Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 23 de Outubro de 2007 - Nº 1865 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
-


Caraguatatuba
Caraguá divulga a atual situação da dengue no município e alerta sobre os criadouros
Abertas as inscrições para o 2º curso de guarda-vidas temporários em Caraguá
Pequeno Príncipe entrega 200 pacotes de leite em pó ao Fundo Social de Caraguá
Caraguá foi sede da 14ª Copa Sudeste de Jipe Off Road
Associação de Moradores do Morro do Algodão homenageia professores
Caraguá oferecerá recreação para criançada
Show nos Bairros levará diversão à comunidade do Rio do Ouro dia 10 de novembro
Atletas de Supino representam Caraguá no Peru
Maratonista de Caraguá conquista bom resultado no fim de semana
Caraguá é vice no Beach Soccer em decisão especial
Vôlei de Caraguá se classifica nos Jogos Abertos
Premio Francisco de Sales e Dom Bosco de Comunicação
Curso de Atendimento ao Cliente será oferecido aos empreendedores de Caraguá em dezembro
Câmara vota Títulos, Projetos e Veto
Extraordinária tem apenas projetos do Executivo
Câmara aprova Estatuto do Servidor Público

Ilhabela
Vereador quer que postos de saúde fiquem abertos aos fins de semana
Vereadores aprovam Código de Posturas e 46 emendas
Novas medidas decorrentes do Programa Estadual de Desburocratização


São Sebastião
Campanha de busca ativa da Hanseníase prossegue até o final do mês
Prefeitura faz intercâmbio com o Canadá para operar crianças com problemas ortopédicos
Da Pá Virada: crianças fazem a festa na Topolândia e Canto do Mar
Seduc encerra curso de capacitação do Some e beneficia cerca de 50 professores
Prefeito conquista escola técnica estadual para São Sebastião


Ubatuba
Autuações educativas de lombada eletrônica chegam a partir de segunda-feira, 22
Processo de elaboração da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo entra na fase final
Onbongo Pro Surfing começa em Ubatuba
Ubatuba sediará etapa do Paulista de Pesca em novembro
Arrastão “Ubatuba sem dengue” chega ao Itaguá no próximo dia 1º
Ubatuba participa do 16º Congresso Nacional de Trânsito e Transporte
Fiscais da Prefeitura de Ubatuba fazem nova apreensão de mercadorias
Rua da Cascata será parcialmente interditada para reparos da Sabesp

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

 

 


Notícias de Caraguatatuba Topo



O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá divulga a atual situação da dengue no município e alerta sobre os criadouros
Os materiais inservíveis (sucata) e pratos e vasos de plantas são os principais criadores de larvas do mosquito da Dengue. O CCZ alerta a população sobre os cuidados para evitar a doença

Caraguatatuba - Um balanço feito pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde/CCZ - Centro de Controle de Zoonoses mostra a atual situação de Dengue no município e os principais criadouros no mosquito Aeds Aegypt. No balanço o CCZ afirma que a cidade não conta com nenhum paciente com a doença e afirma que os trabalhos serão intensificados para evitar o proliferação da larva durante a temporada.
De Acordo com o relatório, o pico de epidemia da doença na cidade aconteceu no mês de maio com 385 casos e até no mês de setembro a cidade tinha 950 casos de dengue. "No mês de setembro tivemos apenas um caso confirmado e até o dia 19 de outubro não houve nenhuma confirmação da dengue. Atualmente não existe nenhuma pessoa com a doença no município, pois todos os casos já foram tratados", disse Ricardo de Souza, coordenador dos trabalhos de Dengue em Caraguá.
Do total de casos confirmados, 52% aconteceram na região central do município, sendo que no bairro do Tinga apresentou o maior número de casos, 122 confirmados, o que corresponde a 13% .
Durante os trabalhos das equipes de Dengue de Caraguá foram realizadas três avaliações lavrarias e foi verificado que os principais criadouros do mosquito Aeds Aegypt são materiais inservíveis (sucata) (20%), vasos e pratos de plantas (15%). O CCZ alerta que a população terá que tomar cuidados com esses recipientes, como por exemplo, colocar areia e limpar diariamente, pois são eles os principais criadouros do mosquito da dengue.
Segundo Souza, o Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde têm alertado todos os municípios sobre os trabalhos preventivos neste período para que os números de casos diminuam. "O PNCD (Plano Nacional de Controle de Dengue) determina atividades como vistorias quinzenais em pontos estratégicos; bloqueio mecânico e químico de casos suspeitos; arrastão e eliminação de criadouros em locais específicos; vistoria casa a casa eliminando criadouros e orientando a comunidade; vistorias bimestrais a imóveis especiais; avaliação da densidade lavraria para determinar o nível de risco nas diferentes áreas. Trabalho que já realizado aqui em Caraguá e pretendemos reforçar", completou.
O CCZ pretende manter todos os trabalhos já realizados pelos agentes de zoonoses e pelo agentes comunitários de saúde. "Vamos manter os trabalhos de controle e reforçar as atividades educativas e mobilização da comunidade para não termos números expressivos de casos no próximo verão, finalizou.
Histórico da Dengue em Caraguá: Os primeiros casos de Dengue aconteceram em Caraguá em 2002 com 333 casos. Em 2003 a cidade registrou 32 pessoas infectadas com a doença. Em 2004 a cidade sofreu uma epidemia e foram confirmados 416 casos. Já em 2005 Caraguá não teve nenhum caso confirmado e em 2006 apenas 84 pessoas contraíram a doença.
Este ano a cidade registrou o maior índice da doença com 950 casos, sendo janeiro nenhum caso; fevereiro 1, março 46, abril 242, maio 385, junho 185, julho 42, agosto 10 e setembro 1 caso, no total foram visitados 111.930 imóveis. (Fonte: PMC)

Abertas as inscrições para o 2º curso de guarda-vidas temporários em Caraguá
Ao todo serão contratados 40 guarda-vidas temporários que concluírem o curso. Serão oferecidas vagas para o início e final de dezembro. Os contratados irão trabalhar de dezembro a março

Caraguatatuba  - O 17º Grupamento de Bombeiros - Salvamar Paulista de Caraguatatuba, abriu inscrições para o 2º curso de Guarda-vidas temporários para ambos os sexos. As inscrições vão até o dia 8 de novembro. O objetivo é capacitar civis para trabalho temporário no Corpo de Bombeiros, em salvamento marítimo, nos meses de temporada, de dezembro de 2007 a março de 2008. O Corpo de Bombeiro conta com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba e Petrobras para a contratação dos temporários.
Os interessados devem procurar o posto do Corpo de Bombeiros, na praia Martin de Sá, para fazer a inscrição. Para concorrer às vagas, os interessados terão que estar em dia com o serviço militar, não ter antecedentes criminais de natureza dolosa, possuir ensino fundamental completo e boas condições físicas e de saúde, comprovadas por atestado médico.
Para se inscrever, o candidato deve apresentar RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoa Física) e Carteira de Trabalho; para os candidatos que já realizaram o curso de Guarda- Vidas é necessário também apresentar o certificado de conclusão de curso. Todos os candidatos devem levar atestado médico.
A seleção dos candidatos para o curso será no dia 13 de novembro, também na Praia Martin de Sá, às 8h30. O teste de seleção será corrida, com um percurso de 1.700 metros na areia, em um tempo de 8 minutos para homens e 9 minutos para mulheres, além de 500 metros de natação (no mar) sendo que o candidato terá até 12 minutos para concluir a prova - todos os testes serão classificatórios. Ao todo serão oferecidas 30 vagas para o curso final.
Para os aprovados, o curso será de 13 dias úteis entre os dias 21 de novembro e 7 de dezembro, das 8h às 14h. Os selecionados serão orientados sobre suporte básico da vida, pronto socorrismo, prática de salvamente aquático, condicionamento físico, prevenção de afogamentos, telecomunicações entre outros.
Já estão fazendo o curso 26 candidatos que se inscreveram no 1º curso e terão que ter média 7 para serem selecionados. Doze deles serão contratados na primeira semana de dezembro. "De início contrataremos 12 pessoas, os outros 16 candidatos ficarão para as vagas no final de dezembro. No total iremos contratar 40 temporários", disse o Tenente João Rapaci, um dos responsáveis pelo curso.
O posto do Corpo de Bombeiros, onde serão realizadas as inscrições e as provas de seleção para o curso, fica na Avenida Aldino Schiavi, 1.200, Praia Martin de Sá. Telefones 3887-3151 ou 3883-0625. (Fonte: PMC)

Pequeno Príncipe entrega 200 pacotes de leite em pó ao Fundo Social de Caraguá
O espetáculo de teatro e dança apresentado pela FUNDACC no mês de outubro, foi a primeira montagem local a reverter a venda de ingressos em donativos ao Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba

Caraguatatuba - O espetáculo "O Pequeno Príncipe", realizado pela FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, por meio da Cia Teatro de Areia e Corpo de Baile Municipal, foi um grande sucesso na cidade. Após 13 apresentações, dentro do projeto Teatro Para Todos (ingressos com valor acessível para toda a população a R$ 1,00), com um público médio de 7 mil pessoas, a FUNDACC reverteu parte da bilheteria em donativos ao Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba.
Nesta segunda-feira, dia 22, na FUNDACC, a presidente do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Caraguatatuba, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar recebeu das mãos do ator Thierre Nascimento, ator-mirim que fez o papel principal da peça "O Pequeno Príncipe", 200 pacotes de leite em pó. Além da primeira-dama, estiveram presentes na entrega dos donativos o presidente da FUNDACC, José Ricardo Gaspar, o diretor geral da peça, Adbaílson Cuba, a diretora de coreografia, Cristina Neves, o diretor de Cultura, Fernando Braun, e Finanças, Jean Cleber Nissola.
O leite doado ao Fundo Social, foi adquirido pela FUNDACC com parte da venda de ingressos do espetáculo "O Pequeno Príncipe", vendidos entre 8 e 11 de outubro, no valor de R$ 1,00. (Fonte: PMC)

Caraguá foi sede da 14ª Copa Sudeste de Jipe Off Road

Caraguatatuba - A 7ª etapa do Circuito Paulista da Copa Sudeste de Jipe Off Road foi realizada em Caraguatatuba no último sábado (20), com a participação de competidores de todo o estado de São Paulo.
Com apoio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá e organizado pela Federação Paulista de Jipes, o evento aconteceu na Fazenda Serramar.
Segundo o secretário da SECER, Wenceslau Souza Neto (Lelau), a competição trouxe surpresas agradáveis e já planeja mais realizações da modalidade no município.
"O Jipe OFF Road é um esporte a ser investido. Foi um sucesso a competição em Caraguá, deixou algo muito positivo para o município. Vamos fazer novas parcerias e estaremos ainda mais preparados para receber o evento", disse Lelau. (Fonte: PMC)

Associação de Moradores do Morro do Algodão homenageia professores
A associação atende semanalmente cerca de 500 crianças com idades entre 5 e 17 anos. Mais de mil pessoas da comunidade participam dos cursos de geração de renda

Caraguatatuba - A AMMA (Associação dos Moradores do Morro do Algodão) prestou uma homenagem aos professores, que trabalham com os cursos de geração de renda da associação. Dois dos orientadores receberam diplomas simbólicos, como forma de dizerem muito obrigado pelo trabalho realizado com a comunidade.
De acordo com a secretaria da associação, Valdirene Marcos, os professores Joaquim Brás Calderaro e Luiz Silvar do Prado receberam certificados em nome de todos os professores. "Eles são queridos por toda a comunidade e foi uma forma que encontramos de dizer muito obrigado a todos que contribuem para os trabalhos sociais da associação e o encontro foi uma maneira de comemorar o dia 15 de outubro, dia do professor", disse.
O evento teve a participação do Prefeito José Pereira de Aguilar, que na ocasião esteve acompanhado da primeira dama Rosângela Leite Carrijo de Aguilar e da presidente da AMMA, Carolina Viana dos Santos, cerca de 30 professores e a comunidade.
A Associação dos Moradores do Morro do Algodão coordena cursos de manicure e pedicure, cabeleireiro, violão, pintura em telha, balé, mangá, dança de salão e de rua, karatê, capoeira, grafitagem, teatro, cerâmica, taboa, corte e costura, inglês, oficina de prancha, entre outros. Todas as segundas-feiras são organizadas uma seção de cinema para as crianças.
A AMMA conta com a parceria da Prefeitura de Caraguá, por meio das secretarias de Assistência Social e Educação; FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba; Pat - Posto de Atendimento ao trabalhador e Conselho da Criança e do Adolescente. A associação existe há dois anos e recebe semanalmente 500 pessoas com idades entre 5 e 17 anos e mais de mil moradores da comunidade participam dos cursos de geração de renda.
A Associação dos Moradores do Morro do Algodão fica na Avenida Guilherme de Almeida, 862, antigo posto de saúde. (Fonte: PMC)

Caraguá oferecerá recreação para criançada
O evento era para ter acontecido no último sábado (20), mas foi cancelado devido à chuva que atingiu o município

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, promoverá neste sábado, dia 27 de outubro, mais uma "Recreação nos Bairros" no Campinho de Futebol das Casas Populares, no Pegorelli.
O evento estava marcado para o último dia 20, mas foi cancelado devido à chuva que caiu na cidade.
A "Recreação nos Bairros" terá início às 9h e irá até o meio dia, com diversão para as crianças, que terão a oportunidade de brincar na cama elástica, futebol com gol caixote, voleibol, brincadeiras populares, bexiga escultural e outras diversas atividades.
Esse projeto teve início em 2005 e já atendeu bairros como Perequê Mirim, Tinga, Sertão dos Tourinhos, Rio do Ouro, entre outros.
O projeto visa, além de diversão e lazer para a comunidade, incentivar a prática esportiva nas crianças, evitando que as mesmas fiquem na rua sem nenhuma atividade física. (Fonte: PMC)
 

Show nos Bairros levará diversão à comunidade do Rio do Ouro dia 10 de novembro
No sábado, dia 10 de novembro acontece mais um Show nos Bairros, levando diversão e várias atrações para a população de Caraguá. A comunidade beneficiada desta vez é a do bairro Rio do Ouro. Leve toda sua família e participe da competição de karaokê, concorrendo a muitos prêmios

Caraguatatuba - O Show nos Bairros acontece pela quarta vez em Caraguatatuba, no sábado, dia 10 de novembro, será a vez do bairro Rio do Ouro - região central do município, a partir das 18h30, levando diversão para todas as idades e várias atrações.
A primeira edição do evento foi realizada no bairro Casa Branca, e a segunda, em agosto, aconteceu no Tinga. No mês de outubro foi a vez da comunidade do Perequê-Mirim receber a terceira edição do evento, atraindo um público médio de 3 mil pessoas, assim como nas edições anteriores.
Na campinho do Rio do Ouro, haverá apresentação musical da dupla sertaneja João Marcos e Juliano, e apresentações das oficinas culturais de dança e música da FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, além do show de calouros com premiação para o 1º lugar na modalidade Infantil Masculino, Infantil Feminino e Adulto Livre. O público presente concorrerá ao sorteio de uma bicicleta e uma cesta básica.
O Show nos Bairros, que a cada mês tem beneficiado uma comunidade de Caraguá, era um sonho antigo do prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, e por onde passa, recebe a aprovação do público. Este projeto tem como objetivo proporcionar entretenimento, atrações artísticas e muita diversão às comunidades mais distantes, descentralizando os eventos, de modo que todos os bairros da cidade sejam beneficiados com atividades variadas.
Não deixe de participar do Show nos Bairros no campinho do Rio do Ouro. Aproveite e leve toda sua família. A entrada é franca. Participe! (Fonte: PMC)

Atletas de Supino representam Caraguá no Peru
Se conquistarem o campeonato, os atletas ganharão bolsa de estudo do Ministério do Esporte e poderão ajudar atletas iniciantes. A competição será de 2 a 4 de novembro, na cidade peruana de Lima

Caraguatatuba - Os atletas B.A Oliveira e Honório Muniz seguirão para Lima, no Peru, onde participarão do Campeonato Sul Americano de Supino, organizado pela IPF - Federação Internacional de PowerLifting. O evento acontecerá de 2 a 4 de novembro e terá a participação de cerca de 13 países da América Latina. Entre os competidores da modalidade do Vale do Paraíba e Litoral Norte, apenas os dois atletas que representarão Caraguá conquistaram índice para a disputa.
Os atletas conquistaram a vaga na prova após tornarem-se campeões nos campeonatos Paulista, que aconteceu no mês de maio em Itu e no Brasileiro, disputado em setembro, na Praia Grande, Litoral Sul do Estado.
De acordo com B.A Oliveira se forem campeões nesta competição, eles receberão uma bolsa de estudo do Ministérios do Esporte. "Nosso objetivo é vencer para que possamos utilizar o dinheiro que recebermos da bolsa de estudos para ajudar atletas iniciantes da cidade. Muitos deles querem disputar, porém não têm condições para se inscrever e até mesmo se locomover até o local da prova", disse e acrescentou ainda que "não ajudaremos apenas atletas de Supino mas também de outras categorias. Assim faremos a nossa parte social e contribuiremos para o desenvolvimento ainda mais do esporte no município", declarou.
B.A disse que para continuar recebendo a bolsa de estudos do Ministério do Esporte, o atleta terá que participar de todas as provas da IPF e no final do ano apresentar um resultado satisfatório.
Para os atletas, que participam pela primeira vez da disputa, a diferença de duas horas no fuso horário não vai atrapalhar no desempenho da prova. "Iremos competir às 15 horas, horário do Peru e aqui no Brasil será 17h, este é um ótimo horário para competir, afirmou Oliveira
Para participar da competição o atleta B.A Oliveira, que também é bolsa-esporte UNIMÓDULO, conta com total apoio da Prefeitura, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação.
A Prefeitura de Caraguá tem feito vários investimentos na área esportiva com apoio em clubes, associações, além dos atletas de base da SECER. Os competidores de várias modalidades têm trazido bons resultados para o município, como por exemplo, a ciclista Sumai Ali, medalha de ouro nos Jogos Abertos do Interior; a equipe de Beach Soccer, segundo lugar também nos abertos entre outros. (Fonte: PMC)

Maratonista de Caraguá conquista bom resultado no fim de semana
Roselaine de Souza Silva correu contra quenianas e segue trabalho forte visando a São Silvestre

Caraguatatuba - Competindo com atletas importantes do cenário mundial, no último domingo, a maratonista Roselaine, de Caraguá, ficou em quarto lugar nos 10,5 km, da 7ª Mini Maratona de Goiânia, em Goiás.
A corredora caraguatatubense, que compete com o apoio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, Madeireira Getuba, Fran Games e Brinquedos, Maninhos Elétrica e Acessórios e Rádio Oceânica, se mostrou satisfeita e surpresa com o resultado obtido.
"Fiquei muito feliz, pois o nível da competição estava muito forte e competitivo. Tivemos duas quenianas na prova. Confesso que não esperava conquistar uma colocação tão boa", disse Rose.
Segundo a atleta, muitos quenianos estiveram na 7ª Mini Maratona de Goiânia, o que abrilhantou ainda mais o resultado da maratonista caraguatatubense.
"Nesta época do ano, muitos quenianos chegam ao Brasil, por causa da proximidade da São Silvestre. Eles são mais preparados do que os demais competidores. É natural o físico deles ser melhor, além da altitude que tem no Quênia, isso facilita", comentou.
Na prova masculina, sete quenianos competiram. No feminino, duas atletas do Quênia, que ficaram em primeiro e segundo lugar, estiveram na prova em Goiânia.
A maratonista de Caraguá, que continua seu treino em Campos do Jordão, visando a tradicional prova da São Silvestre, em São Paulo, no dia 31 de dezembro, contou a estratégia usada no último domingo.
"Segui os conselhos do meu treinador (Eduardo do Nascimento), que pediu para eu não sair forte. Deixei para forçar os passos na hora certa", explicou Rose.
No começo de novembro, a maratonista competirá no Rio de Janeiro na corrida Nextel Cidade Maravilhosa. "Estou muito confiante para essa próxima prova. Acho que poderei sair com outro bom resultado", finalizou. (Fonte: PMC)

Caraguá é vice no Beach Soccer em decisão especial
A equipe caraguatatubense ficou em segundo lugar na modalidade, nos Jogos Abertos do Interior, perdendo para Lorena, que tem como base jogadores caiçaras

Caraguatatuba - Muitos não valorizam o vice-campeonato, mas o resultado alcançado pelo time de Caraguá no Beach Soccer nesse último domingo, prova ainda mais o bom trabalho feito pela SECER - Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, que tem incentivado a prática do esporte.
A equipe de Caraguá perdeu na final para Lorena por 3 a 2 em uma decisão de 'irmandade'. A base do time do Vale do Paraíba é composta por jogadores de Caraguatatuba. Cinco atletas compuseram o plantel campeão (Alan, Xande, Allanzinho, Daniel e Fabinho).
A final especial foi regada de muita emoção. E as bolas paradas ajudaram a decidir o resultado. A equipe de Lorena abriu o placar com Allanzinho em cobrança de falta. Em seguida, Isaias empatou para o time do Litoral.
De pênalti, Alan colocou novamente o time do Vale na frente do marcador, mas novamente Caraguá empatou, com Piauí. Faltando um minuto para o fim da partida, Alan fez o gol, que deu o título para Lorena.
Comprovando a boa fase de Caraguatatuba no Beach Soccer, em 2004 e 2005, o time caiçara foi campeão dos Jogos Regionais. Em 2006 e 2007, na mesma competição, Caraguá ficou com a segunda colocação. (Fonte: PMC)

Vôlei de Caraguá se classifica nos Jogos Abertos
Pela Livovali, time feminino da cidade também teve resultado positivo

Caraguatatuba - A equipe de Voleibol Sub-21 de Caraguatatuba, que tem o apoio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, avançou para as oitavas-de-final dos Jogos Abertos do Interior, que está sendo disputado em Praia Grande, Litoral Sul de São Paulo.
O time caraguatatubense conseguiu a classificação ao vencer ontem (segunda-feira) Pindamonhangaba por 2 a 0, com parciais de 25/22 e 25/23.
A equipe do Vale do Paraíba foi terceira colocada no Campeonato Paulista da categoria, e a vitória dará moral para Caraguá seguir na competição.
"Pinda continua sendo um dos favoritos, e esse resultado dará um ânimo especial para a equipe lutar pelo título, só temos que manter o mesmo ritmo, com os pés no chão", disse Guilherme Novaes, meio de rede do time caraguatatubense.
A respeito do jogo, o jogador de Caraguá enalteceu o conjunto e vontade do time. "Sabíamos do favoritismo deles nessa partida, mas nunca deixamos de acreditar no nosso potencial. Tivemos um ótimo volume de jogo e não deixávamos a bola cair. E o mais importante, foi á união e a garra da equipe", comentou Guilherme.
Caraguatatuba já tinha vencido o time de Santos no último domingo por 2 a 1. Com seis pontos, a equipe terminou em primeiro lugar na chave. O próximo adversário da equipe do Litoral será conhecido apenas nesta terça-feira.
Pela Livovali (Liga de Voleibol do Vale do Paraíba e Litoral Norte), no último domingo, no CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, o time Mirim Feminino de Caraguá venceu o Espigão Voleibol de Mogi das Cruzes por 3 a 0 (25/11 - 25/11 e 25/17). (Fonte: PMC)

Premio Francisco de Sales e Dom Bosco de Comunicação
O prazo final se enderra em 30 de novembro de 2007

Caraguatatuba - Prêmio foi lançado como um desafio que surgiu do Encontro com Jornalistas, em maio deste ano, quando se propôs a renovãção da responsabilidade social do profissional de imprensa, produzindo ao menos uma matéria de caráter social onde o aspecto positivo fosse destacado. (veja regulamento do site www.diocesecaraguatatuba.com.br  - Publicações).
Nós, da Diocese de Caraguatatuba, Pastoral da Comunicação, Assessoria de Imprensa e bispo diocesano, Dom Altieri, gostaríamos de contar com a sua participação a partir da instrumentalização dos seus dons, de escrever e fotografar.
Vamos participar deste iniciativa e celebrar este momento no dia 24 de janeiro, quando a Comissão Julgadora devrá presentar os vencedores. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Curso de Atendimento ao Cliente será oferecido aos empreendedores de Caraguá em dezembro
Destinada a empresários e pessoas que têm contato direto com o cliente, a capacitação do Sebrae já está com vagas abertas, para a formação de uma nova turma. As inscrições podem ser feitas no Posto de Atendimento ao Empreendedor, de Caraguá

Caraguatatuba - "Qualidade Máxima no Atendimento ao Cliente" será o curso que o PAE - Posto de Atendimento ao Empreendedor - Sebrae, de Caraguatatuba, oferecerá em dezembro, para empresários e pessoas que têm contato direto com o cliente.
O principal objetivo do curso é abordar estratégias que possam contribuir para o aumento na qualidade do atendimento ao cliente, a partir da análise de situações reais de atendimento.
De acordo com o PAE de Caraguá, o foco temático da capacitação está ligado à área de recursos humanos e ao mercado. Dentro das questões que serão colocadas em debate durante o treinamento, destacam-se a identificação de situações críticas de atendimento, conhecimento de técnicas, conhecimento do perfil do profissional de atendimento e avaliação do serviço prestado, entre outros.
O investimento no curso, segundo o Sebrae de Caraguá, é de R$ 50,00 e as vagas são limitadas. A carga horária total será de 16 horas/aula, As inscrições devem ser feitas com antecedência no Posto de Atendimento ao Empreendedor, que fica junto ao prédio da Secretaria de Administração da Prefeitura de Municipal.
As aulas serão ministradas de 3 a 6 de dezembro, das 18h30 às 22h30, na sede da ACE - Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3897-8198. (Fonte: PMC)

Câmara vota Títulos, Projetos e Veto
Maioria das proposituras é do Executivo

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute nesta terça-feira - 23 de outubro, durante a sua 33ª Sessão Ordinária semanal, projetos de lei do Executivo, um Veto Total e um Título de Cidadão. A sessão terá início às 19h30 com transmissão pelas rádios locais.
Na pauta 6 (seis) projetos, sendo 4 do Executivo, um Veto Total e um de autoria de Vereador.
Do Executivo são os seguintes projetos: Autorização de Convênio com a Unitau - Universidade de Taubaté para cooperação Pedagógica - Técnico - Científica; Alteração do artigo 2º da Lei 1367/07 - Conselho Fundeb - Fundação para o Desenvolvimento do Ensino Básico; Reestruturação do CaraguaPrev - Previdência Municipal dos Servidores Públicos de Caraguatatuba e Abertura de Crédito especial ao Orçamento.
Constam na Ordem do Dia também o Veto Total ao Projeto de autoria do Vereador Omar Kazon (PR), que dispõe sobre créditos tributários e concessão de benefícios fiscais e do Vereador Aurimar Mansano (PTB), que concede Título de Cidadão Caraguatatubense para o Engenheiro Jurandir do Amaral Silva.
A Sessão Ordinária semanal da Câmara Municipal de Caraguatatuba pode ser acompanhada ao vivo, pela rádio Oceânica - 670 Khz ou Caraguá FM - 89,5 Mhz, além dos respectivos sites na Internet para transmissão on line, respectivamente www.radioceanica.com.br  em rádio on line ou www.caraguafm.com.br  em estúdio on line. A sessão tem início às 19h30. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Extraordinária tem apenas projetos do Executivo
Sessão foi realizada para discutir projetos de urgência

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou nesta quinta-feira - 18 de outubro, às 15 horas, a sua 13ª Sessão Extraordinária do ano, apenas com projetos de autoria do Executivo. Os projetos foram enviados pelo Prefeito Aguilar (DEM) para que fossem discutidos com urgência.
Na pauta 4 proposituras; Autorização ao Executivo para contratar financiamento junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), para o transporte escolar aos alunos do Ensino Básico, moradores na zona rural do município.
O segundo projeto versou sobre a alteração do anexo 1 da Lei Municipal 992/02, aumentando de 10 para 30 o número de vagas para Agentes de Zoonoses.
A propositura que trata da denominação de Dúlio Peixoto para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e Laboratório de Prótese Dentária (LPD), que será inaugurado na próxima semana, no bairro do Tinga, foi adiado por tempo indeterminado, devido a falta de documentos.
Finalizando o último projeto a ser votado dispõe sobre abertura e desdobramento de crédito suplementar ao Orçamento do município, respectivamente de R$ 1,650 milhões para o Centro de Recreação dos Idosos e de R$ 2,750 milhões para pagamentos diversos.
Cerca de 15 pessoas acompanharam a sessão, que durou aproximadamente 75 minutos e não foi transmitida pelas rádios locais. Na seqüência dos projetos, foram aprovados 14 Requerimentos de autoria dos Vereadores. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara aprova Estatuto do Servidor Público
Foram votadas 23 Emendas além do projeto

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou nesta terça-feira - 16 de outubro a mais longa Sessão Ordinária semanal dos últimos 8 (oito) anos para aprovar as alterações propostas pelo Executivo para o Estatuto do Servidor Público Municipal. Além do projeto foram apresentadas 23 Emendas, mas nem todas foram votadas ou aprovadas.
Com uma platéia estimada em 50 Servidores Públicos, a Câmara Municipal de Caraguatatuba discutiu e aprovou as alterações propostas pelo Executivo para o Estatuto do Servidor Público Municipal. A Sessão Ordinária semanal foi a mais longa dos últimos 8 anos, com início às 19h30 e término às 01h15 de hoje (quarta-feira).
Das 23 Emendas apresentadas, o Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PDT), com 11 (onze) emendas, foi o que mais apresentou, seguido pelo Vereador Aurimar Mansano (PTB), com 9 (nove) emendas. Destas, 10 (dez) foram aprovadas, 5 (cinco) foram rejeitadas e 8 (oito) foram retiradas por seus autores, além de uma sub-emenda, de autoria do Parlamentar Aurimar Mansano, que foi retirada por estar prejudicada.
As Emendas versaram pela inclusão de adicional de salário, de insalubridade e periculosidade, além de qüinqüênios (5 anos) e trintenários (30 anos), bem como suas formas de pagamento, equiparação salarial com outras categorias de trabalhadores, entre outros. Ao final o projeto foi aprovado por unanimidade, junto com as emendas aprovadas.
No Expediente foi lido ofício do Prefeito José Pereira de Aguilar (DEM), apresentando as novas lideranças do Executivo na Câmara. O novo líder do Prefeito é o Vereador Juarez Pereira Pardim (DEM) e o vice-líder o Parlamentar Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT).
Foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 4 Projetos de Lei, além da votação e aprovação de 2 Moções. Não havia Indicações para leitura no intervalo.
A Câmara de Caraguá realiza nesta quinta-feira - 18 de outubro, a partir das 15 horas, a sua 13ª Sessão Extraordinária do ano, para discutir alguns projetos pendentes e de interesse do município. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Vereador quer que postos de saúde fiquem abertos aos fins de semana

Ilhabela - O Vereador José Jorge Pereira apresentará um requerimento na sessão ordinária de hoje (22/10) para que as Unidades Básicas de Saúde localizadas no Bairro da Armação (norte do arquipélago) e na Praia do Curral (sul) permaneçam abertos aos finais de semana e feriados.
O parlamentar explica que os moradores destas regiões levam muito tempo para chegar até o Hospital Municipal Mário Covas, na Barra Velha, e que em casos de emergência durante a temporada e feriados prolongados a situação se agrava ainda mais pois o trânsito é intenso.
Zeca também pede ao Executivo que disponibilize uma ambulância para cada um destes postos de saúde. O requerimento será submetido à votação na sessão ordinária que acontece nesta segunda-feira (22/10). (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereadores aprovam Código de Posturas e 46 emendas

Ilhabela - O Projeto de Lei Complementar nº 75/2005, do Executivo Municipal, que institui o Código de Posturas foi votado hoje (19/10) em sessão extraordinária na Câmara Municipal de Ilhabela.
Com início às 10h30, a sessão extraordinária foi aberta com a posse de Valdevino Gonçalves de Souza (o “Divino”), suplente do PMDB que substituirá o Vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto durante sua licença de 30 dias.
Além do Presidente da Casa, o Professor Joadir Capucho (PTB), estavam presentes na sessão os vereadores Beto Campos (PV), Zeca do São Pedro (PTB), Nanci Zanato (PPS), Roberto Timbada (PDT) e o recém-empossado Divino Gonçalves (PMDB).
Com a licença do Vereador Carlinhos, foram reformuladas duas comissões permanentes. A Comissão de Justiça e Redação passou a ser formada pela Vereadora Nanci, como presidente; Beto, como vice, e Divino como membro. A Comissão de Finanças e Orçamento passa a ter o Vereador Beto, como presidente; Dr. Guilherme, como vice, e Timbada como membro. Esta reformulação somente será válida durante a ausência do Vereador Carlinhos.
Depois de um intervalo para as comissões permanentes exararem seus respectivos pareceres, os vereadores presentes retomaram a sessão, aprovaram 46 emendas das mais de 100 apresentadas e, por unanimidade entre os presentes, a proposta do Executivo para o Código de Posturas foi aprovada.
“O resultado foi o melhor que conseguimos fazer pois, ao invés da Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura apresentar um substitutivo, nós vereadores tivemos de apresentar diversas emendas para tentar consertar o projeto. Embora tenham sido realizadas diversas audiências, não tivemos o apoio necessário dos setores técnicos da Prefeitura”, comentou o Vereador Beto durante sua justificativa de voto. Segundo ele, para que a cidade realmente respeite este Código, o Executivo terá de promover um concurso público para a contratação de agentes fiscais para diferentes áreas.
“Espero que este Código de Posturas seja um instrumento a favor da qualidade de vida para o município”, disse o presidente da Casa ao final da sessão que foi encerrada por volta das 15 horas. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Novas medidas decorrentes do Programa Estadual de Desburocratização

Ilhabela - A coordenadora do Banco do Povo de Ilhabela, Ivana Tomie de Boris Davidoff, representou o município, no evento “Anúncio das Medidas Legais em Benefício das Micro e Pequenas Empresas”, que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes com a presença do governador, José Serra e o secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho e Presidente do Comitê Estadual de Desburocratização, Guilherme Afif Domingos.
Com este ato, o governo do Estado adota uma efetiva política de favorecimento a este segmento econômico diminuindo a informalidade, aumentado a sobrevivência das micro e pequenas empresas e elevando o número de empregos oferecidos por elas, facilitando, com ações concretas, o dia-a-dia do empreendedor. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Campanha de busca ativa da Hanseníase prossegue até o final do mês
A Prefeitura de São Sebastião aderiu à Campanha Estadual. Dia 30/10 haverá ação pontual no Centro de Saúde “Josiane Pereira
de Jesus”, no Topo


São Sebastião - Até o dia 31 de outubro, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), intensificará as atividades de busca ativa por diagnósticos de hanseníase em atendimento à campanha estadual de prevenção à doença. Durante este período, todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do município focarão suas tarefas na procura por
casos, pois o diagnóstico precoce e a realização correta do tratamento levam à cura.
De acordo com Milene Cordeiro de Lima, coordenadora do Programa de Hanseníase da Sesau, a ação pontual da campanha na cidade será realizada no dia 30 de outubro, no Centro de Saúde “Josiane Pereira de Jesus”, na Topolândia, quando a equipe deverá realizar ações de abordagens em todos os pacientes atendidos na data, com distribuição de material informativo e
apresentações das oficinas culturais da Secretaria de Turismo e Cultura (Sectur), a partir das 14h.
A hanseníase é uma doença contagiosa popularmente conhecida por “lepra”, que atinge a pele e os nervos, podendo também localizar-se em órgãos internos. Os principais sintomas são manchas na pele, que não doem, não incomodam, não coçam, com queda de pêlos e a perda da sensibilidade (queimar-se ou cortar-se sem sentir, por exemplo). De acordo com dados da Sesau, em 2006, foram notificados 14 novos casos da doença em São Sebastião e neste ano, até o início do mês, a Secretaria de Saúde registrou 12 casos novos e um total de 16 pacientes em tratamento.
É importante salientar que todos têm direito ao tratamento gratuito. Ao perceber um ou mais dos sintomas, a pessoa deve se dirigir o quanto antes à USF. Mais informações sobre a campanha e a doença podem ser obtidas pelo telefone (12) 3892.1744.
(Fonte: PMSS)

Prefeitura faz intercâmbio com o Canadá para operar crianças com problemas ortopédicos

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), recebe a partir do próximo final de semana (28/10) até 3 de novembro, uma equipe de médicos canadenses voluntários do Hospital For Sick Children e da entidade “No Boundaries” (Sem Fronteiras). Eles realizam no Litoral Norte uma série de cirurgias em crianças com problemas ortopédicos de alta complexidade. Somente na cidade serão 23 pacientes beneficiados.
A escolha da região foi feita com base na indicação do ortopedista Fábio Ferri que durante algum tempo trabalhou em São Sebastião. De acordo com o secretário de Saúde, Antônio Guilherme Duarte de Carvalho, há uma fila de espera para essas crianças serem operadas em outros centros médicos. “Essa ação veio em boa hora e vai beneficiar uma série de pacientes que precisam de tratamento mais complexo”, explicou.
De uma lista de cerca de 50 casos, 23 foram selecionados para análise dos médicos canadenses. A partir do próximo domingo eles serão avaliados ambulatorialmente pela equipe composta por dois ortopedistas, dois anestesistas e dois enfermeiros e onde houver necessidade, passarão por um “mutirão” de cirurgias.
Os médicos voluntários optam por atuar em países em desenvolvimento, caso do Brasil, e a escolha por São Sebastião se deu até mesmo pelo apoio oferecido pelo município. De acordo com o membro da equipe de ortopedia do Hospital de Clínicas de São Sebastião, Luiz Teruo Minami, todo o suporte de atendimento foi providenciado, especialmente no que compete à avaliação dos pacientes que necessitam de atendimento especial. “Essa triagem vai agilizar o atendimento no período da ação dos profissionais”.
Segundo o secretário da Saúde, a equipe sebastianense também fará todo o acompanhamento pós-operatório dos pacientes. A Prefeitura também vai consertar o aparelho Intensificador de Imagem considerado fundamental para as cirurgias de alta complexidade.
“Esse intercâmbio é importante para o atendimento dos nossos pacientes bem como a reciclagem dos médicos que atendem no município”, explicou o secretário. Para isso, além das cirurgias, os canadenses também devem realizar três palestras em São Sebastião voltadas para pediatras, ortopedistas e equipe do projeto pós-operatório. Elas estão previstas para os dias 29, 30 e 31 de outubro, respectivamente, no auditório das Faculdades São Sebastião, a partir das 18h, após os procedimentos cirúrgicos. (Fonte: PMSS)

Da Pá Virada: crianças fazem a festa na Topolândia e Canto do Mar

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), em parceria com as Secretarias de Governo (Segov), Educação (Seduc) e Cultura e Turismo (Sectur), realizou no sábado e domingo (20 e 21/10) o projeto Da Pá Virada no Centro Comunitário da Topolândia e na Escola Municipal do Canto do Mar. A ação divertiu a criançada com diversos atrativos.
Umas das atrações do projeto mais procuradas foi a piscina de bolinhas, para as crianças com até cinco anos. “É impressionante como meu filho fica alegre com este brinquedo. Acho que são as cores, que o estimula a pular e a fazer tanta bagunça com as outras crianças”, diz Regiane Oliveira dos Santos, moradora da Enseada e mãe de Igor Freitas dos Santos, 4 anos.
Entre as outras opções de lazer estavam a cama elástica, pula-pula, ping pong, piscina de bolinha, campo de sabão e touro-mecânico, além de muita pipoca e algodão doce.
Para a estudante do Canto do Mar, Joane Fagundes Quintal, 10 anos, todas as brincadeiras a impressionaram, por que chamam a atenção pelo tamanho. “É muito divertido. Todos podem participar e se divertir juntos”, destaca. Já para Pedro Alves, a quantidade de pessoas da sua idade é o que o atraiu para o evento. “Aqui nós conhecemos novas pessoas e podemos fazer mais amizades”.
As próximas edições do Da Pá Virada são no sábado (27/10), na Escola Municipal Profº Antônio Luis Monteiro, no bairro do Boiçucanga e no domingo (21/10) na Escola Municipal Henrique Tavares, na Barra do Sahy e na Escola Municipal Walfrido Maciel Monteiro, no Morro do Abrigo. O evento sempre ocorre das 14h às 18h. (Fonte: PMSS)

Seduc encerra curso de capacitação do Some e beneficia cerca de 50 professores

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), finalizou no último sábado (20/10), na Emei Emília Pinder (Peteleco), localizada no bairro da Vila Amélia, em São Sebastião, o 3° Encontro de Capacitação do Sistema Objetivo Municipal de Ensino (Some), utilizado na Educação Infantil e 1ª Série do Ensino Fundamental.
Foi o último encontro de uma série de capacitações que objetivaram o aprimoramento de assuntos que serão trabalhados com os alunos, como matemática, códigos, natureza, sociedade, música, ciências, língua portuguesa, arte e movimento. Mais de 50 professores da rede municipal de ensino foram beneficiados.
De acordo com a assessora pedagógica do Some, responsável por São Sebastião, Yvone Restom, toda a formação continuada dos professores foi planejada para a prática do educador, produzindo novos conhecimentos. “Promovemos um enriquecimento do que está disponível no caderno de atividades para que os professores possam se amparar e desenvolver um bom trabalho”, disse Yvone.
Segundo a secretária de Educação, Marilene Ramachotti Leite, os encontros de formação continuada do Some aconteceram como suporte técnico e pedagógico para os professores participantes para a adequada utilização do material adquirido pela Prefeitura. “São Sebastião foi contemplada com excelentes capacitadores que foram muito bem recebidos por nossos educadores”, disse Marilene. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4717 ou no site www.saosebastiao.sp.gov.br. (Fonte: PMSS)

Prefeito conquista escola técnica estadual para São Sebastião
Anúncio foi feito pelo Governador do Estado de São Paulo, José Serra, nesta sexta-feira (19/10) durante visita a São José dos
Campos, no Vale do Paraíba. Dr. Juan Garcia reivindica desde 2005 a instalação de uma escola técnica no município


São Sebastião - O governador do Estado de São Paulo, José Serra, anunciou na tarde desta sexta-feira (19/10), durante visita a São José dos Campos, a instalação de uma ETEC (Escola Técnica Estadual) no município de São Sebastião. Serra esteve no Vale do Paraíba para o lançamento da 3ª fase da interligação entre as rodovias Presidente Dutra e Carvalho Pinto.
A cerimônia contou com a presença de várias autoridades, entre elas, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, acompanhado do secretário municipal da Fazenda, Amin Nossabein, e do vereador Robson Ceará. "Esta é mais uma conquista da Prefeitura de São Sebastião, pois hoje recebemos a garantia do governador da instalação da ETEC", comemorou Dr. Juan.
Apenas três ETEC's foram liberadas para a região, além de São Sebastião, uma em Ubatuba e outra em São José dos Campos. José Serra disse que a unidade sebastianense terá cursos relacionados ao petróleo e gás, conforme reivindicação do município. "São medidas que no futuro impulsionarão o emprego, além de refletir no desenvolvimento do Estado de São Paulo", disse o governador.
Atualmente, a Prefeitura de São Sebastião já investe nos cursos profissionalizantes. Em 2005 foi criado o CIP – Centro Integrado Profissionalizante, com cursos certificados pelo Senai. O município também tem o compromisso do Estado pela instalação de uma Fatec - Faculdade de Tecnologia.
No início da tarde desta sexta-feira, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, já havia recebido no gabinete a visita do secretário estadual de Transportes, Mauro Arce, e o presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Frederico Bussinger.(Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara ACIU

Autuações educativas de lombada eletrônica chegam a partir de segunda-feira, 22
Durante a fase experimental, de 4 a 18 de setembro, foram autuados mais de mil veículos excedendo a velocidade permitida; as penalidades começaram a vigorar a partir de 10 de outubro

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio de sua Coordenadoria de Trânsito, iniciará o envio das autuações referentes ao período de testes da lombada eletrônica que foi instalada na Avenida Leovigildo Dias Vieira, no mês passado. Durante a fase experimental, de 4 a 18 de setembro, foram autuados mais de mil veículos excedendo a velocidade permitida, que na época era de 40km/h. Esses veículos receberão notificação de advertência educativa, que não irá acarretar em pontos na carteira e nem multa.
Segundo o coordenador de Trânsito, Marlon Lopes, durante este período, a campanha foi somente educativa, mas a partir de 10 de outubro, as autuações passaram a ter validade e a multa para quem ultrapassa o limite de velocidade pode variar de R$ 85,13 a R$ 512,65. “Nós entramos num consenso com a comunidade, de aumentar a velocidade máxima permitida para 50km/h. A partir disso, as autuações passaram a ter validade, contando pontos na carteira e multas proporcionais à falta cometida.”
O sistema - A implantação do sistema tornou-se necessária devido ao grande índice de acidentes ao longo da via. Foram instalados dois equipamentos, um educativo, indicando a velocidade determinada para o trecho e a velocidade em que o veículo se encontra e uma punitiva, um radar do tipo “pardal”, que registra as autuações fotográficas para o motorista que não respeitar o limite.
Em breve, a Avenida Iperoig também contará com lombadas eletrônicas. O processo já está em fase licitatória. Também está prevista a aquisição de equipamentos móveis, que poderão atuar em diversos pontos da cidade.
Cumprir a lei para não ser multado - O proprietário de um restaurante da Avenida Leovigildo, Alfredo Correa Filho, afirma que é favorável à implantação das lombadas. “Já aconteceram acidentes fatais na porta do meu restaurante, por excesso de velocidade. À noite, essa avenida vira uma pista de corrida, com motoristas que não respeitam as normas de trânsito. Uma
cidade organizada começa desse jeito, monitorando e cobrando. Quem não quiser ser multado, tem que andar na velocidade estabelecida pela lei.” (Fonte: PMU)

Processo de elaboração da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo entra na fase final
A população tem participado ativamente de todo o processo e cada distrito contou com mais de 20 destaques por audiência pública

Ubatuba - O processo de elaboração da nova Lei de Uso e Ocupação de Solo (L.U.O.S.). de Ubatuba, que está sendo desenvolvido com participação direta e efetiva da população, está chegando a sua fase final. Nas duas últimas semanas aconteceram as audiências públicas distritais, sendo que nas segundas audiências foram votados os chamados "destaques" (contribuições ou pedidos dos cidadãos). Cada distrito indicou doze delegados, para, após análise, votar os destaques; aqueles que foram aprovados serão inclusos na lei final, que deverá ser entregue à Câmara Municipal até o fim deste mês.
O único distrito que ainda não concluiu esta fase foi o Distrito Centro-Sul, que teve dificuldades na escolha dos delegados.
A comissão de sistematização, através do secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Marcelo Mourão, moderou a escolha dos delegados do Distrito Centro-Sul, que na próxima terça-feira, 23, dará continuidade à audiência anterior, que foi suspensa para haver um prazo maior para o recebimento das contribuições da comunidade. A continuação da audiência do Distrito
centro-Sul acontece no mesmo local, ou seja, na Escola Municipal Professora Semíramis Prado de Oliveira, no Saco da Ribeira, a partir das 19h.
Já no dia 24 de outubro, vai acontecer a reunião preparatória de trabalho para a audiência final, no dia 26. A reunião preparatória, que acontece a partir das 8h30, no Salão da Igreja São Francisco, vai contar com as presenças dos Conselhos
Municipais de Desenvolvimento e de Turismo, em sessão extraordinária, além da comissão de sistematização e dos 60 delegados distritais. Nesta reunião será realizada a leitura do texto final do Projeto de Lei e sua discussão prévia.
"Toda a população está convidada a participar da última audiência pública, quando será votado o texto final do Projeto de Lei a ser encaminhado ao Legislativo. Até agora a participação tem sido grande e a população está de parabéns por esta demonstração de interesse em uma decisão como esta, importante para todo o município", diz o prefeito de Ubatuba, Eduardo
Cesar.
A audiência final acontece no dia 26 de outubro, a partir das 17h, na Escola Padre José de Anchieta. (Fonte: PMU)

Onbongo Pro Surfing começa em Ubatuba

Ubatuba - Está tudo pronta para a praia de Itamambuca receber, a partir desta terça-feira, 23, um dos eventos mais importantes do circuito sul-americano de surfe profissional, o Onbongo Pro Surfing. A competição, de nível máximo seis estrelas, acontece até o domingo, 28 e vai contar com surfistas de renome internacional, atraindo amantes do esporte para Ubatuba, que é a capital do surfe no Estado de São Paulo.
O Onbongo Pro Surfing será a última etapa do WQS (divisão de acesso à elite do surfe mundial) em ondas brasileiras e já conta com 182 surfistas inscritos, de 15 diferentes países. O evento distribui 125 mil dólares em prêmios e 2.500 pontos no ranking do WQS e, além de poder decidir a classificação de alguns surfistas para a elite do WCT do ano que vem, vai definir o novo campeão sul-americano de surfe profissional.
No ano passado, quando a vinda do Onbongo Pro Surfing para Ubatuba marcou a volta da cidade ao Circuito Mundial de Surfe Profissional, o campeão foi o paulista Renan Rocha, que foi coroado como “King of the Beach” e se despediu do Circuito Mundial de Surfe Profissional. Este ano, a pergunta que estampa os cartazes é “Who will be the next king?”, o novo campeão,
que sentará no trono e receberá a coroa, especialmente feitos para este evento.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, está ansioso pelo início do campeonato: “estamos na expectativa de mais este evento tão grandioso, que coloca nossa cidade como destaque no mundo do surfe. Temos certeza que será um lindo espetáculo, imperdível para os amantes do esporte. A prefeitura é parceira no evento e estamos dando total apoio para que seja um enorme sucesso,
como foi em 2006”. (Fonte: PMU)

Ubatuba sediará etapa do Paulista de Pesca em novembro

Ubatuba - No próximo mês, Ubatuba estará sediando a 6ª etapa do Campeonato Paulista de Pesca e Lançamento 2007. O evento contará com a participação de cerca de 200 atletas federados e será realizado na praia do Cruzeiro, das 7 às 15 horas. Todos os peixes capturados durante o campeonato serão doados para o Lar Vicentino. A etapa acontecerá no dia 11 de novembro. Mais informações podem ser obtidas com Flávio dos Santos Rodrigues, presidente da Federação Paulista de Pesca, pelo telefone (11) 3672-0627, no horário das 13 às 17 horas. (Fonte: PMU)

Arrastão “Ubatuba sem dengue” chega ao Itaguá no próximo dia 1º
Esta campanha consiste na prevenção e visa eliminar os criadouros para impedir que o mosquito transmissor da doença se
reproduza no município


Ubatuba - O Itaguá será o próximo bairro a receber o movimento “Ubatuba sem dengue, entre nesta onda”, no próximo dia 1º de novembro. O último arrastão aconteceu no dia 11, atingiu o centro da cidade e reuniu mais de 200 funcionários de diversas secretarias da prefeitura. Os voluntários, juntamente com funcionários do Controle de Endemias e Programa de Saúde da Família visitaram mais de 2.500 imóveis. Esta campanha consiste na prevenção e visa eliminar os criadouros para impedir que o mosquito transmissor da doença se reproduza no município.
O prefeito Eduardo Cesar afirma que, aos poucos, a comunidade está entendendo a importância da participação de todos no ideal de manter a dengue longe de Ubatuba. “Nós pretendemos formar uma corrente forte, de mãos dadas com a população, para impedir que essa doença se instale novamente em nosso município. Quando a prevenção se tornar um hábito, o nossa meta estará cumprida.”
O “Ubatuba sem Dengue, entre nessa onda” engloba muito mais do que as visitas casa-a-casa, que estão acontecendo a cada 15 dias, em diferentes bairros da cidade. Diversas ações estão sendo realizadas, entre atividades educativas, treinamentos, campanhas publicitárias e outros. Este programa conta com a ação conjunta entre Secretarias e a articulação de diversos
setores da sociedade ubatubense, por meio do Comitê Permanente de Combate à Dengue. Este comitê tem se reunido freqüentemente e organizado diversas ações setorizadas, para atingir diferentes públicos. Aproxima reunião do comitê será no dia 23. (Fonte: PMU)

Ubatuba participa do 16º Congresso Nacional de Trânsito e Transporte
Durante o evento, foi confirmado que Ubatuba sediará o próximo Fórum Paulista de Trânsito e Transporte, a ser realizado entre os dias 22 e 23 de novembro

Ubatuba - A cidade de Ubatuba, representada pelo coordenador de Trânsito, Marlon Lopes, foi a única do litoral norte a participar do 16º Congresso Nacional de Trânsito e Transporte, realizado em Maceió, entre os dias 1 e 5 de outubro. Ao todo, foram 100 cidades, 25 estados e nove países participantes. O evento tratou de assuntos relevantes, como mobilidade urbana,
redução de tarifa de transporte público, aumento do número de veículos automotores e alternativas de transporte não-poluentes.
Durante o evento, foi confirmado que Ubatuba sediará o próximo Fórum Paulista de Trânsito e Transporte, a ser realizado entre os dias 22 e 23 de novembro. Segundo Marlon, além desta boa notícia, o Congresso também proporcionou diversas informações úteis para o município. “Nós podemos conhecer novas fórmulas de instalação de ciclofaixas, sistemas de autuação via celular, além de ficar por dentro de todas as resoluções do Contran e Denatran a serem implantadas até o fim deste ano.”(Fonte: PMU)

Fiscais da Prefeitura de Ubatuba fazem nova apreensão de mercadorias

Ubatuba - Na manhã de domingo, 21, os fiscais da Gerência de Tributos Mobiliários (GTM) da Prefeitura de Ubatuba realizaram uma nova apreensão de 452 produtos que estavam sendo comercializados no bairro Estufa II de forma irregular. Mais uma vez eram produtos perecíveis e sem notas fiscais, vendidos dentro de carrinhos. Na última quarta-feira, 17 os fiscais da GTM apreenderam 763 itens que estavam sendo vendidos da mesma forma no bairro do Ipiranguinha. Ontem os fiscais recolheram quatro quilos de lingüiça calabresa, dois quilos de carne seca, dois quilos de mortadela, quatro queijos, dois vidros de doce (compota), dois potes de manteiga, 32 bebidas lácteas e 404 iogurtes diversos. Durante a ação os fiscais também apreenderam
um dos carrinhos utilizados na atividade. “Eles vendiam de porta em porta, no sistema “fiado” para receberem após 30 dias. O infrator resistiu à ação, ameaçou de morte um de nossos fiscais e perfurou alguns dos iogurtes enquanto fazíamos a apreensão”, disse a gerente de Tributos Mobiliários Lucilene Maria Pereira Tavares.
Todos os itens apreendidos foram doados ao Lar do Menor, em Ubatuba. (Fonte: PMU)

Rua da Cascata será parcialmente interditada para reparos da Sabesp

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Coordenadoria de Trânsito, informa que a Rua da Cascata, no Bairro Ipiranguinha, será interditada parcialmente, a partir desta segunda-feira, 22. A princípio, o trecho parcialmente interditado será na altura do número 900 ao 1200, próximo ao Bairro dos Coqueirais. O objetivo da interdição será a realização de melhorias na alimentadora de água do bairro, por parte da Sabesp.
Segundo o coordenador de Trânsito, Marlon Lopes, todo o sistema será trocado desde o início da captação até os cavaletes domiciliares. “Com essa obra, espera-se sanar definitivamente os problemas de vazamento, falta d’agua e outros transtornos que a população vem sofrendo.” (Fonte: PMU)

SEMANA DE 19/10 A 25/10/2007

Cine Porto

Resident Evil 3 A Extinção
Terror!!!!!! - ás 19:40 - 21:20hs

Vira Lata
Aventura Dublado
ás 16:40 - 18:10hs

Atenção agora e toda Quarta-feira todos pagam R$ 3,00

cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Poesia Topo

Contra a ordem estabelecida

O venenoso peixe-escorpião
é o que tem as mais bonitas vestes;
o deselegante urubu
faz os melhores reides aéreos;
o besouro enfrenta os ares
e as leis da aerodinâmica;
Seu Antonio analfabeto
dá lições de santidade
(que de todos os conhecimentos
é a mais rara especialidade).

Felix Cabral

Ubatuba, meu eterno amor

És terra graciosa, amável, rica, histórica e grandiosa.
Suas montanhas altaneiros têm o aclive e declive da mais linda donzela.
Seus vales, na serra do mar, são como os vales da sensualidade.
Suas praias são como lábios sedutores, elegantes e doces como o mel.
Suas águas são como as lágrimas do amor, oriundas da mais pura paixão.
Suas matas são como os longos cabelos de tuas filhas, que enchem de orgulho e força os homens caiçaras.
Por isto eles são o que são, fortes, felizes, simples, íntegros, pais, dóceis, fraternos.
És terra mãe, mãe virtuosa, carinhosa, valente, destemida.
Mãe da gente, mãe gentil, que educa, que ensina, que encoraja, que faz homens vencedores e de bem.
És terra tamoia, de Anchieta, de Idalina, de Dr. Filhinho e tantos ilustres.
És terra das farinhas e dos peixes, das artes e dos pescadores.
És acolhedora, de teus filhos e de teus visitantes.
És grande e fazes os grandes.
Acolhes carinhosamente, como a filhos, os que vêm para ficar contigo.
Serás sempre incensurável.
És passado, presente e futuro.
Quando maltratada ou ignorada, como verdadeira mãe apenas amas, perdoas, não guardas ressentimentos.
Tu és exemplo de tolerância.
Ensinas que com sabedoria se conquista, e que a cultura sobrepõe-se à força.
Na economia nacional já fostes o maior centro produtor e exportador do País.
Hoje o turismo te explora, mas tu toleras, a ninguém desprezas.
E nada deixas faltar a teus filhos.
Tu continuas a mostrar a teus filhos os verdadeiros valores da vida, educação, humildade, coragem, respeito, amor, justiça,
fé e esperança.
Tu estás sempre a dizer a teus filhos: marchem!
Quando distantes, a saudade nos aproxima e nos fortalece.
Quando vem o desânimo, busco em ti o alento.
Se eu de ti me esquecer, como castigo tires de mim o dom de escrever.
Porém, não te esqueças, esteja onde estiver, sempre te amarei.
Seja teu o meu último abraço.
Abraçados iremos para a eternidade.
Ubatuba, meu eterno amor.

 


Benedito José dos Santos Filho
São Paulo, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Entre tapas... as decisões baseadas em baseados

A imagem ao lado, do calçadão existente na rua Guarani, Centro, mostra 50% do espaço sendo tomado por um arbusto plantado. Uma árvore em formação toma outros 20%. O piso daquele passeio público...
Em Ubatuba, as "discussões" para a reformulação da lei de uso e ocupação do solo urbano estão acirradas. As reuniões são "conduzidas". As decisões não correspondem à vontade popular. Meia dúzia de "verdinhos" não tem procuração da população para transformar Ubatuba em um cercadão, mas é a vontade "deles" que está imperando, com dispersos bordejos do Executivo.
Falando em "verdinhos", recomendo a qualquer pessoa importunada por um da "espécie" que faça o seguinte: verifique onde o indivíduo mora, se "mama" (ou está "encostado") nas "tetas do pudê" e onde ele passa o tempo (em horário de expediente).
Garanto que você se surpreenderá, mas se além disso quiser desmascará-lo é só me procurar. Aviso de antemão: não vá "medrar", pois o seu nome também será divulgado e se você tiver o rabo preso...
Atentem para um fato: os técnicos que elaboraram o Plano Diretor (os mesmos do esquecido PL 106/02) não estão participando dos "debates" promovidos pela administração do "nunca antes (e de novo jamais)", apesar de morarem em Ubatuba. (Isso é uma constatação e não uma crítica.)
Para não me estressar prematuramente, vou seguir o exemplo de muita gente e aguardar até que o Legislativo coloque o projeto de lei em debate. Afinal, não é à toa que a Câmara Municipal é chamada de "Casa das Leis" e também "Casa do Povo".

Luiz Moura
www.ubaweb.com
Ubatuba, SP


Parabéns à atuação da Polícia Militar em Ubatuba


Gostaria de em breves linhas, como empresário e membro do PSDB , parabenizar a atuação mais recente da Polícia Militar em nossa cidade.
Embora possa parecer a alguns menos informados um exagero, os comandos estratégicamente colocados nas ruas do município, contribuem e muito para a redução da liberdade com que os criminosos circulam, consequentemente melhorando a segurança para a população e turistas que freqüentam Ubatuba.
Sem tocar no óbvio da segurança da população, um turista que aqui é vítima de furto ou assalto, provávelmente nunca mais retornará. O prejuízo é enorme para a vítima e para a população de nossa cidade.
Parabéns ao Capitão Paulo José Ribeiro da Silva e equipe que após assumir em 18 de Junho, mesmo com pequeno efetivo e equipamentos, tem demonstrado ser possível melhorar as condições de segurança em Ubatuba.

Hugo Gallo Neto
Aquário de Ubatuba

 

Não ao retrocesso! Sim à educação!

Fiquei enormemente chocado nesta manhã ao ler a matéria publicada no Litoral Virtual intitulada “Inadimplência e falta de parcerias podem tirar Unitau de Ubatuba”. Nesta matéria a reitora da Universidade, Maria Lucila Barbosa, revela que a receita da faculdade, em Ubatuba, está comprometida e desta forma, não conseguindo um balanço positivo terão que desativar a unidade, Ela acrescenta que está aberta a conversas com as autoridades municipais, no caso de algum interesse em parcerias que possam viabilizar a permanência do campus.
Parece-me um pedido de socorro ao Super-Homem, ou seja, nosso ilustre prefeito, Eduardo de Sousa César. Este, por sua vez, com o passado estudantil que possui e conhecedor das dificuldades pelas quais os universitários passam, não pode jamais negar este pedido de ajuda, deixando que esta prezada instituição de nível superior abandone nossa cidade.
Considero de suma importância que a administração municipal concentre seus esforços na viabilização da manutenção desta universidade em nosso município, pois não fazê-lo seria um imenso retrocesso na história acadêmica e cultural de nossa cidade.
Não creio que nosso Prefeito queira que seu mandato venha a ser marcado por esta mácula, e ficar conhecido como o homem que deixou a Unitau abandonar Ubatuba.
Caso o prefeito permita este abandono isto poderá repercutir, além do regresso acadêmico e cultural, nas urnas, uma vez que dá mais um trunfo a seus rivais.
Outra entidade que, a meu ver, deve desdobrar esforços a fim de manter a universidade em Ubatuba é a Associação dos Estudantes Universitários de Ubatuba, representada atualmente pelo senhor Alex Ismael dos Santos.
Esta associação, em minha singela opinião, deve se empenhar ao máximo no sentido de impedir que a Unitau deixe nossa cidade, uma vez que a categoria que seria mais prejudicada seria justamente a dos universitários. Não digo tanto os universitários atuais, mas os futuros colegas com certeza. Um universitário nada mais é do que um arquiteto que está construindo a base para seu futuro. Portanto, a nobre entidade tem a obrigação de lutar pelo futuro dos universitários levantando esta bandeira e indo a luta.
Lembro ao presidente da AEUU que a função desta entidade não é meramente buscar administrar o repasse da PMU para o transporte dos universitários para as demais cidades.
A melhor solução seria uma união da Prefeitura Municipal de Ubatuba com a Associação dos Estudantes Universitários de Ubatuba, administração e sociedade civil, e, juntos, a formação de uma comissão de análise das possibilidades de convênios e incentivos para que a Unitau permaneça em Ubatuba.
Talvez esta seja a hora certa, embora já atrasada, de resgatar e revitalizar a Lei nº. 1.208/92, que autoriza o Executivo municipal a conceder bolsas de estudo a alunos universitários residentes no município.

Leonardo Amaral Rocha
Ubatuba, SP

 

Unitau

Com referência a matéria publicada neste prestigioso periódico sob o título “Inadimplência e falta de parcerias podem tirar Unitau de Ubatuba” teço algumas considerações:
a) Se realmente a UNITAU disponibilizou bolsas e descontos para 50% dos alunos, não consigo entender qual o critério utilizado para a concessão dos mesmos uma vez que acredito que mais de 50% dos alunos teriam recursos suficientes para pagar suas mensalidades integralmente. Isso pode-se notar pelo número de veículos automotores estacionados no período noturno ao redor do campus da UNITAU de Ubatuba.
b) Quando me refiro a critérios, acredito que esses critérios foram mal avaliados, uma vez que sou nascida em Ubatuba, filha de pescador com empregada doméstica e, também exerço a profissão de empregada doméstica (ganho um salário mínimo e faço bico aos finais de semana). Esclareço que na oportunidade de distribuição de bolsas, implorei junto à Pró Reitoria Estudantil em Taubaté (falei diretamente com o Pró Reitor e seu Assessor), o que me foi negado. Mesmo assim sou adimplente, pago (como sempre paguei) minhas mensalidades em dia.
Diante dessas considerações só posso pensar que o problema desta Universidade está na ineficiência administrativa ou na desconsideração com os cidadãos Ubatubenses, uma vez que pretendem retirar esta importante Unidade Educativa que vem dando oportunidade para que os munícipes possam se profissionalizar com perspectivas de sucesso na carreira.

Rosana Maria Abreu,
Aluna do 3º ano do Curso de Pedagogia-Licenciatura
Universidade de Taubaté-Campus Ubatuba

 

Carta Aberta

Senhores Vereadores e cidadãos Ubatubenses,
Para conhecimento de todos, informamos que a questão da pesca por meio de cerco flutuante realizada ao redor do Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA) foi debatida durante o período de 2002 à 2007 no Conselho Consultivo do PEIA.
A Câmara Municipal tem assento no Conselho, assim como outras 22 entidades representativas de classe. Sugerimos que o Edil Jairo dos Santos procure seus pares para se atualizar dos acontecimentos referente aos pescadores e seus
cercos flutuantes.
 

Viviane Buchianeri
Representante do Conselho Consultivo
do Parque estadual da Ilha Anchieta

 

Carta à SABESP

Reiteramos pedidos à SABESP, para que se digne a arrumar, os inúmeros vazamentos das tubulações apodrecidas pelos anos de descaso desta empresa, para com nosso município, na esquecida Região Sul de Ubatuba.
Há mais de três meses, associação e moradores, vem avisando, principalmente, no que tange a um vazamento, na rua, em frente ao Cruzeiro, na praia da Maranduba. Um “olho d´agua” vaza há mais de seis meses, sem qualquer providências por parte da empresa.
Estamos com o reservatório á mingua e vemos diariamente o desperdício com o rompimento das tubulações velhas. Esta associação já usou do 195 , do tel. da empresa no município e nada.
Sabemos que alguns bairros lutam pelo saneamento básico, nós aqui, brigamos pelo menos pela água que não temos, no tempo mais necessário que é a temporada. Estudos e propostas já existem, e temos muita água nas cachoeiras, mas interesses pessoais menores se sobrepõe ao coletivo.
Esperamos uma resposta urgente, pois os feriados estão aí e sempre a mesma coisa: falta dágua. Soma-se a isto a preocupação pela enorme quantidade de ligações liberadas a cada ano, sem condições de atendimento.
Atenciosamente,
 

Maria Chagas Cancellier
Presidente AMMA - Maranduba

 

Fatos Preocupante

Coisas estranhas vem ocorrendo em Ubatuba. São fatos preocupantes por envolverem perseguições a pessoas humildes que, legitimamente, ocupam ou ocupavam espaços ou áreas desde tempos imemoriais e são ameaçadas de despejo, derrube de moradias, desligamento de energia, etc... sob o pretexto de estarem ocupando áreas de preservação ambiental, quase sempre declaradas como tais, sem previa desapropriação, dezenas de anos depois de sua ocupação.
Vozes capacitadas tem se manifestado, em artigos serenos e bem documentados, reclamando do abuso de autoridade daqueles que desrespeitam direitos de posse imemoriais sob argumentações levianas e sem fundamentos legais a conceder-lhes apoio.
Argumentando solidamente provam que, esses agentes públicos, não possuem autoridade para intimar a ELEKTRO a desligar a energia de casal de idosos, no bairro Sertão da Quina ou de posseiros imemoriais na Praia de Ubatumirim. Mesmo assim intimações foram feitas e a paz e sossego dos moradores dessas áreas perturbados.
Não entrarei no mérito da existência de autoridade ou da falta da mesma. A impressão que o povo tem é a de falta de humanidade e sensibilidade para avaliar as circunstâncias. Essas autoridades parece quererem provar que estão fazendo alguma coisa quando, na realidade, descuidam o principal. Criam dificuldades para vender facilidades e ocultar os grandes crimes ao
meio ambiente. Isso em momento da história pátria em que as terras ocupadas por quilombos são devolvidas aos herdeiros dos primitivos quilombolas em tradução moderna e atualizada do princípio formulado por ilustre brasileiro, Alexandre de Gusmão, no tratado de Madri, de 1750, para resolver o problema de fronteiras, na América do Sul, entre Espanha e Portugal. "Uti
possidetis" foi o princípio adotado. "A terra pertence a quem a ocupa". Também agora essas ocupações imemoriais devem ser respeitadas por todos. Nossas autoridades devem pensar nisso.
As mesmas autoridades que incomodam e judiam de velhinhos e posseiros que, diga-se de passagem, não ocasionam prejuízo algum ao meio ambiente, providências não tomam em relação ao muro de concreto construído na praia do Perequê-Açu. Esse sim violento crime ambiental que, a médio prazo, acabará com a praia se as ondas não acabarem antes com o muro. Fato provável considerando os absurdos de sua construção. Além do crime ecológico temos o desperdício de dinheiro público. É preocupante.
Tempos passados as mesmas autoridades fizeram de "olhos cegos" e "ouvidos moucos" quando do aterramento da praia do Saco da Ribeira para a construção de marina e posto de gasolina a dez metros da porta de uma ESCOLA e de um POSTO DE SAÚDE. Isso, apesar das denúncias da comunidade, deste escriba e de moradores do bairro. Hoje, a praia não existe, a escola foi removida e o prédio emprestado a particulares. É preocupante..
Os dois fatos, acima citados, e outros denunciados pela imprensa local e regional parecem não merecer atenção do Ministério Público Ambiental e de outras autoridades mesmo sendo deletérios para o ecossistema litorâneo. É preocupante.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, SP

 

Uma lagartixa no poder

O descaso da administração Pública continua imenso, em relação à Saúde e à Santa Casa de Ubatuba. Faltam médicos. Muitos dos bons profissionais foram demitidos. Em nenhum momento pensaram no povo e hoje, quem sofre com esta irresponsabilidade é a população mais carente, que precisa de atendimento médico. Não podemos contar com o PSF - Programa da Saúde da Família. Não há médicos, agentes comunitários, remédios, exames e etc... Pacientes que sofrem de hipertensão estão morrendo. Por que?
Para que serve o PSF? Não é para prevenir doenças e orientar o paciente? Como se explica a morte de vários pacientes com pressão alta? É o que tem ocorrido regularmente na cidade. Algo está errado. O Secretário Municipal de Saúde orienta os médicos a não pedirem exames laboratoriais aos pacientes. Por que? Para cortar gastos? Ele ainda afirma que a Saúde vai indo
muito bem no Município. Só na cabeça do secretário. Na Santa casa há médicos que atendem no Pronto Socorro que não conseguem nem analisar um exame de Raio X. E não é só isso. A norma atual do hospital é que os médicos têm apenas TRÊS minutos para atender cada paciente. Dá apenas para dizer bom dia, como vai e até logo, com perfeição. A consulta propriamente dita fica a ver navios. Esta ordem dos três minutos é para não deixar paciente esperando muito tempo do lado de fora. Será que é para dar a impressão que as coisas andam bem por lá? Não acredito. Nenhum médico consegue examinar bem um paciente em menos de, no mínimo, meia hora.
O ex-secretário da Saúde, Dr. Marcos Franco, antes de sair da secretaria, deixou postos do PSF montados em vários bairros da cidade. Todos funcionando bem, com qualidade e equipes completas de atendimento. Isto sim, em minha opinião, é ser competente, conhecedor da área da Saúde. Não media esforços. Tinha muita preocupação com a saúde do povo. Dr. Marcos dizia que o paciente sempre tem razão. Hoje, ao contrário, o paciente não pode reclamar do mau atendimento. Parece que estamos de volta com a ditadura, quando os coronéis davam a ordem e o povo era obrigado a obedecer, se não era perseguição e tortura. É o que acontece hoje, nesta administração: perseguição e tortura psicológica. Exemplo disso, foram os cortes dos voluntários que atendiam a população. E o prefeito que se diz evangélico! Quanta hipocrisia, quanta falsidade! Quando entra na Igreja, ele faz cara de bom moço. Deixa a capa da mentira, da malvadeza da molecagem e da perseguição do lado de fora. Os seus seguidores rezam a mesma cartilha. Defendem, de peito aberto, todos os desmandos do chefe, fato confirmado pela declaração do atual secretário da Saúde, em uma reunião do COMUS, no dia 8 de outubro, ao dizer ser os olhos, os ouvidos e a boca do prefeito na Secretaria onde atua.
O secretário tem livre arbítreo. Ele tem o direito de se dizer ser o que quiser. Quem sou eu para julgá-lo? O que ele não pode esquecer é que quem paga o seu salário é o povo. O mesmo povo que, hoje sofre a falta de um bom atendimento à saúde.
Será que o secretário e o prefeito sabem o que fazer com a Santa Casa depois do dia 02 de novembro, quando vence o prazo da intervenção? Será que o prefeito vai pedir ao secretário para consultar a lagartixa? É, porque foi o próprio secretário que afirmou, na reunião do COMUS, que conversa com lagartixas. O povo está mesmo perdido. Será que é por isso que a Saúde vai de mal a pior? A lagartixa não está orientando bem o secretário? Será que ela entende de saúde? O doutor parece que não entende, pois precisa se consultar com a lagartixa.
Senhor prefeito, tenho uma sugestão: dê à lagartixa a Pasta da Saúde. Assim não precisaremos pagar o seu salário.
Se deixar, daqui a pouco teremos lagartixas atendendo no lugar dos médicos. Já pensaram nisso? O caso é de se preocupar.
Quando assumiu a Secretaria, o secretário disse que também assumiu os olhos, os ouvidos e a boca do prefeito. Mas, e o coração e o cérebro?
Neste caso o prefeito está cego, mudo e surdo.
 

Maria Aparecida da Cunha
D.Cida - Líder Comunitária


Conselho Gestor da Santa Casa não foi suspenso ou extinto pelo COMUS-UBATUBA

Por ter sido veiculado na mídia que o Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba teria sido suspenso, ou mesmo, extinto por ato da mesa diretora COMUS-UBATUBA, e para que se seja honesto, verdadeiro e responsável com a população de Ubatuba, é importante que se esclareça que o COMUS-UBATUBA não tem poderes legais para fazer a suspensão e, muito menos ainda, a extinção do Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba.
A pretensa e ilegal "Resolução" demonstra que as pessoas que a decidiram, e estão divulgando notícias sobre ela, são ignorantes da Constituição Federal, da Lei e do Regimento Interno do COMUS-UBATUBA, e,portanto, são desqualificadas para exercerem suas funções no COMUS, uma vez que com estes atos estão enganado a população e agindo contra Leis maiores estabelecidas. Por outro lado, existem pessoas muito preocupadas com a situação da Saúde em Ubatuba e com a Santa Casa, interessadas no bem da população, mas que não tem informações a respeito da realidade dos fatos.
Com efeito, a Constituição Federal, que é desconhecida por membros da mesa diretora do COMUS-UBATUBA, os quais, por suas profissões, teriam obrigação de conhecê-la mais que qualquer cidadão, estabelece que: "artigo 5º, inciso II - ninguém será obrigado a fazer ou DEIXAR DE FAZER coisa alguma senão em virtude de lei".
Ora, não foi citada, na suposta "Resolução" sobre a pretensa suspensão do Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba, nenhuma Lei que desse ao COMUS-UBATUBA autoridade para intervir em uma entidade privada como é a Irmandade Senhor do Passos de Ubatuba. Além disto, ainda que se admita o absurdo que pudesse existir esse poder, no próprio texto da "Resolução" citada está escrito que: "item V - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, PRECEDIDA DE HOMOLOGAÇÃO PELO CHEFE do PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, revogadas quaisquer disposições em contrário." (o grifo é nosso). Essa homologação nunca ocorreu!
Para a tranqüilidade da população de Ubatuba, usuária da SUA Santa Casa, esclarecemos que, em razão de ser o poder Judiciário o único órgão legítimo para dizer qual é o Direito, e não as partes interessadas, algumas até mal intencionadas, informamos que já estão em julgamento no Poder Judiciário de Ubatuba três (3) Mandados de Segurança e Hábeas Data contra o
COMUS-UBATUBA e contra Mara Cibeli Fanhani, diretora administrativa da Santa Casa de Ubatuba, que determinou pessoalmente que os conselheiros não sejam permitidos entrar na Santa Casa, exceto o representante da Assembléia de Deus, Sr. Claudinei Bastos Xavier, que é funcionário da Prefeitura, além de estar para ser proposto o devido processo crime contra Marcus Alexandre de Souza por suas declarações falsas em reunião do COMUS-UBATUBA, conforme divulgado na imprensa e relatado por várias testemunhas.
Por estes motivos é nosso dever esclarecer a população, para que se tranqüilize que o Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba continua existindo e atuando. Em 09 de outubro de 2007 convocou reunião de seus membros, que continuam atuando para cumprir o mandato que receberam ao serem eleitos democrática e legitimamente para defender os interesses da Santa Casa de Ubatuba e da população usuária. A reunião foi adiada porque dois conselheiros representantes dos usuários tiveram que viajar inesperadamente, não permitindo que se pudesse realizar a reunião. Mas o COMUS-UBATUBA enviou para essa reunião uma comissão
de três de seus conselheiros para dela participar, o que, de qualquer forma não lhes teria sido permitido, pois comissão não é membro do Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba e assim não pode participar de suas reuniões.
Informamos que os conselheiros representantes das entidades do segmento usuários estão à disposição da população usuária da Santa Casa para acolher eventuais reclamações e sugestões, para lhes dar o devido prosseguimento, podendo ser contatados em seus endereços pessoais.
 

Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba

 

Nostradamus e Lula

Em suas Centúrias Nostradamus escreveu com tanta exatidão que nos faz acreditar que conhecia o Lula. ...."e próximo do terceiro milênio uma besta (seria o Lula????) barbuda (céus,é ele!!!) descerá triunfante sobre um condado do hemisfério Sul (Brasil???); espalhando desgraça e a miséria " (acho que se trata da reforma da previdência ou a corrupção institucionalizada ou ainda o mensalão).
"...Será reconhecido por não possuir seus membros superiores totalmente completos." (epa!!! Cadê o dedinho?) "...Trará com ele uma horda (faz sentido...Palocci, Zé Dirceu, Dulci, Genoíno e Cia Ltda) que dominará e exterminará as aves bicudas (já tô ficando assustado...PSDB = Tucanos = ave bicuda!!!); e implantará a barbárie por muitas datas (REELEIÇÃO???)
sobre um povo tolo e leviano."
(Socooooorro, é nóiiiiiiis...' !!!)...
 

André Diniz
Ubatuba, SP

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Promirim ©Emilio Campi

Praia do Promirim
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor