Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 04 de Março de 2008 - Nº 1925 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
Ubatuba e Estado: Fortes parcerias para erradicar analfabetismo

Caraguatatuba
O Manifesto de Brian Clark
O Teatro Mágico abre programação em Caraguá dia 8
MACC mostra exposição do Núcleo de Arqueologia de Jacareí
Caraguá ganhará mais um calçadão
Semana começa com diversas vagas de emprego no Pat de Caraguá
Adil Car é campeão do Campeonato de Futsal do Olaria
Caraguá contrata fisioterapeuta
Ciclista de Caraguá participa do Campeonato Brasileiro de Triathlon no Paraná
Sabesp abre oportunidade para jovens Aprendizes
Curso de Esperanto é aberto na cidade
Câmara retoma o Projeto do Teleférico
A Câmara e os números de Fevereiro

Ilhabela
Presidente da Câmara recebe representantes da Acri
Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela promove cursos para a comunidade

São Sebastião
Palhaços da Alegria visitam pacientes do Hospital de Clínicas
Procon soluciona mais de 90% dos casos registrados nos últimos três anos
Pagode do grupo Revelação leva 3,5 mil à Topolândia
Peças Teatrais divertem cerca de 400 pessoas no Teatro Municipal
São Sebastião terá curso de manipulação e conservação de pescado
Orquestra da USP reúne 1,5 mil na Rua da Praia
Atividades diferenciadas e integração de alunos marcam início do Projeto Cidadão Criança
Banda Municipal se apresenta em Juquehy, na Costa Sul
Seleção sebastianense e Ilhasat decidem a Copa São Sebastião
Professores aprovam novo projeto educacional da Prefeitura de São Sebastião
1º Encontro de Necessidades Especiais reúne 200 pessoas na praia do Arrastão
Concurso Público: 459 vagas em São Sebastião/ SP
Nova Diretoria do PDT

Ubatuba
ACIU ofereceu curso “Aprender a Empreender”
Cursos Fundart 2008
Sapo-Uba realiza bazar solidário
Cerimônia de Abertura do XII JORI acontecerá no dia 28
Atletas da escolinha de surfe de Ubatuba vencem na etapa do brasileiro de surfe amador
Pedreira Alta recebe programa Cidade Saudável
Prefeitura apresenta Programa “Objetivos do Milênio” à população do Ipiranguinha

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Ubatuba e Estado: Fortes parcerias para erradicar analfabetismo

Litoral Norte - A parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo propicia aos professores alfabetizadores do município de Ubatuba uma formação continuada que , com certeza, vai contribuir para uma mudança de paradigma no que se refere à didática da alfabetização e, conseqüentemente, melhorar os resultados na leitura e escrita dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, Ciclo I.
Este programa já é desenvolvido no município desde 2006, apresentando resultados satisfatórios. Contando com duas excelentes coordenadoras e formadoras, as professoras Regina Delalíbera e Akemi, e com professores muito interessados, além de um material didático de primeira linha, o sucesso do programa cresce a cada dia e no próximo ano, quando deverá ser implantado o "Ler e Escrever" no Ensino Fundamental, Ciclo I no Estado, na cidade de Ubatuba o novo programa deve deslizar suavemente, uma vez que todos os professores das primeiras séries já terão feito o curso do Letra e Vida e muitos já trabalham nessa linha, pois o "Ler e Escrever" é uma continuidade do "Letra e Vida".
Segundo o Secretário da Educação do Município Prof. Arnaldo da Silva Alves, as crianças são prioridade na administração do município, assim a parceria feita com a SEE visa participar das grandes transformações no ensino estadual. A Diretoria Regional de Ensino acompanha com satisfação o trabalho de alfabetização no município de Ubatuba e procura apoiar em tudo o que for necessário, para que haja um crescimento real da qualidade do ensino em todo o Litoral Norte.


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

O Manifesto de Brian Clark
Com Eva Wilma e Othon Bastos no Teatro Mario Covas dias 22 de março às 21h00 e dia 23 às 19h00

Caraguatatuba - É necessário antes mesmo da sinopse escrita pelo diretor Flávio Marinho a seguir, deixar claro porque o retorno de "O Manifesto" aos palcos brasileiros trata-se de uma montagem especial.
"O Manifesto" nasceu como uma grande celebração. Celebração dos vinte anos de carreira de seu produtor e idealizador do projeto, Marcelo Sebá, que em 1987 iniciava sua carreira como assistente de produção na primeira montagem da peça, na época com Beatriz Segall e Cláudio Côrrea e Castro. Celebração de amigos que se reencontram como o diretor Flavio Marinho que na versão original foi o tradutor e o estilista Walter Rodrigues, um dos maiores nomes da moda brasileira, para assinar os figurinos. E, acima de tudo, celebração do talento de Eva Wilma e Othon Bastos. Ela, dama da história televisiva. Ele, senhor do nosso cinema. Ambos, grandes nomes do teatro brasileiro.
Ao escolher o texto que trata do balanço de um general e sua esposa, Sebá pediu ao autor Brian Clark que atualizasse o contexto político, e temas como armas nucleares foram substituídos pelos conflitos do oriente médio, fazendo do roteiro além de contemporâneo, ágil e permissivo para mudanças rápidas, como aconteceu em dezembro, com a morte de Saddam Hussein. Vale lembrar que o autor é um dos ingleses mais respeitados em seu país. Exemplo disso é que sua peça De Quem é a Vida, Afinal? já esteve por aqui em 1980 e recentemente fez sucesso em Londres protagonizada por Kim Cattrall.
Marcelo Sebá participou como produtor, produtor executivo e diretor de produção de mais de 20 espetáculos: entre eles "The Best, A Besta", um dos espetáculos mais importantes do besteirol, com Pedro Cardoso e Felipe Pinheiro, "Uma Noite com Stella Miranda e Miguel Falabella", "As Mil e Uma Noites", "Imaginária" dirigido por Márcio Vianna e o premiado monólogo "Solteira, Casada, Viúva, Divorciada", com Lilia Cabral.
Em música produziu os álbuns "Da Lata" e "Raio X" e uma turnê para a cantora Fernanda Abreu. No cinema é produtor associado de "O Cheiro do Ralo", longa metragem premiado estrelado por Selton Mello e assinou a assessoria de comunicação e lançamento do monólogo "A Casa dos Budas Ditosos", que rendeu os prêmios Shell e Qualidade Brasil de melhor atriz para Fernanda Torres.
Afastado do teatro nos últimos 10 anos, Marcelo Sebá realizou respeitados trabalhos na moda brasileira, onde trouxe ícones da área como Kate Moss para desfilar no país e realizou campanhas com grandes fotógrafos e modelos. Atualmente é ainda diretor de marketing de duas das maiores marcas fashion do planeta: a Diesel e recém chegada em São Paulo, DSquared².

O Manifesto: A Dama e o General

Ele, o general Milne (Othon Bastos), é um "sir" cuja disciplina militar o colocou numa forma à qual sua sensibilidade é obrigada a se adaptar e, muitas vezes, como bom soldado, a se camuflar. Ela, sua mulher, é uma lady (Eva Wilma) cuja aparência de doce senhora esconde, na realidade, um autêntico marechal de saias, capaz de ser muito mais implacável que seu belicoso marido.
Apesar destas diferenças e sob tal jogo de aparências, os dois se entendem e estão casados há cinqüenta anos. Esta é a grande lição de tolerância, em tempos tão intolerantes, que o autor inglês Brian Clark nos dá em "O Manifesto": Saber conviver com a diferença, saber o momento de ceder, o instante de ser irredutível em prol de um projeto maior de vida - no caso, um casamento que dura cinqüenta anos.
Mas também poderia ser em defesa de um regime social. Afinal, ele é um general de direita convicto, enquanto sua fair lady é uma progressista consciente e lúcida. Entre eles, porém, existe uma indissolúvel cumplicidade e um investimento afetivo que os anos só fizeram solidificar. Muita coisa pode abalar a estabilidade da união, mas nada pode separá-los. Nem a morte. Pois como costuma acontecer nas suas peças, Clark parte de uma situação pessoal terminal para discutir um tema de âmbito social - sem abrir mão do dado humano.
A grosso modo, "O Manifesto" se desenvolve em torno desta situação básica. Uma história de características britânicas - inclusive no humor dos diálogos - mas, sem dúvida, de apelo universal. Seu êxito em diversas capitais culturais do mundo (inclusive na montagem original carioca, há vinte anos, com Beatriz Segall e Cláudio Corrêa e Castro) apenas confirma a tese. Em Londres, "sir" John Mills e Rosemary Harris viveram os papéis que, na Broadway, foram interpretados por outros dois monstros sagrados: Jessica Tandy e Hume Cronyn. Lá, no grande palco italiano do John Golden Theatre, podia-se apreciar o rigor da encenação de Peter Hall (também responsável pela montagem inglesa), que não se permitia sequer um movimento de luz, uma vinheta instrumental, nem um traço cênico mais evidente de calor humano. O espetáculo repousava, basicamente, em pequenos olhares, pausas, "tempos", sutilezas e nuances onde cada detalhe - colocado a serviço do brilhantismo de seus intérpretes - tecia uma fina tapeçaria inglesa.
A partir de uma tradução (revista e atualizada, abordando o conflito do Iraque) que "fala português", embora com aroma inglês, a proposta atual da direção é tão "brasileira" quanto possível: ninguém vai ver um espetáculo distanciado, frio ou intelectualizado. A idéia é acionar os recursos teatrais disponíveis como o som, o cenário requintadamente aconchegante de Edward Monteiro, os figurinos de bom-gosto de Walter Rodrigues e a luz outonal de Paulo César Medeiros banhando tudo e todos. Vamos mergulhar, sem pudores, no melodrama proposto por Brian Clark, criando o envolvimento emocional adequado - sem jamais perder de vista a delicadeza ou a elegância, seja ela inglesa ou brasileira.
Uma peça rica em implicações psicológicas, sociais e políticas, "O Manifesto" serve, acima de tudo, como trampolim para o brilho de dois grandes atores. Aqui, temos reunidos num mesmo palco Eva Wilma e Othon Bastos. Acho que não preciso dizer mais nada. A não ser... Divirtam-se. Por Flávio Marinho

Eva Wilma - Eva Wilma iniciou sua carreira como bailarina e pouco depois estreou na televisão e com o programa "Alô Doçura" de Cassiano Gabus Mendes foi por dez anos estrela absoluta da extinta TV Tupi. De lá para cá já são mais de 30 novelas e outros trabalhos marcantes como o seriado "Mulher", que a tornaram símbolo da televisão brasileira. Mas a artista já brilhou sob todos os holofotes: no cinema atuou em 22 filmes e contabiliza quase quarenta peças teatrais.
Aos 73 anos, o parágrafo acima é apenas um breve resumo de um ícone que dispensa apresentações: filha de alemães, a atriz estudou piano, canto, violão e se apaixonou pelo balé. Em tempos da segunda guerra mundial, lutou para continuar com as aulas de bailado, até que acompanhada de John Herbert foi a Companhia Vera Cruz e convidada para uma pequena participação em um filme de Luciano Salce iniciou de forma modesta sua carreira como atriz.
Rapidamente assinava contratos com a televisão e foi das formadoras do Teatro de Arena. No teatro estrelou peças como "Uma Mulher e Três Palhaços", "Lição de Botânica", "Sem Entrada e Sem Mais Nada", "A Megera Domada", "O Santo Inquérito", "Oh! Que Delícia de Guerra", "Rapazes da Banda", "Putz", "Pequenos Assassinatos", "Um Bonde Chamado Desejo", "Desencontros Clandestinos", "Boeing Boieng", todos sob direção de grandes nomes como Ziembinsky, Adolfo Celi e Artur Miller. Foi ovacionada na pele de uma cega na peça "Black-out" dirigida por Antunes Filho e por sua atuação em "Querida Mamãe" de Maria Adelaide Amaral e dirigida por José Wilker ganhou os prêmios Shell (RJ e SP), Moliére e Sharp. Já foi dirigida por Flávio Marinho em duas ocasiões: "Love Letters" entre 1991 e 1993 e "Um Dia das Mães" de 1999 a 2000.
No cinema fez inúmeros filmes de destaque como "Cidade Ameaçada" de Roberto Farias, "A Ilha" de Valter Hugo Kfouri, "São Paulo S.A." de Luis Sérgio Person, "Asa Branca - Um Sonho Brasileiro" de Djalma Limongi Batista e "Feliz Ano Velho" de Roberto Gervitz. Na televisão participou de clássicos de teledramaturgia como "Meu Pé de Laranja Lima", "A Viagem", "Mulheres de Areia", "Plumas e Paetês", "Ciranda de Pedra", "Guerra dos Sexos", "Roda de Fogo", "Sassaricando", "Elas por Elas", "Pátria Minha", "A Indomada" e "Os Maias".
A atriz foi casada duas vezes: com o ator John Hebert teve dois filhos e formou um dos casais mais festejados da então fervilhante imprensa brasileira. Com o também ator Carlos Zara viveu um casamento de 23 anos.

Othon Bastos - Considerado um dos nossos mais expressivos atores, Othon traz na sua "bagagem" 54 anos de profissão. Na Escola de Teatro do "Teatro Duse" de Paschoal Carlos Magno e depois na "Whebber Douglas School" em Londres, recebeu sua primeira formação. No período de 1957/59, a convite do diretor Martim Gonçalves, participou da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Ainda na Bahia, fundou com outros atores, sob direção de João Augusto, o primeiro Grupo de Teatro profissional de Salvador; "Teatro dos Novos", que construiu o Teatro "Vila Velha". Participou de todos os espetáculos encenados pelo Grupo.
Em 1968 vai para São Paulo a convite do Teatro Oficina, passando a integrar o seu elenco.Em 1971 funda, em São Paulo, com a atriz Martha Overbeck a sua Companhia, atuando em todos os seus espetáculos.
No teatro, no cinema e televisão, o ator participou de inúmeros trabalhos. Alguns deles:
No teatro: "Os Pequenos Burgueses" de Gorki, "Gallileu Galillei" de Brecht, "Na Selva das Cidades" de Brecht, "Um Grito Parado no Ar" de Guarnieri, "Ponto de Partida" de Guarnieri, "O Jardim das Cerejeiras" de Tchekhov, "Dueto Para Um Só" de T. Kempinsk.
No Cinema: "Sol Sobre a Lama" de Alex Vianny, "Deus e o Diabo na Terra do Sol" de Glauber Rocha, "Os Deuses e os Mortos" de Ruy Guerra, "São Bernardo" de León Hirshmann, "O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro" de Glauber Rocha, "Os Sermões" de J. Bressane, "Central do Brasil" de W. Salles.
Na Televisão: "Os Imigrantes" de Benedito Ruy Barbosa, "Roque Santeiro" de Dias Gomes, "Éramos Seis" de Silvio de Abreu, "Sinhá Moça" de Benedito Ruy Barbosa, "Paraíso Tropical" de Gilberto Braga.

Ficha Técnica:
Elenco: Eva Wilma e Othon Bastos
Texto: Brian Clark
Tradução e Direção: Flávio Marinho
Produção: Marcelo Sebá
Cenário: Edward Monteiro
Figurinos: Walter Rodrigues
Iluminação: Paulo César Medeiros
Fotos: Fernando Torquatto
Programação Visual: João Henrique Correia
Direção de Produção: Lílian Bertin
Produção Executiva: Thiago Guimarães
Administração: Andréa Luz

e-mails da produção:
andréa@saosebastiao.biz
melloatual@uol.com.br

Página na Internet:
www.omanifesto.com.br

O Teatro Mágico abre programação em Caraguá dia 8

Caraguatatuba - A Secretaria de Estado da Cultura lançou no dia 20 de fevereiro o programa Circuito Cultural Paulista que apresentará mais de 700 espetáculos de dança, música, teatro e circo em 50 municípios. As apresentações começam no dia 8 de março e se estendem até novembro. Caraguatatuba esteve representada pelo presidente da Fundacc, o engenheiro José Ricardo Gaspar e a Coordenadora de Dança e Diretora do Teatro Mario Covas, Cristina Neves.
O Teatro Mágico - Entrada para Raros abre a programação em Caraguá, no dia 8, às 21 horas no Teatro Mario Covas. A entrada é gratuita e os convites devem ser retirados 30 minutos antes do espetáculo.
O Circuito Cultural Paulista pretende desempenhar um papel importante na formação de público e permitir que as cidades do interior possam ter uma programação cultural regular durante todo o ano. Destacou também que artistas premiados pelo PAC, com trabalhos de grande qualidade, também se apresentarão no Circuito.
Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, através da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (UFDPC), em parceria com as prefeituras dos municípios, o Circuito Cultural Paulista tem como objetivo possibilitar a circulação de espetáculos culturais por todo o Estado e a democratização do acesso à cultura, pois todas as apresentações são gratuitas.
Para tanto, todas as cidades envolvidas no projeto receberão, pelo menos, um evento cultural por mês, para gerar uma programação regular e estimular o interesse e a formação de público. Caraguatatuba já tem sua programação para os meses de março e abril:
Dia 8 de março, às 21h00 O Teatro Mágico no Teatro Mario Covas.
"O Teatro Mágico: Entrada para Raros..." é um projeto musical que reúne elementos do teatro, do circo, da poesia, da dança, da literatura e do cancioneiro popular tornando possível a junção de diferentes segmentos artísticos num mesmo palco - seja com a presença de trapezistas, atrizes, poetas, malabaristas, monociclos, perna-de-pau e até pirofagia.
A maquiagem e o figurino clown dos músicos trazem à tona a idéia do "personagem interno" escondido em cada um de nós. As canções do Teatro mágico - quase todas de autoria de Fernando Anitelli - falam das situações do cotidiano, das impressões sobre o dia-a-dia, do olhar da gente sobre o outro e sobre o mundo. E assim temos a história do mar que se apaixona por uma menina, a sereia sentada na pedra mais alta e a sorte vinda num realejo!!
Bem-vindos ao Teatro Mágico!
Já no dia 23, também às 21h00 é a vez de A Vida é Mágica - Rocan Circo, de Milton Ferreira dos Santos na Praça Dr. Cândido Motta.
Em abril, dia 12, às 21h00 acontece o espetáculo Louco para Amar do Grupo Já de Teatro no Teatro Mario Covas. E no dia 26, às 21h00 também no Teatro Mario Covas é a vez do show musical Comadre Fulozinha. Os espetáculos são gratuitos e o público deve retirar os ingressos 30 minutos antes do espetáculo. O Teatro Mario Covas fica na Av. Goiás, 187, no Indaiá. (Fonte: Fundacc)

MACC mostra exposição do Núcleo de Arqueologia de Jacareí

Caraguatatuba - A Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e a Prefeitura Municipal apresentam no MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba a exposição Núcleo de Arqueologia de Jacareí. Aberta no dia 21 de fevereiro a exposição fica em cartaz até dia 13 de abril. A realização é do Núcleo de Arqueologia da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu. Em Caraguatatuba, a responsável pela montagem da exposição foi a mestra em arqueologia ,Claudia Moreira Queiroz.
A visitação é de terça a domingo, das 10h00 às 18h00. A entrada é franca. As escolas e grupos podem agendar visitas guiadas pelo telefone 12 3883 9980 ou 3883 9188. O MACC fica na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no centro de Caraguá.
A mostra é fruto de pesquisas em Jacareí e traz material referente à pré-história brasileira, período paleoíndio e também no período referente às fazendas do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Arqueologia é uma ciência que tem por objetivo estudar os vestígios culturais de sociedades pretéritas. A partir de pesquisas realizadas em sítios arqueológicos foi possível coletar uma grande variedade de materiais - cerâmica, louça, vidro, metal, ossos, lítico - e saber quais os grupos ocuparam determinados locais e a maneira como se organizavam, os recursos de que dispunham para sobreviver, seus rituais e elaborações artísticas, em suma, seu modo de vida.
Um dos primeiros projetos de pesquisa realizado no município de Jacareí foi em 1991, no Sítio Santa Maria. Em 1997, a Fundação Cultural deliberou pelo estabelecimento de Políticas Públicas, que além de promoverem o salvamento desse sítio, permitiram unir preservação com planejamento urbano, adotando uma série de medidas objetivando impedir quaisquer tipos de intervenções nos sítios arqueológicos antes de uma pesquisa prévia. Com a adoção de tais medidas, tornou-se possível a identificação e pesquisa de mais de quatro sítios arqueológicos: Sítio Pedregulho, Sítio Mirante do Vale, Sítio Villa Branca, Sítio Light.
Todo esse material poderá ser visitado até dia 13 de abril no MACC. Convide seus amigos e agende sua visita. Prestigie a cultura de sua região! Vá ao museu. (Fonte: Fundacc)

Caraguá ganhará mais um calçadão
Obra está quase concluída e deverá ser entregue no aniversário da cidade

Caraguatatuba - A população de Caraguatatuba contará em breve com mais uma opção de lazer no município. Um novo calçadão, que liga a avenida Miguel Varlez até a Oswaldo Cruz, e depois segue para a avenida Anchieta está em fase final de construção.
Antigamente, o local tinha um córrego sujo, com matos, bichos e escuro. Desde o segundo semestre de 2007 está sendo feita a canalização do córrego. Foi construída uma galeria de águas pluviais, para melhor vazão de água, o que evitará enchentes, e permitirá ser feito um novo calçadão, com iluminação e paisagismo, para além de embelezar, garantir a segurança daqueles que trafegam por aquelas ruas.
O secretário de obras de Caraguá, Raul Pesci Júnior, contou que a princípio só seria feita a canalização, visando o melhor escoamento da água. Após análises, foi criada a possibilidade de ampliar o projeto, criando em cima, uma espécie de boulevard. "Aproveitamos esse espaço, que permitiu a idéia de criarmos mais uma opção de lazer aos munícipes e turistas", disse Raul.
O prefeito José Pereira de Aguilar afirmou que essa mudança será um ganho para a região Central. "Essa área era abandonada e a preocupação da administração foi não só torná-la freqüentável, mas também um local com mais condições de segurança e conforto a toda população", comentou.
Segundo o secretário, a obra estará concluída até o mês de abril, sendo entregue na comemoração do aniversário de Caraguatatuba. O trecho urbanizado é de aproximadamente 200m. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Semana começa com diversas vagas de emprego no Pat de Caraguá

Caraguatatuba - O Pat/Sine - Posto de Atendimento ao Trabalhador/Sistema Nacional de Emprego de Caraguá conta com diversas vagas de empregos. O órgão trabalha em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Administração e capta vagas disponíveis com os empresários do município, para dar oportunidade às pessoas para uma recolocação no mercado de trabalho.
Quem estiver à procura de uma vaga de emprego, o Pat está com vagas para montador de vidros, mecânico de bicicletas, auxiliar de escritório, ajudante de cozinha, engenheiro civil, motoboy, servente de pedreiro, cabeleireiro, manicure, vidraceiro, instalador de som e acessórios de veículos, instalador de insulfilme, motorista de caminhão, técnico em contabilidade, operador de retroescavadeira, babá, desenhista de móveis, auxiliar de enfermagem, inspetor de soldagem, empregada doméstica, corretor de imóveis, camareira de hotel, montador de computador e equipamentos, auxiliar administrativo de pessoal, passador de roupas, balconista de loja, motorista de furgão ou veículo similar, pizzaiolo, acompanhante de idoso, balconista de lanchonete, jardineiro, açougueiro, recepcionista atendente, médico psiquiatra, cozinheiro, vendedor em domicílio, contador, digitador, tapeceiro a mão, pintor de casas, mecânico de auto em geral, mecânico eletricista de automóveis, representante comercial autônomo e professor de gestão.
Para se candidatar a uma das vagas, a pessoa terá que comparecer no Pat de Caraguá munidos de documentos. O Pat fica na rua Taubaté, 52, bairro Sumaré. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3882-3237. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Adil Car é campeão do Campeonato de Futsal do Olaria

Caraguatatuba - Após muita emoção em um jogaço digno de final de uma competição, a equipe do Adil Car bateu nos pênaltis o União Olaria e se sagrou campeã do Campeonato Municipal de Futsal do Núcleo do Olaria.
Na grande decisão, uma partida emocionante que terminou empatada em 4 a 4 no tempo normal, com gols de Diego Scarpante, Coxinha (2) e Reginaldo para o Adil Car, e João Paulo (2), Charles e Edson para o União.
Na preliminar, o Sertão dos Tourinhos fez 7 a 5 no time do Geração Primo e ficou com a terceira colocação do campeonato, que teve Diego Alves do Adil Car como o artilheiro do certame, com nove gols. O arqueiro menos vazado também foi da equipe campeã. César com 12 tentos sofridos levou o prêmio. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá contrata fisioterapeuta
Com os novos profissionais, a expectativa é que em 45 dias seja atendida a demanda reprimida e o serviço de fisioterapia no município normalizado

Caraguatatuba - Para atender a demanda reprimida no serviço de fisioterapia, a Prefeitura de Caraguá, por meio da SESAU - Secretaria Municipal de Saúde, contratou três novos fisioterapeutas.
Com a aquisição dos profissionais, a expectativa da Secretaria de Saúde é de que em 45 dias toda a demanda seja atendida e os serviços normalizados. "Tínhamos quatro fisioterapeutas e tivemos a necessidade de convocar mais três, que foram aprovados no último concurso público para a área da saúde", disse o secretário Olegário Alves dos Santos, que acrescentou ainda que a demanda aumentou muito nos últimos 24 meses.
A Prefeitura vem procurando melhorar os atendimentos na área da saúde, para isso adquiriu equipamentos de última geração, como por exemplo, os aparelhos de eletroencefalograma, de ultra-sonografia e recentemente o de endoscopia, que já está em funcionamento na sala de cirurgia da UBS - Unidade Básica de Saúde, do Porto Novo, além de dar suporte à Santa Casa, com a compra de equipamentos essenciais, como o ôximetro e o respirador, entregues recentemente para atender as emergências do Pronto Socorro. Atendemos também um antigo pedido dos médicos ortopedistas da Casa de Saúde Stella Maris com o arco cirúrgico.
"A saúde que temos não é a ideal. O setor está ruim em todo o país, mas aqui em caraguá estamos fazendo de tudo para levar um melhor atendimento para nossos munícipes. Sabemos que ainda falta muita coisa para melhorar, porém temos vontade, o que nos falta é o recurso", enfatizou o prefeito José Pereira de Aguilar. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Ciclista de Caraguá participa do Campeonato Brasileiro de Triathlon no Paraná

Caraguatatuba - O biker caraguatatubense Carlos Gasparini esteve no final de semana na cidade de Caiobá, estado do Paraná, onde participou do Campeonato Brasileiro de Long Distance. A prova aconteceu no domingo, dia 2 de março.
De acordo com o atleta, a largada foi na Praia Mansa, em um trecho de 1.900 metros de bike, que foi concluído em 41 minutos; nos 90 quilômetros de corrida o atleta completou a prova em 2h48 e na natação, que teve 21 quilômetros, Gasparine finalizou a disputa em um tempo de 2h23, completando as três etapas em 5h32 de competição.
Ele acrescentou ainda que na natação perdeu 5 minutos, pois teve problemas e acabou engolindo água, que tinha óleo deixado pelos jetsky que faziam o resgate de outros atletas, o que o deixou com a sexta colocação. "O 5º colocado terminou a competição com apenas 1 minuto e 30 segundos na minha frente", disse.
A equipe ciclismo de Caraguá conta com o apoio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação; AMEC - Associação Módulo de Educação e Cultura; Loja J.Bike; Associação de Ciclista de Caraguá; Geomater Farmácia de Manipulação; Beach Energy; Pont Motos; Power Bar; Forma Atlética Academia; Lima Letras; Zimmerman; Niponet; Auto Posto Marelli; Cia do Crepe; Vídeo Shopping; Cine Caraguá; JPR Auto Peças; JBL Turismo e Café Eletrônico. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Sabesp abre oportunidade para jovens Aprendizes
Caraguatatuba terá 11 vagas para aprendizes que cumprirá uma carga horária de 40 horas semanais, sendo 32 práticas e 8 teóricas, num curso de Aprendizagem Industrial para Formação de Agente Administrativo oferecido pelo SENAI

Caraguatatuba - A SABESP está com inscrições abertas do concurso para Aprendiz no curso de Aprendizagem Industrial para Formação de Agente Administrativo, em um convênio entre a estatal e o SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, que oferece o curso, onde o aprovados terão vagas reservadas e devem estar obrigatoriamente matriculado no ato da contratação. As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de março, pela internet no www.esppconcursos.com.br, e a taxa é de R$ 14,40 (quatorze reais e quarenta centavos).
O concurso preencherá 551 vagas de aprendizes e Caraguatatuba terá 11 vagas. O interessado deve ter idade entre 14 anos e 21 anos e sete meses. Os aprovados terão remuneração de um salário mínimo, por 40 horas trabalhadas, sendo 32 horas práticas e 8 horas teóricas, benefícios como assistência médica, vale refeição, vale transporte e seguro contra acidentes pessoais e o contrato é de 24 meses. Os aprendizes não serão efetivados pela Sabesp.
A aplicação das provas acontecerá no dia 20 de abril. Para mais informações o interessado deve acessar o site www.esppconcursos.com.br, onde se encontra o edital do concurso. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Curso de Esperanto é aberto na cidade

Caraguatatuba - O Karaguatatuba Esperanto-Grupo, com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, informa que o curso de 2008 terá início nas Oficinas da Fundacc, à rua Santos Dumont 140, no centro. Amanhã, para inscrições e informações, estarão à disposição no local os instrutores Rita Elisabeth Barreto e Mauricio Monken Gomes.
O investimento é apenas do material didático (livro texto e dicionário) e as aulas acontecerão às quintas-feiras das 19 às 21:00h, com início no dia 6. Público alvo: toda pessoa interessada, maior de 12 anos.
Esperanto, conhecida como língua universal, é um idioma útil do ponto de vista técnico e científico. É uma língua precisa e flexível, tem vocabulário simples e, ao mesmo tempo, versátil para criação e adaptação de infinitos vocábulos novos, sem dialetização. Aprender o Esperanto causa um efeito pedagógico facilitador, pois aumenta a rapidez de aprendizado em pelo menos 20%. Isso foi provado pela Universidade de Paderborn, na Alemanha. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara retoma o Projeto do Teleférico
Primeira Sessão Ordinária do mês tem Tribuna Livre

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba reúne-se nesta terça-feira - 4 de março, a partir das 19h30 em seu plenário para a realização da sua 5ª Sessão Ordinária semanal, com apenas 3 (três) projetos em sua Ordem do Dia. O projeto do Teleférico volta a pauta para discussão e votação.
O projeto autorizativo, de autoria do Executivo, que outorga em regime de concessão a operação do Teleférico, precedida das obras de execução em área pública volta a Ordem do Dia no Legislativo. A propositura havia sido adiada por uma sessão, a pedido do líder do Prefeito Aguilar (DEM) na Câmara, o Vereador Juarez Pereira Pardim (DEM), em decorrência da falta de 2 (dois) Parlamentares na sessão da semana passada. Pardim ficou temeroso que a falta dos Vereadores pudesse comprometer a votação do projeto.
O Teleférico é uma das obras mais esperadas da atual administração, pois resultará numa ação turística das mais ousadas, com Caraguatatuba sendo pioneira neste tipo de equipamento na região. O Teleférico mais próximo do município está em Campos do Jordão, uma Estância Climática e Turística.
O projeto "Nota Fiscal dá Prêmio", de autoria do Vereador Omar Kazon (PR) também volta a pauta da Câmara. A propositura não foi votada na semana anterior devido a falta do Parlamentar na Sessão Ordinária semanal de 26 de Fevereiro.
O último projeto da noite tem a autoria do Vereador Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB) e dispõe sobre a prioridade do exame de Mamografia aos usuários da rede pública municipal de Saúde. O Vereador é membro da Comissão Permanente de Saúde do Legislativo.
Por ser a primeira Sessão Ordinária do mês acontece a Tribuna Livre "Vereador Pérsio Brasil Arruda", que terá o cidadão Valmir Ferreira de Aranda, que irá solicitar obras para o Jardim Gaivotas e Ponte Seca.
As Sessões Ordinárias semanais do Legislativo local estão sendo transmitidas gratuitamente pela Rádio Oceânica de Caraguatatuba, através dos seus 670 Khz ou pelo site da emissora na Internet, através do endereço www.radiooceanica.com.br  , clicando na janela "Rádio On Line". (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

A Câmara e os números de Fevereiro
Segundo mês do ano já apresenta aumento na produção

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba, através de sua Assessoria de Comunicação divulga os números da Produção Legislativa no mês de Fevereiro. Este balanço mostra um nítido aumento em relação ao mês de janeiro.
Em Fevereiro a Câmara Municipal de Caraguatatuba protocolizou 83 documentos de diversos tipos, como: 18 Projetos de Lei, 3 Projetos de Decreto Legislativo, 1 Projeto de Resolução, 2 Projetos de Lei Complementar, 18 Requerimentos, 5 Moções, 1 Documento Diverso e 35 Indicações.
Estes documentos têm a autoria tanto dos Vereadores como do Poder Executivo e o fato de terem sido protocolados no mês anterior é garantia de que foram analisados pelas Comissões Permanentes, porém, nem todos foram discutidos em plenário, votados, aprovados ou vetados, podendo o mesmo estar em trâmite no setor de Expediente do Legislativo.
Foram registradas 180 Presenças em Fevereiro, resultado de uma Sessão Especial de Prestação de Contas, 2 Sessões Ordinárias e uma Sessão Extraordinária, com uma média de 45 pessoas/sessão. O maior número registrado em Fevereiro foi da Prestação de Contas do Prefeito Aguilar (DEM), com cerca de 120 pessoas presentes.
Ao mesmo tempo os Parlamentares atenderam a 295 contribuintes no mês anterior, perfazendo uma média de 29,5 atendimentos por Vereador ou 15,52 pessoas/dia, para um mês anterior com 19 dias úteis.
Os números de Fevereiro mostram um nítido acréscimo em relação a janeiro e seguirão com aumento, pelo menos este ano, até o mês de junho, com queda na produção a partir de julho, quando se inicia a campanha eleitoral visando às eleições municipais de outubro deste ano. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Presidente da Câmara recebe representantes da Acri

Ilhabela - O presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, Professor Joadir Luiz Capucho (PTB) recebeu as representantes da Acri (Associação Creche de Ilhabela).
Durante o encontro a diretora técnica e pedagógica da Acri, Maria Catarina de Camargo Roefero, agradeceu ao presidente da Câmara o empenho dedicado às obras emergenciais de reparo em uma das unidades da entidade, no Itaquanduba, e na Creche “Terezinha de Jesus Ferreira”, na Barra Velha.
Em maio do ano passado, acompanhado da diretora Catarina e pela secretária da Acri, Ofélia Corrêa, o vereador Joadir conheceu o trabalho pedagógico desenvolvido por sua equipe e alguns problemas a serem resolvidos em relação à estrutura das duas creches e se comprometeu a buscar soluções. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela promove cursos para a comunidade

Ilhabela - O Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela promove cursos para a comunidade, a partir desta segunda-feira, 03.
As inscrições estão abertas para todos os interessados com idade a partir de 15 anos.
Informação através do tel.: 3895-8833, com Márcia Garcia .
Cursos:
Iniciação ao Corte e Costura - 2as. e 4as. – manhã ou tarde.
Iniciação a Informática - 2as, 4as. e 6as. feiras – tarde e noite
Manicure - 3as. e 5as feiras – manhã ou tarde
Bijuterias - 3as. e 6as. feiras – manhã
Bordado em pedraria - 4as. feiras – tarde
Pintura em tecido - 4as. feiras – tarde
Crochê e Fuxico - 6as. feiras – duração de 3 meses
5as feiras - tarde
Prefeitura Municipal de Ilhabela
Assessoria de Comunicação
Tel.: (12) 3896 9200 r. 9213 / 9266 PMI. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Palhaços da Alegria visitam pacientes do Hospital de Clínicas

São Sebastião - O Projeto Palhaços da Alegria, desenvolvido pela Pró-Saúde, empresa que faz a gestão dos centros médicos por meio de convênio com a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, realizou, no último sábado (1º/3), mais uma visita aos pacientes do Pronto Socorro Central e do Hospital de Clínicas de São Sebastião. Eles chegam com maquiagem, roupas e acessórios com o objetivo de levar descontração e muito carinho aos internos.
Durante duas horas o grupo, composto por seis voluntários da cidade, entre eles, pedagogos formados e em formação, percorre os corredores, entra nos quartos e faz sorrir e chorar de emoção todos os pacientes das diversas alas, como maternidade e pediatria, com diversas brincadeiras, além de truques de mágicas, canções e muita piada.
De acordo com a diretora de relações da Pró-Saúde e a idealizadora do projeto, Claudia Silva, a iniciativa foi baseada no "Doutores da Alegria", existente em diversas cidades do país. Ela explica que o objetivo é humanizar e tornar menos estressante a permanência dos pacientes no hospital. "Eles gostam e elogiam esse trabalho, pois mexe com a emoção de cada um".
Ainda segundo Claudia existem estudos para a realização de outros projetos. "Queremos que os internados se sintam bem e com a auto-estima bem elevada, pois acreditamos que isso ajuda muito na recuperação deles".
Para o paciente José Roberto Cardoso, 56 anos, que recentemente passou por uma cirurgia, a visita dos "palhacinhos" ajuda a se recuperar com mais disposição. "Estou internado aqui há algum tempo e espero com grande ansiedade o sábado para receber a visita deles", disse.
Já para o funcionário do Hospital e coordenador do Palhaços da Alegria, David Silvestre, é muito gratificante ver a expressão de felicidade dos pacientes quando a equipe chega. "Poder levar um pouco de alegria a essas pessoas e seus familiares é o que realmente importa".
O projeto "Palhaços da Alegria" iniciou em janeiro de 2008 e é realizado aos sábados. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Procon soluciona mais de 90% dos casos registrados nos últimos três anos

São Sebastião - O Procon (Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor) de São Sebastião informa que solucionou, nos últimos três anos, 92,49% dos casos registrados no órgão. Desse total, apenas 7,51% ficaram sem solução e tiveram de ser direcionados a outras áreas competentes.
Segundo o coordenador, Christian Emmanuel Pinto Abendroth, o Procon resolveu 21.451 situações, sendo que 153 casos estão em processo e 1.000 foram encaminhados ao Poder Judiciário ou para a Delegacia de Polícia a fim de se verificar as providências cabíveis.
Em média, o número de atendimento foi de 32 por dia realizado em 722 dias úteis.
Dentre os trabalhos realizados estão a publicidade em rádios, jornais e revistas de alertas à população acerca dos diversos temas relacionados ao consumo; reuniões; palestras; cursos; encontros e fóruns regionais; participação em todas as edições do projeto "Vivação Cidadania" e nos locais onde existia assunto ligado a questão.
O Procon ingressou, ainda, com três ações civis públicas, sendo contra as empresas Donanfer, SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) e Dersa.
Consultas e reclamações nas áreas de alimento, saúde, habitação, produtos, serviços, assuntos financeiros, fiscalização, dentre outras, podem ser feitas na rua Sebastião Silvestre Neves, 152, no Centro, ou pelo telefone (12) 3892.1639. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Pagode do grupo Revelação leva 3,5 mil à Topolândia

São Sebastião - Mais de 3,5 mil pessoas compareceram à Rua da Mangueira, na Topolândia, em São Sebastião, para conferir pagode do grupo Revelação no último domingo (2/3). Por pouco mais de uma hora, os músicos sacudiram os presentes com sucessos que se tornaram marca registrada de sua trajetória musical, como "Deixa acontecer" e "Grades do Coração". Os novos hits que integram o álbum "Velocidade da Luz" também estavam "na boca do público", que foi ao delírio com a música "A pureza da Flor" e o pout-pourri de partidos altos. O show integra a programação de aniversário da cidade, que completa 372 anos de emancipação político-administrativa no próximo dia 16/3.
Até o final do mês, os munícipes e visitantes da cidade podem conferir outros shows de renome nacional, como o cantor Latino, que se apresenta no dia 15/3 (sábado), às 23h no campo de futebol da praia da Enseada, os sertanejos Bruno e Marrone, que prometem estremecer a Rua da Praia no dia do aniversário de São Sebastião: domingo (16/3), no mesmo horário e a banda Tribo de Jah, que vai levar muito reggae à praia de Maresias, no dia 22/3 (sábado), a partir das 23h.
A programação completa do aniversário de São Sebastião, com atrações culturais e esportivas está disponível na homepage oficial da Prefeitura: www.saosebastiao.sp.gov.br

Peças Teatrais divertem cerca de 400 pessoas no Teatro Municipal

São Sebastião - No último sábado (1°/3), dando início às comemorações de 372 anos de emancipação político-administrativa de São Sebastião, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), promoveu a apresentação de duas peças teatrais. A Companhia Trapiche foi a responsável pelos dois espetáculos, que levaram aproximadamente 400 pessoas para assistir "Os três porquinhos", voltada ao público infantil, e "O auto da barca do inferno", para os adultos.
A peça infantil contou a história de três porquinhos que estavam cansados de viver em aventuras e resolvem montar três casas para o conforto e segurança. O lobo mau aparece enquanto eles estão construindo as residências e decide aprontar com os porquinhos.
Já "O auto da barca do inferno", obra do autor português Gil Vicente, resgatou um clássico do humanismo português. À margem do portal onde passam as almas que acabaram de chegar, um anjo e um diabo aguardam quem vão levar para seus devidos "lares". De forma irônica, o "Diabo" faz a platéia repensar suas atitudes, passar mensagens ao longo do espetáculo, além de provocar risos com as suas peripécias.
O morador sebastianense Carlos Batista, 35 anos, adorou "O auto da barca do inferno". "Foi uma peça maravilhosa, com os atores utilizando a linguagem da época em que foi escrita e ao mesmo tempo fez com que o público entendesse o conteúdo", disse Batista.
No próximo sábado (8/3), a atração do Teatro Municipal será a Companhia de Dança Cisne Negro, com ingresso solidário de R$ 5, que será revertido para Associação de Amparo à Mulher Sebastianense (AAMS). Mais informações pelo telefone (12) 3892-4489. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião terá curso de manipulação e conservação de pescado

São Sebastião - No próximo dia 17 de março de 2008, das 8 às 18h, no Centro Integrado Profissionalizante (CIP), localizado no bairro da Topolândia, região central, a cidade de São Sebastião oferecerá um curso de manipulação e conservação de pescado a ser ministrado pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) e Instituto de Pesca. A iniciativa faz parte do Plano de Ações elaborado pela equipe de (DRS) Desenvolvimento Regional Sustentável, que tem a participação da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Divisão de Pesca, Banco do Brasil, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Colônia Z-14, entre outros.
O DRS é a estratégia de negócios do Banco do Brasil que prevê o apoio da instituição à classe pesqueira na busca de soluções de todos os problemas enfrentados pelos pescadores, desde a alfabetização até a comercialização final do pescado. A equipe apoiará tarefas que atendam ao tripé de sustentabilidade e seja economicamente viável. A atividade, além das receitas para cobrir despesas, deve gerar excedentes que agreguem qualidade de vida a categoria. O trabalho não deve utilizar mão-de-obra escrava e infantil nem existir concentração de renda (assim entendida a participação exploradora do atravessador, que compra por preços escorchantes do produtor e revende a preço de mercado). A atividade também não deve gerar resíduos sólidos, líquidos ou gasosos poluidores, devendo ser tratados adequadamente na hipótese de serem criados. O trabalho deve ser, ainda, culturalmente diversificado, ou seja, a vocação natural da comunidade tem de ser respeitada e incentivada como forma de valorizar as manifestações culturais locais.
Além do curso, estão previstas outras ações de capacitação como, por exemplo, mecânica, manutenção, carpintaria e navegação; alfabetização; desenvolvimento de lideranças; definição de preço de venda no comércio; treinamento das diretorias da cooperativa e da Colônia de Pesca em gestão e empreendedorismo; uso sustentável dos recursos naturais, efluentes, emissões de poluentes e materiais não degradáveis, dentre outras. Atividades como levantamento estatístico de toda a produção pesqueira no município, melhoria da infra-estrutura (energia elétrica, água tratada, esgoto e reforma das casas nas ilhas), aquisição de câmara e caminhão frigorífico, fábrica de gelo, central de óleo e diesel, melhorias nas condições sociais (escola, assistência médica nas ilhas), concessão de financiamentos para reforma e ou aquisição de barcos e de apetrechos de pesca, obtenção de selo SIF, ampliação da assistência técnica e dos órgãos ambientais, crédito de capital de giro, adoção de novas tecnologias, também serão tratadas. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Orquestra da USP reúne 1,5 mil na Rua da Praia

São Sebastião - A Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp) foi a grande atração do último sábado (1º/3), na Praça de Eventos da Rua da Praia, em uma apresentação ao ar livre, que abriu as comemorações dos 372 anos de emancipação político-administrativa de São Sebastião. O evento foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com o Centro de Biologia Marinha (Cebimar) da USP.
Cerca de 1,5 mil pessoas aplaudiram o espetáculo que apresentou música clássica e erudita, além de uma homenagem ao compositor brasileiro Heitor Villa Lobos. A Osusp estava com sua formação completa e teve a presença de Wellington Nogueira, dos "Doutores da Alegria", que fez intervenções teatrais durante a execução das músicas, visando o entendimento do público na essência de cada canção.
O maestro Carlos Moreno disse que foi uma grande alegria retornar a São Sebastião e destacou o potencial da Rua da Praia. "O espaço construído pela Prefeitura é um monumento que todos devem cuidar. Poucas cidades do Brasil têm uma administração competente como São Sebastião que oferece este local privilegiado", afirmou o regente.
O casal de Jundiaí Tadeu Ramos e Maria Aparecida Ramos revelaram que foi a primeira vez que assistiram uma orquestra ao ar livre. "O Brasil precisa de incentivos à música de qualidade como esta apresentação", disse Ramos, 54 anos. "É a segunda noite que curtimos na Rua da Praia e o espaço é maravilhoso", afirmou Maria, 41 anos.
A programação de 372 anos de emancipação político-administrativa de São Sebastião segue no próximo fim de semana com várias atrações que podem ser conferidas no site www.saosebastiao.sp.gov.br  ou pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Atividades diferenciadas e integração de alunos marcam início do Projeto Cidadão Criança

São Sebastião - O Projeto Cidadão Criança, localizado no bairro de São Francisco, retomou nesta segunda-feira (3/3), as atividades destinadas a 32 crianças entre 7 e 11 anos da comunidade, que envolve também o Morro do Abrigo. O monitoramento é feito pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh). A execução é viabilizada através de uma parceria entre a Associação Sebastianense de Promoção Social e a Setradh.
O Projeto sofreu uma reformulação proposta pela Setradh e agora conta com nova coordenação. De acordo com a assistente social responsável pelo "Cidadão Criança", Irma Carretoni Puertas, o Projeto vai desenvolver várias atividades culturais e educacionais. "Pedimos o apoio da comunidade e das famílias, já que após estruturar o local vamos abrir novas inscrições", explicou.
As crianças vão passar nesta semana por atividades diferenciadas, objetivando a integração dos alunos. Segundo a coordenadora do "Cidadão Criança", Monica Nascimento, a expectativa para 2008 é de que os anseios da comunidade local sejam atendidos no que diz respeito a uma educação de melhor qualidade. "O Projeto visa atender as crianças no período em que não estão na escola, afastando-as das ruas", afirmou Monica.
Para mais informações, a sede do Projeto fica na Rua José do Patrocínio, 88, São Francisco. O telefone de contato é o (12) 3862-2761. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Banda Municipal se apresenta em Juquehy, na Costa Sul

São Sebastião - No último sábado (1º/3), a Banda Municipal Maestro Manoel Ladislau de Matos, dirigida pelo regente Almir Clemente, se apresentou para aproximadamente 100 pessoas, entre moradores e turistas, no bairro de Juquehy, na Costa Sul de São Sebastião. A apresentação ocorreu na praça "Antônia Demertide de Jesus", localizada entre a avenida Mãe Bernarda e a praia, em comemoração aos 372 de emancipação polícico-administrativa de São Sebastião, que acontece no dia 16 de março.
"A apresentação foi muito boa. Fizemos o possível para que a música chegasse bem aos ouvidos dos presentes", avalia Clemente. O repertório incluiu marchas e dobrados, além de música popular brasileira, samba e ritmos nordestinos e americanos.
A Banda é composta por aproximadamente 35 componentes que tocam instrumentos como clarinetes, saxofones, trombones, trompetes, contrabaixos e percussão.
O próximo bairro a ser visitado pelo grupo é Boiçucanga, também na Costa Sul. A apresentação será no dia 15 de março, a partir das 20h, na praça da Mentira. Já no dia 29 de março é a vez do bairro Topolândia, na região central.
Os músicos também se apresentam todos os domingos, às 19h, em frente à Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), localizada na Rua da Praia, no Centro. A apresentação só não acontece quando houver algum evento cívico, de acordo com o calendário oficial do município. Em caso de chuva, a banda toca para o público dentro do pátio da Sectur.
Informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3892.4722. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Seleção sebastianense e Ilhasat decidem a Copa São Sebastião

São Sebastião - O campo de futebol de areia da Rua da Praia, localizado na região central do município, será o cenário nesta terça-feira (4/3) da decisão da 2ª Copa São Sebastião de Beach Soccer Feminino. O duelo será realizado, às 20h, entre a Seleção sebastianense e Ilhasat, que prometem agitar os torcedores.
Já um pouco mais cedo, às 19h, ocorre a decisão da terceira colocação do campeonato entre Ájax/Canto do Mar e Colinas. Além da premiação para os três primeiros colocados, a competição premiará a equipe mais disciplinada e a melhor jogadora, com o Troféu Imprensa Livre.
A 2ª Copa São Sebastião de Beach Soccer Feminino é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de esportes (Seesp). (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Professores aprovam novo projeto educacional da Prefeitura de São Sebastião

São Sebastião - O teatro de São Sebastião ficou lotado na última sexta-feira (29/2) durante a apresentação do Projeto de Educação Tecnológica – Lego Education. Na ocasião, a metodologia foi explicada pela representante da Lego, a pedagoga Carmem Maciel.
A secretária da Educação, Marilene Ramachotti, disse que o objetivo é oferecer melhores condições para pesquisa e trabalhar com outros materiais de forma a despertar o interesse dos alunos. "O sonho de preparar as escolas, de se adequar às mudanças radicais seta se concretizando", afirmou.
Para o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, agora é tempo das coisas acontecerem na cidade e a Educação é uma prova da evolução no setor. "Vi ansiedade em muitos olhos, mas hoje a situação é muito melhor. Ele ressaltou que foi colocado em prática o Plano Municipal de Educação, que estava parado há 17 anos, construiu mais 50 salas de aula e as 50 escolas do município recebem atenção especial com cobertura das quadras e implantação de laboratórios de informática. "Ainda propiciamos os mais diferentes cursos, worshops para os professores. Nos últimos três anos a Prefeitura investiu mais que os 25% do orçamento determinados para a Educação".
Com relação ao novo projeto educacional, ele acrescentou que "espalhado, os brinquedos Lego podem não ter um significado, mas unidos, podem ligam o aluno ao mundo".
O Projeto Lego Education vai proporcionar aos alunos da rede municipal de ensino do 1º ao 9º ano ensinamentos teóricos e práticos de mecânica, engrenagem e robótica divididos de acordo com os ciclos de ensino.
Os alunos do 1º ao 3º ano vão trabalhar com o "Kit de Ciência e Tecnologia na Infância", que possui peças inquebráveis e podem ser usadas de várias maneiras, visando desenvolver nas crianças aptidões criativas e habilidades de solução de problemas.
Os estudantes do 4º e 5º ano terão o Kit de "Mecanismos Simples e Motorizados" e vão aprender conceitos de estruturas, forças, níveis, engrenagens, roldanas, rodas, eixos e mecanismos simples e motorizados.
Já os do 6º ao 9º ano vão operar com Robótica no Kit "Lego Mindstorms – Robótica" que tem o intuito de fazer com que os alunos, por meio dos desafios propostos, sejam capazes de buscar soluções de problemas.
Além dos kits, a Lego vai fornecer material didático pedagógico com conceitos e situações-problema para facilitar o aprendizado em outras disciplinas relacionadas do horário de aulas. Os materiais promovem o trabalho em equipe.
O Projeto de Educação Tecnológica – Lego Education é fundamentado nos quatro Pilares da Educação, pautado na metodologia de contextualizar, construir, analisar e continuar, favorece o trabalho em equipe, valoriza a aprendizagem e a divisão de responsabilidades, competências fundamentais a serem aprendidas pelos alunos. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

1º Encontro de Necessidades Especiais reúne 200 pessoas na praia do Arrastão

São Sebastião - A praia do Arrastão, situada na região central de São Sebastião, recebeu nos dias 29 de fevereiro e 1º de março de 2008, o 1o Encontro de Pessoas com Necessidades Especiais e Educacionais, cujo objetivo foi o de promover a acessibilidade e a inclusão social. O acontecimento reuniu cerca de 200 pessoas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município, do Centro Educacional Integrado (CEI) de Campinas e outras instituições.
Durante o evento foram desenvolvidas diversas atividades adaptadas aos portadores como surf, corrida de cadeiras de rodas, dominó, vôlei e passeios de jet-ski, a sensação para muitos que conheceram o mar pela primeira vez.
De acordo com a idealizadora do projeto, Cristiane Assunção, a realização do encontro foi muito importante porque o objetivo principal foi alcançado. "Com o evento pudemos mostrar às crianças, jovens e aos adultos, o ambiente em que vivem de uma forma mais apurada e ajudamos a diagnosticar seus problemas e estabelecer soluções de modo coletivo".
Além das atividades na praia, o grupo ainda realizou visitas na Rua da Praia. O 1o Encontro de Necessidades Especiais foi promovido pela Fragatas Turismo e contou com o apoio da Prefeitura de São Sebastião e da Associação Comercial e Industrial (Aciss). (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Concurso Público: 459 vagas em São Sebastião/ SP
O Instituto Cetro está organizando o concurso público da Prefeitura Municipal de São Sebastião, com 459 vagas disponíveis.

São Sebastião - Os cargos disponíveis são: Agente Comunitário de Saúde, para atuar em Boracéia, Barra do Una, Juquehy, Barra do Sahy, Cambury, Boiçucanga, Maresias, Baequeçaba, Olaria, Topo Varadouro, Itatinga, Centro, Pontal, Morro do Abrigo, Enseada, Canto do Mar e Jaraguá; Agente de Combate a Endemias; Motorista; Agente Fiscal de Saúde Pública; Assistente Administrativo; Auxiliar de Cirurgião Dentista; Auxiliar de Enfermagem; Fiscal de Posturas Municipais; Protético; Técnico de Enfermagem; Assistente Social (40 horas); Biólogo; Dentista (40 horas); Enfermeiro (40 horas); Engenheiro (40 horas); Farmacêutico (40 horas); Fisioterapeuta (30 horas); Fonoaudiólogo (40 horas); Nutricionista; Psicólogo (40 horas); Terapeuta Ocupacional (30 horas); Veterinário; Médico (40 horas) - Especialidade Cardiologia; Médico (40 horas) - Especialidade Cirurgia Geral; Médico (40 horas) - Especialidade Cirurgia Pediátrica; Médico (40 horas) - Especialidade Cirurgia Vascular; Médico (40 horas) Especialidade Dermatologia; Médico (40 horas) - Especialidade Endocrinologia; Médico (40 horas) - Especialidade Geriatria; Médico (40 horas) - Infectologia; Médico (40 horas) - Especialidade Oncologia; Médico (40 horas) - Especialidade Ortopedia; Médico (40 horas) - Especialidade Otorrinolaringologia; Médico (40 horas) - Especialidade Pediatria; Médico (40 horas) - Especialidade Pneumologia; Médico (40 horas) - Especialidade Psiquiatria; Médico (40 horas) - Especialidade Reumatologia; Médico (40 horas) - Especialidade Urologia; Médico (40 horas) - Especialidade Clínico Geral; Professor III - 5ª a 8ª séries (Educação Artística); Professor III - 5ª a 8ª séries (Português); Professor III - 5ª a 8ª séries (Matemática); Professor III - 5ª a 8ª séries (História); Professor III - 5ª a 8ª séries (Geografia); Professor III - 5ª a 8ª séries (Ciências); Professor III - 5ª a 8ª séries (Inglês) e Professor de Educação Física.
As exigências variam do Ensino Médio Completo ao Nível Superior Completo, e os salários de R$ 625,54 a R$ 4.342,46.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 20,00 para Ensino Fundamental, R$ 35,00 para Ensino Médio e R$ 50,00 para Nível Superior.
As inscrições podem ser feitas no site do organizador do concurso, Instituto Cetro, www.institutocetro.org.br, no período de 05 a 14 de março de 2008 e pessoalmente ou por procuração na Escola de Vela, localizada na Avenida Manoel Hopólito do Rego, nº 210 - Praia Deserta - São Sebastião/ SP, das 09h às 17h, exceto sábados, domingos e feriados.
Para maiores informações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato - SAC: (11) 3285-2777 ou no site www.institutocetro.org.br

Nova Diretoria do PDT

São Sebastião - O PDT (Partido Democrático Trabalhista) de São Sebastião realizou no último sábado dia 01 de março a Convenção Municipal para eleição do Diretório Municipal,do Conselho Fiscal;do Conselho de Ética;Comissão Executiva Municipal;Delegados para a Convenção Estadual. A eleição foi por aclamação, considerando que apenas 1 chapa se inscreveu para concorrer. O novo Diretório tem como Presidente Paulo Henrique Ribeiro Santana; 1 Vice-Presidente: Claudio de Souza Delgado; 2 Vice-Presidente: Leisa Grandchamp Souza; Tesoureiro: Estevão Flávio Ciappina; Secretário: Cleverson Ivo Salvador.
Rélvio Lima Vasconcelos foi escolhido como Presidente da JS (Juventude Socialista). Leisa Grandchamp Souza assumiu a Presidência do Movimento das Mulheres enquanto o Alexandre de Carvalho irá presidir o Movimento Negro.
O Presidente do PSC, Senhor Ernane Bilotte Primazzi esteve presente na convenção e recebeu total apoio da nova diretoria a sua pré-candidatura a Prefeito, inclusive o presidente do PDT, atual Vice-Prefeito de São Sebastião deixou a disposição de Ernane os filiados do PDT para pré-candidaturas a Vereador e Vice-Prefeito para as Convenções de escolha de candidatos que serão realizadas durante o mês de junho.
A nova diretoria comemorou a transformação da provisória em diretório, pois a mais de 10 anos isso não acontecia nos quadros do PDT sebastianense. Também foi motivo de comemoração a indicação por parte da Executiva Estadual do Vice-Prefeito e ex-Secretário da Educação Paulo Henrique R. Santana para coordenar os trabalhos relativos a pasta da Educação no Congresso Nacional que realizar-se-á nos dias 18, 19 e 20 de abril de 2008 em Brasília.

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

ACIU ofereceu curso “Aprender a Empreender”

Ubatuba - A ACIU - Associação Comercial de Ubatuba, juntamente com o PAE - Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba realizaram nesta última semana mais uma edição do “Aprender a Empreender”.
O curso foi dirigido a novos empreendedores, autônomos e proprietário de pequenos, médios e grandes negócios.
Nesta edição, o curso contou com a participação de 31 alunos e teve a duração de uma semana, sendo ministrado na sede da ACIU.
Segundo o facilitador do Sebrae, Luiz Carlos de Oliveira, os participantes aprendem sobre empreendedorismo em geral, perfil do consumidor, observação da concorrência, escolha de fornecedores e os quatro passos básicos do marketing. Dentro do programa ainda estão custo fixo, custo variável, margem de contribuição, ponto de equilíbrio, calcular o lucro e o prejuízo, conhecer o resultado da empresa, capital de giro e fluxo de caixa e plano de negócios.
Para a participante Sandra Santos, o curso foi “excelente. Esse já é o segundo curso que faço pelo Sebrae e a qualidade é cada vez melhor. Os parceiros estão de parabéns”, contou.
Devido a grande procura, os agentes de Desenvolvimento do PAE de Ubatuba, informam que no próximo dia 24 de março será realizada uma nova edição do “Aprender a Empreender”.
Dentro deste tema, a ACIU destacou também em seu calendário de eventos, a palestra “Administração do capital de giro”, que será ministrada no dia 17 de março - 2ª-feira, às 14h00 com o facilitador do Sebrae, Roberto Lessa na sede administrativa da ACIU- R. Dr. Esteves da Silva, 51 – Centro.
A palestra será gratuita e podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto.
Para mais informações entre em contato com o Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba através do telefone (12) 3834 1445. Falar com Alexandra ou Eduardo ou acesse o nosso site: www.aciubatuba.com.br . Nele você encontra inúmeras informações muito úteis para o seu empreendimento e estabelecimento. (Fonte: ACIU)

Cursos Fundart 2008
Apresentamos a relação dos Cursos Fundart/2008, cujas inscrições estarão abertas nesta primeira quinzena de março. Ao todo são 51 cursos.

Ubatuba - Em 2007, em torno de 1500 alunos freqüennossos cursos, quando 41 foram efetuados, superando o número de cursos de 2006. Cobriu-se o município ao sul, norte, oeste e centro, o que continuará ocorrendo neste ano, com alcance ainda maior.
Brevemente estaremos concluindo a assinatura dos contratos com os proponentes, o que possibilitará a abertura das inscrições. “O foco da Fundart, além dos aspectos ligados à arte e à cultura objetiva contemplar o lado social, ocupando de forma útil o tempo ocioso do jovem bem como a formação profissional que pode contribuir na geração de renda”, afirmou Pedro Paulo, presidente da Fundart.
Os cursos:
A Arte de Brincar com Pincéis (pintura em tecido); Aquarela; Arte Circense; Arte em Papel e Desenho Artístico; Bordado em Ponto Cruz; Camerata de Violões (com subdivisões); Capoeira Regional e de Angola; Cerâmica; Consciência Musical; Coral infanto-juvenil; Crochê; Customização – Reciclagem em Tecidos; Dança de Salão; Dança do Ventre; Dança Livre; Desenho; Entalhe em Madeira; Fotografia – do artesanal ao digital; História de Ubatuba em Fantoches; Jazz; Maquete de Ubatuba; Mosaico; Oficina de criação; Operação Resgate (Dança de Rua); Papietagem; Pastel Seco; Percussão; Piano; Pintura em tela; Pintura para Crianças; Rabeca e Macheto; Sapateado Americano (adulto e infantil); Teatro (para iniciantes); Teatro (adiantado) Tecelagem; Varal Literário; Violão para Iniciantes e Yoga Infantil.
Informações pelos telefones: (12) 38337000 e 38337001.
“Um caso por acaso” (Comédia no Bucaneiros, nesta terça-feira, dia 04)
Nesta terça-feira, dia 04 de março, às 20h30, a Pizzaria Bucaneiros apresentará a comédia “Um caso por acaso”, com Hilton Have e Rogério Farias. O ingresso custa R$ 17,00 para moradores de Ubatuba e os ingressos já estão à venda. O consumo é opcional e, havendo, terá desconto de 15%. Apoio Cultural: Fundart, Jornal Agito, Areuba, Perequim, Peixe com Banana, Prolim, Posto Kamomê, Gaivota FM e Pousada Torre Del Mar. Informações pelo telefone: (12) 38321340. (Fonte: Fundart)

Sapo-Uba realiza bazar solidário
O evento tem o objetivo de arrecadar recursos para o apoio a pacientes com câncer

Ubatuba - A Sociedade de Apoio ao Paciente Oncológico de Ubatuba (Sapo-Uba) realizará, no próximo dia 8, às 9h, em sua sede, um Bazar de Novos e Semi-novos. O objetivo do evento é angariar fundos para serem aplicados no apoio aos pacientes com câncer, seja na cozinha solidária, que fornece refeições e lanches diários, seja na aquisição de medicamentos e financiamento de exames de alto custo.
As doações de roupas, móveis, utensílios, bolsas, calçados, acessórios e objetos de decoração podem ser feitas na sede da Sapo-Uba, que fica na Rua Cunhambebe, 703 – no Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 14h30 às 17h30 para mais informações, ligue: 3836-2408, ou acesse: www.sapouba.org.br

Cerimônia de Abertura do XII JORI acontecerá no dia 28
A corrida por medalhas começa no dia 27

Ubatuba - O comitê dirigente dos XII jogos Regionais do Idoso (JORI) marcou para o dia 28 deste mês a cerimônia de abertura da competição. A alteração da data se deve a um pedido do cerimonial da primeira dama do Estado, Mônica Serra, que só poderá vir a Ubatuba no segundo dia da competição.
A abertura do JORI acontecerá no Ginásio da Escola Municipal Marina Salete Nepomuceno do Amaral, no Perequê-Açu. Após a cerimônia será realizada a competição de coreografia, uma das mais esperadas da competição.
Devido a essa alteração de cronograma, o coquetel para as primeiras damas das cidades participantes, previsto para o dia 27, não será mais realizado. O restante do cronograma permanece inalterado, com a recepção das delegações acontecendo no dia 26, no Ginásio de Esportes Tubão e as competições começando no dia 27.
Congresso Técnico - O Congresso Técnico do XII JORI será realizado no Areia Summer House, na praia Vermelha do Norte, no dia 19 de março a partir das 14 horas.
As delegações participantes deverão entregar ao Comitê Dirigente até as 12h, do dia 19, a relação nominal dos acompanhantes, a bandeira do município e um breve resumo da Coreografia (com no máximo 4 linhas) juntamente com o CD, que será utilizado na apresentação. Na mesma ocasião será entregue ao Comitê Organizador comprovante da taxa de participação e o termo de compromisso original.
A taxa de participação é de R$ 20,00 por atleta, que deve ser depositada pelo município participante no banco Nossa Caixa, conta corrente 13.000.399-8, agência 0229-1, em nome do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba.
Os municípios devem preencher as fichas de inscrições por modalidade até o dia 9 de março, acessando o site da Prefeitura de Ubatuba: www.ubatuba.sp.gov.br.
Os Jogos - O JORI é um conjunto de eventos realizados no interior do Estado e na capital, promovidos pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo, envolvendo atletas com mais de 60 anos.
A competição é disputada em 13 modalidades, adaptadas para o público idoso. São elas: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dominó, dança de salão, malha, tênis de mesa, truco, natação, vôlei e xadrez. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Atletas da escolinha de surfe de Ubatuba vencem na etapa do brasileiro de surfe amador

Ubatuba - Camila Cássia (Feminino Open) e Felipe Toledo (Iniciante,) alunos da equipe de treinamento da Escolinha Municipal de Surfe ajudaram a equipe paulista a vencer a primeira etapa do Circuito Maresia Brasileiro de Surf 2008, disputado na praia de Stella Maris em Salvador (BA).
Camila venceu pela primeira vez uma final em etapa do brasileiro e comemorou muito a conquista: “É a primeira vez que ganho uma etapa do brasileiro e estou amarradona em começar o ano com o pé direito”, disse Camila.
Felipe Toledo também comemorou muito sua vitória na categoria iniciantes. Em sua segunda onda o atleta de Ubatuba conseguiu uma boa nota (7,25) e travou um bom duelo com Ítalo Ferreira, mas administrou bem as ondas e garantiu a vitória da etapa.
“A bateria estava bastante difícil, todos estavam surfando bem, graças a Deus achei uma onda boa, fiz a nota e tirei o chapéu pra galera” fala Felipe, referindo-se ao chapéu de palha que pegou na mão de um amigo durante a bateria e em sua última onda cumprimentou a todos retirando da cabeça.
Na disputa por equipes, São Paulo ficou em primeiro, com 216 pontos; Santa Catarina ficou em segundo, com 158 e a equipe do Rio de Janeiro em terceiro, com 106.
A próxima etapa acontece de 11 a 13 de abril, na praia da Joaquina, em Florianópolis. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Pedreira Alta recebe programa Cidade Saudável
A comunidade se organizou para realizar benfeitorias no bairro e contou com o apoio do programa Cidade Saudável

Ubatuba - A comunidade do Bairro Pedreira Alta, em Ubatuba, realizou um mutirão neste domingo, 2, em parceria com o programa “Cidade Saudável”, promovido pela Prefeitura. Na ocasião, cerca de 30 moradores se reuniram para realizar melhorias no bairro. As ruas Cristiano Pedro de Oliveira e Manuel Pedro de Oliveiro receberam camadas de concreto, para facilitar o acesso entre a Pedreira baixa e a Pedreira Alta. Mulheres e crianças do bairro, juntamente com funcionários da prefeitura recolheram lixos jogados nas ruas, como forma de conscientizar a população sobre a importância de manter o meio ambiente limpo.
Qualidade de vida - Segundo moradores do bairro, as melhorias executadas nas ruas eram uma reivindicação antiga, aguardada ansiosamente pela população. “Sem o concreto, ficava bastante difícil subir de carro e até mesmo a pé. Os caminhões de compras só chegavam até a metade do morro e as pessoas tinham que subir com o peso nas costas. Isso sem falar na sujeira e no mato. Agora estamos muito felizes por esta oportunidade que ira proporcionar melhor qualidade de vida a todos”, afirma o presidente da Associação Amigos do Bairro da Pedreira, Israel Silva Bispo.
Somando esforços - O prefeito de Ubatuba ficou muito satisfeito com a iniciativa da comunidade e afirmou que este é o princípio para as transformações positivas. “Quando se deseja melhorar uma realidade coletiva, o melhor caminho é a união. A soma das forças traz grandes resultados e o programa Cidade Saudável nada mais é do que isso: a população ubatubense, em parceria com a prefeitura, batalhando pela cidadania e por um mundo melhor.”
O próximo evento - No próximo dia 15, o bairro Cachoeira dos Macacos receberá o programa Cidade Saudável. A coordenadora do evento, Sandra Lopes fez um balanço dos eventos anteriores e que o saldo está sendo extremamente positivo. “As pessoas estão entendendo a proposta do programa, estamos tendo uma receptividade muito positiva. Quando eles percebem que o objetivo é o bem estar coletivo e não as questões individuais, a adesão é muito favorável.”
Israel, presidente da Associação da Pedreira confirma. “Nós estamos sendo contemplados em muitas coisas. O bairro está mais limpo, porque a comunidade está mudando seus conceitos de cidadania e ficando mais conscientes de que cada um tem seu papel na construção da cidadania.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura apresenta Programa “Objetivos do Milênio” à população do Ipiranguinha
A comunidade teve a oportunidade de conhecer cada um dos oito objetivos e saber o que pode fazer para ajudar a atingi-los

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba esteve na Escola Municipal Mário Covas Jr., no Ipiranguinha, para o lançamento do Programa da ONU (Organização das Nações Unidas) chamado “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, que será aplicado em Ubatuba e utilizará o Ipiranguinha como projeto piloto.
O programa surgiu em 2000, quando a ONU, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio que são 8 Jeitos de Mudar o Mundo, com a premissa de que “juntos nós podemos mudar a nossa rua, a nossa comunidade, a nossa cidade, o nosso país”.
A apresentação aconteceu na última sexta-feira, 29, e contou com a presença de diversos secretários municipais, presidentes de associações de bairro da região oeste e muita gente da comunidade. O espaço da escola foi utilizado para a montagem de estandes, que representavam os oito objetivos do milênio, a fim de fazer com que o público pudesse compreender a importância de cada um deles.
Bem-estar do planeta - Para o prefeito, “muito nos orgulha falar deste projeto que trata do bem-estar do nosso planeta, focando a importância de cada um de nós no processo de desenvolvimento. Ubatuba vai se nortear nestes oito objetivos para alcançarmos nossos ideais. Iniciamos este projeto agora e ele não terá fim até que consigamos atingir nossa meta”.
Representando o Legislativo, o vereador Claudinho Gulli falou: “mais uma vez o Ipiranguinha recebe a prefeitura e desta vez para tratar dos objetivos do milênio, este programa tão importante, que por iniciativa da prefeitura, Ubatuba adotou. Vai ficando cada vez mais difícil para a oposição, já que ninguém trabalhou tanto quanto esta administração, com funcionários que arregaçam as mangas e amam Ubatuba”.
“Temos condições de atingir os oito objetivos e sermos modelo. Acredito muito no nosso potencial e na luta contra as adversidades. Estes objetivos estão ligados ao nosso dia-a-dia e se colocarmos como meta, contando um com o outro, chegaremos lá. A equipe da prefeitura está dando exemplo e recebe o apoio da sociedade, agora precisamos de muita dedicação e trabalho”, completou o prefeito.
Fazendo sua parte - O presidente da Associação de Moradores do Jardim Carolina, Quincas Cruz Neto, afirmou que aquele era um momento muito importante: “estamos falando de problemas que a própria humanidade criou. Temos sorte de em Ubatuba a atual administração ser ousada e antecipar estas metas, pois todos os cantos de nossa cidade têm a presença da prefeitura na busca de atingir estes objetivos. Nossa cidade está realmente sendo resgatada e nos dá cada vez mais orgulho morarmos aqui. Este governo tem o faro da educação, da cultura e por isso vai ficar na história desta cidade”.
Já o presidente da Sociedade Amigos do Bairro Ipiranguinha (SABI), Adilson Lopes, falou sobre a satisfação de receber o programa da ONU no Ipiranguinha. “É com grande satisfação que o Ipiranguinha recebe a equipe da prefeitura para o lançamento dos Objetivos do Milênio. O prefeito está de parabéns por ter escolhido nosso bairro para desenvolver um projeto tão importante. Nós, como moradores, precisamos colaborar, fazendo a nossa parte e assim este projeto tem tudo para dar certo”.
Após os discursos, a gestora do programa da ONU em Ubatuba, Denise Martins Silveira, realizou uma breve apresentação, explicando aos presentes do que se trata cada um dos oito objetivos e o que podemos fazer para ajudar a atingi-los.
Objetivos do Milênio - Embora apontem prioritariamente para o combate à pobreza e à fome, os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estão associados à implantação de políticas públicas de saúde, saneamento, educação, habitação, promoção da igualdade entre homens e mulheres e proteção do meio ambiente.
O programa dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio será implantando, inicialmente, no bairro Ipiranguinha, como projeto piloto e após o desenvolvimento das ações neste bairro, a prefeitura pretende expandir o programa para todo o município.
Conheça abaixo os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio:
1º - Erradicação da pobreza e da fome
2º - Ensino Fundamental universal
3º - Mulher – capacitação e igualdade
4º - Reduzir a mortalidade infantil
5º - Melhorar a saúde materna
6º - Combate à Aids, malária e outras doenças
7º - Assegurar a sustentabilidade ambiental
8º - Promover parcerias para o desenvolvimento do programa
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

SEMANA DE 29/2 a 6/03/2008
Cine Porto. 3833 2066

"A Lenda do Tesouro Perdido - Livro dos segredos"
ás 16:10 - com Nicolas Cage .

"Meu nome não é Johnny."
Com Selton Mello e Cléo Pires
ás 18:30 e 21:00hs
cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Tia Rosa

A casa de Tia Rosa
tão bonita que coá
foi feita de pau-a-pique
com reboco de argamassa
que ela mandou pintar
de branco e azul -
as cores de Nossa Senhora.
Mas ainda não estava completa
e na sala fez um oratório
com um retrato de Nossa Senhora;
mas ainda faltava alguma coisa
e ela fez um jardim
com muita rosa e jasmim -
as flores de Nossa Senhora.
Ela se contentou por fim
quando pôde ouvir da sala
canto de passarinho
misturado com querubim
e viveu na paz de seu lar
até que um dia dormiu
e esqueceu de despertar.

História do século passado

Quando,
na opinião de Vovó Martinha,
eu alcancei inteligência,
ela me contou
uma história maravilhosa
de flores que choveram do céu,
de uma panela de pirão
que alimentou uma multidão
e de crianças de pés descalços
que pisaram no reino dos céus.
Tudo isso sucedido
no Sertão da Quina
quando ainda era menina
quando os caiçaras ainda pescavam
e as pessoas ainda rezavam.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

ARYRAN x PREFEITURA

É comum em sociedades, ONGs, Institutos, Cooperativas... pouco ou nada supervisionadas ou fiscalizadas que, alguns de seus integrantes, não estejam à altura dos cargos que ocupam e não respeitem convênios e contratos com mantenedoras. Segundo informações, o Instituto Aryran, está sofrendo dessas doenças da sociedade moderna.
Dias passados encontrei uma mãe de criança matriculada em uma das creches que a Prefeitura mantém conveniadas com esse instituto. Estava indignada, inconformada, não conseguia entender e foi questionando: As creches administradas pela Aryran não são financiadas pela Prefeitura?. São. Os prédios e sua manutenção não são de responsabilidade da Prefeitura?. São. A Prefeitura não repassa numerário por cada criança matriculada?. Repassa. A alimentação fornecida a preço de ouro pela VERDURAMA não é paga pela Prefeitura?. Sim. Móveis, equipamentos, material escolar, brinquedos etc.. etc.. não são fornecidos pela Prefeitura?. Não conheço os detalhes do convênio, mas, pelas informações recebidas, a Prefeitura é responsável por todo isso. Olha bem o que tivemos que ouvir da coordenadora de uma das creches conveniadas com o Instituto Aryran:
"Esta creche não é como as creches da Prefeitura que são depósito de crianças. Nas creches da Prefeitura as mães entregam as crianças e, estas, ficam sem fazer nada esperando que a mãe volte a busca-las. Aqui temos projeto pedagógico e as crianças são tratadas como gente". (SIC.
A seguir, continuou a mãe, a Sra. Coordenadora reclamou da Prefeitura por não ter sido entregues alguns materiais, entregou para todas as mães uma lista de materiais que elas deveriam providenciar (lápis de cores, lápis de cera, papel sulfite, toalhas, etc..etc..) e solicitou a doação de banheiras para dar banho às crianças menores. A reunião foi o samba do crioulo doido. Aryran, contratado pela Prefeitura, falando mal de quem o financia e caluniando, insultando, e difamando as creches administradas, diretamente, pela mesma Prefeitura. Cabe perguntar: Terá, o Sr. Prefeito, autorizado essa desmoralização de suas creches pelos funcionários da Aryran?
É essa a qualidade dos coordenadores que a Prefeitura em seu nepotismo desvairado, supostamente, impõe ao Instituto Aryran. Informantes atestam que, além dos coordenadores despreparados, também os trabalhadores contratados, nas creches conveniadas, são indicados por políticos da situação e que, esse fato, gera problemas de grandes dimensões. Certamente a autora das frases acima citadas é indigna do cargo que ocupa. Com pequeno esforço, o Sr. Prefeito, a identificará e poderá avaliar a qualidade dos ocupantes dos cargos de sua confiança.
Além dos problemas funcionais e dos elevados custos, as terceirizações, o grande número de comissionados, a contratação de autônomos, etc.. estão repercutindo, negativamente, no Instituto de Previdência do Município de Ubatuba -IPMU-. Como é de sua finalidade, o IPMU, cada dia recebe mais aposentados. Não tendo a reposição dos cargos efetivos na outra ponta, chegará um momento que se tornará deficitário. Hoje já sente o problema com a terceirização de merendeiras, auxiliares de serviços infantis, coleta de lixo, etc. Vereadores, Sindicato e Funcionários efetivos precisam atentar para essa realidade nociva ao presente e ao futuro do Município de Ubatuba.
VIVA UBATUBA. Sem dengue e sem caluniadores.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, S
P
 

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ponta das Toninhas © Emilio Campi

Ponta das Toninhas
© Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor