Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta - feira, 13 de Dezembro de 2007 - Nº 1892 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região


Caraguatatuba
Caraguá atende resolução do Contran e fiscaliza o uso de capacete a partir de 1º de janeiro de 2008
Caraguá realiza formatura do Projeto Criarte
Eleição para conselheiros tutelares acontecerá na EMEF do Poiares neste domingo 16
A 2ª Cia. do 20º Batalhão da Polícia Militar de Caraguatatuba recebeu mais reforço nesta quarta-feira, 12 de dezembro. O prefeito José Pereira de Aguilar entregou ao Tenente André Luiz Paes mais 4 viaturas, sendo uma blazer e 3 corsas, que serão utilizadas para o trabalho preventivo dos Policiais.
“Valorização da Vida” é o tema da palestra que reunirá 120 policiais no Teatro Mario Covas
Caraguá terá prova natatória
Orçamento é aprovado em Segundo Turno
MACC apresenta a exposição Arte Religiosa Brasileira
Fundacc e Prefeitura Municipal apresentam
As Pastorinhas e Concerto do Projeto Guri dia 16

Ilhabela
DPNY recebe Moção de Louvor


São Sebastião
Prefeitura debate nesta sexta-feira situação de adolescentes que cometeram atos infracionais
Avenida do Jaraguá será recapeada pela Prefeitura e DER em 2008
Prefeitura lança programação de verão na segunda-feira
Prefeitura terá esquema especial para trânsito no verão
São Sebastião recebe o 4º Torneio de Pesca Noturna neste sábado
São Sebastião recebe simpósio internacional para discutir uso da Biomassa
Secretaria da Educação publica edital do vestibulinho de Logística nesta quinta-feira

Ubatuba
NOTÍCIAS DA FUNDART
Alunos do curso de elétrica recebem certificados na região oeste
Bairro Ipiranguinha recebe velório e ambulância
Asfalto no Corcovado e Sertão da Quina entra em fase de licitação em janeiro
Jovens do Projeto Guri de Ubatuba fazem confraternização de fim de ano


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

 


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá atende resolução do Contran e fiscaliza o uso de capacete a partir de 1º de janeiro de 2008

Caraguatatuba - A Ditran – Divisão de Trânsito de Caraguá passará a fiscalizar, a partir de 1º de janeiro de 2008, o uso correto de capacetes de condutores e passageiros de motociclistas. A fiscalização obedece a resolução 203 do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito.
De acordo com a resolução, todos os condutores e passageiros de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo e quadriciclo motorizado são obrigados a utilizar o capacete em vias públicas, e os mesmos estarem devidamente afixados na cabeça, pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate por baixo no maxilar inferior.
Outro ponto da resolução, é que todos tem de estar certificado por organismo acreditado pelo INMETRO; nas partes traseiras e laterais do capacete devem conter dispositivo refletivo de segurança e do selo de identificação de certificação do INMETRO. Quando o condutor ou passageiro utilizar capacete sem viseira, deverá estar usando o óculos de proteção (aquele que permite ao usuário a utilização simultânea de óculos corretivos ou de sol); quando em circulação, a viseira ou os óculos de proteção deverá estar posicionado de forma a dar proteção total aos olhos.
Para o período noturno também tem exigências a serem seguidas. A noite será obrigatório o uso de viseira no padrão cristal e é proibida a aposição de película na viseira do capacete, e nos óculos de proteção.
Para quem não cumprir essas exigências, os condutores e passageiros serão penalizados nos incisos I e II do artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro. O valor da multa pela infração gravíssima será de R$ 191,54 e suspensão do direito de dirigir.
Para o uso incorreto do capacete, o condutor ou passageiro poderá sofrer multa e punição previstas no artigo 230, inciso X do Código de Trânsito, sendo multado em R$ 127,69 (grave) e retenção do veículo para regularização.
De acordo com a Ditran, a resolução vem acrescentar detalhes e especificações que anteriormente não constavam na legislação e que, pela dúvida, eram largamente utilizados, tal como o capacete tipo coquinho, que tem um grau de proteção praticamente nulo em caso de acidente. “Desta forma, disponibiliza ao cidadão de Caraguatatuba as orientações quanto ao tipo e uso correto do capacete, que visam a proteção do usuário de motocicletas.
A resolução encontra-se disponível no site www.denatran.gov.br. (Fonte: PMC)

Caraguá realiza formatura do Projeto Criarte

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da Secretaria da Educação, realizou nesta quarta-feira a primeira formatura dos alunos do Projeto Criarte, da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio.
Durante o curso, as 15 alunas que participaram, aprenderam a pintar, fazer crochê, pintura em tecido, fitas, quadros, sabonete, detergentes, entre outras atividades, que contribuirão para aumentarem a renda da família.
“Pretendo seguir com o que aprendi. Usar mesmo como trabalho, já recebi até encomendas”, contou a aluna Lourdes Moreira, que acompanhou o tempo inteiro durante à tarde da formatura à exposição de seus produtos.
A diretora Débora Pilon revelou que muito das que participaram, são mães de alunos da escola, e afirmou que o projeto seguirá em 2008, com um interesse ainda maior.
“Queremos capacitar aquelas que se destacam, para que possam também ensinar, sendo uma monitora desse nosso projeto”, disse a diretora, lembrando que a iniciativa do Criarte partiu da professora Egilena dos Santos.(Fonte: PMC)

Eleição para conselheiros tutelares acontecerá na EMEF do Poiares neste domingo 16

Caraguatatuba - O CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realiza com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, o processo eleitoral para escolha dos novos membros do Conselho Tutelar.
A nova gestão tomará posse no dia 21 de dezembro, devendo lutar pelos direitos da criança e do adolescente até dezembro de 2010. Para eleger um representante para o Conselho, é necessário ter idade acima de 16 anos e comparecer à EMEF Prof. João Batista Garledin com RG e Título de Eleitor, neste domingo, 16 de dezembro, das 10h às 16h.
De acordo com o CMDCA, o nome dos participantes da eleição do Conselho Tutelar estará disposto nas cédulas de votação, conforme a pontuação dos candidatos na etapa anterior do processo, composta por avaliação de conhecimentos específicos por meio de prova, entre outros requisitos.
Entre os concorrentes aprovados para disputar as eleições do novo Conselho estão Rosane Paes Christão, Ana Alice Cardoso da Silva Barbosa, Flávio Matos de Oliveira, Luiz Henrique Camargo, Patrícia Barreto Barbi, Daniel Ribeiro de Souza, Yara Cavalcanti Bandeira, Antonio Rodolfo Fernandes, Lucelena Coelho Sant’ana, José Roberto da Silva, Luiz Eduardo Amador Bueno, Maria de Fátima Rodrigues Souza, João Fernando Lopes, Maria Aparecida dos Reis, Ana Lúcia Rocha, Rosemara Aparecida Monteiro e Fabiana Cardoso da Silva.
Frota da Polícia Militar de Caraguá é reforçada com aquisição de mais 4 viaturas(Fonte: PMC)

A 2ª Cia. do 20º Batalhão da Polícia Militar de Caraguatatuba recebeu mais reforço nesta quarta-feira, 12 de dezembro.
O prefeito José Pereira de Aguilar entregou ao Tenente André Luiz Paes mais 4 viaturas, sendo uma blazer e 3 corsas, que serão utilizadas para o trabalho preventivo dos Policiais.

Caraguatatuba - De acordo com o Tenente Paes, responsável pelo Batalhão de Caraguá, a blazer será para os trabalhos da Força Tática, um corsa para a Ronda Escolar e os outros dois carros para a patrulha.
O prefeito Aguilar recebeu as viaturas na terça-feira (11), em São José dos Campos, em uma solenidade que contou com a presença do Secretário de Segurança Pública, Ronaldo Augusto Bretas Marzagão. Caraguá foi a cidade que mais foi beneficiada com as viaturas.
Segundo Aguilar, essas viaturas visa facilitar o trabalho preventivo da polícia, principalmente no período de temporada, que a população do município tem um aumento considerável. “Nosso objetivo é dar condições para a polícia atuar no município, para que ela possa fazer um trabalho preventivo. Com a polícia equipada, a cidade terá mais segurança”, disse o prefeito.
De acordo com o Tenente Paes, as novas viaturas irão auxiliar a polícia nas ações preventivas, que já existem, e facilitar a locomoção para atendimento de ocorrências. Ele disse ainda que a polícia tem adotado uma estratégica científica e eficiente para coibir a ação de marginais, principalmente na época de temporada e isso tem dado um resultado positivo. “Com mais viaturas nas ruas atenderemos mais rápido as ocorrências”, disse.
O Tenente acrescentou que durante o período de temporada a idéia é fazer o preventivo e reforçar os pontos críticos da cidade. “O comércio por exemplo é um ponto crítico, pois tem maior circulação de moeda e isso atrai muitos bandidos. Pretendemos fazer um trabalho permanente, já existente e levando policiamento reforçado a todo o município.”
O Tenente ainda deu dicas de como evitar ações de bandidos. “Solicitamos a população que nos ajude, caso veja uma atitude suspeita de alguém. As pessoas podem evitar roubos estacionando seus carros sempre em lugares movimentados e com boa iluminação; evitar deixar objetos que atraem bandidos no banco do carro; tomar cuidado em sair dos bancos, se acontecer esbarrões, sempre conferir os documentos; as mulheres procurem andar com as bolsas sempre a frente, entre outros cuidados. Isso são dicas preventivas”, concluiu o Tenente.
O 2º Batalhão de Caraguá conta com uma frota com 28 viaturas (incluindo as 4 recebidas nesta quarta-feira 12); 8 motos; 2 veículos de policiamento integrado; 1 base comunitária móvel e 130 policiais.(Fonte: PMC)

“Valorização da Vida” é o tema da palestra que reunirá 120 policiais no Teatro Mario Covas

Caraguatatuba - A Polícia Militar, do grupamento de Caraguatatuba, realizará nesta segunda-feira, dia 17 de dezembro, a última reunião do efetivo local, com a participação de 120 policiais.
Segundo explicou o comandante da 2ª Cia, o tenente André Luiz Paes, esta reunião é uma rotina mensal da PM. “Este encontro será diferente, porque a reunião de dezembro encerra 2007 com um balanço geral, avaliando os pontos positivos e negativos de nossa atuação no município”, explicou. O encontro dos policiais de Caraguá acontecerá no Teatro Mario Covas, às 9h30.
Além de discutir assuntos referentes à atuação do efetivo no município, será realizada uma palestra sobre “Valorização da Vida”. Segundo o Tenente Paes, além de falar sobre a vida e os principais valores, outro assunto que será abordado no evento é economia doméstica. O palestrante será o Coronel Reserva da PM, Orlando Rodrigues de Camargo Filho, da Capital paulista. (Fonte: PMC)

Caraguá terá prova natatória

Caraguatatuba - Será realizado neste sábado, a partir das 8h, em frente a Praça dos Bombeiros, na Praia da Martim de Sá, o 1º Desafio Aquático Michel Longhi.
As inscrições podem ser feitas na Academia Body Fit, no Jardim Primavera e também momentos antes da prova, no local da competição. Para isso, é necessário pagar uma taxa de R$ 10 e 2kg de alimentos não perecível.
A prova natatória terá 2000m de percurso, podendo ser competida por qualquer atleta com mais de 8 anos de idade, no masculino e feminino. Segundo o professor Arthur, são esperados mais de 150 nadadores de todo o estado de São Paulo.(Fonte: PMC)

Orçamento é aprovado em Segundo Turno
Vereadores deverão ter Sessões Extraordinárias até o dia 21

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou em Segundo Turno, durante a sua 40ª e última Sessão Ordinária semanal, o Orçamento 2008 do Executivo e Legislativo. O projeto contém 23 emendas, todas aprovadas em bloco.
Conforme reza o Regimento Interno da Câmara, através do artigo 185, a votação do Orçamento obedece algumas regras básicas e tradicionais, como um Expediente de apenas 30 minutos, cancelamento da Tribuna dos Vereadores e a Ordem do Dia destinada apenas para a votação desta propositura, tanto em primeiro como em segundo turno.
A estimativa de receita e despesa da Prefeitura para o próximo ano é de R$ 191.568.987,01 (Cento e Noventa e um Milhões, Quinhentos e Sessenta e Oito Mil, Novecentos e Oitenta e Sete Reais e um centavo).
Quanto a classificação institucional, o Orçamento terá os seguintes valores: Para a Câmara R$ 7.174.080,00; Secretaria de Administração com R$ 12.382.000,00; Obras Públicas com R$ 18.079.622,01; Serviços Públicos com R$ 23.516.100,00; Educação com R$ 54.755.000,00 e Secretaria de Saúde com R$ 33.074.905,00 são as maiores verbas do Executivo para o próximo ano.
Das autarquias e instituições, a Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba terá R$ 2.497.150,00 e o CaraguáPrev – a Previdência Municipal, verba estimada em R$ 10.785.350,00.
Como as Emendas foram votadas e aprovadas em bloco em Primeiro Turno, não houve leitura do Projeto de Orçamento e muito menos a discussão e nova votação das Emendas, votando apenas o Projeto, já com as Emendas aprovadas, com decisão favorável e por unanimidade. No Segundo Turno a sessão durou aproximadamente 60 (sessenta) minutos.
Durante o Expediente, foram lidos e encaminhados 7 (sete) Projetos de Lei. Não houve discussão e votação de Requerimentos e Moções e muito menos leitura de Indicações. O Orçamento 2008 só terá validade agora com a sanção do projeto e das emendas pelo Prefeito José Pereira de Aguilar (DEM).(Fonte: PMC)

MACC apresenta a exposição Arte Religiosa Brasileira

Caraguatatuba - A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e a Prefeitura Municipal realizam a exposição Arte Religiosa Brasileira no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba até o dia 10 de fevereiro. O horário de visitação é das 13h30 às 21h00. A entrada é franca. O MACC faz parte do Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no centro de Caraguá.
A curadoria é de Diná Jobst, do UPPM – Unidade de Preservação de Patrimônio Museológico e conta com obras de artistas e artesãos de vários pontos do Brasil – Pernambuco, Piauí, Ceará, Minas Gerais entre outros. Entre eles, um artista plástico e artesão de Caraguatatuba, Eusébio do Carmo, expõe seu presépio natalino em manta acrílica de pneu e juta. O artista fez doação da obra ao acervo do MACC.
A Arunã, Galeria de Arte Brasileira da cidade de São Paulo, bem como outros colecionadores, cederam gentilmente para esta mostra, várias obras pertencentes às suas coleções. Portanto, visitar a exposição, torna-se um passeio pelo mundo das cores e da fé. Um alegre percurso que revela a criatividade e o senso estético de cada artista participante.
A fé, a esperança e a proteção especial de Deus, dos santos e da Virgem Maria, inspiraram santeiros e artistas por todo o país. Foi por esta razão que Nossa Senhora da Conceição, São Benedito, Santo Antonio, São José, os Divinos e tantos outros santos, estão até hoje, presentes em inúmeros lares brasileiros, criados pela devoção e pela arte de inúmeros artistas e artesãos.

A Religiosidade no Brasil
A religiosidade católica popular tem existência a partir de uma cultura luso-brasileira, desenvolvida no Brasil desde 1500.
Com a ocupação do país pelos colonizadores portugueses no início do século XVII, até o final do século XVIII, a população pequena e pobre viveu isolada e dispersa por todo o território. Nasceu assim, o catolicismo, fruto do ardor missionário português. Esta religiosidade ao passar de geração a geração, por meio de capelães, benzedores, rezadores e grupos familiares, tornou-se, uma das mais ricas e marcantes de nossas tradições.
Nos séculos XVI, XVII e XVIII, a economia brasileira era tão carente de recursos, que aproximava-se muito de uma economia de trocas. Nesta economia de carência, a importação de produtos estava reduzida ao essencial. As grandes peças sacras eram importadas somente para as igrejas e conventos, sendo dificultada a aquisição de imagens para uso da devoção familiar.
Para haver devoção, teria que haver imagens e assim, nasceram os santeiros, que iniciaram uma profissão existente apenas na Metrópole e só posteriormente surgiu no Brasil, como decorrência da necessidade da prática religiosa da época.

Ex-Voto
O ex-voto é um tipo de expressão artística, de índole religiosa, que comemora um voto ou promessa feita em ocasião de doença ou perigo. Os artífices dessa arte são popularmente conhecidos por "santeiros" ou "milagreiros", e exercem sua profissão de preferência nas regiões carismáticas, perto de algum santuário de peregrinação religiosa. Aí, sobretudo nas festas dos padroeiros, são procurados pelos pagadores de promessa, que lhes encomendam os ex-votos (milagres, como são denominados pelo povo), destinados aos santuários milagrosos, em oferenda de gratidão a um santo ou à divindade, por uma graça ou milagre alcançado na cura de algum mal físico ou proteção na hora de um acidente.
(Fonte: Fundacc)

Fundacc e Prefeitura Municipal apresentam As Pastorinhas e Concerto do Projeto Guri dia 16

Caraguatatuba - Dentro da programação de Natal da Fundacc e Prefeitura Municipal acontece no dia 16 de dezembro, sábado, a partir das 17h00 o Concerto de Natal do Projeto Guri na Praça Dr. Cândido Motta.
O Projeto Guri - Pólo Caraguatatuba foi implantado em setembro de 2001, através de uma parceria bem sucedida entre a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Cultura do Estado, responsável pelo projeto, criado em 1995.
Atualmente o Guri atende no Centro Comunitário do Poiares, aproximadamente 150 alunos na a orquestra e o coral. São jovens de 8 a 19 anos em contato com conhecimentos técnicos da música gratuitamente, desenvolvendo suas habilidades e potencialidades artísticas.
Dando continuidade, às festividades natalinas, também no dia 16, às 20h00 é a vez, de “O Pastoril – Jornada para Belém” que acontece pelas ruas da cidade, com saída da sede da Fundacc na Rua Santa Cruz. O espetáculo, um musical itinerante, conta com a direção de Adbailson Cuba e orientação do Projeto Ademar Guerra, por meio do trabalho de Enrico Nery e a participação de músicos da Banda Municipal Carlos Gomes.
“Apresentaremos o espetáculo pelas principais ruas do centro de Caraguatatuba contando através de músicas da cultura popular, o nascimento de Jesus Cristo, como em 2006” comenta Cuba.
A apresentação é baseada na festa popular nordestina, que narra a história das pastorinhas a caminho de Belém, e encontram pelo caminho o anjo, a borboleta, a cigana, o pastor e a camponesa, cantando marchinhas, frevo de bloco, maxixe e valsa. O elenco é composto por 35 pessoas, sendo 30 mulheres e 5 homens.(Fonte: Fundacc)
 

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

DPNY recebe Moção de Louvor

Ilhabela -O Vereador Roberto Lourdes do Nascimento, o Timbada (PDT), entregou uma Moção de Louvor ao DPNY Beach Hotel, a homenagem aconteceu durante a última sessão ordinária (10/12) com a presença de uma das proprietárias Adriana Souza.
Inaugurado em dezembro de 2005 na Praia do Curral, sul de Ilhabela, o empreendimento tornou-se em pouco tempo um marco turístico de Ilhabela trazendo uma concepção moderna de turismo.
Comandado pelo executivo alemão Wolfgang Napirei, o DPNY aprimora constantemente seus serviços e instalações para atender as necessidades de seus clientes.
“A seriedade e o compromisso dos responsáveis pelo empreendimento fizeram a argamassa e se fundiram com a eficiência e profissionalismo da equipe de funcionários formando o concreto que alicerça o DPNY e faz dele uma referência no ramo”, diz Timbada na justificativa da Moção.
Segundo o vereador, o DPNY conquistou Ilhabela com seu charme, serviços e infra-estrutura, e já é reconhecido, não apenas no Brasil, mas mundialmente, através dos turistas que o freqüentam.
Incluído entre os 200 hotéis, pousadas e resorts mais charmosos do Brasil no especial “Hospedagem dos Sonhos”, lançado pela editora Abril foi destacado, este ano, no tradicional jornal britânico “The Guardian” e na sofisticada revista de turismo portuguesa “Blue Travel. Seu restaurante, o Tróia, de alta gastronomia contemporânea mediterrânea, foi incluído por dois anos consecutivos entre as estrelas do “Guia Quatro Rodas Brasil 2008”.
A excelência do DPNY Beach Hotel Boutique foi comprovada pelos editores do famoso Guia “Hotels, Inns & Resorts – Americas, Atlantic, Caribbean, Pacific – 2008, considerado a bíblia do luxo da hotelaria.
(Fonte: PMI)
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Prefeitura debate nesta sexta-feira situação de adolescentes que cometeram atos infracionais

São Sebastião - O auditório das Faculdades São Sebastião (Fass) recebe nesta sexta-feira (14/12), às 8h30, o 1º Seminário “Medidas Sócio-Educativas e Municipalização”, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Projeto Andorinha - Província Franciscana. O objetivo do encontro é discutir o acolhimento dos adolescentes que cometeram atos infracionais e que estão inseridos em medidas sócio-educativas.
O evento promete reunir as entidades assistenciais de São Sebastião, assistentes sociais, além de diretores das redes estadual e municipal de ensino.
De acordo com dados fornecidos pela Setradh, 23 jovens sebastianenses estão em medidas sócio-educativas em meio aberto, ou seja, cada um com sua família e inseridos em projetos sociais. Já outros nove adolescentes ficam na Fundação Casa - Centro de Atendimento Sócio-Educativo ao Adolescente (Antiga Febem), em meio fechado.
O seminário terá palestras e discussões sobre o assunto com profissionais como o supervisor técnico do Posto Vale do Paraíba/Fundação Casa, Marcos Valdir da Silva, o juiz de Direito, Dr. Guilherme Kischner, e o promotor, Dr. Fernando César Bourgogne de Almeida.
A Fass fica na Rua Agripino José do Nascimento, no bairro da Vila Amélia. O telefone da Setradh para mais informações é o (12) 3892-2844.(Fonte: PMSS)

Avenida do Jaraguá será recapeada pela Prefeitura e DER em 2008

São Sebastião - A avenida Dario Leite Carrijo, estrada vicinal localizada no bairro Jaraguá, Costa Norte de São Sebastião, será recapeada a partir de 2008. Serão recuperados os cerca de 5,5 quilômetros entre a Divisa com Caraguatatuba e a rodovia Rio-Santos (SP-55). A assinatura do convênio deve ocorrer em meados de março, mas a licitação será aberta em janeiro próximo.
Na última terça-feira (11/12), o secretário de Obras do município, engenheiro Thales Carlini, esteve em Taubaté com o diretor técnico do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), engenheiro Jorge Jobram, para negociar a segunda fase do programa Pró Vicinais.
Conforme Carlini, o Estado fará o recapeamento e drenagem de todo o trecho, com troca de base onde for necessário e em contrapartida, o município vai providenciar as melhorias no acostamento, colocar placas de sinalização vertical, pintura da faixa horizontal e instalação de tachões refletivos no solo.(Fonte: PMSS)

Prefeitura lança programação de verão na segunda-feira

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), lança na próxima segunda-feira (17/12), às 11h, no gabinete do prefeito Dr. Juan Garcia, a programação da temporada de verão 2008, que promete agitar todo o município com shows musicais, teatro, eventos em praias e esporte.
A primeira grande festividade que abre o calendário de eventos de São Sebastião é a Festa do Padroeiro, que será realizada em parceria com a Igreja Católica entre os dias 4 e 27 de janeiro, na Praça de Eventos da Rua da Praia, unindo religiosidade e shows musicais de artistas locais e de renome nacional.
Toda a imprensa local, regional e paulistana, além de empresários da cidade estão convidados para prestigiar o evento. De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, a expectativa para a programação de verão é reunir todos os tipos de público para aproveitar o que a cidade oferece. “É no verão que recebemos uma grande parcela de turistas no município e a primeira grande Festa é a do Padroeiro, que todo ano leva milhares de pessoas à Rua da Praia”, disse Buzi.
Além disso, em três anos de administração, a Prefeitura investiu fortemente em obras turísticas para beneficiar também a população sebastianense. Um grande exemplo é a Rua da Praia que voltou a ser o ponto de encontro das famílias sebastianenses e o principal cartão postal da cidade.
As praias da Costa Sul são os destinos mais procurados por grandes empresas para levar entretenimento nas areias. O Teatro Municipal também voltará com sua programação normal e totalmente reformado, com peças culturais que serão fechadas nesta semana pela Sectur.

Reveillon
O Reveillon sebastianense promete ser o melhor do Litoral Norte com grandes atrações. No dia 31, a comemoração inicia às 22h na Rua da Praia com a apresentação do DJ Fat, em parceria com a danceteria Sirena, de Maresias. Em seguida, a partir da meia-noite haverá uma grande queima de fogos na Rua da Praia, no bairro da Enseada (Costa Norte) e Boiçucanga (Costa Sul) com duração de cerca de 15 minutos. Na seqüência, haverá um show com a Banda Barcelona, na Rua da Praia.

Expectativa de turistas
De acordo com a Sectur, o verão 2006-2007, que compreende do Reveillon ao Carnaval, a cidade recebeu 1,1 milhão de turistas. Para a temporada 2007-2008, a Prefeitura prevê 1,3 milhão de visitantes, já que ela será mais curta e o Carnaval ocorre na primeira semana do mês de fevereiro. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620(Fonte: PMSS)

Prefeitura terá esquema especial para trânsito no verão

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião trabalha na elaboração de um plano de ações para administrar o trânsito local durante a temporada de verão. Esse ano, a Divisão de Tráfego (Ditraf), órgão ligado à Secretaria de Segurança Urbana (Segur), vai ganhar o reforço dos 19 novos agentes que passaram por concurso público e que atualmente freqüentam o curso de formação de profissionais de trânsito.
A expectativa é de que no próximo dia 30/12 os profissionais já comecem a atuar nas vias públicas sebastianenses.
De acordo com Márcio Nonato, diretor da Ditraf, o efetivo de rua contará com 25 operadores, sendo que 10 trabalharão na Costa Sul do município e os outros 15 devem trabalhar nas regiões do Centro e Costa Norte.
Além dos procedimentos normais de atuação, como rondas nos bairros e nas praias de maior movimento da cidade, os agentes vão enfatizar a fiscalização de ônibus clandestinos e trabalhar em operações especiais na Rua da Praia durante os shows de verão.
Nonato ressalta que a atenção e o respeito dos condutores de veículos e pedestres é essencial para o bom andamento do trânsito local. “As pessoas têm que se atentar para as lombadas eletrônicas e respeitá-las assim como as normas de trânsito. Nessa época, com o aumento do fluxo de veículos, trafegar na avenida principal da cidade fica difícil, principalmente na região central, por isso, tanto quem vai para o trabalho quanto para a praia precisa dirigir com prudência e ser paciente”, conclui.(Fonte: PMSS)

São Sebastião recebe o 4º Torneio de Pesca Noturna neste sábado

São Sebastião - A praia de Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião, recebe neste sábado (15/12), das 18 às 22h, o 4º Torneio de Pesca Noturna. A competição visa descobrir novos valores dentro da modalidade esportiva, além de proporcionar lazer para mais de 100 adeptos do Estado de São Paulo.
A prova será aberta para amadores e profissionais divididos em equipes compostas de três pessoas, que para alcançar a vitória terão de capturar dentro de boxes (área de 20 metros), maior combinado de quantidade e pesagem de peixes.
De acordo com o organizador Romualdo Benvenuto, a natureza e a infraestrutura de São Sebastião contribuíram para que o campeonato tivesse boa repercussão entre os competidores. “Os pescadores esperam boa parte do ano por esse torneio, já que São Sebastião tem uma grande beleza e riqueza natural. Esperamos que desta vez, possamos aumentar o número de participantes e repetir o sucesso”, conta Benvenuto.
Todos os peixes capturados com 15 ou mais centímetros serão válidos, com exceção dos protegidos pela legislação federal, como marias-da-toca, macacos, amborés, sardinhas, mamarreis e farnangaios e só terão validade iscas mortas tipo corrupto, camarão, sardinha, bonito e lula. As 10 equipes melhores classificadas receberão troféus, além dos pescadores que capturarem o peixe com maior peso e tamanho.
O 4º Torneio de Pesca Noturna é realizado e supervisionado pelo Clube Atlético Aramaçam de Santo André e conta com os apoios da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), Esportes (Seesp), Segurança Urbana (Segur) e da Rádio Costa Sul FM.
As inscrições podem ser efetuadas até às 16h do sábado (15/12) com a taxa de R$60 por equipe, ou pelo site www.aramacam.com.br. Mais informações pelo telefone (11)4971-5425.(Fonte: PMSS)

São Sebastião recebe simpósio internacional para discutir uso da Biomassa

São Sebastião - São Sebastião será uma das três sedes do Simpósio de Meio Ambiente Brasil-Alemanha que será realizado em março de 2008 também em Curitiba (PR), no dia 3 e em Salvador (BA), no dia 7. Com o tema “Energia de Biomassa, compromisso para uma proteção eficaz do clima”, no evento agendado para o dia 5, no Teatro Municipal, especialistas debatem alternativas para produção mais barata de energia. O encontro é aberto ao público e totalmente gratuito. Na próxima sexta-feira (14/12) representantes dos três municípios se reúnem na capital paranaense para definir os detalhes dos seminários
A Biomassa é utilizada na produção de energias a partir de processos como a combustão de material orgânico produzido e acumulado em um ecossistema. Porém, nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para a própria manutenção. Suas vantagens são o baixo custo, o fato de ser renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias com aquela obtida a partir de combustíveis fósseis.
De acordo com a organização em São Sebastião, o simpósio tem como objetivo a descrição da grande importância que os recursos energéticos de renovação natural como madeira e aparas de madeira, palha, restos de frutas tropicais (amendoim, côco, cascas de laranja ou biomassa de agricultura) podem representar no meio rural, de forma eficaz e com economia de recursos para o abastecimento de energia.
O simpósio é organizado pela Alemanha, por meio do Estado de Baden-Württemberg com coordenação das Prefeituras de Curitiba, São Sebastião e Salvador. No município paulista estará em discussão assuntos como mercado de futuro, panorama sobre a situação de pesquisa e técnica, bioenergia, o multi-talento, tecnologias e processos, gaseificação termoquímica, energia de madeira, projetos de MDL e crédito de carbono, biogás, entre outros.(Fonte: PMSS)

Secretaria da Educação publica edital do vestibulinho de Logística nesta quinta-feira

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), publica nesta quinta-feira (13/12), na imprensa local, no site da Prefeitura (www.saosebastiao.sp.gov.br) e no mural da EM Iraydes Lobo Vianna do Rego, a classificação final do vestibulinho do curso de Logística do Centro Paula Souza.
Após o resultado, os primeiros 40 colocados devem comparecer na EM Iraydes, localizada no bairro da Topolândia, nos dias 14 e 17 de novembro (sexta e segunda-feira), das 14h às 20h, para efetuar a matrícula.
Os aprovados devem levar o requerimento de matrícula para o 1º módulo fornecido pela escola, preenchido e assinado pelo interessado, xérox acompanhado dos originais da cédula de identidade (RG) e da certidão de nascimento ou casamento, quatro fotos 3x4 recentes e iguais e a xérox do histórico escolar, acompanhado do seu original e do comprovante de residência.
A 2ª turma inicia o curso em 2008. Para mais informações, o telefone da Seduc é o (12) 3892-4717.(Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara ACIU

NOTÍCIAS DA FUNDART


Vem aí, III Festival de Marchinhas Carnavalescas
Nos dias 26 e 27 de janeiro e no dia 01 de fevereiro a Fundart estará apresentando o III Festival de Marchinhas Carnavalescas, na Praça Matriz, a partir das 20:00h. Serão duas eliminatórias. Dia 1 de fevereiro, sexta-feira, acontecerá a final. Na ocasião será apresentado o show do grupo Pirarublue – com seu novo trabalho: Pirablue canta o poeta da Vila Noel de Medeiros Rosa.
O III Festival de Marchinhas já tem inscrições abertas desde o último dia 05, com encerramento no próximo dia 21. Poderão participar todas as pessoas residentes no Litoral Norte e Vale do Paraíba.
Regulamento do III Festival de Marchinhas Carnavalescas no site da Fundart no item eventos.
No último dia do Festival de Marchinhas, o show: Pirablue Canta Noel Rosa
O Duo Pirablue é formado pelos artistas Maria Gioconda, Porto Velho/RO e Sandro Bacelar, Manaus/AM. Em Ubatuba serão acompanhados por mais três músicos, no dia 01 de fevereiro, na Praça da Matriz.
Há três anos montaram o show “Seu garçom faça o favor...” focado na obra do poeta Noel Rosa, tendo se apresentado por estados do Norte e Sudeste do Brasil, obtendo destaque em vários programas de rádio e televisão.
Atualmente, trabalham na divulgação deste show pleiteando a distribuição do disco comemorativo de 70 anos da morte de Noel. Com formação acústica, buscam a sonoridade original dos anos 30; samba canção, choro, bolero e marchas carnavalescas, formam o repertório desse show, onde público e artistas fazem uma agradável viagem pela autêntica música brasileira de raiz.

Tem teatro no Fórum da Cultura
Com livre adaptação do homônimo conto de Edgar Allan Poe, dias 12 e 13 de dezembro, às 20:00h, a Oficina de Teatro, da Fundart, apresenta a peça A Máscara da Morte Vermelha, com direção da professora Marilena Cabral.
O espetáculo faz parte da conclusão do curso de 2007 e será apresentado no antigo Fórum, na Praça Nóbrega, nº 54, no centro da cidade.
O espaço onde acontece o espetáculo: o palácio do Príncipe. As sete salas onde o baile acontece. Cada sala tem uma cor diferente e apresenta um diferente pecado. A última é a sala preta, onde o clímax acontece (o auditório) nela encontra-se o grande relógio de pêndulo que oscila lento, no teto.

O Baile do Menino Deus terá reprise (um símbolo de renascimento)
Ainda sem data devido as férias escolares, o espetáculo músico-teatral Baile do Menino Deus será reapresentado, faltando definir a data.
Mais de 600 pessoas assistiram a peça no último sábado, na Praça BIP, aplaudindo intensamente os 150 componentes do grupo formado por mais de 100 crianças, músicos da Banda Sinfônica Lira “Padre Anchieta”, do Grupo Canoá e da Camerata de Violões.
Os preparativos que duraram mais de quatro meses foram um grande aprendizado que passou pela música, pelo teatro, pela confecção de figuras do folclore e figurinos.
Trata-se de uma peça de natal, brasileira, inspirada nos autos de reisado e gira em torno do preparo de uma grande festa, com diversos brincantes como personagens que seguem de casa em casa, e um palhaço, Mateus, conduzindo a trupe (grupo).
De estrutura simples, não valoriza as compras, nem os presentes, nem a comilança, características das festas natalinas, mas elege como foco o “Menino Deus” e o que ele representa: um símbolo do renascimento e da esperança.

Sapateado, Dança de Salão e Dança do Ventre no Sobradão do Porto
Sexta-feira, dia 14, às 19:30h, no Sobradão do Porto, teremos apresentação das alunas de Sapateado, Dança de Salão, e Dança do Ventre. Não deixe de ver.(Fonte: Fundart)

Alunos do curso de elétrica recebem certificados na região oeste

Ubatuba -O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, e o secretário municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado, estiveram na Escola Mário Covas Júnior, na última segunda-feira, 10, para a entrega dos certificados de conclusão do curso de elétrica residencial, oferecido pela Elektro, através do Projeto Energia Comunitária, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba.
Foram 18 alunos do bairro Ipiranguinha, que receberam aulas monitoradas pelo voluntário da Elektro, Benedito Nunes e que ganharam, além dos certificados, kits básicos de ferramentas, doados pela prefeitura. “Este era um curso muito requisitado e que agora, graças à parceria com a Elektro, tornou-se possível”, disse o prefeito.
De acordo com o secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado, “além do curso de artesanato, oferecido pela Secretaria de Cidadania, agora temos este curso de elétrica na região oeste, que tem como objetivo, além de capacitar as pessoas para prestar serviços residenciais, a utilização da mão-de-obra em futuras construções de casas populares no município. Gostaria também de agradecer o monitor Benedito, que recebeu muitos elogios dos alunos pelo conteúdo apresentado em sala de aula”.
Outro curso de elétrica residencial está em andamento na região central, cuja entrega de certificados acontecerá no próximo dia 17.

Estimulando o desenvolvimento
Os cursos de elétrica residencial são mais uma iniciativa do projeto Energia Comunitária Elektro – Por uma Comunidade Melhor, que está em andamento em Ubatuba desde setembro. Ao todo, sete bairros da cidade serão beneficiados pelo projeto, num total de 1,2 mil residências. O projeto visa a estimular o desenvolvimento de comunidades de baixa renda por meio de ações voltadas à recuperação, melhoria e adequação da infra-estrutura local e a manutenção das melhorias pelos próprios moradores da comunidade. (Fonte: PMU)


Bairro Ipiranguinha recebe velório e ambulância

Ubatuba -A comunidade do Bairro Ipiranguinha irá receber, no próximo dia 14, às 16h, um Velório Comunitário e uma Ambulância, que ficará à disposição da Unidade de Saúde da Família, agilizando o atendimento nesta região.
Segundo o prefeito Eduardo Cesar, a entrega destes benefícios visa facilitar e dar mais conforto aos moradores, em momentos difíceis de suas vidas. “O Bairro Ipiranguinha é bastante populoso e merece esta atenção. Agora, os familiares não precisarão mais se deslocar para velar seus entes queridos no centro da cidade e a ambulância será exclusiva da região oeste, agilizando o transporte de seus pacientes.” (Fonte: PMU)


Asfalto no Corcovado e Sertão da Quina entra em fase de licitação em janeiro
As licitações começarão em janeiro de 2008 e o início das obras está previsto para daqui a cinco meses

Ubatuba -O secretário de Obras de Ubatuba, João Paulo Rolim, esteve na Divisão Regional de Taubaté, DR6, nesta terça-feira, 11, com o objetivo de acertar os últimos detalhes técnicos para que sejam firmados os convênios entre o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a prefeitura. O convênio tem a finalidade de recuperar as estradas do Corcovado e do Sertão da Quina. As licitações começarão em janeiro de 2008 e o início das obras está previsto para daqui a cinco meses.
A estrada do Corcovado receberá uma nova camada de asfalto do tipo C.B.U.Q (asfalto usinado a quente), além de nova sinalização, com placas e tachas nos bordos e no centro da pista de rolamento e pinturas convencionais de faixas laterais e centrais. Esta obra terá uma extensão de 5,2 km e custará R$ 1 milhão e 835 mil. A estrada do Sertão da Quina seguirá o mesmo padrão, porém, com 3 km de recuperação e 3 km de pavimentação em novo trecho. Está obra está orçada em R$ 2,1 milhões.
O convênio é resultado do empenho do prefeito Eduardo Cesar, que desde 2005 busca uma solução para o problema e em setembro esteve com o secretário de estadual de Transportes, Mauro Arce, em São Paulo, em uma reunião que contou com a presença dos vereadores Luciana Machado e Osmar de Souza, bem como representantes da comunidade do Corcovado. “Graças ao esforço de todos os envolvidos, a região sul receberá, ao todo, investimentos em infra-estrutura superiores a R$ 4,5 milhões, se considerarmos o asfaltamento da Rua Sargento Geraldo Berti e a Ponte da Laje, que deverá receber ordem de serviço para início das obras nos próximos dias”, disse o prefeito.(Fonte: PMU)

Jovens do Projeto Guri de Ubatuba fazem confraternização de fim de ano

Ubatuba -Os jovens do Projeto Guri, pólo de Ubatuba, realizaram uma confraternização de fim de ano, na tarde desta terça-feira, 11. O evento aconteceu na rua de trás da sede do pólo, atraindo moradores e transeuntes. Na ocasião, os alunos apresentaram um repertório variado de música popular, além de músicas natalinas. Na semana passada, quinta-feira, 6, os jovens se apresentaram no auditório da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), que esteve lotado para ouvir as crianças do Projeto Guri.

O Projeto Guri
O Projeto Guri nasceu em 1995, na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dentro de um preceito social de igualdades de condições para todas as crianças e adolescentes que vivem em lugares culturalmente carentes. É um empreendimento sócio-cultural que consiste na socialização através da música, visando a formação de orquestras-escola, corais e grupos musicais na faixa etária de 8 a 18 anos.
A música é utilizada também como meio para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sensoriais e quaisquer outras faculdades indispensáveis em qualquer atividade profissional e pessoal que venham a escolher.
O Pólo de Ubatuba foi lançado através de uma parceria entre a Associação Amigos do Projeto Guri, Prefeitura de Ubatuba e Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O pólo conta atualmente com cerca de cem alunos nos cursos Coral, Percussão, Violão e Macheto e funciona às terças e quintas, das 13h30 às 17h30, na Rua Hans Staden, 770, no Centro. O telefone de contato é 12 3833-3099. (Fonte: PMU)



 

Semana de 14/12 A 20/12/07.
Cine Porto 38332066.


"DEU A LOUCA NA CINDERELA"
Desenho !!! Dublado!!!!
Ás 15:30 hs -19:10 hs

"A LOJA MÁGICA DE BRINQUEDOS "
Aventura!!!! C/ Dustin Hoffmann !!!
Ás 17:20 hs -21:00 hs.

cineporto@hotmail.com
 

Poesia Topo

SE EU MORRER AMANHÃ

Não verei mais os ninhos dos passarinhos...
Não encontrarei em meu caminho meu vizinho da esquerda...
Não tomarei mais meu suco de maracujá?
Se eu morrer amanhã?

Não terei que sorrir a invasores meus;
Não terei que preparar o café da manhã;
Nem pensar no almoço... na salada... na mistura..
Se eu morrer amanhã?

Não verei mais a moranga de um alaranjado anormal que,
Exuberante cresce num canteiro disforme mas que...
Dá-lhe forma descomunal... na areia esquecida ;aquecida...
Se eu morrer amanhã.

Não terei que pensar... pagar...
Não teria que destratar os que nem pedem licença e...
Invadem-me transloucados...
Se eu morrer amanhã.

Não pensarei na reforma da ortografia,
Na desonra da mulher desamada,
No atraso da empregada,
Se eu morrer amanhã.

Não verei mais o dia?
Oh... triste agonia;
Se eu morrer amanhã...
Esquecerei o amarelar das fotografias???...

Não parirei mais idéias insanas
Não deixarei que Friedrich Nietzche...Tolstoi...
Propaguem incestuosos...
Suas idéias que me corrompem... desmontam.

Não verei crianças abandonadas;
Nem homens estirados nas calçadas;
Nem políticos desalmados;
Nem professores desestimulados;

Se eu morrer amanhã???

 

Lourdes Moreira
Prof. Da Rede Municipal

 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

 

Em quanto isso em Brasília...


 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Perequê Açu  ©Emilio Campi

Perequê Açu
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor