na busca de, se não solucionar, pelo menos diminuir os números de pessoas sem um trabalho, facilitando a relação desempregado/empregador. “Esta parceria tem a função de atender tanto quem procura o emprego como o empresário que disponibiliza vagas, pois no balcão existem três funções básicas: a captação da vaga, a elaboração da ficha cadastral de quem procura emprego e do possível empregador e o encaminhamento do empregado à empresa. Tudo para facilitar ambos os lados”, ressalta Velloso.
Sendo assim, a ACIU busca uma participação mais intensa do empresariado, para que usem “essa ferramenta” como forma de selecionar candidatos para as vagas oferecidas em seu negócio.
Velloso ressalta que umas das maiores necessidades é a elaboração de um sistema integrado entre Balcão e ACIU e que essa implantação deve ser feita pela Prefeitura ou pelo Estado.
O vice-presidente da ACIU, contou ainda que, em breve, a entidade contará com um Posto do Sebrae de Atendimento ao Empreendedor que, dentre outros serviços, disponilizará dezenas de cursos e palestras de capacitação.
O Balcão de Empregos é um órgão municipal que trabalha em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, que tem como princípio básico a busca de empregabilidade, procurando aumentar a oportunidade de trabalho e incluir o cidadão trabalhador no seu mercado de atuação.
Está situado à Rua Paraná, 375- Centro. O telefone de contato é (12) 3832 6038, falar com o chefe de Departamento de Capacitação, Edison Zerbinato. (Fonte: ACIU)

Fundart comemora aniversário da cidade com diversos eventos

Ubatuba - No mês de aniversário de Ubatuba, a programação da Fundart oferece uma vasta programação para quem gosta de arte e cultura. Além das diversas apresentações musicais, neste mês acontece mais uma edição da grande festa de cultura popular, chamada “Caiçarada”.
O evento acontecerá na Avenida Iperoig, de 11 a 13 de outubro. A festa deste ano será uma grande homenagem ao saudoso Ney Martins, que foi um dos idealizadores deste e de diversos outros projetos de cultura popular no município.
Comandado pelos artistas Fernando Moreno e Marilena Cabral, o Teatro de Bolso de Ubatuba, da Cia. de Teatro “Abençoados por Cunhambebe” está obtendo sucesso em suas apresentações, que acontecem sempre às quartas-feiras no Auditório Fundart, com a comédia Ensaio Geral, a partir das 20h30. O ingresso custa um quilo de alimento não perecível, a ser doado à Santa Casa.
De 11 a 31 de outubro, acontece também o 1º Salão de Fotografia de Ubatuba, na sede administrativa da Fundart, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Em feriados e finais de semana, o horário é das 18h às 22h. De 27 de outubro a 18 de novembro, acontece o já consagrado Salão Nacional de Belas Artes de Ubatuba. A exposição acontecerá no Sobradão do Porto, reunindo obras de artistas de todo o estado de São Paulo.

Confira a programação completa

03 – Quarta-feira
Teatro de Bolso de Ubatuba
20h30 Auditório Fundart

05 – Sexta-feira
Banda Sinfônica Lira “Padre Anchieta”
20h Município de Lagoinha

06 – Sábado
Grupo Solstício Maior e Grupo Canoá
20:45h Música na Praça (Praça da Matriz)

10 – Quarta-feira
Teatro de Bolso de Ubatuba
20:30h Auditório Fundart

11 a 13
Caiçarada
19:30h Apresentações folclóricas
Avenida Iperoig – Centro

11 a 31 – Exposição do 1º Salão de Fotografia de Ubatuba
De 2ª a 6ª feira das 8h às 12h e das 14h às 18h / Feriados e finais de semana das 18h às 22h
Sede Administrativa da Fundart (ao lado do Sobradão do Porto)

12 – Quinta-feira
 Lira do Amanhã e Coral Lirinha
19h Itamambuca Eco Resort
17 – Quarta-feira – Teatro de Bolso de Ubatuba
20:30h Auditório Fundart

19 – Sexta-feira
Sarau Literário - Fernanda Liberal
20h Auditório Fundart

20 – Sábado
14h Banda Sinfônica Lira “Padre Anchieta”
Prefeitura no Bairro E.M. Profª Maria das Dores Santos Carpinetti - Rio Escuro
20h Sarau Caiçara - Apresentação: Luiz Ballio
Auditório Fundart
Histórias: A Flor e o sapo; O Pequeno Elvio.
Convidada: Maria Flor da Mata
Você é o artista: Ana Fernandes e Mariza Taguada – Apresentam: Meu Guri (Chico Buarque)
Apresentação Musical “Camerata de Violões”
20:45h Coral Lirinha e Lira do Amanhã
Música na Catedral (Igreja Matriz)

21 – Domingo
Retreta Maestro Pedrinho
20:45h Música na Praça (Praça da Matriz)

24 – Quarta-feira
Teatro de Bolso de Ubatuba
20:30h Auditório Fundart

25 – Quinta-feira
Grupo Tupinambrás e Fandango Caiçara
19h Tamoios Iate Clube
Avenida Leovigildo Dias Vieira, 1470 - Itaguá

25 a 28
Mostra “O Despertar do Mestre Artesão” - Prof. Carlos Herglotz- Fundart
7h às 19h Tamoios Iate Clube
Avenida Leovigildo Dias Vieira, 1470 – Itaguá

26 – Sexta-feira
Grupo Saia Justa
20h Festa das Nações
Avenida Iperoig – Centro

27 – Sábado
20h Serestas e Seresteiros
Praça Anchieta (em frente ao Sobradão do Porto)
20:45h Banda Sinfônica Lira “Padre Anchieta”
Música na Praça (Praça da Matriz)

De 27/10 a 18/11
Exposição do V Salão Nacional de Belas Artes de Ubatuba
De 2ª a 6ª feira das 8h às 12h e das 14h às 18h / Feriados e finais de semana das 16h às 22h
Sobradão do Porto

28 – Domingo
370º Aniversário da Cidade de Ubatuba
Desfile dos alunos Cursos Fundart e Apresentação da Banda Sinfônica Lira “Padre Anchieta” (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba homenageia melhor idade no Dia Internacional do Idoso
O Dia Internacional do Idoso é comemorado no dia 1 de outubro e em Ubatuba o evento no Tubão homenageou as pessoas da "melhor idade"

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, compareceu, nesta segunda-feira, 1, a uma homenagem prestada às pessoas da melhor idade, por ocasião do Dia Internacional do Idoso. A solenidade ocorreu no Ginásio de Esportes "Tubão" e contou também com a presença dos secretários municipais de Esporte e Lazer, Bittencurt Junior e de Educação, Arnaldo da Silva Alves.
A mesa de autoridades foi composta, ainda, pela presidente da Associação dos Aposentados de Ubatuba, Miquelina Eichhorn; pelo presidente do Centro de Convivência da Terceira Idade, Sebastião Carvalho; pelo primeiro presidente do Conselho Municipal do Idoso, Luiz Silveira dos Reis e pela atual presidente do Conselho e professora, Valéria Ferreira de Carvalho.
Valéria abriu o evento, lendo um texto escrito para homenagear os idosos de Ubatuba. "Temos que estar preparados para que a qualidade de vida destas pessoas seja cada vez melhor, mesmo porque a expectativa é que em 2050 tenhamos um idoso para cada cinco cidadãos", disse Valéria, emocionada. O evento contou também com duas palestras e apresentações de dança e música.
Alegria contagiante - O secretário de Esporte e Lazer lembrou das muitas conquistas trazidas pela terceira idade nos últimos anos: "desde 2005, quando assumimos a prefeitura, a terceira idade nos trouxe muitas conquistas, com sua alegria contagiante, tudo o que fazem por nós e por nossa cidade", disse Bittencurt Jr.
O prefeito Eduardo Cesar falou sobre a satisfação de homenagear estas "pessoas experientes que se reúnem e sabem curtir a vida" e lembrou da conquista pela equipe de Ubatuba do terceiro lugar nos Jogos Regionais do Idoso deste ano. "Ficamos muito felizes em ver os avanços conquistados com a terceira idade e neste dia quero agradecer estes experientes cidadãos que nos dão tanto orgulho e compartilham conosco a melhor escola, que é a escola da vida. É uma pena que em nosso país, o idoso ainda não tenha o reconhecimento que merece, mas em Ubatuba estamos buscando isto cada vez mais", disse Eduardo Cesar, que agradeceu pelo fato de Ubatuba ter idosos tão participativos. (Fonte: PMU)

Prefeitura faz prestação de contas sobre ações contra dengue
Durante o evento, foram expostas as ações desenvolvidas para prevenir a doença e estancar a epidemia pela qual o município passou neste ano bem como as atividades atuais e as futuras, que visam evitar novos casos da doença na cidade

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Equipe de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde, realizou na última sexta-feira, 28, uma prestação de contas sobre as ações desenvolvidas contra a dengue no município desde o início da atual administração. A audiência aconteceu na Câmara Municipal e estiveram presentes, além da equipe de Controle de Endemias, representantes do Comitê Permanente de Controle da Dengue e de algumas associações de bairro, totalizando 25 pessoas, apesar da divulgação em diversos veículos de comunicação e a distribuição de mais de 200 convites.
Durante o evento, foram expostas aos presentes, as ações que eram desenvolvidas antes de acontecer o primeiro caso autóctone em Ubatuba (originado no próprio município). Também foram destacados os avanços conquistados a partir da administração do prefeito Eduardo Cesar, bem como as ações desenvolvidas para bloquear o vírus, quando os primeiros casos começaram a surgir e, posteriormente, as ações de emergência, visando estancar a epidemia pela qual o município passou neste ano. Para finalizar, a equipe falou também sobre as ações atuais e as futuras, que visam evitar que uma nova epidemia aconteça.
Segundo o prefeito Eduardo Cesar, a dengue é um assunto que gera grande preocupação. “Por essa razão, logo que assumimos a administração, começamos a fazer investimentos que possibilitassem um combate eficiente. Foram adquiridas três bombas de alta pressão para nebulização, três bombas manuais, seis veículos e escadas de alumínio. Agora, com a contratação de 30 novos agentes, a tomada de preço para aquisição de mais equipamentos já está em andamento.”
As ações - Além dos diversos mutirões realizados desde 2005, as contratações de novos agentes, aquisição de equipamentos e veículos, foram destacadas, durante a audiência, atividades como atendimentos a denúncias e solicitações da população; manutenção da rotina semanal de pesquisa em armadilhas e pontos estratégicos em todo o município; além de capacitações realizadas junto a funcionários de manutenção dos condomínios residenciais, palestras em hotéis e associações; vistorias em imóveis considerados especiais, como: hospitais, delegacia, supermercados, igrejas e outros.
Outro importante avanço, segundo o superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, foi a formação do Comitê Municipal de Combate à Dengue, composto por representantes da sociedade civil organizada. “A conquista de parceiros para esse trabalho tão importante já é um grande avanço para nós. Apesar de poucos, esses parceiros estão dispostos a desenvolver projetos de educação e mudança de hábitos da população para evitar que o mosquito encontre criadouros em Ubatuba. Esperamos que esse pequeno grupo cresça e ganhe cada vez mais adeptos.”
Apoio da Superintendência de Controle de Endemias - Durante a última semana, de 24 a 28, o município recebeu 50 agentes da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), órgão do governo do Estado estiveram em Ubatuba. Em parceria com a prefeitura, foram desenvolvidas atividades de eliminação, controle e tratamento de criadouros. O alvo inicial da ação era o bairro Ipiranguinha, em razão da infestação e do grande adensamento de imóveis na região.
Segundo o Coordenador do Controle de Endemias, Antenor Ricardo Benetti, a parceria superou as expectativas. “No segundo dia, nós concluímos o bairro, estendendo os trabalhos em direção ao centro da cidade. Passamos pelos bairros Mato Dentro, Marafunda, Bela Vista, Jardim Carolina, Jardim Samambaia e Vila Sumaré. O resultado deste trabalho foi a cobertura de cerca de 3.200 imóveis.”
Próximas ações - Para os próximos meses, que antecedem a temporada, estão previstas atividades educativas e de mobilização popular, como arrastões, gincanas, participação no Dia D nacional e a criação de um Dia D municipal. Também estão previstas parcerias com a Secretaria de Educação, no sentido de intensificar a abordagem do assunto entre os alunos. (Fonte: PMU)

Secretaria de Educação intensifica ações de combate à dengue nas escolas
Secretarias de Saúde e Educação firmaram uma parceria para intensificar ações dentro das escolas e, conseqüentemente, nos bairros e comunidades

Ubatuba - Representantes da Secretaria de Educação e da Secretaria de Saúde de Ubatuba estiveram reunidos, nesta segunda-feira, 1, com o objetivo de promover ações conjuntas e multiplicar o conceito da prevenção, por meio da eliminação de criadouros. Na reunião, ficou definido que, ainda neste mês, funcionários da Secretaria de Educação passarão por uma capacitação que visa manter os prédios escolares de acordo com as normas de prevenção do Controle de Endemias. Além das capacitações, serão formados grupos de estudos, entre profissionais das duas secretarias, que desenvolverão atividades educativas e mobilizações comunitárias.
O secretário de Educação, Arnaldo da Silva Alves, afirma que o trabalho conjunto entre as Secretarias de Educação e de Saúde ajudará a atingir um maior número de pessoas. “Nós temos a força de mobilização, porque lidamos com mais de 40 mil pessoas, entre alunos e seus familiares. A Secretaria de Saúde tem o conhecimento técnico para o combate à dengue. Então, podemos entrelaçar os nossos esforços, para o bem do município.”
União - Para o superintendente de Proteção à Saúde, as parcerias têm resultado em ações benéficas em relação ao combate à dengue. “Aos poucos, estamos conseguindo mobilizar diversos setores da nossa sociedade, como associações de bairro, comércios e condomínios. Esse envolvimento da comunidade é fundamental para que o nosso trabalho se consolide. Estou muito satisfeito com essa parceria que agora estamos intensificando com a Secretaria de Educação.”
O prefeito Eduardo Cesar afirma que a união entre as secretarias e assessorias da prefeitura facilita o trabalho desenvolvido pela Saúde e contribui com a difusão do conhecimento. “Procuramos trabalhar o combate à dengue em todos os setores da prefeitura. Cada secretário, cada chefe, assessor ou funcionário é também um cidadão, que deve zelar pelo espaço em que trabalha e mora, além de instruir outras pessoas a fazerem o mesmo.”
Reciclar é prevenir - Alguns do Comitê Permanente de Controle da Dengue também estiveram presentes nesta reunião. A representante da Associação de Restaurantes de Ubatuba (Areuba), Vanice Rahal, ressaltou uma questão importante para a eficiência no combate ao mosquito. “A reciclagem é um conceito fundamental que deve ser assimilado pela população. Estamos trabalhando isso com os comerciantes. Cada um deve ser responsável pelo seu imóvel e pelo seu entorno. Não adianta nada manter a casa limpa, se os recipientes recicláveis não estão tendo a destinação adequada, sendo jogados no meio ambiente, sem nenhum critério.” (Fonte: PMU)

Curso prático e técnico de Modelagem e Corte para Costura

Ubatuba - Para você que:
Costura, mas não sabe cortar;
Tira molde por uma roupa pronta;
Não tem tempo para fazer um curso longo;
Não freqüentou escola de corte e costura;
Não aprendeu com outros métodos
APROVEITE ESTA OPORTUNIDADE PARA ENTRAR NO MERCADO DE TRABALHO
Agora chegou a sua vez. Aprenda a traçar e cortar vários modelos de roupas
Material para o curso: Fita métrica, lápis, borracha, régua de 60 cm, 10 folhas de papel pardo, uma caderneta e uma tesoura.
Local de inscrição e local do curso: Associação Comercial de Ubatuba- Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro- tel: (12) 3834 1449.
Dias: 03, 04 e 05 de outubro.
Horários: 9h00 às 11h00 - 15h00 às 17h00
Inscrição: 2 kilos de alimento não perecível ou duas caixinhas de leite que serão doados à uma entidade carente. (Fonte: ACIU)

CINEMA - Semana de 28/09 a 04/10/2007

"MIMZY- A CHAVE DO UNIVERSO"
Aventura!!!!! Dublado!!!!!
Ás 17:00 hs.

"PARANÓIA"
Suspense!!!!!!
Às 19:00 hs.

"O VIGARISTA DO ANO"
Drama!!!!
C/ Richard Gere!!!!!
Às 21:10 hs.


cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Poesia Topo

Lição caiçara

Saibam que inimizade
de gente grande
dura uma eternidade,
mas briga de criança
dura até ao próximo folguedo
de jogar bola,
empinar pipa,
mergulhar no mar,
fazer castelos de areia.
E como está escrito
que delas é o reino dos céus,
Sebastião Almiro, caiçara,
preferiu fazer artes e brincadeiras
do que gastar o tempo em asneiras.


 

Felix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Editorial

"Proteção ambiental prevalece e Elektro poderá cortar a luz de 47 famílias em Ubatuba"

A manchete acima faz parte do jornal Imprensa Livre de 1º de outubro de 2007. Gostaria de comentá-la junto aos leitores para saber se, por acaso, eu perdi o senso de justiça que faz parte de cada ser humano criado dentro da normalidade e do bom senso, em um meio democrático onde todos são iguais perante as leis.

“A Juíza de Direito de Ubatuba, Mônica Di Stasi, rejeitou um pedido de liminar contra a empresa Elektro e, portanto, não viu impedimentos legais para que a empresa corte o fornecimento de energia de 47 famílias na praia do Ubatubmirim.”

Até aqui, não tenho o que discutir...

“A decisão da juíza, contra a comunidade, levou em conta o interesse coletivo de proteção ambiental, tendo em vista que a área em questão foi ocupada irregularmente e também é considerada de preservação permanente.”

Acredito que o interesse coletivo de proteção ambiental é válido, e devemos nos preocupar e tomar medidas que preservem o meio ambiente, pois o aquecimento global está aí, e suas conseqüências são devastadoras. Porém acredito que o valor da vida humana, dos direitos a propriedade, da dignidade devam sobrepor a qualquer outro. Quando vejo uma criança de colo, amparada por uma mãe, por uma mulher, por uma esposa, que chorando não sabe o que fazer quando seu marido ou companheiro vai preso por crime ambiental por estar pescando, limpando o terreno para plantar, ou qualquer outro delito contra a lei da proteção ambiental, ou então quando são expulsos de suas casas que se encontram em local de preservação permanente, ou ainda que possa ter a energia elétrica cortada por um "acordo", me pergunto: o que vale mais? A vida da criança ou da bromélia? A vida humana ou a mata nativa? O ser humano ou o palmito? A mulher ou a paca? O homem ou o macuco?
Será que os valores mudaram e ninguém me disse nada? Desculpe se eu estiver errado. Acho que preciso me reciclar (palavra tão em uso hoje).

“Apesar do não cumprimento das leis do meio ambiente, os moradores alegam estar resguardados pelo artigo 22 do código federal de defesa do consumidor, que prevê o direito e a não suspensão de qualquer serviço essencial à vida humana, como a energia elétrica. Entretanto, a decisão da juíza, que resguarda apenas o direito ambiental, não garante que o corte seja realizado, isso porque, a liminar rejeitada faz parte de uma ação da comunidade contra a Elektro, solicitando o impedimento da retirada de dois postes em áreas de preservação permanente. Apesar da Elektro ainda ter o direito de retirar os postes, não existe uma ordem judicial para que se efetue a ação. Sendo assim, a empresa não pode solicitar a força policial e certamente a comunidade continuará impedindo a realização do serviço por parte dos técnicos da empresa, que já foram barrados duas vezes, na última semana.”

Como é que é? Tem lei que impede a suspensão de serviço essencial à vida humana? O direito ambiental não impede o corte, nem determina judicialmente a retirada dos postes com força policial? A Elektro pode retirar os postes (se conseguir!) e a população pode impedir (se não dormir!). Então a comunidade deverá ficar de sentinela para não ficar no escuro.

Bem, aqui no centro a gente fica vigiando para evitar a "retirada" dos fios de cobre do padrão luz, que são vendidos por quilo nos desmanches da cidade. Isso faz parte do capitalismo selvagem, da lei da oferta e da procura, da desigualdade social, mas... ficar vigiando para não levarem os postes...

“A Elektro diz não estar interessada em cortar a luz da comunidade, porém precisa cumprir um acordo com a Promotoria Regional do Meio Ambiente, que exige a retirada dos postes e o posterior abandono do local pela empresa. Por ser um acordo, o documento também não tem poder judicial, razão pela qual a comunidade pôde impedir por 2 vezes a retirada dos dois postes em questão.”

Acordo? E o "acordo" que foi firmado com os consumidores quando a luz foi implantada no bairro? A Elektro não recebeu por isso? Ela não lucrou durante todo esse tempo? Agora quer desfazer um acordo, por ter feito outro acordo? A "Paz de Iperoig" também foi um "acordo" firmado pelos portugueses (donos das leis e da pólvora) com os índios tupinambás (donos da terra e do cauim). Deu no que deu.

Posso imaginar o vigilante Coaquira, que do alto do morro da prainha, observa no horizonte a chegada dos barcos portugueses. Estes por sua vez, dentro do direito de "descobridores das novas terras do Rei", invadem, mandam, desmandam, aprisionam e matam os subjugados "moradores" dessas terras. Estava no “acordo”. Tudo iluminado por lamparinas e tochas. Naquele tempo não havia postes.

Qualquer semelhança com a atualidade é mera coincidência.

Emilio Campi - Editor
editor@litoralvirtual.com.br

Falta de Vergonha

Venho a público manifestar minha indignação e repúdio contra atitudes que considero de má fé. No último dia 28 de setembro de 2007, fui convidado pelo Sr. Pedro Tuzino (PT? PV? PR? PTC? PSDB?), para um suposto bate-papo informal, num dos restaurantes mais finos de Ubatuba, com a finalidade de “SOMAR” com o PTB e não DESAGREGAR.
Nesse encontro, que prefiro esquecer, estavam presentes a convite do Sr Tuzino, um Assessor do Deputado Federal, alguns empresários que eu não conhecia e o Sr. Ditinho (PV? PT? PMDB? PFL? PDT? PTC?). Depois de ser “aliciado” para filiar o Sr. Tuzino no PTB sem consultar outros dirigentes, democraticamente, eu disse a ele que poderia sim abonar a ficha dele, mas que não iria fazê-lo, já que o partido tem uma direção executiva que trabalha unida em todas as questões.
Houve insistência para que eu abonasse a ficha do Sr. Tuzino e até algumas ameaças de que a ordem viria de cima, caso eu não concordasse. Diante dos fatos e prevendo um desgaste desnecessário, disse “não”, levantei-me e fui embora.
Surpresa. Duas horas depois, o meu telefone não parou de tocar. Foram dezenas de ligações repetindo as mesmas perguntas: “Deram um golpe no PTB?”, “O Pedro Tuzino tomou o PTB?”. A notícia foi espalhada pela cidade com a velocidade da luz.
Ainda mais tarde, outras pessoas ligadas diretamente à atual administração municipal, iniciaram uma campanha terrorista dizendo aos membros do PTB que, com o golpe, era melhor que saíssem do partido antes que ficassem sem legenda ou sem espaço. Com muita paciência, acalmei os ânimos desmentindo os boatos e tranqüilizei os membros e pré-candidatos às eleições de 2008.
Gostaria de acreditar que atitudes de má fé como estas não acontecerão mais. A falta de vergonha de alguns políticos não pode encontrar apoio em outros presidentes de partidos que, como eu, lutam por DIAS MELHORES em Ubatuba. Quero acreditar que nas próximas eleições a VERDADE vencerá a mentira.
Quanto ao Sr. Pedro Tuzino, bem... o PSDB saberá o que fazer com esse menino que fugiu da escola e é ruim em matemática. Somar não é dividir e Multiplicar não é subtrair. Abraço petebista a todos que nos apóiam.

Anderson José Rodrigues – Tato
Presidente do PTB em Ubatuba
www.ptbubatuba14.blogspot.com

Comunidade em ação – Projeto que vem para ficar

A partir do mês de agosto, toda 1ª semana do mês, acontece o mutirão de limpeza em todo o bairro do Rio da Prata, através de sua associação de bairro, visando extinguir focos e criadouros de mosquito e ratos.
Foi feito pela associação, com certa dificuldade, folheto explicativo sobre o projeto, e entregue de porta em porta, convidando o povo e conscientizando sobre o valor do meio ambiente limpo e saudável para a saúde das pessoas, além de um visual mais bonito para o bairro e o valor do trabalho coletivo.
Também é recolhido óleo usado no bairro e feito sabão que é distribuído aos participantes interessados. Há ainda o aproveitamento de material reciclável como jornais, revistas, garrafas plásticas, que a própria associação usa, ensinando artesanato na comunidade para jovens adultos e crianças.
Após a catação e separação do material recolhido, o restante é vendido e o lucro é repartido entre os participantes do dia, num incentivo ao catador.
A Associação espera contar sempre com a ajuda das Secretarias de Meio Ambiente e da Saúde, na ajuda de material descartável para a coleta (luvas grossas, sacos). Também há necessidade de container para o depósito do material, o que facilitaria mais a coleta.
A associação ressalta a importância do trabalho, visto a grande quantidade de material que foi recolhido de bueiros entupidos, rios, valetas, terrenos baldios, etc.
Enfim, uma comunidade humilde que serve de exemplo a Ubatuba.

Maria do Carmo
Rio da Prata, Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Periquito  © Mário Trindade

Periquito
©Mário Trindade

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor