Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 03 de Março de 2008 - Nº 1924 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
Calouros do Unimódulo recebem orientação para o decorrer do curso

Caraguatatuba
Crianças carentes de Caraguá são presenteadas com um dia de diversão no parque
Prefeitura de Caraguá adquire endoscópio e agiliza exames na rede pública
Check-up em carros é oferecido gratuitamente em Caraguá
Sebrae oferece duas palestras na próxima semana em Caraguá
Instituto Pró+vida abre cursos para idosos

Ilhabela
Prefeitura convoca alunos classificados no Processo Seletivo do Programa de Estágio

São Sebastião
Fumdurb de São Sebastião vai financiar projetos ambientais
Prefeitura de São Sebastião abre 476 vagas para concurso público
Tudo pronto para Simpósio Internacional de Energia de Biomassa
Prefeitura construirá piscina para hidroterapia na APAE
São Sebastião prepara últimos detalhes da Copa da Juventude de Vela
Gestantes participam de grupo de apoio
Prefeitura oferece aulas de hidroginástica para grávidas
Comdurb de São Sebastião debate Manual de Procedimentos Operacionais
Projeto Cidadão Criança retoma com as atividades nesta segunda-feira
Prefeitura de São Sebastião abre 456 vagas para concurso público

Ubatuba
Tribunal de Contas do Estado notifica prefeitura em relação aos gastos municipais de 2006
Mulher ganha programação cultural especial no seu dia em Ubatuba
Alunos das escolinhas de esporte da prefeitura de Ubatuba passarão por avaliação médica gratuita
Escolinha de natação promove sorteio de vagas e divulga cronograma para 2009
Projeto esportivo para a Melhor Idade de Ubatuba retoma atividades nesta segunda
Guardas municipais de Ubatuba serão multiplicadores de segurança escolar
Fundart realiza Curso de Fotografia Digital
Prefeitura entrega obras do Cemitério Centenário do Ubatumirim
Psicóloga da Educação fará palestras para pais de adolescentes
Elektro promove curso de capacitação profissional em Ubatuba
Procon atende em novo endereço
Campanha de orientação sobre a Aids é intensificada em Ubatuba
Prefeitura de Ubatuba passa a contar com moderno banco de dados georelacional
Abers as inscrições para o cursinho pré-vestibular da ÁGAPE
Bazar da solidariedade da SAPO-UBA

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Calouros do Unimódulo recebem orientação para o decorrer do curso
Reitoria, docentes e funcionários ministram palestras para os recém-chegados nessa primeira semana de aula

Litoral Norte - Ao invés de cara pintada, uma recepção calorosa e amigável. TROTE é palavra que não está mais no vocabulário dos alunos do Centro Universitário Módulo. Nesse começo de ano, os calouros estão sendo recebidos com palestras e orientações que lhe serão úteis até o final do curso.
A Semana de Recepção aos Calouros do Unimódulo tem levado ao Auditório Angelo Fonseca Nogueira, no Campus Centros, todos os novos estudantes da Instituição. Em três horas de palestra, eles batem um papo com o novo reitor do Centro Universitário, professor Daniel Carreira Filho, com o pró-reitor Acadêmico, Maurício Ribeiro da Silva, e com um membro do corpo docente que prepara apresentação especial para o evento.
A idéia é mostrar aos alunos quais os novos propósitos do Unimódulo; vislumbrando a formação social do estudante. "A conquista do grau universitário preencher-se-á de saberes que lhes permitirá devolver à sua comunidade e aos seus semelhantes a oportunidade da conquista de novos olhares sobre o mundo em que vivemos, e que poderemos transformar, pois compreendem-se, desde agora, como transformados e transformadores", comentou o reitor do Unimódulo que percebeu ainda mais: "nos olhos de nossos aluno reside a esperança da mudança, o desejo da conquista de novos poderes, poderes de argumentação e convencimento, que lhes permitirá melhor responder aos anseios da sociedade de onde vêm e para onde irão após a convivência no Centro Universitário. Sentimos a emoção da chegada a um novo porto de partida".
Novos cursos, novos pensamentos - Integrante desde outubro de 2007 do Grupo Educacional que administra a Universidade Cruzeiro do Sul, de São Paulo, o Centro Universitário Módulo apresentou novidades para o ano letivo de 2008. Além do início dos cinco novos cursos: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Enfermagem, Engenharia da Produção e Negócios Imobiliários, esse primeiro dia de aulas foi marcado pela simpatia entre calouros e veteranos.
Melhorias e ampliação - Os dois campi do Unimódulo estão passando por obras de melhorias e ampliação. A previsão é que para o segundo semestre o novo conjunto já esteja pronto. A área total construída será de 4400m2, composta por um prédio de três andares e um prédio térreo, com previsão para ampliação vertical, com uma área coberta ligando os 2 prédios. Futuramente, haverá também uma área que comportará lojas para atender à comunidade interna, como cantina, papelaria e copiadora.
Sobre o UNIMÓDULO: Maior e mais tradicional instituição de ensino superior do Litoral Norte de São Paulo, o Centro Universitário Módulo oferece 17 cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação e de extensão. Instalado nos campi Centro e Martim de Sá, possui mais de 200 funcionários técnico-administrativos, 100 professores e 2.400 alunos. A partir de agora o Unimódulo passa a integrar o grupo da Universidade Cruzeiro do Sul - Unicsul, instituição educacional da cidade de SP, que atua na educação há mais de 40 anos e detém hoje alguns dos melhores indicadores acadêmicos de desempenho dentre as universidades particulares de da Grande São Paulo. Com a aquisição, o grupo totalizará 24 mil alunos e até fevereiro de 2008, o grupo prevê investimento de R$ 4 milhões na oferta de novos cursos de graduação e pós, vem como na ampliação da infra-estrutura física e na aquisição de novos equipamentos pedagógicos.
Sobre a UNICSUL: Fundada há mais de 40 anos, a Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) conta com 20 mil alunos, 400 funcionários e 500 professores. Com os campi Anália Franco, Liberdade e São Miguel, e, em 2008, o novo campus Pinheiros, totaliza cerca de 90 mil m2 de área ocupada com infra-estrutura voltada à educação. Reconhecida por sua forte atuação na área social, a metodologia pedagógica institucional - "aprender na prática" - permeia todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Com o resultado do ENADE 2006 (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), a UNICSUL ficou entre as 50 instituições mais bem avaliadas pelo MEC (Ministério da Educação). Visite: www.unicsul.br


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Crianças carentes de Caraguá são presenteadas com um dia de diversão no parque
O Corpo de Bombeiros e o parque Mário Trombini presentearam centenas de crianças carentes de três escolas municipais, com um dia de brincadeiras e muita diversão

Caraguatatuba - Esta sexta-feira (29) foi um dia inesquecível para centenas de crianças da periferia de Caraguatatuba. Uma iniciativa do Corpo de Bombeiros e do parque de diversões Mário Trombini, em parceria com a Secretaria da Educação, levou centenas de crianças carentes de três escolas municipais para uma manhã de muita diversão e descontração.
Os alunos da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) João Thimóteo do Rosário, bairro Canta Galo, e dos CEIs (Centro de Educação Infantil) Profª. Ester Nunes de Souza, bairro Sertão dos Tourinhos, e Profª. Regina C. Chapira Blaustein, bairro Travessão, foram os escolhidos para participar da "Campanha de Páscoa", e puderam se divertir em todos os brinquedos acessíveis para eles no parque da cidade.
Além do parque, os estudantes ganharam pipoca, sorvete e suco. Com o apoio de alguns comerciantes e da casa maçônica. Cada criança ganhou também um ovo de páscoa.
Junto com a entrega dos presentes, todos puderam aprender também sobre como os bombeiros trabalham, sobre o dia-a-dia deles e receberam importantes dicas como: evitar ficar perto do fogão, tomadas elétricas, entre outras.
A secretária da educação, Silmara Selma Mattiazzo Bollognini, afirmou que esta manhã será sempre lembrada por todas as crianças, seja pelos momentos que passaram nos brinquedos, seja pelos conselhos que receberam dos bombeiros.
O Capitão José Eduardo Stanelis e o Soldado Genival Marques, do Corpo de Bombeiros, comentaram que esse momento vai marcar a vida de todos os alunos, mas especialmente a dos próprios bombeiros. Sobre a iniciativa de presentear esses alunos com um dia diferenciado e tão especial. O Capitão Stanelis destacou que o objetivo da "Campanha de Páscoa" é levar essas crianças para um lugar que muitas delas sonhavam em conhecer, mas não tinham oportunidade.
O professor Hamilton Gomes do Nascimento, da EMEF João Thimóteo do Rosário, concordou com o Capitão Stanelis, dizendo que no bairro Casa Branca, muitos não têm condições financeiras de ir ao parque. "Além do mais, eles ainda ganharam lanches, pipocas. Com certeza é um dia que vai ficar guardado na memória deles", completou. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá adquire endoscópio e agiliza exames na rede pública
O aparelho de endoscopia está na Unidade Básica do Porto Novo. Cerca de 20 exames de endoscopia são feitos mensalmente pela rede pública

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde adquiriu um aparelho de Endoscopia. O equipamento, que já está em funcionamento desde o dia 19 de fevereiro, não tinha na rede pública e está instalado na sala de cirurgia, da UBS - Unidade Básica de Saúde do Porto Novo. A prefeitura comprava cerca de 20 exames mensalmente para atender a população do município.
Com o novo aparelho, a Saúde de Caraguá ganhou mais um equipamento, que já está melhorando o atendimento dos pacientes e agilizando a demanda reprimida do exame de endoscopia. "Com este aparelho vamos solucionar o problema de demanda de anos, pois comprávamos os exames do serviço privado e dependíamos de agenda de terceiros, o que causava demora no agendamento", disse o secretário de Saúde, Olegário Alves dos Santos.
Para o prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, estes equipamentos adquiridos são essenciais para melhorar o atendimento das pessoas, que procuram o serviço público. "Sabemos que a saúde que temos não é a ideal e que precisamos melhorar, porém estamos fazendo o possível para levar mais conforto e agilidade nos atendimentos", disse Aguilar.
O aparelho custou cerca de R$ 50 mil reais para os cofres públicos. "Esse custo é apenas do aparelho, ainda temos despesas com materiais usados nos exames, disse Santos, que completou. "Optamos por deixar o aparelho na Unidade do Porto Novo, por possuir a sala de cirurgia, com equipamentos necessários para a realização do exame com conforto, tanto para o paciente quanto para o profissional que realiza o procedimento", finalizou. PMC

Check-up em carros é oferecido gratuitamente em Caraguá
O serviço acontecerá de terça-feira a domingo das 9h às 18h, até o dia 12 de março

Caraguatatuba - Começou nesta sexta-feira (29), na Av. Artur Costa Filho, ao lado da pista de Skate, um trabalho de conscientização à comunidade, visando o aumento da segurança viária. A Fundação MAPFRE Seguros pretende ajudar os motoristas a cuidar de seus veículos através de uma revisão gratuita.
No Check-up, é verificada: injeção eletrônica, alinhamento de faróis, análise de líquido de arrefecimento, luzes, fluido de freios, suspensão e alinhamento, bateria e nível de eletrólitos.
A MAPFRE analisará também a emissão de gases, para conscientizar os motoristas a contribuir pela diminuição da poluição. Os equipamentos para checagem dos serviços oferecidos são de última geração e será feito um relatório detalhado com os eventuais problemas encontrados e o que fazer para resolvê-los.
Após isso, é só procurar a oficina de confiança e proceder conforme aconselhado. A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Ditran (Divisão de Trânsito) apóia o evento, que funcionará de terça-feira a domingo das 9h às 18h, até o dia 12 de março. (Fonte: PMC)

Sebrae oferece duas palestras na próxima semana em Caraguá
Os interessados em participar das palestras devem procurar o Posto de Atendimento ao Empreendedor e reservar sua vaga

Caraguatatuba - Posto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae, que funciona em Caraguá em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Administração, oferecerá nos dias 4 e 5 de março, terça e quarta-feira, às 19h, palestras direcionadas para empreendedores e futuros empreendedores do município.
Para participar das palestras, os interessados devem fazer sua reserva de vagas no posto do Sebrae, que fica abrigado na Secretaria de Administração na rua Siqueira Campos, 44, centro.
Na terça-feira, dia 4 de março, será oferecida uma palestra de sensibilização da Empretec, direcionada para empresários, gerentes, supervisores, encarregados, futuros empresários e sucessores na empresa de família. Será apresentado na palestra, o modo de aplicação do programa, com intuito prioritário de buscar a adesão daqueles que pretendem despertar ou aperfeiçoar suas características empreendedoras e aplicá-las de forma competitiva do mercado participativo no Seminário Empretec. O encontro acontecerá na sede da Secretaria de Administração.
Já na quarta-feira, dia 5 de março, a palestra terá como público alvo os empreendedores em geral, e abordará o tema "Gerenciando o Fluxo de Caixa com Eficiência". O palestrante Roberto Lessa abordará temas como gestão financeira da empresa; controle de contas a pagar; contas a receber e bancos; fluxo de caixa; fechamento e projeção de caixa; variáveis e influências de fluxo de caixa; ciclo financeiro e operacional; caixa operacional mínimo e estratégias para situações percebidas na movimentação de caixa.
O objetivo da palestra é indicar ações de planejamento e análise de fluxo financeiro, de acordo com as necessidades da empresa e contribuir para desenvolver habilidades gerenciais com ênfase na gestão de caixa, do ponto de vista operacional e estratégico. O encontro será na Associação Comercial e Empresarial de Caraguá.
As duas palestras serão gratuitas. Mais informações pelo telefone 3897-8198 com Cleonice. (Fonte: PMC)

Instituto Pró+vida abre cursos para idosos
Os idosos interessados em fazer o curso devem entrar em contato pelo telefone 3883-6347 e reservar a sua vaga

Caraguatatuba - O Instituto Pró+Vida, por meio do Centro de Convivência do Idoso, oferece cursos gratuitos de biscuit/decupage, ginástica adaptada e artesanato em taboa pelo projeto Arte e Lazer. Para participar, a pessoa tem que ter idade acima de 60 anos e reservar sua vaga.
Os cursos acontecem em dois locais. Na sede do asilo Pró+Vida, no bairro Ponte Seca, que fica na Avenida José Benedito de Faria, 05, ou no Centro da cidade, na rua São Benedito, 624. Para participar, o idoso deve ligar para 3882-5207 (Ponte Seca) ou 3883-6347 (centro) e reservar a sua vaga.
Atualmente, o projeto atende cerca de 12 idosos da comunidade e 32 moradores do abrigo com os cursos. No centro da cidade há vagas para 30 pessoas. De acordo com a direção do instituto, a idéia de trazer os cursos para o centro de Caraguá foi pela dificuldade que várias pessoas têm para se locomoverem até o bairro Ponte Seca, para fazer o curso, por esse motivo foi escolhido o centro da cidade para proporcionar a todos os idosos do município a oportunidade de ocupar o tempo e, com isso, a integração com outras pessoas.
Os produtos confeccionados pelos idosos são vendidos no Bazar da Pechincha e de Artesanato. O dinheiro é revertido para o asilo e também para a compra de materiais.
O bazar também fica na rua São Benedito, 624, no Centro de Caraguá. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Prefeitura convoca alunos classificados no Processo Seletivo do Programa de Estágio
80 alunos serão beneficiados para preenchimento das vagas

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Administração e CIEE, estará convocando os 80 alunos classificados no Processo Seletivo para o programa de Estagiário 2008.
Participaram cerca de 299 alunos matriculados no ensino Médio, Técnico e Superior e foram classificados 222.
A diretora da Secretaria de Administração, Raquel Julião Barbarulo esclarece, que a convocação, para preenchimento das 80 vagas disponíveis, foi feita de acordo com a ordem de classificação e nível de escolaridade, os remanescentes serão convocados conforme a necessidade do Executivo, no decorrer do ano.
A partir do próximo dia 10, a Secretaria de Administração estará entrando em contato com os classificados para a seleção e distribuição dos mesmos nos diversos setores, e a previsão do início das atividades será para dia 1o. de abril.
A lista dos classificados está afixada no mural do Paço Municipal. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Fumdurb de São Sebastião vai financiar projetos ambientais

São Sebastião - O Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Comdurb) recebe e seleciona a partir do dia 3 de março próximo os projetos ambientais que contemplam receber recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Fumburb). O edital de chamamento aos interessados foi publicado na última quinta-feira (28/2). O prazo para apresentação dos projetos é até às 17h do dia 28 de março.
Serão analisados os projetos que seguirem as linhas temáticas de prevenção e controle contra agressões ao meio ambiente, aos recursos naturais e ao patrimônio paisagístico municipal; saneamento básico; drenagem urbana e rural; defesa contra eventos extremos (inundações e acidentes geológicos); preservação do patrimônio cultural eventualmente disponíveis; planejamento e intervenções para o desenvolvimento urbano sustentável; educação ambiental e melhoria da capacidade e qualidade da gestão ambiental, do patrimônio cultural e do desenvolvimento urbano sustentável.
O Fumdurb disponibiliza este ano o limite total de R$ 200 mil. Cada projeto submetido ao Comdurb poderá ser contemplado para recebimento de recursos até R$ 40 mil. Haverá contrapartida das organizações que concorrerem ao financiamento de recursos e que se enquadrarem nas seguintes categorias: Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião (50%); entidades privadas, sem fins lucrativos com sede e atuação no município (10%); e faculdades ou institutos de ensino superiores com sede e atuação em São Sebastião (50%).
O detalhamento e ações pertinentes aos procedimentos para fins de obtenção de financiamento serão regidos nos termos do Manual de Procedimentos Operacionais para Investimentos de Recursos do Fumdurb e pode ser retirado, em versão eletrônica, a partir do dia 3 de março na sede da Semam, situada na avenida Antonio Januário Nascimento, 213, no Centro, das 9 às 17h. Os interessados devem levar um dispositivo de mídia eletrônica (CD gravável, regravável ou pen-drive). Os projetos deverão ser protocolados na Semam até às 17h do dia 28 de março de 2008. (Fonte: PMSS)

Prefeitura de São Sebastião abre 476 vagas para concurso público

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião publica na próxima terça-feira (4/3), o edital completo de abertura de concurso público para o provimento de 476 vagas, grande parte delas voltadas às áreas da Saúde e Educação.
Serão contratados agentes comunitários de saúde, agentes de combate à endemias, motorista, agente fiscal de saúde pública, assistente administrativo, auxiliar de cirurgião-dentista, auxiliar de enfermagem, fiscal de posturas municipais, protético, técnico em enfermagem, assistente social, biólogo, dentista, enfermeiro, engenheiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, veterinário, médico cardiologista, além de médicos nas especialidades cirurgia geral, cirurgia pediatra, cirurgia vascular, dermatologia, geriatria, infectologia, oncologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, pediatria, psiquiatria, urologia, reumatologia e clínico geral. Haverá vagas ainda para professor de educação infantil e fundamental, além de professor de educação artística, português, história, matemática, geografia, ciências, inglês e Educação Física.
As inscrições poderão ser feitas no período de 5 a 14 de março, através do endereço eletrônico, www.institutocetro.org.br, ou ainda pessoalmente, das 9 às 17h, exceto sábados, domingos e feriados, na Escola de Vela de São Sebastião, localizada na Avenida Manoel Hipólito do Rego, 210, na Praia Deserta. As taxas de inscrição variam de R$ 20 a R$ 50.
Entre as exigências estão ter nacionalidade brasileira, idade igual ou superior aos 18 anos, estar quite com a Justiça Eleitoral e não ter antecedentes criminais, entre outros critérios. No caso das vagas de motorista, o candidato deverá ter carteira de habilitação.
Os salários variam de R$ 625,40 (agente comunitário de saúde e agente de combate à endemia, ambos cargos com exigência de ensino fundamental completo) a R$ 4.342,46 (médicos especialistas com nível superior completo e para trabalhar 40 horas semanais).
O edital do concurso público em sua íntegra será afixado no Paço Municipal e divulgado na mídia e nos endereços eletrônicos www.saosebastiao.sp.gov.br  e www.institutocetro.org.br , a partir do dia 4 de março. (Fonte: PMSS)

Tudo pronto para Simpósio Internacional de Energia de Biomassa

São Sebastião - São Sebastião será sede do 1º Simpósio de Energia de Biomassa Brasil/Alemanha, que acontecerá no dia 5 de março, das 9 às 18h, no Teatro Municipal. A entrada será 1 Kg de arroz, revertido posteriormente ao Fundo Social de Solidariedade.
Promovido pela Prefeitura de São Sebastião e o Ministério da Economia de Baden-Württemberg, da Alemanha, o evento conta ainda com o apoio do Senai/ Paraná e Federação das Indústrias do Estado da Bahia. Acontecerá simultaneamente nas cidades de Curitiba/PR (3 de março) e Salvador (7 de março).
No Simpósio, serão apresentadas possibilidades de soluções técnicas para a geração de energia renovável e divulgadas informações sobre a atual condição da pesquisa e da política ambiental desenvolvidas na Alemanha e no Brasil.
"O objetivo do Simpósio é promover o debate entre especialistas alemães e brasileiros sobre a importância do uso da biomassa como fonte de energia renovável. Vamos informar sobre as condições gerais e o progresso atual da técnica e dos processos de produção no Brasil e em Baden-Württemberg", explica o técnico Ulrich Ernst Bohmerle, representante alemão.
Voltado para cientistas e peritos em bioenergia da esfera pública e privada, estudantes, empresários, representantes de associações florestais e da agricultura, madeireiras e organizações internacionais estatais e privadas, o evento contará com a participação de diversos palestrantes, especialistas da área, entre brasileiros e alemães.
Para o engenheiro florestal Frederico Reichmann Neto, consultor da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) na área de Energia, que atuará como mediador do evento nas três cidades, trata-se de uma rara oportunidade para a troca de experiências. "A tecnologia alemã está anos à frente da brasileira, essa troca de experiências será muito rica", avalia.
Confira toda a programação do Simpósio Internacional de Meio Ambiente no www.saosebastiao.sp.gov.br 

Prefeitura construirá piscina para hidroterapia na APAE

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião construirá uma piscina para aulas esportivas e tratamentos de hidroterapia na APAE – Associação de Pais e Amigos do Excepcional, no Pontal da Cruz, região central da cidade. Trata-se de uma antiga reivindicação da entidade, que atende cerca de 130 alunos com necessidades especiais. O trabalho será iniciado já na próxima semana.
A APAE recebeu em julho um micro-ônibus adaptado. O veículo foi doado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Educação (Seduc) e Administração (Secad). O investimento foi de aproximadamente R$ 125 mil. Com uma plataforma automática e mais espaço interno, os alunos têm mais conforto a agilidade no transporte.
"Esta piscina vai possibilitar que mais alunos sejam atendidos nas aulas de hidroginástica e hidroterapia. A Prefeitura já nos dava o apoio com a utilização da piscina no Centro de Treinamento e atualmente na piscina pública. Com a piscina aqui na sede da Apae, mais alunos poderão participar das aulas", comemorou Douglas Martins, presidente da entidade.
O bairro do Pontal da Cruz ganhou recentemente uma piscina semi-olímpica, a primeira municipal de São Sebastião, no Centro de Apoio Educacional, que passa por obra de reforma e ampliação, com a construção de quadra coberta, pista de skate, área de lazer e parque infantil. (Fonte: PMSS)

São Sebastião prepara últimos detalhes da Copa da Juventude de Vela

São Sebastião - Quase tudo pronto para um dos campeonatos mais importantes do iatismo brasileiro. A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), prepara os últimos detalhes da Copa da Juventude de Vela, que inicia na próxima quarta-feira (5/3) e deve movimentar o Canal de São Sebastião.
Uma grande estrutura foi preparada para o evento, com uma tenda que fará os trabalhos de medições das embarcações, além de serviços para os atletas, como fornecimento de água. No entanto, os trabalhos não ficam somente em terra. Na água, os detalhes vão desde a preparação dos árbitros até o estudo da montagem das raias.
De acordo com o diretor de Esportes Náuticos, Rafael Mendes, a estrutura é um dos fatores mais importantes nas competições de vela. "Os velejadores não dão valor somente para o nome do campeonato ou para as premiações que são oferecidas. O apoio para o atleta faz a diferença e define o sucesso do campeonato".
Mendes ainda ressalta que o reflexo do suporte será a disputa nas águas da cidade. "São Sebastião conseguiu desenvolver uma equipe para a realização de campeonatos náuticos, e isso, atraiu grandes promessas da vela", lembrou.
A Copa da Juventude de Vela deve reunir cerca de 50 atletas de diversos Estados brasileiros, com faixa etária de 16 a 18 anos, nas classes Hobie Cat 16, 420, Prancha à Vela e Laser Radial (para mulheres) e Laser Standard (para homens). Entre os destaques, está a velejadora Patrícia Freitas, classificada para representar o país na categoria de Prancha à Vela nas Olimpíadas de Pequim, e o sebastianense Fábio Melchert, que venceu o Campeonato Brasileiro da Classe 420, em novembro de 2007. Além do título, estarão em jogo as vagas para compor a equipe brasileira que disputará o Mundial da ISAF (International Salling Association), marcado para acontecer entre os dias 10 e 19 de julho em Arhus, na Dinamarca.
O campeonato, previsto até o dia 9 de março, é uma realização da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), da Federação de Vela do Estado de São Paulo (Fevesp), da Associação de Vela de São Sebastião (AVSS) e da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), com apoio do Porto Grande Hotel, Sorveteria Rocha I e da Rádio Morada do Sol FM. Mais informações podem ser obtidas através do Aviso de Regata, disponível na página do evento no site da Prefeitura ( www.saosebastiao.sp.gov.br/copajuventude ), e através dos telefones (12) 3892-6257 e 3892-2106. (Fonte: PMSS)

Gestantes participam de grupo de apoio

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde, oferece às gestantes atendidas pelo PSF (Programa de Saúde da Família), diversas atividades extras às consultas de pré-natal com o intuito de orientar e sanar as principais dúvidas sobre gravidez, especialmente às "mamães de primeira viagem". Na Unidade de Saúde da Família do Morro do Abrigo, por exemplo, as mulheres se encontram todas as quintas-feiras, às 8h30, para o grupo de apoio às gestantes.
Sob a coordenação da enfermeira Cibele Moraes Missio, as futuras mamães aprendem noções sobre as alterações da gravidez, parto, cuidados com alimentação e com o bebê, o ganho de peso na gestação e outros temas pertinentes à gravidez. As palestras são abertas à familiares e, freqüentemente, pais e avós participam.
"Além de sanar as dúvidas normais que vêm com a gravidez, nosso trabalho visa diminuir a ansiedade das gestantes e promover interação entre elas, para a troca de experiências", complementa a enfermeira Cibele.
Alexandra Borges da Silva, 26 anos, reside no bairro São Francisco e espera o seu terceiro filho. Ela conta que começou a freqüentar o grupo esta semana e mesmo com a experiência de outras duas gestações, ainda permanece com dúvidas que pode sanar durante os encontros. "Acho essa iniciativa muito importante, pois a gente nunca sabe tudo, resta sempre algo para aprender", conclui.
A importância do pré-natal - A consulta pré-natal é um acompanhamento dado às gestantes desde o início da gravidez, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento do feto e dar também suporte psicológico à mulher, já que com o estado gestante, aumenta a sensibilidade e o surgimento de dúvidas e medos.
Pelo protocolo do Programa de Saúde da Família, esse acompanhamento é feito em conjunto com enfermeiros e médicos da rede, mas em casos específicos, algumas mulheres necessitam de assistência maior e essas consultas são importantes para o pré-diganóstico de fatores que podem afetar a mãe e o bebê, caracterizando assim, a chamada gravidez de risco. Toda Unidade de Saúde da Família de São Sebastião é dotada de equipe de profissionais especializados para promover consultas de pré-natal às gestantes sebastianenses. O pré-natal é direito de toda mulher e o atendimento é gratuito. (Fonte: PMSS)

Prefeitura oferece aulas de hidroginástica para grávidas

São Sebastião - A partir desta semana, as mulheres sebastianenses contam com mais uma atividade: aulas de hidroginástica para grávidas. A iniciativa é da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde. As aulas são realizadas às terças e quintas-feiras, às 17h15, na piscina do Clube Portal da Olaria, no bairro homônimo, e para participar é só comparecer ao local munido de atestado com liberação para a prática do exercício, assinado por um médico obstetra, procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF) ou o Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama), localizado no Centro de Saúde "Josiane Pereira de Jesus", na Topolândia.
De acordo com o professor Adilson Roberto Doretto, responsável pelas aulas, a hidroginástica proporciona inúmeros benefícios às gestantes, como a melhora da circulação, o que conseqüentemente leva mais proteína ao feto e a diminuição das dores nas costas, incômodo freqüente durante a gravidez, entre outros, além do contato com a água, importante benefício para o bebê em formação.
Geralmente o exercício é indicado para grávidas a partir do terceiro mês de gestação, porém para mulheres ativas, que costumam praticar atividade física regularmente, as aulas podem ser freqüentadas desde o início da gravidez. "Muitas vezes as mulheres praticam exercícios sem saber que estão grávidas sem problema algum. Isso varia de um organismo para outro, por isso pedimos o atestado do obstetra", explica o professor.
Entre as alunas, a empolgação é geral. Marta Marcondes, 44 anos, reside no Canto do Mar e está no oitavo mês da gravidez da sua primeira filha. Agora que sabe se tratar de uma menina, a preocupação maior é com a escolha do nome já que se sente muito bem com as aulas de hidro. "A médica disse que é importante para influenciar o parto normal, e é por isso que estou fazendo as atividades", relata, acrescentando que sua filha foi gerada através da técnica de inseminação artificial.
A enfermeira Carla Bruço, grávida pela quarta vez, também está freqüentando as aulas. "Sempre tive vontade, nunca pratiquei nas outras gestações. Estou adorando, me sinto melhor, mais leve, relaxada, alivio tensões e preocupações. É muito bom", conclui. (Fonte: PMSS)

Comdurb de São Sebastião debate Manual de Procedimentos Operacionais

São Sebastião - Na última quinta-feira (28/2), os integrantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Comdurb) debateram o Manual de Procedimentos Operacionais relacionado às regras de elaboração e aprovação de projetos que podem ser financiados pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Fumdurb).
De acordo com o presidente do Comdurb e secretário de Meio Ambiente, Teo Balieiro, a cidade passou a ter um sistema estruturado em relação ao meio ambiente. A partir de agora o Fundo Municipal pode ser utilizado porque todos os requisitos necessários foram cumpridos pelo município, que está apto para licenciar ou fazer gestão ambiental municipal.
O edital de chamamento aos interessados já foi publicado e as propostas devem ser apresentadas entre os dias 3 e 28 de março, devendo seguir linhas temáticas de prevenção e controle contra agressões ao meio ambiente, aos recursos naturais e ao patrimônio paisagístico municipal; saneamento básico; drenagem urbana e rural; defesa contra eventos extremos (inundações e acidentes geológicos); educação ambiental; entre outras.
O detalhamento e ações referentes aos procedimentos para fins de obtenção de financiamento estão regidos nos termos do Manual de Procedimentos Operacionais para Investimentos de Recursos do Fumdurb, que pode ser retirado, em versão eletrônica, das 9 às 17h, na secretaria de Meio Ambiente, situada na avenida Antônio Januário Nascimento, 213, Centro. Os interessados devem levar um dispositivo de mídia eletrônica (CD gravável, regravável ou pen-drive).
Durante o encontro, um Estudo de Impacto Ambiental sobre a construção de oleoduto que a Petrobras pretende construir no município, chamado de C5+, também foi apresentado por um dos conselheiros. Além disso, houve a distribuição de sacolas ecológicas que foram confeccionadas por meio de parceria entre as secretarias de Meio Ambiente de São Sebastião e de São Paulo. Nas sacolas, há informações sobre o ciclo do lixo, a distância percorrida entre uma praia até o aterro sanitário localizado na cidade de Tremembé, no Vale do Paraíba, cerca de 200 quilômetros, além de dicas importantes para a conservação do meio ambiente. O convênio foi celebrado com o objetivo de conscientizar moradores e turistas sobre o uso de material ambientalmente correto. (Fonte: PMSS)

Projeto Cidadão Criança retoma com as atividades nesta segunda-feira

São Sebastião - O Projeto "Cidadão Criança", localizado no bairro de São Francisco, retoma nesta segunda-feira (3/3), a partir das 8h, com as suas atividades, uma profunda reformulação das propostas e mudanças na política de atendimento às famílias e crianças da comunidade.
O Projeto vai atender inicialmente 32 alunos entre 7 e 11 anos com uma programação intensa de atividades diferenciadas em horários contrários ao período escolar. O monitoramento é feito pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh). A execução é viabilizada através de uma parceria entre a Associação Sebastianense de Promoção Social e a Setradh.
A programação de recepção das crianças pela manhã inclui café da manhã com música, dinâmicas de conhecimento e roda de conversa. Os alunos também vão fazer desenhos com as expectativas para 2008 objetivando a exposição dos mesmos na sala de coordenação. No período da tarde, os alunos que chegarem da escola vão almoçar e participar das atrações preparadas pela Prefeitura.
Com o "Cidadão Criança", os usuários ficam longe das ruas e dividem seu tempo com os estudos. Mais informações na sede do Projeto que fica na rua José do Patrocínio, 88, São Francisco. Os telefones para contato são o (12) 3862-2761 ou (12) 3892-2844. (Fonte: PMSS)

Prefeitura de São Sebastião abre 456 vagas para concurso público

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião publica na próxima terça-feira (4/3), o edital completo de abertura de concurso público para o provimento de 456 vagas, grande parte delas voltadas às áreas da Saúde e Educação.
Serão contratados agentes comunitários de saúde, agentes de combate à endemias, motorista, agente fiscal de saúde pública, assistente administrativo, auxiliar de cirurgião-dentista, auxiliar de enfermagem, fiscal de posturas municipais, protético, técnico em enfermagem, assistente social, biólogo, dentista, enfermeiro, engenheiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, veterinário, médico cardiologista, além de médicos nas especialidades cirurgia geral, cirurgia pediatra, cirurgia vascular, dermatologia, geriatria, infectologia, oncologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, pediatria, psiquiatria, urologia, reumatologia e clínico geral. Haverá vagas ainda para professor de educação artística, português, história, matemática, geografia, ciências, inglês e Educação Física.
As inscrições poderão ser feitas no período de 5 a 14 de março, através do endereço eletrônico, www.institutocetro.org.br, ou ainda pessoalmente, das 9 às 17h, exceto sábados, domingos e feriados, na Escola de Vela de São Sebastião, localizada na Avenida Manoel Hipólito do Rego, 210, na Praia Deserta. As taxas de inscrição variam de R$ 20 a R$ 50.
Entre as exigências estão ter nacionalidade brasileira, idade igual ou superior aos 18 anos, estar quite com a Justiça Eleitoral e não ter antecedentes criminais, entre outros critérios. No caso das vagas de motorista, o candidato deverá ter carteira de habilitação.
Os salários variam de R$ 625,40 (agente comunitário de saúde e agente de combate à endemia, ambos cargos com exigência de ensino fundamental completo) a R$ 4.342,46 (médicos especialistas com nível superior completo e para trabalhar 40 horas semanais).
O edital do concurso público em sua íntegra será afixado no Paço Municipal e divulgado na mídia e nos endereços eletrônicos www.saosebastiao.sp.gov.br  e www.institutocetro.org.br , a partir do dia 4 de março.  (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Tribunal de Contas do Estado notifica prefeitura em relação aos gastos municipais de 2006

Ubatuba - O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo finalizou neste mês o relatório sobre a administração municipal de Ubatuba durante o ano de 2006. O documento fez 12 apontamentos sobre possíveis irregularidades nos gastos realizados pelo poder executivo no ano retrasado.
O relatório faz referência à aplicação indevida de verbas na educação, pagamento de despesas, que não atendem ao interesse público, excesso de despesas com locação de imóveis e gastos com autopromoção.
Além disso, o documento aponta situações que, segundo a prefeitura, já estão sendo regularizadas, como a questão da dívida com precatórios e a criação de cargos comissionados. O relatório ainda não foi julgado pelo TCE, porém, a prefeitura foi notificada sobre os apontamentos do texto e agora o executivo terá um prazo para apresentar a defesa sobre cada problema levantado pelo Tribunal de Contas de São Paulo.
O chefe de gabinete da administração municipal de Ubatuba, Délcio José Sato, adianta que este tipo de notificação é um procedimento normal do TCE. “Nós temos é que comemorar o resultado, pois, o número de apontamentos foi menor do que os registrados nos anos anteriores. Este relatório abrange o que eles consideram como pontos questionáveis dentro da prestação de contas do município.
Cabe agora a prefeitura justificar estes gastos de 2006 e tenho certeza que nossas contas serão aprovadas”, completa o chefe de gabinete de Ubatuba, Délcio José Sato, lembrando que a intenção da atual administração é de máxima transparência nos gastos com dinheiro público. “O prefeito cobrou de todos os servidores uma maior clareza nas aplicações das verbas municipais. Por isso, Ubatuba é a primeira cidade de região a ter um sistema ligado diretamente com o Tribunal de Contas do Estado, que permite o cadastro dos gastos em tempo atual pela internet. Portanto, continuaremos nesta linha de transparência e reforço que, tudo o que não tiver de acordo, com as exigências do TCE, será resolvido, da melhor forma possível”, finaliza Sato.
A própria assessoria de comunicação do Tribunal de Contas de São Paulo admitiu que a notificação aos municípios é considerada um procedimento normal e que qualquer apontamento do relatório só terá a confirmação no julgamento final do documento, que só será realizado após a entrega das justificativas elaboradas pela prefeitura. (Fonte: Imprensa Livre)

Mulher ganha programação cultural especial no seu dia em Ubatuba
Exposição, lançamento de livro e apresentações musicais estão na programação para homenagear as mulheres

Ubatuba - A Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) elaborou uma programação especial para o dia 8 de março, data em que se comemora o Dia da Mulher. As comemorações acontecerão no Sobradão do Porto. Às 20 horas haverá a abertura da exposição de artistas plásticos de Ubatuba cujo tema enfocará a mulher. Na seqüência, mulheres de Ubatuba ligadas à arte e a cultura declamarão poesias. Às 21 horas a escritora ubatubense Silmara Torres Retti lançará o seu livro”Flash – Você sabe o que eu tenho?”. E finalizando a programação, às 21h30, a cantora mezzo-soprano Mariana Cioromila fará a sua apresentação. Em seguida ainda haverá as apresentações dos grupos Canoá, Afro Mulheres e do conjunto instrumental feminino Saia Justa.
Flash – Você sabe o que eu tenho? - A escritora Silmara Torres Retti diz que o termo flash utilizado no título do livro significa a visibilidade, os holofotes voltados para a pessoa que tem a Aids. “Para fugir da discriminação, muitas pessoas se esquivam, vivem no submundo. O livro tem como pano de fundo, um romance, e é uma auto-ajuda para resgatar a auto-estima e vencer o próprio preconceito, porque as pessoas sempre pensam: Aids não é para mim, só acontece com os outros, mas uma única relação sexual pode fazer acontecer”, explica Silmara. O livro está sendo lançado pela editora Parentense e pode ser adquirido na livraria Nobel ou pelo sites www.parentense.com.br e www.livrariacultura.com.br  . (Fonte: PMU)

Alunos das escolinhas de esporte da prefeitura de Ubatuba passarão por avaliação médica gratuita
Os exames acontecerão nos dias 6 e 7 de março, no Tubão

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba disponibilizará uma equipe de médicos para examinar os alunos inscritos nas escolinhas de Esporte para avaliar se todos os inscritos estão aptos para a prática esportiva.
“Diante da dificuldade de alguns pais em conseguir os atestados a prefeitura disponibilizou mais uma vez uma equipe médica para avaliar os alunos. Apenas os alunos que não conseguiram obter os atestados que os capacitam para praticar atividades físicas nas escolinhas de esporte da prefeitura devem comparecer para a avaliação”, disse o secretário de Esportes e Lazer, Bittencurt Jr. O secretário fez questão de ressaltar e agradecer a colaboração da Secretaria de Saúde que cedeu a equipe para a avaliação.
Os alunos inscritos nas modalidades que têm aulas de esportes às segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã, devem se apresentar no Ginásio de Esportes Tubão às 8 horas, do dia 6; quem frequentará as aulas da tarde, deve comparecer às 14h, no mesmo dia.
Quem terá aulas às terças e quintas, fará o exame no dia 7, obedecendo ao mesmo critério de horários. (Fonte: PMU)

Escolinha de natação promove sorteio de vagas e divulga cronograma para 2009
Sorteio ofereceu 175 vagas para diversos horários

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer promoveu na úultima quarta-feira, 27, o sorteio de 175 vagas na escolinha de natação para crianças com mais de 11 anos e adultos. Mais de 70 pessoas estiveram no Ginásio de Esportes Tubão acompanhando o sorteio.
A listagem com os números sorteados e os horários das aulas já está disponível na Piscina Municipal.
Os sorteados e as crianças de 6 a 10 anos (que passaram pela avaliação) devem apresentar uma foto 3x4, atestado médico e um documento de identidade no ato da inscrição, que deve ser efetuada na secretaria da Piscina Municipal.
Matrículas para 2009 - A Secretaria de Esportes e Lazer divulgou as datas de matrículas para as aulas de natação em 2009. Os nascidos entre 1998 e 2002 (6 a 10 anos) devem fazer suas inscrições entre os dias 20 a 24 de outubro, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para os nascidos em 1997 e anos anteriores (11 anos e adultos) as inscrições devem ser feitas entre os dias 3 e 7 de novembro, nos mesmos horários. (Fonte: PMU)

Projeto esportivo para a Melhor Idade de Ubatuba retoma atividades nesta segunda

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer informa que as aulas do projeto Atividade Física e Cidadania, destinado à Melhor Idade de Ubatuba, recomeçam na próxima segunda-feira, dia 3.
Quem já participa do projeto deve comparecer aos locais onde o projeto é desenvolvido munidos de atestado médico. Já para novas inscrições é necessário apresentar além do atestado, foto 3x4, comprovante de residência e documento de identidade.
O projeto atende pessoas com mais de 40 anos, com aulas de alongamento, caminhada e hidroginástica em diversos bairros da cidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3833-3818.
Confira abaixo as comunidades atendidas e os locais onde o projeto é desenvolvido:
Maranduba: Capela do Sape
Sertão da Quina: Associação de Moradores
Lagoinha: Associação de Moradores
Lázaro: Associação de Moradores
Perequê Mirim: Associação de Moradores
Itaguá: Quadra da Escola de Samba
Estufa 1: Igreja São Benedito
Estufa 2: SABE
Centro: Salão da Igreja São Francisco, Praia do Cruzeiro, Tubão, Piscina Municipal e Praça BIP
Horto: salão do condomínio Park Hills
Parque dos Ministérios: Lar Avivalista
Marafunda: Capela
Perequê-Açu: Terminal e Estádio
Taquaral: Escola Municipal José Simeão (Fonte: PMU)

Guardas municipais de Ubatuba serão multiplicadores de segurança escolar
Após curso de capacitação, guardas farão palestras em escolas sobre práticas preventivas de segurança pública

Ubatuba - Os guardas municipais de Ubatuba receberão na próxima semana os certificados de conclusão do curso de capacitação de multiplicadores de segurança escolar. O curso, que teve duração 40 dias, foi proferido por professores da Universidade de Taubaté, Faculdades Integradas Módulos e oficiais das Polícias Militar e Federal. Os guardas receberam aulas de direito ambiental, direitos humanos, ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), violência doméstica e escolar, didática, psicologia, recreação, trânsito, diversidade étnica, comunidade, ecoturismo, entre outros assuntos.
A capacitação - A capacitação faz parte do projeto aprovado no final do ano passado pela secretaria Nacional de Segurança Pública. Este projeto teve investimento do Plano Nacional de Segurança Pública na ordem de R$ 200 mil, com a contrapartida da Prefeitura de Ubatuba no valor de R$ 50 mil. Parte da verba será investida em equipamentos como coletes de proteção individual, computadores, viatura de pequeno porte, rádio HT’s e uniformes. Outro montante da verba será aplicado na aquisição de computadores, data-show e materiais de papelaria, pintura, colagem e recreação que serão distribuídos nas oficinas que os guardas ministrarão nas escolas de ensino fundamental da rede municipal. Nesta etapa os alunos da rede receberão aulas de cidadania, preservação do meio-ambiente, violência doméstica, prevenção a acidentes e drogas, educação no trânsito e tratamento ao turista.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, a valorização do funcionário se reflete em qualidade de vida para a cidade. “Com este treinamento, os guardas municipais poderão passar para as crianças noções preventivas ligadas a diversas áreas e automaticamente isso se refletirá dentro das casas dessas crianças e posteriormente em nossa cidade”, avalia o prefeito. (Fonte: PMU)

Fundart realiza Curso de Fotografia Digital
Serão explorados temas de paisagem, noturnos, esportes e pores-do-sol

Ubatuba - No próximo dia 11 de março, terá início um curso de Fotografia Digital, na Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba. O curso, ministrado pelo professor Delmar Corrêa, é voltado para fotógrafos iniciantes e amadores e contará com aulas teóricas e práticas, além de fundamentos dos programas Photoshop e Power Point e terá um mês de duração.
As aulas teóricas acontecerão às terças e quintas, das 19 às 22h e as aulas práticas, aos fins de semana, em dias de tempo bom, percorrendo trilhas, praias, mirantes, cachoeiras e atividades esportivas. Os pré-requisitos recomendados aos interessados são: possuir câmera digital com qualquer resolução e cartão de memória de, no mínimo, 128 MB. A idade mínima é de 14 anos. O valor é do curso é R$ 120,00, podendo ser dividido em duas vezes.
Conteúdo programático - O conteúdo programático inclui manuseio, ajuste de equipamentos e regulagem da máquina nos modos macro, automático, manual, programado, abertura e velocidade. Serão explorados temas de paisagem, noturnos, esportes e pores-do-sol. Serão utilizados os principais tipos e formatos digitais, explorando sensibilidades, composição fotográfica, foco e enquadramento.
Para o programa de tratamento de imagens Photoshop, serão ministradas aulas teóricas sobre as ferramentas, manuseio, acertos de imagens, correção, brilho, contraste, cores, filtros, dupla-exposição. Também serão ministradas aulas sobre Power Point, com apresentação de imagens em slide show, com trilha sonora para TV e computador.
Safári Fotográfico - Durante a segunda quinzena de janeiro, foi realizado um Safári Fotográfico, voltado para profissionais e amadores, que captaram as mais belas paisagens ubatubenses. O presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira Pinto, ficou surpreso com a qualidade dos trabalhos realizados pelos alunos. “As fotos clicadas pelos alunos demonstraram uma boa noção de enquadramento, composição e foco, com assuntos no 1º plano contrastando com o fundo.”
(Fonte: PMU)

Prefeitura entrega obras do Cemitério Centenário do Ubatumirim
Agora veículos motorizados chegam até a porta do cemitério, que antes só tinha acesso à pé, por meio de trilha

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, acompanhado de diversos secretários municipais e pessoas da comunidade do Estaleiro (Ubatumirim), entregou oficialmente, nesta quinta-feira, 28, as obras que promoveram melhorias significativas no Cemitério Centenário do Ubatumirim, existente há mais de 200 anos. Além do interior do cemitério, a parte externa também recebeu reformas: o acesso ao local, que antes só podia ser percorrido a pé, através de trilha, agora permite que veículos motorizados cheguem até a porta de entrada do cemitério. “Este acesso era muito ruim, quando chovia, ficava praticamente intransponível. Era difícil imaginar as pessoas em cortejos fúnebres atravessando este caminho. Por isso esta melhoria é tão importante para a comunidade daqui”, disse o prefeito.
Além da grande melhoria no acesso, a prefeitura fez um portal de entrada, muro de pedras, um cruzeiro, identificações das sepulturas e via de pedestre para chegar aos jazigos. "Os familiares podem agora ter um ambiente agradável para lembrar de seus entes”, diz o administrador da Regional Norte, José Roberto Jr.
“Para mim é muito importante estar aqui hoje entregando esta obra. A região norte tem esta característica, de fazer com que nos sintamos em casa, sempre tão bem recebidos. Era uma região que estava abandonada, que só era lembrada em período eleitoral. Depois que instituímos a Administração Regional Norte, temos avançado muito, trabalhando em diversas áreas, como saúde, educação e infra-estrutura. Estamos certo que a região nunca teve tanta presença da prefeitura como nesta administração”, disse o prefeito Eduardo Cesar.
Melhoria aguardada há anos - O vice-presidente da Associação dos Moradores da Praia do Estaleiro, Israel Paulo dos Santos, emocionou-se ao contar a história do cemitério e ver concretizada uma necessidade aguardada por muitos anos. “Estamos nos sentindo muito honrados, lisonjeados e felizes por mais esta conquista para a nossa comunidade. Desde quando me envolvi com questões que dizem respeito a nossa comunidade, tenho visto as pessoas pedindo esta melhoria e o prefeito, desde quando era vereador tem buscado nos ajudar. Nenhum outro prefeito conseguiu tornar nosso sonho realidade. Este governo faz jus ao verdadeiro sentido da palavra política”, disse Israel.
O gerente de cemitérios da Prefeitura de Ubatuba, Lúcio Flávio, também esteve presente: “trabalho na prefeitura há onze anos e neste tempo tentamos fazer muita coisa, mas não obtivemos o respaldo necessário. Tínhamos muita dificuldade com os sepultamentos aqui, pois éramos obrigados a passar pelo mangue para chegar ao cemitério, era realmente constrangedor”, disse Lúcio Flávio, mais conhecido como Bogodão.
O presidente da Associação dos Moradores da Praia do Estaleiro, Benedito Santos ressaltou que não foi por falta de pedir às administrações anteriores que melhorassem o local, “mas o único prefeito que nos atendeu foi o Eduardo Cesar e agora os carros podem chegar até o cemitério. O prefeito está de parabéns!”.
Atração turística - Contam os moradores que além de todo o motivo familiar para as visitas ao local, o Cemitério também é tido como uma atração turística, pois, além de estar próximo à praia e ter pessoas da história de Ubatuba sepultadas no local, ainda há o fato de ser Centenário e ter recebido todos os escravos falecidos da região. (Fonte: PMU)

Psicóloga da Educação fará palestras para pais de adolescentes
A palestra é voltada para pais de jovens entre 10 a 18 anos e tratará de diversos assuntos, entre eles, as atitudes que os pais devem adotar para tornar o relacionamento familiar mais fácil nesta fase

Ubatuba - Durante as quatro terças-feiras do mês de março, das 19h às 20h30, o auditório da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves será utilizado para a realização de uma importante palestra voltada para pais de adolescentes. Sob o tema “Afetividade, uma vida familiar sem problemas”, a psicóloga da Rede Municipal de Ensino, Mirian Pedrali, discorrerá sobre diversos assuntos pertinentes a esta idade e as atitudes que os pais devem tomar para tornar o relacionamento familiar mais fácil nesta fase. O evento é gratuito, aberto ao público e acontecerá nos dias 4, 11, 18 e 25.
Importância do diálogo - A palestra é voltada para pais de jovens com uma faixa etária de 10 a 18 anos. Serão abordados assuntos, como: o porquê da rebeldia e das atitudes hostis, da falta de interesse escolar, as necessidades por vezes incompreendidas, a importância do diálogo e do convívio familiar, as atitudes que não funcionam mais na criação do adolescente moderno e diversas outras questões pertinentes.
Segundo a psicóloga Mirian Pedralli, é importante que os pais saibam lidar com a realidade transitória dessa idade e entender processos que interferem negativamente no relacionamento. “A palestra foi desenvolvida de acordo com as necessidades apontadas pelos próprios adolescentes, na escola. Eles se sentem incompreendidos, porque apesar de estarem deixando de ser crianças, ainda têm necessidades infantis. As atitudes inadequadas dos pais podem comprometer seriamente o desenvolvimento da vida madura, com conflitos que não se apagam nunca mais.” (Fonte: PMU)

Elektro promove curso de capacitação profissional em Ubatuba

Ubatuba - O projeto Energia Comunitária Elektro – por uma Comunidade Melhor, em conjunto com a secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, promoverá, de 3 a 7 de março, o curso de encanador básico para moradores do bairro Sesmaria. O curso é uma parceria com a Tigre.
Cerca de 40 alunos maiores de 18 anos, participarão do curso que será ministrado por um instrutor da própria Tigre na sede do Projeto Namaskar (entidade que oferece cursos complementares à educação para crianças e adolescentes, além de atividades para geração de renda), das 19h às 21h.
Os alunos receberão informações e orientações de como fazer instalações hidráulicas de água fria, de esgoto, de água quente e de drenagem, além de estimular o desenvolvimento de comunidades de baixa renda por meio de ações voltadas à recuperação, melhoria e adequação da infra-estrutura local.
O projeto Energia Comunitária visa oferecer aos moradores dos bairros beneficiados pelo projeto conhecimentos e capacitação profissional que possam gerar renda para ele e para sua família. O secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado, acredita que as pessoas que participarem do curso poderão aperfeiçoar o seu currículo e com isso buscar uma boa qualificação no mercado de trabalho por meio do Balcão de Empregos oferecido pela secretaria. (Fonte: PMU)

Procon atende em novo endereço

Ubatuba- O Procon de Ubatuba passará a funcionar em novo endereço a partir da próxima terça-feira, dia 4 de março. O Órgão de Defesa do Consumidor passará a atender na mesma rua Coronel Domiciano, porém no número 890, no centro da cidade. Os telefones de contato permanecem os mesmos, sendo (12) 3833-3022 / 3832-6509 e 3833-5446. O Procon em Ubatuba funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Campanha de orientação sobre a Aids é intensificada em Ubatuba
Estimativas do Ministério da Saúde indicam que existem hoje no Brasil cerca de 600 mil pessoas vivendo com o HIV. Dessas, 400 mil não sabem do seu diagnóstico

Ubatuba - O Programa Municipal DST/AIDS, está intensificando a Campanha “Fique Sabendo”, feita em parceria com o Ministério da Saúde. O objetivo da ação é aumentar a cobertura do diagnóstico da infecção pelo HIV no município. Qualquer pessoa pode fazer o exame, que é gratuito e sigiloso. Além do HIV, o exame detecta outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis e hepatite B e C. Atualmente, existem 305 casos notificados de Aids em Ubatuba, mas estima-se que o número real seja bem maior.
O exame é aconselhável para pessoas que tenham vivido alguma situação de risco há mais de três meses, portanto, não deve ser feito indiscriminadamente. Após esse período, o sistema imunológico já terá produzido anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste. Os interessados em fazer o teste devem procurar a Secretaria de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Quem realiza o teste conta com apoio e orientação da equipe técnica do programa antes e depois do resultado. Após o aconselhamento, a pessoa é encaminhada para fazer o exame no laboratório. O resultado leva de 20 a 30 dias para ficar pronto e deve ser recolhido no Programa DST/AIDS.
Fique Sabendo - É uma campanha de sensibilização da população sobre a importância de se fazer o exame de HIV. O diagnóstico precoce é muito importante para a realização de um tratamento que garanta a qualidade de vida da pessoa infectada. O diagnóstico também pode fazer a diferença na gravidez. Mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e puerpério.
Estimativas do Ministério da Saúde indicam que existem hoje no Brasil cerca de 600 mil pessoas vivendo com o HIV. Dessas, 400 mil não sabem do seu diagnóstico. Portanto, do ponto de vista epidemiológico, o diagnóstico é fundamental para o controle da epidemia de Aids.
Segundo a coordenadora do Programa DST/AIDS de Ubatuba, Marina de Abreu Gregório, a Aids não se manifesta da mesma forma em todas as pessoas. “Os sintomas variam de pessoa para pessoa. Em alguns casos, a doença demora dez anos para que os sintomas comecem a aparecer. Por isso, o melhor é não ficar esperando para fazer o teste. Também é importante não abrir mão da camisinha e nem compartilhar agulhas e seringas.”
O Programa DST/AIDS - O programa é ligado à prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e sua Superintendência de Proteção à Saúde. Neste setor, são desenvolvidos trabalhos de prevenção, atendimento e apoio às pessoas portadoras de HIV/AIDS. Para tanto, a equipe conta com profissionais como psicólogos, assistentes sociais, médicos infectologistas. O tratamento para pessoas infectadas também pode ser obtido gratuitamente. O programa DST/AIDS está localizado na Av. Rio Grande do Sul, 710. Para mais informações, ligue: 3832-5353.
Qual é a sua atitude na luta contra a aids? - A Aids pode ser transmitida por meio de relações sexuais anais, vaginais e orais, feitas sem o uso do preservativo. O compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas e a transfusão de sangue infectado também provocam a doença. Mães podem infectar seus filhos, no momento do parto ou na amamentação, se não houver tratamento e orientações adequadas.
É bom lembrar que o HIV não é transmitido pelo beijo, toque, abraço, aperto de mão, compartilhamento de toalhas, talheres, pratos, suor ou lágrimas. “Portanto, nenhuma pessoa soropositiva pode ser alvo de discriminação. Ao contrário, ela deve receber muito carinho e atenção”, esclarece Marina. (Fonte: PMU)

Ubatuba passa a contar com moderno banco de dados georelacional
A ferramenta facilita significativamente o planejamento de ações no município, cruzando dados diversos e possibilitando maior agilidade

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba passou a contar com uma nova ferramenta de trabalho, que contém informações diversas sobre o município e visa facilitar o cruzamento de dados de diversas áreas, dando agilidade e abrindo novos horizontes no que diz respeito ao planejamento municipal. Trata-se de um banco de dados georelacional, um sistema de informação, de múltipla utilidade, viabilizado através de recursos do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), em parceria com a Fundação de Ciência, Aplicação e Tecnologias Espaciais (Funcate).
Nos dias 20 e 21 de fevereiro, a Funcate ministrou um curso para mais de 20 pessoas, entre funcionários municipais de diversas secretarias, ONGs e outras entidades interessadas, com o objetivo de capacitá-los para a utilização do novo banco de dados. “Fiquei realmente surpreso com o resultado do curso. A área georelacional dificilmente desperta o interesse das pessoas, mas durante o curso todos os participantes estiveram atentos e interessados. Foram oito grupos, com integrantes de diferentes áreas, que certamente utilizarão o banco de dados, mais do que eu esperava”, conta, realizado, o engenheiro ambiental e sanitarista, Francisco Nunes Lopes, um dos idealizadores e executor do projeto.
Visão detalhada - A bióloga Alessandra Panza, da Associação Socioambientalista Somos Ubatuba (ASSU), foi uma das participantes do curso. “É uma excelente ferramenta de trabalho, que ‘casa’ muitas informações, proporcionando uma agilidade muito maior na busca de dados e planejamento de ações ambientais”. Jéferson Castilho, engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, afirma: “tendo o conhecimento deste programa, obteremos uma facilidade muito maior na localização de áreas de preservação permanente, mananciais e áreas agrícolas, por exemplo. Além da logística de escoamento da produção, ajudando no planejamento das ações da secretaria”.
O gerente de paisagismo e educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Farid Nassar Junior, concorda: “este programa vai ser muito importante, possibilitando uma ampla visão sobre restrições ambientais e legislações, tornando o planejamento mais depurado e permitindo que sempre estejamos atualizando as informações e perspectivas de novos projetos”.
Para o ambientalista da Associação Cunhambebe, Roberto Francine, “o banco de dados é um instrumento muito interessante, que permite uma visão detalhada do município, que até então não tínhamos. Ele apresenta uma interface entre as legislações restritivas e a realidade do município, permitindo às ONGs planejar projetos, identificando previamente as áreas com maiores problemas ambientais”.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, “este é um instrumento importante, que teve um bom começo; agora precisamos investir em sua aplicação”. (Fonte: PMU)

Abertas as inscrições para o cursinho pré-vestibular da ÁGAPE

Ubatuba - A Igreja Apostólica Ágape oferece à comunidade 26 vagas para o curso pré-vestibular “Mais que Vencedores”.
As inscrições devem ser feitas na sede da igreja do centro – Rua Cel. Domiciano, 615 – No horário comercial. (Fonte: Igreja Evangélica Ágape)

Bazar da solidariedade da SAPO-UBA

Ubatuba - A Sociedade de Apoio ao paciente oncológico de Ubatuba vai realizar em sua sede, no próximo dia 8/3 – a partir de 9h – o Bazar de Novos e Semi-novos para angariar fundos para serem aplicados para os pacientes com câncer, seja na cozinha solidária, que fornece refeições e lanches diários, seja na aquisição de medicamentos e financiamento de exames de alto custo.
As doações de roupas, móveis, utensílios, bolsas, calçados, acessórios, objetos de decoração podem ser feitas na sede da SAPO-UBA – De 2ª a 6ª feira – de 14h30 às 17h30 – à Rua Cunhambebe, 703 – no Centro de Ubatuba – SP. – Fone: 3836-2408 – www.sapouba.org.br

SEMANA DE 29/2 a 6/03/2008
Cine Porto. 3833 2066

"A Lenda do Tesouro Perdido - Livro dos segredos"
ás 16:10 - com Nicolas Cage .

"Meu nome não é Johnny."
Com Selton Mello e Cléo Pires
ás 18:30 e 21:00hs
cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Sons de Verão

No marulho das ondas
que consegue furar a distância
e a rede de obstáculos que me separam do mar;
nos passos dos pássaros sobre o telhado;
no som da vida saltado na cachoeira;
na conversa do vento com as folhas das árvores e
na pulsação do coração da bananeira.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

A Vereda dos Justos e a Arte de Viver
"Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." Provérbios 4: 18

O texto acima fala sobre o caminho dos justos. Em primeiro lugar, quem são os justos? Deus considera como justos aqueles que O buscam de todo o coração e consideram os conselhos divinos aplicando-os em seu viver; que O aceitam como Criador, Salvador e Mantenedor da vida. Salomão diz que eles são como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.
A expressão "mais e mais" é um processo de aprendizagem durante a jornada da vida. O crescimento faz parte da vida e ele não acontece de um dia para o outro. Crescimento envolve mudança e não existe mudança sem dor. O ser humano, por natureza, é resistente a mudanças, mas apesar disso, existem aqueles que o fazem, e estes são considerados sábios. Mas, infelizmente, muitos resistem a crescer preferindo ficar no terreno do acomodamento e da mediocridade. A falta de sabedoria e o medo da dor impedem o crescimento. Aquele que tem falta de sabedoria não evolui e não entende que se o mundo está em constante movimento, ninguém pode permanecer no mesmo lugar para sempre.
O sábio nunca acha que sabe tudo, e que não tem mais o que aprender. Ao contrário, com o aprendizado diário, não teme mudar de opinião ou o ponto de vista. Há, porém, uma questão muito importante a ser considerada. As mudanças do homem sábio não envolvem princípios, pois eles são eternos. Não matar, não roubar e não mentir, são princípios estabelecidos por Deus para a proteção da vida.
O saber envolve aprendizagem e o sábio está sempre disposto a aprender. A sabedoria não é privilégio de poucos, mas de todos aqueles que desejarem adquiri-la (ver Tiago 1: 5 e 6). Deus está disposto a ensinar-nos, tudo o que precisamos aprender para compreender as verdades reveladas em sua Palavra. E é através da escola da vida que Deus ensina-nos a maneira prática de entender como funciona o mundo. Portanto, pense nas atitudes que pode mudar em sua vida para crescer, pois nunca é tarde para reconhecer que existe um caminho melhor do que aquele que está seguindo.

Margareth Bravo

Fome & Sede & Energia

Tudo e, as quantidades, do que a humanidade precisa, ou precisará estará direta e, proporcionalmente, ligada ao crescimento de sua população. Assim tem sido e, assim será. Sempre! A ciência, a seu favor, contribuirá com novas descobertas e, inovações, para que ela possa utiliza-se dos verbos amenizar, descobrir, melhorar, ampliar, proteger, inovar, economizar, otimizar, aperfeiçoar, e proporcionar (dentre outros) em suas mais diferentes conjugações. Mas, para estas ações, com maior ou menos intensidade, no seu tempo e, no seu espaço, a interferência no meio será inexorável. Em qualquer ambiente que haja crescimento populacional, sempre haverá interferência no seu meio, assim como, quaisquer interferências ou alterações nos “componentes” deste ambiente, resultarão em influências a sua população. De toda forma, para a humanidade, prever (com a antecedência necessária), discutir, planejar e determinar as necessidades e quantidades energéticas, de alimentos ou mesmo qual a quantidade de água potável que será preciso daqui a um determinado tempo, é assunto exclusivo, a ser debatido em ambiente próprio, com e entre, quem tem credenciais para tanto. Dar fórum a opiniões de ambientalóides oportunistas (são sempre o mesmos), ávidos pelas luzes dos holofotes “midiáticos” é uma tripla contradição! Puro desperdício de tempo de vernáculo e, da melhor e mais pura energia.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Podem acreditar!

As obras da reforma da Rodovia Oswaldo Cruz, no trecho da serra, na região do Litoral Norte, serão reiniciadas e já têm data certa para terminar: “DEZEMBRO DE 2008”. Serão investidos cerca de R$ 30.000.000,00 (Trinta Milhões de Reais) sendo 50% dos cofres do Estado e o restante financiados pelo BIRD - Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento.
Parabéns... - Governador José Serra, pela dedicação à nossa região e pela visão de que o Litoral Norte de São Paulo pode retomar seu crescimento e tornar-se referencial turístico do Brasil e do Mundo.

TATO – Presidente do PTB de Ubatuba
www.ptbubatuba14.blogspot.com

Nota de Falecimento

A AMMA está de luto pelo passamento de Terezina Lopes de Macedo. Cabeleireira e manicure, desbravadora desta modalidade de serviço na região. Fazia seu trabalho de casa em casa, levando além da competência, o carinho e a compreensão de uma alma bondosa. Fez muitos amigos que, hoje enlutados, a levaram a sua última morada. Nascida na Maranduba, filha do pescador Chico Romão, tradicional familia caiçara. Foi em sua juventude para a capital, profissionalizando-se. Voltou com sua família para a terra natal onde moravam seus pais. Com muita dificuldade criou-seus 4 filhos. Lutou e venceu e, em agradecimento a Deus, por seus filhos criados com saúde e dignidade, adotou também uma menina, hoje com 15 anos. Deixa para todos, família e amigos, um exemplo de vida e um vazio imenso, mas sua lembrança amiga, ficará entre nós.
Nosso carinho á sua família.

Associação dos Moradores da Maranduba

Ofício

Solicitamos publique no Litoral Virtual o Ofício em anexo- que encaminhamos ao secretário de obras- em que a SABIA pede esclarecimentos à Prefeitura sobre as obras de reurbanização de Pca. Santos Dumont.
O texto do ofício é por si, explicativo.
obrigado

Georg Worth

OFICIO - 01/08
à Prefeitura Municipal de Ubatuba

Ac. Secretário de Obras
Eng. João Paulo Rolim

Assunto:
Obras de Reurbanização da Praça Alberto Santos / Santos Dumont.
Pedido de vistas ao projeto.

Em data que não sabemos precisar, no segundo semestre de 2.007. Atendendo a convite formulado por essa secretaria, reuniu-se nas dependências do hotel Maré a população residente e os comerciantes do bairro do Itaguá, para que tivessem conhecimento e opinassem a respeito do projeto de reurbanização da Praça. Foi consenso de todos, que o projeto, à aquela época apresentado pela prefeitura, deveria sofrer alterações para melhor se adequar aos interesses e necessidades da população, e preservando as características fundamentais, paisagísticas e históricas da praça pública, cuja destinação é para servir ao laser e descontração das pessoas; e histórica, onde se homenageia com um monumento, a Santos Dumont. Assim também, quanto a preservação e revitalização das árvores existentes. Foi-nos garantido que seriam consideradas as observações feitas pelos presentes e, que, antes que as obras se iniciassem nos seria apresentado o projeto final.
Ocorre senhor secretário, que as obras se iniciaram e não se cumpriu o acordo, pois a prefeitura não nos apresentou antecipadamente o projeto final. Portanto, não só as pessoas presentes àquela reunião, assim como, a população em geral, não tem conhecimento do que está por ser construído no espaço da praça que já está parcialmente em obras.
Estamos de total acordo que algo se faça para a sua revitalização. Já, que esta mesma praça, não teve das administrações públicas a atenção necessária, para que ela cumprisse seu papel social. Só se mantendo em face da dedicação de algumas pessoas.
Assim é que, a SABIÁ, na qualidade de entidade representativa dessa mesma população, vem mui respeitosamente, solicitar vistas ao projeto de reurbanização da praça, antes que as obras se concretizem.
Certos da atenção e do pronto atendimento que v.s. dará ao nosso pedido.
Firmamo-nos.
Atenciosamente.

Sociedade Amigos de Bairro do Itaguá e Acaraú

Georg Mascarenhas
Presidente do Conselho Executivo

Marly Manolio
Secretária Geral

Telefones para contato:
3834.5068 e 3832.1688
correspondência: Av. Bernardino Querido, 311 - Itaguá

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Porto Novo © Gianni D´Angelo

Praia do Porto Novo
© Gianni D´Angelo

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor