Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 15 de Janeiro de 2008 - Nº 1902 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região

Caraguatatuba
Caraguá tranqüiliza moradores quanto a febre amarela
Inimigos da HP contagiou o Super Verão Caraguá
"Humor de Quinta" traz Sergio Rabelo a Caraguá nesta sexta e sábado no Teatro Mario Covas
Biker de Caraguá sagra-se campeão na primeira prova do ranking brasileiro de 2008
Crianças do programa Interior na Praia assistirão peça teatral em Caraguá nesta quarta-feira 16
Caraguá distribui folder educativo sobre proibição de animais nas praias do município
Carmina Burana volta ao palco do Teatro Mario Covas dias 24 e 31 de janeiro

Ilhabela
Confira o que aconteceu neste final de semana no Ecoverão Ilhabela 2008
Vereador pede Banco 24 horas na Vila


São Sebastião
Casamento comunitário une 24 casais no mês do Padroeiro
“São Sebastião On Line” já é sucesso entre as crianças na Rua da Praia
Paralamas do Sucesso leva 40 mil à Rua da Praia
Arena Recreativa diverte a criançada da Costa Norte na praia da Enseada
Fiscalização faz nova apreensão de produtos em São Sebastião
Prefeitura prossegue com arrastão para eliminar os criadouros da Dengue
PAT contabiliza mais de 48,6 mil atendimentos em três anos
Secretaria de Cultura e Turismo adia peça “Entrando numa fria”

Ubatuba
Festival da Índia traz alegria para Ubatuba
Ubatuba recebe com grande festa mais de 1.700 turistas do navio Island Escape
Fundart sedia I Exposição Coletiva de Verão
Projeto Guri recebe inscrições de rematrículas e matrículas novas
Santa Casa de Ubatuba recebe doações do Hospital Sírio Libanês


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

 


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Caraguá tranqüiliza moradores quanto a febre amarela
As pessoas que forem viajar para locais de risco, e ainda não tiverem tomado a vacina, devem procurar a sede da Secretaria de Saúde e informar sobre a viagem para receber a dose da vacina

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Saúde informou que os munícipes não precisam se preocupar quanto a febre amarela, que tem sido uma das principais notícias nos meios de comunicação de todo país.
De acordo com o secretário de Saúde, Olegário Alves dos Santos, as UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município têm recebido um grande número de pessoas procurando pela vacina, porém quem não for viajar para cidades de risco não precisa tomar a dose. "Os munícipes que não forem para regiões como Goiás, Brasília, Amazonas, Pará, Mato Grosso, algumas cidades de Minas Gerais e de São Paulo, que fazem divisa com esses estados não precisam tomar a dose da vacina, pois a nossa região não corre o risco de pegar a doença", e acrescentou ainda que "as pessoas que contraíram a doença estavam visitando um dos locais de risco e se adentraram a mata, pois contraíram a febre amarela silvestre. Os indicadores do Ministério da Saúde mostram que todos os anos essas regiões tem casos da doença, porém este ano é que ganhou destaque na mídia", completou.
Segundo Alves, as pessoas que tiverem com viagem marcada para essas regiões devem procurar a sede da Secretaria de Saúde, com 10 dias de antecedência da viagem, para receberem a dose da vacina. "Nós não recebemos vacina do Ministério da Saúde, até porque não estamos com epidemia da doença, se houvesse necessidade de vacinação em massa o próprio Ministério faria a campanha", disse.
O secretário alertou ainda que se a pessoa já tiver tomado a vacina há menos de 10 anos, pode ter efeito colateral, como febre, intoxicação, mal-estar e abscesso. "É importante frisar que a vacina só faz efeito após 10 dias de aplicada", completou.(Fonte: PMC)

Inimigos da HP contagiou o Super Verão Caraguá
Além do pagode romântico, a banda paulistana levou muito alto astral para as mais de 8 mil pessoas presentes na arena, com um samba agitado, axé e hits que fizeram o público voltar a ser criança

Caraguatatuba -  Desta vez não teve chuva para atrapalhar o show dos Inimigos da HP na noite deste domingo (13), na arena do Super Verão, na Praça de Eventos, em Caraguatatuba.
A banda, que deveria tocar no dia 5 de janeiro, teve a apresentação cancelada devido o mau tempo. O vocalista dos Inimigos da HP, Sebá, levou além do pagode romântico, muito alto astral para as mais de 8 mil pessoas que estiveram na arena, com sambas agitados, axé e hits como Balão Mágico, que fizeram os presentes voltarem a ser crianças por um instante.
"Sempre levamos muita animação. O bom humor é a marca da gente", afirmou o cantor, que se apresentou pela primeira vez em Caraguatatuba.
Músicas como "toca um samba aí", "vem buscar que é teu", "dia do nosso amor" e "nosso filme", todas do último CD, gravado em 2006, foram cantadas pela banda e acompanhada pelo público, que pôde conhecer "zôo de estoque", hit que estará no novo disco do grupo, que será gravado no dia 23 de janeiro, no Citibank Hall, em São Paulo.
A banda Inimigos da HP nasceu há oito anos de um grupo de universitários, em sua maioria estudantes de engenharia, que fizeram amizade e passaram a se encontrar e fazer pagode.
O grupo surgiu de uma descontração entre amigos, que foi até preciso comprar um vídeo, para que os integrantes aprendessem a tocar os instrumentos.
Com a "séria brincadeira" e a empolgação que levava aos barzinhos que tocavam, os Inimigos da HP passaram a se dedicar à nova profissão, conquistando primeiramente o público paulistano, para estourar e ser sucesso em todo o Brasil.
A banda tem esse nome justamente pelos cursos da faculdade da maioria dos integrantes, que largaram a calculadora para se dedicar ao pagode, samba e axé, que tanto satisfaz aos seus fãs, e que agitou Caraguatatuba no último domingo. (Fonte: PMC)

"Humor de Quinta" traz Sergio Rabelo a Caraguá nesta sexta e sábado no Teatro Mario Covas
Após o grande sucesso no mês de julho, "Humor de Quinta" volta a Caraguá com uma novidade: por meio de um cardápio com 27 esquetes, encenadas por Sértgio Rabelo, Ângela Dip e Octávio Mendes, o público poderá escolher os quadros que deseja assistir, 15 minutos antes da apresentação

Caraguatatuba - O espetáculo "Humor de Quinta", que vem lotando todos os teatros onde é apresentado, tanto na Capital paulista como em outras cidades, esgotando os ingressos com dias de antecedência, estará em Caraguatatuba nos próximos dias 18 e 19 de janeiro, para duas únicas apresentações no Teatro Mário Covas, às 21h.
Produzido por Sergio Rabello - conhecido por seu humor inteligente e por lotar todos os teatros onde se apresenta - o espetáculo conta, além da presença do humorista, com os atores Octávio Mendes e Ângela Dip, fundadores e atores do Grupo "Terça Insana".
No saguão do Teatro Mario Covas, cada espectador receberá um papel com uma espécie de "cardápio", com 27 quadros e personagens, e poderá assinalar aqueles que deseja assistir.
O resultado será computado até 15 minutos antes do início da sessão e o espetáculo será realizado com os 9 quadros mais escolhidos pelo público. Isso permite ao público interagir no roteiro do show, e com isso, em todas as cidades onde Humor de Quinta é apresentado, nenhuma apresentação fica igual a qualquer outra, principalmente porque o público pode escolher outros quadros que ainda não viu.
O ator Octávio Mendes poderá apresentar alguns de seus personagens de sucesso como "Irmã Selma" - a freira humorista que queria cantar, mais foi obrigada a contar piadas, ou "Xanaína" - a cantora conhecida como "Xana" que quer lançar um programa infantil intitulado "Brincando com a Xana", entre outros.
Ângela Dip poderá apresentar também seus personagens hilariantes como a "Seqüelada desmemoriada" - uma ex-presa política que não sabe mais quem é, ou "Lua de mel em Cancun" - uma noiva que descreve sua desastrada lua de mel no México.
Sergio Rabello, que tem um extenso repertório, poderá também apresentar alguns de seus quadros antológicos, como "Os fins justificam os e-mails"; "Histórias para boy dormir", entre outros. Como em um teatro de variedades, o espetáculo oferece uma grande opção de quadros e personagens.
Segundo Rabelo, "a diversidade de estilos de humor, todos muito inteligentes, também é um dos fatores responsáveis pelo enorme sucesso do Humor de Quinta", explicou o ator e produtor, completando que, "a apresentação começa com a projeção de um filme que já faz o público rir antes mesmo da presença dos atores no palco".
Criado inicialmente para ser apresentado apenas às quintas-feiras, no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, o espetáculo vem fazendo tanto sucesso, que passou a ser apresentado também às sextas, sábados, domingos e demais dias da semana, nos principais teatros de todo o Brasil, lotando teatros de até mais de 1.000 lugares!
Em cartaz desde agosto de 2006, "Humor de Quinta" conta com números hilariantes que divertem toda a platéia.
Os ingressos custam R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia) e estarão à venda, a partir de quarta-feira, na Himpacto do Caraguá Praia Shopping, na Nice Calçados da Rua Santa Cruz e na bilheteria do Teatro. Mais informações pelo telefone (12) 3883-2142. Prestigie!
Serviço:
Teatro Mário Covas
Dias: 18 e 19 de Janeiro (sexta e sábado), às 21h.
Classificação etária: 12 anos
Informações e disk-ingressos Flor de Nan: (12) 8154-1952 (Fonte: PMC)

Biker de Caraguá sagra-se campeão na primeira prova do ranking brasileiro de 2008

Caraguatatuba - A equipe Caraguá de Ciclismo esteve no domingo, dia 13, em Santos, Litoral Sul paulista para participar da 3ª Copa Hilário Diegues, e o competidor Rafael Alves mostrou que está preparado para as competições de 2008, conquistando o primeiro lugar na categoria Infantil.
Outro atleta caraguatatubense que mostrou toda a sua garra na competição foi o biker João Carlos, da categoria Sênior A, que conquistou o 3º lugar do pódio, após uma chegada bastante disputada.
A competição contou com a participação de 400 atletas de todo o Estado e foi válida para o ranking brasileiro do ano. A prova aconteceu na região portuária da Santos em um circuito de 5 quilômetros planos com velocidades que ultrapassaram 55 km/h. "A competição aconteceu embaixo de muita chuva, o que causou vários acidentes na categoria Elite, que tirou dois atletas da equipe da disputa e na categoria Open, que teve outro atleta de Caraguá que não completou a prova, pois teve sua bike danificada e ainda sofreu várias escoriações", explicou o atleta da equipe de Caraguá Sérgio Minato.
A equipe de caraguatatubense conta com o apoio da Prefeitura, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação; lojas J.Bike e Bit Company, ACC - Associação de Ciclistas de Caraguá; Geomater Farmácia de Manipulação; Café Eletrônico e Forma Atlética Academia. (Fonte: PMC)

Crianças do programa Interior na Praia assistirão peça teatral em Caraguá nesta quarta-feira 16
Esta será a segunda vez que a Cia Caraguatá de Teatro se apresenta para as crianças participantes do programa Interior na Praia. Maria Borralheira será encenada no ginásio da EMEF do Porto Novo, para 240 crianças de 6 cidades do interior de São Paulo

Caraguatatuba - Além do primeiro contato com o mar, as crianças do interior que estão visitando Caraguatatuba no mês de janeiro, pelo projeto Caravanas do Conhecimento - Interior na Praia, terão uma opção de lazer bastante cultural, com a apresentação da peça de teatro "Maria Borralheira", com texto de Silvio Romero e direção de Adbaílson Cuba. A apresentação é um presente da FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, aos pequenos visitantes, que tem chegado semanalmente ao litoral.
A apresentação do conto infantil será realizada na EMEF Maria Aparecida Ujio, no Porto Novo, nesta quarta-feira, dia 16 de janeiro, às 20h, para 240 crianças com faixa etária média de 9 anos, de seis cidades, entre elas Borebi, Brejo Alegre, Descalvado, Piracaia, Serra Azul e Tarabai.
A estréia da Cia Caraguatá no programa Interior na Praia aconteceu na semana passada, no dia 9 de janeiro, para estudantes de Bady Bassit, Cândido Motta, Mombuca, Nova Europa, Ribeira e Ribeirão Corrente.
A participação da Cia Caraguatá no Interior na Praia, é parte da parceria da FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) com a Secretaria de Educação, que recebe crianças do interior que nunca viram o mar, todo o ano, graças ao programa realizado pelo CEPAM - Centro de Estudos e Pesquisas em Administração Pública.
"Maria Borralheira", de Silvio Romero, foi montada pelos 11 atores da Cia Caraguatá em outubro, por meio do projeto de incentivo à leitura "Letras de Luz" (da Fundação Victor Civita e Energias do Brasil), e será apresentada a todos os visitantes de Caraguá, por meio do programa Interior na Praia, até o final de janeiro.
Segundo o diretor do trabalho, Adbaílson Cuba, o objetivo da FUNDACC é oferecer entretenimento. "Além do primeiro contato com o mar, que com certeza será inesquecível para essas crianças, este entretenimento oferecido pela FUNDACC dará aos nossos visitantes a oportunidade de conhecer a cultura local por meio das artes cênicas", concluiu Cuba. (Fonte: PMC)

Caraguá distribui folder educativo sobre proibição de animais nas praias do município

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguatatuba está distribuindo folders educativos sobre as doenças provocadas por animais nas praias. Além dos panfletos, agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) orientam os banhistas sobre a lei municipal que proíbe o bichos no local.
O folheto também explica as responsabilidades dos proprietários com os animais. Os quiosqueiros também receberam um comunicado, em que o CCZ solicita a colaboração de todos, fixando a lei em seus estabelecimentos.
Doenças - Animais na areia da praia possibilitam a transmissão de doenças como bicho geográfico, larvas migrans visceral, toxoplasmose, entre outras zoonoses. Além disso, há possibilidade de agressão por mordidas (raiva) e risco de acidente como atropelamento nas ruas.
A ação do CCZ acontece até o mês de março, durante os finais de semana sempre das 9h às 14h, em todas as praias do município. (Fonte: PMC)

Carmina Burana volta ao palco do Teatro Mario Covas dias 24 e 31 de janeiro

Caraguatatuba - Devido ao grande sucesso do espetáculo Carmina Burana, com o CBMC – Corpo Municipal de Baile de Caraguatatuba, que esteve em cartaz no Teatro Mario Covas entre os dias 13 e 15 de dezembro, a Fundacc e a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba reapresentam o espetáculo nos dias 24 e 31 de janeiro, também nos palcos do Teatro Mario Covas. Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 a meia-entrada. Mais informações pelo telefone (12)38832142. O Teatro Mario Covas dica na Av. Goiás, 187, no bairro Indaiá.
O espetáculo um balé contemporâneo, dirigido por Cristina Neves, com cenários de Jac Costa, conta com 14 bailarinos e foi produzido pela Prefeitura Municipal e pela Fundacc para comemorar os 3 anos do Teatro Mario Covas e os 15 anos da Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.

CARMINA BURANA
“Carmina Burana” é uma expressão em latim e significa “Canções de (Benedikt) beuern”. Durante a secularização de 1803, um volume de cerca de 200 poemas e canções medievais foi encontrado na abadia de Benediktbeuern, na Baviera superior. Eram poemas dos monges e eruditos errantes.
Esta cantata é emoldurada por um símbolo da Antiguidade — o conceito da roda da fortuna, eternamente girando, trazendo alternadamente boa e má sorte. É uma parábola da vida humana exposta a constante mudança. E assim o apelo em coral à Deusa da Fortuna tanto introduz quanto conclui a obra, que se divide em três seções: O encontro do Homem com a Natureza, seu encontro com os dons da Natureza, culminando com o dom do vinho; e seu encontro com o Amor, expressos por uma movimentação envolvente e imagens significantes que vão levar o público de volta a uma época medieval.

Ficha Técnica:
Direção Geral: Cristina Neves
Coreografia: Cristina Neves
Música: CarI Orff
Produção Audio-Visual: Fernando Braun
Produção Cenográfica: Jac Costa
Elenco:
Cristian Rocha / Natalia Ribeiro / Reinaldo Júnior / Camila Cardoso / Marcelo Vitty / Priscila Souza / Bárbara Detusk/ Letícia Braz / Juliana Thomé / Erica Ueda / Shellen Bijos / Kamyla Mello / Suellen Freitas / Elisa Venâncio
Equipe Técnica: Silvio Fernandes, Rosemar Faustino, Vaumir Farias, Jeferson Aparecido Ferreira da Veiga, Adilson Garcez de Oliveira, José Carlos Ferreira, Adriano Henrique dos Santos, Josimar André dos Santos, Wilson Pinheiro Torres. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Confira o que aconteceu neste final de semana no Ecoverão Ilhabela 2008

Ilhabela - Como já vem acontecendo desde o dia 3 de Janeiro, o Ecoverão Ilhabela 2008 vem trazendo várias atrações esportivas, de lazer e consciência ambiental, e nesse final de semana foi a vez do Campeonato Beach Rugby Ecoverão Ilhabela 2008, campeonato que contou com a presença das 07 melhores equipes do País , proporcionando um nível altíssimo dentro da competição.
A competição teve seu início na sexta feira, e término no domingo,13, onde as 4 equipes finalistas foram: Varginha x Curitiba ( na disputa de 3º lugar); a equipe tetra campeã Brasileira São José dos Campos x Ilhabela (na disputa da final). São José que na sexta feira já havia jogado contra a Ilha onde o time local havia levado a melhor.
Na disputa de 3º lugar a cidade de Varginha confirmou seu favoritismo e venceu o time de Curitiba, já na final (revanche) para São José a experiência e o favoritismo foram confirmados, o time Tetra campeão Brasileiro venceu a Ilha por 3 a 1, que no Rugby é considerado um placar apertado.
A premiação para o 1º lugar foi de R$ 1.000,00, para o 2º lugar R$ 600,00 e o 3º lugar R$ 400,00.
Na ocasião estavam presentes os secretários municipais: José Roberto, da Juventude, Esporte e Lazer e Maria Inês Fazzini, do Meio Ambiente; os vereadores Keko e Carlinhos e o diretor de Esportes, Magrão.
Os esportistas parabenizaram a Prefeitura de Ilhabela pela ótima organização e pela belíssima estrutura montada e constataram que a cidade de Ilhabela deve servir de exemplo para outras cidades, pois está oferecendo uma premiação inédita na história do Rugby dentro do cenário brasileiro .
Além da competição, nesse final de semana aconteceu a apresentação de dois super shows, na sexta,11, com a banda do Inglês e no sábado,12, a banda Guaiamus. Nos finais de tarde, o público ainda pode contar com as concorridas aulas do professor Kleber Moreira.
Mas o Ecoverão Ilhabela só começou, no próximo final de semana teremos o Torneio de Beach Soccer e a Sol Cup de Vela, além de mais dois super shows, na sexta, 18, com a banda do Inglês e no sábado,19, com Pedrinho, ambos a partir das 21:00h
O Ecoverão Ilhabela é uma realização da Prefeitura Municipal, através das Secretarias da Juventude Esporte e Lazer e Meio Ambiente, com o patrocínio da Cerveja SOL, SABESP, SONY HANDYCAM, e apoio do Moinho Brasil e Parque Estadual. (Fonte: PMI)

Vereador pede Banco 24 horas na Vila
Parlamentar solicita providências quanto ao pagamento de horas extras de servidores municipais durante o Carnaval

Ilhabela -  O Vereador Márcio Garcia (PTB) enviou nesta semana um ofício ao Executivo solicitando providências para que neste Carnaval os funcionários públicos convocados para trabalhar recebam pecuniariamente pelo dia trabalhado.
“Muitos funcionários públicos são convocados para trabalhar durante as festividades carnavalescas, em troca de folgas em período posterior. Ocorre que muitos destes funcionários gostariam de receber, em dinheiro, pelo dia trabalhado”, informa o vereador.
Em outro ofício, o parlamentar pede ao gerente da agência local do Banco Bradesco, Alexandre Tadeu Madio, a instalação de um caixa eletrônico 24 horas, no centro da cidade.
Segundo Márcio, este serviço facilitará a rotina de muitos munícipes e visitantes pois o Bradesco desativou o caixa eletrônico na Vila, prejudicando os que trabalham e residem no centro da cidade, e que agora precisam se deslocar até a agência bancária existente no bairro Perequê, que se encontra com uma alta demanda.
“Igualmente prejudicados restaram os moradores da região norte do Município, que para percorrerem a distância entre suas casas e o caixa eletrônico mais próximo são obrigados a utilizar dois transportes coletivos”, acrescenta.(Fonte: PMI)
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Casamento comunitário une 24 casais no mês do Padroeiro

São Sebastião -  O domingo (13/1) será inesquecível para 24 casais que foram abençoados em cerimônia realizada na Igreja Matriz de São Sebastião. Eles participaram da 5ª edição do Casamento Comunitário, realizado em janeiro durante as comemorações do mês do Padroeiro. O espaço foi pequeno para abrigar os momentos de emoção.
Que o diga o motorista Pedro dos Santos, 47 anos, que depois de 25 anos de convivência, se uniu perante a Deus com Edir Aparecida Silva dos Santos, 42 anos. “É muita emoção, não consegui conter as lágrimas”, disse.
Quem também comemorou a cerimônia foi o casal Maurício Vieira dos Santos, 57 anos, e Maria dos Santos, 58 anos. Juntos há 30 anos, ela conta que sempre sonhou em se casar na igreja, mas não tinha condições. “Fiquei sabendo do casamento comunitário no ano passado e resolvi procurar a igreja. Graças a Deus hoje é um sonho realizado”, conta a dona-de-casa mãe de quatro filhos e duas netas.
Casamento coletivo também pode significar enlace de familiares. Esse foi caso do marinheiro Ataíde da Silva, 27 anos, e da autônoma Cristiane Maria dos Santos, 25 anos. Ele convenceu o irmão Cláudio Valério da Silva, 41 anos, a se casar com sua companheira, Sirley Fernandes da Silva, 40 anos, a oficializar a união. “Estamos juntos a 15 anos, e meus cunhados nos convidaram para batizar o filho. Assim, aproveitamos para casa”, contou a alegre Sirley que fez questão de frisar o sobrenome Silva.
Durante cerca de 1h30 a cerimônia foi conduzida pelo arcebispo emérito de Botucatu, Dom Antonio Maria Mucciolo, presidente da Rede Vida, e o padre Jaime Matheus, pároco da Matriz.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Mota, compareceram à cerimônia e abençoaram os casais. O Fundo foi responsável pelo pagamento da cerimônia civil de 21 casais. “Não é incomum as pessoas deixarem de se casar por falta de recursos. No que o município puder ajudar, nós faremos”, disse Garcia.
A comunidade também colaborou com o casamento comunitário e cada casal foi recebeu um presente ao final da cerimônia. (Fonte: PMSS)

“São Sebastião On Line” já é sucesso entre as crianças na Rua da Praia

São Sebastião -  Nem bem os pequenos laptops foram ligados as crianças já foram estrear a novidade instalada pela Prefeitura de São Sebastião na Rua da Praia. O programa “São Sebastião On Line”, desenvolvido pela Secretaria de Governo (Segov), por meio do Departamento de Tecnologia e Informação (DTI) promete agitar as férias da garotada.
São oito laptops, inquebráveis, que ficarão à disposição das crianças menores de 10 anos para acesso a jogos e à internet. Uma tenda foi instalada ao em frente à Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) e ficará aberta das 18 às 22h. Sempre haverá um monitor para orientar os pequenos usuários.
Quem foi conhecer a novidade na última sexta-feira (11/1) foi o pequeno Matheus Santos Aragão, 6 anos, que ainda não havia tido acesso a computador. “Eu quero jogar”, disse o garoto que não queria sair da máquina. A mãe Maria Aparecida Gonçalves do Santos, 42 anos, aprovou o projeto. “Acho que é uma forma das crianças estarem ligadas com a tecnologia.”
O prefeito de São Sebastião, Juan Garcia, ressalta que o município investe em tecnologia porque hoje usa-se computador todos os dias. “Nossas crianças terão essa oportunidade”, diz, acrescentando que foram adquiridos mais 201 micros para concluir a instalação de laboratórios de informática nas escolas municipais.
De acordo com o diretor do DTI, Márcio Jorge, todos os pequenos computadores possuem rede sem fio e como a Rua da Praia está com antenas para Wirelless, a conexão é rápida.
Serviço:
São Sebastião On Line
Local: Rua da Praia (em frente à Sectur)
Horário: 18 às 22h
Usuário: Crianças até 10 anos (Fonte: PMSS)

Paralamas do Sucesso leva 40 mil à Rua da Praia

São Sebastião -  Mais de 40 mil pessoas compareceram ao show dos Paralamas do Sucesso, no último sábado (12/1), na Rua da Praia. Herbert Viana, Bi Ribeiro e João Barone incendiaram o público com os grandes sucessos de 25 anos de carreira.
Momentos antes do show, em entrevista coletiva, os músicos declararam que desde o início do ano estão se apresentando em cidades litorâneas e logo após o Carnaval devem se concentrar numa nova produção, com músicas inéditas.
O vocalista do grupo, Herbert Viana, foi agraciado com um kit contendo brindes da cidade e um exemplar da Revista Sentidos, que traz como reportagem de capa o prêmio conquistado por São Sebastião graças ao projeto “Cidade para Todos” – Inclusão de Deficientes Físicos e com Mobilidade Reduzida. Viana, que além de músico é arquiteto e ficou paraplégico num acidente com um ultraleve em 2001, parabenizou a iniciativa do prefeito Dr. Juan Garcia em se preocupar com questões pertinentes à acessibilidade. “Geralmente, a pessoa só se dá conta da importância desse tipo de questão quando se tem contato com ela”, declarou.
Hits inesquecíveis como “Ela disse Adeus”, “Alagados”, “Óculos” e outros sucessos foram cantados a uma só voz, trazendo à tona lembranças passadas ou embalando amores presentes, como o caso do casal Julia Pacheco e Anderson Santos, de Taubaté. “As músicas dos Paralamas são tema do nosso romance” declararam.
A mineira de Sete Lagoas, Priscila Castanheira, que veio a São Sebastião pela primeira vez, aprovou a programação de verão da cidade. “Achei a cidade linda, limpa e o prefeito está de parabéns por promover shows desse porte aos munícipes e visitantes como eu”.
E a festa do Padroeiro prossegue diariamente com shows regionais e locais, barracas de alimentação e de variedades e sorteio de prêmios. No próximo sábado (19/1), o palco da Rua da Praia recebe Djavan e no domingo (20/1), dia do Padroeiro, será a vez da madrinha do samba, Beth Carvalho.(Fonte: PMSS)

Arena Recreativa diverte a criançada da Costa Norte na praia da Enseada

São Sebastião -  A Arena Recreativa e Esportiva, promovida pela Prefeitura de São Sebastião por meio da Secretaria de Esportes, reuniu mais de mil crianças e adolescentes neste fim de semana na praia da Enseada, na Costa Norte. O evento foi realizado no campo de futebol “Veríssimo Cipriano Ferreira – Seu Benício”, que em 2006 ganhou iluminação, arquibancada e hoje também conta com ducha.
Monitores e professores de educação física da Seesp desenvolveram uma série de atividades com a criançada, como aeróbica, axé e outras danças. As crianças ainda se divertiram com a cama elástica, tobogã e parede de escalada.
Os adolescentes participaram do futebol ‘gol caixote’, vôlei, futvôlei, beach soccer e frescobol. Também houve apresentação de peça teatral.
O estudante João Vitor Pereira, 12 anos, gostou da Arena Recreativa e Esportiva. “Foi muito bom. Joguei bola, vôlei e ainda fui em alguns brinquedos. Já tinha participado do projeto Esporte e Lazer nos Bairros lá no Jaraguá. É muito legal”.
Para Jonathan Silva, 16 anos, o evento é bom para crianças e adolescentes. “O bom é que tem atividade para todos, desde as crianças menores até a gente”.
A próxima etapa do Arena Esportiva e Recreativa será sábado e domingo (19 e 20 de janeiro), a partir das 10h, na Praia Grande. (Fonte: PMSS)

Fiscalização faz nova apreensão de produtos em São Sebastião

São Sebastião -  A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Divisão de Posturas, órgão ligado a Secretaria da Fazenda (Sefaz), realizou nos últimos três dias a apreensão de vários produtos que estavam sendo comercializados por vendedores ambulantes sem licença ao longo do município.
Desde o início da temporada de verão, a Sefaz intensificou as ações nas praias de São Sebastião com o objetivo de coibir o comércio irregular, entre outras questões que geram reclamações por parte de moradores e turistas.
No bairro da Baleia, por exemplo, com apoio da Polícia Militar, os fiscais recolheram na sexta-feira (11/1) um carrinho de lanche que foi deixado em uma passagem que dá acesso à praia. O equipamento não estava em atividade e atrapalhava o tráfego de pedestres no local. Ainda na Baleia, a equipe apreendeu outras mercadorias como cangas e roupas de praia.
Já em Guaecá e Barequeçaba, a Prefeitura executou a apreensão de aproximadamente 300 sorvetes. No bairro Pontal da Cruz, região central, os fiscais apreenderam o cilindro, ou seja, parte do material de trabalho utilizado em um carrinho de churros.
A Divisão de Posturas informa que a fiscalização continuará sendo executada para evitar prejuízos aos vendedores cadastrados e à própria população, além dos turistas.
Na semana passada, os fiscais recolheram mais de mil espetinhos de queijo no bairro de Juquehy. Os ambulantes irregulares foram abordados no momento em que se dirigiam à praia.
A operação também resultou na apreensão de todo material (tacho de fritura, panela, ingredientes, entre outros utensílios) existente em uma barraca de acarajé que funcionava na praia da Barra do Sahy. Na mesma data, só que no período da noite, os fiscais apreenderam cerca de cinco dúzias de cervejas em lata que estavam sendo comercializadas na Rua da Praia. O ato gerou, inclusive, o registro de um boletim de ocorrência por parte de um dos apoiadores da fiscalização que foi agredido pelo vendedor irregular. Além das cervejas, a equipe confiscou vários DVD’s piratas na Rua da Praia.
As denúncias devem ser feitas pelo telefone (12) 3893.2357. (Fonte: PMSS)

Prefeitura prossegue com arrastão para eliminar os criadouros da Dengue

São Sebastião -  A Vigilância Epidemiológica, divisão ligada a Secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura de São Sebastião, prossegue com o arrastão ao longo do município para combater os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. Os principais locais são as bromélias, caixas d’águas, vasos de planta e os pratinhos utilizados para colocar vasos de plantas.
Atualmente, o serviço está sendo executado por cerca de 50 agentes no bairro Paúba, na Costa Sul, onde a atividade deve ser concluída nesta terça-feira (15/1). Em seguida, os funcionários seguem para o bairro Toque Toque Pequeno, também na região sul da cidade.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, os envolvidos no combate entram em todas as casas para conversar com os moradores sobre a doença e retiram os criadouros, além de orientá-los em relação à colocação de telas nas caixas d’águas. Nesta segunda-feira (14/1), o bairro Arrastão, localizado na região central, recebeu uma equipe para efetuar a telagem.
Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Laís Helena Ferreira Santos, a Sesau está aproveitando o período das férias para atingir o maior número de casas, já que grande parte delas é de veraneio e estão ocupadas nesta época. “O trabalho estava sendo difícil de realizar porque as residências estavam fechadas”, lembra Laís. Ela recomenda aos moradores, principalmente os turistas que oferecem uma certa resistência, que deixem os agentes entrarem em suas casas para que o serviço seja feito de maneira completa.
O combate é executado de segunda a sexta-feira, das 8 às 17, com a proposta de ser intensificada aos finais de semana.
Em 2007, o município de São Sebastião registrou 132 casos da doença.
O mosquito - O mosquito Aedes aegypti é muito parecido com um pernilongo comum, sendo mais escuro e com listras brancas pelo corpo e pelas patas. O ataque nas pessoas é feito durante o dia. Ele vive e se reproduz em ambientes com água limpa, próximos a habitação humana. Os ovos são colocados na parede de recipientes com água: vasos, tambores, pneus, entre outros. Estudos detectaram que os ovos sobrevivem até dois anos sem contato com a água, eclodindo assim que tiver condições favoráveis dando continuidade ao ciclo de vida.
Informações pelo telefone (12) 3892.1744 – ramal 205.(Fonte: PMSS)

PAT contabiliza mais de 48,6 mil atendimentos em três anos
Desde 2005 foram mais de 2 mil empregos com carteira assinada. Órgão passa por reforma para melhorar ainda mais o atendimento

São Sebastião -  O PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador de São Sebastião contabilizou mais de 48,6 mil atendimentos desde 2005. O levantamento feito pelo órgão aponta ainda foram intermediados mais de 2 mil empregos com carteiras assinadas no mesmo período, número que se somado aos empregos informais (temporários) passa da marca dos 3 mil. Para melhorar ainda mais o atendimento à população sebastianense, o Posto de Atendimento ao Trabalhador está ampliando seu espaço físico e deve ganhar mais dois guichês de atendimento, sala de reunião, treinamento e seleção.
“O Prefeito tem investido na ampliação do espaço para atendermos melhor o público e também os empresários, a fim de que eles tenham um local adequado para selecionar seus empregados”, explicou Elizete Nossabein, diretora do PAT.
Com a reforma, o órgão vai operar com cinco guichês, sendo três para atendimento ao público, um para seguro-desemprego e outro para emissão de carteira de trabalho. O Banco do Povo, que antes funcionava nas mesmas dependências do PAT, ganhou um espaço próprio, o que também deve otimizar o atendimento ao público.
Ailton Souza, 27 anos, já trabalhou em diversos empregos temporários intermediados pelo PAT e procurou o órgão novamente para tentar um emprego fixo. “O PAT já me ajudou bastante, agora procuro uma oportunidade de emprego fixo. Gostei também das novas instalações, vai ficar melhor pra gente ser atendido”, declarou.
Lucas Souza, 39 anos, é funcionário do Posto de Atendimento ao Trabalhador sebastianense e está muito contente com o novo ambiente de trabalho. “Com um ambiente de trabalho adequado, nosso trabalho rende mais, os próprios usuários já sentiram a mudança”, concluiu. (Fonte: PMSS)

Secretaria de Cultura e Turismo adia peça “Entrando numa fria”

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), informa que a peça “Entrando numa fria”, que seria realizada nesta quinta-feira (17/1), às 21h, no Teatro Municipal, foi adiada devido a problemas de saúde com o ator Vítor Branco, do programa "A Praça é nossa", do SBT.
Uma nova data será informada pela produção da peça. Neste fim de semana a programação do Teatro Municipal continua normal. Na sexta-feira (18/1), a Sectur apresenta “Tonho Prado” e, no sábado (19/1), a peça “Medeia”. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620.(Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara ACIU

Festival da Índia traz alegria para Ubatuba
O Festival da Índia é um projeto sócio-cultural sem fins lucrativos que tem como objetivo central levar à população os diferentes aspectos da milenar cultura da Índia

Ubatuba-  A Avenida Iperoig se encheu de cores, sons, sabores, aromas e alegria na noite desta quinta-feira, 10. Ubatuba recebeu o Festival da Índia, um evento que acontece em diversas cidades do Brasil e do mundo, com o apoio do Consulado da Índia e das prefeituras por onde passa. A programação contou com shows musicais, danças indianas, distribuição gratuita de comidas típicas e muitas outras atrações.
Uma das principais atrações do festival foi a dança indiana, apresentada pela dançarina Gourangi, da Escola de Dança Indiana Natyalaya, sediada em São Paulo. Os shows musicais contou com a presença de bandas internacionais, como NamaRock, uma mistura de mantras indianos e rock. O destaque foi para o grupo de tambores Maya Puris, que veio da Flórida e levantou o público com uma contagiante apresentação.
Sucesso - Além das apresentações, foram montadas diversas tendas, com fotografias da índia, prática de yoga, pinturas na pele com henna e bazar indiano. A Praça de eventos da Avenida Iperoig ficou repleta de pessoas, atraídas pelo clima exótico e descontraído da festividade. Os números comprovam o sucesso do evento: foram servidas mais de 1.500 refeições, mais de 400 tatuagens de henna foram feitas e cerca de 400 pessoas participaram das instruções de yoga. Estima-se que, ao menos, cinco mil pessoas passaram pelo festival.
O vereador Claudinho Gulli esteve presente e afirmou ter ficado feliz com o sucesso do evento. “É uma grande alegria ver tantas pessoas bonitas reunidas, em harmonia. O Festival da Índia em Ubatuba já faz parte do calendário de eventos da cidade. Esperamos que, a cada ano, seja melhor. Graças ao apoio da prefeitura, por meio da Fundart, esta é mais uma opção de cultura e lazer ao alcance da população.”
Um evento com a cara de Ubatuba - Segundo o organizador do evento em Ubatuba, Uddhava, o Festival da Índia tem a cara de Ubatuba. “A cidade é bonita por natureza e as pessoas que freqüentam aqui apreciam as culturas diferentes. Os artistas e organizadores adoraram a receptividade e a organização da cidade. Disseram que o nosso público superou o de muitas cidades onde o festival aconteceu e que Ubatuba tem um grande potencial para este tipo de evento. Só tenho a agradecer ao prefeito Eduardo Cesar, ao presidente da Fundart, Pedro Paulo, ao vereador Claudinho Gulli e a todos que contribuíram para que o Festival da Índia fosse um grande sucesso.” (Fonte: PMU)

Ubatuba recebe com grande festa mais de 1.700 turistas do navio Island Escape
Os turistas e tripulantes ficaram surpresos e admirados com o grande receptivo e as boas-vindas que a Prefeitura de Ubatuba preparou no Píer do Itaguá

Ubatuba- Esta terça-feira, 9, ficará guardada na memória dos moradores e principalmente dos empresários ligados ao ramo turístico em Ubatuba. A chegada do primeiro navio de cruzeiros que aportou no município foi marcada por uma grande festa, com tapete vermelho e queimas de fogos, preparados pela prefeitura para receber as cerca de 1.700 pessoas, entre passageiros e tripulantes que desembarcaram na cidade.
A maioria dos turistas elogiou o receptivo: “foi tudo ótimo, perfeito, as pessoas de Ubatuba são muito carismáticas e nos recepcionaram muito bem, até com tapete vermelho!”, conta Érika Vrecke, paulista de 25 anos, em sua primeira viagem a bordo de um navio de cruzeiros. “Eu amei e pretendo voltar a Ubatuba todos os anos. Foi tudo de bom, encontramos pessoas muito legais e uma cidade limpa e organizada”, disse Juracy de Lourdes Gomes Pereira, de São Bernardo do Campo.
Os tripulantes também ficaram muito bem impressionados. “Ubatuba é um lugar muito lindo, onde tivemos boas-vindas muito especiais”, disse David Collis, chefe de segurança do Island Escape. A administradora marítima Thaís de Souza ficou encantada: “nunca tínhamos visto uma recepção tão calorosa como esta. Quero voltar para Ubatuba como turista, pois esta parada foi deliciosa”, disse Thaís.
O comandante do navio Island Escape, Capitão Guy Lockwood, também teceu muitos elogios à cidade e ao receptivo. “Acredito que Ubatuba tem de tudo para ser um grande porto de navios de cruzeiros, podendo, inclusive, receber 4 ou 5 navios ao mesmo tempo. A recepção que tivemos aqui foi fantástica e especial. Foi realmente um grande prazer trazer o Island Escape para Ubatuba e visitar esta linda cidade. Estamos muito honrados pelo convite e pela recepção”, disse o comandante, que entregou ao prefeito Eduardo César uma placa alusiva em nome “desta nova parceria e amizade”.
Grande conquista - O navio Island Escape chegou a Ubatuba por volta das 8h e às 9h30 os passageiros começaram a desembarcar rumo às diversas opções de passeios que os aguardavam. Entre as 9h30 e às 21h, cerca de 1.700 pessoas desembarcaram do navio no Píer do Itaguá. O prefeito Eduardo Cesar teve a oportunidade de conhecer o interior do navio, acompanhado pelo secretário municipal de Turismo, Luiz Felipe Azevedo e pelo Comandante do Island Escape, o Capitão Guy Lockwood. Em um dos ambientes do navio, foi realizada uma pequena solenidade, com troca de gentilezas entre o prefeito Eduardo Cesar e o comandante. Em seguida, houve o descerramento da placa o Terminal Marítimo Comodoro Magalhães em comemoração à primeira escala de um navio de cruzeiro em Ubatuba.
O prefeito Eduardo Cesar levou o Capitão Lockwood para um passeio no centro da cidade. "Fiquei muito impressionado com a recepção de vocês. Acho que terão que encontrar outro capitão para o navio, pois eu vou ficar por aqui mesmo", brincou Lockwood, que realizou um vôo panorâmico, conheceu o Sobradão do Porto e a Praia do Cruzeiro. "Ubatuba é linda e as pessoas são muito receptivas e carismáticas, estou encantado, achando tudo fantástico", completou o capitão do Island Escape.
Referência nacional e internacional - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos, também esteve presente durante este dia, tão marcante para a história de Ubatuba. “Estou muito feliz vendo o resultado deste trabalho corajoso do prefeito Eduardo Cesar. Agora vemos que atingimos nossa meta, desde o convite que fiz em março para a ida à maior feira de cruzeiros, em Miami. A cidade está muito bem preparada, com um receptivo muito bem organizado, fadado ao sucesso. Que este seja apenas o primeiro de muitos outros navios que Ubatuba receberá”, disse o prefeito de Ilhabela.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo César, “a vinda de navios de cruzeiro significa aquecimento na economia local e o recebimento de um turismo diferenciado, o turismo de qualidade, que tanto queremos. Estamos orgulhosos e certos que estamos vencendo mais um desafio e novamente marcando para sempre a história de Ubatuba, com acontecimentos positivos inéditos em nossa cidade”.
O secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, também falou sobre esta grande conquista: “Ubatuba mais do que nunca passa a ser referência nacional e internacional. É realmente uma grande conquista para todos nós, que reflete a clara intenção do prefeito Eduardo Cesar, no que diz respeito à evolução do nosso município”.
Antes de deixar Ubatuba, por volta das 23h, os passageiros e tripulantes foram surpreendidos com outra queima de fogos especial. A expectativa é que no próximo dia 20 Ubatuba volte a receber novamente o navio Island Escape na baía do Itaguá.(Fonte: PMU)

Fundart sedia I Exposição Coletiva de Verão

Ubatuba- A Associação de Belas Artes de Ubatuba (Abau) iniciou, no último dia 4, a I Exposição Coletiva de Verão. O evento acontece na sede da Fundart, ou seja, no Sobradão do Porto, até o dia 27 de janeiro. A I Exposição Coletiva de Verão conta com cerca de 120 obras acadêmicas e contemporâneas.
O tema é livre e as técnicas, variadas. Os visitantes poderão apreciar quadros em óleo sobre tela e acrílico sobre tela, além de desenhos e esculturas. As obras estão à venda e os preços variam de R$ 150 a R$ 5 mil.
Os interessados poderão visitar gratuitamente a I Exposição Coletiva de Verão todos os dias, das 14 às 22h. O Sobradão do Porto fica na Praça Anchieta, 38 - Centro. Para mais informações, ligue: (12) 9149-9730 (Paulo) ou 3833-7000 (sede da Fundart). (Fonte: PMU)

Projeto Guri recebe inscrições de rematrículas e matrículas novas

Ubatuba-  O Projeto Guri inicia o processo de rematrículas e de novas matrículas, a partir do dia 21 de janeiro. Na primeira etapa, até 25 de janeiro, os alunos que já participam do projeto devem renovar as suas matrículas. Entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro, serão disponibilizadas as vagas para os novos integrantes. As atividades do projeto começam no dia 7 de fevereiro.
O Projeto Guri atua com crianças e adolescentes entre 8 e 18 anos. Em Ubatuba estão disponíveis, gratuitamente, os cursos de violão, percussão, canto coral e macheto.
Para a renovação da matrícula e também para as matrículas novas, é necessário apresentar os documentos de certidão de nascimento ou RG, comprovante de residência e estar regularmente matriculado na escola, mostrando alguma documentação que comprove essa situação. O Pólo Ubatuba fica na Rua Hans Staden, 770, Centro. Os dias e horários para inscrições são de segunda a sexta, das 13h30 às 17h30. (Fonte: PMU)

Santa Casa de Ubatuba recebe doações do Hospital Sírio Libanês
Para os próximos meses, além da continuidade do convênio para doações, o Hospital Sírio Libanês enviará técnicos que ministrarão capacitações voltadas para os profissionais da Santa Casa

Ubatuba-  A Santa Casa de Ubatuba recebeu mais uma grande doação do Hospital Sírio Libanês, situado em São Paulo. As doações somam um total de R$ 70.778,00, em equipamentos de informática, móveis e eletros, que serão utilizados no setor administrativo, na farmácia e em outras áreas do hospital. Para os próximos meses, além da continuidade do convênio para doações, o Hospital Sírio Libanês enviará técnicos que ministrarão capacitações voltadas para os profissionais da Santa Casa.
A diretora administrativa da Santa Casa, Mara Franhani, afirma que as doações do Hospital Sírio Libanês têm contribuído sobremaneira para a reestruturação da Santa Casa. “Nós temos investido bastante na humanização do atendimento, na valorização dos nossos profissionais e na otimização dos serviços. Doações como esta vêm para suprir a nossa deficiência de equipamentos e utensílios, facilitando o nosso trabalho e ajudando a organizar o hospital.”
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, diz que só tem a agradecer ao Hospital Sírio Libanês pela parceria. “Esta é a terceira doação que recebemos e todas elas têm um valor inestimável para nós. A Santa Casa é nosso único hospital e ver que ele está prosperando com a ajuda de muitas mãos é uma grande alegria. Nós temos realizado um trabalho sério no sentido de proporcionar um atendimento digno à população. Esse trabalho está sendo reconhecido e apoiado por meio de parcerias como esta.” (Fonte: PMU)
 



SEMANA DE 11/01 A 17/01/2008
Cine Porto. 3833 2066

"BEE MOVIE-A HISTÓRIA DE UMA ABELHA"
Desenho!!! Dublado!!!
Ás 15:00 hs.

"A BÚSSOLA DE OURO"
Aventura!!! Dublado!!!
Ás 17:00 hs.

"ANTES SÓ QUE MAL CASADO"
Comédia !!!C/ Ben Stiller!!!!
Ás 19:20 hs -21:40 hs.

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

História de pescadora

Maria Alice é uma sereia
que trabalha no mar
e descansa na areia,
que conhece os peixes
tanto quanto os homens
e, que, por isso fez a opção
de ser pescadora
para não ter desilusão.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo
 

Taxa de Bombeiros 1

Em primeiro lugar, minha reclamação é com a Prefeitura.
Quanto ao tipo de serviço que me refiro, é um caminhão Pipa e bombeiros para isso.
Não temos isso aqui em Ubatuba.
Quero saber da Prefeitura, por que temos que pagar uma taxa de um serviço que não existe, a qual ele incorporou no carnê do IPTU de 2008. Fui informada por funcionário da Prefeitura, que esta taxa é obrigatória e que depois que forem arrecadadas as verbas é que instalarão um QUARTEL em Ubatuba.
Não acho correto, primeiro termos que pagar para depois ter o serviço ATIVO. Que tenhamos o serviço funcionando corretamente para depois sermos cobrados as taxas. Não me recuso a pagar nenhuma taxa de qualquer serviço, desde que ele esteja ATIVO, à disposição dos moradores de Ubatuba.
Se minha casa pegar fogo agora, o que a Prefeitura vai fazer? Chamar um caminhão PIPA de Caraguá? Até ele chegar aqui, minha casa estará só cinzas e minha família, quem sabe, morta. Levando-se em consideração que na temporada o tempo de viagem entre Caraguá à Ubatuba e vice-versa, demora cerca de 2 horas e meia. O senhor acha correto eu ficar sem casa, pagando uma taxa de um serviço que não existe na nossa Cidade?
Que os serviços prestados pelos BOMBEIROS é muito importante, eu sei, acho essa função muito valiosa, mas tirar alguém do fogo deve ser muito pior que tirar alguém da água.
Aliás, o senhor leu a reportagem publicada no jornal O Agito a respeito de cobrança de taxas de bombeiros? Se o serviço funcionar corretamente, podemos pagar, agora sem tê-lo, cobrar é um desrespeito...
 

Otilia Campi
Ubatuba, SP


Taxa de bombeiro 2

Cara ou barata... nós já pagamos por isso???
A mim pouco importa. Vou pagar e com satisfação, pois se por esse preço vou ter um destacamento de salva vidas na minha terra, ótimo.
Ainda mais se o tenente (xara) Alexandre esta avalisando. To com ele e não abro. Vou pagar pra ver.
Dificil é ter uma viatura na esquina que seu funcionario foi assaltado e o policial ficar mais petrificado que seu funcionario sem saber o que fazer.
Isso ocorreu hoje num lugar pouco movimentado, na esquina da Rua Maria Alves com Rua Hans Staden, no final do calçadão.
Bem, pelo menos se tomarmos um tiro o resgate do bombeiro vai nos ajudar.
Alexandre Di Monaco
pra ser mais claro,
 

Primo Loterico
Ubatuba, SP

 

Taxa de Bombeiro em Ubatuba: E se não pagarmos?

Muito se falou a respeito da taxa de bombeiros que passou a ser cobrada em 2008. Nossas ações estão diretamente ligadas a uma relação custo X benefício ou benefício X sanção. No caso em questão é de fundamental importância esclarecer que a Prefeitura Municipal de Ubatuba não executa (processo judicial de execução fiscal) dívidas inferiores a R$ 300,00 pois, o processo de execução fiscal possui um custo superior a este valor e portanto, mesmo que ganhando a ação, a Prefeitura arrecadaria menos do que o valor gasto para impetrar a ação.
Devemos, também, nos lembrar que estamos em um ano eleitoral e que a cobrança judicial nessa época poderá ser considerada como suicídio eleitoral.
Importantíssimo o argumento da cidadã Sra. Otília Campi, no que tange, a possibilidade de instalação do grupamento de incêndio ainda este ano. Como sabemos o Prefeito Municipal de Ubatuba é contumaz em não cumprir prazos e promessas.
Creio que todos conhecem o comportamento dos políticos no Brasil e que já tivemos inúmeros exemplos de projetos e ou obras não serem concluídas por terem tido seu início na gestão do antecessor. Quem pode garantir a reeleição de Eduardo César e quem pode garantir que o próximo prefeito dará prioridade para as obras e ou projetos não iniciados e ou não concluídos do antecessor?
Devemos também nos lembrar da Lei de isenção de juros e multa. Por que pagar agora se posso pagar depois com isenção de juros e multa?
Todos nós sabemos que os Bancos cobram por seus serviços. A inclusão de mais uma ficha de compensação no carnê de IPTU certamente gerará mais uma cobrança por serviços prestados. Casas com até 100 m2 de construção deverão pagar uma taxa de R$ 15,00 e casas com 50 m2 de construção uma taxa de R$ 7,50. Os Bancos costumam cobrar uma taxa de R$ 3,50 para a cobrança de fichas de compensação. Sendo assim quem é o maior beneficiado com a referida taxa?
Por que a taxa não foi incorporada ao IPTU?
Lixo e conservação e limpeza também são taxas e estão junto com o IPTU.
 

Marcos Leopoldo Guerra
ac.tributaria@uol.com.br
Ubatuba, SP


Portão na Praia do Félix

Prezado Senhor, foi instalado na areia da Praia do Felix em Ubatuba (Litoral norte SP), portão particular residencial de cor azul defrontre ao mar (10 metros antes da ultima maré), e sua proprietária, agride, ameaça, ofende e humilha cidadãos, que se aproximam .
Como se não bastasse estas ações ilegais, utiliza até auxílio policial para coibir e amendrontrar veranistas que colocam próximo ao referido portão, sobre a areia, sua toalha ou seus objetos pessoais.
Peço a V.S., providências.
Grato.
 

Wagner Paulon
Psicanalista
São Bernardo do Campo, SP


Oriente-se rapaz!

Com a remota descoberta da bússola, prosperamos significativamente em todos os campos do conhecimento humano. Seria pela velocidade ou, pela qualidade da orientação? Hoje, baseados em seus fundamentos podemos nos localizar, com extrema precisão, através de um minúsculo aparelho o (GPS) orientado "in real time" (não mais pelas agulhas imantadas) mas, pelo satélite. Bárbaro!!! Nada como se sentir localizado. Lembro-me que nas primeiras aulas dos cursos de administração, quando não na aula inaugural, mestres e palestrantes citavam o B.A.BA. "... em se tendo objetivos e metas, previamente definidas, (onde estamos e, para onde queremos ir) podemos planejar, estabelecer estratégias, traçar rotas seguras e, com isso, prever tanto a possibilidade do sucesso como o tempo necessário para cumprir e, ou, alcançar os objetivos". Utilizando-se destas simples premissas os administradores não se perdem pelo caminho espinhoso das decisões ou, das indecisões. Sábios ensinamentos! Decidir é extremamente difícil e delicado mas, é o que realmente importa. Nestas horas um bom "GPS", a experiência, a orientação profissional e, o tempo que se dispensou sentado no banco escolar são determinantes. Assim, quando do resultado das suas decisões (ou das suas indecisões) dependerem o seu futuro ou, o futuro de outras pessoas, lembre-se: "Oriente-se rapaz!"
 

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

 

Os compadres de Ubatuba

- Aê cumpadi Filipi, achô bão esse negócio de navio?
- Bão dimais cumpadi Edu, que barcão, inté a redi grobo veio né?
- Si veio, não só veio como feiz popraganda.
- Óia só cumpadi Edu, acha memo que o eleitô ingoliu?
- Ah, num dá né cumpadi Filipi, o negócio é grandi dimais...
- Eh, eh, eh… Aí num passa na garganta né?
- Mais vóis mecê qui tá bem agora, dispois do que a prefeitura feiz, vóis mecê devi di tá vendeno muito engresso di passeio?
- É cumpadi Edu, agora meu negócio di turismo dislancha.
- Di lancha não cumpadi Filipi, di navio...
- É. Eh! Eh! Eh!!!
- Inté mais vê cumpadi.
- Inté...
 

Ivair Pinto de Moura

 

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Trilha na Itamambuca  ©Márcio Naves

Trilha na Itamambuca
©Márcio Naves

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor