Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 20 de Novembro de 2007 - Nº 1877 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
Sol atrai moradores e turistas para praias da região
Secretaria cria mais moderno sistema de entrega de material escolar para garantir prazo
Secretaria Estadual abre semana de combate à dengue hoje
Turistas são vítimas de roubo em feriado prolongado da região
POLICIAIS MILITARES INATIVOS SERÃO HOMENAGEADOS NO IV DIA DO VETERANO DA PMESP


Caraguatatuba
“Super Verão Caraguá” será lançado em coletiva de imprensa na quarta-feira 21
PAT de Caraguá tem quase 150 ofertas de trabalho em diversas áreas
Bairros Jardim Gaivotas e Getuba em Caraguá ganham Centros de Educação Infantil
Caraguá receberá pela primeira vez o Pró-Natação
Caraguá será destaque no programa de Rolando Boldrin na TV Cultura no dia 26 de novembro
Caraguá traz 3 medalhas da última etapa do Campeonato Paulista
Declaração de isenção do imposto de renda pode ser feita na praça Cândido Motta em Caraguá
Dia da Consciência Negra é comemorado em Caraguá
Morro do Algodão realiza final de campeonato e entrega alimentos a entidade
Formandos de Turismo colam grau no UNIMÓDULO

Ilhabela
Moção de louvor homenageia Dona Cidoca

São Sebastião
1º Torneio de Taco agita comunidade da Costa Norte
2º Festival Interno de Judô promove diversão e integração às crianças do Jaraguá
21° Encontro Villa Lobos mantém tradição e apresenta grupos de Canto Coral no pátio da Sectur
Caiçara e Guarani disputam título do Campeonato Sebastianense de Futebol Amador
Chuva de gols no feriado prolongado marca mais uma rodada da 3ª Copa Costa Sul de Futsal
Dupla brasiliense conquista tricampeonato brasileiro da classe Dingue no Canal de São Seabstião
Manaus recebe reunião ordinária da Abramt
Oficina de Qualificação Profissional da “Caravana do Trabalho” define Cursos para São Sebastião
PAT de São Sebastião divulga novas vagas de emprego
Prefeitura discute maior fiscalização para pesca predatória
Pró Saúde inicia curso de “Higienização e Limpeza” para 60 funcionários do Hospital de São Sebastião


Ubatuba
Florais da Mata Atlântica no Espaço Baguá
Associação Comercial faz palestra sobre “Empreendedorismo”
Ubatuba vibrou com os campeões da Copa São Paulo de Motocross!
Prefeitura define cronograma final da L.U.O.S
Prefeitura abre processo seletivo para controlador de estacionamento rotativo
ECOLOGIA E IMPORTÂNCIAS DAS ORQUÍDEAS NO EQUILÍBRIO BIOLÓGICO DA NATUREZA

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Sol atrai moradores e turistas para praias da região

Litoral Norte - Ao contrário do início do feriado, o domingo foi ensolarado, com praias cheias. Mas quem pretende emendar com amanhã, Dia da Consciência Negra, o Cepetec (Centro de Pesquisas de Estudos Climáticos) anuncia que pode fechar o tempo no final da tarde.
O feriado que se iniciou com chuva, provavelmente terminará do mesmo jeito, segundo Olívio Bahia do Sacramento, meteorologista do Cepetec, hoje começa a se formar uma nebulosidade, mas ainda com a presença do sol. Ele avisa: “À tarde teremos chances de chuva fina e amanhã possivelmente contaremos com uma frente fria e mais garoa, mas o clima ainda está muito instável”.
Quem aproveitou o dia de ontem para pegar a estrada não encontrou trânsito algum. “Tudo está muito tranqüilo, parece um domingo de fim de semana normal”, comentou o soldado André Galvão da Policia Rodoviária na Tamoios.
Muitos também aproveitaram o sol, após dias de chuva e até frio, para curtir a praia. A do Arrastão, na região central de São Sebastião, estava bem movimentada na tarde de ontem. (Fonte: Imprensa Livre)

Secretaria cria mais moderno sistema de entrega de material escolar para garantir prazo

Litoral Norte - O Estado de São Paulo conta a partir da semana passada com o mais moderno sistema informatizado para entrega de materiais escolares. O sistema tem como base um site criado pela Secretaria, com acesso que oferece a opção de verificar on-line como estão as entregas de caderno, livros e até canetas, lápis e borrachas a todas as cerca de 5.300 escolas estaduais, incluindo as 40 existentes no Litoral Norte.
Além de acesso para os técnicos da Secretaria, que rotineiramente ficarão responsáveis pela verificação das entregas, diretores, professores e fornecedores (cada parte com uma área específica), o novo site tem o diferencial de oferecer consulta a toda população. É possível observar a quantidade de materiais por escola em por tipo.
Ao todo a Secretaria irá enviar 5.231.127 kits de material escolar às escolas, com gasto de R$ 88 milhões, para todos alunos estaduais dos ensinos Fundamental e Médio.
Assim que o material chegar à escola, funcionário da unidade será encarregado de alimentar o sistema, indicando se houve algum problema. Para o caso de falha na entrega (material quebrado, por exemplo), a reclamação será enviada à Secretaria e ao fornecedor, que precisará resolver o problema. Diretorias de Ensino terão material reserva para entrega às escolas_ os fornecedores precisarão repor material às Diretorias.
“O material começa a chegar nas escolas em dezembro. O processo será concluído até 31 de janeiro, antes do início do ano letivo”, afirma o presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Fábio Bonini.
A transparência nas compras e na distribuição de materiais é ponto fundamental para a Secretaria. No www.educacao.sp.gov.br basta clicar no banner Material Escolar 2008. (Fonte: Imprensa Livre)

Secretaria Estadual abre semana de combate à dengue hoje

Litoral Norte - A Secretaria de Estado da Saúde inicia hoje, uma semana inteira de atividades para prevenir e combater a dengue. Até sábado acontecerão eventos por todo o Estado, em parceria com as prefeituras, mobilizando 25 mil profissionais de saúde para alertar à população e buscar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O objetivo é evitar que a dengue retorne com força no próximo verão.
Profissionais estaduais e municipais de saúde organizarão arrastões, panfletagens, teatros, oficinas, palestras, exposições, carreatas, limpeza urbana e recolhimento de entulhos e outras atividades para prevenir a proliferação do mosquito, evitando que os paulistas sejam infectados pelo vírus da dengue no próximo ano.
Na capital haverá ação especial do Esquadrão Anti-Dengue da Secretaria. Cerca de 50 agentes irão atuar na Vila Sônia, zona oeste da cidade, região com grande incidência de dengue.
Será realizado um verdadeiro arrastão nas ruas do bairro, incluindo visitas casa a casa, distribuição de panfletos, vistoria de terrenos baldios e orientação da população. O esquadrão também seguirá para outros municípios da Grande São Paulo ao longo da semana.
“São Paulo quer dar o exemplo, mostrando que governos e população podem e devem unir forças contra a dengue. Esta mobilização estadual é muito importante para que a doença possa ser controlada nos municípios paulistas”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.
Na semana passada os médicos de todo o Estado de São Paulo estavam sendo convocados para o esforço de evitar as mortes relacionadas à dengue hemorrágica, a forma mais grave da dengue. Em uma ação conjunta, o Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Medicina estão enviando 87.035 cartas para profissionais médicos, alertando e convocando para essa mobilização nacional. Em todo o país, serão acionados 300 mil médicos.
Neste ano, a doença já causou 121 mortes e contaminou mais de 480 mil pessoas. Em São Paulo, a doença atingiu 65.869 pessoas até setembro, sendo 62 casos de dengue hemorrágica e 16 mortes. No Litoral Norte, apenas em Ubatuba teve um caso de dengue hemorrágica, que levou uma moradora a morte no início do ano. Na ocasião a cidade decretou estado de epidemia da doença.
Atualmente, Ubatuba conseguiu controlar o surto, que se espalhou para Caraguatatuba, que também ficou um período em situação preocupante.
“É inaceitável haver mortes relacionadas à dengue hemorrágica, quando há um sistema de saúde estruturado como o brasileiro”, disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. A estratégia tem o objetivo de mobilizar os médicos a diagnosticar a dengue no seu estágio inicial. A devida atenção ao paciente reduz a praticamente zero a possibilidade de morte por dengue hemorrágica.
Profissionais da saúde em Ubatuba fazem treinamento da dengue - A Secretaria de Saúde de Ubatuba realizou na semana passada, um treinamento voltado para médicos e enfermeiros da rede básica do município. A capacitação foi referente ao manejo clínico e aos procedimentos a serem adotados em casos de suspeitas de dengue.
Cerca de 50 profissionais participaram do treinamento, ministrado por Nelson James Wright, médico infectologista do Grupo Técnico de Vigilância Sanitária e Epidemiológica do Estado.
Segundo o superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, o objetivo do treinamento é padronizar e otimizar os atendimentos. “Como resultado destas discussões, nós teremos médicos e enfermeiros mais atentos e mais preparados para atender e monitorar um paciente com suspeita de dengue. Quando se cria padrões de atendimento, fica mais fácil avaliar a real situação do município e aplicar ações mais eficazes de prevenção.”
Para o prefeito Eduardo Cesar, a preocupação é válida, apesar de Ubatuba não apresentar nenhum caso positivo desde agosto. “Nós precisamos ficar atentos, porque o tempo está esquentando e tem chovido bastante. Além disso, a cidade começa a receber turistas de diversas partes do Brasil, que podem trazer novamente o vírus para a nossa cidade. É por esta razão que estamos insistindo tanto na prevenção e também no treinamento dos profissionais, para casos de necessidade.”(Fonte: Imprensa Livre)

Turistas são vítimas de roubo em feriado prolongado da região

Litoral Norte - Os feriados principalmente os prolongados atraem grande número de turistas para a região, que também acaba sendo alvo de outro tipo de pessoas, os assaltantes. Desde quinta-feira, as cidades do Litoral Norte registraram seis roubos durante o feriado. Todos em casas de veraneio, sendo as vítimas, turistas.
O primeiro aconteceu na madrugada do dia 15, no bairro Juquehy, na Costa Sul de São Sebastião, região nobre da cidade que atrai muitos turistas. Um grupo de Piracicaba com 16 pessoas, foi rendido por uma dupla armada de revólver, que levou celulares, objetos pessoais e o carro de um deles, encontrado abandonado posteriormente em Cambury.
Na sexta, o roubo foi em Ubatuba, na praia de Fortaleza. Um advogado de São Paulo foi ameaçado com um revólver, quando estava na casa de temporada. O invasor levou celular e R$ 200, fugindo rumo ignorado.
Já em Caraguatatuba, no bairro Barranco Alto, três pessoas com aparência de adolescentes entraram em uma casa de veraneio rendendo o auxiliar H.P.S., de 21 anos, e A.R.S.B., de 18 anos, ambos moradores de São José dos Campos.
Sob ameaça, o trio, sendo dois deles armados, ameaçou as vítimas. Eles escondiam os rostos com camisetas. Os assaltantes levaram celular, máquina digital, jóias, documentos e objetos pessoais, e ainda um Gol de uma das vítimas. A Polícia Militar conseguiu encontrar um dos suspeitos deste crime.
Na sexta, o roubo aconteceu em Ubatuba, bairro Perequê-Açu. Turistas de Taubaté foram vítimas de dois desconhecidos armados de revólver que levaram objetos pessoais, celular R$ 300 e uma moto roxa.
O Jaraguá, na Costa Norte de São Sebastião, que abriga bairros populares da cidade, também não escapou da ação de três assaltantes encapuzados e armados. Eles renderam quatro pessoas de São Paulo em uma casa de veraneio, roubando DVD, cafeteira, televisão, documentos pessoais e cartão bancário. O trio também roubou um Uno Mille prata, de São Paulo.
Na madrugada de domingo, o assalto foi em uma casa de veraneio no bairro Travessão. Turistas foram rendidos e tiveram pertences levados por assaltantes armados, inclusive o carro, encontrado abandonado posteriormente.(Fonte: Imprensa Livre)

POLICIAIS MILITARES INATIVOS SERÃO HOMENAGEADOS NO IV DIA DO VETERANO DA PMESP

Litoral Norte - No próximo dia 23 de novembro, acontecerá o "IV Encontro de Veteranos da Polícia Militar do Estado de São Paulo”, em Taubaté/SP. O encontro é coordenado pelo Comando de Policiamento do Interior - região do Vale do Paraíba e do Litoral Norte, com a finalidade de valorizar o profissional de Polícia Militar, sobretudo aqueles que já contribuíram com sua parcela de serviço à comunidade e agora encontram-se na inatividade, permitindo ainda um congraçamento entre as gerações, com troca de experiências e manutenção do vínculo com os policiais militares da ativa.
Para tanto, solicitamos à imprensa, os bons préstimos, no sentido de divulgar na grade de programação, convite aos policiais militares inativos para participação no Evento, bem como divulgar que maiores informações poderão ser obtidas diretamente na seção de relações públicas do 20ºBPM/I - sito Praça Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, nº 1 , Centro – São Sebastião/SP; ou, pelo telefone 0(XX)12-3892-1575; ou, ainda, por e-mail 20bpmip5@polmil.sp.gov.br. (Fonte: 20BPM)
 


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

“Super Verão Caraguá” será lançado em coletiva de imprensa na quarta-feira 21

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo convida toda a imprensa para participar de uma coletiva de imprensa, onde tratará do Projeto Verão 2007/2008.
O evento acontecerá no dia 21 de novembro, quarta-feira, às 10h, no prédio da Secretaria de Turismo, que fica na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, 401, Centro.
O evento contará com a participação do Prefeito José Pereira de Aguilar, do Secretario de Turismo, Ricardo de Lima Ribeiro, Assessoria de Comunicação Social e Wagner Blasio, que realizará o “Super Verão Caraguá”.
Durante a apresentação, os responsáveis falarão sobre os shows, horários de apresentações, objetivos do projeto, parcerias, entre outros.
A presença dos jornalistas deve ser confirmada até segunda-feira, dia 19, às 18h, na Assessoria de Comunicação da prefeitura pelos telefone 3897-8195 ou 3897-8128 com as jornalistas Vera Teixeira, Rosana Castro e Vitor Miki.
(Fonte: PMC)

PAT de Caraguá tem quase 150 ofertas de trabalho em diversas áreas

Caraguatatuba - O PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador/ Sine – Sistema Nacional de Empregos, que funciona no município em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da SECAD – Secretaria de Administração, está oferecendo novas vagas de emprego no mês de novembro.
Segundo a diretora do PAT, Elmar Soares de Farias Ferreira, estão sendo oferecidas 147 oportunidades de emprego. “Para candidatar-se a uma vaga é necessário que a pessoa venha ao PAT com todos os documentos, incluindo RG, CPF, comprovante de residência e carteira de trabalho. É muito importante que o munícipe comprove residir da cidade. As oportunidades estão aí, em diversas áreas, com diferentes níveis de instrução”, explicou.
Entre as vagas de emprego disponíveis no Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá estão: Manicure, Chaveiro, Tosador, Funileiro de Automóveis, Copeiro, Motoboy, Vendedor Interno, Instalador de Alarme, Cabeleireiro, Empregada doméstica, Vendedor de Serviços, Carpinteiro, Carpinteiro Naval, Soldador, Técnico em Óptica e Optometria, Garçom, Copeiro, Lancheiro, Vendedor Pracista, Topógrafo, Servente de Pedreiro, Condutor de Niveladora, Auxiliar de Topógrafo, Operador de Patrol, Pedreiro, Motorista de caminhão guincho pesado com Munk, Motorista de automóveis, Eletricista de manutenção geral, Operador de Carregadeira, Operador de Retro-escavadeira, Caminhoneiro caçambeiro, Motorista de carreta, Encanador, Operador de guindaste móvel, Cozinheiro, Ajudante de Cozinha, Office-boy, Balconista de loja, confeiteiro, Auxiliar contábil, Auxiliar de técnico em eletrônica, Balconista de Auto-peças, Ajudante geral, Analista de sistemas, Açougueiro, Acabador de Pedras, Chapeiro, Recepcionista, Camareira de hotel, Chefe de recepção, Professor de Educação Física, Atendente de Telemarketing, Ajudante de motorista, Motorista de Caminhão, Conferente, Vigilante, Porteiro, Barman, Auxiliar de escritório, Operador de caixa, Encarregado de Estoque, Fisioterapeuta, Saladeira, Pizzaiolo, Assistente Administrativo, Consultor de Vendas, Corretor de Imóveis, Instalador de Máquinas, Promotor de Vendas, Mecânico de manutenção de aparelhos de refrigeração, Administrador de Marketing, Depilador de Couros e peles, Instrutor de Informática, Acabador de mármore e granito e balconista de padaria.
Para candidatar-se a uma das oportunidades de emprego do PAT basta comparecer munido de documentos à rua Taubaté nº 520, no Sumaré, próximo ao Fórum. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3882-3237.
(Fonte: PMC)

Bairros Jardim Gaivotas e Getuba em Caraguá ganham Centros de Educação Infantil
As duas novas unidades atenderão cerca de 400 crianças dos bairros e adjacentes

Caraguatatuba - Mais duas obras que beneficiarão diversas pessoas do município de Caraguatatuba serão iniciadas nos próximos dias. Os bairros Jardim Gaivotas e Getuba ganharão um CEI – Centro de Educação Infantil cada um, para atendimento de crianças com idade de zero a três anos e onze meses. Cerca de 200 crianças de cada bairro e adjacentes serão beneficiados.
Já licitadas, as obras serão construídas pela empresa MLA Construtora Ltda. O centro do Jardim Gaivotas custará para os cofres públicos R$ 308.172,42 e a do Getuba custará 306.174.37 e o prazo de entrega das duas obras serão de cerca de 9 meses.
Cada unidade terá três salas para a realização de atividades diversas com as crianças, banheiros infantis, masculino e feminino, sala para lactário, sala de higienização, banheiros para portadores de necessidades especiais, banheiro para funcionários, refeitório, cozinha, dispensa, lavanderia, sala de administração, dois pátios, sendo um coberto e um play groud.
Caraguá já conta com 10 CEIs nos bairros Perequê-Mirim, Travessão, Morro do Algodão, Rio do Ouro, Estrela Dalva, Ipiranga, Casa Branca, Olaria, Sertão dos Tourinhos, que atendem mais de três mil crianças, além de duas conveniadas, a Santo Antônio (Soaproc) e a MeiMei no bairro do Tinga que contam com mais de 800 crianças. Uma unidade está em fase final no bairro Barranco Alto, que atenderá cerca de 150 crianças. Os Centros de Educação Infantil de Caraguá são administrados pelo Instituto Mamulengo.
Segundo o prefeito José Pereira de Aguilar essas obras são indispensáveis para atender a população desses bairros. “Estamos atendendo os bairros que ainda não tinham os Centros de Educação Infantil, ainda suprimos a demanda. Estamos fazendo obras que beneficiam a população e que são essenciais para a qualidade de vida de todos”, finalizou o prefeito.
(Fonte: PMC)

Caraguá receberá pela primeira vez o Pró-Natação

Caraguatatuba - A SECER – Secretaria de Esportes e Recreação recebeu da Federação Paulista de Natação a missão de organizar a próxima etapa do Pró-Natação, nos dias 16 e 17 de novembro. O evento, que terá grandes nomes da modalidade, que atuam no estado paulista, será realizado na piscina do CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
O campeonato vai contar com a participação de atletas de diversas idades no masculino e feminino. São esperados cerca de 1.500 nadadores, de diversos municípios. Por isso, a SECER vem cuidando da estrutura logística do evento.
Atualmente, na piscina do CEMUG, já existe arquibancada para 400 lugares. Segundo o secretário de esportes, Wenceslau Souza Neto, serão disponibilizados mais espaço, visando confortar o público de mil pessoas.
Caraguatatuba terá 10 atletas que defenderão a cidade. Ciente da grandeza da competição, o secretário de esportes comentou sobre o resultado que espera.
“Sabemos das dificuldades que temos aqui. O nível do Pró-Natação é muito forte. Sinceramente, não tenho expectativa de medalha, mas já considero uma grande vitória termos classificados esses 10 nadadores para essa competição”, disse Lelau, que confia no surgimento de grandes talentos em eventos desse porte.
(Fonte: PMC)

Caraguá será destaque no programa de Rolando Boldrin na TV Cultura no dia 26 de novembro
A gravação do programa Sr. Brasil, da TV Cultura, apresentado por Rolando Boldrin, será realizada no dia 26 de novembro, na próxima segunda-feira, e terá a participação de dois artesãos de Caraguá

Caraguatatuba - Caraguatatuba será destaque do programa Sr. Brasil, do apresentador Rolando Boldrin, transmitido pela TV Cultura, sempre às terças-feiras, às 21h. A gravação será feita no dia 26 de novembro, com a participação dos artesãos da cidade, Euzébio Francisco do Carmo e José Anestor Lima, membros da SUTACO – Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades/Litoral Norte. Ambos foram selecionados pela produção do programa e irão à Capital paulista para participar desta programação, cuja finalidade a divulgação do artesanato como valorização da cultura brasileira.
De acordo com a produção da TV Cultura, os artesãos caiçaras foram escolhidos porque o programa Sr. Brasil tem uma parceria com a SUTACO, pela qual recebe peças de artesãos cadastrados na Superintendência. Os objetos ficam expostos no programa, uma vez que o cenário é composto exclusivamente de peças artesanais, com o objetivo de representar a cultura do Brasil. “A seleção das peças que integram o cenário prioriza o artesanato produzido por artesãos, associações ou cooperativas, que tenham a preocupação com a questão histórica, social ou ambiental”, explicou Ita Cortez, do Departamento de Comunicação da SUTACO.
Um dos principais objetivos dessa parceria é valorizar e manter vivas as culturas paulista e brasileira em geral.
Ao serem selecionados a participar do programa Sr. Brasil, os artesãos de Caraguá deverão enviar imagens (fotografias) das peças por eles produzidas e sua história de vida, além de ceder peças que se destaquem no cenário e tenham relação com o programa, resgatando a cultura brasileira.
(Fonte: PMC)

Caraguá traz 3 medalhas da última etapa do Campeonato Paulista

Caraguatatuba - Três atletas de Ciclismo de Caraguatatuba trouxeram de Itapetininga medalhas da 5ª e última etapa do Campeonato Paulista da modalidade, que teve disputa nas provas de Resistência, Contra-Relógio, Elite masculino e feminino, Estreantes, MTB, Sub-23 e Sub-30. A prova aconteceu no de 16 a 18 de novembro.
Na categoria Sub-23, com 30 voltas no circuito, as disputas foram acirradas desde a largada e Jefferson Bonifácio, mesmo com problemas no câmbio de sua bike, disputou o sprint final terminando em 4° lugar. O companheiro de equipe, Alexandre Lima, terminou em 8° lugar. Na categoria Estreante, com 5 voltas no circuito onde a chegada também foi muito disputada, Gilson Francisco conquistou o 2° lugar e Heron Domiciano o 3º lugar ao pódio.
A competição contou com a participação de cerca de 150 atletas e Caraguá levou apenas 5 representantes. A disputa aconteceu no centro da cidade de Itapetininga, em um circuito com quatro mil metros com uma longa subida. De acordo com os atletas de Caraguá, o calor que fez no momento da prova causou muita fadiga nos bikers, causando a desistência de muitos deles. “A competição iniciou no dia 16, sexta-feira, com as disputas nas categorias de Resistência e Contra-Relógio, mas somente no domingo (18) os atletas de Caraguá disputaram em suas categorias. A prova já é tradicional na cidade e a etapa fez parte das comemorações dos 237 anos do município”, disse Sérgio Minato, atleta de Caraguá.
Os competidores de Caraguá fazem parte da equipe da ACC – Associação de Ciclistas de Caraguá e contam com o apoio da prefeitura, por meio da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação; AMEC – Associação Módulo de Educação e Cultura; lojas J. Bike e Bit Company; Geomater Farmácia de Manipulação; Café Eletrônico e Forma Atlética Academia.
(Fonte: PMC)

Declaração de isenção do imposto de renda pode ser feita na praça Cândido Motta em Caraguá
As pessoas que não precisaram declarar Imposto de Renda em 2007 terão até o dia 30de novembro para preencher a Declaração de Isenção. Em Caraguá o serviço está sendo oferecido gratuitamente à população, a partir desta segunda-feira 19, no período da tarde

Caraguatatuba - Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Caraguá, a AECC – Associação de Escritórios dos Contabilidade de Caraguatatuba e a Niponet, a população está sendo beneficiada com um serviço especial, até o dia 30 de novembro.
Com o prazo máximo para a declaração de isenção de imposto de renda até 30 de novembro, será concedido ao munícipe o benefício de realizar a declaração de maneira rápida e acessível.
Segundo explicou a presidente da AECC, Maria Bernadete Vieira Sales, qualquer pessoa poderá utilizar o serviço. “Faremos esse trabalho voluntariamente, com estagiários da AEEC, para auxiliar o cidadão que não tem como fazer essa declaração, porque caso a mesma não seja feita, o CPF ficará bloqueado até a regularização”, explicou, completando que “para fazer o desbloqueio do documento, além de existir uma taxa, o munícipe terá muito mais trabalho, e é muito comum todo ano à pessoa esquecer de declarar o imposto com antecedência e não conseguir fazê-lo no último dia de prazo. É para isso que estaremos na Cândido Motta”, concluiu.
Para fazer a declaração de isenção, basta comparecer à Praça Cândido Motta, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, onde haverá um trailer e uma barraca de apoio. Esse trabalho será feito com a apresentação do CPF (cadastro pessoa física) e do título de eleitor. Informe-se pelo telefone (12) 3883 4116 e 3883 5977.
(Fonte: PMC)

Dia da Consciência Negra é comemorado em Caraguá
Celebrado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra terá uma semana inteira de comemoração. As palestras temáticas tiveram início no dia 9 e as demais atrações e atividades acontecerão até 23 de novembro

Caraguatatuba - Caraguatatuba comemorará o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) em grande estilo, com uma programação variada, feita pelo Zambô Movimento Negro com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba. A 1ª Kizomba começou no dia 9, com palestras nas unidades escolares, e terminará no dia 23 de novembro.
Nesta terça-feira, 20 de novembro, haverá uma longa programação, com ações que acontecerão durante todo o dia. Às 8h, haverá uma concentração na Praça da Bíblia, próximo à ponte da Santa Casa, de onde será iniciada às 9h, a Caminhada Zumbi dos Palmares. Essa caminhada terminará na Praça de Eventos, na Avenida da Praia, no Centro de Caraguá, com um Ato Ecumênico, às 11h.
A partir das 12h, serão realizados vários tipos de apresentações representantes da raça negra no país, entre elas samba-de-roda, capoeira, Hip Hop e Jongo. A abertura oficial da 10ª Kizomba acontecerá a partir da 20h, também na Praça de Eventos, e no dia 23, às 19h, será oferecida uma palestra sobre a Semana da Consciência Negra no auditório do Unimódulo, a qual será ministrada por Silvia Seixas, encerrando com chave-de-ouro a Semana da Consciência Negra em Caraguatatuba.
O evento tem a realização do Zambô Movimento Negro, Prefeitura de Caraguá, FUNDACC, Câmara Municipal, secretarias de Turismo, Educação, Serviços Municipais e Comunicação, além da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do estado de SP e Centro Universitário Unimódulo.
(Fonte: PMC)

Morro do Algodão realiza final de campeonato e entrega alimentos a entidade
Mais uma vez, o voluntário Manoel do Morro mostrou a grandeza de seu coração com a organização de competição e fazendo doações para aqueles que precisam de ajuda

Caraguatatuba - O 2º Campeonato de Futsal Livre Masculino ‘Troféu Alcides Crepaldi Filho’ teve a final realizada na última quinta-feira (15), na Quadra do Morro do Algodão. O time da Turma de Baixo sagrou-se campeão ao bater na final o Juventus por 3 a 2.
Mais do que as belas partidas disputadas, o gol mais bonito foi feito fora das quatro linhas. Manoel do Morro, voluntário do Morro do Algodão e organizador do evento, ao lado da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, conseguiu com o torneio beneficente arrecadar aproximadamente 250 litros de leite longa vida, 150 sacos de leite em pó, 50 caixas de aveia e 25 caixas de maisena. Os produtos foram doados para a ACC (Associação de Combate ao Câncer).
O secretário de esportes de Caraguá, Wenceslau Souza Neto falou sobre a realização do campeonato. “Muito mais importante do que entregar o troféu é entregar o coração e ajudar sempre o próximo. Não podemos esquecer que o social é a base da família”, disse.
Manoel do Morro ficou satisfeito com o resultado e promete mais ajuda para aqueles que precisam. “Vamos continuar o trabalho social no ano que vem. Fico feliz em ver a comunidade do Morro do Algodão ajudando, outros moradores também contribuíram, além das equipes”, comentou o voluntário. Um jogo de camisa foi dado pelo prefeito José Pereira de Aguilar ao time do Boca Junior B, que doou 66 litros de leite.
A presidente da ACC, Carmelinda Carlota, se mostrou contente com a iniciativa. “A Associação de Combate ao Câncer quer agradecer a iniciativa do seu Manoel. Com dinamismo, ele mostrou que qualquer um pode ajudar as pessoas”, falou ela, ciente de que ainda há muito a ser feito para acabar com os problemas e carências de parte da sociedade. “Estes alimentos servirão para amenizar o sofrimento de algumas pessoas”, finalizou.
Além da Turma de Baixo campeã e o time do Juventus, vice, o Força Jovem ficou com a terceira colocação no campeonato. Gilson Marculino com 13 gols foi o artilheiro e a equipe que ficou com o título, também teve a defesa menos vazada do campeonato.
A ACC de Caraguatatuba vem desenvolvendo um trabalho sério na cidade há mais de três anos e já conta com 212 pacientes cadastrados. O trabalho voluntário tem como ações bingos, jantares, gincanas, passeatas, palestras, bazar permanente, festas nas datas importantes, entre outros eventos.
A entidade localizada na avenida Maranhão, 107, Jardim Primavera, oferece aos cadastrados, receitas de medicamentos, exames laboratoriais, alimentos, fraldas, cadeiras de rodas, camas hospitalares, acompanhamento e orientação nos direitos sobre benefícios, e muito mais ajuda.
(Fonte: PMC)

Formandos de Turismo colam grau no UNIMÓDULO
14 novos profissionais da área estão no mercado; essa é a 7ª turma do curso superior de Turismo da Instituição

Caraguatatuba - Sexta-feira de conquistas para mais uma turma de graduados do Centro Universitário Módulo. No último dia 16 colaram grau os alunos da classe 2007 de Turismo. O evento foi realizado no auditório Angelo Fonseca Nogueira e contou com a presença de muitos familiares orgulhosos, professores e autoridades municipais, entre elas o secretário de Turismo e Fomentos de Caraguá, que também é professor do UNIMÓDULO, Ricardo de Lima.
O pró-reitor de Relações Comunitárias e Extensão do UNIMÓDULO, Leo Reis Leite Jr., deu início à cerimônia. Representando o coordenador de Turismo da Instituição, Fernando Hanaoka, a coordenadora de Letras, Maria Antônia Fugeri, dirigiu a palavra aos formandos. “O sucesso é daqueles que batalham e, com toda certeza vocês são merecedores dele”, disse. “Que esta alegria de hoje fique para sempre em vocês, para que a felicidade também contagie aqueles que da sua profissão se beneficiarem.”.
Com breve discurso, porém íntimo aos graduandos, a professora Juliana Bussollotti foi a paraninfa da turma. Em seguida a oradora Samantha Beltrão se emocionou e emocionou a todos os presentes com palavras sobre perseverança e sonhos. Ao todo 14 estudantes colaram grau na sexta-feira. Essa é a 7ª turma do curso superior de Turismo do Centro Universitário Módulo – UNIMÓDULO.
Sobre o UNIMÓDULO:
Maior e mais tradicional instituição de ensino superior do Litoral Norte de São Paulo, o Centro Universitário Módulo oferece 17 cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação e de extensão. Instalado nos campi Centro e Martim de Sá, possui mais de 200 funcionários técnico-administrativos, 100 professores e 2.400 alunos. A partir de agora o UNIMÓDULO passa a integrar o grupo da Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL, instituição educacional da cidade de SP, que atua na educação há mais de 40 anos e detém hoje alguns dos melhores indicadores acadêmicos de desempenho dentre as universidades particulares de da Grande São Paulo. Com a aquisição, o grupo totalizará 24 mil alunos e até fevereiro de 2008, o grupo prevê investimento de R$ 4 milhões na oferta de novos cursos de graduação e pós, vem como na ampliação da infra-estrutura física e na aquisição de novos equipamentos pedagógicos.
(Fonte: Módulo)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Moção de louvor homenageia Dona Cidoca

Ilhabela - Foi aprovada pela Câmara de Ilhabela a Moção de Louvor apresentada pelo Vereador José Jorge Pereira (Zeca-PTB) que homenageia Maria Aparecida Siqueira Reale conhecida como Dona Cidoca.
Nascida na comunidade do Sombrio, Dona Cidoca é filha de Rita de Oliveira Fontes Siqueira e Napoleão Leite de Siqueira. Depois de cursar enfermagem prestou concurso para o Estado, sendo aprovada e nomeada para trabalhar no Hospital Mandaqui, em São Paulo, foi transferida para Ilhabela, a pedido do Prefeito Geraldo Junqueira, onde atuou no primeiro Posto de Saúde instalado em Ilhabela, compondo a equipe médica, formada pelo médico Dr. Castilho, Sr. Augusto Moreira da Silva, Dona Yolanda Margarida, Alicio Ribeiro, conhecido como “Alicinho”, Dona Biria (mãe de Dona Lolinha) e Dona Ercília.
Dona Cidoca teve como colega de trabalho o ex-prefeito Sr. Eurípedes da Silva Ferreira que na ocasião dirigia o primeiro veículo destinado ao Posto.
Com 22 anos, Dona Cidoca, detentora de notável beleza, concorreu ao Concurso de Miss Ilhabela, evento realizado juntamente com o lançamento da Pedra Fundamental da Sede Social do Esporte Clube, ocasião em que conquistou o título de Rainha, sendo ao final agraciada pelo Esporte Clube llhabela, com o título de sócia remida.
Aos 31 anos de idade, casou-se com Italo Reale, com quem teve duas filhas: Rita e Mara.
Dona Cidoca trabalhou durante 33 anos na missão de cuidar da saúde do povo de Ilhabela, profissão em que se aposentou.
Hoje Dona Cidoca, após longos anos de dedicação aos caiçaras de nossa cidade e àqueles que de seus serviços necessitaram, dedica-se exclusivamente à sua família. Segundo o autor da moção, Dona Cidoca é uma pessoa muita querida por todos que a conhecem, um exemplo de dedicação em sua profissão, merecedora da homenagem.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

1º Torneio de Taco agita comunidade da Costa Norte

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de esportes (Seesp) realizou no sábado (17/11), na Área de Lazer do Jaraguá, o 1º Torneio de Taco da Costa Norte. O evento reuniu 28 duplas, que se agitaram com o jogo criado por jangadeiros brasileiros durante o século 19.
O torneio foi disputado nas categorias sub-8 (6 a 8 anos), sub-12 (9 a 12) e sub-16 (13 a 16 anos) e contou também com a participação de moradores da localidade, que puderam lembrar os tempos de infância com o jogo que tem o objetivo de rebater a bola lançada por um adversário, sendo que durante o tempo em que o jogador corre para buscá-la, a dupla que rebateu deve cruzar os tacos no centro do campo. Cada cruzamento vale um ponto.
Ao final da competição, os campeões foram a dupla Samuel e Renan, pela categoria sub-8; Silésio e Samuel Costa pela sub-12 e Thiago e Thirley pela sub-16.
Para o professor e organizador da competição, Ricardo Santos, o evento foi positivo, pois agradou todas as gerações. “Foi um torneio bem atrativo para a comunidade da Costa Norte, que antes costumava ver campeonatos de modalidades esportivas tradicionais como futebol e vôlei”, conclui.
(Fonte: PMSS)

2º Festival Interno de Judô promove diversão e integração às crianças do Jaraguá

São Sebastião - Com o objetivo de promover diversão e integração aliada à disciplina, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade realizou no último sábado (17/11), no Centro Comunitário do Jaraguá, o 2º Festival Interno de Judô. O evento contou com a participação de 40 crianças entre 5 e 17 anos, com disputas organizadas sob critérios de idade e peso aproximado.
O destaque ficou para a presença dos pais e dos moradores do local, que além de incentivarem os judocas, contribuíram para a realização de um lanche. “É uma ótima iniciativa reunir as crianças da comunidade, pois são ações como essas que dão as primeiras noções de cidadania”, relatou o morador Luís Torres, 56 anos.
Em cima do tatame, a garotada mostrou muita habilidade na arte marcial, que busca fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal. “Sempre gostei de lutar, só que de brincadeira com os meus colegas. Aqui eu também luto, mas não me machuco e faço mais amizades”, explicou o aluno Irineu Rodolfo de Jesus Junior, 9 anos. A mãe, Fabiana dos Santos de Jesus confirma que seu filho sempre teve interesse por esportes de luta, no entanto frisa que desde que iniciou na modalidade, o comportamento melhorou consideravelmente. “O judô passou a ser muito importante para a educação do Irineu, que ficou mais concentrado na escola”, disse Fabiana.
Para o professor Rinaldo Cardoso, o “Pepê”, a competição atendeu as expectativas de integrar as crianças da escolinha de judô. “O festival também serviu para analisar o nosso trabalho com os alunos. Acredito que estamos no caminho certo”, concluiu.
As aulas de judô no centro Comunitário do Jaraguá ocorrem todas as terças e quintas-feiras, das 9h às 11h, das 14h às 15h (para iniciantes) e das 15h às 16h30 (equipe de competição). Mais informações pelo telefone (12) 3861-2704 ou 3892-2116.
(Fonte: PMSS)

21° Encontro Villa Lobos mantém tradição e apresenta grupos de Canto Coral no pátio da Sectur

São Sebastião - Tradição e cultura mantidas ano a ano. É com este objetivo que foi realizado no último sábado (17/11), no Pátio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) de São Sebastião, o 21° Encontro Villa Lobos de Canto Coral, que reuniu o Coral Municipal “Maestro Sinésio Pinheiro”, de São Sebastião, regido por Marco Câmara e o grupo “Vozes da Caterpillar”, de Piracicaba, coordenado por Malu Canto.
De acordo com o diretor de Cultura, Gleivison Gaspar, neste ano o evento não foi esquecido pela administração e sim adaptado em um outro local para valorizar o encontro que é tradicional na cidade e lembra o compositor Villa Lobos. “Não realizamos no Teatro Municipal devido às obras no local, que volta para a comunidade no dia 1° de dezembro totalmente reformado. Nosso Coral Municipal foi reformulado e teve também sua sede reformada nesta administração”, disse Gaspar.
Antes da apresentação do Coral Municipal, o regente, Marco Câmara, ressaltou a importância do grupo. “O Coral Municipal nasceu de novo. Temos cerca de 20 integrantes, nova composição há cerca de um ano e temos muito o que mostrar”, disse Câmara. O repertório do grupo foi marcado por músicas internacionais, nacionais e canções populares brasileiras.
Já o Coral “Vozes da Caterpillar”, mostrou um repertório diferenciado, marcado pelo estilo cênico, com músicas essencialmente folclóricas e da MPB, acompanhadas de piano e percussão. O grupo é formado por funcionários da multinacional Caterpillar Brasil LTDA, que participam do Coral, dentro da atividade social cultural da empresa de Piracicaba.
A equipe é formada por 35 integrantes que já se apresentaram em várias cidades brasileiras e também na Bolívia. “Somos todos do interior de São Paulo. Estamos felizes por estar bem perto da natureza e pra nós é um privilégio estar junto ao Coral Municipal de São Sebastião, que já está convidado para o Encontro de Corais em Piracicaba, a ser realizado em junho de 2008”, disse a regente, Malu Canto.
Após as apresentações, a moradora Eliane Rodrigues Teixeira, 42 anos, avaliou o evento. “Apesar de estar em um local pequeno, não tenho dúvidas de que foi um belíssimo espetáculo e também teatral, marcado pela apresentação do Coral de Piracicaba. Este encontro não pode acabar e é sempre muito bonito”, disse Eliane.
Com quatro anos no Coral Municipal, o integrante José Cícero de Góes Lima, 35 anos, ressaltou a importância de se apresentar com o grupo. “É o segundo ano que participo do Encontro Villa Lobos e acredito que desenvolvemos um bom trabalho. É um prazer estar no Coral Municipal e aperfeiçoar a voz”, concluiu Lima.
(Fonte: PMSS)

Caiçara e Guarani disputam título do Campeonato Sebastianense de Futebol Amador Rodadas da Costa Sul prosseguem na fase classificatória

São Sebastião - Os times Caiçara e Guarani disputarão o título da 1ª divisão do Campeonato Amador região Centro-Costa Norte. O cenário foi definido durante a rodada decisiva do campeonato realizada durante o fim de semana prolongado. O Caiçara venceu a equipe do Estrela do Mar por WO e o Guarani precisou levar a definição para os pênaltis, pois empatou com o Grêmio Barê em 0 a 0 no tempo regulamentar, mas acabou levando a melhor vencendo por 4 a 1. O jogo da final já tem data definida: 2 de dezembro, às 11h , no estádio Otoniel Santos, no Varadouro.
Na Costa Sul, pela 1ª divisão, as equipes Vila Baiana e Boiçucanga jogaram no campo de Juquehy e ficaram no 0 a 0, na seqüência, o time Pau Brasil superou o Gaivota por 4 a 1 e no campo de Barra do Una, Cambury e Paúba empataram em 1 a1 .
Na próxima semana, a rodada será decisiva tanto para a primeira quanto para a segunda divisão da Costa Sul, pois serão definidos os times que passarão para a segunda fase do campeonato.
(Fonte: PMSS)

Chuva de gols no feriado prolongado marca mais uma rodada da 3ª Copa Costa Sul de Futsal

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp) realizou durante o feriado prolongado da Proclamação da República no Ginásio Municipal Astrogildo Gomes, em Boiçucanga, mais uma rodada da 3ª Copa Costa Sul de Futsal. Ao todo foram 16 partidas marcadas por goleadas.
Na quinta-feira (15/11), o Porto venceu o Alstar por 6 a 5, o Maquininha perdeu para o Peixinhos por 7 a 4, o Esperança superou o Milan por 7 a 2 e o Walkir Vergani não deu chances para o Boca Juniors que perdeu por 17 a 3. Na sexta (16/11), o Tropical saiu de quadra com uma vitória em cima do Azulão por 13 a 6, o Bom de Bola derrotou o Mancha Verde por 1 a 0, o Cachoeira goleou o Companhia dos Estofados por 11 a 4 e o Real Toque-Toque levou a melhor em cima do Boa Esperança pelo placar de 9 a 2.
A bola voltou a balançar as redes no sábado (17/11) com vitória do Walkir Vergani sobre o Fut Maresias por 14 a 11, do Cascalho sobre o Ceará por 13 a 2, do Coconout’s sobre o Casa das Carnes por 4 a 1 e do Costa Sul Bebidas sobre o Sport Maresias por 4 a 3. Já no domingo (18/11), Maquininha e Força Jovem derrotaram União de Cambury e Milan, respectivamente, por 1 a 0 e na categoria feminina asa meninas do Scala tiveram uma vitória magra em cima do Boracéia pelo marcador de 1 a 0 e o 1º Passo encerrou a rodada com uma vitória suada em cima do Barra do Una por 6 a 5.
Com os resultados, já estão classificados paras as oitavas-de-finais que se iniciam no dia 8 de dezembro, as equipes da Costa Sul Bebidas que enfrenta o Real Toque-Toque e o Cachoeira que pega o Cascalho.
(Fonte: PMSS)

Dupla brasiliense conquista tricampeonato brasileiro da classe Dingue no Canal de São Seabstião
Alunos do Projeto Ventos e Velas da Prefeitura de São Sebastião também sobem ao pódio em várias categorias

São Sebastião - São Sebastião reuniu no feriado prolongado (15 a 18/11) um total de 52 embarcações que agitaram o canal com a 22a edição do Campeonato Brasileiro da Classe Dingue. Os grandes vencedores foram os brasilienses André Proite e Manuela Dantas, que conquistaram o tri-campeonato. Destaque também para os dois alunos sebastianenses, Gabriel Mingrone e Givago Pontes, integrantes do Projeto Ventos e Velas, que subiram ao pódio nas categorias estreante, geral e máster.
André e Manuela ficaram com o título da categoria pelo terceiro ano consecutivo, levando o troféu transitório para casa. Ele é engenheiro, e ela, arquiteta, ambos com 27 anos, namoram e velejam juntos há três anos. Proite veleja desde criança, já passou pelas classes Optimist e Laser, optando pela Dingue para incentivar o pai a sair mais de casa e “praticar esse esporte fantástico que só traz coisas boas e proporciona um ótimo contato com a natureza”, contou.
Gabriel Mingrone, do Ventos e Velas, era só alegria. Aluno do projeto desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), participou de sua primeira competição como proeiro do velejador Alcino Moreira, de Niterói, conquistando a primeira posição na categoria máster e segundo lugar na classificação geral. “Foi muito legal e emocionante disputar esse campeonato. Pretendo seguir carreira na vela”, declarou.
Givago Pontes, 13 anos, também participa do Projeto e chegou ao pódio pela primeira vez depois da segunda competição. Ele foi o proeiro do velejador fluminense Luiz Otávio M. Ohlurnler. Ambos ficaram com a segunda posição na categoria estreante. “Ao saber que ganhei, senti que poderia seguir em frente com a minha carreira de velejador”, afirmou Pontes. Segundo ele, que veleja nas classes Holder e Optimist no Ventos e Velas, a principal diferença de ser proeiro na Dingue é a força a ser usada. “Fora isso, é tudo igual”, concluiu.
Foram realizadas nove regatas durante os quatro dias de competição, que contou com ventos que variaram de fraco a forte. De acordo com o chefe da Divisão de Esportes Náuticos, Rafael Mendes, foi um campeonato muito disputado e, sobretudo, bem variado na questão da intensidade de vento, oscilando de 8 a 16 nós no primeiro e chegando a 25 nós no 3º e 4º dias, mostrando definitivamente as reais condições naturais das raias de São Sebastião.
Outro fator de destaque foi à estrutura do evento, que definitivamente firmou a Praça da Vela como uma sede bem estruturada e de ampla visibilidade para os grandes campeonatos de vela do país, sendo elogiada por todos os estados participantes do campeonato. “Além de organizado foi um evento muito bonito onde as pessoas puderam presenciar e acompanhar toda a preparação dos barcos na praça da vela, além do que a maioria das regatas foram bem próximas da orla, proporcionando excelente visibilidade para os familiares dos velejadores da classe e publico presente”, afirma Mendes.
O evento ainda reuniu no Porto Grande Hotel velejadores e familiares para um jantar de confraternização, ao som do cantor Rafael Delaguardia, que com o melhor da MPB embalou a noite que contou com a presença da secretária de Esportes, Raquel Buzi e o secretário de cultura e Turismo Júlio Buzi.
Outro destaque desta edição do campeonato foi à participação do casal catarinense Lucio Fonseca de Araújo (76 anos) e Miriam Dreher de Araújo (64 anos). Ambos concorreram na categoria grand máster e foram reconhecidos como exemplos pelos velejadores mais jovens. Casados há 42 anos e há seis velejando juntos, Lucio conta que já era adepto da modalidade quando conheceu a esposa no Clube de Vela que freqüentava. “Já passei por várias classes de vela, mas adotei a Dingue especialmente por causa dela, para velejarmos juntos”.
Para o coordenador nacional da classe Dingue, David Baker, a organização do evento foi excelente e a receptividade dos sebastianenses melhor ainda. “A classe gostou tanto da cidade que sugeriu a vinda do campeonato sudeste brasileiro para São Sebastião.”
O 22º Campeonato Brasileiro da Classe Dingue foi uma realização da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes em parceria com a Associação da Classe Dingue (ABCD), patrocínio oficial do Unibanco e apoio da Delegacia da Capitania dos Portos, Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), Federação de Vela do Estado de São Paulo (Fevesp), Associação de Vela de São Sebastião (AVSS), Sabesp, Sorveteria Rocha I, Porto Grande Hotel e Tebar.
(Fonte: PMSS)

Manaus recebe reunião ordinária da Abramt

São Sebastião - O município de Manaus, na Amazonas, vai receber a comitiva de prefeitos de todo o Brasil para mais uma reunião ordinária da Abramt (Associação Brasileira de Municípios com Terminais de Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural). O encontro será no dia 30 de novembro, no Hotel Tropical Manaus.
Entre os assuntos em pauta estará as ações judiciais que tramitam nos Tribunais Regionais Federais contra os associados. Desde 2002, os 19 municípios que formam a associação travam uma luta para se evitar as perdas de royalties sofridas nas receitas orçamentárias, graças a liminares que cidades de toda a federação estão conseguindo na Justiça por possuírem os chamados citygates (pequenas estações terrestres com válvulas de regulagem de passagem de gás comandada a distância).
A perda desde 2002 chega a R$ 300 milhões e a atual diretoria da Abramt, através de um Conselho de Procuradores tem monitorado freqüentemente todas as ações que tramitam nos Tribunais Regionais Federais do Brasil.
Além disso, os prefeitos prometem discutir dois projetos que tramitam no Congresso Nacional com o objetivo de criar uma nova divisão para os royalties do petróleo presente no subsolo brasileiro. A idéia é fazer com que os royalties sejam divididos para todos os municípios brasileiros baseados no princípio de que até 100 milhas mar adentro não há propriedade de municípios e sim da União.
As propostas são do senador João Vicente Claudino (PTB/PI) e do deputado federal Júlio César (DEM/PI), que buscam uma nova divisão do dinheiro arrecadado com a exploração do petróleo em águas brasileiras.
(Fonte: PMSS)

Oficina de Qualificação Profissional da “Caravana do Trabalho” define Cursos para São Sebastião
Parceria entre Prefeitura e Sert vai oferecer 10 opções a partir de 2008

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), órgão ligado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), recebeu, na semana passada, a 2ª fase do projeto “Caravana do Trabalho”, viabilizado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert). Mais de 30 pessoas ligadas a vários segmentos da cidade (empresários, sindicatos, associações de bairro, entre outros) participaram da oficina técnica de qualificação profissional, onde foram levantados 10 cursos essenciais para o município, com início previsto para 2008.
De acordo com informações da diretora do PAT, Elizete Nossabein, a expectativa é de que a cidade ofereça, em parceria com a Sert, cursos de auxiliar administrativo (120 vagas); vendas para comércio (250); manutenção e conservação de embarcações (30); mecânica náutica geral (30 vagas); camareira (60 vagas); mecânica de veículos pesados (30); diaristas com qualificação (100); garçom (250); pescador profissional (50) e atendimento ao cliente (80). Os cursos escolhidos foram elencados de acordo com a necessidade do município, sob a ótica dos representantes dos segmentos que participaram da oficina. “Foi um resultado muito positivo, é muito importante para São Sebastião receber esse atendimento do Estado. Nossa expectativa é de que esses cursos venham atender realmente a demanda que temos”, explica Elizete.
Dados atualizados fornecidos pelo PAT mostram que existem 7.436 pessoas cadastradas no órgão e que, deste número, 4.488 necessitam de qualificação profissional. Dessa maneira, todo investimento em melhoria na qualidade da mão-de-obra oferecida na cidade é extremamente importante e bem vinda. São Sebastião já faz a sua parte, investindo em capacitação para o trabalho, através do CIP (Centro Integrado Profissionalizante), por exemplo, mas a contrapartida do Governo Estadual também é necessária. “Discutir o problema da capacitação profissional no município, identificando nossa realidade, discutindo, acima de tudo, com pessoas que são envolvidas, contribuindo com informações, é essencial para o sucesso do programa”, relatou a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Ana Margarida Freire, que também participou do evento.
O presidente do Litoral Norte Conventions Visitors & Bureau, Eduardo Cimino, foi um dos participantes da oficina. Ele acredita que a discussão ampla sobre o tema é imprescindível para a busca de soluções para diminuir o desemprego e a sazonalidade no município. Para Sebastião Passarelli, presidente da Sociedade Amigos do Pontal da Cruz (Sampoc), o encontro foi esclarecedor no sentido de chamar a atenção e levantar realmente quais as áreas de maior necessidade de investimento para a cidade. “Através desta reunião fiquei convencido de que a atenção para o setor de serviços é mais importante do que o eixo Porto-Petrobras”, concluiu.
(Fonte: PMSS)

PAT de São Sebastião divulga novas vagas de emprego

São Sebastião - O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), órgão ligado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) da Prefeitura de São Sebastião, informou nesta quarta-feira (14/11) as vagas oferecidas para emprego no município.
As vagas são para: técnico em refrigeração/instalação, recepcionista de hotel, cabeleireiro, mecânico diesel, costureira em geral, auxiliar de arquitetura/estagiário, fisioterapeuta, mecânico de automóvel, alinhador, nutricionista, operador de retro-escavadeira, pizzaiolo, manicure, encanador, instalador de alarme, som e acessórios de veículos, manicure, marmorista (construção) e serralheiro de ferro.
Os interessados devem comparecer ao PAT da região central, localizado na Rua João Cupertino dos Santos, 245 e atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para contato é o (12) 3892-4606. Já na Na Costa Sul, o PAT fica na Avenida Walkir Vergani, 70, em Boiçucanga, em frente a Polícia Militar. Mais informações pelo telefone (12) 3865-4340.
(Fonte: PMSS)

Prefeitura discute maior fiscalização para pesca predatória

São Sebastião - Representantes da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de São Sebastião se reuniram na última semana com representantes da Marinha do Brasil, Polícia Ambiental, Ibama, Ministério Público Federal para discutir ações intensificadas de fiscalização integrada quanto à pesca predatória.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Téo Balieiro, o objetivo foi discutir instrumentos legais e jurídicos como forma de intensificar a fiscalização quanto a pesca predatória.
“Barcos vindos do Sul do País estão pescando na nossa região há menos de 30 metros da praia. Precisamos unir forças para impedir a atuação desses barcos”, esclarece. “A idéia é capacitar nossos fiscais ambientais para ajudar o efetivo da Polícia Ambiental”.
O 2º Sargento da Polícia Ambiental Cleoston aprovou a idéia, já que o efetivo da Polícia não é suficiente para atuar de forma mais rigorosa nos mais de 200 Km entre as cidades de Ubatuba e São Sebastião. “Além disso temos apenas três embarcações. “Prevenção é o melhor do remédio”.
Já para o Procurador da República Federal, do Ministério Público de São José dos Campos, Fernando Lacerda Dias, a união de diversos órgãos é importante para atenuar o problema da pesca predatória. “É de se louvar a iniciativa da Prefeitura, disponibilizando pessoal e recursos para que a fiscalização seja mais eficiente”.
Por decreto estadual, que vigora desde 7 de dezembro de 2004 são proibidas pesca industrial, arrasto por parelhas ou pesca de camarão e captura de isca viva ao longo de todo Litoral Norte até a profundidade de 23,6 metros.
É o caso de Z2ME (Zona 2 Marinheiro Especial), estabelecida no decreto; as restrições se estendem até a Z3M. Na Costa Sul de São Sebastião, por exemplo, a Z2ME para ao longo de Boracéia, até a Ponta do Maracujá, na Juréia. Daí a Z2ME segue até a Ilha das Couves, em Barra do Sahy, para a Ilha dos Gatos, em frente a Cambury e continua até a Ponta Grossa, entre as praias de Boiçucanga e Brava e se prolonga até a Ponte do Toque-Toque Grande. Ao longo do Canal de São Sebastião, a Z3ME envolve o Pontal da Cruz até a Ponta do Arpoador, entre Cigarras e Enseada, continuando em Caraguatatuba(Fonte: PMSS)


Pró Saúde inicia curso de “Higienização e Limpeza” para 60 funcionários do Hospital de São Sebastião

São Sebastião - Cerca de 30 funcionários do Hospital das Clínicas de São Sebastião, Unidades de Saúde e Pronto Socorro Central e do bairro de Boiçucanga, iniciaram nesta segunda-feira (19/11), no Centro de Saúde “Josiane Pereira de Jesus”, um curso de “Higienização e Limpeza”, promovido pela empresa Pró Saúde, que faz a gestão do Hospital sebastianense.
O curso prevê teoria de oito horas e o módulo prático na próxima quarta-feira (21/10), em local a ser definido. A capacitação é ministrada pela enfermeira Rosana Machado e prevê a discussão de temas como lixo hospitalar, aterro sanitário, manipulação de utensílios hospitalares, microorganismos, limpeza hospitalar e produtos químicos na área hospitalar.
Outros 30 trabalhadores vão receber o mesmo treinamento nesta terça-feira (20/10) com o módulo teórico e também na quinta-feira (22/10) com o prático. Segundo o diretor de apoio da Pró Saúde, Walmir Gomes, existem pessoas que vão realizar apenas o módulo prático do mesmo curso. “Muitos funcionários que desejamos atingir com este curso são analfabetos e com isto queremos que eles façam parte deste processo”, disse Gomes.
Ainda nesta segunda-feira, duas turmas com 30 pessoas finalizaram um curso teórico de quatro horas sobre “Atendimento na Saúde”, nas Faculdades São Sebastião (Fass). O próximo curso que será oferecido pela Pró Saúde será “Anotações de Enfermagem”, nos dias 27 e 28 de novembro, na Fass, para auxiliar na padronização e preenchimento dos prontuários médicos.
(Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara ACIU

Florais da Mata Atlântica no Espaço Baguá

Ubatuba - Nos dias 1 e 2 de dezembro acontecerá no Espaço Baguá curso sobre as essências florais e vibracionais da Mata Atlântica, ministrada por Sandra Epstein, criadora do Sistema Ararêtama. O curso é direcionado a todos aqueles que buscam autoconhecimento, terapeutas, profissionais da área da educação e saúde. O sistema está em constante renovação, trazendo muita novidade para aqueles participaram de cursos anteriores.
Uma essência floral ou vibracional é uma freqüência de onda que contém a força vital de uma determinada planta. A propriedade de uma essência vibracional quando integrada ao corpo atua como harmonizador de freqüências, proporcionado cura a nível físico e emocional.
As essências do Sistema Ararêtama foram criadas a partir dos remanescentes da Mata Atlântica, uma das maiores biodiversidades do planeta, sendo que as primeiras pesquisas aconteceram em Ubatuba.
O Sistema possui 31 essências produzidas, linha cosmética Aqua Ígnea, seqüência de 31 movimentos corporais relativos às essências, CD com músicas e sutras, material didático apostilado.
Hoje o Sistema Araretama ganhou espaço em vários países da Europa principalmente no Leste Europeu onde Sandra Epstein ministra cursos, palestras e trabalhos terapêuticos.
O curso em Ubatuba abordará alguns tópicos como, a mata atlântica e sua biodiversidade com qualidades de harmonização e autoconhecimento, compreendendo a biodiversidade interna, as 31 essências de cura, como trabalhar utilizando a mandala Ararêtama, os movimentos essenciais, os produtos Ararêtama e apresentação do material didático.
O valor do curso é bem acessível, R$ 200, podendo dividir o pagamento em 2 ou 3 vezes. Não percam a oportunidade, dias 1 e 2 de dezembro, sábado e domingo das 9h30 às 18h.
.Para maiores informações e inscrições entre em contato com Jayo pelo telefone (12) 3835-1275.

Associação Comercial faz palestra sobre “Empreendedorismo”
O evento contou com a presença de cerca de 30 pessoas

Ubatuba - No último dia 13, foi ministrada na Associação Comercial de Ubatuba uma palestra sobre “Empreendedorismo”.
Segundo a facilitadora Maria Cristina Alves na palestra foi possível demonstrar os principais parâmetros a serem considerados pelo empreendedor no processo de transformar uma idéia em um negócio promissor, apresentar as ações empresariais fundamentais para a inserção do negócio no mercado, iniciando pela análise do atual universo comercial, os objetivos que o empreendedor deve perseguir, o perfil dos atuais empreendedores e de seus negócios, a explicação do nascimento das empresas, a idéia como negócio e a necessidade do diferencial competitivo.
As oportunidades e riscos no mercado, a necessidade da realização do diagnóstico do mercado e seu ambiente comercial, considerações sobre os aspectos de legalização da empresa e a análise de viabilidade do empreendimento e conclusões da ação empreender também foram os temas abordados na palestra.
Um dos participantes do evento, o empresário Alex Nicolau, disse que há muito tempo esperava algo desse tipo em Ubatuba. “Fiquei muito mais entusiasmado e com expectativas melhores”, contou.
Já o empresário Marcos Faria disse que há uma falta de interesse dos empresários de Ubatuba em adquirir conhecimentos, se referindo ao pequeno número de participantes em relação ao número de empresários da cidade.
Puderam participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto. Para participar da palestra bastou doar dois quilos de alimentos não perecíveis que serão doados a uma entidade carente.
A ACIU informa que já está em contato com o Sebrae para agendar novos eventos até o fim do ano.
(Fonte: ACIU)

Ubatuba vibrou com os campeões da Copa São Paulo de Motocross!

Ubatuba - A cidade de Ubatuba no litoral de São Paulo, recebeu a ultima etapa da Copa São Paulo de Motocross, o evento foi magnífico, um publico apaixonado vibrava a cada prova e viu de perto as disputas nas 10 categorias, e conheceu em primeira mão os 10 campeões de 2007.
Destaque nesta etapa para Vinicius Queiroz “Vini”, que venceu em duas categorias 250 4 tempos e MX-2, com as vitórias se tornou campeão da temporada 2007, nas respectivas categorias. Destaque também para Alfeu Pereira que conquistou dois títulos na MX-1 e MX-3.
Na categoria 85cc, vitória para Pedro Nougalli e campeonato para Felippe Simões.
125 - 2 tempos, Bruno Lima venceu mais uma e conquistou mais um titulo para a sua carreira.
Nacional Amador, a mais bela disputa do dia, com 03 pilotos com condições de titulo, e quem garantiu a vitória e o campeonato foi Danilo Fumes, o piloto vibrou muito com a conquista.
A categoria MX-N ficou com a vitória de Rafael Nunes e titulo de Valmir Polaco, que tinha 11 pontos de vantagem, com a conquista do segundo lugar, garantiu o campeonato.
Willian Freitas garantiu o titulo na MX-2 Amador, mesmo chegando em 4º lugar, a vitória da etapa foi de Paulo Mármore.
Na MX2 Sênior vitória de Paulinho Cruz, e finalmente o titulo para Alessandro Patelli que na temporada passada ficou com o vice.
Esta etapa final foi uma grande festa, devemos tudo isto a fibra e garra dos pilotos e também a Vereadora de Ubatuba Luciana Resende, ao Sr. Moralino chefe da regional de Maranduba e ao Prefeito Municipal Eduardo de Souza César, pessoas que não mediram esforços para que esta etapa fosse realizada!

Última etapa do Circuito Ubatuba de Águas Abertas acontece no final do mês
A Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Ubatuba realizará no dia 25 de novembro a 4ª e última etapa do “11º Circuito Ubatuba de Águas Abertas”. A competição acontecerá na praia do Perequê-Açu, a partir das 10 horas. A prova será disputada nas modalidades de 250, 500, mil e três mil metros. De acordo com a Secretaria de Esporte, cerca de 300 nadadores deverão competir nesta última etapa. As inscrições podem ser feitas no dia da competição. Até o momento, Ubatuba lidera o 11º Circuito, seguido da Academia Winner, de São José dos Campos e na terceira colocação está o Vitor Natação/Esporte Clube Taubaté.
Travessia Natatória Soldado Simão
No próximo dia 18 de novembro a praia da Enseada sediará a "2ª Travessia Natatória Soldado Simão Rosa da Cunha", organizada pela Equipe Consciência Verde, de Ubatuba, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. A travessia será disputada na modalidade revezamento em 5.500 metros. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail consciênciaverde@hotmail.com ou pelo telefone (12) 3833-6594. A organização da prova estima a participação de 15 equipes. Haverá premiação para os três primeiros colocados. A competição terá início às 8 horas. (Fonte: PMU)

Prefeitura define cronograma final da L.U.O.S
O enfoque no momento é trabalhar de forma a compatibilizar os anseios da comunidade com a legislação vigente

Ubatuba - A Comissão de Sistematização que está elaborando o texto da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo de Ubatuba trabalhou intensamente durante a última semana na organização dos “destaques” (contribuições ou pedidos da comunidade que foram votados e inclusos na lei). O enfoque no momento é trabalhar de forma a compatibilizar
os anseios da população, as políticas municipais e a legislação vigente.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Arquitetura e Planejamento Urbano revisaram todos os mapas e tabelas do Projeto de Lei para que houvesse compatibilidade entre o Projeto de Lei que será entregue à Câmara Municipal e a legislação.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, “o atendimento à legislação nada mais é do que uma obrigação do Poder Público. Esta iniciativa da prefeitura demonstra que a administração tem trabalhado de forma transparente, séria e dentro da legalidade. O Projeto de Lei que será entregue à Câmara vai refletir os principais desejos da comunidade que participou ativamente de todo o processo de elaboração”.

Cronograma
No próximo dia 19, a Comissão de Sistematização se reúne, às 14h, para a primeira revisão do texto final da nova L.U.O.S. A segunda revisão acontece no dia 22 de novembro, às 8h30, na Escola Tancredo de Almeida Neves, com a presença de todos os coordenadores e delegados distritais. No dia 26, às 19h, na Escola Padre José Anchieta, acontecerá o encerramento da audiência, para referendar o Projeto de Lei. (Fonte: PMU)

Prefeitura abre processo seletivo para controlador de estacionamento rotativo

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Administração abriu inscrições para o preenchimento de 150 vagas de controlador de estacionamento rotativo. O processo seletivo acontecerá no dia 25 de novembro, em local e horário a serem definidos e previamente divulgados.
A jornada básica de trabalho será de 44 (quarenta e quatro) horas semanais, com remuneração de R$ 467,65 (quatrocentos e sessenta e sete reais e sessenta e cinco centavos) e uma cesta básica. As funções a serem desenvolvidas são: comercialização e controle de vagas de estacionamento em praias e no perímetro urbano do município, previamente estabelecidas.
O candidato deverá ter concluído o ensino fundamental completo e possuir idade mínima de 18 anos. Mais informações no edital do processo seletivo, disponível no site www.ubatuba.sp.gov.br.

Inscrições
As inscrições para o processo seletivo deverão ser realizadas exclusivamente via internet, no endereço www.ubatuba.sp.gov.br, até às 18h do dia 21 de novembro de 2007. A inscrição deverá ser acompanhada e confirmada pelo candidato no site. O comprovante de inscrição deverá ser apresentado no dia da realização da prova, junto com documento oficial de identidade que possua fotografia.
O Município não se responsabilizará por solicitação de inscrição pela internet não recebida por motivos alheios ao suporte técnico da Prefeitura, inclusive, de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como de outros fatores que impossibilitem a transferência de dados ou a impressão da ficha de inscrição.
Em caso de necessidade de orientações adicionais referentes à sua inscrição feita na internet, o candidato poderá obter a informação na Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria de Administração da Prefeitura, na Av. Dona Maria Alves, 865, Centro, Ubatuba, das 9h às 17 h, no período das inscrições. (Fonte: PMU)

ECOLOGIA E IMPORTÂNCIAS DAS ORQUÍDEAS NO EQUILÍBRIO BIOLÓGICO DA NATUREZA:

Ubatuba - A influência das representantes da família Orchidaceae na Natureza estaria facilmente justificada, levando-se em conta o número elevado de espécies que estão distribuídas por todos os Continentes.
São encontradas em altitudes desde o nível do mar, até acima de quatro mil e quinhentos metros, nos Andes, abrangendo os desertos, os campos e todos os tipos de florestas; especialmente as densas e altas floresta tropicais.
A grande adaptação aos mais variados ambientes terrestres, aéreos e umedecidos sempre distingue as espécies de alguma forma, para dentro da biocenose receberem o contato e a participação dos agentes polinizadores, tais como insetos, em sua maioria, certas aves, além dos fungos endófitos, que constituem os principais fatores bióticos, e toda uma gama de fatores abióticos.
Assim, os mecanismos de isolamento nos oferecem o conhecimento da qualidade e quantidade das diferenças entre espécies.
O fato de encontrarmos vinte ou mais espécies epífitas em um mesmo ramo de apenas três metros de comprimento, nas florestas da Mata Atlântica sem haver híbridos, não justifica qualquer barreira de esterilidade. Os mecanismos se definem como propriedades biológicas de indivíduos e espécies que impedem o cruzamento entre eles. Tais mecanismos de isolamento têm uma base parcial genética; entretanto, para outras espécies, ocorre a hibridação, funcionando então de maneira diversa do isolamento citado, que é mais conhecido, para as orquídeas como isolamento estacional.
O isolameto do habitat e o estacional concorrem naturalmente para essa seleção natural, com o aumento da eficiência de reprodução em áreas tão restritas, sem que haja muito mais casos de hibridação. Assinalamos casos de hibridação entre espécies do gênero Cattleya e entre espécies dos gêneros Laelia e Cattleya, originando as Laeliocattleyas.
Hoje, face ao forte desmatamento, tornou-se difícil se ter melhores estudos e conclusões a respeito dos fenômenos biológico-genéticos dos mecanismos de isolamento.
A influência do nicho ecológico, no caso de hibridação natural, é suprida pelo agentepolinizador, que transporta o pólen de uma para outra espécie, cuja adaptação morfológicapermite esta tarefa. É o que ocorre com a Cattleya labiata warnerii, que se apresenta no Espírito Santo com mais de trinta variedades, graças ao fluxo gênico das populações locais, comprovando a influência dos fatores ambientais, para a variação adaptativa, face às nescessidades do ambiente variável. Tamanho, coloração e perfume são geralmente componentes adaptativos; quando não adaptativos, são mantidos pela sleção natural.
A função dos polinizadores e a polinização das orquídeas observadas no estado do Espirito Santo são notáveis, mas ainda há muito que ser estudado. Assim, desde as observações feitas pela primeira vez por Darwin, em 1862, só decorrido mais de meio século foram reencetadas por estudiosos. Entre eles destacamos alguns, como Allen, Porch e mais recentemente Frymire, dodson e R. L. Dressler.
Darwin, já salientava em suas observações a morfologia floral e a polinização por abelhas. O odor das flores orquidáceas é o principal fator que atrai as abelhas. As abelhas, certas vespas, várias moscas, especialmente as do gênero Drosophila, algumas borboletas diurnas dos gêneros Papilio, Heliconius e também muitos Sphingideos;entre as aves, os beija flores são os mais atuantes polinizadores das nossas orquídeas. Todos esses agentes buscam na flor o alimento, seja néctar, o pólen ou a própria flor. Entre as abelhas, as espécies dos gêneros: Euglossa, Eulaema, Euplusia, são as mais frequentes, seguindo-se de algumas espécies dos gêneros: Xylocopa, Melipona, Trigona e Bombus.
Entre as borboletas, Heliconius ricini, Heliconius besckerei, Mechanitis polymnia, Perrhybris pamela eidas, Heliconius sara apseudes, Heliconius wallacei, Heliconius phyllis phyllis, Papilio polyxenes e Papilio thorax; entre as mariposas têm destaque várias espécies da família Sphingidae, especialmente dos gêneros: Pholus, Aeollopus; as espécies: Herse cingulata, Pseudophinx tetrio; entre os icneumonideos as espécies Pepsis, sendo só os machos polinizadores.
Entre as aves, os beija flores: Phaetornis ruber ruber, P. idaliae, P. squalidus, P. eurynome, Glaucis hirsuta hirsuta, Thalurania glaucopis, Colibri serrirostris, Amazoliaversicolor, A. brevirostris, A. fimbriata tephrocephala, Heliothrix aurita auriculata, Aphantochroa cirrhochloris, Polytmus guainumbi thaumantias, Hylocharis cyanus cyanus, Calliphlox amethystisa e Chlorostilbon aureoventris pucherani.
A polinização pelas abelhas se dá da seguinte maneira: as abelhas do gênero Euglossa cordata, em número por vezes de algumas dezenas, se apresentam em frente do rácimo florido do Catasetum luridum, em vôo de libração num verdadeiro desfile e voando de um para outro lado, efetuando os mesmos movimentos, sempre mexendo as pernas traseiras, para cima e para baixo, deixando bem salientes as tíbias posteriores com as corbículas que parecem guardar algo; em seguida uma dessas abelhas efetua o pouso na parte de entrada do labelo e, ao penetrar por essa plataforma, ao tocar as antenas, que são longas e afiladas, partindo da base da coluna, provocam o disparo e ejetam o polinário com força; este provoca o impacto, projetando-se e fixando-se na parte dorsal da abelha, pelo retináculo, que leva uma substância pegajosa e aglutinante .
A abelha permanece imóvel até habituar-se a essa carga, para após partir em vôo.
O mesmo ocorre com as orquidáceas Catasetum hookeri, Catasetum globiflorum, Catasetum discolor, Catasetum cernuum e Catasetum mattosianum.
a polinização observada em Coryanthes speciosa espiritusantensis, ocorre por interferência de abelha Euglossa e também por uma formiga do gênero Asteca, que vive em simbiose com a planta, dando a característica de serem todas as espécies Coryanthes plantas mirmecófilas.
Também é comum na espécie C. speciosa espiritusantensis a polinização pela formiga que vive em simbiose, formando seu ninho nessa planta. Há ainda a participação de marimbondos cujo ninho fica suspenso acima da planta, cerca de um metro, na vertical,de maneira que a exsudação e excrescências destes venham a cair sobre o ninho das formigas.



Semana de 15/11 a 22/11/2007.
Cine Porto 12 3833 2066

"Putz!a coisa tá feia"
Desenho !!!!! Dublado as 15:30h

"Tropa de Elite"
Ação!!!!!! ás 17:10 - 19:20 - 21:30h

"Jogos Mortais 4"
Terror !!!! ás 21:40 hs

cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Poesia Topo

Lições caiçaras


Foi com o tupinambá
Que meu antepassado
Aprendeu a fazer casa
De barro pilado,
De teto de sapé
De imbé amarrado,
No verão refrescado
E no inverno aquecido.
E depois da casa pronta
Acrescentou um toque de poesia
Ao fazer uso das taramelas
Para trancar portas e janelas.

Felix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Barulho na Praia Grande

Gostaria de expressar aqui, meu repúdio, aos responsáveis pelo posto Ipiranga e uma lanchonete localizada na área deste mesmo posto, na Praia Grande em Ubatuba. O motivo é a falta de respeito com os turista e moradores daquela área, que não conseguem descansar e dormir em páz, devido ao exesso de barulho de pessoas que frequentam este posto e esta lanchonete. Os responsáveis por estes estabelecimentos, deveriam ter consciência que eles podem resolver o problema, colocando placas, orientando os frequentadores daquele local, para que respeitem a lei do silêncio após as 22:00 horas. É um absurdo o barulho que se fáz alí, especialmente em dias de feriados; muitas veses é necessário acionar até a polícia para contornar o problema. A Prefeitura, se preucupa muito com o barulho dos quiosquis durante o dia, porque não fiscaliza o que acontece a noite no posto da Praia Grande? os barulhos dos quiosques nem chega perto do que acontece no posto em dias de feriados; afinal de contas a maioria dos turistas que vão para Ubatuba, vão para descansar, curtir a práia durante o dia e a noite dormir e ali próximo ao posto isto é impossivel.Por favor espero providências urgente por parte dos responsáveis e pelas autoridades competentes.
 

Vilma Xavier Antonio
Campinas SP

 


DESTEMPEIROS

Quando alguma coisa não vai bem ou dá errada ficamos furiosos, bravos, irritados e soltamos palavras (palavrões) ao vento sem o menor sentido. Estes fatos desagradáveis acontecem geralmente em momentos críticos do nosso dia-a-dia, em situações complicadas ou quando uma necessidade básica é prioridade número 1.
Daí para perdemos o controle da situação é pra já. O mais interessante que depois de alguns minutos ou horas aquele problemão passa a ser um problema, na seqüência um probleminha ou simplesmente desaparece. No dia seguinte nem lembramos mais do sufoco que passamos. E uma pergunta fica no ar: Pra quê se estressar tanto ou ficar furioso com o problema se ele sempre tem uma solução? Quando perdemos o nosso equilíbrio em momentos críticos desperdiçamos uma energia poderosa que poderia ser canalizada para a solução do "digníssimo" problema.
Em vez de solução aumentamos o tamanho do problema. Assim, sempre que uma dificuldade aparecer pela frente mantenha a sua mente em equilíbrio que olhe universo dará todas as soluções. Nesta linda viagem pelo planeta Terra, este é um dos maiores ensinamentos que nós, aprendizes da humanidade, devemos buscar. Entenda que viver é um desafio especial, um processo em transformação constante e um aprendizado abundante.
 

Charles Martins
 

Na confusão PTB é solução.

Em Ubatuba os pretensos candidatos se articulam, tem partido que se não houver entendimento será frustração total, afinal, muitos são os pretendentes ao cargo majoritário e pelo jeito ninguém se entende porque chamaram o Paulo Ramos para organizar. Organizar a festa da dança tupiniquim, lá todo mundo dançou; dançou Charles, dançou Gilmar, xiiii, lá no fundo alguém gritou: - a festa vazou. Mas não há de ser nada, aliás, tudo em nome da democracia, até há rumores de articulações entre o PSDB e o PDT, isso mesmo, o PDT daquele ex-prefeito que às vésperas da eleição passada asfaltou a rua Gastão Madeira até a Maria Alves, cujo asfalto a primeira chuva forte lavou, digo, levou; tal como levou também o da Rua Liberdade, Dom João III, Conceição e Batista de Oliveira, nossa é tanto dinheiro levado pela chuva, digo, asfalto levado pela chuva que se o eleitor parar para pensar não vota que ele volta, digo, vota que ele volta. Volta para recapear aquilo que asfaltou as pressas, com dinheiro público é claro.
Bom, deixa pra lá por que senão vai sobrar para o eleitor pagar novamente.
E por falar em pagar, nosso IPTU está absurdamente alto à vista dos malefícios que ele nos retorna, digo, benefícios que ele nos retorna. Pagar IPTU em Ubatuba é sinônimo de desperdício, opa, desculpe-me, não se pode falar em desperdício, afinal, segundo se ouve a prefeitura está sem caixa, quanto mais não poderá desperdiçar.
Mas não tem nada não, nem tudo está perdido e o melhor é paver, digo, pra ver, nas praças e calçadas da avenida.
Ah!!! Mas ainda pode-se salvar alguma coisa se falar na Câmara. Eh!!! Desculpe-me novamente, na Câmara não fala, lá se cala. Cala diante das irregularidades que se deixa de fiscalizar, opa, errei de novo, esqueci que lá faz caridade e não se fiscaliza a cidade; pede cascalhamento de rua, orelhão, reforma de pontes, iluminação e outras coisas mais, se continuar assim vai mudar de finalidade e virar paparicação social, digo, promoção social, ah, errei de novo, a Câmara é casa do povo, isso mesmo, lá o povo dá ordem e lá o povo manda, em que eu não sei, talvez mande pra aquele lugar que aqui não posso falar.
Deixa pra lá, 2008 está aí, basta abrir os olhos para não regredir ao revés de melhorar. Peço ao cidadão que saiba votar e olhe para trás pra não se esquecer do sofrimento que já se foi, tomando-o como lição, porém, que se siga sempre em frente e de cabeça erguida para escolher um novo caminho e um novo candidato para mudar Ubatuba, afinal, na hora do voto é preciso saber usar os cinco sentidos, vale dizer, ter visão, audição, paladar, olfato e TATO para melhorar.
 

Ivair Pinto de Moura
Membro do PTB de Ubatuba

Humor


 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Perequê Açu  ©Emilio Campi

Perequê Açu
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor