Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 08 de Fevereiro de 2008 - Nº 1912 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região

Caraguatatuba
Caraguá coleta 175 toneladas de lixo no carnaval
Associação de Combate ao Câncer realiza Mega Bazar neste sábado 9
Banco de Alimentos poderá ser inaugurado até o início de março em Caraguá
Caraguá terá “Carnaval da Ressaca” com baile popular na Avenida da Praia
Carnaval lota praças de norte a sul de Caraguá
Defesa Civil de Caraguá não tem ocorrências com as chuvas
Liga das Escolas de Samba elogia carnaval de Caraguá
Profissionais dos Centros de Educação Infantil participam de palestra motivacional
Seleção de atores para “A Paixão de Cristo” acontece na FUNDACC nesta sexta-feira
Fase classificatória do Festival de Natação acontecerá em Caraguá


Ilhabela
Fiscalização Municipal apreende produtos irregulares no Perequê
Primeira sessão ordinária de 2008 foi realizada ontem

São Sebastião
Atendimento da Polícia Civil em Boiçucanga será transferido para Estrada do Cascalho
Centro de Zoonoses dispõe de cães para adoção
Setor de reciclagem de São Sebastião terá ação conjunta para desenvolvimento
Ministério do Turismo vai liberar R$ 1 milhão para investimentos em São Sebastião
PAT cadastra pessoas com deficiências para atuar no mercado de trabalho
Plantões da Prefeitura nas trilhas de acesso à Praia Brava são tranqüilos durante o Carnaval
Pontal da Cruz recebe a 1ª Reunião Comunitária do ano na próxima quarta-feira
Prefeitura apreende mais de 5 mil produtos nas férias de verão
Prefeitura fiscaliza deposição correta de lixo nos comércios do Centro Histórico
Prefeitura pleiteia verba de R$ 780 mil junto a Petrobras
Procon dá dicas sobre aquisição de material escolar
Turistas encontram tartaruga marinha morta em Barequeçaba

Ubatuba
Movimento de Carnaval em Ubatuba foi abaixo do esperado
Nota de Pesar
Solicitação ACIU
Agência Ambiental Unificada é inaugurada em Ubatuba
Fiscalização apreende mais de mil itens de bebidas vendidas irregularmente
Professores de Ubatuba participam de aula inaugural
Estufa II recebe a Caravana da Saúde
Fundart abre inscrições para curso de Ballet
Navio Island Escape volta à Ubatuba na próxima semana
Jogos Regionais do Idoso acontecem em Ubatuba de 26 a 30 de março


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

 



Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá coleta 175 toneladas de lixo no carnaval

Caraguatatuba -   A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, recolheu neste carnaval 175 toneladas de lixo. Número abaixo do esperado.
De acordo com o secretário Roberti Costa, eram aguardadas cerca de 350 mil pessoas durante todo o feriado, mas aproximadamente 220mil desceram a serra para esses quatro dias de festa.
Durante o carnaval, foram feitos os trabalhos de rotina. Desde às 4h30 já eram visto homens nas ruas fazendo a limpeza. O secretário disse que 12 carretas levarão o lixo até o Aterro Sanitário de Santa Isabel nesta quarta-feira.
Os funcionários da Secretaria de Serviços Públicos tiveram muito trabalho nos últimos dias de 2007 e no início do ano em Caraguá. Cerca de 460 toneladas em média de lixo foram recolhidas do natal até o reveillon, batendo recorde de coleta. Segundo Costa, mais de 600 mil pessoas estiveram na cidade.(Fonte: PMC)

Associação de Combate ao Câncer realiza Mega Bazar neste sábado 9

Caraguatatuba -   A ACCC – Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba realiza neste sábado, 9 de fevereiro, o primeiro evento beneficente da entidade em 2008. O Mega Bazar da associação acontecerá das 14h às 18h.
A instituição conta atualmente com 212 pacientes de Caraguá cadastrados, e sobrevive com a participação da sociedade local e de visitantes, com doação de dinheiro e participação em eventos promovidos pela ACCC.
O trabalho voluntário da entidade é constituído por ações como bingos, jantares, gincanas, passeatas, palestras e eventos, como o Mega Bazar que acontece neste fim-de-semana.
A ACCC atende todos os pacientes cadastrados com receitas médicas, exames laboratoriais, alimentos, fraldas, cadeiras-de-rodas, camas hospitalares, colchões especiais, além de acompanhar e orientar nos direitos sobre benefícios.
Na sede da entidade estão à disposição para conferência, os livros de registros. O lema da Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba é “Uma Luta a Favor da Vida”. Vale à pena participar e ajudar aqueles que precisam. Ajude a ACCC a combater o câncer em Caraguatatuba. Participe do Bazar. A entidade fica na avenida Maranhão nº 107, no Jardim Primavera. (Fonte: PMC)

Banco de Alimentos poderá ser inaugurado até o início de março em Caraguá

Caraguatatuba -   Em breve Caraguatatuba terá o primeiro Banco de Alimentos de toda a região. A iniciativa é da Prefeitura de Caraguatatuba, com coordenação da Secretaria de Assistência Social, por meio do CRESANS – Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.
O Banco é uma instituição pública, sem fins lucrativos, gerida por um Conselho Gestor, formado por representantes do poder público, empresários, entidades e organizações sociais.
O órgão, que está em fase de finalização de sua sede, com previsão de inauguração para o início de março, terá como principal objetivo arrecadar alimentos, os quais serão distribuídos a entidades e associações que prestam atendimento a pessoas em situação de risco alimentar, ou seja, que não tenham condições de garantir seu direito básico à alimentação.
O Banco de Alimentos é uma rede solidária e organizada de combate à fome, integrante do programa de Segurança Alimentar de Caraguatatuba, que foi criado em 2006 e põe em prática as políticas públicas do “Fome Zero”.
Segundo o responsável pela implantação deste novo projeto em Caraguá, Marcos Jacinto, o órgão funcionará por meio de campanhas de arrecadação e de doadores fixos e periódicos, chamados sócio-doadores. Os alimentos doados serão selecionados, classificados, avaliados e distribuídos gratuitamente a entidades e organizações sociais. Conforme explicou Jacinto, “os beneficiados ou credores, para receberem essas doações, deverão ser entidades que obedeçam a rigorosos critérios técnicos e que tenham idoneidade comprovada. Portanto, o Banco de Alimentos funcionará como um local onde os colaboradores depositarão suas doações, que deverão ser retiradas pelos credores”, finalizou.(Fonte: PMC)

Caraguá terá “Carnaval da Ressaca” com baile popular na Avenida da Praia nesta sexta-feira 8

Caraguatatuba -   Caraguá dará nesta sexta-feira, 8 de fevereiro, mais uma oportunidade para os “foliões de plantão” se despedirem do Carnaval 2008, que terminou oficialmente na última terça-feira 5.
Na Praça de Eventos da Avenida da Praia, acontecerá a partir das 21h, o “Carnaval da Ressaca”, organizado pela Opção Eventos (que realizou durante todo o mês de janeiro o Super Verão Caraguá, com artistas de renome da música popular brasileira), com o apoio da Prefeitura Municipal.
O baile popular será aberto ao público, que poderá curtir o melhor do axé music, marchinhas e pop rock, com o som da Banda Areia, que animou todas as noites do Carnaval 2008 na Avenida da Praia, lotando todas as noites a Praça de Eventos.
No sábado, também na estrutura do Super Verão Caraguá, turistas e moradores poderão curtir dois shows sertanejos, sendo o primeiro com a dupla Marcos Paiva e Mariel, da região de Campinas, e em seguida com João Marcos e Juliano.
Segundo Wagner Blásio, responsável pela Opção Eventos, a dupla de Caraguá será lançada pelo Super Verão em outros eventos importantes como as festas de Barretos e de Americana, e ainda a Fapija, que acontece em Jacareí no mês de julho. “A dupla João Marcos e Juliano é muito boa e merece uma oportunidade de mostrar seu trabalho fora da cidade, e por isso nos empenharemos para dar essa força”, explicou Blasio.
Os shows sertanejos neste sábado, 9 de fevereiro, acontecerão a partir das 21h, e no domingo haverá som ambiente na Praça de Eventos, encerrando o evento com saldo positivo em Caraguá. Compareça e prestigie. A entrada é franca!(Fonte: PMC)

Carnaval lota praças de norte a sul de Caraguá

Caraguatatuba -   Os quatro dias de Carnaval foram de muita animação em Caraguatatuba. Mesmo com um número de turistas inferior do que o esperado, blocos e escolas de sambas fizeram a alegria dos foliões que compareceram de norte a sul do município, para se divertirem com a festa popular. O Carnaval de Antigamente também foi opção de diversão para quem escolheu o município para curtir a festa.
A expectativa era de que 350 mil turistas visitassem a cidade, porém cerca de 220 mil pessoas vieram passar o carnaval em Caraguá. De acordo com a Secretaria de Turismo, o Carnaval aconteceu no início do mês e próximo ao feriado da cidade de São Paulo, além da previsão do tempo que foi de chuva quase todos os dias, isso fez com que o turista não escolhesse o litoral para passar o feriado prolongado. Mesmo assim os locais onde aconteceram os eventos ficaram lotados.
Caraguá teve uma programação intensa de atrações durante o feriado prolongado. Na região central aconteceu desfile dos blocos das Piranhas e do Urso, e na segunda-feira desfilaram os blocos de enredo Mascara Negra, Os malandros e as Melindrosas, Lobão, Independentes do Litoral e Unidos do Samba.
No bairro Massaguaçu, os foliões se divertiram durante todos os dias com o Bloco Devotos da Cheirosa. Houve também baile popular na avenida Maria Carlota, e na região central, na Praça de Eventos, com animação da Banda Areia, na arena do Super Verão Caraguá.
O Carnaval de Antigamente teve a animação da banda Saca Rolha no Massaguaçu; no bairro Porto Novo quem fez a festa foi a banda Feira Livre e no travessão a animação ficou por conta da banda Fator RH, e na Praça Cândido Mota, os foliões dançaram as marchinhas ao som da New Band. A criançada também pôde se divertir com a Matinê do Carnaval de antigamente animada pela New Band, que aconteceu na Praça Cândido Mota.Todos promovidos pela FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo.(Fonte: PMC)

Defesa Civil de Caraguá não tem ocorrências com as chuvas

Caraguatatuba -   A Defesa Civil de Caraguá informou que não houve ocorrência nos dias de chuvas que fizeram nesta semana. De acordo com o setor, tudo correu dentro da normalidade e não houve chamado para assistência.
“Graças a Deus nesses dias de chuvas tudo foi tranqüilo, o nível de água ficou dentro da normalidade. Esperamos que continue assim”, disse a presidente da Defesa Civil, Cláudia Ruiz.
Na sexta-feira, dia 1º de fevereiro, o gerente do TEBAR (Terminal Almirante Barroso - Transpetro), Giovani Cavalcanti Paiva, entregou oficialmente ao prefeito José Pereira de Aguilar um carro Pick-up Mitsubishi 0 km doado pela Petrobras, que foi repassado para a Defesa Civil, com o objetivo de ajudar nos trabalhos de apoio à população.
Segundo Cláudia Ruiz o automóvel chegou em boa hora, pois o carro irá ajudar nos trabalhos mais leves e a Toyota, já existente, ficará para os trabalhos mais pesados.(Fonte: PMC)

Liga das Escolas de Samba elogia carnaval de Caraguá

Caraguatatuba -   A Liga das Escolas de Samba de Caraguatatuba avaliou o Carnaval de Caraguá e considerou que a festa carnavalesca este ano foi positiva e considerada, pelos presidentes de blocos filiados a liga, como melhor que no ano passado. “Alcançamos o nosso objetivo que foi de entrar na avenida de forma organizada e tivemos interesse de blocos novos e isso colaborou muito para o sucesso do carnaval. Sabemos que tivemos falha e iremos melhor no próximo ano. Os novos carnavalescos já estão trazendo os seus trabalhos sociais para a liga” disse a presidente da Liga das Escolas de Samba, Erzuíla de Araújo Souza, mais conhecida como Dona Zu.
Segundo a presidente, a liga está reativada há apenas dois anos depois de 8 parada e está em fase de reestruturação, porém o carnaval foi muito positivo. “Todos os blocos ligados à liga tinham cerca de 300 componentes e a avenida estava lotada de pessoas que vieram à Praça de Eventos especialmente para ver o desfile. Os blocos novos, como a Máscara Negra, Malandros e Melindrosas e o Lobão, que é formado pelas comunidades do Casa Branca e Rio do Ouro, vieram fortalecer a liga, além dos blocos Unidos do Samba e Independentes do Litoral já existentes”, disse.
Dona Zu informou também que presidentes de Blocos já estão pensando no Carnaval do ano que vem, e a Liga tem como objetivo desenvolver projetos sociais com as comunidades. “Os presidentes dos blocos estão à procura de pessoas que ajudem nos trabalhos sociais com suas comunidades. Há cerca de um ano conseguimos uma parceria com a FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e estamos desenvolvendo diversos projetos no Morro do Chocolate e região, um trabalho que já vinha sendo feito pelo bloco Unidos do samba”, disse e acrescentou ainda que “este ano o bloco levou para a avenida a bateria e uma ala com crianças treinadas na comunidade, os pais foram ver o desfile e adoraram a festa. Nós vamos procurar fazer um trabalho social com as nossas comunidades, através do samba e do carnaval”, completou dona Zu.
O desfile das escolas de Samba teve apoio da Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Turismo e também de diversos colaboradores, segundo a liga das Escolas.(Fonte: PMC)

Profissionais dos Centros de Educação Infantil de Caraguá participam de palestra motivacional

Caraguatatuba -   A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, em parceria com o Instituto Mamulengo Social, realizou na quinta-feira, dia 7, no Teatro Mário Covas, uma palestra motivacional voltada aos mais de 400 profissionais que atuam nos CEIs (Centros de Educação Infantil) da cidade.
Por meio da Secretaria da Educação, o Instituto Mamulengo preparou o I Encontro Técnico do ano, direcionado à motivação dos funcionários. A palestra intitulada “A Escolha é Minha!” foi ministrada por Marli Barros, especialista em Psicologia Organizacional e professora universitária.
Durante a palestra, a psicóloga conversou, dentre outros assuntos, sobre como obter satisfação pessoal, superação de limites, o lado positivo das dúvidas e a importância da humildade. Ela também envolveu o público com dinâmicas, filmes, danças e música.
Giam Carlos Germiniane, assistente administrativo na sede do Instituto em Caraguá, disse que essa interatividade da palestrante foi muito interessante e cativou a atenção de todos. Germiniane comentou também que todos os funcionários gostaram muito da palestra e tiveram a auto-estima renovada. “Os vigias, as cozinheiras, enfim todos puderam entender que também são educadores e muito importantes no universo escolar”.
A secretária da educação, Silmara Selma Mattiazzo Bollognini, responsável pela idealização da palestra, comentou que o objetivo da palestra foi atingido. “A Secretaria da Educação e o Instituto Mamulengo querem que cada funcionário, independente do cargo, tenha suas potencialidades exploradas ao máximo e seja valorizado, especialmente como ser humano”. Segundo a secretária, todos os que fazem parte do processo educacional são educadores e merecem ser respeitados.(Fonte: PMC)

Seleção de atores para “A Paixão de Cristo” acontece na FUNDACC nesta sexta-feira 8

Caraguatatuba -   A FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e a Prefeitura de Caraguatatuba, com o apoio da Igreja Matriz de Santo Antônio, estão abrindo teste de elenco para a produção do espetáculo teatral “A Paixão de Cristo”, que será apresentada na Praça de Eventos, na Avenida da Praia, no dia 21 de março (sexta-feira). As inscrições devem ser feitas a partir desta segunda-feira, 28 de janeiro, em horário comercial, na recepção da FUNDACC. A direção geral será de Adbaílson Cuba e a coordenadora de dança, Cristina Neves assinará a preparação corporal do elenco. A produção conta também com o apoio de Sibele Schimidt, da paróquia Santo Antônio, e do padre Marcos, que atualmente que está atualmente à frente da Igreja Matriz.
Segundo o coordenador da área de Teatro da FUNDACC e responsável pela direção do espetáculo, Adbaílson Cuba, não é necessário ter experiência em teatro para fazer o teste. “Queremos pessoas de todas as idades, com ou sem experiência em teatro, porque A Paixão de Cristo é composta por um elenco de 150 pessoas, sendo que 23 atores terão papéis principais. O pessoal que quiser participar desta montagem, que será a maior produção que a FUNDACC está fazendo até hoje, deverá vir à Fundação para se inscrever e retirar uma cópia do texto, que deverá estar decorado até o dia do teste”, explicou Cuba, que dirigiu em 2006 e 2007, respectivamente, “A Rosa de Cabriúna” e “O Pequeno Príncipe”. É importante destacar que os atores que participaram dessas duas produções citadas, também fizeram testes de elenco, como este que a FUNDACC está abrindo agora para “A Paixão de Cristo”.
De acordo com a FUNDACC, o texto deverá ser retirado a partir do dia 28 de janeiro e o teste de elenco será realizado no dia 8 de fevereiro (sexta-feira), a partir das 15h, no auditório da FUNDACC, que fica na rua Santa Cruz nº 395, no Centro de Caraguá. Participe!(Fonte: PMC)

Fase classificatória do Festival de Natação acontecerá em Caraguá

Caraguatatuba -   Estão abertas as inscrições para o IX Festival Aberto de Natação Peixinhos e Golfinhos, Troféu “Água Mineral Passa Quatro”, que terá a fase local na piscina da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, no dia 1º de março. Na semana seguinte, 8 de março, Cruzeiro receberá a final.
As fichas para inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura (www.caraguatatuba.sp.gov.br) e também pode ser feita na própria SECER, até o dia 26 de fevereiro.
Além de Caraguá, as cidades de São José dos Campos, Jacareí, Suzano, Mogi das Cruzes, Taubaté e Cruzeiro também serão sedes da fase classificatória.
O Festival “Peixinhos e Golfinhos” tem como finalidade promover e difundir a prática da natação para a comunidade da região, já que todas as crianças de 7 a 14 anos podem participar em até duas provas individuais e dentro de sua categoria.
De acordo com a SECER, uma das organizadoras do evento, mais de 300 atletas de todo o Litoral Norte estarão em Caraguatatuba competindo na primeira fase, nos nados: livre, costas, peito e borboleta.(Fonte: PMC)

 

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

 
Fiscalização Municipal apreende produtos irregulares no Perequê

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Divisão de Fiscalização Municipal, apreendeu na última quinta-feira, 7, a quantia de 38 litros de um produto com características de “mel”. A apreensão aconteceu no bairro do Perequê, região central da cidade.
De acordo com a Fiscalização, o produto estava sendo comercializado por um vendedor oriundo de Minas Gerais. Segundo o diretor Ronaldo Alves de Sousa, diversos litros de bebidas foram reutilizados para envazamento do líquido, “contrariando as normas da Legislação Sanitária, além do mesmo não possuir licença para a comercialização”, explicou o diretor, ressaltando que o produto será inutilizado, conforme determina o Código de Posturas.
A Divisão de Fiscalização Municipal de Ilhabela alerta a população para que não adquira estes produtos, pois não existe procedência nem registro dos órgãos fiscalizadores da Saúde, além das condições precárias em que são envazados.
"A ação dos fiscais é mais que positiva. Coibir este tipo de comércio é mostrar que estamos preocupados com o melhoramento da qualidade de vida da população, é o nosso dever”, ressaltou o prefeito Manoel Marcos.(Fonte: PMI)

Primeira sessão ordinária de 2008 foi realizada ontem

Ilhabela - A primeira sessão ordinária de 2008 realizada, na noite de ontem (07/02), pela Câmara Municipal de Ilhabela contou com a leitura de 66 ofícios enviados pelo Executivo, um deles apresentando o Projeto de Lei 10/2008 de sua autoria.
A proposta do Executivo dispõe sobre normas gerais conferindo tratamento diferenciado e favorecido às micro empresas e empresas de pequeno porte no município.
Diversos benefícios poderão ser trazidos com a aprovação desta Lei, como a formalização de novas empresas, geração de postos de trabalho, aumento da base arrecadatória do município. A Lei também poderá trazer soluções que assolam os pequenos negócios como o excesso de burocracia e tributação e pouco acesso à inovação e ao crédito.
Outra propositura apresentada na sessão de ontem foi o PL 04/2008, de autoria da Mesa Diretora do Legislativo, que concede reposição salarial aos servidores da Câmara Municipal. Na Ordem do Dia não houve matérias a serem votadas.(Fonte: PMI)
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Atendimento da Polícia Civil em Boiçucanga será transferido para Estrada do Cascalho

São Sebastião -  O atendimento do 2º Distrito Policial de São Sebastião, que é realizado em Boiçucanga, na Costa Sul do município, será transferido até meados de março para o prédio onde funciona a Unidade de Saúde do bairro, que fica na Estrada do Cascalho. A informação foi transmitida pelo prefeito Dr. Juan Garcia durante reunião do Conselho de Segurança (Conseg) da Costa Sul, realizada na última quinta-feira (7/2), na praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga.
O primeiro encontro de 2008 foi agendado para debater os resultados estatísticos da Operação Verão, desenvolvida pelas Polícias Militar e Civil, e questões de interesse da população. A reunião também contou com a presença do delegado do 2º DP, Múcio Mattos Monteiro, do tenente do Pelotão da PM em Boiçucanga, Daniel Lemes Garcia, do secretário de Meio Ambiente, Teo Balieiro, do engenheiro da Subprefeitura da Costa Sul, Augusto Terada, de representantes das Sociedade Amigos e comunidade em geral.
Na ocasião, o prefeito ressaltou que a administração municipal tem investido bastante na área de segurança com o objetivo de colaborar na diminuição dos índices de criminalidade em São Sebastião. Ele citou como exemplo a instalação de 33 câmeras de monitoramento nas áreas central e norte do município, sendo que a Costa sul deve receber, em breve, a implantação de antenas para transmitir os dados captados na região para o Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), que fica no Paço Municipal.
Além disso, o prefeito destacou a quantidade de luminárias que foram colocadas ao longo do município e a criação da Guarda Civil Municipal (GCM), com previsão para entrar em operação até meados de abril.
Durante a reunião, temas referentes a coleta de lixo, situação de lixeiras, fiscalização de posturas, Centro de Controle de Zoonoses, operação caça-esgoto, demolições, dentre outros, também foram abordados pelos presentes.
A representante da Sociedade Amigos de Barra do Una (Sabu), Rosana Lobo, agradeceu à Prefeitura e autoridades a ação de combate aos ônibus de excursão que entravam irregularmente no bairro, causando problemas aos moradores e turistas.(Fonte: PMSS)

Centro de Zoonoses dispõe de cães para adoção

São Sebastião -  O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São Sebastião informa que dispõe de cães para adoção. Os animais, de raças variadas, são provenientes de apreensões nas ruas, sendo todos vacinados e castrados.
Os interessados em adotar um “cãozinho”, podem procurar o CCZ, que fica à Av. Dario Leite Carrijo, 2598, no bairro do Jaraguá, na Costa Norte, munidos de RG, CPF e comprovante de residência.
Antes de levar o animal, o interessado passa por uma entrevista para avaliar se possui perfil para adotá-lo. De acordo com informações da chefe da Divisão do CCZ, Carolina Capitani, o centro resolveu adotar essa postura, numa forma de evitar o problema com abandonos e maus-tratos. “Numa feira de adoção, às vezes as pessoas pegam o animal por impulso, acabando por abandoná-lo novamente. E quem vier ao Centro de Zoonoses à procura de um animal é porque quer adotá-lo realmente”, conclui. (Fonte: PMSS)

Setor de reciclagem de São Sebastião terá ação conjunta para desenvolvimento

São Sebastião -  Representantes do Banco do Brasil, da Prefeitura de São Sebastião, entidade ambientalista e Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) se reuniram nesta sexta-feira (8/2) para elaborar um Diagnóstico do mercado de reciclagem na cidade. Com base no que for levantado, posteriormente, será colocado em prática um Plano de Ação. Esses dados podem culminar a liberação de empréstimo para investimento no setor.
Nesta área, atualmente o município conta com a Cooperativa de Sucata de São Sebastião (Coopersuss) que conta com 29 cooperados, além de outros galpões não cadastrados e catadores informais que chegam a mais de 400 pessoas.
De acordo com o gerente geral do Banco do Brasil em São Sebastião, Emerson Medeiros, a instituição criou o programa Desenvolvimento Regional Sustentável e em conversa com o prefeito Dr. Juan Garcia identificou quais áreas poderiam ser beneficiadas na cidade. “Nos foi apontado interesse para os setores de turismo, pesca, reciclagem e artesanato e em cima disso vamos trabalhar com as comissões para identificar o perfil de cada área e como ela pode ser fortalecida”, explicou.
Na reunião desta sexta-feira o grupo iniciou o diagnóstico do setor de reciclagem da cidade. Entre os integrantes está a presidente da Coopersuss, Sandra Lúcia Figueira. O interesse da entidade é na obtenção de recursos para sua ampliação e melhorias para o desenvolvimento. O trabalho é assessorado por representantes das Secretarias do Meio Ambiente (Semam), Educação (Seduc) e Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), além da Faber, especialista em gestão ambiental, e da Oscip Instituto Promur, que atua na área de qualificação.
De acordo com a chefe da Divisão de Recursos Urbanos, Letícia Theotonio, atualmente, 80% dos trabalhadores informais na reciclagem são homens e têm entre 45 e 59 anos, uma faixa etária considerada difícil de ser absorvida pelo mercado de trabalho formal. “Com a elaboração do Plano de Ação será possível ampliar a ação dos órgãos públicos e investir melhor no setor”, avalia.
Conforme Emerson Medeiros, o Banco do Brasil já elabora diagnósticos para o programa BB Educar, de Alfabetização de Jovens e Adultos, e inicia estudos junto à Cooperativa de Pesca do bairro São Francisco.

Ministério do Turismo vai liberar R$ 1 milhão para investimentos em São Sebastião

São Sebastião -  A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), aguarda a liberação de uma verba de cerca de R$ 1 milhão, do Ministério do Turismo, para a implantação de sinalização turística na cidade. O projeto para a celebração do convênio está previsto para ser votado nesta quinta-feira (7/2) pela Câmara Municipal.
Conforme o secretário de Turismo, Júlio Buzi, a autorização é para colocação de placas com pictográficos indicativos de praias e atrativos de uma determinada região para orientar o turista. O recurso liberado é para atender a Costa Norte e região central, com indicativos para a Sítio Arqueológico do bairro São Francisco, Centro Histórico, Rua da Praia, entre outros.
Já para a Costa Sul, a verba será usada para a sinalização da Trilha para estrada e cachoeira do Ribeirão do Itú, localizada em Boiçucanga e uma das mais visitadas pelos turistas.
“O contrato já foi assinado com a Caixa Econômica Federal e tão logo o recurso seja liberado vamos fazer o projeto e confeccionar as placas”, disse Buzi.(Fonte: PMSS)

PAT de São Sebastião cadastra pessoas com deficiências para atuar no mercado de trabalho

São Sebastião -  O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São Sebastião, órgão ligado a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) da Prefeitura, está realizando o cadastramento das pessoas com algum tipo de deficiência para que possam atuar no mercado de trabalho. O objetivo principal, além da inclusão social, é facilitar a intermediação dos portadores de necessidades especiais e servir como base para tomar conhecimento de quantas vagas são necessárias na promoção de cursos de qualificação e capacitação profissional.
Para realizar o cadastro, o candidato precisa ter mais de 16 anos e se dirigir à rua João Cupertino dos Santos, 245, no Centro da cidade, ou ao o plantão do PAT em Boiçucanga, localizado na avenida Walkir Vergani, em frente ao Pelotão da Polícia Militar. Nesses locais, ele deve apresentar a carteira de trabalho, documento de identidade (RG), CPF, além de um laudo médico contendo o Código Internacional de Doenças (CID). Quem não possuir o CID deve procurar o Posto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou o Centro de Reabilitação e solicitar o atestado. Sem tais documentos, o interessado não consegue efetuar o registro.
Atualmente, o PAT conta com 34 cadastrados sendo 12 pessoas com deficiência física, 11 com problemas auditivos, quatro com insuficiência mental, seis com deficiência visual e um com deficiência múltipla. Desse total, cinco procuram o primeiro emprego, quatro recebem o Seguro Desemprego, 22 estão desempregados, um trabalha como autônomo e dois estão empregados através do regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
De acordo com a lei federal 8.213/1991, toda empresa com mais de 100 empregados é obrigada a preencher de dois a 5% de seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência, sob pena de multa que podem variar conforme a quantidade de funcionários existentes.
Para atuar no mercado de trabalho, os portadores de necessidades especiais devem possuir qualificação, escolaridade até o segundo grau completo, iniciativa, disponibilidade de horário e responsabilidade com o trabalho.
Informações pelo telefone (12) 3892.4606.(Fonte: PMSS)

Plantões da Prefeitura nas trilhas de acesso à Praia Brava são tranqüilos durante o Carnaval

São Sebastião -  Os plantões realizados pela Prefeitura de São Sebastião nas trilhas de acesso à Praia Brava, localizada em Boiçucanga, na Costa Sul do município, não registraram nenhuma ocorrência de camping selvagem durante o feriado de Carnaval. O serviço, que começou na sexta-feira (1º/2) e terminou na última terça-feira (5/2), foi desenvolvido pelos fiscais da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), com apoio da Fundação Florestal e Polícia Militar.
Para o chefe da Divisão de Agressões Ambientais, Jehovan Maria de Jesus, a operação foi tranqüila em função das ações anteriores executadas no local, que culminaram com a apreensão de barracas. A região onde está situada a Praia Brava é de Proteção Ambiental, cujo acampamento é proibido. Aliás, em todo o litoral paulista o camping nas praias não é permitido.
Além dos plantões, uma outra equipe da Prefeitura realizou um trabalho de educação ambiental nas trilhas existentes ao longo do município, que são bastante procuradas durante a temporada de verão e feriados prolongados. Uma delas foi a Ribeirão do Itu, também localizada em Boiçucanga. Nesses locais, os fiscais orientaram as pessoas, por exemplo, com relação à degradação ambiental e o uso correto dos caminhos, além de alertar sobre os perigos.(Fonte: PMSS)

Pontal da Cruz recebe a 1ª Reunião Comunitária do ano na próxima quarta-feira

São Sebastião -  A Prefeitura de São Sebastião promove na próxima quarta-feira (13/12) a primeira reunião comunitária do ano e a 53ª da administração. O bairro contemplado será o Pontal da Cruz e o encontro está marcado para as 18h30, na EM Maria Francisca Tavolaro. Na ocasião, os munícipes poderão tirar dúvidas e fazer sugestões ao prefeito Dr. Juan Garcia e seu secretariado.
Desde 2005, o Pontal da Cruz recebeu diversas melhorias como o recapeamento da avenida Manoel Hipólito do Rego e faixa de conversão para acesso ao bairro, atendendo a antigas reivindicações dos moradores. A última conquista do Pontal foi a reforma e ampliação do Centro de Apoio Educacional (CAE), que conta com uma piscina semi-olímpica.
A iniciativa das reuniões comunitárias integra o projeto de governo participativo implantado pela administração municipal. Em março, será a vez dos moradores de Barra do Sahy e Barequeçaba sediarem os encontros.(Fonte: PMSS)

Prefeitura apreende mais de 5 mil produtos nas férias de verão

São Sebastião -  Durante as férias de verão, a Prefeitura de São Sebastião realizou a apreensão de 5,5 mil produtos nas praias do município. O serviço, que foi intensificado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Divisão de Posturas, em parceria com a Polícia Militar, aconteceu entre os dias 20 de dezembro de 2007 e 7 de fevereiro de 2008.
De acordo com a fiscalização, cerca de 140 autos de apreensão foram emitidos. Os itens mais apreendidos foram, respectivamente, espetinhos de queijo, artigos de vestuários e picolés. Diversos carrinhos de ambulantes sem licença também foram recolhidos pela Prefeitura, além de artesanato e bebidas.
Todas as praias ao longo da cidade apresentaram irregularidades em relação ao comércio ambulante, mas a vencedora, segundo a Sefaz, foi Juquehy, onde houve o maior número de apreensão de queijo. Já na região central, a praia campeã foi Barequeçaba. A Rua da Praia também teve um número significativo de apreensões devido a realização dos shows que aconteceram dentro da programação da Festa do Padroeiro.
Ainda no mesmo período, a Divisão de Posturas orientou vários ambulantes licenciados a atuarem dentro do que estabelece a legislação com o objetivo de evitar penalidades que acarretam em problemas na renovação da licença.
Com o fim das férias, a fiscalização vai retomar agora a operação nos bares para coibir a perturbação do sossego público, que é ocasionado por “algazarras” e emissão de som sem autorização, além de reiniciar as ações relacionadas ao transporte clandestino e ao turismo de um dia. O trabalho será executado em parceria com as Secretarias de Segurança Urbana (Segur), de Meio Ambiente (Semam) e de Obras e Planejamento (Seop), além da Polícia Militar. A Divisão de Posturas ressalta, ainda, que a fiscalização nas praias também ocorrerá normalmente durante o ano.(Fonte: PMSS)

Prefeitura fiscaliza deposição correta de lixo nos comércios do Centro Histórico

São Sebastião -  Depois de orientar e notificar moradores do Centro Histórico, mais precisamente os da adjacência da praça onde fica o prédio do antigo Fórum, sobre a proibição da deposição irregular de lixo nas vias municipais, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), vai intensificar a partir da próxima semana a fiscalização nos estabelecimentos comerciais.
Os fiscais vão reforçar as orientações para que os comerciantes utilizem o sistema de contêineres particulares, nas cores azul para sucata e marrom para o lixo orgânico, que devem ser dispostos na calçada no horário da coleta e recolhidos após a passagem dos caminhões.
A deposição de resíduos sólidos nas ruas do Centro Histórico da cidade é disciplinada por meio do Decreto 2.101/97. Desde 2005, a atual administração desenvolve diversas medidas e ações com vistas a fazer cumprir a determinação como, por exemplo, o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos (PRESS). "É importante ressaltar que a Prefeitura não está criando novas regras e sim cumprindo uma ordem que já existe. Nosso objetivo sempre será promover mais qualidade de vida à população" esclarece Letícia Theotonio, chefe da Divisão de Resíduos Sólidos da Semam. E conclui: "A Secretaria de Meio Ambiente está à disposição para orientar qualquer pessoa interessada em saber como dispor seu lixo corretamente".(Fonte: PMSS)

Prefeitura pleiteia verba de R$ 780 mil junto a Petrobras

São Sebastião -  A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Setradh (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano), inscreveu três projetos sociais para o “Desenvolvimento e Cidadania Petrobras”, que investe em programas que contribuem para a igualdade de oportunidades e valorização das potencialidades locais.
A Setradh cadastrou o “Projeto Areiacanta”, da ONG de mesmo nome, que fica no bairro de Juquehy, na Costa Sul. Se aprovado, 60 crianças e adolescentes entre 7 e 12 anos serão beneficiados com várias atividades nos mesmos moldes dos Projetos Garoçá e Viração. A verba prevista para a execução do “Areiacanta” é de mais de R$ 140 mil.
Com o aval da Petrobras, a Prefeitura pretende iniciar o Projeto “Cidadão Ambiental” para 60 jovens que terão aulas de capacitação para se tornarem técnicos em jardinagem e paisagismo. A previsão de investimento para este programa gira em torno de R$ 355 mil.
O terceiro projeto inscrito pela Setradh é o “Marceneiro”, que oferecerá qualificação e capacitação em técnicas de marcenaria para 60 jovens entre 16 e 20 anos neste ano. A verba prevista é de R$ 283 mil. Informações pelo telefone (12) 3892-2844.(Fonte: PMSS)

Procon dá dicas sobre aquisição de material escolar

São Sebastião -  O Procon (Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor) de São Sebastião reforça os cuidados necessários na compra de materiais escolares. Pesquisa de preços e emissão de nota fiscal são fundamentais nesse momento.
Outras precauções apontadas por Christian Abendroth, procurador do órgão no município, referem-se à real necessidade de alguns materiais que compõe a lista, principalmente de escolas particulares. “Os pais precisam se atentar para alguns pedidos, separar os supérfluos. Por exemplo, mil folhas de papel almaço. Dificilmente o aluno usará isso durante o ano”, explica.
Cuidados em relação à qualidade do material também são válidos. No caso de tintas guache, colas, e outros materiais que as crianças costumam utilizar em casa, é necessário prestar atenção para evitar acidentes com ingestão desses produtos. “Verificar se o lacre é de boa qualidade e se não vaza quando estão fechados”, complementa Abendroth.
O procurador ainda ressalta que o consumidor que se sentir lesado deve procurar o Procon, que fica à rua Sebastião Silvestre Neves, 152, no Centro.
Informações pelo telefone (12) 3892.1639.(Fonte: PMSS)

Turistas encontram tartaruga marinha morta em Barequeçaba

São Sebastião -  O garoto Kevin Targat, 12 anos, acompanhado de seu pai Aurélio Gonçalves, 41 anos, encontrou uma tartaruga marinha morta na beira do mar, na última segunda-feira (4/2). A dupla estava na praia por ocasião dos 20º Jogos de Verão, realizado pela Prefeitura de São Sebastião na praia de Barequeçaba durante os cinco dias de Carnaval.
Pai e filho, que são turistas de Mogi das Cruzes acharam que o animal estava vivo e o levaram para a equipe da Secretaria de Esportes (Seesp). Ao analisar a tartaruga, foi constatado que ela estava morta. “A nossa idéia foi procurar a Prefeitura para que o melhor fosse feito”, destacou Gonçalves. “É a primeira vez que encontro uma tartaruga aqui”, disse Targat.
Segundo a Seesp, o animal foi encaminhado para o Centro de Biologia Marinha (Cebimar) da Universidade de São Paulo (USP), para pesquisas.(Fonte: PMSS)
 

 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara ACIU


Movimento de Carnaval em Ubatuba foi abaixo do esperado
Comerciantes acreditam que o mau tempo foi um dos fatores principais para o feriado pouco movimentado

Ubatuba - “Previsão de mau tempo, falta de eventos e feriado muito próximo da temporada”, foram alguns motivos que o comércio de Ubatuba atribuiu a falta de turistas neste feriado de Carnaval na cidade.
A Associação Comercial de Ubatuba realizou nesta quarta-feira, dia 06, uma pesquisa com os hotéis, pousadas, restaurantes e quiosques da cidade perguntando “Como você comercialmente avaliou o Carnaval 2008 em Ubatuba?” Das quatro opções fornecidas pela entidade (ótimo, bom, regular e ruim), 75% das respostas foram “regular”.
Um dos estabelecimentos pesquisados foi o Quiosque Cata-Vento, da Praia do Tenório, e segundo o proprietário Luis Ventura, seu movimento teve uma queda de 42% em relação ao Carnaval do ano passado. “Para mim foi o pior dos últimos 12 anos”, contou.
O secretário executivo do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Ubatuba- SINHORES, José Carlos de Souza comentou que ainda não havia feito uma pesquisa com mais profundidade a respeito do Carnaval 2008 com seus associados, mas adiantou que conversou com muitos que disseram que o movimento foi bem abaixo do esperado, inferior até que o mesmo feriado de 2007. “Acredito que o mau tempo foi um dos fatores principais para essa queda. Uma semana antes do Carnaval choveu muito em Ubatuba e isso fez com que muitos turistas cancelassem suas reservas. Quando as previsões mudaram para tempo bom, não havia como repor essas vagas de hospedagem”.
Já o presidente da Associação de Restaurantes de Ubatuba- AREUBA, João Bianchi contou que também ainda não foi feito um fechamento com seus associados, mas definiu que seu estabelecimento foi de “regular para bom. Ubatuba não teve tantos turistas, mas os que visitaram meu restaurante fizeram a qualidade superar a quantidade”.
No setor de quiosques, a Praia Grande que é considerada uma das praias de maior movimento na cidade, a opinião dos proprietários não foi diferente. “Neste Carnaval pudemos perceber que o fluxo diminuiu bastante, foi bem abaixo do esperado. Infelizmente Ubatuba não se tem muito o que fazer com chuva. Por outro lado, pudemos perceber também que o ambiente foi muito mais familiar”, disseram alguns proprietários de quiosques da Praia Grande.
O presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Ahmad Khalil Barakat acrescentou que além do mau tempo, mais um fator que favoreceu o fraco movimento foi o fato de a cidade não ter tradição de eventos no carnaval.
Até o fechamento desta matéria, o secretário Municipal de Turismo, Luiz Felipe de Azevedo não havia dado nenhuma declaração.(Fonte: ACIU)

Nota de Pesar

Ubatuba - É com grande pesar que a Associação Comercial de Ubatuba recebeu a notícia do falecimento de Paulo Sérgio Santanna Penna, proprietário do Maré Hotel e o do Restaurante Giorgio (Itaguá), ocorrido no último dia 07 de fevereiro, em decorrência à um acidente de automóvel.
A ACIU presta suas condolências aos familiares e amigos dessa ilustre pessoa que nos deixou um belíssimo exemplo de dedicação ao trabalho, à família e aos amigos.(Fonte: ACIU)

Solicitação ACIU

Ubatuba - Prezados Associados,
A Associação Comercial de Ubatuba vem colaborando e cobrando constantemente da Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social (Assistência Social) uma solução a respeito da mendicância em Ubatuba.
Nossa entidade têm recebido várias reclamações a respeito dos moradores de rua que se estabeleceram em nossa cidade, por isso a ACIU solicita aos senhores proprietários de estabelecimentos que comercializam alimentos e bebidas alcoólicas, a não disponibilização desses itens à moradores de rua.
Esse hábito que pode ser considerado apenas como uma boa ação, acaba causando grandes problemas sociais para o nosso município.
A melhor atitude a ser tomada em relação à essas pessoas é encaminhá-las ou entrar em contato com a Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social (Assistência Social) situada à Rua Paraná, 375- Centro. Telefone: 3832 6038.
Esse é um grande problema que assola nossa cidade, devemos buscar maneiras de resolvê-lo da melhor forma possível, pois doando alimentos e vendendo bebidas não é uma delas. Vamos cada um fazer a sua parte.(Fonte: ACIU)

Agência Ambiental Unificada é inaugurada em Ubatuba

Ubatuba - A Secretaria Estadual de Meio Ambiente inaugurou, na manhã desta sexta-feira, 8, a 14ª Agência Ambiental Unificada em Ubatuba. O objetivo da repartição é agilizar os processos de licenciamento ambiental no Litoral Norte. Para os próximos dias, está prevista também a inauguração de uma agência semelhante em São Sebastião.
Entre as autoridades presentes, o presidente da Cetesb, Fernando Rei representou o secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano. Também estiveram presentes o prefeito de Caraguatatuba, José Pereira Aguilar e o secretário de Arquitetura e Planejamento Urbano, Rafael Ricardi Irineu, representando o prefeito Eduardo Cesar, entre outras personalidades importantes no contexto ambiental do Litoral Norte.
Na opinião do presidente da Cetesb, Fernando Rei, a agência em Ubatuba está situada em um endereço interessante do ponto de vista ambiental e irá otimizar os processos de licenciamento. “O objetivo da Agência é unificar os processos de licenciamento ambiental, reunindo as quatro instâncias, DPRN (Departamento Estadual de Recursos Naturais), Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e DUSM (Departamento do Uso do Solo Metropolitano) no mesmo local. Assim, o licenciamento ambiental ficará mais ágil, rígido e eficiente,” enfatizou Fernando Rei. A 14º Agência Ambiental Unificada funciona na rua Cunhambebe, 521, mesmo prédio da Cetesb – fone 3832-3816. (Fonte: PMU)

Fiscalização apreende mais de mil itens de bebidas vendidas irregularmente

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio do Setor de Tributos Mobiliários, apreendeu nos últimos dias, 1.061 itens de bebidas que estavam sendo comercializadas por ambulantes sem licença na Praia Grande e principalmente na Avenida Iperoig. As bebidas alcoólicas (cerveja e vinho) foram doadas para a Santa Casa que irá promover um evento para arrecadar recursos para a instituição e também para a Igreja Matriz que mantém uma cantina com o mesmo objetivo. Já os refrigerantes e água foram doados para a entidade Emaús. As batidas foram todas inutilizadas pois não tinham procedência.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, "as atividades ilegais atrapalham os comerciantes regularizados e que trabalham com seriedade em Ubatuba. Principalmente nesta época do ano, vemos muitos ambulantes sem licença e produtos sem procedência. Por isso temos agido firmemente e o grande número de apreensões demonstra a seriedade com que vimos tratando este assunto”, disse o prefeito.(Fonte: PMU)

Professores de Ubatuba participam de aula inaugural

Ubatuba - Cerca de 750 professores de Ubatuba estiveram presentes à Aula Inaugural da Rede Municipal de Ensino, que aconteceu na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, na noite desta quinta-feira. Na ocasião, foram premiados professores e escolas que realizaram projetos relativos à Educação Fiscal do Litoral Norte no ano de 2007. Além disso, os presentes assistiram a uma palestra do pesquisador em educação da USP, Cesar Nunes, sobre as Capacidades e Ferramentas da Educação no Século XXI”.
O secretário de Educação, Arnaldo Alves, desejou êxito aos novos professores e aproveitou para anunciar a adesão do município ao Plano de Desenvolvimento da Educação do Governo Federal, que estabelece metas para o ensino em cada escola e cada município. “Tenho confiança que alcançaremos as metas e iremos muito além, com o esforço e o trabalho de cada profissional envolvido na educação. Sei que os desafios são enormes, mas a competência de vocês é ainda maior.”
O chefe de Gabinete, Délcio Sato esteve presente ao evento, representando o prefeito Eduardo Cesar e destacou a importância dos professores na vida das pessoas. “Nós temos acompanhado com orgulho o desempenho dos profissionais da educação, que têm trazido bons resultados no trabalho com os nossos jovens. Sabemos que estes resultados são frutos do amor e da dedicação dos professores, que se eternizam na memória de cada cidadão.”

Os premiados da noite
A Educação Fiscal tem o objetivo de conscientizar a sociedade, por meio da escola da função sócio-econômica do tributo. Além disso, busca o despertar do cidadão para acompanhar a aplicação dos recursos postos à disposição da Administração Pública, tendo em vista o benefício de toda a população. Neste sentido, foram desenvolvidos 10 projetos em Ubatuba, que foram trabalhados com os alunos de forma transversal. Dos dez, seis foram premiados, sendo três na categoria “Escola” e três na categoria “Educador”.
O analista técnico da Receita Federal, Reinaldo Junior, que esteve presente à cerimônia para fazer a entrega dos prêmios, afirmou que é uma honra saber que existem profissionais do saber interessados em disseminar os conceitos de cidadania aos seus alunos. “Tudo tem início com a educação e com a cidadania não é diferente. Ela deve ser inserida no contexto escolar para que a formação dos educandos seja respeitada em sua totalidade.”
A Escola Municipal Madre Maria da Glória, do Bairro Ipiranguinha, conquistou o primeiro lugar, com o projeto “Pedro compra tudo e Aninha dá o recado”. O segundo lugar ficou para a Escola Estadual Capitão Deolindo, com o projeto “Fique de Olho”. Em terceiro lugar, ficou a Escola Municipal Marina Salete Nepomuceno do Amaral, com o projeto Consumindo com responsabilidade: o ambiente agradece”.
Na categoria “Educador”, a primeira colocação coube ao professor Gabriel Duarte, com o projeto Educação Fiscal e a música no país da pirataria”. O segundo lugar ficou para o professor Arlindo Teixeira, com o projeto “De olho na qualidade” e o terceiro para a professora Alcione Souza Ramos, com o projeto “Pequenas crianças, grandes idéias”. Os prêmios, tanto para as escolas, quanto para os educadores, foram câmeras digitais e aparelhos de DVD.

Volta às aulas e inaugurações
Mais de 12.300 estudantes da Rede Municipal de Ensino voltam às aulas na próxima segunda-feira, dia 11. Aproveitando o início do ano letivo, a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Educação, inaugurará duas escolas de Educação Infantil. No dia 11, às 17h, será inaugurado o Centro de Educação Infantil José Hércules Cembranelli, no Parque dos Ministérios. No próximo dia 18, será a vez da EMEI Profº José Carlos Pereira, no Centro. A inauguração destas duas novas escolas somará cerca de 200 vagas a mais na rede. (Fonte: PMU)

Estufa II recebe a Caravana da Saúde

Ubatuba - A secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba leva para o bairro da Estufa II no próximo sábado, 16, a Caravana da Saúde.
As ações estarão concentradas na sede da SABE (Sociedade Amigos do Bairro da Estufa), das 8 às 17 horas. Nesse dia, médicos, agentes de saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas e auxiliares de consultório dentário estarão o dia todo no bairro prestando os mais diversos atendimentos. Os moradores da Estufa que forem até a sede da SABE terão direito ao atendimento odontológico e médico, poderão realizar aferição de pressão arterial e de glicemia, receberão orientação nutricional e poderão fazer ainda o cadastramento para a castração de cães e gatos. De acordo com a secretaria de Saúde, outros bairros do município também receberão a Caravana da Saúde nos próximos meses. (Fonte: PMU)

Fundart abre inscrições para curso de Ballet

Ubatuba - A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) abre, a partir do próximo dia 11, segunda-feira, as inscrições para as aulas da Oficina de Dança da Fundart. Crianças a partir de sete anos completos podem participar. Para a inscrição, deve-se levar duas fotos 3x4, comprovante de residência, certidão de nascimento ou RG, além do pagamento de uma taxa de R$ 10,00, mais a mensalidade, com o mesmo valor.
As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 29, das 9h às 12h e das 14 às 17h, na sede da Fundart, situada na Rua Félix Guisard Filho, nº 06. Para mais informações, ligue: (12) 3833-7000/7001.(Fonte: PMU)

Navio Island Escape volta à Ubatuba na próxima semana

Ubatuba - A empresa Island Cruises confirmou que o navio Island Escape retornará à Ubatuba na próxima quarta-feira, dia 13. Para receber os cerca de 2.250 pessoas, entre passageiros e tripulação, a secretaria de Turismo da Prefeitura de Ubatuba irá preparar uma estrutura de receptivo semelhante a que foi utilizada no dia 9 de janeiro; data em que Ubatuba recebeu o seu primeiro navio de cruzeiro.
Uma pesquisa realizada pela empresa MRM Consultoria identificou um índice de aprovação geral em condições técnicas e receptivas para que Ubatuba receba cruzeiros marítimos. De acordo com a pesquisa, 98,5% dos 1.700 passageiros entrevistados na primeira viagem à Ubatuba, aprovaram a parada na cidade. Outro índice da pesquisa aponta que 86,5% das pessoas ouvidas comprariam um pacote se Ubatuba estivesse no roteiro.
O secretário de Turismo, Luiz Felipe de Azevedo, afirma que a volta do Island Escape denota que Ubatuba conquistou o seu principal objetivo que é ser inserido na oferta nacional de portos de parada para cruzeiros marítimos. “Tratar-se de uma vitória sem precedentes na história do turismo municipal”, avalia Luiz Felipe.
O Island Escape atracará na baía do Itaguá entre 8 e 9 horas onde permanecerá até por volta das 22 horas. O desembarque dos passageiros ocorrerá novamente no Píer Tamoios Iate Clube. Ônibus, vans, táxis e guias estarão à disposição dos passageiros no receptivo que será montado no Píer. O navio faz o itinerário Santos/Ilha Grande/Santos.

Primeira vez
A primeira chegada de um navio de cruzeiro em Ubatuba foi marcada por uma grande festa. No dia 9 de janeiro, por volta das 8 horas, o Island Escape adentrava a baía do Itaguá. A Prefeitura organizou um receptivo especial, com tapete vermelho e queimas de fogos, preparados para receber as cerca de 1.700 pessoas, entre passageiros e tripulantes que desembarcaram na cidade. À noite, antes do navio partir, uma queima de fogos no Caís do Porto foi a última homenagem da Prefeitura aos passageiros e tripulantes do navio. (Fonte: PMU)

Jogos Regionais do Idoso acontecem em Ubatuba de 26 a 30 de março

Ubatuba se prepara para sediar a 12ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), competição destinada a atletas da melhor idade, promovida pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba.
Para a realização dos Jogos Regionais do Idoso, que acontecem de 26 a 30 de março, divide-se o Estado de São Paulo em sete regiões, considerando-se a regionalização do FUSSESP, sendo seis no Interior e uma na Capital. Para os Jogos de Ubatuba são esperados cerca de três mil atletas para a disputa das seguintes modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dominó, dança de salão, malha, truco, natação e vôlei.

Reunião
A presidente do Fundo de Solidariedade de Ubatuba, Denise César esteve reunida nesta semana com o secretário de Esportes e Lazer, Bittencurt Jr, acertando detalhes do evento.“Precisamos do apoio de todas as secretarias para fazer do JORI um grande evento, a exemplo dos Jogos Regionais, que foram disputados em Ubatuba no ano passado”, disse Denise.
“Até agora estávamos tratando com as secretarias em separado, mas nos próximos dias teremos a primeira reunião geral para finalizarmos os detalhes da competição”, comentou a presidente do Fundo Social de Ubatuba.
O secretário de esportes garantiu que sua secretaria estará empenhada ao máximo na preparação do evento. “Montaremos praticamente a mesma estrutura utilizada nos Jogos Regionais, feitas as devidas adaptações para garantir conforto e segurança para todos os participantes”, disse Bittencurt. “As praças esportivas estarão em condições de proporcionar bom desempenho aos atletas”, concluiu o secretário.

Contato
Valéria Carvalho, coordenadora das atividades da Melhor Idade em Ubatuba tem mantido contato com algumas das cidades que participarão do JORI. “Mais de 100 cidades do Vale do Paraíba, Baixada Santista e Grande São Paulo estão habilitadas a participar da 12ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), porém muitas estão com atividades paralisadas devido às férias. Precisamos da confirmação de participação desses municípios para que possamos preparar as acomodações de todos”, disse Valéria.
O telefone da Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba, para obter mais informações sobre o JORI é (12) 3833-3818 .(Fonte: PMU)




SEMANA DE 08/02 a 14/02/2008
Cine Porto. 3833 2066

Encantada
Comédia Dublada
ás 16:00hs

P.S. eu te amo
Romance c/ Hilary Swank!!!!
ás 18:00hs

Eu sou a lenda
Ficção Científica c/Will Smith e Alice Braga
ás 21:00hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

As cores da água

Do verde da mata
do óxido do barro
do húmus escuro
brota, Deus seja louvado,
a água que mina
limpa e cristalina.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

COM QUEM VOCÊ ANDA?
“Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; guarda das suas veredas os pés.” Provérbios 1:15

O texto diz: cuide para que seus pés não ande no caminho deles. Quem são eles? Salomão adverte a não andar com os “pecadores”. Os versos 10,11, e 16 diz: “Se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas... porque os seus pés correm para o mal e se apressam a derramar sangue.”
A expressão “por se a caminho” , no original hebraico é halak, cujo significado é andar nos sentidos de movimento e de comportamento.
Aqueles que não temem a Deus andam sem rumo; falta-lhes o bom senso, respeito, e principalmente a reverência para com Deus. Aliás a palavra “irreverência”, cujo significado é desacato, falta de atenção, incivilidade, está muito em moda hoje em dia. Ela faz parte do vocabulário da maioria das pessoas, principalmente dos jovens. As festas, os programas, as músicas... tudo está cheio de irreverência, e eles querem que seja assim mesmo. A onda é ser irreverente. Em tudo a irreverência tem que estar presente para ser “legal”. Eu pergunto: Será que eles sabem o que estão dizendo? Muitos jovens desatentos entram na onda dos outros e não sabem onde estão e nem para onde vão. Estão completamente desnorteadas e sem rumo.
A Bíblia chama esse tipo de pessoa de “pecadores” – no original “aqueles que erraram o alvo”. Na realidade eles nem sequer sabem o que querem. O que vale é a lei do menor esforço. Deixam-se levar pelos seus instintos. Quando alguém faz somente o que a sua natureza pede, acaba andando no caminho do mal.
É muito perigoso andar constantemente com pessoas que não edificam, pois corre-se dois riscos: o primeiro é acabar fazendo o que eles fazem perdendo assim o rumo da vida. O segundo é ser confundido com elas. Mas não há necessidade de isolamento. Enquanto este mundo existir, teremos que enfrentar todo tipo de circunstâncias. Podemos viver neste mundo, mas não precisamos andar segundo os rudimentos do mundo. Podemos cruzar com os “pecadores” e até mesmo conviver com eles pela força das circunstâncias, mas não precisamos copiar o comportamento irreverente deles. O cristão sincero deve estar aberto para relacionar-se com todo o tipo de gente, mas há uma grande diferença entre relacionar-se por forças das circunstâncias, e relacionar-se deliberadamente com pessoas que exercerão influências negativas e destruidoras da vida.
Lembre-se sempre da advertência do sábio Salomão: guarda que os seus pés não se ponha a caminho com eles.
 

Margareth Bravo
 

Existe lei do silencio em Ubatuba?

Sou proprietário de um apto. em Ubatuba desde 1990. E nunca vi um carnaval tão bagunçado e sem proteção policial. Pois fiz denúncia de barulho (muito barulho), pessoas que aparentavam estar usando droga, pois o comportamento era estranho demais , chegaram até a tirar a roupa.
Estou me referindo a uma casa que foi alugada na Praia Grande. Todos os moradores vizinhos desta casa chamaram a polícia muitas e muitas vezes.O barulho ia até as 6 horas da manhã.
Sr. prefeito porque trazer tanta polícia aqui p/ Ubatuba no Carnaval, se não há lei municipal que proiba o barulho excessivo após as 24 horas, e ordem para a polícia agir, pois o policial me informou, que só poderia tomar providencia, se eu fosse com ele no local do fato e depois a delegacia para fazer BO.
Como vou me expor fisicamente com pessoas de má conduta, quem me protege depois ?
Sr. prefeito faça alguma coisa para os cidadãos de bem, que tem um imóvel aqui em Ubatuba e, que pagam seus impostos em dia . (E o IPTU mais caro do Brasil ) e não proteger maus elementos que vem aqui no carnaval para bagunçar.
N.B. Siga o exemplo, ontem 05.02 a escola de samba VAI Vai , foi campeã em SP e a comemoração foi até as 22 horas, pois sua sede é em uma área residencial.
ACORDA PREFEITO !
 

José de Carvalho
 

Procurando Culpados

Agora ficamos todos procurando os culpados do fracasso do nosso Carnaval.O fracasso, não foi apenas o Carnaval, salvo os dias de Reveillon, ou pelo menos de 27/12 à 19/01.
Uma temporada de 24 dias.Agora ficamos torcendo pelo tempo bom nos poucos feriados do primeiro semestre.Nada teremos no segundo.
Praia e Sol é isso aí, o culpado foi São Pedro.Mas de quem é a culpa de termos apenas Praia e Sol?De Felipe? de César? Não!!!Foram mais de 5 administrações que presenciei, nenhuma delas se preocupou no desenvolvimento sustentável de nossa Cidade.
A culpa é nossa, toda nossa, do Trade, das comunidades em geral, do povo Ubatubense.Afinal somos nós que elegemos, somos nós que ficamos omissos quando o Ministério Publico tira a música ao Vivo dos Quiosques, somos nós que ficamos omissos quando se retiram as cadeiras e mesas da Praia, claro que houveram exageros, mas estes acabaram sendo dos dois lados. Nem tanto o Céu nem tanto a Terra.
Ficamos omissos quando alguém apresenta um projeto para o desenvolvimento do Turismo para se criar outros produtos para serem vendidos fora da temporada, algo diferente de Praia e Sol. Não se reúne aqui mais de 10 pessoas nem para distribuir presentes.
O Trade se reuniu uma vez por causa da Dengue, e daí? Depois que o caldo havia entornado? De que valeu? O próprio Conselho Municipal de Turismo rejeitou a proposta da parceria da Associação Comercial x Sebrae X Setur para a aplicação dos projetos de Desenvolvimento Turístico Receptivo que propomos, enquanto não se tivesse um Plano Municipal de Turismo.
O Conselho nunca questionou o fato de Ubatuba ter se desligado do Circuito Litoral Norte Paulista, nunca questionou o fato de não participarmos de Feiras de Turismo.
Mas não me venham dizer que a culpa é deste ou daquele, o fracasso ou o sucesso de Praia e Sol sempre será atribuído à São Pedro.
Praia e Sol se vende apenas no verão.Faltam-nos portanto Produtos Turísticos Perenes, aqueles que ficam nas prateleiras das Agencias e Operadoras de Turismo.
Mas isto só se faz com todas as comunidades reunidas.Turismo não tem máquina para ser feito, é a única indústria que não pode substituir o operacional pela máquina, é por isso que emprega mas é necessário a qualificação.
Estamos muito, mas muito longe do desenvolvimento sustentável nesta Cidade.Turismo começa pela Sensibilização e pela Capacitação coisa que se começarmos agora só teremos daqui a alguns anos.
Mas a proposta foi feita a três anos atrás.Associação Comercial e Setur se propuseram a ajudar, não da forma que seria necessária pois não tinham infra, mas se tivéssemos o Trade, pois as comunidades da região sul, bem como da Cachoeira dos Macacos estavam presentes, e esperançosas, afinal haviam entendido que dali poderiam sair muitas oportunidades de emprego e renda.Se tivéssemos o Trade.....
 

Fernando Pedreira.


Tristeza...

Em 21 de janeiro de 2008, constatei com tristeza que toda a beleza de Caraguatatuba já não era a mesma...
Praias escuras, areias oleosas, e forrada de mariscos mortos, o que tornou impossível sequer "pisar" nas areias.
A imagem que guardei na memória de quando lá estive em 1992, (16 anos) era de um paraíso cercado de montanhas.
A paisagem que se descortinava enquanto descíamos a serra era DESLUMBRANTE!
A simples "contemplação" do azul-turquesa do mar era de tirar o folego ...
Gostaria de saber se algo está sendo feito para resgatar a beleza do lugar (se é que isso é possível)
 

Maridalva Lourenço

 

 

 

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Portinho © Fumagalli

Portinho
© Fumagalli

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor