Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 07 de Novembro de 2007 - Nº 1872 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
-


Caraguatatuba
Prefeitura cria Plano de Resíduos da Construção Civil
Formaturas do Programa "Trânsito Legal 2007" começaram esta semana
Campeonato de Futsal Zona Norte na reta final
Caraguá faz bonito no Campeonato Brasileiro de Kung Fu e Tai-Chi-Chuan
Atletas de representaram Caraguá no Peru e conquistam de ouro e prata
Prefeitura de Caraguá pavimenta diversas ruas do bairro Prainha
Caraguá terá Campeonato Sub-11 e Sub-13
Super Verão Caraguá promete agitar a cidade

Ilhabela
Audiência discute limite de ingresso de veículos

São Sebastião
Município está livre da contaminação do leite, segundo Vigilância Sanitária
Câmera flagra jovem furtando interior de veículo
Abertura oficial da VI Olimpíadas dos Servidores será na próxima sexta-feira
Seesp promove 1ª Copinha Interna de Futsal Infantil no fim de semana
São Sebastião leva 37 atletas para Jogos da Melhor Idade de São José dos Campos
Comtur discute calendário de eventos da temporada de verão 2008
Barra do Una recebe Mutirão da Cidadania com ecoagentes
Saúde programa atividades de reciclagem para médicos e agentes do PSF
Prefeitura convoca aprovados em concurso para o cargo de agente de tráfego


Ubatuba
Mau tempo atrapalha Feira das Nações e revitalização parcial da Avenida Iperoig
Chuva e ligação clandestina causam vazamento em rede de esgoto no Tenório
Espaço Baguá traz Constelação Familiar
ACIU ofereceu Palestra Motivacional
Fauna introduzida no Parque Estadual Ilha Anchieta é tema de encontro técnico-científico

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

-


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Prefeitura cria Plano de Resíduos da Construção Civil
Hoje, o município não tem um controle da quantidade de botas-fora que existem

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguatatuba elaborou o Plano de Resíduos da Construção Civil e Resíduos Volumosos. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Auracy Mansano, o município está cumprindo a resolução do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) número 307 que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil.
O plano é voltado para facilitar a correta disposição e destinação adequada dos resíduos da construção civil e resíduos volumosos gerados em Caraguatatuba. “Hoje não há um local adequado para o depósito deste tipo de resíduo. O entulho é jogado aleatoriamente”, comentou Mansano.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, não há um levantamento da quantidade de botas-fora existentes no município. A prefeitura chega a utilizar parte do entulho – restos de cimento, madeira e areia – para fazer aterro de terrenos municipais que passarão por obras.
Em Caraguatatuba existem, de acordo com Mansano, de cinco a seis empresas que prestam o serviço de tira-entulho. “Hoje existe uma área da iniciativa privada que passa por fase de licenciamento ambiental que será utilizada para o depósito de resíduos da construção civil”, comentou o secretário de Meio Ambiente.
O Plano denomina o que são resíduos de construção civil (entulho), resíduos volumosos (móveis e equipamentos domésticos inutilizados, grandes embalagens e peças de madeira, podas de árvores), quem são os geradores (pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, proprietárias ou responsáveis por obra de construção civil ou empreendimento) e os transportadores (encarregadas da coleta e do transporte dos resíduos entre as fontes geradoras e as áreas de destinação).
O Plano prevê um conjunto integrado de áreas físicas e ações. Uma das ações é a rede de pontos de apoio para pequenos volumes de resíduos da construção civil e resíduos volumosos, implantada em bacias de captação de resíduos.
“Estes pontos de apoio ou eco-pontos estamos pensando inicialmente em três, um na região central, outro na zona Sul e outro na Norte. Ainda pode existir um maior que pode ser explorado pela iniciativa privada. Neste haverá um triturador para fazer a reciclagem dos materiais que podem ser usados em habitações populares”, acrescentou Mansano.
A rede de pontos de apoio para pequenos volumes constitui serviço público de coleta, por meio de pontos de captação perenes, implantados, sempre que possível, em locais degradados por ações de deposição irregular de resíduos.
Ainda com o previsto no plano, os pontos de apoio receberão, de munícipes e pequenos coletores cadastrados, descargas de resíduos de construção e resíduos volumosos, limitadas ao volume de um metro cúbico. Os pontos ainda poderão ser utilizados de forma compartilhada por grupos locais que desenvolvam ações de coleta seletiva de lixo seco reciclável.
Outra ação é o sistema Disque-Coleta para pequenos volumes de acesso telefônico a pequenos coletores privados de resíduos da construção civil e resíduos volumosos.
Ainda está prevista uma rede de áreas para recepção de grandes volumes de resíduos constituída por empreendimentos privados ou públicos regulamentados, operadores da triagem, transbordo, reciclagem, reservação e disposição final, compromissados com o disciplinamentos dos fluxos e dos agentes e com a destinação adequada dos grandes volumes de resíduos gerado.
Na semana passada, a prefeitura enviou o projeto do Plano para a votação na Câmara Municipal.
Resolução Conama - A resolução 307 do Conama prevê no artigo 5º, a criação do Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil pelos municípios.
Entre as regras a serem cumpridas, estão o cadastramento de áreas, públicas ou privadas, aptas para recebimento, triagem e armazenamento temporário de pequenos volumes, em conformidade com o porte da área urbana municipal, possibilitando a destinação posterior dos resíduos oriundos de pequenos geradores às áreas de beneficiamento; o estabelecimento de processos de licenciamento para as áreas de beneficiamento e de disposição final de resíduos e a proibição da disposição dos resíduos de construção em áreas não licenciadas.
A resolução determina que os municípios deverão cessar a disposição de resíduos de construção civil em aterros de resíduos domiciliares e em áreas de bota fora. (Fonte: Imprensa Livre)

Formaturas do Programa "Trânsito Legal 2007" começaram esta semana
Mais de 2 mil alunos receberão os certificados de participação em 2007 do Programa, que é realizado pela Ditran e Secretaria da Educação

Caraguatatuba - A Secretaria de Urbanismo, Habitação e Trânsito, por meio da Ditran (Divisão de Trânsito de Caraguatatuba), em parceria com a Secretaria da Educação, iniciou esta semana as formaturas dos estudantes que participaram da edição de 2007 do programa "Trânsito Legal". A primeira cerimônia aconteceu hoje, dia 6 de novembro, na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Benedito Inácio Soares, na qual participaram não só os estudantes da unidade, mas também os formandos das EMEFs João de Oliveira e Profª Maria Tereza de Souza Castro.
Na cerimônia de entrega dos certificados, participaram o prefeito José Pereira de Aguilar, a primeira dama Rosangela Leite Carrijo de Aguilar, as supervisoras de ensino Nice e Rosana, que representaram a secretária da educação, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, o diretor do Ditran, Coronel Celso Antonio Rapacci, além de professores, supervisores de ensino e a comunidade.
O programa "Trânsito Legal" é realizado anualmente nas escolas municipais de Caraguá e desde sua implantação já atendeu cerca de 10 mil alunos. Somente neste ano, dois mil estudantes participaram das aulas, iniciadas em abril. Elas são ministradas pelos agentes de trânsito em 20 escolas, totalizando um atendimento a 63 salas de aula.
A cada edição, o projeto tem conquistado bons resultados e foi superado este ano. As aulas do "Trânsito Legal" são elaboradas com a preocupação de como os alunos receberão as informações, para que haja o melhor aproveitamento possível. Por esse motivo, mostrar a teoria e a prática é fundamental para o êxito do programa, que também é trabalhado de maneira contextualizada e de forma interdisciplinar.
Simulações, dramatizações e atividades lúdicas são algumas das metodologias de ensino adotas pelos monitores. A proposta também procura mesclar exemplos que dão resultados em outras regiões, como o material pedagógico de apoio, que possui dois programas desenvolvidos por educadores especialistas em educação de trânsito do Departamento Nacional de Trânsito em parceria com o Ministério dos Transportes. O mesmo acontece com a parte musical que está num CD lançado pelo Detran da Bahia, que fala de assuntos como o cinto de segurança, sinais de trânsito, faixa de pedestres, entre outros.
O prefeito falou sobre a importância dos pais apoiarem os filhos e estarem presentes nesse tipo de projeto, que trabalha principalmente com a questão preventiva. "Desde já estamos formando futuros motoristas mais conscientes. Essas crianças também contribuem com as famílias, repassando para as pessoas que conhecem, os conceitos aprendidos durante o curso".
Para a formatura, as crianças apresentaram esquetes, que tratam sobre a segurança no trânsito. Nesta quinta-feira (8), será a vez dos alunos das EMEFs Profº Oswaldo Ferreira, Profº Luiz Ribeiro Muniz e João Thimóteo do Rosário, receberem os certificados. A entrega ocorrerá no CIEFI do Casa Branca. (Fonte: PMC)

Campeonato de Futsal Zona Norte na reta final

Caraguatatuba - O Campeonato Municipal de Futsal Zona Norte, que conta com a organização da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, está indo para as quartas-de-final.
Na última segunda-feira, três equipes garantiram vaga. O Real Tabatinga, em uma partida emocionante, bateu o Chelsea por 3 a 2. Já o Sertão dos Tourinhos não teve muito trabalho e goleou o S.P.C. por 11 a 2, assim como a Estrela da Amizade, que fez 13 a 1 no Chavante.
Nesta quarta-feira (7), na Quadra do Massaguaçu, às 19h30, o Explosão enfrenta o União do Chocolate. Em seguida, o Litoral encara o Vitória. Encerrando as oitavas-de-final, o Liverpool jogará contra o Performa Academia. Quem vencer, encara o já classificado Jetuba Futsal, no sábado.
As quartas-de-final começam na sexta-feira com o Camaleão encarando às 19h30 o Real Tabatinga. Em seguida, o Sertão dos Tourinhos joga contra o Estrela da Amizade. Às 21h30, o vencedor entre Explosão e União do Chocolate pega o ganhador de Litoral e Vitória. Todas as partidas serão realizadas na Quadra do Massaguaçu. (Fonte: PMC)

Caraguá faz bonito no Campeonato Brasileiro de Kung Fu e Tai-Chi-Chuan
A equipe do professor, técnico e atleta Ditinho conquistou 11 medalhas na competição

Caraguatatuba - A cidade de Caraguatatuba foi muito bem representada no XVIII Campeonato Nacional de Kung Fu e Tai-Chi-Chuan, realizado do dia 1 a 4 de novembro em Fortaleza.
Caraguá foi com nove atletas do município, que competirem com mais de 500 lutadores, sendo estes os dois melhores de cada estado em cada categoria.
A equipe caraguatatubense considerou de altíssimo nível e muito difícil o campeonato. A jovem Victória de Oliveira foi um dos destaques de Caraguá trazendo duas medalhas de ouro, em umas das finais, e sagrou-se campeã brasileira juvenil ao bater na final uma atleta cearense.
O atleta Hemerson Carvalho conquistou o bicampeonato no adulto. Caraguá trouxe para casa 11 medalhas no total, sendo sete de ouro, duas de prata e duas de bronze. A equipe foi ao pódio em todas as categorias que competiu.
Assim como Victoria, Márcia Sato sagrou-se campeã brasileira em duas categorias. Juliana Saldanha e Murilo Oliveira também ganharam ouro.
Com a prata, ficaram as atletas Valdirene Bibiano e Camila Oliveira. Renan Fernandes e o professor Ditinho ficaram com a terceira colocação.
A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, apoiou a equipe de Kung Fu e Tai-Chi-Chuan no Campeonato Brasileiro. (Fonte: PMC)

Atletas de representaram Caraguá no Peru e conquistam ouro e prata
No ano que vem a competição acontece na Argentina e B.A Oliveira precisa vencer os campeonatos Paulista e Brasileiro de Supino, já Honório Muniz tem vaga garantida por ser o recordista de 2007 em sua categoria

Caraguatatuba - Os atletas de Supino Honório Muniz e B.A Oliveira de Caraguá estiveram na cidade de Lima, no Peru, nos dias 4 e 5, onde participaram do 11º Campeonato Sul-Americano Absoluto e 7º Campeonato Sul-Americano Máster da modalidade, organizado pela IPF-Federação Internacional de PowerLifting e trouxeram para casa duas medalhas, sendo uma de ouro e outra de prata, respectivamente.
B.A Oliveira competiu na categoria Open e conquistou a medalha de prata, com marca de 180kg, perdendo apenas para o equatoriano Cristian Vargas, que conquistou marca de 200kg. A medalha de bronze ficou com o peruano César Batista , que atingiu a marca de 147,5kg.
Já Honório Muniz, que disputou na categoria Master II até 125kg, conquistou a medalha de ouro, com marca de 170kg e é o recordista da sua categoria. O 2º e 3º lugares foram conquistados pelos atletas Miguel Poblete e Juan de Dios respectivamente, ambos do Peru.
Na classificação geral da competição, o Brasil conquistou o 1º lugar, seguido pelo equador em 2º e Uruguai em 3º. Participaram da disputa 92 atletas, sendo 22 do Brasil. Os dois atletas, que representaram Caraguá, foram os únicos do Vale o Paraíba e Litoral Norte conseguiram marca nos campeonatos Paulista e Brasileiro para a disputa. "Os demais competidores são de São Paulo, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O troféu do Brasil ficou com a cidade de Itu, que levou o maior número de atletas, cerca de 8 competidores", disse B.A Oliveira.
Oliveira informou que esta é a primeira vez que participa de competição fora do país, embora tenha competido em disputas internacionais, porém organizadas aqui no Brasil. Ele acrescentou que, o que mais prejudicou foram a alimentação, o clima e o idioma. "Durante a competição o levantador de peso tem que se preocupar com as "pedidas" para não fugir das regras. Em outro idioma a atenção terá que ser dobrada. Já a alimentação é diferente da nossa habitual, e o clima frio e úmido dificulta a respiração e a resistência do atleta diminui significativamente", completou.
Segundo Oliveira o recorde da sua categoria era 193kg e ele treinou para 190, porque achou que o próprio recordista não fosse ultrapassar essa marca, porém ele fez uma marca assustadora, 200 quilos, 20 a mais do que a minha marca atingida. "De todos os anos que pratico supino, nenhum atleta tinha me vencido com uma marca tão alta, 20kg. O meu adversário além de quebrar o seu próprio recorde, ainda deixou uma marca muito alta, isso não é bom, pois no próximo ano, pode ser que ele mesmo não consiga atingir essa marca", disse.
O atleta Honório Muniz foi o recordista em sua categoria. A marca era de 155kg e ele registrou 170 kg, que, para o atleta Oliveira, é fácil de quebrar, porque a média é de 180kg e no ano que vem, na competição, que será na Argentina, o atleta já está automaticamente classificado, não tendo obrigação de vencer os campeonatos Paulista e Brasileiro.
B.A Oliveira e Honório Muniz contaram com o apoio da Prefeitura, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, Unimódulo, Ascaff, Atelier Ourives e União do Litoral. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá pavimenta diversas ruas do bairro Prainha
Outras obras estão em processo licitatório para início ainda este ano. Áreas como saúde, educação e esporte também serão beneficiadas

Caraguatatuba - Os moradores do bairro Prainha, região central em Caraguá, irão receber benfeitorias. É que Prefeitura, para atender a população, irá realizar nos próximos dias trabalhos de melhorias em diversas ruas do bairro, por meio do PCM - Plano Comunitário de Melhorias.
Serão beneficiadas as ruas Dr. Alberto Silva Ramos, Benedito Vicente Santos, Águas da Prata, Atibaia, Amparo, Travessa 1, Pedro de Carvalho e Serra Negra.
O processo licitatório aconteceu na semana passada e o serviço custará R$ 1.099.480,80 para os cofres públicos. A empresa vencedora foi a SOEBE Construção e Pavimentação Ltda, que terá um prazo de 8 meses para conclusão das obras.
Entre as melhorias estão pavimentação em blocos sextavados em concreto e implantação de guias e sarjetas. Para o prefeito José Pereira de Aguilar, as obras que estão sendo feitas na cidade são de extrema importância para os munícipes. "Estamos atendendo as necessidades dos munícipes, levando melhorias para os bairros, dando assim mais qualidade de vida para todos". disse o prefeito.
Outros processos de licitação estão tramitando na prefeitura para a construção de novas obras ainda este ano, como creches, centros comunitários, complexos esportivos, Unidades Básicas de Saúde, área de lazer entre outros. (Fonte: PMC)

Caraguá terá Campeonato Sub-11 e Sub-13

Caraguatatuba - Os interessados em participar do Campeonato Sub-11 e Sub-13 tem até esta quarta-feira (07), às 18h, para entregar a ficha de inscrição, durante o Congresso Técnico, que será realizado no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), na avenida José Herculano, 50 - Jardim Britânia.
Os formulários deverão constar nome completo dos jogadores, número de identidade, data de nascimento, assinatura do atleta, do técnico ou responsável pela equipe, além de uma autorização dos pais ou responsável pelos menores.
As disputas serão apenas para o masculino. No Sub-11, aceitarão atletas nascidos em 1996 e 1997, e no Sub-13, de 1994 a 1995. São esperadas de 20 a 30 equipes na competição, que acontece todo ano em Caraguá. (Fonte: PMC)

Super Verão Caraguá promete agitar a cidade
Evento acontecerá durante a temporada de verão e promete reunir em um só espaço, entretenimento, lazer e esportes para toda a família

Caraguatatuba - A Praça de Eventos em Caraguatatuba receberá do dia 26 de dezembro até 10 de fevereiro o Super Verão Caraguá. O evento traz uma proposta diferenciada, que visa atingir diversos públicos.
A área, que conta com 10.000 m², será climatizada e em sua maior parte coberta, sendo dividida em três setores.
No local haverá arquibancadas e camarotes fechados, arena esportiva, um palco e o espaço para shows, com artistas de primeira linha da música brasileira, que serão trazidos pelo grupo Bandeirantes de Rádio e Televisão, parceiro do evento.
O Super Verão Caraguá contará também com uma área de entretenimento, para todo o público que passar pelo local, com Praça de Alimentação, Lan House, recreação infantil, centro de estética e um local destinado a pequenas apresentações musicais. Na terceira parte haverá uma Feira Náutica e uma Feira de Animais Domésticos.
A Opção Montagens e Eventos, responsável pelo projeto, disponibilizará aos turistas, veranistas e caiçaras o maior conforto e segurança possível, com um posto médico, com UTI móvel, seguranças contratados, postos das Policias Militar e Civil, brigada de incêndio, monitoramento eletrônico, com câmeras estratégicas, e sala de imprensa.
O secretário de Turismo de Caraguatatuba, Ricardo Ribeiro, acredita que a cidade receberá neste verão mais de 1,5 milhão de pessoas e espera agradar aos turistas. "O evento é muito convidativo pela estrutura e época do ano, quando a cidade recebe um grande volume de turistas, o que justifica um evento deste tamanho", comentou Ricardo, que ressaltou a política da atual administração, que conseguiu mais uma vez um projeto custeado pela iniciativa privada.
Além da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, o Super Verão Caraguá conta com o apoio da Associação Comercial. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Audiência discute limite de ingresso de veículos

Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela convida toda a população para a audiência pública que acontece amanhã. O debate é aberto a toda população e será a quarta – e provavelmente a última - audiência sobre o Projeto de Lei nº 17/2007, que “dispõe sobre o ingresso e circulação de veículos no Município”.
Quando o projeto deu entrada na Casa, em fevereiro, o presidente Joadir Capucho (PTB) apresentou um requerimento para que acontecessem audiências públicas em número suficiente para a discussão da proposta.
O projeto apresentado pelo Executivo disciplina o ingresso e a circulação de veículos na cidade e visa melhorar o fluxo do trânsito em determinados períodos como durante a alta temporada e em alguns feriados prolongados. O projeto de lei está disponível na homepage oficial da Câmara ( www.camarailhabela.sp.gov.br ).
O internauta também pode manifestar sua opinião por meio do link “fale conosco” ou pelo e-mail camara@camarailhabela.sp.gov.br .
A audiência pública acontecerá amanhã, dia 7 de novembro, às 19 horas, na Câmara Municipal de Ilhabela que fica à Rua Benedito Cardeal Sobrinho, 39 – Vila. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Município está livre da contaminação do leite, segundo Vigilância Sanitária

São Sebastião - A Vigilância Sanitária Municipal não encontrou na região nenhum dos lotes de leite acusado de adulteração. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Sebastião, não há o problema de leite adulterado na cidade e houve medidas de prevenção de acordo com as determinações da Anvisa ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária) .
Os supermercados da cidade passaram por uma fiscalização realizada pela Vigilância Sanitária, mas não foi encontrado nada relacionado ao problema. De acordo com o líder de seção do Supermercado Pão de Açúcar, César Batista, assim que o estabelecimento soube da adulteração, retirou todos os seus produtos, colocando novamente depois que se certificou que os lotes “batizados” não se encontravam entre os seus.
“Não afetou nas vendas, mas houve uma redução nos preços e o consumidor está receoso com as marcas envolvidas”, comenta César e acrescenta que “o que assusta é que foi descoberto agora, mas não sabemos se esse problema é de agora”, afirma ele.
Já para Alexandre Loiola, gerente do Supermercado Semar, a Vigilância Sanitária agiu rápido e o problema não teve maiores conseqüências. Alexandre afirma também que não foi encontrado em seu estabelecimento nenhum dos lotes adulterado, mantendo o mesmo preço e que suas vendas não foram afetadas.
Para o gerente do Supermercado Semar, muitos dos consumidores estão com medo, mas com o tempo, a situação volta a se normalizar. “Apesar do problema, ninguém pode viver sem leite, como é que a dona de casa vai fazer seu bolo? Eu continuo consumindo leite normal, mas, Parmalat nem eu e nem minha família vamos tomar” decreta ele.
Por enquanto, a Vigilância Sanitária Municipal aguarda novas orientações da Anvisa.
Histórico - A Policia Federal acusa as cooperativas Coopervale (Cooperativa dos Produtores de Leite do Vale do Rio Grande) e Casmil (Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro) de “batizar” o leite com substâncias que aumentavam seu volume e que disfarçavam suas más condições de conservação e transporte.
A Parmalat e a Calu (Cooperativa Agropecuária Ltda. de Uberlândia) estavam entre os compradores de leite dessas cooperativas.A operação da Policia Federal, chamada de Ouro Branco, que desarticulou a suposta quadrilha, capturou 26 pessoas envolvidas. De acordo com a PF, os responsáveis pela Coopervale e pela Casmil, que estão entre os presos, admitiram a fraude no leite.
A Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Leite Brasil) alerta que 1/3 de todo o leite produzido no País não passa por fiscalização. Isso significa que dos 29 bilhões de litros de leite produzidos no Brasil, cerca de 9 bilhões não obedecem aos padrões de qualidade propostos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). (Fonte: Imprensa Livre)

Câmera flagra jovem furtando interior de veículo

São Sebastião - Mais uma vez as câmeras do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM) da prefeitura dão resultado. Na manhã de ontem, um caso de furto no interior de veículo foi solucionado.
A Polícia Civil foi acionada pelos operadores do SIM e prendeu em flagrante um jovem que havia furtado um telefone celular Nextel e R$ 5. Ele havia aproveitado o descuido de um motorista, que deixou seu carro aberto para se dirigir a uma loja de auto peças. As imagens mostram o jovem pegando o celular no interior do veículo e saindo rapidamente em uma bicicleta.
Ele já vinha sendo investigado por outro delito e também monitorado pelas câmeras do Sistema Integrado de Monitoramento. Por isso, a Polícia Civil foi acionada. O jovem foi preso em flagrante no bairro do Itatinga, região central.
O celular e o dinheiro foram recuperados.
A Secretaria de Segurança Urbana alerta para algumas medidas que podem evitar este tipo de ocorrência: não deixar à mostra no interior de veículo os aparelhos de celular, bolsas, equipamentos eletrônicos; não deixar o veículo aberto; no caso de bicicletas, mantê-las com cadeados nos bicicletários; entre outras. Além de proporcionar mais segurança, as câmeras de monitoramento já registraram atentado ao pudor, furto de plantas, tentativa de furto de veículos, e outras. (Fonte: Imprensa Livre)

Abertura oficial da VI Olimpíadas dos Servidores na próxima sexta-feira
Belas defesas e disputas acirradas marcaram os jogos da última segunda-feira (5/11)

São Sebastião - Na próxima sexta-feira (9/11), a cerimônia oficial de abertura da VI Olimpíadas dos Servidores de São Sebastião promete estremecer o ginásio José de Souza Gringo, o Gringão, no Varadouro, a partir das 19h. Shows, apresentações culturais, novidades e muitas surpresas vão emocionar os servidores. A atração especial da noite ficará a cargo do grupo de basquete acrobático Ginasloucos, de Dourados, no Mato Grosso do Sul. Haverá também apresentações do Grupo Corpus de São Sebastião e de patinação artística, com a professora Sandra Melocci.
“A cerimônia de abertura por si só já é um espetáculo, mas estamos na expectativa do desfile das secretarias, pois elas competem entre si e as evoluções a cada ano são melhores”, declarou a professora Neila Brunetti Ítavo, uma das organizadoras do evento.
Segundo Neila, outro momento que reserva grande surpresa será a entrada da tocha olímpica. Esse ano, a missão de ascender a pira será da servidora Ciça Nogueira, professora de yoga com mais de dez anos de “casa”. Dentro da programação da cerimônia de abertura das olimpíadas, haverá também a prova de performance, com início logo após as apresentações.
Resultados: Os atletas iniciaram a semana com jogos emocionantes. Na última segunda (5/11), a noite foi do handebol masculino no Gringão e do futsal feminino no CAE da Vila Amélia. Numa disputa equilibrada, os “meninos” da Câmara venceram a Sajur por 14 a 11; A Secad/Sectur/Setradh ganhou da Sesub/Segur por WO e a Segov/Semam/Fundo foi derrotada pela Sesau, num jogo muito disputado terminando em 11 a 3, resultado conquistado graças à atuação do goleiro da saúde, Conrado Baluti, que “fechou” o gol, barrando os inúmeros ataques dos adversários.
Pelo futsal feminino, a Secad/Sectur/Setradh venceu a Câmara por WO e as “meninas” da Segov/Semam/Fundo saíram na frente na partida contra Sefaz/Seop por 2 a 0, mas as adversárias buscaram o empate, terminando o jogo em 3 a 3.
A modalidade bocha também rendeu bons resultados: Seduc I venceu a Seduc II por 18 a 4; a Sefaz/Seop superou a Secad/Sectur/Setradh por 18 a 6 e a Seduc III foi derrotada pela Sajur por 10 a 12.
Nesta terça-feira (6/11), a noite será da bocha masculino, com disputas no CAE do Pontal da Cruz, a partir das 18h30. No CAE da Vila Amélia, realiza-se mais uma rodada do vôlei masculino, onde se enfrentam, respectivamente, a partir das 19h: Sajur contra Segov/Semam/Fundo; Sefaz/Seop e Secad/Sectur/Setradh e Sesau e Seduc.
Ainda na terça, no Gringão, pela modalidade basquete feminino, se enfrentam Seduc e Sajur e Sefaz/Seop contra Segov/Semam/Fundo. (Fonte: PMSS)

Seesp promove 1ª Copinha Interna de Futsal Infantil no fim de semana

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), realiza a partir deste sábado (10/11), no Centro de Apoio Educacional da Vila Amélia e no Ginásio Municipal de Boiçucanga, a abertura da 1ª Copinha Interna de Futsal Infantil, a partir das 9h, seguida dos primeiros jogos entre as equipes sub 13 e sub 15 da Costa Sul e região central.
O objetivo do evento, segundo a Seesp, é promover a integração entre os bairros sebastianenses e promover o convívio social entre as crianças e adolescentes que participam das escolinhas esportivas da Prefeitura. De acordo com a chefe de Divisão de Formação Esportiva, Viviane Araújo, a idéia é fazer com que os atletas também vivenciem a emoção de estar em um campeonato, a partir dos 11 anos, para que futuramente, entre 14 e 15 anos possa integrar uma equipe de treinamento.
Os primeiros jogos com as equipes da Costa Norte serão realizados entre os dias 12 e 14 de novembro, no CAE do Jaraguá, pelas categorias sub 13 e sub 15. As finais e disputas de 3° e 4° lugares acontecem no Ginásio José de Souza Gringo no dia 1° de dezembro.
De acordo com a secretária de Esportes, Raquel Buzi, a realização do festival é muito importante para que os alunos possam participar de uma competição em que há regras adaptadas à idade e arbitragem. “Este festival servirá para a integração de todas as escolinhas esportivas de futsal, já que temos um município muito extenso, como uma forma de reunir os alunos e incentivar as competições”, disse Raquel.
Participam da Copinha 370 inscritos das escolinhas de futsal dos bairros de Barra do Una, Boiçucanga, Maresias, Toque Toque Pequeno, Paúba, Barequeçaba, Topolândia, Vila Amélia, São Francisco, Enseada, Jaraguá e Canto do Mar. A Seesp atende um total de 2.500 crianças e adolescentes de 5 a 16 anos nas escolinhas esportivas em diversos bairros da cidade. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2116. (Fonte: PMSS)

São Sebastião leva 37 atletas para Jogos da Melhor Idade de São José dos Campos

São Sebastião - Os atletas da Melhor Idade de São Sebastião embarcam na sexta-feira (9/11) para São José dos Campos, onde participam do 1º Jogos Solidários. A saída está marcada para as 7h30, em frente ao Paço Municipal. Participam das competições 37 idosos do Projeto Atividades, do Fundo Social de Solidariedade (FSS). O evento tem por objetivo estimular a prática esportiva, auto-estima e o convívio social entre os membros da melhor idade.
São esperadas para a competição cerca de 500 atletas de nove cidades da região – São José dos Campos, Mogi das Cruzes, Santa Branca, Taubaté, Guarulhos, Jacareí, Pindamonhangaba, Cruzeiro e São Sebastião. Os idosos sebastianenses participam de todas as modalidades - buraco, truco, dominó, damas, vôlei adaptado masculino e feminino, malha, natação masculina e feminina (em duas categorias) e dança de salão. Haverá premiação para os três primeiros lugares nas competições.
De acordo com a presidente do FSS, Rosa Maria Mota, há uma interação muito grande entre os participantes do Projeto Atividade e desde a realização do 1º Jogos dos Idosos de São Sebastião (JISS), São José dos Campos fez o convite para o município que foi prontamente aceito pelos esportistas.
“Nossa melhor idade é muito participativa e sempre que tem eventos dessa natureza os atletas gostam de interagir”, disse Rosa. Para isso, o município ajudou para o alojamento e refeições dos atletas e comissão técnica formada por três professores do Projeto Atividade – Ricardo Rosa, Marcelo Negrete, Cristiane Rezende, Margarete Nonato, Denise Barbosa e Rogério Botelho, além da representante do Fundo, Tia Bette.
O chefe da delegação sebastianense, Ricardo Rosa, participou na manhã desta terça-feira (6/11) do Congresso Técnico, realizado na Casa do Idoso, em São José, e voltou satisfeito não só com as chaves para os quais a delegação foi sorteada, mas com os elogios que o município recebeu pela realização do JISS. “Muitas das regras e ações foram feita com base na estrutura que montamos para os Jogos dos Idosos”, disse Ricardo Rosa.
A abertura do 1º Jogos Solidários da Melhor Idade será na sexta-feira, às 19h, no Ginásio da Associação Esportiva São José, na rua César Leite, 345, no Centro. A equipe de voleibol adaptado feminino já joga neste dia enfrentando ou Mogi ou São José, em horário ainda a ser definido pela organização. No sábado haverá prova de todas as outras modalidades. Apenas o vôlei terá sua final no domingo, quando termina a competição. (Fonte: PMSS)

Comtur discute calendário de eventos da temporada de verão 2008

São Sebastião - Os representantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), de São Sebastião, se reúnem nesta quarta-feira (7/11) para discutir o calendário de eventos para a temporada de verão 2008. Na ocasião, também será apresentada a Linha Turística criada para circular entre Boracéia, na Costa Sul, e Cigarras, na Costa Norte, atendendo turistas que querem conhecer melhor as praias e belezas naturais do município.
A reunião será realizada às 18h, na Pousada do Fort, na Alameda Santana, 230, no bairro Pontal da Cruz. Ainda durante o encontro, serão apresentados os novos membros do Comtur, que substituem aqueles que saíram do Conselho. (Fonte: PMSS)

Barra do Una recebe Mutirão da Cidadania com ecoagentes

São Sebastião - A comunidade de Barra do Una, na Costa Sul de São Sebastião, recebe nesta sexta-feira (9/11) a equipe do Mutirão da Cidadania. Desta vez, a ação contará com a participação dos ecoagentes que trabalham no cadastramento sócio-econômico dos moradores das áreas congeladas e Zonas de Especial Interesse Social (Zeis).
Assim como nas outras edições, as equipes de servidores e estagiários das secretarias do Meio Ambiente (Semam), Subprefeituras (Sesub), Saúde (Sesau), Fazenda (Sefaz), Administração (Secad), Governo (Segov) e Educação (Seduc) vão às ruas, em parceria com a Sociedade Amigos de Barra do Una (Sabu).
A coordenação do mutirão alerta para que os moradores deixem na calçada todo material que não vai mais usar e também ajudem a recolhê-los quando o caminhão passar. Serão retirados entulhos e podas, entre outras ações.
Para a diretora executiva da Sabu, Rosana Lobo, a ação visa, principalmente, conscientizar o morador da importância do cuidado que cada um deve ter com o seu bairro, com questões relacionadas à poda de árvores, entulhos e principalmente a questão da dengue. "O mutirão é um trabalho excelente que a Prefeitura realiza nos bairros e espero que toda a comunidade participe da ação e venha zelar por aquilo que é nosso". (Fonte: PMSS)

Saúde programa atividades de reciclagem para médicos e agentes do PSF

São Sebastião - A partir desta quarta-feira (7/11) a Secretaria da Saúde de São Sebastião realiza uma série de atividades visando a reciclagem de médicos e agentes que atendem pelo Programa Saúde da Família (PSF). São aulas, mesas redondas, oficinas e capacitações variadas.
Já na abertura das atividades, nesta quarta, haverá uma aula sobre Atenção Focalizada na Família, a partir das 18h, no Porto Grande Hotel, voltada para alunos em especialização. Na quinta-feira, a partir das 14h, na praça Pôr do Sol, em Boiçucanga,, tem mesa redonda com o ortopedista Cícero, que debate encaminhamentos e fisioterapia. O encontro é para médicos das Unidades de Saúde da Família da Costa Sul.
Outros temas debatidos serão oficina de acolhimento (10/11), exames laboratoriais na atenção básica (13/11), aula sobre dependência benzodiazepínicos /álcool (21/11), capacitação serventes (23 e 30/11), psicoses (28/11), saúde da criança (30/11), hábitos nutricionais/febre (5/12) e bucal (12/12). (Fonte: PMSS)

Prefeitura convoca aprovados em concurso para o cargo de agente de tráfego

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Administração (Secad), está convocando os aprovados em concurso público para o cargo de agente de tráfego a comparecerem na divisão de admissão do Departamento de Recursos Humanos (DRH), localizado na rua Rita Orselli, 161, no bairro da Vila Amélia, região central da cidade. O comparecimento deve ser a partir desta terça-feira (6/11), das 10 às 16h, e vai até a próxima quinta-feira (8/11).
De acordo com o Edital de Convocação do Concurso Público 01/2007, 19 pessoas estão sendo chamadas. O não atendimento implica na desistência formal de admissão ao quadro de pessoal da Prefeitura.
Segundo Márcio Nonato, diretor da Divisão de Tráfego (Ditraf), da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), logo após a admissão os convocados terão de passar por um curso de 120 horas, o que deve levar um mês, em obediência a uma determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). “O objetivo da Prefeitura é fazer com que os novos agentes comecem a atuar até o final de dezembro”, avisa. Com a admissão dos agentes, a Ditraf passará a ter 30 funcionários, já que o quadro atual de efetivo é de 11. Ele explica que a idéia é distribuir 10 servidores para trabalhar na Costa Sul do município, 15 no Centro e Costa Norte e o restante na área administrativa. Nonato informa que existem alguns servidores da Ditraf afastados por problemas de saúde ou por que solicitaram licença.
O salário para agente de tráfego é de R$ 1.283,63 para atuar 40 horas semanais.
No dia 6 de outubro de 2007, 1.180 candidatos realizaram a prova aplicada pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) destinada às 19 vagas. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara ACIU

Mau tempo atrapalha Feira das Nações e revitalização parcial da Avenida Iperoig

Ubatuba - A tradicional Feira das Nações de Ubatuba, neste ano, não apresentou um bom movimento durante o feriado de Finados. O evento, que em 2007 completou 20 anos de história, foi ofuscado pelo mau tempo e também pela queda no movimento de turistas na cidade, em comparação com os feriados anteriores.
A verdade é que o feriado de Finados sempre foi uma data de menor visitação e tradicional também pelo mau tempo. Neste fim de semana, a chuva só caiu durante o dia, no domingo, permitindo que na sexta e sábado os banhistas aproveitassem o Sol e o mormaço nas praias. Entretanto, outra característica deste fim de semana prolongado foi a queda de pancadas de chuva durante as noites e madrugadas. E, justamente os pingos noturnos que acabaram por espantar os visitantes da Feira das Nações.
O comerciante João Souza acredita que o movimento durante a festa foi prejudicado pela chuva, mas, ressalta que os pratos típicos estavam, como sempre, deliciosos. Apesar das lamentações, uma novidade evitou mais problemas devido a chuva.
Neste ano, foi a primeira vez em que as barracas da feira ficaram instaladas sobre um pavimento. Os pavers, tijolinhos coloridos, estão sendo assentados por toda a Avenida Iperoig, entretanto, os trabalhos também foram afetados pelo mau tempo.
A prefeitura chegou a anunciar a revitalização completa da via para o aniversário da cidade, em 28 de outubro. Porém, os serviços só devem terminar, em dezembro, segundo a Secretaria de Obras do Município.
Apesar de a chuva ter atrapalhado a festividade e os planos da prefeitura, a água colaborou para o jardim central que, em meio às obras, estava seco e ajudava na má aparência da região. As barracas da XX Feira das Nações foram removidas nesta segunda-feira e a idéia do executivo é padronizar os equipamentos para todos os eventos públicos na cidade, facilitando a manutenção e instalação durante as festas. (Fonte: Imprensa Livre)

Chuva e ligação clandestina causam vazamento em rede de esgoto no Tenório

Ubatuba - Ainda não é possível identificar ou apontar se existe apenas uma, ou várias, ligações irregulares na rede de esgoto da Sabesp no bairro do Tenório em Ubatuba. A única certeza da empresa é que a tubulação da região, que ainda está inativa por falta de bombeamento, está recebendo esgoto de algum lugar do bairro.
Nesta segunda feira, a chuva forte que caiu durante quase todo o dia, fez com que os canos ficassem saturados, causando vazamento na superfície por um poço de visita instalado na Rua Irene, bairro considerado nobre da cidade.
O auxiliar administrativo da Sabesp, Vladmir de Oliveira, explica que a rede não apresenta uma estação elevatória para bombear o esgoto e, por isso, não pode receber nenhum tipo de resíduo. Entretanto, o esgoto aparentemente existe, tendo em vista que o mau cheiro na rua foi alvo de reclamação dos moradores.
Alguns transeuntes admitiram que no início da Rua Irene, próximo ao cruzamento com a Avenida Capitão Felipe, o odor de esgoto é notável. Apesar das declarações, a Sabesp garante que a água que transbordou nesta segunda é limpa.
De acordo com os técnicos da empresa, o volume da água de chuva foi muito grande e os resíduos não chegaram a superfície. O gerente da Sabesp de Ubatuba, Ibere Horie, lembra que as ligações clandestinas atrapalham muito os serviços da Sabesp. “Um poço próximo a este local já tinha sido interditado devido a uma ligação clandestina, agora teremos que fazer o mesmo com os outros, que terão de ser deslacrados quando a rede for ativada, o que será mais uma dificuldade para nós”, completa o gerente da empresa, acrescentando que o funcionamento da atual tubulação ainda depende da instalação de uma estação elevatória, que já teve a obra licitada.
Segundo Ibere Horie, no curto prazo (1 ano), a rede poderá atender os moradores do Tenório. Já o lacre e os reparos necessários devido ao vazamento só poderão começar após uma melhora do tempo.
Quanto à solução para as ligações clandestinas, o gerente da Sabesp Ibere considera quase impossível saber qual imóvel apresenta tais intervenções clandestinas. E aponta o fechamento da tubulação e o lacre nos poços de visita, como solução. (Fonte: Imprensa Livre)

Espaço Baguá traz Constelação Familiar

Ubatuba - Nos anos 60, na California, a psicoterapeuta Virginia Satir utilizou pela primeira vez pessoas desconhecidas para representar membros de uma família e entender suas relações.
Ela acreditava que havia ali, nas relações entre pais e filhos, marido e mulher, avós e até bisavós, uma grande fonte de problemas não resolvidos, que dificultavam o caminho para uma vida livre e próspera.
Pessoas desconhecidas se reuniam e assumiam o papel de cada membro da família de um dos participantes. Como num teatro, porém sem qualquer ensaio. Onde tudo é espontâneo.
Essa técnica, também conhecida como psicodrama, foi desenvolvida por seguidores até se transformar na Constelação Familiar, em 1990, com Bert Hellinger. Hoje é reconhecida no mundo todo.
É indicada para melhorar nossas relações emocionais, entender comportamentos repetitivos, descobrir nossos potenciais e desenvolver um caminho de sucesso.
A vivência de Constelação Familiar será nos dias 8 e 9 de dezembro, no Espaço Baguá, na Praia Vermelha do Centro. Informações e inscrições com Jayo pelos telefones (12) 3835-1275 ou 9144-5744 ou email jayo@terra.com.br .
Facilitador: Reno Bonzon
Psicólogo e designer, trabalha com constelaçôes sistêmicas familiares e organizacionais, em sessão individual ou workshop.
Formou-se na França com Lienspsy, Gérard e Samaï Fossat e na Alemanha com Klaus Horn et Régine Brick.
Participa no Brasil na 3ª Formação Internacional em Terapia Sistêmica de Bert Hellinger, com Richard Hoffmann.

ACIU ofereceu Palestra Motivacional
Evento contou com a presença de cerca de 160 pessoas

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba trouxe no último dia 05 de novembro, a palestra motivacional "Inteligência Emocional e as 7 Técnicas de se Ganhar Dinheiro com Pessoas Difíceis".
O evento foi realizado por Asbar Laab da "Equipe Força e Ação" da cidade de Limeira e contou com a presença de cerca de 160 pessoas.
A palestra teve como foco a conscientização individual e contou com dinâmicas, técnicas de PNL- Programação Neurolinguistica, envolvimento do público com habilidades psicomotoras, apresentação de vídeos e sorteios de brindes.
Segundo Laab, a escolha em ministrar uma palestra com esse tema é porque as pessoas de hoje vivem em um momento bastante delicado. "Nos dias atuais nós vivemos entre muitas coisas, como crise econômica, corrupção, violência e principalmente a revolução tecnológica que acontece a cada momento. Por isso é preciso que as pessoas se preocupem com o 'ser' e não apenas com o 'ter', disse o palestrante.
Laab explicou ainda que para fazermos a diferença, tudo depende apenas de nós mesmos, "Emoção é Poder", afirmou.
Roberto Machado, um dos empresários participantes da palestra, disse que gostou muito do evento e contou que "por mais que nessas palestras escutemos coisas
que já sabemos, sempre é bom participar. Elas nos dão uma injeção de ânimo, pois sempre aprendemos coisas novas que podemos aplicar em nosso dia-a-dia".
A próxima palestra a ser ministrada na ACIU é uma parceria com o Sebrae e será sobre "Lidando com a inadimplência". Ocorrerá no dia 08 de novembro, às 16h00. Os interessados devem entrar em contato com a entidade através do telefone (12) 3832 1449. (Fonte: ACIU)

Fauna introduzida no Parque Estadual Ilha Anchieta é tema de encontro técnico-científico

Ubatuba - Dentro de um programa de manejo de fauna, mas, também, como estratégia para manobrar interesses econômicos que visavam transformar uma área natural protegida em um grande empreendimento imobiliário no município de Ubatuba, o Governo do Estado de São Paulo em 1983, por meio da Fundação Zoológico do Estado de São Paulo acabou por introduzir 15 espécies de animais mamíferos no Parque Estadual Ilha Anchieta.
Tal medida fazia parte do "projeto de 'repovoamento' de fauna na Ilha Anchieta", o qual chegou a realizar a "soltura de 156 animais" (advindos do Zoológico de São Paulo e de outros zoológicos brasileiros), acompanhada de um trabalho de monitoramento técnico e operacional.
Não obstante as boas intenções conservacionistas do Governo Estadual à época em que procedeu à soltura dos animais, mas, a escassez de estudos científicos que demonstravam os reais efeitos da introdução de espécies exóticas em ambientes naturais, a descontinuidade do monitoramento previsto para o manejo adequado dos animais introduzidos naquele ambiente insular, entre outros aspectos culminaram em um grande desafio para a gestão do Parque Estadual Ilha Anchieta: como realizar um manejo de fauna exótica instalada há vinte anos que seja compatível com a missão prioritária de uma Unidade de Conservação da Natureza, que é a de preservar conservar e proteger os recursos naturais existentes em sua área de abrangência.
Passadas duas décadas da soltura dos animais, o avanço da ciência e o aperfeiçoamento dos métodos e técnicas de manejo de áreas protegidas concluem, então, que toda introdução de espécie exótica em área preservada representa grande ameaça ao equilíbrio natural dos ecossistemas presentes.
Por outro lado, no caso específico do Parque Estadual Ilha Anchieta e também se considerando os vinte anos decorridos da introdução das espécies de fauna exótica, indícios apontam em algumas áreas o estabelecimento de uma nova dinâmica natural a qual impõe, portanto, que toda medida de intervenção deva ser precedida de uma ampla gama de estudos e pesquisas multidisciplinares que garanta o manejo eficaz e eficiente da fauna introduzida, em harmonia com os demais ecossistemas naturais ali presentes.
De acordo com alguns trabalhos de pesquisa já realizados no Parque, além da observação in locu é possível se verificar que, em relação a algumas espécies introduzidas existem casos de super população, predação de ninhos de pássaros e problemas de consangüinidade.
É a partir desse panorama que a Administração do Parque Estadual Ilha Anchieta, em conjunto com o Instituto Florestal e a Fundação Florestal realizou um encontro de caráter técnico-científico entre especialistas da área para discutir propostas para diretrizes do manejo da fauna nativa e introduzida da referida Unidade de Conservação da Natureza.
O Encontro aconteceu nos dias 23 e 24 de outubro no Horto Florestal em São Paulo e contou com a participação de representantes de diversas instituições, como: Fundação Zoológico do Estado de São Paulo, Instituto Butantan, SUCEN, IBAMA UNESP, Prefeitura Municipal de Ubatuba, Instituto Insularis e The Nature Conservancy.
Dada a profundidade e complexidade do tema foram estabelecidas propostas de intervenção de curto, médio e longo prazos como, realização de censo populacional, pesquisas prioritárias para subsidiar o manejo, estudos epidemiológicos, trabalho de educação ambiental quanto ao comportamento dos turistas frente ao modo de vida desses animais e demais aspectos relacionados.
Os principais resultados do Encontro serão apresentados na próxima reunião do Conselho Consultivo do Parque que ocorrerá no mês de dezembro de 2007. (Fonte: PEIA)

Semana de 2/11 a 8/11/07
Cine Porto 12 3833 2066

"Putz! A coisa tá Feia"
Desenho!!!! Dublado!!!
ás 15:30hs

"Tropa de Elite"
Ação!!! c/Wagner Moura e Caio Junqueira
ás 17:10 - 19:20 - 21:30hs

cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Poesia Topo

Historinha para São Borges

Na Terra de Santa Cruz
Não tinha fruta-do-conde
Até que um conde
A trouxe do sudeste da Ásia
Que brotou, cresceu,
Frutificou e espalhou
Frutos por toda a Terra
Será tal qual a semente dos Cosmos
Que, no devido tempo,
Espalhou esporos de estrelas
Por todo o universo?
(Que é único ou são diversos?)
Só sei que nada sei (Sócrates e Lula),
Então prefiro fazer versos.

Felix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Que Democracia é esta?

Tantas desigualdades sociais, corrupção, o pobre mais pobre ainda e, principalmente, aqui em nossa cidade, onde muitos já perderam as suas casas e outros estão sob ameaça disto.
Por medo ou falta de conhecimento, o povo não luta pelos seus direitos. Fica nas mãos dos maus políticos. A situação da Santa Casa cada vez pior; lixo se esparrama por todos os lados, problema com a coleta; quase todas as ruas de todos os bairros estão esburacadas; a preocupação com a dengue, é uma constante. E agora, como se não bastasse tudo isto, querem calar a nossa voz. Não poderemos mais usar a Tribuna Popular para o nosso desabafo e nossa cobrança. O presidente da Casa de Leis já anunciou que vai fazer alterações e assim, coibir a população de comentar o que está errado e de apontar quem comete o erro.
Não sei porque têm medo do povo falar a verdade. Alguns "laranjas" usam a Tribuna para defender o prefeito. Acho isso normal, tem gente pra tudo nesta vida. Até pra puxar o saco do administrador. O pior é que o salário do cidadão é pago por nós, contribuintes. Até aí, viva a liberdade de expressão! Mas, aqui, na nossa Câmara Municipal esta liberdade deixou de existir. Daqui para frente, só se for pra falar bem. Não poderá mais haver crítica, desabafo, nem demonstrar indignação. Estão tentando sufocar a voz do povo, da mesma forma que estão impondo censura na distribuição de informativos que não estejam de acordo com o Executivo. Mas, não adianta querer calar a voz do povo. Como diz uma antiga canção, "a voz do povo é a voz de Deus". Podem conseguir impedir que falemos em nossa Tribuna, que está deixando de ser popular, mas, existem outras Tribunas em outras cidades do Litoral e Vale do Paraíba, além da Assembléia Legislativa, em São Paulo. Lá, ninguém deixará de nos ouvir: deputados, convidados e jornalistas de toda a Imprensa paulista, inclusive o jornal "Tribuna de Barueri", que sempre está presente.
Pois é, vai ser muito bonito lavar toda a nossa roupa suja, fora de casa. Mas, também teremos a grande chance de ver nossos problemas resolvidos com maior rapidez, pelos políticos dos níveis estadual e federal. Todos ficarão sabendo da incompetência, da falta de compromisso e responsabilidade na administração e no uso do dinheiro público.
Aqui, estão brincando de administrar e de legislar.
Pasmem! Tem secretário municipal que conversa com lagartixa. Já pensaram se a moda pega?
O negócio é o seguinte: são todos funcionários públicos, pagos pos nós, contribuintes e, portanto, seus patrões. Eles acham que podem ditar ordens. Só que eu nunca vi funcionário mandar patrão calar a boca. É isso que estão querendo, mas não vão conseguir. Querer não é poder!

Maria Aparecida da Cunha
Líder Comunitária - D. Cida
Ubatuba, SP

Que tal fazer algo diferente este ano, no Natal?

Natal sim... Daqui a pouco ele chega.
Que tal ir a uma agência dos Correios e pegar uma das 17 milhões de cartinhas de crianças pobres e ser o Papai ou Mamãe Noel delas?
Fui informado de que tem cada pedido inacreditável. Tem criança pedindo um panetone, uma blusa de frio para a avó, um carrinho de madeira, uma bola, um caderno, uma panela para a mãe...
É só pegar a carta e entregar o presente numa agência dos Correios até o dia 20 de dezembro.
O próprio Correio se encarrega de fazer a entrega.
Divulguem esta idéia para conhecidos, pois na vida, a gente passa por 3 fases:
a primeira, quando acreditamos em Papai Noel;
a segunda, quando deixamos de acreditar;
a terceira, QUANDO NOS TORNAMOS UM
Vamos passar essa idéia.

Cesar Prates
Ubatuba, SP

 

Charge
Aproveitando a exibição do filme Tropa de Elite na região, mais uma do Capitão:


 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Cachoeira do Promirim  ©Emilio Campi

Cachoeira do Promirim
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor