Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 09 de OUtubro de 2007 - Nº 1857 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
Procurador critica atuação do MP no meio ambiente da região
Trecho da SP-55 que liga Caraguá a São Sebastião será recapeado
Governo assume compromisso com a Frente Parlamentar sobre obras da Tamoios


Caraguatatuba
Fundacc apresenta O Pequeno Príncipe no Teatro Mario Covas
Caraguá consegue bons resultados no Pró-Atletismo
Pista de Skate em Caraguá recebe reforma
Porto Novo ganhará lombada em rodovia
Intercâmbio de argentinos passa por Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião
Matrícula antecipada para ensino fundamental e infantil estarão disponíveis a partir do dia 16
Maratonistas de Caraguá disputam em Lorena
Pista de Skate em Caraguá recebe reforma
Caraguá consegue bons resultados no Pró-Atletismo
Porto Novo ganhará lombada em rodovia
Inscrições abertas para Workshop "Ação Cultural e Educativa nos Museus"
Aguilar consegue pavimentação para região Sul
Projetos do Executivo dominam a pauta

Ilhabela
Jogos, brinquedos e brincadeiras iniciam a Semana da Criança na cidade
Projeto de Lei “Cidade Limpa” terá mais uma audiência
Mesa apresenta PL que dispõe sobre reestruturação administrativa da Casa
Limpeza Pública de Ilhabela conta com mais 01 Caminhão Coletor
Secretaria de Saúde realiza palestra aos profissionais do PSF
Programação da Semana do aleitamento Materno em Ilhabela


São Sebastião
Lombadas eletrônicas começam a multar a partir de hoje
Prefeitura inicia 1° torneio interno de futebol de areia
Projeto Cidadania Consciente passa por nova avaliação
Curso de Radiotelefonista aprova 86% dos alunos do projeto Ventos e Velas
Equipes de São Sebastião vencem a 3ª Maratona de Revezamento Bertioga-Maresias
São Sebastião faz bonito e se aproxima do título da Liga do Coneleste Paulista de Basquete
Campeonato de Surf em Cambury registra mais de 160 participantes
2º São Sebastião Matsuri integra nipônicos e brasileiros no fim de semana
Seesp busca patrocínio da Transpetro para incrementar projeto Ventos & Velas


Ubatuba
Jija reforça PSDB para 2008
Um dos principais rios de Ubatuba recebe água contaminada pelo lixão da cidade
Melhoria de Vicinais em Ubatuba.
Há luz na Vila Damásio
Produtores rurais de Ubatuba recebem visita de pesquisadores de agricultura
Prefeitura lança campanha de combate ao mosquito da dengue
Alunos plantam árvores em frente à Escola Mário Covas Junior
Ubatuba é declarada "Capital do Surfe" do Estado de São Paulo

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Procurador critica atuação do MP no meio ambiente da região

Litoral Norte - O procurador de Justiça e professor de Direito Penal da UNIP, José Guerra Armede considera que a cultura ambientalista, muitas vezes encampada pelas autoridades ambientais da região, vem se desviando dos seus reais objetivos e se isolando, de tal forma, que acabou por adquirir uma falsa autonomia, a qual transforma o Direito Ambiental em verdadeiro instrumento de opressão e injustiças, principalmente em relação às populações mais carentes. José Guerra Armede vem se indignando com alguns casos relatados pelo Jornal Imprensa Livre nos últimos meses. Morador de Ubatuba e também defensor da causa ambiental, o Procurador de Justiça esclarece em entrevista exclusiva, a sua discordância com alguns atos praticados em nome da conservação do meio-ambiente.

IL- Quando e porque o Doutor diz que o ambientalismo se tornou opressor e irresponsável no Litoral Norte?
José Guerra- A partir dos anos 70 tomou força, no mundo, a questão ambiental, inspirada exatamente na possibilidade do consumo do meio ambiente, por pessoas, que transpondo todas as outras necessidades adquiriam condição economicamente capaz de usufruir do meio ambiente, para fugir da vida atribulada dos grandes centros urbanos. O ambientalismo daí advindo, dividia-se em duas correntes: Uma buscava a preservação ambiental, para também preservar a vida silvestre existente; a outra admitia a interferência humana no meio ambiente, buscando dele os benefícios que as grandes cidades não lhe podiam proporcionar. Hoje, pobres, pescadores e outros tantos desfavorecidos, não só sobrevivem em razão da conservação do próprio meio ambiente, como também são eles os maiores interessados na fiscalização de seu habitat.
Imaginemos que estas pessoas carentes e que em razão da sua parca condição econômica habitam locais de preservação ambiental fossem todas removidas dos seus domicílios? Que mão de obra se teria para satisfazer a intensa demanda turística do verão? Onde iríamos encontrar pedreiros, caseiros, zeladores, jardineiros, garçons, trabalhadores braçais, cozinheiras, faxineiras, pescadores, e tantos outros? Estes profissionais de baixa renda, de quem não pode prescindir tal demanda turística, jamais terão recursos para comprar uma moradia nas áreas residenciais regulares da cidade. Já se pode iniciar a concluir, portanto, que a opressão ambientalista é despejada, tal como bombas em uma guerra, sobre a cabeça destes pobres, que, não tendo onde morar, alastram-se pelas chamadas áreas de conservação ambiental.

IL- Você sugere então que sejam mantidas todas as ocupações consideradas ambientalmente irregulares?
JG- A minha sugestão é que o dano ao direito ambiental seja reparado às custas daqueles que podem repará-lo, ou daqueles que são os grandes culpados por esta situação. Refiro-me aos milionários que estão privatizando a Serra do Mar e faixa litorânea, fazendo-as de condomínios fechados, para que, sequer, sejam incomodados por turistas, que muitas vezes são impedidos de acesso à algumas praias.
E quando não impedidos, dificultados neste acesso. Multiplicam-se as guaritas e os guardas, de quem se servem tais milionários para garantir a sua tranqüilidade, cometendo crime ambiental previsto em lei, por obstar ou impedir acesso às praias e costeiras. Por ironia, estes guardas e estes seguranças certamente residem em áreas que este ambientalismo irresponsável e falsamente autônomo busca preservar a qualquer custo.

IL-Que tipo de injustiça este “ambientalismo” acaba realizando?
JG-A Constituição Federal, que também é chamada Lei Maior, porque não pode ser contrariada por qualquer outra lei, garante meio ambiente saudável. Por isso, há em todas as comarcas do País um Promotor de Justiça a cuidar do meio-ambiente. Particularmente, no litoral norte, há uma Promotoria muito bem habilitada, cuidando das questões ambientais, que são dirimidas por um Juiz de Direito. Em contrapartida, ao buscar reparar danos ao meio-ambiente, ferem-se direitos, também constitucionalmente garantidos, que deveriam ser sopesados neste exercício de reparação do dano ambiental.
A operação é fácil: devia-se mensurar o dano ambiental, comparando-o com outros danos sociais, que são causados pela ânsia estatal desta reparação. Vale dizer, que o Estado não pode reparar um pequeno dano, causando um dano mais grave. O estado não pode, em nome da preservação de pequenos danos ambientais, causar grandes danos sociais, desobedecendo a própria Constituição Federal, a qual estabelece garantias individuais, cujo dever de tutela pertence ao próprio ao Estado. Um exemplo maior desta irresponsabilidade é a tentativa de, cumprindo ordem judicial, demolir-se a casa de dois idosos pobres e analfabetos, jogando-os na rua. Fatos similiares já ocorreram mais de uma vez na região.

IL- Como se pode resolver esta controvérsia judicial?
JG- Sou Procurador de Justiça e, portanto, membro do Ministério Público Paulista. Falarei, então, primeiramente, da minha Instituição. Parece-me que o grande culpado desta opressão é sem dúvida o Ministério Público. Explico: o mesmo Ministério Público que tem incumbência de zelar pelo meio-ambiente, tem também o dever de zelar pelos direitos individuais e coletivos (e individuais homogêneos). Tem-se no litoral norte e principalmente em Ubatuba uma atuação marcante na questão do meio-ambiente.
Entretanto, há uma terrível e desastrosa omissão do Ministério Público regional na defesa dos interesses públicos relativos, principalmente, à cidadania e à dignidade humana, e outros direitos individuais homogêneos. Esta terrível omissão tem como causa a mentalidade ambientalista que eu combato: isola-se o direito ambiental, tornado-o absoluto, não importando o tamanho do dano ambiental a ser reparado. Para não ficar só na crítica, tenho uma sugestão a fazer:
Que as Promotorias Ambientais atuem sempre, em conjunto com outras promotorias defensoras de outros direitos constitucionais, a fim de suprir a omissão a que me refiro. O Ministério Público é uno e indivisível e este ambientalismo não pode desfigurar a instituição, desprestigiando-a perante a sociedade exatamente pelo abandono da função de guardião de todos direitos e garantias atribuídas ao cidadão pela Constituição da República. Não se pode rasgar a Constituição Federal a nenhum pretexto, sob pena de se ferir de morte a democracia que nela se sustenta.
Soube por este Jornal, que a Elektro em Ubatuba, fugindo de suas responsabilidades, pretendeu cortar a luz de alguns moradores no bairro do Ubatumirim. A referida empresa, concessionária de serviço público essencial, tem a obrigação de prestá-lo. O cidadão tem o direito de ter acesso a estes serviços, que não podem ser interrompidos a nenhum pretexto, salvo se houver ordem judicial, para tanto. Eu lamento que o arbítrio tenha permeado tão cruelmente a decisão da Elektro no episódio de Ubatumirim, até pelo insignificante e irrisório dano ambiental, que serviu de base a desastrada decisão da Elektro.
E vai agora também uma crítica severa as admnistrações municipais do Litoral Norte. É impossível resolver qualquer problema social (e também ambiental) sem a preocupação de se efetivarem políticas públicas efetivas e permanentes. Assim como o direito ambiental há de atentar ás realidades sócio-culturais da região, importante que os prefeitos também não se omitam nos seus deveres, na implementação de tais políticas públicas. Eu não sou contra a coisa nenhuma, desde que, o ser humano seja tratado com respeito e dignidade, a ele devidos pelo próprio Estado. Portanto, repito: o Estado, por qualquer dos seus órgãos ou instituições, não pode ser o patrocinador do vilipêndio aos direitos constitucionais do cidadão, a nenhum pretexto.

IL- O que pretende fazer efetivamente para aperfeiçoar este sistema, pelo menos a sua instituição, o Ministério Público?
JG- Num primeiro passo, criticar o sistema e dar sugestões já constitui uma razoável colaboração para o aperfeiçoamento deste sistema. Além deste prestigioso Jornal (e até estimulado pela seriedade com que ele trata a questão) estou fazendo contato com uma emissora de televisão, a fim de denunciar a profunda carência da metade da população domiciliada em Ubatuba, que posso afirmar, está abaixo da linha da pobreza e com um índice de desenvolvimento humano igual ao de um país miserável da África. Pretendo denunciar também, que todo este estado de miséria é ocultado, a fim de que, pelo menos, todo Estado de São Paulo (o mais rico da federação) tenha conhecimento do assunto e da tétrica realidade que o Pé-da-Serra do Mar e uma elite perversa ocultam. Escolhi Ubatuba como minha terra, casei-me com uma caiçara de pais e avós nascidos na cidade. Não sou e nem serei candidato a abssolutamente nada, mas quero fazer alguma coisa, ainda que mínima pela município, que se deteriora pelas drogas, pela falta de perspectiva econômica, de lazer, de educação e de saúde.
Quem me conhece bem (principalmente os meus companheiros do Ministério Público), me apoiará nesta luta, para que se recomponha o Direito e se possa construir uma sociedade mais digna e uma elite menos cruel, pois quanto aos pobres é muito fácil derrubá-los, em nome dos desvios que sustentam este ambientalismo irresponsável. (Fonte: Imprensa Livre)

Trecho da SP-55 que liga Caraguá a São Sebastião será recapeado
R$3 milhões foram liberados pelo Estado a pedido do deputado Antonio Carlos

Litoral Norte - O Programa de Recuperação de Estradas Vicinais do governo do estado apresenta resultados para as cidades do Litoral Norte. Foi liberado para Caraguatatuba e São Sebastião R$3 milhões que, serão investidos no recapeamento do trecho da SP-55 (estrada do Jaraguá) que liga as duas cidades.
No começo desta semana o deputado estadual Antonio Carlos (PSDB) esteve em reunião na secretaria de Estado dos Transportes, onde o Programa Pró-Vicinais foi o assunto principal. Ao todo, 58,5Km de estradas serão recapeados.
As obras devem sair em breve. AC aproveitou o encontro para solicitar, também construção de um trevo na Tamoios. Além do deputado estiveram presentes o prefeito de Natividade da Serra, João Batista de Carvalho, o coordenador de Estradas Vicinais, Evandro Losacco, e o representante do DER, engenheiro Jorge Jobran.
Tamoios - O trevo dará acesso aos bairros Pouso Alto, Pouso Altinho, Vargem Grande e Palmeiras, além de conexão com a rodovia Osvaldo Cruz. Esta obra consiste de 24Km de Pavimentação (regularização asfáltica), com trecho de 3Km de recapeamento. Com o trevo serão beneficiados os moradores da região mais populosa de Natividade da Serra; além de chacareiros e sitiantes de São José dos Campos, Caraguatatuba, Paraibuna e outros municípios.

Governo assume compromisso com a Frente Parlamentar sobre obras da Tamoios
Mozart Russomanno pede iluminação da Serra e reparos da SP 55

Litoral Norte - Em reunião ocorrida na última quarta-feira, na Secretaria dos Transportes com o Secretário Mauro Arce e os deputados da Frente Parlamentar Mozart Russomanno, Aloísio Vieira e Luis Carlos Gondim, o Secretário assumiu já para o próximo ano o início das obras emergenciais na rodovia dos Tamoios.
Inicialmente estão previstas obras no valor de 40 milhões para eliminação dos gargalos de tráfego na rodovia, como duas pontes em Paraibuna que já deverão ser construídas em duas pistas, prevendo a duplicação da rodovia e o corredor de exportações, alargamento da pista no trecho urbano também em Paraibuna e término do trevo da Mário Covas em São José dos Campos. A previsão é que estas obras já estejam iniciadas no primeiro semestre do próximo ano.
Por sugestão do Deputado Mozart Russomanno e com o objetivo de diminuir os constantes acidentes na Tamoios, o Secretário também deverá estar viabilizando a iluminação da serra, bem como de dois outros trechos de serra na rodovia SP 55, apontados como de alto índice de acidentes. Outras reivindicações que também haviam sido entregues pela Frente como os trevos da Tabatinga, Casa Branca, Curva da Morte e a ponte próxima ao Unimodulo deverão ser resolvidas rapidamente, confirmou o Secretário.
Com relação a rodovia do contorno em Caraguatatuba, obra estimada em 100 milhões, o Secretário garantiu aos parlamentares que o Estado já dispõe dos recursos necessários para sua realização os quais serão originados do processo de privatização das Rodovias, Airton Sena, Carvalho Pinto e Don Pedro e que os estudos necessários já estão em fase de conclusão devendo a mesma ter início no final do próximo ano.
Segundo Arce este investimento deverá ser feito pelo estado antes de que esta rodovia seja entregue a iniciativa privada através de PPP (Parceria Público Privada). Arce acredita que o processo de duplicação da Tamoios deve ser iniciado através destas obras, segundo ele de "baixo para cima", já que existem problemas ambientais a serem resolvidos no trecho da serra.
Para o Deputado Mozart Russomanno a duplicação da Rodovia dos Tamoios é vital para o desenvolvimento do Litoral Norte, não só por sua importância turística como também para o desenvolvimento industrial e portuário. " Digo mais, o Corredor de Exportações representa desenvolvimento regional, estadual e nacional. Beneficiara empresas do Vale, do Estado e do Sul de Minas e Mato Grosso. Não consigo conceber o Litoral Norte com a instalação da Petrobras e a ampliação do Porto de São Sebastião sem uma malha viária adequada a esta nova realidade", disse.
"Se estas obras devido a complexidade e recursos não podem ser iniciadas de imediato, nada mais justo que o governo faça rapidamente os reparos emergenciais como a iluminação dos pontos críticos que com certeza diminuirão em muito os acidentes que quase diariamente ocorrem. Saí satisfeito da reunião, e nós, deputados da Frente Parlamentar estaremos acompanhando de perto seu desenrrolar" completou.
Na tarde do mesmo dia o Secretário Arce e os Deputados da Frente Parlamentar estiveram juntos em São José dos Campos onde concederam entrevista coletiva a toda a imprensa.
A Frente Parlamentar é composta pelos Deputados Estaduais, Padre Afonso Lobato - Presidente, Aloisio Vieira, Antonio Carlos, Carlinhos Almeida, Luis Carlos Gondim, Marco Bertaiolli e Mozart Russomanno.


Notícias de Caraguatatuba Topo



O Guaruçá Caraguatatuba

Fundacc apresenta O Pequeno Príncipe no Teatro Mario Covas

Caraguatatuba - A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) e a prefeitura preparam mais uma grande produção envolvendo teatro e dança: O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupery com a Cia Teatro de Areia e CBMC – Corpo de Baile Municipal de Caraguatatuba, no Teatro Mário Covas. O projeto faz parte do Teatro Para Todos, que dá oportunidade à população ter acesso às grandes produções artísticas.
Com a estréia para hoje e se estende até dia 11, fica em cartaz o espetáculo em três horários: às 10h, 15h e às 20h.
As escolas municipais e estaduais já agendaram e adquiriram seus ingressos, agora só restam ingressos para as apresentações nos dias 9 e 11 na apresentação das 20h00. O ingresso custa R$ 1,00.
O projeto visa comemorar o Dia da Criança; o espetáculo tem a direção geral e adaptação da obra literária para a dramaturgia a cargo de Adbailson Cuba e a direção coreográfica e pedagógica sob a responsabilidade de Cristina Neves, que juntos com o artista plástico Jac Costa, conceberam a cenografia.
A produção do espetáculo foi estimada em 20 mil. O projeto conta com o apoio cultural do Abaçai Cultura e Arte, Porto Seguros Seguro e Associação Comercial de Caraguatatuba.
A peça O Pequeno Príncipe é mais uma iniciativa da Fundacc com o intuito de promover e implementar ações que utilizem, sempre em parceria com educadores e escolas, a arte teatral como instrumento para a educação, o desenvolvimento humano e social e o fortalecimento de valores culturais e de cidadania.
O projeto congrega a valorização e o incentivo à leitura com as múltiplas possibilidades educacionais e culturais do teatro. Para cumprir seus objetivos, o projeto conta ainda com material pedagógico: apostilas que facilitarão o trabalho dos educadores em sala de aula. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá consegue bons resultados no Pró-Atletismo
Competição do último final de semana garantiu vagas para os caraguatatubenses na final

Caraguatatuba - A equipe de Atletismo da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação), comandada pelo técnico Adão Dias Durval, participou no último sábado (6 de outubro), da segunda fase do Pró-Atletismo, em Lorena e voltou para Caraguá com medalhas em diversas categorias.
Jéssica Felix da Silva foi uma das que se destacou no evento, onde conquistou dois primeiros lugares, no Salto em Distância e nos 100m na categoria de 13 a 14 anos, e uma terceira colocação no Salto em Altura.
Além de Jéssica, Maike Antonio dos Santos Veiga também brilhou no Pró-Atletismo e venceu a prova de Salto em Altura, na categoria de 13 a 14 anos.
Ambos atletas garantiram presença na final da competição, que acontecerá de 14 a 18 de novembro na cidade de Presidente Prudente, juntamente com os melhores esportistas da categoria do estado de São Paulo.
Mais atletas trouxeram medalhas para Caraguá. Rayssa Lima Rocha da Silva ficou em 2º lugar no Salto em Distância na categoria de 13 a 14 anos. Assim como Alessandra Oliveira Dias que garantiu a terceira posição nos 1000m. Na de 15 a 16 anos, Irlan Luiz da Silva, Alan Leite, Luis Jonathan Santos Pavanet e Gustavo Moreira Correia ficaram em terceiro no Revezamento 4x100.
Esses atletas aguardam o índice de resultado de outras regiões, para saberem se garantiram vaga também para a finalíssima.
Cidades como São José dos Campos, Lorena, Pindamonhangaba e Cruzeiro, também participaram das provas, abrilhantando ainda mais as conquistas por parte dos atletas de Caraguá. "Conseguimos resultados positivos em Lorena. A criançada aproveitou bastante. Nos destacamos bem, contra equipes mais experientes", comentou Adão, que revelou ter uma sondagem por parte da equipe de Pindamonhangaba, em uma atleta caraguatatubense. "Teve um técnico que propôs para a Jéssica treinar em Pinda", falou.
Segundo o treinador, que está confiante em resultados positivos na final, a rotina dos atletas passará por uma modificação. "Vamos intensificar os treinos para conseguir ir bem na final estadual. Acredito que temos chances de medalhas", afirmou.
A equipe de base da SECER e do Projeto Bombeiro Mirim é composta por 25 alunos, com idade de 9 até 16 anos. (Fonte: PMC)

Pista de Skate em Caraguá recebe reforma
Os próprios skatistas, com material fornecido pela prefeitura, trabalharam para a melhoria do local

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, doou tintas visando melhorias na pista de Skate, no Centro da cidade, ao lado da Praça Ton Ferreira.
O skatista Douglas Fabrício, que considera o esporte como principal fator para tirar os adolescentes das drogas, procurou o secretário da SECER Wenceslau Souza Neto, e pediu os materiais, a fim de fazer melhorias no local, com a participação dos skatistas, que se responsabilizaram em executar o serviço.
"Com a ajuda de todos eles, vejo que os skatistas se uniram ainda mais, agradeço a prefeitura pelo que fez. Estão todos mobilizados para dar uma cara nova à pista", comentou Douglas. "Nós temos que tomar conta do que é nosso", finalizou. (Fonte: PMC)

Porto Novo ganhará lombada em rodovia
A implantação será feita após reivindicações

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, Habitação e Trânsito beneficiará a comunidade do Porto Novo com uma nova lombada na avenida José Herculano, logo após a ponte do rio Juqueriquerê.
A construção acontecerá na próxima semana, atendendo pedidos de moradores e comerciantes preocupados com os acidentes que vinham ocorrendo no local.
De acordo com o diretor de trânsito, coronel Celso Antônio Rapaci, o Ditran (Divisão de Trânsito de Caraguatatuba) está aguardando o DER (Departamento de Estradas e Rodagens) mandar o projeto, que já foi solicitado desde o último mês de maio.
No começo deste mês, uma nova lombada foi instalada na Rodovia Rio Santos, no trecho que faz ligação entre os bairros Cidade Jardim e Martim de Sá.
Segundo o diretor do Ditran, a finalidade dessa lombada é coibir o excesso de velocidade dos motoristas e com isso garantir a segurança de pedestres,
A Prefeitura de Caraguatatuba entrou com um pedido no DER para municipalizar os trechos da Rodovia que cortam a cidade, para poder ter autonomia de realizar benfeitorias e atender reivindicações que vão de acordo com as necessidades dos munícipes. A iniciativa da administração ocorreu, principalmente, para que possa realizar mudanças, por muitas vezes simples, em menor tempo e com menos burocracia. (Fonte: PMC)

Intercâmbio de argentinos passa por Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião
Grupo ministra palestra na Semana de Desenvolvimento do UNIMÓDULO

Caraguatatuba - A semana foi agitada para o grupo de estudantes argentinos que visita desde segunda-feira o Litoral Norte. Depois de serem recebidos pelo prefeito de Caraguá, os intercambistas estiveram em Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela para conhecer um pouco mais da realidade da região.
Os jovens vieram para o Brasil por meio de um intercâmbio promovido pelo Centro Universitário Módulo. Eles são alunos de Turismo do Instituto Patogônico para o Desenvolvimento Empresarial. Esse é o segundo ano que a troca de informações acontece. Nessa semana eles ainda participam com palestras na 2ª Semana de Desenvolvimento Regional do UNIMÓDULO.
Ubatuba - Em Ubatuba eles foram recebidos pelo secretário de Turismo Luiz Azevedo e toda sua equipe. "No tema 'desenvolvimento regional´, Ricardo falou sobre como Ubatuba teve que fazer investimentos em estruturas físicas para integrar o Convention Bureau do Litoral Norte", disse pró-reitor de Relações Comunitárias e Extensão do UNIMÓDULO, Leo Reis Leite Jr.
O grupo de argentinos visitou ainda a Escola Estadual Idalina do Amaral, onde eles puderam conversar com os alunos e contar um pouco mais como é feito o trabalho de guias turísticos em sua cidade, Puerto Madryn. "Um dos pontos que mais chamou a atenção dos alunos foi quando eles contaram dos hábitos de alimentação das orcas", comentou Leo. A visita terminou com um passeio de barco no mangue do Núcleo Picinguaba.
São Sebastião e Ilhabela - Em São Sebastião o secretário de Turismo Júlio César Buzzi recebeu o grupo, que também visitou pontos turísticos como o museu, o centro histórico e a Escola Estadual Maísa Theodoro da Silva. "Essa visita foi muito importante para aprendermos um pouco mais sobre a cultura de outros países", disse a estudante Sônia Maria Correa Santos. Já em Ilhabela eles foram à escola Eva Esperança e à secretaria de Turismo. (Fonte: Módulo)

Matrícula antecipada para ensino fundamental e infantil estarão disponíveis a partir do dia 16
Os alunos que já freqüentam a educação infantil em Caraguatatuba poderão ser matriculados para o próximo ano letivo a partir do dia 16 de outubro, tanto aqueles que continuarão no mesmo nível, quanto os que ingressarão no ensino fundamental

Caraguatatuba - A partir do próximo dia 16, os pais e responsáveis de alunos que já freqüentam a Educação Infantil em Caraguatatuba poderão realizar a rematrícula ou a matrícula para as séries iniciais do ensino fundamental, do ano letivo de 2008. O sistema antecipado é um meio de agilizar o processo de matrícula e trazer mais comodidade aos pais, que não precisarão ir até as unidades escolares durante o período de férias.
Entre os dias 16 de outubro e 1º de novembro, a matrícula será destinada aos alunos que já freqüentam a Educação Infantil, no maternal e nível I. Já entre os dias 5 e 16 de novembro, as matrículas atenderão os alunos ingressantes no nível I e de 19 de novembro até o dia 30 do mesmo mês, será a vez dos ingressantes do maternal serem matriculados.
Os pais poderão ficar tranqüilos pois os CEIs (Centros de Educação Infantil) que não possuem EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil), mas que têm crianças que irão cursar o maternal e o nível I em 2008, enviarão a listagem dos referidos alunos para uma unidade receptora, ainda no mês de outubro.
Para realizar a matrícula, é necessário que o pai ou responsável leve à escola cópia dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou R.G, carteira de vacinação, R.G. do pai ou responsável, comprovante de residência (água, luz ou telefone).
As crianças nascidas entre os anos de 2003 e 2007 serão matriculadas na educação infantil. No nível I, estarão os alunos nascidos em 2003. Os alunos que nasceram em 2002 e 2001 cursarão respectivamente, o 1º e 2º ano. Mais informações sobre as matrículas antecipadas podem ser adquiridas na unidade mais próxima.(Fonte: PMC)

Maratonistas de Caraguá disputam em Lorena
Os atletas de caraguá competirão na categoria de 9 a 16 anos no masculino e feminino.

Caraguatatuba - Os atletas da modalidade de atletismo da categoria de base da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação da prefeitura de Caraguá, estarão representando o município no Pró-Atletismo, que acontecerá no dia 6 de outubro, em Lorena, no Vale do Paraíba.
Os atletas caraguatatubenses, comandados pelo técnico Adão Dias Durval, competirão da categoria que vão de 9 a 16 anos, nas provas de Corrida 60 metros, 75 metros, 100 metros, 800 metros, 1.000 metros e 1.500 metros. Eles também participarão das competições de revezamento 4x100; lançamento de pelota; salto em altura e salto em distância. Todas as disputas serão no masculino e feminino. A equipe de Caraguá é composta por 32 atletas, e terão grandes chances de trazer medalhas de ouro para a cidade.
O Pró-Atletismo é um evento organizado pela Secretaria Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo e tem como objetivos incentivar à pratica da modalidade em todo o estado e favorecer a descoberta de novos valores para o esporte. (Fonte: PMC)

Pista de Skate em Caraguá recebe reforma
Os próprios skatistas, com material fornecido pela prefeitura, trabalharam para a melhoria do local

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, doou tintas visando melhorias na pista de Skate, no Centro da cidade, ao lado da Praça Ton Ferreira.
O skatista Douglas Fabrício, que considera o esporte como principal fator para tirar os adolescentes das drogas, procurou o secretário da SECER Wenceslau Souza Neto, e pediu os materiais, a fim de fazer melhorias no local, com a participação dos skatistas, que se responsabilizaram em executar o serviço.
"Com a ajuda de todos eles, vejo que os skatistas se uniram ainda mais, agradeço a prefeitura pelo que fez. Estão todos mobilizados para dar uma cara nova à pista", comentou Douglas. "Nós temos que tomar conta do que é nosso", finalizou. (Fonte: PMC)

Caraguá consegue bons resultados no Pró-Atletismo
Competição do último final de semana garantiu vagas para os caraguatatubenses na final

Caraguatatuba - A equipe de Atletismo da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação), comandada pelo técnico Adão Dias Durval, participou no último sábado (6 de outubro), da segunda fase do Pró-Atletismo, em Lorena e voltou para Caraguá com medalhas em diversas categorias.
Jéssica Felix da Silva foi uma das que se destacou no evento, onde conquistou dois primeiros lugares, no Salto em Distância e nos 100m na categoria de 13 a 14 anos, e uma terceira colocação no Salto em Altura.
Além de Jéssica, Maike Antonio dos Santos Veiga também brilhou no Pró-Atletismo e venceu a prova de Salto em Altura, na categoria de 13 a 14 anos.
Ambos atletas garantiram presença na final da competição, que acontecerá de 14 a 18 de novembro na cidade de Presidente Prudente, juntamente com os melhores esportistas da categoria do estado de São Paulo.
Mais atletas trouxeram medalhas para Caraguá. Rayssa Lima Rocha da Silva ficou em 2º lugar no Salto em Distância na categoria de 13 a 14 anos. Assim como Alessandra Oliveira Dias que garantiu a terceira posição nos 1000m. Na de 15 a 16 anos, Irlan Luiz da Silva, Alan Leite, Luis Jonathan Santos Pavanet e Gustavo Moreira Correia ficaram em terceiro no Revezamento 4x100.
Esses atletas aguardam o índice de resultado de outras regiões, para saberem se garantiram vaga também para a finalíssima.
Cidades como São José dos Campos, Lorena, Pindamonhangaba e Cruzeiro, também participaram das provas, abrilhantando ainda mais as conquistas por parte dos atletas de Caraguá. "Conseguimos resultados positivos em Lorena. A criançada aproveitou bastante. Nos destacamos bem, contra equipes mais experientes", comentou Adão, que revelou ter uma sondagem por parte da equipe de Pindamonhangaba, em uma atleta caraguatatubense. "Teve um técnico que propôs para a Jéssica treinar em Pinda", falou.
Segundo o treinador, que está confiante em resultados positivos na final, a rotina dos atletas passará por uma modificação. "Vamos intensificar os treinos para conseguir ir bem na final estadual. Acredito que temos chances de medalhas", afirmou.
A equipe de base da SECER e do Projeto Bombeiro Mirim é composta por 25 alunos, com idade de 9 até 16 anos. (Fonte: PMC)

Porto Novo ganhará lombada em rodovia
A implantação será feita após reivindicações

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, Habitação e Trânsito beneficiará a comunidade do Porto Novo com uma nova lombada na avenida José Herculano, logo após a ponte do rio Juqueriquerê.
A construção acontecerá na próxima semana, atendendo pedidos de moradores e comerciantes preocupados com os acidentes que vinham ocorrendo no local.
De acordo com o diretor de trânsito, coronel Celso Antônio Rapaci, o Ditran (Divisão de Trânsito de Caraguatatuba) está aguardando o DER (Departamento de Estradas e Rodagens) mandar o projeto, que já foi solicitado desde o último mês de maio.
No começo deste mês, uma nova lombada foi instalada na Rodovia Rio Santos, no trecho que faz ligação entre os bairros Cidade Jardim e Martim de Sá.
Segundo o diretor do Ditran, a finalidade dessa lombada é coibir o excesso de velocidade dos motoristas e com isso garantir a segurança de pedestres,
A Prefeitura de Caraguatatuba entrou com um pedido no DER para municipalizar os trechos da Rodovia que cortam a cidade, para poder ter autonomia de realizar benfeitorias e atender reivindicações que vão de acordo com as necessidades dos munícipes. A iniciativa da administração ocorreu, principalmente, para que possa realizar mudanças, por muitas vezes simples, em menor tempo e com menos burocracia. (Fonte: PMC)

Inscrições abertas para Workshop "Ação Cultural e Educativa nos Museus"

Caraguatatuba - A Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico - UPPM, Sistema de Museus, em parceria com a Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba realiza o Workshop "Ação Cultural e Educativa nos Museus".
O evento acontece no MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, que é responsável pelo evento na cidade, no período de outubro a dezembro, dividido em 3 módulos - 24 e 25 de outubro, 12 e 13 de novembro e 13 e 14 de dezembro, das 9h00 as 12h00, das 13h30 as 17h30. A carga horária é de 42 horas.
O workshop é gratuito e será ministrado pela Prfº Dra. Marília Xavier Cury, Museóloga do Museu de Arqueologia da USP. As vagas são limitadas.
O workshop é voltado para profissionais que atuam na área cultural, especificamente nos museus e professores da rede de ensino. Mais informações pelos telefones (12)3883-9188 - 3883-9980. Os interessados podem preencher a ficha de inscrição no www.fundacc.com.br que deve ser enviada para museu@fundacc.com.br ou pelo fax no telefone acima. Participe! FUNDACC

Aguilar consegue pavimentação para região Sul
Vereador Gobetti acompanha Prefeito na assinatura do convênio

Caraguatatuba - O Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PDT), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, acompanhou o Prefeito José Pereira de Aguilar (DEM), na tarde desta segunda-feira, quando foi assinada autorização de convênio para pavimentação de Estradas Vicinais no Palácio dos Bandeirantes, na capital do estado. O convênio beneficia logradouros na zona sul do município.
A assinatura do repasse aconteceu na tarde desta segunda-feira - 8 de outubro, em cerimônia política no Palácio dos Bandeirantes, chefe do Governo Paulista, com a presença do Governador José Serra e Prefeitos de várias partes do estado. A comitiva de Caraguatatuba foi liderada pelo Prefeito José Pereira de Aguilar (DEM), acompanhado do Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PDT), Presidente do Parlamento Municipal.
O pedido de recapeamento das Estradas Vicinais foi feito com base na construção da Base de Gás da Petrobrás, do Centro de Detenção Provisória (CDP), da Unidade Regional da Fundação Casa (antiga Febem), uma UBS (Unidade Básica de Saúde) e uma Escola Municipal, que tem na Estrada do Pirassununga a sua única via de acesso e que atualmente tem o pavimento prejudicado devido ao tempo e a falta de manutenção.
No convênio há também valores correspondentes ao recapeamento das Estradas Abra de Dentro e Abra de Fora, além da continuação da pavimentação da Estrada do Rio Claro até o Poço das Antas, intermediado por ação do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte).
Na assinatura deste ato, o Prefeito Aguilar autoriza o Governo Estadual a licitar e realizar a obra de recapeamento através de terceiros com a responsabilidade de gerenciar e pagar a obra realizada. Com a falta de um total apoio por parte da bancada do Litoral Norte na Assembléia Legislativa, o Prefeito tem se empenhado em demasia para cobrir esta falta.
Para o Presidente da Câmara a Prefeitura está agindo onde é necessário e importante. "O Prefeito Aguilar tem respeito pelas verbas públicas e como tal, sabe onde usá-las, obviamente onde é mais importante e necessário, para o desenvolvimento do município e melhoria da qualidade de vida da população", frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Projetos do Executivo dominam a pauta
Propostas falam sobre Convênios, Servidores e Previdência

Caraguatatuba - A Câmara Municipal reúne-se nesta terça-feira - 9 de outubro, a partir das 19h30, com transmissão ao vivo de sua 31ª Sessão Ordinária semanal pela rádio e Internet para discutir projetos de autoria do Executivo. Os projetos versam sobre Convênios, Servidores Públicos e Previdência Social.
O primeiro projeto da Ordem do Dia autoriza o Executivo a celebrar convênio com a Unitau - Universidade de Taubaté, para cooperação pedagógica - técnico - científica.
O segundo projeto da pauta dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Caraguatatuba, alterando artigos e parágrafos.
O terceiro e último projeto da noite apresenta reestruturação do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos de Caraguatatuba que ocupam cargos efetivos.
A Sessão Ordinária semanal é aberta a Sociedade em geral e pode ser acompanhada ao vivo, pelas rádios Oceânica - 670 Khz ou Caraguá FM - 89,5 Mhz ou ainda, pelo site na Internet da rádio de freqüência modulada, bastando para isso clicar www.caraguafm.com.br . (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Jogos, brinquedos e brincadeiras iniciam a Semana da Criança na cidade

Ilhabela - A Secretaria de Assistência Social de Ilhabela, com o Projeto Espaço Amigo, iniciou na última sexta-feira, a Semana da Criança no Centro Comunitário da Barra Velha.
Entre as atividades estão jogos, brinquedos e brincadeiras, coordenadas pela equipe do projeto, onde as crianças, orientadas pelos monitores, confeccionam brinquedos usados nas atividades. A abertura contou com jogos e brincadeiras na quadra.
O brinquedo mais disputado foi o “Piaba”, feito de papel crepom, madeira de bambu e arame.
O monitor Jailson Gomes da Silva explica que os jogos e as brincadeiras são vivências eficientes para facilitar e formar, nos indivíduos, valores de cooperação de trabalho em equipe, respeito pelas diferenças individuais e desenvolvimento de projetos. “Para competir é preciso primeiro cooperar, para que todos tenham sucesso na mesma equipe”, ressalta Jailson.
Para a secretária de Assistência Social, Célia Reale Ferreira, as atividades cooperam e incentivam a criança a desenvolver atitudes para sua educação cidadã, em busca da autonomia.
Durante toda a Semana da Criança, o projeto estará promovendo atividades como jogos recreativos (caça ao tesouro), esportes (cross country, corrida de revezamento e lançamento), danças, desfiles e atividades no salão.
O Projeto Espaço Amigo atende, atualmente, 120 crianças de 5 a 12 anos, dos bairros da Barra Velha, Água Branca e Reino. (Fonte: Imprensa Livre)

Projeto de Lei “Cidade Limpa” terá mais uma audiência

Ilhabela - O Projeto de Lei nº 55/2007, de autoria do Beto Campos (PV), que dispõe sobre a “ordenação dos elementos que compõem a paisagem, visíveis a partir de logradouro público no território do município” será debatido em mais uma audiência pública. O projeto pretende impor diversas regras e restrições para os anúncios externos para combater a poluição visual em Ilhabela.
A primeira audiência foi realizada no dia 25 de setembro com a presença de cerca de 70 pessoas. O texto da propositura tem mais de 40 artigos e, por isso, ao final da primeira discussão ficou decidido que ainda haveria mais duas audiências públicas.
A próxima audiência pública acontecerá no dia 15 de outubro, às 19 horas, na Câmara Municipal.
O texto do Projeto de Lei nº 55/2007 está disponível na homepage da Câmara www.camarailhabela.sp.gov.br

Mesa apresenta PL que dispõe sobre reestruturação administrativa da Casa

Ilhabela - De autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ilhabela, o Projeto de Lei 118/2007 foi apresentado na última sessão ordinária (01/10). Trata-se de um projeto que reformula a estrutura administrativa e os quadros de pessoal da Câmara Municipal.
Segundo a justificativa da Mesa, as leis que deram a atual estrutura da Câmara apresentam desatualidade ante as efetivas necessidades da Casa quanto à sua organização administrativa. O projeto oferece e descreve o organograma do Legislativo, e estabelece as competências e as atribuições de todas as suas unidades, de modo organizado e sistemático como exigem as técnicas de administração pública.
A proposta reorganiza a estrutura administrativa e funcional da Câmara, reformula seu organograma, enuncia as novas unidades administrativas do Legislativo, descreve suas atribuições, reformula e reorganiza os quadros de pessoal, segundo os ditames legais e constitucionais aplicáveis, e institui carreiras para os servidores.
“A reestruturação administrativa era uma das metas dentro desse período de dois anos que estou à frente do Poder Legislativo. Era um compromisso com os vereadores, funcionários e, sobretudo, com a população que precisa de um Poder Legislativo forte organicamente”, explica o presidente da Câmara de Ilhabela, Professor Joadir Capucho (PTB).
A propositura está tramitando nas Comissões Permanentes da Casa. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Limpeza Pública de Ilhabela conta com mais 01 Caminhão Coletor

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira realizou a entrega de 01 caminhão Coletor Compactador de lixo(caminhão prensa), para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, nesta sexta-feira, 05.
O valor deste Compactador foi de R$ 165 mil reais, sendo que R$110 mil reais verba do governo do Estado através do FECOP – Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição, e o valor de R$55 mil reais, de contrapartida da Prefeitura de Ilhabela.
A chefe de Seção de Limpeza Pública, Ana Lucia esclarece que, a frota do departamento de Limpeza Pública, conta agora dom 14 veículos, sendo: 06 caminhões prensa; 04 basculantes;01 perua Kombi; 01 Agrale gaiola, para lixo reciclável. “Destes, 03 caminhões prensas – compactador de lixo, 01 F 4.000 e 02 basculantes foram adquiridos na administração do prefeito Manoel Marcos”. (Fonte: PMI)

Secretaria de Saúde realiza palestra aos profissionais do PSF

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na tarde desta quarta-feira, 03, uma reunião com a equipe dos profissionais do PSF para abordar os assuntos relacionados com o “Protocolo de Epatologia”.
As palestras ministradas pela média do PSF da Água Branca dra. Márcia Iasi; pela enfermeira da rede pública de Saúde, departamento de Vigilância Epidemiológica, Lara Passos e pela enfermeira Simone Fortes deram orientações relativa a conduta dos profissionais médicos e enfermeiros do PSF frente aos casos de Hepatites no município.
Na oportunidade, a coordenadora do PSF de Ilhabela anunciou a criação do CEMIM II em Ilhabela, em parceria com o CEMIM de São Sebastião, descentralizando o serviço de hepatologia do município, objetivando a princípio, o serviço de hepatologia, podendo estender-se para outras doenças infecto-contagiosas.
Presentes na ocasião a equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e o vereador Guilherme Maia, que atua na Rede Pública de Ilhabela.(Fonte: PMI)

Programação da Semana do aleitamento Materno em Ilhabela

Ilhabela - De 05 a 12 de outubro acontece a Semana do aleitamento Materno, para promover a data, a Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal de Saúde estará realizando palestras para as gestantes e nutrizes, no decorrer do mês de outubro.
Dia 17, às 14 horas, no Hotel Pelicano, Bairro do Perequê, a palestra que será ministrada pelo médico pediatra e coordenador do grupo de amamentação da Maternidade do Hospital Governador Mario Covas Junior e pela enfermeira Carla do CIAMA (Centro de incentivo ao aleitamento materno) de São Sebastião, abordará a importância da amamentação e da doação do leite materno.
Dos dias 18 a 24 de outubro os profissionais do PSF em parceria com a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizarão palestras voltadas às famílias que recebem o benefício Bolsa Família. Dia 18, palestra no Profic, Bairro do Itaquanduba, às 15 horas e nos dias 19, 22, 23 e 24, as palestras acontecerão no Centro Comunitário, no bairro da Barra Velha às 15 horas. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Lombadas eletrônicas começam a multar a partir de hoje

São Sebastião - As lombadas eletrônicas instaladas ao longo do trecho urbano da SP-55, entre a Praia Deserta e o Bairro de São Francisco, começam a autuar a partir de hoje. Os redutores de velocidade foram vistoriados na semana passada pelo Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo).
As lombadas foram testadas com variações de velocidade (40km/h, 50km/h, 60km/h e 80km/h) para constatar a exatidão da autuação. Ao passar acima da velocidade permitida, o carro será fotografado e o motorista multado.
Segundo o chefe da Divisão de Tráfego (Ditraf), Márcio Nonato, mesmo durante a fase de teste as lombadas já deram resultado. “Houve uma sensível redução de velocidade neste trecho, proporcionando mais segurança aos pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, já que se trata de uma área urbana. Também constatamos a diminuição do número de acidentes, como atropelamentos e colisões”, destacou Nonato.
As lombadas eletrônicas estão nos seguintes pontos: Praia Deserta (próximo à Escola Municipal de Vela), Arrastão (em frente ao Shopping Villa Mares) e no Portal da Olaria. Outra lombada será instalada em local a ser definido no bairro Pontal da Cruz. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura inicia 1° torneio interno de futebol de areia

São Sebastião - Cerca de 70 alunos das Escolinhas Esportivas de Futsal iniciaram no último sábado (6/10), na praia do bairro de São Francisco, em São Sebastião, o 1° Torneio Interno de Futebol de Areia, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp).
O torneio tem por objetivo oferecer o tradicional futebol de areia, praticado no litoral. De acordo com o professor da escolinha, Áureo Augusto do Rego, as disputas visam a integração dos alunos e o melhor desenvolvimento físico. "Sempre fazemos algumas competições na areia porque estamos no litoral e esta modalidade esportiva tem diferenças do que é abordado nas quadras", explicou o professor.
Áureo também afirma que serão quatro sábados de torneio, sempre às 8h30, sendo que no dia 27 acontece a grande final. Serão cinco jogos por dia, com cada equipe jogando pelo menos duas vezes. A premiação consiste em medalhas de participação para todos os atletas.
No primeiro sábado, dentro da categoria sub-10, o time "Sardinha" perdeu dos "Manjubinhas" por 5 a 4. O "Pescadinha" venceu do "Garoupinha" por 2 a 1. Na sub-11, "Espada" derrotou o "Tainha" por 5 a 1, enquanto que "Robalo" deixou a vitória escapar para o time "Enchova" que fez 3 a 1 no adversário. Na sub-13, o "Tubarão" venceu o "Cação" por 6 a 3.
O aluno Lúcio de Jesus Santos, 10 anos, disse que adorou os primeiros jogos. "Sempre joguei futsal e acho legal também treinar futebol de areia", disse.
Próximos jogos
Confira os jogos do dia 13 de outubro, dentro da segunda rodada que terá mais cinco jogos para agitar a praia de São Francisco, a partir das 8h30.
1° jogo: Sardinha X Garoupinha
2° jogo: Pescadinha X Manjubinha
3° jogo: Tainha X Robalo
4° jogo: Enchova X Robalo
5° jogo: Tubarão X Cação (Fonte: PMSS)

Projeto Cidadania Consciente passa por nova avaliação

São Sebastião - Alunos que integram a iniciativa receberam crachá de identificação e cestas básicas. A Ecobus também doou uniforme esportivo para estudantes como prêmio pela mudança no comportamento
O projeto "Cidadania Consciente", que reúne pais e alunos da EM Henrique Botelho visando incentivar valores de solidariedade nas crianças e adolescentes para diminuir o índice de agressividade no ambiente escolar e de locomoção, passou por nova avaliação na última semana por parte dos seus idealizadores.
A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com a empresa de transporte coletivo da cidade, a Ecobus, e o Ministério Público.
Desde que foi criado, em junho, o trabalho vem surtindo resultados positivos. "O projeto está indo bem, com exceção de alguns alunos, que precisam se dedicar mais e estamos torcendo por isso. Pelo menos 80% do que imaginávamos aconteceram graças ao apoio dos pais", disse a diretora Elza da Silva Cavalcante. Cerca de 65 estudantes de 6ª a 8ª séries do Ensino Fundamental integram a ação. Todos receberam crachá de identificação de monitor.
Para o diretor da Ecobus, Luiz Fernando Genioli, o objetivo da proposta ultrapassou o que se imaginava. "Vamos ter muito proveito disso tudo porque a Seduc abraçou o projeto como se fosse prioridade. Parabéns aos pais também, que são os mais importantes em dar o apoio e motivação", declara.
"Esperamos que esse projeto sirva de exemplo para outras escolas. A primeira reunião foi no Centro Comunitário, mas a presença dos pais na escola é muito importante. O sucesso da iniciativa é fazer com que cada um faça a sua parte", falou a secretária da Educação, Marilene Ramachoti. A presença dos pais na unidade escolar também foi ressaltada pela psicóloga da empresa, Meire Marques. "Os filhos, às vezes, ficam inadimplentes e rebeldes pela falta dos pais na escola", acredita.
A empresária Keila de Jesus Souza Oliveira, contou que a sua filha mudou bastante o comportamento. "Ela era bem arteira, em todo evento da escola tinha reclamação dela. Com esse projeto, a mente dela abriu e eu estou muito contente", analisa a mãe da Júlia de Jesus Oliveira, 12 anos, que está na 6ª série. "A minha filha era muito danada e agora está mais responsável. Para mim, o projeto está sendo ótimo", acrescentou a dona-de-casa Maria da Conceição Leal, mãe da estudante Amanda Santos do Carmo, 12 anos, que também está na 6ª série. "Antes, no ônibus, era muita bagunça e agora está melhorando", completou a aluna Mariana Passos Costa Dias, 16 anos.
Um grupo de alunos, que formaram um time de futebol, foi premiado pela Ecobus com a entrega de uniforme esportivo em função da melhora no comportamento dentro dos ônibus e escola e por ter tirado boas notas. A empresa também doou cestas básicas a todos os integrantes do projeto. (Fonte: PMSS)

Curso de Radiotelefonista aprova 86% dos alunos do projeto Ventos e Velas

São Sebastião - O projeto Ventos & Velas, da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), teve a aprovação de 86% dos alunos que participaram do curso de Radiotelefonista. Realizado entre os dias 14 e 16 de setembro, o curso teve certificação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e foi viabilizado pela Associação dos Arrais, Mestres e Capitães Amadores do Estado de São Paulo (AAMCASP).
As aulas foram ministradas pelo instrutor e presidente da AAMCASP, Eloy Antônio da Mota e contou com a participação de 25 alunos, com idades entre 18 e 30 anos. O curso tem o objetivo de preparar as pessoas para operar nos sistemas de radiotelefonia, práticas de aplicações e legislações em náuticas e iate clubes.
Para o chefe da divisão de Esportes Náuticos da Seesp, Rafael Mendes, os cursos oferecidos pelo projeto, principalmente os complementares, como aperfeiçoamento e motores de popa, laminação e radiotelefonista contribuem para a qualificação da mão-de-obra das pessoas que trabalham em embarcações. “Com esses cursos, as pessoas podem ter mais informações técnicas sobre os assuntos, o que os diferencia no mercado de trabalho”, explica Mendes.
O projeto Ventos & Velas inicia na próxima terça-feira (9/10), às 13h30, o curso de Arraes e que estão abertas as inscrições para a nova turma de radiotelefonista e mestre amadores. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2106. (Fonte: PMSS)

Equipes de São Sebastião vencem a 3ª Maratona de Revezamento Bertioga-Maresias

São Sebastião - As equipes "Prefeitura de São Sebastião 3" e "Green Way", de São Sebastião, conseguiram o título de campeãs pela 3ª Maratona de Revezamento Bertioga-Maresias, ocorrida no último sábado (6/10), nas categorias Força Livre e Força Livre Masculina, respectivamente. O evento, que contou com cerca de 2 mil atletas, aconteceu em um dia parcialmente nublado e com temperatura oscilando entre 25 e 28º graus. O trajeto dos competidores, divididos entre 320 equipes, foi de 75 km em tipos de piso que variavam entre areia, terra e asfalto. A maratona foi realizada em 10 categorias: trio (para três atletas do sexo masculino ou feminino); aberta mista (para seis corredores com participação livre, independente de sexo e idade); aberta masculina e feminina (que compreende seis competidores, todos dos sexo masculino ou feminino); master (para seis atletas do sexo masculino, acima de 40 anos); força livre masculino e feminino (que envolve nove corredores do sexo masculino ou feminino) e "The Survivor's" (restrita para apenas um competidor de cada equipe).
Com o tempo de 5h03min06seg, a equipe Green Way, de Juquehy, composta pelos atletas Sandro Faustino, Cuca, Velho, Reinaldo, Paulinho, Francisco, Rafael, Mineirinho e Branquinho, completou a prova. "Nesse ano a terceira edição foi mais concorrida. A dificuldade foi quando o sol apareceu porque esquentou o clima, dificultando a corrida", avaliou Faustino, 38 anos.
Já os corredores da "Prefeitura de São Sebastião 3" precisaram de 5h18min08seg para finalizar a competição em primeiro lugar, que também contou com a equipe "WT Academia das Praias" 3ª colocada, com o tempo de 6h00min08seg.
O primeiro grupo da 3ª edição da maratona a cruzar a linha de chegada, em Maresias, uma das praias mais badaladas da Costa Sul de São Sebastião, foi o Costa Hirota, composto por seis participantes e que fez o percurso em 4h24min23seg pela categoria aberta masculina para se consagrar bicampeão, uma vez que já havia vencido em 2006. "Treinamos três meses para essa competição, mas valeu muito. Assumimos a liderança já no segundo ponto de troca. A prova é muito bonita e o clima nos ajudou bastante", disse Josenildo Nascimento, 30 anos, que fechou o percurso da Costa Hirota. Na segunda colocação ficou outra equipe de São Sebastião, a "Prefeitura de São Sebastião 2", com o tempo de 4h44min46seg.
Na categoria aberta feminino, a equipe vencedora foi a TPM, que completou o trajeto em 5h29min13seg. O primeiro lugar da força livre feminina ficou com Top Notch Mulherada; da aberta mista masculina com a equipe PN Treinamento; da aberta master com Antílope Racing Team; do trio masculino com Trilopez e do trio feminino com Run&Run Girls. Na categoria The Survivor's a primeira posição foi obtida pelo atleta José Fabrício Deleo Pessoa, 28 anos, que completou o trecho em 6h27min52seg.
Para Celso Balieiro, diretor da Cia de Eventos, empresa responsável pela idealização e organização do evento, que contou com apoio das Prefeituras de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), e de Bertioga, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Polícia Rodoviária, Santa Constância, Flets e PowerBar, a 3ª edição da Maratona de Revezamento Bertioga-Maresias foi um sucesso.
"Tivemos uma competição tranqüila em que todos puderam se divertir com os amigos, parentes, praticar esportes e, ainda, fazer turismo. Essa prova é, sem dúvida, uma inovação no calendário do atletismo não só no percurso com muita natureza, mas na data. Por ser realizada no sábado, os participantes podem descansar no domingo", explicou Balieiro.
Para a edição de 2008, a organização anunciou que o evento será realizado em duas etapas: no dia 18 de maio e outra em outubro. A medida foi adotada devido ao recorde de inscrições e adesão de atletas profissionais e amadores. (Fonte: PMSS)

São Sebastião faz bonito e se aproxima do título da Liga do Coneleste Paulista de Basquete

São Sebastião - A equipe de basquete juvenil masculina de São Sebastião disputou no último domingo (8/10), no Ginásio João do Pulo, em Pindamonhanga, o Festival da Liga do Coneleste Paulista. Os sebastianenses, apoiados pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), venceram três das quatro partidas realizadas no dia e se aproximaram do título da competição.
O primeiro jogo foi contra a cidade de Guaratinguetá. Na partida, os caiçaras esbanjaram talento, com boas infiltrações na quadra adversária, além de entrosamento para efetuar as jogadas. Sem dificuldade, os atletas de São Sebastião conseguiram o placar de 46 a 23, com parciais de 21 a 12 no primeiro tempo e 25 a 11 no segundo.
Na segunda partida contra Taubaté, o ritmo de jogo favoreceu o resultado final para os visitantes do litoral. São Sebastião teve um melhor aproveitamento dentro das quatro linhas e conseguiu a vitória por 37 a 30, com parciais de 20 a 12 e 18 a 17 para os taubateanos.
O terceiro jogo, porém, foi mais difícil. Contra Pindamonhangaba, os sebastianenses sentiram o forte calor que fazia no local e não conseguiram colocar em prática o basquetebol das partidas anteriores. Apesar das tentativas, os jogadores de São Sebastião viram os anfitriãos fecharem o marcador em 40 a 35, com parciais de 15 a 14 e 14 a 8.
Na quarta e última disputa do dia, contra o Jacareí, São Sebastião renovou as forças e mostrou novamente o potencial da equipe. Na partida em que os adversários também proporcionaram dificuldade, os atletas sebastianenses exibiram uma boa performance com belos "tocos" e "cestas", que permitiram o placar de 29 a 27, com parciais de 15 a 9 para os caiçaras no primeiro tempo e 14 a 8 para os atletas de Jacareí no segundo.
Para o técnico da equipe de São Sebastião, Ricardo Rosa, a etapa foi muito importante para equipe, pois houve um grande esforço dos atletas na busca de resultados. "O calor em Pindamonhangaba foi muito grande, e fez com que os jogadores se cansassem um pouco e errassem, principalmente contra os donos da casa. No restante dos jogos, os atletas fizeram um bom trabalho, que representa um crescimento gradativo", afirmou o treinador.
O basquete sebastianense se prepara, agora, para a quinta e última etapa da Liga, que acontece no dia 28 de outubro, no Ginásio José de Souza Gringo, em São Sebastião, e que pode consagrar a cidade como grande campeã da competição. "Vamos treinar para brigar pelo título e para ser um momento especial para todos os jogadores", destacou Ricardo Rosa. (Fonte: PMSS)

Campeonato de Surf em Cambury registra mais de 160 participantes
Valor arrecadado com taxa de inscrição será revertido para escolinhas de surf da Costa Sul de São Sebastião

São Sebastião - No último final de semana (6 e 7/10), a 10ª edição do Campeonato realizado pela Associação de Surf de Cambury (Ascam) registrou 166 competidores na praia de Cambury, na Costa Sul de São Sebastião. O evento, que tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), e Associação de Surf de São Sebastião(ASSS), foi bastante procurado pelos surfistas.
Os atletas, que vieram das cidades de Ubatuba, Mogi das Cruzes, Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Ilhabela e São Paulo, competiram em nove categorias. O único nativo da praia onde aconteceu a disputa e que venceu uma delas foi Jefson Silva, na longboard. Os campeões da open e da junior foram Ocimar Pereira, de Bertioga, e Odacir Teço, de São Sebastião, respectivamente. Os outros primeiros colocados foram Alexsandro Santos (petit), de Ubatuba; Fábio Pereira (estreante), de Maresias, em São Sebastião; Renan Argemiro (iniciante), de Juquehy, também em São Sebastião; Mateus Lee (mirim), de Maresias; Rose Santana (feminino), de São Vicente; e Ciro Kajya (master), de São Sebastião.
Os primeiros lugares das categorias open e junior receberam uma prancha pela vitória. O restante, da primeira a quarta colocação, foi premiado com kits, troféus e medalhas.
Para os surfistas que moram no município, o campeonato possibilitou a disputa de mil pontos para o ranking municipal, que dá acesso a torneios estaduais e nacionais da modalidade.
A taxa de inscrição foi de R$ 30, cuja metade do que foi arrecadado será dividida entre as escolinhas de surf de Juquehy, Baleia, entre outras.
De acordo com o presidente da Ascam e ASSS, Gione dos Santos, o Leitinho, a competição serve para valorizar os novos talentos do surf na cidade. "O evento foi ótimo pelo grande número de participantes e em relação ao público que veio prestigiar. Mais uma vez a sensação é de missão cumprida", analisa.
Para a psicóloga Sueli Forte, 40 anos, de São Paulo, a realização de campeonatos pequenos é muito bom e importante porque oferece oportunidade às crianças participarem. "Gostei muito e fiquei super empolgada", disse Michele Forte, 10 anos, filha da psicóloga, que competiu pela categoria petit com os meninos.
"O campeonato estava bem legal. Sempre corro em Cambury. No ano passado fui campeão do ranking", falou o surfista Diego Chareloux, o Baíca, 20 anos, de Ubatuba, que foi eliminado na semifinal da categoria open. (Fonte: PMSS)

2º São Sebastião Matsuri integra nipônicos e brasileiros no fim de semana

São Sebastião - As apresentações culturais do 2º São Sebastião Matsuri trouxeram um pedacinho do Japão para São Sebastião durante o fim de semana. O evento, que teve início na última quinta-feira (4/10), terminou no domingo (7/10) e já deixou saudade nos participantes da festa, que puderam saborear a culinária japonesa e conhecer um pouco mais das tradições desta região do oriente. A festa foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) em parceria com a Associação Cultural Esportivo Atlântico e Associação Miyagui Kenjinkay do Brasil.
Além da Cerimônia do Chá, que abriu as atividades tradicionais da cultura japonesa, os presentes puderam assistir e participar da cerimônia do Moti, um preparado de arroz especial cozido a vapor e depois sovado, que na antiguidade era destinado aos deuses. O preparo é feito por um homem e uma mulher, (Yin e Yang) e tem como um dos objetivos a busca do equilíbrio. Em São Sebastião, a cerimônia foi feita para demonstrar o carinho dos japoneses aos sebastianenses, em retribuição à hospitalidade do município, pedindo saúde a todos.
As danças tradicionais do Japão também fizeram parte do cronograma da festa, como por exemplo, a Awaodori, tida como o carnaval tradicional dos nipônicos, coreografia que reverencia a natureza, agradecendo pela colheita; e a Yosakoe Soran, dança mais moderna, que também enfatiza a importância do meio ambiente.
O 2º São Sebastião Matsuri contou ainda com o desfile de trajes típicos, O hapi, (kimono feminino) e o Jimbei (traje masculino). Os "modelos" foram pessoas da platéia, que visitavam o evento. "Escolhemos gente do público, buscando uma integração das pessoas com a nossa cultura, que não está somente nas palavras, mas também nos trajes e principalmente nas atitudes", observou Celina Yano, do Centro de Chado Urasenke do Brasil.
Outro momento de destaque da festa foi o karaokê, que integrou nipo-descendentes e brasileiros com as mais variadas canções, mostrando mais uma vez que a música é uma linguagem universal. Já o cantor Fujita, 78 anos, foi uma das sensações do 2º São Sebastião Matsuri. O artista conquistou o público, animando a programação em diversos momentos, cantando músicas em japonês, inglês e português, entre outras.
Entre as barracas de comida, acessórios e vestimentas típicas do Japão, os presentes puderam conhecer a técnica do shodô, escrita japonesa, o tradicional origami e ainda fazer pedidos para o Tanabata (festival das estrelas). Fechando as apresentações, os alunos de karatê da academia Moryama (SP), mostraram que os ensinamentos da arte vão muito além da luta. Uma das filosofias da escola é promover a paz através da arte marcial, canto e teatro, possibilitando aos seus praticantes um melhor desenvolvimento físico e mental. (Fonte: PMSS)

Seesp busca patrocínio da Transpetro para incrementar projeto Ventos & Velas

São Sebastião - A secretária de Esportes da Prefeitura de São Sebastião, Raquel Buzi, esteve reunida com o gerente do Terminal Aquaviário Almirante Barroso (Tebar), Giovanni Cavalcanti do Nascimento, na manhã desta segunda-feira (8/10), para apresentar uma proposta de patrocínio para o projeto Ventos & Velas. O encontro também contou a presença do administrador da Transpetro, Cosme Damião.
Raquel explicou que o banco Unibanco já é um parceiro do projeto e que a ajuda da Transpetro seria muito importante para a valorização dos grandes eventos e o crescimento desta iniciativa, que beneficia cerca de 100 crianças por ano, sendo todos estudantes e a maioria do ensino da rede pública.
Além das aulas da modalidade, os participantes do projeto têm aulas transversais, como noções de mar, clima, primeiros socorros e outros temas. O Ventos & Velas investe ainda na formação de mão-de-obra, oferecendo cursos de arrais, mestre e capitão.
Giovanni Nascimento mostrou interesse em se tornar parceiro do projeto e afirmou à secretária Raquel Buzi que vai enviar a proposta à presidência da Transpetro, com cópia para a Petrobras, a fim de aumentar as chances de firmar a parceria. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara ACIU

Jija reforça PSDB para 2008

Ubatuba - Na última terça-feira à noite, no escritório do Dr. Gilmar Rocha, na presença do presidente do PSBD, Rogério Frediani, Pedro Tuzino, Pipoka, Fernando Amaral, Gilmar Rocha e Binho, Jija assinou sua ficha de filiação ao PSDB, passando a ser um dos mais novos tucanos da cidade.
Segundo Rogério, o partido ganhou muito com a vinda do Jija, que é uma pessoa que luta como todos do partido por uma Ubatuba melhor e certamente esta nova conquista do PSDB vai render bons frutos para a cidade.
Já o vereador Charles Medeiros vê nesta vinda uma grande conquista do presidente Rogério, que tem feito um ótimo trabalho trazendo pessoas de bem e que querem que Ubatuba volte a ser a “Pérola do Litoral Norte”. O vereador afirma que o PSDB vai surpreender nas urnas em 2008.
Jija, que já tinha dado entrevista no Jornal Agito como pré- candidato a prefeito, afirma que a intenção de ser candidato não foi esgotada. “Fui para o PSDB com uma possível vaga para candidato a vereador, mas deixando clara a intenção de ser candidato a prefeito. Porém, como o futuro a Deus pertence, estaremos aguardando o andar da carruagem”, explicou.
Jija ainda complementa que hoje o PSDB é o partido mais forte da cidade e o único com condições e nomes para lançar candidato a prefeito, vice e vereadores e com condições reais de elegê-los.
“Temos no partido Charles Medeiros, Caribé, Jija, Pedro e Rogério, todos os cinco estão aptos a ser candidatos a prefeito, vice ou vereador. Uns com mais simpatia da população e outros com menos, mas esta decisão não vai acontecer agora, como o partido também poderá se coligar a outros”, contou.
O PSDB hoje tem representatividade na Câmara Municipal, que é o vereador Charles, mas quer aumentar esta representatividade na próxima eleição com a intenção de eleger vereadores e talvez prefeito e vice. Isto somente o tempo dirá, mas ninguém no partido descarta a possibilidade disto acontecer ou uma possível coligação.

Um dos principais rios de Ubatuba recebe água contaminada pelo lixão da cidade

Ubatuba - O Rio Grande de Ubatuba, que corta a região central da cidade e abriga a Ilha dos Pescadores da cidade, está recebendo Chourume (líquido escuro gerado pela degradação do lixo orgânico), de origem do aterro sanitário de Ubatuba, próximo ao bairro do horto. O lixão da cidade já está saturado e, daqui alguns meses, não comportará mais nenhum tipo de resíduo.
O aterro municipal já se encontra próximo a cota de preservação da Serra do Mar e não terá condições de ser ampliado.
A operação de um lixão é basicamente amontoar os sacos recolhidos na cidade e após um determinado tempo aterrá-los, ou seja, cobre-se o lixo de terra. Hoje, Ubatuba recolhe cerca de 60 toneladas por dia e o destino final já se tornou um morro de lixo.
É justamente por essa característica física que o aterro está poluindo diretamente o Rio Grande. Como muito lixo fica descoberto no topo, nos dias de chuva, a água se acumula no espaço de depósito e escorre morro do lixão abaixo, formando uma espécie de cachoeira de chourume que segue pela vala da estrada do aterro e só termina nas margens do rio. Testemunhas do fato dizem que o rio, na região próximo ao bairro do horto, fica cheio de espuma branca e apresenta um mau odor.
O chourume deveria ser tratado no próprio Lixão, que além de saturado, já chegou a ser interditado pelo Governo Estadual, entretanto, foi reaberto após a constatação de que a não utilização do espaço traria problemas sociais graves em relação à gestão do lixo. A prefeitura se adiantou para conseguir a autorização do transbordo dos resíduos para outra região e já abriu licitação para o serviço. Entretanto, O Rio Grande irá passar mais uma época de chuva recebendo a cachoeira poluidora do lixão da cidade.
Mais poluição - Não é só o Lixão de Ubatuba que está provocando danos ambientais à Ubatuba. Na Praia Vermelha do Centro, a reportagem do Jornal Imprensa Livre apurou que a falta de caçamba na região está causando a poluição do solo e do mar.
Na verdade, o problema começou a ocorrer devido à falta de um container da Sanepav (empresa responsável pelo serviço de coleta na cidade). Sem a caçamba, o lixo se acumulou no chão da rua principal da praia vermelha, ficando exposto à chuva e aos animais. Além da contaminação do solo, o maior agravante acontece também pelo escorrimento natural da água do morro, próximo ao ponto de depósito.
Uma outra mini-cachoeira passa pelo lixo e acaba levando resíduos diretamente para o mar, atravessando a rua e formando um córrego de água suja até a praia. De acordo com a empresa, neste ano, foram comprados 32 novos containeres, no valor de 2 mil reais cada.
Entretanto, o encarregado geral da Sanepav, Rômulo Mendes, relata que só a Praia Grande recebeu 20 novas caçambas e que existe um cronograma anual de reposição, que da preferência às praias mais movimentadas. Apesar da justificativa, Rômulo Mendes garante que, até o final do mês, a Praia Vermelha receberá um container e promete intensificar o recolhimento de lixo na região.
"Aqui na praia sofremos muito com a corrosão das caçambas, pela maresia, então o tempo de vida é muito curto. Por isso, os containeres recolhidos passarão por uma reforma e servirão novamente a população antes do início do verão", completa o encarregado da Sanepav, lembrando que a caçamba de lixo na Praia Vermelha só foi retirada por estar totalmente enferrujada e sem condições de operação por parte do caminhão. (Fonte: Imprensa Livre)

Melhoria de Vicinais em Ubatuba.

Ubatuba - O Vereador Charles Medeiros PSDB, em companhia do Assessor do Deputado Antonio Carlos da Silva, Srº Juan Mandy, estiveram em audiência na sede da Secretaria Estadual de Transportes em São Paulo com o Srº Evandro Lossaco, Coordenador de Vicinais do Estado. Na ocasião foi solicitada a melhoria de vicinais para nosso Município. Na tarde do último dia 05, o vereador recebeu á ligação do Srº Evandro informando que o Governador Serra assinará a parceria com o Município de Ubatuba em beneficio da estrada municipal do Corcovado e Sertão da Quina, na região sul. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Há luz na Vila Damásio

Ubatuba - O Programa Federal Luz Para Todos chegou à comunidade da Vila Damásio, região norte de Ubatuba. Várias famílias tradicionais, que vivem entre a Picinguaba e o Camburi, foram beneficiadas pelo Programa de Federal proporcionando tornar um sonho então distante em realidade. Foi grande a luta desta comunidade para receber este benefício que é extremamente necessário ao desenvolvimento humano. Desde a história de seus antepassados, até o presente, muito suor e lágrimas foi derramado, muito desrespeito á comunidade foi ofertado, mas, eles venceram. A chegada da luz não apenas iluminou as residências, mas trouxe de volta o brilho nos olhos dos cidadãos que ali se encontram. A luz artificial, trouxe novamente a "Luz da Esperança", fator primordial na luta pela cidadania. A Cabeçuda, agora é "Vila Damásio", uma prova concreta do respeito que este povo tem para com seus antepassados. Parabéns á todos que participaram desta conquista social e humanitária, que em breve possamos comemorar o Programa Luz Para Todos com á comunidade do Camburi, povo amigo, parte integrante da história de nossa querida Ubatuba. Um fraternal abraço á todos. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Produtores rurais de Ubatuba recebem visita de pesquisadores de agricultura
O objetivo da visita foi diagnosticar as atividades agrícolas no município e propor soluções para os problemas enfrentados pelos produtores

Ubatuba - Um grupo de pesquisadores da área da agricultura da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) estiveram em Ubatuba, na última semana, a pedido da prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa). O objetivo da visita foi diagnosticar as atividades agrícolas no município e propor soluções para os problemas enfrentados pelos produtores. Foram dois dias de vistorias, em que 20 produtores de norte ao sul foram visitados.
As vistorias foram feitas pelo doutor especialista em Agricultura Orgânica da Apta de Campinas, Wilson Tivelli, juntamente com o pesquisador Charleston Gonçalves, da APTA de Ubatuba e o indiano Pritom K. Borthakur, do College of Agriculture Assam/ Índia, em parceria com a equipe da Smapa, representada por Aparecido Cardoso e Jefferson Castilho.
A secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, afirma que pesquisas científicas como esta são importantes para o desenvolvimento de políticas públicas. “Os diagnósticos obtidos pelos pesquisadores nos trazem informações que permitem nortear os nossos trabalhos.”
Para o prefeito Eduardo Cesar, “a vinda de pesquisadores de outros locais enriquece nossos conhecimentos e, neste caso, ajuda os produtores rurais, profissionais pelos quais temos trabalhado muito para dar toda a assistência necessária”.
Sugestões - Diversas foram as sugestões dadas pelos pesquisadores para otimizar a agricultura em Ubatuba. Entre elas, destaca-se a importância de incentivar uma campanha para análise do solo e utilização de calagem com calcário acima de 100 PRNT (Poder Relativo de Neutralização Total).
Para a região norte, foi sugerido incentivar o cultivo de juçara, para a extração de palmito e polpa, além do cultivo de helicônias e de outras espécies de mandioca de mesa e para farinha. Para o sul, atentou-se para o cuidado com as áreas infestadas com tiririca. E para o centro, aconselhou-se a implantação de um sistema de compostagem para as hortas caseiras e periurbanas
Como resultado do diagnóstico e de acordo com a demanda gerada pela solicitação da Smapa de Ubatuba, para 2008, a APTA implementará pesquisas na área de folhosas para o ano inteiro, além de uma série de testes para avaliação de espécies de mandioca, tanto de mesa como para farinha, para escolher qual delas se adapta melhor à região.(Fonte: PMU)

Prefeitura lança campanha de combate ao mosquito da dengue
Com o slogan “Ubatuba sem Dengue, essa onda é nossa”, a prefeitura está conquistando parcerias e desenvolvendo ações que têm o objetivo de mudar gradativamente os hábitos dos munícipes em relação à manutenção de seus imóveis

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba está promovendo mais uma campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti: é o programa “Ubatuba sem Dengue, essa onda é nossa”. Diversas ações estão programadas, entre atividades educativas, treinamentos, campanhas publicitárias, entre outros. Este programa conta com a ação conjunta entre Secretarias e a articulação de diversos setores da sociedade ubatubense, por meio do Comitê Permanente de Combate à Dengue.
Para a próxima semana, dia 11, uma mobilização está programada para acontecer na região central do município. Serão seis equipes, formadas por dez duplas cada uma, que percorrerão todas as casas do centro, prestando orientações aos moradores, no sentido de identificar possíveis criadouros do mosquito e removê-los ou tratá-los. A idéia é promover uma ação desta a cada 15 dias, em bairros diferentes, sempre levando em consideração critérios como: densidade demográfica e nível de infestação do mosquito.
O prefeito Eduardo Cesar afirma que a união entre as secretarias e assessorias da prefeitura facilita o trabalho desenvolvido pela Saúde e contribui com a difusão do conhecimento. “Procuramos trabalhar o combate à dengue em todos os setores da prefeitura. Cada secretário, cada chefe, assessor ou funcionário é também um cidadão, que deve zelar pelo espaço em que trabalha e mora, além de instruir outras pessoas a fazerem o mesmo.”
Mudança de hábitos - Segundo o superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, o objetivo desta ação não é promover um paternalismo e sim a mudança de hábitos da população. “Nós precisamos conscientizar a população que sem a participação de todos, o combate à dengue fica muito difícil. Nós estamos fazendo a nossa parte, mas cada cidadão deve dar continuidade a este trabalho, vistoriando o seu imóvel e retirando todo recipiente que possa acumular água. Também é preciso estar atento às calhas e caixas d’água, eliminando qualquer chance que o mosquito possa ter para se reproduzir.”
Diversas atividades, no sentido de mobilizar a comunidade já tiveram início. A Secretaria de Saúde tem promovido treinamentos, ministrados pela coordenadora de Educação da Dengue, Denize Terra Fernandes, para funcionários, comerciantes, administradores de condomínios e hotéis. Segundo o coordenador do Programa de Controle de Endemias, Antenor Benetti, a própria criação do Comitê Permanente de Combate à Dengue já representa um grande avanço. “Juntos, estamos colocando em prática, novas idéias, disseminando o conceito da participação e desenvolvendo ações que antes não eram possíveis”.
Educação intensifica ações nas escolas - Representantes da Secretaria de Educação e da Secretaria de Saúde de Ubatuba estiveram reunidos, nesta segunda-feira, 1, com o objetivo de promover ações conjuntas e multiplicar o conceito da prevenção, por meio da eliminação de criadouros. Na reunião, ficou definido que, ainda neste mês, funcionários da Secretaria de Educação passarão por uma capacitação que visa manter os prédios escolares de acordo com as normas de prevenção do Controle de Endemias.
Além das capacitações, serão formados grupos de estudos, entre profissionais das duas secretarias, que desenvolverão atividades educativas e mobilizações comunitárias.
O secretário de Educação, Arnaldo da Silva Alves, afirma que o trabalho conjunto entre as Secretarias de Educação e de Saúde ajudará a atingir um maior número de pessoas. “Nós temos a força de mobilização, porque lidamos com mais de 40 mil pessoas, entre alunos e seus familiares. A Secretaria de Saúde tem o conhecimento técnico para o combate à dengue. Então, podemos entrelaçar os nossos esforços, para o bem do município.” (Fonte: PMU)

Alunos plantam árvores em frente à Escola Mário Covas Junior
Desta vez, o plantio das árvores seguiu um critério urbanístico que evitará que as árvores de grande porte influenciem na fiação elétrica, muros e instalações hidráulicas

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, em parceria com alunos e funcionários, realizaram, no último dia 5, o replantio de árvores em frente à Escola Municipal Mário Covas Júnior, no Bairro Ipiranguinha. Ao todo, foram plantadas 10 mudas de cravos e quaresmeiras, substituindo as que foram retiradas no mês passado. Desta vez, o plantio das árvores seguiu um critério urbanístico que evitará que as árvores de grande porte influenciem na fiação elétrica, muros e instalações hidráulicas.
Segundo a chefe do Depto. de Conservação de Vias Públicas e Praças da prefeitura, Leila Famadas, a retirada das antigas árvores foi necessária, uma vez que estavam correndo riscos de queda, por conta de constantes podas nas raízes e nas copas. “As raízes estavam abaladas, porque as árvores ficavam muito próximas ao muro da antiga fábrica de gelo. As copas dos cravos também estavam judiadas, por conta da fiação elétrica. Então, fizemos uma avaliação e constatou-se que o mais viável seria a retirada das árvores e um replantio posterior, em local adequado.”
Além de plantar, os alunos adotaram as árvores e se comprometeram a cuidar delas até que se tornem auto-suficientes. As árvores foram plantadas com as laterais da embalagem, para que as raízes cresçam para baixo, evitando que danifiquem o calçamento futuramente. Segundo Leila, “se a comunidade cuidar direitinho das mudas, daqui a três anos, as arvorezinhas já estarão com uma bela copa.”
Curiosidades sobre o cravo - Ao contrário do que se pensa, os cravos da Índia (Caryophillus aromaticus) foram introduzidos em Ubatuba por volta dos anos 60, importados das Ilhas Moucas, na Índia. As sementes desta espécie são utilizadas como importante iguaria e também tem função medicinal, como bactericida. (Fonte: PMU)

Ubatuba é declarada "Capital do Surfe" do Estado de São Paulo

Ubatuba - A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo decretou e promulgou a lei que declara o município de Ubatuba como “Capital do Surfe” no Estado de São Paulo. A lei, de número 12.718, de 5 de outubro de 2007, foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo no último sábado, dia 6. O Projeto de Lei é do deputado estadual Gil Arantes.
O município já detém o título desde 1995, quando o atual prefeito, Eduardo Cesar, era vereador e propôs que Ubatuba o recebesse como frase-símbolo do município. O título é comprovado por diversos surfistas de renome nacional e internacional, que consideram as ondas das praias de Ubatuba algumas das melhores do país e até do mundo.
Para o prefeito, "receber este título oficialmente e em âmbito estadual ressalta a força que Ubatuba possui neste esporte. Além de possuirmos praias com algumas das melhores ondas para a prática do surfe, recebemos campeonatos de nível nacional e mundial, como é o caso do Onbongo Pro Surfing e nosso campeonato municipal, que é o maior do país." (Fonte: PMU)

SEMANA DE 05/10 A 11/10/2007

"HORA DO RUSH 3" Aventura!!!!!
C/ Jackie Chan e Cris Tucker!!!!!
Às 17:00 hs -21:00 hs.

"CIDADE DOS HOMENS" Drama!!!!!!
Às 19:00 hs.

cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Poesia Topo

Rádio de válvulas

O Rádio de válvulas,
Com fio de cobre
Esticado sobre o telhado,
De Vovô José Almiro,
Captava as ondas hertzianas de
Orlando Silva
Nelson Gonçalves
Tonico e Tinoco
Pixinguinha
Conversa de anjos
E pios de passarinhos.

Felix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Além da imaginação!

O modelo do passado, extremamente restritivo de ocupação, cheio de boas intenções, esqueceu-se do homem. O que sobrou é o que está para quem tiver “olhos” para ver e, entender (é claro!) No modelito esquálido, anorexo, de bom senso e, de base científica esqueceu-se de prever, por exemplo, o crescimento populacional vegetativo e, o migratório. Os que vieram, teriam de ir-se! Também, não crescei, muito menos multiplicai-vos! Esqueceu-se de prever, ou de (pelo menos) pensar que esta crescente população (um dos maiores índices de crescimento populacional do Brasil) precisa de moradias, de saneamento, de serviços públicos, de emprego, de renda de dignidade, garantias constitucionais. Este modelo “apenas de papel” feito nos gabinetes técnicos com ar refrigerando, não levou, muito menos ainda pretende levar em conta a nossa realidade. A falta de aprovação de loteamentos regulamentados, não impediu a ocupação. Ocupação desordenada. Clandestina, muito mais perniciosa para a sociedade e para o homem. Esta ocupação marginaliza as famílias e, liquida o meio ambiente. Na falta de serviços públicos, por exemplo, água encanada, ela se fixa nos mananciais. Na dificuldade do acesso (para o caminhão do lixeiro, do entregador do gás) ela tem fogão à lenha (tirada das Mata) e joga o lixo, junto com o esgoto, nos rios (Vide Cachoeiras do Corcovado, Macacos e de todos os “Sertões” ou nas fétidas e cheias de vetores transmissores de doenças “lixeiras”). Imaginem! Por outro lado, estas restrições, são ainda muito mais perniciosas. Tem afastado todos os investidores e, seus necessários investimentos de toda ordem. No turismo, na construção de hotéis (que trocamos pelas adaptações de “pousadinhas” clandestinas lotadas de ônibus clandestinos (vide canto da Praia Grande Jardim Anchieta) Prédinhos tipo caixa de sapatos que nem mesmo um emprego de zelador proporciona). Com este afastamento, lá se vão, para outras cidades os empregos de qualidade. Os de carteira assinada. Os que proporcionam benefícios garantem renda e sonhos de futuro para esta população tão aviltada de seus direitos de querer e poder oferecer um futuro melhor para seus filhos. Um futuro diferente deste que estas restrições nos apresentam hoje. O que pretendem com estas restrições seus defensores? O que oferecem de futuro para a população? Distribuirão bolsas parque? Casas pop? Porque então não cercam tudo e, vão embora, todos, sem exceção, em nome desta restritiva preservação? Porque apenas alguns devam ser privilegiados? Por que alguns acham que só eles “podem”? Porque se aceitam algumas lixeiras, algumas pousadas, algumas ocupações de áreas publicas, algumas construções, algumas invasões, alguns esgotos vazando em direção ao mar, algumas benesses? Como qualificar os portadores destas mentes que se interessa em ver o homem morrer de fome, contemplando o palmito? Estariam além da imaginação?
 

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


 

"Dai a César o que é de César
E a Deus o que é de Deus"


Amigo leitor. Se houve alguém na face da terra, que se quisesse poderia ter usado toda a sua fama, sabedoria, poder e autoridade, entre os homens, para conquistar os principais e mais elevados cargos públicos de sua época e até mesmo da nossa, foi, sem dúvida nenhuma, Jesus Cristo. A Sua história nos mostra que tanto Ele como os Seus discípulos fizeram, justamente, o oposto do que muitos que, nos dias de hoje, se intitulam apóstolos, sacerdotes, reverendos pregadores, etc,etc e já estão envolvidos na política, até o pescoço.
Mas, se examinarmos, com bastante atenção a Escritura Sagrada, vamos constatar que Cristo jamais se envolveu em questões políticas, ou com políticos, porque sabia bem que muitos que se achegavam a Ele era meramente por puro interesse. Como Jesus era uma pessoa bastante conhecida e respeitada pelo povo, sempre havia alguém querendo pegar uma caroninha em Sua popularidade, coisa que Ele jamais permitiu. Porque Ele não veio ao mundo para transformar a humanidade através dos parâmetros políticos e sim, para destrancar e abrir as portas e janelas da mente de políticos, intelectuais, iletrados, moralistas e imorais, ou seja, de todos, sem distinção.
Cristo não tinha nada contra Política, mas sabia perfeitamente que, se as pessoas e, principalmente, os políticos não fossem transformados interiormente, certamente continuariam sendo o que sempre foram: mentirosos, arrogantes e enganadores. Verdade é que Cristo não veio criar nenhum movimento político ou revolucionário. O projeto Dele era a revolução interior. A maior prova disso é que Seus opositores, os principais sacerdotes fariseus "religiosos" não tendo como acusá-Lo de coisa alguma, pois os Seus pensamentos e palavras não se mesclavam a nenhum discurso político, então tentaram jogá-Lo contra o imperados, por Suas próprias palavras.
Naquela época não havia Democracia e ninguém podia reclamar de nada, ou se atrever a falar qualquer coisa contra César e, me parece, que não mudou muito nos dias atuais. E foi, justamente, no intuito de colocar Cristo numa situação difícil e sem saída diante do povo e de César, que os fariseus, certa vez, O interrogaram: "Mestre, você acha certo pagar imposto a César, ou não?" "A gente deve continuar pagando imposto, ou não?" E Cristo, percebendo a hipocrisia deles, respondeu: "Por que é que vocês estão me experimentando?" De quem é essa cara desenhada na moeda e essa inscrição?" Responderam eles: "De César". Então Cristo lhes respondeu: "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus". E todos eles saíram envergonhados e, ao mesmo tempo, admirados, com a resposta do Mestre.
Cristo mostrou a eles que César representava e ainda representa o lado material das coisas e Deus, o lado Espiritual. E estes dois lados andam juntos, porém, como água e óleo, jamais se misturam. Portanto, aqueles que conhecem Cristo e crêem em Seus ensinamentos, procuram sempre cumprir suas obrigações diante de Deus e dos homens e não se deixam enganar pelos fariseus e falsos sacerdotes que, como muitos da atualidade, preferiram viver ao lado e servir a César e desprezaram Cristo, por pura ganância e pagaram um preço muito alto por isso, pois, com o passar do tempo, César os traiu, humilhou e eliminou muitos deles, ou quem sabe, todos.
"Não havendo sábia direção, cai o povo, mas, na multidão de conselhos há segurança"
Provérbios 11 - 14.


Júnior Bahia - Músico e Mestre
juniorbahiaubatuba@yahoo.com.br


 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Antonio Amorim na cachoeira das Piabas ©Emilio Campi

"Seo" Amorim na cachoeira
©Emilio Campi
Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor