Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 07 de Março de 2008 - Nº 1928 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
Deputado Antonio Carlos cria Projeto de Lei em benefício das Gestantes

Caraguatatuba
Prefeito de Caraguá recebe gerente da SABESP e marca encontro com Coordenador de Obras da estatal
Caraguá já tem seu representante para o projeto Tabuada Vanguarda
Abertas as inscrições para os cursos de informática à comunidade em Caraguá
Campeonato do Aniversário da Cidade terá número recorde de equipes
Caraguá ganhará casas para famílias carentes

Ilhabela
Diagnóstico Turístico do Município de Ilhabela
Alunos de Turismo apresentam diagnóstico turístico sobre Ilhabela

São Sebastião
Educação promove capacitação para pajens nesta sexta-feira
Prefeitura entrega prêmios do “Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas”
Secretaria de Educação define aluno que irá representar o município no projeto “Tabuada Vanguarda”
Barra do Sahy recebe reunião comunitária na próxima segunda-feira
Simpósio de Biomassa arrecada alimentos para cestas do Fundo Social
Prefeitura inicia avaliação sócio-econômica dos candidatos aos cursos de manutenção industrial
Parceria com Fundo Social resulta em atendimento gratuito a idosos
São Sebastião promove curso de capacitação para profissionais da Saúde

Ubatuba
Guardas municipais terminam curso de multiplicadores de segurança escolar
Problemas no Cambury, zona Norte de Ubatuba.
Prefeitura inicia obras para construção da nova Ponte da Laje
Comunidade do Taquaral comemora reforma da Unidade de Saúde da Família
Inscritos nas escolinhas de esporte passam por avaliação médica
PMU otimiza atendimento pediátrico em Ubatuba
Prefeitura constrói nova ponte no Camburi
Ubatuba promove Programa de Emagrecimento Saudável

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Deputado AC cria Projeto de Lei em benefício das Gestantes
Campanha de esclarecimento, orientação e prevenção sobre eclampsia está na pauta da Alesp

Litoral Norte - Prevenir é o melhor remédio. Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o deputado estadual Antonio Carlos (PSDB) apresentou aos seus pares da Assembléia Legislativa de São Paulo o Projeto de Lei n.º 109, que solicita campanha permanente de esclarecimento, orientação e prevenção sobre a eclampsia.
A preocupação é com o bem-estar das gestantes. AC propõe que, em todo o Estado, seja feita a campanha sobre a eclampsia, maior causa de morte materna no Brasil. A campanha deverá ser feita por meio de cartazes afixados nos órgãos públicos e particulares de Saúde, além da distribuição gratuita de cartilhas explicativas, com linguagem simples e didática.
No Projeto de Lei, o deputado pede ainda que a cartilha contenha informações precisas sobre como a doença se manifesta, seus sintomas e conseqüências. O prazo para a execução do Projeto é de quatro meses, contando de sua publicação.
Sobre Eclampsia:
Doença caracterizada pela pressão alta e presença de proteína na urina. Atinge mulheres na segunda metade da gravidez (após a 20ª semana de gestação). Sua causa é desconhecida.
Há vários estágios da eclampsia. O mais brando é chamado de pré-eclampsia leve e a mulher pode até não notar sintomas. Por vezes, percebe-se um pequeno inchaço.
Já na pré-eclampsia grave, a mulher pode ter dor de cabeça, cansaço, sensação de ardor no estômago e alterações visuais ligeiras. Quando a eclampsia estiver iminente, acontecerá hemorragias vaginais e diminuição dos movimentos do seu bebê.
Por fim, a eclampsia é caracterizada quando a mulher com pré-eclampsia grave convulsiona ou entra em coma. A mulher tem convulsões porque a pressão sobe muito e, em decorrência disso, diminui o fluxo de sangue que vai para o cérebro.
Os casos de eclampsia e pré-eclampsia ocorrem geralmente no oitavo ou nono mês de gestação. Para cada 1.000 gestações há 100 gestantes com pré-eclanpsia e uma com eclampsia.
Grupo de risco:
Mulheres que engravidam mais velhas ou muito novas; que estão na primeira grávidas; que têm histórico de diabetes e pressão alta ou se há alguém na família que já teve a pré-eclampsia. Mulheres que têm pressão normal e sem histórico também podem ser acometidas.
Se não tratada, a doença gera risco de morte para mãe e para o bebê. Na mãe causa edema cerebral, hemorragia cerebral, insuficiência renal, insuficiência cardíaca e desprendimento prematuro da placenta da parede uterina.
A prematuridade pode acontecer também em virtude da antecipação do parto. A indicação de interromper a gravidez depende da idade gestacional, da gravidade da doença e da presença ou não de complicações.
Tratamento:
Resume-se em repouso e pouco sal. Não é aconselhável o uso de diuréticos e hipotensores. Em muitos casos, a pressão arterial volta ao normal com esse tipo de tratamento clínico. O repouso pode ser em casa em alguns casos, mas em outros é necessário que seja no hospital. Quanto antes a doença for diagnosticada, mais efetivo será o tratamento.


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Prefeito de Caraguá recebe gerente da SABESP e marca encontro com Coordenador de Obras da estatal

Caraguatatuba - Em uma reunião entre o gerente da SABESP, divisão de Caraguatatuba, Josival Alves de Souza, e o prefeito José Pereira de Aguilar, acompanhado do secretário de Obras Públicas, Raul Pesci Júnior, ficou decidido que o Coordenador de Obras da estatal, Sebastião Caetano Lima, virá a Caraguatatuba para um encontro com Aguilar para tratar de melhorias no município.
A visita acontecerá no dia 13 de março, quinta-feira, às 16h, no gabinete do prefeito. Na ocasião, o prefeito e o coordenador irão definir os reparos nas vias públicas dos bairros Travessão e Perequê-Mirim, locais onde a empresa Elevação, terceirizada da SABESP, implantou a rede coletora de esgoto e provocou danos ao asfalto.
"As melhorias são necessárias, porém não podemos deixar danificado o asfalto das ruas. As ruas que estavam pavimentadas, não estão mais bonita como antes, devido às obras. No encontro com a Secretária de Saneamento e Energia do Estado solicitei o reparo nos lugares onde foram preciso ser quebrados", disse Aguilar.
Outro pedido que o prefeito irá fazer para Caetano Lima é que a empresa faça reparos na estrada do Rio Claro, onde também foi danificada com as obras de água e esgoto, para beneficiar o CDP - Centro de Detenção Provisória, que está sendo construído no local.
O encontro do Coordenador de Obras da SABESP com o prefeito Aguilar foi resultado do encontro com a Secretária Estadual de Saneamento e Energia, Dilma Pena, em Caraguá, no dia 23 de fevereiro, com os quatro prefeitos do Litoral Norte. Além dessas solicitações que deverão ser atendidas, o prefeito Aguilar ainda pediu o ligamento da rede de esgoto do Canta Galo com a Martim de Sá, serviço esse orçado em cerca de R$ 750 mil. Outro ponto levantado pelo prefeito com a secretária foi em relação ao Jardim Gaivotas, que conta com a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), mas não tem a rede coletora, entre outros pedidos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá já tem seu representante para o projeto Tabuada Vanguarda
A aluna Ana Paula Ferreira dos Santos será a representante do município nas demais etapas do projeto Tabuada Vanguarda

Caraguatatuba - Já está definido o representante de Caraguatatuba no projeto Tabuada Vanguarda. A vencedora foi a estudante Ana Paula Ferreira dos Santos, 12 anos, aluna da 7ª série da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª. Maria Thereza de Souza Castro, Jetuba. As seletivas do projeto Tabuada Vanguarda aconteceram ontem, dia 05, em 46 cidades da região.
Em Caraguatatuba, 67 crianças de 10 escolas inscritas participaram desta etapa classificatória do projeto. Após uma disputa inicial feita entre os estudantes da mesma Unidade Escolar, um aluno de cada escola permaneceu para a disputa final, totalizando 10 crianças. Eles podiam contar somente com canetas e folhas, além do raciocínio lógico, para a resolução dos problemas.
Durante a disputa, os 10 estudantes iam passando por etapas desclassificatórias, onde eles tinham um determinado tempo para resolução de cada questão. A seletiva foi disputada até a última etapa, quando os dois finalistas receberam uma questão e ganharia aquele que chegasse a solução correta mais rápido.
Apesar do clima tenso e emocionante durante toda a seletiva, a aluna Ana Paula Ferreira dos Santos manteve-se calma e resolveu a última questão com rapidez e exatidão. Ana Paula será a representante do município nas demais etapas, disputando a 1ª colocação com mais 45 estudantes do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Vale Histórico, Serra da Mantiqueira e Região Bragantina.
Ana Paula conta que foi incentivada principalmente pelos seus colegas de classe. "Os professores também me incentivaram, mas as minhas amigas foram as que mais falaram para eu participar", explica Ana Paula.
De acordo com a direção da escola, Ana Paula está na EMEF Profª. Maria Thereza de Souza Castro desde a 1ª série, e sempre foi muito estudiosa e dedicada aos estudos. "Todos nós estamos muito felizes. Ela é uma ótima aluna, dedicada em todas as disciplinas. E mereceu muito esta vitória, por todo o esforço que sempre teve", destacou a diretora da escola Priscila Souza Giorgeti Vieira.
A aluna Ana Paula agradeceu a todos os colegas de classe, professores e especialmente ao professor Carlos Alberto Lunardi Laureano, seu atual professor de matemática.
A secretária da Educação, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, ficou muito contente pelo interesse das mais de 60 crianças que participaram da seletiva, e comentou que todos estão de parabéns. "Tenho certeza que o nosso município estará muito bem representado pela Ana Paula", finalizou a secretária, referindo-se aluna vencedora.
A próxima etapa será no dia 26 de março, às 15h, em São José dos Campos, com local ainda a definir.
Projeto Tabuada Vanguarda - O projeto Tabuada Vanguarda, promovido pela Rede Vanguarda, é um concurso de tabuadas para estudantes com idade entre 8 e 12 anos, que estejam cursando o ensino fundamental da rede pública (municipal e estadual). O principal objetivo é de estimular a participação de escolas e alunos em um evento cultural, educacional e social.
Após as seletivas municipais, as 46 crianças escolhidas, que representarão suas respectivas cidades, serão divididas em 04 grupos. Os alunos de cada grupo competirão entre si, classificando 1 estudante de cada um dos grupos para a fase semifinal, no dia 16 de abril. As disputas do 3º e 4º lugares e da grande final acontecerão no dia 23 de abril. A semifinal e a final desta disputa serão transmitidas pelo programa Vanguarda Mix. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Abertas as inscrições para os cursos de informática à comunidade
As inscrições para os cursos de informática à comunidade já estão abertas. Os interessados já podem obter informações nas escolas participantes ou na Secretaria da Educação

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Educação, oferece anualmente cursos de informática voltados à comunidade. Em 2008, os cursos serão aplicados inicialmente em 11 Unidades Escolares da cidade, e os interessados já podem procurar as secretarias das escolas participantes para mais informações.
O curso será oferecido na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Pedro João de Oliveira, Tabatinga; EMEF Profª. Antonia Antunes Arouca, Massaguaçu; EMEF Prof. Oswaldo Ferreira, Casa Branca; EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz, Martim de Sá; EMEF Profª. Antonia Ribeiro da Silva, Jardim Califórnia; EMEF Bernardo Ferreira Louzada, Rio do Ouro; EMEF Prof. Jorge Passos, Jaraguazinho; EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, Tinga; EMEF Prof. João Batista Gardelin, Poiares; EMEF Prof. João Benedito Marcondes, Barranco Alto; e EMEF Masako Sone, Pegorelli.
Cada escola poderá ter até 06 turmas, com uma média de 20 alunos, dependendo da região e do número de inscrições. Segundo a supervisora de ensino responsável pela informática educativa, Márcia Regina Paiva Silva, a quantidade de turmas e Unidades Escolares que oferecem o curso podem aumentar durante o ano, de acordo com a procura da comunidade.
"O curso dá noções básicas de informática que são fundamentais para o mundo moderno. O aluno é capacitado para operar o Windows, Word, Excel, Power Point e Internet Explorer", explicou Márcia. A carga horária é de 30 horas e o curso acontece semanalmente, durante 02 meses.
No início do ano, os monitores de informática foram capacitados para aplicar o curso da melhor maneira possível. "Priorizamos a qualidade do ensino, ainda mais por se tratar de princípios de informática, tão importante para essas pessoas que fazem o curso", destacou a secretária da educação, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, explicando que haverá mais capacitações durante o ano.
Para mais informações, os interessados podem procurar as secretarias das escolas participantes ou entrar em contato com o setor de Educação Inclusiva, na Secretaria Municipal da Educação. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Campeonato do Aniversário da Cidade terá número recorde de equipes

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação tem provado a sua competência em incentivar a prática esportiva em Caraguá.
O Campeonato de Aniversário da Cidade contará com 33 das 36 equipes filiadas a LICAF (Liga Caraguatatubense de Futebol), recorde na competição, que até então tinha conseguido colocar 26 clubes, no último ano.
O campeonato começará no dia 16 de março e a final será realizada no dia 20 de abril, data que Caraguatatuba comemorará 151 anos. A competição será disputada no sistema mata-mata, quem perder está fora da briga pelo título. O time Beira Mar foi o campeão em 2007 ao bater o Fortaleza na decisão. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá ganhará casas para famílias carentes

Caraguatatuba - O prefeito José Pereira de Aguilar garantirá mais melhorias aos munícipes de Caraguatatuba até o final deste ano. Famílias carentes serão beneficiadas com novas casas em dois locais da cidade.
Segundo o secretário de obras serão construídas 47 casas populares, de dois dormitórios no Jardim Tarumã, com toda a infra-estrutura de calçamento, energia e rede de esgoto. O secretário estima que entregará as casas até setembro. Esse é um projeto feito em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo).
O bairro Travessão também contará com o benefício. Um conjunto habitacional, com 160 unidades de dois quartos, com praças, creches, pavimentação e esgoto será construído também com os recursos da CDHU. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Diagnóstico Turístico do Município de Ilhabela

Ilhabela - O Nossa Ilha Mais Bela irá promover no próximo dia 7 de março, às 17 horas na Câmara Municipal a apresentação do Diagnóstico Turístico do Município de Ilhabela feita pelos alunos do terceiro ano do curso de Turismo da Universidade Anhembi Morumbi.
A apresentação tem como objetivos divulgar os dados obtidos em pesquisa in loco realizada no ano de 2007, que relata a situação turística local e apresentar propostas ligadas ao setor.
Como parte da formação do Curso de Turismo da Universidade Anhembi Morumbi, o terceiro ano tem enfoque principal voltado à realização de projetos destinados ao Planejamento Turístico Municipal em sua totalidade, visando a busca da sustentabilidade, juntamente com a aplicação do conceito de hospitalidade na localidade designada, no presente caso, Ilhabela.
Entre os temas a serem abordados, destacam-se: Percepção do Lugar, Pesquisa de Demanda e Comunidade Local, Perfil do Turista Freqüentador da Destinação, Análise de Produtos e Segmentos de Mercado, Análise Swot e Projetos Elaborados.
Acreditamos que o tema é de relevância para a população de Ilhabela e que a palestra pode contribuir significativamente para a discussão e a disseminação de mais conhecimentos na área de turismo. (Fonte: www.nossailhamaisbela.org.br)

Alunos de Turismo apresentam diagnóstico turístico sobre o Litoral Norte

Ilhabela - A Universidade Anhembi Morumbi tem a honra de convidá-lo para a apresentação dos dados do diagnóstico turístico realizado pelos alunos do curso de Turismo.
Serão apresentados dados sobre:
• percepção do lugar: um olhar sobre a sustentabilidade e hospitalidade do destino;
• perfil e características da demanda e da comunidade receptora;
• análise de produtos e segmentos de mercado;
• análise de oportunidades e ameaças;
• possíveis projetos.
Contamos com sua participação!!! (Fonte: www.nossailhamaisbela.org.br)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Educação promove capacitação para pajens nesta sexta-feira

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), informa que nesta sexta-feira (7/3) não haverá expediente e atendimento em oito creches municipais da região central e Costa Norte. Na referida data será realizado um curso de capacitação oferecido pela Secretaria de Saúde (Sesau) e Seduc. O encontro será no Tebar Praia Clube, das 8 às 12h30.
O planejamento será destinado às pajens e vai tratar de assuntos referentes aos cuidados com a saúde infantil e estímulos à criança. As unidades conveniadas pela Prefeitura terão expediente normal. A medida visa aprimorar o atendimento aos funcionários e melhorar a rede educacional.
Participam da capacitação as creches Dona Laurinda, Semírames Tavolaro Passos, São Sebastião, Adriana Vasques, Meire Vasques, Barequeçaba, Diva Bernardino e Maria Leonarda. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4717. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Prefeitura entrega prêmios do “Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas”

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Saúde (Sesau) e Educação (Seduc), promoveu nesta quinta-feira (7/3) a entrega oficial dos prêmios provenientes do encerramento da primeira etapa do programa “Saúde e Prevenção nas Escolas”. O projeto é coordenado pelo Centro Municipal de Infectologia (Cemin), que consiste em capacitar adolescentes da rede para multiplicar entre os colegas conhecimentos que visam reduzir a incidência de DST's e AIDS na população adolescente, bem como índices de gravidez não planejada na adolescência e aumentar, ainda, o papel democrático na escola.
Em dezembro passado, dez escolas municipais realizaram um grande evento de fechamento desses encontros na Rua da Praia. As três unidades campeãs da gincana foram Professora Luiza Helena de Barros (Barequeçaba); Antônio Luiz Monteiro (Boiçucanga) e Sebastiana B. Costa (Barra do Una), que receberam, respectivamente, uma TV 29’, um aparelho de som e uma impressora.
A cerimônia de premiação, realizada na EM Luiza Helena de Barros, contou com a presença da chefe de Divisão dos Programas de Saúde, Maria Aparecida Pinheiro Piedade, e do supervisor de Ensino, Leonardo Matsuhashi, que representaram os secretários das Pastas de Saúde e Educação. As diretoras das escolas premiadas e os alunos multiplicadores também participaram do evento.
Hiuri Rogers, 13 anos, aluno da EM Antônio Luiz, afirmou que participar como multiplicador do projeto lhe proporcionou uma experiência maravilhosa. “Conheci coisas do nosso corpo de forma que jamais imaginava e pude passar aos meus colegas. Espero que eles tenham aprendido tanto quanto eu”, declarou. Já para a aluna Sabrina de Lima Bezerra, multiplicadora da EM Luiza Helena, o melhor de tudo foi passar a experiência adquirida aos colegas. “Quero continuar participando do projeto este ano”, afirmou. “Tudo o que aprendemos e passamos para nossos amigos vamos levar para a vida toda”, completou Gláucia Rafaela Silva Souza, 13 anos, representante da EM Sebastiana.
Cada escola participa do projeto com dois alunos representantes, “os multiplicadores”, que repassam as experiências dos encontros com a coordenação do Cemin para os colegas em sala de aula. Os estudantes declararam que é muito mais fácil falar sobre sexo, DST/Aids de adolescente para adolescente. De acordo com Leda Corrêa, psicóloga coordenadora do Cemin, a partir da segunda quinzena de março serão retomados os encontros com os multiplicadores para que possam repassar os conhecimentos aos alunos de 5ª a 8ª séries da rede. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Secretaria de Educação define aluno que irá representar o município no projeto “Tabuada Vanguarda”

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), definiu nesta quinta-feira (6/3) o aluno que irá representar a cidade no projeto “Tabuada Vanguarda”, promovido pela TV Vanguarda, cujo objetivo é estimular a participação de escolas e estudantes em um evento cultural, educacional, competitivo e social.
O vencedor da seletiva, que aconteceu no Teatro Municipal, foi Caio Augusto Lisboa dos Santos, 10 anos, da EM Prof.ª Maria Francisca de Moura Tavolaro, situado no bairro Pontal da Cruz. Em segundo lugar ficaram os estudantes Mateus Miranda da Silva, 11 anos, da EM Edileusa Brasil Soares de Souza, e Gabriel Silva Rosa, 12 anos, da EM Sebastiana Costa Bittencourt, ambas localizadas nos bairros de Maresias e Barra do Una, respectivamente, na Costa Sul do município. Outras escolas municipais que participaram da seleção foram: José Machado Rosa (Vila Amélia), Iraydes Lobo Vianna do Rego (Itatinga), Antônio Luiz Monteiro (Boiçucanga), Enseada e Canto do Mar.
O campeão vai representar a cidade por volta do próximo dia 26 de março, em São José dos Campos. “Acho que a competição vai ser difícil porque não sei quem irá competir comigo. Vão ter muitas cidades, mas espero vencer”, disse Caio Augusto, que é considerado um dos melhores alunos da sala de aula. “Estou muito contente porque o meu filho é um aluno aplicado e mereceu a vitória”, declarou a mãe do 1º lugar, Renate Lisboa dos Santos.
A seletiva contou com a participação da secretária de Educação, Marilene Ramachoti, que representou o prefeito Dr. Juan Garcia, a diretora pedagógica da Seduc, Genoveva Pons Garcia, alguns diretores, coordenadores e professores, além de pais de alunos.
Para a secretária de Educação, o estímulo a aprendizagem é sempre bem vindo, mesmo que seja através de competição. “A secretaria aceitou o projeto para mostrar que as crianças são capazes quando elas querem e quando há envolvimento da comunidade escolar. A competição também serve como uma reflexão para as escolas”.
Para se inscrever, cada escola pagou uma taxa no valor de R$ 100. Nesta quinta-feira, as outras cidades, simultaneamente, escolheram seus representantes que serão divididos em quatro grupos. Os estudantes de cada equipe competem entre si, classificando um aluno de cada para conjunto para a fase semifinal. As disputas do 3º e 4º lugares e da grande final serão transmitidas pelo programa Vanguarda Mix.
O concurso de tabuada é destinado a alunos de 8 a 12 anos de idade que estejam cursando o ensino fundamental da rede pública, nos municípios de abrangência da Rede Vanguarda: Vale do Paraíba, Litoral Norte, Vale Histórico, Serra da Mantiqueira e Região Bragantina. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Barra do Sahy recebe reunião comunitária na próxima segunda-feira

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Governo, promove na próxima segunda-feira (10/3), uma reunião comunitária em Barra do Sahy, Costa Sul do município. O encontro, terceiro do ano e 55º desde 2005, será realizado na EM Henrique Tavares, às 18h30. Com a presença do prefeito Dr. Juan Garcia e seu secretariado, os munícipes que comparecerem terão a oportunidade de apresentar sugestões e tirar dúvidas com a equipe.
A Barra do Sahy já recebeu inúmeras benfeitorias nesta administração como, por exemplo, a creche do bairro, inaugurada no fim do ano passado; duas edições do Vivação Cidadania; classes de EJA (Educação de Jovens e Adultos); além de ter sido a primeira região do município a ter uma Zona de Especial Interesse Social (ZEIS):Vila Sahy (antigas Vilas Baiana e Mosquito), local que já foi beneficiado também com iluminação pública, energia elétrica através do programa “Luz para Todos” e estação de tratamento de esgoto, obra esta executada graças à parceria da Prefeitura com a Sabs (Sociedade Amigos da Barra do Sahy). Agora, os moradores da Vila Sahy estão na iminência de receber os carnês de IPTU, que já estão sendo providenciados pela Prefeitura. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Simpósio de Biomassa arrecada alimentos para cestas do Fundo Social

São Sebastião - Além de discutir a questão energética no país com a utilização da biomassa, o simpósio internacional realizado na última quarta-feira (5/3), em São Sebastião, em uma parceria do Brasil e da Alemanha, teve também um lado social. Os participantes doaram vários pacotes de arroz (43kg), feijão (1kg), macarrão (2 kg), açúcar (3 kg), trigo (1 kg), farinha de mandioca (500gr) e fubá (500gr). Os produtos serão usados para compor as cestas básicas de emergências fornecidas pelo Fundo Social de Solidariedade.
Mais de 300 pessoas acompanharam as palestras proferidas por especialistas alemães e brasileiros. Cada um ressaltando um determinado setor que já utilizada a biomassa como fonte de energia.
A utilização da madeira foi abordada em duas ocasiões: uma pelo professor josé Atáveio Brito, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da USP (Piracicaba), que abordou o tema “Floresta, Madeira e Energia, que ressaltou a utilização, principalmente em Minas, onde tem aumentado o plantio de eucalipto; e outra pelo professor Dr. Bastian Kaiser, da Universidade de Silvicultura Rottenburg, que esclareceu sobre o processo da utilização da matéria-prima desde a floresta até a parte industrial. Ele ressaltou a utilização na Alemanha, principalmente em função das baixas temperaturas.
“A madeira é utilização como fonte de energia nas residências e indústrias e a tendência é de crescimento”, afirmou.
O uso do bagaço da cana-de-açúcar para a geração de energia elétrica foi abordado pela consultora Selma Akemi Kawana que explicou que hoje projeto já representa 14,6% no país. Com relação à biomassa, ela representa 2,5%, mas com índice crescente desde 2005.
Em São Sebastião, a meta da Prefeitura é implantar o Parque de Valorização de Resíduos Urbanos, para a otimização de produtos recicláveis. Para isso, haverá um investimento na área para a ampliação da coleta seletiva e melhor aproveitamento do material.
O Simpósio de Biomassa Brasil-Alemanha “Compromisso com uma Proteção Climática Eficaz?”, foi promovido pela Prefeitura de São Sebastião, Faber Serviços e estado alemão Baden-Württemberg. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura inicia avaliação sócio-econômica dos candidatos aos cursos de manutenção industrial

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), inicia nesta sexta-feira (7/3), no Centro Integrado Profissionalizante (CIP), a avaliação sócio-econômica dos 300 classificados na prova escrita de conhecimentos gerais, realizada no fim de fevereiro.
As convocações já foram feitas via telefone pelo CIP e as pessoas devem comparecer no local nesta sexta-feira (7/3), sábado (8/3) e segunda-feira (10/3), sempre das 9 às 16h30, levando comprovante de endereço, carteira de trabalho do candidato e membros da família, se forem maiores de 18 anos, NIS (Número de Identificação Social), documentos de identificação das pessoas que residem no domicílio e declaração de renda da família.
De acordo com a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Ana Margarida Freire, a análise sócio-econômica dos candidatos que tiveram as melhores notas é uma condição exigida para matrícula nos cursos de manutenção industrial. “A entrevista vai priorizar a classificação dos candidatos com maior grau de vulnerabilidade social, como desemprego, maior número de filhos e menor renda”, afirmou Ana Margarida.
Os cursos profissionalizantes são oferecidos pela Prefeitura de São Sebastião, em parceria com a Transpetro e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) nas áreas: preparação para o trabalho, carpinteiro de formas, pedreiro, maçariqueiro, introdução à soldagem, soldador eclético, montador de andaimes, montador encanador e pintor industrial. Mais informações pelo telefone (12) 3892-6016. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Parceria com Fundo Social resulta em atendimento gratuito a idosos

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de São Sebastião retomou, nesta semana, as parcerias com diversos profissionais para atendimento dos idosos que integram o projeto Atividade. Nesta quinta-feira (6/3), três pacientes foram atendidos pela podóloga Érica Matos Araújo. A profissional recebe voluntariamente três pessoas por semana e o Fundo Social seleciona os pacientes que não têm condições financeiras de pagar pelas consultas.
Alaíde Ferreira da Silva, 72 anos, realiza o tratamento com a podóloga desde o ano passado. A aposentada conta que sofre muito com os “olhos de peixe” e se não fizer o tratamento tem dificuldades para se locomover. “Sinto um alívio quando venho aqui. Se não fosse essa oportunidade do Fundo Social eu não poderia vir”, explica.
Érica Matos diz que o atendimento voluntário é uma forma de agradecer à cidade por ser tão bem recebida. A podóloga residia em São Paulo e está em São Sebastião há sete anos. Ela também é grata aos profissionais de saúde locais, que entendem seu trabalho e lhe dão credibilidade. “Eles me aceitaram e procuro trabalhar em conjunto, indicando aos meus pacientes a complementação do tratamento, com fisioterapeutas, ortopedistas, dermatologistas”, finaliza. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura  promove curso de capacitação para profissionais da Saúde

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), promoveu nesta quinta-feira (6/3) um curso de capacitação sobre a ATM (Articulação Têmpuro-Mandibular) para dentistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos da rede municipal. Participaram também profissionais da saúde de Ilhabela.
O curso foi ministrado pelo ortodontista José Luiz Villaça Avoglio e pela buço-maxilo Heloísa Oliveira. Segundo Villaça, apesar de ser um assunto antigo, pouco se explora sobre a ATM. “Estamos escrevendo um livro sobre o tema em parceria com Carlos Roberto Douglas, com o objetivo de divulgar idéias novas para os profissionais da saúde”, conta. O ortodontista também é formado em jornalismo e edita uma revista virtual voltada para os dentistas, na qual aborda a ATM e outros temas. (sotau.sind.googlepages.com).
Dados apresentados durante a palestra apontam que, de modo geral, cerca de 70% dos casos de problemas com articulação são tratados de forma errônea e a capacitação visa fazer com que os profissionais saibam, pelo menos, dar o encaminhamento correto aos pacientes. “Os problemas com articulação atingem a maioria da população e, nesse sentido, o curso se torna extremamente importante para que os profissionais adquiram cada vez mais experiência no tratamento”, opina Rui Carlos Barbosa, coordenador do programa de Saúde Bucal da Sesau. A dentista Sônia Monteiro também participou do curso e o classificou como de extrema importância para sua classe, uma vez que conhecer profundamente o assunto é fundamental para a odontologia. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Guardas municipais terminam curso de multiplicadores de segurança escolar
Após curso de capacitação, guardas farão palestras em escolas sobre práticas preventivas de segurança pública

Ubatuba - Os guardas municipais de Ubatuba receberam os certificados de conclusão do curso de capacitação de multiplicadores de segurança escolar, nesta quinta feira, 06. As lições aprendidas serão passadas para alunos de 40 escolas do município, atingindo uma média de 4 mil alunos do ensino fundamental. A solenidade de encerramento aconteceu na sede da Guarda Municipal e contou com a presença do secretário de Segurança Pública, representando o prefeito Eduardo Cesar, além do secretário de Educação, Arnaldo Alves e da secretária de Fazenda, Vera Ramos.
O curso, que teve duração 40 dias, foi proferido por professores da Universidade de Taubaté, Faculdades Integradas Módulos e oficiais das Polícias Militar e Federal. Os guardas receberam aulas de direito ambiental, direitos humanos, ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), violência doméstica e escolar, didática, psicologia, recreação, trânsito, diversidade étnica, comunidade, ecoturismo, entre outros assuntos.
O comandante da Guarda Municipal, o major José Antônio Macário, afirma que o ideal do projeto é dar uma base sólida aos futuros cidadãos ubatubenses. “Nós acreditamos nas crianças de Ubatuba e acreditamos no futuro de nossa cidade. Acreditamos que é possível mudar o mundo, o país, a cidade, o bairro e a escola. Estamos trabalhando para evitar que os jovens venham a se tornar criminosos no futuro. Este é o nosso conceito de prevenção em segurança.”
A capacitação - A capacitação faz parte de um projeto aprovado no final do ano passado pela secretaria Nacional de Segurança Pública. Este projeto teve investimento do Plano Nacional de Segurança Pública na ordem de R$ 200 mil, com a contrapartida da Prefeitura de Ubatuba no valor de R$ 50 mil. Parte da verba será investida em equipamentos como coletes de proteção individual, computadores, viatura de pequeno porte, rádio HT’s e uniformes.
Outro montante da verba será aplicado na aquisição de computadores, data-show e materiais de papelaria, pintura, colagem e recreação que serão distribuídos nas oficinas que os guardas ministrarão nas escolas de ensino fundamental da rede municipal. Nesta etapa, os alunos da rede receberão aulas de cidadania, preservação do meio ambiente, violência doméstica, prevenção a acidentes e drogas, educação no trânsito e tratamento ao turista.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, a valorização do funcionário se reflete em qualidade de vida para a cidade. “Com este treinamento, os guardas municipais poderão passar para as crianças noções preventivas ligadas a diversas áreas e automaticamente isso se refletirá dentro das casas dessas crianças e posteriormente em nossa cidade”, avalia o prefeito. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Problemas no Cambury, zona Norte de Ubatuba
Foi o que o vereador Jairo dos Santos (PSB) verificou ao dar seqüência às suas visitas aos bairros da cidade.

Ubatuba- O vereador Jairo dos Santos, à exemplo do que ocorreu em outros bairros, como Maranduba, Sertão da Quina e Poruba, constatou também, uma série de problemas no Cambury, zona Norte da cidade, nesta quarta-feira, dia 05 de março. Junto com os moradores, o vereador percorreu o bairro e encontrou o que já é uma constante na cidade: ruas esburacadas, mato muito alto, falta de limpeza e até uma ponte prestes a cair. Trata-se da ponte pênsil do Jambeiro, sobre o Rio do Cedro. De acordo com o vereador, o cabo de aço está completamente enferrujado e as madeiras apodrecendo, sem manutenção, deixando à mostra todo o descaso das autoridades públicas. Jairo, junto com Domingos, presidente da Associação de Quilombo do Cambury, constatou que as cabeceiras da ponte, que sustentam o cabo de aço, estão estouradas. "Isso pode acarretar a queda da ponte, a qualquer momento, sem contar com o perigo iminente de um acidente grave envolvendo moradores, inclusive crianças, no local", concluiu o vereador, que garantiu enviar ao Executivo, indicação determinando solução urgente para os problemas. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Prefeitura inicia obras para construção da nova Ponte da Laje

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e da Administração Regional Sul, iniciou as obras para construção da nova ponte sobre o Rio Maranduba, mais conhecida como Ponte da Laje. A nova ponte é uma antiga reivindicação dos moradores da região, que foi viabilizada na atual administração, através de um convênio firmado com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, para a construção da ponte de concreto armado com estrutura metálica.
A ponte será trocada devido a sua estrutura que era muita baixa, o que impedia a passagem de veículos durante fortes chuvas. A nova ponte terá quatro metros de altura e durante o período das obras, os moradores do local terão como alternativas as estradas do Araribá e a Rua do Engenho. Nesta semana, a equipe está trabalhando na fundação em sapata para apoio das cabeceiras da ponte e no arranque para muro de ala, para a prevenção de enchentes.
Para o prefeito Eduardo Cesar, “a nova Ponte da Laje vem atender uma necessidade muito grande da região sul; um pedido de muitos anos que estamos conseguindo atender agora, graças à parceria com o Estado e muito trabalho e dedicação da nossa equipe”. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Comunidade do Taquaral comemora reforma da Unidade de Saúde da Família
A unidade, reformada, agora conta com cozinha, sala de reuniões e uma recepção mais ampla e confortável

Ubatuba - O prefeito Eduardo Cesar fez a entrega oficial das melhorias realizadas na Unidade de Saúde da Família do Bairro Taquaral, na noite desta quarta-feira, 05. As instalações da unidade tinham mais de 20 anos e não comportavam mais a demanda do bairro, que hoje abriga cerca de 700 famílias. Por esta razão, a unidade foi totalmente reformulada, com ampliações e melhorias que proporcionarão maior organização e conforto aos pacientes e funcionários.
O clima da entrega era de emoção, uma vez que as melhorias eram um anseio antigo, não só da comunidade, mas também da equipe do Programa de Saúde da Família. A unidade, reformada, agora conta com cozinha, sala de reuniões e uma recepção mais ampla e confortável. A Unidade recebeu o nome de Benedita Maria Vieira, uma funcionária do Serviço Municipal de Saúde muito estimada pela comunidade, mais conhecida como Dona Bidica.
Segundo a médica da Unidade, Dilei de Brito, que atua na região há mais de 20 anos, quando ela começou a trabalhar no bairro, o atendimento era feito na escola, ou em casas de moradores. “Depois que a sede foi construída, em 1988, ela nunca mais foi olhada pelo poder público, no sentido de melhorar. Agora, nós conseguimos dar um conforto maior aos pacientes, considerando que carinho e atenção nunca faltaram.”
A auxiliar de enfermagem, Cida Borba, por sua vez, pediu a colaboração da comunidade, no sentido de ajudar a cuidar da Unidade e reprimir o vandalismo. “Durante muito tempo, nós esperamos por estas mudanças, então, é preciso que a população pense e analise o antes, o agora e o futuro, para não regredirmos em vez de evoluir.”
Representando a Câmara Municipal, o vereador Claudinho Gulli esteve presente e afirmou que o bairro Taquaral, assim como diversos outros, está recebendo grandes benefícios. “A prefeitura e a Câmara estão trabalhando em parceria para atender as necessidades dos cidadãos. É preciso que todos participem para que juntos alcancemos mais e mais conquistas.”
Mais conquistas para a Saúde - O secretário de Saúde, Clingel Frota, aproveitou a ocasião para anunciar novos avanços. “Estamos vivendo um momento histórico, de muitas realizações na área da saúde. Para os próximos meses, estão previstas as inaugurações do Centro de Referência da Mulher, com todos os serviços e profissionais necessários; a Farmácia Popular, que tornará acessíveis os medicamentos, por preços simbólicos; o Centro Cirúrgico no Centro de Referências, que possibilitará proceder pequenas intervenções cirúrgicas, entre outras coisas.”
O prefeito Eduardo Cesar comentou os avanços em diversas áreas e afirmou que a tendência é crescer cada vez mais. “Todas as vezes que entregamos uma obra ou melhoria à comunidade, sinto a satisfação de ter cumprido mais um dever diante da população ubatubense. Sei que estamos caminhando a passos largos e que as nossas ações estão refletindo positivamente na qualidade de vida da população ubatubense.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Inscritos nas escolinhas de esporte passam por avaliação médica

Ubatuba - Foi grande a movimentação no primeiro dia que Prefeitura de Ubatuba disponibilizou uma equipe de médicos para realizar o exame de aptidão física nos alunos inscritos nas escolinhas de esporte da Secretaria de Esporte e Lazer.
Centenas de pessoas tiveram acesso aos médicos da Secretaria de Saúde, receberam seus atestados e a partir de segunda-feira poderão participar das escolinhas de esporte.
Os médicos atenderão novamente nesta sexta-feira, dia 7. Os exames serão feitos às 8h e as 14h. A partir de segunda-feira, 10, apenas os alunos que estiverem com exames médicos atualizados poderão freqüentar as aulas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura otimiza atendimento pediátrico em Ubatuba
A partir do mês de março, as unidades de saúde da família que possuem serviço de pediatria passarão, gradativamente, a atender crianças de 0 a 5 anos

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, está otimizando o atendimento às crianças do município. Na semana passada, a pedido do prefeito Eduardo Cesar, o secretário municipal de Saúde, Clingel Frota, se reuniu com os pediatras da rede municipal para discutir algumas alterações que proporcionarão maior agilidade e acesso aos serviços de pediatria.
A partir do mês de março, as unidades de saúde da família que são referência em pediatria passarão, gradativamente, a atender crianças de 0 a 5 anos. Antes, as crianças só eram atendidas por pediatras até completar um ano, depois passavam a ser assistidas por clínicos gerais. Os principais objetivos da mudança são aumentar o número de vagas destinadas às crianças desta faixa etária, otimizar a prestação de serviços e desafogar o atendimento aos demais pacientes, tanto na Santa Casa, quanto nas unidades de saúde.
Mais profissionais - Para atender a esta demanda, serão contratados mais dois pediatras, totalizando oito profissionais, que prestarão atendimento em onze unidades, espalhadas por todo o município, em dias específicos. Com a mudança, as crianças até cinco anos passarão a ter direito a três consultas pediátricas de rotina ao ano. As referências em pediatria, por sua vez, continuarão sendo até 12 anos. As intercorrências deverão continuar sendo atendidas pelos clínicos gerais.
Atualmente, o município possui cerca de 6.300 crianças até cinco anos, sendo que cerca de 900 delas têm menos de um ano. Segundo a coordenadora do Programa de Saúde da Criança, a pediatra Márcia de Carvalho Pinto, esta reforma era um anseio antigo, tanto da população, quanto dos pediatras que atuam no município. “Os pais, de forma geral, esperam poder dar um atendimento especializado aos seus filhos pequenos. Os pediatras possuem técnicas mais apropriadas para perceber sinais e detectar possíveis doenças precocemente”, explica a pediatra.
Na opinião do prefeito Eduardo Cesar, as crianças de 0 a 5 anos devem ter um cuidado especial. “Esta é uma idade crucial na formação e no desenvolvimento do indivíduo. Nossas crianças merecem um atendimento de acordo com as suas necessidades, para crescerem saudáveis.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura constrói nova ponte no Camburi

Ubatuba - Atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores do bairro Camburi, no extremo norte de Ubatuba, a prefeitura, por meio da Administração Regional Norte, construiu uma ponte na trilha que dá acesso ao bairro. A trilha é comumente utilizada pelos moradores do local, já que é bem mais curta que o acesso tradicional, por onde passam os carros.
“Todos os moradores do Camburi usam esta trilha para encurtar o trajeto. Antes eles tinham que passar sobre uma árvore para atravessar o caminho, agora construímos uma ponte de eucalipto, muito mais segura”, explica José Roberto Junior, administrador da Regional Norte. De acordo com Junior, houve um acidente no local, quando uma pessoa atravessava a árvore e caiu, aumentando a urgência da nova ponte.
Ainda segundo o administrador da Regional Norte, está sendo comprado material para a reforma de uma outra ponte, também no Camburi, no Jambeiro, próximo ao quilombo ali existente. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura promove Programa de Emagrecimento Saudável
O público alvo deste programa são pessoas com necessidade de reduzir o peso, ou adaptar a alimentação, em função de problemas de saúde

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde está oferecendo à comunidade, gratuitamente, o Projeto Emagrecimento Saudável. O objetivo do programa é melhorar a qualidade de vida dos pacientes, através da alimentação correta e da redução do peso. O público alvo deste programa são pessoas com necessidade de reduzir o peso em função de problemas de saúde, como: diabetes, hipertensão, obesidade, problemas vasculares, ortopédicos, gestações de risco e outros.
Para participar dos grupos, o interessado deve comparecer à unidade de saúde da família mais próxima de sua residência e passar em consulta com o médico, que irá avaliar a necessidade. Se encaminhado, o paciente terá o compromisso de participar das reuniões mensais, que acontecem na Secretaria Municipal de Saúde.
O programa é desenvolvido por uma equipe comandada pela nutricionista da Rede Municipal de Saúde de Ubatuba, Cláudia Raffaelli Nascimento. Nos encontros mensais, os pacientes são orientados a reduzir a freqüência de hábitos alimentares inadequados e inserir os hábitos adequados, incentivados a praticar atividades físicas com regularidade e recebem ainda, apoio emocional.
Segundo a nutricionista, a maioria destes pacientes possui hábitos alimentares inadequados e informações equivocadas. “A idéia é estimular as pessoas a se alimentarem corretamente, ensinar a organizar a compra da família e dar dicas de como aproveitar os itens da cesta básica de modo saudável, para ter sempre em casa os alimentos necessários à dieta”.
Metodologia - A metodologia inclui palestras, pesagens, provas e grupos de auto-ajuda. Os principais temas abordados são: Mitos e Verdades sobre a Obesidade, Alimentação Balanceada como Base da Boa Saúde, Peso Ideal x Peso Possível, Calorias, Benefícios da Atividade Física para Saúde, Auto-estima, Diabetes, Hipertensão e Dislipidemias, Aproveitamento de Cascas, Talos e Ramas, A Soja e seus benefícios, Efeito das Drogas e Fitoterápicos no Processo de Emagrecimento.
Prevenção - A estratégia adotada pela nutricionista, assim como diversas ações do PSF, visa a prevenção de doenças. Cláudia explica que os hábitos alimentares inadequados são passados para outras pessoas da família, principalmente crianças, o que aumenta o risco de desenvolvimento precoce das patologias associadas à nutrição. Se não combatermos os maus hábitos hoje, as patologias associadas à má alimentação irão sobrecarregar o sistema de saúde futuramente. Por isso, a prevenção em saúde está inserida nas diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde”.
Colaboram com o Projeto mais dois profissionais da Secretaria de Saúde: Cássia Elisabete, psicóloga, e o profissional de Educação Física, Djavan Clarindo. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

SEMANA DE 07/03 a 13/03/2008
Cine Porto. 3833 2066

"Alvim e os esquilos" - Comédia -Dublado
ás 16:00 - 17:40 hs

"Meu nome não é Johnny" - Baseado em fatos reais - Com Selton Mello e Cléo Pires
ás 19:20 - 21:30 hs
cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

José Almiro, meu avô

Tem tantos Josés no mundo
e meu avô foi um deles,
um José pescador,
devoto de Santa Maria,
Um José que se ria tanto
ao contar as histórias
que, rogo a São José,
eu possa transformar em poesias
seus causos de pescarias.

Lição de Aziz Ab´Saber

Usando olhos de passarinho
em céu azul sem nuvens
- ou as lentes fotográficas
de um satélite científico -
nossa Serra (como é bela)
com todos seus picos e socalcos
parece um enorme bastião
eivado de setas pontiagudas
que cutucam o oceano
segundo um desígnio
que me foge ao raciocínio.
Em resposta o mar ataca
a pontas dos esporões
formando ilhas e parcéis
(e a audiência pede bis)
parecendo à grande altura,
que põe os pingos nos is.

Os olhos de Dulcemar

Os olhos de Dulcemar foram feitos
de água da cachoeira quando refletem
o verde da mata ciliar
que, em dias de tempestade,
ficam tão turvos que as piabas
escondem-se sob as pedras
esperando acabar as trovoadas.
Em compensação, em dias ensolarados,
tornam-se límpidos e brilhantes
que até os pássaros vão beber neles,
fazendo vôos rasantes.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Dia Internacional da Mulher

A você que nos 365 dias do ano nos dá suporte, carinho, sorriso... nos enche de alegria, nos faz querer viver em um mundo melhor, essa singela homenagem de quem só tem que dizer OBRIGADO.
Mãe, esposa, amiga, companheira... não importa.
Hoje é o seu dia e é motivo de comemoração.
Parabéns, mulher!

Antonio Carlos
Deputado Estadual

Agenda do Deputado Clodovil Hernandes

Semana de sol forte em Ubatuba e mar mais verde que nunca, também de muita atividade do nosso Deputado Clodovil em Brasília.
Em primeiro lugar vamos registrar que a equipe e o próprio apresentador Amaury Junior em visita à casa do Deputado sábado pp. não casaram de elogiar, o paraíso que o deputado Clodovil vive também o bom gosto e a criatividade que é a constante assinatura do Deputado por toda casa.
Em Brasília, a semana do Deputado foi de muito trabalho, e, como sempre, de novas participações na vida política do País.
O deputado recebeu em seu gabinete Procuradores e Representantes do Ministério Público de Minas Gerais e a Deputada Federal Jô Moraes- autora do Projeto de Lei nº 1497/2007, do qual o Deputado Clodovil Hernandes é o relator e irá proferir seu parecer na Comissão de Seguridade Social
O referido Projeto dispõe sobre a regulamentação do exame pericial com base no perfil genético do DNA (ácido desoxirribonucléico), para determinação do vínculo genético, em seres humanos, para fins civis. (regulamenta o exame de DNA).
Acessando este link vocês poderão inteirar-se sobre o que é uma comissão e seu papel na elaboração das leis.
http://www2.camara.gov.br/comissoes/papel.html
O Deputado esteve também como o Dr. MARCOS LIMA – Subchefe de Assuntos Parlamentares da Presidência da República. A pauta da reunião foi a solicitação de recursos para o Minucípio de Mocooca /SP.
O Deputado Clodovil participou também de uma importante audiência no Palácio do Itamaraty.
Foi à primeira reunião com os membros da Comissão de Relações Exteriores, o Deputado Clodovil é membro da Comissão de Relações Exteriores que é composta por outros deputados também membros da mesma comissão.
Os membros da comissão reuniram-se no Ministério das Relações Exteriores para discutir acerca do conflito entre os paises vizinha Venezuela, Colômbia e Equador.
Momento importante para o nosso País.
Este é um ano de eleições, e o nosso Deputado sempre foi um incentivador na busca de novos conhecimentos, estudo, ilustrações, e esclarecimentos, é preciso que o povo participe da vida do seu País, da sua Cidade e do seu Município para que possa votar com consciência, conhecimento, e maturidade. Que o eleitor possa tomar ciência do que acontece a sua volta e perceber os momentos que atravessamos de vitórias e de crise também.
Sugerimos que acessem o link abaixo, leiam a respeito da crise entre paises vizinhos, em uma linguagem. simplista e de fácil entendimento.
http://desempregozero.org/2008/03/06/colombia-um-pais-em-busca-de-si/
Para terminar mais uma exclusividade, o bom gosto e criatividade de mais um arranjo belíssimo feito pelo Deputado Clodovil, para receber a equipe do apresentador Amaury Junior.
Uma boa semana á todos e
Até a próxima! ...Deus vai querer!

Meg Ramos
Assessoria Parlamentar
mrnr@uol.com.br
Blog - http://www.deputadoclodovil.blogspot.com

Ao Mestre com Carinho

Em artigo "ensino público de qualidade " (Folha de São Paulo, 18 de fevereiro de 2008) os mestres Haddad e Mangabeira Unger destacam, " o primeiro é consertar o elo fraco de nosso sistema escolar: o ensino médio", " objetivo é aproveitar a escola média como lugar privilegiado para mudar o paradigma pedagógico dominante no ensinoBrasileiro".
Com todo o respeito a meus caros mestres discordo que este, "ensino médio" seja "o elo fraco de nosso sistema escolar".
Estou cansado de ouvir aos meios falar que a escola tem que formar o "cidadão". O elo fraco da nossa educação é o ensino primário que formam o ser Social e Humano. Quando uma criança sai por primeira vez a participar do convívio social, onde os bancos escolares duplos usados por mais de uma geração, no qual ficavam gravadas nossas passagens pela escola. No primeiro ano e assim sucessivamente durante todos os anos de nossa escola primaria passávamos a compartir em uma célula de formação Social e Humana o vinculo entre duas crianças de lares diferentes e passavam elas a formar a célula de comportamento humano. A escola primaria através do mestre os preparava dos 7 anos aos 12 para ser seres racionais e solidários.
A tal revolução tecnológica, jogou fora essas marcas que constituíam uma inserção indelével da sociedade com seus valores.
As crianças perderam a perspectiva humana e passaram a ser como caixas à serem preenchidas e quando se enchem os programas se dão por concluídos.
As crianças passam a ser indivíduos e recebem na educação códigos funcionais de conduta. Assim a sociedade produz indivíduos capazes de funcionar na vida social e no trabalho como se fossem automatas sociais, mais desprovidos dos valores que dão sentido a este tipo de funcionamento. Esse indivíduo possui uma máscara que em seu interior está vazia, carece de sentido, de sentimentos ou de uma interpretação errada do mundo.
O individuo sem raízes, que já não encontra raízes morais em seu lar nem na sociedade que o rodeia, costuma buscar refugio em paraísos artificiais, como as drogas ou em grupos que procuram uma identidade ao margens das coordenadas e tentam inutilmente lhe transmitir a sociedade.
Por esse motivo, se não existe uma educação humana antes que " cidadã" não será possível daqui para frente conceber uma sociedade medianamente harmoniosa.
O Mestre ( o pedagogo) tem que ser portador de um conceito filosófico de humanismo.
O professor é um título ligado a alguém que verte informações sobre uma matéria específica. O mestre é o verdadeiro pedagogo.
Aos 40 anos de idade, atingia o mestre, o ápice de sua cultura educacional, hoje, justamente nesta fase, quando a Pátria precisaria dele, com mais razão, ele se aposenta.

Miguel Angel
Ubatuba, SP

 

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia da Maranduba © Emilio Campi

Praia da Maranduba
© Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor