Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 29 de Novembro de 2007 - Nº 1883 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
Vale e Litoral recebem viaturas para policiamento
Marinha do Brasil promove regata em homenagem ao Almirante Tamandaré


Caraguatatuba
Campeonato de Veterano tem jogo que decidirá o título
Associação do Morro do Algodão forma turma de cabeleireiro e encerra oficinas culturais de 2007
Maratonista representa Caraguá no Rio Grande do Sul
População de Caraguá poderá eleger os novos membros do Conselho Tutelar no dia 16 de dezembro
Prefeito de Caraguá se reúne com produtores para falar sobre o Mercado Municipal
Prefeitura de Caraguá entrega roçadeira a produtores
Caraguá atende mais de 300 pessoas na Campanha Nacional de Prevenção de Câncer de Pele
Caraguá segue com Campeonato de Beach Soccer
Dia do Marinheiro será comemorado em Caraguá
Mais de 1200 alunos receberão certificados do PROERD em Caraguatatuba
Festival do Mexilhão tem programação definida
Urgências retornam e ocupam Pauta

Ilhabela
Projeto que limita o ingresso e circulação de veículos no município é aprovado por unanimidade
Apailha elege nova diretoria
Funcionárias da Saúde recebem Moções de Louvor
Ilhabela comemora o Dia Mundial de Luta contra a AIDS

São Sebastião
Prefeitura atinge 54 escolas com programa “Seduc Itinerante”
ASEC promove três dias de atrações em comemoração ao Dia Nacional do Samba
E.Ms. Plínio e Juquehy promovem 2ª etapa de campeonato de surf estudantil
EM Henrique Botelho promove Feira Cultural e Sarau Literário na próxima semana
Escolinhas da Costa Norte encerram atividades com confraternização para crianças
Evento da Rua da Praia discute luta contra a Aids e Acessibilidade
Fundo Social doa ventiladores ao Berçário Amigo da Criança
São Sebastião terá novas Oficinas Culturais em 2008
Sectur promove palestra que conta sobre a presença africana no Sítio Arqueológico

Ubatuba
PM apreende caminhões da PMU com material de saúde sem notas fiscais
ACIU ALERTA: É ÉPOCA DE NOTAS FALSAS NO COMÉRCIO
Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba é inaugurado na ACIU
Fundart lança livro e entrega prêmio literário
Biblioteca “Ateneu Ubatubense” completa 40 anos e homenageia sua pioneira
Fundart revive valores na festa dos 20 anos
Ex-presidentes
Homenagens
Ubatuba recebe peça teatral “Dois para Viagem”
Prefeitura busca solução para problema na Estufa II

Esquadrilha da Fumaça se apresenta neste domingo, em Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Vale e Litoral recebem viaturas para policiamento
Governo do Estado investe mais de R$32 milhões nos novos carros; deputado Antonio Carlos indicou nove cidades para receber o benefício

Litoral Norte - Segurança – O Vale do Paraíba e o Litoral Norte de São Paulo serão beneficiados com nova frota da Polícia Militar. Por indicação do deputado estadual Antonio Carlos (PSDB), 39 carros irão para a região, beneficiando a população de nove municípios. Além disso, haverá para as cidades reforço de contingente.
Os carros serão entregues ainda em dezembro e ajudarão, no caso do Litoral Norte, na patrulha durante a temporada de verão. Ao todo 910 viaturas foram adquiridas pela secretaria de estado de Segurança Pública. O investimento foi superior a R$32 milhões. Todos os veículos estão adaptados para o trabalho policial.
Cidades – O interior de São Paulo receberá 427 viaturas. As cidades indicada pelo deputado AC foram: São José dos Campos, São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba, Lorena, Aparecida, Cruzeiro, Guaratinguetá e Jacareí.
Homens – Além dos carros, as cidades serão beneficiadas ainda com reforço policial. De 1914 homens, 636 irão para o Vale e para o Litoral. Com esta nova turma, o efetivo formado em 2007 pela PM sobe para 5.421 soldados, sendo 3.502 na Capital e Grande São Paulo, e 1.939 no Interior – um reforço significativo na manutenção da segurança pública nos 645 municípios do Estado.

Marinha do Brasil promove regata em homenagem ao Almirante Tamandaré

Litoral Norte - A vela promete agitar e embelezar as águas das quatro cidades do Litoral Norte nos dias 8 e 9 de dezembro. Trata-se da Regata do Dia do Marinheiro, promovida pela Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião e que neste ano fará uma homenagem ao bicentenário de nascimento do patrono da Marinha do Brasil, o Almirante Tamandaré. O evento será aberto para as classes de monotipos (Laser, Dingue, 470, 420, Day Sailer, Byte, Finn, Snipe); Holder; HPE 25, Optimist e Oceano(IMS, Orc Club, BRA RGS e Bico de Proa), além dos multicascos (Nacra, Super Cat, Hobie Cat 16, Hobie Cat 14, Tornado). As regatas serão governadas pelas regras da Federação Internacional de Vela (ISAF), aplicadas de acordo com determinações da Marinha, da Federação Brasileira de Vela e Motor (FBVM) e da Federação de Vela do Estado de São Paulo (FEVESP).
Para a coordenadora e árbitra geral do evento, Sibylle Buckup, a competição será uma grande festa da vela no litoral. “Na realidade, esse evento é uma grande homenagem a Marinha e a sua história”, explica.
A classe Optimist tem largada em São Sebastião, juntamente com os monotipos que saem para o mar às 12h40. O Holder e os multicascos iniciam regatas às 12h30, da Praça de Eventos da Praia do Centro, em Caraguatatuba, a HPE 25 larga em Ilhabela e a Oceano, começa a disputa em Ubatuba, nas proximidades da Ponta Grossa.
A Regata do Dia do Marinheiro será realizada em parceria com as Prefeituras de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela e conta com o apoio da OctopuSolution, Praticagem, Transpetro, Yatch Club Ilhabela, FBVM, BL3, FEVESP, Grêmio Caravela, Marina Igararecê, Iate Clube Ubatuba, Sociedade Amigos da Marinha (Soamar).
 


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Campeonato de Veterano tem jogo que decidirá o título

Caraguatatuba - A final do Campeonato Municipal de Futebol Veterano - 55 anos, organizado pela SECER – Secretaria de Esportes e Recreação terá a sua final nesta sexta-feira (30), às 18h30, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), entre Gauchinho B, que joga pelo empate, e Pitiko.
Na última quarta-feira, pela mesma competição, a equipe do Cai & Sara venceu o time do Gauchinho A por 3 a 0, com gols de Lucas, Roberto e Abrão.
Nesta semana também houve rodada pelo Campeonato Máster até 40 anos. Na quarta-feira, o Cai & Sara foi derrotado pela Pré-Engenharia por 2 a 0. Marcio Alves e Gaúcho balançaram a rede.
No sábado, no CEMUG, às 15h30, o Guarani enfrenta o Indaiá. Às 17h, o Estrela do Morro joga contra o Fluminense. Domingo, também no Centro Esportivo, às 9h, o Pitiko encara o Cai & Sara e, fechando a rodada, Pré-Engenharia e São José.
No Grupo A, o Primavera lidera com 6 pontos, juntamente com o time da Pré-Engenharia, mas leva vantagem no saldo de gols. Pela Chave B, com 6 pontos, o Fluminense é o líder isolado.
(Fonte: PMC)

Associação do Morro do Algodão forma turma de cabeleireiro e encerra oficinas culturais de 2007

Caraguatatuba - O trabalho social desenvolvido pela AMMA - Associação de Moradores do Morro do Algodão em Caraguatatuba forma mais uma turma de profissionais. Desta vez, 29 alunas do curso de cabeleireiro receberam certificados de conclusão de curso. Os trabalhos das oficinas culturais, também desenvolvido pela associação, chegaram ao fim. Mais duas turmas de estética e manicure receberão seus diplomas no próximo domingo, 2 de dezembro.
A cerimônia de entrega de certificados aconteceu na quarta-feira, dia 21, e contou com a presença do prefeito José Pereira de Aguilar, que na acasião esteve acompanhado da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar; a secretária de Educação, Silmara Selma Mattiazzo; a diretora da Assistência Social, Cilce Fabrete, o gerente do Multiclube Ilha Morena, que cedeu o espaço para a cerimônia e a secretária da Associação, Valdirene Marcos.
Cerca de 200 pessoas, entre convidados, familiares dos formandos e a população do bairro. O curso teve duração de um ano, e foi ministrado pela cabeleireira Odileuza de Almeida Carvalhares Conceição.
Segundo Valdirene, na terça-feira, 27, também aconteceu o encerramento das oficinas culturais, promovido pela Associação de Moradores do Morro do Algodão em parceria com a FUNDACC – Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba. “Durante o encontro aconteceram apresentações de balé, capoeira, dança de rua, grafitagem, mangá, dança de salão, exposição de artesanato, confeccionados nas oficinas”, disse.
“Cerca de 20 alunos da Associação receberão certificados no dia 8 de dezembro, do curso de cerâmica, em uma parceria com a FUNDACC e também com o projeto Terramar”, finalizou Valdirene.
(Fonte: PMC)

Maratonista representa Caraguá no Rio Grande do Sul

Caraguatatuba - A atleta de atletismo de Caraguá Roselaine de Souza Silva irá no próximo domingo, 3 de dezembro, para a cidade de Erechin, no Rio Grande do Sul, onde participará da Corrida de São Nicolau, de 11 quilômetros. A competidora é a única do município a representar a cidade na competição.
Rose, como é conhecida, disse que a expectativa é ficar entre as 5 primeiras colocadas. “Esta competição vai ser muito difícil, pois a cidade conta com grandes atletas da modalidade, inclusive competidores de elite”, disse.
Até o final do ano, Roselaine ainda participa de várias competições. No dia 9 de dezembro a atleta corre em Araçatuba, na corrida da Universidade de Toledo de 10 quilômetros. No dia 16 a atleta participa da corrida do Gonzaguinha, em São Paulo, que será Seletiva para a São Silvestre. E no dia 31 de dezembro, ela estará na São Silvestre, em São Paulo, encerrando o ano de 2007 com chave de ouro. “Esta semana enviarei o meu tempo para os organizadores da prova para análise, se aprovado, não terei que competir na corrida do Gonzaguinha, se não, terei que participar da seletiva.
Ela acrescentou que “na São Silvestre meu objetivo é ficar entre as 30 primeiras colocadas. Este ano a competição está muito mais difícil, além dos atletas de elite do Brasil e de outros países, os atletas que correm pelo Circuito da Caixa estarão competindo, isso vai tornar a disputa muito mais difícil”, declarou Rose.
A atleta conta com o apoio da Prefeitura de Caraguá, por meio da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, Madeireira Getuba, Fran Games, Brinquedos e Presentes e Maninho Elétrica e Acessórios.
(Fonte: PMC)

População de Caraguá poderá eleger os novos membros do Conselho Tutelar no dia 16 de dezembro

Caraguatatuba - O CMDCAC - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caraguatatuba, conclui nesta sexta-feira 30, o período de inscrições para candidatos que queiram concorrer às vagas de conselheiros em Caraguatatuba.
Os novos membros serão eleitos pela população por meio de votação, da qual pode participar qualquer pessoa acima de 16 anos, portando RG e Título de Eleitor.
Os conselheiros assumirão os cargos a partir do dia 21 de dezembro e atuarão em De acordo com a promotora da Vara da Infância e da Juventude, Maria Cristina Tadeu Garcia, é muito importante que a população participe desse processo eleitoral. “O voto é aberto e todos podem eleger um representante para o Conselho Tutelar. É por meio da eleição que se dará uma escolha justa, daqueles que realmente lutam em defesa da criança e do adolescente. É essencial que na hora de votar, o munícipe escolha aquele que realmente fará a diferença, no sentido de proteger o menor”, explicou.
Após a prova escrita, os candidatos aprovados passarão por entrevistas, nos dias 12 e 13 de dezembro. Os inscritos que passarem para essa segunda etapa, serão avaliados sobre conhecimentos específicos sobre a Lei Orgânica Municipal, o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 118 – 11/09/1991 –Política Municipal de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lei nº 1471 de 25/10/2007 (atividades, composição e atribuições do Conselho Tutelar) e SINASE – Sistema Nacional de Ações Sócio-Educativas.
deverá comparecer À EMEF Prof. João Baptista Gardelin, no bairro Poiares, no dia 16 de dezembro (domingo), com RG e Título de Eleitor. O horário de votação será das 10h às 16h.
É importante destacar que para ser membro do Conselho Tutelar, o candidato não poderá ter duplicidade de função, sendo exigida dedicação exclusiva ao cargo, em período integral, mediante remuneração prevista por lei. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3897-7062, na Secretaria de Assistência Social, da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba. Ajude você também a preservar os direitos de nossas crianças e adolescentes. Faça sua parte.
(Fonte: PMC)

Prefeito de Caraguá se reúne com produtores para falar sobre o Mercado Municipal

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, se reuniu na quarta-feira, 28, em seu gabinete com representantes da Colônia dos Pescadores Z8, Maricultores, Agricultores, Pecuaristas, Artesãos para informarem sobre a conclusão das obras do mercado municipal.
Participaram da reunião, os presidentes da Associação dos Produtores Rurais, Silvio Saito; da Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha, Beto Carlota; da Colônia dos Pescadores Z8, Anaildo Ezequiel dos Santos; dos secretários de Planejamento, Economia e Gestão, Augusto Antunes Correa Filho; de Turismo e Fomento, Ricardo de Lima Ribeiro; de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Auracy Mansano Filho, além do Prefeito Aguilar, entre outros.
De acordo com Aguilar, as obras estão a todo vapor e os serviços devem estar concluídos até fevereiro de 2008, quando o mercado Municipal deverá ser entregue aos diversos produtores do município e também para a população.
No mesmo encontro foi formada uma comissão, com representantes da Colônia dos Pescadores Z8, Maricultores, Agricultores, Pecuaristas, Artesãos, ACE – Associação Comercial e Empresarial, Sebrae, e da Prefeitura, que se reunirá dia 8 de dezembro, próxima quinta-feira, às 19h, no gabinete do Prefeito, para definir custeios técnicos para permissão do uso dos boxes e também discutir a forma de gestão do local.
Para a Silvio Saito, o mercado irá eliminar o atravessador e colocar o produtor frente a frente com o consumidor. “Nós enviamos nossas mercadorias para cidades como Mogi das Cruzes, Guarulhos, São Paulo (Ceasa) sem saber quanto vamos receber por ele, com o Mercado vamos vender direto para o consumidor sabendo quanto vamos ganhar e ainda com um melhor preço que outros estabelecimentos comerciais”, disse que ainda acrescentou, “vemos as mercadorias fornecidas pelos produtores locais nas prateleiras dos supermercados e quitandas da cidade e com um preço bem mais alto”.
Saito frisou que a idéia dos produtores é aumentar a variedade de produtos produzidos para atender bem ao consumidor, que é um das preocupações do produtores. Outro objetivo é realizar uma pesquisa para saber o que os consumidores, principalmente as donas de casa, gostariam de encontrar no mercado. “A algum tempo fomos em mercados em Paraibuna e Taubaté para conhecermos a realidade e lá conseguimos observar o que deve ou não ser feitos para atrair a população. Um exemplo a ser seguido é o de Taubaté, que atrai muita gente”.
O Mercado está sendo construído em uma área ao lado do terminal rodoviário, com cerca 50 boxes. A obra está em fase de final e está custando cerca de R$ 1 milhão para os cofres públicos.
(Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá entrega roçadeira a produtores

Caraguatatuba - Os Produtores rurais e pecuaristas de Caraguá conquistaram mais um benefício. Desta vez os trabalhadores ganharão da Prefeitura uma roçadeira, que irá facilitar os trabalhos de cerca de 60 produtores rurais e pecuaristas do município. A entrega da roçadeira aos produtores, será na segunda-feira, 03, às 18h, no bairro Pegorelli.
Para o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Caraguá, este equipamento vai facilitar o trabalho dos produtores, principalmente para os pecuaristas. “Os pastos acumulam muito mato e com essa roçadeira, os criadores de gato fazem a limpeza da área sem destruir o capim, já para os agricultores, a máquina irá fazer a primeira limpa do mato, facilitando o arado que vem em seguida.
Segundo o secretário de Meio Ambiente Agricultura e Pesca de Caraguá, Auracy Mansano Filho, esta é mais uma reivindicação dos produtores que o Prefeito José Pereira de Aguilar está atendendo e que vai completar a patrulha agrícola já adquirida pelos produtores.
A prefeitura de Caraguá já beneficiou os produtores rurais e pecuaristas de Caraguá com arado, trator, arado subsolador e rastelo, que cultivam produtos como, mandioca, diversos tipos de pimenta, frutas, verduras, legumes e os, além de carne e leite.
(Fonte: PMC)

Caraguá atende mais de 300 pessoas na Campanha Nacional de Prevenção de Câncer de Pele

Caraguatatuba - Caraguatatuba participou da Campanha Nacional de Prevenção de Câncer de Pele e 309 pessoas compareceram nas UBSs – Unidades Básicas de Saúde do Porto Novo e do Centro, para avaliação dermatológica. A campanha é uma parceria do Governo Federal com a Sociedade Brasileira de Dermatologia e as prefeituras municipais, por meio das Secretarias de Saúde.
A campanha aconteceu no sábado, dia 24, em todo o país e dos atendidos em Caraguá 160 foram encaminhados para consulta dermatológica, 50 saíram do local com encaminhamento para pequenas cirurgias e 40 pessoas também receberam encaminhamento para biópsia. As outras 59 pessoas que compareceram as unidades não apresentaram sintomas, que podem levar ao Câncer de Pele.
Todos os pacientes serão atendidos pela rede municipal de saúde e receberão tantos as consultas e exames, quanto medicamentos para tratar a doença, casos os resultados seja positivos, totalmente gratuitos.
No ano passado, foram atendidas 634 pessoas e 300 delas foram encaminhadas para pequenas cirurgias, 240 para dermatologista e 80 para biópsia, as outras 14 restantes não apresentaram risco de Câncer de Pele.
(Fonte: PMC)

Caraguá segue com Campeonato de Beach Soccer

Caraguatatuba - O Campeonato Municipal de Beach Soccer continua esquentando as arenas de Caraguatatuba. Organizado pela SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, a competição segue tendo rodada durante toda a semana.
Na segunda-feira (26), na arena da Praia do Indaiá, o Auto Posto Estrela foi derrotado por 6 a 3 pelo Rosa Dourada. Na partida seguinte, o Gaivotas bateu o Tabajara por 7 a 5 e o Jardim América não resistiu a força do União do Tinga, e perdeu por 5 a 6.
No dia 27, terça-feira, dois jogos agitaram a competição. O Divisa garantiu o segundo lugar no Grupo A, ao bater o Juventude por 6 a 4. Já o Unidos da Ponte Seca conseguiu a primeira vitória no torneio, goleando o Pânico por 8 a 2.
Nesta quarta-feira (28), mais três partidas serão realizadas também no Campo de Beach Soccer da Praia do Indaiá. Às 19h, pelo Grupo G, o Unidos da Ponte Seca volta a arena para enfrentar o time do Gaivotas.
Às 20h, o Auto Posto Estrela joga contra o Projeto Integração e o Rio Santos encara o São José, pelas Chaves B e H, respectivamente.
(Fonte: PMC)

Dia do Marinheiro será comemorado em Caraguá

Caraguatatuba - Será realizada na Praia da Mococa, no dia 8 de dezembro, a Regata do Marinheiro 2007, da Classe Holder 12. O evento contará com o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
O Grêmio CaraVela (Associação de Vela de Caraguatatuba) convida a todos os velejadores da Classe Holder 12 das cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba a participarem das regatas da classe em comemoração ao Bicentenário de nascimento do Almirante Tamandaré.
As inscrições e entrega das instruções da regata serão realizadas até às 11h do dia do evento, que terá o seu início às 12h. De acordo com a organização, as embarcações de outras cidades poderão ser transportadas para o local do evento na sexta-feira (7), das 12h às 20h. A recepção será feita por Daniel Melo, um dos responsáveis pela Regata.
A competição tem como apoiadores a Marinha do Brasil, Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião e o Grêmio CaraVela. Segundo Pedrinho, diretor executivo do Grêmio CaraVela, o intuito maior do evento é comemorar o dia do Marinheiro. Ele revelou também, que são esperados mais de 20 barcos para a regata.
(Fonte: PMC)

Mais de 1200 alunos receberão certificados do PROERD em Caraguatatuba

Caraguatatuba - A Polícia Militar do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria da Educação de Caraguatatuba, inicia amanhã, dia 30 de novembro, a entrega dos certificados aos estudantes que participaram do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), no segundo semestre de 2007.
O projeto é desenvolvido nas Unidades Escolares do município e será encerrado com a realização de três cerimônias, promovidas no Teatro Mário Covas, sempre a partir das 9h30. Na primeira festividade, participarão os alunos do 4º ano das EMEFs (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Dr. Carlos de Almeida Rodrigues e Prof. João Batista Gardelin, da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Caraguatatuba) e, do Centro Educacional Caraguatá. Na ocasião, os concluintes receberão certificados e farão o juramento.
Já no dia 3 de dezembro, ocorrerá a festa de encerramento dos alunos das EMEFs Profº. Alaor Xavier Junqueira, Profª. Edna Maria Nogueira Ferraz, Masako Sone e Maria Aparecida Ujio. A última cerimônia desta edição do PROERD acontecerá no dia 4, com a participação de estudantes das EMEFs Profº. Geraldo de Lima, Profº. Luiz Ribeiro Muniz, Profª. Aida de A. Castro Grazioli, Profª. Maria Thereza de Souza Castro, Bernardo Ferreira Louzada e Pedro João de Oliveira.
Somente neste segundo semestre, mais de 1200 alunos foram atendidos pelo programa de resistência às drogas, que tem como principal objetivo trabalhar junto aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, conceitos importantes sobre drogas e violência, apresentando noções de cidadania, adoção de atitudes positivas e valorização da auto-estima.
A iniciativa é amparada pela constituição estadual, que prevê a criação e manutenção de programas de prevenção contra entorpecentes, álcool e drogas pelo Poder Público. Hoje é desenvolvido em mais de 50 países, atendendo uma média de 35 milhões de crianças por ano.
(Fonte: PMC)

Festival do Mexilhão tem programação definida

Caraguatatuba - A Secretaria de Turismo de Caraguá definiu a programação da 6ª edição do Festival do Mexilhão. A abertura oficial do evento acontecerá na sexta-feira, dia 7 de dezembro, às 19h.
Em seguida, a Orquestra de Violeiros – Sertanejo estará se apresentando às 19h30. Para fechar o primeiro dia de evento, às 22h, será a vez dos amantes do forró, curtir o som da Tribo Caiçara.
No sábado, a tarde será de muita MPB. Jader Jomenes tocará a partir das 12h. Às 14h, Sandra Santos se apresentará e às 19h é a vez de Ana Luiza e Trio, que também farão um samba. Encerrando o dia, Ale e Banda apresenta seu Pop Rock.
No último dia do Festival do Mexilhão, às 11h, Jorjão cantará também sucessos da Música Popular Brasileira. A partir das 13h30, o Grupo Moage farão um pagode para os visitantes e às 16h, mais MPB com Lu Brasil.
Durante todos os dias haverá exposição e venda de artesanato, recreação infantil, comidas típicas a base de mexilhão, molusco in natura nos boxes dos maricultores, entre outras atividades.
A iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, promete agitar o município. O secretário Ricardo Ribeiro espera ter um acréscimo de 15% nas visitas em relação ao ano passado.
Há também, segundo ele, a grande possibilidade de se bater o recorde de vendas de mariscos. Em 2006, os maricultores comercializaram 3 mil kg do molusco.
De acordo com a secretaria de turismo, o Festival do Mexilhão traz a oportunidade de se gerar emprego e renda, além de poder explorar a cultura caiçara.
(Fonte: PMC)

Urgências retornam e ocupam Pauta
Vereador de Lorena visita Parlamento Municipal

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na noite desta terça-feira – 27 de novembro a sua 38ª Sessão Ordinária semanal. Da pauta previamente preparada nada foi votado, devido a Projetos em Regime de Urgência especial.
Vereador de Lorena visita Câmara durante a sessão.
Contrariando a orientação inicial do Presidente da Câmara, Vereador Wilson Agnaldo Gobetti, sobre a não apresentação de proposituras em Regime de Urgência, que tomam o tempo da Ordem do Dia, 3 (três) Projetos, todos de autoria de Vereadores, deram entrada na sessão desta semana.
Foram apresentados, discutidos, analisados, votados e aprovados projeto do Vereador Celso Pereira – Celsinho (DEM) que oficializa a Feira de Arte e Artesanato do bairro do Massaguaçu (FEAAMA). Do Vereador Francisco Carlos Marcelino – Carlinhos da Farmácia (PDT) denominando de rua Francisco Edisson Guedes Saraiva a atual rua 2 no bairro do Rio do Ouro.
Por último foi aprovado projeto do Vereador Germino de Souza (PPS) que inclui categoria de Uso C5 – gás engarrafado, na Z3 – Loteamento Golfinho, alterando a Lei 200/92 – Lei de Uso do Solo e Zoneamento.
Durante o Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 7 Projetos de Lei, bem como foram aprovados 4 Requerimentos. Não houve votação de Moções. Na Tribuna dos Vereadores houve quebra de Protocolo e o Vereador do PR, Wagner Silva, da cidade de Lorena foi convidado a usar a Tribuna pelo Presidente da Câmara, Vereador Wilson Gobetti.
No intervalo foram lidas 31 Indicações. Os projetos constantes na Ordem do Dia que não foram votados deverão ser incluídos na pauta da próxima Sessão Ordinária.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Projeto que limita o ingresso e circulação de veículos no município é aprovado por unanimidade

Ilhabela - O projeto de lei 17/2007 de autoria do Executivo, que limita o número de ingresso e circulação de veículos em Ilhabela, e que causou polêmica entre a população, foi aprovado pela Câmara na sessão extraordinária na segunda-feira, dia 26.
A propositura é de limitar a entrada dos carros em períodos de temporada compreendidos de dezembro à março e em feriados prolongados para melhorar o fluxo do trânsito nessas ocasiões. O legislativo realizou quatro audiências públicas, mas não foi encontrado um consenso entre comércio e poder público.
O presidente da Câmara, Joadir Capucho declarou que Ilhabela necessita dessa medida por ter uma malha viária limitada e que decisões como essa fazem parte de um planejamento da cidade a médio e longo prazo. “Já vivenciamos situações em que o número de veículos fica incontrolável”, diz.
De acordo com o vereador Beto Campos o artigo 2º que enumerava aqueles que teriam prioridades para entrar em Ilhabela, foi retirado do projeto. Foram apresentadas nove emendas, das quais, quatro foram reprovadas. “Os moradores de Ilhabela e os turistas que fazem reservas antecipadas estavam na lista de prioridade, mas agora são considerados exceções.
Eles vão poder entrar independente do número de carros”, explica Beto. Ainda segundo o parlamentar, foi feito um acordo com o prefeito. Paralelamente com a aprovação do PL 17/2007, o executivo se comprometeu em enviar para a câmara um projeto que vise a taxa de preservação ambiental com a intenção de coibir o turista de um dia, além de buscar o controle de impacto ambiental e trazer verba para o Meio Ambiente. “Acho que conseguimos deixar o projeto razoável”, pondera.
O vereador explicou que a prefeitura só vai validar o projeto a partir de março do ano que vem e a legislação não vai estar em vigor nesta temporada. “Essa temporada vai servir de parâmetro para aprimorar as idéias do PL”, conta.
O número máximo de carros autorizados a entrar em Ilhabela vai ser estipulado por meio de um decreto que antes deverá ser discutido com toda a sociedade.
O presidente da Associação Comercial de Ilhabela considera a idéia boa, mas diz que o grupo não enxerga uma logística para aplicação. “Estamos aguardando para saber como vai funcionar”, revela.
Carlos Nunes, comerciante da região central, acredita que o número de carros deve ser limitado em períodos específicos, mas a dificuldade é encontrar uma maneira certa de fazer isso.
O comerciante acredita que não adianta simplesmente limitar sem ter condições de dar suporte a esse turista. Para ele o projeto sozinho não tem como dar certo, a idéia é aprovar outras proposituras em conjunto, como a construção de uma hidrovia, transportes coletivos especiais para turistas, ciclovia de ponta a ponta da ilha e investimentos em calçadas. “Se o turista não pode entrar de carro, ele tem que pelo menos ter condições adequadas de circular pelo município”, explica.
O presidente do legislativo conta que já existem projetos do executivo tramitando na casa de leis para melhorar a locomoção dentro da cidade, mas ressalta que a limitação será feita apenas em alguns períodos e não o ano inteiro. “Nós criamos subsídio, legislando nessa área para solucionar um problema da cidade, mas a questão da operacionalidade deve ser resolvida entre o município e o estado”, enfatiza.
Já para Grassy Verbeto, dona de uma padaria, o projeto é um absurdo porque vai diminuir a venda nas datas em que o lucro é maior. “Vou esperar um ano pior do que o que passou”, conta pessimista.
A comerciante reconhece que os poderes públicos e privados devem pensar em questões ambientais, mas para ela a construção em áreas proibidas causa muito mais impacto do que o excesso de carros no município. “Existe um monte de proibições, mas não são restritas, se as pessoas querem diminuir o impacto ambiental então que parem de construir na Ilha”, explica. (Fonte: Imprensa Livre)

Apailha elege nova diretoria
Ilhabela - A Apailha (Associação de Proteção dos Animais de Ilhabela) realizou uma assembléia para a eleição de sua nova diretoria, no último dia 26, na Câmara Municipal de Ilhabela
A nova diretoria tem a seguinte formação: Gilda Nunes (presidente), Ester do Nascimento (Vice); Elaine Munhoz Jolo (1ª Secretária), Claudia Serqueira (2º Secretária), José Eduardo Borges (1º tesoureiro), Carlos Roberto Nunes (2º tesoureiro). O Conselho Fiscal é formado por Eder Ferreira Moraes, Edward Boehringer e pela Vereadora Nanci Zanato (PPS).
O objetivo da entidade, segundo sua presidente, é diminuir a população animal de Ilhabela por meio de castrações de cães e gatos.
(Fonte: PMI)

Funcionárias da Saúde recebem Moções de Louvor

Ilhabela - O Vereador Dr. Guilherme Maia (PMDB) entregou durante a ultima sessão ordinária (26/11) duas moções de louvor, uma a Dulciléia Pinheiro de Jesus e outra Arlene Balague Tralheiro de Oliveira.
Dulciléia Pinheiro de Jesus é caiçara de Ilhabela. Iniciou sua carreira de professora em 1999, ministrando aulas para o ensino fundamental e médio, em 2000 passou no teste seletivo para Agente Comunitário de Saúde, indo trabalhar no Itaguaçu e Perequê. Determinada e eficiente Dulce, decidiu realizar seu sonho, ingressando no Curso Superior de Pedagogia, seguindo sempre seu lema: “Não pode haver saúde, sem educação”. Assim depois de ter finalizado seu curso, trabalhava durante o dia como agente comunitário de saúde e, à noite, lecionava.
A outra homenageada, Arlene Balague Trallero de Oliveira, formou-se enfermeira em 1979 na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e no ano seguinte, habilitou-se em Saúde Pública, na mesma faculdade, fez especialização em formação profissional em saúde, na USP e tornou-se facilitadora do Pólo de Educação Permanente, pela Fundação Oswaldo Cruz e Escola Nacional de Saúde Pública. Em 1983, casou-se com Luiz Carlos de Oliveira, caiçara de Ubatuba e teve um filho, neste mesmo ano veio para Ilhabela, onde fixou residência no bairro Itaquanduba, passou em primeiro lugar no concurso para enfermeiros da Prefeitura Municipal em 1994, e em 1995 assumiu o cargo de enfermeira na Prefeitura Municipal, onde até hoje atua.
(Fonte: PMI)

Ilhabela comemora o Dia Mundial de Luta contra a AIDS

Ilhabela - Dia 1º de Dezembro de 2007 é o dia mundial de luta contra a AIDS. E este ano a campanha tem como foco principal os jovens entre 14 e 24 anos.
A intenção é afirmar os direitos do jovem de viver sua sexualidade e de ter acesso ao preservativo e à informação.
A AIDS é atualmente uma das 3 doenças que mais matam no mundo. Estima-se que em 2005 no Brasil 620.000 pessoas viviam com AIDS, sendo a maioria dos casos concentrados na faixa etária de 15 a 49 anos de idade. E atualmente discute-se que é na adolescência que ocorre o maior numero de contaminações.
Em vistas ao que ocorre no país, a Campanha deste ano em Ilhabela deu uma atenção especial aos adolescentes.
Nesta sexta-feira, 30, às 19:00h, na Praça Cel Julião – Centro, haverá uma grande movimentação dos adolescentes do município. A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal de Saúde estará promovendo um concurso de música entre as escolas Estaduais do município, e neste dia elas apresentarão seu trabalho para uma comissão julgadora. A escola vencedora receberá prêmios e ainda terá sua música como tema do bloco da Secretaria municipal de Saúde - Bloco Camisinha, no carnaval 2008.
Para deixar o evento ainda mais bonito, a orquestra Sinfônica de Ilhabela e o grupo de dança de rua da FUNDACI, estarão se apresentando.
(Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Prefeitura atinge 54 escolas com programa “Seduc Itinerante”

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), finalizou na última quarta-feira (28/11), na EM Verena de Oliveira Dória e Emei Reino da Alegria, localizadas no bairro da Topolândia, o programa “Seduc Itinerante”, que pretende retornar em fevereiro de 2008 juntamente com a volta às aulas nas escolas municipais.
O "Seduc Itinerante – programa de apoio às escolas" visa unir as unidades e a Prefeitura para criar condições de apoio e um verdadeiro trabalho em equipe. A Seduc já realiza as visitas periódicas nas escolas, mas o projeto leva apoio de diversos profissionais da secretaria como agentes de informática, administrativos, nutrição, pedagógicos, merenda escolar, cadastro de alunos, suprimentos e rede física.
A partir do programa as visitas foram finalizadas, mas o diagnóstico e as intervenções nas escolas ainda estão em processo de acompanhamento. Os relatórios levam em conta as dúvidas e eventuais questionamentos de professores, alunos e funcionários para a melhoria da rede de ensino. Com isso, a Seduc chega a 54 escolas visitadas em 2007 no “Seduc Itinerante”.
A secretária de Educação de São Sebastião, Marilene Ramachotti Leite, avaliou como positivo o programa. “Com o cronograma de visitas conseguimos identificar escolas que já consertamos, estão em reforma ou já estão em ordem de serviço para ser executado. As visitas proporcionaram uma maior aproximação entre o poder público e nossos usuários”, afirmou.
(Fonte: PMSS)

ASEC promove três dias de atrações em comemoração ao Dia Nacional do Samba

São Sebastião - A Associação Sebastianense das Entidades Carnavalescas (ASEC) vai promover um grande evento em comemoração ao Dia Nacional do Samba. Entre 30/11 e 02/12 vários grupos de samba, pagode e bateria das escolas de samba vão animar o fim de semana na Rua da Praia, sempre a partir das 21h.
Nesta sexta-feira (30/11), a animação fica por conta do Grupo Amigos do Samba. Já no sábado (1º/12), estão previstas apresentações de três grupos de samba e pagode de mesa, formados por integrantes das escolas de samba do município. No domingo (2/12), Dia Nacional do Samba, estão programadas duas apresentações musicais e de acordo com informações do presidente da ASEC, Eli Roberto de Santana, haverá uma composição de todas as baterias das entidades carnavalescas sebastianenses. O evento conta com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
(Fonte: PMSS)

E.Ms. Plínio e Juquehy promovem 2ª etapa de campeonato de surf estudantil

São Sebastião - As Escolas Municipais de Juquehy e Plínio Gonçalves de Oliveira Santos promovem na próxima terça-feira (4/12) a partir das 8h, na praia de Juquehy, Costa Sul de São Sebastião, a 2ª etapa do Campeonato de Surf Estudantil. A competição deve agitar cerca de 80 competidores com idades entre 5 e 18 anos.
Entre as categorias em disputa estão: Estreantes; Iniciante; Junior; Petiz; Longboard, Feminino; Doryboard Petiz, Feminino e Masculino. Os 10 primeiros colocados no ranking geral de classificação ganharão um passeio para um parque aquático no município de Ribeirão Preto, além de kits de camisas, biquínis, MP3 players e até vale-pizzas.
De acordo com a organizadora Lenice Isabel de Lima, o objetivo do campeonato é oferecer uma nova opção de lazer para as crianças e adolescentes do bairro. “Essa competição se tornou importante para os alunos das escolas, pois serviu para que eles se integrassem com o surf, além de tirá-los um pouco das ruas”, explica.
A taxa de inscrição é 2 kg de alimentos não-perecíveis, que podem ser entregues nas duas instituições de ensino. A arrecadação será revertida para famílias do bairro. Na primeira etapa, realizada no dia 16 de junho, os destaques foram Rena Argemiro, pela categoria Iniciante e Camila Freire pela Feminino.
(Fonte: PMSS)

EM Henrique Botelho promove Feira Cultural e Sarau Literário na próxima semana

São Sebastião - A EM Henrique Botelho, localizada no bairro do Porto Grande em São Sebastião promove na próxima semana, dois eventos estudantis: a Feira Cultural “Desenvolvimento Sustentável”, que será realizada na segunda-feira (3/12) e um Sarau Literário na terça-feira (4/12), na própria unidade escolar.
Segundo a diretora da instituição de ensino, Elza da Silva Cavalcante, a feira tem o objetivo de apresentar os trabalhos realizados durante o ano em todos os bimestres. “Todos os dias vemos o empenho de nossos alunos e professores em fazer trabalhos maravilhosos em prol da aprendizagem”, disse Elza. O horário para visitação da comunidade são três: 9h às 12h, 14h às 17h e 19h às 21h.
Já o sarau literário tem o objetivo de apresentar um coral feito com a técnica da Língua Brasileira de Sinais (Libras), dança flamenca, poesias, músicas, recitais e peças teatrais inspirados em obras literárias brasileiras e portuguesas. Os interessados podem conferir as atrações a partir das 16h.
No total 1.300 alunos e 54 professores estão envolvidos no evento. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2542.
(Fonte: PMSS)

Escolinhas da Costa Norte encerram atividades com confraternização para crianças

São Sebastião - Cerca de 80 crianças devem se reunir nesta sexta-feira (30/11) na Área de Lazer do Jaraguá para uma confraternização de encerramento das atividades da escolinha de futebol. A comemoração abrangerá os alunos do Jaraguá, Canto do Mar e Enseada, que variam dos 9 aos 12 anos.
Segundo o professor Ricardo Santos a comemoração terá várias partidas amistosas entre os alunos. “O trabalho neste ano foi muito bom porque a Prefeitura nos ofereceu grande apoio e isso gerou uma procura maior pelas atividades e por isso queremos retribuir o esforço de todo os participantes. A tendência é que a escolinha cresça ainda mais em 2008”, conta Ricardo.
As escolinhas esportivas são uma realização da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp).
(Fonte: PMSS)

Evento da Rua da Praia discute luta contra a Aids e Acessibilidade

São Sebastião - A Secretaria de Saúde (Sesau), da Prefeitura de São Sebastião, por meio do Centro Municipal de Infectologia (Cemin), realiza nesta sexta feira (30/11), a partir das 9h, na Rua da Praia, uma grande mobilização entre funcionários, alunos das escolas municipais e comunidades em razão do Dia Mundial de Luta contra a Aids, lembrado no dia 1° de dezembro.
O objetivo é promover a conscientização e prevenção à Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's). A partir das 9h serão abertas as barracas do Cemin, com a distribuição de folders e preservativos, e da Seduc, com exposição dos trabalhos realizados pelos jovens nas escolas durante todo este ano.
A 13h30 ocorre a abertura oficial com a presença da secretária de Educação, Marilene Ramachoti Leite e do secretário da Saúde, Antonio Guilherme Duarte de Carvalho, com o lançamento do adesivo sobre prevenção. Na seqüência, tem o sorteio da ordem e início da apresentação das escolas que participam da gincana. Às 16h haverá apresentação de Teatro de Rua com a peça “Lar Doce Lar: Recomeço”, de Eliana Pace e Danilo Prudente Duarte. A premiação das escolas está marcada para as 16h30 e na seqüência se apresenta a Banda Jovem com repertório de Renato Russo. O Coral de Libras encerra as atividades a partir das 17h.
Este ano, o Dia Mundial da Aids traz como tema "O jovem e seu direito de exercer sua sexualidade e de usar o preservativo", mostrando que "Sua atitude tem muita força na luta contra a Aids".
Dados do Cemin mostram que até o dia 23 de novembro deste ano, foram registrados 19 novos casos da doença, sendo 16 de São Sebastião e três de Ilhabela, que é atendida pelo órgão sebastianense. Deste número, 10 pessoas são do sexo masculino e nove do feminino.
A cidade possui 307 pacientes em atendimento regular no Cemin, sendo seis gestantes.
De acordo com a coordenadora do Cemin, a psicóloga Leda Nicolau Correa, das gestantes soropositivas, 50% têm menos de 25 anos, um dado que preocupa. "O maior problema ainda é o preconceito. A Aids está com a gente, todos são sujeitos a terem a doença. Atualmente, a relação de infecção entre os sexos gira em torno de um homem para uma mulher. No início da epidemia, em 1989 e1990, a relação era de 27 homens infectados para uma mulher", disse Leda.

Acessibilidade
São Sebastião - Ainda na Rua da Praia, a Comissão de Acessibilidade de São Sebastião (CASS) promoverá o "3º Cidade para Todos", também das 9h às 18h. O objetivo é a sensibilização quanto à necessidade de adaptação dos espaços coletivos e inclusão dos portadores de deficiência.
Segundo a coordenadora da comissão, Kátia Gomes Severi, o público-alvo serão alunos de 4ª a 8ª séries, porém, o evento é aberto ao público em geral. Entre as atividades previstas estão: a barraca Sinta na Pele, com uma vivência de todos os sentidos (tato, olfato, paladar, visão); barraca de esclarecimento (como construir calçadas, adaptação de estabelecimentos comerciais e distribuição de folhetos); exposição das obras executadas e em andamento pela Prefeitura e que estão adaptadas à acessibilidade; além da gincana da inclusão, coral de libras e teatro. Recentemente, a Prefeitura de São Sebastião conquistou o prêmio nacional "Sentidos" por investir em acessibilidade.
A realização do "Cidade para Todos" é da Comissão de Acessibilidade, com a parceria das secretarias de Obras e Planejamento, Educação e da Fazenda, tendo o apoio da Transpetro, Blocos Renger e Ecobus.
(Fonte: PMSS)

Fundo Social doa ventiladores ao Berçário Amigo da Criança

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião realizou na tarde desta quarta-feira (28/11), a doação de cinco ventiladores de parede ao Berçário Amigo da Criança, localizado no Morro do Abrigo. A doação contou com a presença da presidente do Fundo Social Rosa Mota. A presidente do Berçário, Regina Célio Cristino Barbosa, agradeceu o empenho do Fundo Social, que prontamente atendeu ao pedido da entidade.
Hoje a Prefeitura repassa um total de R$ 141.480,00 por ano para despesas com pagamento de funcionários, encargos, luz, água e telefone. A alimentação também é fornecida pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação (Seduc). O Berçário Amigo da Criança atende atualmente 30crianças com idade entre quatro meses e dois anos.
(Fonte: PMSS)

São Sebastião terá novas Oficinas Culturais em 2008

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), vai firmar uma parceria com a Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo e a Associação Amigos das Oficinas Culturais (Assaoc) para disponibilizar em São Sebastião três novas oficinas culturais e um curso de capacitação na área de coreografia para os monitores de dança e alunos do grupo Corpus.
O anúncio ocorreu nesta semana em uma reunião com os dirigentes da Cultura, em Caraguatatuba. De acordo com o diretor de Cultura de São Sebastião, Gleivison Gaspar, a Prefeitura tem o interesse de disponibilizar na área audiovisual o curso de “Cinema e Vídeo”. Os outros serão definidos até o início de dezembro.
“Essas parcerias refletem diretamente na qualidade das Oficinas Culturais. A Sectur tem o intuito de lançar as inscrições para novos alunos entre os dias 1º e 15 de fevereiro de 2008”, disse Gleivison.
A Prefeitura investe aproximadamente R$ 250 mil nas Oficinas Culturais. Atualmente, elas são mantidas por meio de convênio com a ONG ALNorte. Todo o trabalho é abrilhantado por 1.260 alunos e coordenado por 18 monitores das oficinas que passam suas técnicas nas áreas de desenho artístico, balé, dança de rua, jazz, dança contemporânea, capoeira, teatro, cerâmica, violão, teclado, artesanato e artes plásticas. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620.
(Fonte: PMSS)

Sectur promove palestra que conta sobre a presença africana no Sítio Arqueológico

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) em parceria com as ONG’s Acubalin e Pérola Negra, promove na próxima terça-feira (4/12), às 19h, no Abrigo dos Anjos, uma palestra com o arqueólogo Wagner Bornal sobre “A presença africana no Sítio Arqueológico São Francisco”.
O evento é coordenado pelo Departamento de Patrimônio Histórico e tem por objetivo apresentar para as entidades presentes e o público as manifestações culturais africanas presentes no Sítio Arqueológico, além de discutir possibilidades de utilização do patrimônio cultural da antiga fazenda como vetores de fortalecimento da identidade afro-descendente.
O Sítio Arqueológico abrigava uma fazenda dos tempos do Brasil Colônia. A cada dia os pesquisadores encontram novidades da história da colonização brasileira nos séculos 18 e 19. O local, que tem mais de 200 anos, está situado dentro da área do Parque Estadual da Serra do Mar.
A entrada para o evento é franca e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3892-2620, no ramal 30.
(Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara ACIU

Caminhões flagrados são apreendidos por não ter nota fiscal da carga
Administração municipal de Paulínia fez doação de material de saúde à Prefeitura de Ubatuba

Ubatuba - Dois caminhões da Prefeitura de Ubatuba carregados com materiais de saúde do Centro de Distribuição de Medicamentos de Paulínia foram apreendidos ontem pela Polícia Militar, em Campinas. Os materiais estavam sendo transportados sem nota fiscal ou termo de doação, caracterizando irregularidade. Esta foi a segunda vez que caminhões de Ubatuba vêm a Paulínia em busca de medicamentos. O primeiro frete foi realizado em 15 de novembro.
Policiais realizaram a apreensão através de denúncia do empresário Peterson Paes, que acompanhou o carregamento dos caminhões placas BPY-5210 e BPY-5286 de Ubatuba, no Centro de Distribuição, cuja administração foi terceirizada para a empresa Home Care Medical. “Eles chegaram vazios e saíram cheios”, afirmou. Os caminhões foram abordados na rodovia SP-332 (Milton Tavares de Sousa), na altura do quilômetro 113+900 metros, em Campinas. Dentro deles foram encontrados 27 pacotes com tubos cirúrgicos, quatro rolos de embalagens tubulares para esterilização e 377 caixas contendo soro fisiológico em embalagens com 100, 250 e 500 ml cada. Ao todo, são 14.085 mil unidades de soro fisiológico.

Motorista de um dos caminhões, Renimarcos de Souza Chaves, 39, afirmou desconhecer a irregularidade. “Se eu soubesse que estou carregando carga que não deveria, não carregaria”, garantiu. Ele e o motorista Clóvis Serpa, 51, foram ouvidos pelo delegado do 7º DP de Campinas, Carlos Augusto Simionato de Oliveira, que apontou irregularidade no transporte. “Claro que no fato de não haver documento fiscal acompanhado estas cargas já é visível uma irregularidade”, declarou. O caso foi encaminhado à delegacia de Paulínia.
Delegado de Paulínia, Tadeu Brito de Almeida, afirmou que o material e os caminhões ficarão retidos. “O material ficará retido, vamos aguardar a apresentação da documentação necessária e se tiver indícios, vamos apurar”, disse. Os motoristas serão ouvidos por Almeida e liberados.
A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ubatuba afirmou que aceitou a doação feita pela Prefeitura de Paulínia mas não soube informar a data da oferta. Já a assessoria de imprensa da Home Care informou que o estoque doado é da prefeitura e não de materiais da empresa, e que os motoristas esqueceram as notas fiscais no Centro de Distribuição. A Prefeitura de Paulínia confirmou o lapso dos motoristas e informou ainda que as notas foram apresentadas na delegacia para liberação da carga.
O fato está sendo apurado pela Delegacia de Polícia de Paulínia.
Clique aqui para ver uma série de imagens retratando a apreensão.
A Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Ubatuba não expediu, até o momento, nota de esclarecimento sobre o assunto. (Fonte: Acontece Paulínia)

ACIU ALERTA: É ÉPOCA DE NOTAS FALSAS NO COMÉRCIO
Examine bem a nota de R$ 50,00 que você receber. Ela é a preferida dos falsários

Ubatuba - Com a aproximação do Natal e da temporada de verão, o comerciante deve ficar atento à possibilidade de receber dinheiro falso.
De acordo com nota divulgada pelo Banco Central, em 2006 o BC registrou um aumento de 49,03% na apreensão de cédulas falsas, em relação a 2005.
Pela ordem, as notas mais falsificadas são as de R$ 50,00 (56,2%), R$ 10,00 (27,9%), R$ 20,00 (8,3%), R$ 5,00 (6,9%) e a de R$ 100,00, com apenas 0,7%.
É nessa época também que há um aumento na procura de máquinas e canetas de verificação de dinheiro. No caso das máquinas, sob uma luz negra aparecem, nas notas verdadeiras, filamentos prateados espalhados pelo papel. Já nas canetas, ao riscar uma nota, o traço deve desaparecer. Se o risco ficar escuro a nota é falsa.
O vice-presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Marcos Velloso, faz um alerta para os comércios que não possuem esses equipamentos de verificação. "A atenção dos comerciantes e funcionários deve ser redobrada, principalmente se as notas não forem de clientes conhecidos".
O vice-presidente acrescentou que hoje em dia está cada vez mais difícil reconhecer quando uma nota é falsa. "Há notas em que a adulteração é perceptível, mas há outras exigem muita atenção, principalmente nos dias de maior movimento, quando o troco tem de ser feito rapidamente", diz Velloso.
Segundo o BC a falsificação de moedas está em queda. A maior onda de falsificações aconteceu em 2003, quando foram apreendidas 342.038 unidades. No ano passado, foram apenas 739. O baixo "valor agregado" da falsificação justifica a queda.
O Banco Central lembra que as notas falsas não são trocadas. O BC apenas examina se elas são verdadeiras ou não. A falsificação de moeda é crime previsto pelo Código Penal, com pena de três a 12 anos de detenção.
(Fonte: ACIU)

Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba é inaugurado na ACIU

Ubatuba - No dia 28 de novembro foi inaugurado o 118º Posto de Atendimento ao Empreendedor – PAE em Ubatuba.
Localizado na Sede Administrativa da Associação Comercial de Ubatuba (Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro), a inauguração foi realizada às 10h00 e contou com a presença do prefeito Eduardo César, empresários, vereadores, secretários municipais e representantes de entidades de classe.
Este é o terceiro Posto de Atendimento do Sebrae no Litoral Norte de São Paulo e esta implantação é resultado de uma parceria entre a Associação Comercial de Ubatuba -ACIU, a Associação dos Arquitetos e Engenheiros de Ubatuba- AEAU, do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte- SINHORES e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- SEBRAE.
De acordo com o Sebrae de São José dos Campos, dos 118 Postos de Atendimento ao Empreendedor existentes no estado, a Prefeitura de Ubatuba é a segunda prefeitura que não é parceria de um PAE. A outra prefeitura é da cidade de José Bonifácio.
Durante a inauguração, o prefeito Eduardo César disse que se sente muito satisfeito por ser prefeito em uma cidade onde a Associação Comercial tem à frente jovens atuantes e com o coração voltado ao desenvolvimento e que a partir de 2008, a prefeitura também será parceira neste processo. “Tenho certeza que o empreendedor de Ubatuba vai encontrar aqui o respaldo necessário. E assim, Ubatuba vai avançando cada vez mais no desenvolvimento, bem estar social e qualidade de vida”, disse o prefeito.
O presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat, contou que esta é uma conquista histórica, um sonho antigo, pois desde o seu primeiro mandato a diretoria tem trabalhado em parceria com o Sebrae. “A abertura do PAE em Ubatuba é um passo muito importante para o desenvolvimento da cidade. Essa implantação já estava em nosso planejamento desde o nosso primeiro mandato e com a conquista da sede própria conseguimos dar este outro passo muito importante. Desejo que este posto traga bastante consultoria e informação à nossa cidade”, disse Barakat, que também agradeceu a presença do prefeito.
Barakat garantiu que o PAE vai permitir ao pequeno empreendedor de Ubatuba a obter informações importantes para abrir e tocar seus negócios, inclusive permitindo aqueles que ainda se encontram na informalidade possam se integrar ao sistema produtivo do município, com suas pequenas empresas.
Segundo o presidente da AEAU, Mauro Sérgio Bezerra a decisão de apoiar a parceria deveu-se à necessidade que os pequenos e micros empresários de Ubatuba têm de manter-se informado sobre o mundo dos negócios, situações de investimento, novos recursos, novas oportunidades. “Hoje termos o PAE em Ubatuba, uma ferramenta que diminuirá a distância de informações e contatos, que reciclará o nosso empreendedor, que vai criar novas expectativas de negócios. Com o conjunto de benfeitorias adquiridas teremos também a visão de qualificar nossos profissionais melhorando ainda mais a qualidade de nossos produtos e atendimento”, afirmou Mauro.
Já o diretor técnico do Sebrae - SP, Paulo Arruda, falou sobre a importância de um Posto de Atendimento ao Empreendedor em Ubatuba e agradeceu o prefeito Eduardo César e a todas parcerias. “O prefeito fez questão de estar presente, dando seu apoio; este envolvimento do poder público é essencial. Este posto é do município, de qualquer cidadão que queira abrir seu negócio ou gerenciar melhor seu empreendimento. As instituições parceiras estão de parabéns por pensar no desenvolvimento e no futuro de Ubatuba. Neste litoral existem muitas oportunidades, muito potencial e temos que saber aproveitá-los”.
O gerente do Sebrae no escritório regional de São José dos Campos, Mauro Medeiros, também fez uso da palavra. “Estamos realmente muito empenhados no desenvolvimento do Litoral Norte, esta região promissora. Temos grandes projetos, com ações em diversos segmentos que estão sendo preparados para a região e os postos do Sebrae entram neste contexto de desenvolvimento”, explica Medeiros.
O vereador Charles Medeiros que também compôs a mesa do cerimonial de inauguração não se pronunciou, ele disse que estava ali apenas para apoiar e parabenizar a garra e a coragem dos parceiros nessa grande conquista. “Parabenizo e louvo a vinda do posto de atendimento ao empreendedor de Ubatuba que é uma conquista ímpar para a nossa cidade. Sua vinda ocorreu por uma atitude corajosa de cidadãos de bem que através de uma parceria vitoriosa viabilizaram tão importante conquista para o povo de Ubatuba- o PAE”.
A ACIU já disponibiliza de dois agentes de desenvolvimento para atender os empreendedores que buscam informações no PAE. “Os funcionários do Posto de Atendimento já foram selecionados e capacitados pelo Sebrae e já estão preparados para oferecer um atendimento de boa qualidade”, concluiu Barakat.
PAE - O PAE é a descentralização dos serviços do SEBRAE, que tem como objetivo a valorização, desenvolvimento e aprimoramento das micro e pequenas empresas nos seus aspectos tecnológicos, gerenciais, mercadológicos e de recursos humanos, de modo a assegurar o seu fortalecimento e a melhoria do seu resultado. O projeto visa estimular o empreendedorismo através da promoção de palestras, cursos e consultorias feitas por especialistas nas áreas de marketing, finanças e produção a todas as pessoas que queiram abrir seu próprio negócio ou que já possuam.
Para a formação de um PAE, o Sebrae-SP conta com a articulação de parceiros, que podem ser a Prefeitura Municipal, Associações Comerciais, Rurais e Industriais, além de Centros de Ensino. Os parceiros cedem o espaço físico e toda a infra-estrutura onde o PAE passa a funcionar, além de ficar responsável pela contratação de funcionários.
(Fonte: ACIU)

Fundart lança livro e entrega prêmio literário

Ubatuba - No último dia 24, no auditório lotado da Escola Municipal “Tancredo Neves”, a Fundart realizou a entrega dos prêmios aos vencedores do Concurso Literário Ubatuba – 2007, que este ano foi recordista, com 174 inscrições individuais e mais de 270 obras, nos concursos “Idalina Graça” (Poesia Estudantil e Adulto), “Washington de Oliveira” (Contos) e “Tia Helô” (Teatro Infantil).
Os premiados foram:

XIX CONCURSO DE POESIA ESTUDANTIL 1ª a 4ª Série “IDALINA GRAÇA”
A VELHA - Sabrina Mota de Souza
A CASA - Lucas Julião Bidinotto
LINDA FLOR - Camila Castilho
SOL - Rodrigo Ramos - Coimbra de Jesus
SOU FELIZ ASSIM - Letícia Nardi

XIX CONCURSO DE POESIA ESTUDANTIL 5ª a 8ª Série “IDALINA GRAÇA”
A PESCA - André Marques de Oliveira
O MENINO SOZINHO! - Henrique da Silva Ferreira
A INSPIRAÇÃO - Victor M. Felix dos Santos
MEU CANTINHO - Daiana Brigite da Silva
O AMOR E SEUS REGULAMENTOS - Wendell Fernandes Faria

XIX CONCURSO DE POESIA ESTUDANTIL Ensino Médio “IDALINA GRAÇA”
TE AMO - Maria Aparecida Rodrigues da Silva
CIRANDA DOS SENTIMENTOS - Saranne Arynan de Almeida Teles
AQUELA FOTO - Edgar Oliveira da Costa
AMOR NAUFRAGADO - Marina Moura Mendonça
A NATUREZA DO AMOR - Ytainan Anajara Barreto

XX CONCURSO DE POESIA “IDALINA GRAÇA”
ESPÉCIES EM EXTINÇÃO - Geraldo Gonçalves
INQUIETO - Suzete Piovesan
CONDIÇÃO - Eliane Marçal Pereira Coimbra

XIV CONCURSO DE CONTOS “WASHINGTON DE OLIVEIRA”
HERANÇA PERDIDA, UMA TRAGÉDIA CAIÇARA - Aladio Teixeira Leite Filho
TEMPO ESGOTADO - Arivalda Cristina do Espírito Santo
A PAIXÃO DO DIVINO - Francisco Sergio Nogueira

VI CONCURSO DE TEXTO DE TEATRO INFANTIL “TIA HELÔ”
ERAM OS PATUGUESES ASTRONAUTAS? - José Antonio G. Teixeira de Freitas
ONDAS DA PAIXÃO - Silmara Retti
O BICHO DE GOIABA - Helena Angela Righi Peixe

“Esse concurso literário tem uma importância muito grande, além de sua tradição que já soma 20 anos. Por isso não se justifica o fato de o mesmo não ter sido realizado no ano passado. Além de ser um canal de manifestação literária, o mais importante do município,homenageia figuras ilustres da vida de Ubatuba.”
“A boa performance do concurso deste ano foi em decorrência do contato que a Fundart realizou com as escolas e diretamente com professores. Com isso o incentivo foi bem maior e o nível artístico melhor.”
“Em relação à poesia (não estudantil), à contos e texto de teatro infantil, o concurso também despertou grande interesse devido à visibilidade da Fundart, que hoje, é bem maior”, disse Pedro Paulo, presidente da Fundart.
Além da entrega de prêmios, a Fundart lançou o livro: Concurso Literário – 2007 – Antologia – com todas as obras classificadas no referido concurso, e que foram entregues aos autores.
(Fonte: Fundart)

Biblioteca “Ateneu Ubatubense” completa 40 anos e homenageia sua pioneira

Ubatuba - No dia 28 de outubro último a Biblioteca Municipal “Ateneu Ubatubense” completou 40 anos, criada pelo Decreto nº 52, de 06/07/1967, do prefeito Ciccillo Matarazzo, a biblioteca teve como pioneira a Senhora Jenny Bueno dos Santos Aguiar, que foi homenageada na última segunda-feira, dia 26, com a presença de seus filhos: Inês, Sueli, José, Francisco e João.
No mesmo evento ocorreu a comemoração dos 40 anos da biblioteca com descerramento da placa comemorativa. Em seguida foi aberta a exposição com obras de artesanato do saudoso “Mudinho” – Benedito Felipe de Oliveira, da coleção de Marcos Teixeira Leite, seu grande amigo, que teve o maior cuidado e carinho no restauro perfeito de todas as peças.
A Fundart e a Prefeitura foram parceiros desse evento que resgata memórias importantes, de pessoas que construíram esses marcos importantes para o patrimônio histórico e cultural de Ubatuba.
(Fonte: Fundart)


Fundart revive valores na festa dos 20 anos
Por: Celso T. Leite

Ubatuba - Dois personagens que fazem parte da história de Ubatuba foram lembrados durante as comemorações dos 20 anos de criação da Fundart. Na Biblioteca Municipal que, comemora 40 anos em 2007, foram homenageados, no último dia 26, a pioneira da biblioteca, Jenny Bueno dos Santos Aguiar e Benedito Felipe de Oliveira, o Mudinho, artista que marcou época na década de 60, cujos trabalhos poderão ser apreciados naquele local. O filho de dona Jenny, José Antonio Bueno de Aguiar fez um relato das dificuldades e da persistência de sua mãe para tornar realidade o projeto do prefeito Ciccillo Matarazzo de criar a biblioteca. Marcos Teixeira Leite, responsável pela recuperação do acervo e amigo de Mudinho, elogiou a iniciativa de valorizar a memória do grande artesão e agradeceu o apoio dos patrocinadores. A mostra continua à disposição do público durante os próximos dias.
O presidente da Fundart, Pedro Paulo T. Pinto, representando o prefeito Eduardo César, destacou o mérito dos homenageados e anunciou a continuidade do projeto que visa relembrar pessoas que no passado marcaram presença na história da nossa cidade com sua arte ou outro tipo de contribuição. “È nosso dever valorizar aqueles cuja atuação engrandecem e enchem de orgulho nossa história”, diz Pedro Paulo.
(Fonte: Fundart)

Ex-presidentes
Por: Celso T. Leite

Ubatuba - Um áudio-visual com depoimentos e uma galeria de fotos dos ex-presidentes da Fundart fazem parte da programação que marca os 20 anos da fundação. Uma placa comemorativa também foi colocada na Praça Anchieta, defronte o Sobradão do Porto.
Os ex-presidentes, desde a fundação da Fundart em 30 de novembro de 1967, foram: Flávio Girão de Carvalho (fundador); Renato Luiz Martins Nunes; Conrado Bonadio Becker; Cícero José de Jesus Assunção; Eliana Inglese; Silvia Helena Thomas Issa; Martiniano Nelson Viana e Pedro Paulo Teixeira Pinto, cujo mandato teve início em 1º de janeiro deste ano.
A Fundart faz aniversário ministrando mais de 40 cursos beneficiando cerca de 1600 alunos, incluindo bolsistas e destaca-se nos vários campos culturais conquistando importantes posições fora do município. Os músicos da “Lira Padre Anchieta” já constituem uma sinfônica e se dá ao luxo de constituir 6 grupos com diversificações de tendências musicais. Na área da dança conseguiu emplacar uma de suas alunas na seleção do balé Bolshoi, em Joinville. A Biblioteca “Ateneu Ubatubense” tem o maior acervo do Litoral Norte e o teatro, as artes plásticas e o folclore marcam cada vez maior presença no cenário cultural. Os concursos literários promovem novos autores incentivando a criatividade. “A Fundart, uma conquista da cidade e referência da nossa cultura, representa um desafio permanente, e somente com a participação de todos garantiremos um trabalho eficiente”, finaliza Pedro Paulo.
(Fonte: Fundart)

Homenagens

Ubatuba - Na última Sessão da Câmara Municipal de Ubatuba, 27, foi homenageada a menina Victória Pedace Scatena e Alessandra Penha, que é professora da Oficina de Dança da Fundart. A homenagem ocorreu por conta da entrada de Vitória na escola do Ballet Bolshoi, tornando-se a mais nova integrante em um das melhores escolas de ballet do mundo.
Outra importante homenagem foi a entregue a família de Manoel Hilário do Prado Filho, cidadão que em no dia 1º de Dezembro completará 99 anos de vida. Manoel Hilário que é considerado uma das poucas bibliotecas vivas de nossa história acompanhou vários acontecimentos da região. Seus maiores ensinamentos encorajaram vários pescadores a domarem uma Canoa de Voga e a assumirem sua identidade através de ações comuns da época, a que ele mais gostava conta os amigos é a tradição da Folia de Reis, evento tradicional da Comunidade Caiçara. Hilário também foi lembrado como um dos fundadores da tradicional Festa de São Pedro Pescador no município de Ubatuba.
(Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Ubatuba recebe peça teatral “Dois para Viagem”

Ubatuba - O Coletivo de Artes Flor de Nan, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundart, traz para Ubatuba, mais uma interessante peça teatral. É a comédia “Dois Para Viagem, interpretada pelos atores Miguel Thiré e Mateus Solano. O evento acontecerá no próximo dia 7, sexta-feira, no Salão de Eventos da Igreja São Francisco, a partir das 20h. Os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia) e podem ser pedidos pelo telefone (12) 8154-1952. No sábado, 8, a peça acontece em Caraguá, no Teatro Mário Covas.

Sobre a peça
A comédia foi escrita pelo jovem autor e diretor de peças Jô Bilac e tem início quando um pombo defeca na cabeça de alguém que está sentado em um banco de praça na Urca. A partir disso, levanta-se a questão: Por que isso acontece? Destino?
Então, os dois atores se revezam para dar vida a 16 personagens e recriar a trajetória de acontecimentos em cadeia que culminaram no pombo que passou em cima da cabeça da dita pessoa.
É aí que entra a questão do espetáculo: se pudéssemos voltar no tempo e reiniciar os fatos, será que gerariam as mesmas conseqüências? Então se volta ao início da trajetória e os acontecimentos se desenrolam de maneiras completamente diferentes para deleite do público.
O que encanta o espectador na montagem, além da história contada e recontada de forma bem humorada e surpreendente, é o fato de ser apresentada somente por dois atores e nada mais. Não existe cenário, troca de figurino ou utilização de adereços para dar vida a personagens diversos.
No entanto, o público embarca e visualiza tudo através da imaginação, como, por exemplo, uma velha de 90 anos, uma criança de 5 anos e uma senhora que pesa 150 quilos. Ainda que para se relacionar com o espaço, passa-se, por exemplo, de uma casa em Copacabana para um iate na Itália de uma forma muito rápida tendo somente os atores e a luz como instrumento de comunicação.
Miguel é filho do ator Cécil Thiré e neto de Tônia Carreio. Ele já atuou em quatro novelas da Rede Globo, entre elas Porto dos Milagres, ao lado da atriz Bárbara Borges. Em 2006, o ator foi indicado como diretor ao Prêmio Shell pela pesquisa da linguagem apresentada na comédia teatral “Superiores”. Mateus Solano também atuou em diversas peças, entre elas “O perfeito cozinheiro das almas desse mundo”, com direção de Jeferson Miranda.(Fonte: PMU)

Prefeitura busca solução para problema na Estufa II

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, esteve reunida com a SABE (Sociedade Amigos do Bairro Estufa) e com uma comissão de moradores para dar andamento à discussão sobre a implantação de água tratada no prolongamento do loteamento Gurilândia Caiçara (Estufa II).
Segundo o secretário municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado, “a prefeitura continua trabalhando para tentar ajudar aquela comunidade, estamos fazendo nossa obrigação e a boa notícia é que aquela área será inserida do Projeto Cidade Legal, no qual o Governo do Estado participa dos procedimentos de regularização, o que permitirá a instalação dos serviços públicos no local”, explica o secretário. “Estamos animados, pois já conseguimos a liberação de água tratada em outros bairros, como no Parque Guarani e no Vale do Sol e para a Gurilândia Caiçara, o convênio com o Governo do Estado deve agilizar o processo”, conclui Claudinei Salgado. (Fonte: PMU)

Esquadrilha da Fumaça se apresenta neste domingo, em Ubatuba
A apresentação faz parte do evento “Domingo Feliz”, que levará atividades diversas para a Avenida Iperoig

Ubatuba - A Avenida Iperoig será palco de um grande evento neste domingo. A Prefeitura de Ubatuba realizará, a partir das 14h, o “Domingo Feliz”, tendo como atração principal a Esquadrilha da Fumaça, que presenteará o público com um incrível show de acrobacias aéreas. Além da apresentação da Esquadrilha, diversas atividades recreativas e prestação de serviços estarão acontecendo neste dia.
A Esquadrilha da Fumaça é formada por um grupo de pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) e faz apresentações de acrobacias aéreas em diversos lugares do Brasil e do mundo. No show em Ubatuba, serão utilizados oito aviões, em 35 minutos de acrobacias aéreas, totalizando 55 tipos de manobras diferentes. Para o prefeito Eduardo Cesar, este “Domingo Feliz” marcará a realização de um grande sonho. “A vinda da Esquadrilha da Fumaça, certamente, será um grande espetáculo, que emocionará todos os presentes.”
Outras atrações - Além do show aéreo, as crianças e jovens poderão se divertir com a instalação da Casa do Brinquedo, que levará uma tenda cheia de brinquedos e jogos para toda a criançada. A Secretaria de esportes organizará partidas de futebol e basquete, pintura de rosto, pintura no papel e skate. A Fanfarra Mirim Padre Anchieta (Famipa) se apresentará, enchendo de música a Avenida.
A melhor idade também estará presente, realizando jogos de mesa e alongamento, ao lado do Centro de Informações Turísticas. O grupo de motociclistas “Cruz de Ferro” fará exposição de motos. O público também poderá assistir a shows musicais e conhecer os mais diversos serviços prestados pela prefeitura.
Pela Secretaria de Saúde, o Centro de Controle de Zoonoses realizará doação de filhotes caninos e prestará informações sobre posse responsável. A equipe de Combate à Dengue também estará prestando informações sobre a prevenção da doença. Uma equipe do Programa de Saúde de Família estará realizando aferição de pressão, teste de glicemia e orientações gerais sobre saúde. A Unidade Móvel de Saúde Bucal também estará presente, com profissionais que orientarão sobre prevenção à cárie e ao câncer bucal.
A Fundart levará para o evento, uma bela apresentação da Banda Lira Padre Anchieta, além de uma exposição de artesanato e uma demonstração de pintura em tela. A Secretaria de Desenvolvimento Social também fará exposição e venda dos produtos feitos a partir do Programa de Geração de Renda. A Fundac também realizará exposição de trabalhos manuais desenvolvidos com crianças e adolescentes.
A Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento estará realizando cadastramento de agricultores, pescadores e maricultores, além de exposição de hortas suspensas e divulgação dos cursos para 2008. A Secretaria do Meio Ambiente fará doação de mudas de árvores, além de sensibilização e conscientização ambiental.
A Ouvidoria Municipal e o Procon prestarão atendimento à população e a Secretaria de Turismo fará uma divulgação de material promocional, como banners e folders.
Trânsito Interditado - A Avenida Iperoig ficará parcialmente interditada até as 15h e depois, dependendo do fluxo de pedestres, ficará totalmente interditada até às 19h. Quem precisar transitar sentido Itaguá/Perequê-Açu, durante o tempo previsto, deverá utilizar a Avenida Carlos Drummond de Andrade, no Itaguá e Avenida Rio Grande do Sul, no Centro. (Fonte: PMU)

Semana de 30/11 a 06/12/2007.
Cine Porto tel 38332066

"Ta dando onda"
Desenho Dublado
ás 16:00 - 17:40 - 19:20 hs

"1408"
Suspense !!!! c/ John Cusack e
Samuel L. Jackson
ás 21:00 hs Agora toda 4ª feira
"Quarta maluca" , todos pagam R$ 3,00.



cineporto@hotmail.com
 

Poesia Topo

À moda de Alencar e Vinícius

Seu nome não é Iracema
Você não mora em Ipanema
Mas quando beijei sua boca
Apanhei-me deliciado
Por ter provado
Do mel da jataí
Do doce do mamão
Do sumo da laranja
Da garapa da cana
Da cana da garapa


 

Felix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo


De onde vem a classificação madeiras de lei?

Sempre tive a curiosidade de saber a origem da classificação “madeiras de lei”, até que encontrei a fonte.
“Trinta (30) anos após o descobrimento do Brasil a Coroa já havia estabelecido uma série de instruções visando a proteção das florestas da Colônia, procurando assim conter o desperdício interno e, principalmente, a cobiça externa. Por essa razão, definiu as chamadas árvores reais, cujo corte só podia ser efetuado em casos especiais e com ordem expressa do rei. Essas árvores reais passaram a ser chamadas madeiras de lei, assim conhecidas até hoje. Mais tarde, em 12 de dezembro de 1605, foi aprovado o Regimento Pau-Brasil, considerado como a nossa primeira lei de proteção florestal. Esse regimento estabelecia diversas regras para utilização do pau-brasil, tais como: a concessão de licença especial para o seu corte, o registro dessas licenças em livro próprio, a quantidade máxima permitida para exploração e as penalidades para os infratores” (extraído da Obra “Comentários ao Código Florestal”, de Juraci Perez Magalhães, Editora Juarez de Oliveira, 2ª Edição, página 7).
 

Benedito José dos Santos Filho
São Paulo, SP

 

POR QUÉ NO TE CALLAS?

Ouvindo a fita da entrevista do Sr. Prefeito de Ubatuba, Eduardo de Souza César, à rádio comunitária Gaivota, aos 22-11-07, e as referências a minha pessoa, como:“perguntar não ofende”, tive em mente aplicar-lhe a pergunta feita por Don Juan Carlos 1°, Rei da Espanha, a Hugo Chávez, ante os desaforos e falta de educação cívica e política do do segundo, no Forum Ibero-Americano, de Santiago do Chile. Por qué no te callas? (a pregunta está grafada em español).
Não há a menor dúvida que, calando e deixando de: caluniar, mentir, insultar, comparar, apropriar-se de méritos alheios etc..etc.. evitar-ia “RETORNOS”, para ele, Eduardo de Souza César, indesejáveis, dez meses antes da eleição.
Não sendo a serenidade para reagir, a seriedade para avaliar e conhecimento dos fatos antes de emitir julgamentos, qualidades do Sr. Eduardo de Souza César, atribui, a minha pessoa, fatos e até delitos que, felizmente, não pratiquei. Fatos e delitos praticados e cometidos pelo despreparo, a incompetência, a petulância e, em alguns casos, a maldade, dele e de alguns de seus assessores, na Secretaria de Educação e em outras secretarias.
Logo, no início da administração, informado por agentes, extra município, de certos fatos, que já estavam acontecendo, publiquei um artigo sob o título: “INCOMPETÊNCIA MATA”. Nele estava escrito: “São casos preocupantes que levam a pensar que, o Exmo Sr. Prefeito, ou não conhece as pessoas ou não está controlando o que está sendo feito nas diversas repartições municípais. As duas hitóteses são preocupantes”. O artigo Concluia: “O Prof. Luis Marins afirma que: “incompetência mata”. Esses cargos entregues a despreparados poderão matar a administração, e certamente, matarão as secretarias, assessorias , serviço, seção ou setor a eles atribuídos”. Os problemas posteriormente criados, sofridos pelo município e atribuidos, em calúnias desvergonhadas, ao passado confirmam que tinhamos razão. As mudanças, no secretariado, supostamente por incompetência, comprovam o alerta. A seguir o que aconteceu após esse artigo.
PROCURANDO PÊLO EM OVO
Parece que o Sr. Eduardo de Souza César precisa ser lembrado que, seu honesto, competente, equilibrado e sensato, primeiro Secretário de Assuntos Jurídicos, na carta renúncia, além de reprochar sua conduta por não honrar a palavra empenhada, com ele Secretário de Assuntos Jurídicos, e relatar uma dezena de erros e absurdos já acontecidos por incompêtencia da administração e desqualificação dos responsáveis, reage quando se refere a minha pessoa. “Vossa Excelência está procurando pêlo em ovo”. “Não temos nenhum fato que desabone a conduta do referido ex-Secretário”. Isso foi dito após sermos informado que, o Sr. Eduardo de Souza César, tinha mandado desarquivar e basculhar todos os adiantamentos que tinhamos feito nos quatro anos. Nada de errado encontrando. O Sr. ex-Secretário continua:
“Mas não. V. Exa. Insiste em sua intenção de processar o ex-Secretário de Educação. Tanto é verdade que determinou ajuizamento de PEDIDO DE EXPLICAÇÕES em juizo em razão do ex-titular daquela pasta ter chamado componentes desta Administração de “incompetentes”. O processo foi extinto sob o fundamento de que o ex-Secretário de Educação exerceu o seu sagrado direito de “livre manifestação de pensamento” garantido constitucionalmente”. (artigo 5°, IV, da Constituição Federal).
“Ora Sr. Prefeito. Não sou títere a serviço de “vingancinhas pessoais”.
Mesmo que posteriormente tenhas encontrado os títeres: Por qué no te callas?.
(Em proximos artigos provarei a mentira de todas as calúnias por ele, Eduardo de Souza César, a mim atribuidas, naquele surto ao microfone da rádio comunitária Gaivota)

Corsino Aliste Mezquita.

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Perequê Açu  ©Emilio Campi

Perequê Açu
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor