Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 05 de Dezembro de 2007 - Nº 1885 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
Número de empregos na região aumenta neste fim de ano
Trecho de serra da Tamoios recebe iluminação


Caraguatatuba
Associação de Combate ao Câncer de Caraguá realiza Bingão de Natal
Decoração e Presépio de Natal serão inaugurados na Praça Cândido Motta
Caraguá joga pela Liga Paulista de Basquete
Massaguaçú recebe a 5ª edição do Show nos Bairros neste sábado 8 de dezembro
Obra da Avenida Anchieta chega na reta final
Prefeito de Caraguá entrega roçadeira a Associação dos Agricultores e Pecuaristas
Programa “Trânsito Legal” premia alunos da EMEF Jorge Passos

Ilhabela
Manoel Marcos quer São Sebastião na discussão da lei que limita carros em Ilhabela
Aprovado PL que institui Dia Municipal do Turismo
Secretarias municipais poderão passar a prestar contas semestralmente
Letra de forma em receitas médicas deverá ser obrigatória
Aprovado convênio para Programa de Proteção Social Básica
Aprovado PL que obriga uso de uniforme e crachá para funcionários que prestem serviços a domicílio
Aprovada Semana Municipal da Educação no Trânsito
Aprovado Programa de Prevenção de Acidentes nas instituições municipais de ensino
Projeto de Lei que institui “Prêmio Artesão do Ano” é aprovado
Coral Batista se apresenta em espetáculo de Natal na Ilha e em SS


São Sebastião
Prefeitura e AEAASS assinam convênio para emissão de Planta Popular
Regata do Marinheiro espera mais de 80 embarcações no Litoral Norte
Grupo de Dança de São Sebastião participa da festa de natal do hospital São Francisco de Assis
Jogos Oficiais do Judiciário trazem 400 atletas para São Sebastião
Sebastianense conquista vice-campeonato da Copa São Paulo de Downhill

Ubatuba
Tributos municipais sobem 6,98% em 2008
PT alega infidelidade partidária de vereador e pede retomada de cadeira na Câmara
Grande espetáculo natalino acontece neste sábado em Ubatuba
Exposição do artista Mudinho fica na Biblioteca até o próximo dia 17
Peça “Dois para Viagem” tem local e data alterados em Ubatuba
PSDB – News
AUS realiza festa de encerramento do Circuito

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Número de empregos na região aumenta neste fim de ano

Litoral Norte - Com a chegada do fim do ano, começa a haver um crescimento no mercado de trabalho do Litoral Norte. O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) pertencente ao Sistema Nacional de Empregos (SINE), em parcerias com as prefeituras da região, está oferecendo novas vagas de emprego no mês de dezembro.
Em Caraguatatuba, no mês passado foram oferecidas 175 vagas de emprego, em diferentes áreas disponíveis para os munícipes. Para candidatar-se a uma vaga basta comparecer ao Posto de Atendimento ao Trabalhador com documentos pessoal e comprovante de residência.
De acordo com Elmar Soares de Farias Ferreira, diretora do PAT de Caraguá, no fim do ano é comum o aumento tanto da oferta de emprego por parte das empresas e comerciantes, quanto da procura, por moradores desempregados. E acrescenta: “há uma semana, o PAT tinha 147 novas vagas de emprego, para as quais foram encaminhadas as pessoas que procuraram o Posto de Atendimento ao Trabalhador”.
Em todo o Litoral Norte, estão sendo oferecidas ofertas de empregos nas áreas de vendedor, funileiro, manicure, cabeleireiro, garçom, corretor de imóveis, acabador de mármore, instalador de alarme, cozinheiro, soldador, enfermeiro, eletricista de manutenção, auxiliar de técnico de eletrônica, tosador de animal, acabador de pedras, professor de educação física, fisioterapeuta e instalador de máquinas de cartão de crédito, entre outros.
“Para candidatar-se a uma vaga é necessário que a pessoa venha ao PAT com todos os documentos, incluindo RG, CPF, comprovante de residência e carteira de trabalho. É muito importante que o munícipe comprove residir da cidade”, orientou Elmar Soares.
A diretora do PAT de São Sebastião, Elisete Nossabem, comenta que aumentou o número de empregos oferecidos na cidade, mas há adversidades neste mercado de temporada. Ela diz: “realmente já se percebe um aumento no mercado, só em outubro tivemos quase 500 trabalhadores com carteira-assinada.
Mas, esse número poderia ser maior se não encontrássemos o problema da mão-de-obra qualificada. Nossa região ainda é muito carente”. Elisete diz que o PAT ainda firma parcerias com empresas e o comércio local para facilitar e agilizar a recolocação profissional.
Em Ilhabela, não existe o PAT, o serviço ao trabalhador desempregado é atendido por um balcão de empregos. A funcionaria Ângela Cristina de França comenta que há um crescimento de mercado, mas, na cidade o número de vagas oferecidas ainda é pequeno.
“Hoje temos aqui na Ilha cerca de 20 vagas para 3.304 pessoas cadastradas à espera de uma oportunidade de trabalho”, falou Cristina. Ela também acrescenta que o município está realizando um trabalho entre jornais, TVs e Internet para atrair e divulgar aos empresários e assim tentar o maior número possível de recolocação profissional.
Outro município do Litoral Norte que não possui o PAT é Ubatuba, seguindo o modelo de Ilhabela, o serviço de atendimento ao trabalhador é realizado por um balcão de empregos.
O coordenador do Serviço, Edison Zerbinato, explica que ainda o número de candidatos é maior que o número de vagas oferecidas, e que por enquanto, a média de vagas no mercado de trabalho está praticamente igual ao índice do ano passado.
Segundo Edison, as áreas que mais crescem em Ubatuba são nos ramos de hotelaria e garçom. Hoje, a média na cidade é de 120 candidatos para 124 vagas. “Em modo geral, a relação oferta e procura está boa, mas é preciso firmar novas parcerias com os empresários e assim melhorar a qualidade e eficiência dos nossos serviços”, comenta Edison.
O coordenador ainda fala que atualmente o Balcão de empregos de Ubatuba desenvolve, desde agosto, dois programas para atraírem empresários, e que já mostra resultados favoráveis. Nesse quatro meses, já firmaram 12 novas parcerias com empresários.
Os programas consistem em selecionar os candidatos, de acordo com os perfis desejados pelas empresas. “Em um desses programas não se restringe apenas à região do Litoral Norte, nós selecionamos os candidatos daqui e depois cedemos os nossos espaço para as empresas de fora fazerem as entrevistas e finalizarem o processo de escolha, o que aumenta as possibilidades da pessoa voltar ao mercado de trabalho, independente se aqui ou em outro lugar”, comenta Edison. (Fonte: Imprensa Livre)

Trecho de serra da Tamoios recebe iluminação

Litoral Norte - Litoral Norte - A prefeitura de Caraguatatuba recebeu um ofício da Frente Parlamentar de Apoio aos Municípios do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, onde o deputado Estadual Afonso Lobato comunica que a solicitação de iluminação do trecho que serra SP-99, Tamoios, que dá acesso ao Litoral Norte foi atendida.
A solicitação foi feita pelo prefeito Antonio Pereira de Aguilar, em agosto, quando a Frente Parlamentar esteve reunida na Câmara Municipal para levantar problemas na Saúde dos municípios de Caraguá, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela e Aguilar aproveitou para pedir, aos parlamentares, para intervir junto ao governo estadual sobre a iluminação da rodovia.
Os parlamentares se reuniram com o secretário dos Transportes do Estado, Mauro Arce, no dia 24 de outubro e explicou que a iluminação se faz necessária tendo em vista a garantia de segurança do trecho de serra, devido a forte ocorrência de neblina e ao intenso tráfego no local, principalmente em períodos de férias escolares, feriados e finais de semana.
Arce agendou uma reunião para esta semana, dia 6, quando a comissão integrada pelos deputados da Frente Parlamentar e integrantes da secretaria farão um estudo integrado para o início para o início dos trabalhos de execução e implantação das melhorias.
Para Aguilar essa é uma grande conquista, não só para Caraguatatuba, mas para todo o Litoral Norte. “Essa é uma obra necessária, pois visa a segurança dos usuários da rodovia. Essa conquista é de benefício de todo o Litoral Norte, pois recebemos muitos turistas, veranistas e também pensamos nos nossos munícipes que viajam para outras cidades e até mesmo outros estados.
A iluminação além de segurança, proporcionará mais conforto ao motorista, principalmente aquele que trafega a noite vindo para o litoral, ou voltando para suas casas”, comemorou o prefeito.(Fonte: Imprensa Livre)
 


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Associação de Combate ao Câncer de Caraguá realiza Bingão de Natal

Caraguatatuba - A ACCC – Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba, realizará mais um evento beneficente, em prol dos pacientes auxiliados pela entidade.
O Bingão de Natal será realizado na sede da entidade, no dia 16 de dezembro (domingo), às 13h30, com três rodadas de prêmios para as primeiras quinas, dentro da “cartela especial”.
De acordo com a presidente da entidade, Carmelinda Carlota, além de contribuir para um Natal melhor das pessoas cadastradas por nossa entidade, os participantes concorrem a prêmios, inclusive com a 1ª quina.
Na primeira cartela, a 1ª quina 1 Secretária Eletrônica Panasonic e na 2ª quina, 1 Rádio AM/FM 2 em 1. Por último, a 3ª quina valerá um prêmio de R$ 30,00.
Na segunda rodada do Bingão de Natal, o participante que fizer a 1ª quina ganhará uma tolha de mesa (18x320) e uma fruteira, e quem completar a 2ª quina fica com 2 jogos de toalha de banho. O terceiro prêmio, assim como na primeira rodada, será de R$ 30,00 para quem completar a 3ª quina.
Na última rodada do dia, o prêmio menor será para a 1ª quina. Quem completá-la primeiro levará uma fruteira e um vaso de cristal. Em seguida, ganhará 1 ventilador Arno aquele que fizer duas quinas em forma de X, e por último, o grande prêmio do bingão de Natal, valendo cartela cheia, será uma TV de Plasma, de 42 polegadas LG (semi-nova).
É importante lembrar que as cartelas especiais estão sendo vendidas pela entidade por R$ 5,00. Toda a renda do Bingão de Natal será revertida em mantimentos, remédios, fraldas, cadeiras-de-rodas, camas e demais necessidades dos pacientes com câncer assistidos pela ACCC, que hoje possui em seu cadastro 216 associados.
Participe de mais este evento beneficente. A sede da Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba a fica na Avenida Maranhão nº 107, no Jardim Primavera. Mais informações pelo telefone (12) 3881-2556.
(Fonte: PMC)

Decoração e Presépio de Natal serão inaugurados na Praça Cândido Motta

Caraguatatuba - A FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e a Prefeitura Municipal inauguram nesta segunda-feira, ás 19h30, a decoração de Natal, na Praça Cândido Motta, no centro da cidade.
Além do Presépio, feito com tamanho real, com peças grandes e casa com telhado de taipa, feitos pelo artista plástico Jac Costa e equipe, o centro ganhará também uma ornamentação com luzes natalinas, tanto no coreto quanto no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba.
A inauguração da decoração terá a presença do Presidente da FUNDACC, Ricardo Gaspar, do prefeito José Pereira de Aguilar, entre outros. Além das luzes de Natal e do presépio, a FUNDACC preparou uma programação especial para dezembro.
Dentro do projeto “FUNDACC canta o Natal pela Paz”, acontecem todos os sábados, até o final do mês apresentações com a Banda Municipal Carlos Gomes (sempre aos sábados), às 20h30. No mesmo horário, nos dias 7, 14 e 21, a Banda Carlos Gomes também se apresenta na Cândido Motta com “Músicas Natalinas ao Cair da Tarde”. Além da programação musical, será realizada a apresentação de Folia de Reis, no dia 9, às 17h.
Os alunos do projeto Guri se apresentam no dia 16 de dezembro, na praça Cândido Motta, às 17h, e no dia 16, às 20h, acontece a apresentação das Pastorinhas, às 20h.
O Coral Água Viva realiza a apresentação “Natal nas Ruas”, em 18 de dezembro, a partir das 20h, pelas ruas da região central e para encerrar com “chave-de-ouro” a programação natalina, acontece no dia 20 de dezembro, a partir das 20h, o encontro de corais “Vozes do Mar”, no Teatro Mario Covas. Comemore o Natal com a FUNDACC a Prefeitura de Caraguá.
(Fonte: PMC)

Caraguá joga pela Liga Paulista de Basquete

Caraguatatuba - O time Sub-21 de Basquete de Caraguatatuba, que tem o apoio da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, jogará nesta quarta-feira, às 20h, contra a forte equipe de Mogi das Cruzes, pela Liga Paulista de Basquete Masculino no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
Os jogadores de Caraguá, que já garantiram a classificação antecipada para os playoffs, esperam conquistar a vitória para garantir o segundo lugar no grupo, o que dará vantagem na próxima fase.
No sábado (8), o time caraguatatubense viajará para Itaquaquecetuba, onde enfrentará a equipe da casa, pelo último jogo da primeira fase.
O Handebol Masculino de Caraguá terá dois importantes jogos pela Liga Metropolitana de Handebol nesta semana. Na quinta-feira (6), o adversário será o time de Cubatão, e no domingo, a equipe caraguatatubense enfrentará Peruíbe. Ambos as partidas serão no Litoral Sul.
(Fonte: PMC)

Massaguaçú recebe a 5ª edição do Show nos Bairros neste sábado 8 de dezembro

Caraguatatuba - O bairro Massaguaçú receberá a 5ª edição do Show nos Bairros neste sábado, 8 de dezembro. Diferentemente das edições anteriores, o evento terá uma programação mais extensa, que não iniciará às 18h como o de costume. Toda a população do bairro está convidada a comparecer à Praça de Eventos do Massaguaçú a partir das 14h, para curtir todas as apresentações, que acontecem até a meia-noite.
Entre as principais atrações estão o Concurso de karaokê nas modalidades, Infantil Masculino, Infantil Feminino e Adulto Misto, apresentações da FUNDACC – Fundação Educacional e Cultura de Caraguatatuba, Show da dupla João Marcos e Juliano, além do sorteio de vários brindes, incluindo uma bicicleta.
Vale lembrar que o Show nos Bairros foi uma iniciativa do prefeito José Pereira de Aguilar, visando garantir às comunidades mais distantes o acesso ao lazer e entretenimento, para todas as idades. “Esta é uma forma que encontramos de descentralizar os eventos e levar atrações artísticas para toda a população, em um evento do qual toda a família pode participar”, disse o prefeito.
O Show nos Bairros acontecerá neste fim-de-semana (dia 8) no Massaguaçu, a partir das 14h. Compareça e leve toda sua família. A entrada é franca e a diversão é garantida.
(Fonte: PMC)

Obra da Avenida Anchieta chega na reta final

Caraguatatuba - Teve início nesta semana os trabalhos finais da Avenida Anchieta, região central de Caraguatatuba. O local está recebendo a pré-marcação de pintura de solo. A sinalização vertical (placas de trânsito de regulamentação e advertência) já foram implantadas.
A avenida, que é uma das mais movimentadas da cidade, também receberá na confluência com a Avenida Guarulhos, uma mini-rotatória, que proporciona uma rua mais segura, pois funcionará como redutor de velocidade e direciona o fluxo de veículos.
De acordo com a Ditran – Divisão de Trânsito da Prefeitura de Caraguá à avenida receberá faixa de pedestre em todos os cruzamentos, além da plataforma elevada nos dois pontos de maior tráfego de pessoas (calçadão Santa Cruz e a rua do Banco Bradesco). “O asfalto tem um tempo de cura, só depois disso é que podemos fazer a parte de pintura, por isso resolvemos iniciar a pré-marcação. A previsão é que até o dia 14 os trabalhos estejam concluídos”, disse Celso Rapaci, diretor da Ditran.
Rapaci afirmou que as áreas de estacionamento da avenida não sofreram alterações, sendo que foram mantidas também vagas de embarque e desembarque, vagas para portadores de necessidades especiais, além das vagas destinadas a carro forte, já que o local concentra a rede bancária da cidade. “Diferente do que as pessoas falaram por aí, a Avenida Anchieta continuará com duas mãos (ida e volta), isso também não sofreu alteração”, completou Rapaci.
Para o presidente da ACE– Associação Comercial e Empresaria de Caraguá, Paulo Bijos, esta é uma obra importante, principalmente para os comerciantes, pois além de acabar com os buracos e alagamentos em períodos de chuva, o local está mais bonito e atrativo. “Ainda não falei com todos os comerciantes, mas os que conversei estão muito felizes com a melhoria”, disse e acrescentou, “particularmente achei uma excelente obra, pois diversos problemas existentes como buracos foram solucionados”.
A avenida recebeu galeria de águas pluviais, alargamento das calçadas, recuperação do leito da pavimentação, readequação nas travessias, drenagem e melhoria na área de fluxo de pedestres. A obra custou R$ 1.982.852,27 aos cofres públicos.
(Fonte: PMC)

Prefeito de Caraguá entrega roçadeira a Associação dos Agricultores e Pecuaristas

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, esteve na segunda-feira, 03 de dezembro, na Associação dos Agricultores e Pecuaristas, no bairro Pegorelli, para fazer a entrega de uma roçadeira, que irá compor a patrulha agrícola da associação.
Na ocasião, Aguilar, que foi acompanhado dos secretários de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Auracy Mansano Filho; de Planejamento, Economia e Gestão, Augusto Antunes Correa Filho; de Comunicação Salim Burihan, foi recepcionado pelos agricultores e pecuaristas, que agradeceram ao prefeito a atenção dada a categoria e melhorias para o setor. Também esteve presente o Assessor Parlamentar do deputado Mozart Russomano, César Vieira Bisetto, que acompanha os trabalhos da associação.
A roçadeira custou cerca de R$ 7 mil para a prefeitura e irá beneficiar cerca de 40 pequenos produtores. De acordo com o presidente da associação, Silvio Saito, uma área em que antes o produtor demorava cerca de 30 dias para roçar, com o novo equipamento adquirido, o proprietário fará o trabalho em apenas 1 dia. “O custeios de manutenção e operação serão por conta de cada associado, que for utilizar o equipamento. A roçadeira irá trazer inumemos benefícios, como, por exemplo, agilidade nos trabalhos”, disse.
Para Aguilar esta é mais uma ferramenta que irá facilitar o trabalho dos produtores. “Eu sempre procurei ajudar os produtores, pois sei da dificuldade encontrada na hora de preparar a terra para a plantação e do pasto para o gado”, disse.
O prefeito acrescentou que o mercado municipal é mais um benefício para os produtores do município. “Estou à disposição de vocês, principalmente para conseguir o Serviço de Inspeção Municipal, para que os produtores de leite também possam se beneficiar com o mercado”.
Os agricultores e pecuaristas aproveitaram a oportunidade para solicitar ao prefeito uma grade, que irá ajudar na preparação final da terra. O prefeito Aguilar disse que o pedido será atendido.
Para o produtor, João Francisco do Nascimento, essa atenção recebida pela prefeitura é de extrema importância, pois tem viajado para outros estados e a categoria tem passado por grandes dificuldades. “Espero que possamos utilizar esse equipamento da melhor maneira possível”, disse. O pecuarista Valdemar de Paula também comemora o novo benefício, pois demora três meses para roçar os seus 15 hectares de terra. “Além de ter menos trabalho, ainda vou demorar menos da metade do tempo que eu demoraria para deixar o pasto limpo. Estou muito feliz e agradecido ao prefeito pelos benefícios que tem nos trazido”, disse Valdemar.
A prefeitura de Caraguá já beneficiou os produtores rurais e pecuaristas de Caraguá com arado, trator, arado subsolador e rastelo, que cultivam produtos como, mandioca, diversos tipos de pimenta, frutas, verduras, legumes, além de carne e leite.
(Fonte: PMC)

Programa “Trânsito Legal” premia alunos da EMEF Jorge Passos

Caraguatatuba - O Programa de Educação no Trânsito “Trânsito Legal”, realizado por meio de uma parceria entre a Ditran – Divisão Municipal de Trânsito, e a SEDUC – Secretaria de Educação, foi encerrado com a Mostra Cultural, no Teatro Mario Covas, nesta segunda-feira, 3 de dezembro.
Dos 21 trabalhos apresentados, seis escolas conseguiram se destacar, garantindo vaga na etapa final. A disputa pela melhor encenação de educação no trânsito teve a participação das EMEFs Oswaldo Ferreira (Casa Branca), Jorge Passos (Jaraguazinho), Dr. Carlos de Almeida Rodrigues (Indaiá), Maria Aparecida Ujio (Porto Novo) e Profª Edna Maria Nogueira Ferraz Perequê-Mirim).
Este foi o quinto ano em que os alunos de Caraguá participaram do programa, que tem como professores os próprios agentes de trânsito, que em aulas teóricas e práticas dão uma lição de cidadania, ensinando os direitos e deveres do pedestre, do ciclista e do motorista. Desde a implantação do trabalho pela Ditran, já se formaram quase 10 mil alunos. O Trânsito Legal, que no começo atendia somente os alunos da rede municipal, hoje está estendido também às instituições de ensino particulares.
A primeira etapa de finalização do programa de Educação no Trânsito aconteceu no dia 6 de novembro, com a participação de todas as unidades escolares. A escolha dos finalistas foi anunciada no dia 22, e a grande final aconteceu no dia 3 de dezembro, com uma abertura feita pelos alunos do CEI (Centro de Educação Infantil) Maria Carlita Saraiva Guedes, e em seguida foram iniciadas as apresentações das escolas concorrentes na etapa final.
O 3º lugar ficou para a EMEF Prof. João Benedito Marcondes, do Barranco Alto. O prêmio foi uma tarde no cinema com pipoca e refrigerante para todos os alunos participantes da encenação de educação no trânsito. A 2ª colocação ficou para os alunos da EMEF Profª Edna Maria Nogueira Ferraz, no Perequê-Mirim. Os participantes que conquistaram a segunda colocação ganharão um passeio à Ilha Anchieta.
O 1º lugar, escolhido pela comissão julgadora, ficou para os estudantes da EMEF Jorge Passos, no Jaraguazinho.
Na mesma noite, a Secretaria de Educação aproveitou a ocasião para premiar as escolas que se destacaram no projeto de Educação Fiscal.
Este trabalho vem sendo desenvolvido pela SEDUC em parceria com a Receita Federal, e coordenado no Litoral Norte pela Supervisora da Educação de Caraguá, Ana Lúcia Moreira Lima. Três unidades escolares foram premiadas, também com apresentações feitas no Teatro Mario Covas, entre elas A Escola Estadual Dr. Eduardo Corrêa da Costa Jr. (Tinga), EMEF Prof. João Benedito Marcondes (Barranco Alto) e EMEF Prof. Oswaldo Ferreira (Casa Branca).
(Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Manoel Marcos quer São Sebastião na discussão da lei que limita carros em Ilhabela

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, afirmou ontem que não esperava a reação negativa da prefeitura sebastianense em relação ao recém aprovado projeto que pretende disciplinar a entrada de carros no arquipélago.
O chefe do Executivo garantiu que, antes de baixar os decretos regulamentando a lei, pretende ampliar o leque de discussões do tema com os políticos sebastianenses.
“A aprovação da nossa lei foi precedida de várias audiências públicas, mas, infelizmente, na ocasião, não registramos nenhuma participação de integrantes da prefeitura de São Sebastião”, declarou o prefeito ilhabelense.
Manoel Marcos contou que já conversou com o presidente da Câmara de São Sebastião, Marcos Leopoldino e acertou com ele a formação de uma comissão de vereadores sebastianenses para acompanhar a regulamentação da Lei em Ilhabela. “Vamos oficiar a Prefeitura de São Sebastião para que também ela forme uma comissão para acompanhar toda a logística de implantação da lei.
Também conversei pessoalmente com o governador José Serra e com o secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano, e ambos disseram que apóiam a lei limitando a entrada de carros em Ilhabela”, garantiu Manoel Marcos.
“Estou de coração aberto para uma conversa com o prefeito Juan Garcia sobre o tema a qualquer momento. Não quero qualquer briga com São Sebastião. Também sou um cidadão sebastianense e jamais faria algo para prejudicar a cidade”, disse Manoel Marcos, garantindo que sua lei “também tem o apoio de moradores e da mídia”.
O prefeito ilhabelense recorda que seu município tem apenas uma via de ligação de norte a sul e que é “impossível o município receber 30 mil novos carros num único dia”.
Manoel Marcos reclama que “simplesmente não há espaço físico para esse excesso de carro que, além disso, provoca imensos problemas ambientais”. O prefeito afirmou que observará o movimento nessa próxima temporada e que a nova lei somente entra em vigor em março do ano que vem. “Vamos discutir com São Sebastião e também com a Dersa toda a regulamentação da lei”, afirmou.
O prefeito de Ilhabela é da opinião que São Sebastião “pode até mesmo tirar proveito dessa lei ilhabelense”. Para ele, os turistas que não puderem atravessar para seu município podem ser convencidos a ficar no centro histórico de São Sebastião ou mesmo ir para a costa sul sebastianense.
“A Prefeitura de São Sebastião também pode ter um grande estacionamento público e lucrar com isso. Se preferir, permita à iniciativa privada o estacionamento e é um dinheiro a mais que vai circular na cidade”, disse Mané. (Fonte: Imprensa Livre)

Aprovado PL que institui Dia Municipal do Turismo

Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela aprovou o Projeto de Lei nº 112/2007 que institui o Dia Municipal do Turismo a ser comemorado anualmente no dia 2 de março. A propositura foi apresentada pelo presidente da Casa, Professor Joadir Capucho (PTB), na última sessão.
Nesta data, conforme a propositura, haverá simpósios, aulas, palestras, conferências, cursos, seminários e exposições que tenham como tema o turismo e outras atividades relativas ao assunto. O resultado dos trabalhos, as propostas e sugestões para realização de ações e programas que contribuam para a melhoria do turismo no município, apresentados durante os eventos do Dia Municipal do Turismo, poderão ser encaminhados aos órgãos competentes para estudos sobre a viabilidade de sua implantação.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Secretarias municipais poderão passar a prestar contas semestralmente

Ilhabela - Outro Projeto de Lei, o de nº 113/2007 - aprovado pelos pares e apresentado pelo Presidente da Casa - dispõe sobre a apresentação semestral de prestação de contas e relatório de atividades pelas Secretarias Municipais.
Segundo Capucho, o aumento da prestação de contas faz crescer proporcionalmente a credibilidade pública nas instituições: “A transparência no trato correto, legal e eficiente dos recursos públicos pode ser revelada com o fornecimento de informações e a análise das prestações de contas das Secretarias Municipais”, explica o Presidente da Casa.
A propositura permite conhecer não apenas a destinação dos recursos públicos, mas também os resultados obtidos.
Com a medida, as Secretarias Municipais deverão apresentar semestralmente, até o décimo quinto dia do mês subseqüente, na Câmara Municipal, a prestação de contas detalhada dos recursos destinados ao seu funcionamento e relatórios dos atendimentos e das atividades por elas desenvolvidas.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Letra de forma em receitas médicas deverá ser obrigatória

Ilhabela - Também aprovado o Projeto de Lei nº 115/2007, de autoria do presidente, que dispõe sobre a grafia de receitas médicas e odontológicas na rede pública municipal de saúde. Conforme a proposta, médicos e dentistas da rede pública municipal ficam obrigados a prescrever os receituários a tinta, de modo legível, em letra de forma.
O Presidente afirma que a dificuldade de compreensão da grafia dos médicos nos receituários é de conhecimento geral e que até mesmo os farmacêuticos experientes não raro ficam em dúvida entre dois nomes parecidos, mas que têm efeitos totalmente diversos.
“A essa dificuldade de leitura foi atribuída recentemente a morte de um paciente que foi medicado com um remédio vendido por um farmacêutico que decifrou de forma errada a letra do médico. A grafia de receitas médicas e odontológicas em letra de forma, garantirá que os receituários sejam facilmente compreendidos, evitando-se assim enganos que podem colocar em risco a saúde e até mesmo a vida dos pacientes”, justificou o Professor Joadir.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Aprovado convênio para Programa de Proteção Social Básica

Ilhabela - De autoria do Executivo Municipal, o Projeto de Lei nº 117/2007 dispõe sobre o convênio entre o Município, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, e a Associação Creche de Ilhabela (ACRI).
Conforme a propositura que foi aprovada na sessão de ontem, o Poder Executivo por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social poderá firmar convênio para execução descentralizada de Programa de Proteção Social Básica.
O objeto do convênio é a transferência de recursos financeiros provenientes do Fundo Municipal de Assistência Social, destinados à execução descentralizada do Programa de Proteção Social Básica apoiado pelo Estado de São Paulo.
O programa será executado diretamente pela ACRI, de acordo com o Plano Municipal de Assistência Social e aprovado pelo Conselho Municipal de Assistência Social.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Aprovado PL que obriga uso de uniforme e crachá para funcionários que prestem serviços a domicílio

Ilhabela - De autoria do Presidente da Câmara, o Projeto de Lei 119/2007 dispõe sobre o uso de uniformes e crachás pelos funcionários das empresas que prestam serviços a domicílio estabelecidas em Ilhabela.
“Nos últimos tempos, Ilhabela sofreu um crescimento desordenado da população que, entre outros problemas, gerou o aumento da criminalidade no município. Os assaltos a residências e a comerciantes tornaram-se constantes, gerando medo e insegurança na população. O uso de uniformes e crachás pelos funcionários que prestam serviços a domicílio facilitará a identificação dos funcionários, e entre outras, é uma medida apta para inibir os assaltos a residências”, justifica Joadir.
Conforme a proposta, aprovada na sessão de ontem, as empresas ficam obrigadas a exigir de seus funcionários, quando em serviço, o uso de uniforme e crachá de identificação contendo foto com nome e documento de identidade.
O não cumprimento à Lei pode acarretar advertência por escrito, com a notificação ao infrator para sanar a irregularidade no prazo de 15 dias, sob pena de multa. A multa é no valor de R$ 1.000,00, dobrado na reincidência, reajustado anualmente pelo índice de variação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Aprovada Semana Municipal da Educação no Trânsito

Ilhabela - Aprovado o Projeto de Lei nº 120/2007, de autoria do Vereador Joadir, que institui a Semana Municipal da Educação no Trânsito, a ser comemorada, anualmente, no período de 18 a 25 de setembro.
Conforme a proposta que foi aprovada pelos pares, durante a Semana Municipal da Educação no Trânsito haverá a promoção de simpósios, aulas, palestras, conferências, cursos, seminários e exposições que tenham como tema o trânsito; campanhas educativas e informativas promovidas pelo Departamento Municipal de Trânsito; distribuição de panfletos, passeatas e discussões sobre segurança e cidadania no trânsito e outras atividades relativas ao tema.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Aprovado Programa de Prevenção de Acidentes nas instituições municipais de ensino

Ilhabela - O Projeto de Lei nº 121/2007, de iniciativa do Presidente da Câmara, cria o Programa de Prevenção de Acidentes nas instituições municipais de ensino, a ser realizado por uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave) que atuará na escola onde foi criada e na comunidade do seu entorno.
“A prevenção tem se mostrado um método eficaz de atuação para diminuição da violência e dos acidentes nas escolas. Nesse sentido a propositura visa criar um Programa para atuar na prevenção e no combate da violência e dos acidentes”, justifica o autor do projeto aprovado na última sessão.
Conforme a proposta, a Comissão será composta por dois representantes dos alunos; dois representantes dos pais; dois representantes dos professores; dois representantes dos funcionários; um Diretor da escola e um Vice-Diretor da escola.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Projeto de Lei que institui “Prêmio Artesão do Ano” é aprovado

Ilhabela - O “Prêmio Artesão do Ano” deverá ser instituído por meio do Projeto de Lei 127/207, aprovado ontem, de autoria do Vereador Joadir.
Segundo o Professor Joadir, Ilhabela é pródiga em talentosos artesãos que, entretanto, nem sempre são devidamente reconhecidos. “Valorizar o trabalho desses artistas e pequenos empreendedores que com dedicação e competência enriquecem a expressão cultural de nossa cidade, além de contribuir, de forma relevante para a geração de emprego e renda do município, é sem dúvida uma maneira eficaz de preservarmos a cultura caiçara”, explica o autor da proposta.
O Prêmio Artesão do Ano será entregue ao artesão residente e domiciliado em Ilhabela que reconhecidamente tenha revelado originalidade e competência no âmbito de sua especialidade, mediante Decreto Legislativo aprovado por dois terços dos membros da Câmara Municipal.
A Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela) nomeará uma Comissão que, em sessão secreta, escolherá três artesãos, sendo um de cada especialidade, para receber o Prêmio de Artesão do Ano durante sessão solene realizada pela Câmara.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Coral Batista se apresenta em espetáculo de Natal na Ilha e em SS

Ilhabela - O Coral da Primeira Igreja Batista em São Sebastião apresentará o musical “PIB canta Natal, a estrela do seu Natal vai brilhar aqui”, no próximo sábado, 8 de dezembro, às 20 horas, na Praça Coronel Julião, na Vila, em Ilhabela
O grupo existe há 42 anos e é composto por 50 membros entre cantores e instrumentistas que apresentarão um repertório formado por músicas tradicionais de natal, passando por ritmos mais contemporâneos como o pop, bossa-nova e jazz.
A apresentação será uma amostra do espetáculo que será apresentado na íntegra no Teatro Municipal de São Sebastião, no dia 20 de dezembro, às 20 horas. A entrada para a apresentação no teatro é uma lata de leite em pó.
Mais informações pelo (12) 3892-3230, com o coordenador do evento Daniel Simões.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Prefeitura e AEAASS assinam convênio para emissão de Planta Popular

São Sebastião - O Prefeitura de São Sebastião e a Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do município (AEAASS) assinaram nesta segunda-feira (3/12) o termo de convênio para a prestação de serviços técnicos para atendimento da população de baixa renda que terá direito à Planta Popular. Ele será válido pelo período de um ano e a meta é atender cerca de 30 pessoas por mês.
O principal critério para ser beneficiado no programa aprovado este ano pela Prefeitura é que o imóvel tenha, no máximo, 70 metros quadrados de construção. Com base no convênio, o profissional (engenheiro ou arquiteto), devidamente cadastrado na AEAASS vai confeccionar plantas populares, elaborar memorial descritivo, dar orientação técnica e acompanhar novas obras residenciais referentes ao programa.
Conforme Márcia Mallet Machado de Moura, presidente da AEAASS, será feita uma lista com o nome dos profissionais interessados em participar do programa e conforme houver interesse da comunidade eles serão indicados. Ela ressaltou que participará do programa o engenheiro ou arquitento pertencente ao quadro da associação, desde que não seja funcionário público.
Para a presidente, a propositura do prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, vai de encontro a proposta da entidade apresentada em 2002 ao Conselho Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Comdurb). “A implantação é importante tanto da parte social quanto para o profissional que atua no município.”
De acordo com Garcia, o objetivo do programa é auxiliar o morador que quer ter a sua casa e vai fazer com a ajuda de um técnico responsável. A idéia é complementada pela presidente da entidade que observa que “muitas vezes o morador constrói sua residência com base no que aprendeu na vida, mas o profissional vai fazer até baratear o custo da obra”, observa.
Conforme a chefe da Divisão de Habitação da Seop, Cláudia Lima, as pessoas interessadas devem procurar o departamento a partir de janeiro de 2008 para que sejam feitos a análise da documentação e o encaminhamento à associação.
(Fonte: PMSS)

Regata do Marinheiro espera mais de 80 embarcações no Litoral Norte

São Sebastião - As águas do Litoral Norte estarão mais agitadas neste sábado (8/12) com a realização da Regata do Dia do Marinheiro. A expectativa da organização é que mais de 80 embarcações participem do evento que vai envolver as quatro cidades – São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba. Este ano, a competição fará uma homenagem ao bicentenário de nascimento do patrono da Marinha do Brasil, o Almirante Tamandaré.
A regata é aberta para as classes de monotipos (Laser, Dingue, 470, 420, Day Sailer, Byte, Finn, Snipe); Holder; HPE 25, Optimist e Oceano(IMS, Orc Club, BRA RGS e Bico de Proa), além dos multicascos (Nacra, Super Cat, Hobie Cat 16, Hobie Cat 14, Tornado).
Nesta terça-feira (4/12), o delegado da Capitania dos Portos, comandante Cláudio Viola, recebeu do artesão Davi Borges de Souza os troféus que serão entregues na cerimônia de encerramento da regata. O principal dele é uma réplica do navio da Marinha do Brasil, “Cisne Negro”, que será o prêmio Fita Azul, entregue ao vencedor da classe Oceano. Ele será transitório, ficando com em definitivo com a embarcação que vencer por três anos seguidos ou cinco alternadas.
As largadas da competição serão às 12h30 nos locais determinados em cada uma das cidades. A classe oceano sai de próximo à Ponta Grossa, em Ubatuba, e vão em direção à Ponta das Canas, em Ilhabela; a classe Holder sairá defronte à praia da Mococa, em Caraguá.
Já São Sebastião concentra a maior parte das classes. As embarcações de Optimist largam defronte à subsede da Federação de Vela do estado de São Paulo (Fevesp), no Porto Grande, em seguem para o Píer da Vila, em Ilhabela.
Os velejadores das classes HPE 25 e Open Bic terão uma raia especial, com largadas e chegadas no meio do Canal de São Sebastião, no través do Píer do Pontal da Cruz. Já os multicascos e as demais classes saem defronte à Fevesp, seguem a Praia da Cigarras, na Costa Norte de São Sebastião, e retornam para o Porto Grande.
Para a coordenadora e árbitra geral do evento, Sibylle Buckup, a competição será uma grande festa da vela no litoral. "Na realidade, esse evento é uma grande homenagem a Marinha e a sua história", explica.
O encerramento da Regata do Dia do Marinheiro será no domingo, às 12h, na Praça da Marinha, em São Sebastião. Na ocasião, serão entregues os certificados para os alunos do projeto Ventos & Vela, da Prefeitura de São Sebastião, bem como as carteiras de alunos que concluíra o curso de Veleiro Amador.
A Regata do Dia do Marinheiro é realizada em parceria com as Prefeituras de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela e conta com o apoio da OctopuSolution, Praticagem, Transpetro, Yatch Club Ilhabela, FBVM, BL3, FEVESP, Grêmio Caravela, Marina Igararecê, Iate Clube Ubatuba e Sociedade Amigos da Marinha (Soamar).
(Fonte: PMSS)

Grupo de Dança de São Sebastião participa da festa de natal do hospital São Francisco de Assis

São Sebastião - As alunas do Grupo de Dança do Projeto Atividade, desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião, foram convidadas a fazer a abertura da festa de natal do Centro de Tratamento e Referência em Oncologia (Cetro), do Hospital São Francisco de Assis. O evento acontece no dia 13 de dezembro na cidade de Jacareí.
De acordo com a coreógrafa do grupo, Elcia Maria Pestana, este é o segundo ano que o grupo participa da confraternização. O convite partiu do médico Eduardo Abrão, que conhece o trabalho das “meninas” e as admira pela força e determinação.
Segundo Elcia, a coreografia a ser apresentada será a “Festa na Tribo”, que homenageia o índio e foi a grande campeã, em 2006, dos 10° Jogos Regionais do Idoso, que aconteceu na cidade de São José dos Campos, e terceiro lugar nos Jogos Estaduais do Idoso, realizado em Taquaritinga.
(Fonte: PMSS)

Jogos Oficiais do Judiciário trazem 400 atletas para São Sebastião

São Sebastião - Foi aberta na manhã desta terça-feira (4/12) no Ginásio Municipal José de Souza Gringo, em São Sebastião, a fase estadual da 19ª edição dos Jogos Oficiais do Judiciário. O evento promovido pela Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (Assetj) reuniu cerca de 400 atletas.
Na cerimônia de abertura, os representantes das cidades participantes realizaram a apresentação das bandeiras da Assetj, de São Sebastião, do Estado e do Brasil e ainda fizeram a entrada das equipes e o juramento do atleta.
Os secretários de Cultura e Turismo, Julio Buzi e Esportes, Raquel Buzi, prestigiaram a abertura e destacaram o bom trabalho desenvolvido pela categoria, além de desejarem boa sorte aos integrantes dentro da competição. “Estamos felizes por esse evento ser realizado em nosso município, por que vocês são exemplo de funcionários no Judiciário. Esperamos que vocês aproveitem e que o espírito esportivo esteja entre todos”, disse Raquel.
Marcaram presença atletas dos municípios de São Bento do Sapucaí, Jundiaí, Santos, Guarujá, São Caetano e São Paulo, que disputarão as modalidades de futsal (adulto, máster e sênior) no Gringão, além de vôlei e basquete, no Centro de Apoio Educacional (CAE) da Vila Amélia.
“Esses Jogos nos valorizam, nos fazem repor as energias, sem falar que também podemos conhecer melhor os nossos colegas de outras regiões”, explicou o auxiliar judiciário de São Paulo, Marcelo Pinheiro, 33 anos.
O presidente da Assetj, José Gozze, enfatizou que a competição serve para reunir os servidores e promover a integração entre as famílias. “Estamos na expectativa de uma competição harmoniosa, em que todos possam aproveitar e ter mais qualidade de vida”, ressaltou.
Os jogos, que contam com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Esportes (Seesp) e Cultura e Turismo (Sectur), prosseguem até sábado (8/12), quando ocorre a cerimônia de encerramento, a partir das 12h. Os vencedores dessa fase, juntam-se aos ganhadores da capital, que foram definidos nos meses de agosto, setembro e outubro.
(Fonte: PMSS)

Sebastianense conquista vice-campeonato da Copa São Paulo de Downhill

São Sebastião - O biker de São Sebastião Felipe da Silva Moraes, 18 anos, disputou no domingo (2/12), no Morro Saracura, em Mairiporã, interior do Estado, a 5ª etapa da Copa São Paulo de Downhill. Com a quarta colocação assegurada na prova, o atleta desbancou cerca de 40 competidores e conquistou o vice-campeonato na classificação geral da categoria Junior.
Com um bom ritmo desde o início da prova, o sebastianense teve ainda uma queda, que o impossibilitou de tentar a vitória e levar o caneco da competição. Ao todo, foram percorridos mais de 3 km em uma pista rápida e técnica com diferentes tipos de solo e trechos característicos da modalidade como os “rockgardens” (trechos de pedras) e os “off cambs” (curvas acentuadas).
O pai e treinador, Joselito Euzébio de Moraes, destacou que para o primeiro ano em que o biker participa da competição, seu desempenho foi muito além do esperado. “O Felipe teve uma ótima atuação, tanto que muitas vezes ele até passava dos seus próprios limites técnicos. Ele provou que tem muito potencial e que nos dará mais orgulho ainda”, avisou Joselito.
Agora, o atleta que tem o apoio da Prefeitura de Sâo Sebastião, através da Secretaria de Esportes (Seesp) vai para Águas de Lindóia no dia 16 de dezembro, onde disputará o Desafio Brasil Downhill.
(Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara ACIU

Tributos municipais sobem 6,98% em 2008

Ubatuba - Os tributos municipais cobrados dos moradores e freqüentadores de Ubatuba irão subir quase 7%, no ano que vem.
O reajuste é uma medida tomada anualmente e que altera os impostos municipais, de acordo com Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM). De novembro de 2006 até outubro deste ano, o acumulado do IGPM ficou em 6,98%.
Desta forma, a partir de janeiro de 2008, os tributos direcionados aos cofres de Ubatuba ficarão, nesta porcentagem, mais caros. O reflexo em Ubatuba demonstra como a inflação nacional aumentou, tendo em vista que, no ano passado, o reajuste aplicado pela prefeitura, utilizando o mesmo índice de comparação, foi de 2,38%, menos da metade do valor base de reajuste para 2008.
A pesquisa Focus, realizada pelo Banco do Brasil, está prevendo um IGPM em torno de 6% para 2007, enquanto o ano passado, o Índice Geral de Preços de Mercado fechou com o valor de 3,85%.
Os quase 7% de aumento também preocupam os moradores da cidade, pois, entre os tributos municipais está o Imposto Predial e Territorial Urbano, que representa cerca de 40% de toda a receita do município.
O IPTU cobrado em Ubatuba é considerado acima da média na comparação com a cobrança estadual e se torna fundamental para o equilíbrio das contas da cidade.
A importância da arrecadação com o imposto é tamanha, que a prefeitura promete entrar com uma ação direta de inconstitucionalidade contra a lei do vereador Gerson de Oliveira, que já está em vigor e prevê a isenção do IPTU aos aposentados residentes em Ubatuba.
Entretanto, apesar da importância nas contas municipais, a Secretaria da Fazenda de Ubatuba lembra, de forma não oficial, da alta inadimplência no pagamento do imposto. (Fonte: Imprensa Livre)

PT alega infidelidade partidária de vereador e pede retomada de cadeira na Câmara

Ubatuba - Ubatuba - Agora é oficial, o Diretório Municipal do PT de Ubatuba ingressou no TRE com uma ação para a retomada do cargo de vereador, ocupado atualmente por Jairo dos Santos, que mudou para o PSB depois do mês de maio e, portanto, fora do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para a permissão de troca de partido, por parte dos políticos eleitos no País.
Desta forma, o Partido dos Trabalhadores pediu ao Tribunal Regional Eleitoral a substituição do vereador Jairo dos Santos, pelo suplente e atual presidente reeleito do PT, Maurício Moromizato.
Maurício que foi mantido até 2009 na liderança do partido, em Ubatuba, espera ganhar o caso no TRE e também conquistar a confiança dos companheiros, para ser anunciado candidato do PT na próxima disputa ao executivo de Ubatuba.
Na eleição do diretório municipal, o atual presidente do PT foi confirmado no cargo com 85 votos (2 votos brancos), mesmo resultado obtido pela chapa “União por Ubatuba”. A candidatura única, tanto para presidente como para o diretório municipal, demonstrou a união do partido em Ubatuba.
O resultado sobre o caso de substituição da cadeira na Câmara deverá ser julgado pelo TRE em dois meses, possibilitando um novo quadro de vereadores após a retomada dos trabalhos, no ano que vem.
O suplente e presidente reeleito do PT espera ainda que a posição de vereador seja conseguida pelo partido e confirma que a presença nos trabalhos da Câmara poderá definir de vez o próprio nome para candidatura à prefeitura, em 2008.
Mauricio Moromizato saiu fortalecido do último processo de eleição do PT e se mostrou decidido em ser o representante dos petistas, com chapa própria, nas próximas eleições municipais.
O vereador Jairo dos Santos do PSB e que teve o mandato questionado, por infidelidade partidária, foi procurado pelo Jornal Imprensa Livre, porém não foi encontrado. (Fonte: Imprensa Livre)

Grande espetáculo natalino acontece neste sábado em Ubatuba
O “Baile do Menino Deus” é uma produção que mistura música, teatro e folclore para representar o nascimento do menino Jesus

Ubatuba - O nascimento de Jesus Cristo será encenado de forma diferente em Ubatuba. No próximo sábado, dia 8, a Fundart, em parceria com a Fundac, Gaiato e Secretaria de Educação, apresentará o grande espetáculo natalino intitulado “Baile do Menino Deus”. O evento acontecerá na Praça Benedito Inácio Pereira (BIP), às 20h, com entrada franca. No próximo dia 15, a parte musical do evento será novamente apresentada na Praça Nóbrega, em frente ao antigo Fórum.
O “Baile do Menino Deus”, obra de Ronaldo Correia de Brito, Assis Lima e Antônio Madureira, foi originalmente produzido em Recife, misturando folclore brasileiro com a história do nascimento de Cristo. Em Ubatuba, a apresentação reunirá cerca de 150 pessoas, entre crianças e adultos.
A apresentação está sendo coordenada pelas professoras Leda Cardoso e Vera Tango. Segundo a professora Leda, o espetáculo é inspirado na cultura popular brasileira, nos autos de reisado e nas brincadeiras infantis. “É uma peça de estrutura simples, que tem como foco principal o nascimento de Jesus Cristo e o que ele representa para o povo, ou seja, um símbolo de renascimento e esperança.”
O texto conta, por meio de músicas e poesias, a história de Mateus, que anda seguido por crianças. Eles procuram uma casa onde nasceu um menino e, em cuja porta existe uma estrela como sinal. O grupo demora a achar a casa, e quando a encontra, ela está fechada. Depois de mil peripécias a porta se abre, e seus donos aparecem, José e Maria. Mateus pede licença para realizar um grande baile, que nada mais é que a festa natalina, em louvor ao nascimento do Menino Jesus. Com o texto quase todo em rimas, a obra traz o teatro na sua essência, com música e dança. (Fonte: PMU)

Exposição do artista Mudinho fica na Biblioteca até o próximo dia 17
Suas obras retratam, além de fatos importantes da história da cidade, como o cotidiano dos índios e dos caiçaras, diversas réplicas de caravelas, navios de guerra e barcos de pesca

Ubatuba - A Biblioteca Municipal de Ubatuba está abrigando, até o próximo dia 17, uma exposição com as esculturas do artista ubatubense Benedito Felipe de Oliveira, mais conhecido como Mudinho. Suas obras retratam, além de fatos importantes da história da cidade, como o cotidiano dos índios e dos caiçaras, diversas réplicas de caravelas, navios de guerra e barcos de pesca, com figuras humanas que dão sensação de movimento e vida às obras.
As peças expostas são do acervo pessoal de Marcos Teixeira Leite, um amigo do artista. Segundo ele, a paixão pelo mar dominava a vida de Mudinho, por isso, marcou fortemente o seu trabalho. “Ele assistia por diversas vezes filmes de piratas que passavam no cinema, para copiar os modelos das caravelas dos corsários.”
Mudinho nasceu em 1921 e faleceu em 1985. Como era apaixonado pelo mar, ele se despediu da vida ao adormecer nas areias da Praia do Perequê-Açu, aos 64 anos. (Fonte: PMU)

Peça “Dois para Viagem” tem local e data alterados em Ubatuba

Ubatuba - A peça teatral “Dois para Viagem”, que aconteceria somente na sexta-feira, 7, poderá ser assistida em três sessões diferentes. Na quinta-feira, 6, será realizada uma apresentação às 21h e na sexta, serão duas apresentações: às 21h e às 22h30. O local também foi alterado para o antigo Fórum, na Praça Nóbrega. O evento está sendo promovido pelo Coletivo de Artes Flor de Nan, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundart.
“Dois Para Viagem” é uma comédia, interpretada pelos atores Miguel Thiré e Mateus Solano. Os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia) e estão sendo vendidos no Supermercado Paulista ou também podem ser pedidos pelo telefone (12) 8154-1952. No sábado, 8, a peça acontece em Caraguá, no Teatro Mário Covas.
(Fonte: Fundart)

PSDB – News

Ubatuba - No ultimo dia 03, no gabinete do Dep. Antonio Carlos da Silva, em Caraguatatuba, ocorreu importante encontro para eleição da Coordenadoria Regional do PSDB do Litoral Norte.
A escolha dos membros se deu por consenso, uma prova concreta da união do PSDB do Litoral Norte, na busca de um Programa de Desenvolvimento Regional, com foco na valorização e preservação da dignidade do Ser Humano.
Maria Inez Fazzini reeleita Coordenadora Regional por aclamação, agradeceu os companheiros, e se propôs a continuar o trabalho de valorização dos Diretórios Municipais junto aos Órgãos estaduais, “somos os legítimos representantes do Governo José Serra na Região, e faremos valer esta condição na defesa dos interesses de nossa comunidade”. Afirmou
A Coordenadoria Regional teve importante papel na condução dos trabalhos, que proporcionaram maior espaço aos membros do PSDB/LN no Diretório Estadual, e promovera as diretrizes para as eleições de 2008.
Para Roberto Magiolino, eleito Vice Coordenador, a união dos Tucanos do Litoral Norte, possibilitará o fortalecimento das candidaturas á prefeito e vereadores do Partido na Região, gerando um ganho de qualidade nas Prefeituras e Câmaras Municipais, “o PSDB sabe governar e legislar com qualidade, responsabilidade e tem compromisso com o desenvolvimento social”.
Mais informações sobre as ações da Coordenaria serão repassadas a comunidade do Litoral Norte.
(Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

AUS realiza festa de encerramento do Circuito

Ubatuba - A Associação Ubatuba de Surf irá realizar uma festa em grande estilo para comemorar o encerramento do 30º Circuito Ubatuba de Surf 2007.
Ao todo serão 31 campeões, os campeões de 2006 e os novos campões de 2007.
A cerimônia de encerramento será realizada no Areia Summer House no dia 09 de dezembro, domingo a partir das 18:00.
Presença dos melhores atletas de Ubatuba, show com a banda local Rockimbira, som mecânico, telão com fotos dos eventos de surf realizados em Ubatuba, além de frutas e um grande jantar que será oferecido a todos os presentes.
Todos os sócios da AUS estão convidados a comparecer para prestigiar mais esse evento que promete muitas atrações. Cada sócio tem direito a levar um acompanhante. É indispensável à apresentação da carteira de sócio no local.
Maiores informações pelo falecom@aus.org.br
A festa de encerramento do circuito é uma realização da Associação Ubatuba de Surf com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba.
(Fonte: AUS)

Semana de 30/11 a 06/12/2007.

Cine Porto tel 38332066

"Ta dando onda"
Desenho Dublado
ás 16:00 - 17:40 - 19:20 hs

"1408"
Suspense !!!! c/ John Cusack e
Samuel L. Jackson
ás 21:00 hs Agora toda 4ª feira
"Quarta maluca" , todos pagam R$ 3,00.

cineporto@hotmail.com
 

Poesia Topo

Lição dos pássaros

Quem não sabe, fique sabendo:
As andorinhas viajam
Milhares de quilômetros,
Desde a América do Norte,
Só por causa da alvorada
Nas praias de Ubatuba.

 

Felix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

BELÉM DO PARÁ ESTÁ EM POLVOROSA... E NÓS EDUCADORES, COMO ESTAMOS?

Adoro a imprensa escrita ou falada. Através dela, o povo brasileiro pode, após um longo período massacrante de ditadura, ter conhecimento dos fatos que ocorrem, muitas vezes “bem embaixo de nosso nariz” (e, fingimos que não os vemos). Infelizmente os fatos, na sua grande maioria, são lamentáveis, mas necessários para a compreensão da sociedade como um todo. Compreensão esta só possível ao vermos a imprensa estampar desde os estelionatários das Ilhas Canárias, à prepotência do todo poderoso Renan Calheiros que se julga dono do Senado Brasileiro, às condições desumanas em que uma criança é jogada no lixo passando pelo assassinato frio das esquinas e dos faróis até a vergonha da saúde brasileira.
É... a imprensa mostra a cada dia um país com valores morais e sociais cada vez mais deturpados. Parece-me que, apesar das denúncias, o povo está anestesiado. Usando a fala pregressa e imoral do “é assim mesmo... a gente não pode fazer nada...”. Comodismo ostracista que me deixa mortificada. Um povo só é respeitado como NAÇÃO quando levanta sua bandeira sem vergonha de suas cores; quando não deixa que seu igual sinta-se fragilizado perante poderes podres; quando pega na mão do outro e o faz criar coragem para denunciar descalabros cometidos contra seu vizinho, seu desconhecido: seu conterrâneo.
Tenho dito que após meio século de existência já vivi e vi demais. Lá no fundo... Bem no fundo sei que tenho que ver e ouvir mais. Gostaria muito de não ouvir o que a imprensa veiculou na semana passada sobre o ocorrido em uma cidadezinha de Belém do Pará. Como EDUCADORA que há vinte e três anos luta pela dignidade humana tanto de pais quanto de alunos e que após violência extrema sofrida, ainda afirma aos quatro cantos que a “lei é a lei” e não que a lei é “ora a lei”, tem que “tirar o chapéu” para os CONSELHOS TUTELARES sérios que atuam em nosso BRASIL.
Este artigo doloroso sangra-me... mas alguns sangramentos são necessários e, quanto mais rápido pudermos estancá-los, melhor. Então, vamos aos fatos: Abaetetuba é uma cidade situada a 89 km. De Belém do Pará, da região Nordeste brasileira (Como me lembro de Rose Marie Muraro em suas pesquisas sobre a condição da mulher nordestina em Sexualidade da Mulher Brasileira - Corpo e Classe Social no Brasil. Editora Vozes. Petrópolis,1.983). Lá, numa das regiões mais sofridas do Brasil, L.A.B. morava com parentes para poder cursar a quinta série do ensino fundamental porque a zona rural, onde residia com seus pais não lhe poderia oferecer tal “luxo”. Jovem de l5 anos (segundo a revista Veja de 28/11/07, à página 54, em reportagem de Leonardo Coutinho), franzina tal qual a maioria das pequenas jovens nordestinas, 35 quilos, aparentando cerca de 12 anos e que passava, desde junho de 2.007, mais tempo na rua que na escola (Onde estavam a direção da escola e os professores que não denunciaram tal fato ao Conselho Tutelar? Se o fizeram, a imprensa não anunciou!!!).
É...L. foi presa. Dizem que roubou um celular. Ela nega mas...quem pode acreditar? É nordestina, é mulher e mais...é pobre: não é Renan Calheiros... não tem dinheiro no bolso e nem nas Ilhas Canárias...É fraca; é franzina.
L. foi presa em 21/11/07. Um dia após a comemoração do dia da Consciência Negra. Será mera coincidência com relação à discriminação brasileira? Foi colocada numa cela pela DELEGADA Flávia Pereira com trinta homens adultos: prisioneiros com sedes corpóreas inconfessáveis. Lá, foi estuprada, queimada com isqueiro e pontas de cigarros. Disse que era menor de idade (ou “de menor”?) e, dois dias depois foi ouvida pela JUÍZA, Clarice de Andrade que, imoralidade maior, devolveu-a aos “lobos”. Alguns dignos prisioneiros se revoltaram (claro que aqueles que não a estupraram, afinal, poderia ser uma de suas irmãs ou filhas) e o que fizeram os policiais? Cortaram-lhe o cabelo com faca. Nem tesouras usaram. Queriam esconder as “vergonhas” embaixo do tapete. Queriam que se parecesse com um rapaz imberbe porque, coitada, nem curvas delineadas de mulher “fatal” tem. O crime contra os Direitos da Criança e do Adolescente ficaria impune. Mas, muito mais aconteceu: ao não querer “deitar-se” com homens estranhos, tiraram-lhe o que dói na barriga de inocentes brasileiros: o prato de comida. E o que ela fez? Trocou o corpo pela comida como tantas outras o fazem nesses tantos brasis.
13/11/07. Fonte anônima encoraja-se e DENUNCIA o fato ao Conselho da Infância e Juventude. O promotor Lauro Freitas tenta libertar L., mas... não a encontra na delegacia. As autoridades alegam fuga, mas... pobre de L... É encontrada num porto. Do Rio Maratauíra. Disseram-lhe que se em Abaetetuba ficasse, morreria (temos dúvidas disso?). Seu pobre pai foi seviciado para que mudasse a data de nascimento de sua “pequena” filha: queriam que a tornasse “de maior”. Sua mãe, Joisecléa Alves, juntamente com seu pai, Aloísio Prestes, estão vivendo sob um programa de proteção a testemunhas. L. está sendo protegida pela Polícia Rodoviária Federal e por uma ONG.
Hoje, 27/11/07, no Jornal Nacional da Rede Globo, vejo as autoridades paraenses em polvorosa: é toda sorte de autoridade que critica o “delegado mor” do estado que procura eximir-se dos descalabros de seus subordinados dizendo que L. “parece” ter “algum problema mental” como se isso o eximisse da irresponsabilidade lá cometida. Discriminatório ao extremo como se, ao ser portador de necessidades especiais, o ser humano tivesse livre conduto para ser estuprado e queimado.
Triste... Tristísssimo fato brasileiro como tantos outros. Que bom que este chegou às Nações Unidas.
Será, caros educadores que teremos sempre que esperar que órgãos outros que não apenas os brasileiros nos acudam? Será que não chegará o dia em que não teremos medo de denunciarmos as marcas que alunos nos apresentam em suas pernas, braços ou baixo-estima que lhes dificultam o aprender e que, muitas vezes, nos segredam, mas que fingimos não ouvir por medo de represálias?
Acho que estarmos estáticos frente ao caso de Belém do Pará é muito pouco. Necessitamos urgentemente nos responsabilizarmos por cada L.A.B. (detesto siglas, mas, às vezes, são necessárias) que temos nos bancos escolares; em nosso dia-a-dia. Temos que arregaçar mangas e irmos à luta. Isso é premente não só no Nordeste, mas sim em todos os estados desse imenso BRASIL.
Que a história de L.A.B. não se repita embaixo de NOSSOS NARIZES e nem da NAÇÂO BRASILEIRA.
 

LOURDES MOREIRA
Profª da Rede Municipal e Estadual de Ubatuba

 

Do brejo para as alagoas !

Depois da sedimentação da Lei de Gerson (aquela de se levar vantagem em tudo) a "bola da vez' é a Lei Renan. Esta lei, é a do Gerson, só que " Regulamentada" .Não importa o mal que tenha feito ou, o tamanho escandalo provocado. Oa males, deixe em banho maria, até serem esquecidos pela mídia. Os escandalos? Espalhar pelo frezzer para congelarem. Depois, é simples: Quando tudo parecer ir para o brejo, é só aparecer na TV , com cara de injustiçado, absolver-se, se rindo todo (de nós) e, correr pro abraço! Mais uma, de mais um expoente "intelectual" das Alagoas!
 

Ronaldo Dias
 

NOTA DE REPÚDIO

É lamentável que um ex-prefeito, aliás, o primeiro prefeito eleito pelo povo de Ubatuba, após os dias obscuros da ditadura, professor e hoje, presidente da Fundação de Arte e Cultura da cidade, trata uma cidadã de 80 anos, comemorados no dia de São Pedro, com tamanho desrespeito e constrangimento.
Eu, como presidente do Instituto de Defesa da Cidadania e Líder Comunitária, deixo público o meu mais veemente repúdio ao senhor Pedro Paulo Teixeira Pinto, responsável pela nota “Uma matraca competente”, publicada na última edição do jornal “Agito”, referindo-se a senhora Maria do Carmo de Oliveira com termos preconceituosos. A minha vergonha é maior ainda, quando me pergunto: nas mãos de quem está a Cultura de Ubatuba?
 

Maria Aparecida da Cunha
Dona Cida – Líder Comunitária
Presidente do IDC

 

CAMISINHAS.

Máquinas para distribuição à vontade nas escolas públicas! De quem foi essa idéia?
Falam, até, em 30 unidades pó mês, por aluno! Isso é prevenção ou comercialização? Só em SC 300 milhões.
- O que mais nos comove e perturba é que esses adolescentes, jamais saberão do amor inocente. Aquele que só se vê, hoje em dia, em algumas estórias, nas novelas da tv.
Errônea e leviana a expressão “fazer amor”. Na verdade, o que se quer reproduzir, nada mais é do que “fazer sexo”.
O “Amor” é algo sublime, é entrega, doação sem se pensar em receber. Ao passo que: “Fazer Sexo” é no sentido de possuir, com exclusividade, por alguns instantes de emoção e mesmo de êxtase. Sexo não vê alma, nem coração. Não tem sentimento. Pelo contrário. Muitas das vezes, depois, causa repulsa, desinteresse que põe de lado aquele ser, que foi objeto do prazer.
Qual será o próximo “programa” do governo, ou sei lá de qual organização?
Será disponibilizar salas de encontros prives nas escolas públicas?

Desde que ouvi falar em distribuição gratuita de camisinhas, indiscriminadamente, envolvendo cifras estonteantes: reforço o meu conceito de que esses programas são grandes fontes de lucratividade para fabricantes, agências de publicidade que trabalham para governo, às organizações, e, para alguns intermediários nas esferas públicas.
Os dados e estatísticas comprovam o crescimento da AIDS; das gestantes menores de 15 anos; e, a crescente onda de promiscuidade e prostituição de adolescentes de ambos os sexos.
Alias, não existem mais as chamadas doenças venéreas? Ah... ! Pensei que não.
Lógico que os interessados nesse negocio de alto lucro irão contestar e tentar justificar.
Por outro lado. Podem essas decisões extemporâneas, decididas em gabinetes, interferir de maneira que nos foge ao controle de pais, a educação que damos a nossos filhos.
É a ética do tudo pode. Da incompetência em educar. De livrar-se da responsabilidade. É entender que: já fiz a minha parte, daí pra frente é com você. Mas... Não esqueça de usar camisinha! Liberou geral.
Aí. Vem governo, polícia, organizações e os de sempre defensores dos direitos da criança e do adolescente quererem combater aquilo que tem um incentivo muito mais forte. O apelo da sexualidade que desponta cada vez mais precocemente. E que terá o atalho da camisinha, para sexo fácil. A prostituição velada de adolescentes e jovens.
Não é esse o caminho. Não é essa a atitude preventiva.
Isso é ser imoral. É desrespeito aos jovens, que a nós, cabe ser exemplo e encaminha-los.
É urgente que se acredite na moralidade. Que se fortaleça a instituição “família” como esteio principal da sociedade.
 

Georg Mascarenhas

Humor

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Perequê Açu  ©Emilio Campi

Perequê Açu
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor