Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta - feira, 14 de Dezembro de 2007 - Nº 1893 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região


Caraguatatuba
Basquete de Caraguá pede o apoio da torcida na semifinal
Campeonato de Beach Soccer será decidido na segunda-feira
DER vistoria trechos das SP-99 e SP-55 reivindicados pela prefeitura de Caraguá e apresentará soluções na quarta-feira, 17
Estudantes secundaristas representam Caraguá em Goiânia
Prefeitura entrega guia e emplacamento de água e luz para moradores do Jardim Tarumã
Copa da Criança terá final neste fim de semana
Formatura do Bombeiro Mirim é realizada em Caraguá

Ilhabela
Notícias do Esporte
Presidente da Câmara propõe parceria com Associação Antialcoólica
Sebrae promove palestra em Ilhabela sobre Lei Geral da Micro e Pequena Empresa


São Sebastião
Coleta de lixo e sucata terá mais caminhões durante o verão
Esporte Clube Real Máster promove Festival Natal Sem Fome no Jaraguá
Conselho de Saúde realiza última reunião ordinária do ano
Formação esportiva e sociabilização marcam encerramento das Escolinhas de 2007

Ubatuba
Turismo começa em casa!!!
Alterada a lei de parcelamento de débitos
Island Cruises confirma que não estará com nenhum navio em Ubatuba em 10 de Janeiro
ACIU promoveu encontro para discussão sobre a chegada de cruzeiros marítimos e fiscalização em Ubatuba
Prefeito e primeira-dama participam de confraternização da melhor idade
Ubatuba recebe reforço de mais três viaturas da Polícia Militar


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

 


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Basquete de Caraguá pede o apoio da torcida na semifinal

Caraguatatuba -A equipe de Basquete de Caraguatatuba entrará em quadra nesta sexta-feira (14), às 16h, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) contra a forte equipe de Mogi das Cruzes, para mais um clássico entre os dois times, pela Liga Paulista de Basquete Sub-21.
Ambas equipes adquiriram uma rivalidade muito forte neste ano, devido às partidas disputadas nos Jogos Regionais em Ubatuba, no mês de julho e a da primeira fase da Liga, na última semana. Cada time venceu uma.
Para chegar a semifinal, Caraguá disputou 16 partidas, vencendo 14 e perdendo apenas duas. O time da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação tem a vantagem de jogar em casa por ter feito melhor campanha na primeira fase, onde terminou em segundo lugar, atrás de Itanhaém, que disputa a outra semi contra Poá.
A equipe de Caraguatatuba está motivada para mais esse embate e promete ir com tudo para cima de Mogi. “Nossa intenção é chegar a final e estamos muito confiantes e com vontade”, afirmou o pivô Neto, que pediu o apoio dos torcedores. Já que podemos jogar em casa, espero que a torcida compareça em bom número e possa nos apoiar. Será muito importante a presença deles”, pediu o atleta, que quer fazer valer a vantagem de atuar em seus domínios.(Fonte: PMC)

Campeonato de Beach Soccer será decidido na segunda-feira

Caraguatatuba -Após adiamentos por causa das chuvas, a final do Campeonato Municipal de Beach Soccer deverá ser realizada na próxima segunda-feira, 17 de dezembro, no Campo de Areia da Praia do Indaiá.
Antes da aguardada decisão, nesta sexta-feira, às 20h, pela semifinal, também na Arena do Indaiá, jogam União do Olaria e Adil Car.
O vencedor desse duelo voltará ao local na segunda-feira para enfrentar a equipe do Acalino, que bateu por 3 a 2 o time da Lion, na última quarta-feira, pela semi.(Fonte: PMC)

DER vistoria trechos das SP-99 e SP-55 reivindicados pela prefeitura de Caraguá e apresentará soluções na quarta-feira, 17

Caraguatatuba -Técnicos do DER - Departamento de Estradas de Rodagem estiveram em Caraguatatuba nesta quinta-feira, 13, para vistoriar os pontos críticos das rodovias SP-99 (Tamoios) e SP-55, que cortam o município e têm tido muitos acidentes e motivos de muitas reivindicações da população. Após a vistoria, o DER promete estudar caso a caso, e apresentar para a prefeitura as soluções imediatas que serão tomadas.
Os técnicos foram acompanhados pelo prefeito José Pereira de Aguilar; os secretários de Urbanismo, Habitação e Trânsito, Leandro Borella Barbosa; Obras Públicas, Raul Pesci Júnior; de Planejamento, Economia e Gestão, Augusto Antunes Filho e do diretor da Ditran – Divisão de Trânsito, Celso Rapaci. Na ocasião, também estiveram acompanhando a vistoria, representantes da Polícia Rodoviária e vereadores. A vistoria também contou com a presença do diretor Regional do DER - Taubaté, Jorge Jobram e do Coordenador de Operações do DER de São Paulo, Flávio Simões.
Durante a vistoria, os técnicos do DER disseram que em alguns pontos é necessário levantamento topográfico para que seja feito um estudo, pela equipe de engenharia do órgão, para verificar que tipo de providência deverá ser tomada.
Em outros locais, como por exemplo, no trevo da cidade, foi detectado a poluição visual. “Aqui tem muitas informações que não interessa ao motorista que está chegando na cidade, isso é uma providência a ser tomada de imediato. O local deverá constar apenas informações necessárias aos motoristas”, disse Rapaci. E acrescentou ainda que o DER irá providencias a nova sinalização viária. Outras providências também foram pedidas a eles, que estudarão o caso.
Outro local que destacado pelos técnicos, foi o trecho do bairro Porto Novo, na ponte sobre o Rio Juqueriquerê. Para o Coordenador de Operações do DER de São Paulo, Flávio Simões, de imediato é possível fazer um trabalho de sinalização no local para que seja melhorado o trânsito. “Este é um trabalho que será feito em parceria com a prefeitura. O projeto da passarela está sendo estudado pelo departamento de engenharia e vamos pedir urgência, que será licitado no início do ano e a obra será feita o mais urgente possível”.(Fonte: PMC)

Estudantes secundaristas representam Caraguá em Goiânia

Caraguatatuba -A UMES – União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Caraguatatuba, representou o município no 37º CONUMES – Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, no último fim-de-semana, por meio do presidente Jameson Duarte e da diretora de imprensa Ana Carolina Almeida.
O evento, realizado em Goiânia, reuniu cerca de 10 mil estudantes e teve como principal objetivo discutir os rumos da educação pública no Brasil, incluindo o PAC – Plano de Aceleração do Crescimento e o PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação.
Segundo o presidente da UMES, Jameson Duarte, para chegar à Goiânia, a União dos Estudantes Secundaristas que representa Caraguatatuba, contou com o apoio da Prefeitura Municipal e da UMES da Capital, de onde saiu um ônibus com estudantes para o CONUMES.
Durante o congresso, foi eleita a nova diretoria da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e foram aprovadas as bandeiras de luta dos próximos dois anos.
“Foi muito importante para a UMES de Caraguá estar presente neste congresso. Contribuímos com nossa força e na aprovação de idéias que contribuirão para a melhoria do Ensino Médio”, finalizou Jameson Duarte.(Fonte: PMC)

Prefeitura entrega guia e emplacamento de água e luz para moradores do Jardim Tarumã

Caraguatatuba -Cerca de 200 moradores do Jardim Tarumã, na região Sul de Caraguá, foram beneficiados com guias de emplacamentos de água e luz. A entrega foi feita na quarta-feira, 12. A aquisição foi feita pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanismo, Habitação e Trânsito.
A entrega foi feita na EMEF – Edna Maria Nogueira Ferraz, no Perequê-Mirim e contou com a presença do prefeito José Pereira de Aguilar. A entrega teve como objetivo facilitar a aquisição de água e luz para os moradores. “No Multiação que teve aqui no bairro do Perequê-Mirim, que é uma ação social que a prefeitura faz durante todo o ano em vários bairros, para atender a população, os moradores nos procurou e disse da dificuldade de conseguir a guia de emplacamento. Pedi a Secretaria de Urbanismo que conseguisse esse benefício e agora estamos cumprindo o prometido”, disse o prefeito.
De acordo com o Secretário de Urbanismo, Leandro Borella Barbosa, o próximo passo dos moradores é o de levar a guia até a Bandeirante Energia e Sabesp para que dentro de poucos dias já estejam todos com água e luz em suas casas.
“Muitas casas tinham ligações clandestinas, e com a aquisição dessas guias de emplacamentos, os moradores estão todos com suas casas regulares, em relação à água e luz”, completou Barbosa.(Fonte: PMC)

Copa da Criança terá final neste fim de semana

Caraguatatuba -A 3ª Copa da Criança, organizado pela SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, será decidida neste sábado, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
Os três primeiros confrontos do dia serão pela disputa do 3º e 4º lugar. Pelo Pré-Mirim, às 8h, o Barranco Alto jogará contra o perdedor de A.A. Corinthians e MH Marcenaria, que se enfrentam pela semifinal nesta sexta-feira, às 19h, também no CEMUG.
Às 9h, o Mirim do Guarani encara o time do Praia Soccer, e pelo Infantil, às 10h, o União Colonial joga contra o Fortaleza. Em seguida, às 11h, será realizada a decisão do Pré-Mirim, entre Massaguaçu e o vencedor do jogo desta sexta.
Pelo Mirim, às 12h, o XV de Novembro buscará o título contra o time do Massaguaçu. Encerrando a competição, pelo Infantil, Guarani e A.A. Corinthians brigarão pelo troféu às 13h.(Fonte: PMC)

Formatura do Bombeiro Mirim é realizada em Caraguá

Caraguatatuba -O CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) foi sede nesta quinta-feira, 13 de dezembro, da formatura da 6ª Turma de Bombeiros Mirim, projeto que tem a parceria do Governo do Estado de São Paulo, Bombeiros e Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
Foram formados 60 alunos entre 10 e 14 anos, que durante todo o ano de 2007, aprenderam técnicas utilizadas pelos profissionais, por meio de aulas práticas e teóricas, além de praticar esporte rotineiramente.
O projeto Bombeiro Mirim, segundo Igor Sergei Klain, visa auxiliar a educação escolar e familiar, nos conceitos referentes à cidadania. O trabalho também orienta os jovens a terem profissionalismo e espírito de equipe.
Desde o início do projeto, já foram formados mais de 400 alunos, que a partir do Bombeiro Mirim, passam a estar aptos para realizar operações básicas de primeiros socorros, reanimação cardíaca pulmonar, imobilização de fraturas e ficam capacitados para lidar com situações de emergências.
O prefeito José Pereira de Aguilar agradeceu os formandos, ressaltando ter ganhado seu presente de natal, ao ver a alegria dos jovens. Ele também exaltou o voluntário Tenente Nestor Vicente Costa, que através desse projeto, ajuda a salvar vidas.
Aguilar lembrou que os jovens do Bombeiro Mirim estão no caminho certo. “Essas pessoas que aqui se formam, são pessoas do bem. Nós temos que fazer o preventivo, ajudar sempre um ao outro”, falou o prefeito, que se mostrou feliz por poder oferecer uma estrutura de qualidade para o projeto.
“É muito bom saber que temos no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) uma pista de Atletismo, piscina, quadra poliesportiva, permitindo o bom andamento desse trabalho”, comentou Aguilar.
O Tenente Nestor ressaltou a força de vontade dos alunos. “Foi mais um ano de vitória, mais um ano que conseguimos vencer essa dura batalha. Os jovens são o futuro de Caraguatatuba”, afirmou.
Durante o evento, seis alunos que se destacaram durante o curso foram premiados. Rachel de Jesus Pagliato, Jéssica Felix da Silva e Ana Paula dos Santos, foram para casa com o diploma e um troféu. Marcos Nunes de Souza e Vitor Cinquetti Rendelli, levaram também uma bicicleta. A grande vencedora foi Bruna Rafaela, que além de todos esses prêmios, conquistou com a sua determinação, uma bolsa de estudo na escola de informática Microlins.
A formatura do Bombeiro Mirim apresentou uma simulação de acidente, onde a vítima saiu imobilizada e socorrida pelos alunos recém-formados. Em seguida, os formandos tomaram o tradicional banho de mangueira, encerrando o evento.(Fonte: PMC)
 

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Notícias do Esporte

Ilhabela -A Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer de Ilhabela estará realizando a partida final do Campeonato Municipal de Futsal Masculino,14, às 20:30 horas no Ginásio Municipal Gilson Gomes Pinna – Itaquanduba.
O jogo disputado será entre Center Par x Estrela do Morro. As premiações acontecerão logo após o término dos jogos.(Fonte: PMI)

Presidente da Câmara propõe parceria com Associação Antialcoólica

Ilhabela -O Presidente da Câmara de Ilhabela, Professor Joadir Capucho (PTB), requereu na última sessão (10/12) que seja firmada uma parceria com a Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo (AAESP) visando realizar programas de prevenção e tratamento de dependência química no Município.
“O uso abusivo do álcool e de outras drogas é hoje uma questão de saúde pública no País trazendo danos físicos e psicológicos não só aos usuários, mas também aos familiares”, justifica o Professor Joadir. De acordo com informações da Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo, apesar da distância e da dificuldade de acesso aproximadamente 10% das pessoas atendidas no núcleo de São Sebastião são de Ilhabela.
Segundo Joadir, o desenvolvimento desse programa no Município facilitará o acesso à prevenção e tratamento da dependência química, representando uma importante conquista uma vez que reverterá em benefícios à sociedade. (Fonte: PMI)

Sebrae promove palestra em Ilhabela sobre Lei Geral da Micro e Pequena Empresa

Ilhabela -O consultor jurídico do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) , Silvio Vucinic, ministrará uma palestra sobre a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa no próximo dia 19 de dezembro, às 10 horas, na Câmara de Ilhabela.
O objetivo é esclarecer ao empresariado local e empreendedores em potencial os benefícios trazidos pela Lei no que diz respeito ao estímulo à formalização de novas empresas, acesso ao crédito, acesso à tecnologia, compras governamentais, desoneração tributária (Super-Simples), entre outros.
A palestra é promovida pelo Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Ilhabela em parceria com a Câmara de Ilhabela; a Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Fomento; a ACI (Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela), a AHBRI (Associação de Hotéis, Bares e Restaurantes e Similares de Ilhabela) e a ARGHI (Associação Receptivo, Gastronomia e Hotelaria de Ilhabela).(Fonte: PMI)

VANTAGENS PARA OS EMPRESÁRIOS
A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa foi sancionada há um ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva mas até o momento menos de 100 dos 5.564 municípios brasileiros fizeram a regulamentação, segundo informações do Sebrae.
“A Lei Geral traz diversas vantagens para empresas de pequeno porte, entre elas a criação do Super-Simples, que unifica o recolhimento de todos os impostos exigidos por União, estados e municípios”, explica o presidente da Câmara, Professor Joadir Capucho.
Dentre outras vantagens que a Lei Geral pode trazer é a redução do tempo gasto para abertura e fechamento de empresas, e a preferência para micro e pequenas empresas nas licitações públicas de até R$ 80 mil.
Para que todos os benefícios previstos pela Lei Geral cheguem de fato às pequenas empresas, é necessário que cada município faça sua regulamentação, já que as mudanças afetam os três níveis do poder público (municipal, estadual e federal).
No estado de São Paulo, cerca de 180 municípios estão debatendo a questão e devem regulamentar a lei. Um dos principais aspectos a ser regulamentado pelos municípios é o de compras governamentais. Assim, por exemplo, a merenda escolar poderá ser adquirida pela prefeitura de produtores locais.
Em Ilhabela, a palestra acontece no próximo dia 19 de dezembro, quarta-feira, entre 10 e 12 horas, na Câmara Municipal, à Rua Benedito Cardeal Sobrinho, 39, na Vila. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones: (12) 3896-2440, 3896-1091, na Secretaria de Turismo, ou pelo 3896-9600, na Câmara Municipal.(Fonte: PMI)
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Coleta de lixo e sucata terá mais caminhões durante o verão

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Administração (Secad), informa que a coleta de lixo e sucata terá a partir do dia 26 de dezembro mais caminhões para atender a demanda durante a temporada de verão, época em que o número de habitantes triplica no município.
De acordo com o diretor da Secad, Osmar Teodoro Alves, a região da Costa Norte e Centro, que hoje tem quatro veículos para recolher o lixo e três para a sucata, passará a ter mais quatro caminhões. A Costa Sul também receberá mais quatro veículos. Hoje o serviço conta com cinco caminhões para a coleta de lixo e três destinados à sucata.
A estimativa da administração, segundo Alves, é de que no verão sejam coletadas 210 toneladas de lixo e 18 toneladas de sucata por dia. A média diária fora da temporada é de 70 mil quilos de lixo e seis toneladas de sucata. Ele recomenda que os resíduos sejam colocados nas lixeiras a partir das 7h, quando a empresa que executa o serviço, a Enob Ambiental, inicia a atividade.
O número de funcionários também será elevado. O quadro contará com mais 33 trabalhadores, sendo sete motoristas e 26 coletores. Atualmente, a coleta é desenvolvida por 23 motoristas e 25 coletores.
Com relação a coleta de lixo, a Secad informa que o serviço será realizado de segunda-feira a sábado em todos os bairros do município, mas nada impede que o recolhimento seja efetuado aos domingos em função da quantidade de lixo. Quanto à sucata, apenas os bairros do Arrastão e Praia Deserta, localizados na área central, é que não terão a coleta diária, cujo serviço está programado para as terças, quintas e sábados. Já na Costa Sul, os bairros de Juquehy, Boiçucanga e Maresias terão o recolhimento diário, ou seja, de segunda a sábado. Nos outros locais, a atividade segue uma programação (ver relação abaixo). O esquema adotado pela Prefeitura ocorre até o dia 10 de fevereiro de 2008.
Qualquer reclamação referente ao lixo ou a sucata pode ser comunicada pelo telefone (12) 3891.2028.(Fonte: PMSS)

Esporte Clube Real Máster promove Festival Natal Sem Fome no Jaraguá

São Sebastião - O Esporte Clube Real Máster, da Enseada, Costa Norte de São Sebastião, promove no próximo fim de semana (15 e 16/12), no campo de futebol da área de lazer do Jaraguá, a partir das 9h o Festival Natal Sem Fome, torneio de futebol solidário em que cada participante doa um quilo de alimento não-perecível para ser destinado à famílias carentes da região.
De acordo com José Luiz Soma, diretor do time e organizador do evento, os patrocinadores dos cartazes de divulgação do torneio também participam doando cestas básicas. A arrecadação será repassada à coordenação da capela Santa Rosa de Lima, no Jaraguá, para ser entregue às famílias cadastradas.
Entre os times que devem participar do torneio estão Guarani, Estrela do Mar, Azulão, Só Alegria, seleção feminina de São Sebastião e do Canto do Mar, Cachoeira, Grêmio Barequeçaba, Real Máster, Tradição, Jaraguá e outros.
Soma ressalta que o torneio é aberto ao público e quem for prestigiar também pode contribuir levando um quilo de alimento não-perecível. Está previsto ainda uma homenagem ao tesoureiro do Esporte Clube Estrela do Mar, Rubens Andrade da Silva, o Rubinho, falecido no mês passado.
O Festival Natal Sem Fome tem o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp).(Fonte: PMSS)


Conselho de Saúde realiza última reunião ordinária do ano

São Sebastião - O Conselho Municipal de Saúde (Comus) de São Sebastião realizou sua 111ª reunião ordinária, a última do ano, na terça-feira (11/12). Na ocasião, foi apresentado aos conselheiros um balanço das atividades realizadas em 2007 pelo do Centro de Controle de Zoonoses do município, em palestra proferida pela veterinária responsável pela unidade, Carolina Capitani.
Os conselheiros discutiram ainda a quarta apostila do convênio do Programa de Saúde da Família e marcaram a data da primeira reunião ordinária de 2008 para o dia 8 de janeiro, ocasião em que será definido o novo calendário das reuniões ordinárias do Conselho.(Fonte: PMSS)

Formação esportiva e sociabilização marcam encerramento das Escolinhas de 2007

São Sebastião - Após um ano de atividades esportivas na Costa Norte, Sul e região central, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), encerra as atividades desenvolvidas em 2007. Ao todo foram cerca de 40 modalidades, que ofereceram para mais de 5 mil pessoas formação e sociabilização em diversas faixas etárias.
Neste sábado (15/12) terminam as aulas das modalidades de tênis, na quadra da Rua da Praia, com um torneio em duplas, do projeto “Criança + Esporte = Diversão”, além do basquetebol, que fecha o ano com a disputa do 1º Torneio de Basquete em Trio. No domingo (16/12) é a vez dos jogadores de damas terminarem suas as aulas, com um amistoso entre o Canto do Mar e a Enseada, no Colégio Frúgoli, e na segunda-feira (17/12) os adeptos da caminhada e do alongamento realizam a sua confraternização.
Já na última segunda-feira (10/12) foi a vez do vôlei, que fechou os treinamentos, assim como o futebol de campo na quarta (12/12) e basquete feminino na quinta-feira (13/12).
“Percebemos que a cada ano, o número de pessoas que fazem parte das escolinhas tem aumentado consideravelmente. E para 2008 esperamos que a freqüência de alunos aumente ainda mais”, conta a chefe de formação esportiva da Seesp, Viviane Araújo.
Entre as outras opções esportivas estão: o futebol de areia, que movimentou a criançada no Canto do Mar; a patinação; o handebol; a malha; o futsal e a vela, desenvolvida dentro do projeto Ventos & Velas, além da natação, tae kwon do, futsal, surf e karatê e até yoga, provenientes da parceria entre a Seesp e a Ong ALNorte.
A secretária de Esportes, Raquel Buzi, explica que a abrangência das escolinhas em São Sebastião se deve às parcerias que são efetuadas em diversos segmentos no município. “Ongs, Associações de bairros e as instituições de ensino municipais são muito importante para as atividades das escolinhas. Queremos que as escolinhas estimulem o desenvolvimento esportivo de todas as idades”, destaca Raquel.
As inscrições para as turmas de 2008 têm início em fevereiro com os instrutores nas quadras e nos Centros de Apoio Educacional (CAE) da cidade. Mais informações pelos telefones (12) 3892-2116 e 3892-3338(Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara ACIU

NOTÍCIAS DA FUNDART

Ubatuba- Vem aí, III Festival de Marchinhas Carnavalescas
Nos dias 26 e 27 de janeiro e no dia 01 de fevereiro a Fundart estará apresentando o III Festival de Marchinhas Carnavalescas, na Praça Matriz, a partir das 20:00h. Serão duas eliminatórias. Dia 1 de fevereiro, sexta-feira, acontecerá a final. Na ocasião será apresentado o show do grupo Pirarublue – com seu novo trabalho: Pirablue canta o poeta da Vila Noel de Medeiros Rosa.
O III Festival de Marchinhas já tem inscrições abertas desde o último dia 05, com encerramento no próximo dia 21. Poderão participar todas as pessoas residentes no Litoral Norte e Vale do Paraíba.
Regulamento do III Festival de Marchinhas Carnavalescas no site da Fundart no item eventos.
No último dia do Festival de Marchinhas, o show: Pirablue Canta Noel Rosa
O Duo Pirablue é formado pelos artistas Maria Gioconda, Porto Velho/RO e Sandro Bacelar, Manaus/AM. Em Ubatuba serão acompanhados por mais três músicos, no dia 01 de fevereiro, na Praça da Matriz.
Há três anos montaram o show “Seu garçom faça o favor...” focado na obra do poeta Noel Rosa, tendo se apresentado por estados do Norte e Sudeste do Brasil, obtendo destaque em vários programas de rádio e televisão.
Atualmente, trabalham na divulgação deste show pleiteando a distribuição do disco comemorativo de 70 anos da morte de Noel. Com formação acústica, buscam a sonoridade original dos anos 30; samba canção, choro, bolero e marchas carnavalescas, formam o repertório desse show, onde público e artistas fazem uma agradável viagem pela autêntica música brasileira de raiz.

Tem teatro no Fórum da Cultura
Com livre adaptação do homônimo conto de Edgar Allan Poe, dias 12 e 13 de dezembro, às 20:00h, a Oficina de Teatro, da Fundart, apresenta a peça A Máscara da Morte Vermelha, com direção da professora Marilena Cabral.
O espetáculo faz parte da conclusão do curso de 2007 e será apresentado no antigo Fórum, na Praça Nóbrega, nº 54, no centro da cidade.
O espaço onde acontece o espetáculo: o palácio do Príncipe. As sete salas onde o baile acontece. Cada sala tem uma cor diferente e apresenta um diferente pecado. A última é a sala preta, onde o clímax acontece (o auditório) nela encontra-se o grande relógio de pêndulo que oscila lento, no teto.

O Baile do Menino Deus terá reprise (um símbolo de renascimento)
Ainda sem data devido as férias escolares, o espetáculo músico-teatral Baile do Menino Deus será reapresentado, faltando definir a data.
Mais de 600 pessoas assistiram a peça no último sábado, na Praça BIP, aplaudindo intensamente os 150 componentes do grupo formado por mais de 100 crianças, músicos da Banda Sinfônica Lira “Padre Anchieta”, do Grupo Canoá e da Camerata de Violões.
Os preparativos que duraram mais de quatro meses foram um grande aprendizado que passou pela música, pelo teatro, pela confecção de figuras do folclore e figurinos.
Trata-se de uma peça de natal, brasileira, inspirada nos autos de reisado e gira em torno do preparo de uma grande festa, com diversos brincantes como personagens que seguem de casa em casa, e um palhaço, Mateus, conduzindo a trupe (grupo).
De estrutura simples, não valoriza as compras, nem os presentes, nem a comilança, características das festas natalinas, mas elege como foco o “Menino Deus” e o que ele representa: um símbolo do renascimento e da esperança.

Sapateado, Dança de Salão e Dança do Ventre no Sobradão do Porto
Sexta-feira, dia 14, às 19:30h, no Sobradão do Porto, teremos apresentação das alunas de Sapateado, Dança de Salão, e Dança do Ventre. Não deixe de ver.(Fonte: Fundart)

Turismo começa em casa!!!

Ubatuba-Falar em turismo é um assunto complexo onde se descortinam muitos nichos de mercado. Porém, falar em turista é bem mais simples. Turista é toda e qualquer pessoa que se destina a um lugar no qual ele simplesmente se dá o direito de ser feliz! Sozinho, com os amigos ou a família, ele procura momentos inesquecíveis, onde tenha alguém que o recepcione com um sorriso no rosto e "principalmente" com a informação pronta a sanear suas necessidades. Sejam elas indicações de onde ir ou para onde desejam ir, prospectos informativos, histórias e estória do local. O conforto dos meios de hospedagem é obrigatório em qualquer lugar que se proponha a receber turistas, porém o que faz com que voltem e divulguem seus momentos de aprendizados inconscientes são as peculiaridades do local visitado. É isso que fideliza e incentiva os futuros visitantes. Por isso, é importante que todos tenham orgulho do local em que vivem e que principalmente conheçam as histórias e estórias de seu município. Um povo que fala a mesma língua cria uma identidade única e intocável.
Ubatuba uma terra de beleza ímpar tem a predisposição turística naturalmente, a qual muitos outros lugares tiveram que criar e pagar fortunas por isso. Uma cidade onde começa o verão literalmente por ser a primeira da América Latina que o Trópico de Capricórnio cruza. Por isso, no dia 22 de dezembro não tem sombra ao meio-dia, e qualquer estudioso de astronomia do mundo sabe disso. Que tem um rico acervo de pássaros raros da Mata Atlântica, atraindo observadores de toda parte do planeta. Que tem em praça pública, no centro da cidade, uma estátua de bronze doada por um Papa. A primeira cidade da América Latina a fazer um tratado de Paz, em conseqüência da Confederação dos Tamoio, registrado em qualquer livro escolar do país. Berço da única cidade do litoral paulista que tem reserva de Parque Estadual preservando Serra, Terra e Mar, com trilhas incríveis. Quilombos de norte a sul com histórias vivas. Aldeia Indígena. Está nos registros do livro alemão de Hans Staden. Arquiteturas premiadas em revista de renomes. Parte histórico-cultural da construção do país, sendo o sexto município de São Paulo. Já foi até a maior arrecadadora de renda per capita do país nos tempos áureos, com a movimentação de especiarias através do porto, com sede administrativa no Casarão. Até já pertenceu ao estado do Rio de Janeiro. Teve a primeira Fábrica de Vidro do País e como prefeito um dos maiores empresário e investidor de todos os tempos, Ciccillio Matarazzo.
Tem prédio idealizado pelo respeitado arquiteto Oswaldo Bratke, hoje biblioteca municipal. Sem falar no prédio da Câmara que foi a casa do prof. Thomaz Galhardo, criador da primeira cartilha de alfabetização de linhas modernas. E o granito verde Ubatuba, riqueza encontrada só aqui e na África, assim também como a bromélia pitcarnea flamea. Sítios arqueológicos e é também cúmplice de OVNI’s que estão na NASA até hoje! E o caiçara Gastão Madeira nascido aqui, criador do primeiro avião, que perdeu seus direitos autorais por falta de verba, mas ficou registrado nas revistas da época. A culinária, fruto do plantio do gengibre, hoje exportado e a deliciosa bananinha do ‘Tachão’ Fazendas marinhas. Mais de 80 e tantas praias só de costa, cada uma com uma lenda, uma história, uma geografia diferente, assim também como suas cachoeiras e ilhas.
E um povo que não divulga nada disso para os seus visitantes, nem sequer os convida a passar aqui suas férias de julho, porque é um mês que não chove e de dia tem um sol maravilhoso, uma noite fria e belíssima, assim também como o entardecer, etc, etc, etc.
Quando os turistas vêm aqui, não sabem das festas que vão ocorrer durante o ano para que possam se programar. Na verdade, nem os moradores sabem... Então, o que adianta gastar verbas em feiras, congressos, ou falar de navios, se quando alguém aqui chegar encontra um povo deficiente na arte de receber bem (claro que acredito que estes trabalhos têm que ser realizados paralelamente, mas não só, pois desta forma é como um eco no vazio). Opções temos e assunto também. Se você falar para um turista que a pedra no caminho foi onde Anchieta sentou ao refletir sobre sua estadia aqui nas terras de Iperoig, ele vai passar horas fotografando a pedra, levar para casa e contar para todos que teve o privilégio de sentar no mesmo lugar que o ilustre Anchieta. E se tiver camisetas ou souvenir sobre o assunto, com certeza ele levará como lembrança.
Pena que para o povo de Ubatuba pedra é pedra mesmo! E não se organiza para receber nenhum nicho de mercado, todos com grande potencial de movimentar o município durante todo o ano, como os da terceira, esporte radical, ornitófilos, estudiosos de arquitetura e história, geógrafos, curiosos, místicos, escolas que aplicam estudo do meio. E os gringos! Este nem cogita, pois a cidade nem inglês fala ainda e mesmo assim são os que mais encontramos por aqui, completamente perdidos ou resignados apenas ao seu destino por não terem ofertas de outras possibilidades e tantos outros dispostos no mercado. O turista não se importa de pagar bem por um bom atendimento e de qualidade. E isso não implica em grandes gastos, mas no glamour da simplicidade e bom gosto...
Enquanto isso, nossas autoridades ficam discutindo navios, como se fossem a solução de alguma coisa! Sem falar no deficiente calendário turístico enviado para última sessão de Câmara. E assim entra ano e sai ano e nosso Titanic afundando... É como meu grande amigo Jija diz: ‘precisamos não só, mas principalmente, para começarmos a caminhar de água, sabão e boa vontade!!!’ (Fonte: Jornal A Semana)

Alterada a lei de parcelamento de débitos

Ubatuba-Na sessão extraordinária que aconteceu após a última sessão da Casa de Leis, os vereadores alteraram a recente lei aprovada, que parcela os débitos com o município. Mais um projeto do nobre vereador Gerson de Oliveira.
Assim todo o contribuinte que estiver em débito com a prefeitura, poderá aguardar o próximo ano para fazer o referido parcelamento com grandes vantagens, pois quem fizer o parcelamento neste ano terá que estar com o IPTU, ou outros débitos de 2007, em dia para poder ter direito ao benefício. Já quem deixar para o próximo ano, até dia 15 de janeiro não terá sequer que tirar nenhum centavo do bolso para fazer o parcelamento.
A lei é clara! Ela fala que o contribuinte deverá estar em dia com os débitos do exercício corrente Assim, na virada do ano, todos os contribuintes passam a estar em dia com seus débitos, pelo menos até vencer a primeira parcela do IPTU, e passa a poder parcelar inclusive débitos de 2007, pois o ano acabou de iniciar e ninguém deve nada.
O projeto nº 172/07 alterou o artigo 6º da lei que tinha sido aprovada em 14 de novembro; neste artigo, o referido parcelamento teria validade até 30 de dezembro de 2007. Com a alteração, passou a ter validade até 29 de fevereiro de 2008.
Nem terminamos o ano e já temos a lei de incentivos fiscais para o exercício que não acabou. O projeto ainda vai para o prefeito para ser sancionado, o que deve acontecer.
Já perdemos as contas de quantas leis de incentivo foram feitas nestes três anos de governo, mas podemos quase afirmar que bateu todos os recordes de todos os outros prefeitos juntos.
Cabe ao contribuinte agora fazer uma análise do que é melhor para ele: usar o 13º para pagar suas dívidas de IPTU ou esperar a virada de ano e parcelar em até 36 meses, inclusive os débitos de 2007, com uma multa de 2% e sem juros, mas se fizer o pagamento integral sem parcelar fica livre da multa. Seria como se tivesse pago o IPTU em dia, sem direito a desconto inicial do começo do ano.
Cabe a cada um fazer uma análise do que é melhor para si mesmo: esperar a virada de ano e parcelar também o ano de 2007, se espremer hoje e pagar o débito de 2007 e parcelar os anteriores, ou também esperar o movimento da temporada e assim pagar o máximo que deve à vista, sem incidência de multa e juros.(Fonte: Jornal A Semana)

Island Cruises confirma que não estará com nenhum navio em Ubatuba em 10 de Janeiro

Ubatuba-Esta semana, o secretário de Turismo fez uma reunião na sede de campo da Associação Comercial, onde estiveram presentes por volta de 70 empresários de diversos ramos ligados ao turismo.
Nesta reunião que deveria ter a participação do prefeito que não pode estar presente, pois teve um compromisso de última hora, foi discutida a vinda do primeiro navio para nossa cidade.
O secretário informou a todos os presentes que o navio estará em Ubatuba no próximo dia 10 de janeiro. Nesta semana também, em função da vinda do navio, o prefeito e o secretário de Turismo fizeram uma reunião com os taxistas para tratar do mesmo assunto: apoio aos turistas que iremos receber no dia em que o navio vai estar na cidade.
O secretário ainda informou que o nome do navio é Island Cruises, pertencente à empresa Sun & Sea. Ressaltou avisando que diretores de outras três grandes empresas do setor, entre elas a CVC, irão acompanhar a chegada do primeiro navio, fazendo uma inspeção técnica da atracagem do Island Cruises.
Como fazemos jornalismo com fatos e não com conversas, após lermos a matéria publicada pela ACIU e pelo jornal Imprensa Livre, tivemos o cuidado de procurar pelo nome do navio no mundo inteiro, através da internet; infelizmente, não achamos.
Procuramos em todas as operadoras de turismo do Brasil e nenhuma se refere a uma parada em Ubatuba ou sequer alguma apresenta em seus sites um navio com este nome.
Não sabemos se por engano ou por má informação do secretário, Island Cruises não é nome de navio e, sim, Island Cruises é uma joint venture entre a First Choice, operadora líder de turismo de lazer na Europa, e a Royal Caribbean, que trouxe para o Brasil nesta temporada os navios Island Escape e Island Star, que são navios em que o lema é ficar à vontade. “Aqui você faz o seu horário, sem ter que se adaptar aos turnos de refeição, como nos outros navios”, este é o lema da empresa.
Entramos em contato com a jornalista Cristiane Zarpelão para confirmar com ela o nome do navio, pois estávamos com dúvidas. Ela esclareceu que tinha passado as informações colhidas com o secretário de Turismo na apresentação que ele fez na ACIU. Ela ligou de volta minutos depois informando que havia falado com o secretário de Turismo e que o nome do navio na realidade era Island Escape, que estaria em Angra no dia 10 de janeiro.
Qualquer pessoa pode acessar o site da empresa www.islandcruises.com.br e conferir as informações que estamos passando.
O navio Star estará no período de 5 a 13 de janeiro 2008 numa viagem internacional: sairá de Santos com destino a Buenos Aires e Punta Del Este, Montevideo, Florianópolis e Santos novamente, num cruzeiro de oito noites.
Já o navio Escape, no dia 8 de janeiro sai de Santos, às 18h, num cruzeiro de três noites; no dia 9 de janeiro, estará navegando e, no dia 10, chega a Angra dos Reis na Ilha Grande, às 8h, e fica lá até às 20h, retornado a Santos com previsão de chegada às 9h do dia 11 de janeiro de 2008.
Não queremos afirmar, nem podemos duvidar de ninguém, muito menos de um secretário de turismo e de um prefeito, mas fica muito difícil acreditar que o navio estará em Ubatuba no dia 10 de janeiro.
Como já comentamos em diversas matérias, os pacotes de navios são vendidos muitas vezes com antecedência de um ano. Por isso, fica difícil acreditar que uma empresa deste porte, que opera no mundo inteiro com seus navios, venda e coloque em um navio duas mil pessoas e, sem avisar ninguém, mude a rota do mesmo ou altere o destino sem uma excelente desculpa, ou uma pane, ou um maremoto, ou sei lá o quê para mudar o destino de duas mil pessoas.
O único dia que entendemos que o navio poderia estar parando em Ubatuba seria, talvez, no dia 9 de janeiro, mas isto implicaria em outras coisas, pois os navios têm cassinos que só podem funcionar em águas internacionais. Por isto, em todas as viagens curtas, o navio passa um dia navegando, pois nestas horas é que o cassino funciona.
Assim, como o navio pode entrar em nossa baía, desembarcar quem resolver descer, recolher os botes e partir em tão curto espaço de tempo?
Já escrevemos diversas vezes que será ótima a vinda de navios para a nossa cidade, mas também alertamos diversas vezes que só os navios não são solução para a cidade. Um navio que chega no dia 10 de janeiro, vai entrar no meio da confusão de temporada.
Entendemos que não temos estrutura para recebê-lo na primeira quinzena de janeiro, tentando oferecer aos turistas dos navios um mínimo de atenção.
Mas ficamos com ‘a pulga atrás da orelha’, pois já cobramos o nome do navio diversas vezes. O prefeito chegou a falar na rádio que não iria falar o nome do navio no ar, pois tinha receio que alguém pudesse tentar atrapalhar a vinda dele, prometeu diversas vezes que iria dar o nome, assim como o secretário também havia prometido.
Uma pessoa culta como o secretário de turismo, dono de uma agência de turismo, que fala inglês fluentemente, esqueceu o nome do navio, fez confusão entre o nome da empresa e do navio. É, errar é humano. Nós também queríamos estar errados, pois nossa cidade e nosso povo não merecem pagar um ‘mico’ tão grande, com um possível cancelamento da vinda do navio.
Só vai faltar o secretário acusar que cancelou o navio em função desta matéria, a qual não tem o intuito de denegrir a imagem de ninguém, muito menos da nossa cidade, mas que os responsáveis pela vinda do navio passem as informações corretas, que venham a público e apresentem um documento assinado pela empresa, um fax ou um e-mail, onde a empresa informa que estará em nossa cidade, em tal data e tal hora.
Como seria olhar para as pessoas, depois de envolver uma cidade em uma vinda de um navio, matérias publicadas, reuniões e um cancelamento? Não merecemos e não podemos acreditar que isto possa acontecer!
Conversamos com o prefeito, na festa de confraternização da ACIU, mostramos para ele o prospecto da empresa que mostra os dois navios e traz todas as informações e todo o calendário da temporada dos navios este ano no Brasil. Em nenhuma das datas de todas as viagens programadas se lê o nome de nossa cidade. E terminamos a conversa com uma pergunta ao Prefeito: “O senhor acredita que uma empresa com dois navios muda um roteiro já vendido, sem avisar ninguém? Por favor, prefeito, verifique tudo! A cidade não merece pagar um mico deste!”.
Depois que a matéria estava pronta, entramos em contato com a empresa que opera os navios no Brasil. Após falar com várias pessoas e dar diversos telefonemas, chegamos à assessora de imprensa da Island Cruises, que estava a bordo de um navio no Recife. Depois de explicarmos que as notícias em nossa cidade davam como certa a parada de um navio da companhia em Ubatuba no dia 10 de janeiro 2008, a princípio, ela já respondeu que não estaria, não! Porém, como estava ao lado de um diretor da empresa, ela o consultou e ele também respondeu que não.
Diante de nossa insistência, pois não podíamos acreditar que a cidade estava anunciando a vinda do navio e não era verdade, a assessora de comunicação, Sra. Ellen, pediu um minuto e fizeram contato como outro diretor da empresa, que informou que de forma alguma o navio estará em Ubatuba no dia 10 de janeiro 2008.
A resposta oficial da assessoria de comunicação, depois de mais de dez minutos de conversas, foi a seguinte: a empresa não estará com nenhum navio em Ubatuba no dia 10 de janeiro de 2008.
(Fonte: Jornal A Semana)

ACIU promoveu encontro para discussão sobre a chegada de cruzeiros marítimos e fiscalização em Ubatuba

Ubatuba-Neste último sábado, 08, a Associação Comercial de Ubatuba- ACIU realizou um café da manhã com a Secretaria de Turismo, a Guarda Municipal e o empresariado local do setor turístico, com o objetivo de discutirem sobre os preparativos para receber o primeiro navio transatlântico e ajustar a linha receptiva e de segurança que será oferecida aos seus passageiros.
No próximo dia 10 de janeiro Ubatuba receberá pela primeira vez um cruzeiro marítimo, que trará cerca de dois mil passageiros para a cidade.
Segundo o presidente da Associação Comercial de Ubatuba- ACIU, Ahmad Khalil Barakat, a chegada dos cruzeiros em Ubatuba é uma enorme conquista da cidade, e ressaltou que todos os setores do município devem se unir para fazer com que Ubatuba os receba cada vez melhor.
O comandante da Guarda Municipal José Antonio Macário de Faria foi um dos convidados por Barakat para mostrar ao empresariado local a importância da segurança. “Nada dará certo se não nos prepararmos muito bem. Todos os órgãos de segurança devem se preparar para atender a essa nova demanda. Imagine se acontece algo grave com um turista? Não há nada mais importante que a preservação da vida”, ressaltou Macário.
A Secretaria Municipal de Turismo determinou pacotes de cinco segmentos, que serão vendidos a bordo do navio Island Escape. De acordo com o secretário de Turismo, Luiz Felipe de Azevedo, serão ofertados aos passageiros, desde aulas de surf e mergulho, até passeios de escuna e vôos de helicóptero. Azevedo acrescentou que além dos pacotes, a Prefeitura Municipal de Ubatuba irá criar um espaço no píer do Tamoios Iate Clube- o local da atracação, possibilitando o oferecimento de outros serviços particulares. ”O dia 10 de janeiro servirá com um vestibular para a cidade. Nós precisamos estar preparados e oferecer tudo de bom que Ubatuba tem. O mercado de cruzeiros marítimos está em considerável crescimento e, certamente, outros navios irão atracar aqui, se conseguirmos receber os passageiros e tripulantes do Island, com qualidade”, ressaltou o secretário avisando que diretores de outras três grandes empresas do setor, entre elas a CVC, irão acompanhar a chegada do primeiro navio, fazendo uma espécie de inspeção técnica da atracagem do Island Escape.
Para os passageiros do cruzeiro também serão disponibilizados pela Administração Municipal dois ônibus para o transporte dos turistas, o primeiro fará o trajeto até a Fundação de Arte e Cultura- Fundart, passando pelo centro de Ubatuba e o outro que levará os passageiros até o início da Praia Grande.
Mais de 90% dos passageiros do primeiro transatlântico são brasileiros, o que deverá facilitar ainda mais o receptivo. Ubatuba será a última parada continental do trajeto previsto pela empresa Sun&Sea.
O secretário acrescentou que a troca de trajetos e de datas é uma ocorrência corriqueira nos roteiros de escalas de navios de cruzeiro. “Uma condição adversa de tempo e mar pode cancelar uma escala em qualquer ponto do Brasil ou do mundo. Isto ocorre por decisão do comandante da embarcação, que sempre prima pelo bem estar de seus passageiros. Quem já viajou ou então para quem opera com os mesmos, sabe bem disto. Vale destacar que do mesmo modo como paradas podem deixar de acontecer, poderemos ter paradas extras no decorrer da estação (normalmente de dezembro a março)”.
Já os empresários do município estão com boas expectativas para esta primeira viagem, pois cada turista gasta, em média, 50 dólares durante a passagem pelas cidades, valor que multiplicado por dois mil passageiros, certamente, irá aquecer, ainda mais, a economia da cidade neste verão.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- SEBRAE, em parceria com as quatro Secretarias de Turismo e das quatro Associações Comerciais do Litoral Norte de São Paulo iniciou no dia 04 de dezembro o projeto “Desenvolvimento do Turismo: Cultura e Artesanato no Circuito Turístico no Litoral Norte de São Paulo”.
O projeto tem três anos de duração e o objetivo geral, entre outros, é determinar e ampliar o mercado turístico incrementando a competitividade e promover a sustentabilidade do sistema produtivo de turismo receptivo no circuito do Litoral Norte paulista, por meio de parcerias, qualidade no atendimento e melhoria na qualidade de vida dos moradores, com ênfase na baixa temporada.
“Para quem quiser se aprofundar no assunto, sugerimos uma visita à Ilhabela e Paraty, que já estão operando sua temporada de verão. O giro comercial aumenta de modo significativo em determinados setores, fatores motivacionais de fomento à atividade turística municipal. E a probabilidade de internacionalização é um fato, portanto, para quem quer crescer e evoluir, é hora de se preparar, pois temos boas perspectivas pela frente”, concluiu Luiz Felipe.
(Fonte: ACIU)

Prefeito e primeira-dama participam de confraternização da melhor idade

Ubatuba-O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, e a primeira-dama, Denise Cesar, compareceram, na tarde da última quarta-feira, 12, em uma confraternização da equipe da melhor idade para festejar o fim de mais um ano. A festa aconteceu no Areia Summer House, na Praia Vermelha do Norte, e os mais de 150 presentes tiveram a oportunidade de curtir um dia diferente, com café-da-manhã e almoço oferecidos pela prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Lazer e atividades de recreação.
O prefeito e a primeira-dama participaram do almoço e conversaram com diversas pessoas presentes ao evento. "São ocasiões como esta que fazem com que estas pessoas fiquem mais animadas e recuperem o prazer de viver. Nenhuma outra administração havia dado tanta atenção a esta parcela de munícipes, tão importante para nós. Quero parabenizar toda a equipe da Secretaria de Esporte, principalmente a professora Valéria Carvalho, que trata a melhor idade com tanto carinho", disse o prefeito Eduardo Cesar.
O presidente do Centro de Convivência da Terceira Idade, Sebastião Ferreira Carvalho elogiou a presença do prefeito e da primeira-dama: "Moro em Ubatuba há trinta anos e o Eduardo Cesar é um prefeito que Ubatuba nunca viu igual. A terceira idade estava morta e hoje nós temos oportunidades e a certeza que estamos vivendo de verdade. O prefeito e a primeira-dama são duas jóias raras!", afirmou Sebastião. (Fonte: PMU)

Ubatuba recebe reforço de mais três viaturas da Polícia Militar

Ubatuba-O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, participou, nesta quinta-feira, 13, da entrega de três viaturas da Polícia Militar ao município. As viaturas, que ficarão fixas em Ubatuba, foram viabilizadas por empenho do prefeito Eduardo Cesar junto ao deputado estadual Gil Arantes, que intercedeu através da Secretaria Estadual de Segurança Pública.
A solenidade que marcou a recepção das viaturas aconteceu no calçadão da Avenida Maria Alves e contou com a presença do Comandante da 3ª Cia PM, Capitão Paulo José Ribeiro da Silva; do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Andrade Henrique; do subcomandante da Guarda Municipal de Ubatuba, Tenente Carvalho e do presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Mohamad Ramadan El Ali; do comandante da Polícia Ambiental, Tenente Alexandre Guimarães, além de outros secretários e munícipes.

Resultados positivos
"É muito bom ver as coisas avançando e perceber que não estamos desamparados. A Polícia Militar, sob o comando do Capitão Paulo Ribeiro, tem realizado um policiamento ostensivo, que leva a Ubatuba a continuar sendo o município com o menor índice de violência do Litoral Norte. Quando o trabalho é sério, com a participação efetiva de todos os setores, o resultado sempre é positivo e não podemos pensar em turismo sem segurança", afirmou o prefeito Eduardo Cesar.
O secretário municipal de Segurança Pública, Andrade Henrique, agradeceu: "estou muito grato por mais este reforço para a nossa cidade. Estas novas viaturas serão de grande valia, pois Ubatuba merece esta segurança".
O comandante da 3ª Cia PM afirmou que a Polícia Militar está preparada para a temporada e garantirá a maior tranqüilidade possível para quem estiver em Ubatuba durantes as festas de fim de ano. "Estas viaturas vêm para atender as necessidades da população e do comando, de renovar sua frota", disse o comandante, acrescentando que durante a temporada a PM trabalhará com mais de o dobro de sua capacidade, com reforço de cerca de 600 homens, a partir do dia 26 de dezembro, além da presença do helicóptero Águia 6.(Fonte: PMU)




 

Semana de 14/12 A 20/12/07.
Cine Porto 38332066.


"DEU A LOUCA NA CINDERELA"
Desenho !!! Dublado!!!!
Ás 15:30 hs -19:10 hs

"A LOJA MÁGICA DE BRINQUEDOS "
Aventura!!!! C/ Dustin Hoffmann !!!
Ás 17:20 hs -21:00 hs.

cineporto@hotmail.com
 

Poesia Topo

Feliz Natal


Chegou o Natal,
Chegou a tal esperada ocasião,
Chegou o sinal para a nova geração,
Chegou a confirmação
Da predição dos profetas
E dos versos dos salmistas.
Dê-me, Pai Eterno,
Um olhar para enxergar,
Um sentimento sempre terno,
Uma audição para escutar,
Um coração de Abel,
Para ser sempre grato à Virgem
Que nos dará Emanuel.


Felix Cabral


 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

“DESCASO”.

O processo legislativo, em Ubatuba, vem capengando faz algum tempo.
Por curiosidade li a lei n° 2995, de 15 de outubro de 2007, ou ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE UBATUBA, já que alguns itens me atingem como funcionário aposentado.
Não farei análise ou manifestação de opiniões sobre ela. Seria penoso. Apenas registrarei um inciso e seu parágrafo único que choca qualquer cidadão consciente. Inciso que, revela inconstitucionalidade, absurdo legislativo e descaso com os direitos cidadãos. Fato que, S.M.J, indica desrespeito à Constituição Federal, por parte do Executivo, que encaminhou o projeto e dos nobres vereadores que o aprovaram por unanimidade.
No Capítulo II. – DAS PROIBIÇÕES. Artigo 175, está escrito:
“Ao servidor é proibido no âmbito da prestação de serviço”:
XXIII – possuir em seu nome licença ou autorização para exploração de comércio:
a – ambulante;
b – de artesanato;
c – de feira livre;
d – itinerante;
e – temporária;
f – esportes náuticos.
$ 1° A proibição que trata o inciso XXIII aplica-se somente aos servidores públicos efetivos”.
O $ 1° e único, rasga a Constituição Federal, a Lei Orgânica do Município de Ubatuba e desterra o bom senso de nossa cidade. Todo isso com a participação do Sr. Prefeito, da Câmara de Vereadores, do Sindicato e da Aspem. Estes últimos, em suposto peleguismo sincronizado. Registro que, o peleguismo, sempre foi prejudicial ao trabalhador.
A Constituição Federal em seu artigo 5° assim determina:
“Artigo 5°: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.....”
Está claro. A Constituição não permite criar categorias privilegiadas de funcionários. Todos são iguais, sem distinção de qualquer natureza. Ou todos podem, ou todos não podem.
Em Ubatuba parecem ser prescindíveis, a Constituição Federal e toda a legislação que limite atribuições ou ações aos ocupantes temporários do poder.
Outras leis: arbitrárias, sem nexo e estudos prévios de impacto, vem surgindo e ocasionando injustiças e sofrimentos. Em pauta, neste momento, a que criou o ABONO para o magistério municipal que, tanta celeuma e ranger de dentes está ocasionando.
O Poder Legislativo não pode se tornar fundo de quintal do Poder Executivo. Nem pode renunciar a seu dever de fiscalizar e estudar cuidadosamente todas as leis antes de aprová-las. O ESTATUTO (Lei 2995) dará causa a injustiças, sofrimentos e choros. Como está inviabilizará administrações futuras e reforçará alguns vícios que já existem no funcionalismo. Faço votos para estar equivocado. Entretanto o descaso com a Constituição e a cidadania sempre tem preço elevado para o futuro.
VIVA UBATUBA. Sem dengue e sem caluniadores.
 

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba 14 de Dezembro de 2007.


Apenas 2 perguntas, enquanto choram as Crianças e a Democracia

Sendo verdade as 21 perguntas feitas por um nobre Homem público, tendo como base a mudança de uma Lei para satisfazer a interesses de uma minoria, em detrimento da maioria, faço apenas 2 perguntas, ao final deste texto.
A questão diz respeito à pretensão de mudar um parque de diversões de lugar, no Bairro do Itaguá, onde teria havido uma mudança repentina na Lei, numa manobra política draconiana, diga-se, parecendo mostrar uma força, na verdade, truculenta, daquelas bem maquiavélicas.
Quando se fala em parque, fala-se de Crianças, e quando se fala de mudança de Lei, fala-se de Democracia.
É muito estranho não calcular os reflexos de certas medidas!
Uma vez perguntaram a um Político, na década de 80, quais os motivos da construção de uma grande praça na frente do Fórum Dr. João Mendes Júnior, Central da Capital, e Ele respondeu mais ou menos assim ao Repórter: “Na Grécia e na Roma antigas existiam lugares para se fazer discursos públicos”.
É, coisas estranhas realmente acontecem!
Pois bem.
A Criança é o motivo maior de nossa luta em vida, e a Democracia é que permite a eleição, posse e exercício da função política.
Sendo assim, mudar uma Lei, sem necessidade, e sem pensar nas Crianças e na Democracia, somente para agradar a interesses duvidosos, salvo melhor juízo, é atitude sem mérito.
É um tapa na cara das Crianças, e um tapa na cara da Democracia.
O meu lado infantil está triste, pois tiraram de mim o Parque de Diversões. O meu lado cidadão está comovido, pois fazendo uso da Democracia, não perceberam que ela é contra a intolerância.
Estas são minhas 2 perguntas:
1) Onde se arranjou tanta coragem para mudar uma Lei, sem necessidade?
2) Onde se arranjou tanta coragem para desprezar a tolerância?
Deve-se provar a necessidade, para não ser entendido como tirano.
Choram as Crianças, porque foram ignoradas; chora a Democracia pela ingratidão, pois sente-se apenas usada.
As Crianças e a Democraria estão com o rosto ardendo, chorando pelo tapa que levaram, mas retribuirão com amor, sentimento que faltou quando mudaram a Lei.
 

Benedito José dos Santos Filho
São Paulo, SP

 

 

Em quanto isso em Brasília...


 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Perequê Açu  ©Emilio Campi

Perequê Açu
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor