Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 06 de Março de 2008 - Nº 1927 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
Mais de 100 motoristas estão com risco de perder CNH no Litoral Norte
Grupo Educacional Cruzeiro do Sul anuncia aquisição do Centro Universitário Do Distrito Federal - UniDF

Caraguatatuba
Prefeito recebe novo reitor do Unimódulo
Inscrição para curso do Sebrae vai até sexta-feira em Caraguá
Fundacc realiza A Paixão de Cristo dia 21 na Praça de Eventos
Caraguá comemorará o Dia Internacional da Mulher
Caraguá foi sede da fase classificatória do Festival de Natação
Fim de semana terá Ciclismo em Caraguá
Projeto do Teleférico é adiado por tempo indeterminado
Roteiro Cultural FUNDACC

Ilhabela
Funcionários da Limpeza Pública recebem Moção de Louvor
Projeto de Emenda à LOM é apresentado à Câmara
Novas construções na cidade deverão ter sistema de aquecimento solar

São Sebastião
Simpósio de Energia de Biomassa leva cerca de 300 pessoas ao Teatro Municipal
Barra do Sahy recebe Mutirão da Cidadania na próxima sexta-feira
Prefeitura realiza homenagem ao Dia Internacional da Mulher na próxima sexta-feira
Seleção de São Sebastião é campeã da Copa de Beach Soccer
Fundo Social promove curso de panificação para beneficiadas da AMSS e Pastoral da Mulher Marginalizada
Sectur promove "Intervalo Musical" em escolas sebastianenses
Maresias recebe 10º Beach Games Universitário
Encontro com Eyamel do PSDC

Ubatuba
Falta de testemunhas adia julgamento de atual prefeito e ex-vereadores de Ubatuba por improbidade administrativa
Palestra PAE / ACIU: Administração do Capital de Giro
MBA em Gerência Empresarial na UNITAU campus Ubatuba
Perpétua Música Acústica no Verde Abacate
Começam nesta quinta os exames médicos para escolinhas de esportes da prefeitura
Mulheres ubatubenses terão diversas atividades para comemorar o seu dia
Futsal feminino empata em amistoso e agora encara final da Copa Vale
Programa Estadual Micro bacias apresenta resultados

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Mais de 100 motoristas estão com risco de perder CNH no Litoral Norte 
Detran-SP notifica 21.514 motoristas que podem ficar sem Carteira de Habilitação

Litoral Norte - O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) divulgou uma nova lista com 21.514 motoristas, 106 pessoas são motoristas das cidades do Litoral Norte, que podem perder a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
É possível consultar as infrações no site do órgão, no endereço www. detran.sp.gov.br, que divulga periodicamente a relação de condutores que podem ter a CNH suspensa em São Paulo, se não se defenderem no prazo expresso na notificação. Caso contrário, serão julgados a revelia.
A medida está prevista no Código de Trânsito Brasileiro e na Resolução 182, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 9 de setembro, publicada em 9 de outubro de 2005.
Os condutores que constam da lista do Detran são aqueles que atingiram pontuação igual ou superior a 20 pontos no período de 12 meses ou que foram autuados por infração gravíssima (7 pontos). Entende-se por infração gravíssima, a pratica de racha, dirigir embriagado, ultrapassar 50% da velocidade máxima ou pilotar sem capacete.
Os infratores receberão uma notificação estipulando um prazo para defesa junto ao Detran antes da apreensão da carteira de habilitação. Os condutores que tiverem seus recursos negados estarão em situação irregular e deverão comparecer ao órgão de trânsito onde estão cadastrados e entregar sua CNH.
Os condutores com as carteiras suspensas perderão o direito de dirigir durante um período que varia de um mês a um ano, dependendo da gravidade das infrações cometidas. Para infratores reincidentes no período de 12 meses após o cumprimento do período de suspensão, as penalidades aplicadas variam de seis meses a dois anos.
Durante o período de suspensão, o motorista deverá passar por um curso de reciclagem de 30 horas.
Uma vez cumprido o período de suspensão, o motorista terá sua CNH restituída mediante a apresentação do Certificado de Conclusão do Curso de Reciclagem.
Caso o motorista seja surpreendido dirigindo ou cometa alguma infração durante o período de suspensão, a lei prevê a cassação da carteira por um período de dois anos. Para reaver sua CNH, o condutor terá que se submeter a todos os procedimentos para obter uma nova carteira, como se fosse iniciante, o que inclui até aulas em auto-escola.
Para o procedimento de defesa o interessado ou seu procurador formalmente nomeado deverá comparecer ao órgão de trânsito onde a sua CNH estiver registrada (obrigatoriamente).
O recurso será julgado num prazo máximo de 10 dias, quando, se deferido, o condutor estará apto a dirigir normalmente, porém, caso ocorra o indeferimento das alegações apresentadas, o condutor ou seu procurador deverá entregar a Carteira Nacional de Habilitação, oportunidade em que terá inicio o período de suspensão a ser estabelecido pela Autoridade de Trânsito.
Das 106 CNHs que podem ser suspensas no Litoral Norte, 39 são de Caraguatatuba, 36 de São Sebastião, 18 de Ubatuba e 13 de Ilhabela. (Fonte: Imprensa Livre)

Grupo Educacional Cruzeiro do Sul anuncia aquisição do Centro Universitário Do Distrito Federal - UniDF
Esta é a primeira aquisição do Grupo fora do Estado de São Paulo

Litoral Norte - O Grupo Educacional Cruzeiro do Sul, composto pela Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL (São Paulo) e o Centro Universitário Módulo – UNIMÓDULO (Caraguatatuba), anuncia a aquisição do Centro Universitário do Distrito Federal – UniDF, primeira e mais tradicional instituição de ensino superior particular da Capital Federal. No exercício de 2007, o UniDF apresentou faturamento de aproximadamente R$ 52 milhões. Com a nova compra, o Grupo chega a 33 mil alunos e passa a atuar em outro dos mais importantes mercados do país.
O UNIDF conta hoje com aproximadamente 7 mil alunos e elevado conceito acadêmico, principalmente com o curso de Direito, o qual, nos últimos quatro concursos, lidera as estatísticas de aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entre as instituições particulares do Distrito Federal. Segundo Fábio Figueiredo, diretor-adjunto do Grupo, a incorporação da instituição só foi possível em razão da identificação e do compartilhamento dos mesmos conceitos éticos, visões acadêmicas e ideais de liderança. “Estamos formando um grupo de instituições de ensino superior reconhecido por sua excelência acadêmica, comprovada pelos indicadores oficiais, como CNPq, Capes e Ministério da Educação”, explica.
O Grupo Educacional Cruzeiro do Sul admite estar de olho em outras instituições. “Os processos de aquisição se revelam bastante complexos. Demandam prospecções e análises cuidadosas. Já analisamos mais de 30 instituições no último ano. No curto prazo, é possível dizer que há uma terceira transação em vista”, adianta Figueiredo.
A possibilidade de intercâmbio entre UNICSUL, UNIMÓDULO e UniDF é um benefício que será proporcionado aos docentes e alunos. Como as marcas são reconhecidas e valorizadas em suas regiões, o projeto do Grupo não contempla mudança dos nomes, e sim a potencialização dos valores e experiências individuais. Cada instituição de ensino atende às necessidades e especificidades da região, e as características dos cursos de graduação, pós-graduação e programas de extensão serão mantidas e aprimoradas. “A única padronização que planejamos é tornar cada instituição referência regional em cada um dos indicadores oficiais de qualidade de ensino, pesquisa e extensão. Este é o nosso diferencial competitivo em relação a outros grupos educacionais”, salienta Fábio Figueiredo.
Sobre o Grupo Educacional Cruzeiro do Sul - O Grupo Educacional Cruzeiro do Sul é composto pelas instituições de ensino Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL (São Paulo), Centro Universitário Módulo – UNIMÓDULO (Caraguatatuba) e Centro Universitário do Distrito Federal – UniDF (Distrito Federal). Contabiliza um total de 33 mil alunos, 950 professores e 800 funcionários distribuídos por 8 campi. O Grupo tem como objetivo tornar cada instituição referência regional nos indicadores educacionais oficiais, mantendo e aprimorando as características dos cursos de graduação, pós-graduação e programas de extensão de cada uma. (Fonte: UniMódulo)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Prefeito recebe novo reitor do Unimódulo
Os secretários de saúde, urbanismo e planejamento também participaram do encontro

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, esteve reunido na manhã desta quarta-feira, 5, em seu gabinete, com o novo reitor do Unimódulo, professor e doutor Daniel Carreira Filho, que propôs duas parcerias com a Prefeitura Municipal.
A universidade mostrou a Aguilar a intenção de implantar na cidade um curso de pós-graduação em Odontologia, com especialização em ortodontia e ortopedia facial.
Segundo o Unimódulo, a idéia é trazer para Caraguá algo novo, já que não há cursos similares na região, o que obriga os profissionais da área a viajar para outros lugares atrás do curso.
Representantes da universidade, que estiveram presentes no encontro, revelaram ao prefeito o desejo de construir uma clínica para a pós-graduação e pediram uma área para prosseguirem com o projeto.
Aguilar se mostrou entusiasmado com a idéia e junto com os profissionais do Unimódulo visitará alguns locais para, assim, atender ao pedido do reitor. Com a área. A universidade disponibilizará 24 equipamentos, com um gasto de aproximadamente R$ 120 mil para que o trabalho possa ser realizado com eficiência.
O Unimódulo fez outra proposta de parceria com a Prefeitura, que envolveria também a Associação de Engenheiros e Arquietos de Caraguá. A universidade mostrou o desejo de se criar casas populares para famílias carentes no município.
A idéia fará com que os alunos e estagiários da instituição auxiliem na escolha do projeto adequado, lista de materiais necessários, planilha dos gastos e orientação técnica na construção.
A Associação dos profissionais da área cuidaria da supervisão técnica e a Prefeitura ficaria responsável em identificar os munícipes que receberia o benefício.
No gabinete, também estiveram presentes os secretários de urbanismo, saúde e planejamento, Leandro Borella Barbosa, Olegário Alves dos Santos e Augusto Antunes, respectivamente. PMC

Inscrição para curso do Sebrae vai até sexta-feira em Caraguá

Caraguatatuba - O Posto de Atendimento ao Empreendedor, que funciona em Caraguá, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Administração está com inscrições abertas para o curso Aprender a Empreender.
As aulas acontecem de 10 a 15 de março em dois horários. No período da manhã, das 8h30 às 12h30 e no período noturno, das 18h30 às 22h30 será no prédio da Associação Comercial Empresarial e terá duração de 24 horas.
O curso pretende atrair donos de comércios formal e informal; futuros empreendedores, que estão abrindo um pequeno negócio; profissionais liberais; membros de cooperativas e pessoas que aspiram ter seu próprio negócio.
Serão abordados três temas. Empreendedor: o que é um empreendedor, um país de empreendedores, a Educação Empreendedora, uma nova Ordem Mundial, as Características do Comportamento Empreendedor; O Mercado: Consumidor, Concorrente, Marketing e os 4Ps do Marketing e os Números da Empresa: Custo Fixo, Custo Variável, Margem de Contribuição, Ponto de Equilíbrio, Calculando o Lucro e o Prejuízo, Conhecendo o resultado da Empresa, Capital de Giro e Fluxo de Caixa e Plano de Negócios.
O curso é gratuito e a inscrição deve ser feita com antecedência no Posto do Sebrae, que fica na sede da Secretaria de Administração, localizado na rua Siqueira Campos, 44, Centro. Informações pelo telefone 3897-8198, com Cleonice. A Associação Comercial e Empresaria fica na rua Engenheiro João Fonseca, 484 centro. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Fundacc realiza A Paixão de Cristo dia 21 na Praça de Eventos

Caraguatatuba - A FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e a Prefeitura Municipal, com o apoio da Igreja Matriz de Santo Antônio realizam "A Paixão de Cristo", que será apresentada na Praça de Eventos, na Avenida da Praia, no dia 21 de março (sexta-feira), às 21h00 com entrada franca.
A maior produção teatral já realizada pela FUNDACC tem a direção geral de Adbaílson Cuba. A equipe de produção conta também com o apoio de Sibele Schimidt, da paróquia Santo Antônio, e do padre Marcos, que atualmente está à frente da Igreja Matriz.
Segundo o coordenador da área de Teatro da FUNDACC e responsável pela direção do espetáculo, Adbaílson Cuba, foi realizado um teste que contou a participação de dezenas de pessoas de toda região.
Os emocionantes últimos cinco dias que Jesus Cristo passou na Terra, a sua Entrada Triunfal em Jerusalém na semana da Páscoa judaica, os tumultos que sua presença causou ao redor do Templo Sagrado, os Conflitos com os fariseus, a Última Ceia, a Traição, a Prisão, o Julgamento, a Flagelação e a Crucificação, compõem os atos do Drama da Paixão que resultará no espetáculo com a duração de 2 horas.
"Para que tudo isso seja retratado, são necessárias muitas pessoas de todas as idades, com ou sem experiência em teatro, compondo esse grande elenco. Também temos uma grande equipe técnica" - explicou Cuba, que dirigiu em 2006 e 2007, respectivamente, "A Rosa de Cabriúna" e "O Pequeno Príncipe".
O diretor sugere ao público que leve uma vela, para junto ao elenco, compor a última cena do espetáculo A Paixão de Cristo.
A FUNDACC fica na Rua Santa Cruz nº 396, no Centro de Caraguá. Mais informações pelo telefone (12) 3883-7555.
Sua presença é muito importante! Prestigie! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá comemorará o Dia Internacional da Mulher

Caraguatatuba - O Dia Internacional da Mulher será comemorado nesta sexta-feira, dia 7, na Praça Cândido Mota, no Centro de Caraguá, com diversas atrações destinadas as valentes mulheres do município.
O evento ocorrerá das 14h às 17h, e será aberto ao público, que poderá curtir a apresentação da Dança Sênior, do Grupo Raio de Sol, da Associação dos Aposentados e Pensionistas e muita música. Haverá também uma leitura que explicará o porque da comemoração.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rasângela Leite Carrijo de Aguilar, aproveitou a data para parabenizar todas as mulheres. “A mulher deve fazer questão de ser tratada e considerada como um ‘vaso mais frágil’, para ser tratada com respeito, carinho, amor, cuidado e é nesse momento que ela mostra a força que tem. Por isso tudo, viva a mulher, não somente no dia 8 de março, não somente no segundo domingo de maio, no dia das mães, não somente no dia das avós, mas sim viva a mulher, todos os dias, todas as horas, todos os minutos, todos os segundos e em qualquer situação, porque a mulher é sempre MULHER todo o tempo. Parabéns a todas as mulheres” disse. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá foi sede da fase classificatória do Festival de Natação

Caraguatatuba - Aconteceu no último sábado, 1 de março, a fase local do IX Festival Aberto de Natação Peixinhos e Golfinhos, Troféu “Água Mineral Passa Quatro”, na piscina da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação.
Além de Caraguá, as cidades de São José dos Campos, Jacareí, Suzano, Mogi das Cruzes, Taubaté e Cruzeiro também sediaram a fase classificatória. No próximo sábado, dia 8, 40 nadadores de Caraguatatuba estarão em Cruzeiro para a final da competição.
O Festival “Peixinhos e Golfinhos” têm como finalidade promover e difundir a prática da natação para a comunidade da região, já que todas as crianças de 7 a 14 anos podem participar em até duas provas individuais e dentro de sua categoria.
De acordo com a SECER, participaram cerca de 150 atletas de todo o Litoral Norte, que competiram nos nados: livre, costas, peito e borboleta. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Fim de semana terá Ciclismo em Caraguá
Competição valerá pontos para o ranking regional

Caraguatatuba - A Liga Valeparaibana de Ciclismo e a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, realizará neste domingo, 9 de março, na avenida da Praia, às 8h, a 2ª etapa do Campeonato Valeparaibano de Ciclismo 2008.
A competição é válida pelo ranking regional e deverá reunir ciclistas de todo o Vale do Paraíba, nas categorias, Pró – Elite, Feminina Elite, Feminino Junior, Fraldinha, Dente de Leite, Infantil, Infanto-Juvenil, Juvenil, Júnior, Sub-30, Sênior A, Sênior B, Máster A, Máster B, Máster C, Estreantes, MTB Feminina, MTB Elite e Para-olímpico.
Todas as categorias serão premiadas com medalhões personalizados do 1º ao 5º colocado. Na categoria Elite, a equipe vencedora da etapa terá como prêmio também 50% da arrecadação de alimentos, que é uma exigência para se inscrever na prova. O 1º do pódio estará isento da taxa na etapa seguinte.
Caraguá contará com a participação de 28 atletas, divididos em 12 categorias. “Temos chances de medalhas em todas as categorias que iremos disputar. A maior expectativa fica com os competidores da Elite Masculino e Feminino, além dos mais jovens, no Dente de Leite, Infantil e Juvenil”, diz Sergio Minato, ciclista da cidade.
A equipe caraguatatubense conta com seis atletas de outros municípios, como Rio de Janeiro, Guarulhos e Santos.
Para mais informações, acesse o site da Liga Valeparaibana de Ciclismo, www.lvciclismo.com.br  ou ligue para 8142 0856. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Projeto do Teleférico é adiado por tempo indeterminado
Líder do Prefeito na Câmara quer discutir proposta com Vereadores e o Executivo

Caraguatatuba - O Projeto de Lei de autoria do Executivo que autoriza o Chefe de Governo Municipal a outorgar concessão para a operação de um Teleférico em Caraguatatuba foi adiado por tempo indeterminado, a pedido do Líder do Prefeito no Legislativo, Vereador Juarez Pereira Pardim (DEM) na Sessão Ordinária semanal da Câmara Municipal de Caraguatatuba, realizada na noite de terça-feira – 4 de março. O Parlamentar quer discutir o projeto tanto com o Prefeito como com os outros Vereadores.
Ao contrário do que tem ocorrido costumeiramente nas Sessões Ordinárias semanais da Câmara Municipal de Caraguatatuba, não houve Projeto em Regime de Urgência e das 3 proposituras constantes na Ordem do Dia, apenas uma foi votada e as duas restantes, respectivamente foi adiada e retirada.
Não foi a falta de 2 (dois) Vereadores na 5ª Sessão Ordinária do Legislativo local; Aureliano Gonçalves Pereira – AG Pereira (DEM) com pedido de licença de 15 dias e Wilson Agnaldo Gobetti (PDT) que impediu desta vez a votação do Projeto do Teleférico. Segundo o Líder do Prefeito na Câmara, Vereador Juarez Pereira Pardim, a propositura merece uma análise mais profunda antes de votar e como não houve tempo para isso na semana anterior, o Vereador achou por bem adiar por tempo indeterminado até que tudo seja discutido.
O Vereador Omar Kazon (PR) também não votou o projeto de sua autoria, que institui o concurso “Nota Fiscal dá Prêmio”. Sabedor que projetos em nível estadual estão sendo feitos no mesmo sentido, o Parlamentar achou por bem retirar o projeto da pauta e encaminhar para o arquivamento.
Apenas o projeto do Vereador Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB) foi discutido, votado e aprovado. Na proposta o Vereador prioriza o exame de Mamografia para os usuários da Rede Pública Municipal de Saúde.
No Expediente, o senhor Valmir Ferreira de Aranda usou a Tribuna Livre “Vereador Pérsio Brasil Arruda”, para solicitar obras para os bairros do Jardim Gaivotas e Ponte Seca. A Tribuna Livre acontece toda primeira Sessão Ordinária de cada mês.
Foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 4 Projetos de Lei, bem como foram votados 2 Requerimentos. No intervalo foram lidas 40 Indicações. Um problema técnico impossibilitou a transmissão com qualidade do Expediente e da Tribuna dos Vereadores pela Rádio Oceânica – AM 670 Khz. O problema só foi reparado na segunda e última parte da sessão. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Roteiro Cultural FUNDACC
Circuito Cultural Paulista tem início em Caraguatatuba

O Teatro Mágico – Entrada para Raros abre a programação da Secretaria de Estado da Cultura em Caraguá, no dia 8, às 21 horas no Teatro Mario Covas. A entrada é gratuita e os convites devem ser retirados 30 minutos antes do espetáculo.
"O Teatro Mágico: Entrada para Raros..." é um projeto musical que reúne elementos do teatro, do circo, da poesia, da dança, da literatura e do cancioneiro popular tornando possível a junção de diferentes segmentos artísticos num mesmo palco - com a presença de trapezistas, atrizes, poetas, malabaristas, monociclos, perna-de-pau e até pirofagia.
Já no dia 23, também às 21h00 é a vez de A Vida é Mágica – Rocan Circo, de Milton Ferreira dos Santos na Praça Dr. Cândido Motta. Em abril, dia 12, às 21h00 acontece o espetáculo Louco para Amar do Grupo Já de Teatro no Teatro Mario Covas. E no dia 26, às 21h00 também no Teatro Mario Covas é a vez do show musical Comadre Fulozinha. Os espetáculos são gratuitos e o público deve retirar os ingressos 30 minutos antes do espetáculo. O Teatro Mario Covas fica na Av. Goiás, 187, no Indaiá

Encenação da Paixão de Cristo - direção Adbailson Cuba - Dia 21 às 21h00 na Praça de Eventos - Entrada franca - 6 palcos - Mais de 150 atores e figurantes. Realização Fundacc e Prefeitura Municipalem parceria com a Paróquia Santo Antonio.

Espetáculo Teatral O Manifesto - de Brian Clark com Eva Wilma e Othon Bastos acontece no Teatro Mario Covas dias 22 de março às 21h00 e dia 23 às 19h00. Os ingressos custam R$ 40,00. Com voucher a entrada fica R$ 30,00 e R$ 25,00 para clientes Unimed e Porto seguro. Já os estudantes, idosos, professores e funcionários públicos pagam a meia-entrada, R$ 20,00. O Teatro Mario Covas fica na Av. Goiás, 187, no Indaiá. Mais informações pelo telefone 12 38832142 e 3881 2623.

Exposição do Núcleo de Arqueologia de Jacareí - Está em cartaz no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba a exposição Núcleo de Arqueologia de Jacareí até dia 13 de abril. A realização é do Núcleo de Arqueologia da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu. A mostra é fruto de pesquisas em Jacareí e traz material referente à pré-história brasileira, período paleoíndio e também no período referente às fazendas do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Visitação: terça a domingo, das 10h00 às 18h00. Entrada franca. As escolas e grupos podem agendar visitas guiadas pelo telefone (12)38839980 ou 3883 9188. O MACC fica na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no centro de Caraguá.

Oficinas Culturais - Abertas inscrições para as áreas artísticas: dança, teatro, música, artesanato, artes plásticas e folclore, no centro e nos bairros.
Mais informações na Fundacc - Rua Santa Cruz, 396 centro ou pelo telefone (12) 3883 3737. Fundacc – Faça Arte. Faça Parte! FUNDACC

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Funcionários da Limpeza Pública recebem Moção de Louvor

Ilhabela - O Presidente da Câmara de Ilhabela, Professor Joadir Capucho (PTB), entregou na última sessão a Moção de Louvor aos funcionários do Setor de Limpeza Pública Municipal.
A Moção homenageia Ana Lúcia dos Reis Silva, Arnaldo Nascimento, Benedito Ademir Silvério, Benedito Miguel de Andrade, Clovis Izidorio de Souza, Mauro Arlindo Gomes de Oliveira, Odair Orlando dos Santos, Pedro Oliveira Pereira, Wagner dos Santos e os demais funcionários que atuam no Setor de Limpeza Pública, pela qualidade dos serviços prestados ao município, incluindo-se os motoristas e coletores do caminhão de coleta de lixo e também todos os funcionários que fazem a varrição de ruas e praias.
“O reconhecimento e destaque alcançados por Ilhabela como um importante destino turístico, é merecido não somente por seus encantos e belezas naturais, mas também pelo competente e eficaz desempenho dos trabalhadores da limpeza pública municipal, que não medem esforços para garantir a limpeza desta cidade, contribuindo para torná-la ainda mais bela e proporcionar a todos, moradores e milhares de turistas, bem-estar e satisfação”, diz o autor da Moção.
Segundo ele, nem a distância percorrida diariamente para execução de suas tarefas e nem mesmo as mais desfavoráveis condições climáticas, impedem que esses profissionais saiam às ruas para realizar sua missão com seriedade, destreza e eficiência, deixando por onde passam o resultado de um trabalho impecável, reconhecido por muitos, alvo de admiração e inúmeros elogios. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Projeto de Emenda à LOM é apresentado à Câmara

Ilhabela - Um Projeto de Emenda que acrescenta um dispositivo à Lei Orgânica do Município alterando a elaboração e o cumprimento do “programa de metas” pelo Poder Executivo foi apresentado na última sessão ordinária realizada pela Câmara Municipal de Ilhabela na última segunda-feira (03/03).
A proposta prevê a apresentação do plano detalhado dos próximos prefeitos de Ilhabela baseado em indicadores, metas e prestação de contas anuais.
Conforme a proposta apresentada, o Governo Municipal manterá um processo permanente de planejamento, visando promover o desenvolvimento integrado e organizado do Município, o bem-estar da população e a melhoria da prestação dos serviços públicos municipais, por meio do desenvolvimento de indicadores de desempenho relativos à qualidade dos serviços públicos e da criação e manutenção de um Programa de Metas Plurianuais, objetivas e quantificáveis, para cada um dos setores da Administração Pública Municipal, observando o debate público e a participação da sociedade civil organizada.
A propositura foi apresentada pelo Vereador Dr. Guilherme Maia (PMDB) e tem a finalidade de promover maior compatibilidade entre os programas eleitorais e os programas do prefeito eleito e permitir à população a avaliação e o acompanhamento das ações, obras, programas e serviços realizados pelo Poder Executivo Municipal durante cada mandato do Prefeito Municipal, além de permitir maior continuidade nas políticas públicas bem sucedidas.
O vereador diz que embora a Lei Orgânica esteja sendo revisada pelo advogado contratado pela Câmara, os membros do Instituto Ilhabela Sustentável apresentaram oficialmente no fim do ano passado esta mesma proposta de emenda aos vereadores. “Não sou o ‘pai da criança’ mas como médico e, vendo a importância desta proposta, não consegui esperar o ‘parto normal’ e preferi uma ‘cesária’”, explica.
Em São Paulo – No último dia 19, a convite do vereador Jooji Hato (PMDB) de São Paulo, o vereador Dr. Guilherme participou da sessão, realizada na Câmara da capital, que teve como pauta a votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica do município de São Paulo, semelhante ao apresentado em Ilhabela.
O PLO 008/07 foi aprovado, em segunda votação, por unanimidade de 54 votos (de um total de 55 vereadores), sob o olhar atento de dezenas de representantes da sociedade civil que estavam presentes nas galerias do plenário. Por ser emenda à Lei Orgânica, o projeto não precisa passar por aprovação do prefeito Gilberto Kassab. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Novas construções na cidade deverão ter sistema de aquecimento solar

Ilhabela - Os vereadores de Ilhabela derrubaram o veto do prefeito sobre o projeto de lei 131/2007 na última sessão de câmara, realizada segunda-feira, dia 03. O projeto é de autoria do vereador Beto Campos e condiciona as novas construções a instalarem um sistema de aquecimento de água por energia solar, conforme o tamanho da área construída.
Na justificativa do veto, o prefeito disse que o sistema de aquecimento de água por meio de aproveitamento de energia solar deve ficar à escolha do proprietário do imóvel de acordo com o interesse econômico financeiro de cada um. Para ele o poder público não deve impor essa obrigação.
A obrigatoriedade de instalar esse sistema se estende tanto às residências quanto ao comércio. Serão obrigados a obedecer a lei os seguintes estabelecimentos: hotéis, motéis, pousadas e similares, clubes esportivos, casas de banho e sauna, academias de ginástica e lutas marciais, escolas de esportes, estabelecimentos de locação e quadras esportivas, clinicas de estética, institutos de beleza, cabeleireiros e similares, hospitais, unidades de saúde com leitos, casas de repouso, escolas, creches, abrigos, asilos e albergues, quartéis, indústrias, se a atividade setorial específica demandar água aquecida no processo de industrialização ou, ainda, quando disponibilizar vestiários para seus funcionários e lavanderias industriais, de prestação de serviço ou coletivas, em edificações de qualquer uso, que utilizem em seu processo água aquecida. Vale lembrar que essas medidas somente serão obrigadas para novas construções, ou seja, só vai ser aplicada aos projetos de novas edificações protocolados a partir da data de publicação do decreto regulamentar.
Já nas novas edificações destinadas ao uso residencial multifamiliar ou unifamiliar, com área construída superior a duzentos metros quadrados, deverão ser executadas, nos sistemas de instalações hidráulicas, as prumadas e a respectiva rede de distribuição, permitindo a instalação do reservatório térmico e das placas coletoras de energia solar.
Os sistemas de aquecimento de água por energia solar que a Lei cita deverão ser dimensionados para atender, no mínimo, 40% de toda a demanda anual de água quente.
A prefeitura tem 120 dias, a partir da publicação da lei no Jornal Oficial, para fazer a regulamentação. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Simpósio de Energia de Biomassa leva cerca de 300 pessoas ao Teatro Municipal
Prefeito Dr. Juan Garcia proferiu palestra sob o tema "Biomassa: uma ferramenta de ajuste social", que abordou a criação do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos

São Sebastião - O 1º Simpósio de Energia de Biomassa Brasil-Alemanha, realizado durante toda esta quarta-feira (5/3), levou aproximadamente 300 pessoas ao Teatro Municipal de São Sebastião. O evento foi promovido pela Prefeitura, a empresa Faber e o Ministério da Economia de Baden-Württemberg, na Alemanha, com apoio do Senai/Paraná e Federação das Indústrias do Estado da Bahia, cujo objetivo foi o de destacar a importância do uso da biomassa como madeira, resíduos de madeira, cereais, palha, resíduo orgânico, entre outros, para o aproveitamento energético.
No último dia 3 de março de 2008, a reunião ocorreu em Curitiba (PR) e na próxima sexta-feira (7/3) será realizada em Salvador (BA). Durante o encontro, o público participou de diversas palestras e tomou ciência sobre as possibilidades de soluções técnicas para a geração de energia, além da divulgação de informações com relação ao estado atual da pesquisa e as condições políticas gerais em Baden-Württemberg e no Brasil.
O prefeito Dr. Juan Garcia, que foi um dos palestrantes e procurou enfocar como os governos podem participar nas questões das fontes renováveis de energia, disse, durante a abertura do simpósio, que o município sente-se honrado em receber a comitiva de um país que está à frente nas questões ambientais.
O tema apresentado pelo prefeito foi relacionado a "Biomassa: uma ferramenta de ajuste social", que abordou a criação do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos de São Sebastião (PRESS) para ter crescimento pedagógico, tecnologia e geração de emprego e renda. "O volume de lixo verde (podas, restos de jardins, entre outros) é grande ao longo do município. Identificamos 150 mil metros quadrados de área que são utilizados como locais para o depósito desses resíduos, os quais podem ser reaproveitados, além dos resíduos da construção civil", revela.
Durante a elaboração do plano, explicou ele, entidades ambientais, empresas técnicas que atuam no ramo, Cooperativa de Sucata, dentre outras organizações, foram ouvidas e a proposta da administração foi a criação de um Parque de Valorização de Resíduos Urbanos. O problema, no entanto, é que o município ainda não tem a licença de instalação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, apenas a prévia há aproximadamente 2 anos. "Com isso, a cidade continua recebendo podas e restos da construção civil em locais que não podem ser depositados", critica.
Para o prefeito, São Sebastião está na ponta da seta com relação à energia do país em função da passagem de, pelo menos, 60% do petróleo que entra no país pela cidade, do porto, dos futuros investimentos como o alcooduto e da base de gás, que será implantada na região do Litoral Norte. "Temos que enfrentar a realidade e procurar diminuir qualquer impacto ambiental que possa prejudicar o município", frisa. De acordo com ele, para conseguir um desenvolvimento sustentável é preciso ter estudo aprofundado relacionado à realidade, capacidade técnica e vontade política.
Voltado para cientistas e peritos em bioenergia da esfera pública e privada, estudantes, empresários, representantes de associações florestais e da agricultura, madeireiras e organizações internacionais estatais e privadas, o evento contou com a participação de vários palestrantes, especialistas da área, entre brasileiros e alemães.
O cronograma das palestras podem ser obtidas na homepage oficial da Prefeitura  www.saosebastiao.sp.gov.br  ou do Senai www.pr.senai.br/simposioenergiabiomassa  (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Barra do Sahy recebe Mutirão da Cidadania na próxima sexta-feira

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), realiza mais uma edição do Mutirão da Cidadania em Barra do Sahy, Costa Sul do município, na próxima sexta-feira (7/3), a partir das 8h. Durante todo o dia, as equipes da Semam e das Secretarias de Administração, Saúde, Subprefeituras e Governo vão orientar os moradores sobre os cuidados com o meio ambiente e a importância de manter o bairro limpo.
Além de recolher entulhos, realizar a limpeza em vias públicas, reparos nas ruas e plantio de árvores, as equipes devem orientar os munícipes com informações sobre Dengue, educação ambiental e temas afins, além de posteriormente elaborar um diagnóstico do bairro para facilitar o planejamento da Prefeitura. Mais informações: (12) 3892.2797.  (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura realiza homenagem ao Dia Internacional da Mulher na próxima sexta-feira

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), antecipa as comemorações ao Dia Internacional da Mulher e promove na nesta sexta-feira (7/3), a partir das 21h, o encontro "Sempre um nome de mulher", com o músico sebastianense Antônio Carlos, no pátio da Sectur, localizada na Rua da Praia.
No evento, Antônio Carlos pretende homenagear a data interpretando canções brasileiras que possuem nomes de mulheres em suas letras. Além disso, estarão presentes representantes dos Conselhos Municipais ligados ao atendimento à mulher para uma grande confraternização.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, o encontro prova que a Prefeitura mais uma vez não esquece das datas mais importantes do calendário. "Além disso, o evento integra a programação do aniversário de 372 anos de emancipação político-administrativa de São Sebastião", disse Buzi.
No sábado (8/3), a atração em homenagem ao Dia Internacional da Mulher será no Teatro Municipal, às 20h, com a Companhia de Dança Cisne Negro e os programas "1,2...7", "Por...que?", "Gadget" e "Danses Concertantes". Os ingressos custam R$ 5 e toda a arrecadação será revertida para a Associação de Amparo à Mulher Sebastianense (AAMS). Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Seleção de São Sebastião é campeã da Copa de Beach Soccer

São Sebastião - A noite da terça-feira (4/3), foi especial para a Seleção de São Sebastião, que conquistou o título da 2ª Copa de Beach Soccer Feminino. O duelo, realizado no campo de futebol de areia da Rua da Praia, foi contra o Ilhasat (de Ilhabela) e agitou os torcedores das duas equipes.
Em três tempos de 10 minutos, a Seleção sebastianense conseguiu manter a posse de bola e realizar a maioria das jogadas de ataque, que resultou no gol da jogadora Evelyn. Contudo, as representantes de Ilhabela também mostraram tranqüilidade e empataram a partida com a centro-avante Janaína. Já no terceiro tempo, as anfitriãs voltaram a manter o controle e liquidaram o jogo, após dois gols da atacante Meire, fechando o placar em 3 a 1. "Em nenhum momento as meninas se deixaram abater. Mostram muita qualidade técnica e determinação para conseguirem superar a boa equipe do Ilhasat. Além disso, o campeonato também possibilitou com que tivéssemos uma melhor preparação para as futuras competições", analisou o técnico sebastianense, Getúlio Honório.
Além de Evelyn e Meire, o time de São Sebastião foi formado pelas atletas Juliana Santos, Reni, Vanessa, Juliana Oliveira, Renata, Micheli e Cristiane, que disputaram nove partidas, com cinco vitórias e três derrotas.
Um pouco mais cedo, o campo da Rua da Praia, também foi palco da vitória do Colinas sobre o Ájax/Canto do Mar, por 1 a 0 nos pênaltis, depois do empate do tempo regulamentar de 3 a 3. Com o resultado, o Colinas ficou com o terceiro lugar da competição.
A 2ª Copa de Beach Soccer Feminino foi uma realização da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), e premiou a jogadora do Ájax/Canto do Mar, Fábia, e o time do Pacuíba, de Ilhabela, com o "Troféu Imprensa Livre", como homenagem para a melhor atleta e equipe mais disciplinada do campeonato, respectivamente. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Fundo Social promove curso de panificação para beneficiadas da AMSS e Pastoral da Mulher Marginalizada

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de São Sebastião, órgão ligado à Secretaria de Governo da Prefeitura, promove entre os dias 11 e 14 de março, a primeira edição do ano do curso de panificação artesanal do Projeto Mãos na Massa. Desta vez, as beneficiadas serão as mulheres atendidas pela Associação de Amparo à Mulher Sebastianense (AAMS) e Pastoral da Mulher Marginalizada. O curso será ministrado na sede da AMMS, das 14 às 17h.
O projeto consiste em ensinar técnicas de pães artesanais com o objetivo de promover geração de renda e qualidade de vida às famílias beneficiadas. A segunda fase prevê o curso de Vitrine de Padaria, um aperfeiçoamento das técnicas da primeira etapa. Desde sua implantação, em 2005, mais de 100 pessoas já passaram pelo Mãos na Massa. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Sectur promove "Intervalo Musical" em escolas sebastianenses

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), realiza neste mês em quatro escolas da cidade o "Intervalo Musical", com a apresentação do Coral Municipal "Maestro Sinésio Pinheiro", regido por Marco Câmara, e da Banda Jovem Sectur, formada pelos alunos que mais se destacaram nas Oficinas Culturais de Música.
As apresentações ocorrem sempre às 20h30 e integram as comemorações do aniversário de 372 anos de emancipação político-administrativa do município. A Banda Jovem Sectur foi criada em 2006, formada por seis integrantes que tocam violões. Eles vão interpretar músicas de Renato Russo sob a coordenação do monitor Cláudio Barbosa. O grupo se apresenta em vários eventos do município e envolve o público com diversas canções.
Já o Coral Municipal foi reformulado pela atual administração, teve sua sede reformada, conta com cerca de 20 integrantes e possui um repertório marcado por músicas internacionais, nacionais e canções populares brasileiras. A equipe se apresentou no ano passado em eventos como "Explosão Cultural" e "21º Encontro Villa Lobos de Canto Coral".
A primeira escola a receber o evento será a EE Professora Josepha de Sant'anna Neves, localizada na Topolândia, nesta sexta-feira (7/3). As próximas unidades serão EM Henrique Botelho, no dia 14, EM Plínio Gonçalves, no dia 21 e EE/EM Dulce César Tavares, no dia 28. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620.
Serviço
Apresentações da Banda Jovem e Coral Municipal
Dia 7/3 – EE Josepha de Sant'anna Neves (Banda Jovem)
Dia 14/3 – EM Henrique Botelho (Coral Municipal)
Dia 21/3 – EM Plínio Gonçalves (Banda Jovem)
Dia 28/3 – EE/EM Dulce César Tavares (Coral Municipal) (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Maresias recebe 10º Beach Games Universitário

São Sebastião - Muita disputa, integração e descontração. Esses devem ser os grandes destaques do 10º Beach Games Universitário, que será realizado neste fim de semana (8 e 9/3), a partir das 8h, na Praia e Maresias, Costa Sul de São Sebastião.
Nesta edição, o evento reunirá diversas instituições de ensino superior como: Universidade Braz Cubas (Mogi das Cruzes), Unimonte (Santos), Unimódulo (Caraguatatuba), Anhembi-Morumbi (São Paulo), Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), Esamc (Santos), Unaerp (Ribeirão Preto) e Estácio de Sá (Rio de Janeiro), que disputarão as modalidades de futvôlei, hand beach, futebol de areia, vôlei de praia e frescobol. A mais acirrada deve ser o surf, que será disputada nas categorias Masculina e Feminina Universitária, Open Local, Tag Team e Expression Session, e desenvolvida no mesmo padrão das competições do calendário paulista e nacional, em que os atletas buscam a melhor classificação na bateria para avançar para as próximas etapas.
Além das provas, o evento também terá a eleição da Garota Beach Games e uma festa na noite de sábado para os participantes e visitantes.
O 10º Beach Games Universitário é uma organização da Federação Universitário Paulista de Esportes (FUPE) e da Federação Paulista de Surf (FPSurf), com apoio do Instituto Brasileiro de Surf (Ibrasurf), da Associação de Surf de São Sebastião (ASSS) e da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp). (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Encontro com Eyamel do PSDC

São Sebastião - O Presidente do PSDC de São Sebastião, Reinaldo Luiz de Figueiredo, esteve presente na sede estadual do partido no lançamento do programa arrancada 27, acompanhado do Presidente do PSC, Ernane B. Primazzi, do Presidente do PDT, o Vice-Prefeito Paulo Henrique Santana e também do ex-Prefeito João Augusto Siqueira.
Em reunião com o Presidente Nacional do PSDC ,José Maria Eymael, Reinaldo fez um balanço geral dos trabalhos desenvolvidos pela legenda no município de São Sebastião. Apresentou nomes para pré-candidaturas ao pleito de 2008, tais como: João Siqueira e Arthur Ballut. Comprometeu-se a ampliar o quadro de filiados na cidade. Reinaldo também reforçou o apoio a pré-candidatura do Sr. Ernane Primazzi à prefeitura de São Sebastião, inclusive deixando nomes do PSDC a disposição para composição da chapa majoritária.
O Presidente Nacional do PSDC, José Maria Eymael, parabenizou o trabalho do partido e pretende visitar São Sebastião para ajudar durante a eleição. (Fonte: PSDC-SS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Falta de testemunhas adia julgamento de atual prefeito e ex-vereadores de Ubatuba por improbidade administrativa

Ubatuba - O poder judiciário de Ubatuba realizou nesta quarta-feira uma audiência de instrução e julgamento de 10 ex-vereadores da cidade, que atuavam na legislatura do ano de 97.
A ação civil pública, de nº. 749/05, movida pelo Ministério Público Paulista, alega que os acusados teriam cometido crime de improbidade administrativa, por terem recebido recursos particulares, que serviram como base de troca, para a aprovação de um projeto de lei na Câmara de Vereadores de Ubatuba, no ano de 1997.
A proposta alteraria as condições imobiliárias no bairro da Praia Grande, permitindo a construção de prédios maiores. Entre as 10 pessoas acusadas (Andrade Henrique, Antonio Epifânio, Benedito Julião, David Praxedes, Eduardo César, Gerson Biguá, José Maria Patrício, Sebastião Pindá e Sidney Fileto), está o atual prefeito Eduardo Cesar e o ainda vereador da base governista, Gerson Biguá. Além disso, a maioria dos ex-vereadores da época, atualmente, ocupa cargos na administração municipal, como é o caso do Secretário de Segurança, Andrade Henrique.
Nenhum dos três compareceu ao fórum de Ubatuba, enviando apenas as testemunhas escolhidas. Apesar da grande movimentação no corredor de entrada para a sala da Juíza, o julgamento acabou adiado pela ausência de quatro testemunhas. Mesmo assim, de acordo com advogados que participaram do julgamento, foram ouvidas cerca de 15 pessoas e não houve qualquer tipo de anormalidade durante os depoimentos.
Ainda segundo os advogados, as pessoas que não estiveram presentes serão novamente convocadas para esclarecimentos e, no caso de uma testemunha, que reside fora da cidade, o processo ainda deve ser mais demorado. Portanto, o caso ainda deve se prolongar, pelo menos, por este semestre, já que a Juíza da 2ª Vara Cível da Comarca de Ubatuba, Dra. Daniela Pazzeto Meneguine Conceição, não marcou nenhuma data para a próxima audiência. Com prazo indeterminado para o novo julgamento, os acusados esperam que a ação seja arquivada, já que um resultado negativo poderia ser decisivo, em meio a corrida eleitoral, que já se iniciou na cidade para 2008. O atual Prefeito Eduardo Cesar foi procurado no final do dia (após o fim da audiência), mas não foi encontrado. A assessoria de imprensa prometeu uma resposta oficial sobre o caso para esta quinta-feira. (Fonte: Imprensa Livre)

Palestra PAE / ACIU: Administração do Capital de Giro

Ubatuba - “Administração do Capital de Giro” é o tema da próxima palestra a ser ministrada na Associação Comercial de Ubatuba.
O evento será realizado no dia 17 de março (segunda-feira) às 14h00 na sede administrativa da ACIU, à Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro.
A palestra é voltada tanto para aqueles que buscam conhecimentos sobre a gestão do capital de giro, como o desenvolvimento das habilidades gerenciais para a obtenção de melhores resultados econômicos e financeiros em seus empreendimentos.
A palestra será gratuita e podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto.
Para mais informações entre em contato com o Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba através do telefone (12) 3834 1445. Falar com Alexandra ou Eduardo ou acesse o nosso site: www.aciubatuba.com.br . Nele você encontra inúmeras informações muito úteis para o seu empreendimento e estabelecimento. (Fonte: ACIU)

MBA em Gerência Empresarial na UNITAU campus Ubatuba
Ranking Nacional da Revista VOCÊ S/A - Entre os Melhores MBA's do Brasil

DURAÇÃO: 19 meses
OBJETIVO: Capacitar profissionais para o exercício de funções gerenciais e
negócios por meio de técnicas empresariais e de práticas comportamentais,
atualizar executivos no exercício de gerenciamento empresarial e afins no
cenário da economia globalizada, assegurar os requisitos mínimos necessários à
formação de docentes para ingresso no magistério de nível superior.
PÚBLICO ALVO: Empresários, executivos e profissionais de nível superior que
pretendam se especializar e/ou atualizar em gestão empresarial e negócios,
conforme os objetivos expostos. Também se aplica a profissionais de diversas
áreas, não-especialistas, que terão a oportunidade de participar, questionar e
compreender os pontos críticos da gestão empresarial na atualidade.
CARGA HORÁRIA: 700 h/a
HORÁRIO DAS AULAS: Segundas e Quartas das 19h as 22h30.
VAGAS (MIN/MÁX): 25/25
INVESTIMENTO: 19 x R$ 405,00
INFORMAÇÕES: www.unitau.br/cursos/pos-graduacao/mba  OU campus.ubatuba@unitau.br

Perpétua Música Acústica no Verde Abacate

Ubatuba - Dia 08 – Dia Internacional da Mulher A partir das 18 horas
Músicas próprias e diversos covers, Giasone no violão e Lili no vocal
Verde Abacate
Praça 13 de maio - Rua Hans Staden esquina com Conceição
Ao lado da Litoral tintas e da Carruagem do Som

Começam nesta quinta os exames médicos para escolinhas de esportes da prefeitura de Ubatuba

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba coloca à disposição, nesta quinta e sexta-feira, uma equipe de médicos para examinar os alunos inscritos nas escolinhas de Esporte da Secretaria de Esporte e Lazer, que ainda não apresentaram atestado que comprova aptidão para a prática esportiva.
Os alunos inscritos nas modalidades que têm aulas de esportes às segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã, devem se apresentar na Secretaria de Esportes, que fica atrás do Ginásio de Esportes Tubão, às 8 horas, do dia 6; quem frequentará as aulas da tarde, deve comparecer às 14h, no mesmo dia.
Quem terá aulas as terças e quintas, fará o exame no dia 7, obedecendo ao mesmo critério de horários. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Mulheres ubatubenses terão diversas atividades para comemorar o seu dia
Orientações de saúde, dicas de beleza e atividades culturais fazem parte da programação elaborada pela Prefeitura

Ubatuba - Com o objetivo de celebrar o Dia da Mulher, a Prefeitura de Ubatuba promoverá uma programação diversificada durante todo o dia 8. As atividades são voltadas para a saúde da mulher e para a cultura, tendo como foco a feminilidade. A Secretaria Municipal de Saúde distribuiu as atividades entre o Centro e o Bairro Ipiranguinha.
A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) programou, para o período noturno, apresentações musicais e de dança, além de exposições e o lançamento do livro “Flash – Você sabe o que eu tenho?”, da escritora Silmara Retti. A comemoração tem início no dia 7, na sexta-feira, com a programação da Unidade de Saúde da Família do Bairro Ipiranguinha. As atividades começam às 9h, com um café da manhã que será servido na própria Unidade. Às 9h30, haverá palestra com a psicóloga Roberta Roncali Maffezoli.
No período da tarde as atividades iniciam-se às 14h, com a apresentação de dança do ventre. Na seqüência, às 14h30, desfile de modas com a participação da Loja Pernambucanas. E às 15h30, apresentação do grupo de dança da comunidade do Ipiranguinha.
Ainda durante toda a tarde, as mulheres que passarem pela Unidade do Ipiranguinha terão serviços gratuitos de cabeleireiras, maquiadoras e de terapeutas ocupacionais. Ainda estarão expostos trabalhos manuais realizados pela comunidade do Ipiranguinha. Toda a programação em comemoração ao Dia Mulher na Unidade foi organizada pelas três equipes do PSF (Programa Saúde da Família) e pela Unidade de Pronto Atendimento.
No centro - No sábado, 8 de março, as comemorações ao Dia da Mulher acontecerão na Unidade Estratégica de Saúde, localizada no calçadão da avenida Dona Maria Alves. Das 9 às 13h, profissionais da Secretaria de Saúde, estarão realizando aferições de pressão arterial, orientações sobre climatério, menopausa, doenças sexualmente transmissíveis, câncer de colo de útero, câncer de mama, período gestacional, entre outras informações. As empresas de cosméticos Racco e Boticário também participarão das comemorações distribuindo brindes e prestando orientações.
Programação Cultural - A programação cultural em comemoração ao Dia da Mulher ficou por conta da Fundart e acontece no Dia 8, no Sobradão do Porto, a partir das 20h. O evento terá início com a abertura de uma exposição de artistas plásticos de Ubatuba, cujo tema enfocará a mulher. Na seqüência, mulheres de Ubatuba ligadas à arte e a cultura declamarão poesias.
Às 21h, a escritora ubatubense, Silmara Torres Retti, lançará o seu livro “Flash – Você sabe o que eu tenho?”. E finalizando a programação, às 21h30, a cantora mezzo-soprano Mariana Cioromila fará a sua apresentação. Em seguida ainda haverá as apresentações dos grupos Canoá, Afro-Mulheres e do conjunto instrumental feminino Saia Justa.
Flash – Você sabe o que eu tenho? - O livro “Flash – Você sabe o que eu tenho?” trata da temática da relação entre a pessoa portadora de HIV e sua relação com o mundo. A escritora Silmara Torres Retti diz que o termo flash utilizado no título do livro significa a visibilidade, os holofotes voltados para a pessoa que tem a Aids.
“Para fugir da discriminação, muitas pessoas se esquivam, vivem no submundo. O livro tem como pano de fundo, um romance, e é uma auto-ajuda para resgatar a auto-estima e vencer o próprio preconceito, porque as pessoas sempre pensam: Aids não é para mim, só acontece com os outros, mas uma única relação sexual pode fazer acontecer”, explica Silmara. O livro está sendo lançado pela editora Parentense e pode ser adquirido na livraria Nobel ou pelo sites www.parentense.com.br e www.livrariacultura.com.br  . (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Futsal feminino empata em amistoso e agora encara final da Copa Vale

Ubatuba - A Seleção de futsal feminino de Ubatuba enfrentou a equipe de Caraguá, na última terça-feira, dia 4, em partida amistosa visando a disputa da fase final da Copa Vale Histórico, neste final de semana em São José do Barreiro.
O time de Ubatuba procurou fazer um rodízio entre todas as jogadoras para que elas pudessem melhorar o entrosamento e o placar final, 4 a 4, mostrou que mesmo com mudanças, a equipe mantém um bom padrão de jogo.
O técnico Carlão gostou do rendimento da equipe e acredita que as meninas de Ubatuba poderão ter um bom desempenho nos próximos Jogos. “A equipe tem crescido a cada apresentação. Utilizamos todas as jogadoras, fizemos experiências, buscamos novas alternativas de jogadas e agora esperamos voltar de São José do Barreiro com um bom resultado”, comentou o treinador.
A delegação de Ubatuba viaja para São José do Barreiro na tarde da próxima sexta-feira e enfrenta a equipe de Cachoeira Paulista. Em caso de vitória faz a final do torneio no sábado. “Enfrentamos Cachoeira na primeira rodada e pudemos conhecer a equipe. Superamos a derrota para elas e agora acredito que temos chances de chegar à final”, finalizou o treinador. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Programa Estadual Micro bacias apresenta resultados

Ubatuba - Ubatuba esteve representada na entrega e divulgação de resultados do Programa Estadual de Micro Bacias em Bragança Paulista, 29, o evento serviu também para o lançamento oficial do site do Programa Estadual.
Participaram do evento o Secretario Estadual de Agricultura e Abastecimento, João de Almeida Sampaio Filho, os deputados estaduais David Zaia e Edmir Chedid, o prefeito de Bragança Paulista João Afonso, o vice João Carlos, o Coordenador Estadual da Cati, Francisco Simões, representantes da Agencia Paulista de Tecnologia dos Agronegócios-APTA, Universidade São Francisco e prefeitos e vereadores de toda a região, num total de aproximadamente 250 pessoas. O Evento é parte da prestação de contas do governo paulista na região, na ocasião foram esclarecidos os andamentos futuros já que o convenio com o banco Mundial para o Micro Bacias foi encerrado em 30 de Novembro de 2007. A Coordenadoria Estadual da Cati informou que os trabalhos não sofrerão prejuízos e que a Secretaria Estadual de Agricultura já disponibiliza recursos para a fase de transição para o novo programa até o fechamento de um novo convênio com o Banco Mundial, que já está em andamento.
Segundo o Secretario Estadual de Agricultura e Abastecimento, João de Almeida Sampaio Filho, o foco principal do programa é atender o homem do campo e sua família com destaques para a geração de emprego e renda. Em relação aos problemas que causam prejuízos as comunidades rurais, principalmente nas questões ambientais, o secretario faz o seguinte comentário : “Ninguém vai conseguir preservar se não conseguir produzir, tem que haver um processo ecologicamente correto, sustentavelmente equilibrado e finaceiramente viável”, termina.
Almeida que também é produtor aproveitou a oportunidade para apresentar o Projeto Poupança Florestal, projeto de parcerias entre a Secretaria Estadual e seus Órgãos, produtores rurais e a Votorantim celulose e papel. O projeto prevê o treinamento e capacitação de produtores que queiram realizar corredores florestais utilizando-se de madeiras de corte. No balanço foram apresentados cerca de 133,3 milhões de investimentos no programa estadual e atende 966 Micro bacias em todo o estado. Os contatos realizados em Bragança reafirmaram uma maior atenção da Secretaria Estadual com o Programa de Micro Bacia do Ubatumirim, onde os produtores rurais de Ubatuba foram inseridos em área de Parque Estadual.
O evento foi considerado muito positivo, pois havia a preocupação de um intervalo por conta do encerramento de parceria com o Banco Mundial. Para que o Programa não encerre, o Secretario Estadual de Agricultura anunciou que garantirá o período de transição e continuidade do Programa de Micro Bacias com verbas da Secretaria, é que o estado está negociando recursos para a próxima etapa do programa. Para isto está realizando o balanço de todas as ações do Micro Bacias.
Foram anunciados o atendimento de 96 municípios, com total de R$ 133,3 milhões em benefícios ao produtor, R$ 68 milhões em adequação e infra-estrutura e mais R$ 16 milhões depositados diretamente na conta dos produtores.
Houve ainda a apresentação oficial do Programa Corredor Ecológico Paulista e Projeto Poupança Florestal apresentado pela Votorantim Papel e Celulose, projeto que vislumbra o uso de madeira produzida por produtores rurais, tudo isto com apoio financeiro, capacitação e treinamento, além da certeza da compra do produto.
A Cati de Ubatuba (Antonio Marchiori) e a Comissão Suprapartidária de Interesses do Município da Câmara (Ezequiel representando o Presidente da Comissão Vereador Charles Medeiros) estiveram no evento. Foram realizados vários contatos, principalmente no que se refere ao andamento do Programa de Micro Bacias do Ubatumirim e a questão da extração de areia no município. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

SEMANA DE 07/03 a 13/03/2008
Cine Porto. 3833 2066

"Alvim e os esquilos" - Comédia -Dublado
ás 16:00 - 17:40 hs

"Meu nome não é Johnny" - Baseado em fatos reais - Com Selton Mello e Cléo Pires
ás 19:20 - 21:30 hs
cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Vagalumes

Desconfio que os pirilampos
frequentaram a escola de Morse
e todo mundo sabe
que eles estão se comunicando
quando ficam pisca-piscando.
O que eles estão dizendo?
Se eu fosse telegrafista
teria uma pista.

Fóssil vivo

O celacanto que só existia
nos compêndios de arqueologia
resolveu voltar a respirar
só para contrariar
a teoria darwinista.
Que o tiranossauro
não imite esse anarquista.

Cavalo-marinho

Nos espaços marinhos
galopam os hipocampos
por montes e vales
por florestas e campos
entre os cardumes
de sinhá-rosas e pampos
em elegante cavalgar.
Bendita seja a delicadeza de Deus
que criou o cavalinho-do-mar.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Ballet ou Matemática?

Fico sempre desolado quando vejo, por todo o lado, as largas ofertas para jovens de cursos de ballet, de teatro, de capoeira, de francês, etc quando no litoral norte e em todo o país, é notória a falta de técnicos, de bons pedreiros, de soldadores, serralheiros, mecânicos, etc.
Gente, vamos melhorar o nível dos nossos jovens na Matemática, na Física e na Química, na língua Portuguesa, e em outras Ciências, vamos desenvolver a mentalidade científica e a lógica do pensamento, e deixemos para depois essas agradáveis mas improdutivas atividades das artes, teatro, ballet, circo, samba, futebol, etc.
Acorda Brasil!

Cassiano Mario Veiga Bessa
Caraguatatuba, SP

Lixo

"Aterro da cidade será fechado e gasto com o lixo subirá para quase R$ 5 milhões em 2009"
Vocês sabiam que 70% do lixo não é lixo? Sim, é material reciclável. Ou seja, o lixo mesmo corresponde a apenas 30% do que é descartado. O restante poderia ser reaproveitado. Pensem nisso, vocês, cidadãos, antes de misturar tudo no cesto de lixo. Pensem nisso, vocês, administradores públicos, antes de empurrar o problema do lixo para outra cidade. Uma alternativa moderna e eficaz para a questão do descarte é a implantação de um programa efetivo de coleta seletiva. Ainda que não seja possível evitar o transbordo, ao menos será possível diminuir, drasticamente, a quantidade de lixo e, conseqüentemente, o número e o valor das viagens, a serem pagas pelo contribuinte.

Regina Teixeira
Ubatuba, SP

Desabafo de uma munícipe

Venho, por meio desta, trazer um pouco do meu desabafo, meu relato como cidadã.
Bem, sou estudante do EJA – Educação de Jovens e Adultos - da Escola Estadual Professora Áurea Moreira Rachou, no Sertão da Quina. Há poucos dias, fomos surpreendidos com uma faixa nos comunicando a construção de uma ponte sobre o rio que corta o Sertão, com pedidos de desculpas pelos transtornos causados pelas obras. Detalhe: a ponte é o único acesso que temos e, por uma infeliz coincidência, as obras foram iniciadas exatamente no dia em que se iniciaram as aulas nas Escolas do Estado. É vergonhosa a situação, pois moramos numa região, aonde informação nunca chega. Nenhum meio de comunicação chega, nem rádio, só as de Caraguatatuba. O que temos em nossa região é uma rádio clandestina, pirata ou comunitária, sei lá. Temos uma Regional Sul, que deveria funcionar como um canal entre comunidade e Prefeitura. Que saudade dos bons tempos em que dona Mia Mafalda administrava a Regional!
Por mais pavorosa que fosse a situação, ela reunia a comunidade, ou no bar do Pedro, ou no restaurante do Carlinhos, do Gaspareto e informava o que ia acontecer. Hoje, o que temos é a falta de diálogo, falta de informação, falta de boa vontade. E eu sei porque. É que povo incomoda. Fala demais, é curioso. Gente informada é ruim, passa a exigir mais e isso parece não ser bom. Mas, faço saber que não somos uma comunidade tão ruim, tampouco calada. Jamais engolirei algo que não passe pela minha garganta e não sou obrigada a dizer amém a tudo.
Não sou contra quem quer que seja. Mas, pergunto ao prefeito, o que é feito do Governo Participativo que tanto se falava na campanha? No jornal “A Cidade” é só bênção. Tudo às mil maravilhas, mas, na prática...
Agora, em relação às obras da ponte, tenho uma sugestão: a previsão para o término da obra é de 30 dias. Então, sugiro que seja colocada uma ponte de desvio, como, por exemplo, aquelas do Exército, senão nossos colegas do Araribá, do Sertão da Quina, muitos idosos, gestantes, vão deixar de estudar no EJA. Não sou oposição. Sou uma cidadã com opinião. Vou fazer valer meus direitos de brasileira, de cidadã e vocês, homens públicos, não se esqueçam que somos uma comunidade aberta a ouvir.

Márcia Bruske
Ubatuba, SP
 

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ponta das Toninhas © Emilio Campi

Ponta das Toninhas
© Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor