Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 28 de Janeiro de 2008 - Nº 1906 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
Helicóptero de empresário continua desaparecido
Resultado do Vestibular 2008 do Unimódulo - Vagas Remanescentes


Caraguatatuba
Evento de Motocross agitou Caraguá
Projeto "Saúde na Praia em Caraguá" atende mais de 380 pessoas na segunda semana
Teste de elenco para "A Paixão de Cristo" será aberto nesta segunda-feira
Garotos de Caraguá farão teste no Corinthians


Ilhabela
Ilhabela Carnaval 2008

São Sebastião
Câmara atrasa salários de funcionários e vereadores
Comdurb aprova minuta do Fundo Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano
Escritor lança livros em São Sebastião na próxima terça-feira
Prefeitura divulga data de Reuniões Comunitárias
Equipamentos de ambulantes são apreendidos na praia de Barequeçaba
Prefeitura adquire novo veículo para transporte de atletas
Prefeitura realiza série de estudos no aterro da Baleia, na Costa Sul
Prefeitura inicia Avaliação de Densidade Larvária no Morro do Abrigo
Capitania dos Portos troca de comando

Ubatuba
Prefeitura pavimenta Estrada do Bairro do Camburi
“Passatempo nas férias” leva lazer e educação a crianças do Ipiranguinha
Prefeitura fomenta setor agrícola na região norte de Ubatuba
Dia de ação cultural em Ubatuba terá palestras e avaliações técnicas
Matrículas das escolinhas de esporte da Prefeitura de Ubatuba começam dia 11


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Helicóptero de empresário continua desaparecido
Continuam as buscas ao helicóptero que sumiu na Serra de Maranduba durante viagem a São José dos Campos.

Litoral Norte - No helicóptero, de prefixo PPMJV, tripulava o empresário e dono da Avibras, Jorge Verdi Carvalho Leite, de 72 anos, que pilotava a aeronave pertencente à empresa, e sua esposa, Sonia Regina Carvalho Leite, e teria partido de Angra dos Reis, na manhã de quinta-feira, desaparecendo no Parque Estadual da Serra do Mar, região do bairro de Maranduba, em Ubatuba.
A operação de busca envolve a equipe de Busca e Salvamento da Aeronáutica (Salvaero), a Policia Militar e Ambiental de Ubatuba, e também o Corpo de Bombeiros da região.
O Corpo de Bombeiros do litoral iniciou as buscas por terra. Segundo o capitão Eduardo Stanelis, uma equipe estaria percorrendo casas e locais que poderiam servir de pouso na região, além de colher informações de moradores sobre a presença de algum helicóptero.
A assessoria de comunicação da Avibras declarou em nota à imprensa que as buscas ao helicóptero já foi solicitada ao comando da Aeronáutica e, até o momento, não há informações.
A Policia Militar de Ubatuba e o Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba também declararam não haver nenhuma novidade sobre o caso.
Porém, o capitão do Corpo de Bombeiros do Litoral Norte, José Eduardo Stanélis de Aquino, informou ao jornal que segundo o chefe de segurança da Avibras, o helicóptero teria seguido viagem de Angra dos Reis ás 8h55 da manhã de quarta-feira, e não quinta, pois o empresário Jorge Verdi Carvalho Leite teria uma reunião na própria empresa às 12h. Essa informação entra em choque com a versão de um morador que teria ouvido barulho da aeronave na quinta-feira.
A informação da saída da aeronave foi dada pelo caseiro do empresário. Uma secretária da Avibras é que teria contatado o departamento avisando o desaparecimento da aeronave, que não chegou no horário previsto. Dois helicópteros da aeronáutica e mais dois da Polícia Militar foram mobilizados para as buscas.
O helicóptero teria saído quinta-feira, às 9h55, de um heliponto da casa do empresário em Angra e deveria chegar em 40 minutos, tempo previsto para distância até São José dos Campos. O capitão explicou que estes vôos não precisam necessariamente de controle aéreo, podendo operar sem plano, “o que dificulta saber o horário exato da decolagem e de quando e onde desapareceu”, disse o capitão.
O capitão do Corpo de Bombeiros do Litoral Norte, Eduardo Stanélis afirmou que “agora vai começa a surgir várias histórias e hipóteses”. Ele acrescenta que a responsabilidade das buscas está sobre o Salvaero de Brasília. “Quem responde pelas buscas é o Tenente Pimentel do Salvaero, em Brasília, que já garantiu que esta missão só terminará quando encontrarem a aeronave. O que nós estamos fazendo é dando um apoio, um suporte, as buscas feitas pela Aeronáutica”, disse Stanélis.
De acordo com o capitão, ontem foi feito buscas próximo a uma cachoeira no Parque Estadual da Serra do Mar. As buscas estão se concentrando no momento na região dos municípios de Caraguatatuba e Ubatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Resultado do Vestibular 2008 do Unimódulo - Vagas Remanescentes
Candidatos que acertarem 75% ou mais da prova conquistam bolsa integral para todo o curso

Litoral Norte  - Vestibulandos de todo Litoral Norte tomaram conta do Centro Universitário Módulo na noite desta quinta-feira, 23. Eles concorreram a uma das vagas nos 22 cursos oferecidos nessa segunda fase do Vestibular 2008 da Instituição - Vagas Remanescentes. O gabarito da prova já está disponível no site do Unimódulo. A lista de aprovados será divulgada dia 28 de janeiro, segunda-feira, às 16h. O resultado estará disponível tanto pela internet, quanto no saguão principal do Campus Centro.
Cerca de 600 pessoas participaram da prova. Todos os candidatos concorreram, também, a uma bolsa integral para todo o curso. Conquista o mérito aquele que acertar 75% ou mais da prova. O Programa de Bolsas por Mérito Acadêmico é uma das novidades implantadas com a parceria firmada em outubro de 2007 entre o Centro Universitário Módulo e a Universidade Cruzeiro do Sul, onde ele já existe há sete anos. Nessa primeira edição realizada no Unimódulo, as bolsas são integrais, mas a idéia é, nos próximos vestibulares, conceder também bolsas parciais para os cursos.
Matricula: Aprovados no Vestibular 2008 do Unimódulo devem ficar atentos às datas de matrícula. Para os convocados da 1ª chamada os dias são 29 e 30 de janeiro. A segunda chamada ocorre dia 31 de janeiro e a terceira em 1º de fevereiro. Para matricular-se é preciso ter em mãos os documentos de identidade, título de eleitor, comprovante de residência, entre outros. Para saber a lista completa acesse www.modulo.br  ou ligue 3897-2043.
Sobre o Unimódulo: Maior e mais tradicional instituição de ensino superior do Litoral Norte de São Paulo, o Centro Universitário Módulo oferece 17 cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação e de extensão. Instalado nos campi Centro e Martim de Sá, possui mais de 200 funcionários técnico-administrativos, 100 professores e 2.400 alunos. A partir de agora o Unimódulo passa a integrar o grupo da Universidade Cruzeiro do Sul - Unicsul, instituição educacional da cidade de SP, que atua na educação há mais de 40 anos e detém hoje alguns dos melhores indicadores acadêmicos de desempenho dentre as universidades particulares de da Grande São Paulo. Com a aquisição, o grupo totalizará 24 mil alunos e até fevereiro de 2008, o grupo prevê investimento de R$ 4 milhões na oferta de novos cursos de graduação e pós, vem como na ampliação da infra-estrutura física e na aquisição de novos equipamentos pedagógicos.
Sobre a UNICSUL: Fundada há mais de 40 anos, a Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) conta com 20 mil alunos, 400 funcionários e 500 professores. Com os campi Anália Franco, Liberdade e São Miguel, e, em 2008, o novo campus Pinheiros, totaliza cerca de 90 mil m2 de área ocupada com infra-estrutura voltada à educação. Reconhecida por sua forte atuação na área social, a metodologia pedagógica institucional - "aprender na prática" - permeia todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Com o resultado do ENADE 2006 (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), a UNICSUL ficou entre as 50 instituições mais bem avaliadas pelo MEC (Ministério da Educação). Visite: www.unicsul.br


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Evento de Motocross agitou Caraguá

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, promoveu na Praça de Eventos, na última quinta-feira, o Yamaha Fest. O evento contou com o "Motocross Show", no período da noite, que contagiou mais de 4 mil pessoas presentes, com manobras arriscadas feitas por profissionais.
Durante o dia, foi oferecido gratuitamente um check-up para motos, como forma de ação preventiva, feita por mecânicos da empresa Yamaha. A ação teve como finalidade também conscientizar os motociclistas de que o veículo requer atenção especial aos itens de segurança e em sua manutenção.
No período da noite, o Motocross Show teve a presença de pilotos da Free Style do país, como Jorge Negretti, Natan Azevedo, Cyro Oliveira, Gilmar Flores "Joaninha" e Gustavo Russo.
Os profissionais realizaram cerca de 20 manobras, entre elas: salto sobre convidados, salto sobre carros em cima da carreta, salto surpresa, com dois pilotos na mesma ação, salto em distância (mais de 35m de distância e 12m de altura), entre outros.
A infra-estrutura do Yamaha Fest contou com sistema de iluminação completa, de sonorização profissional, uma carreta Ford 4432e, acoplada a um grupo gerador de 115 KVA, carreta-rampa e 240 metros de grades de contenção e isolamento, tudo para garantir a segurança de todos.
Houve também 12 motos disponíveis para test drive, capacete, cones, correntes, além de balões infláveis e brindes distribuídos. (Fonte: PMC)

Projeto "Saúde na Praia em Caraguá" atende mais de 380 pessoas na segunda semana

Caraguatatuba - A segunda edição do projeto "Saúde na Praia" atendeu entre os dias 16, e 21 de janeiro, 387 pessoas. Esta foi a segunda semana do projeto que tem atraído pessoas que fazem exercícios, como caminhada, corrida e ciclismo ou até mesmo quem trafega pela orla marítima do município. O balanço foi feito pela Secretaria de Saúde, idealizadora do projeto, que acredita que a procura pela aferição de pressão pelas pessoas que trafegam pela orla marítima da cidade, aumentará nos próximos dias.
O atendimento acontece das 8h às 11h, na Praça Ton Ferreira (praça da pista de Skate) de segunda a sexta-feira e tem como objetivo detectar problemas de pressão arterial nos turistas, veranistas e moradores, que não têm o hábito de verificar a pressão e acabam vindo para o litoral ou tirando férias e aproveitam para praticar exercícios físicos como caminhada, corrida, ciclismo, entre outros.
"Este ano o diferencial foi que conseguimos uma parceria com o Pampanelli Laboratório de Análises Clínicas. O profissional que atender a população terá contato com duas ambulâncias, caso alguém precise de atendimento emergencial. Caso haja necessidade, será contatada uma das ambulâncias e o atendimento será imediato" disse o secretário Olegário Alves dos Santos.
Esta é a segunda semana de projeto e nenhuma pessoa precisou de atendimento especializado, e a Saúde espera que seja assim até o final do projeto, que será no dia 8 de fevereiro. Na primeira semana cerca de 130 pessoas foram atendidas 130 pessoas. No total 617 pessoas já verificaram a pressão arterial no projeto.
Em 2007 aconteceu a primeira edição do projeto e com o resultado positivo, o prefeito José Pereira de Aguilar solicitou à Secretaria de Saúde a continuidade da ação. No ano passado foram atendidas 1.170 pessoas e além de aferição de pressão, os participantes puderam controlar o peso. A expectativa é de que esse número seja superado neste ano. (Fonte: PMC)

Teste de elenco para "A Paixão de Cristo" será aberto nesta segunda-feira
Os testes serão abertos a atores de todas as idades, com ou sem experiência na área teatral. Dos 150 componentes que farão parte do elenco, 23 terão papéis principais. As inscrições deverão ser feitas a partir de 28 de janeiro, na FUNDACC

Caraguatatuba -A FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e a Prefeitura de Caraguatatuba, com o apoio da Igreja Matriz de Santo Antônio, estão abrindo teste de elenco para a produção do espetáculo teatral "A Paixão de Cristo", que será apresentada na Praça de Eventos, na Avenida da Praia, no dia 21 de março (sexta-feira). As inscrições devem ser feitas a partir desta segunda-feira, 28 de janeiro, em horário comercial, na recepção da FUNDACC. A direção geral será de Adbaílson Cuba e a coordenadora de dança, Cristina Neves assinará a preparação corporal do elenco. A produção conta também com o apoio de Sibele Schimidt, da paróquia Santo Antônio, e do padre Marcos, que atualmente que está atualmente à frente da Igreja Matriz.
Segundo o coordenador da área de Teatro da FUNDACC e responsável pela direção do espetáculo, Adbaílson Cuba, não é necessário ter experiência em teatro para fazer o teste. "Queremos pessoas de todas as idades, com ou sem experiência em teatro, porque A Paixão de Cristo é composta por um elenco de 150 pessoas, sendo que 23 atores terão papéis principais. O pessoal que quiser participar desta montagem, que será a maior produção que a FUNDACC está fazendo até hoje, deverá vir à Fundação para se inscrever e retirar uma cópia do texto, que deverá estar decorado até o dia do teste", explicou Cuba, que dirigiu em 2006 e 2007, respectivamente, "A Rosa de Cabriúna" e "O Pequeno Príncipe". É importante destacar que os atores que participaram dessas duas produções citadas, também fizeram testes de elenco, como este que a FUNDACC está abrindo agora para "A Paixão de Crsito".
De acordo com a FUNDACC, o texto deverá ser retirado a partir do dia 28 de janeiro e o teste de elenco será realizado no dia 8 de fevereiro (sexta-feira), a partir das 15h, no auditório da FUNDACC, que fica na rua Santa Cruz nº 395, no Centro de Caraguá. Participe! (Fonte: PMC)

Garotos de Caraguá farão teste no Corinthians

Caraguatatuba - A cidade de Caraguatatuba vem sendo reconhecida como grande incentivadora do esporte. O trabalho social realizado no Fortaleza permitiu a oportunidade para três atletas caraguatatubenses darem um importante passo para a realização do sonho de ser jogador de futebol.
Os meias Axel e Henrique, ambos de 13 anos, e o zagueiro Luis Henrique, 15 ganharam a oportunidade de passarem uma semana treinando no Esporte Clube Corinthians Paulista, para serem avaliados de perto pela comissão técnica da categoria de base do Timão.
Os três atletas, que viajarão logo após o carnaval, atuam pelo time Infantil do Fortaleza, comandado pelo voluntário Rogério de Almeida. A chance de ouro para os garotos surgiu após um amistoso no final do ano passado, assistido por um olheiro do clube paulista, que gostou do desempenho dos jogadores e fez o convite.
Na ocasião, o Fortaleza derrotou por 3 a 1 o Estrela, de São Sebastião. O meia atacante Axel, que irá à São Paulo, foi autor de um gol.
No dia 27 de fevereiro, o Fortaleza completará 21 anos. O time de Caraguatatuba possui equipes de todas as idades. A escolinha funciona todos os sábados, no campo do Travessão. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Câmara aprova reposição salarial de servidores municipais

Ilhabela - Os vereadores de Ilhabela aprovaram em sessão extraordinária realizada na manhã de hoje (25/01) o Projeto de Lei 01/2008.
De autoria do Executivo, a propositura dispõe sobre a reposição salarial de 5% aos servidores municipais ativos, inativos e pensionistas.
O Projeto foi aprovado por unanimidade entre os presentes. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Polícia prende dois por tráfico em Ilhabela

Ilhabela - No último dia 24, a Polícia Militar foi verificar uma denúncia de tráfico de entorpecentes na rua Maria Dias Barbosa, no bairro Perequê, em Ilhabela.
Por volta das 23h33, a Polícia Militar encontrou dois homens em uma casa portando drogas. S.C.G., de 33 anos, e R.S., de 24 anos, foram presos em flagrante delito e recolhidos à cadeia pública. Com eles, a polícia apreendeu 51 pedras de crack, quatro tabletes de maconha, e R$ 89,00 em dinheiro. Uma adolescente também estava envolvida na história. I.N.M, de 17 anos, foi levada para a delegacia e liberada logo em seguida. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Câmara atrasa salários de funcionários e vereadores

São Sebastião - A Câmara Municipal de São Sebastião ainda não pagou os vencimentos de dezembro dos vereadores, diretores, procuradores e servidores nomeados (comissionados) dos gabinetes. No total, o atraso nos salários alcança aproximadamente 90 pessoas.
O presidente do Legislativo, Marcos Leopoldino, afirmou que não pagou os servidores porque a prefeitura não fez o repasse do duodécimo de acordo com a emenda aprovada pelos vereadores e que elevava o índice destinado à Câmara.
“O prefeito está, inclusive, descumprindo uma ordem judicial.
Quando do julgamento da liminar sobre o impasse, o juiz determinou o repasse de 8% para o Legislativo e o prefeito não fez isso”, disse Leopoldino.
A câmara sebastianense efetuou apenas o pagamento dos servidores de carreira e de fornecedores que, de acordo com o presidente, “já estavam há um tempo sem receber”. O vereador afirmou que não tem previsão de quando conseguirá colocar em dia os salários atrasados. “Isso somente será possível quando a prefeitura efetuar novo repasse”, adiantou.
Um servidor do legislativo que preferiu não se identificar, reclamou que “os trabalhadores estão sendo usados como massa de manobra na picuinha entre o prefeito e o presidente da Câmara”. Segundo o servidor, “não estão pensando em nós e em nossas famílias. Temos aluguel para pagar; contas de água e luz estão atrasadas; precisamos comprar alimentos para nossos filhos; material escolar; pagar impostos, enfim, precisamos do salário para cumprir nossas obrigações. Não é justo que sejamos usados em brigas políticas”.
O mesmo servidor ainda levantou a seguinte questão: “no mês passado, a Câmara pagou normalmente todos os servidores e o repasse da prefeitura foi o mesmo. Por que faltou dinheiro nesse mês?”. O presidente do Legislativo explicou que no mês passado não teve problemas com salários porque deixou de pagar os fornecedores. “Assumi um compromisso com os fornecedores que colocaria a dívida em dia agora em janeiro”, disse Leopoldino.
“Equivocado” - O secretário municipal da Fazenda, Amin Nossabein, disse que o presidente da Câmara, Marcos Leopoldino, “está completamente equivocado e interpretando errado o despacho do juiz”. Segundo ele, o juiz determinou que a prefeitura repassasse para a Câmara o duodécimo sem a emenda ao orçamento (aprovada pelos vereadores e que garantia mais R$ 3 milhões 240 mil ao Legislativo).
“Na liminar o juiz é claro. Fala que temos que repassar até 8% do orçamento. Com a emenda, o valor ultrapassaria esse índice”, disse o secretário. Nossabein também não aceita o argumento de que está faltando dinheiro para salário por causa de compromissos com fornecedores. “Até o ano passado, o repasse era até inferior ao que estamos repassando em 2008. Por que estaria faltando dinheiro agora?”, indagou Nossabein. (Fonte: Imprensa Livre)

Comdurb aprova minuta do Fundo Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano

São Sebastião - O Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Comdurb) aprovou por unanimidade na última quarta-feira (23/1) a minuta de regulamentação do Fundo Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Fumdurb), que tem por objetivo dar suporte à política municipal de meio ambiente. Os recursos do Fumdurb serão destinados a entidades privadas, sem fins lucrativos, com sede e atuação no município de São Sebastião, bem como faculdades ou institutos de ensino e pesquisa e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os projetos deverão ser ligados as áreas de proteção ao meio ambiente e/ou patrimônio cultural, no desenvolvimento de estudos, serviços, ações e obras na área ambiental, urbanística e histórico-cultural. O próximo passo é o lançamento do edital do concurso de projetos. Para o ano de 2008 estão previstos R$ 200 mil, que deverão ser repassados para ONGs, associações de bairros e de classes e ainda organizações da sociedade civil em geral com sede em São Sebastião. Esse foi o último passo para consolidar o sistema de meio ambiente de São Sebastião. Primeiro foi a criação e implantação da Secretaria de Meio ambiente, depois foi a aprovação da lei do conselho e fundo de meio ambiente e desenvolvimento urbano. Agora a regulamentação do fundo para que recursos provenientes de multas e taxas possam ser aplicados em projetos da sociedade civil organizada. “Hoje podemos dizer que São Sebastião tem secretaria de meio ambiente com corpo técnico para fazer a gestão ambiental da cidade, conselho de meio ambiente deliberativo e fundo regulamentado. Estamos fazendo política ambiental participativa, descentralizada e integrada”, conclui o secretário Teo Balieiro. (Fonte: PMSS)

Escritor lança livros em São Sebastião na próxima terça-feira

São Sebastião - O morador do Pontal da Cruz, Antônio Francisco de Assis, 74 anos, lança na próxima terça-feira (29/1), a partir das 20h, na sede da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), localizada na Rua da Praia, os livros “O menino e a locomotiva de manobras” e “Um sonho de rosas” em uma noite que será marcada pela venda das obras e autógrafos.
O primeiro livro mistura realidade e ficção contadas por um garoto de 7 anos (ele mesmo), envolvendo temáticas como amizade, seriedade e transparência, dando um aspecto de viagem dentro de uma locomotiva. “A idéia surgiu porque passeio muito de trem e no livro proponho uma viagem interplanetária dentro de uma locomotiva mostrando que os sonhos são possíveis”, explicou o autor.
Já “Um sonho de rosas” reúne 50 poemas de cunho religioso incluindo santos como Nossa Senhora, além de Jesus Cristo. “Nem tudo do livro é sacro. Misturo o profano dentro de versos livres”, ressaltou Assis.
A editora JAC de São José dos Campos é a responsável pelas obras. “Um sonho de rosas” possui 102 páginas e custará R$ 12. Já “O menino e a locomotiva de manobras” será R$ 28 e terá 321 páginas. São os primeiros livros de Antônio Francisco de Assis.
Outras informações sobre o lançamento podem ser obtidas pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: PMSS)

Prefeitura divulga data de Reuniões Comunitárias

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião fechou o cronograma de Reuniões Comunitárias a serem realizadas durante o ano de 2008. A partir de fevereiro, os moradores dos bairros que sediarem os encontros poderão apresentar sugestões e reivindicações ao prefeito Dr. Juan Garcia e seu secretariado. Todas as reuniões começam às 18h30.
O primeiro bairro contemplado será o Pontal da Cruz, no dia 13 de fevereiro. A reunião será realizada na EM Maria Francisca Tavolaro. Em seguida, no dia 27 do mesmo mês, o Itatinga recebe o encontro na EM Yraídes Lobo Viana.
Em março, os locais serão Barra do Sahy (Costa Sul), no dia 12, na EM Henrique Tavares, e em Barequeçaba no dia 26, na EM Barequeçaba.
Abril está reservado para São Francisco e Cambury. A reunião no bairro São Francisco está marcada para o dia 9, no Clube dos Sete, já em Cambury, na Costa Sul, o encontro está previsto para o dia 23, na EM Cambury.
Em maio, os moradores de Juquehy recebem a reunião comunitária no dia 7, na EM Juquehy. Em seguida, no dia 21, é a vez do Canto do Mar, na Costa Norte. O encontro será realizado na EM Canto do Mar.
Maresias e Jaraguá recebem a reunião comunitária em junho, respectivamente nos dias 4 e 18. Na Costa Sul, o local será a EM Edileuza Brasil Soares e na Costa Norte, o Centro Comunitário do Jaraguá.
Encerrando o cronograma, os bairros de Boiçucanga, Topolândia e Enseada têm suas reuniões comunitárias previstas para o mês de julho, nos dias 2, 16 e 30, respectivamente. Em Boiçucanga o encontro será na EM Guiomar Aparecida. Na Topolândia, no Centro Comunitário, e na Enseada, a reunião será realizada na Escola Municipal do bairro.
A Prefeitura promoveu 52 reuniões comunitárias desde 2005, além dos encontros com moradores por meio das sociedades amigos de bairro. Tal iniciativa faz parte do projeto de governo participativo implantado pela administração municipal. (Fonte: PMSS)

Equipamentos de ambulantes são apreendidos na praia de Barequeçaba

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Divisão de Posturas da Secretaria da Fazenda, realizou na última quinta-feira (24/1) a apreensão de vários equipamentos pertencentes a ambulantes irregulares que atuavam na praia de Barequeçaba, localizada na região central da cidade. Dentre os materiais apreendidos estavam dois carrinhos, dezenas de cadeiras e vários guarda-sóis, entre outros.
Os fiscais também advertiram os ambulantes licenciados com relação a algumas irregularidades constatadas.
Já nesta sexta-feira (25/1), a fiscalização vistoriou as praias de Maresias e Paúba, localizadas na Costa Sul, onde apreendeu inúmeros óculos, chapéus e espetinhos de queijo. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (12) 3893.2357.
Artesãos – Os artesãos que atuam na praia de Juquehy, localizada na Costa Sul, foram transferidos para um novo espaço onde eles possam expor e vender os seus produtos. O local fica na rua Maurício Benedito Faustino, entre a praia e a avenida Mãe Bernarda. A medida foi adotada pela Prefeitura devido ao recebimento de várias reclamações por parte dos comerciantes e moradores, e também em função da periculosidade e falta de estética na avenida Mãe Bernarda, uma das principais avenidas do bairro. Neste local, o trânsito de veículos ficava prejudicado e os pedestres encontravam dificuldade para se locomover. (Fonte: PMSS)

Prefeitura adquire novo veículo para transporte de atletas

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), adquiriu no mês de dezembro de 2007 uma van para o transporte de atletas em campeonatos regionais, estaduais e nacionais.
O novo veículo do modelo Renault Máster, que se encontra em processo de padronização da pintura, passará a funcionar a partir de fevereiro, quando inicia o calendário de competições para diversas modalidades esportivas. “Assim como a construção e reformas de centros esportivos, essa aquisição faz parte da estruturação de São Sebastião, que visa oferecer boas condições de preparação e representação para os nossos atletas em outras localidades”, explica a secretária de Esportes, Raquel Buzi.
Além disso, a secretária contou que a Prefeitura fará a aquisição de um micro-ônibus com 23 lugares. Atualmente, São Sebastião possui equipes de competições nas modalidades de futebol, futsal, basquete, vôlei, judô, karatê, tae kwon do, natação, ginástica artística, xadrez, damas, surf, tênis de mesa. (Fonte: PMSS)

Prefeitura realiza série de estudos no aterro da Baleia, na Costa Sul

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), está realizando uma série de estudos no aterro da Baleia, localizado na praia da Baleia, na Costa Sul do município, para que a área seja considerada ambientalmente correta. A ação atende ao manual de áreas contaminadas da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), cujo trabalho foi iniciado logo após o encerramento, em 2005, das atividades de disposição final de resíduos.
“Após o encerramento de um aterro é preciso tomar uma série de providências para que o local não represente risco de contaminação”, explica a chefe de Divisão de Resíduos Sólidos, Letícia Theotonio. “Além das intervenções de obra civil foi preciso realizar o histórico de uma área que, por muitos anos, foi utilizada com procedimentos técnicos poucos claros”, acrescenta.
Nesta semana, técnicos da Universidade de Berlim, do Senai/Cetsam de Curitiba, da Faber Serviço Ltda e representantes da Prefeitura estiveram reunidos no local para a revisão final do segundo relatório de investigação detalhada, que deve ser entregue à Cetesb na próxima semana.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Teo Balieiro, a atividade de aterramento de resíduos terminou, mas a administração municipal continua investindo em duas frentes para a elaboração de um diagnóstico definitivo sobre o aterro e suas áreas de influência. “Executamos obras emergências onde triplicamos as drenagens antes inexistentes”, conta. “Cumprir prazos e dialogar com outras instâncias públicas envolvidas na recuperação do local é uma das nossas preocupações”, enfatiza Balieiro. Ele cita também que o modelo conceitual da investigação detalhada foi amplamente discutido com profissionais da Cetesb, em São Paulo, no mês de outubro de 2007. “Fomos até lá mostrar nossos dados e resultados, com isso conseguimos importantes orientações dos técnicos. Agora iremos apresentar o que realizamos após as considerações naquela reunião”, complementa Letícia.
A investigação detalhada ainda terá mais uma etapa, que vai ser realizada em período com maior índice pluviométrico porque as avaliações podem sofrer alterações de acordo com as intempéries.
A Prefeitura também realiza na área análise de risco à saúde humana. Após a conclusão das fases, o aterro da Baleia passará por mais uma bateria de obras e o trabalho será concluído com a instauração de procedimentos de monitoramento periódico da área. (Fonte: PMSS)

Prefeitura inicia Avaliação de Densidade Larvária no Morro do Abrigo
A proposta visa levantar o índice de infestação por Aedes aegypti nos bairros

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), deu início nesta sexta-feira (25/1), às atividades de Avaliação de Densidade Larvária (ADL), em busca do índice de infestação por Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, nos bairros do município. O primeiro a receber a equipe de agentes de combate à doença é o Morro do Abrigo, na região central da cidade. A expectativa é de que em uma semana, as cerca de 300 casas do local sejam visitadas.
De acordo com a Vigilância em Saúde da Sesau, o objetivo da ação é avaliar em um curto espaço de tempo o raio de maior concentração de larvas, os tipos existentes, bem como a identificação dos recipientes com a presença de larva do Aedes aegypti.
“A nossa intenção é terminar o Morro do Abrigo em uma semana e passar para outros bairros”, explica Randal Tavares, agente de saúde publica. Ele reitera que a participação da comunidade é essencial para o sucesso do trabalho dos agentes. No primeiro dia de visitas, grande parte dos moradores se mostraram receptivos e permitiram a entrada da equipe em suas residências, como é o caso da dona de casa Fátima de Souza. “Eu acho importante o trabalho deles, eu aqui em casa tomo todos os cuidados”, concluiu.
O resultado da busca dos agentes será analisado e posteriormente os dados serão computados num banco, que possibilitará à Secretaria de Saúde combater os focos nos lugares de maior incidência do mosquito. Este ano não foi confirmado nenhum caso da doença, apenas sete suspeitas. No ano passado, foram registrados 132 casos, 75% a menos do que 2006. (Fonte: PMSS)

Capitania dos Portos troca de comando

São Sebastião - Em cerimônia realizada na manhã da última sexta-feira (25/1), na sede da Marinha do Brasil de São Sebastião, a Capitania dos Portos realizou a troca de comando do setor.
O novo Capitão de Fragatas é Carlos Eduardo Pessoa Monteiro, que substitui Cláudio Viola, transferido para Brasília, no Distrito Federal.
Viola ficou dois anos à frente da Capitania dos Portos de São Sebastião, responsável pela fiscalização em 40 cidades do Estado. Já o novo capitão veio da região da Amazônia Ocidental e tem 27 anos de serviço militar.
A cerimônia contou com a participação de diversas autoridades, entre elas, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, e os secretários de Governo, Fazenda e Segurança Urbana, respectivamente, Thirso Júnior, Amin Nossabein e Erwin Mota. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara ACIU

Prefeitura pavimenta Estrada do Bairro do Camburi
Após diversas reuniões entre prefeitura, comunidade e órgãos ambientais, o benefício foi autorizado e a prefeitura iniciou as obras imediatamente

Ubatuba - A única estrada de acesso ao Bairro e à Praia do Camburi, no extremo norte do município, recebeu nesta semana um recapeamento que irá melhorar bastante o trânsito de turistas e moradores da região. O asfalto no bairro era uma reivindicação antiga dos moradores, que esbarrava nas leis ambientais por se tratar de uma área de preservação inserida no Parque Estadual da Serra do Mar. Após diversas reuniões entre prefeitura, comunidade e órgãos ambientais, o benefício foi autorizado e a prefeitura iniciou as obras imediatamente.
O prefeito Eduardo Cesar esteve no bairro nesta sexta-feira, 25 e afirmou estar muito feliz com mais esta conquista da comunidade. “Fico muito orgulhoso por saber que a luz elétrica chegou ao bairro durante a minha gestão, o que era uma luta de décadas desta comunidade. Agora, vencemos mais uma batalha, conseguindo proporcionar a moradores e turistas do Camburi, um acesso mais digno.”
Segundo o administrador da Regional Norte, José Roberto Junior, o acesso ao bairro era precário. A estrada estava muito ruim e agora, toda essa infra-estrutura vai gerar maior comodidade, não só para turistas, mas para os moradores que utilizam para diversas situações. Este investimento irá influenciar na economia da comunidade, uma vez que suas principais fontes de renda são o turismo e a pesca.”
Junior afirma ainda que existem estudos para a pavimentação de todo o bairro, por meio da Companhia de Desenvolvimento Agrícola (Codasp). “Nós estamos estudando a implantação de uma pavimentação ecologicamente correta para o bairro do Camburi, que trará ainda mais conforto para os moradores do bairro.” (Fonte: PMU)

“Passatempo nas férias” leva lazer e educação a crianças do Ipiranguinha
As crianças, de 6 a 14 anos, participaram de oficinas artísticas, culturais, científicas e esportivas

Ubatuba - As crianças do Bairro Ipiranguinha se divertiram a valer durante toda esta semana. Uma equipe de 14 monitores voluntários da Ong Passatempo, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba realizou uma semana de atividades lúdicas, recreativas e culturais, chamada “Passatempo de Férias”. Neste sábado, 26, a equipe se despede de Ubatuba, deixando saudades e gostinho de quero mais na criançada.
As crianças, de 6 a 14 anos, participaram de oficinas artísticas, como artes plásticas, origami, teatro e circo. Também foram abordados aspectos da cultura indígena, com objetos e brincadeiras. Na parte de esportes, os pequenos puderam participar de competições de “flag”, um tipo de futebol americano sem violência, além das Olimpíadas Malucas, basebol e atividades recreativas em geral.
O monitor Alexandre da Silva explica que o objetivo do projeto é levar lazer e recreação para as periferias de diferentes cidades. “Nós procuramos suprir uma falha que, geralmente, há nos bairros mais carentes. Em parceria com as prefeituras, conseguimos levar a essas crianças, um pouco mais do que descontração. Nós levamos carinho e amizade e recebemos tudo isso em dobro. Esta é a motivação que nos leva a prosseguir com este trabalho. As crianças nos proporcionam momentos únicos, difíceis de explicar em palavras.”
Segundo o secretário de Educação, Arnaldo da Silva Alves, o incentivo a projetos como este só traz benefícios ao município. “É um prazer para nós, abrir as portas para uma ONG séria como esta, que ocupa o tempo das crianças com atividades lúdicas e recreativas. O Passatempo nas Férias fortalece o vínculo dos alunos com a escola, afastando-os das ruas e de influências negativas. Só tenho a agradecer esta oportunidade e espero que o evento aconteça ano após ano.” (Fonte: PMU)

Prefeitura fomenta setor agrícola na região norte de Ubatuba

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), está realizado um trabalho de expansão da agricultura na região norte do município. Os agricultores do Camburi, Praia da Fazenda e Ubatumirim, que antes só produziam mandioca e banana, agora estão produzindo hortaliças diversas, como abobrinha, pepino, pimentão e outras. Outro detalhe interessante é o fato de utilizar técnicas de agricultura orgânica que, além de proporcionar alimentos mais saudáveis, ainda são ecologicamente corretas.
Segundo o engenheiro agrônomo da Smapa, Jefferson Castilho, a introdução de novas culturas representa diversas vantagens para o produtor e para o meio ambiente. “O consórcio de culturas, além de proporcionar maior diversidade e a possibilidade de resultados mais rápidos, ainda evita o cansaço da terra, provocado por monoculturas e protege contra pragas.”
As novas plantações que estão sendo desenvolvido pelos agricultores da região norte, em parceria com a Smapa, utiliza a adubação verde como sistema de enriquecimento da terra. Este processo consiste no plantio de leguminosas, como feijão de porco, mucuna preta e crotalária entre as hortaliças. Tais plantas têm a propriedade de repor o nitrogênio do solo, sem a necessidade da utilização de insumos agrícolas. Tal técnica já está sendo utilizada por grandes lavouras, pois reduz os gastos consideravelmente.
O projeto, elaborado pelo gerente de agricultura, Aparecido Cardoso e o engenheiro agrônomo, Jefferson Castilho, faz parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura, Pesca e Abastecimento. Segundo a secretária da Smapa, Valéria Gelli, o objetivo do projeto é proporcionar ao produtor, tecnologias sustentáveis, que gerem renda, com justiça social e preservação ambiental. “Estamos proporcionando subsídios aos produtores, para que eles cresçam economicamente, ao mesmo tempo em que preservam o meio ambiente.” (Fonte: PMU)

Dia de ação cultural em Ubatuba terá palestras e avaliações técnicas
Evento terá palestras gratuitas sobre projetos culturais e leis de incentivo a cultura; músicos poderão passar por avaliações técnicas visando oportunidades de trabalho

Ubatuba - Nesta segunda-feira, 28, artistas de Ubatuba terão a oportunidade de participar de uma ação cultural que tem como objetivo criar uma rede de relacionamentos entre os profissionais de música da região e fomentar a cultura nos municípios. Durante todo o dia, das 9 às 18 horas, no Hotel Dellamares, diretores da CCB – Cooperativa Cultural Brasileira estarão ministrando palestras e fazendo avaliações técnicas dos músicos da cidade interessados em trabalhar em novos projetos culturais.
Segundo Gracita Brandão, uma das responsáveis pelo evento, na parte da manhã, serão três palestras abertas a todos os artistas, sejam eles da área da música, do teatro, das artes plásticas, do artesanato, entre outras. A primeira palestra será sobre Elaboração de projetos e leis de incentivo, por Marília de Lima. A diretora do CCB irá abordar a produção e formatação de projetos culturais; técnicas de planejamento, gerenciamento e desenvolvimento de projetos e leis de incentivo à cultura.
A segunda palestra terá como tema A força do Cooperativismo e será ministrada por Iradélia Reis, que é gestora de cooperativismo e coordenadora do departamento de integração da CCB. Ela irá enfocar os benefícios de ser artista cooperado, como a oportunidade de regularizar/formalizar seus serviços prestados sem ter que passar pela burocracia de abrir sua própria empresa. E por fim, a palestra com o presidente da CCB, Cassiano Rodrigues, sobre como fazer da CCB uma ferramenta de trabalho.
Avaliação técnica - A tarde será reservada para os profissionais da música. Serão feitas avaliações técnicas (entrevistas e testes) que serão aplicadas pela equipe e clientes da CCB. Os diretores avisam para os músicos levarem seus instrumentos, caso seja possível. O objetivo desta avaliação, segundo os diretores, é saber qual a qualificação técnica de cada artista para depois direcioná-lo melhor para as oportunidades de trabalho e projetos culturais.
Toda a programação é gratuita e aberta a todos os interessados. O Hotel Dellamares fica na avenida Abreu Sodré, no Perequê-Açu, logo depois do Terminal Turístico. O dia de ação cultural estará sendo realizado em sete cidades simultaneamente: Ubatuba, Tatuí, Bauru, Presidente Prudente, Itapeva, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. (Fonte: PMU)

Matrículas das escolinhas de esporte da Prefeitura começam dia 11

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba informa que o período de renovação de matrículas para as Escolinhas de Esporte da secretaria municipal de Esporte e Lazer acontecerá entre os dias 11 e 18 de fevereiro. Os alunos que participaram de atividades em 2007 devem comparecer ao Ginásio de Esportes Tubão, durante este período, das 9h às 17h.
Quem pretende se inscrever pela primeira vez nas Escolinhas de Esporte deverá comparecer ao Tubão entre os dias 18 e 22 de fevereiro, no mesmo horário.
As Escolinhas de Esporte da Prefeitura de Ubatuba retomam as atividades no dia 3 de março. (Fonte: PMU)


SEMANA DE 25/01 A 31/01/2008
Cine Porto. 3833 2066

"ENCANTADA"
Comédia!!!! Dublado !!!!!
Ás 14:00 hs -16:00 hs.

" EU SOU A LENDA "
Ficção Científica !!!!!!!
C/ Will Smith e Alice Braga!!!!!
Ás 18:00 hs -20:00 hs -22:00 hs.

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Chico Lopes

Quando Chico Lopes
apelidado bicho-do-mato
andou por São Paulo
ficou muito admirado
do gigantismo dos edifícios
mais altos do que os jatobás
e da profusão de macaquinhos
entrevistos pelas janelas
e se perguntou: Céus,
quem curará as feridas
feitas por estes arranhá-céus?

 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Turista Indignado

Estive em Ubatuba neste feriado de 25/01/2008 e é um abuso o que os comerciantes fazem com o turista. Diversos estabelecimentos comerciais alegam que o "BANHEIRO ESTA QUEBRADO", e os locais que tem o banheiro disponível cobram pelo uso.
E os quiosques então? Ubatuba não tem rede de esgoto nem mesmo nas principais avenidas? Um quiosque na praia eu entendo que seja mais difícil ter um banheiro sem poluir, mas e um na Avenida da praia do Itaguaí? O que impede ter banheiro? Não tem rede de esgoto na rua?
O turista é tratado igual um palhaço, ouvindo coisas impensáveis, implorando para ir ao banheiro.
Acredito ser justo, um comerciante cobrar pelo uso do banheiro, quando nao forem seus clientes, e até entendo o argumento de alguns, dizendo que não tem banheiro na rua, e sao os únicos por perto, e se liberarem o uso, não vencem limpar e abastecer o banheiro, e quando seus clientes vão utilizar está sujo, mas e os outros?
Onde esta a vigilância sanitária e a lei da obrigatoriedade dos banheiros em estabelecimentos comerciais para uso dos clientes?
Desculpe-me, mas estou indignado.
É uma vergonha e uma tristeza, pois nao volto mais a Ubatuba para ser humilhado e destratado.

Marcos Marques
via e-mail

Sinais

O Título deste texto não tem nada a ver com o bom filme estrelado por Mel Gibson (dono de uma das fazendas visitadas por ETs que faziam em suas plantações, desenhos geométricos e incógnitos de grandes proporções, derrubando milimetricamente milhares de pés de milho. Sinais... Os sinais aos que pretendo me referir são os que justificaram e ampararam a fundação da COMTUR, a aproximadamente 15 longos (e desperdiçados) anos. É verdade que as crises, provocam e exigem soluções. Naquela época, fomos assediados por um crescente número de ônibus de turismo de um dia (chegamos a contar 396 deles com um total aproximado de 15.000 pessoas), que insistiam em chegar nas madrugadas dos domingos espalhando pessoas por toda parte e, recolher-se parte no Terminal do Perequê Açú ( construído para receber apenas 40 ônibus) e, parte (a grande maioria), orientada por fiscais da prefeitura ( alguns até de bom grado, acreditam?) em um Camping particular, na mesma praia, que oferecia "banho e privada" a preços módicos, sem que tivesse qualquer instalação própria ou adequada para tanto. Assim, a primeira descarga puxada pela cordinha (ensebada) era o sinal para que o esgoto transbordasse e, aflorado, suas fétidas águas, céleres, rumassem em direção ao mar! Dentro dos domínios, do tal Camping, reinavam, autorizados pelo "dono" do local e com exclusividade, mediante, é claro, a uma pequena contribuição pecuniária ( e muito longe da fiscalização sanitária) inúmeros carrinhos de bebidas variadas (da branquinha purinha à loirinha quase gelada) lanches, milho e pamonhas, bolos, doces e demais produções de salmonelas, as já "famosas", butiques azuis, com suas quinquilharias paraguaias. Uma simbiose! Um paraíso?! O Cenário não era nada diferente no Terminal. Estes tais 400 ônibus, retornavam praticamente juntos, no final das tardes dos domingos, e para vencer as 54 lombadas existentes na época até Caraguá, formavam uma fila interminável e intransponível, que afugentaram todos os turistas e veranistas que pretendiam vir passar o final de semana em Ubatuba. As taxas de ocupação despencaram junto com o faturamento de todo o comércio (aquele comércio legalmente estabelecido; não os clandestinos que sempre estão sob lei de Gerson! ) Esta condição insustentável e, a proposta de planejar o crescimento ordenado da atividade turística, provocaram inúmeras reuniões com o prefeito José Nélio que redundaram na idéia e criação da COMTUR. Seus parâmetros e preceitos básicos foram "copiados" da experiência de sucesso comprovado da COMTUR de Santa Catarina. Alguns bem intencionados hoteleiros, restauranteiros e comerciantes, dispuseram-se (sem remuneração alguma) a investir nela tempo, fosfato, materiais e trabalho duro (e, porque não, perigoso?). Os escassos recursos (vindos da integralização de alguns, pois a majoritária Prefeitura só o faria muitos anos depois) nunca eram suficientes para o mínimo. O mínimo para dar "partida" na realizadora de "sonhos" Destes primeiros passos para contenção daquele caos, planejou-se a ZIT ( Zona de Interesse Turístico), onde se aplicaria a cobrança de estacionamento, mediante contra prestação de serviços. Inicialmente ofereceríamos primeiros socorros/seguros/sanitários/chuveiros etc. Em um segundo momento urbanização e demais serviços. Tínhamos em vista um bom parceiro, uma instituição bancária que ofereceria recursos iniciais em troca da administração financeira e, do recebimento dos tickets. Transparência! Eram bons sinais! O que deu errado? Absolutamente nada!!! O Erro maior foi que, mesmo naquelas dificílimas condições, ela ( COMTUR) daria certo! Isso mesmo. Uma "coisa" que daria certo. Esta condição produziria resultados satisfatórios. Resultados que só não interessariam (como sempre) a aqueles que nada fazem e, nada sabem fazer. Temos estoques deles. Aqueles narcisos que se escondem por de trás de palavras escusas, da inveja incontrolável e,do maldizer. São inertes, chupins e incompetentes. Deste ponto da historia, todos os sucessores da COMTUR, que dela participaram, poderão facilmente, continuar este texto. Continuar a escrever esta história. Poderão também escreve-lá seus detratores e algozes. Porque não? Só se lhes faltar informações ou mesmo coragem! No silêncio, um dia eu em conto tudo! Tim tim, por tim tim. Bom, nesta curtíssima temporada 2008, que já se finda, também vejo os SINAIS. Sinais que trazem a luz e mostram o que somos agora. Sinais de como vivemos e do que estamos nos dispondo a sofrer e aceitar, por "uns poucos dinheiros". O comportamento tresloucado, mal educado e sem respeito pela nossa cidade e por nossa população de uma grande parcela que nos visita é o reflexo e a resultante daquilo que nos permitimos. São Sinais. Maus sinais!!! Sinais claros do que estamos desenhando na plantação do nosso futuro. Serão estes, os Sinais que deixaremos marcados para serem vistos das alturas, para os filhos desta terra que amamos? Serão estes os sinais que deixaremos como herança? São muitos os sinais. Façamos os nossos sinais. Coragem! Deixem suas marcas. Façam os seus sinais!

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

A irresponsabilidade continua 2 (continuação...)

Apesar do que já foi exaustivamente exposto na mídia sobre a ilegalidade da concessão de bens públicos para proveito de particulares, como é o caso do estacionamento rotativo Zona Azul, da praia do Tenório, já mencionado em matéria anterior ("A irresponsabilidade continua...").
Agora o próprio jornal oficial da Prefeitura Municipal de Ubatuba, "A Cidade", em seu número de 26 de janeiro de 2008, à página 02, divulga a matéria sobre "Guardadores de carros estão fazendo mal uso de licença". Apesar disso, o Secretário de segurança continua a doar o uso para terceiros sem respaldo legal. Como se não bastasse, o mesmo, desacata, ameaçando cidadão e eleitor que critica a imoralidade e ilegalidade de sua ação.
A atitude do prefeito e de seu secretário de segurança é de continuar ostensivamente a desrespeitar a legislação, em expressa falta de respeito aos cidadãos, dispondo de um bem público (estacionamento público Zona Azul) como se fosse de sua propriedade.
Não resta, pois, alternativa, até que chegue a outubro de 2008, a se recorrer à via judicial, para que, na Justiça, o prefeito e seu secretário de segurança, respeitem a Lei, já que não respeitam à população, eleitores, a quem têm que prestar contas.

Elias Penteado Leopoldo Guerra
Ubatuba, SP

Feriados Prolongados, Ano Letivo Versus Turismo

Freqüentemente vemos e ouvimos “Gênios” da economia, na maioria, aqueles que apoiaram os planos: Cruzado, Bresser, Verão, Collor etc.se oporem aos Feriados, demonstrando o “prejuízo” da indústria, comércio e conseqüentemente a Nação.
Não acredito que estes “Gênios” considerem a compensação, a outra industria, a do Turismo e Lazer que são as que mais empregam, e que geram também riquezas.
Este balanço, considerando-se que as pessoas necessitam de lazer e que após voltam com uma produtividade revigorada não deve causar os danos que dizem.
Por outro lado, temos o calendário escolar, são quatro distintos, Escola Particular, Estado, Faculdades e Vestibulandos.Cada qual com seu calendário e sem se ater aos problemas das famílias.
O exemplo agora é a volta à escola da Rede particular no dia 28, tendo o Carnaval em seguida.
Como faz uma família para gozar suas férias? O marido tem um período, a esposa outro, cada filho sai e volta da escola em períodos distintos. Equação difícil.
Já passou da hora das autoridades perceberem a necessidade de um calendário único, sempre preocupado com os feriados prolongados, dando a famosa emendada para favorecer o outro lado não menos importante.
Passou da hora também destes “Gênios” pararem de falar bobagens.

Fernando Pedreira
Ubatuba, SP

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Por do Sol em Picinguaba © Elcio Constantino

Por do Sol em Picinguaba
© Elcio Constantino

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor