Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 26 de Fevereiro de 2008 - Nº 1920 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
Prefeitos apresentam pauta variada em audiência com presidente da Sabesp
Ambientalistas da região levam manifesto à Conferência Estadual do Meio Ambiente
Empresas têm até sexta-feira para fornecerem comprovante de rendimentos

Caraguatatuba
dvogado morre ao reagir a assalto
Fase classificatória do Festival de Natação acontecerá em Caraguá
Aguilar se encontra com presidente da Sabesp
1ª reunião de 2008 do Projeto sobre o Juqueriquerê acontece na quarta-feira
Concurso Público é realizado em Caraguá
Ciclismo de Caraguá trouxe dois ouros da abertura do Campeonato Paulista
Atleta de Caraguá fica em 2º lugar no 17º Triathlon Internacional
MACC mostra exposição do Núcleo de Arqueologia de Jacareí
Germino quer CPI para o caso Fundef

Ilhabela
Companhias de cruzeiros confirmam 73 escalas na temporada 2008/2009

São Sebastião
Vazamento de chorume provoca danos ambientais e mau cheiro na Rio-Santos
Comércio clandestino é removida na Vila Sahy
São Sebastião entra para o guia turístico da operadora CVC
Gestão educacional de São Sebastião é destaque em encontro estadual do PPS
Candidatos aos cursos do CIP prestam prova na EM Henrique Botelho
Itatinga recebe segunda Reunião Comunitária do ano
São Sebastião terá Casa do Idoso
Fundo Social doa quase R$ 50 mil em cadeira de rodas e próteses
Prefeitura inicia treinamentos da equipe de natação
Prefeitura discute planejamento escolar com gestores e professores

Ubatuba
Polícia Rodoviária apreende CDs e DVDs piratas
Cidade realiza feira de adoção de filhotes
Transporte Coletivo é tema de Sessão na Câmara
Projeto Guri – Ubatuba recebe doação de móveis

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Prefeitos apresentam pauta variada em audiência com presidente da Sabesp
Gesner Oliveira afirma ser inaceitável que mais de 70% das praias do Litoral Norte fiquem impróprias durante a temporada de verão

Litoral Norte - Na manhã de sábado, cada um dos prefeitos das quatro cidades do Litoral Norte teve uma audiência com o presidente da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Gesner Oliveira, a secretária estadual de Minas e Energia, Dilma Pena, o diretor de sistemas regionais da estatal, Umberto Semeghini e parte da equipe que atua na região, em Caraguatatuba.
Os pedidos e solicitações dos chefes do executivo foram variados. De acordo com a assessoria de imprensa da Sabesp, o prefeito de Ilhabela, Manuel Marcos, apresentou ao grupo uma pesquisa feita no município junto à população. E a maior preocupação dos moradores foi quanto à questão de saneamento e a quantidade de praias que estiveram com bandeira vermelha durante o verão.
O prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia, não foi ao encontro, mas o secretário de obras, Thales Guilherme Carlini, esteve presente. Segundo a assessoria da estatal, o secretário falou sobre o programa das Zeis (Zonas de Especial Interesse Social) e explicou como funciona o trabalho nos núcleos congelados. Como exemplo, comentou que na Vila Tropicanga, em Boiçucanga, segundo a prefeitura, moram 500 famílias. Carlini pediu à Sabesp que houvesse uma parceria entre a estatal e a prefeitura de São Sebastião para levar aos núcleos congelados abastecimento e rede coletora, segundo a assessoria da estatal.
Já o prefeito de Ubatuba, Eduardo César, pediu para a Sabesp que houvesse audiências com a população no município para que a estatal explicasse aos moradores as diretrizes e projetos para a cidade, segundo a assessoria de imprensa da Sabesp.
O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, entregou dois ofícios ao presidente da Sabesp. A preocupação de Aguilar era quanto à situação dos bairros jardim Gaivotas – onde também foi implantada a estação de transbordo de lixo – e a ligação das redes de esgoto dos bairros Canta Galo e Martim de Sá.
“A rede coletora está sendo implantada no Golfinho e Travessão e as ruas que estavam pavimentadas, não está ficando uma coisa bonita, porque a via está sendo quebrada. A prefeitura poderia entrar com uma parte e a Sabesp com outra para consertar a rua onde está sendo passada a obra. Neste momento você tem que atender a população”, comentou Aguilar.
Para a secretária Dima Pena, o município do Litoral Norte em melhores condições com relação à rede coletora de esgoto é Caraguatatuba. “Mas vamos acelerar a implantação de obras, já que a região (Litoral Norte) tem como base econômica o turismo, a coleta e tratamento de esgoto têm que ser de 100%”, comentou a secretária.
Para o presidente da estatal, Gesner Oliveira, o encontro com os prefeitos da região foi uma oportunidade para que a Sabesp pudesse descrever os trabalhos e programas para o Litoral Norte. “As reuniões foram muito objetivas e nós pudemos demonstrar a preocupação do governador José Serra em acelerar as obras para a região”, avaliou Oliveira. Na reunião com os prefeitos a Sabesp enumerou cada um dos investimentos previstos e em execução para o Litoral Norte. Ao todo a estatal anunciou que vai injetar quase R$ 30 milhões em saneamento na região.
Balneabilidade - Na maior parte da temporada desta temporada de verão, as praias do Litoral Norte estiveram impróprias. No ano passado a Cetesb havia divulgado o Relatório de Qualidade das Águas Litorâneas (RAL) do Estado de São Paulo referente ao ano de 2006.
O documento indicava, que 30% das praias foram consideradas próprias durante o ano em todo no litoral paulista. Em alguma ocasião do ano, 36% estiveram impróprias por um período de três meses e, 23% das praias estiveram impróprias em até seis meses do ano. Além disso, o relatório divulgou que 11% delas foram classificadas como qualidade péssima das águas.
O órgão ambiental sempre menciona os esgotos domésticos e as chuvas que levam matéria orgânica acumulada nos rios e canais, como os principais fatores para a piora da qualidade das águas das praias durante os últimos dois anos.
O presidente da Sabesp, em entrevista ao Imprensa Livre, afirmou ser “inaceitável” o fato do Litoral Norte ter passado a maior parte da última temporada de verão com as praias poluídas. “A Sabesp vê este problema como algo inaceitável. Não podemos admitir que mais de 70% das praias estejam impróprias”, disse.
Para o presidente da estatal, a melhora da balneabilidade das praias tem enfrentado obstáculo. “A demora nos licenciamentos ambientais para que obras importantes de coleta e tratamento de esgoto sejam feitas em um prazo mais curto. Por exemplo, a estação de tratamento de esgoto do Porto Novo ficou muito tempo parada, a sociedade não pode esperar”, comentou Oliveira.
A expectativa da Sabesp é que até 2010 haverá rede e tratamento de esgoto em mais de 80% do Litoral Norte. “Até 2010 haverá avanços sensíveis e com isto menos bandeiras vermelhas. Temos feito também uma estratégia especifica em um trabalho em conjunto com as prefeituras juntos às comunidades isoladas de conscientização com a população, porque a questão do lixo também influi”, afirmou o presidente.
O relatório de qualidade das águas litorâneas, publicado anualmente, traz dados com amostragens semanais da qualidade das águas litorâneas em 149 pontos localizados em 129 praias. Isto representa um total de 233 km monitorados. Além disso, revela também índices de águas subterrâneas, qualidade do ar, do solo e avaliação de resíduos sólidos. (Fonte: Imprensa Livre)

Ambientalistas da região levam manifesto à Conferência Estadual do Meio Ambiente

Litoral Norte - Entidades ambientalistas do Litoral Norte vão apresentar um manifesto na Conferência Estadual do Meio Ambiente, no próximo dia 15 de março, em São Paulo. Durante o evento da Ecoadventure, em São José dos Campos, os ambientalistas se posicionaram contrários à 3ª Conferência Nacional.
“O governo federal engavetou as deliberações das primeiras conferências. Portanto, para que haja uma participação mais democrática e que as deliberações se tornem políticas públicas, elaboramos esse manifesto”, disse Roberto Francini, conselheiro do Consema (Conselho Municipal de Meio Ambiente) e vice-presidente da Associação Cunhambebe.
A afirmação é confirmada no texto original do manifesto que diz: “A Conferência, que deveria ser o modelo de participação, compartilhamento de poder e co-responsabilidade entre o Estado e a sociedade civil, já em sua terceira edição, tem demonstrado uma dissociação entre as deliberações acordadas e as ações do Governo Federal. A mobilização feita pela sociedade e governos, na realização das duas primeiras conferências, resultou em recomendações e propostas de políticas públicas ambientais, que o governo federal simplesmente não considerou, atropelando as decisões e deliberações, em nome de um modelo de desenvolvimento equivocado e insustentável”.
Segundo Francini, essa não é apenas uma percepção dos ambientalistas. “Não questionamos o instrumento, mas a falta da aplicação. As deliberações das conferências municipais têm que ser refletidas em decisões governamentais”. Segundo ele, em uma das conferências foi decidido que deveria se rever a política energética no Brasil, que deveria ser contrária à construção de Angra 3.
Na próxima quarta-feira, 45 profissionais da área ambiental visitarão as instalações de Angra. “Eu não quero ver as instalações da Angra 3. Eu quero ver o laboratório de análises ambientais que existe lá. Precisamos eliminar a matriz nuclear.
Não sabemos para onde vai esse lixo tóxico. Na questão nuclear, o Ministério do Meio Ambiente diz não ter competência para isso, que deve ser de responsabilidade do Ministério de Minas e Energia. Isso é ridículo. Isso é uma caixinha sem solução”, desabafa o presidente do Instituto Gondwana, Roberto Bleier.
A visita está programada, por conta da interferência do Consema no sentido de trazer uma audiência pública marcada para o dia 28 de março, em Ubatuba, já que a Angra 3 está na área de influência de Ubatuba.
Para Roberto Francini, o governo sentiu que a população estava desmobilizada para essa conferência e, sentindo que ia ser um fracasso, mobilizou o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte. “Nosso posicionamento foi crítico. Não deveria fazer as regionais pelo CBH, porque não havia tempo hábil. Portanto, vamos como observadores na conferência e faremos a leitura do manifesto. Queremos sensibilizar o governo federal para assumir as deliberações da conferência”, disse. Essa será a primeira vez que o governo sofrerá com um protesto desse nível. (Fonte: Imprensa Livre)

Empresas têm até sexta-feira para fornecerem comprovante de rendimentos

Litoral Norte - As empresas estão obrigadas a fornecer o Comprovante de Rendimentos aos empregados para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2008 até a próxima sexta-feira. A multa mínima para a empresa que não fornecer o comprovante dentro prazo ou que fornecer com informações incorretas é de R$ 41,43 por documento.
O Comprovante de Rendimentos possui informações como o pagamento de salários e recolhimentos obrigatórios no ano anterior ao da declaração. Os dados do comprovante são cruzados com as informações da Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte enviados pelas empresas Receita Federal do Brasil.
O beneficiário de rendimentos já pode consultar as informações referentes ao seu número de inscrição no CPF ou no CNPJ, mediante acesso ao Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) disponível na página da Receita na internet, com a utilização de certificado digital válido.
Este ano, o prazo para a entrega da declaração das pessoas físicas começa no dia 3 de março e vai até 30 de abril. Entre as alterações anunciadas para 2008 está a obrigatoriedade do número do recibo de entrega do ano passado. Outra exigência é que as informações sobre abatimentos com despesas, como educação e saúde, venham acompanhadas do CPF ou CNPJ do beneficiário. O registro do CPF dos dependentes maiores de 18 anos também é obrigatório.
Entre os que devem declarar estão os contribuintes que receberam no ano passado rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$ 15.764,28 e os que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil.
A expectativa da Receita Federal é receber 24,5 milhões de declarações, a maioria pela internet. As informações também podem ser fornecidas através de disquetes, nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, e em formulário de papel postado nos Correios.  (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Advogado morre ao reagir a assalto

Caraguatatuba - O advogado G.F.B., de 44 anos, foi assassinado após reagir a um assalto na avenida Artur da Costa Filho – Avenida da Praia – no início da noite de sexta-feira. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública (SSP), ele e a namorada conversavam no interior do Honda Civic, estacionado próximo à ponte do bairro Indaiá, quando dois bandidos o abordaram e anunciaram o roubo.
Segundo a SSP, o advogado tentou desarmar um dos assaltantes, quando foi baleado no tórax e no peito. Os ladrões fugiram. Ele ainda tentou dirigir o veículo até o Pronto Socorro, mas desmaiou ao volante e colidiu contra um poste no meio da Avenida da Praia.
O advogado e a namorada foram socorridos pelo resgate. Ele foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e veio a falecer.
No console do veículo, a polícia encontrou um projétil. A reportagem não conseguiu obter informações junto à Polícia Civil, se algum dos assaltantes foi preso. O corpo do advogado foi levado para Minas Gerais, na manhã de ontem.
Outro homicído - Fontes ligadas à polícia informaram que houve um outro homicídio em Caraguatatuba. Desta vez, um ajudante geral teria sido baleado na estrada do Rio Claro, e veio a falecer. Já em Ilhabela, também teria havido outra morte no final de semana, em que um acidente envolvendo uma moto, resultou no falecimento do motociclista. A reportagem não teve acesso às informações sobre o crime e acidente junto às polícias Civil e Militar.  (Fonte: Imprensa Livre)

Fase classificatória do Festival de Natação acontecerá em Caraguá

Caraguatatuba - Encerra nesta terça-feira as inscrições para o IX Festival Aberto de Natação Peixinhos e Golfinhos, Troféu "Água Mineral Passa Quatro", que terá a fase local na piscina da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, neste sábado, 1º de março. Na semana seguinte, dia 8, Cruzeiro receberá a final.
As fichas para inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura (www.caraguatatuba.sp.gov.br) e também pode ser feita na própria SECER.
Além de Caraguá, as cidades de São José dos Campos, Jacareí, Suzano, Mogi das Cruzes, Taubaté e Cruzeiro também serão sedes da fase classificatória.
O Festival "Peixinhos e Golfinhos" tem como finalidade promover e difundir a prática da natação para a comunidade da região, já que todas as crianças de 7 a 14 anos podem participar em até duas provas individuais e dentro de sua categoria.
De acordo com a SECER, uma das organizadoras do evento, mais de 300 atletas de todo o Litoral Norte estarão em Caraguatatuba competindo na primeira fase, nos nados: livre, costas, peito e borboleta.(Fonte: PMC)

Aguilar se encontra com presidente da Sabesp

Caraguatatuba - O Litoral Norte recebeu na manhã do último sábado, 23, na unidade Porto Novo, em Caraguatatuba, membros importantes da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Na ocasião, o prefeito da cidade, José Pereira de Aguilar, fez algumas reivindicações ao presidente da estatal, Gesner de Oliveira.
Preocupado com a situação de alguns bairros, Aguilar, que foi acompanhado de seus secretários, reivindicou o ligamento da rede de esgoto do Canta Galo com a Martim de Sá, serviço esse orçado em cerca de R$ 750 mil.
O presidente da Sabesp disse que é preciso fazer uma consulta ao DER (Departamento de Estradas de Rodagens), pois a rede teria que atravessar a rodovia SP-55, em um trabalho realizado em conjunto com a Sabesp, Prefeitura de Caraguá e Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).
Outro ponto levantado pelo prefeito foi em relação ao Jardim Gaivotas, que possui a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), mas não tem a rede coletora. Em mais uma prova de que o encontro foi proveitoso, Gesner comunicou que a licitação será aberta em março de 2009, devendo iniciar as obras no segundo semestre do mesmo ano.
Sobre a rede coletora que está em implantação no bairro do Travessão, Aguilar quer a ajuda para consertar as ruas que estão sendo quebradas. "As ruas que estavam pavimentadas, não estão mais bonita como antes, devido às obras. Proponho que a Prefeitura entre com uma parte e a Sabesp com outra. Temos que atender a população", afirmou o prefeito.
A secretária estadual de Minas e Energia, Dilma Pena, também presente em Caraguatatuba, ressaltou que o município é o que tem melhores condições com relação à rede coletora de esgoto.
Dilma prometeu agilizar o saneamento, para sanar o problema de poluição nas praias. Segundo ela, a secretaria esteve na região porque o governador José Serra quer resolver a questão da balneabilidade, pelo Litoral Norte ser um pólo turístico do Estado de São Paulo.
O presidente da Sabesp disse que o encontro com os prefeitos da região foi uma oportunidade, para que a estatal divulgasse e conhecesse os trabalhos e programas da região.
Até 2010, Caraguatatuba e todo o Litoral Norte terão 86% de sua moradia com coleta de esgoto.(Fonte: PMC)

1ª reunião de 2008 do Projeto sobre o Juqueriquerê acontece na quarta-feira

Caraguatatuba - O Instituto Supereco realiza no dia 28, a primeira reunião do ano do Projeto "Água de beber, de comer, de usar e conservar...Ciclos contínuos, desenvolvido em torno do Rio Juqueriquerê. O encontro será às 19h, no CIEFI (Centro Integrado de Educação Fundamental e Infantil) Prof. Maria Aparecida Ujio, no bairro Porto Novo.
Toda a comunidade da região sul está convidada a participar da reunião. Serão abordados temas como: avaliação nas atividades desenvolvidas pelo Instituto Supereco em 2007; apresentação da equipe de trabalho de 2008; apresentação do planejamento de 2008 e a formalização das parcerias com instituições locais.
O projeto teve início em 2007, com o patrocínio da Petrobrás, por meio do Programa Petrobrás Ambiental 2006 e tendo como parceria a Unicsul (Universidade Cruzeiro do Sul) com apoio do Unimódulo e segue até março de 2009.
O foco de atuação do projeto é contribuir para a conservação e a recuperação dos recursos naturais na bacia do rio Juqueriquerê, especificamente na região sul de Caraguatatuba (SP).
O objetivo é ampliar a sensibilidade das comunidades da região sul do município para as questões ambientais; contribuir para a melhoria da qualidade ambiental na região; apresentar e fortalecer formas alternativas de renda, além da pesca e do turismo; contribuir para o monitoramento da qualidade da água na bacia, orientando sobre os problemas de saúde; realizar plantios de mudas nas margens dos rios; produzir, gerir e disponibilizar informação e conhecimento para a conservação dos recursos hídricos, ambientes costeiros e marinhos.
As principais ações são desenvolvimento de oficinas de educação ambiental; programa de educomunicação socioambiental entre outros.  Informações no site www.supereco.org.br (Fonte: PMC)

Concurso Público é realizado em Caraguá

Caraguatatuba - O Concurso Público para a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba começou a acontecer neste domingo (24) na cidade. Devido o grande número de inscritos, 19.979, as provas voltarão a ser feitas nos próximos dias 2 e 9 de março.
A Prefeitura abriu 695 vagas para 55 cargos diferentes. No primeiro domingo de avaliação, nos períodos da manhã e tarde, ocorreu o processo seletivo para: Agente Administrativo, Engenheiro Civil, Contador, Tecnólogo em Processamento de Dados, Terapeuta Ocupacional, Jornalista, Nutricionista, Sociólogo, PEB-II em Matemática, Geografia, Educação Artística, Inglês, Cientista Social, Professor de Educação Física, Administrador, PEB-II de História, Antropólogo, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário, Biólogo, Tecnólogo em Turismo, PEB-II de Educação Física, Técnico em Prótese Dentária, Coveiro, Auxiliar de Biblioteca, Fiscal de Obras, Técnico de Contabilidade, Fiscal de Posturas, Técnico Agropecuário, Topógrafo, Fiscal de Posturas, PEB-II de Língua Portuguesa, História e Ciências.
No dia 2 de março, serão realizadas somente provas para o cargo de inspetor de alunos, que teve 4.740 inscrições.
A última data de provas do processo seletivo para a Prefeitura de Caraguatatuba serão para os cargos de Artífice I, Auxiliar de Topógrafo, Motorista I, Eletricista, Telefonista, Técnico em Informática, Instrutor de Fanfarra, Fiscal de Saúde Pública, Fiscal de Tributos, Técnico de Segurança do Trabalho, Operador de Motosserra, Educador Social, Operador de Máquinas Pesadas I, Motorista II, vigia, Secretário Escolar, Salva-Vidas, Fotógrafo, Jardineiro e Técnico em Enfermagem.
As provas estão acontecendo nas Escolas Municipais de Norte a Sul do município. (Fonte: PMC)

Ciclismo de Caraguá trouxe dois ouros da abertura do Campeonato Paulista

Caraguatatuba - Os ciclistas de Caraguá Rafael Alves, categoria Juvenil, e João Carlos, categoria Sênior A, trouxeram medalhas de ouro para Caraguá na primeira prova do Campeonato Paulista da modalidade, que aconteceu no sábado, dia 23, em Paulínia, interior de São Paulo.
A competição contou com a participação de cerca de 300 atletas de todo Estado e a equipe de Caraguá competiu com três bikers. O atleta Thiago Alves, da categoria Juvenil, teve problemas com sua bike e não se classificou. "O atleta Rafael Alves está muito bem nas provas e é uma grande promessa para vencer o campeonato Paulista em sua categoria", disse Sérgio Minato, atleta de Caraguá.
De acordo com a ACC - Associação de Ciclistas de Caraguatatuba, outras categorias largaram no domingo, porém nenhum atleta do município participou da disputa.
A equipe de Caraguá conta com apoio da Prefeitura, por meio da SECER - Secretaria de Esportes Recreação; AMEC - Associação Módulo de Educação e Cultura; Loja J. Bike; Geomater Farmácia de Manipulação, Beach Energy; Pont Motos; Power Bar; Forma Atlética Academia; Lima Letras; Auto Posto Marelli; Cia do Crepe; Vídeo Shopping; Cine Caraguá, JPR auto peças; JBL Turismo e Café Eletrônico. (Fonte: PMC)

Atleta de Caraguá fica em 2º lugar no 17º Triathlon Internacional

Caraguatatuba - Mais de mil atletas do Brasil e países como Estados Unidos e Argentina estiveram reunidos no domingo, 24, em Santos, no Litoral Sul de São Paulo, onde participaram do 17º Triathlon Internacional. O biker de Caraguá Ângelo Arantes representou o município acompanhado dos atletas Harry Finger e Juracinei, o Ney, e conquistou o 2º lugar da disputa.
De acordo com o atleta caraguatatubense, o tempo estava nublado e isso favoreceu os competidores. Ele afirmou que apesar de ser triatleta, competiu na categoria revezamento, e disputou a prova de ciclismo, que é seu forte. "Na categoria revezamento largaram 60 equipes. Eu disputei o ciclismo, o Harry Finger a natação e o Ney a corrida. Esta foi uma excelente colocação. Ficamos apenas a 4 minutos da equipe campeã", destacou Ângelo.
Ele afirmou ainda que pedalou forte para diminuir a desvantagem em relação a outros ciclistas do revezamento, que já tinha largado. "Quando o nosso nadador chegou, saí mais ou menos em 7º, fiz uma média de 39,9 km/h, andando sozinho, pois não é permitido o uso de vácuo nesse tipo de prova. Consegui chegar na transição em 2º para o Ney finalizar com a corrida. Foi uma ótima prova. Vale destacar também que nosso nadador, o Harry, tem 50 anos de idade, apesar de ser um ótimo nadador, a idade nessas horas faz a diferença. Ele teve que competir com atletas de 20 anos. A equipe ficou muito satisfeita com o resultado", enfatizou.
A prova consiste na distância olímpica e teve 1500 metros de natação; 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. Angelo, Harry e Ney competiram pela equipe Petrobras, uma das patrocinadoras do evento. A equipe concluiu a prova em 2h49. A equipe conta com o apoio da Petrobras, equipe Soncksen de Ciclismo e Unimódulo - Unicsul.(Fonte: PMC)

MACC mostra exposição do Núcleo de Arqueologia de Jacareí

Caraguatatuba - A Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e a Prefeitura Municipal apresentam no MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba a exposição Núcleo de Arqueologia de Jacareí. Aberta no dia 21 de fevereiro a exposição fica em cartaz até dia 13 de abril. A realização é do Núcleo de Arqueologia da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu. Em Caraguatatuba, a responsável pela montagem da exposição foi a mestra em arqueologia ,Claudia Moreira Queiroz.
A visitação é de terça a domingo, das 10h00 às 18h00. A entrada é franca. As escolas e grupos podem agendar visitas guiadas pelo telefone 12 3883 9980 ou 3883 9188. O MACC fica na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no centro de Caraguá.
A mostra é fruto de pesquisas em Jacareí e traz material referente à pré-história brasileira, período paleoíndio e também no período referente às fazendas do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Arqueologia é uma ciência que tem por objetivo estudar os vestígios culturais de sociedades pretéritas. A partir de pesquisas realizadas em sítios arqueológicos foi possível coletar uma grande variedade de materiais - cerâmica, louça, vidro, metal, ossos, lítico - e saber quais os grupos ocuparam determinados locais e a maneira como se organizavam, os recursos de que dispunham para sobreviver, seus rituais e elaborações artísticas, em suma, seu modo de vida.
Um dos primeiros projetos de pesquisa realizado no município de Jacareí foi em 1991, no Sítio Santa Maria. Em 1997, a Fundação Cultural deliberou pelo estabelecimento de Políticas Públicas, que além de promoverem o salvamento desse sítio, permitiram unir preservação com planejamento urbano, adotando uma série de medidas objetivando impedir quaisquer tipos de intervenções nos sítios arqueológicos antes de uma pesquisa prévia. Com a adoção de tais medidas, tornou-se possível a identificação e pesquisa de mais de quatro sítios arqueológicos: Sítio Pedregulho, Sítio Mirante do Vale, Sítio Villa Branca, Sítio Light.
Todo esse material poderá ser visitado até dia 13 de abril no MACC. Convide seus amigos e agende sua visita. Prestigie a cultura de sua região! Vá ao museu. (Fonte: Fundacc)

Germino quer CPI para o caso Fundef

Caraguatatuba - O Vereador Germino de Souza (PPS), da Câmara Municipal de Caraguatatuba quer abrir a segunda CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do ano. Desta vez é sobre irregularidades na aplicação de verba do Fundef (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Fundamental) no município, que está sob investigação do Ministério Público Federal em São José dos Campos. O Vereador é o autor da CPI da Merenda Escolar, que está em tramitação no Parlamento Municipal.
A CPI da Merenda está em tramitação desde outubro do ano passado, por intermédio de denúncia repassada pelo Vereador Germino de Souza, que fala sobre Superfaturamento e favorecimento a empresa Verdurama, que ganhou a licitação para a compra de materiais da Merenda Escolar em 2005. Até o momento foram 3 depoimentos e faltam 2 para finalizar, entre eles o do Prefeito José Pereira de Aguilar (DEM).
No caso Fundef o Vereador aponta irregularidades quanto a aplicação da verba através de documentos obtidos judicialmente, visto que o Executivo negou a entrega de forma amigável. Alguns exemplos da não aplicação da verba se mostram como o não repasse da verba de 2005 do órgão aos salários dos professores e do 13º salário em 2006, com totais na ordem de R$ 1.2 milhões.
Germino relata também que no final de 2005 houve adiantamento de férias e vale refeição e o devido desconto no início do ano seguinte, o que caracteriza transporte irregular de valores de um ano para o outro. O Vereador continua relatando, agora sobre o repasse aos salários dos funcionários da Educação - exceção aos professores - onde aparecem valores altos sem qualquer justificativa em 2006, no valor aproximado de R$ 2.745 milhões. Finalizando, Germino aponta irregularidade nas assinaturas dos Conselheiros de Acompanhamento do Fundef a partir do quarto trimestre de 2006.
O Vereador relata ainda a falta de uma quarta assinatura para a instauração da CPI, sendo que até o presente momento só 3 Vereadores assinaram para instauração da CPI; o Vereador Germino de Souza como requerente e mais os Parlamentares Omar Kazon (PR) e Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB).
Para Germino o caso é grave e necessita de uma profunda investigação. "Como Vereador não posso me afastar da principal prerrogativa de minha função, que é a de fiscalizar o Poder Executivo, ainda mais quando é notada irregularidade deste porte, que afeta sensivelmente os professores e funcionários da Educação. Estou me empenhando ao máximo para que esta CPI seja realizada", disse.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Companhias de cruzeiros confirmam 73 escalas na temporada 2008/2009

Ilhabela - A Secretaria de Turismo e Fomento de Ilhabela anunciou a confirmação de 73 escalas de navios de cruzeiros na temporada 2008/2009, que se iniciará em 24 de novembro deste ano e se encerrará em 11 abril de 2009.
O anúncio foi feito pelo secretário da pasta, Ricardo Fazzini, com base nos agendamentos feitos pelas empresas de cruzeiros.
Segundo o secretário, na realidade, a cidade poderá receber ao menos 100 escalas, aumento de cerca de 50%, já que algumas operadoras ainda não fecharam sua programação, o que será feito nos próximos meses.
Segundo Fazzini, com o número de escalas confirmadas, a previsão é de que Ilhabela receba cerca de 250 mil turistas no período.
Na tarde de sexta-feira o secretário fez um balanço sobre a atual temporada em um almoço de confraternização onde estiveram presentes os prefeitos de Ilhabela, Manoel Marcos Ferreira e de Ubatuba, Eduardo César, o secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Felipe, além de representantes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião, polícias Federal e Civil, Receita Federal, agências marítimas, órgãos envolvidos com o receptivo de navios em Ilhabela.
O secretário Ricardo Fazzini destacou que o arquipélago irá entrar para o seleto grupo de municípios que irão receber na próxima temporada navios de longo curso. A primeira experiência será com o navio “Prinsendam”, da Holland Cruises, que partirá de Fort Lauderdale, estado da Flórida (EUA) no dia 2 de janeiro de 2009, em uma viagem de 68 dias pela América do Sul e Antártica, chegando em 29 de janeiro de 2009. “Os pacotes que estão sendo vendidos para este navio variam entre US$ 38 mil a US$ 103 mil. Com isso vemos que está havendo uma grande evolução no nível e qualidade desses turistas”, avalia.
O prefeito Manoel Marcos afirmou que os resultados obtidos com a implantação de cruzeiros marítimos em Ilhabela beneficiam diretamente o comércio local, que nesta temporada 2007/2008 tem expectativa de faturamento de cerca de R$ 24 milhões. “O comércio, as operadoras turísticas, os taxistas, enfim, toda a ilha ganha com as escala, gerando emprego e renda”.
Turismo regional - Aproveitando a presença do prefeito de Ubatuba na solenidade, que neste ano recebeu duas escalas do navio “Island Escape” de forma experimental após trabalho iniciado pela cidade de Ilhabela, Manoel Marcos destacou que o litoral norte também se beneficiará com as escalas. “Não podemos tratar a região isoladamente. Temos condições de aproveitarmos nossa vocação turística, pois o turismo é nossa única fonte de renda”, ressaltou.
Ilhabela ainda ferve com a atual temporada. Na sexta-feira a cidade recebeu três navios simultaneamente, totalizando cerca de 8 mil turistas na cidade.
A temporada 2007/2008 se encerra em 30 de março. Até lá terá recebido 62 escalas de 10 navios de cruzeiros, totalizando 197 mil passageiros, que deverão gastar em Ilhabela cerca de R$ 24 milhões. Até sexta, Ilhabela já havia recebido 152,5 mil passageiros provenientes de 52 das 62 escalas previstas. Eles já injetaram na economia local ao menos R$ 16 milhões.
As operadoras de cruzeiros apostam cada vez mais em Ilhabela por ser um dos melhores portos de parada do país. A Royal Caribbean, que nesta temporada destinou quatro escalas para o luxuoso “Splendour of the Seas”, agendou 19 para 2008/2009, quadruplicando as paradas no arquipélago. Além dela, operam em Ilhabela a MSC Cruises, a Costa Cruzeiros, a Island Cruises e a Celebrity Cruises, que no próximo dia 4 de março trará o novo “Azamara Journey” com passageiros americanos e europeus.
Quem está acostumado a apreciar os transatlânticos integrados à paisagem natural de Ilhabela irá observar a presença de novos navios na próxima temporada.
A italiana MSC, que neste ano opera em Ilhabela o “MSN Armonia”, “MSC Opera” e o “MSC Sinfonia”, trará para Ilhabela o “MSC Musica”, com seis escalas. A Costa Cruzeiros irá operar com o “Costa Mediterranea”, um dos maiores da frota, com uma escala. Já a Royal Caribbean, além do “Splendour of the Seas” irá operar também com o “Radiance”, com duas escalas. A CVC Turismo apostará no seu badalado “CVC Zenith”, que havia inaugurado a temporada 2007/2008 em uma única escala. Para a próxima temporada deverá aportar na cidade em três oportunidades.  (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Vazamento de chorume provoca danos ambientais e mau cheiro na Rio-Santos

São Sebastião - O transporte do lixo coletado na Costa Sul vem gerando transtornos a moradores da região e motoristas que transitam pela rodovia Rio-Santos. O problema é que o caminhão utilizado no serviço vaza chorume em todo o trajeto até a área destinada para o transbordo, na região central.
O chorume é o líquido resultante da compressão do lixo, classificado pelos técnicos como altamente tóxico, por conter uma grande carga de microorganismos e metais pesados, como chumbo, cádmio e outros poluentes.
O rastro de contaminação é visualizado por uma mancha escura no asfalto, acompanhado de um forte odor que incomoda principalmente quem vive às margens da rodovia. “O cheiro é insuportável e permanece durante horas depois que passa o caminhão de lixo. Quando vou almoçar tenho que fechar as janelas”, conta o vigilante Lieser Matos, morador de Toque Toque Pequeno.
No mesmo bairro, o estudante Tiago Belarmino reclama de uma lixeira posicionada ao lado do ponto de ônibus. Quando o caminhão encosta para recolher o lixo acaba derramando chorume no local. “Imagina como fica a situação de quem fica esperando ônibus nesse ponto”, diz o estudante.
Por conta disso, a empregada doméstica Simone Jesus da Silva faz uma revelação: “Tem vezes que o cheiro está tão forte que as pessoas ficam aguardando o ônibus do outro lado da pista. É até perigoso porque quando avistam o veículo, todo mundo atravessa correndo”.
Já o entregador Carlos Pereira, aponta outro problema provocado pelo derramamento de chorume na rodovia: “A pista fica escorregadia para quem anda de moto. É um líquido muito oleoso que pode causar acidente”.
Crime - O advogado, ambientalista e membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente, Eduardo Hipólito, classifica como uma atividade criminosa o lançamento de chorume em via pública. “Quando chove, o chorume é arrastado para o sistema de drenagem da rodovia, podendo atingir um córrego ou a mata atlântica”, alerta Hipólito. Ele conta também que normalmente o chorume contém gorduras que fazem parte da decomposição orgânica. Isso explica a oleosidade relatada pelo motociclista. “O chorume é oito vezes mais concentrado do que o esgoto”, completa Hipólito.
Um ex-funcionário da Enob, empresa responsável pelo transporte do lixo, afirma que os caminhões são equipados com uma caixa de contenção, situada na parte traseira do veículo. “O problema é que esse compartimento não dá conta. Dependendo da quantidade de lixo, o chorume produzido transborda e provoca o vazamento”, revela.
Em nota divulgada pela Assessoria de Imprensa, a Prefeitura de São Sebastião informa que nesta semana vai realizar uma vistoria no pátio da Enob Ambiental, com o objetivo de verificar quais os caminhões que apresentam o problema.
De acordo com o diretor administrativo, Osmar Teodoro, o veículo que estiver derramando chorume será impedido de realizar o serviço de coleta. A Secretaria de Administração pede ao munícipe que observar algum caminhão derramando o produto na rodovia para anotar o número da placa e entrar em contato pelo telefone 3891-2028.  (Fonte: Imprensa Livre)

Comércio clandestino é removida na Vila Sahy

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião efetuou a remoção de uma tenda de lona de aproximadamente 40 m² que servia como cobertura para um comércio clandestino, na Vila Sahy, em Barra do Sahy.
No local, eventos como forró eram realizados pelo proprietário, cuja emissão de som ultrapassava o limite de 45 decibéis, perturbando a vizinhança e que gerava inúmeras reclamações por parte dos moradores.
Esta é a terceira vez que os fiscais executam a ação no local.
Segundo a prefeitura, apesar de já ter recebido várias notificações para interromper a atividade, o proprietário insistia em desrespeitá-las. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião entra para o guia turístico da operadora CVC

São Sebastião - A partir deste ano, o município de São Sebastião passa a integrar o guia de turismo produzido pela operadora CVC, considerada a maior do Brasil, e que vai para todos os agentes que trabalham com a marca no país.
O lançamento foi feito esta semana durante a Feira da CVC, em São Paulo, quando também foi apresentado o projeto “Viaje com Seu Carro”. Dois hotéis sebastianenses entraram no pacote turístico como opção para os turistas que virão para a cidade. São eles: Salvetti Praia Hotel, localizado na praia de Boracéia, e Villa L’ Mare Hotel, na praia de Maresias, ambos na Costa Sul.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, esse é um passo importante na divulgação do turismo na cidade. “A CVC é uma operadora de credibilidade em todo o país e também no exterior. Essa publicação coloca São Sebastião na rota de um novo público”.
Pelo programa “Viajem com seu carro”, o turista pode comprar o pacote em um dos hotéis e parcelar em até cinco vezes.
Caso venha de outro país do Mercosul ou Estado, tem a opção de comprar o pacote aéreo e fazer o translado do aeroporto de Guarulhos para a cidade. “Hoje são dois hotéis participantes, mas a meta é que outros estabelecimentos se cadastrem junto à operadora e tenha mais essa opção de turismo”, afirma Buzi.  (Fonte: Imprensa Livre)

Gestão educacional de São Sebastião é destaque em encontro estadual do PPS

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, presidente do PPS municipal, foi destaque no Encontro Estadual do Partido ocorrido no último sábado (23/2), na Assembléia Legislativa de São Paulo. Na oportunidade, Garcia apresentou o modelo de gestão aplicado na área de educação do município.
Ele participou de um painel ao lado do deputado federal Arnaldo Jardim, da secretária estadual da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, do diretor da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Carlos Henrique Brito da Cruz, da vereadora de Taubaté, Pollyana Gama, e do presidente nacional do PPS, Roberto Freire.
A experiência de engajamento da comunidade e a humanização dos espaços escolares foram às principais bandeiras levantadas pelo prefeito como garantia da melhora na qualidade de ensino e preservação das unidades.
"Temos de levar a escola para dentro da comunidade. Hoje, elas recebem casamentos, festas de aniversários, encontros das famílias, ou seja, definitivamente, se transformou em um espaço de convivência da comunidade", esclarece.
O município desenvolve ainda reuniões comunitárias nas escolas como forma de ter os moradores como participantes ativos nas decisões da administração, sugerido e apontando as necessidades do bairro.
Um outro ponto abordado no painel do prefeito foi em relação à obrigatoriedade da aplicação de, no mínimo, 25% do orçamento de todas as esferas públicas na área da Educação.
Para ele, o índice deveria estar atrelado a metas e valores e não somente a percentagem. "É preciso estabelecer aonde e como o recurso será aplicado para que o dinheiro não seja utilizado de forma equivocada. A verba precisa ser gasta com qualidade e finalidade".
Garcia citou ainda como avanço na qualidade do ensino a valorização financeira e a qualificação profissional do professor com a realização de cursos e reciclagem.
O Encontro Estadual do PPS teve a participação de representantes de 300 municípios e, além da Educação, abordou temas como "Legislação e Marketing Eleitoral", "Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável", "Gestão Pública e Governança Local", "Segurança Pública e Direitos Humanos", entre outros. O evento teve participação especial da deputada federal e ex-prefeita de São Paulo, Luiz Erundina (PSB), e da pré-candidata à Prefeitura de São Paulo, vereadora Soninha Francine.(Fonte: PMSS)

Candidatos aos cursos do CIP prestam prova na EM Henrique Botelho

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), realizou no último domingo (24/2), na EM Henrique Botelho, a prova escrita para os candidatos que desejam fazer os cursos profissionalizantes na área de manutenção industrial, oferecidos dentro do convênio firmado entre a Prefeitura, Transpetro e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O Centro Integrado Profissionalizante (CIP) recebeu mais de 1,4 mil inscrições e com isso foi necessário fazer a prova em dois horários. O número de abstenções ainda não foi divulgado pela Setradh, mas houve um comparecimento satisfatório de candidatos.
O morador do bairro da Topolândia, Fábio Luiz Inês, 27 anos, afirmou que deseja aprender sobre soldagem e foi a primeira vez que fez uma prova para concorrer aos cursos profissionalizantes. “Foi muito importante esta parceria e as pessoas que querem crescer na vida vão concorrer aos cursos oferecidos pela Prefeitura. Agora só depende de nós enquanto candidatos”, destacou.
A previsão da Setradh é publicar ainda nesta semana um edital com o gabarito da prova escrita. Já o resultado das notas será divulgado no dia 3 de março, segundo o edital. Em seguida, a Prefeitura vai fazer uma avaliação sócio-econômica com cada classificado. A somatória das duas dará direito à vaga.
Os cursos oferecidos são: preparação para o trabalho, carpinteiro de formas, pedreiro, maçariqueiro, introdução à soldagem, soldador, montador de andaimes, montador encanador e pintor industrial. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2844.(Fonte: PMSS)

Itatinga recebe segunda Reunião Comunitária do ano

São Sebastião - O bairro do Itatinga recebe na próxima quarta-feira (27/2), a segunda Reunião Comunitária do ano. O encontro será realizado na EM Yraides Lobo Viana, às 18h30 e contará com a presença do prefeito Dr. Juan Garcia e seu secretariado. Na ocasião, os munícipes podem tirar suas dúvidas e apresentar sugestões. Dentro da proposta de governo participativo, já foram realizadas 53 reuniões comunitárias em todos os bairros do município, sendo que o último encontro realizado no Pontal da Cruz no início do mês, contou com a presença de 300 pessoas.
Desde 2005, os moradores do Itatinga já foram beneficiados com diversas ações, como por exemplo, a pavimentação de ruas, entre elas a Jaconias Caruso. Recentemente, a Prefeitura deu início à extensão de rede e iluminação pública no final da avenida Itatinga e, além disso, as obras da construção do CAE (Centro de Apoio Educacional) do bairro estão a todo vapor, com previsão de inauguração no mês de junho. O projeto do Departamento de Planejamento prevê um campo de futebol oficial com alambrado e iluminação, campo de beach soccer, quadra poliesportiva, pista de skate e playground para crianças.(Fonte: PMSS)

São Sebastião terá Casa do Idoso

São Sebastião - A presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de São Sebastião, Rosa Mota, esteve em São José dos Campos, acompanhada da diretora de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), Fernanda Palumbo, para conhecer a Casa do Idoso. Conceituada como referência no setor, a unidade do Vale do Paraíba atende mais de mil pessoas da “Melhor Idade”. Segundo Rosa, a intenção do Fundo Social é adaptar o projeto desenvolvido no Vale do Paraíba à realidade sebastianense e criar uma casa-dia para os idosos do município.
O projeto do FSS prevê salas de artesanato, biblioteca, computação, pintura, yoga além de espaço para bailes. “A idéia é criar um Centro de Convivência onde eles possam ficar durante o dia, pois muitos idosos passam o dia todo sozinhos em casa porque os familiares trabalham. É mais uma ação para tirá-los da condição de isolamento”, explica a presidente. Ela informa ainda que o projeto prevê uma sala para o Conselho do Idoso. A Casa do Idoso de São Sebastião deverá ser adaptada na região do Centro Histórico, próximo à praça do Coreto, nos prédios desapropriados pela Prefeitura.(Fonte: PMSS)

Fundo Social doa quase R$ 50 mil em cadeira de rodas e próteses

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de São Sebastião divulgou esta semana o balanço das doações de cadeiras de rodas, próteses e órteses efetuadas em 2007. Foram repassados quase R$50 mil em equipamentos beneficiando nove pessoas, entre elas a munícipe Sara Martinez, moradora do bairro da Vila Amélia, que perdeu os movimentos das pernas após sofrer um acidente de carro há dez anos.
Sara ganhou uma cadeira de rodas com adaptações especiais no valor de R$ 990. Na ocasião, a munícipe foi contemplada no Dia Internacional da Mulher (8/3/2007), após entrar com um pedido por meio do setor de Assistência Social do Centro de Reabilitação, já que sua antiga cadeira se encontrava em péssimas condições, sem possibilidade de conserto e ela estava desempregada.
Os outros beneficiados foram Iranilda Rosângela Vieira, que recebeu uma cadeira de rodas no valor de R$ 448; Taiki Tzortzis, contemplado com uma peça de pé modulado para alta atividade, ao custo de R$ 8 mil; Agenor dos Santos, beneficiado com uma prótese para amputação transtibial esquerda endoesquelética, no valor de R$ 5,8 mil; Francisco José da Silva, que ganhou uma cadeira de rodas ao custo de R$ 1.248,00; Joel Marques Martins Junior, que recebeu uma cadeira de rodas com apoio de pés elevável, cadeira de banho e um par de pneus, totalizando R$ 1.904,00; Renata Alves Moreira, contemplada com uma cadeira de rodas de banho, tamanho especial (não foi necessário comprar pois o Fundo já possuía um equipamento do tipo); Vasílio Assunção, que recebeu uma cadeira de rodas juvenil de alumínio, no valor de R$ 2.980,00 e Tiago Damasceno de Souza, que ganhou uma cadeira de rodas digitalizada, ao custo de R$ 3.236,00.
O Fundo Social reitera que as pessoas necessitadas de apoio na aquisição de cadeira de rodas, próteses ou órteses devem entrar em contato com o Centro de Reabilitação, localizado no Centro de Saúde “Josiane Pereira de Jesus”, na Topolândia, onde os interessados são avaliados por uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais e fisioterapeutas, entre outros profissionais, para que posteriormente o pedido seja encaminhado ao FSS. (Fonte: PMSS)

Prefeitura inicia treinamentos da equipe de natação

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), iniciou no último dia 18 de fevereiro, na piscina do Centro de Apoio Educacional (CAE) do Pontal da Cruz, os treinamentos da equipe de natação da cidade. As atividades visam a participação para competições do calendário 2008 da modalidade.
Os treinamentos são realizados todas as terças, quintas e sextas-feiras, das 18h30 às 20h30. Os interessados em integrar a equipe podem se inscrever durante as aulas no CAE do Pontal da Cruz, mediante apresentação de exame médico, que comprove aptidão para a prática do esporte. “Este ano buscamos novos atletas que possam representar São Sebastião em importantes campeonatos, como os Jogos Regionais”, explica o treinador Vinícius Barbosa.
Além dos estilos de natação que são aperfeiçoados (livre, costas, peito, borboleta e medley), os atletas também possuem aulas especiais como aeróbica, exercícios que usam grandes grupos musculares e que auxiliam em um maior rendimento nas raias, através da elevação dos batimentos cardíacos e da respiração. Mais informações sobre os treinamentos da equipe de natação podem ser obtidas pelos telefones (12) 3892-6257 e 3892-3338. (Fonte: PMSS)

Prefeitura discute planejamento escolar com gestores e professores

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), promove entre os dias 27 e 29 de fevereiro (quarta-feira a sábado), o planejamento escolar para o ano letivo de 2008 com a equipe gestora e os professores da Educação Infantil e 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
A equipe gestora e professores do 2º ao 5º ano estarão reunidos em suas escolas para o planejamento, com horário estabelecido pelas unidades, nos dias 27 e 28. Na mesma data, a EM Henrique Botelho, que fica no Porto Grande, recebe o primeiro encontro do Projeto “Leitura e Escrita – Desafio de Todos”, promovido pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Seduc e a Fundação Volkswagen. Participam educadores que ministram aulas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a partir das 8h.
Os diretores e coordenadores da Educação Infantil e 1º ano do Fundamental estarão presentes na primeira capacitação do ano do Sistema Objetivo Municipal de Ensino (Some), na Emei Reino da Alegria, localizada na Topolândia, a partir das 8h.
O dia 29 será destinado para o grupo-escola que participou das capacitações do Some e Cenpec se reunir e fazer o planejamento nas escolas, juntamente com os educadores. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4717(Fonte: PMSS)

 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU


Polícia Rodoviária apreende CDs e DVDs piratas

Ubatuba -  No sábado, por volta das 15h30, policiais rodoviários federais durante fiscalização no Km 32 da BR 101, ao averiguar o veiculo da marca VW/gol de cor vermelha, flagraram E.G.dos S., 27 anos, transportando quase 1400 DVDs e quase 600 CDs, apresentando a mercadoria características de cópias ilegais (pirataria). Como, segundo a polícia, estavam sem notas fiscais, o motorista foi encaminhado a Delegacia de Polícia Civil de Ubatuba/SP pela prática em tese de crime de violação de direitos autorais. (Fonte: Imprensa Livre)

Cidade realiza feira de adoção de filhotes

Ubatuba -  A Prefeitura de Ubatuba, por meio do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), realizará uma feira de adoção de filhotes, na próxima sexta-feira, das 17h às 21h. O evento acontecerá ao lado da Feira Hippie, na Avenida Iperoig.
Os interessados poderão adotar filhotes de cães ou gatos, já vermifugados. Quem decidir adotar um animalzinho, terá direito a castrá-lo gratuitamente, quando estiver na idade certa para isso.
Para quem tem interesse em adotar um animalzinho de estimação, a prefeitura disponibiliza também, um sistema de adoção on line. Os interessados podem escolher o cão ou gato pela Internet, no site da prefeitura. Nesse endereço, o futuro dono poderá visualizar fotos, saber detalhes sobre as características do animal e imprimir uma ficha de adoção.
Depois, é só ir ao CCZ, para interagir com o bichinho e levá-lo para a casa, ou então, escolher outro. O animal escolhido deve ser retirado no CCZ, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para mais informações, o telefone é 3832-6810. (Fonte: Imprensa Livre)

Transporte Coletivo é tema de Sessão na Câmara

Ubatuba -  Na primeira sessão de Câmara de 2008 em Ubatuba, o vereador Charles Medeiros, no uso da Tribuna, cobrou a aplicação da Lei 2286/02 que dispõe sobre a proibição de acúmulo de função de motorista de ônibus na condução e cobrança de tarifas nas linhas de transporte coletivo urbano no município de Ubatuba.
Em discurso inflamado o vereador solicitou dos demais membros da casa o empenho para que a situação se normalize, pois segundo ele, é a população, que é a pagadora, novamente sai prejudicada, sobrecarregando os motoristas e inutilizando os serviços dos cobradores tão importantes para o equilíbrio das atividades.
"Há que se atentar para a importância da atenção da atividade de motorista, pois é ele o responsável pela vida dos usuários e o patrimônio da empresa, nesta atividade os cobradores são peças fundamentais para a atividade, há que respeitá-los em primeiro lugar e garantir a segurança de quem conduz, preservar o emprego dos cobradores e a segurança dos usuários dos sistemas de transporte coletivo em Ubatuba", afirma Charles Medeiros. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Projeto Guri – Ubatuba recebe doação de móveis

Ubatuba -  O Projeto Guri , pólo de Ubatuba, recebeu a doação de uma mesa e um armário de escritório, na tarde desta segunda-feira, 25. A doação foi feita pela empresa de transportes coletivos “Cidade de Ubatuba”, ao Fundo Social de Solidariedade. A primeira-dama, Denise Cesar, juntamente com a representante da empresa, Lia Kutelak, estiveram na sede do projeto em Ubatuba, para entregar os móveis à sua coordenadora, Rejane Pedra Matos.
A primeira-dama agradeceu a doação e afirmou que “atitudes como esta contribuem para o desenvolvimento de um projeto que tem trazido tantos benefícios para os nossos jovens.” Rejane, por sua vez, disse que doações são sempre bem-vindas. “A participação das empresas contribui para que possamos atender melhor às crianças.” (Fonte: PMU)

 


SEMANA DE 22/2 a 28/2/2008
Cine Porto. 3833 2066

"A Lenda do Tesouro Perdido - Livro dos segredos"
ás 16:10 - 21:10hs
com Nicolas Cage .

"o Gangster"
ás 18:30hs
com Denzel Whashignton e Russell Crowe

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Secretaria de Turismo não paga Guias Locais

Eu, Claudia Oliveira,35, caiçara, solteira, RG. 26.618.080-6, Técnica em Turismo desde 91, trabalho até hoje na área atuando em alguns nichos do vasto mercado que é o turismo. Dentre eles, trabalhei exclusivamente durante quatro anos para o Sesc de todo o Brasil, com sede no Paraíso/SP, desenvolvendo roteiros histórico-culturais e atendendo o público da Melhor Idade como guia local. Quando eu não pude mais atende-los, eles não vieram mais para Ubatuba.
Durante estes anos passados fiz alguns trabalhos esporádicos nesta área. Minha paixão por Ubatuba é ímpar e por isso sempre que solicitada quase nunca recuso um convite do qual tenha a oportunidade de divulgar minha terra. Este é um dos principais motivos de escrever ao longo dos anos para o jornal "A Semana", onde registrei mais de 80 praias, ilhas, cachoeiras, trilhas, sertões, etc, sempre com o carinho de pesquisar as histórias e estórias de cada um ressaltando suas peculiaridades, assim também como enaltecendo nossa gente, nossos artistas, atletas, músicos e outros. Afinal somos parte da construção de nosso país, literalmente. Whorkshop, feiras de turismo, palestras, participação em livros, revistas, rádio e TV, sempre disponibilizando e compartilhando uma vivência da qual faz toda uma diferença.
Enfim, não venho aqui para expor minha pessoa, mas só para elucidar quem está aqui escrevendo. Ao longo dos anos, outros se formaram e optaram por trabalhar na área de guia local, cada um com sua especialidade. Enfim, um convite informal para atuar como guia local no recebimento do 1º navio a aportar em Ubatuba. Depois de tanto tempo, me soou bem histórico, apesar de afirmar que este mercado não deve ser tratado como solução para o nosso município e sim somar como opcional de um amplo mercado turístico uma vez que nossa história e geografia disponibilizam tantas tendências.
Sendo assim, no dia 9 de janeiro de 2008, estávamos lá com todo coração aberto e uma missão a cumprir. Encantar nossos visitantes para que retornem futuramente a Ubatuba com calma e interesse em desfrutar de nossos incríveis lugares. Eu, particularmente vivi bons momentos pois os 46 passageiros que estavam em meu ônibus não quiseram descer para ouvir as histórias e curiosidades, as quais eu ia narrando ao longo do percurso. Eles fizeram todo o roteiro e só depois então foram descendo aos lugares recomendados e seis famílias disseram que viriam para cá em julho, pois não imaginavam que nesta época do ano aqui praticamente não chove e ainda dá para desfrutar de uma boa praia. Outras duas pessoas disseram já ter vindo pra Ubatuba, mas não sabiam das curiosas informações e por isso voltariam uma hora destas com calma.
Entendo que meu papel como profissional tenha sido cumprido. Porém, quando somos convidados para um trabalho que não tenha fins voluntários estamos ganhando pra isso como o tratado, apesar de ter sido um acordo verbal, do qual a única prova que estivemos trabalhando neste histórico momento são o registro fotográfico com a camisa doada pela Secretaria de Turismo, acreditamos termos cumprido com nossa proposta e postura profissional. Mas, o fato é que nenhum de nós recebemos até o presente momento, e cada vez que ligamos é uma história diferente. O segundo navio retornou, eu particularmente não fui chamada, porque trabalho com o Jija, dono do jornal "A Semana", e minha irmã que precisava do trabalho também pagou o preço por ser minha parente. Os outros colegas de trabalho estavam lá presentes e, desrespeitosamente, não receberam nenhuma das duas vezes trabalhadas. Penso que pelo menos uma satisfação seria de bom tom, não histórias e mais estórias a cada telefonema sem previsão de data para o pagamento, pois não quero acreditar que em uma próxima parada de navio ou outro projeto que sejam necessários guias locais, não seja possível porque a classe se recuse a prestar trabalhos para a secretaria de turismo, a menos que seja claro que é voluntariado, pois o combinado não é caro. O que não é justo é que depois de receber os navios, quem fique a vê-los somos nós....
 

Claudia Oliveira
Técnica em Turismo

 

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ilha da Cocanha © Emilio Campi

Ilha da Cocanha
© Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor