Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2007 - Nº 1889 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região


Caraguatatuba
Caraguá vence Mogi no Basquete
Artistas consagrados vão marcar presença em Caraguá no Super Verão
Caraguá intensifica coleta de lixo durante a temporada
Caraguá toma as primeiras providências sobre o Mercado Municipal
Eleição de membros para o Conselho Tutelar de Caraguá acontece em Caraguá no próximo domingo 16
Prefeito de Caraguá leva problemas da SP-55 e SP-99 ao Secretário de Estado dos Transportes
Vencedores do concurso de desenho O Pequeno Príncipe recebem premiação no gabinete do prefeito

Ilhabela
Alunos das Oficinas da FUNDACI apresentam Cantos Corais e Ballet Clássico


São Sebastião
Prefeitura e Polícias Militar e Civil fiscalizam entrada de ônibus de excursão em São Sebastião
Prefeitura instala decoração de Natal na Avenida Guarda Mor

Ubatuba
Lobinhos realizam cerimônia de promessa

Entrega da segunda etapa da reurbanização do Perequê-Açu é adiada
Projeto Tamar de Ubatuba realiza exposição fotográfica sobre os oceanos
Fundart abre inscrições para III Festival de Marchinhas
Novos funcionários da Emdurb assumem funções em Ubatuba
Renato Galvão e Diego Santos brilham na final do Maresia Pro
Arrastão Ubatuba sem Dengue chega ao Bairro Perequê-Açu


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

 


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá vence Mogi no Basquete

Caraguatatuba - O time Sub-21 de Basquete de Caraguatatuba, que tem o apoio da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, venceu na última quarta-feira por 96 a 92, na prorrogação, a forte equipe de Mogi das Cruzes, pela Liga Paulista de Basquete no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
Os jogadores de Caraguá, que já garantiram a classificação antecipada para os playoffs, enfrentam neste sábado 8, o time de Itaquaquecetuba, fora de casa, pelo último jogo da primeira fase. Se vencer, os caraguatatubenses asseguram o segundo lugar do grupo.
A equipe de Handebol de Caraguatatuba, que disputa a Liga Metropolitana Livre, foi derrotada na quinta-feira por 20 a 17, por Cubatão, em partida disputada no Litoral Sul de São Paulo.
No domingo, às 12h, o time de Caraguá voltará a quadra em Peruíbe, contra a equipe da casa.
Pelo Torneio Popular Voleibol 4 X 4 Masculino, na última quinta-feira, no CEMUG, três jogos agitaram a rodada. O Heaven Teen perdeu por 2 a 0 para o Beach Voley, com duplo 0/15.
Em seguida, em jogo disputado, a Ascaf levou a melhor sobre o Thunder Boys, 2 a 1, com parciais de 13/15, 15/12 e 09/15. No último confronto da noite, o Massagua´s fez 2 a 1 no time do Os Amigos, 14/16, 15/12 e 15/12.
(Fonte: PMC)

Artistas consagrados vão marcar presença em Caraguá no Super Verão

Caraguatatuba - De 26 de dezembro a 10 de fevereiro, Caraguatatuba será a melhor opção para quem pretende passar uma temporada de verão inesquecível. Agito e belas paisagens dividirão espaço no cenário perfeito para a Alta Temporada, que terá início com shows de bandas locais, seguido pela chuva de fogos de artifício do Reveillon e uma agenda variada com os melhores artistas do momento, que “levantarão a poeira” na Praça de Eventos, na Avenida da Praia, durante o Super Verão. O evento, que será realizado pela Opção Montagens e Eventos, é promovido pelo Grupo Band, com o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
Segundo o Secretário de Turismo, Ricardo Ribeiro, o investimento da Prefeitura nesta parceria chega a 90 mil, valor referente aos shows pirotécnicos que neste ano acontecerão no Centro e nas regiões Norte e Sul, e ao investimento nas bandas locais que agitarão Caraguá durante a semana, antecedendo as grandes atrações prometidas para os finais de semana.
Com uma infra-estrutura de alta qualidade, o Super Verão proporcionará uma temporada de Verão com opções para todos os gostos e idades. Dentro da estrutura que já está sendo montada na Praça de Eventos, com área total de 10.000m², haverá arquibancadas e camarotes fechados, ambiente climatizado, arena esportiva, palco e espaço para shows, e ainda, área de entretenimento com Praça de Alimentação, Lan House, Recreação Infantil, Centro de Estética e muitas outras novidades.
Entre os principais shows já confirmados em Caraguá estão:
3 de janeiro – Sorriso Maroto e César Menoti e Fabiano
4 de janeiro – Banda Eva
5 de janeiro – Inimigos da HP
10 de janeiro – Natiruts
11 de janeiro – Perla / Cupim na Mesa e Papas na Língua
12 de janeiro – Fresno e Mascavo
17 de janeiro – Edson e Hudson
18 de janeiro – Cidade Negra
19 de janeiro – Doce Encontro / Samprazer e Nuwance
24 de janeiro – Armandinho e Ponto de Equilíbrio
25 de janeiro – NX Zero e Natalia
26 de janeiro - Falamansa

Programação variada em Caraguá
Além dos shows de grande repercussão no cenário nacional já programados, está ainda previsto o show do cantor Edu Ribeiro, com data a confirmar. Segundo Wagner Blasio, da Opção Eventos, mesmo os shows com datas confirmadas poderão sofrer alterações. “As atrações estão na grade e já foram contratadas, mas conforme a agenda dos artistas poderá haver alguma mudança de data”. As grandes atrações marcarão os finais de semana, juntamente com as atividades esportivas que acontecerão na arena do Super Verão, em Caraguá. Os shows com bandas locais ocorrerão de 26 a 31 de dezembro, de 6 a 9 de janeiro, de 13 a 16, de 20 a 23 e de 27 de janeiro a 10 de fevereiro.
O Super Verão estima receber durante a temporada um público de 1,2 milhão. Para isso, possui uma estrutura composta por Posto Médico com UTI Móvel, Monitoramento Eletrônico, posto de Polícia Civil e Militar, Brigada de Incêndio além de uma equipe de segurança composta por 100 integrantes. Mais informações sobre o Super Verão em Caraguá e curiosidades podem ser obtidas no site www.superverao.com.br
(Fonte: PMC)

Caraguá intensifica coleta de lixo durante a temporada

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguatatuba, por meio da SESEP – Secretaria de Serviços Públicos irá intensificar a coleta de lixo no período de temporada de verão 2007/2008, que vai de dezembro a fevereiro.
Neste período, será contratado mais 60 homens pela Pioneira, empresa terceirizada, que faz a coleta do lixo, para ajudar nos trabalhos de coleta. A frota para esse trabalho de coleta conta com 15 veículos compactados, dois caminhões roll on off (para dar suporte aos condomínios), 5 basculantes e 2 retroescavadeira.
Na programação, os coletores iniciarão seus trabalhos às 4h e vão até 21h. A área central e bairros próximos, como Martim de Sá, Prainha, Sumaré, Indaiá, Jardim Aruan, Estrela Dalva e Primavera, terão coletas diárias do lixo, já os bairros mais distantes, terão coletas alternativas, sendo 3 vezes por semana, como já acontece fora da temporada, de segunda-feira a domingo.
Segundo o diretor da Divisão de Limpeza Urbana, Gilberto Santos, a expectativa é que sejam recolhidos cerca de 4 mil toneladas de lixo no mês de dezembro, 6 mil no mês de janeiro e 3 mil no mês de fevereiro. “Além da coleta de lixo, teremos mais 25 homens, além dos 10 que já temos, na limpeza das praias da cidade, que vai do Rio Juqueriquerê até a Praia da Tabatinga e também reforçaremos a limpeza das praças e ruas do município, sem esquecer de todos os trabalhos que já executamos durante o ano, como limpeza em geral das ruas, limpeza de valas, entre outros”. Ele acrescentou ainda que os pontos da cidade onde acontecerão os eventos, o serviço de limpeza também será reforçado.
Santos afirmou que com a área de transbordo, localizada no Jardim Gaivotas, o trabalho de descarga do lixo está mais rápida, com isso, o atendimento a população é mais ágil, evitando assim transtornos. “Quando utilizávamos a fazendo Serramar, demorávamos cerca de 1 horas para fazer a descarga do lixo, agora com a área de transbordo da prefeitura, esse tempo caiu para no máximo 20 minutos. Com isso, nesta temporada, teremos mais agilidade no trabalho, com um atendimento melhor”, concluiu.
(Fonte: PMC)

Caraguá toma as primeiras providências sobre o Mercado Municipal

Caraguatatuba - Uma reunião com uma comissão, com representantes da prefeitura, Associação dos Agricultores e Pecuaristas, ACE - Associação Comercial e Empresarial de Caraguá aconteceu na quinta-feira, 06, no gabinete do Prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, para discutir detalhes da administração e funcionamento do Mercado Municipal, que ficará pronto no mês de fevereiro.
Além do prefeito Aguilar, estiveram representando a Prefeitura, o secretário de Planejamento, Economia e Gestão, Augusto Antunes Correa Filho, o procurador, Fábio Tau; a Associação dos Agricultores e Pecuaristas foi representada pelo presidente, Sílvio Saito; a ACE foi representada também pelo presidente, Paulo Bijos. Também estiveram presente no encontro a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar e o autor do programa que deu partido para o projeto de arquitetura do Mercado Municipal, Tuta Campos.
Na reunião ficou decidido que os produtores, pescadores e pecuaristas de Caraguá levantarão os seus anseios e problemas para expor para a comissão na próxima reunião e as Secretarias de Planejamento e Assuntos Jurídicos irão estudar os procedimentos do regime interno e levantar dados para orientação das pessoas interessadas em adquirir os boxes, para que os interessados sejam orientados de como proceder para participar da licitação para vender seu produto no local.
Os produtores, pecuaristas e pescadores não participarão de licitação, tendo boxes reservados para comercializar os seus produtos. O local terá uma variedade de produtos e o objetivo é atrair toda a população, turistas e veranistas. O Mercado Municipal irá contar com espaços para floricultura, restaurante, empório, Praça de Alimentação, entre outros.
A Prefeitura, por meio da Assessoria de Comunicação, irá divulgar onde e quem o interessado deve procurar para ser orientado sobre todos os detalhes de como proceder para participar da licitação de aquisição do boxe.
(Fonte: PMC)

Eleição de membros para o Conselho Tutelar de Caraguá acontece em Caraguá no próximo domingo 16

Caraguatatuba - Após a etapa de inscrições para a composição do novo Conselho Tutelar, que atuará em Caraguá a partir de 21 de dezembro, com vigência até o final de 2010, o CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caraguatatuba, organiza a próxima fase, que consiste na eleição dos futuros conselheiros.
Com o encerramento das inscrições, no dia 30 de novembro, os 44 candidatos inscritos passaram por avaliações, que incluíram conhecimentos específicos sobre a Lei Orgânica Municipal, o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 118 – 11/09/1991 – Política Municipal de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lei nº 1471 de 25/10/2007 (atividades, composição e atribuições do Conselho Tutelar) e SINASE – Sistema Nacional de Ações Sócio-Educativas. De todas as pessoas inscritas para o Conselho Tutelar, 32 tiveram algum tipo de impedimento, e acabaram indeferidas. O nome dos candidatos aptos a concorrer às eleições foi publicado no informativo oficial, que circula dentro do Jornal Expressão Caiçara, com data de 5 de dezembro.
A próxima fase será a eleição dos novos conselheiros acontecerá no próximo domingo, dia 16 de dezembro, na EMEF Prof. João Baptista Gardelin, no bairro Poiares, onde a população de Caraguá poderá comparecer, das 10h às 16h, para participar da votação.
Para escolher os novos conselheiros que lutarão pelos direitos das crianças e adolescentes da cidade, basta que o munícipe tenha idade acima de 16 anos e esteja portando documentos pessoais como RG e Título de Eleitor.
Segundo a promotora da Vara da Infância e da Juventude, Maria Cristina Tadeu Garcia, é fundamental que a população participe desse processo eleitoral. “O voto é aberto e todos podem eleger um representante para o Conselho Tutelar. É por meio desta eleição que se dará uma escolha justa, daqueles que realmente lutam em defesa da criança e do adolescente. É essencial que o munícipe escolha aquele que realmente fará a diferença, no sentido de proteger o menor”, finalizou a Dra. Maria Cristina.
(Fonte: PMC)

Prefeito de Caraguá leva problemas da SP-55 e SP-99 ao Secretário de Estado dos Transportes

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, acompanhado dos secretários de Planejamento, Economia e Gestão, Augusto Antunes Correa Filho; de Urbanismo, Habitação e Trânsito, Leandro Borella Barbosa e do diretor da Ditran – Divisão de Trânsito, Celso Rapaci, viajou para São Paulo nesta sexta-feira, 07 de dezembro, para se encontrar com o Secretário de Estado dos Transportes, Mauro Arce. Na ocasião também estará presente o Superintendente do DER – Departamento de Estradas e Rodagens, Delson José Amador.
Na reunião, o prefeito irá apresentar ao secretário, 13 problemas críticos existentes nas SP-55 e SP-99, que cortam o município e tem sido alvo de acidentes.
A secretaria de Urbanismo, Habitação e Trânsito, por meio da Ditran fez um levantamento em todos os pontos da cidade e detectou os problemas levados ao secretário de Estado. “Levantamos os problemas, estamos levando um mapa com localização de cada ponto crítico, fotos de cada problema, vamos apresentar ao secretário e esperamos solução”, disse Rapaci.
Além dos 13 pontos críticos da SP -55 e SP-99, o prefeito Aguilar estará discutindo com o secretario a municipalização dos trechos das rodovias que cortam a cidade e implantação de redutores de velocidade nos locais. “Esperamos uma pronta ação do governo do Estado nas nossas solicitações, pois estamos lutando pela segurança da população”, disse.
Entre os problemas levados para o secretário Mauro Arce, estão o acesso irregular no bairro Martim de Sá, na altura do km 98 (travessia de pedestres e escolares, comércios como pólos geradores de tráfego); cidade Jardim, também no km 98, travessia de pedestres e escolares e ciclovia interrompida; no km 97, prolongamento da rodovia, iluminação pública em mais de 500 metros; no trevo da cidade onde cruza a SP-55 com SP-99, travessia de pedestres e ciclistas, ponto de ônibus, comércio, acesso a área central de Caraguá, Ubatuba e São Sebastião, sinalização viária com muita informações desnecessário e alto índice de acidentes; no trecho da ponte sobre o Rio Juqueriquerê, o levantamento explica que os ciclistas e pedestres adentram na rodovia por falta de espaço; entre outros problemas.
O prefeito Aguilar aproveitará a oportunidade para reforçar o pedido da passarela na ponte do Juqueriquerê, benefício já prometido pelo DER-Departamento de Estadas e Rodagens, e a previsão é que a obra inicie no ano que vem, uma antiga reivindicação dos moradores locais.
(Fonte: PMC)

Vencedores do concurso de desenho O Pequeno Príncipe recebem premiação no gabinete do prefeito

Caraguatatuba - Dois alunos da EMEF Luiz Ribeiro Muniz, do bairro Martim de Sá, foram recebidos no gabinete do prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, juntamente com o presidente da FUNDACC, Ricardo Gaspar, o ator Thierre Nascimento (O Pequeno Príncipe), o diretor do espetáculo – apresentado em outubro, durante a semana da criança – Adbaílson Cuba, a Assessora Cultural Cássia Bueno, entre outros.
Os estudantes Bruno Gomes da Silva e Ingrid Mathias Kaneko da Cruz, ambos com 7 anos, compareceram ao gabinete acompanhados pela professora da sala, Valéria Dalprat, pela professora de Artes, Neide de Castro Martins e pelo diretor da escola, prof. Rubens Antonio de Castro por terem sido vencedores do concurso de desenho lançado durante as apresentações da peça O Pequeno Príncipe, em Caraguá.
O prefeito Aguilar recebeu as crianças e aproveitou a oportunidade para conhecer de perto o ator-mirim que interpretou “O Pequeno Príncipe”, e para parabenizar os vencedores do concurso de desenho.
Após a conversa, o prefeito e o ator Thierre fizeram a entrega dos prêmios do concurso de desenho aos alunos da Martim de Sá. A estudante Ingrid Mathias Kaneko da Cruz ganhou uma roupa da loja Sun Rik, e Bruno Gomes da Silva recebeu das mãos do prefeito um vale-brinquedo da Fran Brinquedos.
Segundo explicou o presidente da FUNDACC, Ricardo Gaspar, outros alunos que participaram do concurso, com desenhos e redações serão premiados na próxima semana. “O prefeito Aguilar e o Pequeno Príncipe irão a mais três escolas de Caraguá para entregar os prêmios aos alunos vencedores do concurso, que realizamos durante a apresentação da peça, no mês de outubro”, finalizou.
(Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Alunos das Oficinas da FUNDACI apresentam Cantos Corais e Ballet Clássico

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e FUNDACI – Fundação Arte e Cultura de Ilhabela, em comemoração ao encerramento das aulas das Oficinas Culturais, estará realizando neste mês de dezembro, as apresentações dos alunos dos Corais e Ballet Clássico, com a encenação do Ballet de Repertório “O Quebra Nozes”.
(Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Prefeitura e Polícias Militar e Civil fiscalizam entrada de ônibus de excursão em São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Segurança Urbana (Segur) e da Fazenda (Sefaz), em parceria com as Polícias Militar, Rodoviária e Civil, está fiscalizando os ônibus de excursão irregulares que entram no município. O assunto foi tratado durante a última reunião, este ano, do Conselho de Segurança (Conseg) da Costa Sul, realizada na última quinta-feira (6/12), na Escola Estadual Walkir Vergani, em Boiçucanga.
A ação vem sendo efetuada em função de várias reclamações por parte de moradores e veranistas da região sul da cidade. Recentemente, a operação barrou 12 ônibus em situação irregular, ou seja, com documentação vencida ou em condições precárias para trafegar.
Segundo o diretor da Divisão de Tráfego (Ditraf), Marcio Nonato, existe alguns proprietários de áreas particulares que estão ‘alugando’ (cobrando uma taxa) para que o veículo possa ficar estacionado no local. Tal prática, no entanto, depende de alvará de funcionamento da Prefeitura. O dono de área particular que permitir o estacionamento sem licença para a atividade será notificado pela fiscalização da Divisão de Posturas para regularizar a situação. A fiscalização de rotina visita os bairros para verificar se há ônibus estacionados em área particular.
Nonato explica que para os veículos estacionarem no município é necessário ter uma autorização da Prefeitura. Na solicitação deve constar número da placa do veículo, nome da empresa, motivo da viagem e local onde pretende estacionar. Ele cita como exemplo o caso dos jogos de futebol, quando times de outras localidades são convidados a participar das competições e geralmente se deslocam de ônibus. Se a empresa não solicitar a permissão, o próprio clube que convidou a equipe pode reivindicar junto à administração municipal, desde que contenha todos os dados exigidos.
Para a presidente do Conseg, Éder Ávila, o trabalho em cima dos ônibus tem surtido resultado positivo à cidade. “Está havendo muitas queixas sobre os ônibus de excursão, que fazem muita baderna e tem apavorado os moradores”, acrescenta.
Uma outra questão levantada durante a reunião do Conseg se refere à vinda de veículos –vans, kombis, picapes e até ônibus – que trazem produtos para serem comercializados na cidade. De acordo com a chefe Cristiane Silva, que participou do encontro acompanhada da diretora de Receita, Márcia Avramidis, a fiscalização de Posturas já investigou a denúncia e sabe quem ‘desova’ os vendedores que atuam no município. Segundo ela, todos os produtos que estiverem nesses veículos serão apreendidos porque há constatação de que são vendidos de forma irregular. Na ocasião, ela informou como a fiscalização vai agir durante o verão.

Polícia
Com relação a segurança pública, o delegado do 2° Distrito Policial, Múcio Mattos Monteiro de Alvarenga, informou que a Polícia Civil vai receber um reforço de 21 homens para atuar durante a temporada de verão. Ele também anunciou que o bairro de Maresias terá plantão policial no período de 26 de dezembro a 6 de fevereiro de 2008. O atendimento será realizado no antigo prédio do depósito Cambury e funcionará somente para o registro de Boletim de Ocorrência. A medida ampliará o serviço que já acontece em Juquehy e Boiçucanga.
Quanto a Polícia Militar, o tenente do Pelotão de Boiçucanga, Daniel Lemes Garcia, afirmou que a Costa Sul receberá um número maior de homens em relação ao ano passado. A vinda dos soldados foi definida com base em estudo feito pela corporação e, segundo ele, é suficiente para atender a demanda e necessidades da região.
No próximo dia 18, uma reunião foi agendada, às 14h, no Pelotão da Polícia Militar, em Boiçucanga, para definir as ações que serão tomadas pela fiscalização de Posturas, Obras e Meio Ambiente, além do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com as Polícias Militar e Civil.
A reunião do Conseg também contou com a presença do engenheiro Augusto Terada, que atua na Subprefeitura da Costa Sul, divisão ligada a Secretaria das Subprefeituras (Sesub), do assessor da Segur, João Batista Nunes Marques, e representantes da comunidade.
Em janeiro de 2008 não haverá reunião do Conseg. O próximo encontro acontece no dia 7 de fevereiro.
(Fonte: PMSS)

Prefeitura instala decoração de Natal na Avenida Guarda Mor

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) iniciou nesta sexta-feira (7/12) a instalação da decoração natalina na Avenida Guarda Mor Lobo Vianna, com peças de 1 metro de largura e 1 de altura formando o “Peixinho” estilizado com gorro de Papai Noel.
A idéia é gerar um atrativo turístico para a cidade. A previsão é de que até segunda-feira (10/12), as peças estejam em postes e locais de boa visibilidade como as avenidas Guarda Mor Lobo Viana e Antônio Januário do Nascimento e ruas Armando Sales de Oliveira e Marechal Deodoro da Fonseca, além da Duque de Caxias e Mansueto Pierotti.
(Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara ACIU

Lobinhos realizam cerimônia de promessa

Ubatuba - Foi realizada no último sábado dia 08 de dezembro, a cerimônia de promessa dos Lobinhos e Escoteiros do Grupo escoteiro Iperoig. Estiveram presentes no evento, familiares dos escoteiros, convidados e autoridades locais.
Na ocasião também foi comemorado o 11º aniversário do Grupo escoteiro, além dos 100 anos de fundação do escotismo.
Para a Associação Comercial de Ubatuba, na pessoa de seu presidente: Ahmad Khalil Barakat, foi entregue um diploma de agradecimento, em homenagem ao apoio recebido, para o crescimento do escotismo na cidade de Ubatuba.
O Grupo escoteiro Iperoig deseja a todos uma ótima temporada e comunica que retonará suas atividade no mês de fevereiro de 2008, todos os sábados das 15h ás 17h no Clube ACIU no bairro Taquaral em Ubatuba.

Entrega da segunda etapa da reurbanização do Perequê-Açu é adiada

Ubatuba -   O evento que marcaria a entrega das obras de reurbanização da Avenida Governador Abreu Sodré, no trecho compreendido entre a Rua Nóbrega e o Rio Indaiá, no Perequê-Açu, marcado para ocorrer nesta sexta-feira, 7, teve necessidade de ser adiado devido ao mau tempo. A nova data para a entrega será no dia 15 de dezembro, a partir das 10h. (Fonte: PMU)

Projeto Tamar de Ubatuba realiza exposição fotográfica sobre os oceanos

Ubatuba -  O Projeto Tamar de Ubatuba, em parceria com o Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (USP) está realizando uma bela exposição fotográfica sobre a vida marinha. Com o tema "Oceano: vida escondida", a exposição traz imagens inéditas obtidas por pesquisadores da USP durante os últimos 10 anos. A exposição faz parte da Programação de Verão do Tamar e poderá ser visitada até o dia 13 de janeiro de 2008.
O acervo da exposição é composto por fotografias de corais, águas-vivas, e outros organismos de rara beleza, mas ainda pouco conhecidos ou jamais vistos fora do meio científico. O acervo da exposição também inclui imagens previamente publicadas em revistas no Brasil e no exterior. Uma seleção de imagens e informações sobre a mostra estão disponíveis online: http://www.usp.br/cbm/oceano.

O projeto Tamar
O Centro de Visitantes do Projeto Tamar- ICMBio em Ubatuba constitui-se em um dos principais atrativos da cidade, chegando a receber cerca de 80 mil visitantes a cada ano, principalmente na temporada de verão, finais de semana e férias escolares. Os turistas e moradores locais recebem uma verdadeira aula de educação ambiental sobre as tartarugas e os ecossistemas marinhos através de tartarugas marinhas em tanques, painéis fotográficos, peças biológicas, réplicas e silhuetas.

Serviço
A Base do Tamar-ICMBio de Ubatuba está situada à Rua Antonio Athanásio, 273, próximo ao Shopping Porto Itaguá e a partir do dia 6 de dezembro, estará aberta à visitação diariamente das 10 às 20 horas. O Tamar tem o patrocínio nacional da Petrobrás e em Ubatuba recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba.(Fonte: PMU)

Fundart abre inscrições para III Festival de Marchinhas

Ubatuba -  Estão abertas, desde o dia 5, as inscrições para o III Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba. O evento acontecerá nos dias 26 e 27 de janeiro e 1 de fevereiro, no Coreto da Praça Exaltação da Santa Cruz, em frente à Igreja Matriz. O tema para compor as músicas é livre e qualquer pessoa que more em Ubatuba pode participar.
Promovido pela prefeitura, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), o Festival pretende valorizar esta manifestação cultural, que é predominante no carnaval do interior paulista, além de revelar novos talentos nas áreas musical e literária.
Segundo o presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira Pinto, o Festival de Marchinhas vem crescendo desde a sua primeira edição e, graças a ele, Ubatuba terá uma semana de carnaval. “Considerando os três dias do Festival mais os quatro dias do Carnaval Histórico, que a Fundart realiza na Praça da Matriz, de sábado a terça-feira, serão sete dias de muita folia, com ênfase no carnaval antigo, saudável e familiar.”

O regulamento
As inscrições poderão ser efetuadas até o dia 21 de dezembro, na sede administrativa da Fundart, Rua Félix Guisard Filho, nº 6, de segunda à sexta, em horário comercial. Cada participante poderá inscrever até duas marchinhas, mesmo em parceria. O tema para as marchinhas é livre. Serão julgadas: a criatividade, a letra, a música e a interpretação. Além de preencher ficha, o concorrente tem que entregar seis cópias da letra, digitadas e cifradas, com o nome do autor.
Também é necessário apresentar uma fita ou cd, com música gravada. As marchinhas devem ser inéditas e originais, ou seja, não pode haver plágio, nem na melodia, nem letra. Nos dias do Festival, a Fundart colocará uma banda instrumental à disposição dos intérpretes. Para mais informações, ligue: 3833-7000/3833-7001. O regulamento completo pode ser adquirido na sede da Fundart ou no site www.ubatuba.sp.gov.br . (Fonte: PMU)

Novos funcionários da Emdurb assumem funções em Ubatuba

Ubatuba -  A convite da Associação de Servidores Públicos Municipais (Aspem), o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve na manhã desta sexta-feira, 7, com os novos funcionários contratados pela Emdurb (Empresa de Desenvolvimento Urbano), através de processo seletivo para atuarem na limpeza urbana do município. Na ocasião, os 32 novos servidores, que já estão trabalhando desde o dia 5 de dezembro, tomaram um café da manhã e ouviram as palavras do prefeito.
“Somos uma equipe que está transformando a cidade e vocês vão ajudar muito na continuidade deste processo, fazendo de Ubatuba uma cidade melhor para nós, nossos filhos e netos. Para isso, vocês podem contar com toda nossa equipe. Parabéns, sejam bem-vindos e que Deus abençoe cada dia de trabalho de vocês!”, disse o prefeito Eduardo Cesar.

Limpeza
Além destes 32 novos funcionários, a Emdurb já conta com outros 44 que estão realizando serviços de como capina, limpeza de valas, canais, margens de rios, corte de grama e poda de árvores. Atualmente 20 pessoas estão realizando a limpeza pública no centro e os demais estão divididos entre as regiões norte e sul.(Fonte: PMU)

Renato Galvão e Diego Santos brilham na final do Maresia Pro

Ubatuba -  Ubatuba foi o destaque da etapa final do Maresia Paulista de Surf Profissional, encerrada no último domingo, 2, na Praia de Pitangueiras, em Guarujá. O surfista Renato Galvão, que já estava na liderança, confirmou o favoritismo e conquistou o bicampeonato estadual, mesmo perdendo nas oitavas-de-final.
Diego Santos foi o vencedor da etapa, terminando em quinto no ranking final. Esta foi a primeira vitória de Diego como surfista profissional. “É uma emoção muito grande superar atletas de nível internacional. Foi um dia abençoado por Deus”, comemorou Diego.
Outro surfista de Ubatuba que terminou o circuito em ótima fase foi Saulo Junior, que ao conseguir a terceira colocação no ranking final, garantiu a vaga para o SuperSurf 2008. (Fonte: PMU)

Arrastão Ubatuba sem Dengue chega ao Bairro Perequê-Açu

Ubatuba -  O movimento “Ubatuba sem Dengue, entre nesta onda” chegou ao bairro Perequê-Açu. Em três dias de arrastão, os agentes visitaram 3979 imóveis, percorrendo toda a extensão deste, que é um dos bairros mais populosos da cidade. Segundo os coordenadores do Programa de Combate à Dengue, foram encontrados muitos focos do mosquito, além de diversos imóveis fechados.
O prefeito Eduardo Cesar tem acompanhado de perto as ações e afirma que muitos cidadãos estão fazendo a sua parte, mas ainda falta conscientização por parte de alguns. “Temos que ter consciência de que todos, sem exceção, precisam colaborar", diz o prefeito.
Segundo a coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Denize Terra, o movimento “Ubatuba sem Dengue, entre nessa onda” engloba muito mais do que as visitas casa-a-casa, que acontecerão a cada 15 dias, em diferentes bairros da cidade. “Diversas ações estão sendo realizadas, entre atividades educativas, treinamentos, campanhas publicitárias e outros.”

Ações da semana
Durante esta semana, os 29 novos agentes de Controle de Endemias passaram por treinamentos, com equipes da Superintendência de Controle de Endemias do Estado. Nesta capacitação, eles aprenderam a utilizar as bombas de nebulização, bem como o preenchimento de boletins e procedimentos de campo para iniciar o trabalho casa-a-casa. Os alunos de 1ª a 4ª séries da Escola Madre Glória, no Parque dos Ministérios e de 3ª a 8ª séries da Escola José Belarmino Sobrinho, no Puruba, assistiram a palestras ministradas por técnicos do Controle de Endemias. Eles ensinaram às crianças e jovens, formas de desenvolvimento do mosquito, formas de contágio, sintomas da doença, prevenção e outros aspectos.
Na próxima segunda-feira, 10, funcionários de uma cooperativa de reciclagem situada no Sertão da Quina, região sul, também passarão por palestra e treinamento. Na opinião de Denize, este tipo de iniciativa tem trazido bons resultados para o município. “Neste caso, a própria cooperativa pediu o treinamento e isso tem acontecido bastante. Os treinamentos, de forma geral, representam uma oportunidade que eles têm para esclarecer dúvidas e saber informações corretas sobre a prevenção e sobre a doença.” (Fonte: PMU)

 

Semana de 7/12 a 13/12/2007.
Cine Porto 38332066.


"Ta dando onda" Desenho dublado!!!!!
ás 16:00 - 17:40hs

"Os donos da noite" Drama Policial !!!!!!
ás 19:20 - 21:20hs.

cineporto@hotmail.com
 

Poesia Topo

Arrelá, João de Souza

O coração levou uns cambotes na vida,
Peitou grileiro de terra,
Distribuiu carinho e amor
E foi se gastando,
A tal ponto que seu doutor
Recomendou mais parcimônia
No uso das emoções.
Mas, João de Souza,
Que não é de cerimônia
Ou de meias medidas
Como os causos que contou,
Era todo paladar
Como o pirão que provou,
Era todo caiçara
Como o povo que amou,
Era todo coração
- E nem o fôlego acompanhou -
E por isso veio a falecer
No dia 07/12/2007
Bem quando a alvorada despontou.


Homenagem ao “Contador de Causos de Ubatuba”, o Poeta do Pé Rachado de Domingos dos Santos, Jairo dos Santos e Assessores, Carmem, Maria e Cesário
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Memória curta

Estamos às portas de uma nova eleição e ao que parece Paulo Ramos lidera as pesquisas. Se for por vingança a, no geral, má administração de Eduardo César, diz-se no geral porque cada prefeito que entra sempre faz alguma coisinha boa e que dá para se aproveitar, todavia, realmente sempre é pouco pelo que poderia ser feito. Não foi diferente nas outras administrações, mas é isso que pretendemos mudar futuramente com o PTB.
Fazer pose de candidato novo e aparecer na foto com Paulo Ramos e Eduardo César é querer tapar o sol com a peneira, na expectativa de se apoderar de uma boquinha na próxima administração e isso não vai mudar nada para a população.
Se alguém quer terceira via não pode se esquecer que tudo está como está por culpa não do último executivo e legislativo municipal, e sim por culpa dos últimos executivos e legislativos (no plural).
A legislação municipal precisa urgentemente de uma revisão total. Há leis obsoletas, há leis inúteis que foram criadas para beneficiar uns e outros e não servem mais para ninguém, há leis que não tem finalidade nenhuma, porém, mesmo assim, a cada dia se cria uma nova. A cada lei criada é um “aperto” no nosso coração petebista porque, muito embora, os legisladores não percebam, mas eles criam uma lei que os beneficia hoje e no futuro essa mesma lei com certeza virá a prejudicar seus descendentes ou pessoas próximas. Isso se chama provar o próprio veneno, e olha, não é raro de acontecer.
Aqui com a sucessão legislativa e municipal não será diferente, se repetirem os erros e manter esse pessoal que ai está no poder anos e anos, viveremos eternamente errados, isso já seria burrice. Portanto, não se esqueçam do passado; a mudança radical para dias melhores é o PTB, conheça nossos projetos e tenha a certeza disso para fazer Ubatuba melhor.
 

Diretorio do PTB de Ubatuba

A 711 e seus retalhos sutis

Lendo a última edição do jornal “A Semana”, aliás, como faço com todos os jornais e informativos locais, por isso quero dizer a seus idealizadores que leio “A Cidade”, “O Agito”, “A Semana”, “Informativo do IDC”, “Informativo do PTB”, “Expressão Caiçara”, além de consultar diariamente os blogs, em especial o “Ubatuba Víbora” e o do “PTB”, nos sítios da internet acompanho as notícias do “Ubaweb” e “Litoral Virtual”, entre outros. Destaco estes porque são os mais “quentes” para quem mora em Ubatuba, afinal, trazem todas as informações necessárias da política local, sobre o quem é quem no município e o que estão fazendo. Estão todos de parabéns, sem vocês Ubatuba cairia no marasmo informal.
Porém, com muito respeito a todos, aqui me reporto em especial ao jornal “A Semana” (Edição de 6 de dezembro de 2007) e principalmente sobre a notícia da pagina 03, cujo título é “Vereador faz pedido de informação estranho”.
No corpo da matéria descreve que o vereador Marcos Demo questiona 21 itens para a instalação do parque de diversões no bairro do Itaguá, inclusive, a matéria afirma que a Lei Municipal 711 (Lei do Uso e Ocupação do Solo) foi, mais uma vez, ao meu ver, adredemente alterada para que seja necessária a apresentação do denominado “impacto de vizinhança” antes de instalar o referido centro de diversões.
O que me chama a atenção nesta matéria é que tão estranho quanto às 21 indagações feitas pelo nobre vereador, mais estranho ainda é estar o parque localizado próximo a um de seus estabelecimentos comerciais. Não seria esta a sua preocupação? Aliás, após a ida do estabelecimento de propriedade do vereador para o bairro, lá mudou muito, portanto, fica aqui um pedido para que o nobre edil se estabeleça também no bairro do Pé-da-Serra, bairro da Pipoca, Pedreira, Ipiranguinha, Horto Florestal, bairro da Figueira aonde o PTB fez uma visita recentemente e constatou que as pessoas, em pleno século XXI, estão sem luz elétrica (www.ptbubatuba14.blogspot.com), afinal, onde ele (vereador) está prevalece também o sossego, o progresso, a dedicação e a preocupação para com tudo à sua volta (parece até que é em benefício próprio).
Nada contra a pessoa do vereador, que é, inclusive, muito simpático e atencioso com seus clientes, mais sim contra esses atos medíocres que devem ser execrados da política local. Digo isso porque a mediocridade acompanha os incompetentes, é isso mesmo, penso eu que quem não tem competência para conviver com as pessoas ao seu redor não deve se estabelecer, pois, o sol nasce para todos e não somente para quem está no poder.
Muitas crianças ficaram felizes ao verem as instalações do referido parque, afinal, são crianças, e como todas gostam e precisam de diversão. Eduardo César implantou um parquinho de madeira no “Parque Guarani”, ponto positivo, aquilo é o maior sucesso para a população daqueles arredores; são poucos brinquedos, existem filas nos finais de semana, porém, já é uma ótima iniciativa, sempre está repleto de crianças brincando. Não podemos esquecer que as crianças de hoje serão os homens idealizadores do amanhã. Por isso, deixo aqui meu repúdio à atitude do edil, muito embora acho não ser importante para ele o que penso ou deixo de pensar, afinal, sou apenas um pacato cidadão da civilização comandada por ele (no momento). Mas mesmo assim gostaria que a Lei 711 fosse mais respeitada para atender interesses difusos e coletivos, utilizada em benefício à população e não para subentender que ela existe apenas para patrocinar interesses individuais de alguns edis que a manipulam nos últimos 20 anos.
Só imagino se ele (vereador) fosse o proprietário da casa ao lado de onde foi aprovada a construção do posto de gasolina na Avenida Professor Thomas Galhardo, acredito que não seria somente 21, mas 101 questionamentos, porém, como a casa vizinha ao posto não é dele, sequer houve questionamento algum para aprova-lo.
Deu para entender?
O PTB de Ubatuba está aqui se preparando para tentar modificar esse tipo de política que está alojada em Ubatuba (a política do "venha a nós").
Ao Jija, parábens pela matéria.

Ivair Pinto de Moura
Membro do PTB de Ubatuba.

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Perequê Açu  ©Emilio Campi

Perequê Açu
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor