Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 14 de Novembro de 2007 - Nº 1876 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
SOLENIDADE EM HOMENAGEM A POLICIAIS MILITARES SOB O DESTAQUE DO 20º BPM/I


Caraguatatuba
Prefeitura de Caraguá terá plantão especial no paço municipal durante o feriado
Campeonato da 1ª Divisão da LICAF define jogos das quartas-de-final
Caraguá é destaque em Etapa do Campeonato Paulista de Dardo
Caraguá é bem representada na Copa Paulista de Judô
Atleta de Caraguá sobe ao pódio na 13ª etapa Triptrail de Paraibuna
Dia da Multiação encerra 2007 com quase 50 mil atendimentos à população em Caraguá
Formaturas do Programa “Trânsito Legal 2007” continuam em Caraguá
Seleção Paulista treina em Caraguá em preparação para o 11º Campeonato Brasileiro
Artesãos de Caraguá participam do programa na TV Cultura com Rolando Boldrin
Conselho Tutelar de Caraguá tem inscrições abertas para escolha de novos membros
Caraguá tem jogos pela Fase Regional de Futebol Society
Final definida no Campeonato da Zona Norte
Fundacc encerra FET e premia os melhores espetáculos estudantis

Ilhabela
Limite de ingresso de veículos volta a ser tema de audiência pública
Prefeitura assume UBS de Ilhabela e Unidade recebe melhorias
Vereador Beto elabora Ação Civil Pública para que Prefeitura cumpra contrato com Auto Viação

São Sebastião
Prefeitura abre inscrições para 25° Concurso de Poesias Nhô Bento
Mais de 60% das pessoas com cadastro no PAT não têm qualificação profissional
Asapec recebe doação de leite em pó arrecadados na VI Olimpíadas dos Servidores
Campeonato Municipal de Futebol Amador terá 11 jogos no feriado prolongado
Conselho Municipal de Educação discute ações da Prefeitura em reunião ordinária
Prefeitura entrega creche de Cambury nesta quarta
Creches municipais funcionam normalmente na próxima sexta-feira
Ditraf finaliza programa de Educação no Transito em Escolas Municipais
Equipe da Enseada vence o 1º Campeonato de Gol Caixote da Costa Norte
Futsal feminino de São Sebastião goleia Escola Maria Helena na Liga Joseense
Plano Diretor de São Sebastião será encaminhado na próxima terça para a Câmara
Inscrições para Concurso de Poesias Nhô Bento terminam na próxima segunda-feira
Manutenção do oleoduto da Transpetro pode ocasionar ruído e névoa branca


Ubatuba
André Rafael fatura a Copa Esquina das Modas Sport’s de futebol de mesa
Inaugurado Centro de Tradição Mineira em Ubatuba
Escola Mário Covas Júnior seráinaugurada no próximo dia 19
Prefeitura inaugura Unidade Estratégicade Saúde no Calçadão da Av. Maria Alves
1º Maratona dos 10.000 mil metros

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

SOLENIDADE EM HOMENAGEM A POLICIAIS MILITARES SOB O DESTAQUE DO 20º BPM/I

Litoral Norte - Na manhã deste dia, treze de novembro de 2007, o Tenente Coronel PM Milton Pouza Júnior, comandante do Vigésimo Batalhão de Polícia Militar do Interior “Cel Edgard Armond”, realizou a Solenidade Militar no salão de eventos do Porto Grande Hotel - município de São Sebastião, prestando homenagem aos Policiais Militares que têm contribuído com ações de relevância na prevenção de delitos, principalmente.
Foram convidadas as autoridades de cada Município, a família e amigos dos homenageados, os órgãos de imprensa local e os membros da sociedade, objetivando a interatividade cidadã nos atos de reconhecimento aos bons serviços prestados pela Instituição.
Nove Policiais Militares receberam a sua primeira Láurea do Mérito Pessoal como conseqüência do comprometimento e dedicação apresentados no decorrer de seu histórico profissional. O Comandante confere o Certificado do Policial Militar de Destaque no âmbito de todo o Batalhão, a cada mês e, na data solene, fez público o reconhecimento individual do Sd PM de Ilhabela, que foi enaltecido em outubro. Também, Policiais Militares de São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba receberam às mãos o Certificado do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária, desenvolvido na Polícia Militar do Estado de São Paulo, através de uma parceira entre a SENASP - Secretaria Nacional de Segurança Pública e o Ministério da Justiça, sob planejamento e coordenação da Divisão de Polícia Comunitária e Direitos Humanos.
O evento combinou anseios, do bom Policial Militar ter o seu devido reconhecimento, da sociedade em constatar valorosos profissionais de Segurança Pública, deixando aos participantes, sentimentos de orgulho e a confiança no vigoroso exercício da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em prol da defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana à comunidade, que é a maior parceira da Polícia Militar.
(Fonte: 20BPM)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Prefeitura de Caraguá terá plantão especial no paço municipal durante o feriado
Visando atender com melhor qualidade os munícipes e veranistas que possuem casa em Caraguá, a prefeitura fará um plantão especial, durante o feriado prolongado, nesta sexta-feira, 16 de novembro, com serviços e informações sobre taxas, parcelamentos, entre outros

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba fará um atendimento especial neste feriado prolongado. Além dos serviços essenciais que incluem a coleta de lixo, pronto socorro, entre outros, tanto os munícipes quanto os veranistas que possuem residências na cidade, terão um plantão de atendimento especial no Paço Municipal.
O serviço funcionará nesta sexta-feira, dia 16, após o feriado do dia 15 de novembro. Embora as demais secretarias da Administração Municipal cumpram ponto facultativo nesta data, retornando ao expediente normal na segunda-feira 19, no Paço Municipal haverá horário especial de atendimento, das 9h às 16h.
Os funcionários municipais trabalharão para o atendimento ao munícipe com serviços diversos relacionados a IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), ISS (Imposto Sobre Serviço), taxas, parcelamentos e informações gerais. Mais informações podem ser obtidas pelo serviço Alô Cidadão. Ligue 0800 7700678.
(Fonte: PMC)

Campeonato da 1ª Divisão da LICAF define jogos das quartas-de-final
Pela segundona, competição entra na reta final e depende de jogos adiados para definição

Caraguatatuba - Após as partidas adiadas há menos de duas semanas por causa da chuva, a bola voltou a rolar pelo Campeonato de Futebol Amador da LICAF, da 1ª e 2ª Divisão, definindo equipes que seguem com chances de levantar a taça.
Pela competição principal, no domingo, no CEMUG (Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves), o Primavera derrotou o Indaiá por 2 a 1, mas mesmo com a vitória, ficou fora das quartas, ao contrário do rival, que ficou com o terceiro lugar do Grupo B.
No mesmo local e dia, o Cruz de Malta bateu o União Colonial por 1 a 0. Mesmo com a vitória, a equipe disputará o rebolo. Em seguida, o Jaraguazinho ficou no 0 a 0 com o Fluminense. Ambas as equipes estão garantidas na próxima fase.
As quartas-de-final começam já neste final de semana com os seguintes confrontos: Poiares x Fluminense, Barranco Alto x Brasileirinho, Jaraguazinho x Fortaleza e Pedrinho x Indaiá. As equipes se enfrentarão em dois jogos, em horários ainda a definir.
Na parte de baixo da tabela ficaram Corinthians, Tabajara, Cruz de Malta e Brasília. Os quatro times se enfrentarão e os dois piores amargarão o rebaixamento.
Tentando subir para a elite do Futebol caraguatatubense, as equipes da 2ª Divisão também voltaram a campo neste último fim de semana. O Juventus perdeu a chance de garantir a classificação sofrendo duas derrotas. Na sexta-feira, o time perdeu para o Santa Cruz por 4 a 1, no CEMUG. No domingo, no Campo do Indaiá, a equipe foi derrotada pelo mesmo placar para o Águia Dourada, dando adeus a chance de lutar pelo título.
Também no domingo, o líder e já classificado Estrela do Morro conquistou sua quarta vitória em quatro jogos na segunda fase da competição. A vitima foi o Grêmio, 2 a 1.
Faltam três confrontos para definir os quatro semifinalistas adiados por causa da chuva. Santa Cruz x Estrela do Morro, União do Litoral x Águia Dourada e Santa Cruz x União do Litoral. As partidas ainda não têm datas definidas.
O Estrela do Morro, Águia Dourada e Santa Cruz já estão classificados. Com cinco jogos feitos e quatro pontos ganhos, o Grêmio precisa secar o União do Litoral que soma apenas um ponto, mas tem duas partidas a fazer. O Juventus já está fora.
(Fonte: PMC)

Caraguá é destaque em Etapa do Campeonato Paulista de Dardo

Caraguatatuba - O atleta Anderson Nascimento Soares, de Caraguatatuba, que conta com o apoio da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, conquistou o terceiro lugar na primeira Etapa do 7º Campeonato Paulista de Dardo 2007/2008, em São Paulo, no último domingo.
A competição foi realizada no Clube Nacional e contou com a participação de 35 jogadores, de diversas cidades da Grande São Paulo, Interior e Litoral.
A Federação Paulista de Dardo comemorou também a presença de vários jogadores novatos e o retorno de atletas que não puderam participar da última temporada, além do bom nível da competição.
Na etapa, Anderson se destacou a partir das quartas-de-final, quando venceu por 3 a 2 Nédio Zankim, atleta da capital paulista. O caraguatatubense chegou às semifinais, mas foi derrotado por Edílson Rodrigues, de Santo André, por 3 a 1. O jogador acabou com o primeiro lugar na prova.
Anderson, que pratica a modalidade desde 1992, foi sexto colocado no último Paulista, e já havia conseguido o terceiro lugar em uma das etapas estaduais na última temporada. O jogador espera seguir entre os melhores nesta competição.
“Pretendo ficar entre os 10 primeiros e conseguir a classificação para o Campeonato Brasileiro do próximo ano”, disse o atleta, que promete elevar o nome de Caraguatatuba no esporte.
O torneio terá oito etapas classificatórias, e selecionará os 12 melhores homens e oito mulheres com as melhores classificações para a grande final, que será disputada em agosto. A próxima prova acontece dia 20 de janeiro, também no Clube Nacional.
(Fonte: PMC)

Caraguá é bem representada na Copa Paulista de Judô

Caraguatatuba - No último fim de semana, em Pindamonhangaba, sete judocas de Caraguatatuba representaram o município na 2ª Copa Paulista Kimonos Yama de Judô, organizado pela LIJESP (Liga de Judô do Estado de São Paulo).
Com o apoio da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, os atletas de Caraguá fizeram bonito e conquistaram ao todo 10 medalhas na competição.
O professor Arthur Zumbano, do Projeto Cooperando da Igreja Evangélica Holiness, foi um dos destaques do campeonato, conquistando o título na categoria Máster Ligeiro (até 60kg) e o vice no Sênior Ligeiro (até 60kg).
O também professor Marino Junior trouxe para Caraguá duas medalhas de ouro, nas categorias Máster M. Leve (até 66kg) e no Absoluto (-73kg), Além dos títulos, o judoca foi vice no Sênior M. Leve (até 66kg).
Outro que também se sagrou campeão foi Lucas Prazeres, que levou o primeiro lugar no Mirim Médio (até 45kg). Marcos Paulo, da categoria Junior M. Leve (até 66kg) ganhou a medalha de prata.
Athos Arruda, Joelma dos Santos e Tobias Sato ficaram com a terceira colocação na competição, nas categorias Sênior M. Médio (até 81kg), Pré-Juvenil M. Médio (até 53kg) e Infantil Pesado (até 45kg) respectivamente.
Com o bom resultado, os judocas ganharam o direito de participar da Copa Kimonos Yama Interestadual 2007, que será realizado nos dias 1 e 2 de dezembro, no Sport Clube Mackenzie, no Rio de Janeiro.
(Fonte: PMC)

Atleta de Caraguá sobe ao pódio na 13ª etapa Triptrail de Paraibuna

Caraguatatuba - O atleta caraguatatubense Alexandre Magno sagrou-se campeão na 13ª etapa do Campeonato Triptrail, na categoria Máster B. O evento aconteceu no domingo, dia 11 em Paraibuna e contou com a participação de diversos atletas de renome no esporte, como, por exemplo, Evando de Ilhabela e Márcio Ravele. Caraguá foi representada no evento com a participação de oito competidores. Também subiu ao pódio, o atleta Pascoal Martinez, da categoria Sub-50, que após lutar pela posição, que disputou a posição até o sprint final e fez uma chagada emocionante.
“Devido as chuvas o percurso tornou-se muito pesado. O grande número de participantes tornou a etapa muito disputada, o que dificultou o desempenho dos participantes de Caraguá, que não conseguiram ficar entre os cinco primeiros colocados. No geral, o resultado foi positivo”, concluiu Martinez.
(Fonte: PMC)

Dia da Multiação encerra 2007 com quase 50 mil atendimentos à população em Caraguá

Caraguatatuba - O Dia da Multiação, que desde sua implantação, no início de 2005, tem sido aprovado pela população de Caraguá, mais uma vez foi um grande sucesso, neste sábado, 10 de novembro.
Com um atendimento social gratuito aos munícipes, a Multiação totalizou 10.508 atendimentos na EMEF Lúcio Jacinto dos Santos, no Tinga, com o trabalho voluntário da prefeitura por meio das secretarias municipais, além de outros parceiros da iniciativa pública e privada.
Após o encerramento das atividades neste ano, o Dia da Multiação fecha o terceiro ano de mutirão social com um total de 50 mil atendimentos somente em 2007. Os bairros atendidos desde o início do ano foram Barranco Alto, Jardim Califórnia, Casa Branca, Perequê-Mirim e Tinga.
Segundo explicou a coordenadora do projeto, mantido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, Cilce Fabrette, o Dia da Multiação tem a aprovação dos munícipes porque presta um serviço que normalmente é acessível somente na região central de Caraguá. “Levamos aos bairros mais distantes nossas secretarias municipais, com informações, atendimento da saúde, serviços de cartório, emissão de documentos, orientações da Sabesp, INSS e tantos outros serviços, dos quais a pessoa atendida consegue usufruir com toda sua família sem qualquer ônus. Muitas vezes as famílias não têm condições financeiras para se deslocar de seu bairro para a cidade para dar entrada em documentos e receber orientações dos voluntários, que participam conosco desse mutirão social. É por isso que a Multiação faz sucesso onde vai”, concluiu.
No balanço geral anual sobre este ano, a Multiação cumpriu seu papel social e prova disso está no total de atendimentos por secretarias e demais instituições públicas e privadas, voluntárias no mutirão social. Entre os maiores números registrados estão as secretarias de Assistência Social, com 6.499 atendimentos, a Educação, com 5.337, e ainda a Secretaria de Esportes, que atendeu 3.925 pessoas e a Saúde, com um total de 5.425 atendimentos.
A população de Caraguá também usufruiu de serviço fotográfico 3x4 para confecção de RG, e só em 2007 foram tiradas 1.047 fotografias para documentação. A Polícia Civil e o Poupa tempo, juntos, confeccionaram 1.052 RGs, sendo que 792 foram feitos pela Civil. A Sabesp também fechou 2007 com um grande número de atendimentos, no total de 11.958, incluindo informações gerais, orientações sobre tarifa social, entre outros.
Para o prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, esse mutirão social tem cumprido seu principal objetivo. “Esse foi nosso terceiro ano de Multiação, e o sucesso desse trabalho, que tem atraído cada vez mais voluntários no apoio à população, nos mostra que ele precisa continuar. Foram quase 50 mil atendimentos só nesse último ano, e uma cidade que oferece serviço social à comunidade, conseqüentemente, proporciona melhores chances às famílias atendidas, com chances iguais para todos, principalmente à população mais carente de serviços e principalmente de informação”, finalizou Aguilar.
(Fonte: PMC)

Formaturas do Programa “Trânsito Legal 2007” continuam em Caraguá

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Ditran (Divisão de Trânsito de Caraguatatuba), continua com as formaturas dos estudantes que participaram do programa “Trânsito Legal 2007”. A quarta cerimônia de formatura foi realizada hoje, dia 13, na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no bairro Indaiá.
Além da entrega dos certificados, aos alunos das EMEFs Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, Lúcio Jacinto dos Santos e Prof. João Batista Gardelin, houve a apresentação de esquetes preparadas pelos formandos. Por meio das encenações, eles falaram sobre a importância do uso do cinto de segurança, da faixa de pedestres, entre outras questões relacionadas ao trânsito seguro, como por exemplo, o porquê das crianças precisarem sentar no banco traseiro do carro.
O secretário de Planejamento, Economia e Gestão, Augusto Antunes Correa Filho, representando o prefeito José Pereira de Aguilar, comentou sobre a importância da educação na vida das crianças. “A educação dessas crianças, inclusive no trânsito, levará o nosso Brasil a se tornar um país muito melhor”.
Também estiveram presentes na cerimônia de formatura a supervisora de ensino Maria Nice Maciel, que representou a secretária da educação Silmara Selma Mattiazzo Bolognini e é responsável pelo programa na Seduc, o diretor da Ditran, Coronel Celso Antonio Rapacci, e Gláucia Costa Fernandes, representando o presidente da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), Ricardo Gaspar.
As cerimônias de formatura continuam durante a semana. Amanhã (14), a cerimônia acontecerá no CIEFI (Centro Integrado de Educação Fundamental e Infantil) Carlos Altero Ortega, no bairro Morro do Algodão.
(Fonte: PMC)

Seleção Paulista treina em Caraguá em preparação para o 11º Campeonato Brasileiro

Caraguatatuba - A equipe de Beach Soccer, que irá defender o estado de São Paulo no 11º Campeonato Brasileiro da modalidade, estará de 17 a 24 de novembro realizando treinamentos na arena do bairro Indaiá, ao lado da pista de Bicicross, em Caraguá. Os treinos acontecem em dois períodos de manhã e à tarde.
O Campeonato Brasileiro de Beach Soccer acontecerá na cidade de Vitória, no Espírito Santo de 26 de novembro a 1º de dezembro, e os atletas têm como treinador o professor Vitor Manoel da Fonseca Neto, mais conhecido como Vitor Gaúcho, técnico da equipe de Beach Soccer e Futebol de Campo de Caraguá.
O treinamento na cidade foi viabilizado por meio de uma parceria entre a Federação Paulista de Beach Soccer e a Prefeitura, por meio da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação.
A pré-lista dos convocados para a preparação para o Brasileiro, com 14 competidores, conta com nomes de seis atletas de Caraguá e apenas 10 jogadores viajarão para a cidade capixaba. ”Essa pré-convocação dos seis jogadores de Caraguá e o convite para que eu treinasse a equipe Paulista mostra que o esporte está cada vez mais ganhando força e crescendo no município”, disse Vitor Gaúcho.
Para participar do Brasileiro, foram convocados para a pré-lista 2 jogadores de Lorena, no Vale do Paraíba, 1 de Ubatuba, 1 de São Paulo e 2 de Bertioga, Litoral Sul, além dos seis competidores de Caraguá e dos jogadores Betinho e Benjamin, bi-campeões mundiais da categoria (vencedores da 3º mundial da modalidade que aconteceu no domingo, dia 11, no Rio de Janeiro), convocados pela Federação Paulista.
“Durante os treinamentos serão analisados o desempenho de todos os atletas e oito competidores entrarão para a lista oficial que disputará a competição, já que os atletas Betinho e Benjamin são nomes confirmados na lista”, concluiu o treinador.
Os treinos acontecerão todos os dias às 8h30 e às 15h. Os amantes do esporte poderão assistir aos treinos dos atletas, que ficarão alojados no CEMUG – Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves.
(Fonte: PMC)

Artesãos de Caraguá participam do programa na TV Cultura com Rolando Boldrin

Caraguatatuba - Caraguatatuba será destaque do programa Sr. Brasil, do apresentador Rolando Boldrin, transmitido pela TV Cultura, sempre às terças-feiras, às 21h.
Os artesãos Euzébio Francisco do Carmo e José Anestor Lima, membros da SUTACO – Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades/Litoral Norte, foram selecionados para uma participação no programa, e deverão participar da próxima gravação, no dia 19 de novembro, segunda-feira, em São Paulo.
De acordo com a produção do programa, os artesãos caiçaras foram selecionados porque o programa Sr. Brasil tem uma parceria com a SUTACO e por isso recebe peças de artesãos cadastrados na Superintendência, as quais ficam expostas no programa, uma vez que o cenário é composto exclusivamente com peças artesanais, com o objetivo de representar a cultura brasileira. “A seleção das peças que integram o cenário prioriza o artesanato produzido por artesãos, associações ou cooperativas, que tenham a preocupação com a questão histórica, social ou ambiental”, explicou Ita Cortez, do Departamento de Comunicação da SUTACO.
Um dos principais objetivos dessa parceria é valorizar e manter vivas as culturas paulista e brasileira em geral.
Ao serem selecionados a participar do programa Sr. Brasil, os artesãos de Caraguá deverão enviar imagens (fotografias) das peças por eles produzidas e sua história de vida, além de ceder peças que se destaquem no cenário e tenham relação com o programa, resgatando a cultura brasileira.
(Fonte: PMC)

Conselho Tutelar de Caraguá tem inscrições abertas para escolha de novos membros

Caraguatatuba - O CMDCAC _ Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caraguatatuba está com inscrições abertas para a eleição de cinco membros titulares e três suplentes, para atuarem durante os próximos dois anos.
As inscrições, que começam nesta quarta-feira 14, serão encerradas no dia 30 de novembro e, podem ser feitas por pessoas que tenham idade acima de 21 anos, e que apresentem documentos de antecedentes criminais (expedição pela Delegacia de Polícia – pode ser o protocolo), certidão negativa do Cartório Distribuidor Forense e Criminal, residência no município há mais de dois anos, cópias de CPF, RG e título eleitoral e cópia do comprovante de votação na última eleição.
Para efetuar a inscrição basta comparecer à Secretaria de Assistência Social, das 10h às 12h e das 15h às 17h, até o próximo dia 30. Todos os inscritos deverão ter conhecimentos específicos sobre a Lei Orgânica Municipal, o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 118 – 11/09/1991 – sobre a Política Municipal de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lei nº 1471 de 25/10/2007 – sobre as atividades, composição e atribuições do Conselho Tutelar e SINASE – Sistema Nacional de Ações Sócio-Educativas.
Após a prova escrita, serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro as entrevistas com os candidatos aprovados, e após esta etapa, acontecerá a eleição, no dia 15 de dezembro, com os candidatos habilitados nas duas etapas anteriores.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, para ser um conselheiro, o candidato não poderá ter duplicidade de função, sendo exigida dedicação exclusiva ao cargo, em período integral, mediante remuneração prevista por lei.
A Assistência Social fica na Avenida Bahia nº 845, no bairro Indaiá, em Caraguatatuba. Ajude a defender os direitos de nossas crianças e adolescentes. Participe!
(Fonte: PMC)

Caraguá tem jogos pela Fase Regional de Futebol Society

Caraguatatuba - Será realizada nesta quarta-feira (14) a segunda rodada da Copa FPFS (Federação Paulista de Futebol Society), que garante vaga para a principal competição estadual.
Às 19h10, no Campo de Futebol Society (Praça Pepe), a equipe A.A. Riza enfrenta o Cruzeiro. Às 20h20, é a vez do Pitiko encarar o Real Promoções.
A rodada de segunda-feira foi adiada para quinta-feira, devido a chuva. No mesmo local, às 19h10, o Cruzeiro joga contra o Real Promoções e em seguida, o A.A.Riza recebe o Fluminense.
Cinco equipes estão na disputa do título e jogarão entre si em turno único. Os dois primeiros colocados farão a final e apenas o campeão garante vaga para o Campeonato Paulista de Futebol Society.
(Fonte: PMC)

Final definida no Campeonato da Zona Norte

Caraguatatuba - O Campeonato Municipal de Futsal Zona Norte, organizado pela SECER – Secretaria de Esportes e Recreação terá a final realizada nesta sexta-feira (16), na Quadra Márcio Augusto Fleury de Azevedo (Massaguaçu).
Na segunda-feira, o Jetuba Futsal venceu a equipe do Camaleão por 6 a 3 e garantiu a vaga na final. O destaque do jogo foi Moreira, que com sua potente canhota marcou quatro gols. Cebola e Tuchê também balançaram as redes. Erones e Rogério descontaram para o Camaleão.
O outro finalista do Campeonato da Zona Norte será o Sertão dos Tourinhos, que em uma partida emocionante superou o Explosão por 4 a 3, com gols de João Paulo (3) e Rogério. E.T (2) e Kleber fizeram para o time derrotado, que agora brigará pelo terceiro lugar na competição contra o Camaleão nesta sexta-feira, às 19h30.
A decisão entre Jetuba Futsal e Sertão dos Tourinhos está marcada para às 20h30.
Pelo Campeonato da Zona Sul, no dia 26 de outubro, o Cruz de Malta levou o título ao derrotar o Ajax na final por 3 a 0. O Perequê Futsal ficou com a terceira colocação.
(Fonte: PMC)

Fundacc encerra FET e premia os melhores espetáculos estudantis

Caraguatatuba - A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba – em parceria com a Prefeitura Municipal, Abaçai – Cultura e Arte e a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, com patrocínio da Lions Zeladoria Especializada e apoio cultural da Haniel Camisetas e Cia., finalizou no dia 11 de novembro o 6º FET - Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba.
A cerimônia de premiação aconteceu no Teatro Mario Covas e o público assistiu a apresentação do espetáculo O Pequeno Príncipe, da Cia Teatro de Areia, direção Adbailson Cuba. Nessa noite concorreram aos prêmios seis espetáculos representando escolas e em seguida foram premiados os melhores espetáculos e outras indicações.
Foram sete dias de apresentações no Auditório da Fundacc e na Praça Dr. Cândido Motta, oferecendo aos grupos participantes toda infra-estrutura necessária para apresentação teatral e ao público, oportunidade de assistir aos melhores grupos de Teatro de Rua e os grupos de teatro estudantil, com conforto e segurança.
De 4 a 11 de novembro aconteceram 13 espetáculos, vindos de vários estados brasileiros, assim como palestras e workshops para os atores, ministrados por Adélia Nicolete, Bete Dorgam e Marcelo Dênny.
A Comissão Avaliadora do 6° Fet foi composta por Cátia Pires, Evill Rebolças e Orlando Moreno.
Antes da premiação, o público assistiu um clipe com os melhores momentos do 6° FET e do 1° Litoral Encena.
A entrega dos prêmios, troféus, certificados e os prêmios em dinheiro para os dois melhores espetáculos – R$1.500,00 para o 1º lugar e R$ 1.000,00 para o segundo colocado - foi realizada pelo engenheiro José Ricardo Gaspar, presidente da Fundacc, Jean Cleber Nissola, diretor financeiro da Fundacc, Fernando Braun, Diretor Cultural da Fundacc, Dr. Pedro Norberto dos Santos, coordenador da Comissão Municipal Setorial de Artes Cênicas da Fundacc. Os troféus foram confeccionados Juliano Junqueira, artesão e coordenador da Comissão Municipal Setorial de Artes Plásticas da Fundacc.
Confira os premiados:
Melhor Espetáculo: Motorboy, grupo Tal e Pá, de São Paulo
2º Melhor Espetáculo: Uma Lenda da Amazônia, Cia de Teatro Uta, Salto de Pirapora –SP
Melhor Direção: Valéria de Oliveira, grupo Tal e Pá, de São Paulo
Melhor Ator: Wagner de Freitas, espetáculo Motorboy, grupo Tal e Pá, São Paulo
Melhor Atriz: Deborah Hathner, espetáculo Motorboy, grupo Tal e Pá, São Paulo
Ator Coadjuvante: Rafael Rigler, espetáculo Motorboy, grupo Tal e Pá, São Paulo
Atriz Coadjuvante: Tassia Joy, espetáculo Mácula Vertente, Cia Teatral Ossos D’Ofício, Taubaté-SP
Atriz Revelação: Evelin Ferraz e Mary Avanzzi, espetáculo Uma Lenda da Amazônia, Cia de Teatro Uta, Salto de Pirapora-SP
Melhor Maquiagem: Marcelo Saturno, espetáculo Uma Lenda da Amazônia, Cia de Teatro Uta, Salto de Pirapora-SP
Melhor Figurino: Alberto Santiago, espetáculo O Bode, Teatryonne, Pindamonhangaba –SP
Melhor Cenografia: Rafael Pedretti, Cíntia Almendro, Cíntia Torriolo, Danilo Riva, espetáculo Mácula Vertente, Cia Teatral Ossos D’Ofício, Taubaté-SP
Melhor Sonoplastia; Luis Fernando Moura, Hudson Felipe Machado, espetáculo O Pequeno Grão de Areia, Cia Teatro Garagem e Cia, Tatuí –SP
Melhor Pesquisa de Campo para composição de personagem: Zeca Campos, espetáculo Uma Lenda da Amazônia, Cia de Teatro Uta, Salto de Pirapora-SP
Melhor Interpretação Musical: Wesley Peterson da Silva, espetáculo O Bode, Teatryonne, Pindamonhangaba – SP.
(Fonte: Fundacc)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Limite de ingresso de veículos volta a ser tema de audiência pública

Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela convida toda a população para a audiência pública que acontece na próxima quarta-feira, dia 7. Será a quarta audiência sobre o Projeto de Lei nº 17/2007, que “dispõe sobre o ingresso e circulação de veículos no Município”.
Quando o projeto deu entrada na Casa, em fevereiro, o presidente Professor Joadir Capucho (PTB) apresentou um requerimento para que acontecessem audiências públicas em número suficiente para a discussão da proposta.
O projeto, apresentado pelo Executivo, disciplina o ingresso e a circulação de veículos na cidade e visa melhorar o fluxo do trânsito em determinados períodos como durante a alta temporada e em alguns feriados prolongados.
O projeto de lei está disponível na homepage oficial da Câmara (www.camarailhabela.sp.gov.br).
A audiência pública acontecerá na próxima quarta-feira, dia 7 de novembro, às 19 horas, na Câmara Municipal de Ilhabela que fica à Rua Benedito Cardeal Sobrinho, 39 – Vila. O debate é aberto a toda população.
Histórico - No ofício que encaminhou o projeto à Câmara, o prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira justifica a matéria como de importância vital para a cidade, os munícipes e os turistas: “Experiências recentes permitem identificar a problemática de Ilhabela como sendo a travessia do continente em direção à ilha e vice-versa, nos fins de semana da temporada e nos feriados prolongados”, diz o prefeito.
De acordo com a justificativa do prefeito, nessas ocasiões o município sofre de demanda de veículos com permanência de apenas um dia, ou seja, no mesmo dia os veículos e seus ocupantes realizam a viagem de ida e volta - o que resulta em grandes períodos de espera na fila da balsa e outros transtornos na circulação de veículos pelas ruas da cidade.
O projeto apresentado pelo Executivo, no dia 22 de fevereiro, institui regras para disciplinar o ingresso e a circulação de veículos em seu território, visando melhorar o fluxo do trânsito em períodos compreendidos entre a alta temporada, novembro a março; além dos seguintes feriados prolongados: Semana Santa, Tiradentes, Dia do Trabalho, Corpus Christi, Revolução Constitucionalista de 1932, Proclamação da Independência e Dia da Padroeira do Brasil.
Projeto recebeu seis emendas - Uma das emendas apresentadas, a de nº 06/2007, de autoria do vereador Dr. Guilherme Maia (PMDB) acrescenta um inciso ao Projeto de Lei nº 17/2007. De acordo com a emenda, as medidas propostas pelo Projeto não podem ser aplicadas aos meios de transporte de propriedade dos médicos residentes na cidade, pois, do contrário, ficaria limitado o exercício da atividade médica por estes profissionais.
A Emenda 10/2007 de autoria do Presidente da Casa, o Professor Joadir Capucho (PTB), pretende que a redação do parágrafo único do artigo 1º do Projeto fique assim redigido: “Entende-se por períodos específicos os meses compreendidos entre a alta temporada, novembro a março, e feriados prolongados”. Segundo o presidente, o fim visado pelo projeto é limitar o ingresso e a circulação de veículos em Ilhabela na alta temporada e nos feriados prolongados, portanto “entendemos que estes não devem ser enumerados, sob pena de termos feriados prolongados em que a Lei não poderá ser aplicada por falta de previsão, como é o caso do Dia da Proclamação da República, Finados, etc”, justifica o presidente Joadir.
A Emenda 11/2007 acresce ao artigo 4º, que trata das exceções ao ingresso de veículos, os veículos com licenciamento em Ilhabela. Também proposta pelo Presidente da Casa, a Emenda 12/2007 suprime do artigo 2º o item I, que trata dos veículos com prioridade no ingresso no Município, para que o referido inciso possa ser adicionado ao artigo 4º que trata das exceções. Desta forma, os veículos com licenciamento em Ilhabela não deverão sofrer restrições para ingresso e circulação no Município.
As emendas – de nº 19 e a n° 20 – de autoria de José Jorge Pereira (PTB) fazem modificações e acréscimos no Projeto de Lei 17/2007. De acordo com o Artigo 7º do PL, o Executivo Municipal baixará, através de Decreto, os regulamentos necessários à execução da Lei. Em sua primeira Emenda (modificativa) apresentada, o vereador Zeca pretende que o Executivo estabeleça por decreto todas as condições para ingresso de pessoas no Município, dispondo sobre: fornecimento de transporte público adequado (terrestre e marítimo), a partir da balsa, às pessoas excedentes e/ou que não se enquadrarem dentre aqueles cujo ingresso está assegurado; o fornecimento de autorizações específicas; convênio com o Dersa e com o Ciretran.
O vereador Zeca ainda estabelece na emenda que o transporte marítimo poderá ser explorado diretamente pela Prefeitura Municipal ou através de concessão. Segundo o parlamentar, esta emenda asseguraria que a regulamentação pelo Executivo dispusesse sobre as matérias elencadas no artigo modificado, que são de extrema importância para garantir que a finalidade da Lei seja alcançada.
A outra emenda apresentada pelo vereador, a Emenda nº 20, modifica um artigo que dispõe sobre a prioridade do ingresso de veículos e ainda coloca mais cinco incisos que liberam a entrada de veículos de proprietários de casas ou terrenos em Ilhabela; veículos de parentes, convidados ou hóspedes de moradores, proprietários ou possuidores de casas ou terrenos em Ilhabela; veículos de prestadores de serviços ou trabalhadores em Ilhabela que residam em outro município e veículos de locatários ou comodatários de casas ou terrenos em Ilhabela.
A Emenda nº 29/2007, do Presidente Joadir, suprime o artigo 6º do Projeto de Lei nº 17/2007 que diz que: “A violação a presente Lei ensejará aplicação de multa diária no importe de R$ 350,00 por veículo, corrigida mensalmente pelo índice IGP-M (FGV)”. O artigo é considerado inaplicável porque o ingresso dos veículos seria controlado por meio de um sensor instalado antes da travessia.
As três audiências públicas para a ampla discussão do projeto com a população foram realizadas em 21 e 29 de março e no dia 26 de abril – convocadas pelo Presidente da Câmara, que também determinou que o projeto estivesse disponível na homepage oficial da Câmara (www.camarailhabela.sp.gov.br) para que todos os cidadãos tivessem acesso.
O presidente da Câmara também solicitou que para as audiências fossem convidadosVereador pede vista ao PL - Na pauta da sessão ordinária realizada em 10 de setembro constava o Projeto de Lei nº 17/2007 porém o Vereador Beto de Campos (PV) apresentou um requerimento à Mesa pedindo vista do Projeto.
“Ouvir de forma conclusiva setores da sociedade para amadurecimento completo do projeto, extinguir as emendas conflitivas chegando a um consenso e assim exercer o voto com maior tranqüilidade, tendo em vista o projeto ser de grande impacto social e econômico para o município”, afirma Beto na justificativa de seu requerimento.(Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura assume UBS de Ilhabela e Unidade recebe melhorias

Ilhabela -  Em cerimônia na Câmara Municipal de Ilhabela com a presença de todo o secretariado, equipe e funcionários da área da saúde, o prefeito reinaugurou, no último sábado, dia 3, a Unidade Básica de Saúde (UBS), que deve atender a população das regiões norte e centro da cidade.
Com a municipalização da UBS, a prefeitura deverá se responsabilizar pela gestão da Unidade a partir de agora.
A história de abandono que acompanha a UBS desde a sua fundação, em 1951, deverá passar por um momento de transformação e conseqüente melhora no atendimento, o que deverá garantir maior qualidade de vida para os moradores dessas regiões do município.
O secretário da Saúde, Dr. Arquimedes Hyppólito e o assessor de administração, Márcio Tenório, salientaram que a UBS da Vila é umas das mais antigas da cidade e, portanto sua história se confunde com a de Ilhabela. “Centro de saúde é uma unidade destinada a dar assistência à população na promoção da saúde, proporcionando qualidade de vida”, afirmou Márcio.
A data da reinauguração coincidiu com o dia em que o ex-prefeito Eurípedes da Silva Ferreira (in memorian), pai do atual prefeito Manuel Marcos de Jesus Ferreira faria aniversário. “Foi um presente para o meu pai!”, explicou o prefeito. Manoel Marcos parabenizou a equipe da Saúde responsável pela UBS da Vila. “Estou muito satisfeito com tudo que tenho ouvido da população sobre o trabalho que vocês desenvolvem”, declarou.
De acordo com o prefeito, no ano passado, o investimento na área da Saúde chegou a 44%. Atualmente, Ilhabela conta com oito ambulâncias, duas vans que transportam pacientes para outras cidades, além de 11 equipes capacitadas e um hospital modelo.
História - A construção da UBS aconteceu no ano de 1951, na gestão do ex-prefeito Benedito Carlos de Oliveira e era de responsabilidade do Estado.
O autor da propositura da reforma foi o vereador e médico Dr.Guilherme Maia. As condições precárias das instalações do prédio foram motivo de denúncia ao Ministério Público que veio fazer verificação junto com representantes da Delegacia Regional do Trabalho.
O prédio reformado recebeu o nome de uma das enfermeiras mais antigas de Ilhabela: Maria Aparecida Siqueira Reale, conhecida por Dona Cidoca - caiçara tradicional da praia do Sombrio.
Aos 7 anos, foi morar na Vila e aos 25 fez um curso de atendente de enfermagem, prestou concurso para o Estado e trabalhou em um hospital em São Paulo. Foi transferida para Ilhabela por meio de um pedido do então prefeito Geraldo Junqueira, onde exerceu a função durante 33 anos.
Além do prefeito, estiveram presentes na cerimônia de reinauguração da UBS, o presidente da Câmara de Ilhabela, Joadir Capucho, os vereadores, Carlos Alberto de Oliveira Pinto, José Jorge Pereira, Dr. Guilherme Maia, os secretários municipais, Luiz Lobo (Administração), Oswaldo Julião (Finanças), Maria Inês Fazzini (Meio Ambiente), Professor Antônio Cornélio, (Educação), Arq. João Marques (Obras), o chefe de gabinete do prefeito, José Donizette, além dos funcionários da Saúde e população.(Fonte: Imprensa Livre)

Vereador Beto elabora Ação Civil Pública para que Prefeitura cumpra contrato com Auto Viação

Ilhabela - O Vereador Beto Campos (PV) está elaborando uma Ação Civil Pública para que seja feito um Termo de Ajuste de Conduta para que a Prefeitura Municipal de Ilhabela cumpra o contrato de concessão com a empresa Auto Viação Ilhabela.
Segundo o Vereador, a prefeitura deve estabelecer que a empresa estenda todas as suas linhas até o Hospital Municipal Mário Covas Júnior, no Bairro da Barra Velha.
“Esta ação além de defender o direto da população é bastante pertinente pois o contrato que rege a concessão diz que é da Prefeitura a prerrogativa de ditar quais linhas devem ser feitas”, diz Beto que pretende apresentar a Ação ao PV (Partido Verde) e a Ammo Barra Velha (Associação de Amigos da Barra Velha) para junto impetrá-las.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Prefeitura abre inscrições para 25° Concurso de Poesias Nhô Bento

São Sebastião - A Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião abre inscrições a partir de amanhã para o 25° Concurso de Poesias Nhô Bento. Elas serão realizadas até o dia 16 de novembro e o regulamento já está disponível nos locais de inscrição, que são na sede da Sectur, Praça Pôr-do-sol, em Boiçucanga, na Costa Sul, e Centro Comunitário do Jaraguá, na Costa Norte da cidade.
O concurso de poesias visa resgatar o tempo dos senhores de engenho, das sinhazinhas, dos ricos comerciantes e dos jovens que freqüentavam saraus literários, onde se declamava poesia e ouvia boa música. Podem participar poetas amadores ou não, do Litoral Norte e Cone Leste Paulista.
Cada participante pode inscrever uma poesia inédita, com estilo e temas livres em quatro vias datilografadas ou digitadas em papel ofício, identificadas pelo pseudônimo do autor. O artista deverá levar cópias do RG ou certidão de nascimento, preencher no envelope 1 a ficha de inscrição e no envelope 2 incluir as cópias da poesia.
A divulgação das poesias e autores pré-selecionados será feita por meio da imprensa local até o dia 22 de novembro.
Os poemas serão apresentados pelo próprio autor ou intérprete de sua escolha, no pátio da Sectur, no dia 23 (sexta-feira), às 20h30, durante um Sarau.
Como premiação serão concedidos certificados de participação aos 15 trabalhos selecionados. Já os cinco vencedores finais ganharão troféus. Além disso, será atribuída uma menção honrosa para os finalistas e ao melhor intérprete da noite, escolhido pela comissão julgadora, será concedido a placa de honra ao mérito “Professor Dr. José Machado Rosa”. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620.
Nhô Bento - O concurso de poesias “Nhô Bento” leva esse nome em homenagem ao poeta sebastianense, José Bento de Oliveira, que nasceu em 1902, no bairro Pontal da Cruz.
Filho de Pedro André de Oliveira e Firmina de Sousa Oliveira, caiçaras que viviam da pesca, o artista aprendeu as primeiras letras no Grupo Escolar “Henrique Botelho” e, desde então, demonstrava seu dom para escrever.
Ainda jovem, Nhô Bento foi para São Paulo, onde se tornou um poeta em linguagem cabocla. Seu livro “Rosário do Capiá”, considerado um dos grandes trabalhos do autor, reuniu 58 poesias e foi editado em 1946, com prefácio de Monteiro Lobato.(Fonte: Imprensa Livre)

Mais de 60% das pessoas com cadastro no PAT não têm qualificação profissional

São Sebastião - Dados atualizados fornecidos pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) mostram que existem 7.436 pessoas cadastradas no órgão e que, deste número, 4.488 necessitam de qualificação profissional, ou seja, 60% dos desempregados.
Para mudar este quadro, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) realizou na última semana com a sociedade civil, uma reunião para tratar de assuntos relacionados à 2ª Fase do Projeto “Caravana do Trabalho”, viabilizado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert).
Dentro da 2ª fase do programa está prevista uma oficina técnica de qualificação profissional, que será realizada no dia 13 de novembro, às 8h30, nas Faculdades São Sebastião (FASS). Na programação será levantada a demanda dos cursos de qualificação previstos para 2008.
Além do PAT, o projeto terá como parceiros a Comissão Municipal de Emprego, sindicatos, programas de transferência de renda, Sociedades Amigos de Bairro, Associação Comercial de São Sebastião e a Igreja Católica, num total de 34 colaboradores.
Segundo a diretora do PAT, Elizete Nossabein, a idéia é de que aproximadamente dez cursos sejam ministrados na cidade, pelo Centro Paula Souza para a qualificação profissional dos cadastrados no PAT. “Já foi levantado previamente as profissões que estão em falta no município. Queremos preparar esta população para os próximos 10 anos”, explica Elizete.(Fonte: Imprensa Livre)

Asapec recebe doação de leite em pó arrecadados na VI Olimpíadas dos Servidores

São Sebastião -O Fundo Social de Solidariedade (FSS), realizou nesta segunda-feira (12/11), a entrega de 862 unidades de leite em pó, adquiridas na primeira etapa da arrecadação solidária, uma das provas da VI Olimpíadas do Servidor, à Associação Sebastianense de Apoio à Pessoa com Câncer (Asapc-Vida). A doação foi entregue por funcionários do Fundo Social e representantes da Sefaz/Seop, que ficou em primeiro lugar nesta etapa, à presidente da associação, Francisca Célia.
Nesta edição, os funcionários públicos realizam um verdadeiro mutirão para ajudar a Asapc, que atende mais de 60 pessoas no município.
De acordo com a presidente do Fundo Social, Rosa Mota, este ano a arrecadação solidária está focada exclusivamente para a associação. “O nosso objetivo é arrecadar o maior número de alimentos baseados na cesta básica energética, para que possamos ajudar as inúmeras famílias que recebem o apoio da entidade”.
Agora, os servidores têm o desafio de arrecadar até a próxima segunda-feira (19/11), às 17h, a maior quantidade de latas de sardinha e milho verde possível. A gincana ainda contará com a arrecadação de suplemento nutricional industrializado, tipo Sustagem, Sustain, Sustacal, Meritene e Ensurepó; aveia, goiabada e panetone.
(Fonte: PMSS)

Campeonato Municipal de Futebol Amador terá 11 jogos no feriado prolongado

São Sebastião -A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), informa que a rodada do Campeonato Municipal de Futebol Amador terá 11 jogos neste feriado prolongado visando a união dos times e das torcidas das regiões sul, norte e central da cidade.
Na próxima quinta-feira (15/11), pelas quartas de final da 2ª Divisão Centro e Costa Norte, haverá o jogo entre Unidos da Enseada e Porto, seguido por Cruzeirinho e Divisa. Já na sexta-feira (16/11), os times Água de Ouro e Colinas disputam a primeira partida. O segundo jogo será entre Guaecá e Portal da Olaria. As disputas serão no Estádio Otoniel Santos, com início do primeiro jogo às 18h30 e o segundo a partir das 20h30.
Nas semifinais, pela 1ª Divisão Centro Costa Norte, os jogos serão no dia 18 de novembro (domingo), a partir das 10h, entre Caiçara e Estrela do Mar, seguido pelo Grêmio de Barequeçaba e Guarani ao meio-dia.

Costa Sul
Já na fase classificatória da 1ª Divisão Costa Sul, os jogos serão no domingo (18/11). No Campo de Barra do Una, as partidas iniciam a partir das 12h entre as equipes de Cambury e Paúba, Juquehy e Maresias e Barra do Una e União de Maresias.
No Campo de Juquehy, o time da Vila Baiana enfrenta o Boiçucanga, a partir das 14h, enquanto que o Gaivota joga contra o Pau Brasil às 16h.
A fase classificatória tem previsão de encerrar no dia 25 de novembro. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2116.
(Fonte: PMSS)

Conselho Municipal de Educação discute ações da Prefeitura em reunião ordinária

São Sebastião -O Conselho Municipal de Educação (CME) de São Sebastião realizou na tarde da última segunda-feira (12/11), a reunião ordinária do mês com discussões de assuntos como o Ensino Fundamental de 9 anos, que será implantado na rede municipal em 2008, após a realização da 2ª Conferência Municipal de Educação.
Outro assunto abordado foi o convênio entre a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) com a Associação Primeiras Letras, que vai inaugurar a Creche de Barra do Sahy nesta quarta-feira (13/11), a partir das 15h. O CME aprovou o convênio por estar de acordo com todas as legislações vigentes.
A próxima reunião do Conselho está marcada para o dia 10 de dezembro.
(Fonte: PMSS)

Prefeitura entrega creche de Cambury nesta quarta

São Sebastião -A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) e em parceria com a Associação Primeiras Letras, entrega nesta quarta-feira (14/11) uma nova creche para a comunidade. Às 16h será inaugurada unidade de Cambury. Até o fim do mês será entregue outra creche na Barra do Sahy.
Com isso, o município atinge este ano 1.463 vagas em creche. Ou seja, comparado ao ano de 2004, o número de vagas praticamente dobrou. Há três anos, eram apenas 766 crianças.
A unidade de Cambury terá 40 vagas e fica na rua Olímpio Faustino, nº 477, enquanto a creche de Barra do Sahy, localizada na rua Adelino Tavares, nº 40, atenderá até 50 crianças.
A secretária municipal de Educação, Marilene Ramachoti Leite, destaca o aumento do número de vagas em creches nos últimos anos. “Antes não havia este tipo de atendimento em vários bairros e hoje existe este compromisso da Prefeitura com a educação, atendendo o que determina a LDB (Lei de Diretrizes e Bases)”, ressalta.
As creches da cidade atendem crianças entre um ano e seis meses a três anos. Tais medidas reafirmam o compromisso da Secretaria de Educação em oferecer educação de qualidade e aumento no número de vagas em creches, bem como ampliação do número de salas de aula no Ensino Fundamental. Desde 2005, mais de 40 salas foram construídas nas escolas municipais.
Uma nova escola também já foi inaugurada em Boiçucanga, na Costa Sul, e outra encontra-se em andamento no bairro de Maresias. A Prefeitura ainda prevê a construção de mais três unidades: Enseada, Topolândia e Morro do Abrigo.
Neste ano, em Juquehy, a Prefeitura também firmou parceria com a Associação Primeiras Letras, enquanto que em Boracéia, o convênio foi celebrado com a Associação Recreativa e Creche "Peraltinha", abrindo assim mais duas creches.
(Fonte: PMSS)

Creches municipais funcionam normalmente na próxima sexta-feira

São Sebastião -Na próxima sexta-feira (16/11), o prefeito Dr. Juan Garcia declarou ponto facultativo em todas as repartições públicas municipais, exceto para os serviços considerados essenciais como os prontos socorros, a coleta de lixo, a limpeza urbana e as creches municipais, que só não abrem na quinta-feira (15/11), quando se comemora a Proclamação da República.
O expediente normal da Prefeitura retorna na segunda-feira (19/11).
Durante o feriado prolongado, os moradores e turistas podem prestigiar o Campeonato Brasileiro Dingue, cuja abertura será no dia 15, às 11, na Praça da Vela, localizada no Porto Grande, região central da cidade. O evento se estende até o domingo (18/11), quando os classificados serão premiados a partir das 17 horas.
Ainda na área esportiva, a cidade realiza os jogos do Torneio Municipal de Futebol Amador em campos situados na Costa Sul do município e no estádio Otoniel Santos, localizado no bairro Varadouro, a 3ª Copa Costa Sul de Futsal, cujas partidas serão realizadas no ginásio de esportes de Boiçucanga sempre a partir das 19h, o 1º Festival Interno de Judô, que acontece no sábado (17/11), no Centro Comunitário do Jaraguá, a partir das 9h, e a 1ª Copinha Interna de Futsal Infantil, que também ocorre no sábado no ginásio José de Souza Gringo, o “Gringão”, no bairro Varadouro.
O município também oferece, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), no dia 17 de novembro, na Rua da Praia, a partir das 20h, o 21º Encontro Villa Lobos de Canto Coral. A entrada é franca e a apresentação será no pátio da Sectur, que tem capacidade para receber cerca de 150 pessoas.
(Fonte: PMSS)

Ditraf finaliza programa de Educação no Transito em Escolas Municipais

São Sebastião -A Divisão de Tráfego (Ditraf), departamento ligado à Secretaria de Segurança Urbana (Segur) da Prefeitura de São Sebastião, encerrou o ciclo de palestras nas escolas municipais sobre Educação no Trânsito nesta semana.
Desde o mês de maio, a equipe da Ditraf visita crianças de 1ª a 4ª séries desenvolvendo atividades focadas no tema “A segurança do pequeno pedestre, ciclista e passageiro”. De acordo com o balanço da divisão, cerca de 6.500 crianças participaram do programa.
Evenize Novoa, assessora da Ditraf, foi uma das palestrantes responsável pelas regiões central e Costa Norte. Ela afirmou estar contente com a conclusão do trabalho e disse que a adesão dos alunos foi significativa. Evenize espera que a médio e longo prazo surjam bons resultados. “Utilizamos uma linguagem simples, para que todos possam entender e passar para suas famílias. Elas vão atuar como multiplicadores de conhecimento”, explica.
Em algumas classes, o resultado é visível na mudança do comportamento dos alunos. Segundo a professora Dalva Alves Barrios, responsável pela 3ª série B da EM Verena Oliveira Dória, na Topolândia, depois das palestras e dos trabalhos feitos em sala de aula, as crianças não ficam mais na rua, policiando também os colegas. “Tínhamos muitos problemas pela falta de educação no trânsito aqui na escola, mas hoje a realidade é diferente. Para mim, o trabalho foi positivo, muito válido”, concluiu.
As palestras abordavam questões sobre vias públicas, semáforo, meio-fio, entre outras. Ao final, os alunos produziam um desenho educativo sobre o tema proposto.
(Fonte: PMSS)

Equipe da Enseada vence o 1º Campeonato de Gol Caixote da Costa Norte

São Sebastião -A equipe da Enseada sagrou-se campeã do primeiro campeonato de Gol Caixote da Costa Norte, realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp). Numa disputa emocionante, realizada no último sábado (10/11) no campo de futebol do bairro homônimo, o time empatou no tempo complementar em 1 a 1 com a equipe do Estrela do Morro e nos minutos finais da prorrogação, o Enseada se deu bem, marcando o gol do título.
A disputa do 3º lugar também foi realizada na data, entre as equipes do Jaraguá e Canto do Mar, na qual o Jaraguá levou a melhor, vencendo a partida por 3 a 1. Além do terceiro lugar, o time levou a artilharia do campeonato, com o jogador Thiago, que marcou 11 gols.
Antes dos jogos oficiais, os alunos da escolinha sub13 do professor Ricardo Santos, organizador do evento, realizaram uma partida de apresentação. Ao todo, 14 equipes disputaram a modalidade, que difere-se do futebol tradicional por utilizar traves menores do que as convencionais, sem a necessidade de goleiro. Além disso, os times são formados por apenas quatro atletas. “Agradeço a participação de todas as equipes, à pessoa do Marcelo Souza, que nos ajudou durante o torneio e parabenizo a equipe da Enseada, que assimilou melhor as regras do 1º Campeonato de Gol Caixote da Costa Norte”, concluiu o professor
(Fonte: PMSS)

Futsal feminino de São Sebastião goleia Escola Maria Helena na Liga Joseense

São Sebastião -A equipe de futsal feminino de São Sebastião venceu por 7 a 4 o time da Escola Maria Helena, de São José dos Campos, pela Liga Joseense de Futsal. O jogo foi realizado no último fim de semana e os próximos estão agendados para os dias 18 e 25 de novembro.
De acordo com o técnico da equipe, Carlos Cavinati, o desempenho das atletas foi bom, sendo que é a primeira vez que as jogadoras participam do evento. “O destaque da primeira partida foi a Daniele, que marcou cinco gols, e a Janaína, que finalizou a disputa com mais dois gols”, disse Cavinati. No dia 18, o jogo será contra o Grej e no dia 25 as sebastianenses enfrentam o Juventude.
Já a equipe masculina, comandada pelo técnico Rogério Botelho, foi renovada e em sua maioria composta por jogadores com menos de 18 anos. O time fará sua estréia no dia 21 de novembro contra o Grej. No dia 28, os caiçaras enfrentam a seleção do Sagapos. O terceiro jogo válido para a classificação nas semifinais será contra o Independente, no dia 5 de dezembro.
O time masculino participou dos últimos quatro anos das disputas conquistando dois títulos e dois vice-campeonatos. A expectativa para os jogos é muito boa, já que o grupo também se prepara para os Joguinhos da Juventude, que será realizado no primeiro semestre de 2008.
As equipes de futsal feminino e masculino recebem o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp).
(Fonte: PMSS)

Plano Diretor de São Sebastião será encaminhado na próxima terça para a Câmara

São Sebastião -A minuta do Plano Diretor de São Sebastião será entregue na próxima semana para a Câmara Municipal. Ela foi aprovada na última segunda-feira (12/11) pelos delegados do Núcleo Gestor, durante a Conferência Final realizada no Porto Grande Hotel. Emendas apresentadas serão encaminhadas para o Legislativo. Assinaram a lista de presença na conferência 115 pessoas.
Antes da apresentação do prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, agradeceu ao trabalho e empenho desenvolvido pelos membros da Comissão Técnica (Representantes do poder público) e do Núcleo (representantes da Sociedade Civil), ressaltou o fato de não ter interferido em nenhum momento do processo. Acrescentou ainda que a Revisão do Plano Diretor é um avanço da democracia participativa, uma característica da sua administração, que desde 2005 já realizou 54 reuniões comunitárias onde abre o microfone para a participação da comunidade.
O prefeito frisou ainda que o Plano Diretor tem de ter essa característica, “sem a interferência de pessoas que olham apenas para o seu lado em não para o seu vizinho, a sua comunidade.”
Conforme Garcia, o atraso na votação do Plano Diretor prejudica a busca de verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o desenvolvimento de São Sebastião. “Estamos buscando recursos em diversos órgãos federais para que o município não fique estagnado.”
Após a participação do prefeito, os trabalhos foram abertos pelo secretário do Meio Ambiente, Teo Balieiro, que expôs como foi o processo para a revisão do PD que define as diretrizes e propostas para o crescimento de São Sebastião, divididas em temas como saneamento ambiental, educação, segurança, habitação, saúde, patrimônio cultural, turismo, cultura, esporte, acessibilidade e mobilidade urbana. Esses temas foram debatidos nas reuniões com a comunidade durante os últimos 12 meses.
“Foram mais de 60 horas trabalhadas que culminaram em uma minuta de 70 páginas e 86 artigos, além de mapas, realização de audiências públicas com a comunidade, entre outras”, explicou Balieiro.
O coordenador do Núcleo Gestor, Sérgio Pereira, ressaltou que após exaustivos encontros, análises e discussões, a minuta foi concluída, contemplando a maior parte das emendas sugeridas pelos participantes.
(Fonte: PMSS)

Inscrições para Concurso de Poesias Nhô Bento terminam na próxima segunda-feira

São Sebastião -A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), informa que as inscrições para o 25° Concurso de Poesias Nhô Bento terminam na próxima segunda-feira (19/11). O regulamento já está disponível nos locais de inscrição: sede da Sectur, Praça Pôr-do-sol, em Boiçucanga, na Costa Sul, e Centro Comunitário do Jaraguá, na Costa Norte da cidade.
Segundo a Sectur, mesmo com o feriado prolongado, o Centro de Informações Turísticas (CIT) vai receber as inscrições em seu horário de funcionamento, de segunda a quinta-feira, das 10h às 21h, sexta e sábado, das 10h às 21h e aos domingos das 10h às 20h.
Cada participante pode inscrever uma poesia inédita, com estilo e temas livres em quatro vias datilografadas ou digitadas em papel ofício, identificadas pelo pseudônimo do autor. O artista deverá levar cópias do RG ou certidão de nascimento, preencher no envelope 1 a ficha de inscrição e no envelope 2 incluir as cópias da poesia.
A divulgação das poesias e autores pré-selecionados será feita por meio da imprensa local até o dia 22 de novembro. Os poemas serão apresentados pelo próprio autor ou intérprete de sua escolha, no pátio da Sectur, no dia 23 (sexta-feira), às 20h30, durante um Sarau.
O concurso de poesias visa resgatar o tempo dos senhores de engenho, das sinhazinhas, dos ricos comerciantes e dos jovens que freqüentavam saraus literários, onde se declamava poesia e ouvia boa música. Podem participar poetas amadores ou não, do Litoral Norte e Cone Leste Paulista. O importante é estar presente no dia do Sarau.
Como premiação serão concedidos certificados de participação aos 15 trabalhos selecionados. Já os cinco vencedores finais ganharão troféus. Além disso, será atribuída uma menção honrosa para os finalistas e ao melhor intérprete da noite, será concedida a placa de honra ao mérito "Professor Dr. José Machado Rosa". Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620.
(Fonte: PMSS)

Manutenção do oleoduto da Transpetro pode ocasionar ruído e névoa branca

São Sebastião -Em nota à comunidade, a Transpetro/Petrobras informa que está realizando a manutenção preventiva do oleoduto que interliga o Terminal Aquaviário de São Sebastião, mais conhecido como Tebar, à refinaria de Cubatão, na Baixada Santista. O serviço, segundo a empresa, pode ocasionar ruído e uma névoa branca. Os trabalhos estão previstos para durar até a próxima quinta-feira (15/11).
De acordo com a Transpetro, o procedimento é normal e não traz qualquer risco a quem mora ao redor do Tebar. O nível de ruído nas adjacências será monitorado para que não ultrapasse o limite tolerável. Além disso, a empresa garante que vai tomar todas as medidas visando minimizar todo e qualquer incômodo à comunidade.
Em caso de dúvida ou para mais esclarecimento, o cidadão deve entrar em contato pelo telefone da Transpetro, que é o 0800.128121
(Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara ACIU

Escola Tancredo oferece qualificação profissional em diversas áreas

Ubatuba - A Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves abriu a partir de hoje inscrições para o “vestibulinho” para os Cursos Técnicos do ano letivo de 2008. As inscrições podem ser feitas pela Internet, no site da prefeitura (www.ubatuba.sp.gov.br).
São quatro opções para quem deseja obter uma formação profissional: Contabilidade, Secretariado, Administração e Turismo. O vestibulinho está marcado para o dia 2 de dezembro.
Todos os cursos têm duração de três anos e oferecem registros profissionais nos órgãos competentes. Além disso, a Escola também oferece encaminhamento para estágios, palestras, seminários, exposições, biblioteca, recursos audiovisuais e laboratório de informática e ciências.
Os cursos são oferecidos no sistema médio-integrado, onde o aluno cursa o Ensino Médio, juntamente com o técnico. As pessoas que já concluíram o Ensino Médio também podem realizar o vestibulinho.
O Técnico em Contabilidade trabalha com técnicas para a realização de tarefas rotineiras e auxiliares, referentes à escrituração contábil de pessoas físicas e comerciais vigentes. Além das disciplinas da base comum nacional e diversificada, os alunos têm aulas de Matemática Financeira, Contabilidade Geral, Bancária e Comercial, Prática de Escritório, Informática, Direito e Legislação. Os profissionais desta área podem atuar em bancos, empresas contábeis e prestadoras de serviços, bem como escritórios de contabilidade.
O Técnico em Secretariado utiliza técnicas na assessoria de executivos, profissionais liberais e serviços rotineiros de escritórios e particulares, atuando em bancos, organizações comerciais, escolas, escritórios e consultórios. Os alunos deste curso aprendem Matemática Financeira, Contabilidade Geral, Metodologia e Técnicas Secretariais, Gestão e Qualidade, Direito e Legislação, Informática, Organização e Técnicas Comerciais, além das matérias tradicionais.
O Técnico em Administração atua na assessoria, organização, supervisão, e controle das atividades de diversos setores administrativos de uma empresa. Além das matérias base, este curso ensina Matemática Financeira, Contabilidade Geral e Gerencial, Teoria Geral da Administração. Marketing, Administração Pública e Informática.
O Técnico em Turismo recebe preparação para fazer roteiros turísticos, atividades de lazer, organização de eventos e condução de grupos como guia regional de turismo.
Este profissional atua em agências de turismo, hotéis, setores de entretenimento, espaços culturais e outros. As matérias específicas para este curso são: Recreação e Lazer, Marketing, História e Geografia aplicados ao Turismo, Técnicas de Condução de Grupo, Organização de Empresas e Serviços Turísticos, Informática, Educação Ambiental e Turismo. (Fonte: Imprensa Livre)

André Rafael fatura a Copa Esquina das Modas Sport’s de futebol de mesa

Ubatuba - O torneio aberto a convidados da AUFM (Associação Ubatubense de Futebol de Mesa), que este ano recebeu o nome de seu patrocinador, foi disputado neste Domingo, 11 de Novembro no Ginásio de Esportes “Tubão”, por botonistas de várias cidades da região.
O evento foi organizado pela AUFM e teve como campeão André Rafael, da própria AUFM, que também é o atual campeão do Litoral Norte e vice-líder do ranking ubatubense.
Os participantes disputaram uma 1ª Fase, onde todos enfrentaram-se e André terminou em primeiro, com Pedro Nícolas (AUFM) em segundo, Vicente Muratore (AUFM) em terceiro e Flávio Moraes (AFM São Sebastião) em quarto. Nas Semi-Finais, André e Flávio (que já tinha levado para São Sebastião o terceiro lugar na Taça Litoral Norte) empataram em 5x5, resultado que classificou André para a finalíssima, onde enfrentaria Vicente, que venceu Pedro na outra semi-final por 4x1.
Na decisão do terceiro lugar, em outro jogo de alto nível técnico, Pedro venceu Flávio Moraes por 5x3 e garantiu seu lugar no pódio. Na grande final, em mais um jogo bastante equilibrado, André venceu Vicente por 4x2 e faturou o título que em 2006, quando foi vice, lhe escapou por pouco.
Nas decisões intermediárias, Marcelino Melo (AFM São Sebastião) ficou em quinto, Toninho Santos (XV Caraguá) foi o sexto, William Soares (AFM São Sebastião) foi o sétimo e Ike Cunha (Liga Cruzeirense) completou a lista dos 8 primeiros colocados.
A AUFM agradece a Esquina das Modas Sport's pelo apoio, e os botonistas participantes pelo ótimo comportamento, o que possibilitou que o evento transcorresse em um clima de amizade e descontração. Confira mais detalhes sobre o torneio e outros eventos de futmesa na região no site da AUFM ( www.futmesaubatuba.com.br ).

Inaugurado Centro de Tradição Mineira em Ubatuba
O CTM é um local para encontros e manifestação dacultura mineira em Ubatuba

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve presente no último sábado, 10, na inauguração do Centro de Tradição Mineira (CTM), em Ubatuba, localizado na Rodovia Oswaldo Cruz, na região oeste do município. O evento contou com a presença de muitas pessoas, principalmente de mineiros que fixaram residência em Ubatuba.
O CTM é um local para encontros e manifestação da cultura mineira e começou a se formar em 1997, mas até então não possuía sede própria. O terreno utilizado para a construção do CTM foi cedido por Virgílio Barroso, empresário da cidade que se sensibilizou com a causa desde o início da implantação.
"Quero agradecer todos os presentes e os que participaram na concretização do sonho deste povo que veio e ajudou na construção da cidade de Ubatuba. Foi com muita luta que conseguimos atingir nosso objetivo, que será um marco na história do município. O prefeito Eduardo Cesar é um homem iluminado, pois não é a toa que conseguimos esta realização durante a atual administração", disse Virgílio Barroso.
Os vereadores Claudinho Gulli e Osmar de Souza compareceram à inauguração. "Esta é a realização de um sonho e quando sonhamos juntos, torna-se realidade", disse Claudinho. "É uma grande honra estar aqui para parabenizar os mineiros, a diretoria do CTM e o prefeito Eduardo Cesar pelo maravilhoso trabalho que está desenvolvendo em nossa cidade", disse Osmar de Souza, que também é de Minas Gerais.
Homenagem
O prefeito Eduardo Cesar recebeu das mãos do presidente do Centro de Tradição Mineira, Santos Lopes, uma homenagem em agradecimento por sua colaboração para a construção do CTM. Santos Lopes lembrou que o prefeito Eduardo Cesar foi o primeiro vereador a reconhecer seu esforço, ao homenageá-lo com uma moção, quando fazia parte do Legislativo.
"É com enorme satisfação que estou aqui vendo a realização deste sonho. Não podemos deixar de falar destes dois homens: Santos Lopes e Virgilio Barroso, homens honrados e trabalhadores, que fizeram deste sonho uma realidade. O CTM vai servir de amparo para o mineiro que chega a Ubatuba, fortalecendo este povo que veio para nossa cidade. É muito gratificante ser prefeito em um lugar onde as pessoas de bem se unem em prol do bem do próximo, uma demonstração de respeito, consideração e amizade", disse o prefeito.
Santos Lopes se emocionou e agradeceu cada um que o ajudou na luta pela construção da sede do CTM. "O Virgílio foi como um pai para nós. Quero agradecer os vereadores, o prefeito, minha família e amigos. Estou muito feliz em ver meu sonho realizado".
Além do prefeito Eduardo Cesar, receberam a homenagem do presidente do CTM, os radialistas Jurabelo, Ary Matos e Luiz Serpa, da Rádio Costa Azul e o empresário Virgílio Barroso, entre outros. (Fonte: PMU)

Escola Mário Covas Júnior seráinaugurada no próximo dia 19
Com uma construção ampla, a escola já está sendo considerada a mais moderna do Litoral Norte. Serão 12 salas de aula, que atenderão
cerca de 850 alunos, de 1ª a 4ª séries


Ubatuba - A nova Escola Municipal "Governador Mário Covas Júnior", no Bairro do Ipiranguinha, será inaugurada com grande festa, na próxima segunda-feira, 19, às 18h. A inauguração contará com shows musicais, presença de autoridades e apresentações culturais de alunos. As crianças do bairro também poderão se divertir com a visita da Casa do Brinquedo e a quadra da escola será estreada com uma partida de futebol entre os alunos.
Com uma construção ampla, a escola já está sendo considerada a mais moderna do Litoral Norte. Serão 12 salas de aula, que irão atender cerca de 850 alunos, de 1ª a 4ª séries, nos períodos da manhã e da tarde. A escola contará também com laboratório de informática, videoteca, biblioteca, dependências administrativas e estacionamento interno, com um projeto todo adaptado para pessoas portadoras de necessidades especiais.
A diretora da escola, Márcia Romeiro, afirma que este é um marco de avanço educacional para o bairro do Ipiranguinha. "A escola ficou linda, ampla, bem planejada, um verdadeiro presente para a comunidade. Nós vamos estabelecer horários para que a comunidade como um todo possa usufruir este espaço, sem interferir na rotina escolar".
Outras inaugurações
Além da Escola Municipal "Gov. Mário Covas Jr.", estão previstas ainda diversas inaugurações na área da educação para este ano. Em breve, serão inauguradas a EMEI Prof. José Carlos Pereira, no Centro, que foi totalmente reconstruída; a creche do Parque dos Ministérios, que abrirá 150 novas vagas para crianças de 0 a 3 anos, acabando com a lista de espera na região oeste e a creche do Saco da Ribeira, que passou por reformas e adequações e abrirá 130 novas vagas.
Visando o incentivo aos esportes nos bairros da cidade, também serão inaugurados: a Piscina e o Ginásio Poliesportivo da Escola "Nativa Fernandes de Faria", no Sertão da Quina, a reforma do Ginásio da Escola Municipal "Profª Maria Josefina Giglio Silva", na Estufa II, a reforma do Ginásio da Escola Estadual "Idalina do Amaral Graça", no Ipiranguinha, a reforma do Ginásio da Escola Municipal "Profº José de Souza Simeão", além de duas novas salas de aula e a Piscina da Escola Municipal "Profª Marina Salete Nepomuceno do Amaral", no Perequê-Açu.
Um novo tempo
Segundo o secretário de Educação, Arnaldo da Silva Alves, o conjunto de inaugurações trará avanços consideráveis para a educação no município. "A Educação tem melhorado significativamente em todos os aspectos. Temos investido na melhoria física e pedagógica de nossas escolas, além do atendimento da demanda de alunos de 0 a 3 anos. Para se ter uma idéia, desde que assumimos a administração, o número de vagas nas creches dobrou. Agora, com as novas creches, chegaremos a uma marca de mais de mil vagas criadas nesta gestão. Todas essas ações elevarão o município ao patamar proposto pelas diretrizes do MEC."
Para o prefeito Eduardo Cesar, um novo tempo se inicia em Ubatuba. "Estamos plantando as sementes do futuro da nossa cidade. Todo avanço e desenvolvimento têm início na educação, na formação dos jovens. Se queremos o melhor para Ubatuba, temos que construir uma base sólida. Essa é uma das nossas maiores preocupações e é por isso que damos tanta importância para a saúde, a educação e o bem estar das nossas crianças e adolescentes." (Fonte: PMU)

Prefeitura inaugura Unidade Estratégicade Saúde no Calçadão da Av. Maria Alves
No local, acontecerão atividades variadas voltadas para a saúde, além de informações e orientações sobre serviços prestados nas unidades,
bem como prevenção de doenças


Ubatuba - A população de Ubatuba poderá contar com um novo centro de informações sobre saúde. É a Unidade Estratégica de Saúde, que será inaugurada pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, no próximo dia 19. Neste dia, já estarão acontecendo atividades de prevenção e busca ativa de diabetes, como: aferição de glicemia, pressão e orientações sobre alimentação.
A unidade funcionará em um quiosque no Calçadão da Av. Dona Maria Alves, todos os dias das 8h às 17h. No local, acontecerão atividades variadas voltadas para a saúde, além de informações e orientações sobre serviços prestados nas unidades, bem como prevenção de doenças como Aids, dengue, diabetes, hipertensão e outras.
Segundo a superintendente de Atenção Básica, da Secretaria de Saúde, Sheila Barbosa, diversas equipes de saúde se revezarão para realizar as atividades. “A Unidade Estratégica é interessante porque é um ponto central de referência à saúde, ao alcance de todos. Os cidadãos poderão saber informações importantes sobre sua saúde e onde procurar os serviços especializados que a prefeitura oferece.”
Na opinião do secretário de Saúde, Clingel Frota, este é mais um avanço da prefeitura, no sentido de informar a população e prestar uma assistência de qualidade.
Outras inaugurações
Além da Unidade Estratégica de Saúde, também estão previstas as seguintes inaugurações: Centro Cirúrgico para pequenos procedimentos, no Centro de Referência de Especialidades; mudança da Superintendência de Proteção à Saúde, que engloba as Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e Centro de Controle de Zoonoses para prédio independente; implantação de um velório no Bairro Ipiranguinha e de nova Unidade de Saúde da Família no bairro da Figueira.
O prefeito Eduardo Cesar afirma que as inaugurações e adequações referentes à saúde no município têm o objetivo de proporcionar maior conforto e melhor atendimento aos cidadãos. “A saúde é uma área que necessita atenção especial. Nós estamos nos empenhando ao máximo para fazer com que o nosso sistema sirva de exemplo para outros municípios. Para tanto, a nossa principal estratégia é descentralizar o atendimento e levá-lo para perto de cada munícipe, em seus bairros.”(Fonte: PMU)


1º Maratona dos 10.000 mil metros

Ubatuba - Vereador Osmar realiza na Maranduba a 1º maratona dos 10.000 mil metros na região sul, no dia 25 de Novembro de 2007 apartir das 9h00 na praça de eventos no sape maranduba.
Alem da maratona haverá diversas programações então não percam todos estão convidados. Os participantes receberão prêmios o 1º colocado 500,00 reais, 2ºcolocado DVD Play, 3º colocado bicicleta, 4º colocado celular e o 5º colocado 100,00 reais.


Semana de 15/11 a 22/11/2007.
Cine Porto 12 3833 2066

"Putz!a coisa tá feia"
Desenho !!!!! Dublado as 15:30h

"Tropa de Elite"
Ação!!!!!! ás 17:10 - 19:20 - 21:30h

"Jogos Mortais 4"
Terror !!!! ás 21:40 hs

cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Poesia Topo

Chuva de verão

O vento leste é ladino
Chega de mansinho
Com modos de brisa
E vai grimpando a Serra
Acumulando cúmulos
Sobrecarregando a atmosfera
Até o primeiro relâmpago
Despertar a trovoada
E fazer o céu vir abaixo
Em forma de enxurrada
Até o córrego virar torrente
A torrente virar ribeirão
O ribeirão ficar valente
Espantar bicho do mato
E fazer incrédulo, temente.

Felix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

AGRADECIMENTO AOS AMIGOS DO THOMAS

Caros amigos,
Nesses últimos dois meses Thomas e eu recebemos a compreensão e a solidariedade de pessoas que não imaginávamos ter-nos tanto carinho.
Agradeço a todos que me deram a chance de estar junto ao Thomas nesses preciosos momentos, em que cada segundo vivido, foi intenso, selando nosso amor.
Ao pessoal do Fórum, que apesar de tantos processos e tanto trabalho não hesitaram em me liberar, meu muito obrigado.
Ao colégio Objetivo, ao prof.Sérgio Rorth que tão bem ministrou as aulas e aos alunos que compreenderam a minha ausência.
À toda minha família, em especial à minha mãe Hamako e ao meu filho Marcos, que mantiveram a estrutura familiar, apoiando-nos sempre. Meu amor incondicional.
À querida Olívia, que tornou-se minha irmãzinha, grande cúmplice e companheira. A sua existência é um acalento.
À toda família Gottheiner, que hoje faz parte da minha vida. Pelos afagos, pelo abraço confortante.
Aos amigos que fizeram tantas correntes de intenções, orações e preces que chegaram a Deus Pai Todo Poderoso, fazendo amenizar a dor e o sofrimento. Obrigada.
Às mensagens e telefonemas que recebi, às doces palavras publicadas na imprensa. Meu sincero agradecimento.
 

Harumi Honda
 

Quando conheci o Thomas

Trabalhamos juntos por um breve período na administração pública municipal - logo percebi que tinha muito a apreender com ele. Trocamos conhecimentos e gentilezas. Admirava, sem dúvida, a sua maneira sempre gentil de receber e tratar a todos. Quando escrevendo ou manifestando verbalmente suas opiniões, jamais usou de qualquer agressão. Seu estilo não permitia.
A sua preocupação,foi em estabelecer uma relação de conhecimento técnico e responsabilidade, com uma matéria delicada e pouco conhecida, que a ele foi entregue: a de organizara a instalação e regulamentação administrativa, do que hoje, é a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O Direito Ambiental passou a ser bíblia para o Thomas. O direito de todos! O povo de Ubatuba saberá prestar ao Thomas o devido mérito, pelo tanto que contribuiu, para que a vida possa ser vivida com qualidade.
Ao amigo Thomas, a saudade.
 

Georg Mascarenhas
 

Mau político eleito não tem conserto, mas pode ser substituído pelo voto consciente

Há pouco tempo, sugeri aos conhecidos de Itamambuca que votássemos em apenas um candidato a Vereador, e que fosse do Bairro, não nos importando com as suas qualidades.
Ou seja, deveríamos concentrar nossos votos em apenas um, deixando de lado o gostar dele ou não, fosse amigo ou inimigo.
Assim conheceríamos a força de nosso voto na eleição de quem quiséssemos, no bairro.
Todos os bairros deveriam votar assim, conscientemente, a começar pelo presidente da associação de moradores, que pode orientar melhor os eleitores.
A união de votos é o segredo, mas para isto é necessário conscientização, pois devemos estar realmente unidos.
Todo político ruim teme isto.
Na hipótese de o eleito conduzir mal o seu mandato, na eleição seguinte coloca-se outro em seu lugar, de acordo com a vontade dos eleitores.
Sendo candidato do bairro, mais facilmente poderia ser exigido, cobrado, acompanhado.
O resultado foi que votamos em vários e não elegemos nenhum.
Parece que preguei no deserto, pois, iguais a pedras, não deram atenção.
Depois fomos reclamar dos eleitos, dizendo que eles nada fazem pelo bairro ou pela cidade, e quando fazem, muitas vezes o fazem com negligência.
A culpa, em parte, é nossa, pois acreditamos em promessas antes da eleição, ao invés de exigir conscientemente o cumprimento do dever público.
E os maus políticos são espertos, astutos, razão pela qual sempre foram chamados de víboras, pois não estão preocupados com o povo, e sim com interesses próprios, ou do partido, que nem sempre visa o melhor para a cidade.
Uma vez no cargo, fazem quase que tudo premeditadamente, sonhando com a reeleição.
Antes faziam promessas, agora não as cumprem, e já pensam em fazer outras, acreditando que nada de mal lhes acontecerá.
Será que todos os políticos são assim?
Não, só os maus e os despreparados.
O que ocorre é que, o que deveria ser regra, hoje é exceção.
Um dos motivos desta precária situação é que o político tem que retribuir ao partido aquilo que o partido investiu em sua campanha, fidelidade e apoio.
Eleger alguém é muito caro, e quem é que paga a conta?
A verba eleitoral, teoricamente, sai do partido.
Depois de pagas as contas e eleito o cidadão, não deverá este de alguma forma recompensar o partido?
É aí que surge a necessidade das compensações políticas, como por exemplo a criação de mais cargos públicos, sem necessidade, a não ser a eleitoreira.
O atual sistema não permite uma independência do político, nem mesmo para desenvolver as suas idéias.
Exige vínculo partidário obrigatório, em um sistema já viciado, e talvez até falido.
Do jeito que é e está o sistema, ainda que tenha vontade, isoladamente quase ninguém se elege, nem consegue desenvolver um trabalho satisfatório.
Todo entendimento é negociado, emperrado, lento, pouco produtivo.
E quando eleitos novos candidatos, primeiro devem se inteirar do funcionamento da máquina administrativa, seu regimento interno e seus vícios, o que demanda conhecimento, entendimentos, habilidade e tempo.
É a morte das promessas de campanha.
Bom, pelo menos têm um fim, curto, mas têm, até que ressuscitem na próxima eleição.
E quando começam a entender o funcionamento da máquina administrativa, está chegando o fim do mandato.
Assim entendemos o porquê de muitas questões públicas básicas não serem resolvidas, como por exemplo, os cuidados com a saúde, a educação e o lixo, passando de um período para outro, sem solução.
Apesar de tudo isto, e sabendo que não haverá mudança tão cedo, podemos diminuir nosso sofrimento, elegendo dentre os candidatos o que reúne melhores condições.
Minha modesta compreensão diz que usar o voto corretamente é nossa única força.
Isto é, se não nos deixarmos seduzir por eventuais e enganosos interesses pessoais, nem por falsas e desnecessárias promessas.
Tanto no bairro como na cidade, a vontade do eleitor pode prevalecer, se esta vontade for usada com sabedoria, com entendimento claro.
Porém, não é tarefa fácil convencer o povo desta simples receita, consciência e voto concentrado.
A frase “o povo unido jamais será vencido”, é uma grande arma.
No entanto, não basta a arma, é preciso saber usá-la corretamente.
Confesso que nem mesmo minha família é unida nesta questão, para a felicidade dos maus políticos.
Até podemos, mas não devemos reclamar dos maus políticos que elegemos, e sim substituí-los na próxima eleição.
Sendo conscientes e unidos, elegeremos quem quisermos dentre os canditados.
É até possível saber de antemão quem será eleito, se é que não estou sonhando.
Enquanto isto não ocorre, o mau político continua a fazer lambanças, rindo dos eleitores.
De quem é a culpa?
Entendo que é nossa, e de mais ninguém, porque ainda não aprendemos a votar.
Não votamos beneficamente, preferindo, muitas vezes, a simples simpatia.
O voto é livre, e somos livres, sem dúvida.
Mas pensar nó assim não justifica a reclamação, e nada será resolvido.
Creio que devemos mudar nossos hábitos antes de votar.
Melhorando nossa consciência política, certamente candidatos e eleitos terão mais cuidado, e melhor qualidade de atuação.
Enquanto não mudamos, vamos reclamando, e tendo por castigo os maus políticos.
Que tal pensar diferente, começando pelo nosso bairro, nós os que moramos nos bairros?
Quem mora na cidade, via de regra, já entende melhor esta orientação.
Não é melhor um presidente de bairro com discernimento, com atuação inteligente, que realmente produza um resultado benéfico?
O voto consciente é o remédio existente contra os maus políticos.
Sejamos conscientes e votemos unidos.
 

Benedito José dos Santos Filho
São Paulo, SP

 

“LEMBRANÇAS PETROLÍFERAS”

É bom ter memória. A minha já foi melhor. Felizmente atende às necessidades.
Transcorria o ano de 1977. Governo Ernesto Geisel. Abertura de monopólios para a prospecção de petróleo em águas profundas. De repente, um determinado dia, a Praia Grande, aparece coberta de petróleo. Ninguém sabia sua procedência. A Prefeitura de Ubatuba teve que importar dezenas de caminhões de palha de arroz para enxugar o betume preto e limpar a praia. O produto resultante, da mistura de palha de arroz, areia e petróleo, depositado e enterrado, na Praça Roque Graciliano dos Santos. Aqui, frente a minha residência. Acompanhei o processo de perto.
VERSÂO OFICIAL: “Navio liberiano (sempre eles) teve um acidente e derramou óleo que a maré carregou para a praia”. Ninguém comunicou o nome do navio. Não houve notícia de multas pelo crime ecológico. Não existindo navio não podia ser multado.
VERSÃO PARALELA: “O navio liberiano não existe. Estavam fazendo prospecção e foram surpreendidos por enorme vazamento que já conseguiram estancar. Não se pode falar mais no assunto. Se vivermos mais trinta, quarenta, cinqüenta anos, é possível que conheçamos a verdade”. Já se passaram trinta anos. Será a verdade aparecendo?
O Dr. Paulo Salim Maluf, anos depois criou a PAULIPETRO e divulgou que, na BACIA DE SANTOS, existia um lençol petrolífero e de gás natural de grandes proporções. A PAULIPETRO foi levada a falência. Ninguém responsabilizado pelos R$ 540 milhões de dólares gastos na empreitada. Sabia o Dr. Maluf verdades que não podiam ser reveladas, naquele momento, porque prejudicariam o monopólio da PETROBRÁS?.
Agora vivemos crise de abastecimento de gás. A PETROBRÁS e o Governo do PT induziram, aconselharam, solicitaram de empresários e donos de veículos a usarem o gás. O fizeram como tudo está acontecendo no desgoverno do Sr. Lula da Silva, sem planejamento, sem medir conseqüências. Agora não tem gás para oferecer. Recurso possível, apelar para o ufanismo e a falta de memória do povo brasileiro e anunciar, bombasticamente, algo já sabido há trinta anos e não suficientemente estudado.
O técnico destacado para a entrevista, na GLOBO NEWS, sucumbiu à pergunta da jornalista: “É rentável explorar petróleo a 5000 ou 8000 metros de profundidade?. Gaguejou. Não deu resposta. As ações da PETROBRÁS, hoje, se mantiveram estáveis.
Nós, crédulos, ufanistas e desmemoriados, merecemos.
 

Corsino Aliste Mezquita.
 

PSDB promove seminário Regional

O Secretariado Estadual de Vereadores do PSDB, em conjunto com o Instituto Teotônio Vilela, o Deputado Estadual Antonio Carlos e o PSDB de Caraguatatuba promoveram, nos últimos dias 9 e 10, no Clube Ilha Morena, em Caraguatatuba, o Seminário para a formação de Vereadores.
O evento, que foi aberto a população, contou com a presença de filiados e dirigentes do PSDB das quatro cidades do Litoral Norte, ajudaram a abrilhantar o evento várias autoridades e membros de outros partidos.
Na abertura do seminário, 9, o Deputado Estadual Antonio Carlos agradeceu a presença de cerca de trezentas pessoas presentes, apresentando a todos o Deputado Federal Mendes Thame, Presidente do PSDB paulista que proferiu palestra sobre o Aquecimento Global e o importante papel que os políticos e os cidadãos devem desempenhar para a reversão do problema que atinge toda a humanidade.
No sábado, 10, o seminário contou com a presença do Deputado Federal Emmanuel Fernandes, que, em uníssono com o Deputado Mendes Thame, ressaltou a importância da ética na política e a necessidade de vocação para o exercício desta atividade, que deve ser usada como instrumento de melhoria da qualidade de vida da população, inclusive com o sacrifício da vida privada de seus agentes. Ambos fizeram questão de enfatizar que "o mau político pensa nas próximas eleições, enquanto que o bom político pensa nas próximas gerações". O seminário prosseguiu ainda com a palestra proferida por Rogelio Barcheti Urrea, do Diretório Estadual do PSDB, versando sobre Atividade Parlamentar e Planejamento de Campanha. Barcheti ressaltou principalmente o papel da Câmara Municipal e do Vereador como instrumentos de mobilização e melhoria da vida da comunidade.
Na parte da tarde do sábado, o Dr. Milton de Moraes Terra, advogado do PSDB-SP falou sobre Legislação Eleitoral, Fidelidade Partidária, Marketing Eleitoral e Prestação de Contas de Campanha, esclarecendo diversas dúvidas suscitadas pelos presentes. Em seguida, foi a vez de Evandro Luiz Losacco, Secretário Geral do PSDB paulista, apresentar excelente retrospectiva da vida política do país em palestra sobre Ética e História do PSDB, e proceder, com brilhantismo, o fechamento do evento, para o qual convidou também os dirigentes dos partidos políticos presentes, dentre eles Lúcio Fernandes, do PSDB de Caraguatatuba e Roberto Magliolino, do PSDB de São Sebastião e o Secretário do PSDB de Ubatuba, Gilmar Rocha. Vereador Charles Medeiros de Ubatuba, que é um dos fundadores do Secretariado de Vereadores do PSDB de São Paulo e Membro Titular do Diretório Estadual, junto com os amigos participou do seminário e ressaltou da importância do evento na formação política regional.
 

Leonardo Rocha
Caiçara, Ubatubense e Estudante de Direito

Humor


 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Perequê Açu  ©Emilio Campi

Perequê Açu
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor