Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 06 de Dezembro de 2007 - Nº 1886 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região


Caraguatatuba
Alunos e professores do UNIMÓDULO recebem prêmio ‘Cidadania Sem Fronteiras’
Caraguá implanta sinalização auxiliar na orla marítima
Peça teatral com professores de Caraguá será reapresentada nesta sexta-feira 7
Caraguá receberá maior evento continental de Tae Kwon Do
Caraguá tem início da segunda fase do Beach Soccer
Festival do Mexilhão acontece esta semana em Caraguá
Falecimento cancela depoimento a CPI
Orçamento é aprovado em Primeiro Turno

Ilhabela


São Sebastião
Apae promove 2º Fest’Art no Teatro Municipal
Bombeiro de São Sebastião recebe inscrições para 30 vagas de guarda-vidas temporários
Asapc recebe 412 kits de aveia e goiabada das Olimpíadas dos Servidores
EM da Enseada e Fundo Social entregam certificados do Projeto Ponto e Cruz
Prefeitura recebe 92 inscrições para Festa do Padroeiro
Guarani e Caiçara fazem a final da 1ª divisão da Costa Norte do Campeonato Amador
Mais de 240 pessoas prestam vestibulinho de Logística no domingo

Ubatuba
Convite
Novos ambulantes devem passar por capacitação da Vigilância Sanitária
Unidade de Saúde da Família do Perequê-Açu realiza Natal Solidário
Guarda Municipal de Ubatuba recebe 20 novas pistolas
Fundart finaliza o ano com exposições e apresentações diversas
Prefeitura entrega obra de urbanização no Perequê-Açu

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

 


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Alunos e professores do UNIMÓDULO recebem prêmio ‘Cidadania Sem Fronteiras’

Caraguatatuba - Alunos e professores do Centro Universitário Módulo envolvidos nos projetos sociais Futebolando e Não à Hipertensão estiveram em São Paulo na última semana para receber o prêmio Cidadania Sem Fronteiras. O evento ocorreu no Espaço Promon, localizado no Bairro Itaim.
Oferecido pelo Instituto da Cidadania do Brasil e pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, o Prêmio é um meio de estimular e dar conhecimento sobre o que está se realizando de bom nas universidades e que deve servir de exemplo para a sociedade. A partir dessa iniciativa os melhores projetos de cidadania são premiados e reconhecidos com um selo criado pelos organizadores da premiação, e que equivalerá a um título de excelência em projetos de cidadania.
O Futebolando é coordenado pelos professores João Fernando Lopes e Pedro Norberto e oferece uma série de atividades a crianças, a maioria delas da rede publica de ensino no clube XV de Caraguatatuba. Já o Não a Hipertensão e Diabete oferece orientação e atividades físicas a quem sofre dessas doenças em diversos bairros de Caraguá e é coordenado pela professora Milene Bastos.
Ambos os responsáveis esperam que, a partir deste reconhecimento, coordenadores de curso e docentes do UNIMÓDULO percebam o potencial destes projetos. “São oportunidade para construção de conhecimento e, principalmente, para a vivência dos princípios da cidadania participativa e responsável”, disse a coordenadora de Atividades Complementares e Extensão do UNIMÓDULO, Márcia Zumpano.
Além de Márcia, estiveram presentes o professor João Fernando Lopes, os alunos Vanderleia Cristina Macedo da Costa, Shirlei Arantes de Faria, Mariana Sanches Paula da Silva, André Luiz dos Santos, Mariana Cristina Jackson Cezar, Fernando dos Santos, Antonio Marcos Moraes dos Santos e Eliana Azevedo Wolf.

Sobre o UNIMÓDULO:
Maior e mais tradicional instituição de ensino superior do Litoral Norte de São Paulo, o Centro Universitário Módulo oferece 17 cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação e de extensão. Instalado nos campi Centro e Martim de Sá, possui mais de 200 funcionários técnico-administrativos, 100 professores e 2.400 alunos. A partir de agora o UNIMÓDULO passa a integrar o grupo da Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL, instituição educacional da cidade de SP, que atua na educação há mais de 40 anos e detém hoje alguns dos melhores indicadores acadêmicos de desempenho dentre as universidades particulares de da Grande São Paulo. Com a aquisição, o grupo totalizará 24 mil alunos e até fevereiro de 2008, o grupo prevê investimento de R$ 4 milhões na oferta de novos cursos de graduação e pós, vem como na ampliação da infra-estrutura física e na aquisição de novos equipamentos pedagógicos.
(Fonte: Módulo)

Caraguá implanta sinalização auxiliar na orla marítima

Caraguatatuba - Foi implantada na orla marítima de Caraguá, no trecho que vai do Camaroeiro ao Rio Lagoa, placas de sinalização auxiliar a cada 200 metros. No total foram implantados 5.400 metros de sinalização.
De acordo o secretário de Urbanismo, Habitação e Trânsito, Leandro Borella Barbosa, o objetivo é orientar a população que pratica caminhada, ciclismo ou outra atividade física na orla marítima sobre a distância percorrida. “As placas também mensagens de educação ambiental, e telefones úteis, um serviço a mais para quem utiliza a Avenida da Praia”, disse Barbosa.
O secretário informou ainda que o projeto é levar a sinalização par toda a orla marítima do município, inclusive na avenida Geraldo Nogueira que está sendo reurbanizada. “No início do ano que vem vamos fazer no trecho do Bairro Martim de Sá, e assim que acabar as obras da região sul implantaremos também a sinalização auxiliar”, afirmou.
De acordo com a Ditran – Divisão de Trânsito de Caraguá, o mesmo trabalho já tinha sido feito na ciclovia a cada 100 metros. “Esse é um trabalho que beneficia as pessoas que praticam a atividade física, estamos atendendo o pedido dessas pessoas, sem danificar a meio ambiente”, finalizou o diretor da Ditran, Celso Rapaci.
(Fonte: PMC)

Peça teatral com professores de Caraguatatuba será reapresentada nesta sexta-feira 7

Caraguatatuba - O espetáculo teatral “A Reforma da Natureza”, de Monteiro Lobato, que traz no elenco 101 professores de Educação Infantil, da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, será reapresentado nesta sexta-feira, 7 de dezembro, às 20h, no Teatro Mario Covas.
A peça teatral é resultado do Projeto Fênix, que tem por objetivo intensificar o trabalho com a Educação Infantil no município. Esta proposta surgiu pelo desejo de promover uma ação diferenciada para atuar nos HTPCs (horário de trabalho pedagógico coletivo) com os professores.
Segundo a coordenadora do projeto, a supervisora Rosana Albuquerque, a idéia principal era tornar mais agradável o tempo destinado aos estudos e atualização profissional, sem perder de vista a proposta pedagógica contida nos RCNE (Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil). Assim, o trabalho interdisciplinar com as várias linguagens aconteceu de forma plena dentro desse projeto, resultando em um espetáculo que envolveu as áreas de teatro, dança, coral e poesia.
Ao longo das oficinas os professores se incluíram nas áreas onde sentiam maior afinidade, e assim, as áreas de movimento, música, arte cênica e literatura que estão contempladas nos RCNEs, foram motivo de pesquisa, reflexão e ação, transformando um texto literário, na peça teatral “A Reforma da Natureza”.
Os 101 professores, dividem a cena no palco, interpretando e revezando personagens como a Emília, o Visconde, a Dona Benta, a Narizinho, e muitos outros, além do Américo Pisca-Pisca, a Dona Rã e a Vaca, e foram aprovados com unanimidade pelos alunos e professores que já assistiram a peça, na última semana. A apresentação acontecerá no Teatro Mario Covas, no dia 7 de dezembro, às 20h. Informe-se e prestigie a cultura em nossa cidade!
(Fonte: PMC)

Caraguá receberá maior evento continental de Tae Kwon Do

Caraguatatuba - A cidade de Caraguatatuba vem mostrando a competência no esporte. Nos dias 25, 26 e 27 de janeiro, o município será sede da Copa América de Tae Kwon Do.
Caraguá terá 20 atletas que defenderão o Brasil na competição, que tem a organização da Liga Nacional da modalidade, juntamente com a Prefeitura Municipal, através da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação.
Segundo o secretário de esportes, mais de 1000 atletas estarão na cidade competindo, o que para ele, não será benéficio apenas para o esporte receber um evento desse porte.
“Além de tudo, esse campeonato será muito bom para o comércio local, principalmente para as redes hoteleiras e restaurantes”, falou Wenceslau Souza Neto, revelando que a arbitragem e os mestres não ficarão nos alojamentos, destinados apenas aos lutadores.
As categorias a serem disputadas são: Kyorungui, Duplas, Poom-So, Kyoc-Pa, Tae-Fit, Ki-Hap, Hosinsul, Miss Tae Kwon Do, Censo de Capacitação e Apresentação por Equipe.
Essa é a primeira vez que a Copa América é realizada no Litoral Norte.
(Fonte: PMC)

Caraguá tem início da segunda fase do Beach Soccer

Caraguatatuba - O Campeonato Municipal de Beach Soccer 2007, organizado pela SECER –Secretaria de Esportes e Recreação está na reta final. Agora, apenas 16 equipes seguem na luta pelo título.
Na terça-feira (4), pelas oitavas-de-final, no Campo de Beach Soccer ao lado da pista de Bicicross, na Praia do Indaiá, a equipe do Acalino venceu o União do Tinga por 5 a 2, gols de Danilo (2), Piauí (2) e Maicon. Pelé e Carlos descontaram.
A competição segue nesta quarta-feira, no mesmo local. Às 19h, os Amigos encaram o Tabajara, em seguida, os Scorpion´s enfrentam o Transpetro e às 21h o Unidos do Perequê jogam contra o time da Lion Zeladoria.
Na quinta-feira, às 19h, o União das Palmeiras terá o A.A. Corinthians pela frente. União da Olaria e Tabashow farão o duelo às 20h e encerrando o dia, jogam às 21h a equipe do Gaivotas e Rosa Dourada.
As oitavas serão fechadas na sexta-feira, com Adil Car e Divisa, às 19h. Na partida seguinte, o já classificado Acalino abrirá as quartas-de-final contra o vencedor de Amigos e Tabajara, em jogo marcado para às 20h.
(Fonte: PMC)

Festival do Mexilhão acontece esta semana em Caraguá

Caraguatatuba - O 6º Festival do Mexilhão será realizado na Praia da Cocanha nos dias 7, 8 e 9 deste mês. A iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, promete agitar o município.
O secretário Ricardo Ribeiro espera ter um acréscimo de 15% nas visitas em relação ao ano passado. Há também, segundo ele, a possibilidade de se bater o recorde de venda de mariscos. Em 2006, os maricultores comercializaram 3 mil kg do molusco.
Toda a área da festa já está pronta para receber o Festival. As guias foram pintadas e as pedras em mosaicos das calçadas passaram por reformas. “Todo esse trabalho é realizado para deixar ‘brilhando’ o local para receber os visitantes”, disse Ricardo.
O Festival do Mexilhão oferecerá barracas ao público, que venderão variadas receitas a base de marisco. Além disso, também será explorado durante o evento, o artesanato local.
Segundo a Secretaria de Turismo, o Festival do Mexilhão traz a oportunidade de se gerar emprego e renda, além de poder explorar a cultura caiçara.
A abertura oficial do evento acontecerá na sexta-feira, às 19h. Em seguida, a Orquestra de Violeiros – Sertanejo estará se apresentando às 19h30. Para fechar o primeiro dia de evento, às 22h, será a vez dos amantes do forró, curtirem o som da Tribo Caiçara.
No sábado, a tarde será de muita MPB. Johny tocará a partir das 12h. Às 14h, Sandra Santos se apresentará, e às 19h é a vez de Ana Luiza e Trio, que também farão um samba. Encerrando o dia, Ale e Banda apresenta seu Pop Rock.
No último dia do Festival do Mexilhão, às 11h, Jorjão cantará também sucessos da Música Popular Brasileira. A partir das 13h30, o Grupo Moage farão um pagode para os visitantes, e às 16h, mais MPB com Lu Brasil.
(Fonte: PMC)

Falecimento cancela depoimento a CPI
Depoimentos terão nova data ainda a ser definida

Caraguatatuba - O falecimento do sogro do Advogado Secretário da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Merenda Escolar, na Câmara Municipal de Caraguatatuba, Carlos Alberto Paulino Ferreira, cancelou os depoimentos marcados para a tarde de hoje – quarta-feira – 5 de dezembro, às 14 horas. A comissão promete se reunir o quanto antes para marcar nova data.
Depois do depoimento do Vice-Prefeito Lúcio Fernandes (PSDB), a CPI da Merenda Escolar havia marcado para esta quarta-feira – 5 de dezembro, às 14 horas, os depoimentos do Secretário Municipal de Administração, Pedro Ivo Tau e do proprietário da empresa Verdurama, Ari Campos Júnior.
Mas o falecimento de Stanislau Muniz, de 80 anos, vítima de Infarto Fulminante, sogro do Secretário da CPI, o advogado Carlos Alberto Paulino Ferreira cancelou os depoimentos marcados anteriormente. Segundo o Presidente da CPI, Vereador Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB), a decisão foi tomada pela maioria dos integrantes da comissão.
Ainda segundo Lobinho uma reunião de trabalho será realizada o quanto antes para marcar uma nova data dos depoimentos.
A CPI da Merenda Escolar investiga denúncia formulada pelo Vice-Prefeito ao Ministério e introduzida na Câmara através do Vereador Germino de Souza (PPS) sobre um suposto favorecimento e superfaturamento a empresa Verdurama, vencedora da Licitação para a compra de alimentos destinados a Merenda Escolar. Até o momento o único depoimento prestado foi o do Vice-Prefeito Lúcio Fernandes, que confirmou as denúncias feitas anteriormente.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Orçamento é aprovado em Primeiro Turno
Sessão registrou visita de Parlamentar de Ilhabela

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou em Primeiro Turno, durante a sua 39ª Sessão Ordinária semanal, o Orçamento 2008 do Executivo e Legislativo. O projeto contêm 23 emendas, todas aprovadas em bloco. A sessão teve ainda visita de Parlamentar de Ilhabela.
Conforme reza o Regimento Interno da Câmara, através do artigo 185, a votação do Orçamento obedece algumas regras básicas e tradicionais, como um Expediente de apenas 30 minutos, cancelamento da Tribuna dos Vereadores e a Ordem do Dia destinada apenas para a votação desta propositura, tanto em primeiro como em segundo turno.
A estimativa de receita e despesa da Prefeitura para o próximo ano é de R$ 191.568.987,01 (Cento e Noventa e um Milhões, Quinhentos e Sessenta e Oito Mil, Novecentos e Oitenta e Sete Reais e um centavo).
Quanto a classificação institucional, o Orçamento terá os seguintes valores: Para a Câmara R$ 7.174.080,00; Secretaria de Administração com R$ 12.382.000,00; Obras Públicas com R$ 18.079.622,01; Serviços Públicos com R$ 23.516.100,00; Educação com R$ 54.755.000,00 e Secretaria de Saúde com R$ 33.074.905,00 são as maiores verbas do Executivo para o próximo ano.
Das autarquias e instituições, a Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba terá R$ 2.497.150,00 e o CaraguáPrev – a Previdência Municipal, verba estimada em R$ 10.785.350,00.
Por decisão dos Vereadores as 23 Emendas do Orçamento foram votadas em bloco, ficando a cargo de cada Vereador a discussão em separado da emenda que achasse mais importante. Ao final todas as emendas e o projeto foram aprovados. O segundo turno de votação deve ocorrer na próxima semana, quando acontece a última Sessão Ordinária semanal do ano.
Durante o Expediente, além da leitura e encaminhamento de 7 (sete) Projetos de Lei, foi registrada a visita do Vereador José Jorge Pereira – o Zeca, do PTB de Ilhabela. Não houve discussão e votação de Requerimentos e Moções e com base no artigo 185 do Regimento Interno, não houve leitura de Indicações.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Apae promove 2º Fest’Art no Teatro Municipal

São Sebastião - A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) realiza nesta quinta-feira (6/12), às 19h, no Teatro Municipal de São Sebastião, a segunda edição do “Fest’Art” com o tema “Dança Brasil”, que terá a participação de aproximadamente 100 alunos divididos em nove apresentações.
A idéia, segundo o diretor administrativo da Apae, Douglas Martins, é também passar um vídeo sobre as atividades desenvolvidas no ano letivo, entre programas e atividades. “As danças são relacionadas às regiões brasileiras em estilos como chorinho, forró, frevo, bumba-meu-boi, entre outras”, disse o diretor.
O evento tem o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). O Teatro Municipal fica localizado na Avenida Dr. Altino Arantes, número 2. Mais informações pelo telefone (12) 3893-0401.
(Fonte: PMSS)

Bombeiro de São Sebastião recebe inscrições para 30 vagas de guarda-vidas temporários

São Sebastião - O Salvamar Paulista de São Sebastião recebe até esta quinta-feira (6/12) as inscrições das pessoas interessadas em trabalhar como guarda-vidas temporário no período de 26 de dezembro a 24 de março de 2008. Serão oferecidas 30 vagas para uma carga de 40 horas semanais e salário de R$ 500. É pré-requisito que o candidato tenha participado do curso ministrado pelo 17º Grupamento de Bombeiros este ano.
O candidato também deve ter mais de 18 anos, ser brasileiro, quando do sexo masculino estar quites com o Serviço Militar, estar em dias com as obrigações eleitorais, ter capacidade física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovada em avaliação médica realizada pela Unidade de Saúde Ocupacional (USO), entre outras prerrogativas especificadas no edital.
As inscrições devem ser feitas no Posto de Bombeiros de Maresias, na Costa Sul, localizado na avenida Francisco Loup, 631, até às 18h desta quinta-feira. A prova prática será realizada no mesmo local das inscrições, na sexta-feira,(7/12), com início às 8h30. A prova prática será constituída de Prevenção e Salvamento Aquático e outra de Reanimação Cardíaco-Pulmonar, ambas de caráter eliminatório.
A divulgação da relação dos aprovados será publicada nos jornais locais, no Paço Municipal e no Grupamento do Corpo de Bombeiro do Centro e Maresias no dia 12 de dezembro. O candidato aprovado será convocado pelo Departamento de Recursos Humanos para apresentação de documentos pessoais, dando então início aos procedimentos de contratação, através dos jornais locais.
A convocação para contratação obedecerá à ordem de classificação, não gerando o fato da classificação direito à contratação, que dependerá da conveniência e necessidade da Administração Pública. Para efeito de contratação, a habilitação do candidato fica condicionada à aprovação em todas as avaliações do Processo Seletivo e comprovação da aptidão física e mental atestada pela USO.
(Fonte: PMSS)

Asapc recebe 412 kits de aveia e goiabada das Olimpíadas dos Servidores

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade (FSS) doou na última terça-feira (4/12) 412 kits compostos por goiabada e aveia, adquiridas na arrecadação solidária da Olimpíada dos Servidores, à Associação Sebastianense de Apoio a Pessoa com Câncer, (Asapc-Vida). recadados e em terceiro a Sefaz/Seop com 57
Este ano a arrecadação solidária está focada exclusivamente a Asapc-Vida e os alimentos arrecadados são baseados na cesta básica energética. “Queremos ajudar as inúmeras famílias que recebem o apoio da entidade”, afirma a presidente do Fundo Social, Rosa Mota.
Agora os servidores têm até sexta-feira (7/12) para arrecadar o último item da gincana, que é o panetone de 500g com validade mínima até 25 de dezembro. As entregas deverão ser feitas na Secretaria de Esportes (Seesp) até às 17h.
(Fonte: PMSS)

EM da Enseada e Fundo Social entregam certificados do Projeto Ponto e Cruz

São Sebastião - A Escola Municipal da Enseada, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, entregou na última terça-feira (4/12), os certificados do Projeto Ponto Cruz, destinados a mães de alunos da escola. O evento contou com a presença da presidente do Fundo Social, Rosa Mota e da secretária de Educação, Marilene Ramachoti.
O curso teve duração de três meses e foi ministrado por uma professora voluntária com o intuito de ensinar a técnica do ponto e cruz para que as alunas confeccionem trabalhos que sirvam como uma geração de renda.
Para a presidente do Fundo Social realizar projetos sociais como este é gratificante, pois é uma forma de beneficiar uma comunidade carente. “Todas as mães estão de parabéns pelo esforço de terem deixado suas casas e se dedicado intensamente a essa iniciativa. Espero que alcancem o objetivo principal que é a geração de renda”, afirmou Rosa.
De acordo com a psicóloga e coordenadora dos projetos de “Geração de Renda”, Mair Souza, novos cursos estão em estudos para o próximo ano também o objetivo de ajudar na geração de renda dos participantes.
(Fonte: PMSS)

Prefeitura recebe 92 inscrições para Festa do Padroeiro

São Sebastião - A Secretaria de Fazenda (Sefaz), da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Divisão de Fiscalização de Posturas, recebeu 92 inscrições de comerciantes de outros municípios para as barracas da tradicional Festa do Padroeiro, que abre o calendário de eventos do município, no início de janeiro.
Desse total, 60 módulos serão destinados a essas pessoas, dentro de uma seleção por atividade ou possível autuação no evento realizado no início de 2007. De acordo com a chefe de Fiscalização de Posturas, Cristiane Maria Silva, o objetivo é promover o máximo de diversidade na Festa. “Faremos uma seleção criteriosa para que tudo fique em ordem”, disse Cristiane.
Agora, a Prefeitura realiza o cadastramento dos comerciantes locais. As inscrições para 20 módulos podem ser feitas até o próximo dia 14. Conforme Cristiane, até o momento, oito já estão inscritos.
Os interessados devem comparecer até a data na Divisão de Fiscalização de Posturas, localizada na Rua João Cupertino, 58, no Centro, levando os seguintes documentos: CNPJ, Deca, Inscrição Municipal, Requerimento Empresarial ou Contrato Social, CPF/RG do responsável pela empresa e comprovante de endereço.
Até 2005, a prefeitura não dava oportunidade para que os comerciantes sebastianenses participassem dessa grande festa. A partir de 2006, a Sefaz, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), ofereceu um espaço privilegiado aos empresários que desejassem obter uma barraca no evento.
Para as inscrições, os comerciantes de outras cidades devem pagar a taxa de uso e ocupação do solo e a taxa de Fiscalização de Localização. Já os comerciantes da cidade pagam apenas a taxa de Fiscalização de Localização e conseguem aumentar suas vendas na alta temporada.
O telefone da Divisão de Posturas é o (12) 3893-1860.
(Fonte: PMSS)

Guarani e Caiçara fazem a final da 1ª divisão da Costa Norte do Campeonato Amador

São Sebastião - Esta quinta-feira (6/12) promete esquentar o gramado do Estádio Municipal Otoniel Santos, com a decisão da 1ª divisão da Costa Norte, entre Guarani e Caiçara. O jogo tem início às 19h e definirá um dos times que disputará o troféu de campeão sebastianense.
No sábado (8/12), o Estádio Otoniel Santos também recebe a semifinal da 2ª divisão da região, com a partida entre Unidos da Enseada e Colinas, às 18h.
Já no domingo (9/12), ocorrem as semifinais da 1ª divisão da Costa Sul, no campo de Barra do Uma, entre Pau Brasil e Boiçucanga, às 10h, e Barra do Uma e Juquehy, às 16h e um pouco mais cedo, às 14h, Boca Juniors e Gaivota B fazem um dos jogos da quarta-de-final da 2ª divisão da Costa Sul.
O Campeonato Municipal de Futebol Amador é uma realização da Prefeitura de Sâo Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp).
(Fonte: PMSS)

Mais de 240 pessoas prestam vestibulinho de Logística no domingo

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) em convênio com o Centro Paula Souza, promove neste domingo (9/12), às 9h, na EM Henrique Botelho, o vestibulinho para o curso de Logística que será oferecido em 2008.
A Seduc contabilizou 243 inscrições para as 40 vagas oferecidas. A prova será composta por 40 questões de múltipla escolha relacionada à Língua Portuguesa e Matemática. A classificação dos candidatos está prevista para o dia 13 de dezembro (quinta-feira), na EM Iraydes e no site da Prefeitura (www.saosebastiao.sp.gov.br).
De acordo com o edital, o candidato é responsável pela verificação da lista de classificação e não haverá revisão de provas.
O técnico em logística é o profissional que executa os processos de planejamentos, operações e controles de programação da produção de bens e serviços, programação de manutenção de máquinas e de equipamentos, de compras, de recebimento, de armazenamento, de movimentação, de expedição e distribuição de materiais e produtos, utilizando tecnologia de informação. No mercado de trabalho pode atuar nas áreas da indústria, do comércio e empresas de consultoria.
Mais informações pelo telefone (12) 3892-4717.
(Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara ACIU

Grande espetáculo natalino acontece neste sábado em Ubatuba
O “Baile do Menino Deus” é uma produção que mistura música, teatro e folclore para representar o nascimento do menino Jesus

Ubatuba - O nascimento de Jesus Cristo será encenado de forma diferente em Ubatuba. No próximo sábado, dia 8, a Fundart, em parceria com a Fundac, Gaiato e Secretaria de Educação, apresentará o grande espetáculo natalino intitulado “Baile do Menino Deus”. O evento acontecerá na Praça Benedito Inácio Pereira (BIP), às 20h, com entrada franca. No próximo dia 15, a parte musical do evento será novamente apresentada na Praça Nóbrega, em frente ao antigo Fórum.
O “Baile do Menino Deus”, obra de Ronaldo Correia de Brito, Assis Lima e Antônio Madureira, foi originalmente produzido em Recife, misturando folclore brasileiro com a história do nascimento de Cristo. Em Ubatuba, a apresentação reunirá cerca de 150 pessoas, entre crianças e adultos.
A apresentação está sendo coordenada pelas professoras Leda Cardoso e Vera Tango. Segundo a professora Leda, o espetáculo é inspirado na cultura popular brasileira, nos autos de reisado e nas brincadeiras infantis. “É uma peça de estrutura simples, que tem como foco principal o nascimento de Jesus Cristo e o que ele representa para o povo, ou seja, um símbolo de renascimento e esperança.”
O texto conta, por meio de músicas e poesias, a história de Mateus, que anda seguido por crianças. Eles procuram uma casa onde nasceu um menino e, em cuja porta existe uma estrela como sinal. O grupo demora a achar a casa, e quando a encontra, ela está fechada. Depois de mil peripécias a porta se abre, e seus donos aparecem, José e Maria. Mateus pede licença para realizar um grande baile, que nada mais é que a festa natalina, em louvor ao nascimento do Menino Jesus. Com o texto quase todo em rimas, a obra traz o teatro na sua essência, com música e dança. (Fonte: PMU)

Convite

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba tem o prazer de convidá-lo(a) a participar da “Confraternização de Fim de Ano” da entidade.
O evento será um churrasco na 4ª feira, 12/12, às 20h00 no Clube ACIU- sito à Rua Maria Madalena 454- estrada do Taquaral- (antiga Apresul).

Convites
Os convites custam R$ 10,00 por pessoa, dando direito à churrasco e refrigerantes à vontade.
A cerveja será vendida à parte no local.
Os convites devem ser retirados até a próxima 3a feira- 11/12, até ás 12h00, na Sede da ACIU, à Rua Esteves da Silva, 51, na Assessoria de Comunicação da entidade e falar com Cristiane.
(Fonte: ACIU)

Novos ambulantes devem passar por capacitação da Vigilância Sanitária
As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 10, na Superintendência de Proteção à Saúde, que está em novo endereço

Ubatuba - A Superintendência de Proteção à Saúde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comunica que todos os novos contemplados com Licença para Venda Ambulante para o ano de 2008 deverão passar pelo Treinamento de Capacitação para Manipuladores de Alimentos. A capacitação será realizada no dia 13 de dezembro, às 15h, no Auditório da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, localizado na Av. Rio Grande do Sul – Centro – Ubatuba - SP.
Os novos ambulantes deverão fazer a inscrição na Superintendência de Proteção à Saúde / Vigilância Sanitária, que está em novo endereço: Rua Alfredo de Araújo, 34 – Centro, até o dia 10 de dezembro, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Informações nos telefones: (12) 3832-6810. (Fonte: PMU)

Unidade de Saúde da Família do Perequê-Açu realiza Natal Solidário
No ano passado, cerca de 70 famílias foram beneficiadas com o Natal Solidário. Neste ano, serão mais de cem famílias

Ubatuba - A Unidade de Saúde da Família do Bairro Perequê-Açu, em parceria com a comunidade, está realizando, mais uma vez, o "Natal Solidário". O evento tem o objetivo de colaborar com o Natal das famílias carentes do bairro, além de promover a socialização e amizade entre as pessoas. No próximo dia 19, a partir das 8h, acontecerá uma confraternização no Quiosque Estrela, com brincadeiras, sorteios de brindes, café da manhã comunitário e apresentações culturais. A unidade arrecadará presentes até o próximo dia 18.
Para realizar o Natal Solidário, a equipe do Programa de Saúde da Família do Perequê-Açu está utilizando formas simples e criativas. Com a ajuda das agentes de saúde que visitam as casas e conhecem os moradores do bairro, foram cadastradas as famílias que necessitam de algo para que o Natal seja mais feliz.
No ano passado, cerca de 70 famílias foram beneficiadas com o Natal Solidário. Neste ano, serão mais de cem famílias. Segundo a enfermeira da Unidade, Sueli Pedrosa, devido ao sucesso da edição anterior, o evento foi ampliado. “Felizmente, pudemos contar com uma ampla participação da comunidade e por isso, muitos presentes foram entregues às carentes do nosso bairro.”

Família "Arco-Íris", "Rosa-Choque" ou "Esperança"
Para participar do Natal Solidário, cada família recebe o nome de uma fruta, uma cor, uma praia ou um adjetivo. Os pedidos também são os mais diversos. Podem ser alimentos, roupas, brinquedos ou até uma companhia para alguém que sofre de solidão, um corte de cabelo ou um acessório que contribua para aumentar a auto-estima de alguém. Na maioria das vezes, tanto as pessoas que vão receber os presentes, quanto as pessoas que vão doá-los ficam no anonimato.
Sueli Pedrosa, explica que a Unidade do Perequê-Açu sempre faz ações no sentido de promover o entrosamento entre as pessoas do bairro. "São pequenas iniciativas como esta que estimulam a construção de uma rede solidária. Nossa intenção é compartilhar bons momentos e mostrar que, muitas vezes, quem doa algo fica ainda mais feliz do que quem recebe".
Quem quiser contribuir para o Natal Solidário, ou simplesmente participar do evento, pode obter mais informações pelo telefone 3833-8600. Para quem não mora no bairro, fica a dica para praticar em outros lugares essa idéia e levar adiante a solidariedade.(Fonte: PMU)

Guarda Municipal de Ubatuba recebe 20 novas pistolas
No próximo dia 18, o prefeito fará a entrega oficial das novas armas aos guardas, na nova sede que fica no Terminal Turístico, no Perequê-Açu

Ubatuba - O comandante da Guarda Municipal de Ubatuba, Major José Antônio Macário, esteve no gabinete do prefeito Eduardo Cesar nesta terça-feira, 04, para levar uma boa notícia. Um lote de 20 pistolas semi-automáticas da marca Taurus, calibre 380, chegou a Ubatuba para a utilização da Guarda Municipal. No próximo dia 18, o prefeito irá à sede da Guarda, que fica no Terminal Turístico do Perequê-Açu, para proceder a entrega oficial das novas armas à corporação.
Segundo Macário, o armamento adquirido tem o mesmo nível dos que as forças estaduais e federais utilizam. “Com esta aquisição, estamos aumentando a nossa capacidade de enfrentamento da criminalidade. Isso refletirá positivamente na segurança do município, bem como na auto-estima e na motivação dos nossos Guardas Municipais, que poderão combater a marginalidade com maior eficiência.”
Para o prefeito Eduardo Cesar, com esta e com outras medidas, o trabalho da Guarda Municipal está sendo reconhecido e valorizado. “Aos poucos, estamos dando à Guarda um suporte que antes não existia. Desta forma, estamos investindo na segurança da nossa cidade.”

Porte de Armas regularizado
Ubatuba é a segunda cidade do Brasil a regularizar o porte de armas, por meio de um convênio firmado entre a Polícia Federal e a Guarda Civil Municipal. Este convênio ajusta a atuação das prefeituras ao cumprimento do Estatuto do Desarmamento, que creditou à Polícia Federal a responsabilidade de fazer a cessão de portes de arma em todo o território nacional. “Nós estamos desenvolvendo todo um trabalho técnico, dentro da lei, para que as armas sejam utilizadas com responsabilidade”, afirma o major.
Cabe à prefeitura a apresentação de planos de ação, o que inclui a criação de corregedorias autônomas, a realização periódica de testes de capacitação física e psicológica dos guardas e a emissão de carteiras de identidade funcional para o conjunto da corporação, nas quais deverão constar os números dos registros das armas em uso. (Fonte: PMU)

Fundart finaliza o ano com exposições e apresentações diversas

Ubatuba - A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) encerra o ano com apresentações e exposições que são resultados dos cursos desenvolvidos durante 2007, além de outros eventos que representam boas opções de lazer cultural e descontração para toda a família. Nesta quinta-feira, 6, a partir das 18h, no auditório da Fundart, os alunos do Projeto Guri farão uma emocionante apresentação, com músicas natalinas e outras que fazem parte de um rico repertório.
O fim de semana também será marcado por apresentações teatrais. Na quinta e na sexta, a peça nacional “Dois para Viagem”, com Miguel Thiré e Mateus Solano, acontece no antigo Fórum, na Praça Nóbrega, em três sessões diferentes. No mesmo local também acontecerão apresentações da Cia. “Abençoados por Cunhambebe”, de Ubatuba, às 19h30. No sábado, 8, a partir das 20h, a Praça BIP se tornará palco para o grande Espetáculo Músico-Teatral “Baile do Menino Deus”.
No dia 14, têm início as exposições dos alunos de Pintura em Tela, Tecelagem e Papietagem da Fundart. Nos dias 16 e 17, a partir das 18h, na Praça Anchieta, acontece o Encerramento das Oficinas Culturais do Grupo Setorial de Música, com alunos de piano, violão, percussão e contrabaixo, coral “Lira Padre Anchieta” e muitos outros.
Confira a programação completa e participe da vida cultural de Ubatuba!!

09 - Domingo – Retreta Maestro Pedrinho
21h - Praça Exaltação à Santa Cruz.

14 - Sexta-feira – Exposições dos alunos de Pintura em Tela, Tecelagem e Papietagem da Fundart
19:30h – Sobradão do Porto Banda Sinfônica Lira Padre Anchieta e Coral da Lira
20h - Projeto Namaskar – Sesmarias

15 - Sábado – Teatro “O Macaco Juiz”
19h - Praça Nóbrega, 54 – Centro (antigo Fórum)
21:00h - Banda Sinfônica Lira Padre Anchieta - Musical “O Baile do Menino Deus” Praça Nóbrega

16 - Domingo – Encerramento das Oficinas Culturais do Grupo Setorial de Música
18 h – Auditório Fundart (Praça Anchieta, 38)
1º - Alunos de piano
2º - Oficinas instrumentais: Violão, percussão e contra-baixo
3º - Coral “Lira Padre Anchieta”
4º - Grupo Seresta e Seresteiros
21h - Grupo Solstício Maior Praça Exaltação à Santa Cruz.

17 - Segunda-feira – Encerramento das Oficinas Culturais do Grupo Setorial de Música
19 h – Auditório Fundart
1º - Alunos de Piano/flauta
2º - Alunos de Canto
3º - Lira do Amanhã
4º - Hip Hop

18 - Terça-feira – Sexteto Caiçara – Recital Pedagógico
19h - EMEI Judith Cabral – Perequê-Mirim

21 - Sexta-feira – Espetáculo de Encerramento do Ballet Clássico da Fundart e Banda Sinfônica
19h - Ginásio de Esportes da E.M. “Marina Salete” Perequê-Açu

22 - Sábado – Sarau Caiçara
19h - Apresentação Capoeira
20h – Dois Caipiras e Um Mundaréu de Histórias Auditório Fundart Retreta Maestro Pedrinho
20:45h - Praça Exaltação à Santa Cruz

23 - Domingo – Instrumental Lira do Amanhã, Coral Lirinha, Coral da Lira, Banda Sinfônica Lira “Padre Anchieta” e Camerata de Violões da Fundart
20h – Iate Clube do Saco da Ribeira
(Fonte: PMU)

Prefeitura entrega obra de urbanização no Perequê-Açu

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba vai inaugurar, na próxima sexta-feira, 7, a partir das 18h, a obra de urbanização da Avenida Governador Abreu Sodré, no trecho compreendido entre a Rua Nóbrega e o Rio Indaiá, no Perequê-Açu. A obra teve o objetivo principal de melhorar a infra-estrutura deste bairro, que já foi considerado um dos melhores e mais freqüentados de Ubatuba.
Para pavimentação da orla, foram colocados bloquetes em 3.610 metros quadrados. Na calçada foi implantado paver (pavimento moderno e de qualidade usado em diversas grandes cidades brasileiras e do exterior), ciclovia para disciplinar o trânsito e rampas de acesso. Foram construídas galerias de águas pluviais para compor o sistema de drenagem e um novo mobiliário urbano está adornando o espaço, com novos bancos, lixeiras e iluminação ornamental.
A obra de urbanização da orla do Perequê-Açu está sendo executada em três etapas, em parceria com o Governo do Estado, através do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias).
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, “a obra na orla do Perequê-Açu é um investimento importante para o resgate da auto-estima dos moradores do bairro e para que o local volte a receber turismo de qualidade, oferecendo lazer, tranqüilidade e infra-estrutura para quem o freqüenta”. (Fonte: PMU)
 

Semana de 7/12 a 13/12/2007.
Cine Porto 38332066.


"Ta dando onda" Desenho dublado!!!!!
ás 16:00 - 17:40hs

"Os donos da noite" Drama Policial !!!!!!
ás 19:20 - 21:20hs.

cineporto@hotmail.com
 

Poesia Topo


 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Lixo: Problema de todos!

Nós, do PTB de Ubatuba, estamos preocupados com o problema do lixo em nosso
município e, sempre que possível, solicitamos apoio do PTB Estadual para que nos oriente quanto a soluções rápidas, eficientes e econômicas para problemas como esse.
No dia 10 de novembro deste ano, recebemos das mãos do amigo petebista Guaracy Fontes Monteiro Filho, cópia de um projeto que o Deputado Roque Barbiere do PTB apresentou ao Governador José Serra e que pode atender às nossas necessidades para tratamento do lixo. Veja no blog. www.ptbubatuba14.blogspot.com
Estamos também, deixando a disposição na sede de nosso Diretório, cópias do projeto a todos os presidentes de Partidos da Cidade para que a questão do lixo seja discutida por todos, inclusive pela atual administração municipal que, na tarde do dia 22 de novembro de 2007, recebeu das mãos do entrevistador da Rádio Gaivota FM, Elisio Ângelo da Mota, cópia do projeto.
Nós, do PTB, estamos cientes que podemos avançar muito e superar este desafio, mesmo porque, esse projeto ou outro que vier ser viável poderão ser discutido com as Cidades irmãs - Caraguatatuba, São Sebastião e Ilha Bela.
Só com a Participação de todos, mais cedo resolveremos essa questão que é de extrema importância e de real necessidade de solução imediata.
O “lixo” por tratar-se de um problema de saúde pública e ambiental deve ser dada prioridade absoluta.
 

TATO
Presidente do PTB de Ubatuba.
 

Um Mudinho que estará a falar ao mundo

Prezado Senhor Emílio Campi, que extraordinária informação sobre o nobilíssimo artista Mudinho, publicado a 5.12.2007, hoje, no conceituado litoralvirtual.
Fez-me chorar!

"Exposição do artista Mudinho fica na Biblioteca até o próximo dia 17
Suas obras retratam, além de fatos importantes da história da cidade, como o cotidiano dos índios e dos caiçaras, diversas réplicas de caravelas, navios de guerra e barcos de pesca

Ubatuba - A Biblioteca Municipal de Ubatuba está abrigando, até o próximo dia 17, uma exposição com as esculturas do artista ubatubense Benedito Felipe de Oliveira, mais conhecido como Mudinho. Suas obras retratam, além de fatos importantes da história da cidade, como o cotidiano dos índios e dos caiçaras, diversas réplicas de caravelas, navios de guerra e barcos de pesca, com figuras humanas que dão sensação de movimento e vida às obras.
As peças expostas são do acervo pessoal de Marcos Teixeira Leite, um amigo do artista. Segundo ele, a paixão pelo mar dominava a vida de Mudinho, por isso, marcou fortemente o seu trabalho. “Ele assistia por diversas vezes filmes de piratas que passavam no cinema, para copiar os modelos das caravelas dos corsários.”
Mudinho nasceu em 1921 e faleceu em 1985. Como era apaixonado pelo mar, ele se despediu da vida ao adormecer nas areias da Praia do Perequê-Açu, aos 64 anos. (Fonte: PMU)
"

Eu estava preparando um artigo que continha estes dizeres: “Conheci um homem surdo-mudo, talvez o maior artesão de Ubatuba, e suas obras retratavam com precisão as coisas reais, e se tornavam obras-primas suas canoas, suas caravelas e seus carros-de-bois. Não sei do seu nome, do seu destino e nem das suas obras, mas sei que são imortais”.
Que Deus ilumine sempre o Senhor Marcos Texeira Leite e a Prefeitura de Ubatuba por este grandioso gesto.
Tive o privilégio e alegria de trabalhar, por um período, junto com o Senhor Marcos Teixeira Leite, o Marquinhos, e o Mudinho, e foram duas pessoas que tiveram influência direta na formação do meu caráter e profissionalismo. Foram para mim iguais a um Pai, exemplos como homens, e dois artesãos inigualáveis.
Ao Senhor Marcos Teixeira Leite, o Marquinhos, minha gratidão particular, e com certeza ainda nos abraçaremos muitas vezes.
Ao Mudinho, com quem gesticulei, perdão por eu ter sido incapaz de compreender a sua capacidade, e muito obrigado por tolerar minha debilidade; eu era muito jovem em 1977.
O Mudinho está onde estão os grandes que passaram por esta terra, premiados por Deus por terem tido a coragem de ser grandes, sem a preocupação com a riqueza material, sem a vergonha de terem sido o que foram e do jeito que foram, e pela coragem de terem sido e morrido honestos.
Aliás, não morreram, vivem para sempre.
Mudinho, tuas obras e tua arte são como a citação do Salmista:
“Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite.
Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se houve nenhum som;
no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras até aos confins do mundo.”
(Salmo 19, versículos 2 a 4).
Mudinho, meu amigo, mestre e companheiro, somente agora sei o teu nome verdadeiro, que é igual ao meu, Benedito, e sei onde estão as tuas obras imortais.
Sempre ouvirei a tua voz, e sempre verei a tua arte.
Estarás a falar ao mundo.
Na tua ausência, tuas obras falam por Ti.
 

Benedito José dos Santos Filho
São Paulo, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Perequê Açu  ©Emilio Campi

Perequê Açu
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor