Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 04 de Dezembro de 2007 - Nº 1884 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região


Caraguatatuba
Atletismo de Caraguá consegue bons resultados no fim de semana
Artesanato de Caraguá é destaque no 3º Encontro Nacional dos Planos de Auxílio Mútuo
Caraguá realiza assembléia para escolha dos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano
Caraguá sedia última fase do programa de apoio ao Bolsa-Família com representantes do Vale do Paraíba e Litoral
Comédia com Miguel Thiré promete ser a boa pedida no Teatro Mario Covas neste sábado 8
Pescadores de Caraguá conseguem autorização para pesca de arrasto do camarão sete barbas
Projeto de Geração de Renda faz Bazar de Natal no CRAS Porto Novo com 50% de desconto
A Câmara e os números de Novembro
Pelo terceiro ano consecutivo a ACE Caraguá e a Prefeitura Municipal estão realizando a chegada oficial e a Casa do Papai Noel em Caraguá.

Ilhabela


São Sebastião
1,5 mil atletas superam seus limites na Fuga das Ilhas em São Sebastião
Categoria Sub-15 da 1ª Copinha Interna de Futsal já tem finalistas definidos
Dupla sebastianense ganha destaque na 9ª etapa do Campeonato Paulista de Futvôlei
Prevenção, respeito ao Meio Ambiente e valorização do folclore marcam 1ª Mostra Cultural na EM Frúgoli
Prefeitura anuncia aumento de 25% no repasse de verba às entidades carnavalescas
Secretaria de Turismo prepara São Sebastião com decoração de Natal
Sectur e ONG’s promovem palestra sobre a presença africana no Sítio Arqueológico

Ubatuba
Fundart comemora 20 anos de existência
Grande espetáculo natalino acontece neste sábado em Ubatuba
JORI em Ubatuba acontecerá em nova data


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo


 


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Atletismo de Caraguá consegue bons resultados no fim de semana

Caraguatatuba - Foi realizada neste domingo (2) a 39ª Prova Pedestre cidade de Ubatuba e Caraguatatuba foi muito bem representada pela equipe de Atletismo da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação).
Com 13 atletas disputando a competição em diversas categorias, Luís Jonathan, no Infantil e Lino de Carmo Mendes, no Adulto, foram os destaques de Caraguá, ao conquistar a primeira colocação nas provas, que teve o percurso de 3km, para as categorias até 12 anos, 6km no Feminino e Infantil Masculino, e 12km para as demais.
Os atletas Gustavo Moreira (Infantil), Daniel Luiz do Prado (Adulto) e Antonio Carlos de Jesus (Máster) também se destacaram e ficaram na segunda posição.
A prova, que premiou os três primeiros com troféus e do quarto ao oitavo com medalhas, contou com mais de 100 participantes, que vieram de todo o Litoral Norte e Vale do Paraíba.
No próximo domingo (9), a equipe da SECER, comandada pelo técnico Adão Dias Durval e pelo estagiário Carlos Eduardo, viajará para o Guarujá, onde participará dos 8km da AT Revista Guarujá, prova somente para as mulheres, que competirão com as melhores corredoras do país. Caraguá será representada por 12 atletas, nas modalidades corrida e caminhada.
Confira abaixo a classificação dos atletas da SECER:
Luís Jonathan - 1º lugar – Infantil
Gustavo Correa – 2º lugar – Infantil
Damiana C. Reges – 3º lugar – Junior (4ª colocada geral Feminino)
Natasha Durval – 4º lugar – Junior
Leandro Lopes – 7º lugar – Junior
Alan leite – 8º lugar - Junior
Lino Mendes – 1º lugar – Adulto 2
Daniel do Prado – 2º lugar – Adulto 2
Fabrício Tavares – 6º lugar – Adulto 1
Rildo – 4º lugar – Adulto
Carlos Eduardo – 6º lugar – Adulto
Antonio Carlos de Jesus – 2º lugar – Máster 1 (3º colocado geral M.)
Juscelino de Oliveira – 8º lugar – Máster
(Fonte: PMC)

Artesanato de Caraguá é destaque no 3º Encontro Nacional dos Planos de Auxílio Mútuo

Caraguatatuba - Mais uma vez Caraguatatuba foi destaque pelos trabalhos de Artesanato e Artes Plásticas que exporta para outras cidades e estados. O 3º Encontro Nacional dos Planos de Auxílio Mútuo teve a participação do artesão e artista plástico Euzébio Francisco do Carmo, que esteve no evento com painéis (pintura) e seu presépio artesanal.
O evento foi realizado no CTA – Centro Tecnológico da Aeronáutica, em São José dos Campos, na última quinta-feira, 29 de novembro, e teve como anfitriã a RINEM – Rede Integrada de Emergência do Vale do Paraíba.
O 3º Encontro Nacional dos Planos de Auxílio Mútuo teve como público-alvo: profissionais das áreas de Defesa Civil, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Emergência, e de órgãos públicos Federais, Estaduais e Municipais.
Para o artesão de Carguá, Euzébio do Carmo, participar de um evento desse tipo foi de grande importância. “O convite surgiu graças ao bombeiro-chefe da GM, Pedro Arantes, que fez a minha indicação para estar nessa mostra. Foi um dia inteiro de exposição, e o melhor de tudo é que como o Encontro foi em nível nacional, pude conhecer trabalhos de outras pessoas e mostrar minha atuação no artesanato e nas artes plásticas. Entre todos os expositores, eu fui o único a ter artesanato e painéis, e assim, consegui muitos contatos para futuras exposições”, disse o artesão de Caraguá.
Após o encerramento do 3º Encontro dos Planos de Auxílio Mútuo, o representante de Caraguatatuba recebeu um certificado de participação. Vale lembrar que Carmo participou no fim de novembro do programa de Rolando Boldrin, na TV Cultura (Senhor Brasil) e permanece até o final de dezembro com seu presépio artesanal em exposição na Prefeitura de São Paulo.
(Fonte: PMC)

Caraguá realiza assembléia para escolha dos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, Habitação e Trânsito realizará no dia 17 de dezembro, às 18h30, na Videoteca Lúcio Braum, uma assembléia para a eleição de escolha dos Membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano.
Os interessados devem preencher um cadastro de inscrição de candidato até o dia 14, na Secretaria de Urbanismo, Habitação e Trânsito, localizada na Avenida Brasil, 749, bairro Sumaré. No ato da inscrição deverá ser apresentado nome completo, CPF – Cadastro de Pessoas Física, RG – Registro Geral, endereço, profissão/ocupação, telefone e e-mail.
A votação será por voto secreto pelos eleitores presentes após preenchimento de cadastro, no ato da votação. Para participar da assembléia, a pessoa terá que ter mais de 16 anos, votar uma única vez e escolher quatro candidatos. Os quatro primeiros mais votados serão eleitos membros titulares e os quatro subseqüentes, mais votados, serão eleitos membros suplentes. No final da eleição haverá a apuração dos votos e apresentação dos titulares e suplentes
Os quatro membros efetivos e os quatro membros suplentes representarão a comunidade, juntamente com os representantes titulares e suplentes, da Associação Comercial e Empresarial, Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Caraguatatuba, no conselho, com mandato de dois anos, que comporão, juntamente com seis representantes o poder Executivo, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano.

O que é um Conselho de Desenvolvimento Urbano:
O Conselho é um órgão permanente, participativo, consultivo e deliberativo, fiscalizador e de assessoria do poder Municipal, que constitui-se num órgão colegiado, de composição paritária entre o Poder Público e a Sociedade Civil, tendo como atribuição auxiliar no estudo, apreciação, análise, planejamento, formulação e divulgação do desenvolvimento urbano do município, nos termos dos artigos 103 a 108, da lei Orgânica do Municipal, inclusive quanto a participação na elaboração do novo plano diretor. Entre outras, também exercer as atribuições do extinto GAT – Grupo de Apoio Técnico e da Coordenadoria de Planejamento Urbano, mediante a análise, orientação e emissão de parecer nos casos específicos de usos determinados por lei municipal vigente e discipline o zoneamento e uso de ocupação do solo, ou sempre que surgirem conflitos em sua interpretação, entre outras atribuições.
A Videoteca Lúcio Braun fica abrigada no Pólo cultural Adaly Coelho Passos, Praça Cândido Mora, 72, Centro.
(Fonte: PMC)

Caraguá sedia última fase do programa de apoio ao Bolsa-Família com representantes do Vale do Paraíba e Litoral

Caraguatatuba - Caraguatatuba sediou na última semana, no dia 28 de novembro, a terceira e última etapa do Programa de Apoio à Implantação do Programa Bolsa-Família, realizado na sala de eventos da Igreja Matriz, no Centro da cidade.
O evento, promovido pela Secretaria Estadual Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e CEPAM – Centro de Pesquisas e Estudos em Administração Pública, com o apoio da Prefeitura de Caraguá, por meio da SECAS – Secretaria Municipal de Assistência Social.
A capacitação teve como principais focos a gestão, o trabalho e a renda para as famílias beneficiárias do Bolsa-Família.
Segundo explicou Secretária de Assistência Social de Caraguá, Antonia Decanini Marcelino, as duas etapas anteriores foram realizadas em São José dos Campos e Taubaté. “O evento durou o dia todo e teve a participação de representantes do Litoral, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. Além da palestra, foram feitas exposições dos produtos de geração de renda”, disse a Secretária, completando que, “o programa foi de grande beneficio para os Municípios pois propiciou o conhecimento de ferramentas e instrumentos para melhorar o atendimento e a inserção das famílias beneficiárias do Bolsa-Familia nos projetos de geração de renda desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social” finalizou.
(Fonte: PMC)

Comédia com Miguel Thiré promete ser a boa pedida no Teatro Mario Covas neste sábado 8

Caraguatatuba - 2 p/ Viagem é o nome da comédia que promete agitar a noite de sábado, 8 de dezembro, em Caraguá. O espetáculo acontece no Teatro Mario Covas, em única sessão às 21h, e traz no elenco os atores Miguel Thiré (filho de Cecil Thiré) e Mateus Solano, que juntos revezam mais de dez personagens.
A comédia surgiu do encontro dos atores Miguel Thiré e Mateus Solano. Para completar o que viria a ser um projeto simples e audacioso, chamaram Jô Bilac, jovem autor e diretor para dirigir e criar junto com a dupla.
A peça parte de um acontecimento pontual narrado pelos atores: Alguém leva uma "cagada" de pombo na cabeça enquanto esta sentado em um banco de praça na Urca! E levanta-se a questão: Por que isso acontece? Destino? Então os dois atores se revezam para dar vida a 16 personagens e recriar a trajetória de acontecimentos em cadeia que culminaram no pombo que passou em cima da cabeça da dita pessoa. É aí que entra a questão do espetáculo: Se pudéssemos voltar no tempo e reiniciar os fatos, será que gerariam as mesmas conseqüências? Então volta-se ao início da trajetória e os acontecimentos se desenrolam de maneiras completamente diferentes para deleite do público.
Trazido a Caraguá por Coletivo Flor de Nan, o espetáculo será apresentado em sessão única, no Teatro Mario Covas e os ingressos serão vendidos antecipadamente na bilheteria.
Miguel é filho do ator Cécil Thiré e neto de Tônia Carrero e em sua carreira já atuou em quatro novelas da Rede Globo, entre elas Porto dos Milagres, ao lado da atriz Bárbara Borges. Em 2006, foi indicado como diretor ao Prêmio Shell pela pesquisa da linguagem apresentada na comédia teatral “Superiores”. Mateus Solano também atuou em diversas peças, entre elas “O perfeito cozinheiro das almas desse mundo”, com direção de Jeferson Miranda.
Mais informações sobre a peça e o valor do ingresso podem ser obtidas com a produção local pelo telefone (12) 3832-5655. Teatro é Cultura.
(Fonte: PMC)

Pescadores de Caraguá conseguem autorização para pesca de arrasto do camarão sete barbas

Caraguatatuba - A Secretaria Extraordinária da Pesca e Aqüicultura concedeu trinta licenças, autorizando pescadores de Caraguatatuba a realizarem a pesca de arrasto do camarão sete barbas. As autorizações foram liberadas na sexta-feira, 30 de novembro e são válidas até dezembro de 2008.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Auracy Mansano Filho, cerca de 100 pescadores serão beneficiados com as licenças. “A Prefeitura de Caraguá e a Colônia dos Pescadores Z-8 deram todo o apoio necessário para a aquisição das licenças, pois sabemos da importância desse documento para os pescadores. Essa é uma luta justa e muito importante para as pessoas que vivem da pesca no município”, disse.
As licenças foram atestadas pela Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e Colônia dos Pescadores Z-8, responsável por registros de pescadores entre outros serviços.
Durante todo o ano, os pescadores terão que fazer um mapa de bordo, onde serão especificadas entre outras coisas, a quantidade do pescado e a qualidade.
(Fonte: PMC)

Projeto de Geração de Renda faz Bazar de Natal no CRAS Porto Novo com 50% de desconto

Caraguatatuba - O projeto de geração de renda do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, da região Sul de Caraguá, faz a partir desta segunda-feira, 3 de dezembro, a exposição de produtos “Feito Aqui, Feito por Nós”, confeccionados pelas alunas do ano de 2007, nas mais de dez oficinas, oferecidas gratuitamente pela entidade, por meio da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, com o apoio do Fundo Social de Solidariedade.
Conforme informações da coordenação do CRAS Porto Novo, a exposição será aberta a toda população. Todos os produtos expostos no Bazar de Natal “Feito Aqui, Feito por Nós”, foram inteiramente confeccionados dentro dos projetos de geração de renda. Tudo será vendido com 50% de desconto.
Vale lembrar que a exposição contará também com quadros pintados por adolescentes e famílias participantes dos projetos do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que funciona no bairro Indaiá.
O Bazar funcionará até 6 de dezembro, das 9h às 16h. O CRAS fica na Avenida José Herculano nº 6.900, no bairro Porto Novo, na região Sul de Caraguá. Informações pelo telefone 3887-5585. Compre hoje mesmo seus presentes no Bazar de Natal “Feito Aqui, Feito por Nós”. A entrada é franca!
(Fonte: PMC)

A Câmara e os números de Novembro
Aproximação com o final do ano estabiliza os índices

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba, através de sua Assessoria de Imprensa, divulga os números da Produção Legislativa para o mês de Novembro de 2007. Os índices apontam para uma estabilização, tendo em vista o final do ano fiscal e político.
No mês passado foram protocolados 87 documentos assim distribuídos: 3 Documentos Diversos, 38 Requerimentos, 16 Projetos de Lei, 6 Moções, 20 Indicações, 3 Projetos de Decreto Legislativo e 1 Projeto de Resolução. O número de proposituras protocoladas não significa que as mesmas tenham sido discutidas e votadas em Novembro.
Em Novembro também foram realizadas 3 Sessões Ordinárias, 2 Sessões Solenes e 4 Sessões Extraordinárias, num total de 145 pessoas presentes, com uma média de 16,1 pessoas/sessão. As baixas médias se explicam devido a transmissão das sessões pelas rádios locais.
Quanto aos atendimentos, ou seja, aos contribuintes que tiveram audiência com os Vereadores foram computados no total 1.150 pessoas, com uma média de 115 pessoas/Vereador ou 63,8 pessoas/dia, para um mês com 18 dias úteis.
Os números da Câmara em Novembro, que oscilam entre a manutenção de índices anteriores e esbarram em alguns pontos na redução de números se explicam devido a proximidade com o final do ano fiscal e político. A Câmara entra em recesso a partir do dia 15 para os Vereadores e dia 22 para seus funcionários e assessores, com retorno respectivo para 1º de Fevereiro e 17 de Janeiro.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Pelo terceiro ano consecutivo a ACE Caraguá e a Prefeitura Municipal estão realizando a chegada oficial e a Casa do Papai Noel em Caraguá.

Caraguatatuba - O bom velhinho vai chegar a Caraguá no próximo dia 8 de dezembro (sábado) e todos poderão contemplar a sua chegada a partir das 15 horas na Praça Cândido Motta, ele abrirá oficialmente as comemorações do natal em nossa cidade. O local onde ficará o Papai Noel contará com o tradicional trono, além de uma decoração especial. As Crianças poderão deixar suas cartinhas com seus pedidos na caixa de correspondência. Após a sua chegada o Papai Noel acompanhado das mamães noéis estarão atendendo a todas as crianças todos os dias das15 às 21 horas.

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

1,5 mil atletas superam seus limites na Fuga das Ilhas em São Sebastião

São Sebastião - Quem foi visitar a praia de Barra do Sahy, na Costa Sul de Sebastião, no último domingo (2/12), não se arrependeu. Com muito sol e calor, mais de 1,5 mil atletas de diversos locais do Estado de São Paulo lotaram a praia da Costa Sul do município para desafiar os seus limites na quarta edição da Fuga das Ilhas. A prova faz parte do 1º Circuito Aqua de Travessias e contou com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp).
Antes do início da competição, participantes de diversas faixas etárias se concentraram e mostraram otimismo em relação ao percurso de 1,5 km entre o arquipélago e o continente, como o nadador Igor Campos, de 13 anos, de Campos do Jordão. “É uma prova bem diferente e especial, onde só quem está aqui pode falar sobre a sensação”.
E não foram apenas os atletas que agitaram a Barra do Sahy no dia da prova. Como um dos atrativos da competição é a bela paisagem natural, formada pela vegetação de Mata Atlântica que envolve a praia, muitos moradores e turistas também tomaram as areias da Barra do Sahy. “Essa praia é muito linda e com gente bonita, fica impossível de não aproveitá-la”, afirmou a empresária paulistana Cristina Cunha, 29 anos.
Os competidores foram levados para a ilha por três,se aqueceram e caíram na água. O vencedor foi Paulo Porto, de Jacareí, que completou a categoria geral masculina com o tempo de 23min16s; seguido por Patrick Winkler, com 24min38s; Bruno Yamamoto, com 24min38s; Samir Botelho Barel, com 24min57s e Paolo Ticeu, com 25min12s.
“Eu nunca havia feito isso na minha vida. Foi uma sensação inesquecível, principalmente pelo fato de ter vencido neste local maravilhoso.Graças Deus tudo ocorreu bem”, disse Paulo Porto.
Na largada das mulheres o mar esteve um pouco mais revolto, porém ainda em boas condições para o nado. O destaque ficou para Catarina Cucatti Ganzeli, de apenas 14 anos, que obteve a primeira posição com o tempo de 25min53s; seguida por Bruna Popoff, com o tempo de 26min52s; Mariane Sayuri Shimada, com 27min30s; Aila Maiara Dutra, com 28min24s e Bárbara Righetti que completou o pódio com o tempo final de 28min27s.
“Não foi fácil, mas consegui ter a resistência necessária para completar a prova. Tomara que nas próximas oportunidades possa ter o mesmo ritmo”, ressaltou Catarina Cucatti.
Um dos momentos emocionantes da prova foi a travessia de Rosana Selicani, 42 anos, que disputou a categoria PPD (para pessoas com necessidades especiais). Nos 1,5 km a atleta mostrou que no esporte a determinação é o fator mais importante para o sucesso. “Faz 16 anos que perdi minha perna e durante todo esse período nunca tive nenhuma dificuldade na vida. O que verdadeiramente vale é a vontade de participar e de mostrar o seu potencial e a sua importância para as outras pessoas”, afirmou.
O diretor de eventos da Seesp, José Reis de Jesus Silva, enfatizou a boa organização do evento e destacou a importância da prova para o município. “São Sebastião tem se destacado nesses tipos de eventos, pois tem características naturais favoráveis. Sem falar que não é só o esporte que ganha, o comércio, o turismo e a população em geral também sentem o resultado positivo”, lembrou.
(Fonte: PMSS)

Categoria Sub-15 da 1ª Copinha Interna de Futsal já tem finalistas definidos

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), realizou no sábado (1º/12), no Ginásio Municipal José de Souza Gringo, a última rodada classificatória da categoria Sub-15 da 1ª Copinha Interna de Futsal Infantil. Com um show de bola por parte das crianças, Boiçucanga e Vila Amélia garantiram seus lugares na grande decisão da categoria.
Agora, os times se juntam ao São Francisco e ao Barra do Una, que estão na final da categoria Sub-13. Enquanto isso, São Francisco e Canto do Mar disputam a terceira posição da sub-13 e o Topolândia e Jaraguá decidem a colocação na sub-15.
As finais ocorrem na sexta-feira (7/12) no Centro de Apoio Educacional (CAE) da Vila Amélia, a partir das 16h.
(Fonte: PMSS)

Dupla sebastianense ganha destaque na 9ª etapa do Campeonato Paulista de Futvôlei

São Sebastião - Os irmãos Joseilton e Josenilto Leite da Silva, de São Sebastião, também conhecidos como Guariba e Guaribinha, participaram no último sábado (1º/12) da 9ª e última etapa do Campeonato Paulista de Futvôlei, realizado em São José dos Campos. Frente a mais de 20 atletas, os sebastianenses ganharam destaque ao faturar a quinta colocação na final da competição.
De acordo com Joseilton, o nível dos atletas era muito bom e isso contribuiu para que voltassem para casa com um novo aprendizado a respeito da modalidade. “Foi a primeira vez que eu e meu irmão participamos do campeonato. Sem dúvida foi muito proveitoso para a nosso desempenho em futuras competições”, destacou.
A dupla tem o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp) e conseguiu o título do Circuito Sebastianense de Futvôlei, além de expressivos resultados para o município como a conquista da medalha de prata da 51ª edição dos Jogos Regionais, em Ubatuba.
(Fonte: PMSS)

Prevenção, respeito ao Meio Ambiente e valorização do folclore marcam 1ª Mostra Cultural na EM Frúgoli

São Sebastião - Com o objetivo de reunir os talentos da comunidade local e ainda alertar sobre problemas sociais e ambientais da atualidade no término do ano letivo, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou no sábado (1º/12) na Escola Municipal Maria José da Penha Frúgoli, na Enseada, a 1ª Mostra Cultural. O evento contou com a presença de mais de 200 pessoas.
Entre as atrações da mostra, também denominada pelos organizadores como Sarau Artístico, apresentações musicais sobre o Meio Ambiente; exposições de trabalhos sobre a AIDS e as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) desenvolvidos por alunos em sala de aula; recital de poemas; jograis e exposições de máscaras africanas relacionadas ao Dia da Consciência Negra, comemorado no último dia 20 de novembro, além do Maculelê, dança trazida pelos negros e mesclada com a cultura dos índios brasileiros.
Um dos destaques foi Lucas Teixeira, 12 anos, aluno da 5ª série que declamou o poema Rio das Sombras, de Cecília Meireles. Ele contou que nunca teve a chance de apresentar um texto de uma autora conhecida da literatura brasileira, principalmente para uma grande quantidade de pessoas à sua frente. “Foi muito legal me apresentar na frente dos professores e de colegas da minha escola porque foi uma chance de mostrar o que eu aprendi neste ano”, falou
Os professores também mostraram disposição e talento com os alunos por diversas vezes ao participarem dos recitais e até de capoeira.
Para Mércia Souza Cunha, diretora da instituição de ensino, o evento demonstrou que a educação se desenvolve com ações que integram os alunos com a população local para assim estimular a procura pelo conhecimento. “Percebemos que houve um amadurecimento por parte dos estudantes e dos docentes porque ambos buscaram a valorização das nossas raízes e preocupação com questões que vivenciamos atualmente. Tenho certeza que essa iniciativa contribuirá para que sejam despertados novos talentos e cidadãos”, avaliou Mércia.

Núcleo da Enseada
A EM da Enseada e a Emei Pônei Azul também promoveram no sábado a 1ª Mostra Cultural com os projetos educacionais realizados durante o ano.
O evento envolveu mais de 500 alunos e 23 professores dos projetos “Identidade”, da Educação Infantil, “Alimentação”, da 1ª série, “Lixo e sucata”, da 2ª série, “Trânsito e Natureza”, da 3ª série e “Lixo”, da 4ª série, além do projeto de leitura “Um caminho de sabedoria”, desenvolvido com a comunidade da Costa Norte.
(Fonte: PMSS)


Prefeitura anuncia aumento de 25% no repasse de verba às entidades carnavalescas

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) e em parceria com a Associação Sebastianense das Entidades Carnavalescas (Asec) realizou no último fim de semana, na Rua da Praia, um evento comemorativo ao Dia Nacional do Samba, lembrado no dia 2 de dezembro, com várias atrações.
O sábado (1º/12) foi marcado por uma cerimônia que uniu as escolas de samba do município. Após a entrada dos pavilhões, foi executado o Hino Nacional e em seguida o pronunciamento da presidente da X-9 do Canto do Mar, Nanci Rui Cem Rett e da Ki-Fogo, Willian Frederico, além do secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, que prestigiou o evento e anunciou um aumento de 25% no repasse de verba para as entidades carnavalescas.
“O respeito da Prefeitura aos nossos sambistas já é demonstrado por ações realizadas ao longo de três anos de administração como a obra na Rua da Praia, o espaço oferecido para a comemoração do Dia do Samba e o aumento da verba às entidades carnavalescas para o Carnaval 2008”, disse Buzi.
Com o aumento da verba, o dinheiro repassado pela Prefeitura será de R$ 250 mil, com os primeiros R$ 100 mil liberados até o fim deste ano, como antiga reivindicação das escolas de samba. O presidente da Asec, Eli Roberto de Santana, destacou a importância do evento e agradeceu ao apoio da Prefeitura.
A presidente da X-9 do Canto do Mar destacou que o Brasil é conhecido por ser o país do samba. “Quem participa deste evento são os verdadeiros sambistas. Parabenizo a Asec, a Sectur e ao prefeito Dr. Juan Garcia pelas realizações”, disse Nanci.
Já o presidente da Ki-Fogo destacou que todos os sambistas deram um passo importante com o evento. “Em 2008, a Ki-Fogo comemora 30 anos na avenida. Nosso carnaval está cada vez mais bonito”, disse Frederico.
(Fonte: PMSS)

Secretaria de Turismo prepara São Sebastião com decoração de Natal

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) iniciou nesta semana a fase estrutural da decoração de Natal do município. A Praça de Eventos da Rua da Praia vai ganhar uma árvore que ficará iluminada durante a noite e os postes ao lado do comércio do local ganharão guirlandas.
Além disso, a Sectur preparou 100 peças de 1 metro de largura e 1 de altura formando o “Peixinho” estilizado com gorro de Papai Noel para serem colocados em postes e locais de boa visibilidade como as avenidas Guarda Mor Lobo Viana e Antônio Januário do Nascimento e ruas Armando Sales de Oliveira e Marechal Deodoro da Fonseca, além da Duque de Caxias e Mansueto Pierotti.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, a idéia é gerar um atrativo a mais e envolver a cidade no espírito natalino. “Nossa idéia é também estimular o comércio com esta decoração e deixar o município mais bonito”, disse Buzi.
(Fonte: PMSS)


Sectur e ONG’s promovem palestra sobre a presença africana no Sítio Arqueológico

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com as ONG’s Acubalin, Pérola Negra e Zambô promovem nesta terça-feira (4/12), a partir das 19h, no Abrigo dos Anjos, uma palestra proferida pelo arqueólogo Wagner Bornal sobre o tema “A presença africana no Sítio Arqueológico São Francisco”.
Durante o evento haverá venda de acarajé e um coral de músicas africanas. A palestra é coordenada pelo Departamento de Patrimônio Histórico e tem por objetivo apresentar para as entidades presentes e o público as manifestações culturais africanas presentes no Sítio Arqueológico, além de discutir possibilidades de utilização do patrimônio cultural da antiga fazenda como vetores de fortalecimento da identidade afro-descendente.
O Sítio Arqueológico abrigava uma fazenda dos tempos do Brasil Colônia. A cada dia os pesquisadores encontram novidades da história da colonização brasileira nos séculos 18 e 19. O local, que tem mais de 200 anos, está situado dentro da área do Parque Estadual da Serra do Mar.

Reunião
Na próxima terça-feira (11/12), a partir das 19h, no Abrigo dos Anjos haverá um encontro com a comunidade que fica ao entorno do Sítio Arqueológico para informar aos participantes sobre a história e o potencial do local. A entrada para os eventos é franca e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3892-2620, ramal 30.
(Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara ACIU

Para Conhecimento Público
A Comissão Executiva do Partido Verde de Ubatuba apresentou em 26/11/2007 ao Sr. Prefeito de Ubatuba o comunicado abaixo:

Ubatuba, 26 de Novembro de 2007
Exmo Sr Prefeito Eduardo Cesar

No início de julho deste ano publicamos nota na qual afirmávamos que o Partido Verde havia sido convidado por Vossa Excelência para ajuda-lo a implantar as conquistas do Plano Diretor elaborado durante seu mandato. Afirmávamos também naquele documento que a independência de ações e o forte compromisso com a qualidade de vida e o interesse público são marcas da presença do PV reconhecidas nacional e internacionalmente e que não víamos, em razão disso, qualquer sentido em excluir-nos da possibilidade de ajudar na construção do progresso do nosso município.
Afirmávamos ainda que, para efetivar essa participação foi considerado de comum acordo que seria possível vincular os trabalhos do Plano Diretor a um instrumento executivo ágil e capaz de realizar as obras necessárias ao desenvolvimento urbano, mais especificamente, operar alguns aspectos de sua implantação através da EMDURB, empresa pública com capacidade gerencial e trânsito administrativo adequado para fazê-lo. Para tanto seriam necessários alguns ajustes nos estatutos da EMDURB, em particular a anexação às suas atividades da implantação física das diretrizes do Turismo, setor caracterizado pelo Plano Diretor como a mais forte vocação econômica de Ubatuba.
Mas, por ser empresa pública, os ajustes dos estatutos da EMDURB aos novos propósitos de trabalho deveriam ser aprovados pela Câmara Municipal, e logo constatamos serem as modificações pretendidas objeto de interesse político em ano pré eleitoral e que tão cedo não seriam efetivadas.
Assim sendo, diante da possibilidade de um desgaste político que poderia vir a nos atingir pela demora do início dos trabalhos face à indefinição da aprovação dos estatutos, damos por encerrada nossa participação formal em sua administração.
Esteja certo, entretanto, que o PV se manterá pronto para contribuir com críticas construtivas ou prestar a solidariedade e o apoio que as medidas de interesse maior do município tomadas por seu governo assim o exigirem.
Atenciosamente,

A Comissão Executiva do PV de Ubatuba

Fundart comemora 20 anos de existência
Na ocasião foi inaugurada uma galeria de fotos dos ex-presidentes da Fundação

Ubatuba - A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) comemorou, no último dia 30, o seu 20º aniversário. Para a ocasião, foi produzido um documentário com depoimentos dos diversos ex-presidentes da Fundação ao longo das duas décadas de existência. No mesmo dia, também foi inaugurada uma galeria de fotos dos ex-presidentes. O evento aconteceu na Praça Anchieta, com apresentações musicais da Banda Lira Padre Anchieta e com o descerramento da placa alusiva aos 20 anos.
O presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira Pinto, conta que era prefeito na época em que a Fundart foi idealizada e que, desde então, muito tem sido feito pela cultura no município, mas que o objetivo inicial ainda não foi totalmente alcançado. Emocionado, citou o amigo Nei Martins, que faleceu este ano, após ter dedicado sua vida à cultura da cidade. “Orgulho-me muito de ter criado a Fundart e de estar como presidente dela, vinte anos depois. Se hoje a Fundart ainda existe, é porque tem muito do trabalho do Nei aqui. Hoje, estou oferecendo meu tempo com toda a vontade, para que a fundação cresça cada vez mais.”
Durante toda a semana, aconteceram eventos em comemoração à data. No sábado, 24, aconteceu a entrega da premiação do Concurso Literário da Fundart, na Escola Municipal “Tancredo Neves”. No dia 26, segunda –feira, a Biblioteca Pública Municipal, situada na Praça 13 de maio, também foi homenageada por seus 40 anos de existência, bem como a pioneira da biblioteca, Jenny dos Santos Aguiar e o artista Mudinho.(Fonte: PMU)

Grande espetáculo natalino acontece neste sábado em Ubatuba
O “Baile do Menino Deus” é uma produção que mistura música, teatro e folclore para representar o nascimento do menino Jesus

Ubatuba - O nascimento de Jesus Cristo será encenado de forma diferente em Ubatuba. No próximo sábado, dia 8, a Fundart, em parceria com a Fundac, Gaiato e Secretaria de Educação, apresentará o grande espetáculo natalino intitulado “Baile do Menino Deus”. O evento acontecerá na Praça Benedito Inácio Pereira (BIP), às 20h, com entrada franca. No próximo dia 15, a parte musical do evento será novamente apresentada na Praça Nóbrega, em frente ao antigo Fórum.
O “Baile do Menino Deus”, obra de Ronaldo Correia de Brito, Assis Lima e Antônio Madureira, foi originalmente produzido em Recife, misturando folclore brasileiro com a história do nascimento de Cristo. Em Ubatuba, a apresentação reunirá cerca de 150 pessoas, entre crianças e adultos.
A apresentação está sendo coordenada pelas professoras Leda Cardoso e Vera Tango. Segundo a professora Leda, o espetáculo é inspirado na cultura popular brasileira, nos autos de reisado e nas brincadeiras infantis. “É uma peça de estrutura simples, que tem como foco principal o nascimento de Jesus Cristo e o que ele representa para o povo, ou seja, um símbolo de renascimento e esperança.”
O texto conta, por meio de músicas e poesias, a história de Mateus, que anda seguido por crianças. Eles procuram uma casa onde nasceu um menino e, em cuja porta existe uma estrela como sinal. O grupo demora a achar a casa, e quando a encontra, ela está fechada. Depois de mil peripécias a porta se abre, e seus donos aparecem, José e Maria. Mateus pede licença para realizar um grande baile, que nada mais é que a festa natalina, em louvor ao nascimento do Menino Jesus. Com o texto quase todo em rimas, a obra traz o teatro na sua essência, com música e dança. (Fonte: PMU)

JORI em Ubatuba acontecerá em nova data

Ubatuba - O Fundo Social de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo comunicou à Prefeitura de Ubatuba que os JORI (Jogos Regionais do Idoso) 2008 será realizado de 26 a 30 de março de 2008 e não em maio, como foi divulgado anteriormente. "Inicialmente fomos informados que as competições dos Jori seriam realizadas em maio, como ocorreu este ano. Mas, segundo o Fundo Social do Estado as competições foram antecipadas para março", explicou o secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Ubatuba, Bittencourt Jr. Na próxima quarta-feira, 5, o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, acompanhado do secretário de Esporte, estará reunido com a presidente do Fundo Social do EStado, Mônica Serra, para discutir as primeiras providências quanto à realização do evento em Ubatuba. (Fonte: PMU)

Semana de 30/11 a 06/12/2007.

Cine Porto tel 38332066

"Ta dando onda"
Desenho Dublado
ás 16:00 - 17:40 - 19:20 hs

"1408"
Suspense !!!! c/ John Cusack e
Samuel L. Jackson
ás 21:00 hs Agora toda 4ª feira
"Quarta maluca" , todos pagam R$ 3,00.

cineporto@hotmail.com
 

Poesia Topo

Recorde de mergulho

Quando éramos mais crianças
Fazíamos disputa de mergulho
Na praia do Perequê-Mirim
Até o vento nos espalhar
Por outras praias,
Menos Dominguinhos Barreto
Que chegou a campeão paulista
De mergulho em apnéia
E que, há quase dez anos,
Resolveu mergulhar
No mar da Ilha Vitória
Para nunca mais voltar


Refúgio do tempo

Qualquer golpe de vento
Qualquer toque de anjo
Qualquer canto de pássaro
Qualquer raio de sol
Qualquer gota de chuva
Qualquer nota de viola
Abre a taramela
E escancara a janela
Do quarto onde mora
Minha memória
E minha saudade.



 

Felix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

As fotos ficaram tão bonitinhas...

Meu caro Emílio, se isso acontece numa simples foto onde o contribuinte é obrigado a custear o gibi do Super Herói,o que não acontecerá com dinheiro que será administrado pelo PAXA do transito, no caso da ZONA AZUL. Só nos resta orar e orar muito para que o Justo Deus, encaminhe nosssos pensamentos e atitudes, com mais justiça, para que possamos realmente RESGATAR nossa dignidade nas próximas eleições.

Avanha da Silva
Ubatuba, SP

“ALOPRADOS CRIANDO PROBLEMAS”

Na fala estridente, caluniosa, insultante e difamatória, do Sr Eduardo de Souza César, dia 22-11-07, à rádio comunitária Gaivota, afirmou: Ter recebido com problemas as escolas do Perequê - Açu (hoje, denominada Marina Salete Nepomuceno do Amaral, sem lei que a transferisse), a EM Prefeito Silvino Teixeira Leite, na Marafunda e Saco da Ribeira (não disse qual das três). Fez essas afirmativas com certo descontrole verbal e alguns insultos.
Até o dia, 31-12-04, nenhum problema foi detectado nessas escolas. As duas primeiras estavam com o contrato de construção em andamento e o relacionamento do responsável técnico pelas obras, com as empresas, era normal. Na sua companhia visitamos as obras, no dia 31-12-04, para conferir se a normalidade existia. Os responsáveis estavam temerosos, com o que poderia vir depois, já que aloprados, da futura administração, tinham passado pelas obras para falar “abobrinhas”. Chegamos a pensar que poderia acontecer com as obras o que já tinha acontecido na administração, 1997-2000, (administração da qual o Vereador, Eduardo de Souza César, foi líder, na Câmara) com as obras da escola da rua dos Açaís, no Ipiranguinha, e com a obra do Anexo ao Posto de Saúde, nas ruas Rio Grande do Sul – Alagoas, que ficaram, quatro anos paradas, com contrato em andamento e se deteriorando. Alguns aloprados, daquela época, estavam de volta. Os aloprados criaram bastantes problemas que não souberam resolver, mas, felizmente, não chegou a tanto.
Examinando os acontecimentos e os problemas criados por aloprados, seria oportuno que o Sr. Eduardo de Souza César aplicasse a frase de Getúlio Vargas: “A METADE DE MEUS HOMENS DE GOVERNO NÃO É CAPAZ DE NADA E A OUTRA METADE É CAPAZ DE TUDO”. Na evidência, o imbróglio dos remédios de PAULÍNIA e o transporte feito por caminhão da Secretaria Municipal de Educação, entre outras ilegalidades gritantes. Resposta aos questionamentos, sobre essas escolas, foi dada em: “FRISSON NO PODER” (abril de 2006) e “QUALIDADE DAS CONSTRUÇÕES ESCOLARES” (03-05-06).
Sobre a terceira do SACO DA RIBEIRA, é melhor não falar. Ele já teve que ouvir do seu primeiro Secretário de Assuntos Jurídicos: “Não temos nenhum fato que desabone a conduta do referido ex-Secretário”. “Ora! Sr Prefeito. Não sou títere a serviço de “vingancinhas pessoais”. (“¿Por qué no te callas?” e “A origem de todos os males”) Mesmo assim mandou abrir sindicância. Convidado a depor a encerrei, a Sindicância, com uma única frase. Como não se cala, o Sr. Eduardo de Souza César, não deve saber da vergonha que passaram os integrantes da Comissão Sindicante.
O Dr. Ulysses Guimarães recomendava aos políticos: “Não seja impaciente. A impaciência é uma das faces da estupidez. Entendo que quem está na vida política não pode entrar na história do dia para a noite. O caminho é longo, perseverante e difícil. A impaciência não acaba só com carreiras futebolísticas”. (As seis mezinhas do Dr. Ulysses. Fernando Moraes. Folha 20-10-02)
( No próximo artigo tributaremos homenagem à ACEROLA e a FRANCO)
 

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba 04 – 12 – 07.


 

PT ELEGE NOVO DIRETÓRIO E PARTICIPA DA ELEIÇÃO ESTADUAL E NACIONAL

O Partido dos Trabalhadores de Ubatuba (PT), em conjunto com todos os municípios brasileiros, realizou no domingo, 02 de Dezembro, o primeiro turno do PED 2007 (Processo de Eleição Direta). Foram escolhidos os novos presidentes e chapas que comporão os diretórios nacional, estadual e municipal.
Para presidente nacional, os resultados de Ubatuba foram de 52 votos para Ricardo Berzoini, 32 votos para José Eduardo Cardozo e 3 votos para Walter Pomar. Para o diretório Nacional, a chapa Construindo um Novo Brasil teve 50 votos, a Mensagem ao Partido obteve 26 votos e as outras chapas juntas obtiveram 11 votos.
Para presidente estadual, o candidato Zico Prado obteve 38 votos, o candidato Edinho obteve 36 votos, seguidos de Angélica Fernandes com 6 votos e Renato Simões com 5 votos. Para o diretório estadual a chapa Construindo um Novo Brasil obteve 56 votos e a chapa Mensagem ao Partido obteve 18 votos. As outras chapas juntas somaram 13 votos.
Na eleição municipal o atual presidente, Maurício Moromizato, foi confirmado no cargo com 85 votos (2 votos brancos), mesmo resultado obtido pela chapa “União por Ubatuba”. A candidatura única tanto para presidente como para o diretório municipal demonstrou a união do Partido em Ubatuba.
Se houver necessidade de segundo turno a nível nacional e/ou estadual, o mesmo acontecerá em 16 de dezembro, em todos os municípios do País.
Com o resultado municipal, o PT passa agora a organizar a campanha de 2008, com a formação de sua chapa de vereadores, o aprofundamento das discussões de coligações com partidos aliados, com intensificação da formação política de seus militantes e pré-candidatos e a confecção de um Plano de Governo para Ubatuba.
As ações políticas e eleitorais do PT terão como base a postura de OPOSIÇÃO ao atual governo, que traiu o partido, o programa de governo vitorioso em 2004 e a população que o elegeu. Na atuação como OPOSIÇÃO firme e decidida, reafirmamos nossa decisão de candidatura própria ao executivo em 2008 (1), a busca por alianças políticas com as forças que querem o melhor para Ubatuba e que possibilitem formar um governo de coalizão e de co-responsabilidade a partir de 2009 (2), o apontamento dos erros, desgovernos e omissões da atual administração (3) e principalmente, a construção de um programa de governo factível, progressista, amplamente discutido com a sociedade, que contemple os setores econômicos, sociais e ambientais necessários a transformar Ubatuba num local melhor para se viver e para se visitar (4).
 

Maurício Moromizato
Presidente reeleito do PT de Ubatuba

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Perequê Açu  ©Emilio Campi

Perequê Açu
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor