Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2008 - Nº 1915 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
Livro orienta advogados, juristas e proprietários contra cobranças irregulares da União
Escolas Estaduais são transformadas com o mutirão Trato Na Escola
Rede Estadual inicia 2008 com projeto ousado e inovador
SEE/SP lança programa de iniciação científica em parceria com a Universidade de São Paulo e Banco Santander


Caraguatatuba
Associação Comercial de Caraguá recebe novos membros na diretoria
Novo reitor do Unimódulo toma posse dia 21 de fevereiro
Defesa Civil de Caraguá atende ocorrências de alagamentos e quedas de árvores
Caraguá faz leilão de bovinos
Concurso Público da Prefeitura de Caraguá já têm data de provas definidas
Proprietário da Verdurama não comparece em depoimento da CEI da merenda escolar
Caraguá receberá 'feras' do Skate mundial
PAT de Caraguá participa do Time de Emprego
SECER oferece esporte gratuito em núcleos
Prefeitura de Caraguá notifica bancos pela demora na fila de espera
Abertas as inscrições para curso de regras e arbitragem de Natação em Caraguá
Recomeçam as Sessões Ordinárias em Caraguá
Gobetti quer isenção para Portadores de Necessidades Especiais
Partidos formam bloco em Caraguá
Baduca Filho questiona vaga de Carga e Descarga
Farmácia conquista melhores condições para deficientes
Pardim quer linha de ônibus na orla marítima
Germino quer detalhes sobre Licitações


Ilhabela
Prefeitura realizou prova seletiva para estagiários
Prefeito de Ilhabela repassa verba para Liga Carnavalesca
Vereador Joadir entrega Moção de Louvor ao Yacht Club
Doutor Dênis recebe Moção
Presidente Joadir Capucho e Vereador Zeca do São Pedro homenageiam Cleuza Maciel
Carlinhos apresenta Moção de Louvor a Secretaria Esportes e de Meio Ambiente

São Sebastião
Gravidez na adolescência diminui no município
Rua da Praia recebe skatistas do "Summer Crail"
São Sebastião participará do Workshop CVC 2008 em São Paulo
Inscrições para cursos profissionalizantes do CIP prosseguem até quarta-feira
São Sebastião é destaque na Conferência Mundial sobre Desenvolvimento das Cidades
Ponte em Juquehy, na Costa Sul, será reformada pela Prefeitura
Defesa Civil auxilia no resgate de corpo em Barra do Sahy
"Talento Verão" supera expectativa e recebe 70 inscrições
Prefeitura lança plano de gerenciamento de Resíduos de Serviços da Saúde
Prefeitura e Limsef discutem desenvolvimento do futebol em São Sebastião

Ubatuba
Aberta inscrições para o "EMPRETEC"
Curso na ACIU - APRENDER A EMPREENDER - TELESSALA SEBRAE
Prefeitura realiza audiência pública para apresentação do 3º quadrimestre de 2007
Futsal de Ubatuba perde na estréia da Copa Vale
Inscrição para Escolinhas de Esportes da Prefeitura de Ubatuba prossegue até dia 22
Caravana da Saúde levou serviços e informações à comunidade do Estufa II
Reunião acerta detalhes para Jogos Regionais do Idoso em Ubatuba
Funcate promove curso sobre banco de dados georrelacional em Ubatuba
A série "LUAU" percorrerá as principais cidades do litoral brasileiro ao longo do ano de 2008
Vocabulário tupi-guarani


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Livro orienta advogados, juristas e proprietários contra cobranças irregulares da União

Litoral Norte - A advogada Natália Ribeiro do Valle lançou o livro Terras de Marinha - Taxa de Ocupação (Devida ou Indevida, Como saber?) pela RG Editores de São Paulo, tema nunca publicado anteriormente, em edição limitada, aonde ajuda advogados e legisladores a se orientar com relação às cobranças de impostos dos terrenos e imóveis instalados nas áreas de marinha em todo território nacional.
De forma didática, a advogada que vem se debruçando sobre o assunto durante um largo tempo possibilitando ao leitor a análise da regularidade ou não das cobranças.
A SPU vem efetuando cobranças indevidas em função da nulidade do processo administrativo de determinação da linha de preamar média de 1831, por ter citado as pessoas por edital quando a Lei determina que a citação deva ser feita pessoalmente. Segundo a advogada havia condições para isso com a utilização de cadastro das prefeituras e dos cartórios de registros. Mais ainda, ela cita que não houve nenhuma concordância dos proprietários já que nem para o processo foram chamados corretamente.
Natália alerta que apesar da edição de uma nova Lei recém editada, a União deve respeitar os processos administrativos e judiciais, não podendo simplesmente averbar em cartório sem a concordância expressa dos interessados.
Segundo a Lei Federal é definida como terra de marinha a faixa territorial de 33 metros contados a partir da preamar média de 1831 sentido terra, como parâmetros foram utilizadas as tábuas de maré fornecidas pela Diretoria de Hidrografia do Brasil, um órgão oficial do governo. Nesse sentido para cada praia o efeito é diferenciado podendo ou não abranger as propriedades existentes, dependendo da extensão e declividade da praia.
Diante das irregularidades os prejuízos são muitos. Desvalorização imobiliária de toda área afetada em função das altas cobranças; os danos morais e materiais as pessoas que estão sendo, injustamente, executadas, inscritas em Dívida Ativa da União e no Cadastro de Inadimplentes e a impossibilidade de fazerem negócios por conta de não conseguirem certidões, além de não conseguirem créditos.
Como agravante, o cadastro da SPU é muito precário, e a própria União reconhece a deficiência, o que tem gerado incongruências como: pessoas que nunca foram proprietárias e que estão sendo executadas; imóveis cadastrados com área da União maior que a área do próprio terreno, etc. Para a advogada é preciso recomeçar tudo obedecendo a Lei.
Como se vê o livro Terras de Marinha - Taxa de Ocupação (Devida ou Indevida, Como saber?) pela RG Editores de São Paulo tem tudo para ser um excelente instrumental para os advogados do país todo que se deparar com questões dessa natureza.
O livro "Terras de Marinha - Taxa de Ocupação (Devida ou Indevida, como saber?) de Natália Ribeiro do Valle pela RG Editores está disponível para aquisição através do site www.terrasdemarinha.com.br

Escolas Estaduais são transformadas com o mutirão Trato Na Escola

Litoral Norte - Todas as escolas da Rede Estadual passam por um "trato" nestes últimos dias. Um mutirão de limpeza vem acontecendo, para receber os alunos num ambiente agradável, confortável e acolhedor.
Assim pequenos serviços hidráulicos e elétricos, pintura e outros estão sendo realizados nas escolas.
Na E.E. Profª Aurelina Ferreira, em Ubatuba, que já vem de uma boa reforma, principalmente nas salas de aula, agora teve ampliada a sala dos professores, trocou pisos e pintou os corredores, e outros serviços de manutenção.
Também em Ubatuba o Cap. Deolindo de Oliveira Santos ganha pintura nova em todas as suas dependências e outras pequenas reformas.
A E.E. Alcides de Castro Galvão, além de uma pintura geral, construiu uma excelente despensa, onde os alimentos estarão higienicamente estocados, e mais: um palco na quadra coberta, um bebedouro moderno que já está funcionando, carteiras novas em várias salas, cortinas limpas, e outros.
A Senhora Diretora da E.E. Cap. Deolindo, Sonia Irineu, falou da satisfação em preparar um ambiente onde o aluno sinta-se bem e seja estimulado ao estudo.
Isabel Cristina Camargo, Diretora da E.E.Aurelina Ferreira, também lembrou que vale todo o sacrifício para preparar a escola para os alunos, no que diz respeito
à parte física, até mesmo como uma forma de atraí-los para um ambiente propício à aprendizagem.
Maria Antonia de Lima Ribeiro Fulgeri, Diretora da E.E. Alcides de Castro Galvão, acha que tudo o que se faz para o aluno é recompensador, e que "o pedagógico é muito importante, mas a parte física bem cuidada e organizada
favorece ao desenvolvimento do pedagógico, assim eu quero a minha escola bem bonita para receber meus alunos e toda a comunidade".

Rede Estadual inicia 2008 com projeto ousado e inovador

Litoral Norte - Com o início das aulas marcado para segunda-feira próxima (18/02), a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo proporciona aos seus alunos de um modo geral, a oportunidade de uma revisão dos conteúdos, preparando-os assim para a continuidade dos estudos com a implantação do novo currículo.
Durante toda esta semana professores e gestores estiveram reunidos em suas UEs, planejando 42 dias de revisão para todas as séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com um material didático confeccionado especialmente para este fim, endereçado aos alunos e professores.
O projeto foi elaborado com base nos resultados do SARESP/2005, e além dos discursos pedagógicos, apresenta propostas didáticas de sala de aula, produzindo um movimento de ação-reflexão-ação.
Todas as escolas da rede já receberam este material interdisciplinar para professor e aluno.
As reuniões de trabalho dos professores durante esta semana foram exatamente para que possam entrar em contato com este material, refletindo sobre as habilidades de leitura e produção de texto, e matemática a serem desenvolvidas em todas as disciplinas do currículo do EF( 5ª a 8ª séries) e do EM (1ª a 3ª séries).
A "Revista do Professor" está intimamente relacionada ao "Jornal do Aluno" que, por sua vez, parte do estudo dos campos disciplinares relacionados às habilidades do Saresp.
Segundo a Coordenadora Geral do Projeto, Maria Inês Fini, com esta proposta a SEE espera atender as necessidades dos alunos e professores da rede, lembrando sempre que a função do professor é insubstituível. Cada classe e escola são únicos!

SEE/SP lança programa de iniciação científica em parceria com a Universidade de São Paulo e Banco Santander

Litoral Norte - Este Programa visa proporcionar aos alunos de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, a oportunidade de participação em atividades de pesquisa científica nos diferentes campos do saber, com a finalidade de complementar e aprimorar a formação pessoal.
Para tanto, os professores efetivos das diferentes áreas deverão se inscrever n site
http://cenp.edunete.sp.gov.br  e formar grupos de alunos de acordo com os projetos oferecidos pelos Institutos de pesquisa da USP comprometidos com o Programa na região de mais fácil acesso.
Os alunos serão selecionados de acordo com critérios pré-estabelecidos que serão divulgados em breve, e receberão ajuda de custo para participar do programa durante 12 (doze) meses, a partir de março de 2008, fora do horário das aulas. Suas atividades deverão ser acompanhadas e supervisionadas pelo professor inscrito, que receberá formação em horário não concomitante às suas atividades, na Unidade Escolar.
O professor inscrito efetivará e será responsável pelo cadastro dos alunos de seu grupo no período de 18 a 29/02/2008.
Todas as informações estão disponíveis no site relacionado acima.



Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Associação Comercial de Caraguá recebe novos membros na diretoria

Caraguatatuba - Após ser chapa única na eleição que era para acontecer no último mês de dezembro, o presidente da ACE - Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba Paulo Roberto Gatto Bijos tomou posse para o biênio 2008/2009, juntamente com a sua diretoria no dia 14 de janeiro.
A equipe, que ficará a frente da ACE, sofreu apenas duas mudanças em relação a última gestão. Braz Donizetti e Jorge Manoel de Almeida Campos, primeiro e segundo vice respectivamente, deram lugar a Rui Fernando Coutinho e Sônia Macedo do Prado Cervoni, que já faziam parte da equipe.
Para compor a diretoria, entraram Sthenio Pierrotti e Nei Antonio Pinhatti. No final de 2009, será necessária uma nova chapa.

Confira abaixo a presidência e diretoria da ACE:

Presidente - Paulo Roberto Gatto Bijos
1º Vice-Presidente - Rui Fernando Coutinho
2º Vice-Presidente - Sônia Macedo do Prado Cervoni
1º Secretário - Jorge Guitti Neto
2º Secretário - Sthenio Pierrotti
1º Tesoureiro - Odair Bráulio de Mello
2º Tesoureiro - Maria Hristos Korres de Camargo
Diretos de SCPC - Nei Antonio Pinhatti
Diretor de Patrimônio - Liriane Costa Bellato

Diretoria Adjunta

Diretor de Fomento e Pesquisas
Dr. Ricardo Zollner Holmo

Conselho Consultivo
Antonio Alves Barbosa
Roberto Dias das Mercês
Fernando Pereira
Moisés Martins Bravo
Roseli Aparecida Quinetti
Wagner Rodrigues
Mário Paulo Garcia (Fonte: PMC)

Novo reitor do Unimódulo toma posse dia 21 de fevereiro
Solenidade concretiza série de mudanças pelas quais a Instituição passa desde outubro do ano passado

Caraguatatuba - O Centro Universitário Módulo - Unimódulo realiza na manhã do dia 21 de fevereiro, quinta-feira, a solenidade de transferência do cargo de Reitor da Instituição. A partir da data assume oficialmente a cadeira o professor doutor Daniel Carreira Filho. O evento acontece às 9h30 no auditório Angelo Fonseca Nogueira, Campus Centro do Unimódulo.
A solenidade concretiza a série de mudanças pelas quais o Unimódulo vem passando desde outubro de 2007, quando tornou-se integrante do grupo educacional da Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL, de São Paulo. Já para o ano letivo de 2008 estão sendo investidos cerca de R$4 milhões em infra-estrutura, equipamentos pedagógicos e novos cursos.
Trabalho em equipe: "Nada se constrói sozinho, sem ouvir, dialogar", disse o novo reitor.
Em dezembro de 2007 o novo reitor foi apresentado aos funcionários e docentes do Centro Universitário Módulo. Na ocasião, afirmou ter uma primeira impressão muito positiva a respeito de seu novo local de trabalho. "Há aqui um projeto pedagógico que compreende o ser humano onde ele se insere, que tem como proposta não limitar o aluno e é nisso que eu acredito".
Por muitos anos diretor do campus Anália Franco, da Unicsul, Daniel Carreira Filho disse ainda que espera contar com a colaboração de todos na realização das tarefas diárias e dos novos projetos que serão implementados na Instituição. Além disso, chamou todos os funcionários para serem mais participativos na formação dos alunos do Unimódulo. "Mais do que em grandes construções, acredito nas pessoas", disse professor Daniel. "Lidamos com seres humanos e sabemos que nada se constrói sozinho, sem ouvir, dialogar".
Ampliação: Nova administração objetiva crescimento em dobro nos próximos anos
O novo reitor tem como desafio implementar os novos projetos da entidade mantenedora do Unimódulo, que deseja para a Instituição um crescimento ordenado, mantendo as características que fizeram da Instituição a mais tradicional e reconhecida do Litoral Norte.
Nesse aspecto, o diretor-presidente da entidade mantenedora da Unicsul, Hermes Figueiredo, afirma que a busca pela excelência acadêmica aliada à profissionalização da gestão foi o ponto de identificação entre as duas instituições que facilitou a fusão. "A incorporação do Centro Universitário Módulo só foi possível em razão da identificação e do compartilhamento dos mesmos conceitos éticos, visões acadêmicas e ideais de liderança, que certamente resultarão em desenvolvimento", expôs.
Daniel Carreira Filho: 32 anos de docência e trabalho voltado à saúde da criança e do adolescente
Graduado pela Universidade de São Paulo em Educação Física, com projetos de mestrado e doutorado voltados, respectivamente, para a estética corporal e para a saúde da criança e do adolescente, professor Daniel é docente há 32 anos, 30 deles no Ensino Superior.
Na USP foi também diretor do Cetro de Práticas Esportivas. Ocupou o cargo de coordenador na secretaria estadual de Esportes, Recreação e Turismo entre 1987 e 1989. Depois disso, foi diretor de escolas de Ensino Fundamental e Médio e trabalhou também com a alfabetização de jovens e adultos dentro de empresas.
Em 1997 ingressou na Universidade Cruzeiro do Sul e em 2001 tornou-se diretor do campus Anália Franco. "Trabalhei na implantação daquele campus e cuidei desde a jardinagem à gestão dos cursos", disse o novo reitor. "É esse trabalho que pretendo exercer aqui: participativo, que passa desde à administração ao andamento dos professores e suas disciplinas".
Sobre o UNIMÓDULO:
Maior e mais tradicional instituição de ensino superior do Litoral Norte de São Paulo, o Centro Universitário Módulo oferece 17 cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação e de extensão. Instalado nos campi Centro e Martim de Sá, possui mais de 200 funcionários técnico-administrativos, 100 professores e 2.400 alunos. A partir de agora o Unimódulo passa a integrar o grupo da Universidade Cruzeiro do Sul - Unicsul, instituição educacional da cidade de SP, que atua na educação há mais de 40 anos e detém hoje alguns dos melhores indicadores acadêmicos de desempenho dentre as universidades particulares de da Grande São Paulo. Com a aquisição, o grupo totalizará 24 mil alunos e até fevereiro de 2008, o grupo prevê investimento de R$ 4 milhões na oferta de novos cursos de graduação e pós, vem como na ampliação da infra-estrutura física e na aquisição de novos equipamentos pedagógicos.
Sobre a UNICSUL:
Fundada há mais de 40 anos, a Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) conta com 20 mil alunos, 400 funcionários e 500 professores. Com os campi Anália Franco, Liberdade e São Miguel, e, em 2008, o novo campus Pinheiros, totaliza cerca de 90 mil m2 de área ocupada com infra-estrutura voltada à educação. Reconhecida por sua forte atuação na área social, a metodologia pedagógica institucional - "aprender na prática" - permeia todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Com o resultado do ENADE 2006 (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), a UNICSUL ficou entre as 50 instituições mais bem avaliadas pelo MEC (Ministério da Educação). Visite: www.unicsul.br

Defesa Civil de Caraguá atende ocorrências de alagamentos e quedas de árvores

Caraguatatuba - A Defesa Civil de Caraguatatuba atendeu 15 ocorrências de quebra de árvores e alagamento de ruas, devido as fortes chuvas na tarde de domingo, 17. Conforme informou a presidente da Defesa Civil, Cláudia Ruiz, os bairros mais afetados foram Praia das Palmeiras e Jardim das Palmeiras. "Com a chuva veio um forte vendaval, ocasionando maiores danos. Já os bairros Tinga, Poiares, Pontal Santa Marina, Rio do Ouro e Serraria foram os menos atingidos", afirmou Cláudia, que acrescentou ainda "do bairro Pontal Santa Marina e até o morro do Algodão teve parte de suas ruas alagadas, mas sem atingir as residências. O centro da cidade também teve pontos de alagamentos, mas a água evacuou rapidamente com a parada da chuva".
As quedas das árvores aconteceram nos bairros Rio do Ouro; Praia das Palmeiras; Pontal Santa Marina e Tinga; as ruas ficaram alagadas no Jardim Aruã; Morro do Algodão, Poiares e Jardim das Palmeiras. (Fonte: PMC)

Caraguá faz leilão de bovinos
Os interessados em participar do leilão devem levar até as 10 horas do dia 21, uma hora antes do leilão, RG, CPF e comprovante do local onde o animal irá permanecer após o arremate para fazer o cadastro

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Saúde/CCZ - Centro de Controle de Zoonoses realizará mais um leilão de animais apreendidos em logradouros públicos.
O leilão acontece no dia 21 de fevereiro, às 11h, na Rua Benedito Silvério Santana, 399, no bairro Jaraguazinho. Serão leiloados um animal bovino fêmea de pelagem cinza branca (identificação de microchip 963000000250663) e um bovino macho, pelagem preta, com uma mancha branca na cara (identificação de microchip 963000000302146). O valor inicial do lance será de R$228.47 (duzentos e vinte e oito reais e quarenta e sete centavos).
De acordo com o responsável pelo CCZ, Guilherme Garrido, os interessados na compra dos animais deverão levar no Centro de Controle de Zoonoses, até uma hora antes do leilão, isto é às 10h, do dia 21, o CPF, RG e comprovante do local onde o animal irá permanecer após a aquisição, para que seja feito o cadastro. "Só com esse cadastro é que a pessoa pode participar do leilão. Todos os animais de grande porte apreendidos receberão um microchip e é através do cadastro que o dono é identificado, caso ele seja pego na rua", disse.
Ele informou ainda que, "atualmente o CCZ está microchipando todo animal de grande porte recolhido. Se caso for recolhido novamente pelos fiscais, os seus donos serão notificados e autuados e sofrerão as penalidades previstas na lei."
Segundo Garrido, os animais são recolhidos dos logradouros públicos mediante a denuncia ao CCZ, pela população, DER, Polícia entre outros. "Esses animais são criados de forma irregular. O recolhimento das ruas do município visa a prevenção de doença de zoonoses", acrescentando que animais bovinos e eqüinos não são permitidos a criação em área urbana.
Garrido informou que uma vez o animal solto, existe o risco de acidentes que gera danos materiais e físicos ao ser humano, além de que o animal amarrado em condição inadequada existe a questão do mau trato. "O CCZ é acionado com animais mortos, enforcados ou com patas lesadas, e mesmo vivos, em alguns casos mais graves é necessário sacrificar", informou.
Após o recolhimento dos animais, o proprietário tem cinco dias para procurar o setor para fazer a retirada, após esse período, o animal vai a leilão. Na Média, o CCZ recolhe 20 animais por mês, a maior parte é de eqüinos. Para a realização do leilão, a Secretaria de Saúde publicará no diário oficial a data e local para que os interessados possam participar da compra. (Fonte: PMC)

Concurso Público da Prefeitura de Caraguá já têm data de provas definidas
Em razão do grande número de inscritos, que é de 19.979 candidatos, as provas acontecerão em três finais de semana, sendo que a primeira data será 24 de fevereiro (domingo)

Caraguatatuba - O processo seletivo da Prefeitura de Caraguatatuba, que teve inscrições abertas de 7 a 20 de janeiro, para 55 cargos e um total de 695 vagas, já tem as datas de provas definidas, para os dias 24 de fevereiro, 2 e 9 de março.
Conforme o edital de convocação para as provas objetivas, publicado nesta quinta-feira, 14 de fevereiro, no informativo oficial do município, que veicula no município como encarte do jornal semanal Expressão Caiçara.
Segundo a estatística baseada no número total de inscrições para o concurso, que foi de 19.979, 75,45% dos inscritos são do Litoral Norte. Deste total, 12.594 candidatos são de Caraguatatuba, 1.591 de São Sebastião, 746 de Ubatuba e apenas 145 de Ilhabela.
A cidade com maior número de inscritos do Vale do Paraíba foi São José dos Campos com um total de 812, seguida por Jacareí, que teve 217 inscritos.
Fora as cidades do Estado de São Paulo, o processo seletivo recebeu também inscrições de mais 12 estados, entre eles Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Tocantins.
A primeira data da prova será no dia 24 de fevereiro, nos períodos da manhã e tarde, para os cargos de agente administrativo, engenheiro civil, contador, tecnólogo em processamento de dados, terapeuta ocupacional, jornalista, nutricionista, sociólogo, PEB-II em Matemática, Geografia, educação Artística, Inglês, Cientista Social, Professor de Educação Física, Administrador, PEB-II de História, Antropólogo, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário, Biólogo, Tecnólogo em Turismo, PEB-II de Educação Física, Técnico em Prótese Dentária, Coveiro, Auxiliar de Biblioteca, Fiscal de Obras, Técnico de Contabilidade, Fiscal de Posturas, Técnico Agropecuário, Topógrafo, Fiscal de Posturas, PEB-II de Língua Portuguesa, História e Ciências.
No dia 2 de março, serão realizadas somente provas para o cargo de inspetor de alunos, que teve 4.740 inscrições.
A última data de provas do processo seletivo para a Prefeitura de Caraguatatuba será no dia 9 de março, para os candidatos aos cargos de Artífice I, Auxiliar de Topógrafo, Motorista I, Eletricista, Telefonista, Técnico em Informática, Instrutor de Fanfarra, Fiscal de Saúde Pública, Fiscal de Tributos, Técnico de Segurança do Trabalho, Operador de Motosserra, Educador Social, Operador de Máquinas Pesadas I, Motorista II, vigia, Secretário Escolar, Salva-Vidas, Fotógrafo, Jardineiro e Técnico em Enfermagem.
De acordo com a Prefeitura de Caraguá, as provas serão realizadas nas escolas municiais, de Norte a Sul da cidade. Para saber o local e horário da prova para cada um dos cargos basta consultar o informativo oficial ou acessar o site www.interacaoconcursos.com.br  (Fonte: PMC)

Proprietário da Verdurama não comparece em depoimento da CEI da merenda escolar
Vereadores pretendem ouvir ainda a secretária de Educação e encerrar as audiências com o depoimento do prefeito Aguilar

Caraguatatuba - O proprietário da Verdurama Comércio Atacadista LTDA, Ari Campos Junior, não compareceu à convocação da Comissão Especial de Inquérito que investiga denúncia de suposto superfaturamento e beneficiamento da empresa Verdurama, vencedora da licitação para o fornecimento de merenda escolar no ano de 2005 à Prefeitura de Caraguatatuba.
Junior deveria ter sido ouvido na tarde de ontem pelos vereadores. De acordo com o vereador oposicionista que preside a comissão, Agostinho Lobo de Oliveira (PSDB), o advogado de Junior protocolou requerimento.
“O advogado dele disse que ele teve que viajar para o Paraná e alegou que não haveria tempo hábil para estar aqui. Nós respeitamos a atitude dele”, explicou Lobinho.
Porém, os vereadores Lobinho, Celso Pereira – Celsinho (DEM), Francisco Carlos Marcelino – Carlinhos da Farmácia (PDT) ainda pretendem ouvir o proprietário da empresa. Foi marcado outro depoimento para o dia 28 de março.
A denúncia contra a administração José Pereira de Aguilar (DEM) foi feita ao Ministério Público, que instaurou inquérito civil, pelo vice-prefeito, Lucio Fernandes (PSDB). O inquérito civil ainda tramita na promotoria, que aguarda as repostas dos ofícios enviados à prefeitura e aos envolvidos.
A CEI da merenda escolar foi instaurada no final do ano passado. Já foram ouvidos o autor da denúncia e o secretário de Administração, Pedro Ivo de Sousa Tau. O secretário anexou ao relatório dos vereadores uma planilha de custos da merenda escolar paga pela prefeitura à Verdurama entre os anos de 2000 e 2005 e uma lista comparativa de preços em três supermercados da cidade.
Tanto a prefeitura quanto a Verdurama negam qualquer irregularidade no processo de licitação de 2005. O contrato entre a prefeitura e a empresa, firmado em 2005, tem vigência de 36 meses, com validade em 12 de setembro de 2009. O valor pelo período de três anos, segundo a assessoria de imprensa, é de R$ 8,923 milhões, mensalmente a prefeitura paga em torno de R$ 250 mil para a Verdurama fornecer merenda escolar.
Ainda de acordo com a assessoria, o benefício que antes era apenas para as escolas municipais foi estendido para as estaduais. Ao todo são atendidas 53 instituições públicas de ensino – 22 municipais, 12 centros de educação infantil e 19 estaduais.
Na próxima semana, além de nova convocação do presidente da Verdurama, a comissão ainda ouvirá a secretária de Educação, Silmara Selma Mattiazzo. “Ela vai ser ouvida no dia 21. Esperamos que ela apresente defesa. Existe uma denúncia que procede até que se prove ao contrário”, disse Lobinho. A assessoria de imprensa da prefeitura informou que apesar da secretaria de Educação não ter relação com processos de licitação, se convocada, a secretária comparecerá para prestar esclarecimentos.
A expectativa dos vereadores é que o término da CEI seja no dia 5 de março. “Independente de o Ari vir ou não na próxima convocação, o último a ser ouvido será o prefeito Aguilar”, disse Lobinho. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá receberá 'feras' do Skate mundial

Caraguatatuba - Esportistas dedicados de Caraguatatuba vêm contribuindo para engrandecer o nome da cidade no cenário esportivo não só nacional, como também mundial.
No dia 27 de fevereiro, a partir das 14h, acontecerá na Pista de Skate, ao lado da Praça Ton Ferreira, o primeiro "Summer Crail" já realizado no Litoral Norte, com presença de 11 skatistas profissionais, como os brasileiros Lincon Ueda e Biano Biachin, que atualmente moram fora do país, onde disputam campeonatos mundiais, com os melhores do mundo.
Com o evento, Caraguatatuba estará dentro do DVD "Da Tour", que apresentará os melhores momentos dos skatistas se apresentando no "Summer Crail" este ano.
Além de Caraguá, Ubatuba, Ilhabela, São Sebastião e outros municípios do país receberão os esportistas. (Fonte: PMC)

PAT de Caraguá participa do Time de Emprego

Caraguatatuba - O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Caraguatatuba enviou as funcionárias Daniela Aparecida dos Santos e Renata Aparecida Soares para a cidade de São Paulo, onde estão fazendo o curso de capacitação do programa Time de Emprego.
Ambas viajaram na última segunda-feira (11) e ficarão até esta sexta-feira, 22, na capital paulista, para se tornarem as "multiplicadoras" do PAT de Caraguá, que foi o único município do Litoral Norte a mandar funcionários para o programa.
Segundo Elmar Soares de Farias Ferreira, o Time de Emprego consiste em descobrir as habilidades das pessoas e beneficiarão aqueles que há tempos estão cadastrados no Posto de Atendimento ao Trabalhador, mas que ainda não conseguiram emprego. "É uma chance também de um ajudar o outro a se encontrar", diz Ka. (Fonte: PMC)

SECER oferece esporte gratuito em núcleos

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, já iniciou os projetos de escolinhas de modalidades esportivas para iniciantes nas comunidades da cidade.
De acordo com o secretário de Esportes e Recreação, Wenceslau Souza Neto, qualquer criança e adolescente podem se inscrever em um dos sete núcleos do município, que são: Massaguaçu, Olaria, Tinga, Poiares, Morro do Algodão, Barranco Alto e Perequê-Mirim.
A SECER oferece escolinhas de modalidades tradicionais como Futsal, Vôlei, Basquete, Handebol e Ginástica. No CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) também há os treinos das mesmas modalidades, além do Tênis, Natação, Atletismo, Ginástica Rítmica Desportiva, entre outros.
"Essa é uma boa opção para os pais que saem para trabalhar e não podem acompanhar o dia a dia dos seus filhos. Com as crianças fazendo algum esporte, evita que elas fiquem na rua, se envolvam com drogas ou outros problemas que temos em nossa sociedade. Sempre digo que esporte é saúde, e por isso investimos nele", disse o secretário.
Os interessados devem entrar em contato com a SECER no telefone 3887 1165 ou diretamente no núcleo mais próximo, lembrando que as vagas são limitadas. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá notifica bancos pela demora na fila de espera

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assuntos Jurídicos, enviou notificações para todos os bancos do município, alertando sobre as constantes reclamações da população pela demora no atendimento na fila dos caixas.
Essa medita foi tomada depois de registradas diversas reclamações de munícipes no Procon, sobre a não observância do tempo máximo pelas agências bancárias, desobedecendo a Lei Municipal 1231 de 19 de dezembro de 2005. De acordo com as reclamações, foi constatado que as agências bancárias não estão fornecendo bilhetes ou senhas para o controle do tempo de atendimento, descumprindo assim o parágrafo 2º do artigo 2º da lei.
As agências bancárias terão um prazo de 15 dias, improrrogáveis, para cumprir a notificação, caso isso não aconteça, as agências poderão sofrer penalidades legais, inclusive a suspensão do alvará de funcionamento. Junto com a notificação, a Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura anexou uma cópia da respectiva lei.
De acordo com a Lei Municipal 1231 de 19 de dezembro de 2005, que dispõe sobre o atendimento de usuários nas agências bancárias do município, foi estipulado no artigo 2º, que o tempo máximo que os usuários devem permanecer na fila é de 15 minutos para os dias normais e 25 minutos para os dias de pagamento dos funcionários públicos municipais, estaduais e federais, de vencimentos de contas de concessionárias de serviços públicos e de recebimento de tributos municipais, estaduais, federais, vésperas e após feriados prolongados. Na época, a lei fixou um prazo de 60 dias para que todas as agências se adaptassem às suas disposições. (Fonte: PMC)

Abertas as inscrições para curso de regras e arbitragem de Natação em Caraguá

Caraguatatuba - Estão abertas as inscrições para um curso de regras e arbitragem de Natação em Caraguá. As inscrições podem se feitas até o dia 28 de fevereiro pelo site www.aquaticapaulista.org.br  e a taxa de inscrição de R$ 40,00 (quarenta reais) deve ser paga na Central de Atendimento do Unimódulo. Só serão aceitos depósitos bancários para os inscritos não residentes de Caraguá.
O curso será dividido em duas etapas, sendo aula teórica no dia 29 de fevereiro, sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 15h, no Unimódulo, e a aula prática, que acontece no dia 1º de março, sábado, às 8h30, no CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. Para a aula prática é obrigatório o uso de calça, tênis e camiseta branca.
O curso é realizado pela FAP - Federação Aquática Paulista com apoio da Prefeitura, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação e Unimódulo. As aulas serão ministradas pelo delegado Regional da Federação Aquática Paulista, Fabiano Vendrasco.
Os inscritos receberão uma apostila e camisa da FAP. No curso serão passadas aos inscritos as atualizações tecnológicas, como placar eletrônico e semi-eletrônico e as regras da modalidade.
Mais informações sobre o curso e inscrições no site da Federação ou pelo telefone 3897-2043. O Unimódulo fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 653, Centro; o CEMUG fica na Avenida José Herculano, 50, Jardim Britânia. (Fonte: PMC)

Recomeçam as Sessões Ordinárias em Caraguá
Inicia-se a maratona de Sessões após Recesso e Prestação de Contas

Caraguatatuba - A partir das 19h30 desta terça-feira - 19 de fevereiro, recomeçam as Sessões Ordinárias semanais da Câmara Municipal de Caraguatatuba no 4º ano - 1º semestre da 14ª Legislatura. Esta sessão acontece após o Recesso dos Vereadores e da Sessão Especial de Prestação de Contas do Prefeito José Pereira de Aguilar (DEM).
Na pauta desta 1ª Sessão foram incluídos os projetos dos seguintes Vereadores: Aurimar Mansano (PTB), Omar Kazon (PR) e Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PDT).
A propositura de autoria do Vereador Aurimar Mansano é de uma denominação de rua, estabelecendo o nome de Sabrina Barbosa dos Santos para a atual Rua Hum, no bairro do Morro do Algodão, na zona sul da cidade.
Do Vereador Omar Kazon Projeto de Resolução institui o Título de "Atleta do Ano" para os esportistas de Caraguatatuba e finalizando, de autoria do atual Vice-Presidente da Mesa Diretora, Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho, Projeto de Resolução que estabelece critérios para a comemoração do Dia do Professor.
Devido ao término de contrato as Sessões Ordinárias da Câmara Municipal de Caraguatatuba não estarão sendo transmitidas pela rádio local. Uma nova licitação está sendo preparada com prazo final até junho deste ano, para não infringir a Lei Eleitoral vigente. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Gobetti quer isenção para Portadores de Necessidades Especiais
Benefícios se estendem aos eventos no município

Caraguatatuba - O Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PDT), atual Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba elaborou Projeto de Lei que isenta os Portadores de Necessidades Especiais do município, em eventos realizados em Caraguatatuba. A isenção seria a do pagamento da entrada.
Mesmo com as atuais políticas pelo fim da exclusão social no país, o Vereador Wilson Gobetti identificou muitos Portadores de Necessidades Especiais que ainda padecem de um salário, ou seja, de um emprego.
Este problema além de causar dependência familiar ao Portador, o restringe de momentos de lazer e entretenimento, que fazem parte da vida social de qualquer ser humano.
Observando esta questão o Vereador viu a necessidade deste benefício a esta categoria de cidadãos.
Segundo o projeto do Parlamentar, a isenção será dada a todo aquele que for Portador de Necessidade Especial em eventos realizados no município, como shows, eventos, palestras, seminários, ou seja, tudo aquilo que tiver cobrança de entrada será dada isenção ao Portador de Necessidade Especial.
No entender do Parlamentar a medida não trará prejuízos aos organizadores dos eventos, visto que esta parcela da população não tem um número expressivo. O melhor do projeto, segundo Gobetti, será o benefício dado a esta camada de cidadãos.
Para o Vereador é função de o estado proporcionar garantias e benefícios à população. "É função do estado e aí eu incluo a Câmara e os Vereadores, proporcionar todas as garantias necessárias para uma vida digna de toda a população. Tendo em vista que os Portadores de Necessidades Especiais tem entrada restrita no mercado de trabalho, nada mais justo que dar a eles a isenção, para que pelo menos possam desfrutar de um lazer descente", frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Partidos formam bloco em Caraguá
Coordenação está a cargo do Presidente do PDT

Caraguatatuba - As eleições municipais deste ano em Caraguatatuba prometem ser das mais movimentadas. Prova disso são as várias articulações que vem surgindo bem antes das convenções e da dita "campanha eleitoral", movimentando legendas e com os interesses do povo e da cidade acima de tudo.
Segundo o Presidente do Diretório Municipal do PDT (Partido Democrático Trabalhista), em Caraguatatuba, Ricardo Batista, está nascendo um "Bloco de Partidos", encabeçado pelo PDT e seguido pelo PTB, PTC e PRB. Outros 3 (três) partidos, ainda mantidos em sigilo poderão entrar para engrossar o "Bloco de Partidos".
De acordo com Batista a idéia da formação do bloco é a de fazer uma política moderna, real e social, contrária a tradicional 'política provinciana', que muitos líderes políticos adotam. O "Bloco de Partidos" quer os interesses da população em primeiro lugar e ser uma nova força política na cidade e para isso, conta com o apoio de 4 (quatro) Vereadores da Câmara Municipal de Caraguatatuba.
O "Bloco de Partidos" também tem como objetivo eleger o maior número de Vereadores possíveis nas eleições municipais de outubro de 2008, quando poderá arregimentar forças para negociar projetos e melhorias à cidade, dentro do espírito de política moderna, do real e do social.
O Presidente do PDT de Caraguá e coordenador do 'Bloco' não fala em apoio a candidaturas do majoritário e muito menos em negociações políticas tradicionais, mas aponta que isto pode acontecer depois de ouvir as idéias de cada candidato.
Para Ricardo Batista não há hora melhor para mudanças do que agora. "Queremos ser a maior força política da cidade e com isso conscientizar e ter o apoio da população para as mudanças e reformas que necessitam ser feitas, visando uma Caraguatatuba mais humana, voltada para o caiçara, para o morador, para a mulher e a criança, dentro de uma linha social e trabalhista", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Baduca Filho questiona vaga de Carga e Descarga
Vereador quer saber qual o horário no centro da cidade

Caraguatatuba - O Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PDT), da Câmara Municipal de Caraguatatuba está elaborando Requerimento questionando o Ditran (Divisão Municipal de Trânsito), sobre quais são os horários de Carga e Descarga no centro da cidade. Segundo o Parlamentar o Ditran não estabeleceu horário limite em Caraguatatuba.
Devido ao seu crescimento a cidade vem enfrentando muitos problemas na sua malha viária, com ruas apertadas, excesso de carros e falta de vagas para o estacionamento, principalmente no centro da cidade nos horários de pico.
Para que haja um equilíbrio na malha viária, que tanto possa atender ao motorista comum e as diversas empresas e prestadores de serviço que atendem a cidade, é praxe estabelecer horários para a Carga e Descarga de produtos nos vários pontos comerciais estabelecidos no município.
Geralmente os pontos de Carga e Descarga tem proibição de estacionamento para atender exclusivamente quem deseja entregar mercadorias e possa ter um local para o seu estacionamento.
Também é de praxe que após este horário, comumente firmado na maioria das cidades brasileiras entre 8 (oito) e 18 (dezoito) horas, que os automóveis particulares possam estacionar normalmente, sem o prejuízo de estarem cometendo uma infração de trânsito.
O questionamento do Vereador se baseia neste ponto, pois segundo reclamações de contribuintes, vários carros são multados por estarem estacionados nas vagas de Carga e Descarga após às 18 horas. O Requerimento do Parlamentar se baseia neste ponto, perguntando se há horário de início e término, se há placas indicativas deste horário e por que alguns motoristas estão multados após o horário tradicional.
Baduca Filho confia que o Ditran irá solucionar este impasse. "Temos que pensar no trânsito de nossa cidade e para isso, não estou medindo esforços para que o projeto do Bicicletários tenha vida e possa resolver o problema da maior frota de 'veículos' de nossa cidade, que são as bicicletas. Quanto as vagas de Carga e Descarga tenho plena confiança que o Ditran resolverá a questão, pensando sempre e em primeiro lugar no povo de nossa cidade", frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Farmácia conquista melhores condições para deficientes
Colocação de rampas para cadeirantes é projeto do Vereador

Caraguatatuba - O Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT), líder de sua bancada e 1º Secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caraguatatuba sempre foi um observador da falta de acessibilidade aos deficientes físicos na cidade. Uma de suas maiores vitórias são as rampas e acessos na reforma e pavimentação da Avenida Anchieta, no centro da cidade.
As observações do Parlamentar quanto a falta de acessibilidade aos portadores de deficiência física vem desde o seu primeiro mandato, de 1993 a 1996, quando a cidade padecia de melhores condições aos cadeirantes (usuários de cadeira de rodas), que sofriam com calçadas e guias altas para atravessar as vias públicas.
No seu mandato atual, iniciado em 2005 o Vereador reiterou os pedidos anteriores à administração municipal, para o atendimento aos usuários de cadeira de rodas. Nas concepções arquitetônicas atuais, uma cidade que não garante o bom trânsito a todos os tipos de usuários não é considerada moderna e fere todas as regras de acessibilidade.
A reforma e pavimentação da Avenida Anchieta é considerada uma das maiores vitórias do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT). Com o final das obras percebe-se o grande número de guias rebaixadas e rampas, que garantem o bom trânsito aos deficientes físicos.
Uma prova disso é o senhor Osmar Zacarias de Oliveira, de 40 anos e que utiliza cadeira de rodas desde os 3 anos de idade, que vê melhorias para o seu dia-a-dia. "A Avenida Anchieta ficou muito boa, mas ainda há muitos lugares sem acesso e preciso ficar procurando um ponto para subir na calçada", disse.
Para o Vereador as vitórias vêm apenas com muito trabalho e ainda há o que fazer por esta categoria. "O primeiro grande triunfo foi a Avenida Anchieta, que tem um enorme fluxo diário de pedestres, deficientes e motoristas. Conseguimos que a Prefeitura garantisse a acessibilidade em vários pontos da região central e vamos lutar para que todo o município atenda a esta categoria, se adequando as normas de uma cidade moderna, acolhedora e bonita como a nossa. Estas conquistas são demoradas e requerem trabalho árduo junto ao Executivo", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Pardim quer linha de ônibus na orla marítima
Vereador aponta demanda e nenhuma oferta no setor

Caraguatatuba - O Vereador Juarez Pereira Pardim (DEM), Segundo Secretário da atual Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caraguatatuba está elaborando Requerimento pedindo a empresa concessionária de transporte coletivo a criação de uma nova linha, pela orla marítima, do Porto Novo até a Martin de Sá. O Parlamentar identificou muita procura e nenhuma oferta nesta área da cidade.
O crescimento que vem ocorrendo na cidade e a expansão que deverá acontecer nos próximos anos não podem ser feitos de maneira desordenada, deixando lacunas ou espaços no município sem o devido atendimento ao contribuinte.
É pensando nesta situação que o Vereador Juarez Pereira Pardim (DEM) analisou as rotas e as linhas da empresa concessionária dos transportes coletivos e observou que os moradores da orla marítima, mais precisamente do bairro do Porto Novo, na altura do Terminal Turístico até a praia de Martin de Sá não tem uma linha exclusiva a eles.
Ao analisar com mais profundidade, o Vereador descobriu que são vários os pedidos e reclamações dos moradores neste sentido. A orla marítima de Caraguatatuba passa por pelo menos 7 (sete) bairros, como Martin de Sá, Prainha, Centro, Indaiá, Aruan, Praia das Palmeiras e Porto Novo.
Continuando a verificação o Parlamentar observou que estes moradores precisam se locomover a pé por longas distâncias até o abrigo mais próximo se quiserem o transporte coletivo para o seu trabalho, lazer ou entretenimento.
O Vereador espera colocar o Requerimento em votação o quanto antes, para obter uma resposta rápida e conseguir com a concessionária, colocar em funcionamento esta linha pela orla marítima de Caraguatatuba.
Pardim acha que cobrir espaços e atender ao povo é obrigação da empresa concessionária. "A população só poderá ter confiança pelo transporte coletivo se a empresa atender bem ao povo. Este atendimento significa ônibus limpos, rotas e linhas que cubram toda a cidade, não deixando nenhum espaço vazio, nenhum morador sem um ponto ou ônibus próximo de si", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Germino quer detalhes sobre Licitações
Projeto de Lei obriga Executivo a encaminhar informações

Caraguatatuba - O Vereador Germino de Souza (PPS), da Câmara Municipal de Caraguatatuba protocolou Projeto de Lei que obriga o Executivo a encaminhar informações detalhadas e atualizadas sobre as Licitações que realiza. O Parlamentar quer o máximo de transparência nas aquisições da Prefeitura.
As Licitações são divididas em diversos tipos como: Carta Convite, Tomada de Preços e Concorrência Pública. Estas modalidades se destinam a compra de produtos e bens, concessões de serviços públicos e contratação de obras públicas, ou seja, tudo aquilo que ultrapassar o valor aproximado de R$ 8.000,00 (Oito Mil Reais), submete-se a uma Licitação em algum dos tipos já descritos.
Para se ter uma idéia, a partir do valor mencionado as Prefeituras, Câmaras Municipais, Assembléias Legislativas, Câmara e Senado Federal, bem como os Governos Estaduais e a Presidência da República não poderão fazer nenhuma compra ou concessão, devendo seguir a risca Lei Federal que rege as aquisições do Serviço Público, a Lei 8.666/93.
Com o intuito de saber se há transparência no Serviço Público é que o Vereador deseja, com o Projeto de Lei, caso seja aprovado, ter informações atualizadas e detalhadas sobre cada uma das Licitações realizadas pela Prefeitura. Com o recebimento destas informações o Vereador acredita poder acompanhar e saber se o certame licitatório está sendo seguido conforme a lei.
O Vereador estranha que esta prática não seja comum na Câmara de Caraguatatuba. "A função do Vereador é a de fazer leis e fiscalizar os atos do Executivo e nada mais justo e óbvio do que acompanhar passo a passo as Licitações da Prefeitura, evitando que o Executivo utilize mal o dinheiro público, prejudicando a cidade e a população. Estranho que a Câmara aceite acompanhar as Licitações através das publicações periódicas nos jornais", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Prefeitura realizou prova seletiva para estagiários

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Administração e o CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola, realizou na manhã deste sábado, 17, a prova de seleção para os estagiários.
Foram inscritos 325 estudantes, e participaram da prova cerca de 320 alunos matriculados para o ano de 2008 no ensino Médio (1o., 2o. e 3o. ano), no Nível Técnico e Superior, com idade mínima de 16 anos ou a completar até o dia 1o. de abril, para concorrerem ao preenchimento de 80 vagas, com direito a bolsa auxílio.
A Prefeitura Municipal esclarece que estará disponibilizando 5% das vagas para alunos portadores de necessidades especiais.
O resultado será divulgado na mídia local (jornais e rádios), e através de cartaz afixado no Paço Municipal, até o dia 1º de março. (Fonte: PMI)

Prefeito de Ilhabela repassa verba para Liga Carnavalesca

Ilhabela - Conforme o acordado anteriormente, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, efetuou na última quarta-feira, 13, o repasse de verba para a Liga Carnavalesca de Ilhabela (LECI), na importância de R$ 160 mil, referente a: R$ 25 mil para cada escola; R$ 4 mil para cada bloco (7 blocos); R$ 5.500 para a contratação dos jurados da FESEC (Federação das Escolas de Samba de SP) e R$ 1.500 para Corte Momesca.
As Escolas de Samba também receberam da patrocinadora oficial do Carnaval de Ilhabela, a Cervejaria Sol, o valor de R$ 10 mil cada. (Fonte: PMI)

Vereador Joadir entrega Moção de Louvor ao Yacht Club

Ilhabela - O Presidente da Câmara, Professor Joadir Capucho (PTB), na última sessão ordinária (11/02) apresentou uma Moção de Louvor ao Yacht Club Ilhabela pela passagem dos seus 52 anos de existência.
Desde 1956 Yacht Club de Ilhabela vem se solidificando na organização de torneios esportivos, como a Copa Ilhabela de Caça Submarina, o maior evento deste esporte no Brasil da década de 60, ou a Semana de Vela de Ilhabela, hoje considerado o mais importante evento da vela oceânica da América do Sul.
O gerente geral do Yacht Club Ilhabela, Paulo César Lamblet, compareceu à sessão ordinária para representar a entidade durante a entrega da homenagem. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Doutor Dênis recebe Moção

Ilhabela - Outra Moção também apresentada pelo Presidente da Câmara, o Professor Joadir Capucho, foi para o médico veterinário Doutor Dênis Prado Amorosino, por sua dedicação e profissionalismo no desempenho de seu trabalho.
Formado há 18 anos, o médico veterinário Dênis Prado Amorosino atende em Ilhabela desde 1995 onde reside com sua família. Sempre disposto a salvar a vida dos animais da cidade, dr. Denis é considerado pelos ilhabelenses um dos mais dedicados profissionais em sua área. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Presidente Joadir Capucho e Vereador Zeca do São Pedro homenageiam Cleuza Maciel

Ilhabela - O Presidente da Câmara, Professor Joadir Capucho, e o Vereador José Jorge Pereira,o Zeca do São Pedro (PTB), apresentaram uma Moção de Louvor à radialista Cleuza Maciel da Silva, pela iniciativa visando a participação de atores em evento esportivo realizados na 4a edição do Projeto EcoVerão, bem como pela excelência dos trabalhos realizados para cobertura do Carnaval 2008 de Ilhabela. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Carlinhos apresenta Moção de Louvor a Secretaria Esportes e de Meio Ambiente

Ilhabela - O Vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB), o Carlinhos, apresentou também na última sessão uma Moção de Louvor aos secretários municipais Maria Inês Fazzine Biondi (de Meio Ambiente) e José Roberto de Jesus (de Esportes), e a toda equipe de ambas secretarias pela realização da quarta edição do Projeto Ecoverão Ilhabela.
A quarta edição do Projeto mais uma vez proporcionou entretenimento de alta qualidade aos turistas e moradores de Ilhabela. Com uma programação variada que incluiu desde aulas de ginástica, automobilismo, nautimodelismo, competições de Rúgbi, campeonatos de Beach Soccer e de Vôlei, gincanas ecológicas, recreações esportivas, oficinas de reciclagem, palestras sobre meio ambiente e até cinema, além de outras atividades, o evento garantiu lazer e diversão aos participantes.
Todas as moções foram aprovadas por unanimidade entre os pares presentes. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Gravidez na adolescência diminui no município
Projeto piloto nas escolas auxilia no trabalho de prevenção

São Sebastião - A gravidez precoce é uma das ocorrências mais preocupantes relacionadas à sexualidade da adolescência, com sérias conseqüências para a vida dos adolescentes.
Diariamente, no Brasil, 146 adolescentes de 10 a 19 anos dão entrada em hospitais públicos devido aos abortos provocados com ou sem autorização judicial e as internações para curetagem pós-aborto chegaram a quase 9 mil. O Ministério da Saúde estima que cerca de 40% das jovens engravidam três anos após o primeiro parto.
Em São Sebastião, o número de adolescentes grávidas reduziu. Em 2006, aproximadamente 400 ficaram grávidas, dentro do universo de cerca de 1200 pacientes por ano. Em 2007, segundo dados do programa Saúde da Mulher, vinculado a Secretaria Municipal da Saúde, esse número caiu para 286 adolescentes, no período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2007 – uma redução de um quarto das pacientes na faixa dos 10 aos 19 anos em relação a 2006. O universo maior, porém, está entre as adolescentes entre 15 e 19 anos.
A coordenadora do programa Saúde da Mulher no município, a doutora Helena Dora Glina, responsável pela área desde 2001, afirma que o problema da gravidez na adolescência é mundial. De fato, a Organização Panamericana de Saúde – OPAS estima mais de um bilhão de pessoas com idades entre 10 e 19 anos, o que representa quase 20% da população mundial, está envolvida com a maternidade desejada ou não.
Portanto, as jovens estão extremamente vulneráveis à gravidez, à violência sexual e às doenças sexualmente transmissíveis, inclusive HIV/AIDS.
“A própria comunidade nacional e internacional têm dificuldade na abordagem com os adolescentes. É difícil, porque eles optam por não usarem a camisinha e as meninas por engravidarem”, revela a doutora.
Desta forma, os profissionais da área se uniram para criar um projeto preventivo, que envolve a comunidade escolar. “A gente concluiu que não adianta atuar de cima para baixo. Temos que envolver o adolescente na solução dos próprios problemas e, talvez, tenhamos melhores resultados”, disse Glina.
A doutora também ressalta, que a gravidez na adolescência pode interromper ou finalizar processos educativos da mulher, minimizando as possibilidades de desenvolvimento já socialmente limitadas. “Principalmente nos casos da gravidez indesejada, falta um sonho, uma meta. Quem sofre violência sexual em casa e conquista um espaço fora, passa a acreditar que a gravidez a protege, que ninguém pode mexer com ela”, diz. “Isso é uma ilusão! É um sonho que vira pesadelo, muitas vezes, dependendo do estado emocional da adolescente”, complementa a doutora.
Dentro desse universo, muitos não têm acesso a informações e serviços que protejam sua saúde e permitam que tomem decisões de maneira livre e responsável. “É importante ressaltar, que desde o início da vida sexual, os adolescentes devem procurar orientação médica, os postos de saúde para o uso de métodos contraceptivos, os programas de planejamento familiar e fazer a prevenção do câncer ginecológico”, diz a doutora.
O conselho não é quase uma determinação, já que existe uma variedade de riscos na gravidez, que ameaçam a saúde sexual e reprodutiva dessas adolescentes.
Um fator social conhecido é que a grande maioria dessas adolescentes não tem condições financeiras nem emocionais para assumir a maternidade e, por causa da repressão familiar, muitas delas fogem de casa e quase todas abandonam os estudos.
“Espero que as pessoas reflitam e as famílias conversem e programem um projeto de vida em conjunto com esses adolescentes, para que eles criem seus próprios projetos de vida e um caminho familiar também”, finaliza a médica.
Projeto preventivo nas escolas - A incidência, assim como a reincidência da gravidez na adolescência e suas conseqüências, justificam uma preocupação redobrada e uma contínua reflexão dos setores da saúde e também da educação. Esses profissionais fizeram um trabalho conjunto no ano passado, em São Sebastião, e devem repetir essa ação este ano.
O projeto Saúde e Prevenção DST/AIDS nas escolas carrega o slogan: “Atitude para curtir a vida”. É uma iniciativa das Secretarias de Educação e Saúde do município, em que os profissionais do Centro Municipal de Infectologia (Cemin) estão diretamente envolvidos na prática de prevenção junto aos adolescentes. Em março de 2007, o projeto foi iniciado em 10 escolas do município.
De acordo com dados da psicóloga e coordenadora do Cemin, Leda Nicolau Correa, foram dez encontros realizados no ano passado com o objetivo de promover o diálogo e compartilhar conhecimentos com essa faixa etária. “Dois alunos de 7ª série de cada escola foi selecionado para a capacitação e, atualmente, se tornaram agentes multiplicadores desse processo”, afirma.
Em cada encontro, segundo ela, um profissional abordava um tema como sexualidade, métodos contraceptivos, gravidez na adolescência, DST/AIDS. “Foram feitas palestras e dinâmicas com os alunos envolvendo brincadeiras e trabalhamos muito a auto-estima deles. Transfirmação psicosocial, sexo seguro, violência e planos de vida, também foram abordados com os alunos”, revela Correa. O trabalho, portanto, envolveu a questão da prevenção dentro do contexto de vida sexual, o meio familiar e social.
Está semana, serão definidos os roteiros desses encontros. Porém, a coordenadora do Cemin adiantou, que este ano envolverão a família neste trabalho. (Fonte: Imprensa Livre)

Rua da Praia recebe skatistas do "Summer Crail"

São Sebastião - São Sebastião promete radicalizar e agitar os moradores no dia 27 de fevereiro, a partir das 9h, com o "Summer Crail". O evento contará com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), será realizado na pista da Rua da Praia, na região central, e receberá 11 atletas profissionais.
A passagem por São Sebastião fará parte do DVD "Da Tour", que terá presença de "feras" da modalidade como Biano Bianchin, Lincoln Ueda, Fabio Castilho, Rafael Gomes e Fabio Cristiano. Além das principais manobras em uma das maiores pistas do Estado de São Paulo com 1,7 mil metros quadrados, os esportistas também realizarão sessões de autógrafos e distribuição de brindes.
"O skate é um esporte independente e cresce a cada ano no Brasil. Por isso, estamos contentes que São Sebastião acompanhe esse desenvolvimento e receba grandes competições e atletas", destaca o diretor de eventos da Seesp, José Reis de Jesus Silva.
Além de São Sebastião, o "Summer Crail" passará pelas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, São José, Caraguatatuba e Ubatuba, entre os dias 24 de fevereiro e 2 de março. (Fonte: PMSS)

São Sebastião participará do Workshop CVC 2008 em São Paulo

São Sebastião - Nos próximos dias 20 e 21 de fevereiro de 2008, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), participará do Workshop CVC 2008, que acontece nos pavilhões do Expo Center Norte, em São Paulo, visando a promoção do destino turístico Litoral Norte do Estado de São Paulo. Durante o evento, as potencialidades turísticas e os serviços que condicionam a região como um dos principais núcleos do Brasil serão expostas para agentes de viagens de todo o país.
O município será representado pelo secretário de Cultura e Turismo, Julio Buzi, e pelo diretor de Turismo, Rogério Barroso, dando seqüência a participação de feiras específicas de turismo que a cidade participa em conjunto com os demais municípios da região.
Na ocasião, a Prefeitura e representantes das cidades do Litoral Norte vão apresentar o programa "Viaje com o seu carro", que consiste na realização de viagens onde o turista utiliza o seu próprio carro para o deslocamento entre as cidades escolhidas, utilizando-se dos serviços de empresas que trabalham com a operadora CVC Turismo. Em São Sebastião, os hotéis que, por enquanto, viabilizaram parceria com a CVC foram o Salvetti Praia Hotel e o Villa'l Mare Hotel, ambos instalados em Boracéia e Boiçucanga, respectivamente, na Costa Sul.
Para os turistas que vêm de outros Estados, e até mesmo da América do Sul, a operadora disponibiliza os veículos no aeroporto, de onde prosseguem para o Litoral Norte, com opções de hospedagens e passeios contidos no encarte CVC Turismo - Viaje com o seu carro.
Em sua 14ª edição, a programação do evento da maior operadora de turismo da América Latina também terá, além da exposição, a Bolsa de Negócios, que permite a troca de negócios entre agentes viagens e fornecedores, com vendas antecipadas e bloqueios com preços especiais.
Considerado o maior evento privado de turismo no Brasil, o encontro deve reunir 500 expositores nacionais e internacionais e mais de 10 mil visitantes nos dois dias. Visitantes de diversos Estados, hotéis, secretarias de turismo, prestadores de serviços, receptivos, agências locadoras de veículos e os destinos turísticos mais importantes do país e do exterior estarão presentes no Workshop CVC 2008. (Fonte: PMSS)

Governo do Estado oficializa convênio com Prefeitura para o Projeto Garoçá

São Sebastião - O Governo do Estado de São Paulo assinou na última sexta-feira (15/2) com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) da Prefeitura de São Sebastião um convênio no valor de R$ 105 mil para co-financiamento da Política de Assistência Social.
O documento foi assinado pelo prefeito Dr. Juan Garcia, acompanhado da secretária do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Ana Margarida Freire, no Auditório Mário Covas, localizado na praça Afonso Pena, em São José dos Campos.
Com o investimento, a Setradh vai investir durante o ano no Projeto Garoçá, que oferece reforço escolar, oficinas circenses, capoeira, educação física, reciclagem de materiais e artesanato no Núcleo de Atendimento da Assistência Social da Costa Norte. PMSS

Inscrições para cursos profissionalizantes do CIP prosseguem até 4ª feira
Parceria entre Prefeitura, Transpetro e Senai oferece 240 vagas em diversos cursos

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), em parceria com a Transpetro e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), deu início às inscrições para os cursos profissionalizantes que serão oferecidos no Centro Integrado Profissionalizante (CIP). Por volta das 10h mais de 50 pessoas aguardavam na fila para se inscrever.
Até a próxima quarta-feira (20/2) os interessados em uma das vagas para preparação para o trabalho, carpinteiro de formas, pedreiro, maçariqueiro, introdução à soldagem, soldador, montador de andaimes, montador encanador e pintor industrial, podem procurar o CIP, localizado à rua Antonio Pereira da Silva, 56, na Topolândia; a Regional Costa Norte, que fica na rua Olavo Bilac, 390, e o Núcleo de Serviços de Boiçucanga, situado na rua Walkir Vergani, 79, em Boiçucanga, das 9 às 17h.
Irani Vicente Ramalho, 32 anos, foi uma das pessoas que compareceram ao primeiro dia de inscrições. Ela, que atualmente trabalha como diarista, pleiteia uma vaga para o curso de soldador e vê chance de conseguir um emprego melhor. Outra pessoa que também compareceu ao CIP foi Jaqueline Vicente Nunes, 25 anos, moradora da Topolândia. "Quero fazer o curso de soldador para ter mais chances de crescer na vida", declarou.
A busca por uma recolocação no mercado de trabalho também foi o que motivou Diego Moreira, 21 anos, residente no Itatinga, a se inscrever para o curso de montador encanador. "Espero adquirir mais conhecimento e uma vaga no mercado de trabalho".
No próximo domingo (24/2), às 9h30, na EM Henrique Botelho, todos os inscritos deverão passar por uma prova composta por 40 questões nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.
Os pré-requisitos para se inscrever em um dos cursos são: ter idade mínima de 18 anos completo no ato da inscrição, 4º série do Ensino Fundamental e ser residente no município. Para efetuar o registro, o interessado deve apresentar a ficha de inscrição preenchida, cédula de identidade (RG) e o comprovante de residência (conta de luz ou telefone). (Fonte: PMSS)

São Sebastião é destaque na Conferência Mundial sobre Desenvolvimento das Cidades

São Sebastião - São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, foi uma das cidades brasileiras que se destacaram na Conferência Mundial sobre Desenvolvimento das Cidades, realizado entre os dias 13 e 16 de fevereiro, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
A cidade expôs um trabalho sobre o Programa Cidade para Todos, desenvolvido para adequar o município à Lei de Acessibilidade, fazendo de São Sebastião uma cidade inclusiva. Com o trabalho, a cidade concorrerá ao prêmio "Cidades Inclusivas", patrocinado pela Unesco e Un-Habitat e cuja primeira edição será conferida ainda este ano, em Nanjing (China).
Ainda na Conferência Mundial, São Sebastião foi destaque no tema "Regularização urbana nas cidades", apresentado pelo palestrante Giorgio Romano Schutte, Mestre em Relações Internacionais e Doutor em Sociologia pela Belas Artes e ainda Coordenador-Geral da Aliança para Cidades do Brasil.
Ao falar sobre regularização fundiária, o conferencista citou o projeto desenvolvido na cidade, através das Zonas de Especial Interesse Social (ZEIS), como modelo a ser seguido no Brasil. "É um projeto simples, mas com um alcance social grande, pois estabelece uma participação popular na tomada de decisões", explica.
Schutte disse ter conhecido o projeto de São Sebastião através do Ministério das Cidades, modelo para o Brasil.
O evento, que teve a participação de representantes de diversas cidades do Brasil e do exterior, reacendeu discussões sobre a participação popular, inclusão social e qualidade de vida. A abertura contou com a presença do ministro das Cidades, Márcio Fortes, da governadora do Rio Grande do Sul, Ieda Crussius, do prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, além de representantes da Confederação Nacional de Municípios, da Unesco e da Prefeitura de Roma, Itália.
Participaram da Conferência Mundial de Porto Alegre por São Sebastião as representantes da Comissão de Acessibilidade, Kátia Gomes Severi e Kátia Soares, e o diretor de Comunicação, Acácio Gomes. (Fonte: PMSS)

Ponte em Juquehy, na Costa Sul, será reformada pela Prefeitura

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Subprefeitura da Costa Sul, divisão ligada a Secretaria das Subprefeituras (Sesub), realiza entre os dias 19 e 21 de fevereiro de 2008, a recuperação da ponte da Barrinha, localizada na avenida Mãe Bernarda, uma das principais vias do bairro de Juquehy. A medida visa oferecer segurança aos usuários.
O serviço, no entanto, deve causar alguns transtornos à comunidade como, por exemplo, o impedimento do trânsito de motos e veículos no local.
De acordo com a Sesub, os funcionários vão substituir todo o madeiramento da ponte. Nas datas em que o tráfego ficar impedido na avenida, o itinerário do transporte coletivo, que é realizado pela empresa Ecobus, será realizado de forma parcial. Segundo a Ecobus, os ônibus com destino à cidade ou Boracéia, cujo trajeto seja via bairro, farão a manobra e/ou retorno na avenida Gerôncio Bento Pereira, ao lado da quadra poliesportiva e da delegacia de Polícia Civil.
Na semana passada, a administração efetuou o reforço nas cabeceiras e vigas de sustentação, além da troca de toda a madeira, na ponte situada no Sítio Boa Esperança, em Boiçucanga, também na região sul do município.
Informações ou dúvidas podem ser obtidas pelo telefone (12) 3865.1550, na Subprefeitura da Costa Sul. (Fonte: PMSS)

Defesa Civil auxilia no resgate de corpo em Barra do Sahy

São Sebastião - A Defesa Civil de São Sebastião, divisão ligada à Secretaria de Segurança Urbana (Segur), atuou em conjunto com o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar no resgate de um corpo em Barra do Sahy, Costa Sul do Município, na madrugada do último domingo (17/2).
De acordo com informações de Paulo Galeano, chefe da Defesa Civil, ao chegarem no local, as equipes constataram se tratar da ossada de uma pessoa, que foi recolhida e remetida ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade.
Chuva - A Defesa Civil não registrou nenhum boletim de chamada relacionado à acidentes ou deslizamentos ocorridos por conta da forte chuva do fim de semana. O CCM (Coeficiente de Ciclo Móvel) registrado foi de 0,65 milímetros e o acumulado de três dias para mudança de nível ficou em 28.9, índice considerado baixo se comparado ao parâmetro usado para medir a intensidade de risco, que é de 120 milímetros. (Fonte: PMSS)

"Talento Verão" supera expectativa e recebe 70 inscrições

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), realiza no próximo fim de semana (22 a 24/2), na Praça de Eventos da Rua da Praia, o "Talento Verão". O evento visa valorizar músicos e grupos de quaisquer estilos musicais do Litoral Norte, Vale do Paraíba e São Paulo.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, o concurso recebeu 70 inscrições dos mais variados estilos musicais: rock, reagge, MPB, gospel, entre outros, superando todas as expectativas. "A princípio seriam apenas 50 apresentações, mas devido à grande procura abrimos uma exceção".
Ainda segundo Buzi, 35 grupos se apresentam na sexta-feira e o restante no sábado. No domingo os 20 melhores sobem ao palco onde serão escolhidos os três primeiros colocados. A premiação será de R$ 700 (1o), R$ 500 (2o) e R$ 300 (3o).
"Desde o ínicio desta administração sempre procuramos valorizar os artistas locais. Acredito que a procura para participar do evento se deu devido a essa valorização, que despertou o interesse não só dessas pessoas que já têm alguma bagagem artística, mas para os que estão começando agora", afirma o secretário. (Fonte: PMSS)

Prefeitura lança plano de gerenciamento de Resíduos de Serviços da Saúde em São Sebastião
Município é o primeiro da região do Litoral Norte do Estado a implementar o programa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Meio Ambiente (Semam) e de Saúde (Sesau), lançou na última quinta-feira (14/2), no Centro de Saúde Josiane Pereira de Jesus, localizado no bairro Topolândia, o plano de gerenciamento de Resíduos de Serviços da Saúde (RSS). O objetivo da iniciativa é minimizar a produção do material e proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando a proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.
Até o mês de julho, os profissionais da unidade passarão por uma capacitação, que será desenvolvida com recursos audiovisuais e treinamento no local de trabalho pela empresa Faber. O programa terá cinco módulos divididos pelas temáticas: segregação e acondicionamento, identificação e transporte interno, armazenamento temporário e tratamento, armazenamento externo e coleta/transporte externo, disposição final. Após o treinamento, será emitido um certificado de que os trabalhadores do Centro de Saúde foram capacitados para o correto manejo dos RSS.
Cerca de 70 profissionais da unidade participaram do lançamento, que contou com a presença do prefeito Dr. Juan Garcia, secretários de Saúde e Meio Ambiente, Antônio Guilherme Duarte de Carvalho e Teo Balieiro, respectivamente, chefe da Divisão de Segurança do Trabalho, Sebastião Passarelli, chefe da Divisão de Resíduos Sólidos, Letícia Theotonio e representantes da empresa Faber, que será responsável pela aplicação da capacitação.
O plano atende Resolução 306, de 7 de dezembro de 2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "É uma legislação que devemos atender. A maioria dos municípios ainda não se adequou a Resolução. O nosso objetivo é ampliar para toda a rede municipal de saúde", afirma Teo Balieiro. Ele, no entanto, ressaltou que é importante o comprometimento de cada trabalhador para que o plano seja bem sucedido. "Não adianta nada criar metodologias sem o compromisso de cada um. Estamos fazendo nossa parte no sentido de criar condições para que isso aconteça", completa.
Tempo - O secretário de Saúde espera que a capacitação seja bem aproveitada e divulgada pelos servidores à comunidade devido a importância que é a separação dos resíduos e o resultado final. "A questão já poderia ter sido abordada em outra época, mas o tempo perdido está sendo recuperado pela atual administração para que tenhamos um município saudável em todos os sentidos, não só na saúde, mas em relação ao meio ambiente", diz Carvalho.
O prefeito Dr. Juan Garcia também enfatizou a importância dos funcionários se envolverem na questão. "A saúde caminha para um processo de diferenciação na região. Esse plano será um grande componente dentro do serviço público de saúde e vai diferenciar a cidade em mais uma área", frisa. "Já foi o tempo em que tudo que era produzido tinha de ser enterrado ou incinerado. A gente pode reduzir, reciclar e assim ajudar o meio ambiente". Na ocasião, ele lembrou que São Sebastião foi a primeira cidade do país a implantar a coleta seletiva. "Foi aqui que começou, mas a falta de cultura e de comprometimento do poder público fez com que o trabalho fosse perdido. Isso fez com que tivéssemos que retomar os serviços". O prefeito também destacou que o município é o primeiro do país a elaborar o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 2% de todos os resíduos sólidos gerados no país são oriundos dos serviços de saúde. Desse total, segundo o Ministério do Meio Ambiente, 20% necessitam de tratamento especial e o restante pode ser, por exemplo, reciclado.
Dentro de 15 dias, a Divisão da Segurança do Trabalho iniciará um trabalho no local para identificar três riscos: físico, químico e biológico. O objetivo é fornecer subsídios para a elaboração do plano, cuja prioridade será voltada para a área biológica, que envolve os RSS.
De acordo com a Semam, o gerenciamento do RSS trará mais economia para município, sendo que o dinheiro poderá ser revertido para as próprias unidades de saúde.
Para o cirurgião dentista da unidade, Carlos Roberto Pinto, o treinamento é importante porque ajudará os servidores a lidar com o tratamento adequado dos resíduos. "A iniciativa vai instrumentar os profissionais envolvidos para que se tornem agentes multiplicadores de uma rotina e trazer, assim, benefícios ao meio ambiente e à população", avalia. "Gostei muito da idéia porque orienta os funcionários quanto aos riscos de saúde oferecidos pelos agentes químicos, físicos e biológicos", conclui a auxiliar de enfermagem da Unidade de Saúde Ocupacional (USO), Ana Claudia Paes Lippi. (Fonte: PMSS)

Prefeitura e Limsef discutem desenvolvimento do futebol em São Sebastião

São Sebastião - A Liga Sebastianense de Futebol (Limsef), por meio de seu presidente José Henrique Neto, se reuniu com o prefeito Dr. Juan Garcia para discutir melhorias em busca do desenvolvimento do esporte dentro do município. O encontro, que também contou com a presença da secretária de Esportes, Raquel Buzi e de representantes de equipes locais, abordou o planejamento que será realizado em 2008, como apoio jurídico para adequação do Estatuto interno e um espaço para ser sede da entidade. “Queremos que as pessoas que gostam do futebol possam se unir e fazer com que os objetivos se concretizem”, comentou José Henrique Neto.
O prefeito se mostrou favorável às adequações e deu sugestões para o trabalho de organização da Limsef. “Fico muito orgulhoso da formação da Liga Sebastianense e faremos o que for necessário para contribuir em prol do crescimento do esporte”, destacou.
Raquel Buzi também está disposta a formar uma parceria mais forte. “Estamos contentes com essa nova administração da Limsef e à disposição para fornecer o necessário para que eles desenvolvam um bom trabalho”.
Para 2008, a Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Esportes (Seesp), promoverá três campeonatos municipais, entre eles o Veteranos e Sub-17, que têm início no dia 16 de março, no Estádio de Boracéia, em comemoração ao aniversário de 372 anos de Emancipação Político-Administrativa da cidade e o Amador, que começa no segundo semestre do ano. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara ACIU

Aberta inscrições para o "EMPRETEC"
O seminário será realizado no segundo semestre deste ano

Ubatuba - O Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor- PAE informa que as inscrições para o Programa Empretec já iniciaram. O seminário deve acontecer no segundo semestre deste ano em Ubatuba. Os interessados precisam entrar em contato com os agentes de Desenvolvimento do PAE para preencher uma ficha que será encaminhada para uma análise do Sebrae.
O Empretec é um programa criado pela ONU e viabilizado no Brasil através do Sebrae, incentivando a criação e o desenvolvimento de empresas. A sua metodologia é comportamental e visa capacitar futuros empreendedores e empresários a obterem melhores resultados à frente dos negócios e ajudar na criação de novas empresas.
O objetivo é que se possa fazer uma auto-avaliação das principais características que todo empreendedor deve ter, tais como iniciativa na busca de oportunidades, capacidade de correr riscos calculados, persistência, comprometimento, objetividade no estabelecimento de metas, capacidade para planejar e monitorar, capacidade para buscar e valorizar a informação, persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança, exigência de qualidade e eficiência.
Mais informações podem ser obtidas no PAE- Rua: Dr. Esteves da Silva, 51- Centro (prédio da Associação Comercial de Ubatuba) ou através do telefone (12) 3834 1445. (Fonte: ACIU)

Curso na ACIU - APRENDER A EMPREENDER - TELESSALA SEBRAE

Ubatuba - PROGRAMAÇÃO DO CURSO:
1- O Empreendedor: o que é um empreendedor, um País de Empreendedores, a Educação Empreendedora, uma nova Ordem Mundial, as Características do Comportamento Empreendedor;
2- Mercado: Consumidor, Concorrente, Fornecedor, Marketing, os 4 Passos do Marketing;
3- Os Números da Empresa: Custo Fixo, Custo Variável, Margem de Contribuição, Ponto de Equilíbrio, Calculando o Lucro e o Prejuízo, Conhecendo o resultado da Empresa, Capital de Giro e Fluxo de Caixa, Plano de Negócios;
PÚBLICO ALVO: Donos de negócios formal e informal, futuros empreendedores que estão abrindo um pequeno negócio, autônomos, produtores rurais.
PRÉ-REQUISITO: Idade a partir de 16 anos, portadores de documentação (CIC e RG), que possuam escolaridade a partir do Nível Fundamental.
VALOR: R$ 10,00.
DATA: 25 à 29 de fevereiro
HORÁRIO: 14h00 às 18h30
Carga Horária: 24 horas.
Local: Associação Comercial de Ubatuba (R. Dr. Esteves da Silva, 51- Centro)
Para mais informações: (12) 3834 1445 (Fonte: ACIU)

Prefeitura realiza audiência pública para apresentação do 3º quadrimestre de 2007

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba convida toda a população para a audiência pública a ser realizada no próximo dia 28 de fevereiro, às 19h, na sala Washington de Oliveira da Câmara Municipal. A audiência apresentará a prestação de contas do terceiro quadrimestre do exercício de 2007. (Fonte: PMU)

Futsal de Ubatuba perde na estréia da Copa Vale
Equipe permanece com chances na competição

Ubatuba - O futsal feminino de Ubatuba estreou com derrota na "Copa Vale" de futsal feminino, disputada em São José do Barreiro. Após abrir uma vantagem de três a zero, a equipe de Ubatuba não resistiu ao bom conjunto da equipe de Cachoeira Paulista e foi derrotada por sete a cinco.
Participaram da partida as jogadoras Carla, Tati, Aline, Carol, Paula, Adriana, Laura e Andréia, comandadas pelo treinador Carlão.
A equipe de Ubatuba volta à quadra na próxima sexta-feira, 22, para enfrentar o time de Pindamonhangaba, pela segunda rodada da competição. Em caso de vitória as meninas de Ubatuba voltam a jogar no sábado pela manhã.
Para o técnico da equipe, as chances de avançar no torneio são grandes: "A equipe de Pinda, a exemplo da nossa, também vem desenvolvendo um trabalho de renovação, por isso acredito que Ubatuba deve passar para a próxima fase", disse Carlão.
A equipe de futsal feminino conta com o Apoio da Prefeitura de Ubatuba, Restaurante Baleia Branca, Esquina das Modas e Restaurante Marlin Azul. (Fonte: PMU)

Inscrição para Escolinhas de Esportes da Prefeitura de Ubatuba prossegue até dia 22

Ubatuba - Foi grande a procura neste primeiro dia de matrículas para as Escolinhas Municipais de Esporte da Prefeitura de Ubatuba. Mais de 300 pessoas procuraram o Ginásio de Esportes Tubão para garantir vagas nas escolinhas de esporte, nesta segunda-feira, 18. A maior procura foi para a Escolinha de futebol; o surfe foi a segunda modalidade mais procurada.
Os interessados devem se dirigir ao ginásio de Esportes Tubão, até a próxima sexta-feira, 22, das 9h às 17h. Além das modalidades acima citadas a Prefeitura de Ubatuba está oferecendo, neste momento, vagas para aulas de basquete, vôlei e futsal.
Avaliação da natação - O departamento de natação da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba realizou nesta segunda-feira, 18, a avaliação para a Escolinha de Natação. Das mais de 360 crianças de 0 a 6 anos que estavam habilitadas, cerca de 250 passaram pela avaliação e agora aguardam o sorteio das vagas, que acontece no próximo dia 27 à partir das 14h.
O sorteio para quem tem mais de 11 anos também acontece no dia 27, às 9h. (Fonte: PMU)

Caravana da Saúde levou serviços e informações à comunidade do Estufa II
Cerca de 60 profissionais da área estiveram o dia todo no bairro prestando os mais diversos atendimentos

Ubatuba - O Bairro Estufa II recebeu, no último sábado, 16, a Caravana da Saúde, promovida pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde. O evento aconteceu na sede da Sociedade Amigos do Bairro Estufa (Sabe) e reuniu cerca de 60 profissionais, levando diversos serviços de saúde aos moradores da região. Este foi o primeiro bairro a receber o programa, que tem a missão de levar serviços de saúde e, especialmente, informações visando a prevenção de doenças. O próximo bairro a receber a Caravana será o Perequê-Mirim, em data ainda a ser definida.
Na ocasião, os moradores do Bairro Estufa II puderam fazer consultas médicas, receber remédios mediante receita, aferir pressão e glicemia e cadastrar seus animais no Programa de Esterilização de Cães e Gatos, que estará com sua Unidade Móvel no bairro a partir da primeira semana de março. Também foram feitas triagens para atendimentos odontológicos e orientações nutricionais visando incentivar a alimentação saudável como forma de prevenir doenças. A equipe de combate à dengue do município montou um laboratório no local, com microscópio e amostras das várias fases do mosquito. Os agentes prestaram informações de prevenção e visitaram casas no bairro.
Promessa - Segundo a presidente da Sabe, Esmeralda Paiva, a realização do evento representa o cumprimento de uma promessa cumprida. "Nós realizamos uma reunião com o secretário Clingel Frota e outros representantes da Secretaria de Saúde, que resultou nesta Caravana. Estamos felizes porque eventos como este trazem mais qualidade de vida para população. Aqui, no nosso bairro, o Programa de Saúde da Família e a Sociedade Amigos do Bairro caminham de mãos dadas e isso é muito bom para a comunidade."
Na opinião do médico Mauro Nabhan, que atende no PSF da Estufa II e participou do evento, a Caravana da Saúde facilita o acesso ao atendimento. "A comunidade tem os atendimentos todos centralizados e podem contar com serviços que, por vezes, não existem na localidade em que moram. Outra questão importante é a ênfase que damos à prevenção. Os munícipes podem ter acesso, não só às medidas curativas, mas às informações necessárias para evitar que adoeçam."
Para o prefeito Eduardo Cesar, a proposta da Caravana da Saúde, juntamente com outros programas, como a Cidade Saudável e Prefeitura no Bairro, tem o objetivo de aproximar a prefeitura das mais diversas comunidades de Ubatuba. "Nossa cidade é muito extensa e algumas comunidades não têm acesso aos serviços que a prefeitura oferece. Com estes programas, estamos, cada vez mais, descentralizando o atendimento e proporcionando a todos os cidadãos, a oportunidade de desfrutar de serviços que são extremamente úteis", explica o prefeito.
Os números - Ao todo, foram feitas 53 consultas médicas, 186 aferições de pressão e 41 de glicemia, 120 atendimentos odontológicos, com 30 agendamentos posteriores e 50 cadastros para esterilização de cães e gatos. Também foram distribuídos medicamentos, mediante receita, para hipertensão, verminoses, diabetes e outros. Segundo a superintendente de Atenção Básica, Sheila da Silveira, o evento superou as expectativas. "Os resultados foram melhores do que esperávamos. A população aderiu bastante e ficou satisfeita. A parceria com a Sabe e o PSF da Estufa II e do Bairro Sesmaria foi fundamental para este sucesso. Graças a esta união, pudemos atender a um grande número de pessoas, da Estufa II e de outros bairros também." (Fonte: PMU)

Reunião acerta detalhes para Jogos Regionais do Idoso em Ubatuba
Competição acontece de 26 a 30 de março

Ubatuba - A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, Denise César, recebeu na quarta-feira, 13, a visita de representantes do Comitê Dirigente do JORI (Jogos Regionais do Idoso) e do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), para acertar detalhes da competição.
Estiveram em Ubatuba a representante do Fundo Social, Zuleika Bastos Cordeiro e o Chefe do Comitê Dirigente, Paulo Luiz Vantine. Segundo a presidente do Fundo de Solidariedade de Ubatuba, Denise César a cidade está preparada para receber os competidores de braços abertos e garantir as condições ideais para que eles consigam bons resultados. "Como sempre estarei presente prestigiando os atletas de Ubatuba, torcendo para que eles repitam as boas atuações dos anos anteriores", afirmou Denise.
Presente também à reunião, que contou com representantes de diversas secretarias, Bittencurt Jr., secretário de Esportes e Lazer, lembrou que a cidade recebe o JORI, por mérito, graças ao bom desempenho na realização dos Jogos Regionais do ano passado. Após a reunião os representantes do Comitê Dirigente visitaram o Ginásio do Perequê Açu.
Locais definidos - Na ocasião, ficou definido que a cerimônia de abertura acontecerá na sexta-feira, 28, na área de eventos da Avenida Iperoig e em seguida acontecerá a competição de coreografia, no mesmo local. A recepção das delegações deve acontecer no dia 26, no Ginásio de Esportes Tubão e já no dia 27 devem acontecer disputas de algumas modalidades. A dança de salão deverá acontecer no Ginásio do Perequê-Açu.
Locais como os ginásios da Estufa, Taquaral e Tubão, Complexo Desportivo e outras instalações que foram utilizadas nos Jogos Regionais também serão utilizadas no JORI.
Informações - Nos próximos dias estarão disponibilizados no site da Prefeitura de Ubatuba, os formulários de inscrição, regulamento e demais informações sobre o JORI 2008.(Fonte: PMU)

Funcate promove curso sobre banco de dados georrelacional em Ubatuba
O projeto é pioneiro no Litoral Norte e disponibilizará informações atualizadas e importantes para diversas instituições

Ubatuba - A Funcate (Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais), de São José dos Campos, promove na próxima quarta e quinta-feira, 20 e 21, uma palestra e um curso sobre o projeto "Banco de Dados Georrelacional para o município de Ubatuba. Segundo a Fundação, trata-se um projeto pioneiro em S.I.G. (Sistema de Informações Geográficas) para o Litoral Norte, em termos de criação e disponibilidade de informações geográficas. O projeto é financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos - Fehidro/SP, junto ao Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte - CBH/LN, sendo o idealizador e tomador dos recursos para a execução a Funcate. A palestra acontece a partir das 8h30, no Campus da Unitau em Ubatuba, no bairro do Itaguá e as vagas são limitadas aos participantes do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte.
De acordo com Vagner Antônio da Silva, engenheiro da equipe técnica do projeto, órgãos ambientais e Prefeitura terão informações com qualidade e atualizadas, utilizando o banco de dados. "São informações atuais do censo, com análise sócio-econômica, confrontando com a legislação ambiental e oferecendo uma visão atualizada da ocupação existente no município, para a gestão das águas", explica o engenheiro.
Os órgãos diretamente beneficiados com o banco de dados serão o Comite de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte e a Prefeitura de Ubatuba, principalmente as secretarias de Meio Ambiente, Planejamento, Saúde, Educação, Arquitetura e Urbanismo, e a seção de cadastro fiscal. Os outros órgãos públicos que também serão beneficiados são o Instituto Florestal, Cetesb, Polícia Ambiental e DEPRN (Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais). A programação será a seguinte:

Dia 20 - Manhã - Auditório
8h30- Inscrições
9 horas - Montagem da mesa
9h30 - Apresentação CBH-LN
10 horas - Apresentação Funcate
10h30 - Apresentação IBGE
11 horas - Apresentação do Projeto
11h30 - Sistema de Gestão
12 horas - Sistema de Informações Geográficas

Dia 20 - Tarde - Laboratório Informática
14 horas - Curso (instalação, manipulação e ferramentas)

Dia 21 - Manhã - Laboratório Informática
9 horas - Curso (exercícios)

Dia 21 - Tarde - Laboratório Informática
Apresentação dos trabalhos pelos grupos formados. (Fonte: PMU)

A série "LUAU" percorrerá as principais cidades do litoral brasileiro ao longo do ano de 2008

Ubatuba- A Praia Vermelha do Centro em Ubatuba foi a escolhida para abrir a série de DVDs LUAU devido ao fato de ser conhecida em âmbito Nacional como a mais tradicional, datando de mais de 30 anos, a realização de eventos deste perfil na MESMA.
O fator predominante para a realização da primeira etapa da série em Ubatuba, é a singularidade dos estilos musicais apresentados. As diversas tendências musicais vão do já consagrado mundialmente REGGAE aos quase extintos ritmos como a CONGADA e a CHIBA assim como a aplicação de instrumentos como a RABECA e o MACHETE entre outros, além da excepcional qualidade dos artistas locais como: Julinho Mendes, Gabriel Chagas, Wagner Ga, e Banda Praieira, Jean Blackin, Banda Mariposa, Maverik Viana, Escola de Samba Império da Estufa, Grupo Folclórico Guaruçá, Grupo Artmanos, João Terra, Jorlã, Oberdã, Paulinho da Lua, Professor Dílson, etc.
Esta é a oportunidade dos ARTISTAS de UBATUBA, de maneira abrangente, expressarem seus valores assim com mostrar ao Brasil muito das belezas naturais e culturais de nossa terra.
O redimensionamento do evento devido a adesão de um elevado número de Músicos, totalizando 84 participantes no total e a confirmação agendada de público, elevou os custos de produção em 64%.
142 artistas além dos já confirmados aguardam pela oportunidade divulgar seus trabalhos na área musical e 475 compõe nosso banco de dados para expressão em diversas áreas artísticas.
Toda via a estrutura e Rider técnicos estão super dimensionados para a realização do evento.
Gratos pela atenção despendida, reafirmamos nossa necessidade de vosso apoio para a realização impecável da gravação do DVD LUAU UBATUBA .
Colocamo-nos desde já ao vosso dispor para elucidar pessoalmente nossas necessidades.
Atenciosa e cordialmente
Ana Carolina
Contatos (012) 9136-4329
e-mail.: carolmazuca@hotmail.com

Vocabulário tupi-guarani

Ubatuba - Desde a sua primeira versão em 2002 o Vocabulário tupi-guarani elaborado por Carlos Rizzo é um sucesso. Dentro de uma proposta simples de apresentar este tão importante falar que usamos na maioria das vezes sem perceber, o Vocabulário tupi-guarani chega em 2008 à sua terceira edição.
O tupi-guarani era a língua mais falada no Brasil de 1800 e o seu uso foi proibido por decreto do Marques de Pombal numa tentativa de solidificar o domínio português sobre a colônia brasileira já que a língua portuguesa era usada somente no trato oficial e mesmo assim em solenidades. Banido, mas não esquecido, o tupi-guarani continua uma língua forte e muito usada por nós. Muito usada e pouco percebida.
Quer fazer um teste? Tente entender o que está escrito em português:

Chego em Peixe Seco pela Marginal dos Tiês passo pelo Rio dos Malefícios do Diabo até o Parque da Árvore Caída. Tenho apartamento na Alameda dos que andam sem mostrar os pés, no bairro que Exaure Forças.
Um irmão meu mora em Pedra Pequena perto do shopping do Rio Verde.
Minha irmã mora no bairro das Orquídeas na rua dos Cabeças Tosadas, para se chegar lá a gente passa pela avenida do Mato Alto. Foi lá que uma vez assisti Vinícius de Moraes cantando a garota da água ruim.


Este é o mais puro português e ninguém entende nada porque está faltando o tupi-guarani que usamos sem saber o quanto usamos, quer a prova? Veja se fica mais claro o mesmo texto:

Chego em São Paulo pela marginal do Tietê, passo pelo Anhangabaú até o parque do Ibirapuera. Tenho um apartamento na alameda dos Nhambiquaras no bairro de Moema.
Um irmão meu mora no Itaim perto do shopping Iguatemi.
Minha irmã mora no Sumaré, na rua dos Apinajés, para se chegar lá a gente passa pela Av. Paulista. Foi lá que uma vez assisti Vinicius de Moraes cantando “A Garota de Ipanema”.


A proposta do Vocabulário tupi-guarani escrito por Carlos Rizzo é simplesmente essa: mostrar o quanto falamos em tupi-guarani sem entender o que estamos falando. Sem a pretensão de esgotar o assunto e sim com a pretensão de provocar a curiosidade e o aprofundamento neste tema tão importante no nosso dia-a-dia.
Lançado pela Editorial Carlos Rizzo traz junto outra proposta interessante de uma pré-editora dos inúmeros autores existentes na cidade que não encontram apoio para a edição dos seus livros, o Vocabulário em sua 3º Edição abre uma série de lançamentos previstos para 2008. São edições simples em que o conteúdo é mais valorizado do que a aparência. A cada mês teremos novidades literárias e de importância para a cultura de Ubatuba. Em março será o livro “Arrelá Ubatuba” de Fátima de Souza.
Vocabulário tupi-guarani/português e português/tupi-guarani
3ª edição revisada e ampliada
Número de páginas: 44
Preço: R$ 10,00
Vendas exclusivas
• Livraria Nobel – Rua Carlos Drummond de Andrade, 20, Centro (esquina com a rua Guarani)
• Bambu de vez – Rua Dr. Esteves da Silva, 246, Centro (atrás da Cadeia Velha)

SEMANA DE 15/02 a 21/02/2008
Cine Porto. 3833 2066

"O Gangster"
Drama baseado em fatos reais.!!!!!!!
c/Denzel Whashington e Russel Crowe
ás 15:00 - 18:00 - 21:00 hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Quente e frio

Porta e janelas principais
se abriam para o mar
porque o mar está no leste
na casa do sol
além do imenso e úmido
oceano atlântico
de onde o sol surge
quente e brilhante
exceto nos dias
de massa de ar polar
quando tudo ficava tiritante
e o sol, em vão,
tentava aquecer
quarto, sala, cozinha,
árvores, riachos, neblina
e o coração da mulher
que se fechou em eterno inverno
na casa em frente, vizinha.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Onde Deus Não Está?
"Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da Tua face"? Salmo 139:7

Certa vez um ateu perguntou a um pregador: Onde está Deus? Antes de responder, diga-me onde Ele não está?
Onisciência, onipresença e onipotência, eis os atributos divinos que a criatura precisa reconhecer para desfrutar uma vida sadia. Quem pode esconder-se de Deus? Quem pode esconder alguma coisa de Deus? Sendo Ele o nosso Criador conhece perfeitamente a cada um. Sabe exatamente o que vai dentro do coração humano. Conhece as verdadeiras intenções, todos os anseios e desejos mais íntimos da alma.
Reconhecendo esses atributos de Deus, não há razão para esconder segredos que muitas vezes sufocam e envenenam o coração. Muitos vivem numa penumbra terrível e com medo. Esse estado de coisas pode enlouquecer. Por que esconder-se de Deus? Não existe nada mais destrutivo do que a penumbra que envolve a vida de quem tem a pretensão de esconder-se de Deus.
Não há razão para brincar de esconde-esconde com Deus. Ele é o Todo Poderoso que tira o medo do coração. Com Ele a vida fica mais fácil e o resultado é paz e equilíbrio psicológico. Jesus é o maior psicólogo, psicanalista, advogado e juiz que nós temos, pois além de nos ouvir, tem a capacidade de defender, perdoar e nos entrega uma folha em branco para escrever uma nova história.
As circunstâncias podem ser difíceis, pode parecer impossível a solução dos problemas e dramas da vida. Mas creia que Deus se levanta em favor daqueles que O buscam de todo o coração, e é capaz de livrar você do mar de problemas em que está submerso.
Hoje é um novo dia. A esperança traz a oportunidade de recomeçar. Então permita que o Sol da justiça entre pelas janelas da vida e renove a sua esperança.

Margareth Bravo
Caraguatatuba, SP

Lançamento de Livro

Olá, tudo bem? O meu nome é Silmara Retti, sou escritora e trabalho no Programa de Dst/Aids de Ubatuba, onde também sou paciente.
No dia 8 de março estarei lançando o livro Flash, Você Sabe o que eu tenho? Vontade de Viver - Editora Parentese - no Casarão da Fundart.
O prefácio foi escrito pela Dra. Maria Clara Gianna, Coordenadora Estadual do Programa de Dst /Aids e os temas abordados são:
- diferença de HIV e Aids
- Sexualidade
- Adesão ao tratamento e á vida
- Qualidade de Vida
- Uso do coquetel como e quando
O livro é um depoimento emocionante, numa linguagem simples e objetiva, com muito bom humor, é claro.
Gostaria que conhecessem e divulgassem.Um abraço.

Silmara Retti
silmararetti@yahoo.com.br


Reavaliação Do Processo Educacional: Necessidade Premente

Nós educadores necessitamos de constante reavaliação de nossas práticas educacionais. Nada melhor que seja após as nossas merecidas férias; após o descanso físico e mental. Agora é a hora de novamente arregaçarmos as mangas e termos a clareza de que o sucesso educacional se dará a partir de nosso preparo intelectual e de nossa consciência de que somos, na "engrenagem" educacional, uma das peças mais importantes. Afinal, é na sala de aula e junto a nós, que o educando estará.
Os resultados das avaliações aplicadas nos alunos brasileiros mostram que há falhas graves no sistema educacional. Além das avaliações governamentais há a avaliação que a sociedade nos faz. Vai desde empresários que reclamam de jovens que ao final do ensino fundamental não conseguem interpretar um simples manual ou efetuar as quatro operações, até pais que não entendem como o filho "passou" sem saber ler ou escrever.
Triste realidade que necessita de reflexão que perpassa desde a responsabilidade da família, à nossa formação e ação pedagógica, até àquela que, para mim, é a fundamental: compromisso político.
Sabemos que há problemas de aprendizagem e também de "ensinagem". Sabemos que a maioria das famílias dedica pouco tempo aos filhos ou porque precisam trabalhar ou porque acham que a escola deva suprir suas deficiências. Sabemos que a formação dos pedagogos é deficitária. Sabemos que há um descaso maior e, para mim, um dos principais é o das políticas públicas.
Há toda uma "falação" política sobre medidas para acabar com o analfabetismo no Brasil; para a valorização do profissional, para...para.... E vemos cada vez mais analfabetos; cada vez mais profissionais competentes deixando de lecionar e um bolsa-família que é um estímulo ao desemprego dos pais que, na maioria das vezes, o usam em benefício próprio e não do aluno.
Analisarmos o que desqualifica, ano a ano, a educação brasileira além das questões que aponto acima (pois outras há, com certeza), necessitaria outro artigo pois este se tornaria extremamente extenso .
Mas, o que de efetivo deve ser feito para que comecemos a solucionar tais questões e não continuarmos, aos olhos da sociedade, os únicos responsáveis pelo fracasso escolar?
Primeiro a família tem que assumir a responsabilidade pela educação de seus filhos; depois, nós educadores, temos que ter clara a nossa responsabilidade enquanto profissionais da educação e diagnosticar (médicos diagnosticam; pedagogos têm que diagnosticar também) o porquê do aluno não estar aprendendo e, verificarmos se há causas neurológicas, psicológicas ou problemas auditivos ou visuais. Após isso, encaminhá-los aos serviços públicos de saúde (políticas públicas sérias; voltadas para o cidadão e não com desvios de verbas que, muitas vezes, param em bolsos e cuecas corruptas) para que nos auxiliem. É necessário que haja a tríade: família, educação e saúde.
Ao revermos nossas práticas educacionais após as férias, necessitamos de ações urgentes que não dependem apenas de nós, dependem de toda uma inter-relação social e política.
Para todos nós, um feliz recomeçar! Que tenhamos sucesso para que a vida de nossos educandos seja cada vez mais um contínuo olhar em direção ao futuro, com esperança, felicidade e uma constante busca para desvendar o mundo através da leitura e da escrita .

Lourdes Moreira
Profª da Rede Municipal e Estadual de Ubatuba

Pedalando

Muro chapado de gente, uns por temerem retaliações outros por estarem recebendo ou na presunção de receber benesses que continuem na sua, porque como já foi dito o que importa é a consciência, a reputação é o que os outros pensam e isso não importa.
Finalmente a ponte esta sendo reformada, certamente não será uma meia sola já que serão gastos R$ 61.000,00 para refazer o balaústre o equivalente a 4.066 sacas de cimento. Sem nenhuma hesitação trocaria essa quantidade de cimento por kriptonita.
Agora a bola da vez é a praça Alberto Santos que até o furto da estatua de Santos Dumont levava seu nome. Provavelmente pós reforma não haverá mais água empoçada no local e então a medonha tela mosquiteira lá instalada para conter o aedes aegypti poderá ser removida.
Por falar em tela esta na hora de remover aquela podre, caída e enferrujada da Praia Grande que de modo algum... "é compatível com as nossas belezas naturais".
Aumentar o numero de ruas com ciclovias significa reduzir pela metade o numero de vagas para estacionamento de automóveis que já são poucas. Ninguém chia, ninguém exige, ninguém bate na mesa afinal é cultural, esta é a terra do samba e futebol, quem não esta rebolando ou chutando está em cima do muro.
A rua Rio Grande do Sul é alternativa importante nos dias de movimento para acessar e sair da cidade . A rua Rio Grande do Sul tem uma escola, um posto de saúde, é rota de ônibus e tem muitos estabelecimentos comerciais que geram empregos taxas e tributos. A rua Rio Grande do Sul é um exemplo do desrespeito e do pouco caso com as crianças que vão as aulas, com os doentes que vão ao posto de saúde e todos que ali trabalham e trafegam diariamente. Instalar ciclovia na Rio Grande do Sul? fala sério ...
O bom exemplo pode vir de baixo para cima, porém é mais necessário e positivo que venha de cima para baixo. O rumo fica comprometido quando não há bom exemplo e há uma decadência em cadeia em virtude da ausência de padrão de comportamento equilibrado. O mau exemplo é mais escandaloso quando vem de cima para baixo.
Se a declaração..."bicicleta traz benefícios ao meio ambiente que é nosso maior patrimônio" for honesta que venha o bom exemplo, viaturas oficiais na garagem e todo o staff pedalando.

Ezio Pastore Jr.
Ubatuba, SP

Bicicletas, um veículo ou um objeto de uso pessoal?

A cidade está tomada pelas bicicletas. As magrelas estão por toda parte. Estimuladas pelo nosso precário sistema de transporte coletivo e ruas planas é natural que isso acontecesse. Seu uso é muito bom para a saúde, não consomem combustível, são de fácil aquisição, não provocam ruídos, não poluem o ar, mas...
Alguma coisa muito incômoda está acontecendo na cidade a partir do crescimento espantoso do número de bicicletas, rodando ou paradas, a serviço da população.
A excelente implantação das ciclo faixas pela atual administração já está consolidada e perfeitamente absorvida pelos motoristas e deveria, então, ser trabalhada para ser a matriz de um novo comportamento de tolerância e solidariedade entre os usuários das vias públicas. Mas lamentavelmente não foi isso o que aconteceu. Pior, premiados com a exclusividade de um caminho só seu, cuidadosa e pacientemente cruzado pela maior parte dos motoristas, os ciclistas tornaram-se arrogantes em todas as vias por onde passam, na mão ou na contra-mão. Circulam livremente nas ruas onde se situam as ciclo faixas, dentro ou fora delas, na mão ou na contra-mão. Arrogância gera arrogância, dessa forma, ciclistas e motoristas vivem um clima de desaforos recíprocos, exemplo de convivência urbana nada construtiva para as novas gerações, isto é, como pedestres somos todos iguais e possivelmente até amigos, mas quando nos reencontramos, um no volante e o outro no selim, nos comportamos como umas bestas!
Quando essas coisas acontecem no fluxo do trânsito, a bicicleta é um veículo. Entretanto, assim que chega ao seu destino o ciclista desmonta e sua bicicleta se transforma num objeto de uso pessoal, igual a um guarda chuva ou outro trambolho que as vezes somos obrigados a carregar. Largam de qualquer maneira em qualquer lugar. Na calçada, em frente a lojas, bancos, farmácias, sempre na porta de entrada, como o tal guarda chuva. Os mais cautelosos as acorrentam nas árvores, postes ou nas pessimamente posicionadas argolas de ferro disseminadas por todo o calçadão central, guias e demais pontos centrais, sem se preocupar se bloquearam a calçada, as entradas ou o que for. Caetano Veloso disse em uma de suas músicas que a praça é do povo, aqui não, é das bicicletas.
O que fazer? Como fazer? Sugiro que inicialmente as autoridades administrativas do município definam se a bicicleta é veículo e deva ser tratada pelas leis do trânsito, circulando ou estacionada, ou se é objeto de uso pessoal e deva ser tratada conforme a educação de seu proprietário. Para responder a uma questão como essa e levando-se em conta nossa eficiente e conclusiva prática local, acredito que em ano eleitoral essa definição seria obtida após vários seminários nos quais seriam ouvidas ONGs, Associações de Bairro, Promotoria, DEPRN, IPHAM, CONDEPHAAT, Secretarias Municipais, vereadores e todos quantos quisessem trafegar na passarela da fama, pois, afinal, o resultado de tal definição afeta 90 mil habitantes ou, mais explicitamente, cerca de 35 mil eleitores.
Como passo seguinte, caso a bicicleta fosse considerada um veículo de transporte que circule por espaços públicos, o procedimento adotado em todo mundo poderia também ser adotado aqui. Ou seja, uma vez determinadas tecnicamente as metas a serem atingidas, os sistemas de guarda e estacionamento, sistemas de comunicação visual bem como os métodos de implantação, o programa seria aplicado rigorosamente (e não politicamente), apoiado em três pilares:
Conscientização: amplo e permanente trabalho junto as escolas, associações de bairro, comércio, etc;
fiscalização: ação permanente, contínua, ano após ano indefinidamente, a fim de criar hábitos e prevenir distorções e prejuízos na implantação do programa;
penalizações: si não houver multas e recolhimento sistemático do uso irregular do veículo de duas rodas, pode-se esquecer o programa.
Por outro lado, caso a bicicleta seja considerada objeto de uso pessoal porque é utilizada por pessoas simples, de baixa renda, trabalhadores que ajudam a construção do município e não podem ficar expostos a regras incômodas que geram multas, e outras divagações eleitorais, então vamu qui vamu, qui do jeito qui tá, pió vai ficá.

Renato Nunes
Ubatuba, SP

Saneamento Básico: Como ficará em Ubatuba?

Com Prefeito em dúvida se vai cumprir ou não a determinação judicial contra o nepotismo, UTI da Santa Casa inaugurada e fechada, falta de transparência administrativa, perda de verbas em diversas áreas, secretaria de educação que evita o SARESP, fim de temporada sem atrações e sem o dinheiro esperado e o início da campanha eleitoral, entre outros assuntos a serem tratados, deduzo que falta tempo para o executivo municipal tratar de outras questões urgentes e vitais para o município.
Digo isso porque em Dezembro ouvi no Jornal da TV Vanguarda que São José dos Campos assinou contrato com a SABESP, para os próximos 20 anos, devendo proporcionar cem por cento de água e esgoto tratados até 2011. E em Ubatuba, como ficará o Saneamento Básico?
O Jornal Valor Econômico, de 04 de Dezembro de 2007, no caderno de legislação, traz em manchete que a Lei de Saneamento deve ir à Justiça. Pois bem, para os que não sabem, há intensa disputa entre companhias estaduais (SABESP, no caso de Ubatuba), e empresas privadas na disputa pelos serviços de água nos municípios, motivada pela entrada em vigor da nova Lei do Saneamento (Lei 11.445), no início de 2007. Em resumo, a lei do saneamento abre três possibilidades para o setor: que os municípios retomem os serviços de água e esgoto e façam licitações; que criem companhias municipais; ou que renovem as atuais concessões das companhias estaduais por meio de associações com o governo dos Estados. Em caso de não renovação das concessões, terão que pagar indenizações relativas a valores investidos e ainda não amortizados pela cobrança de tarifas. A reportagem diz que fatalmente a disputa chegará à justiça, já que os valores de indenizações devem ser estabelecidos por empresas de avaliação e que municípios e companhias estaduais devem estar de acordo com a escolha da empresa. Se não houver esse acordo, fatalmente o assunto chegará à justiça. No final do ano de 2008, pela legislação, municípios e empresas de saneamento já devem ter estabelecido contratos de renovação temporários por seis meses.
O domínio da SABESP torna São Paulo o estado mais difícil para entrada de empresas privadas e para retomada das concessões. O Setor privado quer licitação ampla e que a SABESP concorra de igual para igual com todas as empresas. O Assunto pode parar no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), inclusive com ingresso de Ações de inconstitucionalidade (Adins) no STF contra determinadas medidas adotadas pelos governos estaduais.
Pois bem, o SANEAMENTO BÁSICO é assunto esquecido e deixado de lado pela atual administração, que parece não ver a relação entre água e esgoto tratados e Saúde, Turismo de qualidade, meio ambiente saudável e economia de recursos naturais e econômicos. E não se importa porque não se vê e não se ouve a administração atual se manifestar a respeito do que foi mencionado acima sobre a nova lei do saneamento.
A SABESP precisa ser enfrentada em nosso município. É preciso abrir discussão séria a respeito do assunto, deixando de lado os números que os técnicos sempre expõem em suas intervenções (e que embaçam a mente dos cidadãos) e focando nos resultados, ou seja, a péssima qualidade do serviço oferecido em Ubatuba e a baixa abrangência do mesmo serviço. Há 15 anos em Ubatuba, só vejo piora no estado da cidade. Justo o centro que tem saneamento é quem tem os rios mais poluídos (Acaraú, Tavares e Rio Grande). Até Itamambuca, símbolo de nossas praias e de nossas belezas está com bandeira vermelha! E a SABESP não atuará em bairros com baixo adensamento habitacional, porque se não houver lucro atrativo não irá investir. Assim é e continuará sendo em toda a cidade. É esse modelo de exploração lucrativa de um serviço essencial que queremos? É chegada a hora de Ubatuba se levantar e tomar as rédeas de seu destino no saneamento básico. Algumas perguntas devem ser feitas à SABESP e à Prefeitura:
Como ficará nosso saneamento?
Quantas residências são ligadas à rede de água tratada?
Quantas residências são ligadas à rede de esgoto?
Qual a arrecadação da SABESP em nosso município (auditada)?
Como é distribuído o dinheiro arrecadado? Quais os custos reais? Há reinvestimento de lucro?
Há obrigação de fazer investimento em áreas não rentáveis como contrapartida à rentabilidade dos lugares densamente habitados?
Qual o custo da captação da água em Ubatuba, que tem captação natural, sem necessidade de perfuração de poços? E esse custo em relação a municípios vizinhos? Qual o valor comparativo entre o valor cobrado em Ubatuba e nos outros municípios?
Por que ao contrário de diversas áreas (saúde, educação, social, idoso, etc.) inexiste controle social sobre o saneamento básico, notadamente sobre a atuação da SABESP, concessionária (e não dona), dos serviços de água e esgoto em Ubatuba?
Onde está o contrato de concessão entre prefeitura e SABESP? Qual a duração do contrato? Quando vence? E sua legalidade, agora que há um novo marco regulatório?
É hora de Ubatuba tratar essa questão de maneira séria, técnica, política, apartidária e voltada aos interesses sociais, ambientais e econômicos.
Cabe à prefeitura e à SABESP o posicionamento oficial sobre a situação real e as intenções de ambas, para que se inicie uma discussão com o objetivo de solucionar o problema da falta de saneamento básico de forma abrangente e mais rápida. Não há tempo a perder. 2008 será o "Ano Internacional do Saneamento básico". No Brasil foi lançado recentemente o movimento "Trata Brasil", cujo lema é "Saneamento é saúde".
Com a palavra Prefeitura Municipal de Ubatuba e Sabesp.

Maurício Moromizato
mauriciomoromizato@uol.com.br
Fone: 9718-4647
Presidente Municipal do PT
Ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde
Ex-Coordenador do GT de Saneamento do Plano Diretor de Ubatuba
Ex-presidente da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Ubatuba

Considerações sobre a UNITAU

Conhecendo a importância da universidade para a cidade, nos anos noventa, juntamente com o Rotary Club de Ubatuba, manifestamos apoio à instalação do Posto Avançado, num primeiro momento e, posteriormente, aos cursos de Administração, com ênfase em Hotelaria e Turismo e de Pedagogia. Posteriormente, o destino criou circunstâncias que permitiam a colaboração, a parceria, os convênios e as ações conjuntas em pró da educação de Ubatuba.
Aproveitamos essas circunstâncias e solicitamos do Sr. Prefeito, Paulo Ramos de Oliveira, o convênio conhecido como "GUARDA-CHUVA". Convênio abrangente que permitia ações de parceria nas áreas de Educação, Saúde, Esportes, Turismo, Meio Ambiente e Ações Comunitárias. Prontamente atendidos, já que o Sr. Paulo Ramos sempre foi amigo e admirador da Universidade que o formou em Administração e História. O convênio foi assinado aos 28 de outubro de 2001, em ato solene com a presença do Magnífico Reitor, do Sr. Prefeito, professores da UNITAU, Secretários Municipais e o auditório da Universidade lotado de público.
Como conseqüência, desse convênio, grandes benefícios resultaram para o Município de Ubatuba. Alguns deles não podem ser esquecidos.
- A Professores, Auxiliares de Serviços Infantis e outros funcionários municipais, que desejassem cursar Pedagogia, era concedida, pela Universidade, "MEIA BOLSA" ou 50% de abatimento nas anuidades. Centenas se beneficiaram dessa facilidade.
- Realizou-se, em parceria, o programa de Alfabetização Solidária que alfabetizou, nos três anos de funcionamento, mais de 1.300 adultos, em todos os sertões do município.
- Desenvolveu-se o "Programa de Treinamento em Serviço" de Professores, Auxiliares de Serviços Infantis, Diretores, Vice-Diretores, Supervisores e Coordenadores.
- A pedido da Prefeitura, a UNITAU, criou cursos de Pós-Graduação, na área de educação, o curso de Educação Física e programas de auxílio à saúde, ao turismo e ao meio ambiente.
- Realizou concursos públicos de provas e títulos e participou das "Semanas de Educação" e de todas as programações, "extra-curriculares", da Secretaria Municipal de Educação.
As parcerias e colaborações foram realizadas em clima de amizade, honestidade, cordialidade e maturidade técnica que nunca imaginamos sofresse crise ou retrocesso. Eram a Prefeitura e a UNITAU que desenvolviam parcerias, independentemente das pessoas que estavam no poder.
Recebemos com surpresa e tristeza a notícia da suspensão das "bolsas de estudo", nos primeiros dias da atual administração e, tentando saber a causa, nos foi dito, por autoridade da UNITAU: "FALTA DE INTERESSE DA PREFEITURA". A situação foi revertida após manifestação dos bolsistas. Já o relacionamento, PREFEITURA - UNITAU, na atual administração, nunca foi positivo e produtivo. Como conseqüência assistimos ao repregar as velas da Universidade. Repregue com lamentos, queixas e saudades de outros tempos.
Quem está perdendo, com isso, é o município de Ubatuba e seus munícipes. Prejuízos que devem ser debitados à administração municipal atual.
Concordamos com as idéias do Arq. Gilmar Rocha em "Vida própria para Ubatuba", quando afirma: "A UNITAU DE UBATUBA precisa é crescer, ampliar os campus como vinha fazendo, criar novos cursos, atrair mais e mais estudantes" ( UBATUBA VÍBORA 17-02-08). Penso que esse é o desejo da maior parte dos cidadãos de Ubatuba.
Para que esse desejo torne-se realidade, os poderes públicos não podem criar obstáculos, como me informaram vem acontecendo ultimamente. É dever do poder público apoiar, facilitar, colaborar, firmar parcerias etc...... Essas atitudes indicariam "INTELIGÊNCIA POLÍTICA". Produto escasso, neste momento, em Ubatuba.
VIVA UBATUBA! Sem dengue e sem caluniadores.

Corsino Aliste Mezquita.
Ubatuba, SP

FARTUM (memórias - I)

A mídia está numa cruzada encabeçada pela Rede Globo para fiscalizar a "corrupção" no governo. A eles somam-se os deputados e senadores que ressuscitam o pensamento macabro da U.D.N. em seus discursos inquisitórios, como foi contra um empréstimo de 30.000 dólares ao jornal Ultima Hora por parte do Banco do Brasil, que era o único meio que difundia política nacionalista sobre o petróleo, esquecendo-se que nesse momento "Assis Chateaubriand devia o dobro ao Banco do Brasil às Caixas Econômicas e aos Institutos de Previdência ( para constituir seu império jornalístico). O curioso não estava nas acusações em coro, mas em que os membros do coro eram passíveis de maiores acusações.
O fato se processa nos anos 50, precisamente no dia 17 de outubro de 1951. O jornal "O Globo" começava a levantar mais de 1 milhão de dólares de forma não muito legal:
1º - Empréstimo ao Banco do Brasil - 31.770 dólares destinados a importação de máquina impressora lançada pela empresa, em escritura registrada na folha 59 à 61 do livro de notas nº. 354 do 15º ofício de notas, do Tabelião Hugo Ramos, dando como garantia a própria máquina importada que estava sendo comprada e sua velha impressora GOSS. Um mês depois voltava o "O Globo" ao Banco do Brasil levantando 31.766 dólares destinados à importação de máquinas, com registro na folha nº 86 à 88 do livro 355 daquele mesmo cartório, com as mesmas condições de garantia incluindo a velha máquina GOSS, que já hipotecada. Logo 50.000 dólares - página nº. 22 e 24 do livro 418 do mesmo cartório, com a mesma garantia, novamente a hipotecada impressora GOSS.
26 de setembro de 1952 mais 200.000 dólares nas mesmas condições. Garantias: a velha GOSS, folha 64 à 67 do livro 445 do mesmo cartório.
Em 26 de agosto já tinham obtido empréstimo de 708.665 dólares, folha de 1 à 5 do livro nº445 mesmo cartório, e mais uma vez a velha hipotecada impressora GOSS.
(Plínio de Abreu Ramos) Brasil 11 de novembro de 1960, S.P. página 102 e 103.
Frente às dívidas de Chateaubriand e do jornal "O Globo" nunca saldadas ao Banco do Brasil nem às Caixas Econômicas, foi instalada uma CPI na qual não foram consideradas as denuncias das dívidas.
A CPI foi criada para investigar a ingerência das agencias Americanas de publicidade na mídia entreguista que atacavam na imprensa as emendas nacionalistas em defesa da Petrobrás.
Por intermédio dessas empresas americanas que contribuíram para essa ingerência estavam:
ESSO Standart do Brasil - 28 milhões;
THE SIDNEY ROSS - 25 milhões;
COCA COLA - 15 milhões;
JOHNSON & JOHNSON - 13.5 milhões;
ATLANTIC 13 milhões;
GILLETTE 13 milhões;
COLGATE - PALMOLIVE - 12 milhões;
ENO SCOTT - 12 milhões.
Os dados apresentados à CPI foram sonegados ao conhecimento público.
A deserção foi unânime da imprensa as suas obrigações de divulgar ao menos a ocorrência do inquérito concluída no relatório da comissão de autoria do deputado Dagoberto Sales, como aponta o relator da CPI, apoiado em dados fornecidos pelo presidente da Mac Cann-Erckson do Brasil, Armando Moraes Sarmento.
( Plínio de Abreu Ramos op. CIT. pag 140 à 141).
O jornalismo corrupto de opinião alugada tem entrado nos últimos tempos no jogo rasteiro de intrigas que só beneficia a direita e a Casa Branca. Aqui transparece, ironicamente, a grande influencia Venezuelana nos países do continente após a chegada de Hugo Chavez ao poder. Elitistas, racistas, preconceituosos, entreguistas e, sobretudo, alicerçadas no pantanoso terreno da ficção, publicações como " Veja" o "Estado de São Paulo" ; " Folha de São Paulo" são cuidadosas na escolha de lorotas para entreter o leitor incentivando a marginalidade, destacando horas de transmissão que ocupam o maior espaço com sangue, com noticias não menores de transgressão como o caso da Ministra, com destaque massivo sobre a compra de 200 dólares no Shopping ou os 8 reais gastos em tapioca pelo Ministro dos esportes, que não chega nem perto do milhão de dólares extraído do dinheiro público para financiar empresas de mídia, como o que já foi dito no texto acima, com fim de extasiar o povo como, por exemplo, o Reality Show "Big Brother" para, com isso, limitar a capacidade do povo de enxergar estas agressões cometidas contra ele.
Estava certo FHC quando estabeleceu o mensalão para sua reeleição, pelo que se conclui que era mais barato o mensalão que dar ministérios.
É bom o Lula ficar atento, porque os "lobos" estão à espreita.
Será que a Petrobras está perdendo o controle da sua administração, uma vez que graças ao FHC, 49%, quase a metade das ações da empresa foram outorgadas a grupos que objetivam barganhar o Estado, sendo que até o transporte de segurança da Petrobrás é feito, através de terceirização, por uma empresa americana? Ou seja, colocaram a raposa para tomar conta do galinheiro.

Miguel Angel
Ubatuba, SP

Vida própria para Ubatuba

Infelizmente, tenho visto ao longo dos anos, todos comentarem que para Ubatuba melhorar é preciso implementar a infra-estrutura turística. Realmente temos que melhorar e muito a infra-estrutura, mas o que muitos ainda não perceberam, é que o turismo, por mais aquecido que seja, por mais longa que seja a temporada e por mais feriados que tenhamos, está sempre restrito às pessoas e aos comércios que conseguem sobreviver desta fatia de mercado. Hoje, Ubatuba, com aproximadamente 90.000 habitantes, precisa mudar os paradigmas e encontrar novos caminhos que garantam a todos opções de trabalho.
Fica difícil acharmos que apenas melhorando o NIVEL DOS TURISTAS E AUMENTANDO AS OPÇÕES DE LAZER nossa cidade entrará nos eixos novamente. Em minha opinião, só existem dois caminhos para acertarmos a equação "TURISMO E EMPREGOS". O primeiro seria dar aos comerciantes que constroem aqui, que consomem aqui, que empregam aqui, que pagam impostos aqui, que educam seus filhos aqui e que escolheram Ubatuba para morar, APOIO TOTAL "em todos os sentidos". O segundo seria montar fábricas não-poluentes para empregar o povo e dar uma vida digna a ele, e produzir produtos como "PÃO DE FORMA", "MASSAS", "BISCOITOS", "DOCES" "CONGELADOS", "BEBIDAS", "ROUPAS DE PRAIA", entre tantos outros produtos e serviços.
Assim, os turistas retornariam mais vezes, consumiriam produtos locais de qualidade e reconheceriam a prática desenvolmentista do município. Os moradores empregados, por sua vez, também seriam consumidores, principalmente na baixa temporada. Quanto maior é a procura, maior deve ser a oferta, ou seja, mais empregos surgiriam.
No meu sonho, a curta temporada de verão seria para todos nós, empregadores e empregados, apenas como um décimo terceiro ou décimo quarto salário. Ubatuba precisa sinalizar que pode ter vida própria e dar esperanças às mães e pais que hoje choram ao verem seus filhos sem perspectiva de vida.

Anderson José Rodrigues - TATO
Presidente do PTB de Ubatuba
www.ptbubatuba14@blogspot.com

Banditismo do Poder Público

O Aurélio define "banditismo" como "ação de bandido". Para definir bandido recorre aos qualificativos de "salteador", "malfeitor", "facínora", "pessoa sem caráter", aquele que age ou trama contra pessoas ou empreendimentos".
Esses conceitos podem ser aplicados, sem maiores esforços, aos ocupantes do poder público que, usando do poder delegado pelo povo, contra esse povo agem aprovando e sancionando leis que criam taxas extorsivas, inconstitucionais e contrárias aos mais elementares princípios de justiça social.
Nesse aspecto as administrações e as câmaras municipais de Ubatuba tem sido primorosas na imposição de leis inconstitucionais, arbitrárias e que assaltam os bolsos dos contribuintes. Algumas delas já foram declaradas inconstitucionais pela Justiça e sustada sua aplicação. Foi o caso da lei que onerava os proprietários de imóveis com a "Taxa de Iluminação Pública".
Pelos mesmos argumentos ou motivos é inconstitucional a lei que criou a "Taxa de Lixo e Limpeza Pública". Essa taxa onera os imóveis que já são onerados pelo imposto predial e territorial urbano -IPTU- . Imóvel não produz lixo. São os moradores que o fazem. A bi-tributação é vedada pela Constituição. Além de ser a taxa de lixo inconstitucional, este ano, teve aumento superior a 46% (quarenta e seis por cento). Esse aumento é arbitrário, intolerável, abusivo..., como já informamos em "ADMINISTRAÇÃO MENTIROSA". Por ser inconstitucional todos aqueles que requereram, na Justiça, a isenção dessa taxa, dela foram liberados. Outros estão prontos para solicitá-la. Se inconstitucional para uns deveria ser declarada para todos. Seria louvável que, o Ministério Público, fiscal da lei, entrasse com "Ação declaratória de inconstitucionalidade".
Já o aumento abusivo superior a 46% (quarenta e seis por cento) deveria merecer "Ação Cível Pública de Improbidade Administrativa". Com esse aumento abusivo, o Sr. Prefeito, esbulha os contribuintes e desrespeita a Constituição que jurou cumprir. Em qualquer quadrante do mundo o poder que não respeita a lei, que jurou cumprir, é bandido.
Os costumes bandidos não param por ai, em Ubatuba. A Lei n° 2898, de 28 de Dezembro de 2006, criou a"Taxa de Bombeiros". Temos ai a tri-tributação dos imóveis. Como provamos em "REGALO DE FIM DE ANO", em 03-01-07, também é inconstitucional.
A lei veio acompanhada das tradicionais mentiras do Sr. Eduardo de Souza César afirmando que ... "até meados de 2007 a sede (dos Bombeiros) já esteja sendo concluída", (A Cidade 30-12-2006, pg. 03). A sede hoje (15-02-08) está apenas sendo iniciada. Mais uma vez, afirmativa do Sr. Eduardo de Souza César, que.... "em noventa dias a sede estará pronta" é mais um arroubo de grilo falante.
As mentiras, injustiças, opressões, bi e tri-tributações, ilegalidades, inconstitucionalidades e práticas de banditismo do poder, são, ao nosso ver, um dos maiores obstáculos ao desenvolvimento de Ubatuba. Por causa da insegurança, instabilidade legal e carga tributária os investidores se retraem e procuram locais de legislação mais estável , menor carga tributária e retorno garantido.
Em outubro teremos oportunidade de sanar esses males e dar resposta aos opressores.
VIVA UBATUBA!. Sem dengue e sem caluniadores.

Corsino Aliste Mezquita.
Ubatuba, SP

 

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Portinho © Fumagalli

Portinho
© Fumagalli

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor