Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 29 de Fevereiro de 2008 - Nº 1923 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
Tropa de Choque
Vem aí o 6º. Expo-Desfile da Noiva

Caraguatatuba
Reunião entre SEBRAE, Banco do Brasil e Colônia Z-8 trata de capacitação de pescadores
Escola de Caraguá é contemplada com o selo "Escola Solidária" do Instituto Faça Parte
Etapa final do "1º Campeonato de Soletração" da escola Prof. Oswaldo Ferreira acontece amanhã, dia 29
Conselho de Segurança Alimentar de Caraguá realiza primeiro seminário preparatório
Futsal do Olaria tem final definida
Por segurança, Caraguá ganha duas novas lombadas
Câmara realiza audiência sobre segurança pública
Latrocínio de advogado já tem dois suspeitos
Dono da Verdurama depõe na CPI da Merenda Escolar

Ilhabela
-

São Sebastião
Ministério Público apura número de assessores na Câmara Municipal
Banco do Brasil, Prefeitura e Estado promovem curso de apoio à pesca
Centro de Saúde da Topolândia poderá ter atendimento 24 horas
Reunião da comunidade com Polícias Militar e Civil discute segurança na região central
BLOWTEX no Beach Games 2008
PM localiza 4,500kg de entorpecente dm São Sebastião
Educação de São Sebastião promove seletiva do Projeto “Tabuada Vangauarda”
Talento de Verão volta à Rua da Praia neste fim de semana
Sebastianense conquista 2º lugar na Copa São Paulo de Mountain Bike
Sebastianenses participam de torneio de futebol de mesa
São Sebastião é destaque no 17º Triathlon Internacional de Santos
Cia Trapiche promove dois espetáculos teatrais em São Sebastião

Ubatuba
PAE de Ubatuba já realizou mais de 100 atendimentos
Governo do Estado realiza reunião para definir futuro da comunidade rural no Ubatumirim
PM prende ladrão de celular em plena luz do dia
Reciclagem: geração de renda e solução para o lixo
Vereador Jairo dos Santos e quilombolas do Cambury na luta pela manutenção de suas terras.
Integração comunidade e escola: um exemplo a ser seguido
Prefeitura alerta para o abandono de pitbulls
Unidades de Saúde são inauguradas os bairros Figueira e Fortaleza
Final da Copa Verão MX de Motocross acontece em Ubatuba neste final de semana
Perpétua Música Acústica no Verde Abacate

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Tropa de Choque

Litoral Norte - Na tarde de ontem, cerca de 20 policiais militares fizeram um treinamento, no ginásio do Gringão, no Varadouro, em São Sebastião. Segundo o tenente André Luiz Paes, da PM, que ministra o treinamento, trata-se de exercícios de rotina, que acontecem há três anos com policiais de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba, que fazem parte das equipes de Força Tática do 20º Batalhão do Litoral Norte. Na ocasião, o treinamento contou com a presença de candidatos para guarda municipal de São Sebastião, que aproveitaram para assistirem o treino. (Fonte: Imprensa Livre)

Vem aí o 6º. Expo-Desfile da Noiva

Litoral Norte - Depois do sucesso dos grandes desfiles de moda que transformaram São José dos Campos e o Vale do Paraíba em um dos maiores centros de moda do interior paulista, agora é a vez do mercado de casamentos que cresce de forma fantástica na região.
Segundo a Seade - Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados, o Vale já a segunda região no estado onde mais se casa. Ainda perdemos para Campinas, a primeira colocada, mas parece que isso é por pouco tempo.
A conquista desse novo mercado, que movimenta centenas de empresas na cidade, tem nome: Damira Camboim, diretora da Tok Dez, empresa que abriga uma editora e publica as revistas Noiva e Casa & Decoração, organiza eventos e feiras e mantém um Instituto de Beleza em São José
Desde 2003 ela acreditou e investiu na realização de feiras específicas para casamentos. E em Março, realiza o 6º. Expo- Desfile da Noiva, que vai acontecer no Vale Sul Shopping, nos dias 9, 10 e 11 de março, no Vale Sul Shopping, das 14 "as 22h. São esperadas mais de 10 mil pessoas.
6º. Expo - Desfile da Noiva
Dias: 9, 10 e 11 de março de 2008
Local: Vale Sul Shopping São José dos Campos
Horário: 14 às 22h.
Informações: Eloá Maria: (12) 9761-1155
Tok Dez: (12) 3941.9177 - 3027.6214 - contato@tokdez.com.br


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Reunião entre SEBRAE, Banco do Brasil e Colônia Z-8 trata de capacitação de pescadores

Caraguatatuba - Uma reunião com representantes da Colônia dos Pescadores Z-8, SEBRAE e Banco do Brasil deu continuidade ao Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS). O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira, 28, na Colônia dos Pescadores Z-8 (Benjamim Constant), e o SEBRAE apresentou aos pescadores projetos de capacitação que fazem parte do programa.
O Sebrae deixou com os representantes da Colônia dos Pescadores Z-8 sugestões de cursos para que a diretoria decida, junto aos seus associados, os cursos que melhor atenda as suas necessidades, além de sugestões para oficinas direcionadas para a pesca.
Participaram da reunião membros da diretoria da Colônia Z-8 sendo presentada pelo Presidente, Anaildo Ezequiel dos Santos, o Tesoureiro, José Roberto Carlota, o Secretário, Erídano Escardovelli e a secretária, Maria Helena Santos Souza; o gerente geral do Banco do Brasil agência de Caraguatatuba, Urbano Weber; o técnico do Escritório Regional de São José dos Campos, José Fábio Tau, representando o Sebrae/SP e a agente de desenvolvimento do Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Caraguatatuba, Cleonice Alves do Santos.
O Escritório Regional do Sebrae/SP de São José dos Campos, por meio do Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Caraguatatuba disse que a partir das necessidades levantadas por este programa, vai montar um calendário de atividades voltadas para fomentar entre os pescadores o associativismo/cooperativismo, além de oficinas técnicas de empreendedorismo, tecnologia e mercado. As oficinas ocorrerão ao longo de 2008 e as datas serão definidas em conjunto com os próprios pescadores.
O DRS é idealizado pelo Banco do Brasil e tem como parceiros a Prefeitura e o SEBRAE-SP. O objetivo é gerar emprego e renda para os pescadores. Para isso, ele é de economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto, necessitando, ainda, de atitudes e ações de forma coletiva e integrada. A estratégia é apoiar a atividade produtiva e promover a inclusão social, a partir da união dos parceiros, promovendo a melhoria de vida da comunidade. (Fonte: PMC)

Escola de Caraguá é contemplada com o selo "Escola Solidária" do Instituto Faça Parte
A Unidade Escolar do bairro Porto Novo foi contemplada com o selo "Escola Solidária", que reconhece a escola pelo projeto social que ela desenvolve e a mostra como núcleo de cidadania na sua comunidade. Concorre ao selo escola de todo o pais

Caraguatatuba - "Redescobrir a cultura e a solidariedade do povo caiçara", "Valorizar o meio onde vivemos e reafirmar sua própria identidade", esses foram os temas do Projeto "Festa Caiçara", realizado em 2007 na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª. Maria Aparecida Ujio, no bairro Porto Novo em Caraguatatuba, que a certificou com o Selo Escola Solidária.
O Selo, iniciativa do Instituto Faça Parte, tem como objetivos fortalecer a escola como núcleo de cidadania na sua própria comunidade; propiciar a troca de experiências e articulações entre escolas solidárias de todo o país e reconhecer a escola pelo projeto social que ela desenvolve.
Dentre os resultados sociais e de aprendizagem alcançados, por meio da "Festa Caiçara", realizada anualmente no bairro do Porto Novo desde 2000, pode-se observar um enriquecimento cultural, melhora do comportamento estudantil e da comunidade em relação à compreensão e conservação do meio ambiente e da cultura caiçara, e um maior interesse de todos sobre suas origens e sua cultura.
De acordo com a direção da Unidade Escolar, durante o ano, todos aprendem sobre a culinária da região, artesanato, preparam esquetes, para que, na culminância do projeto, que acontece no mês de novembro, a comunidade possa ver os resultados do trabalho desenvolvido.
Para a secretária da educação, Silmara Selma Mattiazzo Bollognini, a "Festa Caiçara" é extremamente importante, e exatamente por isso, a comunidade merece esta certificação. "É um projeto que resgata e ajuda a reafirmar a cultura caiçara. Toda a comunidade está de parabéns por esta conquista."
O Selo Escola Solidária é bianual. Em suas três edições anteriores (2003, 2005 e 2007) foram certificadas 20.548 escolas de todos os estados brasileiros, entre públicas e particulares, de ensino infantil, fundamental, médio e técnico, rurais ou urbanas.
As experiências certificadas mostram a força da articulação da escola como núcleo de cidadania em sua comunidade, melhorando a qualidade de educação que a escola oferece.
Mais informações sobre o selo no site: www.facaparte.org.br (Fonte: PMC)

Etapa final do "1º Campeonato de Soletração" da escola Prof. Oswaldo Ferreira

Caraguatatuba - A EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof. Oswaldo Ferreira, no bairro Casa Branca, promove hoje, dia 29, a etapa final do 1º Campeonato de Soletração. Os alunos dos 4º e 5º anos começaram as disputas no dia 18, e cinco alunos de cada sala, totalizando 50 estudantes, participarão da final.
De acordo com a direção da escola, essas disputas saudáveis despertam o interesse pela língua portuguesa, aumentam o vocabulário dos alunos e criam uma relação lúdica da criança com o dicionário.
Os primeiros colocados ganharão troféus e medalhas. Para o restante do ano, a escola pretende promover mais três campeonatos, um a cada bimestre. (Fonte: PMC)

Conselho de Segurança Alimentar realiza primeiro seminário preparatório
Os conselheiros falaram sobre a implantação do Banco de Alimentos, que está prevista para o mês março e a Cozinha Comunitária, projeto do Governo Federal, que o município pretende implantar na cidade

Caraguatatuba - O COMSEA - Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Caraguatatuba se reuniu na semana passada para o primeiro seminário preparatório para o Conselho Municipal de Segurança Alimentar Sustentável. O encontro aconteceu nos dias 21 e 22, no CRESANS - Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. O Conselho é presidido pelo atual secretário de Esportes e Recreação, Wenceslau de Souza Neto, o Lelau.
Durante o encontro, os 24 integrantes do conselho, sendo 12 do poder público e 12 da iniciativa privada, assistiram a três palestras, que teve como temas, Direito Humano a Alimentação Adequada, proferida pelo advogado Paulo Afonso; A História dos Alimentos, com a Nutricionista Morna Zulchatto e a História do COMSEA, com o coordenador de Segurança Alimentar do Cresans e conselheiro do CONSEA - Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, Marcos Gonçalves Jacinto.
O objetivo desse encontro foi formar opinião do conselho dentro do que é o COMSEA e seus desafios, para combater a fome e a desnutrição, além de garantir a segurança alimentar nutricional da população.
De acordo com Marcos Jacinto, no encontro também foi tratado do planejamento anual e discutidos temas importantes, como a Semana Josué de Castro, que terá sua segunda edição de 10 a 16 de outubro; a Olimpíada Josué de Castro, organizada pela Secretaria de Esportes e Recreação, que acontecerá de 12 de setembro a 14 de outubro, e também a pré-conferência da SANS - Segurança Alimentar Sustentável, que terá como tema Direito Humano a Alimentação Adequada, marcado para acontecer no dia 15 de outubro.
O seminário também discutiu projetos como o Banco de Alimentos, que deverá ser inaugurado em março e a Cozinha Comunitária. "A idéia é levar a Cozinha Comunitária para a região sul, visando cursos de geração de renda e oferecer cerca de 200 refeições, por dia para a população. Esse é um projeto do Governo do Estado, que pretendemos trazer para Caraguá", finalizou Marcos Jacinto. (Fonte: PMC)

Futsal do Olaria tem final definida

Caraguatatuba - O Campeonato Municipal de Futsal do Olaria será decidido nesta sexta-feira, 29, no Núcleo Esportivo Jorge Burihan. A final será realizada às 20h, entre Adil Car e União Olaria.
Na última quarta-feira, no mesmo local, a equipe Adil Car garantiu a vaga na decisão ao bater nos pênaltis o Geração Primo por 3 a 2, após empate em 4 a 4 no tempo normal. Para os eliminados, marcaram Hebert, Adriano duas vezes, e um contra. Para os finalistas, balançaram a rede: Diego Scarpante, Diego Alves (2) e Daniel.
Em seguida, em outra grande partida, o União Olaria derrotou o Sertão dos Tourinhos por 5 a 2, com gols de Charles, Osmar, Thiago, Isaias e Rogério. Marcos e Willian fizeram para o time do Sertão.
A disputa do terceiro e quarto lugar será também no Núcleo Esportivo Jorge Burihan, às 19h. (Fonte: PMC)

Por segurança, Caraguá ganha duas novas lombadas

Caraguatatuba - Visando o bem estar dos pedestres, a prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Ditran (Divisão de Trânsito), fez na última terça-feira mais duas lombadas na avenida Presciliana de Castilho.
Segundo o Coronel Celso Rapacci, diretor da Ditran, está programado para a próxima semana mais lombadas no município. Dessa vez, os moradores do bairro Cidade Jardim serão beneficiados.
"A construção dessas lombadas é necessária para garantir a segurança dos pedestres. São pontos que tem escolas nas proximidades, ou seja, grande fluxo de crianças e pais que circulam por aquelas ruas", explicou Rapacci.
Na semana que vem, também serão feitas as pinturas das faixas de pedestres da região central de Caraguá. (Fonte: PMC)

Câmara realiza audiência sobre segurança pública

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Ilhabela convida toda a população para a Audiência Pública que será realizada no próximo dia 05 de março, às 19 horas.
O debate foi proposto pelo vereador Beto Campos (PV) por meio de um requerimento aprovado em novembro do ano passado.
De acordo com o vereador, o tema segurança pública está entre as maiores preocupações da população.
“O poder legislativo deve tratar o assunto com as demais autoridades como uma de suas prioridades, para que junto de especialistas e profissionais da área, busquemos medidas de curto prazo para estancar a atual onda de violência. E, de forma planejada, elaborarmos uma estratégia para a área, para soluções em médio e longo prazo”, afirma o vereador.
A audiência sobre segurança pública acontece no dia 5 de março, às 19 horas, na própria sede do Legislativo, localizado à Rua Benedito Cardeal Sobrinho, 39 – Vila. (Fonte: Imprensa Livre)

Latrocínio de advogado já tem dois suspeitos

Caraguatatuba - Duas pessoas foram detidas ontem sus peitas de participação no latrocínio do advogado G.F.B., de 44 anos, assassinado após reagir a um assalto na avenida Artur da Costa Filho – Avenida da Praia – no último final de semana. As investigações continuam.
No dia do crime, a vítima e a namorada conversavam no interior do Honda Civic, estacionado próximo à ponte do bairro Indaiá, quando dois bandidos o abordaram e anunciaram o roubo.
O advogado tentou desarmar um dos assaltantes, quando foi baleado no tórax e no peito. Os ladrões fugiram. Ele ainda tentou dirigir o veículo até o Pronto Socorro, mas desmaiou ao volante e colidiu contra um poste no meio da avenida da Praia.
O advogado e a namorada foram socorridos pelo resgate. Ele foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e veio a falecer. (Fonte: Imprensa Livre)

Dono da Verdurama depõe na CPI da Merenda Escolar
Depoimento durou cerca de 15 minutos

Caraguatatuba - O proprietário da empresa Verdurama Ary Campos Júnior, prestou depoimento na tarde desta quinta-feira - 28 de fevereiro, na Câmara Municipal de Caraguatatuba, com base na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Merenda Escolar. Acompanhado de sua assessoria, o empresário depôs durante 15 minutos sobre o caso.
O empresário Ary Campos Júnior prestou depoimento na tarde desta quinta-feira na Câmara Municipal de Caraguatatuba, para os Vereadores Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB), Presidente; Celso Pereira - Celsinho (DEM), Relator e Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT), Relator na CPI da Merenda Escolar, instaurada pela Casa de Leis em outubro do ano passado.
A CPI apura se houve superfaturamento e favorecimento a empresa Verdurama, com base na Licitação promovida pelo Executivo em 2005, para o fornecimento de alimentos e congêneres à Merenda Escolar no município. As denúncias vieram a tona pelo Vice-Prefeito do município, Lúcio Fernandes, que remeteu material ao Ministério Público, que abriu sindicância para apurar os fatos e ao Vereador Germino de Souza, autor da solicitação que desencadeou a criação da comissão.
A denúncia foi enviada também para o Tribunal de Contas do Estado, que já deu parecer favorável ao Vice-Prefeito. O empresário esteve acompanhado no depoimento de seu advogado, Eliseu Camargo e Assessor de Imprensa, Marcelo Lins.
O depoimento desta tarde foi o mais rápido da CPI até o momento e durou cerca de 15 minutos. Apenas uma pergunta foi feita, por intermédio do Presidente da CPI, Vereador Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB). Na questão, Ary Campos Júnior foi indagado pelo Vereador Lobinho sobre a decisão do Tribunal de Contas a respeito da Licitação de 2005, que apontou superfaturamento de 161% na compra de alimentos para a rede pública municipal de Educação. O empresário respondeu apenas que apresentou a planilha de preços à Prefeitura e venceu a Licitação após um longo período de análise pelo Executivo.
Como o Relator e o Membro da CPI não quiseram fazer perguntas, o Presidente deu por encerrado o depoimento desta tarde. A CPI tem prazo final até o dia 15 de março.
Segundo Lobinho os membros restantes da CPI ainda não deliberaram sobre a convocação do Prefeito José Pereira de Aguilar (DEM) para o próximo mês. Para que isso se concretize são necessárias 2 (duas) assinaturas dos 3 (três) membros da comissão, membros estes que não desejam assinar. Segundo o Vereador tentativas serão feitas para trazer Aguilar para depor na Câmara. Caso contrário Lobinho encerra os trabalhos no dia 15 e parte imediatamente para a elaboração do Relatório Final, que será apreciado pelos Vereadores que poderão votar a favor ou contra o teor do Relatório. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

-

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Ministério Público apura número de assessores na Câmara Municipal

São Sebastião - O Ministério Público instaurou um inquérito para apurar o numero de assessores na Câmara Municipal de São Sebastião. O promotor de Justiça, Luiz Fernando Guedes, diz que já foi solicitada à Câmara, uma relação dos cargos de comissão.
De acordo com o promotor, o inquérito foi instaurado por iniciativa própria. “Chegou ao meu conhecimento que cada vereador de São Sebastião tem sete assessores. Então o inquérito foi formalizado para futuramente questionar, apurar a necessidade de ter tantos assessores, o que deve tornar o município uma das cidades com maior número de assessores por vereador”, comenta Luiz Fernando. Ele acrescenta que o inquérito é para haver uma prestação do serviço público, para justificar esse número de assessores.
Atualmente, o inquérito se encontra em fase de coleta de dados. O promotor esclarece que após obter todos os dados é que o MP poderá formar uma opinião e agir com providências. “Se for realmente constatado um excesso no número de assessores, será enviado à Câmara uma recomendação para reduzir o quadro de assessores.
Caso o Poder Legislativo não acate a recomendação, o MP se manifestará judicialmente, entrando com uma ação civil pública”, diz o promotor.
Apesar de a Lei não especificar um limite de assessores para cada vereador, o promotor Luiz Fernando comenta que se trata de uma questão de bom senso, e acrescenta que “a limitação se encontra na lei de responsabilidade fiscal, onde o custo da Câmara é maior do que a lei de responsabilidade fiscal autoriza”.
“Agora estamos aguardamos a resposta da Câmara, e se não houver nenhum elemento de impropriedade administrativa, o processo será arquivado”, afirma o promotor.
De acordo com a assessoria de comunicação da Câmara Municipal de São Sebastião, oficialmente o Poder Legislativo não recebeu nenhuma solicitação do Ministério Público sobre o número de funcionários ou prestação de serviço.
O vereador, Dalton José da Silva, do Partido da República (PR), e vice-presidente da Câmara Municipal, afirma que não tem ciência do inquérito da promotoria e que a necessidade de sete assessores por vereador depende muito do ponto de vista da cada um. “Não posso falar por outros vereadores, mas falo que os meus assessores atende a necessidade das comunidades. Meus assessores trabalham em Boracéia, como também no Canto do Mar. Há assessores meus que moram na Enseada, no São Francisco, então atuamos em bairros que são distantes uns dos outros. E afirmo que meus assessores têm como mostrar e provar que trabalham para a comunidade”, diz o vereador.
Na semana passada, houve uma denúncia vinculada na TV Vanguarda, onde mostrava assessores do vereador Modesto Koji Ono, o Kotian, do PPS (Partido Popular Socialista), trabalhando em peixaria de propriedade do parlamentar. O fato acarretou na exoneração de dois assessores de Kotian, que está ocupando o cargo de presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar.
Segundo a Câmara, a exoneração dos dois assessores do Kotian, não foi feita com base nas denúncias exibidas pela imprensa, já que as mesmas ainda estão sendo apuradas. No entanto, o presidente da Câmara, Marcos Leopoldino, do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), afirma que decidiu exonerar os assessores para salvaguardar o erário público e com tal atitude defender a imagem do Legislativo, tendo em vista que se tratam de cargos de livre nomeação da Presidência, em que pese ser a indicação dos nomes dos assessores efetivada por cada vereador.
Na última sessão da Câmara Municipal, Kotian se defendeu das acusações de irregularidade e impropriedade administrativa, mas disse que “foi bom ter acontecido, isso foi à ponta do iceberg, tocaram na ferida. Nada mais justo do que investigar todos os assessores de todos os vereadores”. (Fonte: Imprensa Livre)

Banco do Brasil, Prefeitura e Estado promovem curso de apoio à pesca

São Sebastião - A Equipe de Trabalho DRS (Desenvolvimento Regional Sustentável) de São Sebastião, formada por Banco do Brasil, Prefeitura Municipal, Cooperativa de Pescadores, Colônia de Pescadores, Seap (Secretaria de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República), Sebrae e Instituto de Pesca, promoverá o Curso “Manipulação e conservação do pescado embarcado e em terra” de acordo com o Plano de Ações elaborado para apoio à atividade da pesca no município.
O DRS é a estratégia de negócios que prevê o apoio à atividade não apenas no momento da concessão do crédito, mas também na busca de solução para todos os problemas enfrentados pelos pescadores, desde a alfabetização até a comercialização final da produção, analisando a atividade sob a ótica do tripé de sustentabilidade (economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta).
Além do curso acima, também estão previstos outros eventos de capacitação e ações de criação de novas associações e/ou cooperativas de pescadores, de intervenção para melhoria das condições de infra-estrutura, concessão de financiamentos para aquisição de câmara frigorífica por parte da Cooperpescass e das futuras associações/cooperativas, reforma e/ou aquisição de barcos e apetrechos por parte dos pescadores.
O prazo final para inscrição nesse primeiro curso é dia 9 de março.
As fichas de inscrição estão disponíveis na Cooperativa, na Colônia, na CATI e na Divisão de Pesca da Prefeitura. São oferecidas 30 vagas neste primeiro curso. A preferência será dada de acordo com a ordem de chegada das inscrições. Caso o número de inscritos seja maior que o número de vagas, o mesmo curso voltará a ser oferecido em data futura.
Segundo a assessoria de imprensa do Banco do Brasil, os financiamentos serão concedidos pelo Banco do Brasil apenas para os pescadores que estiverem participando das ações de capacitação, como forma de contribuir para que novas tecnologias sejam incorporadas à atividade, possibilitando o aumento da produção, da produtividade e da renda dos pescadores. (Fonte: Imprensa Livre)

Centro de Saúde da Topolândia poderá ter atendimento 24 horas

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou, por unanimidade de votos, a implantação de atendimento 24 horas no Centro de Saúde “Josiane Pereira de Jesus”, no bairro da Topolândia, região central da cidade, que foi motivo de requerimento do vereador Robson Ceará (PPS), na sessão desta semana.
O vereador conta que recebeu um documento com cerca de 1,2 mil assinaturas de moradores do bairro reivindicando essa mudança no atendimento do Centro de Saúde e já esteve reunido com o secretário de Saúde, Guilherme Duarte, que ficou de discutir o assunto com o prefeito Juan Garcia.
“O objetivo não é criar um novo pronto-socorro na cidade, mas um ponto de apoio para a população do bairro”, afirma Robson Ceará. O vereador disse que vai requerer também a instalação de um posto de farmácia no pronto-socorro do Centro.
O vereador Dalton Silva (PR) ressaltou que uma pesquisa feita no município aponta que 60% dos atendimentos do pronto-socorro são feitos aos moradores da Topolândia, Itatinga e Olaria.
O Centro de Saúde Josiane Pereira de Jesus foi inaugurado no dia 6 de setembro, do ano passado, e funciona em um prédio de 650 metros quadrados, com 101 salas de atendimento.
O local concentra inúmeros serviços como o Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama), Centro de Reabilitação, unidade de odontologia, Centro Municipal de Infectologia (Cemin), Unidade de Saúde Ocupacional (USO), Centro de especialidades odontológicas (CEO), Unidade Básica de Saúde da topolândia, além do Programa Saúde da Família (PSF) da Olaria, Varadouro I e Itatinga II.
O Centro de Saúde Topolândia recebeu o nome de “Josiane Pereira de Jesus” em homenagem à jovem moradora do Olaria, que foi vítima de violência urbana no dia 28 de outubro de 2004, atingida por bala perdida na porta de sua casa em guerra de traficantes. A jovem, que faleceu aos 21 anos, foi atuante na área da Saúde e expressou, antes de morrer, seu desejo de doar os órgãos, pedido prontamente atendido pela família. (Fonte: Imprensa Livre)

Reunião da comunidade com Polícias Militar e Civil discute segurança na região central

São Sebastião - Uma reunião, marcada para hoje, a partir das 18h30, na sede da Associação dos Engenheiros (ao lado da Associação Comercial de São Sebastião), no Centro, irá discutir segurança.
O encontro, aberto à comunidade, terá a presença das Polícias Militar e Civil, dentre outras autoridades e é promovido pelo Conseg (Conselho de Segurança).
Segundo o presidente do Conseg, Flávio dos Santos Pereira, a reunião será ainda para conhecer o novo delegado Seccional do Litoral Norte, Múcio Alvarenga, e também saber o resultado da Operação Verão com a polícia.
Outro assunto será sobre implantar mais rondas policiais no bairro Vila Amélia que, segundo representante do bairro, está sofrendo uma onda de furtos. A Associação dos Engenheiros fica no shopping da rua Sebastião Silvestre Neves. (Fonte: Imprensa Livre)

BLOWTEX no Beach Games 2008
Milhares de camisinhas serão distribuídas aos participantes do evento

São Sebastião - A Blowtex apóia a realização da 10º edição do Beach Games, jogos universitários que acontecem entre os dias 01 e 02 de março, em Maresias, no litoral norte de São Paulo. Na ocasião a empresa distribuirá milhares de camisinhas aos alunos da FEI-SP para destacar a importância da prática do sexo seguro.
Organizada pela Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE), a ação possibilitará a aproximação do público jovem, alvo da Blowtex. De acordo com o diretor de marketing da companhia, Marco Martinez, “o objetivo é mostrar ao jovem que a prevenção é assunto importante e deve fazer parte da rotina”.
O executivo acrescenta ainda que a escolha de eventos ligados à faculdades e agremiações estudantis se deve justamente ao fato da iniciativa aproximar a empresa dos jovens consumidores. “Desta forma podemos destacar a importância da prática do sexo seguro como alternativa para prevenir doenças e gravidez indesejada”, diz.
Martinez também enfatiza que a estratégia é uma forma de expor a marca Blowtex junto aos consumidores. “Ao distribuir preservativos para os estudantes mostramos que a camisinha alia prazer, conforto e segurança”. Com uma completa linha, a empresa dispõe de modelos diferenciados que estimulam o prazer.
No portfólio da empresa estão as versões Blowtex aromatizados: morango, menta e tutti-frutti – único no mercado brasileiro; Blowtex Performe – camisinha de tamanho maior, para estimular o prazer masculino; Blowtex Action – específico para aumentar o prazer feminino; e a linha Premium, composta pelas camisinhas Blowtex Hot, Prazer Prolongado, Blowtex Extra-Fino e pelo Anel Vibrador Blowtex.
Sobre a Blowtex - No mercado há 19 anos, a Blowtex www.blowtex.com.br é especializada na fabricação e comercialização de produtos para a saúde. Seu mais novo produto é o Anel Vibra dor Blowtex, exclusivo e inovador, este produto estimula a relação de maneira divertida e diferente. Pioneira no lançamento de preservativos aromatizados e associação de texturas e anatomia em um mesmo produto, a companhia disponibiliza ao mercado completa linha de preservativos: Blowtex Aromatizados: Morango, Menta e Tutti-Frutti e Blowtex Texturizados: Blowtex Action – estimula o prazer feminino –, e Blowtex Performe, preservativo de tamanho maior que estimula o prazer masculino; Blowtex Lubrificado; Blowtex Espermicida. Na linha Premium estão as camisinhas diferenciadas: Blowtex Prazer Prolongado, cujas propriedades retardam a ejaculação para aumentar o prazer; Blowtex Hot, que proporciona sensação de calor durante a utilização; Blowtex Extra-Fino, camisinha que valoriza a sensibilidade Presente em mais de 100 mil pontos de venda de todo o Brasil, a Blowtex é certificada pelo Inmetro, ISO 9001 e Boas Práticas de Fabricação da Anvisa. Além disso, a companhia também exporta para o Mercosul, países da América Latina e Leste Europeu.

PM localiza 4,500kg de entorpecente dm São Sebastião

São Sebastião - No dia 28 de fevereiro, às 11h22min, Policiais Militares de São Sebastião foram solicitados através de denuncia anônima feita ao Centro de Atendimento e Despacho (CAD 20), a se deslocarem até a Rua Governador Valadares, bairro Itatinga - São Sebastião para averiguação de atitude suspeita, com a chegada da viatura no local o infrator da lei empreendeu fuga, abandonando pelo local uma bolsa de cor azul e preta, contendo 4,500Kg de maconha. Feito diligências, mas sem êxito em localizar o infrator da lei. Entorpecente apreendido. (Fonte: 20BPM)

Educação de São Sebastião promove seletiva do Projeto “Tabuada Vangauarda”

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realiza na próxima quinta-feira (6/3), no Teatro Municipal, às 15h, a seletiva que vai definir o aluno sebastianense que representará o município no Projeto "Tabuada Vanguarda", promovido pela TV Vanguarda, que tem por objetivo estimular a participação de escolas e estudantes em um evento cultural, educacional, competitivo e social.
Até a manhã desta quarta-feira (27/2), oito escolas confirmaram suas inscrições para a seletiva. São as EM's Iraydes Lobo Vianna (Itatinga), Machado Rosa (Vila Amélia), Maria Francisca (Pontal da Cruz), Canto do Mar, Enseada, Sebastiana Bittencourt (Barra do Una), Antônio Luiz Monteiro (Boiçucanga) e Frúgoli (Enseada).
Para se inscrever, cada escola pagou uma taxa no valor de R$ 100. No mesmo dia da seletiva, as outras cidades, simultaneamente, vão escolher seus representantes que serão divididos em quatro grupos. Os alunos de cada equipe competem entre si, classificando um aluno de cada conjunto para a fase semifinal, no dia 16 de abril.
As disputas do 3º e 4º lugares e da grande final ficam para o dia 23 de abril e serão transmitidas pelo programa Vanguarda Mix.
O concurso de tabuada é destinado aos alunos de 8 a 12 anos de idade, que estejam cursando o ensino fundamental da rede pública, nas cidades de abrangência da Rede Vanguarda: Vale do Paraíba, Litoral Norte, Vale Histórico, Serra da Mantiqueira e Região Bragantina. (Fonte: PMSS)

Talento de Verão volta à Rua da Praia neste fim de semana

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), encerra neste fim de semana, o Talento Verão, que foi adiado devido às fortes chuvas do último fim de semana.
A ordem das apresentações está disponível no site da Prefeitura (www.saosebastiao.sp.gov.br). O evento ocorre nesta sexta-feira (29/2), na Rua da Praia, a partir das 19h. Já no domingo (2/3), às 20h, os 20 melhores intérpretes disputam a final no Teatro Municipal de São Sebastião.
A premiação da Prefeitura será de R$ 700 (1º), R$ 500 (2º) e R$ 300 (3º). Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: PMSS)

Sebastianense conquista 2º lugar na Copa São Paulo de Mountain Bike

São Sebastião - A equipe de ciclismo de São Sebastião (ACSS), disputou no último domingo (24/2), no Adventure Park, em Santa Isabel (SP), a 1ª etapa da Copa São Paulo de Mountain Bike. O destaque ficou para a atleta Roberta Santiago, que conquistou a segunda colocação em sua estréia na categoria Elite Feminino.
Disputando com aproximadamente 400 competidores e muita chuva, a sebastianense enfrentou um percurso de 40 km em um terreno marcado por muito barro e pedras soltas. Com o tempo de 2’27”50, a atleta só ficou atrás da representante da cidade de Santa Branca, Daiana da Silva Guedes, que terminou a prova com 2’17”31. Além do segundo lugar de Roberta Santiago, São Sebastião também ganhou destaque com as participações dos atletas Fabrício Borges e Rogester Alves.
A Associação de Ciclismo de São Sebastião, conta com o patrocínio da Domínio dtvm, Litoral Tintas e apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp). (Fonte: PMSS)

Sebastianenses participam de torneio de futebol de mesa

São Sebastião - São Sebastião marcou presença no último sábado (23/2), na sede do Sport Club Corinthians, em São Paulo, no 1º Torneio por Equipes de Futebol de Mesa, realizado pela Federação Paulista da modalidade. Com a presença de times como Palmeiras, Corinthians, Santos, Americana, Itú, Circulo Militar, XV de Novembro e São Judas, os representantes caiçaras fizeram bonito na competição que contou com mais de 200 botonistas.
Os sebastianenses Willian Ibanhez, Walter Junior, Marcelino Mello e Flávio Moraes, também integraram a equipe da Litovale (Liga Litoral Norte e Vale do Paraíba de Futebol de Mesa), que reúne os melhores atletas da região. “O resultado foi positivo, pois tivemos que nos adequar a um novo modelo de disputa, com um nível de qualidade bem superior ao ano passado. Agora, estamos mais preparados para as etapas que virão”, explicou Willian Ibanhez.
O próximo desafio da equipe de São Sebastião será a segunda etapa do torneio, marcada para os dias 29 e 30 de março, a partir das 9h, também na capital paulista. (Fonte: PMSS)

São Sebastião é destaque no 17º Triathlon Internacional de Santos

São Sebastião - O atleta de São Sebastião, Adolfo José Mariano, mais conhecido como Peninha, conquistou no último domingo (24/2), a quinta colocação na 17ª edição do Triatlon Internacional de Santos, uma das prova mais importantes do atletismo brasileiro e única do ranking TPT (Triathlon Pró Tour) fora dos Estados Unidos.
Na categoria masculino, para competidores entre 45 a 49 anos, Peninha teve que realizar um percurso de 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida e apesar das dificuldades, completou o trajeto com o tempo total de 2’15”20. Participaram da competição mais de mil pessoas de cidades como Santos (SP), Balneário Camboriú (SC), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Vila Velha (ES) e Niterói (RJ).
O sebastianense volta a competir neste domingo (2/3), a partir das 8h, pela Copa Sul Minas de Mountain Bike, que será realizada em Varginha (MG), válida pelo ranking brasileiro da modalidade. (Fonte: PMSS)

Cia Trapiche promove dois espetáculos teatrais em São Sebastião

São Sebastião - Integrando o início das comemorações de emancipação político-administrativa de São Sebastião, o Teatro Municipal recebe neste 17h e 20h30, as peças “Os três Porquinhos” e “O auto da barca do inferno”, respectivamente. A realização é da Companhia Trapiche com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).
Para divertir as crianças, “Os três porquinhos” é a aposta dos organizadores com ingressos a R$ 18 (inteira) e R$ 9 (meia) disponíveis na bilheteria do Teatro. A peça conta a história de três porquinhos que estão cansados de viver em aventuras e resolvem montar três casas para o seu conforto e segurança. O lobo mau aparece enquanto eles estão construindo as residências e decide aprontar com os porquinhos.
Já à noite, o clássico do Humanismo português “O auto da barca do inferno”, promete ser um ótimo programa para o início de noite em São Sebastião. A atração é inspirada na obra mais famosa e importante do dramaturgo Gil Vicente, considerado um dos fundadores do teatro português, e que escreveu mais de 40 peças, além de trovas e romances. As entradas têm o preço de R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia).
O Teatro Municipal fica localizado à Avenida Dr. Altino Arantes, número 2. Mais informações pelos telefones (12) 3892-4489 ou 3892-2620 e no site www.saosebastiao.sp.gov.br  (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

PAE de Ubatuba já realizou mais de 100 atendimentos

Ubatuba - Inaugurado no dia 28 de novembro de 2007 o Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba, o PAE contabiliza hoje mais de 100 atendimentos realizados no município.
Na verdade, o PAE já havia iniciado seus trabalhos quase 1 mês antes da inauguração e segundo os agentes de Desenvolvimento do PAE, atualmente 112 pessoas já foram atendidas pela entidade.
Esclarecimento, consultoria, capacitação em geral são os principais motivos da procura pelo Posto.
O vice-presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Marcos Velloso disse que valeu muito a pena todo o esforço e o investimento em trazer o PAE para Ubatuba. “É muito bom ver que mais uma parceria da ACIU deu certo e que o retorno está sendo ótimo, pois muitos empreendedores estão recebendo capacitações, informações e orientações aos seus negócios”.
“Hoje Ubatuba integra a rede de apoio aos pequenos negócios graças à visão de futuro da ACIU e de todos os parceiros neste PAE. Sabemos que investir no fortalecimento dos pequenos negócios é investir no desenvolvimento de Ubatuba”, acrescentou Velloso.
O PAE já realizou também quatro palestras e dois cursos. Nesta semana está acontecendo o curso “Aprender a Empreender” e devido a grande procura será agendado um outro para o mês de março.
Já a próxima palestra será realizada no dia 17 de março (2ª feira), às 14h00 e terá como tema “Administração do capital de giro”. Podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto.
O PAE está localizado dentro da sede administrativa da Associação Comercial de Ubatuba, Rua. Dr. Esteves da Silva, 51- Centro. Telefone: (12) 3834 1445, falar com Alexandra ou Eduardo. (Fonte: ACIU)

Governo do Estado realiza reunião para definir futuro da comunidade rural no Ubatumirim

Ubatuba - A Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento de São Paulo realizou ontem, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), uma reunião sobre a Microbacia hidrográfica do Ubtumirim, região Norte de Ubatuba.
O principal objetivo do encontro foi integrar todas as autoridades públicas que estão envolvidas nas questões sobre agricultura e preservação ambiental, dentro de uma comunidade que ocupa o Parque Estadual da Serra do Mar. A área, segundo a legislação do Estado, não pode ser usada para a agricultura, já que apresenta restrição total, para qualquer tipo de ocupação humana.
A reunião teve como meta a definição de estratégias, para a revisão do plano de desenvolvimento da Microbacia.
Os órgãos responsáveis pelos licenciamentos e fiscalização relatam que, apenas estão cumprindo a lei e adotando as medidas cabíveis em cada caso contra os agricultores familiares. Entretanto, a comunidade local contesta as medidas punitivas colocadas em prática pelas autoridades. A principal justificativa dos agricultores é a implantação dos limites considerados como Parque Estadual e conseqüentemente as determinações sobre as áreas de proteção ambiental.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a comunidade já existia e se utilizava do local, antes da legislação entrar em vigor e tornar o espaço uma reserva ambiental.
O Parque foi criado em 1978 e, a partir daí, foi proibida qualquer ocupação humana dentro dos limites estabelecidos, entretanto, os agricultores contestam a decisão estadual e garantem que muito antes deste data, trabalhadores caiçaras já utilizavam o espaço, para atividades de subsistência. A Câmara dos Vereadores de Ubatuba foi solicitada para auxiliar a comunidade na discussão com o Governo Paulista.
Uma comissão suprapartidária, que trata dos assuntos relativos às questões territoriais da cidade, conseguiu fotos oficiais da região de 1972. As imagens, que são de seis anos antes da implantação do Parque Estadual, já mostram ocupação humana e a presença de pequenas roças na microbacia do Ubatumirim.
O trabalho fará parte do debate junto às autoridades estaduais, que realizaram esta reunião, justamente, com o objetivo de buscar saídas sustentáveis para a comunidade.
Na realidade, com as provas fotográficas, a legislação vigente cai em contradição, já que, para transformar a área em Parque de Preservação, o Estado teria que indenizar a população que residia no local antes de 1978. Com o entrave, os agricultores e a Prefeitura de Ubatuba buscam um respaldo legal que permita aos trabalhadores o acesso aos licenciamentos ambientais, para que eles possam realizar as atividades sem medo de punição, ou perda da colheita. No próximo dia 14 de março, o assunto será retomado, justamente, com a resposta das autoridades, em relação aos pedidos feitos pela comunidade e o poder executivo municipal. (Fonte: Imprensa Livre)

PM prende ladrão de celular em plena luz do dia

Ubatuba - Na tarde de anteontem, policiais militares foram atender um furto na rua Dona Maria Alves, no Centro. No local, a vítima J. J. C., que é representante de um estabelecimento comercial, informou que uma pessoa entrou na loja e furtou um celular, fugindo em seguida.
Os policiais fizeram patrulhamento, conseguindo encontrar J. S. O. J., de 31 anos. Ele foi levado à delegacia onde ficou preso acusado de furto. (Fonte: Imprensa Livre)

Reciclagem: geração de renda e solução para o lixo

Ubatuba - Em tempos de reciclagem, que é o processo de reaproveitamento de materiais descartados de forma a reduzir a quantidade de lixo produzido pela população em geral, a COOPERUBA-TUBA, Cooperativa de Coleta Seletiva de Ubatuba, no bairro do Sertão da Quina, região Sul da Cidade, vem demonstrando como é possível gerar renda e contribuir com a preservação do meio ambiente. Formada há apenas 6 meses, a cooperativa é presidida por Vitória Cordeiro, moradora do bairro. Segundo uma das cooperadas, Ângela Gonçalves, a intenção é fazer um convênio com a Prefeitura e assim conseguir arrecadar 25 toneladas de lixo por mês. Ângela informou também, que o projeto já foi encaminhado ao Executivo para análise, mas até agora nenhuma resposta foi obtida. Segundo o vereador Jairo dos Santos, a reciclagem tem de ser uma realidade, pois, servirá como grande fonte de geração de renda e serviços. "Além disso, deverá aliviar os bolsos dos já sacrificados contribuintes, uma vez que não necessitarão mais arcar com o altíssimo valor que será cobrado pelo transbordo de lixo ao Vale do Paraíba", concluiu Jairo. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Vereador Jairo dos Santos e quilombolas do Cambury na luta pela manutenção de suas terras

Ubatuba - Quilombolas do Cambury querem a desapropriação da área em litígio, a exemplo do que ocorreu com o Quilombo da Caçandoca. Seis representantes da Comunidade, o assessor do vereador Jairo dos Santos, PSB, Amarildo Cesário do Prado e o advogado da Associação dos Remancescentes do Quilombo do Cambury, Vicente Malta Pagliuso estiveram, nesta terça-feira, dia 26, em São Paulo, para uma reunião com Maria Cecília, Procuradora Federal do INCRA. Eles estudaram a possibilidade de haver uma intervenção do Instituto na comunidade, com o objetivo de desapropriar a área. O processo de reintegração de posse movido contra algumas famílias quilombolas também estava na pauta de discussões. A Procuradora Federal esclareceu à comunidade que é do interesse do INCRA desenvolver uma política agrária junto com os moradores da região.
Presentes também no encontro, alguns membros da Comissão de Justiça e Paz, que se colocaram à disposição da Comunidade Quilombola do Camury para auxiliar no que for necessário e ajudar em todo o processo. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Integração comunidade e escola: um exemplo a ser seguido

Ubatuba - Em visita a CEI "Terezinha Fernandes Rossi", no bairro da Pedreira, o vereador Jairo dos Santos, PSB, ficou impressionado com o trabalho de integração realizado entre a comunidade, pais, alunos e funcionários da Escola. Por iniciativa da diretora Aladimara de Pinho Hilário, a equipe utiliza materiais recicláveis para confeccionar brinquedos e outros produtos, como mobiliário para casa de boneca e fantoches. Além da oficina, eles têm um mini-teatro e ensaios de expressão corporal, com fantasias feitas pelas mulheres. Os artesanatos são também vendidos e os recursos são revertidos em benefícios para a própria escola. Para Jairo, a diretora Aladimara está de parabéns porque todas as conquistas foram conseguidas por esforço próprio, sem depender de nenhum órgão público.
A situação, segundo o vereador, só não é excelente por causa dos problemas físicos com a creche, que está com uma reforma por acabar e quando chove, há infiltração em toda a extensão do prédio, com água escorrendo até pelos interruptores. A diretora pediu o apoio de Jairo, no sentido de buscar soluções para os problemas, incluindo a locação, pela Prefeitura, de um imóvel para receber as crianças, até a conclusão das obras de reforma da (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Prefeitura alerta para o abandono de pitbulls

Ubatuba - O Canil do Centro de Controle de Zoonoses, da Prefeitura de Ubatuba, está abrigando, atualmente, cerca de 130 cães, dos quais, dez são da raça pitbull. De acordo com funcionários do setor, cães dessa raça vêm sendo abandonados pela cidade após um incidente em que dois pitbulls feriram mortalmente uma criança, em agosto do ano passado. Contudo, o Centro de Controle de Zoonoses salienta que abandonar os animais nas ruas não é uma boa solução, uma vez que provoca graves transtornos à sociedade e ao próprio animal.
Segundo a fiscal de Saúde Pública, Mônica Domaradzki, o proprietário que não possui condições favoráveis à criação, o melhor é que encontre alguém disposto a adotá-lo ou, em último caso, encaminhá-lo a uma clínica para que seja sacrificado. “Quando um pitbull vem para o CCZ, ele não pode ficar no mesmo ambiente que os outros animais e o nosso espaço é limitado. Aqui, eles não são maltratados, mas também não podem contar com o carinho de um dono e o conforto de um lar.”
Características a serem observadas - Ainda segundo Mônica, o pitbull é uma raça adequada para pessoas que não possuem crianças e nem outros animais. É um ótimo cão de guarda, mas o local onde ele viverá deve ser adequado, com espaço, muro alto e segurança nos portões. Esta raça vive uma média de dez anos e possui uma grande força, apesar do médio porte. Outra característica que deve ser levada em conta é o instinto para atacar quando se sente ameaçado. “Quando se vai adquirir este tipo de animal, é preciso ter muita consciência, considerar os riscos para a família e nunca adquiri-lo por instinto. É uma vida e deve ser tratada com responsabilidade.” (Fonte: PMU)

Unidades de Saúde são inauguradas os bairros Figueira e Fortaleza
Agora, as famílias dos dois bairros poderão contar com unidades padronizadas, com consultório médico e de enfermagem, sala de curativo, recepção e sala de reuniões

Ubatuba - O prefeito Eduardo Cesar inaugurou, nesta quarta-feira, 27, duas unidades de saúde da família. Uma delas, no bairro Figueira, que estava sem este serviço e outra no bairro da Fortaleza, onde o Programa de Saúde da Família funcionava precariamente, por conta das instalações inadequadas. Agora, as comunidades dos dois bairros poderão contar com unidades padronizadas, com consultório médico e de enfermagem, sala de curativo, recepção e sala de reuniões.
No caso do Bairro Figueira, as cerca de 400 famílias residentes no local precisavam se deslocar até a Unidade do Bairro Ipiranguinha para receber atendimento. Segundo um dos representantes da comunidade, Zé Poté, esta foi uma conquista da população, que batalhou para que isso acontecesse. “Nós temos lutado bastante para trazer melhorias para o bairro e este é o momento de agradecer, porque assim como as crianças não precisam mais sair do bairro para estudar, as famílias poderão ter atendimento médico aqui mesmo.”
Na Fortaleza, a casa antiga, com instalações precárias não permitia que o atendimento fosse feito da forma ideal. Segundo o secretário de Saúde, Clingel Frota, a unidade funcionava há mais de 20 anos no mesmo local, sem condições sanitárias. “A Unidade da Fortaleza era uma grande preocupação da Secretaria de Saúde. Esta comunidade pode agora vislumbrar algo melhor, graças à sensibilidade do prefeito, que tem olhado pelos bairros distantes, esquecidos durante muitos anos.”
Representando a Câmara Municipal, o vereador Claudinho Gulli esteve presente nas duas inaugurações e afirmou que o trabalho conjunto entre a comunidade, o legislativo e o executivo tem resultado em grandes benefícios para a população ubatubense. “O prefeito não faz nada sozinho. A cidade tem passado por grandes transformações, não há um bairro por onde a prefeitura não tenha passado e feito melhorias. Tudo isso só é possível com o envolvimento de todos.”
O prefeito Eduardo Cesar, por sua vez, afirma que mais importante que as obras de concreto, são as obras de cunho social, que valorizam a humanização. “Nossa maior preocupação é oferecer um atendimento digno aos munícipes. Sabemos que muito ainda há para ser feito, mas com a ajuda da população, que nos indica os problemas, sugere soluções e batalha junto conosco para transformar Ubatuba na cidade que sonhamos.” (Fonte: PMU)

Final da Copa Verão MX de Motocross acontece neste final de semana
Evento será disputado na Pista da Maranduba; a entrada será dois quilos de alimentos não perecíveis

Ubatuba - A final da Copa Verão MX de Motocross será disputada em Ubatuba neste final de semana, dias 1 e 2 de março, na Maranduba, Região Sul do município. O evento é organizado pela Extreme Racing e realizado pela Prefeitura de Ubatuba e pela ABAMVITUR (Associação da Baía do Mar Virado para o Turismo da Região Sul). É a segunda vez que Ubatuba recebe um evento deste nível; a primeira foi em novembro do ano passado com a Etapa Final da Copa São Paulo de Motocross.
A etapa será disputada nas categorias 85cc, Nacional, MX-N, 250-4T, Motos 2T, MX-2 Sênior, MX-2, MX- Estreantes, MX-3, MX Open e Taça Litoral. Haverá ainda apresentação da categoria 50cc (infantil). A premiação será troféus para os 10 primeiros colocados de cada categoria.
O evento acontecerá na Pista da Maranduba, localizada na rodovia SP 55, km 78,5. Haverá sinalização no local para facilitar o acesso dos visitantes. A entrada será dois quilos de alimentos não perecíveis (exceto sal). Os treinos livres acontecem no sábado das 14 às 17h30 e no domingo das 9 às 11h30. As provas terão início às 12h30.
A etapa final da Copa Verão MX de Motocross tem o apoio da Estação Saúde, Tsuji Motos Honda, ASW, Dash., América Sports, Dablio, MRP, general Motos, Turella Motos e Dirt Action. (Fonte: PMU)

Perpétua Música Acústica no Verde Abacate

Ubatuba - Dia 08 - Dia Internacional da Mulher a partir das 18 horas
Músicas próprias e diversos covers. Giasone no violão e Lili no vocal
Verde Abacate - Praça 13 de maio
Rua Hans Staden esquina com Conceição
Ao lado da Litoral tintas e da Carruagem do Som

SEMANA DE 29/2 a 6/03/2008
Cine Porto. 3833 2066

"A Lenda do Tesouro Perdido - Livro dos segredos"
ás 16:10 - com Nicolas Cage .

"Meu nome não é Johnny."
Com Selton Mello e Cléo Pires
ás 18:30 e 21:00hs
cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Profetas

Que doutor
pode ver o rosto e ler
o que acontece no coração?
Que professor
pode desvendar
o que está detrás
da cortina da aparência?
Tal conhecimento
só os casais detém
doutorados em amor e paciência.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Ajudar o CMDCA
Riscos e custos de uma boa ação

Desde 2003 tem se realizado, na cidade de Ubatuba, palestras ministradas pela Secretaria da Receita Federal, Delegacia Regional de São Sebastião, visando incentivar os cidadãos, pagadores de IMPOSTO DE RENDA, a contribuírem com 6% (seis por cento) do imposto devido para o Fundo do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA. Alguns cidadãos aderimos ao programa e temos, religiosamente, com ele contribuído todos estes anos.
O CMDCA, como entidade beneficiária dessas doações, está obrigado a apresentar Declaração de Benefício Fiscal (DBF) informando, à Secretaria da Receita Federal, cada um dos doadores e das importâncias doadas. Não o fazendo incorre em crime de responsabilidade e prejudica os doadores com possíveis processos por sonegação fiscal.
Esse seria o dever do CMDCA. Considerada a eficiência e bom funcionamento desse e de outros conselhos, em nosso município, a informação não foi processada. Por essa falha alguns, daqueles que contribuímos, estamos sendo intimados a recolher à Secretaria da Receita Federal a importância destinada ao CMDCA + 75% de multa + juros de mora.
São os riscos e custos de uma boa ação.
Recebi esse presente no dia 25-02-08, referente à contribuição realizada em 12-12-03 e abatida na Declaração de Ajuste Anual, em abril de 2004. A partir de agora ficarei com a orelha em pé para esperar os acontecimentos dos próximos anos.
Após fazer a defesa e encaminhar cópia do recibo do depósito bancário em nome do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ubatuba, procurei saber se teria sido o único a ser premiado. Infelizmente as informações confirmaram que era mais um. Em um único escritório, quatro tiveram os mesmos aborrecimentos, desgaste, perda de tempo, viagem a Taubaté para protocolar a defesa etc..etc.. Custos adicionais de uma boa ação.
Lamentável, doloroso, causa desconfiança e dúvidas, no CMDCA. A dúvida aconselha a nunca mais colaborar. Qual o destino desse dinheiro?
A nossas autoridades cabe uma reflexão profunda sobre os conselhos. De todos os conselhos. Como estão constituídos e estruturados não funcionam. É, de todos sabido que, 50% dos conselheiros são nomeados do grupinho político do Prefeito de Plantão. Um mesmo funcionário participa de três, quatro conselhos. Conselheiros polivalentes, bombril, pau para toda obra. Nem sempre comparecem às reuniões. Existindo um problema, uma denúncia contra a administração, lá está toda a tropa de choque. Dependendo do problema, acompanhados de outros secretários para assustar todo mundo. Ai daquele que questione ou discorde!. Por essas e por outras, o cidadão bem intencionado, desiste de participar. Não quer sofrer. Não ganha nada com isso.
Cabe perguntar: Na estrutura que atualmente possuem, os CONSELHOS, tem alguma utilidade?.
VIVA UBATUBA! Sem dengue e sem caluniadores.

Corsino Aliste Mezquita.
Ubatuba, SP

Desconfie de propostas tentadoras

É comum a adoção, pelos fornecedores, de técnicas de marketing que passam ao consumidor a idéia de que aquela oportunidade que está na frente dele é única, de que ele é um sujeito de sorte e de que dificilmente a sorte baterá na porta dele daquela forma outra vez.
Entretanto, o consumidor precisa se dar conta de que, na atual sociedade de consumo de massa, nada acontece por acaso. O fornecedor não faz nada graciosamente, porque o lucro é fundamental para manter suas atividades. Isso significa que atrás de uma proposta tentadora sempre está a possibilidade de um contrato que colocará o fornecedor em vantagem.
Não existe aparelho de celular gratuito. O que existe é um programa de fidelidade às operadoras, que dilui o custo dos aparelhos em um plano de doze meses.
Não existem viagens gratuitas ou por preços irrisórios. Atrás disso sempre existem golpes, consistentes na cobrança de despesas acessórias, obrigando, por exemplo, o consumidor a contrair todas as refeições no hotel a preço de ouro, ou mesmo na precária prestação do serviço, em condições inferiores àquelas contratadas. Não existe fórmula mágica. Os preços das viagens não costumam variar substancialmente de operadora para operadora. Se o preço for irrisório, desconfie.
Não existem casas de campo gratuitas. Muitas incorporadoras costumam “sortear” lotes, a fim de que os sorteados dividam com o incorporador as despesas de infra-estrutura, como asfaltamento, iluminação, rede de água, construção de áreas de lazer, etc.. Isso faz com que o sortudo tenha que pagar, além das despesas de manutenção do loteamento, despesas de rateios extras, que chegam a superar os mil reais, por vezes.
Prática semelhante envolve o sorteio de títulos de clubes de campo, jazigos em cemitérios, fazendo com que os sorteados paguem muito mais do que a mensalidade de manutenção anunciada.
Não existem cursos de inglês ou de informática gratuitos. Geralmente as empresas cobram caro pelo material didático e proíbem que algum aluno que obtenha o mesmo material por meio de um amigo freqüente o curso gratuitamente. Vale dizer, o preço do curso está embutido no custo do material didático.
Ninguém, por mais inteligente que seja, terá inglês fluente em cinco dias. Esse tipo de promessa, impossível de ser cumprida, também deve acarretar a desconfiança do consumidor.
Promessas de emprego fácil, mediante pagamento de certo valor, geralmente para cobrir despesas administrativas, também costumam ser chamariz de golpes. Pessoas desempregadas costumam ser atraídas para arapucas, em razão do seu desespero na busca de emprego.
Empresas que prometem emprego fácil não são dignas de credibilidade.
Não existem fórmulas milagrosas de emagrecimento. Métodos rápidos de emagrecimento geralmente comprometem a saúde dos consumidores e não devem ser adotados. A forma saudável de emagrecer leva em conta a combinação de uma dieta de baixas calorias com exercícios físicos. Não existe milagre!
Os golpistas geralmente gostam de atrair idosos, em virtude deles serem mais facilmente enganados, por acreditarem na boa-fé das pessoas. Aposentados habitualmente são compelidos a assinar documentos que, posteriormente, serão usados em golpes, comprometendo-lhes o recebimento da pensão mensal. Todo cuidado é pouco com a aquisição de empréstimo, ou de produtos, mediante o desconto na aposentadoria.
Muitos golpistas valem-se desse expediente.
Os golpes atingem todos os ramos do mercado de consumo e não se restringem a ele. Muitos prometem agilizar o processo para a obtenção de aposentadoria, que vão “quebrar” as multas dos consumidores, que irão aprová-los em concursos, etc.. Enfim, as propostas são as mais variadas, sempre em prejuízo dos consumidores.
Propostas tentadoras costumam atrair o consumidor para arapucas. Desconfiar e tomar cautela é sempre o melhor caminho.
Arthur Rollo
Advogado especialista em Direito do Consumidor

 

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Porto Novo © Gianni D´Angelo

Praia do Porto Novo
© Gianni D´Angelo

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor