Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 07 de Dezembro de 2007 - Nº 1887 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região


Caraguatatuba
Campanha de Vacinação UNIMÓDULO
Atleta representa Caraguá no Mundial Aberto de Supino e Terra em Brasília
Caraguá abre 20 novas oportunidades de emprego no Posto de Atendimento ao Trabalhador
Exposição no Teatro Mario Covas marca encerramento do projeto “Criança também faz arte”
Melhores projetos do 1º Prêmio de Educação Fiscal são premiados em Caraguá
Prefeito de Caraguá consegue passarela no Juqueriquerê
Show nos Bairros sorteará 4 bicicletas no Massaguaçu neste sábado
Caraguá receberá visita de operadores de turismo argentino

Ilhabela
Depois de limitação de veículos, Ilhabela passará a cobrar taxa ambiental
Profissionais da Saúde de Ilhabela participam de Curso de APH (Atendimento Pré Hospitalar)
Pacientes do Hospital Municipal Governador Mario Covas Junior conta com o Projeto Terapia do Riso
Guarda Patrimonial é tema de requerimento do Presidente da Câmara de Ilhabela


São Sebastião
Alunas do projeto “Mãos na Massa” ganham novo espaço para confecção dos pães artesanais
Regata do Marinheiro espera mais de 80 embarcações no Litoral Norte
Campeões da 1ª Copinha Interna de Futsal são definidos nesta sexta-feira
Ginásio de Boiçucanga recebe oito partidas das oitavas de finais da 3ª Copa Costa Sul
Prefeitura encontra dificuldade para fixar médicos em São Sebastião
Prefeitura entrega uma série de obras à população de São Sebastião em dezembro

Ubatuba
Ubatuba deve gerar cerca de 3.500 empregos temporários durante a temporada

Grande espetáculo natalino acontece neste sábado em Ubatuba
Praia da Enseada sediará a última etapa do Circuito Ubatuba de Águas Abertas
Ubatuba sediará helicóptero Águia 6 durante Operação Verão
Transpetro realiza treinamento para agentes ambientais voluntários em Ubatuba
Cobrança de Zonal Azul entra em vigor em dezembro

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

 


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Campanha de Vacinação UNIMÓDULO

Caraguatatuba - O Núcleo de Atividades Complementares e Extensão do UNIMÓDULO mais uma vez se une à Secretaria Municipal da Saúde de Caraguatatuba para prestar um serviço de utilidade pública.
Precisamos unir forças no combate à Rubéola e ao Sarampo. Convidamos todos os alunos, familiares, professores, parceiros e comunidade em geral para virem até a Instituição nesta sexta-feira, 07 de Dezembro, para receberem a vacina Dupla Viral que, por meio da Vigilância Epidemiológica, estará imunizando principalmente pessoas na faixa etária dos 07 aos 49 anos.
Foram confirmados surtos de Rubéola em 70% dos Estados, inclusive no Estado de São Paulo - quase 800 casos e no município de São José dos Campos onde foram acometidos principalmente homens de 20 a 49 anos.
Maiores informações: (12) 3897-2038 – NACE ou 3897-2164 ou 3897-2122 – Vigilância Epidemiológica.
(Fonte: Módulo)

Atleta representa Caraguá no Mundial Aberto de Supino e Terra em Brasília

Caraguatatuba - O atleta caraguatatubense B.A Oliveira estará neste final de semana, sábado (8) e domingo (9), em Brasília, Distrito Federal, onde representará Caraguá no Campeonato Mundial Aberto de Supino e Terra, organizado pela CONBRAFA (Confederação Brasileira de Atletas de Ferro). O competidor disputará na categoria Sub Máster até 82,5kg.
O atleta irá acompanhado de mais dois competidores da região. Estão confirmadas as presenças de David Muniz (categoria Júnior até 110kg) e Honório Muniz (categoria Máster II até 125kg) de São Sebastião.
Segundo os idealizadores do evento, Kleber Caramelo e Wolney Teixeira, o evento já conta com presenças confirmadas de atletas de todo Brasil e dos vários países da América Latina, e o objetivo do campeonato é quebrar recordes, por isso conta com os homens mais fortes do Brasil e de outros países também.
Após a participação no Sul Americano, que aconteceu no início no mês de novembro, em Lima, no Peru, os atletas B.A Oliveira (Caraguatatuba) e Honório Muniz (São Sebastião) já contam com bom desempenho no Mundial.
No último treino oficial para a competição David Muniz atingiu a marca de 140kg; Honório Muniz 200 Kg e B.A Oliveira 182 kg. “Essa é uma marca considerada boa e já contamos com o troféu, que simboliza o globo de ouro”, disse B.A.Oliveira.
O atleta caraguatatubense, que conta com o apoio da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá e Unimódulo, informou ainda que essa será a sua 16ª competição de 2007 e que conquistou 12 medalhas de campeão e 3 de vice. “Quero representar bem Caraguá e trazer mais um ouro para o município”, finalizou o atleta.
Congratulação:
Os atletas B.A Oliveira e Honório Muniz receberam nesta semana uma Moção de Congratulação da Câmara Municipal de Pindamonhangaba, pelas medalhas de ouro (Muniz) e prata (B.A Oliveira) conquistada no 11º Campeonato Sul-Americano, que aconteceu em Lima, no Peru, no início do mês de novembro.
A homenagem foi uma indicação do vereador Jairo Marcondes de Oliveira (Jairão). Estou muito feliz por esse reconhecimento. Eu e o Muniz, não representamos apenas as nossas cidade e sim todo o Litoral Norte e Vale do Paraíba, já que de todos os participantes brasileiros, apenas nós dois conquistamos marca para o campeonato”, comemorou B.A Oliveira.
(Fonte: PMC)

Caraguá abre 20 novas oportunidades de emprego no Posto de Atendimento ao Trabalhador

Caraguatatuba - As ofertas de emprego continuam sendo oferecidas pelo PAT/SINE – Posto de Atendimento ao Trabalhador/Sistema Nacional de Empregos, que em Caraguatatuba, funciona por meio do apoio e parceria da Prefeitura Municipal por meio da SECAD – Secretaria de Administração.
De acordo com a diretora do órgão, Elmar Soares de Farias Ferreira, é comum o crescimento no quadro de ofertas de emprego nesta época do ano. “As pessoas devem ficar atentas, porque principalmente nesse período, temos novas vagas a oferecer aos trabalhadores de Caraguá. Para se candidatar, basta ao trabalhador comparecer ao PAT com todos os documentos, e principalmente, com o comprovante de residência”, explicou.
Há duas semanas, foram divulgadas pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá, 147 oportunidades de emprego, e na semana passada, mais 25. Nesta sexta-feira, a nova listagem do PAT traz 20 ofertas de recolocação profissional em diversas áreas. Somando esse período de cerca de 20 dias, o PAT já abriu quase 200 novas oportunidades aos moradores da cidade.
Nesta semana, o Posto está com ofertas de emprego para: analista de recursos humanos, atendente de farmácia, atendente de telemarketing, balconista de peças de autos, cabeleireira, carpinteiro, chefe de recepção, consultor de vendas, copeiro, enfermeiro do trabalho (com formação e experiência comprovada em Segurança do Trabalho), fisioterapeuta, funileiro, manicure, motoboy, operador de retro-escavadeira, promotor de vendas, soldador e vendedor externo.
Para concorrer a uma das vagas que o PAT de Caraguá está oferecendo, basta comparecer à Rua Taubaté nº 520, no Sumaré, com todos os documentos pessoais, além de comprovante de residência, e efetuar o cadastro para a recolocação profissional.
Mais informações podem ser obtidas por telefone pelo (12) 3882-3237. O Posto de Atendimento ao Trabalhador fica próximo ao Fórum, e ao ponto final da Praiamar.
(Fonte: PMC)

Exposição no Teatro Mario Covas marca encerramento do projeto “Criança também faz arte”

Caraguatatuba - A exposição do projeto “Criança também faz arte”, realizada ontem, dia 5 de dezembro no Teatro Mario Covas, fez bastante sucesso com o público e marcou o encerramento das atividades de 2007 dessa proposta, aplicada nas unidades escolares municipais em Caraguatatuba.
A cerimônia de abertura contou com a presença da secretária da educação, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, do secretário de esportes Wenceslau de Souza Neto (Lelau), o presidente da Fundacc (Fundação Educação e Cultural de Caraguatatuba) Ricardo Gaspar, da supervisora de ensino responsável pelo projeto Sara Sant’Ana, além de professores, diretores, crianças e familiares.
A exposição, que é realizada no Teatro pelo terceiro ano consecutivo, tem como proposta estimular que as crianças continuem empenhadas em produzir obras artísticas e também valorizar o que já têm feito.
Diferente do que foi realizado em outras edições, onde as telas eram reproduções de autores consagrados no mundo artístico, este ano elas foram criadas a partir de conhecidos poemas e músicas de compositores brasileiros.
Para Silmara, o projeto vem reafirmar a proposta administrativa da Seduc, que é levar aos estudantes de todas as séries o conhecimento de forma globalizada e não fracionado. “Devemos relacionar os conhecimentos como aconteceu nesse trabalho, onde música e poesia viraram obras de arte. Essa é nossa proposta e a exposição das telas é um momento real que ficará na história dessas crianças e um meio de valorizar o empenho que tiveram”, destacou.
Conforme explicou a supervisora Sara, nesse projeto o sentido da arte não foi de apenas fazer trabalhos bonitos, mas principalmente desenvolver a criatividade e a expressão em alunos e professores. “No desenvolvimento das atividades, a técnica serve como modo de expressão, ou seja, é um meio e não o fim do processo. O planejamento de artes é amplo e os professores com criatividade, observação e discernimento, conduziram as aulas de modo envolvente, despertando nos alunos a curiosidade e suspense, fatores indispensáveis no processo de aprendizagem”, explicou.
Sara considerou a proposta desse ano mais ousada, com a produção de artes plásticas a partir de reflexões filosóficas, que passaram por diversos movimentos literários, do classicismo ao pós-modernismo. “Foi uma tarefa mais difícil, porém, gratificante de ver os resultados. Os professores não mediram esforços para desenvolver a proposta e os alunos responderam isso a altura, o que pode ser visto nessa exposição”, finalizou.
(Fonte: PMC)

Melhores projetos do 1º Prêmio de Educação Fiscal são premiados em Caraguá

Caraguatatuba - O 1º Prêmio de Educação Fiscal do Litoral Norte de São Paulo premiou, na última segunda-feira (03), os três melhores projetos de Educação Fiscal realizados durante o ano nas escolas de Caraguatatuba. A cerimônia de premiação foi realizada no Teatro Mário Covas.
A EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof. Oswaldo Ferreira, do bairro Casa Branca, com o projeto “Nem Te Conto”, foi a grande vencedora. O segundo lugar ficou com a E.E. (Escola Estadual) Dr. Eduardo Corrêa da Costa Junior, responsável pelo projeto “Imposto X Qualidade de Vida”. Por fim, o terceiro colocado foi a EMEF Prof. João Benedito Marcondes, com o projeto “Criança também paga imposto?”. As escolas foram premiadas, respectivamente, com uma câmera digital e aparelhos de DVD.
Estiveram presentes no evento o prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, a secretária de educação, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini e uma representante da Receita Federal.
Desde 2004, o Programa de Educação Fiscal tem sido desenvolvido junto às escolas públicas do Litoral Norte. “É através da conscientização de cada integrante da nossa sociedade que se dará a transformação para um futuro mais solidário e, neste sentido, a educação não é um dos meios, mas o único possível.”, comenta Ana Lúcia Moreira de Lima, supervisora de ensino em Caraguatatuba.
O idealizador do prêmio foi o GEF (Grupo de Educação Fiscal), formado por representantes das Secretarias de Educação dos municípios do Litoral Norte, da Receita Federal e da Diretoria de Ensino Região de Caraguatatuba.

Os projetos
Conservação do patrimônio público, a função sócio-econômica do tributo para a melhoria da qualidade de vida do cidadão, entre outros, foram alguns dos temas abordados nos projetos inscritos no 1º Prêmio de Educação Fiscal do Litoral Norte.
Os vencedores também apresentaram temas variados. Com o projeto “Criança também faz arte”, por exemplo, a EMEF Prof. João Benedito Marcondes falou sobre a necessidade da emissão de notas fiscais, uma vez que estas comprovam o pagamento de impostos que serão revertidos em melhorias na educação, saúde, e outros. Além disso, ela ressalta o papel de um cidadão consciente, seus direitos e deveres, contribuindo assim, para a construção de uma sociedade mais justa.
A E.E. Dr. Eduardo Corrêa da Costa Junior, procurou mostrar que o dinheiro público arrecadado através dos impostos deve ser revertido em qualidade de vida para todos os cidadãos.
Por fim, a EMEF Prof.º Oswaldo Ferreira, com o projeto “Nem Te Conto!”, teve com proposta desenvolver hábitos, atitudes e valores no sentido de exigir nota fiscal, entender e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos. O projeto foi direcionado aos alunos e seus familiares, funcionários e comunidade escolar.
(Fonte: PMC)

Prefeito de Caraguá consegue passarela no Juqueriquerê

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, conquistou mais um benefício para a população do município. Desta vez, após inúmeras solicitações o DER – Departamento de Estradas e Rodagens se dispôs a construir a passarela na ponte do Rio Juqueriquerê, no bairro Porto Novo.
O prefeito, desde 2005, vem lutando junto ao DER e a Secretaria de Estado dos Transportes e deputados para conquistar o benefício, antiga reivindicação dos moradores do bairro e adjacentes.
De acordo com a Secretaria de Obras Públicas de Caraguá a prefeitura tinha um projeto de passarela no local e que foi enviado ao DER. O projeto foi analisado pela equipe de Engenharia e outro projeto foi elaborado. “Enviamos um pedido de autorização para a execução da obra, já que é uma trecho de responsabilidade estadual, porém eles se propuseram a fazer o projeto e obra”, disse o secretário Raul Pesci Júnior, e acrescentou ainda que o DER informou que a passarela iniciará em 2008, e que a obra está em processo licitatório.
Em 2005 o prefeito Aguilar enviou para a Secretaria de Estado dos Transportes um ofício, onde explicava que o trecho, onde existem escolas, posto de Saúde, comércio e diversas residências tem tido várias ocorrências de acidentes, envolvendo bicicletas e pedestres.
Este ano mais uma série de reivindicações foram enviadas por parte da Prefeitura, com o objetivo de conquistar o benefício para toda a população da região. Em fevereiro o prefeito enviou mais uma solicitação ao atual secretário de Estado dos Transportes, Mauro Arce, reforçando o pedido e falando da importância da passarela para a população da região sul. Um outro pedido foi enviado à D.R 06 Divisão Regional, localizada em Taubaté.
O prefeito enviou em agosto uma nova solicitação à Superintendência do Departamento de Estradas e Rodagem, em São Paulo, e no mês de outubro, Aguilar enviou mais duas solicitações para os deputados estaduais Carlinhos de Almeida e Mozart Russomano, solicitando a liberação de recursos para a construção da passarela.
Para Aguilar essa reivindicação da população que mora no local é um pedido justo e o município acha imprescindível a realização da obra. “Esse é um trecho estadual e a Prefeitura lutou, junto aos órgãos responsáveis para que o pedido fosse atendido. Essa informação de que no ano que vem a obra será feita nos deixa felizes, em poder atender, mais uma vez, o pedido da população”, finalizou.
(Fonte: PMC)

Show nos Bairros sorteará 4 bicicletas no Massaguaçu neste sábado

Caraguatatuba - O Show nos Bairros que agitará a comunidade da região Norte de Caraguatatuba neste sábado, 8 de dezembro, terá muitas novidades em sua 5ª edição. O evento terá uma programação mais extensa, com início às 14h, e previsão de término por volta da meia noite, totalizando quase 10 horas de atrações variadas.
Toda a população do bairro está convidada a comparecer à Praça de Eventos do Massaguaçu para assistir às apresentações de dança, recreação, e ainda, ao concurso de karaokê e o show da dupla João Marcos e Juliano.
Além de todas essas atrações, será realizado o sorteio de 4 bicicletas, sendo duas masculinas e duas femininas.
No concurso de karaokê, a disputa será nas categorias Infantil Masculino, Infantil Feminino e Adulto Misto, e no meio da programação, haverá também apresentações da FUNDACC – Fundação Educacional e Cultura de Caraguatatuba.
Vale lembrar que o Show nos Bairros tem como principal objetivo garantir às comunidades mais distantes o acesso ao lazer e entretenimento para todas as idades. “Esta é uma forma que encontramos de descentralizar os eventos levando atrações artísticas para toda a população, em um evento do qual toda a família pode participar”, disse o prefeito José Pereira de Aguilar.
O Show nos Bairros acontecerá neste fim-de-semana (dia 8) no Massaguaçu, a partir das 14h. Compareça, leve toda sua família e participe!
(Fonte: PMC)

Caraguá receberá visita de operadores de turismo argentino

Caraguatatuba - O município de Caraguatatuba está dando mais um passo para o crescimento turístico não só da cidade, mas de toda a região.
Nesta sexta-feira (7), 14 operadores de turismo de Buenos Aires, na Argentina, estarão em Caraguá para conhecer os atrativos da cidade, além da infra-estrutura, hotéis e restaurantes. A principal idéia é mostrar o que o município tem a oferecer para a formatação de pacotes turísticos, a fim de atrair argentinos.
Os operadores estão no Litoral desde terça-feira, onde tiveram a oportunidade de conhecer Ilhabela e São Sebastião. Em Caraguatatuba, os argentinos visitarão o Teatro Mario Covas, Feira de Artesanato, Pólo Cultural, Praias, passeio de barco pela Fazenda do Marisco e à noite o Festival do Mexilhão, que começa nesta sexta.
Essa iniciativa da Secretaria de Turismo faz parte do Projeto FAMTUR. No mês passado, operadores e jornalistas de uma revista voltada ao turismo, todos chilenos, visitaram a região. Ainda neste ano, Caraguá recebeu europeus com o mesmo propósito.
Essa parceria do Circuito Litoral Norte existe há mais de dois anos e o secretário de turismo, Ricardo Ribeiro, está contente com o resultado. “Essa iniciativa tem sido muito boa. Em pouco tempo, tivemos um reflexo positivo, recebendo esses turistas”, comentou.
A Secretaria de Turismo também trabalha com a ação nacional, idéia que visa aumentar o turista de outra região do país em Caraguá. Neste ano, o Circuito Litoral Norte marcou presença em diversas feiras pelo Brasil e América do Sul.
(Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Depois de limitação de veículos, Ilhabela passará a cobrar taxa ambiental

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, enviou hoje para Câmara Municipal, o projeto de lei da TPA - Taxa de Preservação Ambiental.
Parte do Plano Diretor da cidade, que foi concebido com a assessoria de geógrafos da Universidade de São Paulo (USP), a proposta foi inspirada em medidas semelhantes adotadas na Ilha de Fernando de Noronha (PE). “Felizmente, Ilhabela é o único município Arquipélago do Brasil e, além disso, precisamos continuar preservando o Parque Estadual de Ilhabela, que abrange aproximadamente 86% da área do município”, explica o prefeito.
Hoje, cerca de 30 mil pessoas vivem em Ilhabela, mas os recursos financeiros arrecadados não são suficientes para suprir os danos acarretados pelo impacto ambiental, causado por aproximadamente 1,2 milhões de turistas que visitam Ilhabela anualmente.
A proposta de cobrança incide sobre os veículos que utilizam a malha viária de Ilhabela.
O valor a ser cobrado tem como base de calculo, o custo estimado em função da degradação e impacto ambiental, causado pela circulação de veículos e será corrigido, mensalmente, pelo IGPM da Fundação Getúlio Vargas.
Segundo Manoel Marcos, “o projeto tem o objetivo de proteger, preservar e conservar o meio ambiente de Ilhabela e, quanto antes implantarmos a referida lei, mais rápido atingiremos os resultados em relação a preservação do meio ambiente de nossa cidade”.
O artigo 4º do projeto de lei, prevê que a taxa deverá ser arrecadada na saída dos veículos de Ilhabela, e será operacionalizada pela prefeitura municipal, que expedirá um comprovante de pagamento. A recusa ao pagamento implicará em multa de R$ 400, além da retenção do veículo.
A proposta apresentada por Manoel Marcos é de R$ 2 para carros e motos; R$ 3 para caminhonetes; R$ 100 para vans; R$ 200 para microônibus e R$ 300 para ônibus. Veículos de carga acima de 15 toneladas pagam R$ 350, mas só em finais de semana, em dias úteis são isentos. Outros isentos são os veículos de residentes, os licenciados em Ilhabela, veículos oficiais, ambulâncias, carros fúnebres, de concessionárias de serviços básicos, de combustível, jornais diários e outros previstos na lei.
Os recursos obtidos através da cobrança da Taxa de Preservação Ambiental - TPA, serão destinados prioritariamente em projetos de educação ambiental, limpeza e conservação das áreas ambientais protegidas, e serão depositados em uma conta do Fundo Municipal do Meio Ambiente.
A proposta do prefeito Manoel Marcos é para que a lei entre em vigor já em 1º de Janeiro de 2008.
Em 2005, o prefeito esteve em Fernando de Noronha para buscar informações que embasariam a implantação da TPA em Ilhabela. “O exemplo de Fernando de Noronha foi muito importante no projeto. Lá, as pessoas pagam R$ 27,00 por dia, e pagam felizes, por estarem em um local agradável e extremamente preservado”, afirmou o prefeito.
(Fonte: PMI)

Profissionais da Saúde de Ilhabela participam de Curso de APH (Atendimento Pré Hospitalar)

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal de Saúde, com organização do Núcleo de Educação em Saúde representado pela enfermeira Arlene B. T. de Oliveira e as pedagogas Dulciléia Pinheiro de Jesus e Ana Paula dos Santos Silva, está realizando Curso de APH (Atendimento Pré Hospitalar) para os funcionários técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e motoristas das ambulâncias do Hospital Municipal Mário Covas Filho nos dias 04, 05, 11 e 12 de dezembro de 2007, das 09:00 às 13:00 horas, no Esporte Clube de Ilhabela.
De acordo com a Secretaria, o curso tem como objetivo preparar os funcionários para a temporada no atendimento a acidentes com o uso da ambulância, visa não somente relembrar algumas técnicas que estes funcionários já conhecem como trazer alguma informação adicional imprescindível no momento entre a vida e a morte e, principalmente, evitar danos maiores ao usuário que, por ventura, necessite dos serviços de urgência.
As aulas estão sendo ministradas pelas enfermeiras Maria Ângela Laurito de Moraes, gerente de enfermagem do Hospital Mário Covas, e Daniele Araújo F. Aguiar, com a colaboração dos auxiliares de enfermagem Alencar Santana de Andrade e Sidnei S. Aquino, todos funcionários do Hospital Mario Covas.
(Fonte: PMI)

Pacientes do Hospital Municipal Governador Mario Covas Junior conta com o Projeto Terapia do Riso

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, nesta quarta-feira, 5, deu início ao Projeto Terapia do Riso, nas dependências do Hospital Municipal Governador Mario Covas Junior.
O projeto idealizado pelo funcionário do departamento de Recursos Humanos Ronie Francisco de Paula, o Projeto foi baseado nos moldes do Projeto Doutores da Alegria, existente em diversas cidades do país e visa humanizar e tornar menos estressante a permanência dos pacientes, enquanto usuários dos serviços do Hospital.
Em sua etapa inicial, o projeto conta com a participação de funcionários de várias áreas, como: médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos e pessoal da administração, que em horário extra-expediente, doam um pouco de seu tempo para tornar mais ameno o tempo de permanência nos leitos do Hospital.
Durante a apresentação, que inicialmente acontece às quartas-feiras, no período vespertino, os integrantes fantasiados e caracterizados e, que adotam nomes como Sorinho; Cotonete ; Bonecona; Jujuba; Coxinha e DrZão , divertem a todos com músicas, brincadeiras e piadas, contando com a interatividade de pacientes e acompanhantes.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, em outros hospitais onde o projeto existe, o índice de satisfação e melhora dos pacientes cresce a olhos vistos, auxiliando o tratamento terapêutico e diminuindo a permanência dos pacientes internados e, além de todo o aspecto terapêutico do projeto, o que mais envolve seus participantes é a satisfação de poder levar um pouco de seu carinho e humanidade àqueles que passam por algum padecimento e necessitam dos serviços hospitalares, assim como a integração com os demais funcionários, promovendo a humanização do serviço.
Para o prefeito municipal Manoel Marcos de Jesus Ferreira, este projeto vem de encontro aos propósitos desta administração, no que se refere a excelência no atendimento hospitalar, tornando mais ameno este momento tão especial na vida das pessoas.
O Projeto Terapia do Riso conta com o apoio da Administração do hospital, bem como do Projeto Pedagogia Hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde.
(Fonte: PMI)

Guarda Patrimonial é tema de requerimento do Presidente da Câmara de Ilhabela

Ilhabela - O presidente da Câmara de Ilhabela, Professor Joadir Capucho (PTB), apresentou um Requerimento questionando o Executivo Municipal sobre a possibilidade de ser implantada a Guarda Patrimonial na cidade.
Segundo ele, cabe ao Poder Público Municipal atuar de forma enérgica para adoção de medidas que visem a preservação do patrimônio do Município, podendo a Guarda Patrimonial assumir responsabilidades e atribuições que certamente irão colaborar com as autoridades policiais.
O requerimento foi aprovado por unanimidade pelos vereadores na sessão ordinária realizada no último dia 3 de dezembro.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Alunas do projeto “Mãos na Massa” ganham novo espaço para confecção dos pães artesanais

São Sebastião - As ex-alunas do projeto “Mãos na Massa”, idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS), ganharam um novo espaço para a confecção dos pães artesanais. Elas agora contam com uma cozinha montada na antiga casa de caseiro da Escola Municipal Walfrido Maciel Monteiro, localizado no bairro do Morro do Abrigo, região central. Antes os pães eram fabricados na Casa da Vela.
De acordo com a coordenadora do curso, Elis Regina de Souza, o Fundo Social emprestou dois fornos, além de vários equipamentos para que elas pudessem dar continuidade à confecção e a venda dos pãezinhos. “O objetivo do projeto é principalmente o incentivo ao trabalho e a geração de renda. O Fundo Social fornece toda a estrutura e o acompanhamento necessário para que os interessados no curso de panificação artesanal possam crescer e, em médio prazo, se tornarem auto-sustentáveis”.
Segundo Elis, de tudo que é arrecadado com a venda dos produtos 30% são destinados ao fundo de caixa e 70% são divididos entre a equipe que fabrica os pães. “Elas já contam com uma reserva para a compra de novos fornos, mas o valor ainda não é o suficiente”, afirma Elis.
Além do curso de “Padaria Artesanal”, o Fundo Social também disponibiliza o curso 'Vitrine de Padaria’ visando o aperfeiçoamento dos participantes das aulas de panificação artesanal. Numa terceira fase, as alunas ainda aprendem as técnicas de confeitaria.
(Fonte: PMSS)

Regata do Marinheiro espera mais de 80 embarcações no Litoral Norte

São Sebastião - As águas do Litoral Norte estarão mais agitadas neste sábado (8/12) com a realização da Regata do Dia do Marinheiro. A expectativa da organização é que mais de 80 embarcações participem do evento que vai envolver as quatro cidades – São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba. Este ano, a competição fará uma homenagem ao bicentenário de nascimento do patrono da Marinha do Brasil, o Almirante Tamandaré.
A regata é aberta para as classes de monotipos (Laser, Dingue, 470, 420, Day Sailer, Byte, Finn, Snipe); Holder; HPE 25, Optimist e Oceano(IMS, Orc Club, BRA RGS e Bico de Proa), além dos multicascos (Nacra, Super Cat, Hobie Cat 16, Hobie Cat 14, Tornado).
Nesta terça-feira (4/12), o delegado da Capitania dos Portos, comandante Cláudio Viola, recebeu do artesão Davi Borges de Souza os troféus que serão entregues na cerimônia de encerramento da regata. O principal dele é uma réplica do navio da Marinha do Brasil, “Cisne Branco”, que será o prêmio Fita Azul, entregue ao vencedor da classe Oceano. Ele será transitório, ficando com em definitivo com a embarcação que vencer por três anos seguidos ou cinco alternadas.
As largadas da competição serão às 12h30 nos locais determinados em cada uma das cidades. A classe oceano sai de próximo à Ponta Grossa, em Ubatuba, e vão em direção à Ponta das Canas, em Ilhabela; a classe Holder sairá defronte à praia da Mococa, em Caraguá.
Já São Sebastião concentra a maior parte das classes. As embarcações de Optimist largam defronte à subsede da Federação de Vela do estado de São Paulo (Fevesp), no Porto Grande, em seguem para o Píer da Vila, em Ilhabela.
Os velejadores das classes HPE 25 e Open Bic terão uma raia especial, com largadas e chegadas no meio do Canal de São Sebastião, no través do Píer do Pontal da Cruz. Já os multicascos e as demais classes saem defronte à Fevesp, seguem a Praia da Cigarras, na Costa Norte de São Sebastião, e retornam para o Porto Grande.
Para a coordenadora e árbitra geral do evento, Sibylle Buckup, a competição será uma grande festa da vela no litoral. "Na realidade, esse evento é uma grande homenagem a Marinha e a sua história", explica.
O encerramento da Regata do Dia do Marinheiro será no domingo, às 12h, na Praça da Marinha, em São Sebastião. Na ocasião, serão entregues os certificados para os alunos do projeto Ventos & Vela, da Prefeitura de São Sebastião, bem como as carteiras de alunos que concluíra o curso de Veleiro Amador.
A Regata do Dia do Marinheiro é realizada em parceria com as Prefeituras de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela e conta com o apoio da OctopuSolution, Praticagem, Transpetro, Yatch Club Ilhabela, FBVM, BL3, FEVESP, Grêmio Caravela, Marina Igararecê, Iate Clube Ubatuba e Sociedade Amigos da Marinha (Soamar).
(Fonte: PMSS)

Campeões da 1ª Copinha Interna de Futsal são definidos nesta sexta-feira

São Sebastião - Chegou a hora da decisão na 1ª Copinha Interna de Futsal Infantil. Após um mês de disputas, a competição realizada pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp) em parceria com a Ong ALNorte chega à sua final com os jogos entre Topolândia e Barra do Una, às 16h30 pela categoria sub-13 e Boiçucanga e Vila Amélia às 17h30 pela sub-15.
Um pouco mais cedo dos jogos que decidem os campeões, também serão realizadas as partidas que definem os terceiros e quartos lugares do campeonato. Na categoria sub-13, a disputa será entre São Francisco e Canto do Mar, às 16h, e Topolândia e Jaraguá, às 17h.
“O campeonato atendeu as nossas expectativas porque conseguimos promover um intercâmbio entre as escolinhas da Costa Norte, Sul e região central da cidade, além de ver que temos grandes talentos que poderão ser destaques para as equipes de São Sebastião no futuro”, explica Viviane Araújo, chefe de formação esportiva da Seesp.
Além das três equipes melhores colocadas em cada categoria, os artilheiros, goleiros menos vazados e melhores jogadores também serão premiados com medalhas e materiais esportivos cedidos pela Sportmar.
(Fonte: PMSS)

Ginásio de Boiçucanga recebe oito partidas das oitavas de finais da 3ª Copa Costa Sul

São Sebastião - O Ginásio Municipal Astrogildo Gomes, em Boiçucanga, recebe neste fim de semana, as oitavas de finais da 3ª Copa Costa Sul de Futsal. A rodada promoverá oito partidas que definirão as equipes que prosseguem na briga pelo título da competição.
No sábado (8/12), o Men’s enfrenta o Armazém Geral, às 19h; o Costa Sul Bebidas pega o Real Toque-Toque, às 20h; o Tropicanga joga contra o Coconut’s, às 21h, e o Cachoeira entra em quadra contra o Cascalho, às 22h.
No domingo (9/12), a bola também não pára com as partidas entre Força Jovem e Porto, às 19h; Bom de Bola e Scala, às 20h; Walkir Vergani e Esperança, às 21h e Ecobus e Peixinhos, a partir das 22h.
A 3ª Copa Costa Sul de Futsal é uma realização da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp).
(Fonte: PMSS)

Prefeitura encontra dificuldade para fixar médicos em São Sebastião

São Sebastião - Fixar médicos na rede municipal de saúde de São Sebastião. Este foi um dos esclarecimentos prestados pelo prefeito Dr. Juan Garcia, acompanhado pelos seus secretários, durante a última reunião comunitária promovida pela Prefeitura no bairro de Juquehy, na Costa Sul, na última quarta-feira (5/12). O encontro aconteceu na escola municipal e contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas. O esclarecimento se deu em resposta ao questionamento da dona de casa Alzira Cerqueira, que considera pouco apenas um médico para atender toda a comunidade de Juquehy.
Segundo o prefeito, a administração tem recursos e disposição para investir na área, mas a dificuldade é estabelecer profissionais nas unidades de saúde existentes nos bairros. “Não é pelo salário porque é compatível com o que é oferecido no mercado de trabalho. É um conjunto de fatores, como a chance de evoluir dentro da profissão, porque na região o médico fica limitado”, explica.
Um outro agravante é o fato do município ficar próximo de centros urbanos maiores como Santos e São José dos Campos, que oferecem perspectiva de crescimento profissional. “Quero crer que isso vai mudar com os investimentos que estão por vir para região do Litoral Norte”, enfatiza.
A atual situação, de acordo com o prefeito, inviabiliza algumas reivindicações da população como transformar o atendimento de determinada unidade em 24 horas ou colocar nos postos de saúde médicos especialistas.
Durante a reunião, o prefeito também falou sobre a área educacional. Ele anunciou que em 2008 a Escola Municipal de Juquehy está programada para ser ampliada em mais 10 salas de aula, além de sofrer outras adaptações. “Em Juquehy ainda há três períodos diurnos e a idéia é reduzir para dois, totalizando três turnos de aulas”, afirma. O objetivo também é fazer com que o atendimento à demanda de alunos não seja prejudicado durante alguns anos. Segundo ele, o terreno ao lado da unidade escolar, que foi desapropriado pela atual gestão, será utilizado futuramente para atender o setor educacional com a construção de creche, que hoje atende 80 crianças do bairro e funciona por meio de parceria, berçário, quadra esportiva e salas de aulas, que a princípio serão prioritárias.

Iluminação
O prefeito também informou que a administração está aguardando a autorização do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) para implantar a iluminação nos trevos de acesso a alguns bairros da Costa Sul do município. São eles: Juréia, Barra do Una, Juquehy, Barra do Sahy e Cambury. Um investimento na ordem de R$ 150 mil.
A instalação das lombadas eletrônicas na rodovia Rio-Santos, em Juquehy, também está dependendo da permissão do órgão federal. “Todas as reivindicações que a comunidade fez eu encaminhei para o órgão responsável pela estrada porque a Prefeitura não pode mexer”, explica.
O comerciante Nívio Faustino solicitou à Prefeitura “um carinho especial” em relação às obras que estão sendo aprovadas em Juquehy para não prejudicar a estrutura existente do bairro. Ele citou como exemplo um empreendimento de 120 casas que está começando a ser construído e que poderá trazer problemas ao fornecimento de água e energia elétrica, além do esgoto, cuja demanda talvez não suportará tantos imóveis a mais conectados nas redes. É uma preocupação, de acordo com ele, de vários moradores. “Nos feriados prolongados já tivemos problema com a falta de água e iluminação. Talvez na temporada seja pior”, adverte. “Quero agradecer a oportunidade e dizer que o senhor (o prefeito) está fazendo muito por São Sebastião, principalmente em Juquehy. São ações que deveriam ter sido implantadas já em outros governos. O que o senhor está fazendo é de divisa a divisa”, completa.
Para o prefeito, os munícipes devem agir assim: observando o que há de estranho e informando à Prefeitura porque é uma forma de ajudar na tomada de providências.
Ainda durante o encontro, outras situações foram esclarecidas pela administração como espaço para oficinas culturais, transporte coletivo, congelamento das áreas irregulares, que dependem de alguns levantamentos e cadastramento para que possam ser decretadas como Zona de Especial Interesse Social (Zeis) e assim começarem a receber melhorias de infra-estrutura, entre outros.
O bairro de Juquehy tem recebido uma série de melhorias por parte da Prefeitura, entre elas, o investimento de R$ 2,2 milhões em pavimentação de várias ruas. Atualmente está em fase final a reforma da quadra poliesportiva, que ganhou cobertura. A entrega oficial será no dia 19 de dezembro, às 15h, quando também será inaugurado o Centro de Lazer do Idoso, dentro do chamado “Pacotão de Obras”.
(Fonte: PMSS)

Prefeitura entrega uma série de obras à população de São Sebastião em dezembro

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), inicia em dezembro a entrega de uma série de obras à população do município. O investimento dos cofres públicos chega a aproximadamente R$ 30 milhões, sendo que grande parte das melhorias integra o chamado Pacotão de Natal.
A primeira delas, no valor de R$ 315 mil, será inaugurada no dia 13 (quarta-feira), às 10h, na Rua da Praia. Trata-se da Praça Almirante Tamandaré, cujo projeto é inovador e faz alusão à Bandeira do Brasil. Dentre as benfeitorias realizadas destaca-se a troca de piso, paisagismo, fonte, bicicletário, espaço para comemorações e hasteamento dos pavilhões, entre outros.
O busto do Almirante Tamandaré bem como a âncora e os canhões existentes no local foram restaurados e a obra atende à Lei de Acessibilidade.
Já no dia 18, às 10h, a administração entrega a pavimentação de três avenidas localizadas na Costa Norte. A obra, que engloba 14 vias públicas e um canal de drenagem, foi lançada pelo prefeito Dr. Juan Garcia em outubro passado. Um investimento de R$ 8 milhões visando beneficiar os moradores do Canto do Mar, Enseada e Jaraguá. No mesmo dia, às 15h, a Prefeitura inaugura a pavimentação de ruas situadas no bairro Itatinga e, às 17h, a urbanização da Orla da Figueira, no bairro São Francisco.
Nos bairros da Costa Sul do município, as obras serão entregues no dia 19. Em Boracéia, às 10h, acontece a inauguração do campo de futebol, que recebeu alambrado, vestiário e iluminação. Ainda pela manhã, às 11h30, em Barra do Una, ocorre a entrega do Centro de Apoio Educacional (CAE), cujo projeto contempla a construção de pista de skate e cobertura da quadra poliesportiva. Na parte da tarde, às 15h, é a vez de Juquehy, que recebe a quadra poliesportiva coberta e o Centro de Convivência do Idoso. E às 16h30, na Vila Sahy, localizada no bairro de Barra do Sahy, a Prefeitura inaugura a rede e a estação de tratamento de esgoto.
Por fim, no dia 20, às 18h, Barequeçaba recebe o CAE, cuja quadra foi totalmente reformada com a construção de banheiros e pista de skate, e às 19h30, os moradores do Pontal da Cruz também recebem o CAE com a construção da primeira piscina pública.
Outras obras, como a adaptação de prédio para receber a Unidade Básica de Saúde de Boiçucanga e o da Praia Grande, que será transformada na “Praia da Aventura”, estão em andamento. A construção da segunda fase do Centro de Convenções, um dos grandes investimentos desta administração, deve começar assim que o processo licitatório for concluído.
(Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara ACIU

Ubatuba deve gerar cerca de 3.500 empregos temporários durante a temporada de verão
Por: Cristiane Zarpelão

Ubatuba -  Considerada uma cidade turística, Ubatuba tem nos setores de hotelaria, restaurantes, quiosques e bares, os ramos que mais geram empregos temporários na cidade.
A área de lazer e entretenimento, como casas noturnas que envolvem um grande número de pessoas para serviços de promoção, o setor de passeios de escuna e a área náutica em geral também são exemplos consideráveis de contratação.
Segundo José Carlos de Souza, do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte- SINHORES, em Ubatuba, o órgão não pôde precisar um número exato de admissões nessas áreas, mas em uma recente pesquisa realizada pela entidade, só nos setores de hospedagem cadastrados no órgão- que são 180, Souza afirmou que em média são contratados 1.100 funcionários para atender a demanda na alta temporada. “Esse número de 180 representa apenas 50% de estabelecimentos de hospedagem existentes no município, ou seja, o número de contratações é bem maior que 1.100. Acredita-se que no mínimo são gerados, durante os 45 a 60 dias de temporada de verão, cerca de dois mil empregos temporários só nessa área. Boa parte deles são recolocação e aproveitamento de pessoal da própria comunidade”, diz Souza.
No setor de restaurantes, a Associação de Restaurantes de Ubatuba- AREUBA, informou que na alta temporada, a contratação sobe aproximadamente de 30 a 50%. ”No total, são cerca de 200 funcionários, entre garçons, cozinheiros(as) e ajudantes que o setor contrata a mais para atender nossa demanda”, diz Jurandiau Lovizaro.
O presidente da Associação de Quiosques de Ubatuba, Carlos Roberto do Lago, disse que são 84 quiosques existentes no município, e cada um deles contrata no mínimo 10 pessoas a mais na temporada. “Na Praia Grande, por exemplo, que é uma das praias mais movimentadas do município, são 30 quiosques que contratam em média 20 pessoas temporariamente. Só aí já são 600 empregos. Como existem 7 quiosques embargados que não estão em funcionamento, já descartamos 140 vagas. Enfim, os quiosques geram em média cerca de 1.500 empregos diretos”, diz o presidente.
De acordo com o presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Ahmad Khalil Barakat, os cargos mais requisitados na entidade são os de garçons, cozinheiras (os), balconistas e vendedores.
Barakat frisou que também há uma grande demanda no setor de confecções e magazines.
O chefe de Departamento de Capacitação do Balcão de Empregos de Ubatuba, Edison Zerbinato informou que de dezembro de 2006 a fevereiro de 2007 foram empregadas através do órgão 495 pessoas. Até o fechamento desta matéria Zerbinato explicou que ainda não foi feito um levantamento no mesmo período neste ano, mas acredita que existe uma tendência de permanecer ou ter um pequeno aumento nesse número de vagas.
A Prefeitura Municipal de Ubatuba realizou no último dia 25 de novembro um concurso para a cobrança de Zona Azul nas praias e no centro da cidade. A principio foram contratados 150 cobradores, mas segundo a assessoria de Comunicação, há a possibilidade de surgir entre 30 à 50 vagas a mais na Zona Azul.
A reportagem da Associação Comercial de Ubatuba entrou em contato com o IBGE, mas o instituto não tem a estatística de contratações nesse período atualmente. O último registro é de 2000.
Já o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o CAGED- nos informou que o saldo total de contratações e demissões no período de novembro 2006 a janeiro de 2007 é de 359. Esse pequeno número se deve porque o CAGED só cadastra as contratações de carteira assinada.
Conforme dados atuais do IBGE, Ubatuba tem 80 mil habitantes e de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo de Ubatuba a cidade chegou a receber cerca de 1 milhão e meio de pessoas na temporada 2006/07. Nesse ano, a expectativa é que esse número seja superado. Consequentemente Ubatuba ainda gerará muito mais emprego. (Fonte: ACIU)

Grande espetáculo natalino acontece neste sábado em Ubatuba

O “Baile do Menino Deus” é uma produção que mistura música, teatro e folclore para representar o nascimento do menino Jesus

Ubatuba - O nascimento de Jesus Cristo será encenado de forma diferente em Ubatuba. No próximo sábado, dia 8, a Fundart, em parceria com a Fundac, Gaiato e Secretaria de Educação, apresentará o grande espetáculo natalino intitulado “Baile do Menino Deus”. O evento acontecerá na Praça Benedito Inácio Pereira (BIP), às 20h, com entrada franca. No próximo dia 15, a parte musical do evento será novamente apresentada na Praça Nóbrega, em frente ao antigo Fórum.
O “Baile do Menino Deus”, obra de Ronaldo Correia de Brito, Assis Lima e Antônio Madureira, foi originalmente produzido em Recife, misturando folclore brasileiro com a história do nascimento de Cristo. Em Ubatuba, a apresentação reunirá cerca de 150 pessoas, entre crianças e adultos.
A apresentação está sendo coordenada pelas professoras Leda Cardoso e Vera Tango. Segundo a professora Leda, o espetáculo é inspirado na cultura popular brasileira, nos autos de reisado e nas brincadeiras infantis. “É uma peça de estrutura simples, que tem como foco principal o nascimento de Jesus Cristo e o que ele representa para o povo, ou seja, um símbolo de renascimento e esperança.”
O texto conta, por meio de músicas e poesias, a história de Mateus, que anda seguido por crianças. Eles procuram uma casa onde nasceu um menino e, em cuja porta existe uma estrela como sinal. O grupo demora a achar a casa, e quando a encontra, ela está fechada. Depois de mil peripécias a porta se abre, e seus donos aparecem, José e Maria. Mateus pede licença para realizar um grande baile, que nada mais é que a festa natalina, em louvor ao nascimento do Menino Jesus. Com o texto quase todo em rimas, a obra traz o teatro na sua essência, com música e dança. (Fonte: PMU)

Praia da Enseada sediará a última etapa do Circuito Ubatuba de Águas Abertas

Ubatuba - No próximo domingo, dia 9, a Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Ubatuba realizará a 4ª e última etapa do “11º Circuito Ubatuba de Águas Abertas”.
A competição acontecerá na praia da Enseada, a partir das 10 horas. A prova será disputada nas modalidades de 250, 500, mil e três mil metros. De acordo com a Secretaria de Esporte, cerca de 300 nadadores deverão competir nesta última etapa. As inscrições podem ser feitas no dia da competição. Até o momento, Ubatuba lidera o 11º Circuito, seguido da Academia Winner, de São José dos Campos e na terceira colocação está o Vitor Natação/Esporte Clube Taubaté. (Fonte: PMU)

Ubatuba sediará helicóptero Águia 6 durante Operação Verão
O lançamento da Operação Verão também acontecerá em Ubatuba, pela primeira vez na história

Ubatuba - O município de Ubatuba servirá como base do helicóptero Águia 6, da Polícia Militar, durante a "Operação Verão", que terá início no Litoral Norte no dia 26 de dezembro. A informação foi oficialmente transmitida ao prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, durante uma reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira, 6, na Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social. Presentes a reunião estiveram, além do prefeito, o secretário de Segurança, Andrade Henrique, o capitão do grupamento de rádio patrulha, Paulo Luiz S. Jr e o comandante da 3ª Cia PM, Capitão Paulo José Ribeiro da Silva.
Durante a operação, o Águia 6 sobrevoará toda a costa litorânea de Ubatuba, trabalhando em conjunto com os guarda-vidas temporários e ainda orientando e delimitando para os banhistas as áreas de perigo nas praias. A bordo do Águia trabalharão um piloto, um co-piloto, um tripulante operacional e dois bombeiros guarda-vidas. "Durante a semana o Águia 6 fará cobertura de Ubatuba até Bertioga e no final de semana estará apenas em Ubatuba, já que um outro helicóptero ficará sediado em São Sebastião durantes os finais de semana da Operação e terá uma área de atuação em Caraguá e São Sebastião", explicou o capitão Paulo Luiz.

Operação Verão
Ubatuba - As Polícias Civil e Militar realizam de 26 de dezembro a 10 de fevereiro de 2008 a “Operação Verão”, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade no período de férias e festas de final de ano no litoral paulista. Cerca de 600 homens, entre eles 42 bombeiros, irão realizar a operação nos municípios de Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela. O policiamento será realizado inclusive no período de festas, nas faixas de praias e na área comercial. Também serão realizados bloqueios permanentes na entrada e na saída de alguns municípios que costumam receber no final do ano um público de aproximadamente 800 mil pessoas. A Polícia Civil enviará aos municípios de Ubatuba, Caraguatatuba e Maresias cerca de 300 policiais, que se revezarão no atendimento aos turistas nas delegacias.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Andrade Henrique, “Ubatuba vai receber nesta temporada 25% a mais de reforço, em relação ao ano passado, inclusive com dois delegados e 13 policiais civis. Este é o reflexo do investimento da administração Eduardo Cesar em segurança pública”.

Lançamento
Pela primeira vez na história, Ubatuba vai sediar o lançamento da Operação Verão, no dia 28 de dezembro, às 9h, em local a ser definido e previamente divulgado. A solenidade deve contar com a presença dos prefeitos das quatro cidades do Litoral Norte, do coronel PM Sérgio Teixeira Alves, responsável pelo Comando da Polícia Militar do Vale do Paraíba e dos contingentes das PMs.
“O lançamento da Operação Verão em Ubatuba é mais uma conquista desta administração, em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança”, diz o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar. (Fonte: PMU)

Transpetro realiza treinamento para agentes ambientais voluntários em Ubatuba

Ubatuba - A Transpetro, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente realizará, neste sábado, 8, a partir das 13h30, uma série de atividades voltadas para as questões ambientais, com ênfase nas técnicas utilizadas para fazer a limpeza de áreas afetadas por vazamentos. O evento acontecerá no Aquário de Ubatuba, na Praia do Itaguá e contará com palestras, demonstrações de uso de equipamentos utilizados em ações de contingência de vazamentos de petróleo, além do cadastramento de agentes voluntários ambientais.
A bióloga Clarice Leão Lopes, doutora em Oceanografia Biológica, fará a palestra “Técnicas de limpeza de áreas afetadas por vazamentos". Ela apresentará as melhores técnicas e as ações mais eficientes de limpeza para minimizar os impactos ambientais de acidentes com petróleo e acelerar os processos de recuperação das áreas atingidas. Uma das funções da palestra, da demonstração do uso de equipamentos e de como acontece a limpeza é a de formar agentes ambientais voluntários na cidade.
Quem tiver interesse, pode se inscrever no local e fazer parte do cadastro da Secretaria do Meio Ambiente de Ubatuba. O Programa de Ações de Cidadania da Transpetro está sendo realizado por meio da apresentação de seis palestras em cada cidade do Litoral Norte. As atividades são gratuitas. Quem participa dos eventos tem direito ainda a um certificado da Transpetro-Fundespa. (Fonte: PMU)

Cobrança de Zonal Azul entra em vigor em dezembro

Ubatuba - Começa em Ubatuba, a partir do dia 15 de dezembro, a cobrança do estacionamento rotativo, mais conhecido como Zona Azul, nas praias Maranduba, Lagoinha, Praia Grande e Tenório. O horário de funcionamento será das 7h às 19h.
A decisão de implantar o sistema de cobrança foi tomada junto à população, representada pelos Conselhos Municipais de Desenvolvimento e de Turismo, e à Associação Comercial de Ubatuba.
A prefeitura realizou, no dia 25 de novembro, um processo seletivo para a contratação de cerca de 150 pessoas (se houver necessidade mais pessoas serão convocadas) oque vão atuar nos pontos onde a cobrança será efetuada. O resultado final do processo seletivo já está disponível no site www.ubatuba.sp.gov.br. Nos dias 10 e 11 já serão realizados os exames médicos, para nos dias 13 e 14 acontecerem os treinamentos teórico e operacional, quando os controladores de estacionamento rotativo receberão o kit para trabalho. Os controladores de estacionamento atuarão divididos por regiões, de acordo com o local de residência.
Posteriormente, a cobrança também entrará em vigor em algumas ruas do centro da cidade, das 9h às 17h, e nos bolsões de estacionamento (aeroporto, Praça de Eventos da Av. Iperoig e Ilha dos Pescadores), das 18h às 6h.
Toda a estrutura operacional da Zona Azul está sendo providenciada pela Secretaria Municipal de Administração e posteriormente será de responsabilidade da Coordenadoria Municipal de Trânsito.

Transparência e segurança
Além do fato de a decisão de implantar a Zona Azul ter sido tomada em conjunto com a sociedade civil, o processo de cobrança também será o mais transparente possível, com o balanço diário dos valores cobrados e das notificações de todos os controladores. Este processo será feito da seguinte forma: haverá um posto de apuração, para onde os controladores de estacionamento, ao final do turno, levarão tudo o que foi feito naquele dia; no posto de apuração, que vai funcionar das 19h às 7h, será feita a conferência e em seguida os dados serão disponibilizados na internet.
Visando maior segurança, a prefeitura estuda ainda a possibilidade de firmar parceria com quiosques e outros comércios para a venda das “raspadinhas” (bilhetes) de cobrança.
“A disponibilidade dos dados na internet foi uma determinação do prefeito Eduardo Cesar. Acreditamos que o acesso a estas informações confere transparência ao processo de cobrança da Zona Azul”, explica o secretário municipal de Administração, Silvio Bonfiglioli.
Para o prefeito Eduardo Cesar, “a cobrança da Zona Azul servirá para organizar o estacionamento em Ubatuba, principalmente durante a temporada de verão. Queremos dar transparência e segurança a este processo para que não haja dúvidas quanto à idoneidade da cobrança”, diz o prefeito. (Fonte: PMU)

 

Semana de 7/12 a 13/12/2007.
Cine Porto 38332066.


"Ta dando onda" Desenho dublado!!!!!
ás 16:00 - 17:40hs

"Os donos da noite" Drama Policial !!!!!!
ás 19:20 - 21:20hs.

cineporto@hotmail.com
 

Poesia Topo


 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Agenda do Deputado: 06 de Dezembro de 2007

O deputado Clodovil continua em licença médica devido à sua hipertensão, mas seu gabinete continua o trabalho a todo vapor, acompanhando diretamente os pré- projetos apresentados pela Santa Casa de Caraguatatuba e de Ubatuba junto ao Ministério da Saúde, cuja liberação das referidas verbas dependem agora exclusivamente da aprovação dos pré- projetos enviados pelos secretários de saúde de cada cidade junto ao Ministério para que possam ser as verbas liberadas até o término deste ano.
Como é do conhecimento de todo povo brasileiro o Deputado Clodovil foi portador de um câncer de próstata diagnosticado em setembro de 2005. Após cirurgia para a retirada do tumor, o Deputado recuperou sua saúde e foi eleito .
Pois bem... depois de ter " sentido na pele" a doença e sendo conhecedor das seqüelas que ela provoca e sabendo as dificuldades no acesso à saúde, o medo e o preconceito que rondam o exame clínico, além da falta de maiores conhecimentos sobre sua importância e gravidade dessa doença, o deputado achou por bem apresentar um projeto a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara.Este projeto vai tentar tornar obrigatório o exame para todos os trabalhadores do sexo masculino com idade superior a 40 anos.
Se aprovado, ele obrigará que durante os exames admissional, demissional e periódicos, previstos na legislação trabalhista, seja feito também o exame de próstata,em prevenção a doença .
Um assunto delicado e polêmico com certeza, mas, um assunto que deve ser tratado com a maior naturalidade e seriedade , tendo em vista os inúmeros casos de óbito de pessoas jovens pela falta de acompanhamento médico e do preconceito.
Nosso deputado realmente é um inovador, em seus 71 anos ele "enxerga longe" é ousado , destemido, e, principalmente quando acredita, vai e faz.
O gabinete também prepara a Separata do deputado Clodovil. Separata é uma prestação de contas de todos os projetos , verbas e trabalhos apresentados durante o ano pelo parlamentar . A Separata não é obrigatória mas, o nosso deputado fez questão de fazer a sua , para que seus eleitores e o povo em geral acompanhem seu primeiro ano de mandato na Câmara.
Deputado Clodovil gosta de tudo muito transparente.
Em casa , neste recesso "forçado" por seu estado de saúde o Deputado Clodovil acompanha o andamento do seu gabinete passo a passo, aproveita as horas vagas para usar sua criatividade ,dando mais alegria a sua casa, enfeitando-a com flores cultivadas em seu jardim.
Esta assessora esteve almoçando junto com o deputado e alguns assessores de Brasília, quando para nossa surpresa fomos presenteados pela linda visão do arranjo que o deputado fez em tempo recorde.
Como sempre ... tirei uma fotografia para mostrar à vocês .O arranjo foi feito com flamboyant,cavalinha do brejo e crótons.
Com estas lindas flores, desejo à todos uma semana de muitas alegrias e paz.
Quero deixar para vocês uma frase que recebi de um amigo muito querido, gostaria repartir com vocês.
"A suprema felicidade da vida é a convicção de ser amado por aquilo que você é, ou melhor, apesar daquilo que você é." (Victor Hugo).
Até a próxima semana!
 

Meg Ramos
Assessoria Parlamentar

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Perequê Açu  ©Emilio Campi

Perequê Açu
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor