Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 24 de Outubro de 2007 - Nº 1866 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
Homenagem aos professores do Litoral Norte


Caraguatatuba
Vestibular 2008 do UNIMÓDULO acontece nesse domingo
Projetos Não a Hipertensão e Diabete e Futebolando do UNIMÓDULO recebem selo Cidadania Sem Fronteiras
Atleta de artes marciais  bate recorde mundial e equipe é a 3ª melhor do país
3º Fest Tênis da Solidariedade na reta final em Caraguá
Centro de Especialidades Odontológicas e Laboratório de Prótese Dentária
Ciclismo de Caraguá sobe no pódio pelo Campeonato Brasileiro
Projeto "Escola de Pais Cidadãos" integra dezenas de pais em Caraguá

Ilhabela
Manoel Marcos continua com contas bloqueadas e ataca oposição
TJ publica em Diário Oficial o “balanço” da intervenção no Fórum


São Sebastião
Projeto Ventos e Velas realiza palestra para profissionais da área náutica
Força Tática prende suposto participante do Comando Vermelho no Centro
Circuito de Maresias terá início este final de semana
Prefeitura prepara pacotão de obras para dezembro
Consumidor paulista leva notebook sorteado no Festival Gastronômico de São Sebastião
Pesca Subaquática é destaque na primeira etapa do campeonato paulista da modalidade


Ubatuba
Começa em Ubatuba última etapa do WQS
PSDB do Litoral Norte conquista espaço no Diretório Estadual
Ubatubense vence a Copa LitoVale de futebol de mesa em Jacareí
Fundo Social realiza o II Rodízio de Pizza da Solidariedade em Ubatuba
Últimos dias para entregar projetos culturais à Fundart
Mostra “Despertar do Mestre-Artesão” tem início nesta quinta-feira, 25
Famipa orgulha Ubatuba no Campeonato Nacional de Fanfarras

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Homenagem aos professores do Litoral Norte

Litoral Norte - A festa em homenagem aos professores foi feita, ontem, dia 22, na Diretoria Regional de Ensino (DE), em Caraguatatuba. A Dirigente Regional de Ensino, Edina Paula Roma Teixeira, convidou professores representantes de todas as escolas estaduais para um café da tarde na Rede do Saber, um centro de capacitação, que fica na sede da DE.
Foi uma homenagem pelo Dia dos Professores comemorado no último dia 15 deste mês. Na ocasião, foi sorteado um jogo de taças e o ganhador foi o professor de Educação Física, André Luís dos Santos, da EE.Thomaz Ribeiro de Lima em Caraguatatuba. (Fonte: Imprensa Livre)
 


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Vestibular 2008 do UNIMÓDULO acontece nesse domingo
Inscrições se encerram dia 25/10

Caraguatatuba - O Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO se prepara para receber cerca de 2 mil jovens e adultos no próximo domingo, 28. Na data será realizado o Vestibular da instituição, que para 2008 oferece 10 novos cursos de graduação. As inscrições encerram-se dia 25.
Outra novidade no Vestibular desse ano é que a prova acontece em dois locais. Além do Campus Centro do UNIMÓDULO, ela será realizada também na Escola Estadual Henrique Botelho, de São Sebastião. Farão prova nesse local os moradores de São Sebastião e Ilhabela. "É uma facilidade para quem vive naquela região", explica o pró-reitor de Relações Comunitárias e Extensão do UNIMÓDULO, Leo Reis Leite Jr.
Tira-dúvidas: Para auxiliar os interessados na prova, o UNIMÓDULO mantém até o final dessa semana um posto avançado de atendimento na praça Cândido Mota, em Caraguá. Além de saber mais sobre instituição e seu cursos, é possível ainda fazer a pré-inscrição no local. O posto funciona das 9h às 17h.
Números: O Centro Universitário Módulo é a maior Instituição de Ensino Superior do Litoral Norte e possui 26 cursos de graduação entre Bacharelados, Licenciaturas e Tecnológicos. Para 2008 serão abertas quase 3 mil vagas nos períodos matutino e noturno.
Melhorias: Para receber os novos alunos e garantir que as condições de ensino sejam as melhores, iniciaram-se na instituição obras de melhoria e ampliação. A área total construída será de 4400m2, composta por um prédio de três andares e um prédio térreo, com previsão para ampliação vertical. Eles terão interligação coberta. Haverá ainda área a ser destinada para Convivência.
Além de novas salas de aula, laboratórios e biblioteca, o pró-reitor Acadêmico, Maurício Ribeiro da Silva, diz que continuará a implantação do novo projeto pedagógico da instituição. "Começamos a implantação esse ano e todos os cursos estão sendo adaptados".
Mais informações: Central de Atendimento UNIMÓDULO
Av. Frei Pacífico Wagner, 653, Centro - Caraguá/SP
Fone (12) 3897-2043 / E-mail: modulo@modulo.br. (Fonte: Módulo)

Projetos Não a Hipertensão e Diabete e Futebolando do UNIMÓDULO recebem selo Cidadania Sem Fronteiras
Título é concedido pela Universidade Mackenzie e pelo Instituto Cidadania do Brasil

Caraguatatuba- O Instituto da Cidadania do Brasil e a Universidade Presbiteriana Mackenzie reconheceram os méritos sociais do Centro Universitário Módulo e prestará homenagem à Instituição por conta de dois projetos que ela realiza.
Os projetos Futebolando e Não a Hipertensão e Diabete receberão a homenagem Cidadania Sem Fronteiras. O objetivo é reconhecer as práticas sociais das Instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo.
O Prêmio é um meio de estimular e dar conhecimento sobre o que está se realizando de bom nas universidades e que deve servir de exemplo para a sociedade. A partir dessa iniciativa os melhores projetos de cidadania são premiados e reconhecidos com um selo criado pelos organizadores da premiação, e que equivalerá a um título de excelência em projetos de cidadania.
O Futebolando é coordenado pelos professores João Fernando Lopes e Pedro Norberto e oferece uma série de atividades a crianças, a maioria delas da rede publica de ensino no clube XV de Caraguatatuba. Já o Não a Hipertensão e Diabete oferece orientação e atividades físicas a quem sofre dessas doenças em diversos bairros de Caraguá e é coordenado pela professora Milene Zaparoli. (Fonte: Módulo)

pilotos do Caragua BMX Clube conquistam três titulos na 8ªetapa do Campeonato Paulista de Bicicross 2007
(Marcos Santos "Chokito", Matheus Prazeres e Thiago Fernandes foram os vencedores em prova disputa com elevado nível técnico)

Caraguatatuba- Aconteceu neste último final de semana, nos dias 20 e 21 de outubro, na cidade de Jacareí-SP, na região do Vale do Paraíba, a 8ª etapa do Campeonato Paulista de BMX, organizado pela Associação Paulista de Bicicross (APBMX), Federação Paulista de Ciclismo (FCF) e pelo Clube Jacareí Bicicross Clube (JBC).
A prova foi disputada por 325 pilotos em 36 categorias e 59 baterias, debaixo de forte calor de 34ºC. Três pilotos da equipe do Caragua BMX Clube venceram em suas respectivas categorias, foram eles:
" Marcos Santos "Chokito" / SIXSIXONE / HS / CIRCUIT / MÔNACO, na categoria Elite Master;
" Matheus Prazeres / UNIMODULO / HEC / TVPEDIVELA, categoria Boys 9 anos experts;
" Thiago Fernandes, categoria Boys 15 a 16 anos novatos.
Na principal categoria a Elite Man (Profissional), o representante de Caraguatatuba, Paulo Cesar "FI" chegou até a fase final, porém na bateria final, depois de estar na 5ª colocação até a 3ª reta, sofreu uma queda e terminou na 8ª colocação.
Outros pilotos da equipe ficaram entre os 8 melhores da etapa, foram eles:
" Danilo "Seco" Oliveira, Vice-Campeão na categoria Cruiser 17 à 29 anos;
" Thiago da Matta, Vice-Campeão na categoria Cruiser 15 a 16 anos;
" Luis Tadeu, Vice-Campeão na categoria Boys 17 anos Novatos open;
" Evandro "Oreia" Castilho, 3º colocado na categoria Boys 16 anos experts;
" Lucas Prazeres / TVPEDIVELA, 4º colocado na categoria Boys 7 anos.
" Fabio Almeida, 5º colocado na categoria Boys 9 anos experts;
" Beatriz Almeida, 5ª colocada na categoria Girls 10 a 12 anos;
" Paulo "Mineiro" Carvalho, 4ª colocado no ranking da categoria Cruiser 17 a 29 anos;
" Jéferson Furlan, 5º na categoria boys 25 a 29 anos;
" Cláudio A. Silva, 6º colocado na categoria Cruiser 40 a 44 anos;

Participaram também da 8ª Etapa do Paulista, porém não avançando a fase final, os seguintes pilotos:
" Rodrigo Sampaio, Paulo Carvalho "Mineiro", Danilo Oliveira "Seco", Wallace Araújo, Ricardo Silveira e Thiago Brasil, na categoria Boys 17 a 24 anos;
" Cláudio Aparecido "CP", categoria Cruiser 40 a 44 anos;
" Jéssica Peres, categoria Girls 15 a 16 anos;
" Davi Silva, categoria 15 a 16 anos.
A 9ª e Etapa Final do Paulista acontece no dia 25 de novembro em Indaiatuba / SP, A participação da equipe do Caragua BMX Clube só foi possível graças ao apoio da SECER (Secretária Municipal de Esportes e Recreação) e da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba - Adm. José Pereira Aguilar.

Atleta de artes marciais de Caraguá bate recorde mundial e equipe é a 3ª melhor do país
Com o recorde mundial, o atleta caraguatatubense Matheus Focesi foi convidado a participar do Campeonato Sul-Americano da modalidade.

Caraguatatuba- O desempenho dos atletas caraguatatubenses está cada vez melhor. Nesta semana foi a vez dos atletas de Hap Ki Do fazerem bonito e levar o nome de Caraguá diversas vezes ao pódio. No domingo (21), em Jacareí, a equipe, com 17 atletas de artes marciais, sob o comando dos professores Alexandre Luiz Abranches e Rodrigo Vieira Muniz, conquistou 19 medalhas para o município, sendo 13 de ouro, 5 de prata e 1 de bronze. Cerca de 200 atletas de todos os estados brasileiros compareceram ao evento.
Com o resultado, Caraguá sagrou-se a 3ª melhor do país na modalidade. "Esse resultado é fruto de um trabalho em equipe que estamos desenvolvendo há vários anos no município", disse Abranches.
Nesta competição, o destaque foi para o atleta Matheus Focesi, que lutou na categoria Juvenil salto e rolamento e bateu o recorde mundial. O atleta saltou 4 metros e 80 centímetros. Hoje Caraguá tem o recordista mundial nessa categoria, que já foi convidado para participar do Campeonato Sul-Americano, que acontecerá em novembro.
Além de Matheus outros competidores também conquistaram bons resultados. Na categoria juvenil salto e rolamento, Carlo Colorni também conquistou o lugar mais alto do pódio; Luiz Stringer foi o 2º colocado e os atletas Ricardo Pilares e Derik Oliveira ficaram em 3º lugar.
Na categoria Defesa Pessoal, os atletas Cauã Martins Abranches (mirim) e Rodrigo Vieira Muniz trouxeram dois ouros para Caraguá; na infantil os atletas Lucas Pereira, Luiz Stringer e Wilson Pereira ficaram com medalhas de prata; na juvenil, Felipe Sper e Filipe Pinhati das categorias juvenil e adulto respectivamente conquistaram o 2º lugar do campeonato.
Na categoria Lutas, adulto iniciante, adulto avançada e máster os atletas Sério Juninho, Reginaldo de Paulo e José Soledad, respectivamente, conquistaram o 2ª colocação.
Os atletas Luciano Bueno e Luan Tavares receberam medalhas de prata como destaques da competição e os técnicos da equipes foram premiados como melhores técnicos nas categorias de melhor equipe e Revelação.
O Campeonato Brasileiro contou com a participação do criador do Word Olimpic Hap Ki Do Federation e 10º Dan da modalidade, Hong Soun Kang.
Os atletas de Caraguá contaram com apoio da Prefeitura de Caraguá, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação; academias Linha D'Água e Ativa e do Vereador Cristian Alves de Godoi (Baduca Filho).
Caraguá conta com aulas de Hap Ki Do no espaço onde funcionará o centro de artes marcais da prefeitura das 20h às 22h, e na academia Linha D'Água das 19h às 20h30. Os interessados devem procurar os professores de cada modalidade no horário das aulas. (Fonte: PMC)

3º Fest Tênis da Solidariedade na reta final em Caraguá
Competição tem apresentado jogos de grande nível, em variadas categorias

Caraguatatuba - O 3º Fest Tênis da Solidariedade, organizado pela SECER - Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, entrou na fase decisiva. Alguns tenistas já estão garantidos na finalíssima, que deverá acontecer no começo do mês de novembro nas quadras do CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
Koichi, que venceu Marcio na semifinal por 2 a 0 (6/1 e 6/0), enfrentará na decisão da categoria 5ª Classe A, A.C Junior, que derrotou Luis T. em partida disputadíssima por 2 a 1, parciais de 5/7, 7/6 e 10/7.
Na 5ª Classe B, Otacílio espera a disputa das quartas-de-final entre Mauri D. e Eduardo. O tenista Ratinho já está garantido na final, depois de vencer Claiton por 6/4 e 6/3, que na Classe B está na semi, esperando o outro semifinalista, que saíra do jogo entre Lelau e Rino. Na outra chave, da mesma categoria, Barão espera a briga entre Gianni, que enfrentará Denis ou Ariel, para saber quem vai enfrentar por um lugar na decisão.
Pela Classe C, Erick e Prego disputam uma vaga na final, enquanto Longhete jogará com o vencedor do jogo entre Sávio e Lucas. Na categoria AC. 45 Anos, Koichi vem fazendo bonito e agora enfrenta Isaias, tentando chegar na sua segunda finalíssima. Na outra semifinal, Ratinho espera o vencedor entre Wallace e Zampa.
Entre os Iniciantes, Incas e Celso SS vão jogar por uma vaga na decisão da competição. Do outro lado, Celso espera por Waldemar ou Uilian. Prestigiando também os mais novos, o 3º Fest Tênis da Solidariedade já tem os quatro semifinalistas. Igor vai encarar Kidinho, enquanto Everton jogará contra Lucas.
Além da SECER, o campeonato conta também com o apoio da Pré-Engenharia, Hidráulica Caiçara, Papelaria Eduardo, J Bike, Serralheria Nova Aurora, Memura Lava Lento, Auto Posto Asa Delta, Dumonje, Vênus Depilação, Cirúrgica e Ortopédica Litoral Norte, Celmar Boat, Rent a Car e Silva Indaiá. (Fonte: PMC)

Caraguá inaugura Centro de Especialidades Odontológicas e Laboratório de Prótese Dentária
O CEO atenderá diversas especialidades e ainda confeccionará prótese dentária total no Laboratório de Prótese Dentária (LPD) abrigado no local. A Inauguração será no dia 25, dia do Cirurgião Dentista, às 10h

Caraguatatuba - O CEO - Centro de Especialidades Odontológicas e o LPD - Laboratório de Prótese Dentária serão inaugurados na próxima quinta-feira, 25, às 10h, em Caraguá. Este é mais um benefício que a população do município está recebendo da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde/Divisão de Saúde Bucal. O local servirá de referência para as UBSs - Unidades Básicas de Saúde e Escolas Municipais, que contam com consultório dentário.
"Esta foi uma das prioridades do Prefeito José Pereira de Aguilar elencadas no âmbito da saúde em todo o município", informou a diretora de Saúde Bucal, Dra Maria Aparecida. Segundo ela, o CEO e o Laboratório de Prótese estão preparados para atender no mínimo Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; Periodontia especializada (doenças da gengiva); Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros com retaguarda hospitalar (dentes cisos impactados, inclusos, frenectomias (pequenas cirurgias na cavidade bucal); Endodontia (tratamento de canal); Atendimento a portadores de necessidades especiais e a confecção de prótese dentária total.
A implantação do Laboratório de Prótese Dentária (LPD), que é uma unidade própria do município, fica abrigado no CEO e está credenciado para confecção de próteses totais ou próteses parciais removíveis.
"O CEO e o Laboratório de Prótese Dentária se tornaram realidade em nosso município, através da concretização do projeto da Secretaria de Saúde/ Divisão de Saúde Bucal junto ao Ministério da Saúde, com o programa Brasil Sorridente", disse a diretora.
O tratamento oferecido no Centro de Especialidades Odontológicas é uma continuidade do tratamento realizado nos consultórios odontológicos da rede municipal. "Os profissionais das Unidades Básicas de Saúde são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento às especialidades. A Divisão de Saúde Bucal tem o gerenciamento das vagas ofertadas para as diversas especialidades, levando em conta o Protocolo de Referência adotado, baseado nos critérios técnicos estipulados pelo Ministério da Saúde /Brasil Sorridente e de acordo com o perfil epidemiológico do município", concluiu Dra. Maria Aparecida.
O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e Laboratório de Prótese Dentária Total fica na Rua Euvira Peupeta , nº86 - Bairro do Tinga. (Fonte: PMC)

Ciclismo de Caraguá sobe no pódio pelo Campeonato Brasileiro

Caraguatatuba - O ciclista de Caraguatatuba, João Carlos, participou do Campeonato Brasileiro na categoria Master de 30 a 35 anos, em Brusque, Santa Catarina, em duas provas, a de contra relógio individual, realizada no dia 20 e a de resistência, no dia 21.
Na prova contra o relógio, João terminou em 6º lugar. Segundo a Associação dos Ciclistas de Caraguá, o esportista perdeu apenas para os atletas mais bem equipados, já que nessa prova as bicicletas são específicas para isso.
Na competição de resistência, os atletas percorreram 90 km, saindo de Brusque indo a Tijucas e retornando novamente a Brusque, num trajeto com subidas difíceis.
Durante a prova, João abriu vantagem do pelotão logo no inicio com mais quatro atletas, e assim manteve até a chegada, e no sprint final, acabou a prova em 3° lugar.
A equipe conta com o apoio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba; J-Bike, ACC, Geomater, Café Eletrônico, Bit Company e Forma Atlética Academia. (Fonte: PMC)

Projeto "Escola de Pais Cidadãos" integra dezenas de pais em Caraguá
Passando por diversas unidades escolares, o projeto tem integrado pais e professores, na discussão de assuntos pertinentes ao ensino dos filhos, nas várias faixas etárias. O programa é realizado em oito encontros e aberto a todos os interessados.

Caraguatatuba - O Projeto "Escola de Pais Cidadãos - Atitudes de Amor", que é promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Educação, tem integrado dezenas de pais e conquistado bons resultados por onde passa. A partir de um cronograma elaborado por uma equipe da Seduc, ele tem acontecido de Norte a Sul da cidade, abrangendo as EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) e CEIs (Centros de Educação Infantil).
O principal objetivo do programa é trazer os pais para a unidade escolar e abordar temas que vão de encontro com os interesses deles, principalmente ligados à educação das crianças e dificuldades que eles possam encontrar nesse processo. Até o ano passado, o projeto era promovido apenas nas EMEFs, mas este ano foi ampliado, passando a ocorrer também a Educação Infantil. A expectativa dos organizadores é levar o projeto a todas as unidades do município.
Somente neste ano, o setor de educação inclusiva formará 15 turmas de pais pelo programa. Desse total, dez já foram encerradas, duas estão em andamento e as demais ainda serão iniciadas. A responsável pela aplicação do curso na Zona Sul é a assistente social e coordenadora do projeto Luiza Maria Rangel. Já na Zona Norte, quem aplica o curso é a assistente social Neiva Venture Santos.
No CIEFI (Centro Integrado de Ensino Fundamental e Infantil) Bernardo Ferreira Louzada, do bairro Rio do Ouro, que atualmente recebe o programa, os encontros são realizados às terças-feiras no período da manhã.
A unidade já recebeu a palestra "Drogas, ninguém merece" e "Direitos e deveres da família". Na próxima semana, os participantes poderão acompanhar o Padre Marcos Vinícius Rosa, que abordará o tema "Quem ama educa". Outros assuntos, como "Vida Saudável", "Inclusão Social" e "A paz começa em casa", estão previstos para acontecer na escola do Rio do Ouro. Assim como nas demais unidades que receberam o projeto, haverá a participação da secretária da educação, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, encerrando as atividades com a palestra "A importância dos vínculos afetivos". (Fonte: PMC)
 

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Manoel Marcos continua com contas bloqueadas e ataca oposição

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, continua com suas contas bancárias bloqueadas pela Justiça que atendeu liminar impetrada nesse sentido pelo Ministério Público Municipal.
O chefe do Executivo já deu entrada, através de seus advogados, com um recurso contra a liminar no Tribunal de Justiça de São Paulo O advogado do prefeito, Hélio Silveira, informou no final da tarde de ontem que, em um primeiro momento houve uma decisão no TJ desfavorável ao recurso contra a liminar, mas que ele ainda aguarda julgamento do trâmite da questão no tribunal.
O parecer do relator ainda será analisado por uma Câmara do tribunal, mas, de acordo com o advogado, não há prazo estipulado para essa análise. O prefeito Manoel Marcos viaja nesta terça-feira para São Paulo para nova reunião com seus advogados e para inteirar-se da tramitação do recurso no TJ.
O bloqueio das contas do prefeito está sendo solicitado pelo MP com objetivo de ressarcimento dos cofres públicos em função de irregularidades que teriam sido constatadas durante a licitação e construção de uma UBS-Unidade Básica de Saúde, no bairro do Curral. Manoel Marcos afirmou que está “absolutamente tranqüilo porque estão (a oposição) me dando a oportunidade de provar na Justiça que não há qualquer irregularidade durante toda a minha administração”.
O prefeito atribui esse problema jurídico à “desavenças com uma promotora da cidade que extrapolaram para o campo pessoal”. As desavenças seriam com a promotora de Ilhabela, Dra. Eloísa Belizardo. Segundo Manoel Marcos, “tenho informações seguras que ela tem fortes ligações com pessoas da oposição e que vive almoçando com elas. Já encaminhei um ofício ao superior dela no Ministério Público Estadual, porque este não é o papel do MP”.
Politicamente, Manoel Marcos resolveu se defender atacando a oposição. “Como ainda não declarei quem vou apoiar na eleição do ano que vem, vem tudo para cima de mim. Porque a promotoria não se manifesta sobre uma ação que existe no Ministério Público contra a Nilce (Signorini, ex-prefeita) de uma obra que ela não executou. Ela pagou 100% da obra mais 25% de aditamento e a obra não foi feita. Onde está o MP que não vê isso, porque a ex-prefeita não teve também os bens bloqueados?”, indagou o prefeito esclarecendo que a obra “trata-se do fechamento da Escola Sebastião Leite, no bairro do Bexiga”.
O chefe do Executivo afirmou também que “a oposição não fala, mas o vice-prefeito (e ex-diretor de obras, Antonio Cajado Simões) também teve pedido o bloqueio de suas contas”. Manoel Marcos afirmou ainda que “o gestor da obra do Posto de Saúde do Curral era o Antonio Colucci (ex-secretário municipal de Saúde). “A oposição está me credenciando para ser um forte candidato a deputado estadual. Vou sair desta ação tão fortalecido quanto àquela do Tribunal Eleitoral”, concluiu o prefeito.
Oposição - O vice-prefeito, Antonio Cajado Simões afirmou que suas contas não estão bloqueadas pela Justiça. “Quando estava na administração eu era diretor de Obras. O ordenador de despesas na pasta era o secretário de Obras, não eu. Quero sim que a Justiça me chame para fazer parte desse processo. Só que vou na condição de testemunha e terei muito o que falar”, disse Simões.
O vice-prefeito afirmou ainda que “no segundo mandato as coisas foram ainda piores, há muita coisa nesse setor de obras para ser apurado. Quero que a Justiça afaste o prefeito para que a gente possa abrir as gavetas e mostrar toda a podridão que existe lá dentro”, disparou.
O ex-secretário de Saúde, Antonio Colucci, informou que não tem qualquer problema com relação a bloqueio de suas contas e que também não tem qualquer responsabilidade sobre a obra no Curral. “Essa questão é com a Secretaria de Obras”, declarou.
A ex-prefeita Nilce Signorini afirmou que a ação com relação à Escola do Bexiga também tem fundamento político. “Realmente há uma ação, mas não há indício de irregularidade de minha parte. Foi feita a escola, saí em dezembro e, após uma reforma no meio do ano seguinte (2000), encomendaram um laudo pericial que até chegou a ser rejeitado e montaram um processo de caráter político e pessoal”, declarou Nilce.
Signorini informou também que “já entraram com outros processos pedindo bloqueio dos meus bens. Já tive outros processos contra mim em outras oportunidades, e nada. Não tive irregularidades na minha gestão. Aliás, nem sei porque o prefeito está se voltando contra mim, sete anos depois”. A ex-prefeita afirmou também que não tem contato pessoal e nem sequer conhece a promotora pública de Ilhabela. (Fonte: Imprensa Livre)

TJ publica em Diário Oficial o “balanço” da intervenção no Fórum

Ilhabela  - A Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo concluiu na última quarta-feira, dia 17, a intervenção no Fórum Distrital de Ilhabela, que reorganizou os serviços e regularizou o andamento dos processos na cidade, conforme informações publicadas em Diário Oficial, nesta segunda-feira, dia 22. Após 30 dias de interdição foi constatado que havia 7.535 ações.
Segundo informações da equipe da Corregedoria de São Paulo, do total de ações, 2.987 não apresentavam há muitos meses ou anos qualquer andamento, podendo ser arquivadas. Um total de 1.171 processos já foram remetidos aos arquivos e o restante do acervo (1.816) será encaminhado em breve.
Todos as ações que seguem em andamento receberam as providências necessárias. Segundo comunicado da Corregedoria que publicado neste segunda-feira, dia 22, no Diário da Justiça Eletrônico (www.dje.tj.sp.gov.br), não há mais “processos aguardando remessa para publicação de despacho ou sentença.
Somente na área cível foram remetidos para publicação 1.550 processos; foram cumpridos 1.715 e remetidos à conclusão 981 processos, sendo que destes, 369 ainda se encontram em poder do Juiz para decisão (131 para sentença e 238 para despacho).
Das mais de 600 petições encontradas em cartório, apenas 75 não puderam ser juntadas aos autos para andamento”. Para dar continuidade ao trabalho, os funcionários do fórum foram treinados para o processamento das ações e rotinas cartorárias.
Assim, excluídos os processos que ainda pendem de arquivamento, encontram-se em andamento no Ofício Judicial da Vara Distrital de Ilhabela 4.548 processos, sendo que destes, 582 encontram-se no Tribunal para julgamento.
Na última sexta-feira, dia 19, o atual juiz titular do Foro Distrital de Ilhabela, Antônio Carlos Costa Pessoa Martins, que assumiu o cargo em 15 de outubro, afirmou que a equipe da corregedoria esteve no Fórum para implantar um projeto piloto de capacitação dos funcionários visando melhorar os serviços do Fórum.
“O trabalho da equipe da Corregedoria foi uma ruptura da visão tradicional punitiva. O trabalho foi de treinamento com o objetivo de aperfeiçoar os servidores para que não haja engarrafamento de processos”, confirma o juiz. “Foi um ensinamento para os servidores a trabalharem em termos de procedimentos processuais”, complementou.
Durante os 30 dias, a assessoria de imprensa do órgão, confirmou que houve modificação na organização do cartório e foram implantados sistemas de controle de prazos. Durante a intervenção da Corregedoria, toda a direção do Fórum foi afastada e remanejada para outras cidades.
Os cargos de direção nos setores administrativo, cartório e Oficial Maior, foram as principais alterações, conforme publicado em Diário Oficial, nesta terça-feira, dia 16. “Durante o período de intervenção, os servidores do Ofício Judicial foram orientados e treinados, tendo sido ministradas aulas sobre o processamento de feitos (processo civil e penal) e rotina cartorária, com possibilidade de serem esclarecidas dúvidas encontradas para a execução dos trabalhos realizados durante o dia”, estava escrito no documento oficial.
Em relação ao afastamento dos profissionais, que tinham cargo de chefia no Fórum, o TJ informou que a chefia do cartório judicial foi substituída por outros servidores melhor adaptados à nova organização. A equipe da Corregedoria continuará realizando visitas periódicas para avaliação dos trabalhos. “Para que houvesse continuidade e eficácia do trabalho realizado durante a intervenção, decidiu-se pela troca de chefia do Ofício Judicial, tendo sido designados servidores experientes e que melhor se adequavam à nova organização proposta para os trabalhos cartorários”, dizia o texto original.
Para a realização da intervenção o Conselho Superior da Magistratura do Tribunal de Justiça de São Paulo havia determinado, em caráter excepcional, a suspensão dos prazos processuais por 30 dias. Nesse período, o funcionamento do Ofício Judicial foi exclusivamente interno, sendo atendidas somente as questões urgentes.
“A intervenção realizada pela Corregedoria Geral da Justiça se deu dentro dos parâmetros determinados pelo E. Conselho Superior da Magistratura e mudou a realidade do Ofício de Justiça, tanto em sua parte estrutural quando procedimental, acreditando-se que os jurisdicionados da Vara Distrital de Ilhabela contam, a partir de hoje, com uma justiça melhor preparada, vigorosa, célere e próxima daqueles que necessitam do Poder Judiciário para o enfrentamento de suas necessidades, desta forma, foi encerrado o texto do documento oficial assinado pelo próprio Corregedor Geral da Justiça, Gilberto Passos de Freitas. (Fonte: Imprensa Livre)
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Projeto Ventos e Velas realiza palestra para profissionais da área náutica

São Sebastião - O projeto municipal Ventos e Velas, da Secretaria de Esportes de São Sebastião(Seesp), em parceria com a Volvo Oceânica e a Faculdade de São Sebastião (FASS), hoje a partir das 10h, na FASS, uma palestra sobre Eletrônica de Motores Volvo voltada à profissionais da área náutica.
O objetivo da conferência é esclarecer detalhes e dúvidas pertinentes a toda sistemática dos motores eletrônicos da Volvo Oceânica.
A expectativa é que cerca de 80 profissionais, já inscritos pela Associação Arrais, Mestres e Capitães Amadores do Estado de São Paulo, participem da palestra, que será ministrada pelo técnico da Volvo, Luis Felipe Mello.
De acordo com o chefe da Divisão de Esportes Náuticos, Rafael Mendes, a realização da conferência é muito interessante, pois são profissionais que estão cada vez mais preocupados com a questão da qualificação e aperfeiçoamentos seqüenciais. “Hoje mais do que nunca eles sabem da necessidade de se atualizar para a permanência em um mercado tão concorrido, e que a cada ano cresce cada vez mais”, afirma. (Fonte: Imprensa Livre)


Força Tática prende suposto participante do Comando Vermelho no Centro

São Sebastião - Uma troca de tiros entre integrantes das facções do Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV), na noite de sexta-feira, em uma das boates da rua Amazonas, no Centro, levou a Força Tática da Polícia Militar a prender um suposto participante do CV.
A polícia só recebeu informações do tiroteio bem depois, quando relataram que “Carioca”, suposto integrante do Comando Vermelho estaria na cidade em um veículo Fiat Brava. Diante da informação, duas equipes da Força Tática, comandadas pelos sargentos Agenor e Paschoal, intensificaram o patrulhamento pelo município, vindo a encontrar o veículo com as características da denúncia, no cruzamento da rua Auta Pinder com a avenida Guarda Mor Lobo Viana, na madrugada de sábado para domingo.
Na abordagem ao veículo, os policiais encontraram cinco munições de pistola intactas. Ao ser interrogado, o acusado confessou que a arma se encontrava em um dos apartamentos de um hotel no bairro Arrastão, dentro do nécessaire de sua filha, que tem aproximadamente dois anos.
Os policiais foram até o hotel, onde a mãe do suspeito também estava hospedada. Segundo a PM, ele levou a família para o local com medo de represálias devido à troca de tiros ocorrida na sexta-feira.
No quarto, foi localizada a pistola, calibre 380, carregada com sete munições, além de munições de fuzil. Uma foto de um homem conhecido como “Vandinho”, integrante do PCC, também foi localizada no apartamento onde se encontrava Carioca. Para a polícia, a fotografia indica que Vandinho seria o alvo de Carioca, natural do Rio de Janeiro.
De acordo com a PM, o acusado foi levado para o distrito policial, onde foi indiciado por porte ilegal de arma e encaminhado posteriormente para o Centro de Detenção Provisória (CDP), no Vale do Paraíba. Os soldados Tenório, Almeida, Oliveira e Quirino participaram da ação. (Fonte: Imprensa Livre)


Circuito de Maresias terá início este final de semana

São Sebastião - Após adiamento devido à falta de ondas, a Associação de Surf de Maresias marcou para o próximo fim de semana a etapa de abertura do Circuito ASM 2007.
O evento além de abrir as disputas pelo titulo do circuito local, será válido pelo circuito sebastianense de surf, que dá acesso ao circuito paulista amador.
Como essa etapa do circuito será válida para o circuito municipal, estarão em disputa nove categorias, petit, estreantes, iniciantes, mirim, junior, open, longboard, master e feminino.
As inscrições podem ser feitas pelo telefone (12) 97855972, com Alex Leco. Até quinta-feira, as inscrições serão abertas apenas para os atletas do município. Na sexta-feira, as vagas remanescentes estarão disponíveis para surfistas de todas as localidades. Organização do evento informa que os atletas que reservarem inscrição e não comparecerem no evento, só poderão disputar eventos na praia de Maresias após pagamento da inscrição em aberto.
O Circuito ASM 2007, tem patrocino da Cobra D´agua. Co-patrocínio de Guria e Bully´s. Apoio: Jonhy Cabianca, Bella Luna, Ohana Pupo, Manga Wax, Progression Session, Porto Maré, Resin Works, DaFinz, Water Classic, A Frima, Fabio Oliveira, Padaria Nova Santiago, Solange Ramos, Oceânica Motores, Leomil Surfboards, Marcos Reis Tattoo, Adega Kiboiada, Somar, Ascam e www.alexleco.v10.com.br .
Realização da Associação de Surf de Maresias em parceria com a Prefeitura Municipal de São Sebastião. Apoio técnico da Associação de Surf de São Sebastião.

Prefeitura prepara pacotão de obras para dezembro
O investimento dos cofres públicos deve chegar a R$ 30 milhões

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), trabalha a todo vapor em diversas obras públicas que estão em andamento por toda a extensão do município. De acordo com informações do diretor de Obras Públicas da Seop, César Roberto Gomes, a previsão é que grande parte seja entregue em dezembro. O investimento, somado, deve chegar a R$ 30 milhões.
Na Costa Sul, a área de lazer de Juquehy, que foi totalmente reformada e adaptada para usufruto da 3ª idade e o campo de futebol de Boracéia, que recebeu alambrado, iluminação e vestiários já estão prontas. Outra obra que deve ser concluída nos próximos trinta dias é a cobertura da quadra de Juquehy.
Falando ainda desta região, devem ficar prontas até dezembro também as obras de rede de esgoto da Vila Baiana, na Barra do Sahy, o Centro de Apoio Educacional (CAE) de Barra do Una (entre outras melhorias, esse projeto contempla a construção de pista de skate e quadra coberta) e a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Boiçucanga.
Na região central, a Prefeitura também trabalha em grandes projetos que beneficiarão toda a comunidade, como por exemplo, o da Praia Grande, que entra agora na reta final, com término previsto para o fim do ano. O projeto compreende obras de sistemas de drenagem e pavimentação, construção de quiosques, quadras, reforma de banheiros, entre outros serviços. Mais tarde, o local vai se transformar na “Praia da Aventura”, quando a Prefeitura implantar uma área de arvorismo com nove metros de altura, uma mega tirolesa (a maior do Brasil, com 400 metros de comprimento entre a montanha e o mar), arvorismo mirim, parede de escalada e píer para atracação de barcos de passeio.
Ainda citando benfeitorias da administração no Centro, estão previstos para ser entregue também em dezembro, a urbanização da Praça dos Fortunatos no bairro da Figueira e a piscina pública, que integra o projeto do CAE do Pontal da Cruz. Essa obra compreende, além disso, a construção de vestiários, pista de skate e quadra poliesportiva. A conclusão da reforma do Teatro Municipal também é uma das obras da região central com entrega prevista para dezembro.
A Costa Norte recebe melhorias também com a pavimentação de 14 ruas. A Prefeitura fará a execução do canal a fim de melhorar a drenagem nos bairros. A obra tem previsão de seis meses de duração, mas até o final do ano deverão ser entregue pelo menos três vias: Penélope, Proteu e Nereu.
Outra obra que teve início recentemente foi o Centro de Lazer do Itatinga. O projeto compreende a construção de quadra poliesportiva, praça de lazer, pista de skate e campo de futebol iluminado. A previsão de entrega é para o início do ano que vem. Já o Centro de Convenções, uma das grandes obras desta administração, está com a licitação quase concluída para que tenha início a segunda fase de construção.(Fonte: PMSS)

Consumidor paulista leva notebook sorteado no Festival Gastronômico de São Sebastião

São Sebastião - O prêmio maior do I Festival Gastronômico – São Sebastião Sabor & Art, um notebook, foi sorteado na última segunda-feira (22/10), na Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) foi conquistado pelo paulista Flávio Maccaferri. O equipamento será entregue no próximo dia 31, no Restaurante Morocco, no encerramento do evento.
Entre os dias 14 de setembro e 14 de outubro, a Prefeitura de São Sebastião realizou o festival com o objetivo de fomentar o turismo em São Sebastião. Participaram desta primeira edição 28 restaurante. O evento foi considerado um sucesso de vendas e público. Milhares de cupons foram colocados nas urnas e 41 pessoas foram premiadas com os pratos do festival, mergulho, artesanato, festa no Sirena, hospedagem, roteiro cultural, celular e o notebook.
O evento contou com apoio da Associação Comercial e Industrial de São Sebastião (Aciss), Lojas Tim Daiei Móbile, Sirena, Ecodynamic, Imprensa Livre, Universo Marinho, Trilha das Artes e Canoa Resort Hotel Marina, além dos restaurantes participantes.
Os comerciantes calculam em crescimento médio de 30% das vendas no período do festival, um fato importante uma vez que ele aconteceu ainda fora da temporada de verão. Exemplo da procura foi do premiado Flávio Maccaferri que contou que foi conhecer o Restaurante As Ilhas, consumiu o prato Poseidon e ganhou o notebook doado pela Aciss. “Fui em um sábado com o tempo chuvoso e ainda brinquei com os garçons e poderia ganhar um prêmio”, disse o paulista. Ele ainda elogiou o atendimento recebido no local.
Outro ganhador foi o também paulista Fausto Marinho, que almoçou no restaurante Canoa, na Rua da Praia, e ganhou uma hospedagem no Canoa Resort, em Barra do Una, na Costa Sul de São Sebastião. Ele se declarou um “pé-quente” e disse que se informou a respeito do festival. “Conheço bem São Sebastião e acho que a iniciativa do festival foi muito boa. O prato que comi estava muito bom”, disse.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, o Festival Gastronômico atendeu as expectativas e já se pensa em uma segundo edição. “Vamos avaliar, junto com os comerciantes, como o retorno do evento e definir se continua ou não no mesmo período”.
Ele disse ainda que todos os sorteados serão informados e terão até o dia 30 de novembro deste ano para retirar seus prêmios.
Confira abaixo no nome dos sorteados, o local onde consumiu e o prêmio ganho.

Consumidores premiados

Notebook - Aciss
Flávio Maccaferri - São Paulo

Celular - Daiei Mobile
Maria Rita Nosé - São Paulo

Artesanato - Trilha das Artes
Adriana Piva - São Paulo

Hospedagem Hotel Canoa – Barra do Una
Fausto Marinho - São Paulo
Festa do Branco – Sirena
Mário Sérgio Trigo - São Sebastião
Pedro Paulo - São Paulo
Marco Aurélio M. Bueno - São Paulo
Rui Lima - São Sebastião
Phil Pitcher

Roteiro Cultural Ecodynamic
Eliane Carvalho de Mello - São Sebastião
Daniel A. Moraes - São Sebastião

Discover Scuba – Universo Marinho
Sueli Keico Obara
Gisele S. De Carvalho Cunha - São Sebastião

Prato dos Restaurantes

Cia do Crepe – Crepes e Açaí
Leo Lombardi - São Paulo

Piracaê – Robalo à Piracaê
Fabiana e Newton Socho - Valinhos

Athenas - Moussaká
Patrick A. Acosta - São Sebastião

Caravela – Postas de Peixe na Teha
Julina Bragança da R. Alves - São Sebastião

Província Pizza Bar – Pizza Vitória Bonaiutte
Luiz Carlos Pisoli - São Paulo

Baraboo – Carne Seca na Manteiga com Mandioca
Clarice Barbosa Machado dos Santos - São Sebastião

Terral – Polvo à Moda
Adriano José Ruiz - São Sebastião

La Trattoria – Fettucine aos Frutos do Mar
Gilson da Silva Sousa - São Paulo

A Palhoça – Pizza à Caiçara
Aline Alves Cabral - São Sebastião

Tiê – Filé de Robalo Grelhado
Paola Maria de Freitas Silva - São Sebastião

Casa do Mel – Combinado Hibisco
Bruno Carvalho - São José dos Campos

Sorveteria Rocha I – Taça Roshow
Deivison Guilherme Vitor Ribeiro - São Sebastião

Empório da Pizza – Pizza ½ Rúcula e ½ Portuguesa
Beatriz El Ghorayeb da Veiga Pessoa - São Paulo

Pizzaria Pachecão – Pizza São Sebastião
Thais Monteiro R. Ferraz - São Paulo

Açaí Rocha – Taça Açaí
Rafael Silva de Lima - São Sebastião

Sushi Jungle - Sushi Jungle
Arnaldo Teixeira - São Sebastião

Sorveteria Rocha II – Ula Ula
Douglas Ap.C. Oliveira - São Sebastião

Spazio di Paolo – Macalu
Gustavo Pereira Lima - São Sebastião

Ilha de Toque Toque – Salmão ao Tamarindo
Paula Correia Mendonça - São Sebastião

Barracuda – Badejo ao Fundo do Mar
Fábio Luis Vergili Machado - São Sebastião

As Ilhas – Poseidon
Gabriela Soares – Joel Matos Júnior - São Sebastião

Cia das Índias – Camarão Flambado na Cachaça
Renato Gomes da Cunha - São Sebastião

Canoa - Caldeirada
Flávia Pace - São Sebastião

Sebastião Restaurante – Linguado Oriental
Gabriella Sampaio de Araújo - São Sebastião

Sem Compromisso – Risoto de Camarão
André Luiz de Oliveira - São Sebastião

Pizzaria da Vila – Pizza Sorvete
Gilmara Amália C. Coimbra - Caraguatatuba

Morocco - Paella
Viviane M. Pacini - São Sebastião

Yokohama – Rodízio de Sushi e Sashimi
Célia Marcon - Santo André (Fonte: PMSS)

Pesca Subaquática é destaque na primeira etapa do campeonato paulista da modalidade

São Sebastião - A equipe de pesca subaquática de São Sebastião atuou com destaque na primeira etapa de duplas do campeonato paulista da modalidade, realizada na Ilha Queimada Grande, em Itanhaém, no último fim de semana. O evento é organizado pela FPDS – Federação Paulista de Desportos Subaquáticos.
Os sebastianenses conseguiram o 3º lugar na categoria junior, com os atletas Sandro Alvim e Leonardo Alexandre. Já Terence Anderson faturou a 4ª colocação na categoria elite, recebendo também o troféu da maior peça da prova, que foi uma garoupa de 14 kg. Ao todo, 43 atletas do Estado disputaram a etapa.
O próximo desafio dos sebastianenses será em Ubatuba, no dia 10 de novembro, quando estão previstas as provas da segunda fase da competição. A equipe de pesca subaquática de São Sebastião conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Esportes (Seesp), além da boate Sirena e restaurante Terral.(Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara ACIU

Começa em Ubatuba última etapa do WQS

Ubatuba - Nesta terça-feira, a cidade de Ubatuba recebeu um dos mais tradicionais e importantes eventos do calendário do surf profissional. O Onbongo Pro Surfing, última etapa do WQS 2007 (divisão de acesso à elite do surf mundial) em ondas brasileiras, acontece na praia de Itamambuca, de 23 a 28 de outubro.
Este será o segundo ano consecutivo que Ubatuba recebe o evento, uma competição de nível máximo do esporte (seis estrelas). No ano passado, a etapa foi um grande sucesso e colocou Ubatuba de volta ao calendário mundial de surf. Para este ano, são esperados cerca de 200 surfistas de todo o mundo, representando mais de 15 países.
O Onbongo Pro Surfing, que teve como campeão em 2006 o paulista Renan Rocha, distribui 125 mil dólares em premiação. A competição nas ondas de Itamambuca será decisiva também para os brasileiros que estão na disputa pelas últimas vagas na relação dos 15 surfistas que a divisão de acesso indica para completar o grupo dos 42 componentes do WCT (elite do surf mundial). Além dos importantes pontos no WQS, em Itamambuca também será definido o campeão sul-americano profissional da ASP South America.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a realização da etapa do WQS em Ubatuba é um grande orgulho para a cidade. “A escolha de Ubatuba como palco de uma competição deste nível demonstra que temos estrutura e qualidade para receber qualquer evento. O Onbongo Pro Surfing já se tornou um dos principais acontecimentos do nosso calendário municipal e tenho certeza que neste ano será uma festa ainda mais bonita”, disse o prefeito. (Fonte: Imprensa Livre)

PSDB do Litoral Norte conquista espaço no Diretório Estadual

Ubatuba - No último dia 21, o PSDB de São Paulo realizou sua Convenção. O evento ocorreu nas dependências da Assembléia Legislativa de São Paulo, onde por consenso foi apresentada Chapa Única, uma atitude que mostrou unidade dos Tucanos Paulistas. O Deputado Federal Mendes Thame, foi eleito Presidente, e, em emocionado discurso se comprometeu á fortalecer o Partido para as eleições de 2008, deixando explicito que o PSDB marchará unido, na defesa de Programas de desenvolvimento e fortalecimento do Estado de São Paulo. César Gontijo, eleito Secretário Geral indicado pela Base Partidária, hipotecou total apoio aos companheiros, colocando-se como soldado do partido.
O Vereador Charles Medeiros agradeceu aos companheiros dos Diretórios do Litoral Norte pela indicação e, sobretudo a confiança a ele depositada.
"Espero retribuir o carinho dos companheiros Tucanos, com o máximo de empenho, e sob a Liderança do Dep. Antonio Carlos, possamos trabalhar forte junto á Executiva Estadual em parceria com o Presidente Thame, e o Secretario e amigo César Gontijo, para que em 2008 o PSDB vá às urnas, e se consolide nas Câmaras Municipais e Prefeituras de nossa Região". (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Ubatubense vence a Copa LitoVale de futebol de mesa em Jacareí

Ubatuba - Foi disputado neste Domingo, 21 de Outubro, no SESI de Jacareí, o mais importante torneio de futebol de mesa de todo o Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, a Copa LitoVale 2007, com o apoio das Rações SpecialDog. O evento, promovido pela Liga LitoVale, recebeu botonistas de cidades como Caraguatatuba, Cruzeiro, Jacareí, Pindamonhangaba, São José dos Campos, São Sebastião, Ubatuba e Taubaté.
Na Série Prata, o campeão do ano passado, Ralph Solera (Ubatuba), liderou boa parte da competição, seguido sempre de perto por Renato (Jacareí). Os dois enfrentaram-se exatamente na última rodada, numa autêntica "final", e Renato venceu a partida, fazendo com que ambos terminassem com o mesmo número de pontos ganhos, mas ficando com o título por ter melhor saldo de gols.
Já na Série Ouro, cujo favorito Edu Redondo (Jacareí), então líder do ranking LitoVale decepcionou terminando apenas na 7ª posição, o título ficou com o ubatubense Edson Sírio, agora bí-campeão da Copa LitoVale, já que conquistou o título do ano passado também. O vice-campeonato ficou com Boy Siqueira (Jacareí), que terminou 3 pontos atrás de Sírio. Em terceiro ficou a grande revelação do torneio, Marcelino (São Sebastião), que chegou a liderar boa parte da competição.

Fundo Social realiza o II Rodízio de Pizza da Solidariedade em Ubatuba

Ubatuba- O Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Ubatuba realiza no próximo mês o II Rodízio de Pizza da Solidariedade. Desta vez o rodízio acontecerá no restaurante Tio Sam. No mês de setembro o Fundo Social promoveu o I Rodízio de Pizzas, na Pizzaria Bucanneiros e reuniu mais de 150 pessoas, que além da contribuição com o Fundo também participaram de vários sorteios de brindes, como vinhos, chocolates, linha de cosméticos, óculos, kits de praia, entre outros.
O II Rodízio de Pizza está programado para o dia 9 de novembro, a partir das 20 horas. Os ingressos custam R$ 16,00 e já podem ser adquiridos no Gabinete da Prefeitura com Maily. Mais informações pelo telefone (12) 3834-1064. Toda a renda arrecada será revertida em obras sociais para o município.(Fonte: PMU)
 

Últimos dias para entregar projetos culturais à Fundart
Os projetos são divididos em duas modalidades: parcerias, em que a Fundart somente cede o espaço para sua execução e custeados, em que a Fundart paga o executor do projeto. As propostas podem ser entregues até o dia 31

Ubatuba - A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) está recebendo as propostas de projetos de mostras, pesquisas, oficinas e cursos culturais para o ano de 2008. Os interessados devem encaminhar suas propostas à sede administrativa da Fundart até o próximo dia 31, nos dias úteis em horário comercial. Os projetos culturais são divididos em duas modalidades: parcerias, em que a Fundart somente cede o espaço para sua execução e custeados, em que a Fundart paga o executor do projeto.
Os projetos devem estar inseridos nas seguintes áreas da Cultura: Artes Cênicas e Dança; Artes Plásticas; Artesanato; Folclore; Fotografia, Cinema e Vídeo; História e Geografia, Literatura e Música. A Fundart poderá aceitar projetos que não se enquadrem nas áreas culturais definidas no item acima, considerando-os para tanto, compatíveis e de relevância sócio-cultural.
Regulamento - As propostas deverão ser apresentadas exclusivamente em formulário apropriado, disponível na Fundart, na Biblioteca Municipal e no site da Fundação (www.fundart.com.br). Os projetos poderão ser remetidos pelo correio ou e-mail. É facultada a apresentação de mais de um projeto.
O edital com o regulamento completo pode ser visualizado também no site da Fundart. Para mais informações, ligue: (12)3833-7000. A administração da Fundart fica na Rua Dr. Félix Guisard Filho, nº 6- Centro - Ubatuba. O horário de funcionamento é das 8h às 12 e das 14 às 18h. (Fonte: PMU)

Mostra “Despertar do Mestre-Artesão” tem início nesta quinta-feira, 25
Neste ano, a ênfase das oficinas foi para o artesanato ligado ao folclore, com a confecção de bonecos, figurinos e outros objetos utilizados em congadas, folias de reis e outras manifestações

Ubatuba - Acontece neste fim de semana, de 25 a 28, no Tamoio Iate Clube, a mostra “Despertar do Mestre-Artesão”. A exposição é o resultado das oficinas realizadas na fase anterior do projeto e é composta por artesanatos folclóricos, entalhes de madeira, cestaria de taquara de lixa, cerâmica, papel machê e tear. Para alegrar a abertura do evento, o Grupo Tupinambrás e o Fandango Caiçara farão apresentações musicais, a partir das 19h.
Comandada pelo pesquisador do artesanato brasileiro, Carlos Herglotz, o “Despertar do Mestre-Artesão” busca resgatar o orgulho do artesão caiçara, por meio de discussões e vivências, além de proporcionar novas técnicas de aperfeiçoamento dos produtos. O objetivo principal do projeto é salvar da extinção as técnicas e ofícios das comunidades tradicionais. O projeto também busca colocar em evidência os mestres-artesãos que desenvolvem trabalhos de relevante valor patrimonial e cultural nas comunidades em que vivem.
O orgulho de ser caiçara - Herglotz explica que o projeto “Despertar do Mestre Artesão” envolve os mais diversos elementos culturais das comunidades tradicionais, desde a música, até a culinária, o folclore, as danças e as atividades econômicas. “Nossa intenção é mostrar aos artesãos a riqueza de sua cultura, elevando sua auto-estima. É preciso redescobrir o valor da cultura caiçara, para que este povo não sinta vergonha de suas raízes, não sinta vontade de sair de seu local de origem. A partir disso, conseguimos extrair o que há de melhor em sua essência e isso se refletirá positivamente em seus trabalhos.”
Valorizando a cultura - Neste ano, a ênfase das oficinas foi para o artesanato ligado ao folclore, com a confecção de bonecos, figurinos e outros objetos utilizados em congadas, folias de reis e outras manifestações. Para tanto, o “mestre” Julinho Mendes ensinou aos artesãos a utilizar materiais diversos, como palha, folha de coqueiro, retalhos de pano e arame.
Além das oficinas práticas, também foi realizado um trabalho de valorização e reconhecimento, com artesãos da região norte do município, como Vila Picinguaba, Fazenda da Caixa, Ubatumirim, Promirim e divisa.
Para o prefeito Eduardo Cesar, projetos como esse desempenham um papel fundamental no propósito de manter vivas as tradições do município. "Com essas capacitações, além de ajudar a resgatar o orgulho de viver em Ubatuba, é possível proporcionar aos profissionais, ferramentas importantes, que poderão contribuir com o desenvolvimento e a melhoria de seus ofícios. Estamos trabalhando para que os produtos ubatubenses sejam cada vez mais reconhecidos e apreciados pelos nossos turistas, tornando-se marcas registradas de nossa cidade", afirma o prefeito.
Serviço: O Tamoios Iate Clube fica na Avenida Leovigildo Dias Vieira, 1470, no Bairro Itaguá. O horário de visitação da mostra é das 7h às 19. (Fonte: PMU)

Famipa orgulha Ubatuba no Campeonato Nacional de Fanfarras
Os prêmios foram no quesito corpo coreográfico, que conquistou o primeiro lugar; no quesito baliza, em segundo lugar e no quesito corpo musical, em terceiro lugar

Ubatuba - A Fanfarra Municipal Infantil Padre Anchieta (Famipa), mais uma vez, representou Ubatuba e orgulhou a cidade. A Famipa participou do Campeonato Nacional de Fanfarras, acontecido no último dia 20, em Lorena, e trouxe para a casa, três troféus. Os prêmios foram no quesito corpo coreográfico, que conquistou o primeiro lugar; no quesito baliza, em segundo lugar e no quesito corpo musical, em terceiro lugar.
O prefeito Eduardo Cesar afirma que se sente muito recompensado por ter reativado e acreditado na Famipa. “Para onde quer que a Famipa vá, ela enche de orgulho os corações ubatubenses. Sinto-me muito feliz de ter acreditado neste sonho e saber que ele não foi em vão.”
A Fanfarra está sob a regência do Maestro Valdecy dos Santos e tem como coreógrafos João Henrique Gaspar de Oliveira e Thábata da Costa Manso. A Direção da Escola Padre José de Anchieta parabeniza todos os integrantes da Famipa pelos troféus conquistados. (Fonte: PMU)


SEMANA DE 19/10 A 25/10/2007

Cine Porto

Resident Evil 3 A Extinção
Terror!!!!!! - ás 19:40 - 21:20hs

Vira Lata
Aventura Dublado
ás 16:40 - 18:10hs

Atenção agora e toda Quarta-feira todos pagam R$ 3,00

cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Poesia Topo

História de Chico Lopes

Quando Chico Lopes
Saiu do mato,
Vestiu a fatiota,
Calçou sapatos
Naqueles pés
De quebrar estrepes
Para viajar pra São Paulo,
Todo mundo ficou admirado
E mais admirado ainda no retorno,
Quando os sapatos voaram longe
E Chico Lopes correu pra cachoeira,
Pra lavar toda a sujeira
De poeira e da fumaça,
Pra limpar bem os ouvidos
Do barulho do trânsito,
Pra refrescar bem a visão
E para limpar a alma
Maculada pela poluição.

Felix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Carta Aberta
Aos cidadãos ubatubenses e a quem possa interessar,

Embora houvesse decisão por parte do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA), de proibir a pesca por meio de cerco flutuante ao redor da Ilha Anchieta, afirmo que tal decisão é no mínimo uma atitude ilegal e desrespeitosa com nossos pescadores tradicionais, além do mais afronta os artigos 215 e 216 da nossa Constituição Federal. Afirmo que tal decisão foi no mínimo inconseqüente e que não levou em conta a manutenção de uma cultura tradicional centenária e que respeita o meio ambiente (O cerco somente captura peixes de passagem, tais como cavala, sororoca, xaréu e etc e os mantém vivos).

     

Obs: Em vistoria na Praia do Leste (Ilha Anchieta), pude observar que após a retirada dos pescadores, o local transformou-se em verdadeiro lixão, onde se vê várias garrafas de whisques, vodkas, latas de cervejas, sacos de carvão, embalagens plásticas e etc. Será esta a política de preservação ambiental da atual administração do PEIA?
 

Jairo dos Santos - PSB
Vereador em Ubatuba

 

Aceitariam os governantes de Ubatuba, indiferentes, aquilo que seria a sua maior derrota no mandato de quatro anos ?

A notícia veiculada por este conceituado Jornal, a 18/10/2007, sob o título "Inadimplência e falta de parcerias podem tirar Unitau de Ubatuba. A medida ocorreu após a reitoria da faculdade constatar que a situação da unidade é deficitária...", me deixou estarrecido.
Pergunto: aceitariam os governantes de Ubatuba a saída da Unitau, atual fio de esperança de intelectualidade de nossa juventude em sua própria terra?
Sabemos que os que têm melhores condições econômicas vão para outros centros, e alguns, sem as mesmas condições, alcançam o mesmo objetivo, mas com sacrifício quase que irracional, longe da família, da terra, dos amigos, da política local.
Isto não é justo para os dias atuais.
Não se empenhar o político, para manter a formação universitária da juventude caiçara em sua própria terra, quando há condições para isto, é coisa reprovável.
Quem assume o governo com amor, respeito e seriedade, trata os filhos da terra como aos próprios filhos.
A preocupação maior com os filhos é exatamente a formação intelectual, que dura a vida inteira.
Esta é a verdadeira riqueza que se deixa aos filhos e aos governados.
Se isto não ocorre, por culpa da gente, só resta a frustração, e quem sabe o remorso.
A Unitau não pode e não deve sair de Ubatuba.
Nenhum político aceitaria facilmente uma derrota desta natureza, pois estaria ferindo o lado mais nobre da política.
Seria governar sob o domínio da indiferença, um grave pecado.
E como sempre acreditei e acredito nos governantes de Ubatuba, por questão de honra eles não aceitarão esta derrota.
Sabem que passariam a ser desconsiderados pela juventude e pelos que verdadeiramente amam a Cidade.
Um pecado deste poderá lhes custar um castigo nas urnas.
 

Benedito José dos Santos Filho
São Paulo, SP

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Guaaruça na Maranduba ©Luciano Cancelier

Guaruça na Maranduba
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor