Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 09 de Novembro de 2007 - Nº 1874 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
Descoberta aumenta reservas de petróleo e gás do País em 50%


Caraguatatuba
Filhos do prefeito e funcionário da prefeitura de Caraguá pedem demissão
Jovem morre em acidente após perseguição de policiais militares
DIG fecha bingo na Martin de Sá
Trânsito Legal
Show nos Bairros agita o Rio do Ouro neste sábado 10
Grupo de ginástica do Tinga faz passeio de integração
Germino aprova CPI contra Prefeitura
Câmara realiza Audiências Públicas esta semana

Ilhabela
2ª Edição Ilhabela Ação Cidadania
Manoel Marcos busca 2,7 milhões de investimento em obras para a cidade

São Sebastião
Prefeitura constrói dois grandes centros de lazer na mesma região
Obra irregular é demolida dentro do Parque Estadual da Serra do Mar
Saúde faz campanha de detecção de Diabetes a partir de segunda
São Sebastião terá mais ônibus adaptado para portadores de necessidades especiais
Técnicos da Cetesb visitam área de transbordo de São Sebastião
Prefeito afirma que exploração de nova reserva de petróleo beneficia a região
Prefeitura prepara uma série de ações para o "Dia D de Combate à Dengue"
Contagem regressiva para abertura da VI Olimpíadas dos Servidores de São Sebastião
Sebastianenses participam da 2ª etapa do Campeonato Paulista de Pesca Subaquática


Ubatuba
MP acusa prefeitura de vandalismo e abre inquérito contra marcação em túmulos no cemitério
ACIU ofereceu Palestra Motivacional
Vale do Sol é o próximo bairro de Ubatuba a receber o Projeto Energia Comunitária
Ubatuba realiza Semana da Consciência Negra
Prefeitura realiza Semana de Combate e Prevenção ao Diabetes

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Descoberta aumenta reservas de petróleo e gás do País em 50%
Descoberta pode chegar a oito bilhões de barris de petróleo. Atualmente, reservas estão em 13 bilhões

Litoral Norte - A Petrobras anunciou a descoberta de uma reserva de cinco a oito bilhões de barris de petróleo de boa qualidade e gás abaixo da camada. A conclusão é resultado dos testes que foram feitos em um poço na área Tupi, localizada na bacia de Santos. Atualmente, o total de reservas da Petrobras soma em torno de 13 bilhões de barris. Ou seja, a nova descoberta pode representar um aumento de 50% nas reservas atuais.
A Petrobras é operadora da área com 65% do capital, em parceria com a britânica BG Group, que detém 25%, e a portuguesa Petrogal/Galp, com 10%. O óleo encontrado no local tem 28 graus API, considerado de melhor qualidade comercial do que a média do petróleo encontrado no Brasil. Quanto mais próximo de 50 graus API mais leve é o óleo e portanto mais fácil de refinar.


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Filhos do prefeito e funcionário da prefeitura de Caraguá pedem demissão

Caraguatatuba - Os dois filhos do prefeito de Caraguatatuba que ocupavam cargos de confiança na administração municipal pediram demissão do cargo na tarde desta quinta-feira (8). Já na Câmara, pelo menos vinte funcionários foram demitidos.
As demissões de parentes de políticos que ocupam cargos de confiança foram pedidas pelo Ministério Público, que investiga nepotismo na cidade. A denúncia foi feita por uma organização não governamental. A ONG fez um levantamento dos parentes de políticos desta gestão que trabalham na Câmara e na prefeitura e entregou à promotoria.
Além dos filhos do prefeito, um outro funcionário que trabalhava na prefeitura também pediu demissão.
Já a Câmara Municipal informou vai divulgar nesta sexta-feira (9) a lista completa com o nome dos outros funcionários exonerados. (Fonte: VNews)

Jovem morre em acidente após perseguição de policiais militares

Caraguatatuba - O jovem B.M.O., de 19 anos, morreu no final da noite de anteontem em um acidente com moto. Ele conduzia o veículo e estaria fugindo de uma perseguição de policiais militares na avenida Rio Branco, no bairro Indaiá.
De acordo com o boletim de ocorrência registrado na delegacia do município, os policiais declararam que estavam realizando patrulhamento pelo bairro Travessão, quando localizaram dois homens em uma moto em atitude suspeita.
Os policiais declararam também que os suspeitos fugiram pela avenida Herculano ao avistarem a viatura. Com isso, solicitaram apoio e um bloqueio foi realizado no Jardim Britânia, entretanto, B.M.O., 19 anos, e M.T.D., 23 anos, não pararam. Uma segunda ação de bloqueio foi realizada no bairro Poiares e, mesmo assim, a dupla que estava na moto não parou.
Segundo a polícia, a parada só foi ocasionada com o acidente, já no bairro Indaiá, próximo a Secretaria da Saúde. O condutor perdeu o controle do veículo e bateu em uma placa de sinalização. Os policiais da perseguição contaram na delegacia que M. estava armado. Uma testemunha do acidente informou que viu um “objeto não identificado” na mão do garupa, mas não soube precisar se era uma arma.
Os policiais chegaram a revistar o matagal onde M. teria jogado a arma, mas nada foi localizado. B. morreu no local e M. foi levado ao pronto-socorro e se encontra internado na Casa de Saúde Stella Maris. As vítimas não tinham antecedentes criminais. (Fonte: Imprensa Livre)

DIG fecha bingo na Martin de Sá

Caraguatatuba - Policiais da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) fecharam na noite de anteontem um bingo clandestino que funcionava em uma casa na avenida Martin de Sá, bairro do mesmo nome.
Uma denúncia anônima levou a polícia ao local. Constatada a movimentação, os policiais apreenderam 22 máquinas sendo 18 vídeos bingos e quatro caça-níqueis.
Estavam no imóvel o gerente A.F., de 30 anos, uma garçonete e cerca de seis pessoas. Algumas jogavam e outras estavam chegando no estabelecimento, que estaria funcionando há cerca de dez dias.
O gerente alegou que nada sabia da ilegalidade e que apenas foi contratado para gerenciar o bingo. Todos, inclusive os clientes, foram levados à delegacia onde prestaram depoimento e em seguida liberados.
O setor elaborou um boletim de ocorrência de contravenção jogo de azar. As máquinas ficaram apreendidas na delegacia. (Fonte: Imprensa Livre)

Trânsito Legal

Caraguatatuba - A Secretaria de Urbanismo, Habitação e Trânsito, por meio da Ditran (Divisão de Trânsito de Caraguatatuba), em parceria com a Secretaria da Educação, iniciou esta semana as formaturas dos estudantes que participaram da edição de 2007 do programa “Trânsito Legal”.
O projeto é realizado anualmente nas escolas municipais e desde sua implantação já atendeu cerca de 10 mil alunos. Somente neste ano, 2 mil estudantes participaram das aulas, iniciadas em abril. Elas são ministradas pelos agentes de trânsito. (Fonte: Imprensa Livre)

Show nos Bairros agita o Rio do Ouro neste sábado 10
Concurso de Karaokê e show da dupla João Marcos é Juliano são só algumas das atrações do Show nos Bairros, que acontece no campinho do Rio do Ouro, neste sábado, dia 10

Caraguatatuba - Neste sábado, dia 10 de novembro, será a vez do bairro Rio do Ouro - região central do município, receber o Show nos Bairros. O evento acontece partir das 18h30, levando diversão para todas as idades e várias atrações. A expectativa é de receber cerca de 3 mil pessoas no campinho do Rio do Ouro, com concurso de karaokê, apresentações da FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, sorteio de brindes e show da dupla João Marcos e Juliano.
A primeira edição do evento foi realizada no bairro Casa Branca, e a segunda, em agosto, aconteceu no Tinga. No mês de outubro foi a vez da comunidade do Perequê-Mirim receber a terceira edição do evento, atraindo milhares de pessoas, assim como nas edições anteriores.
No show de calouros (concurso de karaokê), serão premiados os 1º lugares das modalidades Infantil Masculino, Infantil Feminino e Adulto Livre. O público presente concorrerá ao sorteio de uma bicicleta e uma cesta básica.
O Show nos Bairros, que a cada mês tem beneficiado uma comunidade de Caraguá, era um sonho antigo do prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, e por onde passa, recebe a aprovação do público. Este projeto tem como objetivo proporcionar entretenimento, atrações artísticas e muita diversão às comunidades mais distantes, descentralizando os eventos, de modo que todos os bairros da cidade sejam beneficiados com atividades variadas.
Não deixe de participar do Show nos Bairros no campinho do Rio do Ouro. Aproveite e leve toda sua família. A entrada é franca. Participe! (Fonte: PMC)

Grupo de ginástica do Tinga faz passeio de integração
Os participantes conheceram a região sul do município, além de ficar em contato com a natureza e participarem de atividades recreativas

Caraguatatuba - O grupo de ginástica do bairro do Tinga em Caraguatatuba, com 32 pessoas fizeram exercícios diferentes. Os profissionais que ministram as alunas, levaram os integrantes do grupo, que conta com participantes com idade entre 40 e 70 anos de idade, ao hotel Fazenda Três Poderes, região sul do município, com o objetivo de integrar e socializar as pessoas, além de aproxima-las da natureza.
No passeio, os integrantes do grupo tiveram a oportunidade de conhecer o rio que divide as cidades de Caraguá e São Sebastião, e também puderam conhecer aves e animais diversos existentes no hotel. "Esse é um trabalho diferenciado que fazemos com o grupo, pois existem muitos deles que saem de casa e vão para a ginástica e vice-versa, com esses passeios, damos a oportunidade deles saírem um pouco da rotina, e com isso ter mais qualidade de vida, além do contato com a natureza, que é muito importante para as pessoas", disse Adriano Francisco, professor do projeto, que acrescentou. "Lá fizemos atividade de recreação, com dinâmica de grupo e vôlei adaptado, pois algumas pessoas foram convidadas a participar do passeio, e durante o desenvolvimento das atividades, elas puderam se interagir".
Francisco acrescentou que o diferencial das aulas, que faz parte dos projetos da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá, é a caminhada que acontece todas as quartas-feiras e são visitados lugares que os participantes têm contato com a natureza. "Um dos lugares que visitamos foi o kartódromo. Nas nossas caminhadas, cada um segue o seu ritmo. Esse trabalho já está sendo desenvolvido há cerca de dois anos, e o mais importante é que os participantes aprovaram", concluiu.
Além de Francisco, o curso conta com a participação da professora Lúcia Gardelin e é realizada todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 8h e está aberto para toda a população.
Para participar das aulas de ginástica do bairro do Tinga, os interessados devem procurar o núcleo esportivo que fica ao lado do CIEFI Lúcio Jacinto do dos Santos, das 8h às 18h, para fazer a inscrição. (Fonte: PMC)

Germino aprova CPI contra Prefeitura
Empresa Verdurama fornece alimentos para a Merenda Escolar do Município

Caraguatatuba - O Vereador Germino de Souza (PPS), da Câmara Municipal de Caraguatatuba elaborou Requerimento pedindo a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar suposto favorecimento e superfaturamento a empresa Verdurama, que fornece alimentos para a Merenda Escolar Municipal. A CPI foi aprovada em plenário durante a sessão desta terça-feira - 6 de novembro e os membros já foram escolhidos, com prazo de 60 (sessenta) dias para a apuração.
O Parlamentar se baseia em documentos apresentados pelo Vice-Prefeito Lúcio Fernandes (PSDB), que apontam um suposto favorecimento e superfaturamento a favor da Verdurama Comércio Atacadista de Alimentos Ltda., empresa que fornece alimentos para a elaboração da Merenda Escolar Municipal. Estes documentos foram entregues ao Ministério Público que prometeu apurar os fatos.
Germino cita que o Parlamento Municipal não poderia ficar ao largo das denúncias e como fiscalizadores do Executivo, que tem como Prefeito José Pereira de Aguilar (DEM), devem exercer a função de apurar os fatos, garantindo a lisura, a transparência e a moralidade no serviço público, principalmente quanto aos destinos do dinheiro público.
A base do Requerimento, bem como da denúncia formulada pelo Vice-Prefeito é a Concorrência 01/05, onde a única empresa participante foi a Verdurama, visto que as demais foram afastadas por mecanismos ardilosos inseridos no edital. Ainda sobre esta Concorrência, a mesma já foi matéria de exame do Tribunal de Contas, que concluiu pela sua irregularidade.
Outro parâmetro utilizado pelo Vereador foram as cotações dos preços dos alimentos, comparados aos preços praticados pelos supermercados no município, com diferenças a maior que variam de 35% a 101%.
Com a aprovação da CPI na sessão desta terça-feira, automaticamente foi feito o sorteio para a composição dos membros da comissão, que assim ficou definida: Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB), Presidente; Celso Pereira - Celsinho (DEM), Relator e Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT), membro.
A comissão terá 60 dias para apurar os fatos, renovável por igual período e só poderá iniciar os trabalhos após a publicação da portaria. Vale lembrar que o período da CPI não é contado durante o recesso, que deverá iniciar em 22 de dezembro. Após o período e a apuração dos fatos, um Relatório Final será elaborado e colocado em votação no plenário, com os Vereadores acatando ou não a decisão do Relator.
Para Germino, esta CPI irá desmascarar a administração do Prefeito José Pereira de Aguilar. "Esta CPI é apenas o início e muitas outras virão, para mostrar ao povo a desastrosa administração de José Pereira de Aguilar e os erros que ele tem praticado na Prefeitura desde que assumiu. Quero mostrar com esta e outras CPIs que não há lisura, não há transparência e nem respeito ao povo e ao dinheiro público", frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara realiza Audiências Públicas esta semana
Projetos de Aurimar Mansano e AG Pereira estão na pauta

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nos dias 7 (sete) e 8 (oito) de novembro, às 16 horas, em seu plenário, Audiências Públicas para discutir alteração na Lei de Zoneamento e Uso do Solo - Lei 200/92. As propostas têm a autoria dos Vereadores Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (DEM) e Aurimar Mansano (PTB).
De acordo com a Lei Orgânica Municipal (LOM) e o Regimento Interno da Câmara Municipal de Caraguatatuba, todo projeto de lei que venha a alterar o Código Tributário, Sanitário, Lei Orgânica ou Lei de Zoneamento e Uso do Solo deverá passar antes por Audiência Pública, no mínimo 2 (duas), com espaço mínimo de 24 horas uma da outra.
Neste caso será a 12ª e a 13ª Audiência Pública realizada na Câmara de Caraguatatuba, no horário das 16 horas, com entrada franca para a comunidade. Numa Audiência Pública o autor do projeto apresenta sua proposta, que será discutida pelos membros da Sociedade Civil Organizada presentes ou convidados para a discussão e previamente agendados para apresentação de opiniões e idéias. Apenas após a Audiência Pública e as conseqüentes modificações que dela o projeto vier a ter é que a proposta vai a plenário para discussão e votação entre os Parlamentares.
Os projetos apresentados têm a autoria dos Vereadores. De Aurimar Mansano (PTB), o Vereador apresenta acréscimo de Categoria de Uso - Instituição Escolar de Qualquer Nível em todo o município e do Vereador AG Pereira (DEM), permite desdobro de lotes na Z5 - Zona de Encosta, no bairro Jardim Santa Rosa.
No primeiro o Vereador libera a instalação de escolas em todos os bairros da cidade, pois atualmente alguns bairros podem ter categorias de escolas que outros bairros não tem e quanto ao projeto no Jardim Santa Rosa, a permissão de desdobro favorece o aumento na taxa de habitação no local, que atualmente, em decorrência do tamanho dos lotes e seu conseqüente valor de mercado, fica inviabilizado. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

2ª Edição Ilhabela Ação Cidadania

Ilhabela - Ilhabela terá mais uma edição da Ação Cidadania. Numa realização da Prefeitura Municipal, sob coordenação da Secretaria de Administração, a segunda edição do Ilhabela Ação Cidadania será realizado no próximo dia 25, no bairro da Praia Grande, costa sul do município.
O comércio local já aderiu a ação através de patrocínio, para que o evento possa oferecer à população, gratuitamente, serviços como: emissão de R.G., CPF, Carteira de Trabalho e Carteira do Trabalhador de Ilhabela – CITI; consulta de antecedentes criminais; cadastramento de sócio da Biblioteca; aferição de pressão arterial; controle de glicemia; exame de acuidade visual e corte de cabelo entre outros.
A Prefeitura está cadastrando os profissionais interessados em participar do evento, nas áreas: cabeleireiro, orientação odontológica e optometria. Para tanto, convida os interessados a comparecerem no Paço Municipal, das 10 às 12 horas, para efetuação do registro. A equipe organizadora está tentando contemplar a todos que quiserem participar e enfatiza que o local conta com espaço reduzido.
Será realizado também, o casamento comunitário, onde serão beneficiados de 06 casais de baixa renda triados pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Restaurantes e Hotéis da Cidade oferecerão um jantar romântico e o apartamento para noite de núpcias dos casais. (Fonte: PMI)

Manoel Marcos busca 2,7 milhões de investimento em obras para a cidade

Ilhabela - Na última quarta-feira, 07, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB), e o secretário municipal de Administração, Luiz Lobo (PSDB), estiveram em Brasília/DF, reunidos com o secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Bueno (PP).
O objetivo do encontro foi apresentar um projeto na tentativa de angariar recursos para melhorias na cidade, ainda este ano.
As propostas apresentadas pelo prefeito Manoel Marcos buscam recursos federais, para apoiar projetos a serem executados no âmbito da operacionalização dos Programas do Ministério das Cidades.
A Prefeitura de Ilhabela elaborou um total de 23 projetos de investimentos, que envolvem a formulação de propostas para os programas da Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, recursos estes destinados ainda para o ano de 2007.
Foram apresentados projetos para a adequação e pavimentação das seguintes ruas nos referidos bairros:
Barra Velha: ruas Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará, Rondônia, Maranhão, José Carlos Siqueira, Rio de Janeiro, Bahia, Fernando de Noronha, Acre, Antonio Carlos Aires da Fé, Napoleão Leite Siqueira, Senzala, João Leite Julião dos Santos e Pedro Garcia;
Água Branca: ruas Benedito Mazagão, José Bonifácio, Benedito Garces, Benedito Bento de Souza;
Costa Bela: ruas Claudia Silva Albuquerque Santos, Augusto Cardeal Sobrinho - Costa Bela;
Praia do Julião: rua Pedro Basílio da Silva.
Além das pavimentações, também foi apresentado um projeto para a construção de 20 corredores estruturais de Transporte Coletivo Urbano, pontos de ônibus abrigados, ao longo da rodovia SP-131, que corta Ilhabela de Norte a Sul.
O investimento soma um total de R$ 2.688.018,52 (dois milhões, seiscentos e oitenta e oito mil, dezoito reais e cinqüenta e dois centavos), sendo R$ 2.443.653,20 destinados através de convênio com o Governo Federal, e R$ R$ 244.365,32 de contrapartida da Prefeitura de Ilhabela.
Segundo o secretário Luiz Lobo, “a expectativa é de que estes recursos sejam repassados ao município ainda este ano, pois a população carece destas benfeitorias e não merece esperar mais”.
O prefeito Manoel Marcos voltou a salientar seu compromisso com o povo de Ilhabela. “Enquanto meu mandato não chegar ao fim, continuarei buscando recursos para melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos moradores e visitantes de Ilhabela, e do Litoral Norte”, afirmou. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Prefeitura constrói dois grandes centros de lazer na mesma região

São Sebastião - Os bairros Olaria e Itatinga são vizinhos e ficam na periferia da região central, e junto com Topolândia, integram uma das regiões mais populosas da cidade. Ambos receberão Centros de Lazer parecidos e são próximos um do outro.
No Itatinga, as obras se encontram na fase de construção do sistema de drenagem. Iniciado no mês passado, o complexo que ficará ao lado do Conjunto Habitacional dos Servidores terá investimento de R$ 1,4 milhão.
Na manhã de ontem, funcionários da empreiteira contratada pela prefeitura trabalhavam no nivelamento da área onde ficará o campo de futebol oficial e também na colocação de manilhas de drenagem.
Esta será a primeira área de lazer do bairro Itatinga. A previsão de entrega é de 180 dias.
No local, de acordo com o Departamento de Planejamento (Deplan), será construído um campo de futebol oficial, que contará ainda com alambrado e iluminação; um campo de areia (beach soccer); além de uma quadra poliesportiva, também com alambrado e iluminação.
O Centro de Lazer terá ainda uma pista de skate de 642 metros quadrados e um playground com diversos brinquedos para a diversão das crianças. Toda a área receberá piso intertravado e paisagismo. A entrada do local terá um pórtico monumental - estrutura de concreto em forma de arco e cone.
Olaria - Já na Olaria, o Centro se encontra em fase de licitação. A prefeitura publicou no último dia 2 de novembro o edital de tomada de preços para contratação de empresa destinada à construção do complexo esportivo, que contará com quadra poliesportiva e campo de futebol society (beach soccer) com alambrados e iluminação, parque infantil, área de jogos de mesa, além de equipamentos de ginástica.
Também será construída uma pista de skate no local.
O Centro de Lazer contará com bancos, jardins e iluminação ornamental. A obra conta com verba de R$ 436 mil do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade). No ano passado, a prefeitura desapropriou a área destinada à construção do Centro de Lazer. (Fonte: Imprensa Livre)

Obra irregular é demolida dentro do Parque Estadual da Serra do Mar

São Sebastião - Funcionários da Secretaria de Obras e Planejamento demoliram uma obra irregular construída dentro do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), localizada no Km 161 da Rodovia Rio-Santos, entre a serra de Boiçucanga e Maresias, na Costa Sul do município.
A ação mobilizou servidores da Regional de Boiçucanga, divisão ligada a Subprefeitura da Costa Sul, que pertence a Secretaria das Subprefeituras (Sesub), Polícia Militar e fiscais da Seop.
De acordo com a chefe da Divisão Ambiental e Obras, Eloísa Conceição de Souza, o imóvel estava sendo ampliado pelo proprietário, o que não é permitido no local. O cômodo demolido tinha aproximadamente 14 m², além de uma parede de 1,5 metro de altura por três metros de largura.
Segundo Eloísa, a área vem sendo constantemente alvo de inúmeras vistorias. “Algumas construções possuem denúncia no Ministério Público, sendo que já ocorreram demolições no local”, declara. A Fundação Florestal (FF), que é responsável pelo PESM, tem ciência da ação. (Fonte: Imprensa Livre)

Saúde faz campanha de detecção de Diabetes a partir de segunda

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde, realiza entre os dias 12 e 14 de novembro uma campanha de detecção, orientação e prevenção ao diabetes. A programação acontece nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) do município.
Na próxima quarta-feira (14/11) é o Dia Mundial do Diabetes, criado pela International Diabetes Federation. Ao todo, 132 países desenvolvem ações voltadas ao portador da doença neste dia.
Segundo o coordenador do Programa de Saúde da Família de São Sebastião, José Antonio de Andrade, as ações realizadas no município terão caráter de detecção, prevenção e educação. Entre elas estão: busca ativa em pessoas de grupo de risco de Diabetes (familiares de diabéticos, obesos, terceira idade, hipertensos, coronariopatas, mulheres que tiveram diabetes gestacional ou filhos que nasceram com mais de quatro filhos, crianças e adolescentes com obesidade, filhos e netos diabéticos) e ainda orientação e educação para os portadores de Diabetes e suas famílias (alimentação, controle, medicamentos, visita ao médico, coleta de exames, acompanhamento das equipes do PSF).
Também serão realizadas avaliações de Índice de Massa Corporal (IMC), circuferência abdominal, da boca e dos pés, além do conhecido teste de ponta de dedo. A programação ainda prevê exames de colesterol, palestras educativas e exposição de alimentos diet.
Em Boiçucanga, na Costa Sul, a campanha acontece nos seguintes locais: dia 12/11 na Igreja Evangélica (na região do Tião Vaca); dia 13/11 na Pousada da Rua do Boi, no final do Cascalho; dia 14/11 na Praça da Alegria das 9h às 12h e em frente ao Santander/Banespa das 13h às 16h.
No Centro, a programação é a seguinte: dia 12/11, na Praça do Coreto; dia 13/11 em frente ao Santander; e dia 14/11 em frente ao Supermercado Garça, todos das 9h às 12h e das 13h às 16h. Já na Costa Norte, no dia 12/11, o trabalho será realizado na Praia das Cigarras; e no dia 13/11 na Subprefeitura da Costa Norte (Enseada), nos mesmos horários da região central. O município conta com 21 unidades do PSF, sendo que as demais realizarão atividades de detecção, prevenção e educação durante o atendimento. Serão programadas ainda atividades nas escolas. Também serão distribuídos panfletos sobre os cuidados em relação à doença.
O que é o Diabetes? - O Diabetes Mellitus é um dos mais graves problemas de saúde pública, causado pela falta absoluta (Tipo 1) ou relativa (Tipo 2) de insulina no organismo. Nesta situação, a glicose não é absorvida adequadamente pelas células, o que provoca sua elevação no sangue, ultrapassando as taxas normais (70 a 110mg/dl, em jejum). Em 100 pessoas acima de 40 anos, 10 são portadoras do Diabetes. É uma doença ‘silenciosa’, 40% a 50% desconhecem ser portadores. Também é uma doença hereditária e não contagiosa.
Só se manifesta pelo aparecimento de vários destes sinais e sintomas ao mesmo tempo: sede intensa, fome intensa, cansaço e desânimo, familiares com diabetes, urinar muitas vezes e em grande quantidade, piora da visão, obesidade, pressão alta, cicatrização difícil, entre outros.
As conseqüências do diabetes não controlado podem ser: cegueira, enfartes, gangrena, doenças renais e impotência sexual. Tudo isso pode ser evitado com diagnóstico precoce, tratamento correto, bom controle da glicemia e das outras alterações. (Fonte: PMSS)

São Sebastião terá mais ônibus adaptado para portadores de necessidades especiais

São Sebastião - A empresa Ecobus, responsável pelo transporte coletivo em São Sebastião, entrega nesta sexta-feira, às 18h, na Rua da Praia, mais um veículo adaptado para pessoas com dificuldades de locomoção. O ônibus vai atender os usuários da Costa Sul. Com ele, sobe para quatro o número de veículos especiais que circulam no município. A Ecobus entrega ainda de mais cinco ônibus eletrônicos, chegando a 94 a quantidade da frota.
Os novos ônibus são da marca Mercedes-Benz e possuem um sistema de alta tecnologia para oferecer mais segurança ao passageiro. O veículo adaptado possui uma porta central mais larga do que as comuns e espaço interno próprio para uma cadeira de rodas, que é travada com barra e cinto de segurança.
Com isso, o cadeirante entra no ônibus por meio de um elevador, que possui rampas de acesso automáticas e braçadeiras de apoio. Ele contará, ainda, com o auxílio do motorista, que dará mais segurança na hora de utilizar o elevador, tanto para embarque quanto para o desembarque.
A medida visa beneficiar não só os cadeirantes como as pessoas que apresentam dificuldade de locomoção e precisam utilizar andador, muletas e bengalas.
De acordo com o gerente geral da Ecobus, Jair de Souza Inácio, a partir de agora, com o objetivo de atender a reivindicação do prefeito Juan Garcia, de cada cinco novos ônibus adquiridos dois terão plataforma de acessibilidade para cadeirantes.
De acordo com o presidente da ADEF (Associação das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Sebastião), Mônico dos Santos Silva, a cidade de São Sebastião possui aproximadamente 9 mil habitantes com dificuldades de locomoção.
“A proposta da Ecobus tem contribuído para melhorar a qualidade de vida dos deficientes físicos”, disse. (Fonte: PMSS)

Técnicos da Cetesb visitam área de transbordo de São Sebastião

São Sebastião - Uma equipe de técnicos e engenheiros da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) visitou nesta quinta-feira (8/11) a área de transbordo e o local das futuras instalações do Parque de Valorização de Resíduos de São Sebastião. Eles foram acompanhados pelo secretário de Meio Ambiente Teo Balieiro.
Eles foram até a área para onde a Prefeitura quer transferir o transbordo de lixo tão logo consiga o licenciamento. Essa é uma orientação da Cetesb uma vez que a atual área se encontra em disputa de domínio e não pode ser licenciada.
Vieram à cidade Fernando Wolmer, engenheiro de Resíduos Sólidos Domiciliares; Aruntho Savastano Neto, gerente do Setor de Normatização de Ações de Controle; Marcelo Chaves, ouvidor da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e assessor do secretário Xico Graziano; e João Carlos Reis Pinto, engenheiro da equipe técnica da Agência da Cetesb em Ubatuba.
Com relação ao Parque de Valorização de Resíduos, Aruntho explicou que o processo está na fase final de tramitação e na seqüência vai para o setor de Wolmer, antes de ser devolvido à Cetesb regional.
O Parque de Valorização aguarda licença de instalação da Cetesb desde novembro de 2006, quando a prévia foi concedida pelo órgão estadual à municipalidade. Para as atividades desenvolvidas pela Cooperativa de Sucata de Triagem União de São Sebastião (Coopersuss) a licença pode ser "dispensável" porque os materiais manipulados não são considerados potencialmente poluidores. Já para o tratamento mecânico biológico da poda e do entulho e armazenamento de resíduos especiais (perigosos e volumosos), que também serão instalados no Parque de Valorização, há necessidade da licença para entrar em funcionamento.
Para o secretário Teo Balieiro, a visita da equipe da Cetesb é importante para que os técnicos possam avaliar as medidas adotadas pela Prefeitura para equacionar o problema de resíduos no município. Quanto ao transbordo, Balieiro ressaltou a gestão feita pelo prefeito Dr. Juan Garcia no sentido de ter a área para receber o lixo domiciliar que é transportado diariamente para o aterro sanitário de Tremembé. São Sebastião produz uma média de 60 toneladas por dia na baixa temporada, sendo que esse volume mais que duplica no período do verão e em datas especiais como Reveillon e Carnaval. (Fonte: PMSS)

Prefeito afirma que exploração de nova reserva de petróleo beneficia a região
Dr. Juan Garcia, que também é presidente da Abramt, comentou o anúncio feito pela Petrobras nesta quinta-feira (8/11) sobre a reserva do campo de Tupi, na Bacia de Santos

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, comentou o anúncio feito pela Petrobras nesta quinta-feira (8/11) sobre a nova reserva de petróleo no campo de Tupi, na Bacia de Santos. Segundo ele, a exploração pode resultar em aumento de royalties para cidades da região.
O município de São Sebastião teria um benefício ainda maior, já que abriga o maior terminal marítimo de embarque e desembarque de petróleo da América Latina, o Tebar – Terminal Almirante Barroso (Transpetro/Petrobras), o qual abastece as quatro refinarias do Estado de São Paulo, as maiores do país. "Toda e qualquer descoberta na Bacia de Santos para nós é muito importante, pois gerarão royalties. Para São Sebastião é ainda melhor porque serão embarcados pelo município", destacou Dr. Juan Garcia, que também preside a Abramt –Associação Brasileira de Municípios com Terminais Marítimos, Fluviais e Terrestres de Petróleo e Gás Natural.
A Petrobras informou nesta quinta que finalizou testes no campo de Tupi, na bacia de Santos, onde foi comprovada reserva recuperável de 5 bilhões a 8 bilhões de barris de petróleo de boa qualidade e gás na camada pré-sal. A empresa é operadora da área com 65% do capital, em parceria com a britânica BG Group, que detém 25%, e a portuguesa Petrogal/Galp, com 10%. O óleo encontrado no local tem 28 graus API, considerado de melhor qualidade comercial do que a média do petróleo encontrado no Brasil. Quanto mais próximo de 50 graus API mais leve é o óleo e assim mais fácil de refinar.
"Os volumes recuperáveis estimados de óleo e gás para os reservatórios do pré-sal, se confirmados, elevarão significativamente a quantidade de óleo existente em bacias brasileiras, colocando o Brasil entre os países com grandes reservas de petróleo e gás do mundo", informou a estatal em comunicado.
Projeto Mexilhão - Outro projeto da empresa na região é a exploração de gás natural no Campo de Mexilhão, também na Bacia de Santos. Em audiência realizada no mês de agosto em São Sebastião, a Petrobras informou que a produção estimada do poço, já em 2009, ficará entre 8 e 9 milhões de metros cúbicos/dia, mas com possibilidade de chegar antes mesmo de 2010 a produzir 15 milhões de metros cúbicos/dia. Essa plataforma vai operar em uma lâmina d'água (distância entre a superfície e o fundo do oceano) de 172 metros de profundidade. Já o gasoduto de ligação com o continente, de aproximadamente 165 Km de extensão entre a Plataforma e a UTG (Unidade de Tratamento de Gás) Monteiro Lobato, em Caraguatatuba, será de 34 polegadas. (Fonte: PMSS)

Prefeitura prepara uma série de ações para o "Dia D de Combate à Dengue"
Escolas da cidade participam da mobilização no dia 24 de novembro para conscientizar a população no combate ao mosquito Aedes aegypti. Gincana será realizada na Praça do Coreto

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde, prepara uma série de ações para o Dia Nacional de Mobilização contra à Dengue, no próximo dia 24 de novembro. O evento que também conhecido como "Dia D de Combate à Dengue" terá uma gincana estudantil, a partir das 9h, na Praça do Coreto, no Centro.
Quatro escolas da cidade participam da disputa que avaliará apresentações dança, paródia, teatro e 'grito de guerra', tudo com o tema Dengue. São alunos de 1ª a 4ª série da E.M. Iraydes Lobo Viana (Itatinga), E.M. Profº Dr. José Machado Rosa (Vila Amélia/Centro), Colégio Objetivo (Vila Amélia/Centro) e Colégio Progresso (Porto Grande).
Às 11h haverá apresentação teatral de equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) do Morro do Abrigo. Já no período da tarde, às 15h30, está programado o Coral da Escola Estadual Josepha de Sant'anna Neves, do bairro Topolândia, e em seguida, a premiação da gincana, que tem apoio da Transpetro/Petrobras, Supermercado Semar, Supermercado Garça e Associação Comercial e Industrial de São Sebastião (Aciss). Entre os prêmios doados estão um aparelho de DVD, duas bicicletas e cestas de beleza.
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Márcia Saavedra, da Secretaria Municipal de Saúde, o "Dia D" terá ainda a distribuição de panfletos educativos, bem como a participação das secretarias de Cultura e Turismo, com oficinas de desenho, e de Meio Ambiente, que fará uma oficina de reciclagem. "Temos uma avaliação extremamente positiva do trabalho de combate à Dengue realizado na cidade, mas temos que continuar contando com o apoio da população em evitar criadouros para o mosquito transmissor", salienta o secretário municipal de Saúde, Dr. Antonio Guilherme Duarte de Carvalho. No ano de 2005, a cidade registrou 131 casos de Dengue. O município conta com 80 agentes de combate à Dengue, que realizam visitas diariamente nos bairros. (Fonte: PMSS)

Contagem regressiva para abertura oficial da VI Olimpíadas dos Servidores de São Sebastião

São Sebastião - Tudo pronto para a abertura oficial da VI Olimpíadas dos Servidores, na próxima sexta-feira (9/11). A cerimônia está prevista para as 19h no ginásio José de Souza Gringo, o Gringão, no Varadouro. Nesta quinta-feira (8/11), o local está reservado para o ensaio geral do evento que será recheado de shows, apresentações, surpresas e muita emoção. Destaque para a atração especial: o grupo de basquete acrobático Ginasloucos, de Dourados, Mato Grosso do Sul.
As delegações das secretarias se empenham na produção do desfile de abertura. A mais criativa e animada ganha pontos importantes na briga pela taça da competição. Além disso, a abertura reserva grandes surpresas nas provas de performance, onde os servidores-artistas mostrarão suas habilidades musicais, teatrais e rítmicas.
A pira olímpica será acesa pela servidora Ciça Nogueira e a organização da cerimônia diz que esse momento também reserva grande emoção aos presentes, devido à surpresas preparadas especialmente para a entrada da tocha.
Resultados - A noite de terça-feira foi marcada por disputas femininas no tênis e no handebol. As tenistas da Segov/Semam/Fundo venceram as duas partidas na quadra da Rua da Praia, superando as adversárias da Sefaz/Seop. Já a equipe de handebol não obteve sucesso, mesmo mantendo uma partida equilibrada contra as atletas da Secad/Sectur/Setradh, acabaram perdendo o jogo por 3 a 2. Na seqüência, Sajur e Sesau venceram Sesub/Segur e Câmara por WO respectivamente.
Nesta quinta (8/11), a Segov/Semam/Fundo entram em quadra novamente, mas pela modalidade vôlei, desta vez contra Sefaz/Seop e a Sesub/Segur enfrenta a Secad/Sectur/Setradh. As partidas começam a partir das 19h no CAE da Vila Amélia e na Rua da Praia, as tenistas da Câmara jogam contra Secad/Sectur e Setradh. (Fonte: PMSS)

Sebastianenses participam da 2ª etapa do Campeonato Paulista de Pesca Subaquática

São Sebastião - No próximo sábado (10/11), a partir das 8h, mergulhadores sebastianenses competem pela 2ª etapa do Campeonato Paulista de Pesca Subaquática de duplas, que será realizado na Ilha de Vitória, em Ubatuba. O evento, que é organizado pela Federação Paulista de Desportos Subaquáticos (FPDS), terá a participação dos mergulhadores Sandro Alvim e Leonardo Alexandre, na categoria Junior, e Terence Anderson e Luís Reinaldo, pela categoria Elite, que é a principal.
A expectativa é de que a competição, que acontece em três categorias (Junior, Sênior e Elite), tenha mais de 50 duplas vindas de todo o Estado de São Paulo.
"A briga pelo título na categoria elite vai ser difícil, mas vamos tentar e fazer de tudo para conseguir a vitória", garante Anderson, que na edição passada, em Itanhaém, conseguiu o troféu por ter capturado a maior peça, uma garoupa de 14 kg. Já a dupla ficou em 4° lugar. No ano passado, os dois venceram a categoria Sênior e, em 2005, na Junior.
Para ele, as duas duplas do município têm condições de alcançar um bom resultado em Ubatuba.
"Estamos na disputa para obter a vitória. A briga será difícil, mas acredito que temos chance", declara Sandro Alvim, que na etapa passada foi o terceiro colocado junto com o seu parceiro.
Os critérios de classificação são: quantidade de peixes e peso. Em Ubatuba, os três primeiros lugares receberão troféu. No final do ano, em data a ser definida, os melhores competidores de 2008 serão premiados com a entrega de equipamentos pela FPDS. São cinco na modalidade individual e três duplas.
Os mergulhadores de São Sebastião contam com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp).

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara ACIU

MP acusa prefeitura de vandalismo e abre inquérito contra marcação em túmulos no cemitério

Ubatuba - Um grande “X” azul. Este foi o sinal utilizado pela Prefeitura de Ubatuba para demarcar os túmulos que apresentam alguma irregularidade no cemitério central da cidade. As lápides, que não estão identificadas, ou em mal estado de conservação, foram marcadas com um, ou até seis “X” de tinta azul, por funcionários, que obedeceram a ordem do Gerente de Cemitérios da Prefeitura.
As demarcações foram acompanhadas de placas, que informavam, justamente no feriado de Finados, que os túmulos pintados seriam retomados em definitivo pelo cemitério, caso seus proprietários não dessem entrada no processo de regularização.
Os munícipes e visitantes ficaram revoltados com a ação da Gerência do Cemitério, em quase metade dos túmulos lá instalados. A aposentada Maria Barbosa, que tem o esposo e irmã enterrados no local, considerou um desrespeito as marcas feitas pelos funcionários da prefeitura. “A lápide da nossa família tinha uma quina de concreto quebrada e fizeram um monte de “X”. Isso é um absurdo, não se pode nem mais descansar em paz”, completa indignada a moradora da cidade.
Segundo testemunhas, durante o feriado, alguns visitantes chegaram a perder a paciência querendo explicações dos responsáveis pelo ato. O Gerente de cemitérios de Ubatuba, Lúcio Flávio da Silva, assumiu as marcações e afirmou que “nenhuma administração deu liberdade para a gerência dos cemitérios trabalhar e cobrar maior responsabilidade dos proprietários, e a situação foi sendo levada com a barriga. Atualmente, quase metade dos túmulos não está em condições, além de muitos, serem até irregulares, se eu não tomasse uma medida para chamar a atenção de todos, a situação continuaria”, completa o Gerente de Cemitérios da prefeitura.
Ele acrescentou que, caso não seja tomada nenhuma medida para a regularização dos espaços, a Lei Municipal 1765/98, prevê a retomada definitiva dos túmulos. Entretanto, quando questionado pela reportagem sobre o constrangimento da ação e a possibilidade de outra forma de abordagem, Lucio Flavio respondeu: “Posso até responder pelos “X”, mas espero que isso dê resultado e os túmulos apresentem condição para os sepultamentos”. O resultado da ação ainda não pode ser analisado.
O Ministério Público Local atendeu a representação do Procurador de Justiça José Guerra Armede e irá abrir um inquérito contra a atitude do administrador, que prestou depoimento na tarde de ontem ao Promotor de Justiça local. O autor da denúncia, Procurador José Guerra, explicou, com exclusividade ao Jornal Imprensa Livre, o motivo da representação e da indignação com o que ele chama de vandalismo oficial.
Acompanhe o depoimento do Procurador de Justiça:
“Fiz a representação, pois visitando o cemitério no dia de Finados, me deparei com o quadro terrivelmente macabro, consistente na pichação de inúmeros túmulos e de placas anunciando que tal pichação (X) se dava em razão de irregularidades atribuídas às famílias que lá possuíam pessoas sepultadas. Em uma das placas, verifiquei, inclusive, a terrível ameaça de “retomada definitiva dos túmulos, se não fossem devidamente regularizados”. Estarrecido, diante de tamanho vandalismo oficial, tomei a iniciativa de representar ao Ministério Público da Defesa do Consumidor, comunicando o fato e pedindo as providências jurídicas cabíveis. Tomei a iniciativa, porque os fatos denunciados são expressamente proibidos pelo Código de Defesa do Consumidor, e este não deve ser submetido à cobranças constrangedoras, vexatórias e ridicularizantes como ocorreu no caso.
Os fatos cometidos no cemitério de Ubatuba expõem a administração pública municipal à cobrança judicial de indenização por danos, inclusive morais, bem como sujeitam os seus autores a responderem processo criminal (artigos 42 e 71 do Código de Defesa do Consumidor).
Observo, ademais, que se por absurdo, não se entender que há uma relação típica de consumo de serviço público, mesmo assim se estaria cometendo o delito de exercício arbitrário das próprias razões, este previsto no artigo 345 do Código Penal Brasileiro. Ressalto também, que os delitos são agravados, porque atribuídos a servidor público, além de se referirem à serviço público essencial, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor. Por derradeiro posso afirmar que fui ao cemitério fazer uma homenagem a pessoas da família de minha esposa e velhos amigos caiçaras que já se foram e que mereciam aminha visita e a minha saudade. Por isso também posso afirmar que em tese, os fatos que presenciei no cemitério de Ubatuba podem, até, constituírem crimes contra o respeito aos mortos, previstos nos artigos 209 e 210 do Código Penal Brasileiro”. (Fonte: Imprensa Livre)

ACIU ofereceu Palestra Motivacional
Evento contou com a presença de cerca de 160 pessoas

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba trouxe no último dia 05 de novembro, a palestra motivacional "Inteligência Emocional e as 7 Técnicas de se Ganhar Dinheiro com Pessoas Difíceis".
O evento foi realizado por Asbar Laab da "Equipe Força e Ação" da cidade de Limeira e contou com a presença de cerca de 160 pessoas.
A palestra teve como foco a conscientização individual e contou com dinâmicas, técnicas de PNL- Programação Neurolinguistica, envolvimento do público com habilidades psicomotoras, apresentação de vídeos e sorteios de brindes.
Segundo Laab, a escolha em ministrar uma palestra com esse tema é porque as pessoas de hoje vivem em um momento bastante delicado. "Nos dias atuais nós vivemos entre muitas coisas, como crise econômica, corrupção, violência e principalmente a revolução tecnológica que acontece a cada momento. Por isso é preciso que as pessoas se preocupem com o 'ser' e não apenas com o 'ter', disse o palestrante.
Laab explicou ainda que para fazermos a diferença, tudo depende apenas de nós mesmos, "Emoção é Poder", afirmou.
Roberto Machado, um dos empresários participantes da palestra, disse que gostou muito do evento e contou que "por mais que nessas palestras escutemos coisas
que já sabemos, sempre é bom participar. Elas nos dão uma injeção de ânimo, pois sempre aprendemos coisas novas que podemos aplicar em nosso dia-a-dia".
A próxima palestra a ser ministrada na ACIU é uma parceria com o Sebrae e será sobre "Empreendedorismo". Ocorrerá no dia 13 de novembro, às 16h00. Os interessados devem entrar em contato com a entidade através do telefone (12) 3832 1449. (Fonte: ACIU)

Vale do Sol é o próximo bairro de Ubatuba a receber o Projeto Energia Comunitária

Ubatuba - O Vale do Sol é a próxima comunidade de Ubatuba a receber o Projeto Energia Comunitária Elektro – Por uma Comunidade Melhor, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Ubatuba. Cerca de 300 famílias de baixa renda serão beneficiadas pelas ações do programa, que visa a regularizar as instalações elétricas e proporcionar uma melhoria na infra-estrutura local. O lançamento do projeto na comunidade será neste sábado, 10/11, das 10h às 13h, em frente ao Bar da Lú.
Em Ubatuba, sete bairros serão beneficiados pelo projeto, chegando num total de 1,2 mil residências atendidas. Na Pedreira, Parque Guarani e Vila Santana, onde as ações já começaram, 630 famílias foram atendidas. Ainda serão beneficiadas as comunidades da Cachoeira dos Macacos, Sesmaria e Pé da Serra. As Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Cidadania e Desenvolvimento Social estão definindo os limites possíveis para a atuação da Elektro nesses locais, uma vez que possuem restrições ambientais.
O projeto tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de comunidades baixa renda por meio de iniciativas voltadas à recuperação, melhoria e adequação da infra-estrutura local e a manutenção das melhorias pelos próprios moradores da comunidade. As ações contemplam a regularização das instalações elétricas das residências (troca de fiação e colocação de lâmpadas mais eficientes) com foco na segurança e uso adequado da energia elétrica. (Fonte: PMU)

Ubatuba realiza Semana da Consciência Negra

Ubatuba - Para comemorar a data, acontecerão diversas atividades e apresentações culturais em diferentes pontos da cidade. A participação é livre e gratuita, para músicos e interessados em geral
Com o tema “O Negro em Movimento”, a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) promove, entre os dias 16 e 24 de novembro, um grande evento em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. Para comemorar a data, acontecerão diversas atividades e apresentações culturais em diferentes pontos da cidade. A participação é livre e gratuita, para músicos e interessados em geral.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a Semana da Consciência Negra é uma celebração mais que merecida, pela importância da cultura negra em nosso país. “Em Ubatuba, temos uma influência africana muito forte, assim como a indígena. Temos patrimônios históricos, que resistem até hoje e são provas vivas do trabalho deste povo. É com muito orgulho que celebramos esta data tão importante.”

Dia 16 - Na Praia da Caçandoca, um dos mais importantes quilombos do país, a partir das 13h, acontecerá a apresentação das candidatas de Concurso “A Mais Bela Negra”. Além disso, acontecerão apresentações doGrupo de Capoeira “Arte e Vida Ubatuba”; Hip-Hop, com a Família R.D.R. e Reggae, com o grupo Semente que Brotou.

Dia 17 - Na Praia da Maranduba, os presentes poderão prestigiar comidas e apresentações musicais. A partir das 19h, acontecerá uma palestra na Câmara Municipal com a mestra e doutora Márcia Merlo e o professor antropólogo José Américo Martins Junior, com o tema: “A Importância do Negro na construção da Cultura Caiçara”. Ás 22h, no Roots Bar, acontece o Festival de Música Hip-Hop e Reggae.

Dia 18 - O Quilombo da Fazenda da Caixa, situado na Praia da Fazenda servirá comidas típicas, como: Azul Marinho e Salada Quilombola.

Dia 19 - No Sobradão do Porto, às 19h30, acontece a abertura de uma exposição cultural Artes Plásticas, Fotografia e Artesanato, tudo retratando e valorizando a Cultura Afro-Brasileira. Às 21h, tem apresentação de pagode, com o grupo Amigos do Samba.

Dia 20 - No Dia da Consciência Negra, a Praça Anchieta será palco de um dia inteiro de apresentações. A partir das 11h, acontece a Celebração Inculturada (Afro). A partir das 13h, o Hip-Hop terá destaque, com a apresentação de diversos grupos, como: Prioridade Favela, Art Manos, Mc Acmi, de Mogi das Cruzes; Mandrak da Rima, Supremacia, de Santos. Às 16h, a Escolata, dos alunos da E.M. “Maestro Pedrinho” se apresentam. Às 19h, o grupo Capoeira Tradição, do Mestre Junior Preguiça, entram em cena, apresentando as modalidades Maculelê e Roda. Às 19h, é a vez da Capoeira Mandinga de Angola, do Mestre Jequié.
Também acontecerão apresentações de Reggae, com os grupos: Conduta Rasta,
Gang Jha, Semente Que Brotou, João Terra, Realidade Negra e Grupo Musical Tupinambrás. Para mais informações, ligue: (12) 3833-7000 / 3833-7001. (Fonte: PMU)

Prefeitura realiza Semana de Combate e Prevenção ao Diabetes
O objetivo do evento é intensificar as ações voltadas para a doença, fazendo buscas ativas de novos casos, orientar quanto a doença e divulgar a importância da boa alimentação

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, realizará a Semana de Combate e Prevenção ao Diabetes, para celebrar o Dia Mundial, que acontece no dia 14. Diversas atividades acontecerão em diferentes pontos do município. O objetivo do evento é intensificar as ações voltadas para a doença, fazendo buscas ativas de novos casos, orientar quanto a doença e divulgar a importância da boa alimentação. Neste ano, a ênfase será para a ocorrência de diabetes em crianças e adolescentes.
Segundo a superintendente de Atenção Básica de Saúde, Sheila Barbosa, para a comunidade, a vantagem de participar deste evento é a possibilidade de descobrir cedo a doença e conhecer as formas de prevenção. “Quando o diagnóstico é feito precocemente, inicia-se imediatamente o tratamento e evitam-se complicações neurológicas, oftálmicas e outras.”
Programação - No dia 14, todas as unidades de saúde da família do município realizarão atividades voltadas para o tema. No Calçadão da Avenida Dona Maria Alves, acontecerá verificação de pressão arterial e glicemia. Das 8h às 10h, profissionais da saúde farão busca ativa de casos em pessoas acima de 35 anos, com antecedentes familiares. Os interessados deverão estar em jejum. Além disso, serão prestadas orientações nutricionais, avaliação e orientação quanto ao cuidado com os pés de pessoas diabéticas.
Na Unidade de Saúde do Bairro Ipiranguinha, o dia 14 será marcado por apresentações culturais de dança e música. Também acontecerão palestras e exposições com os profissionais da Unidade de Saúde Mental e cortes de cabelo gratuitos com alunos da Escola de Cabeleireiros. Na Unidade do Centro, situada na Rua Cunhambebe, 703, acontecerão palestras sobre prevenção de diabetes em crianças e adolescentes. (Fonte: PMU)

Semana de 9/11 a 15/11/07
Cine Porto 12 3833 2066

"Putz!a coisa tá feia"
Desenho !!!!! Dublado as 15:30h

"Tropa de Elite"
Ação!!!!!! ás 17:10 - 19:20 - 21:30h

cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Poesia Topo

História de pescadora

Seu Nequinho da Enseada,
Por falta de menino,
Passou para a filha
A sabença do mar.
E a menina Celi
Aprendeu tão bem
Que até hoje dá aulas
De lançar a canoa,
De manejar o remo,
De manobrar as velas,
De recolher a rede
E enfrentar as procelas.
 

Felix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Nota Oficial - Nepotismo

A Câmara Municipal de Caraguatatuba, sede do Poder Legislativo e membro da tríade do Poder Público constituído neste município, estado e país, vem a público para divulgar o que segue:
Em respeito à recomendação feita pelo senhor Promotor de Justiça da Comarca de Caraguatatuba, Moacyr Whitaker Cohn de Assumpção, datada de 7 de agosto do presente ano, para que os funcionários comissionados neste Legislativo que tenham parentesco até terceiro grau com os Vereadores eleitos nesta casa sejam exonerados em 90 (noventa) dias a partir da data mencionada, a Câmara Municipal achou por bem elaborar a exoneração destes Servidores Públicos Municipais.
A lista que mostra cada Funcionário exonerado e a qual Agente Político estava vinculado não foi fechada até o final do Expediente e será enviada no dia seguinte.
Este Legislativo segue a recomendação do Ministério Público, mesmo entendendo que termos como "Cargos de Confiança" e "Moralidade no Serviço Público" tem ampla discussão formal, jurídica e popular e que palavras como "Nepotismo" devem ser melhor interpretadas quando vinculadas aos termos já citados.
Mesmo assim este Legislativo que tem por tradição a transparência do Serviço Público, o Estado de Direito e a Democracia, respeita as decisões da Justiça, mesmo que sejam apenas recomendações, pois por praxe compomos o trio dos Poderes Públicos constituídos, independentes no seu nascedouro e função, mas harmônicos na obrigação de manter a nação estável.
O Legislativo de Caraguatatuba, com este ato, põe um fim a este imbróglio, que teve origem no ciúme político, na desforra da derrota, na compreensão unilateral de assuntos que só interessam aos inimigos do estado e na equivocada interpretação do que seja produção e trabalho em equipe.

Wilson Agnaldo Gobetti
Vereador - Presidente
Câmara de Caraguatatuba

Fizemos nossa parte

Parabéns. Deixo aqui os meus parabéns ao Prefeito Eduardo Cezar e a toda sua equipe, pois lendo o Diário Oficial fiquei sabendo que nesta quarta feira dia 07 de novembro o Governo do Estado autorizou a liberação das verbas no montante de R$ 594.400,00, dinheiro que devera ser usada na sua totalidade nos calçamentos e melhorias junto aos conjuntos habitacionais dos bairros do Taquaral e Vila Sumaré.
Fizemos nossa parte...
...agora façam a de vocês!!!

Anderson José Rodrigues “TATO”
Presidente do PTB Municipal de Ubatuba

Agenda do Deputado Clodovil Hernandes

Olá Amigos!
Esta semana tenho notícias auspiciosas!
Desde o começo do mandato do Deputado Clodovil tem solicitado a esta assessora participar de algumas reuniões de bairros, em todas reuniões que estive presente com os representantes das Associações de Bairros era evidente e voz geral a necessidade urgente da expansão e melhores condições do saneamento básico em Ubatuba.
Ficou evidente para esta assessora que o saneamento básico é um dos pontos críticos para a saúde, e também, para a dignidade dos moradores, uma vez que, muitas famílias ainda convivem ao lado de esgotos a céu aberto.
Nosso deputado como sempre, ouve e registra tudo, e, na hora certa, encontra os caminhos certos para a solução dos problemas.
Foi o que aconteceu!
O deputado Clodovil solicitou audiência com o Ministro Márcio Fortes (Ministério das Cidades) e requereu recursos no valor de R$ 92 milhões de reais para o saneamento básico no Município de Ubatuba, cujo projeto será executado pelo Governo do Estado, através da SABESP.
O deputado tem participado de várias reuniões com o Presidente da SABESP dando andamento ao projeto.
Muito tem sido cobrado desta assessora referente aos valores das verbas solicitadas pelo deputado durante os 9 meses iniciais do seu mandato. Quero deixar claro a todos vocês que, as verbas solicitadas e aprovadas têm dentro do processo um trâmite legal e burocrático a ser seguido. As verbas foram solicitadas e aprovadas, a iniciativa foi tomada , portanto resta apenas aguardar o andamento das mesmas .
Vocês devem convir que, em apenas 9 meses o deputado Clodovil já fez muito por Ubatuba, se vocês acompanharam todas as noticias dadas aqui nesta coluna, poderão ver quantos passos foram dados em benefício de Ubatuba.
Na medida em que todas as verbas solicitadas forem sendo liberadas pelos órgãos competentes eu avisarei vocês.
Além da boa notícia, o deputado participou normalmente como faz todas as semanas das Comissões da Câmara, que faz parte, e das votações em plenário.
Neste final de semana, o deputado recebe em sua casa alguns assessores de Brasília (Sra. Bertha Pellegrino e Sr. Maurício Petiz) e São Paulo (Sr. Klaus Agabit), que juntamente com esta assessora foram solicitados para reuniões e troca de informações, indicação de projetos, enfim uma confraternização para continuarmos a trabalhar como um "todo”. É assim que o deputado gosta que todos os assessores trabalhem como um todo, pelo bem comum, daqueles que confiaram seus votos à ele.
Certamente a semana vai ser de mais trabalho, novas idéias e de muitas soluções.
Os temporais em Ubatuba anunciam o verão... Que a água ... Lave as mágoas ! ... e... O calor... ilumine os corações !
Boa semana a todos vocês!
Até lá...

Meg Ramos
Assessoria Parlamentar
http://www.deputadoclodovil.blogspot.com/

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ilha da Carapuça  ©Luciano Cancelier

Ilha da Carapuça
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor