Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 23 de Novembro de 2007 - Nº 1880 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região


Caraguatatuba
Caraguá disputará Liga Valeparaibana de Tênis de Mesa
Bazar de Natal do projeto de Geração de Renda oferece produtos com 50% de desconto
Formatura de Guarda-vidas temporários que atuarão na temporada acontece em dezembro
Caraguá faz mutirão de Mamografia para suprir demanda
Caraguá realiza mais uma audiência sobre o Plano Diretor
Pacientes de Caraguá são beneficiados com aparelhos auditivos
Caraguá segue com Campeonato para veteranos
Seleção Paulista de Beach Soccer segue treinamento em Caraguá
Bazar de Natal do projeto de Geração de Renda oferece produtos com 50% de desconto
Morador de Caraguá pode fazer declaração de isento do Imposto de Renda até 30 de novembro
Caraguá terá Festival do Mexilhão em dezembro

Ilhabela
Ilhabela comemora o dia de combate a Dengue – “Dia D”
Notícias do Esporte
Presidente da Câmara indica melhorias para Água Branca e Perequê

São Sebastião
Definidas as equipes do Santos e Seleção Sebastianensepara o amistoso de futebol veteranos neste sábado
Cordéis do Brasil” será apresentado na área de lazer do Jaraguá
Linha Beach Tour começa a operar em São Sebastião a partir de 26 de dezembro
Prefeitura de São Sebastião implanta novo sistema de telefonia
Prefeituras de São Sebastião e São Paulo avançam no processo de integração de programas ambientais
São Sebastião é destaque na Feira Internacional de Turismo na Argentina
Beneficiários do Pead participam de curso de Iniciação à Marcenaria

Ubatuba
Constelação Familiar
Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba será inaugurado na ACIU
NOTÍCIAS DA FUNDART
Prefeitura de Ubatuba inaugura uma das mais modernas escolas municipais da região
Ubatuba participa neste sábado do Dia D de Combate à Dengue
Esquadrilha da Fumaça será atração principal do “Domingo Feliz”, em Ubatuba
Prova pedestre Cidade de Ubatuba acontecerá em dezembro
Processo seletivo para controlador de estacionamento rotativo acontece neste domingo

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

 


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá disputará Liga Valeparaibana de Tênis de Mesa

Caraguatatuba - A equipe da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação estará representando Caraguatatuba na Liga Valeparaibana de Tênis de Mesa, que realizará em dezembro o TOP 8, na cidade de Mogi das Cruzes.
A competição será disputada pelos oito melhores de cada categoria, onde definirá o melhor da temporada. Os atletas classificados passaram por uma seletiva de cinco etapas durante o ano.
A equipe da SECER será representada pelos mesatenistas Mitsuo Kashiura (Super Veterano – 3º do ranking), Rafael Cases (Juvenil Masculino – 8º), Jesiel Silva (Infantil Masculino – 7º), Douglas Reis (Pré-Mirim Masculino – 6º) e Renata Castilho (Infantil Feminino – 7ª).
Os competidores terão o professor Cícero Alberto dos Santos (Beto), como responsável. Os técnicos que estarão com a equipe são Rodrigo dos Santos e Laércio Pereira Júnior.
(Fonte: PMC)

Bazar de Natal do projeto de Geração de Renda oferece produtos com 50% de desconto

Caraguatatuba - O projeto de geração de renda do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, da região Sul de Caraguá, fará o Bazar de Natal “Feito Aqui, Feito por Nós”, com produtos confeccionados pelas alunas do ano de 2007, nas variadas oficinas oferecidas gratuitamente pela entidade.
Por meio de uma parceria da Secretaria de Assistência Social com o Fundo Social de Solidariedade, será feita a exposição, na qual os produtos serão vendidos com 50% de desconto.
Segundo a coordenação do CRAS Porto Novo, a exposição será aberta a toda população. Todos os produtos que estarão expostos neste Bazar de Natal foram feitos dentro dos projetos de geração de renda.
É importante ressaltar que a exposição contará também com quadros pintados por adolescentes e famílias participantes dos projetos do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que funciona no bairro Indaiá.
O Bazar de Natal “Feito Aqui, Feito por Nós”, funcionará de 3 a 6 de dezembro, das 9h às 16h e todos os produtos serão oferecidos pela metade do preço. O CRAS fica na Avenida José Herculano nº 6.900, no bairro Porto Novo, próximo à UBS (Unidade Básica de Saúde), no mesmo bairro, na região Sul de Caraguá.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3887-5585. Aproveite e vá conferir os produtos do bazar, e ajude a melhorar a renda das famílias participantes do projeto de Geração de Renda neste Natal!(Fonte: PMC)

Formatura de Guarda-vidas temporários que atuarão na temporada acontece em dezembro

Caraguatatuba - Formandos da turma de 2007, que fizeram o curso preparatório para atuação como Guarda-Vidas Temporários receberão certificados no dia 14 de dezembro em Caraguatatuba.
A cerimônia será realizada pelo 17º Grupamento de Bombeiros – Salvamar Paulista, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, e acontecerá na Praça Antônio Fachini, na praia Martim de Sá, às 10h da manhã.
De acordo com o Tenente João Batista Rapaci, comandante do Salvamar de Caraguá, “o curso de guarda-vidas teve como principal objetivo capacitar pessoas civis para atuação na Alta Temporada como Guarda-Vidas Temporários”.
Os 56 formandos que trabalharão nas praias de Caraguatatuba, participaram do curso que teve a duração de 13 dias e carga horária total de 80 horas/aula, com várias disciplinas, entre elas Pronto-Socorrismo, Salvamento Aquático, Técnica de Recuperação de Afogados, Educação Física e Ordem Unida.
Durante a formatura, serão contemplados os três melhores alunos do curso, com certificados de 1º, 2º e 3º colocados, de acordo com a avaliação de desempenho do Grupamento de Bombeiros (Salvamar).
Os Guarda-Vidas Temporários que se formarão no dia 14 de dezembro, trabalharão durante a Alta Temporada (Verão), com previsão de término de contrato em 25 de março de 2008. (Fonte: PMC)

Caraguá faz mutirão de Mamografia para suprir demanda

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde realiza no próximo sábado, dia 24 de novembro, um mutirão de Mamografia para atender a demanda reprimida existente no município. O atendimento acontece na Digital Diagnóstico por Imagem a partir das 8h.
Serão atendidas pacientes com solicitação de realização de Mamografia que até a data do mutirão não tenham conseguido agendar ou realizar o exame.
A Secretaria de Saúde já agendou 600 exames, que serão feitos na próxima semana. “Esses atendimentos que serão realizados no sábado são para atender a demanda. As pessoas que já têm o exame agendado serão atendidas na data marcada, não havendo a necessidade de comparecer ao mutirão”, disse Luciana Fadel, diretora de Assistência a Saúde de Caraguá.
De 24 de novembro até o dia 1º de dezembro serão feitos cerca de 800 exames de Mamografia na cidade, que já foram agendados, sendo que pacientes de Ilhabela e São Sebastião também serão atendidos.
O resultado dos exames será entregue na Clinica Digital e em casos positivos, a paciente receberá orientação para agendar consulta em serviços especializados, para prosseguimento no tratamento.
A Digital Diagnóstico por Imagem fica na Av.Anchieta, 196, sala 5 – no Centro de Caraguá. Mais informações no telefone 3897-2100 com Luciana Fadel.(Fonte: PMC)

Caraguá realiza mais uma audiência sobre o Plano Diretor

Caraguatatuba - O grupo técnico de elaboração do Plano Diretor de Caraguatatuba decidiu realizar mais uma audiência pública, antes de envia-lo à Câmara Municipal, após sugestões recebidas por entidades municipais, após a última audiência que aconteceu no dia 15 de outubro.
O encontro será no dia 28 de novembro, quarta-feira, às 18h30, na Videoteca Lúcio Braun, abrigada no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos. Podem participar Associações representantes do vários segmentos da comunidade local e todos os interessados.
De acordo com o Secretário de Urbanismo, Habitação e Trânsito, Leandro Borella Barbosa, que também faz parte do grupo de elaboração do Plano Diretor, houve algumas sugestões de entidades e o grupo decidiu levar para discussão as propostas. “Posteriormente a ultima audiência Pública foram apresentadas por instituições do município algumas sugestões de alteração no texto e o grupo entendeu que haveria necessidade das mesmas serem discutidas pela população, visando finalizar os trabalhos”, disse.
Na audiência serão esclarecidas e apresentadas as propostas de alteração no texto final do Plano Diretor. Após a apresentação e esclarecimento, os presentes poderão se inscrever para manifestação sobre as propostas de alterações, em seguida, o grupo técnico fará manifestação e comentários.
Após está última Audiência Pública, o grupo técnico fará as alterações finais do texto e encaminhará para aprovação do Poder Legislativo.
A videoteca Lúcio Braun fica abrigada no Pólo Cultural Adaly Coelho Passos, localizado na Praça Cândido Mota, 72, Centro da cidade (Praça da Igreja Matriz)(Fonte: PMC)

Pacientes de Caraguá são beneficiados com aparelhos auditivos

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Saúde, entregou nesta quinta-feira, 22, sete aparelhos auditivos para pacientes, inclusive pessoas que não escutavam desde criança. Os beneficiados encontravam-se na fila de espera.
De acordo com a Secretaria de Saúde, os pacientes que receberam os aparelhos serão acompanhados por uma equipe de saúde até que estejam adaptados.
Segundo o Secretário de Saúde, Olegário Alves dos Santos, essa entrega de próteses faz parte do processo de recuperação de pacientes que estão cadastrados no SUS, dentro do programa Órtese e Próteses, da Secretaria de Saúde. “Entre os pacientes beneficiados está dona Maria Aparecida da Costa Vicente, deficiente auditiva desde a infância. É importante ressaltar que com o aparelho melhorará a sua qualidade de vida, assim como a de todos os outros beneficiados”, disse Santos.
Durante a entrega, os pacientes agradeceram ao secretário pela dedicação com que a prefeitura tem tratado os pacientes e também a equipe de fisioterapeutas, que segundo eles, tem sido muito atenciosa com os pacientes.
A Secretaria de Saúde já distribuiu cadeiras-de-rodas e de banho, muletas (axilar e canadense), goteiras, aparelhos auditivos, molas de codivila (apoio ao pé), tênis ortopédicos, sapatos especiais para pessoas amputadas, andadores, próteses, tutor longo e outros, para adultos e crianças.(Fonte: PMC)

Caraguá segue com Campeonato para veteranos

Caraguatatuba - O Campeonato Municipal de Futebol Veterano, organizado pela SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, teve rodada na última quarta-feira no CEMUG (Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves) e segue neste final de semana.
Na competição para até 55 anos, o time do Pitiko derrotou o Cai & Sara por 3 a 1, com gols de Nelson, Pedro Amaral e Eustaquio. Querosene descontou.
A rodada segue nesta sexta-feira (23), com o confronto entre Gauchinho A e Gauchinho B, às 18h30, no CEMUG.
Já no sábado, também no Centro Esportivo, às 15h30, pelo Campeonato até 40 anos, a equipe do Pitiko encara o Primavera, e às 17h, o Cai & Sara enfrentará o São José.
No domingo, os atletas que ainda não atingiram os 40 anos, estarão em campo. Às 9h, o Fluminense terá pela frente o Indaiá, na luta pelos três pontos.(Fonte: PMC)

Seleção Paulista de Beach Soccer segue treinamento em Caraguá

Caraguatatuba - A Seleção Paulista de Beach Soccer continua treinando em dois períodos na Arena no Bairro do Indaiá, ao lado da pista de Bicicross, em Caraguatatuba, com o apoio da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação e da Federação Paulista de Beach Soccer.
Os atletas se apresentaram em Caraguá no último sábado (17), onde tiveram no mesmo dia e no domingo, palestras. Na segunda e terça-feira, a equipe passou a fazer treinos físicos. Só na quinta-feira, os jogadores começaram a correr atrás da bola, com treinos técnicos e coletivos, visando a disputa do 11º Campeonato Brasileiro, que terá início na próxima segunda-feira (26), em Vitória, Espírito Santo. A final será realizada no dia 2 de dezembro.
A competição terá a participação de 14 estados. Os paulistas foram os que mais venceram, com 10 títulos conquistados e lideram o ranking no país. Com um grupo de novos atletas, o técnico Vitor Gaúcho espera seguir com a boa fase de São Paulo.
“Temos um grupo heterogêneo, com um tipo diferente de jogo. Eu destaco a força no trabalho do grupo e não o individual. Temos uma equipe nivelada, onde nosso grande desafio é formar um conjunto e dentro da humildade, temos o objetivo e chances de lutar por mais um título”, falou o treinador, que é mais um representante de Caraguá.
Também otimista e ciente da juventude do grupo, o ala ofensivo Betinho comentou sobre as possibilidades de São Paulo levantar a taça pela sétima vez. “Nossa idéia inicial é chegar entre os quatro. Temos um grupo novo, com a garotada querendo mostrar seu potencial. Vamos brigar pelo título”, disse o jogador que foi campeão mundial pela Seleção Brasileira no início deste mês.
Betinho destacou a qualidade do grupo que estará indo para a disputa do nacional. O grupo é novo, mas tem uma qualidade muito grande. A maioria irá disputar pela primeira vez o Brasileiro. São Paulo também é favorito por isso. Esses garotos têm futuro, temos que acreditar”, afirmou o ala ofensivo que está pela terceira vez em Caraguá, e fez elogios ao município.
“É muito bom estar aqui. Já vim jogar nessa cidade, que me recebeu muito bem. É um lugar legal e tranqüilo. Bom para trabalhar”, comentou.
Os principais rivais dos paulistas na competição serão as seleções do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, que contam com atletas campeões mundiais e experientes nas areias.(Fonte: PMC)

Bazar de Natal do projeto de Geração de Renda oferece produtos com 50% de desconto

Caraguatatuba - O projeto de geração de renda do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, da região Sul de Caraguá, fará o Bazar de Natal “Feito Aqui, Feito por Nós”, com produtos confeccionados pelas alunas do ano de 2007, nas variadas oficinas oferecidas gratuitamente pela entidade.
Por meio de uma parceria da Secretaria de Assistência Social com o Fundo Social de Solidariedade, será feita a exposição, na qual os produtos serão vendidos com 50% de desconto.
Segundo a coordenação do CRAS Porto Novo, a exposição será aberta a toda população. Todos os produtos que estarão expostos neste Bazar de Natal foram feitos dentro dos projetos de geração de renda.
É importante ressaltar que a exposição contará também com quadros pintados por adolescentes e famílias participantes dos projetos do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que funciona no bairro Indaiá.
O Bazar de Natal “Feito Aqui, Feito por Nós”, funcionará de 3 a 6 de dezembro, das 9h às 16h e todos os produtos serão oferecidos pela metade do preço. O CRAS fica na Avenida José Herculano nº 6.900, no bairro Porto Novo, próximo à UBS (Unidade Básica de Saúde), no mesmo bairro, na região Sul de Caraguá.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3887-5585. Aproveite e vá conferir os produtos do bazar, e ajude a melhorar a renda das famílias participantes do projeto de Geração de Renda neste Natal!(Fonte: PMC)

Morador de Caraguá pode fazer declaração de isento do Imposto de Renda até 30 de novembro

Caraguatatuba - Moradores de Caraguá têm até a próxima sexta-feira, 30 de novembro, para declararem isenção do Imposto de Renda – prazo estipulado pela Receita Federal. O serviço de preenchimento desta declaração está sendo oferecido gratuitamente aos moradores da cidade, graças a uma parceria entre a AECC – Associação dos Escritórios de Contabilidade de Caraguatatuba e a Prefeitura Municipal, com o apoio da Niponet.
De acordo com a presidente da Associação, Maria Bernadete Vieira Sales, para usufruir do serviço basta comparecer à praça Cândido Motta com o CPF e Título de Eleitor (opcional). “É importante lembrar que toda pessoa física deve entregar anualmente a declaração de isento e isso é obrigatório, podendo o cidadão ter seu CPF bloqueado caso não o faça no prazo estipulado pela Receita Federal”, explicou Maria Bernadete.
As pessoas físicas inscritas com CPF, residentes ou não no Brasil, dispensadas da apresentação da Declaração de Ajustes Anual do Imposto de Renda (exercício 2007/calendário 2006), cuja renda total não ultrapasse R$ 14.992,32 são isentas de declarar Imposto de Renda e devem fazer a declaração de isenção, desde que não estejam inseridas em outras condições como participação em empresas.
Para a presidente da AECC, o munícipe deve ficar atento evitando os transtornos de última hora. . “Estamos fazendo este trabalho voluntariamente, com estagiários da AEEC, para auxiliar o cidadão que não tem como fazer essa declaração, porque caso a mesma não seja feita, o CPF ficará bloqueado até a regularização”, explicou, completando que “para fazer o desbloqueio do documento, além de existir uma taxa, o munícipe terá muito mais trabalho, e é muito comum todo ano à pessoa esquecer de declarar o imposto com antecedência e não conseguir fazê-lo no último dia de prazo. É para isso que estaremos na Cândido Motta”, concluiu.
Para declarar isenção, basta comparecer à Praça Cândido Motta, até a próxima sexta-feira, dia 30 de novembro, das 14 às 17h, lembrando que este serviço funcionará somente durante a semana, de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3883 4116 e 3883 5977. (Fonte: PMC)


Caraguá terá Festival do Mexilhão em dezembro

Caraguatatuba - A cidade de Caraguatatuba terá mais um evento gastronômico neste ano. A 6º edição do Festival do Mexilhão acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, na praia da Cocanha.
A iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, promete agitar o município. O secretário Ricardo Ribeiro espera ter um acréscimo de 15% nas visitas em relação ao ano passado.
Há também, segundo ele, a grande possibilidade de se bater o recorde de vendas de mariscos. Em 2006, os maricultores comercializaram 3 mil kg do molusco.
Toda a área da festa já está sendo preparada para receber o evento. As guias estão sendo pintadas, além disso, as pedras em mosaicos das calçadas passam por reformas. “Todo esse trabalho é realizado para deixar “brilhando” o local para receber os visitantes”, disse Ricardo.
O Festival do Mexilhão contará com barracas, vendendo variadas receitas a base de marisco. Além disso, também será explorado durante o evento, o artesanato local.
Para descontrair o público presente, haverá também recreação infantil, apresentações musicais e culturais, passeio de barco na fazenda de maricultor, atividades esportivas, além da venda de mexilhão in natura.
Segundo a secretaria de turismo, o Festival do Mexilhão traz a oportunidade de se gerar emprego e renda, além de poder explorar a cultura caiçara.
Neste ano, em Caraguatatuba, já ocorreram outros eventos gastronômicos, como o Festival do Camarão, Festival da Tainha e o Caraguá A Gosto, eventos de sucesso, que já se tornaram tradição na cidade.(Fonte: PMC)
 

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela comemora o dia de combate a Dengue – “Dia D”

Ilhabela - Neste sábado, 24, é comemorado o dia Nacional de Combate a Dengue - “Dia D”, e a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da equipe do PIACD – Plano de Intensificação de Ações de Controle da Dengue, e os Agentes Comunitários de Saúde, desenvolveu uma série de eventos para chamar a atenção da população quanto ao perigo da doença.
Os eventos acontecerão à partir das 9 horas e contarão com apresentação de teatro, distribuição de panfletos educativos e visitação nas residências e comércios dos bairros considerados com maior incidência de focos do mosquito da Dengue: Itaquanduba (praça do morro dos Mineiros); no Perequê (praça em frente ao Super Mercado Frade) e Barra Velha (praça Alan Kardec).
O coordenador do PIACD, Mario Otávio de Carvalho esclarece, que sua equipe vem administrando palestras educativas nas Escolas das redes municipal e estadual de ensino desde o início de novembro, com previsão de continuidade até o término do ano letivo. O coordenador enfatiza ainda, que sem a ajuda da população não há como diminuir a incidência dos focos do mosquito, que segundo estatística da Secretaria Municipal de Saúde, 75% dos criadouros são encontrados em residências.
(Fonte: PMI)

Notícias do Esporte

Ilhabela - A Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer de Ilhabela estará realizando as partidas finais do Campeonato Municipal de Futsal Feminino e Veterano, nesta sexta-feira, 23, às 18:30 horas no Ginásio Municipal Gilson Gomes Pinna – Itaquanduba.
O jogo Feminino será disputado entre a Barra Velha x Ilhabela, e o Veterano: Prainha x Vasquinho. As premiações acontecerão logo após o término dos jogos.
No final de semana, dias 24 e 25, a partir de meio dia, estarão acontecendo as regatas finais referente ao Campeonato Paulista das Classes Optimist e 420. A premiação será realizada no domingo, 25, às 17 horas, na sede da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, Rua Bartolomeu de Gusmão, 140 – Perequê.(Fonte: PMI)

Presidente da Câmara indica melhorias para Água Branca e Perequê

Ilhabela - O presidente da Câmara de Ilhabela, Professor Joadir Capucho (PTB), na ultima sessão ordinária apresentou quatro indicações ao Executivo que apontam a pavimentação de vias públicas no Itaquanduba e na Água Branca; obras de melhoria no Campo do Galera, a iluminação da Pista de Skate, e a reurbanização da Praça Elvira Storace no Perequê.
A indicação nº 306/2007 propõe a pavimentação da Rua Hegina de Oliveira e da Rua José Joaquim da Silva, ambas localizadas no Itaquanduba, e da Rua José Bonifácio, na Água Branca. Se forem executadas estas pavimentações as condições de tráfego poderão melhorar principalmente em períodos de chuvas, quando essas vias tornam-se intransitáveis.
A indicação nº 307/2007 solicita obras de melhoria no Campo do Galera, no bairro da Água Branca, com a construção de área coberta com bancos, destinada a jogadores reservas e o fechamento do campo com tela, com a finalidade melhorar as instalações dessa área de lazer, proporcionando maior comodidade, conforto e segurança à população que dela faz uso.
Já a indicação n°308/2007 sugere ao Executivo Municipal a possibilidade de ser providenciada a iluminação da Pista de Skate, a fim de proporcionar maior segurança e comodidade para a utilização dessa área de lazer no período noturno.
E, por fim, a indicação nº 309/2007 aponta a necessidade de obras de reurbanização da Praça Elvira Storace, localizada no Bairro Perequê, a exemplo do que já foi realizado na Praça da Mangueira, no mesmo bairro.(Fonte: PMI)
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Definidas as equipes do Santos e Seleção Sebastianensepara o amistoso de futebol veteranos neste sábado

São Sebastião - É neste sábado, 24 de novembro, às 11h, no campo de futebol “Veríssimo Cipriano Ferreira – Seu Benício”, no bairro Enseada, Costa Norte de São Sebastião. Amistoso de futebol veterano entre a equipe do Santos Futebol Clube e a Seleção Sebastianense.
Os times já estão definidos para a partida. O Peixe vem pro jogo com Joel, Gilberto Costa, Edu, Toninho Vieira, Toninho Carlos, Toninho Silva, Marcio Rossini, João Paulo, Marcelo Fernandes, Aluisio Guerreiro, Neto, Celio, Índio, Gilberto Sorriso, Carlinhos, Cardim, Dema e Everaldo.
Já a Seleção de São Sebastião vai a campo com os seguintes atletas: Ênio, Nenê, Amarildo, Vicente, Mário, Marinho, Chiquinho, Serginho, Chicão, Laerte, Mineiro, Edgar, Borracha, Douglas, Lourenço, Tostão, Catito, Luiz, Butina, Carlos Paúba, Bob e Claudinho.
A presença do centroavante Serginho Chulapa dependerá da liberação do técnico da equipe principal Wanderlei Luxemburgo, pois o Santos vai jogar no domingo, dia 25 de novembro contra o Paraná pelo Campeonato Brasileiro. Chulapa faz parte da comissão técnica.
O campo da Enseada recebeu este ano a arquibancada lateral e no ano passado o sistema de iluminação. A Costa Norte vem recebendo uma série de melhorias, como a iluminação da orla e da rodovia, a ampliação de escolas e creches, o Centro de Controle de Zoonoses e a ampliação do Centro Comunitário do Jaraguá. Atualmente encontra-se em andamento a pavimentação de 14 ruas desta região, que também ganhará um canal de drenagem na avenida Netuno.
(Fonte: PMSS)

Cordéis do Brasil” será apresentado na área de lazer do Jaraguá

São Sebastião - Será realizado neste fim de semana (24 e 25/11), na Área de Lazer do Jaraguá, mais uma edição do “Movimento Cultural”, projeto que visa mostrar para a comunidade o melhor da cultura sebastianense disponível nos grupos da cidade. O evento terá início a partir das 19h30 e o ingresso custa R$ 2 podendo ser adquirido na hora.
O primeiro grupo a se apresentar é o projeto de dança “Sintonia Corpo e Arte”, que funciona no espaço da EM da Enseada, localizada na Costa Norte. Logo após, está prevista a peça “Cordéis do Brasil”, da CIA Retalhos. De acordo com o diretor do teatro, Caio Rocha, o ingresso custeia os artistas participantes já que o grupo é independente. “Será a última etapa do Movimento Cultural e esperamos um bom público”, disse Rocha.
A ação recebe o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), e o patrocínio de Mundo Encantado, Jussa, Atobá, Colégio Progresso, Pousada Martin de Sá, Fass e Rony Tatoo. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620.(Fonte: PMSS)

Linha Beach Tour começa a operar em São Sebastião a partir de 26 de dezembro

São Sebastião - Uma primeira ação da nova diretoria do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) será a implantação de uma linha turística para circular em São Sebastião. Batizada de “Linha Beach Tour”, os veículos especiais devem começar a circular a partir do dia 26 de dezembro e vão até o dia 10 de fevereiro, no Carnaval, todos os dias. Depois, a proposta é que circule aos fins de semana até a Páscoa, de 29 e 30/3/2008. Somando um
total de 60 dias de funcionamento.
A ação visa intensificar ainda mais o turismo no município, fazendo com que visitantes e mesmo veranistas e moradores conheçam um pouco mais da cidade que tem cerca de 110 quilômetros.
Privilegiada pela natureza, São Sebastião oferece opções no mar, na praia, na mata e mesmo a parte cultural com os ateliês e o Centro Histórico. Por meio da linha turística, será possível fazer um passeio especial por cada um desses setores.
O projeto inicial saiu com a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) e ganhou forma com o vice-presidente do Comtur, Nelson Roncarati, o Neno, até chegar ao formato final que será apresentado na próxima quarta-feira (29/11) na reunião ordinária do órgão, a ser realizada no Morocco, em Maresias, na Costa Sul de São Sebastião.
De acordo com o presidente do Comtur, Eduardo Cimino, a idéia é que o empresariado local conheça e faça a sua adesão ao projeto. A “Linha Beach Tour” será composta por quatro microônibus equipados com ar condicionado, sistema de som, microfone e DVD. Um guia bilíngüe vai apresentar os principais pontos turísticos aos passageiros. Os veículos serão identificados por meio de adesivos e suas paradas serão em pontos diferenciados. O bilhete de embarque será vendido em hotéis e receptivos turísticos. As linhas circularão entre Boracéia, na Costa Sul e Cigarras, na Costa Norte. A parada principal será em Boiçucanga, na Costa Sul, onde o passageiro porque seguir para uma ou outra região.
Esse é o único projeto aprovado pelo Comtur e apoiado pela Prefeitura e segmentos de classe como o Litoral Norte SP Convention & Visitors Bureau (LNSPC&VB), Associação Comercial e Industrial de São Sebastião (Aciss) e comerciantes do setor turístico.(Fonte: PMSS)

Prefeitura de São Sebastião implanta novo sistema de telefonia

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento de Tecnologia e Informação (DTI), da Secretaria de Governo (Segov), está implantando um novo sistema de telefonia. Ele vai permitir uma redução de até 60% no valor das contas. São duas vertentes, uma para ligações fixas entre os prédios da área centra e outra para comunicação entre celulares.
A partir das próximas semanas as ligações entre as secretarias e departamentos já interligados pela rede, seja wirelless ou por cabeamento (fibra ótica), serão feitas através do sistema Voip (Voz sobre IP), que elimina as ligações locais.
Os usuários deverão digitar um código para falar com essas secretarias. Para isso, o departamento está instalando o novo sistema nos PABXs dos prédios públicos. Assim quando uma ligação sair do Paço para a Secretaria da Saúde, por exemplo, ela vai pela rede de wirelless. Ou seja, a ligação sai do PABX do primeiro ponto e vai para o destino final sem a utilização da telefonia convencional.
De acordo com o diretor do DTI, Márcio Jorge, essa mudança vai permitir que em até três meses de funcionamento a Prefeitura reveja este investimento e a partir daí tenha uma economia média de 40% nas ligações locais entre as secretarias interligadas como Saúde, Educação, Cultura e Turismo, Esporte, Meio Ambiente, Obras, Trabalho e Desenvolvimento Humano, além do próprio Paço e as secretarias que têm ramais. O Pronto-Socorro e o Centro de Saúde da Topolândia também serão integrados ao sistema.
Telefonia móvel
Outra economia será observada no sistema para ligações com celulares. Conforme Jorge, no Paço foi instalado uma central telefônica interface de telefonia móvel que vai permitir que todas as ligações para esses aparelhos passe pelo PABX que fará a distribuição. A redução dos custos para aparelhos móveis será em torno de 60%.
Desde o início da semana, técnicos do departamento promovem as mudanças, por isso, os telefones podem ficar sem comunicação por um determinado período. “Pedimos a compreensão de todos porque os benefícios serão vistos no futuro”, disse o diretor do DTI.
Ele ressalta ainda que, em breve, serão repassados os códigos e números de cada secretaria e departamentos para todos os usuários.
Futuramente, esse sistema também será levado para os prédios e serviços públicos das costas Sul e Norte que passam por processo de interligação. “Nesse caso, serviços oferecidos na região central poderão ser utilizados nas outras áreas, beneficiando toda a comunidade sebastianense.”(Fonte: PMSS)

Prefeituras de São Sebastião e São Paulo avançam no processo de integração de programas ambientais

São Sebastião - Dando continuidade ao processo de integração dos programas de educação ambiental das Prefeituras de São Sebastião e São Paulo, as equipes das secretarias de Meio Ambiente de ambas as cidades se reuniram na última quarta-feira (21/11), na Capital, para discutir detalhes do termo de cooperação a ser assinado pelas duas autarquias. A proposta de cooperação dos dois municípios tem o objetivo de incentivar o envolvimento dos paulistanos, principais freqüentadores das praias do Litoral Norte, a se adequar aos programas já existentes na cidade, como coleta seletiva, ecoturismo, entre outros serviços ligados ao meio ambiente.
De acordo com informações do secretário de Meio Ambiente sebastianense, Teo Balieiro, as equipes avançaram na elaboração de algumas ações a serem implantadas já para esta temporada, como por exemplo, uma campanha para minimizar o uso de sacolinhas plásticas. A idéia é desenvolver o trabalho com supermercados, feiras e demais empresas que utilizam o objeto em larga escala. A proposta prevê ainda outras ações a serem desenvolvidas a médio e longo prazos. A data final acordada para apresentação de ações a curto prazo para essa temporada será o próximo dia 26.(Fonte: PMSS)

São Sebastião é destaque na Feira Internacional de Turismo na Argentina

São Sebastião - O município de São Sebastião foi um dos destaques na Feira Internacional de Turismo, realizada em Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 17 e 20 de novembro. O stand do Circuito Litoral Norte, que representou as quatro cidades da região, teve grande procura por parte do público em geral e agentes de turismo. O município foi representado pelo prefeito Dr. Juan Garcia e pelo secretário de Cultura e Turismo, Julio Buzi, que aproveitaram a oportunidade para visitar a Embaixada do Brasil, em Buenos Aires.
Na ocasião, prefeito e secretário propuseram a realização de um evento para apresentar o Litoral Norte dentro do processo de regionalização na região. A idéia é fazer o evento com o apoio da embaixada, além de viabilizar duas visitas (fan e press tours) às quatro cidades. De acordo com informações do secretário Julio Buzi, a idéia foi bem aceita pelo chefe do setor de Turismo da Embaixada, Leonardo Enge. “Vamos ajudar no que for possível. O Litoral Norte é uma região maravilhosa”, afirmou Enge.
Dr. Juan Garcia considerou importante o contato na Embaixada. “Com este apoio, certamente poderemos ter um incremento ainda maior de turistas argentinos para a nossa região”. Júlio Buzi ressaltou a disposição da Embaixada em colaborar com a divulgação e promoção do Litoral Norte, aliada à participação na FIT. “Em função deste trabalho que fazemos regionalmente já notamos um aumento de turistas argentinos na última temporada. A tendência é que esse número cresça em função da manutenção e ampliação do trabalho de divulgação em feiras e outros eventos”, concluiu.
(Fonte: PMSS)

Beneficiários do Pead participam de curso de Iniciação à Marcenaria

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), promove em um galpão localizado no bairro do Topovaradouro um curso de “Iniciação a Marcenaria”, com certificação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), para cerca de 15 beneficiários do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (Pead).
A Prefeitura desenvolve o curso com os alunos há seis meses e a expectativa apontada pela secretária Ana Margarida Freire é que os participantes aproveitem mais esta oportunidade. “É importante que vocês aproveitem este espaço e os instrumentos de trabalho oferecidos para facilitar a busca por um emprego formal”, disse a secretária, em visita aos alunos realizada na última quarta-feira (21/11).
De acordo com a assistente social responsável pelo Pead, Maria Eliana de Lima, o mesmo curso iniciou com 22 bolsistas, porém estão com 15 devido a desistências do programa. “A Prefeitura orientou os mesmos participantes a continuarem no Pead pelo motivo da capacitação oferecida com certificação do Senai, mas eles saíram do programa”, explica Maria Eliana.
O Pead mantém 245 bolsistas que atuam nos mais diferentes setores da Prefeitura de São Sebastião. Deste número, 62 realizam cursos de Informática, Elétrica, Confeitaria, Camareira, Garçom, Preparação para o Trabalho e Marcenaria pelo Centro Integrado Profissionalizante (CIP). Mais informações pelo telefone (12) 3892-2844.
(Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara ACIU

Constelação Familiar
Espaço Baguá 8 e 9 de dezembro com Reno Bonzon

Ubatuba - O que é?
Um método psicoterapêutico sistêmico desenvolvido nos anos 80 pelo filósofo e psicoterapeuta alemão Bert Hellinger que visa tratar o indíviduo e seu sistema familiar. Para Hellinger existem questões para as quais não é possível encontrar solução só com trabalho psicoterapêutico pois não são de ordem psíquica e sim sistêmica.
Parte do princípio de sermos influenciados por antepassados e assim sendo repetimos padrões que não nos pertencem criando obstáculos nas relações emocionais, no trabalho, na realização pessoal, etc. Em função de eventos traumáticos ocorridos na família, membros das gerações atuais assumem inconscientemente sentimentos e comportamentos que pertencem aos seus ancestrais, denominados por Hellinger de emaranhamentos. Os emaranhamentos inibem o fluxo do amor entre os integrantes de uma família e desequilibram o sistema.
A terapia sistêmica fenomenológica nos ajuda a perceber os emaranhamentos energéticos dentro do sistema familiar, visa desbloquear e redirecionar a força curativa do amor, abrindo assim um novo campo para a solução dos conflitos e sintomas apresentados pelo sistema familiar.
Como acontece o trabalho?
O grupo é formado por pessoas que irão fazer sua constelação familiar e outras que irão assistir, podendo ser escolhidas para representar membros da família das pessoas que irão constelar.
A pessoa coloca a questão que deseja trabalhar ao terapeuta e escolhe pessoas do grupo para representar membros da família, inclusive ele mesmo e os posiciona na sala. Este posicionamento forma o que chamamos de constelação familiar.
Questões ocultas que atuam no presente são trazidas à tona podendo ter sido originadas em gerações presentes ou passadas. Estas questões, trazidas à consciência com compreensão e amorosidade acabam encontrando solução e transformação na vida pessoal e familiar.
A experiência auxilia na harmonização do sistema familiar, facilitando a reconciliação amorosa, abrindo assim novos caminhos para a prosperidade e equilíbrio emocional, afetivo e financeiro.
Por que fazer?
Para reconhecer obstáculos e desenvolver um caminho de sucesso.
Para compreender e transcender padrões de comportamento repetitivo.
Para melhorar e clarear relações emocionais,´profissionais, traumas, perdas.
Para descobrir nosso potencial.
Pode atuar em casos de doenças, vícios, dependência química, desordens financeiras, etc.
A quem se destina?
A todas as pessoas que desejam trabalhar suas relações familiares e amorosas, problemas de saúde, comportamentos destrutivos, perdas e/ou luto, conflitos empresariais e dificuldades financeiras. Psicólogos, terapeutas, médicos, consultores, profissionais da saúde, educação, direito, recursos humanos.

O QUE NÃO CHEGA À CONSCIÊNCIA VOLTA COMO DESTINO, Carl Jung.
Local - Espaço Baguá, Ubatuba, SP.
Data - 8 e 9 de dezembro.
Horário - 9h30 às 18h30.
Investimento - R$ 150 para constelar, R$ 50 para assistir participando.
Informações e inscrições - (12) 3835-1275 com Jayo
Terapeuta - Reno Bonzon
Psicólogo e designer.
Formado em Constelações sistêmicas familiares e organizacionais na França com Lienspsy, Gérard e Samai Fossat e na Alemanha com Klaus Horn e Régine Brick.
Participa no Brasil da 3ª Formação Internacional em Terapia Sistêmica de Bert Hellinger, com Richard Hoffmann.Trabalha com sessões individuais ou em grupo.

Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba será inaugurado na ACIU

Ubatuba - No dia 28 de novembro será inaugurado o PAE- Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba.
Localizado na Sede Administrativa da Associação Comercial de Ubatuba (Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro), a inauguração será realizada às 10h00 e contará com a presença de empresários e autoridades da cidade.
A implantação do PAE em Ubatuba é resultado de uma parceria entre a Associação Comercial de Ubatuba -ACIU, a Associação dos Arquitetos e Engenheiros de Ubatuba- AEAU, do Sindicato de Hotéis e Restaurantes de Ubatuba- SINHORES e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- SEBRAE.
De acordo com o Sebrae de São José dos Campos, dos 118 Postos de Atendimento ao Empreendedor existentes no estado, a Prefeitura de Ubatuba é a segunda prefeitura que não é parceria de um PAE. A outra prefeitura é da cidade de José Bonifácio.
Segundo o presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat, o PAE vai permitir ao pequeno empreendedor de Ubatuba a obter informações importantes para abrir e tocar seus negócios, inclusive permitindo aqueles que ainda se encontram na informalidade possam se integrar ao sistema produtivo do município, com suas pequenas empresas.
Barakat ressaltou que a ACIU já disponibiliza de dois agentes de desenvolvimento para atender os empreendedores que buscam informações no PAE e falou da importância do empreendimento para a cidade. “A abertura do PAE em Ubatuba será um passo muito importante para o desenvolvimento da cidade. O PAE já estava em nosso planejamento desde o nosso primeiro mandato e com a conquista da sede própria conseguimos dar este outro passo muito importante. Os funcionários do Posto de Atendimento já foram selecionados e capacitados pelo Sebrae e já estão preparados para oferecer um atendimento de boa qualidade”, contou.
Já o presidente da AEAU, Mauro Sérgio Bezerra contou que a decisão de apoiar a parceria deveu-se à necessidade que os pequenos e micros empresários de Ubatuba têm de manter-se informado sobre o mundo dos negócios, situações de investimento, novos recursos, novas oportunidades. “Hoje termos o PAE em Ubatuba, uma ferramenta que diminuirá a distância de informações e contatos, que reciclará o nosso empreendedor, que vai criar novas expectativas de negócios. Com o conjunto de benfeitorias adquiridas teremos também a visão de qualificar nossos profissionais melhorando ainda mais a qualidade de nossos produtos e atendimento”, afirmou Mauro.
“Não devemos esquecer que Ubatuba é uma cidade turística e qualidade de produtos e atendimento são essenciais para o seu desenvolvimento turístico. Hoje tenho certeza que fazer parte desta parceria é estar contribuindo no desenvolvimento de nosso município”, acrescentou o presidente da AEAU.

PAE - O PAE é a descentralização dos serviços do SEBRAE, que tem como objetivo a valorização, desenvolvimento e aprimoramento das micro e pequenas empresas nos seus aspectos tecnológicos, gerenciais, mercadológicos e de recursos humanos, de modo a assegurar o seu fortalecimento e a melhoria do seu resultado. O projeto visa estimular o empreendedorismo através da promoção de palestras, cursos e consultorias feitas por especialistas nas áreas de marketing, finanças e produção a todas as pessoas que queiram abrir seu próprio negócio ou que já possuam.
Para a formação de um PAE, o Sebrae-SP conta com a articulação de parceiros, que podem ser a Prefeitura Municipal, Associações Comerciais, Rurais e Industriais, além de Centros de Ensino. Os parceiros cedem o espaço físico e toda a infra-estrutura onde o PAE passa a funcionar, além de ficar responsável pela contratação de funcionários.
”A Associação Comercial convida toda a população para prestigiar a inauguração do PAE, mais uma ação visando estimular o empreendedorismo e fortalecer os negócios da cidade”, concluiu o presidente da ACIU.
(Fonte: ACIU)

NOTÍCIAS DA FUNDART

O som do violão que deixa saudades
Por: Celso T. Leite

Ubatuba - Neste domingo, dia 25, a partir das 7:00h, a TV Globo exibe o tradicional Globo Rural com trilha sonora do violonista Francisco Araújo. Os arranjos no violão acompanham a matéria “Caminõs del Passo Fino”, abordando a musicalidade do trotar de uma raça de cavalo colombiano. Este é mais um trabalho do violonista Francisco Araújo que esteve em Ubatuba, a convite da Fundart, participando da 2ª Semana da Música que aconteceu no prédio do antigo Fórum, na Praça Nóbrega.
Natural de Quitaus, atual Crato, no Ceará e formado em História da Arte, pela UNIP, Francisco Araújo é hoje referência nacional como violonista tendo sido revelação no Festival de Campos de Jordão, em 1974 e se apresentado no 20º Concurso de Música em Campostella, na Espanha, cujo idealizador é nada menos que Andrés Segovia. A apresentação de Araújo emociona pois seu violão é mágico. “Sou defensor ardoroso da música brasileira e considero o violão o instrumento mais ligado à nossa história. Tivemos, no início a serenata, passamos para o choro e chegamos a bossa nova. Em todos estes movimentos a forte presença do violão. Junto com ele, a flauta e o cavaquinho formando o conhecido “trio de pau e corda”. A serenata foi o primeiro movimento musical de rua no Brasil e não há como ficar alheio a musicalidade de uma Casa de Caboclo, Luar do Sertão, Chuá-Chuá ou um Chão de Estrelas. São ícones”, diz.
Seus dois CDs – “Francisco Araújo de Sertões e Serestas” e “Francisco Araújo deitando e rolando”, lançados pela CPC Umes, mereceram do crítico Mário Dias, de O Estado de São Paulo, a definição de “um divisor de águas”. No dia 12 de dezembro grava um DVD e CD “Nas cordas do violão”, ao vivo. Para o próximo ano também está agendada a edição de um livro de música intitulado “Violão, uma história brasileira”.
Seus ídolos são Baden Powell, Dilermano Reis, Paulinho Nogueira e Garoto, e além de seu pai, o grande mestre foi Aimoré. Sobre a fase atual da música em Ubatuba: “A Semana da Música, de Ubatuba é uma iniciativa brilhante, o esforço do pessoal da Fundart, onde tenho muitos amigos, tem honestidade de propósitos, são pessoas que trabalham e por isso tem muito valor. É preciso, entretanto, que as autoridades invistam mais.”
Araújo sobrevive com seu violão ministrando palestras, exibindo sua arte em shows e já tem mais de 400 obras para solos de violão ao longo de 25 anos de carreira. Sua opinião sobre a importância do nosso potencial musical: “A forma mais perene de divulgação é o turismo musical e artístico, pois não depende de modismos”, conclui Araújo.


Fundart e biblioteca homenageiam seus pioneiros
Por: Celso T. Leite

Durante o mês de novembro a Fundart está comemorando 20 anos de criação e os 40 anos da Biblioteca Municipal “Ateneu Ubatubense”, ocasião em que serão homenageadas as pessoas que tiveram participação direta na implantação e consolidação desses dois importantes pólos culturais.
De acordo com a programação, no dia 26, segunda-feira, às 9:00h, na Biblioteca Municipal, haverá o descerramento de placa bem como a colocação da foto de Jenny dos Santos Aguiar, a pioneira que com esforço pessoal e dedicação conseguiu atender ao pedido do prefeito Ciccillo Matarazzo e tornar a biblioteca uma realidade. Na seqüência, também nas dependências da biblioteca, será aberta a exposição de artesanato de Benedito Felipe de Oliveira, mais conhecido por Mudinho, que na década de 60 marcou presença na cidade como autor de peças artisticamente trabalhadas tendo como tema principal o mar. Carros de boi, índios, etc. também são retratados com perfeição respeitando o movimento de seus personagens. Pinturas a óleo de sua autoria estão incluídas na exposição. Todo este acervo foi disponibilizado pelo artesão Marcos Teixeira Leite, seu amigo e contemporâneo que conseguiu restaurar a obra de Mudinho.
No dia 30, sexta-feira, a partir das 18:00h, quando se comemora os 20 anos de criação da Fundart a programação se inicia com a apresentação da Lira Padre Anchieta e o descerramento de uma placa defronte o Sobradão do Porto. Um áudio-visual contendo depoimentos dos ex-presidentes da Fundação será projetado no auditório do Sobradão bem como uma galeria de suas respectivas fotos. ”É gratificante estar à frente da Fundart neste momento histórico quando podemos reconhecer o trabalho de tantas pessoas que lutaram pela preservação e desenvolvimento de nossa cultura”, diz Pedro Paulo T. Pinto, presidente.
(Fonte: Fundart)


Prefeitura de Ubatuba inaugura uma das mais modernas escolas municipais da região
Com projeto moderno, a escola foi construída com primazia pela qualidade, atendendo aos padrões do FDE e vai atender cerca de 850 alunos
(matéria corrigida)


Ubatuba - A tarde do último dia 19 ficará marcada na história da região oeste de Ubatuba. Nesta data, a Prefeitura de Ubatuba inaugurou com grande festa a Escola Municipal Mário Covas Júnior, no bairro Ipiranguinha, que já está sendo considerada uma das mais modernas escolas municipais de todo o Litoral Norte. A inauguração contou com a presença de muitos moradores da região, associações de bairros, dos vereadores Osmar de Souza, Claudinho Gulli e Luciana Machado e outras autoridades, além de shows com bandas locais e a presença da Casa do Brinquedo, que divertiu as crianças durante a festa.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, que lembrou em seu discurso as diversas obras já realizadas pela prefeitura na região oeste do município, falou sobre a emoção de inaugurar uma escola que significa a realização de um sonho para aquela comunidade: "quando assumi o cargo de vereador, em 1993, já havia o sonho de uma grande escola nesta região, que concentra o maior número de trabalhadores de Ubatuba e até então só era lembrada em época de eleições. E agora, é com muita honra que entregamos esta escola, que prova que quando o trabalho é sério, transparente e realizado em equipe, é possível obter grandes conquistas".

Respeito pela comunidade
Para o secretário municipal de Educação, Arnaldo da Silva Alves, a Escola Municipal Mário Covas será um marco para a população do Ipiranguinha: “com a nova escola vai acabar o tormento da perda do horário letivo, pois agora os alunos poderão ser acolhidos confortavelmente, em uma grande escola, com equipamentos e mobiliário novos. Isto demonstra o respeito da Secretaria de Educação e do prefeito Eduardo Cesar por esta comunidade”. O secretário lembrou também que naquela região não há mais lista de espera para creches: “não temos mais nenhuma criança da região oeste esperando por vaga e ainda vamos inaugurar outra creche, no Parque dos Ministérios, que vai atender mais 150 crianças, outra grande conquista para uma região populosa como esta. Estamos provando que não é apenas o centro que recebe obras de qualidade e sim todo o município”.

Modernidade
Com uma construção ampla, a escola já está sendo considerada a mais moderna do Litoral Norte. Serão 12 salas de aula, que irão atender cerca de 850 alunos, de 1ª a 4ª séries, nos períodos da manhã e da tarde. A escola contará também com laboratório de informática, videoteca, biblioteca, dependências administrativas e estacionamento interno, com um projeto todo adaptado para pessoas portadoras de necessidades especiais, atendendo aos padrões do FDE (Fundo para o Desenvolvimento da Educação). “Este é o padrão de escola que Ubatuba merece e que quem utiliza o dinheiro público com responsabilidade e transparência consegue fazer”, completou o prefeito.
A diretora da escola, Márcia Romeiro, afirma que este é um grande avanço educacional para o bairro do Ipiranguinha. "A escola ficou linda, ampla, bem planejada, um verdadeiro presente para a comunidade".(Fonte: PMU)
.

Ubatuba participa neste sábado do Dia D de Combate à Dengue

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Superintendência de Proteção à Saúde, participa neste sábado, 24, do programa nacional "Dia D de Combate à Dengue". As ações estarão centralizadas na Praça 13 de Maio, no centro de Ubatuba. No local, estará montado um palanque para apresentações artísticas, musicais e culturais dos trabalhos desenvolvidos por algumas escolas municipais, todas enfocando o tema dengue. Ainda estarão instalados no local, estandes da Casa do Brinquedo, PSF e do Controle de Endemias, onde os visitantes poderão conhecer o trabalho dos agentes no seu dia-a-dia. Nos comércios ao redor da praça, os funcionários da Secretaria de Saúde farão panfletagem orientando a população quanto aos cuidados para se evitar a proliferação do mosquito da dengue. No calçadão da Avenida Dona Maria Alves, no quiosque da Unidade Estratégica de Saúde, funcionários também estarão prestando orientações para a população.
"Também haverá a panfletagem em alguns pontos isolados de Ubatuba, onde houver a aglomeração de pessoas, como na Feira Livre que acontece aos sábados, na praça Bip", explica Antenor Benetti, coordenador do Programa de Combate à Dengue em Ubatuba.
Cerca de 50 profissionais da Secretaria de Saúde estarão envolvidos no Dia D em Ubatuba, que acontecerá das 8 às 14 horas.

Mutirão Ubatuba Sem Dengue
No dia 30 de novembro a Prefeitura de Ubatuba promove mais um mutirão “Ubatuba Sem Dengue, entre nessa onda”. Desta vez a ação, que já passou pela região central e pelo Itaguá, acontecerá no bairro do Perequê-Açu. Para facilitar o trabalho dos agentes, a população pode antecipar a retirada de possíveis criadouros e deixá-los à disposição para que a Prefeitura possa recolher no dia do mutirão. “O Perequê-Açu deve se antecipar e mostrar que é um bairro que está preocupado com a saúde pública. Todos devem fazer a sua parte. Se todos se anteciparem, muito mais casas poderão ser vistoriadas neste dia”, explica o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar. Outros bairros ainda receberão as ações do Ubatuba Sem Dengue. Este programa é uma ação conjunta entre secretarias municipais e a articulação de diversos setores da sociedade ubatubense, por meio do Comitê Permanente de Combate à Dengue.

Vigilância Sanitária em novo endereço
A Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Ubatuba está atendendo em novo endereço desde a última quarta-feira, 21. Agora as instalações estão funcionando na Rua Alfredo Araújo, 34, no centro de Ubatuba, próximo ao Paço Municipal. Ainda no local está instalado o Controle de Endemias e o Controle de Zoonoses. O telefone é o (12) 3832-6810 e estará disponível a partir da próxima segunda-feira. (Fonte: PMU)


Esquadrilha da Fumaça será atração principal do “Domingo Feliz”, em Ubatuba

Ubatuba - A Esquadrilha da Fumaça, formada por um grupo de pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB), que faz apresentações de acrobacias aéreas em diversos lugares do Brasil e do mundo, estará em Ubatuba no próximo dia 2 de dezembro. Eles serão a principal atração do “Domingo Feliz”, que acontecerá na Avenida Iperoig nesta data a partir das 14 horas. Além da apresentação da Esquadrilha, diversas atividades recreativas e prestação de serviços estarão acontecendo neste dia.
O prefeito Eduardo Cesar afirma que o “Domingo Feliz” marcará a realização de um grande sonho. “A vinda da Esquadrilha da Fumaça, certamente, será um grande espetáculo, que emocionará todos os presentes.”
Além do show aéreo, as crianças e jovens poderão se divertir com a instalação da Casa do Brinquedo, partidas de futebol, com gol caixote, pintura de rosto, pintura no papel, basquete e skate. Também acontecerão atividades para a melhor idade, como: jogos de mesa e alongamento, ao lado do Centro de Informações Turísticas. Também estará acontecendo uma exposição de motos do grupo “Cruz de Ferro”.(Fonte: PMU)

Prova pedestre Cidade de Ubatuba acontecerá em dezembro

Ubatuba - A Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Ubatuba programou para o mês de dezembro a realização da 39ª prova pedestre Cidade de Ubatuba. A competição será realizada no dia 2 de dezembro, a partir das 9 horas, com concentração na Praça Capricórnio, em frente ao Aeroporto. A prova será disputada por homens e mulheres nas categorias mirim, infantil, júnior, adulto I e II, master I e II, veterano I e II e veteraníssimo. As inscrições já podem ser feitas na secretaria de Esporte (Tubão) das 8h30 às 17h30, pelo fax (12) 3836-1026 ou ainda pelo e-mail eventos.smel.ubatuba@hotmail.com. No dia da prova as inscrições também serão aceitas das 8 horas às 8h50.

Premiação e percurso
A 39ª prova pedestre Cidade de Ubatuba terá percurso de 3 km para as categorias mirim masculino e feminino, 6 km para todas as outras categorias do feminino e infantil masculino e 12 km para as demais categorias do masculino. Haverá premiação com troféus para os atletas dos 1º e 3º lugares de cada categorias e sexo. Serão premiados com medalhas os atletas dos 4º e 8º lugares.(Fonte: PMU)


Processo seletivo para controlador de estacionamento rotativo acontece neste domingo

Ubatuba - Neste domingo, dia 25 de novembro, acontece a prova para o processo seletivo que vai preencher 150 vagas de controlador de estacionamento rotativo. A prova acontecerá na Escola Padre José Anchieta, na Rua Amazonas, 595, Bairro Sumaré. Os candidatos devem chegar ao local às 7h30, portando comprovante de inscrição, documento oficial com foto, caneta, lápis e borracha. A prova terá início às 8h.
Em caso de perda ou extravio da ficha de inscrição, o candidato poderá imprimir a segunda via no site www.ubatuba.sp.gov.br, onde encontra também todas as informações referentes ao processo seletivo. As inscrições já estão encerradas.(Fonte: PMU)




Semana de 15/11 a 22/11/2007.
Cine Porto 12 3833 2066

"SUPERBAD - É HOJE"!!!
Comédia!!!

Ás 15:30 hs -19:30 hs.

"TROPA DE ELITE"
Drama!!!!

Ás 17:30 hs -21:30 hs
.

cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Poesia Topo

Caititu cevado

Quando meu bem me quis
usou abricó como chamariz
me atraiu da outra margem do vau
e ficou vigiando do jirau.
Quando eu acheguei
procurando descobrir
o que hoje sei
fez pontaria certeira
e atingiu meu coração
com espingarda cartucheira.

 

Felix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

 

Humor

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Perequê Açu  ©Emilio Campi

Perequê Açu
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor