Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça - feira, 18 de Dezembro de 2007 - Nº 1894 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região


Caraguatatuba
Prefeitura de Caraguá leva melhorias para o Perequê-Mirim
Festival do Mexilhão é realizado com sucesso em Caraguá
Caraguá já tem guarda-vidas temporários para a Alta Temporada
Estrela do Morro levanta a taça da segundona
Ginástica Rítmica de Caraguá fará apresentações
Pedrinho bate o Poiares e é campeão da LICAF
Veteranos têm o Fluminense como campeão
Maratonista de Caraguá é segunda em Barueri e se prepara para a São Silvestre
Vereadores já estão de Recesso

Ilhabela
Ilhabela aprova TPA e passará a cobrar a Taxa de Preservação Ambiental
Câmara aprova oito projetos em sessão extraordinária
Denominação de Rua
Taxa ambiental é aprovada por unanimidade


São Sebastião
Alunos mostram conhecimento na 1ª Olimpíadas dos Projetos de Informática
Funcionários da Secretaria de Saúde passam por capacitação em Qualidade e Humanização do Atendimento
Mais de 150 beneficiários participam de confraternização do FAPS
Projeto Garoçá realiza Festa de Natal no Jaraguá
São Sebastião tem oito das 12 praias consideradas “Nota Dez” pela Cetesb
“Romieta e Julieu” promete gargalhadas no Teatro Municipal
Prefeitura entrega ruas pavimentadas no Itatinga e nova praça na orla de São Francisco nesta terça
Prefeitura lança programação de verão hoje
Ônibus e vans de turismo precisam de autorização para circular em São Sebastião


Ubatuba
2º Festival de Verão começa neste final de semana em Ubatuba
Novos ambulantes de Ubatuba participam de curso para manipulação de alimentos
Plantões para parcelamento de débitos terminam dia 22 de dezembro em Ubatuba
Prefeitura de Ubatuba terá pontos facultativos nas festas de fim de ano
Ubatuba terá queima de fogos em quatro pontos da cidade na virada do ano
Prefeitura realiza treinamento para manipulação de pescados
Prefeitura realiza treinamento para controladores de estacionamento rotativo
Administração Regional Norte realiza obras e melhorias em diversos bairros
Prefeitura entrega obras de benfeitorias do Cemitério Centenário do Ubatumirim
ACIU realizou churrasco de confraternização para os associados


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

 


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Prefeitura de Caraguá leva melhorias para o Perequê-Mirim

Caraguatatuba -A Avenida Orlando Alves da Silva (antiga Avenida Perequê-Mirim), no bairro Perequê-Mirim, em Caraguá, receberá melhorias. No início de 2008, a prefeitura irá licitar a obra, que contará com recapeamento, ciclovia e calçada, além de tubulação na vala de drenagem existente no local.
A avenida que inicia na José da Costa Pinheiro Júnior (antiga Avenida Jaraguá) e vai até a Avenida Odisseu (divisão com São Sebastião) conta com uma população de cerca de 9 mil pessoas e tem um grande fluxo de tráfego de pedestres e ciclistas.
“Esse é um projeto que está previsto para o ano que vem, pois necessita de licitação e isso demora, mas no início do ano, já providenciaremos toda a documentação necessária para o processo licitatório”, disse o secretário de Urbanismo, Habitação e Trânsito, Leandro Borella Barbosa.
Para o prefeito José Pereira de Aguilar, essa é uma obra muito importante para os moradores do bairro, pois a maioria da população local utiliza bicicleta como meio de transporte. “Esse trabalho que iremos fazer no Perequê-Mirim tem como objetivo levar mais segurança para os moradores”, completou.(Fonte: PMC)

Festival do Mexilhão é realizado com sucesso em Caraguá

Caraguatatuba -Aconteceu no último final de semana, na Praia da Cocanha, em Caraguatatuba, a 6ª Edição do Festival do Mexilhão, evento organizado pelos maricultores da região e pela Secretaria de Turismo da cidade.
O local da festa, além de muita música, para gostos variados, contou com oito barracas de comidas, que puderam comercializar pratos a base de mariscos, como pastel, risoto, lambe-lambe, entre outros, além de doces.
O Festival do Mexilhão ofereceu também uma área para a Feira de Artesanato, muito apreciada durante o evento, que pôde receber não só moradores da cidade, mas turistas e veranistas que optaram em passar o final de semana em Caraguá.
Mais de 10 mil pessoas compareceram a Festa, que teve início na sexta-feira à noite e foi até o domingo. Segundo os maricultores, foram vendidos 3,5 toneladas de mariscos. O resultado agradou a todos.
“O Festival do Mexilhão com certeza foi um sucesso. Tivemos um público muito bom nesses três dias de festa. Foi legal ver o pessoal com a família, se divertindo. As mesas tiveram uma rotatividade muito grande, o que resultou na grande quantidade de comercialização do mexilhão”, comentou Ricardo Ribeiro, secretário de Turismo, que elogiou o presidente dos maricultores, José Roberto Carlota.
“O Beto é um homem incansável. Um batalhador pela maricultura. Ele está de parabéns por ajudar a fazenda do marisco em nossa cidade, um pólo atrativo turístico. Temos que tentar não perder o que resta da nossa cultura”, falou Ricardo.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Paulo Bijos, ressaltou a tradição da festa em Caraguá. “Precisamos preservar a cultura caiçara. A maricultura é um projeto recente, que vem se desenvolvendo. A festa tem que continuar, afinal, só traz benefícios à cidade”, disse.
A importância do principal produto do Festival também foi comentada. “O mexilhão é um importante produto, não só pela comercialização dele, como também pelas conchas, que viram artesanato, e se torna uma fonte de renda da população”, destacou o presidente dos maricultores, José Roberto Carlota. “Esse evento é um marco importante do calendário de Caraguá”, finalizou.(Fonte: PMC)

Caraguá já tem guarda-vidas temporários para a Alta Temporada

Caraguatatuba -Salva-vidas que fizeram o curso preparatório para atuação nas praias de Caraguá durante a próxima temporada, participaram da formatura na praça Antônio Fachini, na praia Martim de Sá, nesta sexta-feira 14.
O evento foi realizado pelo 17º Grupamento de Bombeiros – Salvamar Paulista, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, ocasião em que receberam certificados 56 alunos, participantes do curso. Estiveram presentes na formatura o prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, o Comandante do Corpo de Bombeiros Salvamar, de Caraguatatuba, Tenente João Batista Rapaci, o Tenente Igor Klein, representando o comandante do 4º Sub-Grupamento de Bombeiros, Capitão José Eduardo Stanelis de Aquino, o Tenente Danilo de Oliveira Godoy, Comandante do Posto de Bombeiro Marítimo de São Sebastião, o Comandante Interino do 3º Sub-Grupamento de Bombeiros Salvamar do Litoral Norte, Tenente Alexandre Rodrigues, os secretários de Administração, Pedro Ivo de Sousa Tau, de Comunicação, Salim Burihan, de Urbanismo, Leandro Borella Barbosa, o Diretor da Ditran, Coronel Celso Rapaci, o vereador Francisco Carlos Marcelino e o presidente do COMUS – Conselho Municipal de Saúde e ASCAFF, Marcus da Costa Nunes Gomes.
De acordo com o Tenente João Batista Rapaci, comandante do Salvamar de Caraguá, “o curso de guarda-vidas teve como principal objetivo capacitar pessoas civis para atuação na Alta Temporada como Guarda-Vidas Temporários”.
Os 56 formandos trabalharão nas praias de Caraguatatuba, durante todo o verão, até 25 de março e 2008. (Fonte: PMC)

Estrela do Morro levanta a taça da segundona

Caraguatatuba -Após empatar em 1 a 1 o primeiro jogo da final da 2ª Divisão, o Estrela do Morro, com gol de Luiz Fernando ainda no primeiro tempo, derrotou o A. E. Grêmio por 1 a 0 e conquistou neste domingo o título da segundona, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves). Com a vitória, o time garantiu vaga para a Copa dos Campeões de 2008.
No próximo ano, ambas equipes jogarão na 1ª Divisão, já que o regulamento permite aos dois melhores do campeonato, a vaga para a principal competição do Campeonato Amador de Futebol de Campo da LICAF (Liga Caraguatatubense de Futebol). Em contrapartida, os times do Tabajara e do A.A. Corinthians amargaram o rebaixamento em 2007, e farão parte da segundona no próximo ano.
Na disputa do 3º e 4º lugar, no mesmo local e também no domingo, o A. F. Santa Cruz levou a melhor sobre o Águia Dourada, vencendo o confronto por 1 a 0. As quatro melhores equipes da competição foram presenteadas com bola e jogo de camisas doadas pelo prefeito José Pereira de Aguilar.
O campeonato teve o goleiro Lucas do Estrela do Morro como o menos vazado do certame. Cadu, da equipe Casa Branca foi o artilheiro da competição.(Fonte: PMC)

Ginástica Rítmica de Caraguá fará apresentações

Caraguatatuba -As alunas de Ginástica Rítmica da professora Arlete, da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, farão uma apresentação nesta terça-feira, às 19h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG).
Na exibição, serão mostradas as coreografias ensinadas no decorrer de 2007. O evento marca o encerramento das aulas de Ginástica Rítmica no ano, em Caraguatatuba.(Fonte: PMC)

Pedrinho bate o Poiares e é campeão da LICAF

Caraguatatuba -O time do Pedrinho derrotou por 2 a 0 o Poiares no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves no último domingo e sagrou-se campeão do Campeonato Amador de Futebol de Campo da LICAF (Liga Caraguatatubense de Futebol), que tem o apoio da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação. Com a vitória, a equipe garantiu vaga para a Copa dos Campeões de 2008.
No primeiro embate entre as equipes, na sexta-feira, houve empate em 2 a 2, em jogo equilibrado, decidido apenas no último minuto. Na finalíssima não foi diferente. Muito disputa e futebol de qualidade concretizou que ambos os times chegaram com méritos ao fim da competição.
O título do Pedrinho começou a ser desenhado no primeiro tempo. Aos 27´, após boa jogada pelo lado direito, Fabinho cruzou para o centroavante Grilo, no meio da área, que cabeceou em cima da perna do zagueiro. A bola sobrou para o camisa 10 Diego, que chutou forte de primeira. A bola explodiu no travessão, antes de entrar no gol.
Em desvantagem no placar, o Poiares foi para cima do adversário em busca do empate, mas sem muito ímpeto. Carente de criatividade e sofrendo com a forte marcação da equipe do Pedrinho, o time era ameaçado nos contra-ataques.
O gol que sacramentou o título saiu aos 38 minutos depois de uma bobeada no meio de campo. O Poiares deu a bola de graça para o meia Coxinha, que lançou o atacante Léo, que sozinho, invadiu a área, driblou o goleiro Clodoaldo e só empurrou para fazer 2 a 0. Nos minutos finais, o Pedrinho teve um pênalti a seu favor, mas Coxinha não aproveitou e chutou para fora.
O time do Pedrinho foi fundado há 14 anos. Em 2005, conquistou o campeonato da segundona. No ano seguinte, na principal divisão, ficou com o modesto oitavo lugar. Com uma base montada pelo técnico Adilson, a equipe conseguiu chegar ao seu primeiro título neste ano, para satisfação do seu presidente.
“Quero parabenizar o Adilson e toda essa equipe fantástica pelo bom trabalho desenvolvido, que resultou no título”, disse Pedro Domingos de Souza, que está afastado do cargo.
Emocionado, o técnico Adilson não conseguiu expressar a alegria. “Tenho a base desse grupo há três anos e é a primeira vez que o Pedrinho é campeão. É muita felicidade, não tem palavras que diga o que estou sentindo” falou o treinador, que prometeu seguir no comando da equipe em 2008 e deseja conquistar mais títulos pelo clube.
Com a vitória de ontem, a equipe do Pedrinho que conta com o centroavante Léo como artilheiro do elenco com 7 gols, disputou 13 partidas. Conquistou 8 vitórias, empatou duas vezes e sofreu três derrotas.
O elenco do time campeão em 2007 foi: Amarildo, Fabinho, Jackson, Daniel, Gú, Henrique, Izaías, Coxinha, Diego, Grilo, Edinho, Léo, Thiago, Paulinho, Butiá, Thiago, Moreira, Edgar e Gustavo.
O Campeonato terminou com o goleiro Clodoaldo do Poiares como o menos vazado. Bruno do Beira Mar Coloniano foi o artilheiro do certame. A terceira colocação da competição ficou com o Barranco Alto e o quarto lugar com o Jaraguazinho.
O prefeito José Pereira de Aguilar esteve na cerimônia de entrega dos troféus e presenteou as quatro melhores equipes da 1ª e 2ª Divisão com bola e jogo de camisas, mostrando todo seu apoio ao esporte na cidade.(Fonte: PMC)

Veteranos têm o Fluminense como campeão

Caraguatatuba -Após empate no tempo normal em 0 a 0, o time do Fluminense bateu nos pênaltis o Indaiá por 4 a 1 e conquistou o título do Campeonato Municipal de Futebol Máster – 40 anos, neste sábado no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
Na disputa do terceiro lugar, o Primavera derrotou o time da Pré-Engenharia por 3 a 0, com gols de Jiló, Mauro e Ronaldo.
O goleiro Valter Dinorinho do Fluminense ganhou o prêmio de arqueiro menos vazado do campeonato. A equipe campeã também teve o artilheio da competição. Sergião levou o troféu de maior goleador do certame em 2007.
Entre os Veteraníssimos, o título ficou com o Gauchinho B, que na final, fez 2 a 0 no Pitiko.(Fonte: PMC)

Maratonista de Caraguá é segunda em Barueri e se prepara para a São Silvestre

Caraguatatuba -A atleta caraguatatubense Roselaine de Souza Silva esteve no sábado, 15, em Barueri, onde participou da 32ª Prova Internacional São Silveira. O evento contou com a participação de mais de 250 competidores e a maratonista caiçara conquistou o 2ª lugar, entre as mulheres.
De acordo com Rose, como é conhecida na cidade, a prova contou com atletas quenianas, o que tornou a disputa mais difícil, pois as atletas do Quênia têm sido destaques nessas provas. “Eu ia correr na prova Sargento Gonzaguinha, para conseguir índice para a São Silvestre, porém enviei o meu tempo atual, que é de 36 minutos baixo (menos de 30 segundos) e foi aceito pela organização do evento, o que me dispensou de participar da corrida, aí resolvi ir para Barueri e estou feliz com o resultado obtido”, disse a atleta.
Roselaine participará da 83ª Corrida Internacional de São Silvestre, que acontece no dia 31 de dezembro em São Paulo e pretende ficar entre as 30 primeiras colocadas. “A São Silvestre é de 15 quilômetros e este ano a prova vai estar muito mais difícil. Cerca de 20 mil maratonistas estarão presentes”, completou Rose.
Roselaine conta com o apoio da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, Madeireira Getuba e Fran Games, Brinquedos e Presentes.(Fonte: PMC)

Vereadores já estão de Recesso

Caraguatatuba -Os Vereadores da Câmara Municipal de Caraguatatuba estão em Recesso Parlamentar desde o dia 15 de dezembro, com retorno para o dia 6 de fevereiro, data que marca o reinício do 4º ano da 14ª Legislatura. A primeira sessão do ano deve ser marcada para o dia 12 de fevereiro.
Com base na Lei Orgânica Municipal (LOM) e no Regimento Interno da Câmara Municipal de Caraguatatuba os Vereadores da Câmara Municipal entraram em Recesso Parlamentar de final de ano no dia 15 de dezembro, com retorno previsto para 1º de fevereiro, mas como a data coincide com a sexta-feira que antecede o Carnaval, é bem provável que os Parlamentares retornem apenas no dia 6, na quarta-feira de cinzas, a partir das 12 horas.
Mesmo em recesso nada impede que o Presidente da Câmara, Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PDT), possa marcar Sessões Extraordinárias durante o Recesso Parlamentar e dos Funcionários e Assessores, bastando para isso que a convocação seja feita com 48 (Quarenta e Oito) horas de antecedência.
Haverá recesso também para os Assessores de Vereadores e os Funcionários da Câmara, com início para o dia 22 de dezembro e retorno apenas no dia 17 de janeiro, pois neste período ocorrem os 15 dias restantes das Férias Coletivas, que tiveram início em Julho.
O Recesso Parlamentar é garantido pela Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno do Legislativo. Já o Recesso do Funcionalismo obedece a uma praxe que vem ocorrendo há pelo menos 15 anos na Casa de Leis. As férias coletivas são fixadas em 15 dias no mês de Julho e o restante em Janeiro, como forma de ordenar e controlar os gastos com as férias. Esta prática vem sendo adotada desde a gestão do Vereador Presidente Juarez Pereira Pardim, em 2005.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

 

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela aprova TPA e passará a cobrar a Taxa de Preservação Ambiental

Ilhabela -O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, enviou para Câmara Municipal, um projeto de lei para a criação da TPA - Taxa de Preservação Ambiental.
Na tarde de hoje, em sessão extraordinária, a Câmara Municipal de Ilhabela, aprovou a criação da TPA por unanimidade.
Parte do Plano Diretor da cidade, que foi concebido com a assessoria de geógrafos da Universidade de São Paulo (USP), a proposta foi inspirada em medidas semelhantes adotadas na Ilha de Fernando de Noronha (PE). “Felizmente, Ilhabela é o único município Arquipélago do Brasil e, além disso, precisamos continuar preservando o Parque Estadual de Ilhabela, que abrange aproximadamente 86% da área do município”, explica o prefeito.
Hoje, cerca de 30 mil pessoas vivem em Ilhabela, mas os recursos financeiros arrecadados não são suficientes para suprir os danos acarretados pelo impacto ambiental, causado por aproximadamente 1,2 milhões de turistas que visitam Ilhabela anualmente.
A cobrança incide sobre os veículos que utilizam a malha viária de Ilhabela.
O valor da taxa tem como base de calculo, o custo estimado em função da degradação e impacto ambiental, causado pela circulação de veículos e será corrigido, mensalmente, pelo IGPM da Fundação Getúlio Vargas.
Segundo Manoel Marcos, “a lei tem o objetivo de proteger, preservar e conservar o meio ambiente de Ilhabela e, quanto antes implantarmos a referida lei, mais rápido atingiremos os resultados em relação a preservação do meio ambiente de nossa cidade”.
O artigo 4º do projeto de lei, prevê que a taxa deverá ser arrecadada na saída dos veículos de Ilhabela, e será operacionalizada pela prefeitura municipal, que expedirá um comprovante de pagamento. A recusa ao pagamento implicará em multa, de R$ 100, podendo ser revertida em doação de mudas de plantas da mata nativa de Ilhabela.
A tarifa para veículos de passeio e motos foi fixada em R$ 2,00; R$ 3,00 para caminhonetes; R$ 100,00 para vans; R$ 200,00 para microônibus e R$ 300,00 para ônibus. Veículos de carga acima de 15 toneladas pagam R$ 350,00, mas só em finais de semana, em dias úteis são isentos. Outros isentos são os veículos de residentes, os licenciados em Ilhabela, veículos oficiais, ambulâncias, carros fúnebres, de concessionárias de serviços básicos, de combustível, jornais diários e outros previstos na lei.
Os recursos obtidos através da cobrança da Taxa de Preservação Ambiental - TPA, serão destinados prioritariamente em projetos de educação ambiental, limpeza e conservação das áreas ambientais protegidas, e serão depositados em uma conta do Fundo Municipal do Meio Ambiente.
A lei entrará em vigor a partir de 1º de março de 2008, pois segundo o prefeito, “Não existe tempo hábil para a adequação da cobrança”.
Em 2005, o prefeito esteve em Fernando de Noronha para buscar informações que embasariam a implantação da TPA em Ilhabela. “O exemplo de Fernando de Noronha foi muito importante no projeto. Lá, as pessoas pagam R$ 27,00 por dia, e pagam felizes, por estarem em um local agradável e extremamente preservado”, afirmou o prefeito.(Fonte: PMI)

Câmara aprova oito projetos em sessão extraordinária
A sessão extraordinária encerrada no final da tarde da última sexta-feira (14/12) teve em sua pauta da Ordem do Dia 11 itens, dentre eles 9 Projetos de Lei e dois Vetos do Executivo.

Ilhabela -Os vereadores derrubaram o Veto Parcial ao Projeto de Lei 75/2005 que institui o Código de Posturas do Município.
O veto do Executivo refere-se à Emenda 125/2006, do Vereador Márcio Garcia (PTB), que modifica a redação do § 1º do art. 91, ficando assim redigido: "O lixo deverá ser acondicionado em recipientes próprios ou sacos plásticos, fechados, com capacidade máxima de 200 (duzentos) litros, devendo ser colocado em lixeira individual que deverá ser instalada nas residências pelos moradores".
De acordo com o texto original do Executivo, "O lixo deverá ser acondicionado em recipientes próprios ou sacos plásticos, fechados, com capacidade máxima de 200 (duzentos) litros, devendo ser colocado em lugar apropriado, que poderá ser indicado pelo serviço de limpeza urbana, com os cuidados necessários para que não venha a ser espalhado nas vias e logradouros públicos".
Em seu ofício, o prefeito afirma que denota-se que o texto emendado obriga aos moradores a colocar lixeira individual em suas residências, bem como acondicionar em recipientes próprios ou sacos plásticos fechados com capacidade máxima de 200 litros os respectivos resíduos/lixos, sem contudo, considerar os locais de difícil acesso existentes no município de Ilhabela. “Importa esclarecer que em muitos locais do município sequer o caminhão que faz a coleta de lixo consegue trafegar, ou em razão do logradouro público ser estreito, ou em razão de inexistência de acesso. Por conta disso, para atender a população que se situa em locais com estas características é necessário existência de lixeira comunitária em locais acessíveis aos caminhões coletores, onde os próprios munícipes podem depositar os recipientes contendo os resíduos/lixo. A obrigação imposta pelo § 1º do art. 91, ora vetado, sequer leva em consideração estas circunstâncias, impondo uma única obrigação que não adequa ao caso acima mencionado”, acrescenta o prefeito em seu ofício.
Já para o vereador Márcio Garcia, o lixo é de quem produz: “Sou contra lixeiras comunitárias, o justo é que cada casa tenha a sua própria lixeira e seja responsável por ela, caso contrário teremos um problema de saúde pública”, explicou o vereador ao defender a reprovação do veto do prefeito.

Aprovado veto ao PL 89/2007
Foi aprovado o Veto Total do Executivo ao Projeto de Lei 89/2007 que declara de utilidade pública as Associações de Pais e Mestres das Escolas da Rede Pública do município, de autoria do Vereador Roberto Lourdes do Nascimento (PDT), o Timbada.
“A declaração de utilidade pública, por Lei Municipal ou Decreto de Executivo deve ser específica, direcionada a cada entidade que, após comprovação dos requisitos estabelecidos em Lei, recebe pelo ato legal as vantagens e pregorrativas da declaração”, informa a justificativa do Prefeito Manoel Marcos.

Aprovado Projeto “Cidade Limpa”
Foi aprovado o Projeto de Lei nº 55/2007, de autoria do Vereador Beto Campos (PV), que dispõe sobre a “ordenação dos elementos que compõem a paisagem, visíveis a partir de logradouro público no território do município”. A propositura foi debatida em duas audiências públicas realizadas na Câmara.
O projeto pretende impor diversas regras e restrições para os anúncios externos para combater a poluição visual, principalmente voltada à publicidade, em todo o arquipélago.
Segundo o autor da propositura as emendas (de nº 74, 75 e 76/2007), que também foram aprovadas, são resultado de uma intensa discussão com os empresários do setor, inclusive nas audiências públicas.
Aprovado PL 125 que estima a receita e fixa as despesas do município para 2008
De iniciativa do Executivo Municipal, o Projeto de Lei nº 125/2007 foi aprovado, em segundo turno de acordo com o Regimento Interno. O projeto estima a receita e fixa as despesas do município para o exercício de 2008. O Orçamento Fiscal do Município para o próximo ano está estimado em R$ 73.991.500,00.

Aprovado PL 137/2007
De autoria do Vereador Beto, o Projeto de Lei 137/2007, aprovado pelos pares, dispõe sobre a outorga de concessões a título oneroso dos serviços de guinchamento e guarda de veículos apreendidos no município de Ilhabela.
Conforme a propositura, a Prefeitura fica autorizada a outorgar concessões a título dos serviços de guinchamento e guarda de veículos automotores apreendidos com remuneração mensal ao Município de percentual correspondente a, no mínimo, 30% do faturamento mensal do concessionário com os serviços instituídos nesta Lei.
O valor para o serviço de guinchamento deverá ser de no máximo três Ufirs por quilômetro e o valor para o serviço de guarda de veículos será de no máximo cinco Ufirs por dia.

Aprovado Fórum da Agenda 21 de llhabela
Aprovado o Projeto de Lei n° 142/2007 que institui o Fórum de Políticas Públicas Sustentáveis e Agenda 21 do município de Ilhabela, define suas atribuições, organização e composição.
De acordo com a proposta, dentre as competências deste Fórum, está a de conduzir o processo de construção da Agenda 21 Local e acompanhar o processo de sua implementação, avaliação e revisão.
De autoria do Vereador Carlinhos, o projeto ainda prevê que o Fórum da Agenda 21 de Ilhabela tenha gestão e composição de caráter paritário e tetrapartite, sendo composto por representantes da sociedade civil não organizada (lideranças comunitárias), sociedade civil organizada (terceiro setor), iniciativa privada (segundo setor) e poder público (primeiro setor).
Os recursos necessários para o desenvolvimento dos trabalhos do Fórum da Agenda 21 deverão vir de doações, repasses e dotações orçamentárias.
“A criação do Fórum Municipal permanente justifica-se pela necessidade de serem criadas políticas gerais e estruturantes do Município e, acima de tudo, pela busca do desenvolvimento sustentável socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente equilibrado”, justifica o Vereador Carlinhos.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Denominação de Rua

Ilhabela -Com a aprovação do PL 148/2007, de autoria da Vereadora Nanci Zanato (PPS), passa a denominar-se Rua Cidenes Jonas Vieira a via pública que tem início na altura do nº 60 da Rua Benedito Hilarião, no centro.
Segundo Nanci, o senhor Cidenes, conhecido como Cidinho, é caiçara, pescador, nasceu, cresceu, casou e criou sua família, sempre residindo nesta rua. Assim, os moradores e familiares escolheram o seu nome para designar a denominação oficial da citada via pública: “trata-se de uma homenagem a homem digno e muito respeitado por seus valores éticos e morais”, justifica Nanci.
Também foi aprovado o PL 149/2007 do Vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB), o Carlinhos, que dispõe sobre denominação de logradouro.
Com a aprovação, passa a denominar-se “Servidão De Passagem Pedro Salvador”, a viela projetada 10, que tem início na altura do nº 70 da Viela Projetada 8, no bairro Itaguaçu.

PL 150/2007 é retirado pelo seu autor
Foi retirado o Projeto de Lei 150/2007, de autoria do Vereador Beto, que institui a Praia do Oscar, localizada no bairro do Ilhote, como local para uso exclusivo de banhistas.
Conforme a proposta, na Praia do Oscar não seria permitida a colocação de mesas e cadeiras para uso comercial, nem a realização de atividade que restrinja o espaço livre dos banhistas.
“A praia para uso exclusivo de banhistas não foi consenso entre os demais colegas vereadores que se comprometeram a estudar outra praia para essa finalidade”, justificou o autor do PL quando requereu sua retirada da pauta.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Taxa ambiental é aprovada por unanimidade

Ilhabela -Os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei Complementar 151/2007, do Executivo, que cria a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) no município. Trata-se de criação de um tributo objetivando amenizar danos causados pela circulação de veículos ao Meio Ambiente, preservando e protegendo as áreas ecológicas em face da degradação e impacto ambiental.
O município abriga o Parque Estadual, trilhas e cachoeiras que necessitam de preservação. O objetivo do projeto de lei é assegurar melhores condições possíveis de fluição do trânsito, proteção ao meio ambiente e áreas mananciais.
A Taxa de Preservação Ambiental (TPA) tem como base de cálculo o custo estimado da atividade administrativa em função da degradação e impacto ambiental causados pelos veículos em circulação na cidade. O tributo será lançado e arrecadado na saída dos veículos do território, no terminal das balsas, e será operacionalizada pela Secretaria Municipal de Finanças conjuntamente com agente de trânsito, mediante a expedição de comprovante do pagamento.
A taxa para os veículos de pequeno porte (automóveis e motocicletas) será de R$ 2,00; para veículos utilitários, R$ 3,00; para veículos de excursão (vans), R$ 100,00; para microônibus, R$ 200,00 e para ônibus, R$ 300,00.

Confira as emendas ao Projeto de Lei 151/2007:
A Emenda nº 83/2007 suprime o inciso X do artigo 5º. Segundo o inciso não incidiria a taxa sobre “veículos de residentes no município desde que comprovada a situação de residência”.
A dificuldade de operacionalização visto a complexidade do controle é a justificativa para a emenda de autoria do Presidente da Câmara Professor Joadir Capucho (PTB).

A Emenda 84/2007
Também de autoria do presidente do Legislativo, modifica o artigo 10 que passa a ter a seguinte redação: “Art. 10 – Esta Lei entrará em vigor no dia 01 de março de 2008, revogadas as disposições contrárias”. A justificativa da emenda se dá pelo tempo hábil para divulgação e organização da estrutura física que se faz necessário, já que no texto original a data estava prevista para o primeiro dia de 2008.
A Emenda 85/2007, da Vereadora Nanci Zanato (PPS), modifica o inciso II e o parágrafo único do artigo 4º incluindo a Volkswagen Kombi dentre os veículos utilitários que pagarão R$ 3,00 de taxa.
“A Kombi Volkswagen é um veículo usado mais que caminhonete e não estava previsto no corpo do projeto”, justifica a vereadora.

A Emenda nº 86/2007
Suprime o inciso II constante do artigo 5º. Segundo a emenda não incidirá a taxa para veículos de carga com capacidade igual ou inferior a 15 toneladas tão somente em dias úteis.
“Com a inclusão da Emenda nº 85/2007, a questão fica contemplada no inciso VI do artigo 4º do referido projeto”, diz a justificativa da autora da Emenda, a Vereadora Nanci.

A Emenda 87/2007
Acrescenta novo inciso ao artigo 5º do Projeto. Segundo a emenda não incidirá a taxa para “veículos, ônibus e vans transportando pessoas para participar de eventos religiosos e esportivos no Município, desde que devidamente autorizados pelo Órgão Municipal competente”.
Segundo a vereadora Nanci e o Vereador Beto – autores da emenda - o município é freqüentemente visitado por fiéis que viajam de ônibus e vans.

A Emenda 88/2007
Do presidente Joadir, modifica o artigo 8º que deverá passar a vigorar com a seguinte redação: “Art. 8º - Constitui infração punível com doação de mudas de árvores (plantas) equivalente ao valor de R$ 100,00 (cem reais), atualizados pelo IGPM”.
Segundo o texto original, a multa seria de R$ 400,00, além da retenção do veículo.

A Emenda 89/2007
Do Vereador Beto Campos (PV), acrescenta o inciso XV ao artigo 5º. Segundo a emenda, não incidirá a taxa sobre os veículos de pessoas que comprovadamente trabalhem no município de Ilhabela.
“São muitas as pessoas que trabalham no município, todavia, não residem em Ilhabela, não sendo justo que paguem diariamente a taxa proposta pelo Projeto”, justifica o vereador.

A Emenda 91/2007
Suprime o inciso VI constante do artigo 4º. Conforme o inciso VI do texto original, incide a cobrança da taxa para veículos de carga com capacidade igual ou inferior a 15 toneladas, apenas quando circularem nos finais de semana e feriados.
Os autores da emenda, os Vereadores Joadir, Beto e Márcio, a justificam afirmando que estão mais preocupados com os carros do que com os caminhões.

PL 152 é aprovado
De autoria do Vereador Carlinhos, o Projeto de Lei 152/2007 denomina de Centro Esportivo Benedicto Minare, o Centro Esportivo localizado no bairro do Reino.
De acordo com a justificativa do vereador, Benedicto Minare foi Operador de Máquina da Prefeitura Municipal de Ilhabela, iniciando suas atividades em 27 de maio de 1968, exerceu com afinco sua profissão até 1º de setembro de 2003, quando se aposentou. “Profissional dedicado, contribuiu com seu trabalho para o progresso de Ilhabela, em especial para crescimento do bairro do Reino, sendo merecedor do carinho e do respeito não apenas dos amigos granjeados durante sua vida, mas de toda a coletividade, inclusive dos funcionários públicos municipais”, explica o vereador. Benedicto faleceu em 10 de outubro do ano passado.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Alunos mostram conhecimento na 1ª Olimpíadas dos Projetos de Informática

São Sebastião - Garra, determinação e muito aprendizado em um evento que pretende se tornar tradição entre as escolas municipais de São Sebastião. Foi realizada na última quinta-feira (13/12), na EM Canto do Mar, localizada na Costa Norte, a 1ª Olimpíadas dos Projetos de Informática, que envolveram cerca de 80 alunos, de 1ª a 8ª séries das 12 unidades participantes do projeto “Informática nas Escolas”, em um convênio firmado entre a Secretaria de Educação (Seduc) e a Associação Primeiras Letras.
Estiveram presentes o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Mota e a secretária de Educação, Marilene Ramachotti Leite.
Em cada sala de aula houve projeto que resgatava a história de São Sebastião, o trabalho infantil, jornais da escola e uma ampla conscientização sobre o Meio Ambiente com temas sobre aquecimento global, mata atlântica e o Litoral Norte. Em cada trabalho dos alunos, o computador foi ferramenta fundamental para o desenvolvimento dos projetos.
Os alunos Daniel Iury Tavares (4ª série), Guilherme Leite Santos e Silva (3ª série), Letícia Santos (3ª série) e Júlia Camilo (4ª série) da EM Iraydes Lobo Vianna do Rego, localizada no bairro da Topolândia, elaboraram o “Jornal Iraydes”, com a orientação dos monitores Marcus Vinícius Cliquet e Fabiana Pereira Guedes. Eles tiveram um mês para coleta de informações e três dias para diagramar o jornal.
“Foi muito bom produzir esse jornal para nossa escola. Escolhemos assuntos da nossa comunidade como o Centro de Saúde, Centro Comunitário, além do aquecimento global, reciclagem e as aulas de informática na escola”, disse a aluna Letícia.
Na cerimônia de premiação dos melhores projetos de cada série, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, destacou o investimento em 201 novos computadores para todas as escolas de 1ª a 8ª séries que ainda não possuem laboratório de informática. “As olimpíadas do ano que vem serão muito melhor com a participação de todas as escolas municipais que possuem o programa e seus monitores de informática”, destacou o prefeito.
Após o pronunciamento das autoridades, foram anunciados os vencedores das Olimpíadas: 1ª e 3ª séries (EM Verena de Oliveira Dória), 2ª série (EM Canto do Mar), 4ª série (EM Maria Virgínia Silva), 5ª, 6ª e 7ª séries (EM de Juquehy) e 8ª série (EM Guiomar Aparecida Conceição Souza).
Participaram das 1ª Olimpíadas dos Projetos de Informática as EM's Verena de Oliveira Dória (Topolândia), Sebastiana Costa Bittencourt (Barra do Una), Henrique Tavares de Jesus (Barra do Sahy), Guiomar Aparecida (Boiçucanga), Juquehy, Iraydes Lobo Vianna do Rego (Topolândia), Maria Francisca (Pontal da Cruz), Barequeçaba, Canto do Mar, Walfrido Maciel Monteiro (Morro do Abrigo), Maria Virgínia Silva (Barra do Una) e os alunos do Centro Comunitário do Jaraguá.(Fonte: PMSS)

Funcionários da Secretaria de Saúde passam por capacitação em Qualidade e Humanização do Atendimento

São Sebastião - Com o objetivo de aprimorar as relações interpessoais da equipe de trabalho e melhorar a qualidade no atendimento aos usuários da rede pública de saúde, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), viabilizou aos funcionários da pasta um curso de capacitação em Qualidade e Humanização no Atendimento nesta sexta-feira (14/12), no Centro de Saúde “Josiane Pereira de Jesus”, na Topolândia.
Cerca de 50 profissionais de todos os escalões da secretaria (atendentes, médicos, enfermeiros, auxiliares de serviços gerais e outros) participaram da palestra que foi proferida pelo médico Henrico Tutiashi, membro no Núcleo de Qualificação e Humanização das Ações de Saúde da DRS XVII, com sede em Taubaté, no Vale do Paraíba.
De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Antônio Guilherme Duarte de Carvalho, a secretaria vem promovendo constantemente cursos de capacitação para fazer com que os funcionários atendam os pacientes de uma foram mais humanizada. “O usuário que procura os serviços de Saúde já vem debilitado e precisa ser acolhido com carinho e atenção”, justifica.
O prefeito Dr. Juan compareceu ao evento para cumprimentar os servidores. Ele explicou aos presentes a diferença dos problemas enfrentados na área, classificando-os como “conjunturais” aqueles relacionados ao momento, as dificuldades locais do município e como “estruturais” a situação caótica da Saúde no país. “Temos muito que fazer e já avançamos bastante na parte a que nos compete, nos problemas conjunturais. Há muitos segmentos que os servidores podem e devem trabalhar e não devem se envergonhar por participarem de reciclagens, orientações, capacitações. Isso só vem melhorar o serviço prestado, contribuindo para a o resgate e valorização da imagem e do trabalho do servidor público”.
A Prefeitura tem investido em capacitação e formação de seus funcionários em diversos setores, como Educação, Esporte, Trabalho e Desenvolvimento Humano entre outros. Em março de 2008, está prevista a segunda etapa do curso de capacitação em Qualidade e Humanização no Atendimento para funcionários da Saúde.(Fonte: PMSS)

Mais de 150 beneficiários participam de confraternização do FAPS

São Sebastião - O Fundo de Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de São Sebastião (FAPS) realizou nesta sexta-feira (14/12) a tradicional confraternização de Fim de Ano. A festa reuniu mais de 150 beneficiários na sede da Associação dos Servidores Públicos e Entidades Municipais (Aspem).
Além de muita comida e música, os participantes puderam concorrer a brindes e prêmios como máquinas de lavar, DVD’s, liquidificadores e jogos de talheres. “Essa festa é muito boa, pois além de encontrarmos nossos amigos, sentimos que somos valorizados pelo trabalho que realizamos na Prefeitura”, contou a aposentada Geralda Maria de Jesus, 60 anos, ganhadora de uma sanduicheira.
O diretor do FAPS, Osmar Teodoro Alves, explicou que a comemoração é um momento que serve para promover o encontro das gerações de servidores públicos. “Boa parte dos que estão aqui hoje, já não trabalha mais conosco e com esse encontro conseguimos reunir os funcionários de todas as idades”, disse Osmar.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, prestigiou a festa e homenageou os servidores aposentados. “É um orgulho fazer essa festa para os funcionários que não estão mais na ativa, pois vocês fizeram parte da construção da nossa cidade”, ressaltou o prefeito.(Fonte: PMSS)

Projeto Garoçá realiza Festa de Natal no Jaraguá

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), promoveu na última quinta-feira (13/12) a tradicional Festa de Natal do Projeto Garoçá, localizado no bairro do Jaraguá, que atende 120 alunos entre 7 e 14 anos e oferece recreação, judô, capoeira, reforço escolar, xadrez e oficinas de circo.
O evento reuniu apresentações de capoeira, circo e judô, além de muita pipoca, sorvetes e o McGaroçá, um sanduíche composto por hambúrguer, tomate e queijo. Estiveram presentes o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Mota, e a secretária da Setradh, Ana Margarida Freire.
Ana Margarida agradeceu a dedicação de todos os envolvidos com o projeto. “Temos que valorizar os professores e funcionários. Este projeto deu um grande salto de qualidade e os pais foram parceiros importantes nesta caminhada”, disse a secretária.
Já o prefeito parabenizou todos os presentes e agradeceu as famílias que confiam no Garoçá. “O verdadeiro papel dos pais é esse. Agradeço a todas as famílias presentes que devem avaliar o projeto para que ele seja melhorado cada vez mais”, disse Dr. Juan.
A Setradh tem o objetivo de valorizar as crianças do município, seguindo as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), pensando nas famílias. Para a execução do projeto, o Governo do Estado repassa mensalmente R$ 8,8 mil para a Prefeitura, que investe cerca de R$ 7 mil e mais os custos do aluguel e alimentação, que giram em torno de R$ 4 mil mensais. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2844.(Fonte: PMSS)

São Sebastião tem oito das 12 praias consideradas “Nota Dez” pela Cetesb

São Sebastião - Das 12 praias consideradas “Nota 10” pela Companhia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), oito delas estão no município de São Sebastião. As mais limpas da cidade são: Baleia, Toque-Toque Grande, Santiago, Preta, Camburi, Camburizinho, Una e Juréia do Norte. O Litoral Norte ainda contabilizou três em Ubatuba (Félix, Vermelha e Lagoinha) e uma em Caraguatatuba (Capricórnio).
De 136 praias avaliadas no Estado, apenas as 12 foram consideradas “ótimas”. Em entrevista à imprensa, o secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, Téo Balieiro, disse que o município campeão de praias limpas no Estado tem um programa chamado Caça-Esgoto. Por ele são fiscalizados os maiores geradores de esgoto (pousadas, condomínios e restaurantes), onde não há rede pública. “Fazemos o acompanhamento e intensificamos a fiscalização dos sistemas particulares na temporada”.
Além disso, na Barra do Sahy, por exemplo, por meio parceria com a sociedade de amigos de bairro, está sendo feito um sistema de tratamento para a Vila Sahy - antigas vilas Baiana e Mosquito. A Prefeitura de São Sebastião tem investido na instalação de redes de esgoto, como na Praia Deserta e Praia Grande, apesar da obra ser de responsabilidade do Governo do Estado. Em boletim divulgado hoje no site da Cetesb, todas as praias de São Sebastião são consideradas próprias para o banho de mar, com exceção da Praia Preta (região central) e Pontal da Cruz. (Fonte: PMSS)

“Romieta e Julieu” promete gargalhadas no Teatro Municipal

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), realiza neste sábado (15/12), no Teatro Municipal, a comédia “Romieta e Julieu”, com 14 atores das Oficinas Culturais de Teatro. A entrada é franca e terá duas sessões com início às 19h30 e 21h, sob a direção de Nil Moraes.
Com o texto adaptado da obra original de William Shakespeare, a apresentação promete envolver o público em um ambiente em que personagens de outras histórias como Chapolim Colorado, Escrava Isaura, Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau entram na trama, provocando boas risadas ao público que conferir o espetáculo. “É a primeira vez que escrevo uma peça e espero um bom público”, disse Nil Moraes.
O Teatro Municipal fica localizado na Avenida Dr. Altino Arantes, número 2. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4489.(Fonte: PMSS)

Prefeitura entrega ruas pavimentadas no Itatinga e nova praça na orla de São Francisco nesta terça

São Sebastião - Dentro da programação do “Pacotão de Natal”, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento, entrega nesta terça-feira diversas melhorias para a comunidade. Pela manhã, o prefeito Dr. Juan Garcia estará na Costa Norte, onde vistoria as obras de pavimentação e drenagem de 14 ruas.
Às 15h, ele percorre as ruas que foram pavimentadas no alto do Itatinga, na região da Topolândia. Entre elas estão: final da avenida Itatinga, rua Jaconias Caruso e vias que ainda receberão denominação. Em seguida, às 17h, a Prefeitura inaugura a Praça Sebastião Fortunato, no Bairro de São Francisco. Trata-se da urbanização de uma área localizada na orla da Figueira e que antes era utilizada irregularmente para depósito de materiais de construção e até mesmo entulho.
O local é muito freqüentado por pescadores do município e praticantes do turismo de pesca, em razão da grande concentração de embarcações. A praça conta com bancos, decks, nova iluminação e paisagismo. Esta é mais uma conquista para a comunidade do Bairro de São Francisco, que já comemorou melhorias como uma série de ruas pavimentadas, entre elas, Prefeito Mário Leite e Stanley Fragel Madeira, canalização do córrego próximo à Escola Estadual Nair Ferreira Neves e ainda reforma e ampliação do Centro de Apoio Educacional na Praça da Figueira. O Morro do Abrigo, também na região do Bairro de São Francisco, ganhou calçamento no ano passado das ruas Sertãozinho, São José do Barreiro, Adamantina, viela da EMEI Pingo de Gente e rua Rezende. Recentemente, a Prefeitura concluiu a pavimentação da Travessa Guaratinguetá, rua José Justino Moreira e Travessa Umuarama.
Programação
O “Pacotão de Natal” continua na quarta-feira (19/12), às 10h, com a entrega oficial do campo de futebol de Boracéia, na Costa Sul. A área de lazer passa a contar com vestiários, banheiros, alambrados e iluminação. Este é o terceiro campo a receber iluminação para jogos noturnos. Os primeiros foram o Estádio Municipal “Otoniel Santos” e o campo da Enseada, ambos no ano passado.
Às 11h30, a comunidade de Barra do Una recebe o novo CAE (Centro de Apoio Educacional), com quadra coberta, centro comunitário e pista de skate. Ainda na Costa Sul, às 15h, a Prefeitura inaugura quadra coberta e o Centro de Lazer do Idoso, ambos em Juquehy. Já às 16h30 será entregue a rede e estação de tratamento de esgoto da ZEIS (Zona de Especial Interesse Social) da Vila Sahy, na Barra do Sahy.
Na quinta-feira (20/12) acontece a entrega oficial da reforma e ampliação do CAE de Barequeçaba que, além da reforma da quadra e banheiros, passa a contar com uma pista de skate. À noite, às 19h30, será a vez da 1ª fase do CAE do Pontal da Cruz, que recebe a primeira piscina pública do município. O “Pacotão de Natal” termina na sexta-feira com a chegada do Papai Noel, às 19h, na Rua da Praia. (Fonte: PMSS)

Prefeitura lança programação de verão hoje

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), lança nesta segunda-feira (17/12), às 11h, no gabinete do prefeito Dr. Juan Garcia, a programação da temporada de verão 2008, que promete agitar todo o município com shows musicais, teatro, eventos em praias e esporte.
A primeira grande festividade que abre o calendário de eventos de São Sebastião é a Festa do Padroeiro, que será realizada em parceria com a Igreja Católica entre os dias 4 e 27 de janeiro, na Praça de Eventos da Rua da Praia, unindo religiosidade e shows musicais de artistas locais e de renome nacional.
Toda a imprensa local, regional e paulistana, além de empresários da cidade estão convidados para prestigiar o evento. De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, a expectativa para a programação de verão é reunir todos os tipos de público para aproveitar o que a cidade oferece. “É no verão que recebemos uma grande parcela de turistas no município e a primeira grande Festa é a do Padroeiro, que todo ano leva milhares de pessoas à Rua da Praia”, disse Buzi.
Além disso, em três anos de administração, a Prefeitura investiu fortemente em obras turísticas para beneficiar também a população sebastianense. Um grande exemplo é a Rua da Praia que voltou a ser o ponto de encontro das famílias sebastianenses e o principal cartão postal da cidade.
As praias da Costa Sul são os destinos mais procurados por grandes empresas para levar entretenimento nas areias. O Teatro Municipal também voltará com sua programação normal e totalmente reformado, com peças culturais que serão fechadas nesta semana pela Sectur.

Reveillon
O Reveillon sebastianense promete ser o melhor do Litoral Norte com grandes atrações. No dia 31, a comemoração inicia às 22h na Rua da Praia com a apresentação do DJ Fat, em parceria com a danceteria Sirena, de Maresias. Em seguida, a partir da meia-noite haverá uma grande queima de fogos na Rua da Praia, no bairro da Enseada (Costa Norte) e Boiçucanga (Costa Sul) com duração de cerca de 15 minutos. Na seqüência, haverá um show com a Banda Barcelona, na Rua da Praia.

Expectativa de turistas
De acordo com a Sectur, o verão 2006-2007, que compreende do Reveillon ao Carnaval, a cidade recebeu 1,1 milhão de turistas. Para a temporada 2007-2008, a Prefeitura prevê 1,3 milhão de visitantes, já que ela será mais curta e o Carnaval ocorre na primeira semana do mês de fevereiro. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620.(Fonte: PMSS)

Ônibus e vans de turismo precisam de autorização para circular em São Sebastião

São Sebastião - Com a chegada do verão, a Prefeitura de São Sebastião vai intensificar a fiscalização em ônibus e vans de excursão que circulam no município. O objetivo é evitar que esses veículos estacionem em qualquer ponto. É preciso documento informando onde vai levar os passageiros e a confirmação por parte do estabelecimento (hotel, pousada, restaurante, evento).
De acordo com Rogério Barroso, diretor de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), haverá fiscalização nas duas entradas do município – Canto do Mar, na Divisa com Caraguatatuba, e Boracéia, Divisa com Bertioga – por agentes da Divisão de Tráfego (Ditraf), da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), fiscais de Postura e Polícia Rodoviária. Quem estiver irregular pode ter o veículo apreendido. Mesmo quem segue para outro município, como Ilhabela, deve ter em mãos autorização da cidade.
Entre os documentos necessários para a autorização estão a cópia do contrato do estacionamento e/ou pousada que o veículo ficará estacionado; nome da empresa de ônibus, micro e vans; placa e prefixo do veículo, registro do veículo na Embratur e ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre); operadora e/ou agência responsável pela viagem (excursão): nome, endereço, responsável, tel/site/e-mail, CNPJ, registro no Ministério do Turismo / Embratur, guia responsável e registro na Embratur; data e horário de chegada; data e horário de retorno; cidade de origem; destino: São Sebastião, bairro, pousada, nome, endereço e contato (fone, site e e-mail) do Meio de Hospedagem; nome do responsável pela viagem (excursão): CPF, RG, endereço e contato; quantidade de passageiros; motivação da viagem (excursão): praia, Centro Histórico, trilha, religião, esporte, eventos, estudos.
É necessário enviar em papel timbrado da empresa solicitante e com uma antecedência de três dias úteis.(Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara ACIU
 

2º Festival de Verão começa neste final de semana em Ubatuba

Ubatuba- .A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo e da Fundart, em parceria com a Abamvitur – Associação do Mar Virado para o Turismo da Região Sul de Ubatuba, promove, entre os dias 14 e 22 de dezembro, o 2º Festival de Verão “Beira Mar”. O evento, que acontece na Praça de Eventos da Praia Maranduba, contará com várias apresentações culturais e shows de bandas ao vivo. Os shows começam a partir das 21h. Confira a programação:
DIA 14/12 – Sexta – Tinno Som
DIA 15/12 – Sábado – Banda Areias
DIA 21/12 – Sexta – Banda Garden All
DIA 22/12 – Sábado – Banda Level 5
(Fonte: PMU)

Novos ambulantes de Ubatuba participam de curso para manipulação de alimentos

Ubatuba- .Cerca de 50 novos ambulantes de Ubatuba, que receberam licença neste ano, passaram por uma Capacitação para Manipuladores de Alimentos, na tarde desta quinta-feira, 13. O treinamento foi promovido pela Vigilância Sanitária, ministrado pela nutricionista Claudia Rafaelli e era uma condição indispensável para a liberação das licenças. A prefeitura de Ubatuba estuda a possibilidade de estabelecer uma nova data para os ambulantes que faltaram à capacitação.
Os ambulantes foram orientados sobre infecções alimentares, formas de contaminação, os principais tipos de microorganismos existentes, bem como o ambiente em que vivem, as temperaturas favoráveis à reprodução e os alimentos preferidos por eles. Em uma segunda etapa, foram explicadas as formas de se evitar a contaminação, atentando para a higiene corporal e da base de operação. Os ambulantes também receberam informações sobre o acondicionamento dos alimentos, os cuidados na hora do preparo e os modos corretos de se transportar a mercadoria.

Responsabilidade na comercialização de alimentos

Segundo o superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, esta capacitação busca dar aos ambulantes que manipulam alimentos, subsídios para oferecer produtos de boa qualidade aos consumidores. “A partir do momento que se comercializam alimentos, a responsabilidade pela saúde do consumidor é do comerciante. Por isso, é muito importante que os novos ambulantes observem as orientações passadas pela Vigilância Sanitária.”
O secretário de Saúde, Clingel Frota compareceu à abertura do evento e afirmou que a prefeitura tem o papel não só de fiscalizar, mas também de ensinar os procedimentos corretos. “Antes de punir, devemos transmitir as informações, para dar aos novos comerciantes a oportunidade do esclarecimento. O nosso objetivo é fazer com que o município goze de um desenvolvimento sustentável e planejado. Uma vez que a nossa principal atividade econômica é o turismo, devemos oferecer aos nossos visitantes, produtos de ótima qualidade.” Informações pelo telefone: (12) 3832-6810.(Fonte: PMU)

Plantões para parcelamento de débitos terminam dia 22 de dezembro em Ubatuba

Ubatuba- .Até o próximo dia 22 de dezembro a Prefeitura de Ubatuba fará plantões aos sábados exclusivamente para parcelamento de débitos municipais. A lei 3018/07 , que concede incentivos fiscais para pagamento de débitos municipais, estará vigorando no município até o dia 30 de dezembro. Podem ser parcelados IPTU, taxas de alvará, vistorias, multas e outros, inscritos em dívida ativa ou ajuizados. O horário de funcionamento dos plantões será das 9 às 16 horas. A Prefeitura de Ubatuba está localizada na avenida Dona Maria Alves, 865, no centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3834-1017.

O parcelamento
Para ter direito ao benefício, o contribuinte deve estar em dia com todos os tributos deste ano. O contribuinte que estiver em atraso com os tributos poderá optar pelo parcelamento em até 36 vezes, com multa e sem incidência de juros, ou à vista sem qualquer taxa. Para o parcelamento, o valor das parcelas não poderá ser inferior a R$ 100,00 e será reajustado anualmente pelo IGPM-FGV. Quem optar pelo parcelamento deverá também comprovar a condição de proprietário do imóvel ou nomear um procurador. Para os débitos ajuizados é necessário o pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios. (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba terá pontos facultativos nas festas de fim de ano

Ubatuba- .A Prefeitura de Ubatuba decretou ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro em virtude das comemorações de final de ano.
O serviço de coleta de lixo funcionará normalmente durante os feriados de Natal e Ano Novo. No bairro do Ipiranguinha a Unidade de Pronto-Atendimento funcionará das 7 às 19 horas. Na Maranduba, o Pronto-Atendimento funcionará 24 horas. Os demais de postos de atendimento nos bairros estarão fechados durante os feriados. As unidades administrativas prefeitura retomam suas atividades nos dias 26 de dezembro e 02 de janeiro. (Fonte: PMU)

Ubatuba terá queima de fogos em quatro pontos da cidade na virada do ano

Ubatuba- .A Secretaria de Turismo da Prefeitura de Ubatuba programou queima de fogos em quatro pontos da cidade para a virada do ano. No centro de Ubatuba a queima de fogos acontecerá na praia do Cruzeiro, na altura da praça de eventos e terá a duração de 15 minutos. No Ubatumirim, na Região Norte, a queima, que durará 10 minutos, está programada para acontecer na praia do Estaleiro. No Perequê-Açu, o show da queima de fogos terá a duração de 10 minutos e na Região Sul, a festa da virada com queima de fogos está programada para a praia da Maranduba, com duração de 15 minutos.
"Como ocorreu já no ano passado, nossa intenção mais uma vez é descentralizar o Reveillon, oferecendo oportunidades para o turista e o morador de Ubatuba apreciarem uma bela queima de fogos", explica o secretário de Turismo, Luiz Felipe de Azevedo. Para os shows pirotécnicos foram investidos cerca de R$ 60 mil. A estimativa da Secretaria de Turismo é que cerca de 350 mil pessoas estejam em Ubatuba para a virada do ano. (Fonte: PMU)

Prefeitura realiza treinamento para manipulação de pescados

Ubatuba- .A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Vigilância Sanitária, realizará, no próximo dia 18, terça-feira, um Treinamento para Manipulação de Pescados, voltado para comerciantes do Mercado de Peixes, bem como pescadores, proprietários e funcionários de peixarias da cidade e pescaria. O evento acontecerá na Associação Comercial, a partir das 15h e as inscrições podem ser feitas na hora.
O treinamento será ministrado pelo superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, que abordará assuntos como: conservação, legislação, higiene pessoal, armazenamento, manipulação e outros. Ele explica que o objetivo é prestar orientações pertinentes aos cuidados necessários na manipulação e conservação dos pescados. “Nossa intenção é aumentar a qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores, minimizando riscos à saúde e agregando valores aos produtos.” (Fonte: PMU)

Prefeitura realiza treinamento para controladores de estacionamento rotativo

Ubatuba- .A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Administração, realizou nos dias 13 e 14 de dezembro, os treinamentos para os 150 controladores de estacionamento rotativo, contratados através de processo seletivo para atuar na cobrança da Zona Azul. O treinamento teórico aconteceu no auditório da Unitau – Campus Ubatuba e contou com palestras, atividades em grupo e esclarecimento de dúvidas. Na sexta-feira, 14, aconteceu o treinamento operacional, quando os funcionários aprenderam como vai funcionar o sistema de cobrança na prática e receberam os kits que serão utilizados em serviço.

Funcionamento
A cobrança da Zona Azul inicia neste sábado, 15, nas praias Maranduba, Lagoinha, Praia Grande e Tenório, das 7h às 19h. Posteriormente, a cobrança também entrará em vigor em algumas ruas do centro da cidade, das 9h às 17h, e nos bolsões de estacionamento (aeroporto, Praça de Eventos da Av. Iperoig e Ilha dos Pescadores), das 18h às 6h.
Além do fato de a decisão de implantar a Zona Azul ter sido tomada em conjunto com a sociedade civil, o processo de cobrança também será o mais transparente possível, com o balanço diário dos valores cobrados e das notificações de todos os controladores disponibilizados via internet. O montante arrecada será usado, prioritariamente, nos locais onde a cobrança será efetuada.(Fonte: PMU)

Administração Regional Norte realiza obras e melhorias em diversos bairros

Ubatuba- .A Administração Regional Norte da Prefeitura de Ubatuba tem intensificado os serviços de manutenção em vários bairros devido a proximidade da temporada. Nesta última semana, a Regional realizou, no acesso da praia da Almada, obras de tapa buracos, roçada de toda margem da via e manutenção nas saídas de águas pluviais. No último sábado, 15, os funcionários da Regional Norte executaram serviços de roçada e capina no acesso a Vila da Picinguaba e ainda nesta semana darão início as obras de tapa-buracos.
"Também estamos no aguardo da autorização do PESM (Parque Estadual da Serra do Mar) para executarmos, ainda neste ano, o recapeamento e tapa buraco na estrada do Camburi. Com esses serviços estamos procurando facilitar a movimentação de moradores, visitantes e turistas na Região Norte", explicou o administrador da Regional Norte, José Roberto Júnior.
A Regional ainda fez roçadas no acesso à praia do Estaleiro e executou trabalhos com a moto niveladora (patrol) nas vias da região.(Fonte: PMU)

Prefeitura entrega obras de benfeitorias do Cemitério Centenário do Ubatumirim

Ubatuba- .A Administração Regional Norte da Prefeitura de Ubatuba entrega na próxima sexta-feira, 21, as obras de benfeitorias no Cemitério Centenário do Ubatumirim, na praia do Estaleiro. A entrega está prevista para às 15h30. Dentre as melhorias está a melhora de todo o acesso, que antes só era feito a pé através de trilha, o que gerava transtornos para as famílias nos cortejos fúnebres. Agora veículos motorizados já podem transitar pelo acesso.
"Os familiares podem agora ter um ambiente agradável para lembrar de seus entes, pois temos uma manutenção periódica dos funcionários da Prefeitura. Também foi feito um portal de entrada, um local para fixar o Cruzeiro Principal e uma via de pedestre para melhorar o acesso aos jazigos, além das identificações das sepulturas", explica o Administrador da Regional Norte, José Roberto Jr.,
Contam os moradores do que além de todo o motivo familiar para as visitas ao local, o Cemitério também é tido como uma atração turística as pessoas, pois além de estar próximo à praia e ter pessoas da história de Ubatuba sepultadas no local, ainda há o fato de ser Centenário.
Ainda segundo o Administrador da Regional Norte, esta é a maior prova do respeito que o prefeito Eduardo Cesar tem pela Região Norte. "Como tudo aqui sempre foi esquecido pelas últimas Administrações, o Cemitério não era diferente, hoje temos um local decente para momentos de saudosismo e tristeza”, finaliza. (Fonte: PMU)

ACIU realizou churrasco de confraternização para os associados

Ubatuba- .A Associação Comercial de Ubatuba- ACIU realizou na noite desta quarta-feira, dia 12, no Clube ACIU do Taquaral, um churrasco de confraternização entre os empresários associados à entidade.
O evento foi realizado para comemorar as realizações da entidade e a tão esperada chegada do final do ano.
Segundo o presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat, como até as festas natalinas e reveillon os empresários estarão envolvidos com as vendas no comércio, e não havia tempo hábil para esse evento, a confraternização foi realizada agora. Cerca de 200 pessoas participaram da confraternização, inclusive o prefeito de Ubatuba, Eduardo César.
Segundo Ozéias Amaro, da Equipe Gobbo, “a Confraternização foi nota1000”.
“Foi ótimo, gostamos muito, estava muito agradável. Esperamos estar juntos novamente em outras oportunidades. Parabéns a toda organização”, disseram os associados Celso Ikeda e Maria Antonia.

2007: Ano Especial
2007 é um ano marcante para a Associação Comercial de Ubatuba. Foi nesse ano que a ACIU realizou inúmeras ações e conquistas, entre elas, as mais importantes foram a aquisição da Sede Própria, da Sede Social- o Clube ACIU e a vinda do Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor- PAE.
Durante o ano foram realizadas 3 palestras, 5 cursos e cerca de 50 ações pela entidade. Vários alertas, reuniões, divulgações e informações em geral para os associados, participações em conselhos importantes, congresso, seminários, apoio em eventos e feiras, doações de alimentos a entidades carentes, parcerias são apenas alguns exemplos dessas ações.
Barakat através da sua diretoria e funcionários deseja à todos os associados, colaboradores e munícipes, um Natal com muita paz, fé e uma feliz confraternização.
Que o ano de 2008 seja repleto de mais realizações, saúde, harmonia e muito empreendedorismo.
“A ACIU agradece a todos que contribuíram para o crescimento da entidade e deseja que o associativismo cresça cada vez mais, pois na união, nos fortalecemos para assim proporcionar grandes conquistas e tornar nossa cidade cada vez melhor”, concluiu o presidente.
Acesse o nosso site: www.aciubatuba.com.br, nele você encontra inúmeras informações muito úteis para o seu estabelecimento
(Fonte: ACIU)



 

Semana de 14/12 A 20/12/07.
Cine Porto 38332066.


"DEU A LOUCA NA CINDERELA"
Desenho !!! Dublado!!!!
Ás 15:30 hs -19:10 hs

"A LOJA MÁGICA DE BRINQUEDOS "
Aventura!!!! C/ Dustin Hoffmann !!!
Ás 17:20 hs -21:00 hs.

cineporto@hotmail.com
 

Poesia Topo


 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

COMO EM UBATUBA O PAPO DA HORA É NAVIO...

Enquanto isso na Ponta Grossa...
- E aê SUPER, tá sentado aí esperando o quê? O navio?
- Só.
- Acha que ele vem mesmo?
- Só.
- É verdade que esse treco vai trazer muito dinheiro pra cidade?
- Só.
- E se ele não vier, como é que você vai ficar na eleição de 2008?
- Só...

Já os mano de Ubatuba...
- Pô!!! Mano assisti um filmão onti.
- Caracas!!! É memo mano? Como é que chamava?
- Piratas do Caribé.
- Orra meu!!! É Piratas do Caribe que sê qué dizê?
- Não mano, é do Caribé memo, tem um lá chamado Jija que passa a fita toda querendo saqueá o navio do SUPER.

Mas na feirinha do Gulli...

- E aê Gulli! Tem um ingresso pro navio aí?
- Esgotô.
- Pô!!! Já vendeu tudo?
- Não, to com medo dele não pintá por aqui, aí sê sabe né, joguei tudo na privada.
- Ah!!! Falô!!!

E na pequena Ubatuba...

- As pessoas criticam o prefeito, mas ele é o cara.
- É mesmo?
- Lógico!!! Ele inventa uns papos diferentes que agitam os anais da cidade.
- A é?
- É. Agora ele inventou essa de navio, se der certo e o navio vier de verdade tem gente que vai ficar com os anais pegando fogo.
 

IVAIR PINTO DE MOURA


Cadê a água.

Há uma empresa enterrando canos aqui na rua da Maranduba, próximo á Rua do Eixo. São canos de grosso calibre que nos faz pensar que nunca mais nos faltará água. Pena que isto não seja verdade. Onde está a água? O reservatório há muitos e muitos anos, não tem capacidade de abastecer a demanda e cada vez mais crescente. Nossa maior preocupação agora é com a inchação que está por vir, com a especulação imobiliária, construtoras e associação dos engos. de Ubatuba, com o Plano Diretor aprovado. Quem destes se importa com saneamento e água.
Muito bem, mas, cadê a água no reservatório? Além de que, sem aviso prévio, (esta região não “pega” a Radio Costa Azul )secam as torneiras ficamos com louças e roupas sujas e comida por fazer. Muitos de nós, não temos caixas dágua.
Nem sequer imaginamos o por que da falta, pois os canos agora é que estão sendo enterrados, portanto.....Muitas pessoas estão bravas , pois sem mais nem menos, com ou sem água no reservatóriop, ficamos com nossas torneiras secas. FALTA DE RESPEITO!!!
Onde está a responsabilidade da SABESP para com o usuário contribuinte? Se deixamos de pagar um dia , lá nos vem a cobrança a mais, e agora, quem paga nosso prejuízo?
 

AMMA
 

Ubatuba receberá navio de cruzeiro


 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Perequê Açu  ©Emilio Campi

Perequê Açu
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor