Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 19 de Outubro de 2007 - Nº 1864 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
Prefeituras da região contestam dados do IBGE e acreditam em população maior que o divulgado


Caraguatatuba
Caraguá terá Festival do Mexilhão em dezembro
Espetáculos teatrais gratuitos estão sendo apresentados no Teatro Mario Covas até o dia 22
Futsal Sub-15 e Sub-17 tem rodada no final de semana
Ciclista de Caraguá é ouro e cidade registra marca histórica nos Jogos Abertos
Obra da Avenida Geraldo Nogueira em Caraguá continua a todo vapor
Prefeitura de Caraguá fará ação fiscalizadora a partir deste sábado 20
Copas Zona Norte e Sul entram em momento decisivo
Caraguá faz bonito em sua estréia no Futsal Feminino
Deputado defende Posto da Receita Federal em Caraguá
Técnico de Caraguá é convidado a comandar time Paulista no Campeonato Brasileiro

Ilhabela
Instituto Histórico, Geográfico e Arqueológico de Ilhabela conta com novos projetos
Câmara vota amanhã (19/10) Código de Posturas
Caminhões de lixo poderão passar durante a madrugada


São Sebastião
Linha de ônibus turística em São Sebastião recebe apoio da Ecobus
Prefeitura participa de campanha de Natal com a Aciss
Em Brasília, Juan visita Ministério de Portos e fala sobre a sede da Companhia Docas


Ubatuba
Inadimplência e falta de parcerias podem tirar Unitau de Ubatuba
Ubatuba recebe etapa do Circuito Mundial de Surf
Hans Staden e o Futuro do Turismo Ubatubense
Câmara de Ubatuba solicita Programa Poupatempo Móvel para o Litoral Norte
Câmara aprova lei que obriga Poder Público a informar sobre eventos na cidade
Agenda ACIU
Ubatuba e Cepam trabalham juntos pelo Meio Ambiente do município
Transpetro promove palestra na próxima semana, em Ubatuba
Notícias da FUNDART
Programação cultural da FUNDART – Outubro 2007

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Prefeituras da região contestam dados do IBGE e acreditam em população maior que o divulgado
Preocupação é com o cálculo ao Fundo de Participação dos Municípios, que se baseia no número de habitantes

Litoral Norte - As quatro prefeituras do Litoral Norte preparam a documentação para contestar os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) referente a contagem populacional no censo 2007, divulgado no dia 5 deste mês.
Os números revelaram que a região ficou abaixo das estimativas que eram feitas desde 2000, data do censo anterior, podendo levar a redução do repasse referente ao FPM (Fundo de Participação de Municípios).
É que o cálculo das quotas referentes ao Fundo, realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), é feito com base nos dados populacionais fornecidos pelo IBGE, que não leva em conta mudanças na população de um ano para o outro.
Segundo o secretário de Macro-Avaliação Governamental do TCU, Marcelo Eira, alterações podem prejudicar o município, já que se o número de habitantes aumenta, sem que esteja na contagem do censo, não há acréscimo no repasse do FPM.
“Para o TCU, isso não pode ser considerado, porque a informação com a qual ele trabalha é a informação oficial enviada pelo IBGE. Então, se o IBGE trabalhou com estimativa, o que vale para o TCU é o dado que o IBGE manda. Isso porque a própria lei diz que compete ao IBGE informar a população, o TCU não interfere nesta contagem”, diz Eira.
Para amenizar possíveis prejuízos, o secretário lembra que os municípios têm um prazo legal de 20 dias após a publicação dos dados populacionais do IBGE para contestar as informações e solicitar uma correção. Depois do dia 31 de outubro, que é quando o TCU recebe os dados do Instituto, as informações não podem mais ser alteradas.
Eira diz que erros na contagem populacional podem até ocorrer, mas não compete ao TCU questionar os dados. “O TCU não tem competência para questionar tecnicamente o trabalho do IBGE. Um questionamento desta natureza pode ser feito na Justiça, mas não no TCU”, afirma.
Segundo Eira, para o cálculo da distribuição do FPM são usadas as estimativas do IBGE, nos anos em que não há censo nem contagem populacional. Os dados sobre a população de um ano são usados para calcular o FPM do ano seguinte.
O Fundo de Participação dos Municípios é uma transferência constitucional, composto por 22,5% do que é arrecadado com o Imposto de Renda (IR) e do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI). No ano passado, foram transferidos R$ 29,5 bilhões para os municípios brasileiros.
A distribuição do FPM é feita de acordo com a população de cada município. Por exemplo: um município que tenha até 16,9 mil habitantes tem um coeficiente de participação de 0,6 pelos primeiros 10 habitantes e mais 0,2 para cada 3.396, ou fração excedente.
Litoral Norte
Pelo censo 2007, o Litoral Norte tem 26.708 habitantes a menos do que a estimativa de 2006. A cidade com a maior diferença é Caraguatatuba, com quase 10 mil a menos. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, isso irá reduzir o coeficiente de 3% para 2,8%.
Para provar que a cidade tem mais habitantes do que o divulgado a prefeitura de Caraguatatuba usará o censo escolar, registro de vacinação e número de eleitores.
Ilhabela, que apresentou 23.902 habitantes no censo 2007 e a estimativa anterior indicava 26.230, também irá recorrer. Além de mostrar os mesmos documentos de Caraguatatuba, a cidade relacionará casos de servidores públicos que moram na cidade e não tiveram a visita de recenseadores. Número de atendimentos do PSF (Programa de Saúde da Família) também será apresentado.
Os argumentos de São Sebastião para mostrar que os dados estão errados também terão como base as mesmas informações das outras cidades da região.
IBGE - O coordenador de comunicação do IBGE, Antônio Luiz Carvalho Leme, explicou que é um direito das prefeituras recorrerem, mas os argumentos utilizados devem ser relevantes. Como exemplo, Luiz adiantou que relação com o número de eleitores não costuma ser aceito pelo IBGE, uma vez que há pessoas que moram em cidade diferente de onde vota. “Eu mesmo fiquei 15 anos morando em uma e votando em outra”, comentou.
Atendimento médico é outro argumento que o setor desconsidera, uma vez que há cidades que atendem pessoas do município vizinho ou que não tenham determinada especialidade. Para Luiz, uma informação em que o IBGE realmente leva em conta trata-se do consumo de água da Sabesp.
Ele explica que se em uma determinada área é consumido uma média de 3,5 de um certo volume de água, para cada morador em um total de 1.000 habitantes, significa que residem 3.500 pessoas. “Neste local se o IBGE contou 2.500 é porque tem algo errado”, ressaltou.
Conforme Luiz, até terça-feira o IBGE não havia registrado nenhuma contestação oficial das prefeituras do Litoral Norte, que têm até o dia 25 deste mês para recorrer. (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Caraguatatuba Topo



O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá terá Festival do Mexilhão em dezembro
A 6º edição do evento acontecerá na praia da Cocanha e promete agitar a cidade

Caraguatatuba - A cidade de Caraguatatuba terá mais um evento gastronômico neste ano, trata-se da 6º edição do Festival do Mexilhão, que acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, na praia da Cocanha.
Essa iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, promete agitar o município. São esperadas aproximadamente 12 mil pessoas durante os três dias de festa.
Há também a grande possibilidade de se bater o recorde de vendas de mariscos. Em 2006, os maricultores comercializaram 3 mil kg do molusco.
O Festival do Mexilhão contará com barracas, vendendo variadas receitas a base de marisco. Além disso, também será explorado durante o evento, o artesanato local.
Para descontrair o público presente, haverá também recreação infantil, apresentações musicais e culturais, passeio de barco na fazenda de maricultor, atividades esportivas, além da venda de mexilhão in natura.
Segundo a secretaria de turismo, o Festival do Mexilhão traz a oportunidade de se gerar emprego e renda, além de poder explorar a cultura caiçara.
Neste ano, em Caraguatatuba, já ocorreram outros eventos gastronômicos, como o Festival do Camarão, Festival da Tainha e o Caraguá A Gosto, eventos de sucesso, que já se tornaram tradição na cidade. (Fonte: PMC)

Espetáculos teatrais gratuitos estão sendo apresentados no Teatro Mario Covas até o dia 22
Quatro dos nove espetáculos teatrais concorrentes pela região de São José dos Campos já foram avaliados pela comissão julgadora da modalidade Teatro, da fase regional do Mapa Cultural Paulista. As apresentações são gratuitas e estão acontecendo no Teatro Mario Covas

Caraguatatuba - Grupos teatrais de nove cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte estão disputando o favoritismo, na etapa regional do Mapa Cultural Paulista, que tem como sede a cidade de Caraguatatuba, com o apoio da FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e Prefeitura Municipal.
A comissão julgadora, cedida pela Secretaria de Estado da Cultura e pela Abaçaí Cultura e Arte, é composta por Elizabeth Hartmann, Ana Maria Barreto e José Renato Noronha. Desde o último domingo, dia 13, os jurados têm assistido aos espetáculos e realizado debates após as apresentações.
Nesta quinta-feira 18, o público confere a apresentação do grupo teatral de Caçapava, com o espetáculo "Labirinto - A fuga de Luiza", e nesta sexta-feira, dia 19, O Teatro Mario Covas receberá a peça "Travessia", da cidade de Jacareí.
No sábado, 20 de outubro, se apresentam em Caraguá os atores de Lorena, com a peça "A Cartomante", e no domingo, a população poderá conferir o espetáculo que compete por Caraguatatuba, "Rosa de Cabriúna", da Cia Teatro de Areia, com direção de Adbaílson Cuba.
Encerrando as apresentações da fase regional do Mapa Cultural, na segunda-feira (22), o grupo de Paraibuna apresenta "O baú dos sonhos perdidos".
Desde domingo, já passaram pelo palco do Teatro Marico Covas companhias teatrais representantes das cidades de São José dos Campos, São Sebastião, Guaratinguetá e Ilhabela. Além de dar dicas e avaliar os grupos de teatro participantes do Mapa, a Comissão Julgadora participou nesta quarta-feira 17, de um "city tour" pela cidade, ocasião em que puderam conhecer as oficinas culturais do Pegorelli, o MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, o Núcleo de Cerâmica TerrAmar, entre outros, conhecendo de perto o investimento feito pela Prefeitura e FUNDACC na área da Cultura, tornando-a acessível para toda a população.
Vale lembrar que as apresentações acontecem todas as noites, no Teatro Mario Covas, até a próxima segunda-feira, sempre às 22h, com entrada franca. Mais informações pelo telefone (12) 3881-2623 (TMC) e (12) 3883-7555 (FUNDACC). Prestigie o movimento teatral em Caraguá! (Fonte: PMC)

Futsal Sub-15 e Sub-17 tem rodada no final de semana
Campeonato já está no mata-mata, quem perder dá adeus ao título. Apenas feminino está em fase de grupo

Caraguatatuba - A briga pelo título no Campeonato Municipal de Futsal Sub-15 e Sub-17, organizado pela SECER - Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, segue quente na cidade.
Na última quarta-feira, pelas quartas-de-final do Sub-15 masculino, na Quadra do Tinga, O Praia Soccer foi goleado pelo Gelaf por 2 a 9.
Neste fim de semana, no sábado, o Juventus enfrenta o Dr. Eduardo no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), às 18h30, pelas quartas-de-final do Sub-17 masculino.
No domingo, na Quadra do Tinga, as partidas acontecem pela fase semifinal. Pelo Sub-15, às 14h, o Pastoral encara o Colégio Módulo. Em seguida, a equipe da APS joga contra o Gelaf.
Pelo Sub-17, o time da Integração pega o Núcleo Massaguaçu às 15h30. Na partida seguinte, o Colônia recebe o vencedor da partida do dia anterior, entre Juventus e Dr. Eduardo.
A competição feminina também segue no município, mas ainda está na primeira fase. No sábado, no CEMUG, pelo Sub-17, o Ciase encara o Poiares, às 17h. Às 19h, o Geração Independente enfrenta o Projeto Integração. Pelo Sub-15, o Olaria recebe o Geração Independente às 17h45.
No domingo, na Quadra do Tinga, pelo Sub-17, o Geração Independente jogará contra o Poiares às 16h40. (Fonte: PMC)

Ciclista de Caraguá é ouro e cidade registra marca histórica nos Jogos Abertos
Esta é a primeira medalha conquistada por um atleta de Caraguá nos Jogos Abertos. Sumaia ainda participa de mais duas provas, na sexta e sábado.

Caraguatatuba - Não é à toa que a Prefeitura de Caraguatatuba tem investido cada vez mais no Esporte. Resultado desse trabalho, que vem crescendo a cada ano, foi a conquista da medalha de ouro, nesta quinta-feira, dia 18, pela biker Sumaia Ali de 24 anos, na categoria velocidade, nos Jogos Abertos do Interior. A atleta venceu na categoria 200 metros velocidade e atingiu 78 quilômetros por hora nas disputas.
O evento acontece até o dia 28, na cidade de Praia Grande, Litoral Sul. A atleta corre pela ACC - Associação de Ciclista de Caraguá, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação e representa o município na competição.
A ciclista foi à única atleta da modalidade a conquistar índice nos Jogos Regionais de Ubatuba para participar da competição, que reúne os melhores atletas de Regionais de todo o Estado.
Segundo o técnico da atleta Joaquim José da Silva Neto (Neno), esta prova de velocidade contou com a participação de 28 cidades e cerca de 42 competidoras. "Na semifinal restaram apenas oito ciclistas, onde a 1ª competiu com a 8ª, a 2º com a 7ª e assim sucessivamente. Na grande final, a competição foi melhor de três. Sumaia disputou com três atletas, entre elas, Débora Guerrardi da FADEMP de São José dos Campos e Maria Hendi, de São Bernardo do Campo e que venceu a mesma prova nos Abertos do ano passado, e teve apenas uma derrota, com esse resultado ela subiu no lugar mais alto do pódio", disse o treinador.
Nesta sexta-feira, 19, a atleta disputa a prova de Critério e no sábado (20) a de Resistência. "Essas duas provas não são especialidades da Sumaia, por isso não estávamos esperando resultados expressivos", afirmou Neno e disse ainda. "A ACC vai tentar levar a atleta e mais um outro ciclista para o Campeonato Brasileiro da modalidade, que acontece no Rio de Janeiro, porém vamos tentar apoio junto a SECER e também a AMEC - Associação Módulo de Educação e Cultura, para que a nossa atleta possa conquistar uma medalha a nível nacional".
Segundo a SECER, esta é a primeira medalha em Jogos Abertos conquistada por uma atleta Caraguatatubense. "Estamos felizes com essa conquista. Esse é o resultado de um trabalho em equipe, uma parceria que deu certo", disse Wenceslau de Souza Neto, o Lelau, Secretário de Esportes e Recreação.
Caraguá ainda participa dos jogos Abertos do Interior com as modalidades de Vôlei masculino Sub-21 e Vôlei de Praia feminino. (Fonte: PMC)

Obra da Avenida Geraldo Nogueira em Caraguá continua a todo vapor

Caraguatatuba - Os trabalhos de duplicação e pavimentação da Avenida Geraldo Nogueira da Silva, em Caraguá, continuam a todo. Esta é uma das mais importantes obras que está sendo executada pela Prefeitura de Caraguá, por trazer mais segurança e conforto para os moradores, além de desafogar o trânsito no sentido centro/sul do município.
As obras estão sendo executadas pela empresa Compec - Cia Paulista de Engenharia e Construção e o valor é de R$ 6.301.853,92 e vão do Rio Lagoa até o Terminal Turístico. Ao total serão 8.500 metros de pavimentação. Para essa obra, a prefeitura de Caraguá conta um convênio com o DADE - Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias.
De acordo com a Secretaria de Obras Públicas da Prefeitura o projeto segue o mesmo padrão da Avenida da Praia (Dr. Arthur Costa Filho), com calçadões, ciclovias, estacionamentos, sinalização de trânsito e outras melhorias.
Os moradores de Caraguá receberão ainda outras melhorias. Obras estão sendo licitadas e brevemente a Prefeitura dará início em outros trabalhos, como por exemplo o Centro de Referência Municipal do Idoso; Creches; Centro Comunitários, Praças Esportivas; Unidades Básicas de Saúdes; Ciclovias entre outros.
Segundo o prefeito José Pereira de Aguilar todas essas obras são benefícios necessários para atender as necessidades da população. "Todas essas obras, que estão em fase de licitação e de procedimentos legais para serem iniciadas, são melhorias indispensáveis para a população de Caraguatatuba. Estamos fazendo melhorias que atendem as necessidades dos moradores, visando proporcionar qualidade de vida a todos", finalizou. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá fará ação fiscalizadora a partir deste sábado 20
Pela primeira vez, três secretarias se unirão em uma ação educativa, que unirá fiscais do Urbanismo(incluindo Ditran), Fazenda e Vigilância Sanitária. Um total de 22 fiscais intensificará o controle de comercialização na cidade a partir deste sábado, 20 de outubro

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, se reuniu com os secretários da Fazenda, Edvaldo Del Vale, e do Urbanismo, Leandro Borella Barbosa, o Chefe da Visa - Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde, José Ernesto Pires Campos, e 22 fiscais, para finalizar o projeto que será implantado a partir deste sábado, 20 de outubro, referente a uma ação educativa de fiscalização no município.
O principal objetivo deste trabalho é garantir a boa procedência de produtos e serviços, além de eliminar vendedores ambulantes clandestinos com a apreensão de mercadorias, realizar a notificação dos mesmos e adesivar os ambulantes regulares.
Segundo o prefeito Aguilar, nesta operação haverá 10 fiscais da Secretaria da Fazenda, 5 do setor de Urbanismo e 7 da Vigilância Sanitária, que se revezarão em grupos e horários diversificados, para coibir a comercialização clandestina e outras ocorrências. "A prefeitura quer fazer um trabalho sério nesse sentido, e estou passando a responsabilidade deste trabalho a todos os fiscais, que deverão autuar as comercializações ilegais, mas sem perseguição. Nosso único objetivo é fazer com que a lei se cumpra, sem benefício a nenhum comércio ou vendedor ambulante que, de alguma forma, esteja ilegal para a comercialização de produtos e serviços", explicou o prefeito de Caraguá.
Após essa primeira etapa de fiscalização intensiva outros comércios também serão vistoriados. De acordo com o Secretário da Fazenda, Edvaldo Del Vale, o comerciante só pode vender aquilo que está autorizado em seu alvará de funcionamento. "Na cidade temos muitos problemas desse tipo, que não estão relacionados somente à ação de ambulantes, mas ao próprio comércio. Um exemplo comum, é uma banca que venda sorvetes, além de jornais e revistas, ou mesmo um posto de gasolina que venda bebidas sem a devida autorização. Os alvarás são bastante específicos nesse sentido e tomaremos as devidas medidas", disse.
Para Aguilar, essa ação unificadora dos três segmentos de fiscalização do município terá um resultado bastante positivo. "Na realidade, este trabalho não tem como objetivo punir os comerciantes. Trata-se de uma ação educativa, para que cada comércio ou vendedor ambulante comercialize o que lhe foi permitido dentro da lei", disse.
Conforme o Secretário de Urbanismo, Leandro Borella Barbosa, não haverá horário fixo para as equipes. "Quando a gente fixa um horário de trabalho, principalmente os ambulantes, conseguem trabalhar ilegalmente, e neste caso, com a variação de horários, nossas equipes estarão sempre na rua, para coibir comércio ilegal, som alto e outros tipos de abuso, além de vendas irregulares de lojas de conveniência, adegas e outros", destacou.
Um caminhão baú será colocado à disposição dos fiscais todos os dias, para recolher os produtos apreendidos durante a ação, que não está sendo implantada somente para a temporada, mas para acontecer constantemente, a partir do início deste trabalho, no sábado, dia 22. (Fonte: PMC)

Copas Zona Norte e Sul entram em momento decisivo
Nove times já garantiram vagas para a próxima fase e campeonato pega fogo; esta semana já tem jogo pelas quarta-de-final

Caraguatatuba - As quadras de Norte a Sul de Caraguatatuba estão pegando fogo com as belas partidas do Campeonato Municipal de Futsal, organizado pela SECER - Secretaria de Esportes e Recreação da cidade.
Na última quarta-feira, pelo Grupo A, da Zona Norte, o Liverpool bateu o Chavante por 7 a 1, na Quadra do Massaguaçu, com gols de Evan (3), Douglas (2), Hélio e Leonardo. Fabiano descontou. Ambas equipes estão classificadas para a próxima fase.
No mesmo local, o Jetuba continua com aproveitamento de 100% no torneio e venceu a equipe do Pânico por 13 a 5. Os autores dos gols do líder da chave E foram Diego (4), Reginaldo (3), Tuchê (2), Diego Alves (2), Moreira e a equipe ainda ganhou um gol contra. O Pânico também teve um tento contra á seu favor. Leandro três vezes e Amauri ajudaram a descontar.
Mesmo com a boa campanha e 9 pontos conquistados em três partidas, o Jetuba ainda não avançou, já que a disputa em seu grupo continua acirrada, faltando dois jogos para o fim da primeira fase. O time disputa duas vagas com o Performa Academia e o Vitória que ainda jogarão duas vezes no campeonato e somam 6 e 3 pontos respectivamente.
Na chave A, também na mesma quadra, o X-Men foi derrotado pelo Massaguaçu por 7 a 3. Adriano, Geremias e Ailton marcaram para o time perdedor. Miguel (4) e Luiz (3) deram a vitória para o Massaguaçu. As duas equipes estão eliminadas da competição.
Nesta sexta-feira, atuando no mesmo ginásio, estarão Camaleão x SPC, Equânime x Litoral e Chelsea x Comercial São Vicente. A rodada começa às 19h30.
O time do Camaleão só precisa de um empate para seguir no campeonato. Ao SPC só a vitória interessa, já que o Litoral, que tem o mesmo número de pontos jogará na rodada. O Chelsea ainda tem duas partidas a ser disputada e tem boas chances de se classificar.
Pelo torneio da Zona Sul, na terça-feira, no Ginário do Perequê Mirim, pelo Grupo C, o Perequê Futsal empatou em 3 a 3 com o Scorpion´s, com três gols de Allan. José Roberto (2) e Washington também fizeram. Ambos os times continuam com chance de classificação, já que na chave, só o Mercadão Canto do Mar assegurou a vaga.
Na partida seguinte, no Grupo B, o Unidos Vapapesca foi batido pela equipe da Skol por 5 a 0, em jogo marcado pela falta de documentação do time derrotado.
Na quarta-feira, um jogaço agitou a noite no Perequê Mirim, na chave A. Juventus, eliminado e Pão de Açúcar, já classificado, empataram em 5 a 5. Diego, Glauber (2), Alex e Renan fizeram para o Juventus. Do outro lado, Lenildo, Douglas e Robson (3) marcaram.
Em seguida, também pelo Grupo B o Naja fez 7 a 3 contra o Reisol, com gols de Deivid, Michel (2), Roni (2) e John Paulo (2). Ronaldo, Clivilan e Erick descontaram. Os dois times já asseguraram vaga para a próxima fase.
Nesta sexta-feira, no Perequê Mirim, às 20h30 o Perequê Futsal, encara o Fortaleza, pela chave C. Às 21h30, é a vez do Ájax jogar contra o Mercadinho São Pedro, em partida válida pelas quartas-de-final do Campeonato de Futsal Zona Sul. (Fonte: PMC)

Caraguá faz bonito em sua estréia no Futsal Feminino
No Futebol de Campo, equipe conquista primeiro ponto na 1º Copa Imprensa Livre e volta aos gramados neste fim de semana

Caraguatatuba - As meninas de Caraguatatuba golearam o time de Roseira por 18 a 0 na estréia do Campeonato de Futsal Feminino Regional Livre, em Pindamonhangaba.
O destaque da equipe caraguatatubense no jogo, foi Dudu, autora de cinco gols. Patinha também não perdoou as garotas do Vale do Paraíba, e marcou quatro vezes. Luciana e Carlinha balançaram as redes em três oportunidades. Taiane, Paola e Sâmara completaram o elástico placar.
O resultado deu moral para a equipe seguir na competição. O segundo jogo de Caraguá será no dia 27 de outubro, no sábado, em Pinda, contra o Independente de Taubaté.
Enquanto o Futsal começou com tudo, as meninas do Futebol de Campo continuam sem vencer. Pela terceira rodada da 1º Copa Imprensa Livre, a Seleção de Caraguatatuba empatou em 2 a 2 contra Ilhabela, somando seu primeiro ponto no torneio.
Os gols do time de Caraguá foram marcados por Fábia. Greyce e Daniele fizeram para o time da Ilha. A equipe caraguatatubense volta a campo neste sábado, dia 20 de outubro, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), às 11h, contra a Seleção de Ubatuba. A partida será válida pela primeira rodada do returno. (Fonte: PMC)

Deputado defende Posto da Receita Federal em Caraguá

Caraguatatuba - O Deputado Estadual Carlinhos de Almeida (PT) defende posto da Receita em Caraguatatuba. O deputado apresentou, na Assembléia Legislativa, indicação solicitando ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a instalação de um posto da Receita Federal na cidade
De acordo com a exposição de motivos apresentada pelo parlamentar, "a abertura dessa unidade da Receita Federal em Caraguatatuba torna-se necessária em virtude do aumento populacional ocorrido, especialmente em conseqüência da implantação na cidade da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato, que acabou atraindo ao município expressivo contingente de trabalhadores e expandindo toda a economia local". A presente indicação decorre igualmente de solicitação do prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar. (Fonte: PMC)

Técnico de Caraguá é convidado a comandar time Paulista no Campeonato Brasileiro
Os 10 convocados para o Campeonato Brasileiro ficarão alojados no Centro Esportivo e farão os treinamentos nos campos de areia do município

Caraguatatuba - O técnico de Beach Soccer e Futebol de Campo masculino da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguá, Vitor Manoel da Fonseca Neto, teve seu trabalho, de cerca de 2 anos com atletas de Beach Soccer do município, reconhecido.
O professor foi convidado pela FPBS - Federação Paulista de Beach Soccer para comandar a equipe que irá participar do Campeonato Brasileiro da modalidade. O evento acontecerá de 25 de novembro a 2 de dezembro, em Vitória, no Espírito Santo, e terá a participação de seis equipes, sendo São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco e Paraná.
De acordo com o técnico, que está em Praia Grande, Litoral Sul, disputando a 71ª edição dos Jogos Abertos do Interior, uma de suas funções à frente da equipe paulista é montar o time. "Para mim foi uma satisfação muito grande em ser convidado para comandar a equipe. Esse é o resultado de um trabalho em equipe que estamos desenvolvendo há cerca de 2 anos, quando o time de futebol de campo ficou fora dos Jogos Regionais de Lorena e a SECER nos inscreveu como segundo time de Beach Soccer, foi lá que tudo começou", disse e acrescentou que "até eu mesmo me surpreendi com o desempenho da equipe em Lorena e a secretaria de esportes nos deu respaldo para continuarmos com o trabalho."
Vitor Gaúcho, como é conhecido, disse que em Praia Grande ele já começa o trabalho de observação dos jogadores de outros municípios e afirma que o time paulista contará com os jogadores da Seleção Brasileira da modalidade Benjamim e Betinho. "Se a convocação fosse hoje com certeza Caraguá teria três nomes na lista, porém se até a competição esses atletas não tiverem nenhuma lesão eles serão convocados para integrar a equipe", afirmou.
A FPBS, em data anterior ao convite, já havia entrado em contato com a Prefeitura, por meio da SECER para que o time viesse realizar o treinamento preparatório para o Brasileiro no município, já que a cidade conta, atualmente, com estrutura física, que corresponde a estrutura de trabalho da Federação. "Com essa parceria o benefício será do município, pois fortalece ainda mais o esporte na cidade, que vem crescendo nos último dois anos, não só em competições oficiais, como por exemplo, os Jogos Regionais (2º lugar em Lorena e Ubatuba) e Campeonato Paulista (4º lugar) mas também em campeonatos que acontecem durante todo o ano, informou a SECER e acrescentou que esse convite é um fato inédito na cidade. Caraguá é hoje referência no Beach Soccer e atletas do município já foram convocados para defender a equipe paulista em algumas disputas.
Os 10 jogadores, incluindo Benjamim e Betinho já convocados pela Federação, sob o comando de Vitor Gaúcho, treinarão de 18 a 24 de novembro em Caraguá nos campos da cidade e ficarão alojados no CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves.  (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Instituto Histórico, Geográfico e Arqueológico de Ilhabela conta com novos projetos

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira recebeu em seu gabinete, a visita do técnico e Arqueologia da 9a Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), André Penin, que esteve na cidade, com o intuito de conhecer as dependências do Instituto Histórico, Geográfico e Arqueológico de Ilhabela e seu novo projeto de atividades que teve início com a recente contratação da arqueóloga MS. Cíntia Bendazzoli. O novo projeto arqueológico de Ilhabela, ainda em fase de desenvolvimento, abordará questões relativas as pesquisas científicas na Ilha, mas estará centrado principalmente na difusão do patrimônio arqueológico de Ilhabela, promovendo oficinas arqueológicas e cursos, além de uma reformulação completa de sua exposição.
Na visita ao prefeito, André Penin falou sobre o intuito de se readequar as novas atividades do IHGAI, as normas estabelecidas pelo IPHAN e de garantir a promoção cultural e acesso da população às informações relativas a história de Ilhabela e por conseqüência a sua própria história.
Na ocasião, o prefeito Manoel Marcos foi claro ao declarar ao representante do IPHAN, o grande interesse de sua administração no incentivo a cultura e nas pesquisas científicas, manifestando total apoio ao desenvolvimento ao novo projeto arqueológico no município.
Presentes na reunião, o presidente da Câmara Municipal , vereador Joadir Capucho, a secretária municipal da Cultura, Maria Sonia F. Dias e a arqueóloga do IHGAI, Cíntia Bendazzoli. PMI

Câmara vota amanhã (19/10) Código de Posturas

Ilhabela - O Projeto de Lei Complementar nº 75/2005, do Executivo Municipal, que institui o Código de Posturas será votado amanhã (19/10), às 10h30, na Câmara Municipal de Ilhabela.
O projeto e as emendas apresentadas estão disponíveis no site do Legislativo: www.camarailhabela.sp.gov.br
O Código de Posturas dispõe sobre o mobiliário urbano, a manutenção e uso dos logradouros e bens de uso comum do povo e dos próprios municipais, bem como sobre os procedimentos a serem observados, por parte da administração, na manutenção, e no uso, por parte da população, dos serviços públicos locais, além de abordar segurança, higiene e a ordem pública.
“Em função da peculiaridade de Ilhabela ser uma estância turística e estar vivendo um momento de intenso desenvolvimento existe a necessidade destas regras para disciplinar os vários setores da sociedade. O Código de Posturas ampara o cidadão, em suas diversas manifestações, priorizando os fatores de segurança, ordem, mobilidade, higiene, habitabilidade, etc.”, explica o presidente da Câmara, Joadir Capucho (PTB).
O Professor Joadir explica que desde o início de seu mandato como presidente assumiu o compromisso de colocar em votação este projeto cuja demora se justifica em função de dar oportunidade para que todos os segmentos da sociedade tivessem voz já que o projeto afeta diretamente a vida de todos os cidadãos. Joadir lembra ainda que, na ocasião em que foi apresentada, a propositura ocorreram diversos encontros com contabilistas, proprietários de bares, restaurantes, ambulantes e outros profissionais para discutir todos os artigos do Código de Posturas. “Desta forma, lacunas foram preenchidas e alguns aspectos foram corrigidos”, diz Joadir.
Tendo em vista que a proposta do Código de Posturas é extensa, com 192 artigos e 107 emendas apresentadas, a Câmara optou pela realização de uma sessão extraordinária pois não haveria tempo regimental suficiente durante a sessão ordinária realizada na próxima segunda-feira (22/10) para que os edis lessem, discutissem e aprovassem todos os projetos.
A previsão é a de que os vereadores dediquem-se quase que todo o dia de amanhã para votar a propositura do Executivo.
Nesta sessão extraordinária também será dada a posse ao suplente do PMDB, Valdevino Gonçalves de Souza - o “Divino” – que assumirá temporariamente a vaga do Vereador Carlinhos (PMDB) durante sua licença de 30 dias. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Caminhões de lixo poderão passar durante a madrugada

Ilhabela - O vereador José Jorge Pereira (PTB), mais conhecido como Zeca do São Pedro, pretende apresentar um requerimento na próxima sessão de Câmara solicitando ao Executivo que sejam tomadas providências em relação aos horários do caminhão de lixo nos períodos de temporada e feriados.
Zeca quer saber se existe a possibilidade do caminhão de lixo passar a funcionar das 0 às 5 horas da manhã em todo município.
Segundo o parlamentar, a idéia do requerimento surgiu depois de presenciar um engarrafamento na região sul de Ilhabela causado por um caminhão de lixo, durante o último feriado prolongado. “Eu acho que devem ser tomadas providências para não acontecer nenhum acidente grave com os funcionários do caminhão”, explicou Zeca. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Linha de ônibus turística em São Sebastião recebe apoio da Ecobus

São Sebastião - A implantação de uma linha de ônibus turística para circular nas principais praias e points de São Sebastião recebe nesta quinta-feira (18/10) o apoio do Ecobus, empresa responsável pelo transporte coletivo na cidade. A meta é colocar quatro microônibus para atender a demanda de turistas que querem curtir o dia e a noite.
Pelo projeto apresentando pelos membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), uma linha sairá de Boracéia, na Costa Sul, e outra da Praia das Cigarras, na Costa Norte, parando em Boiçucanga, onde haverá um receptivo. De acordo com o vice-presidente do Comtur, Nelson Roncaratti, o Neno, o turista que quiser seguir viagem para outras praias, permanece no veículo e desce nos pontos específicos para essa finalidade.
Cada ônibus terá um guia credenciado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), que além de mostrar os principais pontos, ainda será bilíngüe para atender turistas estrangeiros.
Para o proprietário da Ecobus, Luis Fernando Corazza Geniolli, toda iniciativa para desenvolver o turismo em São Sebastião é viável e a empresa é parceira da cidade. Segundo ele, é possível colocar os veículos com ar condicionado, microfone e aparelho de DVD. O turista usuário compraria um bilhete eletrônico com chips onde constaria nome do estabelecimento onde ele adquiriu a passagem, local onde subiu, tempo que ficou ausente, entre outras informações consideradas importantes.
Conforme o presidente do Comtur, Eduardo Cimino, a linha turística terá valor e horários diferenciados. Essa planilha será elaborada e apresentada nos próximos dias porque a idéia é colocar o veículo em operação até dezembro. (Fonte: PMSS)

Prefeitura participa de campanha de Natal com a Aciss

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Fazenda, vai participar da campanha “Natal Feliz Cidade”, desenvolvida pela Associação Comercial e Industrial de São Sebastião (Aciss) e que vai premiar o consumidor que comprar no comércio local a partir do dia 15 de novembro. Serão 100 brindes sorteados no dia 21 de dezembro.
Conforme o secretário da Fazenda, Amin Nossabein, o contribuinte que apresentar o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) quitado terá direito a três cupons que devem ser colocadas nas urnas instaladas no comércio participante, inclusive na Prefeitura.
O presidente da Aciss, Fábio Aranha, disse que serão confeccionados 90 mil cupons e a expectativa é que cerca de 100 estabelecimentos participem da campanha.
Serão sorteados uma moto CG 125, dois computadores, 5 MP4, 10 vales-compra no valor de R$ 100, 10 bicicletas, 10 DVDS, entre outros brindes.
“O objetivo é fomentar o comércio local e prestigiar um maior números de pessoas que compram na cidade”, completou Aranha. (Fonte: PMSS)

Em Brasília, Juan visita Ministério de Portos e fala sobre a sede da Companhia Docas
Acompanhado da deputada federal Aline Corrêa (PP), prefeito de São Sebastião também apresentou projetos de saneamento básico no Ministério das Cidades

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, acompanhado dos secretários municipais Thirso Junior (Governo) e Thales Carlini (Obras e Planejamento), participou na última quarta-feira (17/10) de uma reunião da Secretaria Especial de Portos, em Brasília (DF). A pauta do encontro foi à questão do porto, que deixa de ser administrado pela Dersa e passa para a Companhia Docas de São Sebastião.
A Prefeitura contesta o fato do Governo do Estado ter decidido pela instalação da sede da companhia na capital. Dr. Juan Garcia lidera um movimento na região para que fique no município onde está localizado o porto e tem o apoio de diversas classes, como o Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte (Codivap), deputados da Frente Parlamentar Regional, Conselho de Autoridade Portuária, Federação Nacional dos Estivadores, sindicatos, Câmara Municipal de São Sebastião, senadores, deputados federais e do ministro Pedro Brito, da Secretaria Nacional de Portos.
Brito havia declarado que trataria pessoalmente das questões relativas ao Porto de São Sebastião junto ao Governo do Estado de São Paulo, durante reunião da Comissão Interamericana de Portos, que ocorreu no mês de setembro em Salvador (BA). Desta maneira, o prefeito fez questão de ir a Brasília para se reunir no ministério.
Dr. Juan também esteve com a deputada federal Aline Corrêa (PP), que também manifestou apoio ao movimento. O prefeito e a deputada foram ao Ministério das Cidades, onde entregaram uma série de pedidos relacionados a saneamento básico para o município. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara ACIU

Inadimplência e falta de parcerias podem tirar Unitau de Ubatuba

Ubatuba - A única faculdade de Ubatuba que também é o único campus da Unitau fora de Taubaté poderá deixar de funcionar nos próximos anos. A Universidade de Taubaté não ira abrir novas vagas neste ano para cursos mestrados na Unidade de Ubatuba.
Desta forma, a realização do vestibular para o campus foi suspenso. A medida ocorreu após a reitoria da faculdade constatar que a situação da unidade é deficitária.
Segundo a reitora da Unitau, Maria Lucila Barbosa, a receita da faculdade em Ubatuba está comprometida. “Atualmente temos 30% de inadimplência e cerca de 50% dos alunos com algum desconto por meio das bolsas. Desta forma, não estamos conseguindo um balanço positivo e, se a situação continuar, infelizmente, teremos que desativar a unidade”, avisa a reitora da Universidade de Taubaté, acrescentando que está aberta a conversas com as autoridades municipais, no caso de algum interesse em parcerias que possam viabilizar a permanência do campus.
“A saída da Unitau de Ubatuba ainda não está definida e estamos realizando novos estudos, por isso, preferimos suspender o vestibular e prosseguir apenas com os alunos já matriculados”, completa Maria Lucila, garantindo, ao menos, a finalização dos cursos em andamento. “Temos um contrato assinado com esses estudantes e vamos cumpri-lo”.
A Reitora da Universidade de Taubaté relatou ainda que não foram realizados estudos técnicos de viabilidade sócio-econômica para a instalação de uma Unidade em Ubatuba. Possivelmente, os novos trabalhos de pesquisa da Unitau irão apontar para uma sociedade, no geral, sem poder aquisitivo para o custeio das mensalidades, mesmo com descontos. Além disso, a universidade não pretende mais ampliar as unidades para outras cidades do Litoral Norte, o que indica uma maior possibilidade de desativação do Campus em Ubatuba, o único fora de Taubaté. “A Universidade irá atender as necessidades da região de outra forma. Há pouco tempo conseguimos a autorização para realizar o curso superior à distância e pretendemos investir no setor”, adianta a reitora, dando mais um sinal de suspensão das atividades especificamente em Ubatuba. IMP

Ubatuba recebe etapa do Circuito Mundial de Surf

Ubatuba - No ano passado, o Onbongo Pro Surfing acabou com uma longa ausência de 10 anos sem o Circuito Mundial de Surf Profissional passar pelo estado de São Paulo.
O campeonato na praia de Itamambuca foi um grande sucesso na Capital do Surf, como é reconhecida Ubatuba. O enorme público que lotou a praia no último dia vibrou com a vitória do paulistano Renan Rocha sobre o australiano Troy Brooks na decisão do título.
Nos próximos dias 23 a 28 a cidade volta a receber um dos eventos mais tradicionais do calendário sul-americano.
A disputa será grande e o limite de 192 participantes da sexta edição já está quase esgotado.
Dos 182 surfistas que confirmaram inscrições antecipadamente, exatamente a metade virá de outros 15 países. A Austrália comparece com o maior esquadrão estrangeiro, com 22 representantes. Entre eles, alguns tops do WCT 2007. A batalha pelos 2.500 pontos no ranking e pela premiação de US$ 125 mil que estarão em jogo na prova que fecha a “perna brasileira” do WQS, promete ser emocionante.
O Onbongo Pro Surfing será decisivo para os brasileiros que estão na disputa pelas últimas vagas na relação dos 15 surfistas que a divisão de acesso indica para completar o grupo dos 42 componentes do WCT. O carioca Simão Romão foi semifinalista em Ubatuba no ano passado, perdendo a bateria verde-amarela para o campeão Renan Rocha, mas só neste ano está na briga por classificação, atualmente ocupando a 29ª colocação no ranking do WQS.
O paranaense Jihad Kohdr, que no último domingo conquistou o bi-campeonato brasileiro, e o gaúcho Rodrigo Dornelles estão praticamente garantidos. Para o cearense Heitor Alves falta pouco, podendo até chegar em Ubatuba com sua vaga confirmada. No momento, os três e Neco Padaratz são os brasileiros no grupo dos 15 da divisão de acesso. Além dos importantes pontos no WQS, em Itamambuca será definido o campeão sul-americano profissional. IMP

Hans Staden e o Futuro do Turismo Ubatubense
Charles Medeiros

Ubatuba - Acredito no Turismo como á principal fonte de renda do Município, e que a História e Cultura de Ubatuba, devem ser aliadas às riquezas naturais existentes, gerando emprego e renda á comunidade. Neste sentido entrei em contato com o Cônsul Geral da Alemanha Drº Heins Peter Behr, e fui convidado a participar de duas importantes reuniões na Capital. No Consulado Alemão fui recepcionado pelo Cônsul Michael Adonia Moscovici e a Consulesa Franziska Potel, onde protocolei uma proposta de "Tratado de Irmandade" entre Ubatuba - São Paulo - Brasil e Homberg - Hessen - Alemanha, com o intuito de promovermos entre nossos Municípios, um intercâmbio cultural, educacional, esportivo e comercial. O segundo encontro ocorreu com o Diretor do Instituto Martius Staden, Drº Eckhard Kupfer, onde solicitei estudos para que Ubatuba entre no roteiro da exposição comemorativa dos "450 anos, Hans Staden e o primeiro livro sobre o Brasil, 1557 - 2007". A exposição dos 450 anos vai rodar o Brasil, e encontra-se em Florianópolis. Infelizmente Ubatuba não está no roteiro por falta de interesse das cabeças pensantes do Governo em voga. Gostaria de lembrar, que no ano de 2005, a Semana Hans Stadem ocupou espaço na imprensa falada, escrita e televisiva, proporcionou mídia positiva gratuita para Ubatuba, tendo as escolas apresentado o personagem Hans para o conhecimento de nossa comunidade, proporcionando assim, entender a importância deste personagem na História de Ubatuba e do Brasil. Em 2006, o evento perdeu força, e neste ano, Hans foi esquecido na gaveta da burrocracia Governamental. Porem não me abato diante desta atitude, e agradeço aos amigos que acreditam na potencialidade do Evento, foram tantos que se torna difícil enumerar. Um abraço carinhoso ao mais novo componente deste grupo de guerreiros, o Drº George Bernard Sperber, que já chega abrindo portas á comunidade de Ubatuba. Mando um especial abraço á equipe que compõe á mais doce indústria Ubatubense, o Tachão de Ubatuba, pela cortesia que foi entregue ao Cônsul Geral da Alemanha, produtos de alta qualidade que agregam valor ao "Destino Turístico" chamado Ubatuba. Acredito que Turismo Profissional se faz com parcerias de qualidade, não adianta fazer eventos para entupir Ubatuba de gente. Não queremos quantidade, mas sim qualidade!
Charles Medeiros é Vereador em Ubatuba e autor da Lei 2681/05, que cria a Semana Hans Staden.

Câmara de Ubatuba solicita Programa Poupatempo Móvel para o Litoral Norte
Por: Cristiane Zarpelão

Ubatuba - Aproveitando que neste mês de outubro o Poupatempo completa dez anos, o vereador Charles Medeiros- PSDB encaminhou no último dia 05, um requerimento ao Deputado Estadual, Antonio Carlos da Silva, com o intuito de que o mesmo interceda junto ao Secretario Estadual de Gestão Pública do Estado de São Paulo, Sidney Beraldo, o envio de uma Unidade Móvel do Poupatempo Paulista para o Litoral Norte.
O Programa Poupatempo disponibiliza à população mais de 400 serviços, entre eles, emissão de RG- Registro Geral, Atestado de Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho e Carteira Nacional de Habilitação que são os mais solicitados.
As Unidades Móveis levam os principais serviços do Poupatempo à população residente em bairros e municípios distantes dos Postos Fixos. São Unidades Itinerantes que ficam de 3 a 15 dias em cada roteiro, de acordo com a demanda.
O Litoral Norte de São Paulo conta hoje com uma população fixa de aproximadamente 250.000 habitantes e segundo Medeiros, muitos moradores têm dificuldades de acesso aos tipos de serviço oferecidos principalmente pela distância dos centros urbanos.
“Considerando que os municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, necessitam periodicamente deste tipo de serviço, procuramos viabilizar maneiras de oferecer um atendimento mais rápido e digno aos nossos cidadãos”, diz.
“Nosso litoral em períodos de temporada recebe mais de três milhões de pessoas que transitam pela região, podendo também ser beneficiadas por este importante projeto do Governo de São Paulo”, acrescentou o vereador.
Informações sobre os serviços oferecidos, documentos, condições, prazos e taxas, podem ser obtidas através do Disque Poupatempo 0800 772 36 33 (ligação gratuita). PMC

Câmara aprova lei que obriga Poder Público a informar sobre eventos na cidade
Por: Cristiane Zarpelão

Ubatuba - A Câmara Municipal de Ubatuba aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 117/07 do vereador Marcos Francisco Demo- PSC que dispõe sobre a obrigatoriedade do Poder Público Municipal de avisar à população sobre a realização de eventos, em praças, vias e logradouros públicos, no município de Ubatuba.
De acordo com a lei, na realização de eventos de qualquer natureza, o poder público deverá informar a população colocando uma faixa com dez dias de antecedência no local em que será realizado o evento, informando data, horário e do que se trata. Consta na lei também que a população deverá ser informada com antecedência se haverá ou não mudança no trânsito.
O objetivo da lei é assegurar informação à população em geral e, principalmente, aos comerciantes do local em que será realizado o evento. Segundo o vereador, essa lei não seria necessária se o poder público colaborasse nesse aspecto, e justificou que a obrigação da Casa de Leis é legislar. “Na maioria das vezes os empresários são surpreendidos por aglomerações de pessoas, surpreendidos com o fechamento de ruas e avenidas na última hora causando um transtorno em seu comércio”, apontou.
Demo citou como exemplo, o último encontro de motos que aconteceu na cidade. “A maioria dos comerciantes ao redor do aeroporto só ficou sabendo do que se tratava no dia do evento. Além de divulgar nos meios de comunicação é extremamente necessário colocar uma faixa no local com antecedência para que todos possam se estruturar e não ser pegos de surpresa”, disse.
O vereador Charles Medeiros, como os outros vereadores, apoiou o Projeto de Lei e se disse surpreso com a atitude do vereador Marcos Demo, parabenizando-o. Na sessão ainda, Medeiros solicitou que os vereadores tomem cuidado para que esta não seja apenas mais uma boa lei que vai para a gaveta. “É preciso fazer valer sim”, concluiu. ACIU

Agenda ACIU

05/11- 17h00- PALESTRA MOTIVACIONAL E AS 7 TÉCNICAS DE SE GANHAR DINHEIRO COM PESSOAS DIFICEIS- Inscrição: (R$25,00 associados R$35,00 não associados)
08/11- 16H00- PALESTRA- LIDANDO COM A INADIMPLENCIA- Inscrição: DUAS CAIXINHAS DE LEITE
08/11- 19H00- SEMINARIO- COMUNICAR E CRESCER- GRATUITO – TEATRO MARIO COVAS EM CARAGUÁ
13/11- 16H00- PALESTRA EMPREENDEDORISMO- Inscrição: DOIS QUILOS DE ALIMENTO NÃO PERECIVEL
Os interessados devem entrar em contato com a ACIU através do tel: 3834 1449.
Acesse o nosso site: www.aciubatuba.com.br , nele você encontra inúmeras informações muito úteis para o seu estabelecimento

Ubatuba e Cepam trabalham juntos pelo Meio Ambiente do município
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente solicitou ao Cepam apoio para dar continuidade aos trabalhos na área ambiental em Ubatuba

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na pessoa da secretária da pasta, Cristiane Gil, esteve com Felipe Soutello, presidente do Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal) – Fundação Prefeito Faria Lima. O principal objetivo do encontro foi agradecer pela realização, em Ubatuba, da primeira fase do Programa Estadual de Capacitação de Gestores Ambientais Municipais, realizado pelo Cepam e a APM (Associação Paulista de Municípios), dentro do contexto das diretrizes do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) do Ministério do Meio Ambiente.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Cristiane Gil, acompanhada do coordenador de implantação do sistema Municipal de Meio Ambiente, Roberto Francini, aproveitou a ocasião para solicitar uma colaboração do Cepam para a continuidade dos trabalhos na área ambiental em Ubatuba.
Enfoque diferenciado - "Além de nos agradecer pelo trabalho que realizamos juntos, a Secretaria de Meio Ambiente de Ubatuba nos entregou o conteúdo da política municipal nesta área. Além disso, vamos trabalhar juntos na construção de uma legislação nova para poder fortalecer e estruturar o Conselho Municipal de Meio Ambiente e suas deliberações. O Cepam vai ajudar através de uma análise técnica e jurídica do modelo", explicou o presidente do Cepam, Felipe Soutello.
"Fomos principalmente para agradecer e solicitar o apoio na continuidade deste processo, estabelecer o sistema e organizar as políticas municipais de Meio Ambiente", disse Cristiane Gil. Roberto Francini, coordenador de implantação do sistema Municipal de Meio Ambiente de Ubatuba, completou: "o Cepam nos proporcionou um trabalho de assessoria muito importante e mostrou um enfoque diferenciado para a questão da construção da política ambiental e que está surtindo um efeito na cidade muito positivo, pois estamos conseguindo fazer uma mobilização em torno deste tema. O importante para nós agora é dar continuidade nestes trabalhos e com a assessoria do Cepam para o projeto de lei que constituirá o Conselho de Meio Ambiente, passaremos a discutir outras políticas como o fundo e o sistema municipal de Meio Ambiente". (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Transpetro promove palestra na próxima semana, em Ubatuba

Ubatuba - A Transpetro, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promove, no próximo dia 25 de outubro, a palestra “Sistema informatizado de apoio à emergência”, do Programa de Ações de Cidadania. O evento acontece a partir das 19h30, no Ubatuba Palace Hotel, no centro de Ubatuba e a palestra será ministrada pelo técnico de segurança, Nelson Barboza de Moura Filho.
A palestra, organizada pela Fundespa (Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas) é uma oportunidade de conhecer o sistema informatizado para gerenciamento e controle de procedimentos de emergência da Petrobras-Transpetro. Este sistema é uma ferramenta que diminui o tempo de resposta das ações da empresa em caso de acidente e oferece máxima proteção à população, ao meio ambiente e aos equipamentos. O evento será aberto à comunidade, profissionais da área, professores e estudantes. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Notícias da FUNDART

Projetos/2008 - Estão abertas as inscrições para os projetos de 2008. Você deve comparecer à sede administrativa da Fundart, Rua Félix Guisard Filho, 06, das 8:00h às 18:00h. Informações pelos telefones (12) 38337000 / 38337001, ou pelo site www.fundart.com.br.

1º Salão de Fotografia - Será na próxima sexta-feira, 19, a abertura do 1º Salão de Fotografia de Ubatuba, na sede administrativa da Fundart, à Rua Félix Guisard Filho, nº 06, ao lado do Sobradão do Porto. O evento é uma promoção do Grupo Setorial de Fotografia, Cinema e Vídeo, da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba.

Sarau Caiçara: Fernanda Liberal - No próximo dia 19, sexta-feira, às 20:00h, no Auditório Fundart, o Grupo Setorial de Literatura estará homenageando a poetisa Fernanda Liberal Gonçalves. Autora de vários livros e participante da vida literária de Ubatuba e região, Fernanda Liberal foi mais uma vez lembrada para ser homenageada. O Sexteto Caiçara (da Lira “Padre Anchieta”) vai valorizar o evento.
“Conhecemos o casal Lemar e Fernanda desde que chegaram aqui para morar no Perequê-Açu. A casa deles, com os filhos, era ponto de encontro obrigatório e ali se discutia literatura, teatro, música e tudo o que se relacionava à arte, e também política”, declarou Pedro Paulo, presidente da Fundart.

Corrida de Canoas na Barra Seca - Dia 21 próximo, domingo, a partir das 10:00h estará acontecendo a já tradicional Corrida de Canoas da Barra Seca que este ano se integra ao III Festival de Cultura Popular – Caiçarada, e que homenageia Ney Martins. Sete Fontes, Lázaro, Itaguá, Barra Seca e Perequê-Açu estarão disputando as diversas modalidades da prova: canoa de um remo; canoa de dois remos e canoa três remos. Além dessas modalidades, haverá a prova feminina e categoria casal.
A última canoagem foi realizada no Itaguá, em comemoração à Paz de Iperoig (14 de setembro), agregada à Festa de Nossa Senhora das Dores que dá nome a capela do bairro. A Barra Seca é um típico bairro caiçara e além da disputa entre remadores, a culinária caiçara se fará representar com cardápio bastante variado. Venha passar um dia na praia, desfrutando de um cenário próprio de nossa cultura de raiz, com campeonato de truco e de tranca.

V Salão Nacional de Belas Artes - Dia 26 próximo, às 20:00h, no Sobradão do Porto, será a entrega de prêmios aos vencedores do V Salão Nacional de Belas Artes de Ubatuba. A exposição estará aberta até 18 de novembro. Maiores informações em nosso site www.fundart.com.br.

III Festival de Cultura Popular – Caiçarada - Nos dias 11, 12 e 13 últimos a Fundart realizou em parceira com a Prefeitura Municipal de Ubatuba o III Festival de Cultura Popular – Caiçarada, este ano homenageando Ney Martins, criador do evento. Das três realizações da festa, foi nesta última que tivemos o maior público.
Apresentaram-se os seguintes grupos de Ubatuba: Grupo de Danças Indígenas da Aldeia Boa Vista (Prumirim), Folia de Reis do Sertão da Quina, Grupo Canoá, Fandango Caiçara, Congada de São Benedito (Poruba Sertão), o Guaruçá.
De São Sebastião tivemos: Congadeiros do Bairro de São Francisco. De Ilhabela: Raízes do Litoral. De Caraguatatuba: Moçambique da Fundacc. De São Luiz do Paraitinga: Moçambique Alto do Cruzeiro. De Lorena: Moçambique São Benedito e Congada São Benedito. De Guaratinguetá: Moçambique Vermelho e Branco. De Lagoinha: Grupo Orgulho Caipira. De Taubaté/Tremembé: Maracatu Baque do Vale que encerrou a Caiçarada.
O objetivo do III Festival de Cultura Popular foi alcançado, na medida em que as apresentações dos grupos de cultura de raiz ilustraram ricamente os textos lidos antes de suas apresentações e que deram conta da história dos grupos e o histórico dos enredos.
O rancho e a capela caiçaras, confeccionados em pau-a-pique (sistema construtivo caiçara) pelos componentes do grupo Fandango Caiçara, e contendo elementos de nossa cultura tradicional, foram muito procurados por turistas e moradores de Ubatuba indagando-se fartamente sobre objetos, instrumentos musicais, culinária caiçara, além de apreciarem a paçoca feita com farinha de milho, farinha de mandioca, amendoim, açúcar e uma pitada de sal, tudo no local. Uma oficina de rabeca funcionou no transcorrer do evento.

Programação cultural da FUNDART – Outubro 2007

19 – Sexta-feira – Sarau Literário - Fernanda Liberal
20h Auditório Fundart
19 a 31 – Exposição do 1º Salão de Fotografia de Ubatuba
De 2ª a 6ª feira das 8h às 12h e das 14h às 18h / Feriados e finais de semana das 18h às 22h
Sede Administrativa da Fundart (ao lado do Sobradão do Porto)

20 – Sábado
14h Banda Sinfônica Lira “Padre Anchieta”
Prefeitura no Bairro E.M. Profª Maria das Dores Santos Carpinetti - Rio Escuro
20h Sarau Caiçara - Apresentação: Luiz Ballio
Auditório Fundart
Histórias: A Flor e O Sapo; O Pequeno Elvio.
Convidada: Maria Flor da Mata
Você é o artista: Ana Fernandes e Mariza Taguada – Apresentam: Meu Guri (Chico Buarque)
Apresentação Musical “Camerata de Violões”
20:45h Coral Lirinha e Lira do Amanhã
Música na Catedral (Igreja Matriz)

21 – Domingo – Retreta Maestro Pedrinho
20:45h Música na Praça (Praça da Matriz)

24 – Quarta-feira – Teatro de Bolso de Ubatuba
20:30h Auditório Fundart

SEMANA DE 19/10 A 25/10/2007

Cine Porto

Resident Evil 3 A Extinção
Terror!!!!!! - ás 19:40 - 21:20hs

Vira Lata
Aventura Dublado
ás 16:40 - 18:10hs

Atenção agora e toda Quarta-feira todos pagam R$ 3,00

cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Poesia Topo

Aconteceu em Iperoig

Quando Cunhambebe
Viu as naus lusas
Ficou muito admirado -
Onde haviam arranjado
Uma árvore tão grande
Pra fazer tão imensa canoa?
E quando desceu o luso
De pequena estatura
Com a barba
E o cabelo desgrenhado
Ficou ainda mais espantado –
Suspeitou e tinha razão –
O recém-desembarcado
Era anhangá encarnado.

Felix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Resposta à Carta Aberta do Sr. Waldemar M. Ferreira

Ilmo. Sr. Waldemar, a meu depoimento em plenário, não faz alusão a nenhuma luta de classe, mas sim em igualdade de tratamento. O Senhor acha justo pescadores tradicionais serem arrancados de forma injusta de um local de pesca tradicional, como é o caso da Praia do Leste e do Sul, na Ilha Anchieta? O Senhor sabia que a rede, também conhecido como “cerco” é uma armadilha ecologicamente correta, pois mantém os pescados vivos em seu interior? O Senhor sabia que as referidas praias são utilizadas como apoio há mais de 80 (oitenta) anos por pescadores da região? Quando me referi às construções sobre as costeiras, abaixo das enormes mansões, fiz somente como comparação. Pergunto-lhe: Qual critério utilizado pelos órgãos ambientais, que permite aos abastados, a construção de alambrados, piscinas, atracadouros, escadarias, sobre costeiras, mangues e praias e não permitem ao pobre pescador e ao caiçara tradicional a manutenção de um modo de vida e de uma cultura, que remonta a centenas de anos? Que venha o progresso, mas que seja com justiça, igualdade e respeito.

Jairo dos Santos/PSB
Vereador em Ubatuba

O Dom de ser medico!!!!
A todos os médicos e especialmente para nosso Doutor

Ao Dr. Ricardo,
Hoje 18/10/07 especialmente é o Dia do Medico , mas nossa homenagem esta atrasada há 10 anos , quando te conhecemos e podemos te servir um almoço gostoso num certo Restaurante, o Sr.Cliente e nos Comerciantes, e a vida de tantas voltas ,nos deu a honra de poder receber sua atenção, em todas as horas sempre disposto a bem “Cuidar”.
Deveria ser direito de cada homem, de Ter saúde, de Ter como ir ao médico,
médico de corpo e de alma. O medico que ao bater lhe abre a porta, ter a mão que cura feridas, ter a palavra que conforta e o olhar compadecido, e nos tivemos tantas e tantas vezes a oportunidade de receber tudo isso e muito mais desse medico admirável, sem desfazer de quem quer que seja, mas enalteço se jeito “medico de ser”,” gente de ser”, “humano de Ser”.
Por este motivo, DR. Ricardo Cortes queremos lhe agradecer,
Por nos ter ajudado a manter a vida e a esperança...
Por suas mãos especiais e sabedoria ,
Que nos aliviou a dor, física e espiritual ...
Que reconstruiu a nossa fé ,
Pelo dom Divino e especial de ser amigo ,
além de competente profissional,
A nossa homenagem e eterna gratidão ! ”

Yara Regina Camargose
e Caíque Camargos Sales
Ubatuba, SP

Agenda do Deputado Clodovil Hernandes
Por: Meg Ramos

Olá Amigos!
Após duas semanas volto a enviar notícias. Desculpem a minha ausência, mas o acúmulo de trabalho impediu que eu estivesse aqui com vocês.
Bem... vamos às novidades !
O Deputado Clodovil trabalhou esta semana em Brasília, participando das Comissões de que faz parte: Educação e Cultura e Seguridade Social. Como novo membro do PR( Partido da República ) , também participou das votações em destaque nas sessões do Plenário.
Durante a semana, a convite do Diretor Legislativo da Câmara dos Deputados, o Sr. Afrisio Vieira Lima, o Deputado compareceu ao jantar oferecido em homenagem ao pintor Carlos Bracher.
Carlos Bernardo Bracher nasceu em Minas Gerais na cidade de Juiz de Fora. Pintor, desenhista e escultor, Bracher pintou cenas da cidade de Brasília e realizou exposições individuais em Roma, Milão, Paris, Madri, Haia, Miami, Santiago do Chile e Assunção entre outras cidades. Quatro livros foram editados sobre sua obra.
O Deputado, conhecedor da boa arte e apreciador do belo, ficou encantado com as obras de Bracher.
Em Ubatuba, o deputado continua dedicando-se à redecoração de sua casa, criando ambientes incríveis, cinematográficos. Uma certa revista famosa pelo bom gosto e requinte aguarda com certa ansiedade o término da decoração para fotografá-la e enviar as fotos para todo Brasil . Prometo que lhes trarei em primeiríssima mão fotos exclusivas; afinal, os "da terra" merecem ver primeiro (*rs).
No escritório do Deputado em São Paulo, sua assessora de imprensa, Marly Pó, e equipe criaram um blog para o Deputado. Fui convidada a participar, pois, como sabem, somos uma boa e organizada equipe. A partir da próxima semana, esta coluna estará semanalmente no blog e vocês poderão acessá-lo também para ler outras notícias. Assim, terão uma cobertura total não apenas das atitividades da vida política do Deputado, como também no aspecto social e de lazer do nosso Deputado.
Como vocês sabem, desde o tempo dos programas de TV o Deputado gosta muito de cozinhar. Será interessante saber que no blog teremos receitas dos pratos que o Deputado fizer nos finais de semana em sua casa.
Bem, agradeço mais uma vez a preocupação dos leitores e amigos. sempre presentes, como evidenciam as ligações que recebi "cobrando” a falta da coluna. Sempre é motivo de grande alegria saber que vocês sentem falta das notícias.
Começou o horário de verão. Ubatuba está tal qual aquela mocinha que vai completar 15 anos, preparando-se a cada dia para a grande festa.Dezembro vem aí!
Vamos aguardar a chegada do sol. Mesmo antes que ele apareça, desejo que o seu calor aqueça o coração de todos vocês, e que cada dia possamos viver melhor e mais felizes, por que felicidade é tudo o que importa nesta vida!
Fiquem com Deus... e
Na próxima semana tem mais... até lá

Meg Ramos
Assessoria Parlamentar
mrnr@uol.com.br
O endereço do blog é http://www.deputadoclodovil.blogspot.com

Começaram as perseguições políticas em Ubatuba
Ingresso de Clodovil no PR provoca demissão de assessor do prefeito Eduardo Cesar

O assessor de relações públicas da Prefeitura de Ubatuba, jornalista José Magalhães, foi afastado de suas funções por manter-se filiado ao PR - Partido da República que agora conta com a filiação do deputado federal Clodovil Hernandes. O jornalista que já foi assessor de comunicação de duas gestões no Executivo e uma no Legislativo, foi o responsável pelo ingresso do então vereador Eduardo Cesar no antigo PL (Partido Liberal) e viabilizou a sua candidatura às eleições de 2004, costurando alianças e colocando seu jornal a serviço da campanha durante mais de um ano. O jornalista não quis se manifestar quanto ao fato e não recebeu nossa reportagem, mandando avisar que somente poderá falar alguma coisa após ser comunicado oficialmente. No entanto, um importante assessor de primeiro escalão da Prefeitura, adiantou que o jornalista teria recusado desfiliar-se do PR e negado preparar matéria em defesa do governo a pedido do chefe. Outro motivo da suposta demissão, seria o convívio político permanente do assessor com a presidente do partido e o apoio declarado ao ingresso do deputado Clodovil à legenda.

Tânia Mello
pautapronta@yahoo.com.br

Ao Amigo José Magalhães

Deixo aqui o meu repudio quanto ao afastamento dos seus afazeres do assessor de relações públicas da Prefeitura, o amigo José Magalhães (PR), visto que, o mesmo além de ser um dos responsáveis pela vitória do Prefeito em 2004, é eficiente no que faz e sem duvida nenhuma um parceiro da fidelidade partidária.
Deixo aqui um alerta; se será nessa linha que o Prefeito tentará a reeleição? Não sobrará ninguém do seu lado, e se sobrar, pode ter certeza esse não será fiel.

Anderson José Rodrigues – TATO
Presidente do PTB –Ubatuba –SP


 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Pavão da Fazenda da Comadre ©Ana Campi

Pavão da Fazenda da Comadre
©Ana Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor