Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta - feira, 19 de Dezembro de 2007 - Nº 1895 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região


Caraguatatuba
Canoagem de Caraguá conquista título estadual
Bandeirante Energias do Brasil lança publicação e foto de Caraguá ilustra capa
Conselhos Municipais de Caraguá solicitam nova sede ao prefeito Aguilar
Formaturas movimentam a semana em Caraguá
Funcionários da Saúde de Caraguá participam de capacitação em Praia Grande
Dupla de Caraguá é campeã Paulista de Futvolei
Caraguá é vice-campeão do Paulista de Basquete
Carlinhos da Farmácia apóia pedidos de Aloisio Vieira
Carlinhos da Farmácia faz Moção para Ministro Carlos Lupi

Ilhabela
Ilhabela intensifica fiscalização nas praias
Ponto Facultativo


São Sebastião
Big Brothers Cirkus estréia sexta-feira em São Sebastião
Caiçara e Barra do Una iniciam disputa pelo título do Campeonato Municipal
Campo de futebol é entregue à comunidade de Boracéia, na Costa Sul
Cascalho e Scala decidem categoria amador na 3ª Copa Costa Sul
Circuito ASM de Surf encerra calendário sebastianense no fim de semana
Inauguração da 1ª piscina pública de São Sebastião terá a presença de Fabíola Molina
Praça da Figueira é reurbanizada e homenageia família dos Fortunato


Ubatuba
Entrevista com o Prefeito
Prefeitura implanta sistema de adoção de animais pela Internet
Prefeito Eduardo Cesar entrega 20 novas pistolas à Guarda Municipal
Prefeitura de Ubatuba esclarece dúvidas de pescadores locais
Equipes da Santa Casa de Ubatuba são homenageadas por bom desempenho
Inaugurada Vara Especial Cível e Criminal de Ubatuba
NOTICIA FUNDART


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

 


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguatatuba -
(Fonte: PMC)
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)


Canoagem de Caraguá conquista título estadual

A equipe Acalino (Associação de Canoagem do Litoral Norte) sagrou-se campeã Paulista da 2ª Etapa de Canoagem Oceânica, realizada na cidade de Santos, no último domingo.
Após percorrer 13 km, o grupo de Caraguatatuba, que tem o apoio da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, somou 232 pontos. A equipe Turma do Remo, de Santos, com 132, ficou em segundo lugar. Em terceiro, Praia Grande, com a equipe Navega, obteve 114.
No Individual, Caraguá também teve destaques que levaram o título. No Duplo Misto, Duda e Vitoria Oliveira foram campeões da Classe I. Antônio Silva também foi ao lugar mais alto do pódio, na Classe III, Masculino Sênior.
Na Classe I, Duplo Sênior, Edvan Vieira e Luis Fernando ficaram com a segunda colocação, assim como Pedro Paulo, no Individual Sênior, Rogério Ricardo, no Junior e Anderson Silva na Classe II, Masculino Open.
Os atletas Wesley Caetano, Alexandre Ricardo e Rodrigo José ficaram em terceiro, quarto e quinto lugar respectivamente, na Classe III, Masculino Junior.
Além da SECER, a equipe Acalino agradeceu a ajuda da Prefeitura Municipal, Nice Calçados, Econorte Ford e Vereador Baduca Filho.

Bandeirante Energias do Brasil lança publicação e foto de Caraguá ilustra capa

A empresa Bandeirantes Energias do Brasil lançou uma publicação referente aos trabalhos da empresa nos anos de 2006 e 2007 e a Avenida da Praia, em Caraguatatuba, foi o cenário escolhido e fotografado para ilustrar a capa da revista. Na página 37, quando fala da expansão elétrica de 2006, uma outra foto da Avenida da Praia pode ser vista pelos leitores.
A EBE tem concessão em 28 municípios, sendo o Litoral Norte, Vale do Paraíba e Alto Tietê. A publicação mostra o perfil da empresa, resultados, seus clientes, o modelo de negócios estratégicos, a análise crítica de desempenho, mercados e tarifas, operações técnicas, inovações, responsabilidades sócioambiental, entre outros.
De acordo com a apresentação do diretor presidente da empresa, João Gomes de Aguiar, a preocupação da Bandeirante é a satisfação do cliente, assim como a valorização e o bem-estar dos seus colaboradores, a atenção à sociedade e às comunidades da área de concessão, bem como o compromisso com os acionistas.
A revista mostra a análise dos indicadores financeiros da empresa, o lucro líquido, receita operacional; seus clientes; programas e projetos, assim como capacitação e treinamento de seus funcionários, programas de segurança, prêmios de reconhecimento às equipes entre outros.
Segundo a publicação houve um crescimento das unidades instaladas de lâmpadas nos municípios Unidade de Iluminação Pública – UIP. A média desde 2002 é de 2,10% ao ano e a potência média consumida decresceu 1,48% ao ano no mesmo período. A Bandeirante afirma que esse resultado é decorrente das parcerias com as 28 prefeituras atendidas, que substituíram as lâmpadas de baixa e média eficiência (vapor de mercúrio) para as lâmpadas de alta eficiência luminosa (vapor de sódio). Com a iniciativa, a população tem mais conforto e segurança, exemplo de combate ao desperdício, além da diminuição das perdas do sistema elétrico.
Exemplo disso é que a prefeitura de Caraguatatuba vem trabalhando para a renovação da iluminação do município. Em algumas vias da cidade foram implantadas as luminárias duplas, que iluminam mais o ambiente e são mais econômicas.
Em janeiro, será feito um estudo em Caraguá para a troca de aproximadamente 19 mil lâmpadas, em todo o município, de Norte a Sul. A medida será benéfica na parte da segurança, beleza e economia, já que as atuais luzes brancas, de vapor de mercúrio, serão substituídas pelas amarelas, de vapor de sódio, o que deixará as ruas de 80% a 100% mais claras, gerando também uma economia de até 30% no consumo de energia.
Até o ano de 2011 a Bandeirante prevê mais projetos de eficiência mediante a adesão do RELUZ – Programa Nacional de Iluminação Pública Eficiente, que beneficiará a área de concessão da empresa.

Conselhos Municipais de Caraguá solicitam nova sede ao prefeito Aguilar

O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira e Aguilar, recebeu em seu gabinete na última sexta-feira, 14 de dezembro, representantes de Conselhos Municipais, que compareceram à prefeitura para solicitar uma nova sede ao Executivo Municipal.
Estiveram presentes na reunião a presidente e a secretária do Conselho Municipal da Condição Feminina, Maria Clébia Ivo Maziero e Dinorah P. Pinto, Maria Lúcia de Melo, do COMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, Vera Lúcia Medeiros, do Conselho do FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), Daniel de Almeida, do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e Rita de Cássia M. Canuto, que na ocasião representou a Secretaria Municipal de Assistência Social.
Segundo explicou a presidente do Conselho da Condição Feminina, Maria Clébia, que na oportunidade representou outros conselhos que atuam em Caraguatatuba, como o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal do Idoso, Conselho Municipal de Educação, Conselho de Segurança, entre outros, “é preciso um espaço para que todos os conselhos possam trabalhar com liberdade, porque atualmente, nós dividimos o espaço com o Conselho Tutelar, no entanto, existem casos dos quais eles tratam que são sigilosos e não pode haver tumulto no local”, explicou.
Para Maria Clébia, com uma nova sede, os conselhos terão um espaço privilegiado e bem mais acessível, possibilitando aos conselheiros e voluntários dedicarem-se mais ao trabalho desenvolvido em diferentes áreas, em todo o município.
“Este será um espaço vivo, porque nossa idéia é que haja movimento diariamente e não apenas nos dias de reunião de cada conselho. Assim, o local servirá também para capacitações, cursos, estudo de legislações, e outras atividades”, completou a profª Vera Medeiros.
O prefeito Aguilar se mostrou favorável à proposta, e explicou que a prefeitura fará o possível para ajudar. “Não podemos prometer que isso irá acontecer em breve, porque uma nova sede requer custos, inclusive funcionários para o trabalho administrativo, e isso não está previsto em nosso orçamento, mas a prefeitura pensará com bastante carinho, porque os Conselhos têm um papel fundamental no município, sendo responsáveis por nossas políticas públicas, justamente por serem tão atuantes”, finalizou o chefe do Executivo.

Formaturas movimentam a semana em Caraguá

Mais 630 alunos da rede municipal de ensino se formaram ontem, terça-feira (18), em Caraguatatuba. As cerimônias ocorreram em três EMEFs (Escola Municipal de Ensino Fundamental) para os alunos que concluíram o ensino infantil, o 4º ano do fundamental e a EJA (Educação de Jovens e Adultos).
A EMEF Lúcio Jacinto dos Santos, no Tinga, realizou a formatura de 140 alunos que encerraram o ensino infantil pela manhã, e de 40 alunos da EJA à noite. A EMEF Carlos Altero Ortega, no Morro do Algodão, formou 300 alunos entre ensino infantil e 4° ano. Por fim, a EMEF Alaor Xavier Junqueira, no Travessão, realizou a formatura de 150 alunos do 4º ano. Na cerimônia, marcaram presença o prefeito municipal, José Pereira de Aguilar, e a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar.
As festas, promovidas pelas próprias Unidades Escolares, contaram com a participação de professores, coordenação e direção da escola, além de convidados e familiares. Os alunos participaram da colação de grau, juramento e receberam certificados.
Claúdia Regina Ferreira Fornitani, diretora da EMEF Carlos Altero Ortega, comentou sobre a importância desse momento na vida das crianças. “É um momento que vai marcar a vida deles. É importante que eles tenham essa memória da nossa escola.” Cláudia disse também que momentos como esses, servirão de motivação para que os alunos prossigam com os estudos.
Durante a semana, outras escolas promoverão festas para seus alunos formandos. Na EMEF Maria Aparecida Ujio, no Porto Novo, cerca de 130 alunos do ensino fundamental participarão das formaturas que serão realizadas amanhã (19), às 16h. Na EMEF Profª. Maria Thereza de Souza Castro, no Jetuba, os alunos do 8ºano do ensino fundamental participarão da colação de grau e baile, no dia 20, na própria Unidade Escolar, às 19h.

Funcionários da Saúde de Caraguá participam de capacitação em Praia Grande

A prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde/CCZ – Centro de Controle de Zoonoses enviou para Praia Grande, Litoral Sul do Estado, quatro funcionários do CCZ para participarem do 12º Curso de Formação de Oficiais de Controle de Animais (FOCA), que aconteceu de 10 a 14 de dezembro. O encontro teve como objetivo passar técnica de como lidar com animais quando forem recolhidos nos logradouros públicos e também no manejo do animal no canil de uma forma humanizada.
O evento contou com palestras sobre Ecologia, Comportamento-Recolhimento e Controle de Animais de Rua; Programa de Controle de Populações de Cães e Gatos do Estado de São Paulo; Comportamento de gato para um manejo racional e sem violência; Introdução ao Bem-Estar animal; Prevenção de Zoonoses; Recolhimento de animais acidentados e feridos; Controle de Reprodução; a Bioética e a Profissão de Oficial de Controle de Animal; Humanização dos Serviços de controle de população animal, entre outros temas, além de vídeos, discussão e dinâmica de grupo.
De acordo com o responsável pelo CCZ – Guilherme Garrido, esse evento foi de extrema importância, pois contou com palestrantes especialistas na área e foram passadas informações técnicas que serão utilizadas no dia-a-dia. “A nossa idéia é que nos próximos eventos possamos levar outros profissionais para serem capacitados”, disse Garrido.
O curso foi realizado pela Coordenadoria de Controles de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde; WSPA – World Society For The Protection of Animals; ITEC – Instituto Técnico de Educação e Controle de Animal e teve o apoio do GVE de Santos e Caraguatatuba e Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo. O evento foi coordenado pela médica veterinária, Luciana Hardt Gomes, da Secretaria de Estado da Saúde.

Dupla de Caraguá é campeã Paulista de Futvolei

Os atletas Thiago e Carioca, que contam com o apoio da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, venceram a 8ª Etapa do Campeonato Paulista, realizada em São João da Boa Vista e conquistaram o título Estadual de 2008.
A dupla caraguatatubense enfrentou Preto e Polaco de Mogi Mirim, e levou a melhor, vencendo por 18 a 10, terminando a Etapa de forma invicta.
Mostrando a sua força no esporte, Caraguatatuba conta também com duas duplas disputando o título do Circuito de Ubatuba. A fase final, que será realizada no dia 12 de janeiro, terá a participação de Thiago e Lingüinha e da dupla Carioca e Xandão.

Caraguá é vice-campeão do Paulista de Basquete

O time de Caraguatatuba, que conta com o apoio da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, perdeu para Itanhaém, fora de casa na última quarta-feira, por 79 a 71, na final da Liga Paulista de Basquete Sub-21.
Para chegar a decisão, os atletas caraguatatubenses desbancaram o forte time de Mogi das Cruzes na semifinal, na última sexta-feira, por 84 a 80. Já a equipe do Litoral Sul de São Paulo venceu na segunda-feira Poá, por 67 a 66.


Carlinhos da Farmácia apóia pedidos de Aloisio Vieira

O Vereador Francisco Carlos Marcelino – Carlinhos da Farmácia (PDT) da Câmara Municipal de Caraguatatuba, líder de bancada e delegado do partido na cidade reiterou os pedidos formulados pelo Deputado Estadual Aloisio Vieira (PDT), sobre as melhorias necessárias as rodovias do Litoral Norte Paulista. O Deputado faz parte da Frente Parlamentar pelo Litoral Norte.
O dinâmico e versátil Vereador Carlinhos da Farmácia está apoiando integralmente as solicitações do atuante Deputado Estadual do PDT, Aloisio Vieira, que tem base eleitoral na cidade de Lorena. Esta parceria e sintonia entre os membros do PDT é a mostra que o partido luta pelo social e a classe trabalhadora no país.
Segundo ofício do Deputado Vieira, a Frente Parlamentar esteve reunido com o Superintendente do DER (Departamento Estadual de Estradas e Rodagens), Engenheiro Delson José Amador, cobrando reivindicações feitas em agosto deste ano.
O Parlamentar Estadual informa que das solicitações feitas algumas estão sendo executadas e outras já licitadas e uma parcela que ainda está em projeto e que serão colocadas na lista de prioridades a ser enviada ao Palácio dos Bandeirantes.
O Vereador Carlinhos da Farmácia promete elaborar ofícios e Requerimentos reforçando as ações da Frente Parlamentar, em especial do Deputado Aloisio Vieira, sobre as condições e melhorias nas estradas do Litoral Norte do estado.
Dentre os pedidos está o contorno de Caraguatatuba e São Sebastião para desafogar o tráfego na área urbana do município; Iluminação dos pontos críticos das Rodovias dos Tamoios (SP-9), Oswaldo Cruz (SP-125) e Prestes Maia (SP-55) no bairro do Massaguaçu (km 66) e em Ubatuba, próximo a Praia Dura.
Estará incluído no documento elaborado pelo Vereador o redutor de velocidade no quilometro 98 da SP-55, denominado de “Curva da Morte”; Reparação do desnível na ponte localizada no quilometro 97 da SP-55, no bairro do Olaria, próximo ao Unimódulo e a construção da rotatória e colocação do redutor de velocidade na SP-55, no trevo de acesso ao Condomínio Tabatinga, com cessão da área e obras as custas do empreendimento.
O Vereador vê com extrema importância estas obras, que além de contribuírem para a segurança dos motoristas e pedestres da região, oferece mais garantias aos turistas e veranistas, melhorando a qualidade do turismo na região.
Para Carlinhos da Farmácia vale o velho ditado. “Acho ótimo, necessário e correto a parceria entre os poderes para resolver um denominador comum, o que me faz lembrar o velho ditado ‘A união faz a força’. É somente com esta ‘pressão branca’ que conseguiremos rodovias melhores e mais seguras”, disse.

Carlinhos da Farmácia faz Moção para Ministro Carlos Lupi

O Vereador Francisco Carlos Marcelino – Carlinhos da Farmácia (PDT), da Câmara Municipal de Caraguatatuba elaborou Moção de Congratulações ao Ministro do Trabalho Carlos Lupi, que também é o Presidente Nacional do PDT. A Moção será votada apenas no próximo ano, após o Recesso Parlamentar.
O Parlamentar homenageia o Ministro com a honraria, baseando-se nos serviços prestados ao trabalhador brasileiro, tanto pelos cargos que ocupou na vida pública e mais ainda como Ministro do Trabalho, função que ocupa na gestão do Presidente Luís Inácio “Lula” da Silva.
Carlos Lupi é Campineiro/SP de nascença e morador no Rio de Janeiro desde os 3 (três) anos de idade. É formado em Administração de Empresas e casado com a Jornalista Ângela Rocha, com quem tem 3 (três) filhos.
A carreira na vida pública teve início em 1982 como coordenador das Regiões Administrativas da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Eleito Deputado Federal em 1990, licenciou-se em 92 para assumir a Secretaria de Transportes da Prefeitura carioca, tornando a tarifa dos ônibus circulares a segunda mais barata do país, além de um recadastramento geral dos taxistas. Em 98 foi eleito primeiro suplente do Senador Saturnino Braga e candidato ao Senado em 2002, conseguindo 180 mil votos e a décima colocação.
Como Deputado Federal foi membro da comissão que elaborou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), sendo considerado Deputado Nota 10 pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). No PDT foi vice-presidente nacional até junho de 2004, após a morte do líder e fundador do partido, Leonel Brizola. Assumiu o Ministério do Trabalho e Emprego no final de março deste ano, quando vem desenvolvendo um ótimo trabalho em benefício dos trabalhadores brasileiros.
Na aliança com o Governo Lula ficou acertado que não será feita uma Reforma na Previdência que retire os direitos adquiridos do trabalhador e nem uma alteração na legislação trabalhista.
Para Farmácia a história de Carlos Lupi é algo a ser seguido e copiado. “A vida do Ministro Carlos Lupi é um exemplo de dedicação ao trabalhador brasileiro, ao social e referência no PDT. Homenagear este homem é o mínimo que um homem público possa fazer, para que outros homens façam o mesmo, transformando este país numa nação de verdadeiros cidadãos”, disse.



 

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -
(Fonte: PMI)
Ilhabela intensifica fiscalização nas praias

Com a chegada da temporada de verão, a Prefeitura de Ilhabela está aumentando a fiscalização na cidade. Além das operações rotineiras, a medida visa, principalmente, combater o comércio ambulante na cidade.
Recentemente aprovada, a Lei 529/07 institui o CP - Código de Posturas do Município de Ilhabela, que contém medidas de política administrativa e estabelece normas disciplinadoras em relação ao funcionamento de estabelecimentos industriais, comerciais e prestadores de serviços.
Além disso, o CP visa disciplinar o uso e o tratamento de bens de uso coletivo, como praias, praças e ruas.
Segundo o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, “código nada mais é do que um disciplinador entre o poder público e os munícipes, sempre visando os direitos individuais e o bem estar coletivo”.
Sancionado pelo prefeito no final de novembro, o CP prevê, em seu parágrafo único do artigo 2º, que os comerciantes de Ilhabela têm 90 dias para se adequar as novas normas, ou seja, o prazo termina no dia 28 de fevereiro de 2008.
O Código também prevê a apreensão de produtos comercializados de maneira irregular. No caso da apreensão é lavrado um auto, onde consta a descrição e a quantidade do produto apreendido. Os objetos apreendidos são recolhidos e levados ao depósito da prefeitura municipal.
A devolução dos materiais apreendidos, somente ocorrerá com a apresentação da nota fiscal, comprovando a procedência e a arrecadação tributária do material, além do pagamento da multa aplicada no auto de infração e do ressarcimento das despesas da prefeitura, em decorrência do processo.
Se no prazo de 30 dias, os objetos apreendidos não forem reclamados e retirados do depósito municipal, serão automaticamente doados ao Fundo Municipal de Solidariedade, que será o setor responsável por sua utilização.
No caso de mercadorias perecíveis e de fácil deterioração, após análise da vigilância sanitária, os produtos são encaminhados logo após a apreensão à Secretaria Municipal de Assistência Social, que repassará às entidades cadastradas. Já as impróprias para o consumo serão inutilizadas e dispostas no vazadouro municipal, acompanhadas de laudo fotográfico.
As ações nas praias envolvem 11 agentes, e conta com o apoio da Polícia Militar de Ilhabela, e tem como principal objetivo fiscalizar o comércio irregular nas praias do arquipélago.
As principais praias são as da costa sul do arquipélago, onde está situada a mais freqüentada pelos turistas, que é a praia do Curral.
Os produtos apreendidos geralmente são óculos de sol, redes e cangas. “A comercialização destes produtos, sem a arrecadação de impostos, prejudica o comércio local, que arrecada tributos, gerando empregos e renda”, afirmou o chefe da Fiscalização Municipal, Ronaldo Alves de Souza.
“Desde que estas operações foram iniciadas, por volta de cinco anos, houve uma grande diminuição de mercadorias comercializadas irregularmente no município”, afirmou o prefeito.
Além da fiscalização nas praias, a Prefeitura estará realizando, com maior freqüência, as blitz na entrada da cidade. Como de costume, são inspecionados todos os caminhões e veículos utilitários que entram na cidade e, com a implantação de um novo sistema de verificação, a fiscalização pode conferir a documentação das empresas que transportam produtos para o município.
A Divisão de Fiscalização conta com um computador portátil com o sistema GPRS (conexão de internet através de aparelho de telefonia celular). Com este sistema on-line é possível checar o banco de dados da Receita Federal e do DENATRAN, consultando a situação cadastral das empresas e dos veículos. “O novo sistema nos ajudará a evitar que empresas inativas comercializem seus produtos, muitas vezes com procedência duvidosa em nosso município”, ressalta o diretor.
Segundo o prefeito Manoel Marcos, “o saldo das blitzs é muito positivo, pois vemos que a cada operação diminui o número de autos lavrados. O que se apresenta é uma melhor condição no transporte e acondicionamento dos produtos, e nas mercadorias trazidas para o município”.
Não adquira produtos ilegais. Denúncias devem ser feitas através do número 156, do Departamento de Fiscalização da Prefeitura de Ilhabela.

Ponto Facultativo

O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira decretou Ponto Facultativo nas repartições municipais, nos dias 24 e 31 de dezembro de 2007, por motivo das comemorações de final de ano, excetuando os serviços essenciais:
- Coleta, limpeza e remoção de lixo;
- Plantão médico no Pronto Socorro Municipal;
- Plantão no Paço Municipal e Fiscalização;
- Plantão na Garagem Municipal e
- Auxílio ao tráfego e a segurança.

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Big Brothers Cirkus estréia sexta-feira em São Sebastião

A partir da próxima sexta-feira (21/12) São Sebastião recebe o Big Brothers Cirkus, da Família Lestar, que promete agitar a Praça de Eventos da Rua da Praia durante toda a temporada de verão. Palhaços, malabaristas, trapezistas, homem-pássaro, mágicos, são algumas das atrações para divertir os expectadores.
Com capacidade para 1 mil pessoas, o circo faz sua primeira apresentação em São Sebastião. Para isso, os organizadores prometem trazer pelo menos 40 artistas, que já começaram a chegar na cidade.
Até o final do ano, as apresentações serão às sextas, sábados e domingos, às 20h30. No dia 4 de janeiro de 2008 elas acontecem de segunda à sexta, neste mesmo horário e sábados domingos e feriados em duas sessões: às 19 e às 21h.
De acordo com Frederico Reder, da organização, o espetáculo é montado para atrair toda a família. “As crianças se divertem, mas os adultos também acabam se envolvendo com as apresentações”, afirma.
Até o final do ano o preço do espetáculo será de R$ 20 para adultos e R$ 10 para crianças. Sob a lona, os expectadores poderão se divertir com atrações como malabarismo, bambolê, ratinho paraquedista, ventríloquo, robô, entre outros. Mais informações pelo telefone (12) 8115.5196.

História
A tradição circense dos Lestar começou quando o patriarca da família, Vicente Lestar, até então com apenas treze anos, resolveu seguir um circo que passava em sua cidade, Buenos Aires, na Argentina. Alguns anos passaram, e o circo em que trabalhava veio fazer uma temporada no Brasil, quando na cidade de Piracicaba, conheceu Ermínia, que resolveu abandonar tudo para seguir seu sonho. Ela embarcou no circo e casou-se em Buenos Aires, onde deu início à primeira geração circense da família Lestar com o nascimento dos filhos. Com um circo próprio, a família Lestar percorreu as estradas do interior do país levando a alegria da arte circense. Em 2004, a família inaugurou o Big Circus. Vicente, Ewerton, Alessandro, Jacqueline, Carmem, Maki Lestar comandam a companhia que traz a alegria do circo a todas as idades.


Caiçara e Barra do Una iniciam disputa pelo título do Campeonato Municipal

Chegou a hora da decisão. O Campeonato Municipal de Futebol Amador, realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), promete mexer com os torcedores do Caiçara e Barra do Una nesta quinta-feira (20/12), a partir das 20h30, no Estádio Otoniel Santos, pela primeira partida da final da 1ª divisão.
O jogo promete ser acirrado entre as duas equipes, já que o Caiçara possui a defesa menos vazada do campeonato, com apenas dois gols sofridos e nenhum atleta expulso e o Barra do Una tem um ataque eficiente, formado pelos jogadores Miguel, Cabeça e Guilherme.
O técnico do Caiçara, Eriberto Queiroz, avisa que seu time deverá entrar em campo com um esquema agressivo, pois quer vencer o jogo no seu mando de campo. “Iniciamos a competição desacreditados, principalmente pela campanha que fizemos no ano passado, mas renovamos o nosso grupo e mostramos o nosso desempenho nas fases anteriores. Nós queremos vencer para pelo menos ter tranqüilidade no jogo de volta, lá na Costa Sul”, explica Queiroz.
Em contrapartida, José Agnaldo da Costa, treinador do Barra do Una, afirma que seu time também tem condições de fisgar um resultado positivo. “Nós temos jogadores técnicos, que valorizam o toque e a posse de bola. Com certeza, isso pode ser um ponto importante ao nosso favor”, acredita.
No mesmo dia, às 18h30, Guarani e Pau Brasil realizam a primeira partida para decidir quem fica com o terceiro lugar. No domingo (23/12), às 16h, no campo de Barra do Una, ocorre a segunda partida da divisão principal. Já no sábado (22/12), às 19h, Divisa e Colinas brigam pelo caneco da 2ª Divisão e pelo acesso à elite sebastianense.
O Campeonato Municipal de Futebol Amador, realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), reuniu 58 times e cerca de 1 mil atletas em mais de três meses de disputa pelos gramados da cidade.

Campo de futebol é entregue à comunidade de Boracéia, na Costa Sul

Dentro da programação do “Pacotão de Natal”, a Prefeitura de São Sebastião entregou na manhã desta quarta-feira (19/12) o campo de futebol de Boracéia, na Costa Sul do município. O local, que recebeu o nome de Acenildo Macário Prates em homenagem a um morador do bairro, foi totalmente iluminado para oferecer jogos durante a noite, além de passar a ter vestiários, banheiros adequados a Lei de Acessibilidade, e alambrado.
O prefeito Dr. Juan Garcia, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Mota, secretários municipais, representantes de entidade esportiva e da Sociedade Amigos de Boracéia (Sabss), moradores, além de funcionários da administração, estiveram presentes na cerimônia de inauguração.
A obra, segundo o prefeito, atende reivindicação da população e foi amplamente discutida com a Sabss. “A Costa Sul tinha pouco ou quase nada relacionado a investimentos. Não tínhamos nenhum campo iluminado ou em condições de oferecer jogos importantes. Boracéia agora tem essa possibilidade devido as intervenções feitas pela Prefeitura”, destaca. Todos os campos municipais de futebol, de acordo com ele, devem ser iluminados até o final do próximo ano para a realização de competições relevantes. A região sul da cidade, por exemplo, terá a primeira grande final do torneio municipal de futebol, que será realizado no campo de Barra do Una. O local estava sendo alvo de reintegração de posse e a Prefeitura desapropriou quase a metade da área com o objetivo de manter à comunidade. “Na área do esporte nunca se fez tanto em São Sebastião”, frisou.
O prefeito anunciou ainda que a administração possui mais alguns projetos para Boracéia, como a construção de um centro comunitário e um de lazer, que serão feitos conforme o planejamento e orçamento do município.
“A entrega do campo tem a finalidade de melhorar o atendimento das atividades esportivas, além de dar condições do bairro receber competições de alto nível. A administração tem se preocupado com o desenvolvimento esportivo da Costa Sul e, para isso, fez alguns estudos, implantou escolinhas nos locais mais carentes e realizou intervenções”, relatou a secretária de Esportes, Raquel Buzi.
e acordo com ela, o município tem trabalhado para trazer grandes eventos, ampliar o número de atividades, treinamentos, oficinas, oferecer estrutura para os atletas da cidade, dentre outros. “A idéia é tornar a cidade um centro de referência no esporte”.
Este foi o terceiro campo a receber iluminação da atual administração. Os primeiros foram o Estádio Municipal “Otoniel Santos”, no Centro, e o campo da Enseada, na Costa Norte.

Abandono
O morador Paulo Rodrigues da Silva, 51 anos, que atua como pedreiro, considera a obra de suma importância porque vai dar oportunidade de diversão e ocupação para as crianças e adolescentes, além de proporcionar condições de realizar campeonatos de futebol na região. “Antes isso era um local abandonado”, lembra. “É com imensa alegria que todos os moradores de Boracéia e associados do clube recebem esse presente de Natal”, disse Zenivaldo Bispo dos Santos, presidente do clube Gaivota. “Isso é uma conquista de muitos anos de batalha”, acrescentou o diretor de Eventos da Secretaria de Esportes, José Reis, que reside no bairro. “Temos que agradecer ao prefeito por estar fazendo obras em Boracéia, que é um bairro tão carente de investimento”, completou Elizabeth Concone, representante da Sabss.
O nome do campo também agradou aos moradores e família. “Me sinto muito feliz e agradeço muito pela homenagem feita ao meu irmão. A obra é importante para a comunidade porque não tinha praticamente nada. Isso é uma vitória e aos poucos a gente vai conseguindo outros investimentos”, conclui a comerciante Maria Marlene Prates, 57 anos.
Logo após a inauguração, as escolinhas de futebol “Aluno Nota 10”, de Cambury, e de Barra do Una, participaram de um amistoso.


Cascalho e Scala decidem categoria amador na 3ª Copa Costa Sul

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), realiza nesta sexta-feira (21/12), às 21h, no Ginásio Municipal Astrogildo Gomes, em Boiçucanga, a final da categoria amador da 3ª Copa Costa Sul de Futsal. O duelo será entre Cascalho e Scala, que se destacaram pelo desempenho apresentado no campeonato.
O Cascalho ingressou na decisão após vencer, no último sábado (15/12), o Real Toque-Toque, por 4 a 1. O Scala garantiu seu lugar depois de superar o Walkir Vergani por 7 a 6. O Real Toque-Toque e Walkir Vergani disputam o terceiro lugar às 19h e às 20h as meninas do Scala e Esperança decidem o campeã da categoria feminino.
Após os confrontos, será realizada a cerimônia de premiação aos vencedores das categorias da competição. Vale destacar que na máster, o Galeão já tem a taça assegurada depois de golear o Boiçucanga por 7 a 1, também no último sábado.

Circuito ASM de Surf encerra calendário sebastianense no fim de semana

Após os adiamentos devido ao tempo e à falta de datas no calendário, a Associação de Surf de Maresias realiza neste fim de semana (22 e 23/12), a partir das 10h, a 2ª etapa do Circuito ASM 2007. A competição deve reunir cerca de 100 competidores e encerra o calendário sebastianense da modalidade.
Em disputa estarão as categorias: Mirim, Estreantes, Máster, Feminino, Longboard e Open e as inscrições podem ser realizadas pelo telefone (12) 9724-2447, das 9 às 19h.
Para o presidente da ASM, o surfista Alex Leco, desta vez as condições estão favoráveis para a realização do evento. “A previsão de ondas é boa, sem falar que nosso objetivo principal é promover uma confraternização entre os surfistas locais, que buscam a valorização do esporte”, diz.
A 2ª etapa do Circuito ASM de Surf conta com os apoios de Manga Wax, Frutaria Moraes, Porto Maré, Pizzaria A Firma, Restaurante Dadinho, Pousada Bella Luna, Resin Works, Fabio Oliveira Shaper Designer, Jonhy Cabianca, OHP, Joemil Surfboards, Water Classic, Progression Session, Panificadora Santiago, Oceânico, Kiboiada Adega, Alex Leco, vereadora Solange, Associação de Surf de Cambury (Ascam), Associação de Surf de São Sebastião (ASSS) e Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp).

Inauguração da 1ª piscina pública de São Sebastião terá a presença de Fabíola Molina

Será entregue nesta quinta-feira (20/12), às 19h30, pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), a primeira piscina pública do município. O espaço será parte da inauguração da primeira fase do Centro de Apoio Educacional (CAE) do Pontal da Cruz, na região central, e terá a presença da atleta Fabiola Molina, um dos principais nomes da natação brasileira.
A piscina, que será inaugurada juntamente com os banheiros, será semi-olímpica, com as medidas oficiais de 25,5 x 12,5 metros e servirá para as aulas das escolinhas de natação, que serão oferecidas no local a partir de 2008 pela Prefeitura, através da Secretaria de Esportes (Seesp).
“A piscina faz parte da ampliação dos nossos equipamentos esportivos e sem dúvida terá um grande valor para a formação dos atletas da modalidade dentro da cidade”, explica a secretária de Esportes, Raquel Buzi.
Ela ainda destaca que a presença da nadadora em São Sebastião estimulará crianças e jovens para ingressarem no esporte. “Fabíola é uma atleta muito importante para o nosso país. Esperamos que muitas pessoas se espelhem nela para que possam praticar uma atividade física e buscar mais qualidade de vida”.
Fabíola concorda com a afirmação da secretária e diz que a inauguração da obra promoverá o surgimento de novos talentos. “A inauguração de uma piscina pública é sempre muito importante para o desenvolvimento do esporte e da comunidade. É uma oportunidade de as pessoas terem um local para se exercitar e aprender a nadar, e isso além de gerar saúde, pode gerar também futuros campeões”, destaca a atleta, que também aproveita para aconselhar os novos nadadores que usufruirão a piscina no ano que vem. “O importante é dar um passo de cada vez, ou melhor, uma braçada de cada vez. Todo desenvolvimento acontece aos poucos e é preciso saber respeitar cada fase. É importante ter disciplina e não desistir no primeiro obstáculo porque os campeões não são só aqueles que vencem, mas os que sabem levantar das derrotas”.

Das piscinas para São Sebastião
Atualmente na equipe Fadenp/São José dos Campos, Fabíola diz que conhece algumas praias de São Sebastião e que o que mais chama a sua atenção é a diversidade natural. “Eu já estive em algumas praias como Guaecá, Toque-Toque Pequeno e Maresias. Acho a natureza da cidade linda, as praias, os morros, o verde. Gostaria de ter mais tempo para poder ir mais”, diz.
A atleta entrou na natação aos quatro anos de idade devido a uma bronquite e influenciada por seus pais, que já praticavam o esporte. Desde então alcançou um extenso e vitorioso currículo em sua carreira. Ela já competiu em 24 Copas do Mundo, com a conquista de 22 medalhas (cinco de ouro, oito de prata e nove de bronze), além da cinco medalhas em quatro Jogos Pan-Americanos (uma de prata e de bronze no Rio de Janeiro, em julho deste ano; uma de prata em 1999 em Winnipeg, no Canadá e uma de bronze em 1995 em Mar del Plata, na Argentina). Também representou o Brasil em 2000, nas Olimpíadas de Sidney, na Austrália.
A joseense ainda é dona de importantes marcas para a natação brasileira, como sete recordes brasileiros e seis sul-americanos nas categorias de 50, 100 e 200 metros costas; 100 metros borboleta e revezamento 4 x 100 medley, com a seleção feminina nos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro. “No ano que vem tem as Olimpíadas de Pequim e também o Mundial de Piscina curta e esses são os meus objetivos, assim como melhorar os meus tempos, nadar cada vez melhor e superar os meus limites”, acredita Fabíola.

Esporte em Barequeçaba
Ainda nesta quinta, no entanto, um pouco mais cedo, às 18h, a Prefeitura de São Sebastião entrega a reforma e ampliação do CAE de Barequeçaba, mais um espaço esportivo na região central da cidade. Entre as mudanças que poderão ser conferidas pela comunidade estão a nova quadra poliesportiva e os banheiros, totalmente reformados, além da construção de uma pista de skate.

Praça da Figueira é reurbanizada e homenageia família dos Fortunato

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obra e Planejamento (Seop), entregou na terça-feira (18/12) a Urbanização da Praça da Praia da Figueira, localizada no bairro São Francisco. Um local que antes não passava de um terreno baldio à beira-mar recebeu bancos, decks, nova iluminação e paisagismo. Agora, se torna mais um ponto de encontro da comunidade caiçara.
A nova praça homenageia um antigo caiçara do Bairro de São Francisco, Sebastião Fortunato, da tradicional família Fortunato. Durante a inauguração,Tiago Fortunato contou um pouco mais a respeito do patriarca que chegou no bairro em 1936 e teve 18 filhos. “O nome da minha família foi escolhido por merecimento e espero que agora todos desfrutem dessa área que antes era um lixão, e agora ficou essa beleza onde o povo vai usar e fica feliz”, disse.
O vereador Dalton José da Silva, que tem sua base política no São Francisco, esteve presente na inauguração e agradeceu ao prefeito Dr. Juan Garcia as melhorias realizadas no bairro e no Morro do Abrigo. “O que foi assumido em compromisso está sendo cumprido. Como morador, agradeço por mais essa obra entregue e os 90% das ruas que já foram calçadas”, disse o parlamentar.
O prefeito Dr. Juan Garcia ressaltou a importância da praça da Orla da Figueira para os sebastianenses, principalmente por ser um dos primeiros impactos das belezas naturais da cidade para quem entra no município. “Esse trecho estava abandonado, era um depósito de lixo e encobria os barcos de pescadores, principal característica dessa área”. Ele ressaltou ainda que a praia é muito utilizada para a saída de embarcações de passeios, como escuna, e a reurbanização vai dar um pouco de mais de conforto para os usuários.
 

São Sebastião - (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara ACIU
Ubatuba-
(Fonte: PMU)(Fonte: Fundart)


Entrevista com o Prefeito

Não perca hoje quinta feira dia 20 de dezembro as 11 horas da manhã a presenca do prefeito Eduardo Cesar no programa, Conexão Gaivota, na Rádio Gaivota fm, com Elísio Russo.
Você pode participar fazendo sua pergunta para o prefeito, tel 0xx12- 38335550.
Acompanhe pela Rádio Gaivota fm, a partir das 11 horas a entrevista com o prefeito Eduardo Cesar, sintonize 104,9, ou o canal 72 da kaybee, a tv a cabo de Ubatuba ou ainda pela internet
WWW.RADIOGAIVOTA.COM. Certo de contar com sua participacão, desde já fica os meus agradecimentos aos leitores e ouvintes da Rádio Gaivota fm.

Prefeitura implanta sistema de adoção de animais pela Internet
Depois de escolhido, é só ir ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), para interagir com o bichinho e levá-lo para a casa, ou então, escolher outro

Para quem tem interesse em adotar um animalzinho de estimação, a Prefeitura de Ubatuba está disponibilizando um sistema de adoção on line. Os interessados podem escolher o cão ou gato pela Internet, no site da prefeitura (www.ubatuba.sp.gov.br). Neste endereço, o futuro dono poderá visualizar fotos, saber detalhes sobre as características do animal e imprimir uma ficha de adoção. Depois, é só ir ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), para interagir com o bichinho e levá-lo para a casa, ou então, escolher outro.
Todos os animais são vermifugados e recebem a garantia de castração gratuita pela Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos da Prefeitura de Ubatuba. O animal escolhido deve ser buscado no CCZ, das 9 às 17h, de segunda a sexta-feira. Para mais informações, ligue 3832-6810.

Animais perdidos
O site da prefeitura também está disponibilizando fotos dos bichinhos perdidos, que foram encontrados pela equipe do CCZ. Quem mora em Ubatuba ou está passando férias e perdeu o seu animal de estimação, pode acessar o mesmo site. O animal perdido ficará à disposição do dono durante quinze dias e depois, será entregue para adoção.
Segundo a veterinária do CCZ, Cláudia Ferraz, muitas pessoas que perdem seus animais não pensam em procurá-lo no CCZ. “Temos cães de raça, como poodles, cockers e pitbulls que, certamente, tinham donos, foram ensinados e tudo o mais. É uma pena, porque os animais sentem muito a falta do dono. A Adoção on line e a Galeria de Animais Encontrados são mais uma forma de facilitar a localização, tanto de novos amigos, quanto dos amigos desaparecidos.”

Posse responsável
Antes de adotar um animal de estimação, é preciso pensar que ele viverá uma média de 15 anos e necessitará de cuidados constantes, como alimentação diária, um local apropriado, protegido do sol e da chuva, vacinações e visitas ao veterinário sempre que necessário. A saúde psicológica do cão também é muito importante, por isso, ele precisará de carinho e atenção.
Os banhos devem ser freqüentes, assim como os passeios e a escovação dos pêlos. Cães soltos nas ruas podem provocar acidentes e brigas com outros animais. Por isso, eles nunca devem sair desacompanhados. Para saber mais informações, acesse o site da prefeitura (www.ubatuba.sp.gov.br). (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)


Prefeito Eduardo Cesar entrega 20 novas pistolas à Guarda Municipal
No mesmo dia, a Guarda realizou uma confraternização de fim de ano, na qual o prefeito fez questão de comparecer

O prefeito Eduardo Cesar esteve na sede da Guarda Municipal, na manhã desta terça-feira, 18, para fazer a entrega oficial das 20 pistolas semi-automáticas da marca Taurus, calibre 380 que serão utilizadas pela corporação. Na solenidade, estavam presentes representantes das polícias militar e civil, além de pessoas da comunidade e do comércio, que ajudaram o prefeito a proceder a entrega das armas a cada um dos guardas municipais.
Na ocasião, o comandante da Guarda Municipal, Major José Antônio Macário, afirmou que este é um marco na história da Guarda Municipal. “Tenho certeza que este investimento acarretará em mudanças, sob diversos aspectos. Os guardas se sentirão mais confiantes; os bandidos mais temerosos e a população, mais segura. Esperamos que nunca seja necessário, mas se precisar, temos um armamento com o mesmo nível dos que as forças estaduais e federais utilizam.”
Para o prefeito Eduardo Cesar, a Guarda Municipal vive hoje seu melhor momento. “Nós acreditamos que quando os profissionais estão bem equipados, eles produzem muito mais. No caso da Guarda, não é diferente. Aos poucos, estamos dando à Guarda um suporte que antes não existia. São novos carros, motos, fardas e uma valorização que nunca houve. Desta forma, estamos investindo na segurança da nossa cidade.”

Confraternização
No mesmo dia, a Guarda Municipal de Ubatuba realizou uma confraternização no Clube da Aciu, no Taquaral, na qual o prefeito Eduardo Cesar fez questão de comparecer. Na confraternização estavam presentes os guardas municipais e familiares e o prefeito foi recebido pelo comandante da GMU, Major Macário. “Quero agradecer o prefeito pela presença, pela confiança que deposita na corporação e pelo amor que tem pela Guarda Municipal. Aqui ele tem uma legião de amigos e companheiros e quero que ele saiba que estamos juntos”, disse Macário.
O presidente da Associação dos Guardas Municipais de Ubatuba, Rogério Ramos dos Santos, também agradeceu e elogiou a atuação do prefeito, dizendo que a associação também está a seu lado.
“É muito bom quando vamos a um lugar e sentimos o carinho e o respeito das pessoas. Só tenho a agradecer a Guarda Municipal e desejar um Feliz Natal e um 2008 de muitas outras conquistas”, finalizou o prefeito. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Prefeitura de Ubatuba esclarece dúvidas de pescadores locais
Um grupo de trabalho foi formado para estudar detalhadamente a Instrução Normativa nº. 26, sobre Mapas de Bordo. A próxima reunião acontece no próximo dia 20, às 14h, na sede da Smapa

A secretária de Agricultura Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, juntamente com o secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado, estiveram reunidos com representantes da Colônia Z-10, da Associação dos Pescadores e da Associação dos Moradores da Ilha dos Pescadores, na manhã desta segunda-feira, 17. Como resultado de uma das reivindicações, um grupo de trabalho foi formado para estudar detalhadamente a Instrução Normativa nº. 26, que dispõe sobre os Mapas de Bordo. Eles irão se reunir no próximo dia 20, às 14h, na sede da Smapa.
O objetivo do encontro foi esclarecer algumas questões dos pescadores, relativas ao projeto de reurbanização da Ilha dos Pescadores, bem como a implantação da bomba de óleo diesel na Ilha de Pescadores e a obrigatoriedade do preenchimento do Mapa de Bordo como condição para a renovação da licença de pesca.

Encaminhamentos
Em relação ao projeto de reurbanização, Claudinei Salgado esclareceu que a prefeitura o encaminhou para a aprovação dos órgãos ambientais e que, neste momento, aguarda o parecer de tais órgãos. O projeto de instalação da bomba de óleo também foi encaminhado aos órgãos competentes para o licenciamento de instalação e encontra-se em fase de aprovação.

Mapas de bordo
Com relação ao Mapa de Bordo, foi feita a leitura de toda a Instrução Normativa nº. 26 do Ibama, que determina as normas para o preenchimento de tal mapa, esclarecendo a necessidade de se realizar as estatísticas pesqueiras. Sobre esta questão, os pescadores solicitaram que um representante do Ibama ou da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap) fique nos pontos de desembarque, para ajudá-los a preencher o mapa.
A principal reivindicação dos pescadores é desvincular a entrega dos Mapas de Bordo da renovação da licença de pesca. Sobre esta questão, um grupo de trabalho foi formado para estudar detalhadamente a Instrução Normativa do Ibama. O grupo irá se reunir no próximo dia 20 e, a partir desta discussão, será formulado um documento, assinado pelo prefeito e todos os demais interessados, a ser encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente e Ministério Especial de Aqüicultura e Pesca, solicitando as adequações necessárias.
Segundo Valéria Gelli, a solicitação dos pescadores de Ubatuba será encaminhada ao Governo Federal, seguindo o mesmo caminho feito para realizar mudanças referentes à licença do camarão 7 barbas. “As mudanças só podem ser feitas a partir do momento em que o governo reconhece as necessidades do setor em questão. Por ser um interesse de todos, acreditamos que outras colônias de pesca podem aderir ao movimento e somar esforços conosco.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Equipes da Santa Casa de Ubatuba são homenageadas por bom desempenho
O prefeito Eduardo Cesar esteve presente na homenagem para agradecer aos funcionários pelo empenho que tem sido feito, no sentido de deixar a Santa Casa cada vez melhor

As equipes de manutenção e higienização da Santa Casa de Ubatuba foram homenageadas em uma confraternização, na tarde desta terça-feira, 18. Os profissionais destes setores obtiveram um bom desempenho em suas atividades durante o ano de 2007, segundo uma avaliação da administração. Como recompensa, eles receberam um vale-cesta, no valor de R$ 40 reais, para contribuir com o Natal de suas famílias.
O prefeito Eduardo Cesar esteve presente na homenagem para agradecer aos funcionários pelo empenho que tem sido feito, no sentido de deixar a Santa Casa cada vez melhor. “Fico orgulhoso ao perceber que estamos conseguindo mudar a realidade da saúde em nosso município e isso se deve a cada uma destas pessoas que fazem a sua parte com alegria e amor”.
A diretora administrativa da Santa Casa, Mara Franhani, explica que a avaliação feita em todos os setores da Santa Casa analisou diversos aspectos da rotina dos funcionários. “As equipes de manutenção e higienização se destacaram, porque é um trabalho extremamente difícil, que vem sendo bem desempenhado, apesar dos poucos recursos.”

Destaque na enfermaria
A enfermeira Ariele de Oliveira, que trabalha na Enfermaria de Cuidados Especiais, também foi homenageada por seu desempenho durante o ano de 2007. Segundo a avaliação individual, ela desenvolveu um interessante trabalho de normatização que resultou em maior organização, economia e eficiência nos atendimentos aos pacientes.
Mara Franhani afirma que toda a equipe de enfermagem está se encaminhando para esta padronização de procedimentos. “A Ariele teve um desempenho notório, mas todos os enfermeiros estão colocando em prática uma mudança de comportamento que está se refletindo diretamente no atendimento à população. Temos recebido muitos elogios e isso é gratificante.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Inaugurada Vara Especial Cível e Criminal de Ubatuba
A Vara Especial Cível e Criminal tem como objetivo dar mais agilidade aos processos, buscando atender a grande demanda de ações, encurtando prazos e julgando processos de complexidade que precisam de rapidez

O Fórum da Comarca de Ubatuba realizou, na última segunda-feira, 17, a solenidade de inauguração da Vara Especial Cível e Criminal do município. O prefeito Eduardo Cesar compareceu para prestigiar o evento, que contou com a ilustre presença do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, o desembargador Celso Luiz Limongi, além dos juízes Dra Mônica di Stasi, Dra Daniela Pazzeto Meneghini Conceição, Dr Geraldo Fernandes Ribeiro do Vale e outras autoridades e representantes da sociedade civil.
O prefeito Eduardo Cesar desejou boa sorte ao juiz responsável pela nova vara, Dr. Geraldo Fernandes Ribeiro do Vale: “Desejo boa sorte ao Dr. Geraldo e quero agradecer a estes três jovens juízes, pois acredito que a Justiça de Ubatuba está em boas mãos”. O desembargador Celso Luiz Limongi também enalteceu os três juízes de Ubatuba, dizendo que a juventude é sinônimo de coragem, dinamismo e ousadia: “um jovem juiz é mais permeável às mudanças, não resistindo tanto em aceitá-las”, disse o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, que agradeceu o apoio que a Prefeitura de Ubatuba concede ao Judiciário.

Respeito à sociedade
A Vara Especial Cível e Criminal tem como objetivo dar mais agilidade aos processos, buscando atender a grande demanda de ações, encurtando prazos e julgando processos de complexidade que precisam de rapidez.
“A Vara Especial Cível e Criminal é uma demonstração de respeito à sociedade e ao princípio de igualdade garantido na Constituição. As pessoas precisam de moradia, emprego, educação e justiça; democratizar o Poder Judiciário é levar a justiça mais perto da população”, explicou o desembargador.
Ainda de acordo com o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, esta nova vara faz parte de um total de cerca de 160 já instaladas, que se somarão a mais 98 que devem ser implantadas no Estado de São Paulo até o fim de seu mandato. Em dois anos já foram efetuados dois concursos públicos, nomeando mais de 300 juízes, suprindo a deficiência existente até então. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

NOTICIA FUNDART

Teatro (crítica)
A Morte Vermelha no Grande Baile do Príncipe Próspero
O centenário Oscar Niemayer diz que a arquitetura deve surpreender e emocionar, e esse conceito se estende também às demais artes.
Assistimos no último dia 13, no antigo Fórum, exatamente isso, no espetáculo de finalização da Oficina de Teatro da Fundart sob a direção de Marilena Cabral. O texto, A Máscara da Morte Vermelha – livre adaptação do homônimo conto de Edgar Allan Poe – feita por Vittorio Colacchio, que assina a direção geral com Marilena, cumpriu exatamente esse papel.
Tanto assim que fez por merecer a admiração das duas platéias que nas duas apresentações reuniu 60 pessoas (30 por apresentação), número previamente estabelecido para atender a proposta de interação atores/espectadores, quando a trama tratou, nas 7 salas onde foi urdida, da Inveja, Gula, Ira, Avareza, Luxúria, Cobiça e Soberba.
O teatro reúne todas as artes , residindo aí sua grande riqueza, além do contato ator/platéia, que não possibilita cópias exatas entre as apresentações. O elenco jovem de 31 atores/atrizes dominou o texto com segurança e manteve o espetáculo e sua densidade em pé o tempo todo.
A trilha sonora, a cargo da Banda Sinfônica “Lira Padre Anchieta”, com regência do Maestro Valdecy dos Santos, permeou todo o espetáculo e mereceu destaque especial juntamente com os arranjos do maestro, perfeitamente integrados ao contexto.
A peça termina na sala 7 – preta onde todos chegam pela escada e se expõe a Soberba com os 31 atores mais a banda sinfônica somando 35 músicos, ocorrendo aí a surpresa e a emoção maiores.
A Morte vermelha veste um sudário e capuz, pretos. Dá-se então, no Palácio, o Grande Baile do Príncipe Próspero, com todos completamente engajados. Um ótimo trabalho onde autogratificamos-nos. Muito bom!
Pedro Paulo Teixeira Pinto

Festival de Marchinhas prorroga prazo de inscrição
A Fundart – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba prorrogou até o dia 07 de janeiro próximo (segunda-feira) o prazo de inscrições para o III Festival de Marchinhas Carnavalescas. Podem participar pessoas residentes no Litoral Norte e Vale do Paraíba. O regulamento e a está no site www.fundart.com.br
As eliminatórias serão nos dias 26 e 27 de janeiro e a final no dia 01 de fevereiro de 2008. O III Festival de Marchinhas será realizado na Praça da Matriz. No último dia teremos a apresentação do grupo Pirarublue com o show “O poeta da vila – Noel Rosa”. Informações pelos telefones: (12) 3833-7000 / 3833-7001, na Fundart.

Ballet Fundart se apresenta dia 21
No próximo dia 21, sexta-feira, às 20:00h, no novo Ginásio de Esportes da Escola Municipal Profª. Marina Salete, no Perequê-Açu será a apresentação da Oficina de Dança da Fundart.
Em 2007 a Oficina de Dança foi amplamente premiada nos festivais dos quais participou. O prêmio maior foi a Menção Honrosa no 25º Festival de Dança de Joinville, em julho de 2007, com a coreografia Pequenas Senhoritas. O Festival de Joinville é o maior e mais importante da América Latina.
Outro fato que coroou a Oficina de dança da Fundart foi a aprovação da aluna Victória Scatena para o Ballet Bolshoi de Joinville. Victória foi escolhida numa seleção rigorosíssima. O presidente da Fundart, Pedro Paulo, destaca o trabalho da professora Alessandra Penha, “cuja dedicação e profissionalismo tem levado a Oficina de Dança a ótimos resultados para nossa cidade.”

 

Semana de 14/12 A 24/12/07.
Cine Porto 38332066.


"DEU A LOUCA NA CINDERELA"
Desenho !!! Dublado!!!!
Ás 15:30 hs -19:10 hs

"A LOJA MÁGICA DE BRINQUEDOS "
Aventura!!!! C/ Dustin Hoffmann !!!
Ás 17:20 hs -21:00 hs.

cineporto@hotmail.com
 

Poesia Topo

Natal no capricho

Minha avó deu ordem
de caiar toda a casa,
de capinar o quintal,
de ajeitar o jardim,
para bem receber
o menino Jesus
que está pra nascer.

 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo




 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Perequê Açu  ©Emilio Campi

Perequê Açu
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor