Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 10 de Março de 2008 - Nº 1929 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região

Caraguatatuba
Grupo Bandeirante Energias do Brasil entrega kits escolares à escola Prof. Alaor Xavier Junqueira

Ilhabela
Audiência Publica
Vereador pede providências quanto à falta de água no Borrifos

São Sebastião
Plano de Desenvolvimento do Porto de São Sebastião prevê aterro do Mangue do Araçá e revolta ambientalistas
Barba, cabelo e bigode na primeira vitória de João Abreu na temporada 2008

Prefeitura de São Sebastião promove Semana da Água
Vila Sahy recebe 3ª edição da Feira do Migrante
Teatro Municipal recebe “Memórias de um Sargento de Milícias”
Turistas aprovam estrutura de São Sebastião durante a temporada de verão
Prefeitura vai implantar Centro de Referência de Assistência Social em São Sebastião
Inscrições para a Corrida de Aniversário terminam na próxima semana
Prefeitura fecha parceria com Associação Antialcoólica para retirar mendigos das ruas

Ubatuba
PAIXÃO DE CRISTO EM UBATUBA, VAI TER?
Fundart Informa
Prefeito Eduardo Cesar recebe bispo da Diocese de Caraguatatuba
Bairro da Estufa ganha escolinha de futebol
Mulheres do Ipiranguinha celebram seu dia na Unidade de Saúde da Família
Nova geração do surfe de Ubatuba embarca para a final do Rip Curl Grom Search
Atleta de Ubatuba disputa Mini Maratona de Paraty
Prefeitura envia projeto de lei à Câmara para convênio com Centro Paula Souza
Agricultores da região sul fornecerão produtos para a merenda escolar

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

 


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Grupo Bandeirante Energias do Brasil entrega kits escolares à escola Prof. Alaor Xavier Junqueira

Caraguatatuba -A EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof. Alaor Xavier Junqueira, no Travessão, que lançou o projeto "Alaor, 30 anos: uma História", ao completar três décadas de história e tradição em Caraguá, ganhou mais um presente na tarde de ontem, dia 06. O programa Bandeirante Comunidade Educação irá contribuir com o aprendizado e o desenvolvimento das atividades pedagógicas na escola nos próximos dois anos.
A primeira ação do Grupo foi a entrega dos kits escolares aos alunos participantes do programa. Essa campanha do grupo Bandeirante Energias do Brasil favorece e estimula a permanência do aluno no curso, evitando assim a evasão escolar.
Na tarde de ontem, 52 crianças receberam o kit escolar, de forma simbólica, durante a cerimônia de parceria entre o Grupo e a escola. Porém, todos os mais de 713 alunos receberão o presente.
O kit entregue é composto por cadernos, lápis, borracha, canetas, apontador, régua, caixa de giz de cera e de lápis de cor, mochila, tesoura e cola. Para Karime Manto, mãe de Kelvin, aluno do 2º ano, esse kit será importantíssimo. "Com essas ferramentas a mais, com certeza o desempenho do meu filho será melhor", declarou Karime.
Luis Gonçalves Leite, pai de Luis Henrique, também aluno do 2º ano, concorda com Karime sobre a importância do kit, e diz estar muito feliz com iniciativa. "Foi uma boa escolha do Grupo Bandeirante. Gosto muito desta escola, e será importante para a nossa região, que é muito carente", disse Luis.
Durante a cerimônia de entregua dos kits, estiveram presentes o prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, a presidente do Fundo Social da Solidariedade e 1ª dama, Rosangela Leite Carrijo de Aguilar, a secretária municipal da educação, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, e o responsável pela Comunicação e Responsabilidade Social do Grupo Bandeirante, José Ricardo Pimenta.
Com muita emoção e satisfação, o prefeito José Pereira de Aguilar e a secretária da educação, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, elogiaram a comunidade por todo o interesse que sempre demonstram em participar na educação dos filhos. "Essa escola é nossa, é da comunidade do Travessão", enfatizou a secretária Silmara, que foi professora e diretora na escola e tem enorme carinho pela região.
O prefeito José Pereira de Aguilar comentou que tudo o que puder ser feito em prol da Unidade Escolar será feito. "Os benefícios que pudermos trazer para a EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira nesse ano tão especial para a escola, nós traremos", completou Aguilar.
De acordo com o representante do Grupo, José Ricardo Pimenta, mais de 110 mil kits e 50 escolas serão atendidas na região. "Durante dois anos, a Bandeirante ajudará a Unidade Escolar em tudo que pudermos. Procuramos dar todas as ferramentas necessárias para sempre melhorarmos a qualidade da educação", informou José Ricardo.
O projeto "Alaor, 30 anos: uma História" coincide com os 10 anos de atuação do Grupo Bandeirante. Conforme disse o diretor da EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira, Diogo Faria Vilhena, essa parceria em um momento tão especial para a escola e para a empresa tem tudo para abrilhantar ainda mais esse ano comemorativo. "O aniversário é da escola, mas quem ganha é o aluno. Com certeza poderemos garantir um maior bem estar e maiores oportunidades para todos", finalizou Diogo.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Audiência Publica

Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela convida toda a população para a Audiência Pública que será realizada no dia 17/03/08 (segunda-feira), às 19 horas, na sede do Legislativo Municipal, localizado à Rua Benedito Cardeal Sobrinho, 39 – Vila, para a discussão do Projeto de Lei nº 17/2008, de autoria do Executivo, que “dispõe sobre a instituição do serviço/programa de saúde animal para o controle de zoonoses, promoção de saúde pública e animal e dá outras providências”(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador pede providências quanto à falta de água no Borrifos

Ilhabela - O Vereador Zeca do São Pedro (PTB) enviou hoje (07/03) um ofício ao Encarregado da Sabesp em Ilhabela, Pedro Fernando Ponce solicitando providências para resolver o problema de falta d´água no Bairro do Borrifos, ao sul de Ilhabela.
Segundo ele, o bairro não possui nenhuma cachoeira de grande porte que possa garantir o abastecimento contínuo de água. “Todas as vezes em que ocorre um período maior que uma semana com sol forte e sem chuvas, a população sofre com a escassez de água”, explica o Vereador Zeca.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Plano de Desenvolvimento do Porto de São Sebastião prevê aterro do Mangue do Araçá e revolta ambientalistas

São Sebastião - O Plano de Desenvolvimento do Porto de São Sebastião, apresentado na manhã de ontem aos membros e convidados do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBHLN), prevê o aterro do mangue do Araçá, em São Sebastião, para a transformação de área retroportuária, entre outras ações. De acordo com o presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Frederico Bussinger, a área de apoio ao Porto será utilizada para o armazenamento de contêineres.
A notícia, apresentada aos ambientalistas, causou impacto. O mangue é protegido pela lei federal 4.771/1965, que determina o ecossistema como área de preservação permanente (APP). Os manguezais ainda estão incluídos em diversas leis, decretos, resoluções que impõem ordenações de uso e ações em áreas de manguezal.
O mangue do Araçá é objeto de estudo de um documentário que está sendo produzido há um ano pelo coordenador de projeto da Associação de Aquário de Ilhabela, Cícero Spiritus.
No mangue, de acordo com o ambientalista, vivem animais vertebrados e invertebrados tanto marinhos quanto terrestres. “Este ecossistema é importante para o estudo da evolução da vida. Há pelo menos 10 espécies de garças e aves aquáticas, sem contar que ele tem uma ligação com os mangues da Ilha”, expôs Spiritus. O mangue tem cerca de 10 hectares de comprimento. O ecossistema é estudado há 50 anos. Em São Sebastião, segundo Spiritus, há outras pequenas áreas de mangue e um mangue na Barra do Say, na Costa Sul.
“Eu acho um grande erro o aterro porque este lugar deveria ser mantido para as gerações futuras poderem conhecer. Eu preferiria que os animais pudessem ficar ali, não apenas fossem vistos no vídeo que estou fazendo”, lamentou Spiritus. A oceanógrafa Shirley Pacheco, do Instituto Terra & Mar, também afirmou que o mangue do Araçá deveria ser preservado. “Eu acho que apenas pelo fato de várias aves migratórias passarem pelo mangue, já valeria a pena ser preservado”, comentou.
O presidente do Instituto Gondwana, Roberto Bleier, classificou como “absurda” a idéia de aterro do mangue do Araçá. “Eu acho um absurdo total. Hoje o mangue é considerado um dos elementos de maior biodiversidade de São Sebastião e cumpre um papel importante como berçário de peixes”, avaliou Bleier.
O instituto faz parte da Real Norte, conglomerado que reúne 17 ONGs do Litoral Norte. “Nós ainda vamos nos articular para fazer um enfrentamento à altura do que o projeto merece. Ainda há muitas coisas a serem verificadas”, comentou Bleier. Bussinger afirmou ser “natural” o aterro do mangue do Araçá. Ao Imprensa Livre, o presidente da Companhia Docas apresentou uma imagem de como eram os planos da Petrobras em relação à atividade portuária em São Sebastião, na década de 1960.
“A incorporação da área (mangue do Araçá) ao Porto é quase natural. Nos anos 60, um projeto já previa que a área portuária seria entre o píer da Petrobras até a praia de Barequeçaba. A idéia faz parte de um processo histórico”, explicou Bussinger. O presidente da Companhia afirma que o projeto de ampliação do Porto tem elementos de compensação. “Apenas o fato de retirar o tráfego da avenida da praia, já é positivo”, defendeu Bussinger.
O Plano de Desenvolvimento do Porto de São Sebastião ainda prevê mudança da área onde hoje está a balsa, transferência das unidades da Marinha e Polícia Federal – hoje no interior do Porto – para uma área ao lado do córrego do Outeiro, a construção de uma via perimetral para ligar o Porto à Praia Grande e também a viabilização de uma área verde que seria viabilizada próxima à comunidade da região do Topo.
O presidente da Docas afirmou que a União disponibilizará as áreas previstas no Plano em princípio em regime de cessão. “Nós ainda estamos estudando as diretrizes, mas o desenvolvimento do Porto de São Sebastião é importante para o Brasil. São Sebastião tem uma área milenar propicia para os navios. Todos os impactos serão previstos nos licenciamentos ambientais”, explicou Bussinger. Segundo o presidente da Docas, o Plano já foi apresentado cerca de 60 vezes para membros da sociedade civil organizada. “A receptividade ao Plano é muito boa. Temos o projeto e há interessados em implantá-lo”, disse o presidente da Docas.
A intenção de Bussinger é incluir o Plano de Desenvolvimento do Porto de São Sebastião no capítulo orla do Plano Diretor do município. “Considerando que de 85% a 90% do comércio exterior é por meio de portos, o Brasil tem que aumentar as instalações portuárias”, avaliou Bussinger.
A secretária executiva do CBHLN, Lenina Mariano, disse que ainda devem ser promovidos workshops para a discussão e apresentação do Plano de Desenvolvimento de São Sebastião. A assessoria de imprensa da Prefeitura de São Sebastião informou que a prefeitura acompanha o Plano. Hoje a prefeitura tem cadeiras no Conselho de Autoridade Portuária e no Conselho Fiscal da Companhia Docas de São Sebastião. (Fonte: Imprensa Livre)

Barba, cabelo e bigode na primeira vitória de João Abreu na temporada 2008

São Sebastião - Se o piloto de São Sebastião João Abreu ( Colégio Objetivo Litoral / PPK / Nelsinho Competições) teve motivos para querer esquecer a primeira etapa da Copa São Paulo Light de Kart, onde seu motor quebrou quando faltavam cinco voltas para bandeirada, tirando um lugar no podium, ele certamente não vai querer tirar da cabeça tão cedo o resultado obtido na segunda etapa do estadual, realizada no último fim de semana no Kartódromo de Aldeia da Serra, na Grande São Paulo. Com um desempenho impecável desde os treinos de classificação, quando garantiu a pole position, Abreu liderou a prova de ponta a ponta e, além de conquistar sua primeira vitória da temporada, somou mais um ponto extra no campeonato pelo melhor tempo da pista.
“Estou em uma equipe nova, a Nelsinho Competições e tivemos pouco tempo para treinar, mas a competência superou a falta de tempo e o resultado foi fantástico. Saiu tudo certo, a equipe está de parabéns. Meu kart estava muito rápido e eu pude controlar a pressão do piloto Guilherme Silva durante toda a prova com uma "certa tranqüilidade". “Com essa vitória superamos a quebra que tivemos na primeira corrida do ano e conquistamos todos os pontos possíveis da etapa: Pole , volta mais rápida e vitória, somando 14 pontos, dando um passo importante no caminho que temos até a decisão do título, no final do ano”, declarou o piloto.
O calor foi um adversário a parte para os pilotos neste fim de semana, durante a segunda etapa da Copa São Paulo Light de Kart. A alta temperatura do asfalto teve efeito imediato sobre o comportamento dos pneus e sobre o acerto de carburação. “Fez muito calor e o acerto de calibragem e a carburação foram decisivos e trabalhamos da maneira certa para que meu kart pudesse ser rápido e constante durante toda a prova. Eu só tenho que agradecer a equipe e as pessoas que acreditam no meu potencial." disse João Abreu.

CONFIRA O RESULTADO DA CATEGORIA JÚNIOR:
(10 primeiros colocados)

1 João Abreu – 24 voltas – 17:21.365
2 Guilherme Silva – a 0.680
3 Carlos Almeida – a 4.822
4 Guilherme Salas – a 5.478
5 Bruno Bonifácio – a 8.654
6 Jonathan Louis – a 8.893
7 Matheus Porto – a 10.333
8 João Câmara – a 13.539
9 Felipe Maia – a 18.014
10 Eduardo Banzoli Filho – a 18.123

Pole: João Abreu – 43.125
Melhor volta: João Abreu – 42.938

Prefeitura de São Sebastião promove Semana da Água


São Sebastião - No próximo dia 15 de março de 2008, a Prefeitura de São Sebastião inicia uma série de atividades relacionadas à Semana da Água, que coincide com o período das comemorações do aniversário de emancipação político-administrativa da cidade. As ações envolvem secretarias municipais, Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBN-LN), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, por meio do grupo de Vigilância Sanitária XXVIII, de Caraguatatuba, Órgão Gestor de Mão-de-Obra (OGMO) de São Sebastião e Sociedade Amigos de bairros.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Teo Balieiro, a proposta é sensibilizar e levar informações para todo o tipo de público sobre a importância da água. “A intenção é fazer uma abordagem com diversos públicos. Em São Sebastião, com a problemática de praias impróprias, se torna essencial a atenção das pessoas para a questão dos recursos hídricos naturais”, enfatiza Balieiro.
De acordo com a programação da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), a abertura oficial da Semana será às 8h, na Rua da Praia, durante o Desfile Cívico em comemoração ao aniversário do município. No dia seguinte (17/3), haverá duas palestras no Teatro Municipal, localizado na região central. A primeira acontecerá às 15h com o tema “Coleta seletiva: o uso racional da água” e a segunda, às 19h, abordará os “Indicadores de Prioridade para o Saneamento do Litoral Norte”. Já no dia 19, das 9 às 15h, será realizado um mutirão integrado e o plantio de mudas em Área de Preservação Permanente (APP). A comemoração encerra com o 17º Torneio de Aleluia de Canoagem, que acontece em Toque Toque Pequeno, a partir das 9h, na Costa Sul do município.
A iniciativa atende lei municipal 1867/2007, que instituiu em junho do ano passado a organização de eventos comemorativos no Calendário Oficial do município.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Vila Sahy recebe 3ª edição da Feira do Migrante

São Sebastião - A comunidade da Vila Sahy, em Barra do Sahy, Costa Sul de São Sebastião, recebe entre os dias 14 e 16 de março a terceira edição da Feira do Migrante. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), tem o objetivo de homenagear as manifestações culturais provenientes de outras regiões do país. A festa integra a programação das comemorações do aniversário de emancipação político-administrativa do município e terá atrações de renome nacional no cenário do forró, como do DJ Maluco (14/3 às 22h) e Bonde do Forró (16/3 às 22h).
No sábado (15/3), o agito fica a cargo das bandas Novo Astral (21h) e Forrobolly (23h) e além de muita música, o diferencial da festa fica por conta das barracas de alimentação, com pratos típicos da gastronomia nordestina e mineira, como por exemplo, o acarajé e o sarapatel.
De acordo com o secretário de Turismo, Julio Buzi, o evento mostra o trabalho da administração no intuito de descentralizar os eventos e oferecer opções de entretenimento para todos os sebastianenses. Em 2006 e 2007, mais de 10 mil pessoas participaram da Feira do Migrante.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Teatro Municipal recebe “Memórias de um Sargento de Milícias”

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), traz para o Teatro Municipal na terça-feira (11/3), às 10h e 21h, a peça “Memórias de um Sargento de Milícias”. Apresentado pela Cia. Realce, a história é uma das mais importantes do Romantismo brasileiro e promete levar muita emoção e humor para o público.
Escrito por Manuel Antônio de Almeida, em meados do século 19 no jornal “Correio Mercantil”, do Rio de Janeiro, o romance narra a vida de Leonardinho, filho rejeitado de Leonardo-Pataca, um português traído pela mulher. Na história, Leonardinho se torna um típico “malandro” carioca, porém, vê sua vida transformada ao conhecer Luisinha. Com atuação dos atores Rose Martins, Priscila Galan, Ronald Liano, Eduardo Leôncio e Fabio Ângelus e direção de Rick Von Dentz, a peça tem a proposta de fazer com que o expectador tenha a impressão que invés de um teatro, esteja em meio ao universo circense.
Os ingressos podem ser adquiridos no Teatro Municipal, com o preço de R$ 24 (inteira) e R$12 para estudantes, funcionários públicos, professores e aposentados. Mais informações pelos telefones (12) 3892-2620 e (11) 3932-2038.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Turistas aprovam estrutura de São Sebastião durante a temporada de verão

São Sebastião - Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) durante a temporada de verão 2008 aponta que os turistas aprovam a estrutura oferecida em São Sebastião. Questionários foram aplicados em diversos pontos da cidade e respondidos por 290 pessoas.
A maioria dos visitantes, 61% veio da cidade paulistana e da Grande São Paulo.
Um dado interessante é que 94% dos entrevistados vieram a cidade com o intuito de lazer; 73 informaram que o tempo de permanência seria de 2 a 7 dias e 81% ficaria hospedado em hotel ou pousada.
Das opções de lazer oferecidas no município, fora as praias, 11% informaram conhecer o Tuim Parque, 9% a Cooperativa de Artes, a Fundação Mar e o Cebimar, 7% a Trilha Ribeirão do Itú e 6% a Trilha das Artes. Ainda na relação apontada pelos visitantes estão o sítio Arqueológico, a Reserva Indígena do Rio Silveiras o Programa Taxista Amigo do Turista e a Associação dos Monitores de Ecoturismo.
Os itens via de acesso (54%), sinalização (53), comércio local (52%), atendimento (53%), informações turísticas (47%) e folder turístico (42%) foram indicados como bons. Já 80% dos entrevistados classificaram como ótima a belezas naturais da cidade.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, esse tipo de iniciativa serve para apontar o caminho para melhorar o atendimento e investimento no setor. Ele também ressalta que a pesquisa indica o perfil do turista e suas necessidades.
Dados a serem avaliados pela Sectur, sugeridos pelos pesquisados, foram conclusão da Praia da Aventura e urbanização da segunda fase da Rua da Praia, instalar quiosques nas praias, preservar o patrimônio histórico e as belezas naturais, promover eventos durante todo o ano, remover os cães das praias, entre outros.
De acordo com Buzi, algumas das sugestões já estão em andamento, como a obra da Praia da Aventura e o trabalho com o patrimônio histórico. Com relação a mais eventos, ele cita alguns como o Arraiá Caiçara (julho), Festival Matsuri (setembro) e Festival Gastronômico (outubro).
Os questionários foram deixados na região central e costa Norte: Cooperativa de Artesanato, Pousada do Fort, Hotel Porto Grande, Hotel Guarda Mor, Centro de Informações Turísticas Centro Histórico, Pousada das Sesmarias, Pousada Ana Doce e Villagio Valentina.
Na Costa Sul eles ficaram na Pousada Aparas, Hotel Coconut´s, Hotel Villa Al’ Maré, Pousada dos Condes, Pousada di Mari, Pousada Tempo Rei, Casa das Trilha, Centro Informações Turísticas Boiçucanga, Pousada Villa Camboa, Pousada Portal do Cacau, Pousada Solar de Camburi, Pousada Camburioca, Hotel Aldeia de Sahy, Juquehy Praia Hotel e Canoa Resort Hotel Marina.
Os dados foram compilados pelos estagiários de turismo da Sectur.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura vai implantar Centro de Referência de Assistência Social em São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), continua neste ano com a parceria da Universidade de Taubaté (Unitau) que objetiva a implantação do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A expectativa é de que no primeiro semestre sejam inauguradas duas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) nos bairros da Topolândia e Boiçucanga.
A partir de segunda-feira (10/3), alunos do curso de Serviço Social da Unitau, acompanhados dos professores responsáveis e assistentes sociais da Setradh, iniciam uma pesquisa de amostragem que visa o mapeamento das demandas da assistência social, detectando as áreas e serviços a serem priorizados, implantados ou expandidos em Boiçucanga. A mesma ação vai ocorrer nos bairros da Topolândia, Itatinga e Olaria, que também serão acolhidos pela unidade na região central.
A Prefeitura desenvolve uma série de serviços, programas e projetos de acordo com as diretrizes das Políticas Nacionais de Assistência Social. A acolhida, o cadastro e os encaminhamentos de usuários abrangem a Rede de serviços sócio-assistenciais, que é reconhecido pelos técnicos da área, como também pelos usuários. “A implantação do Cras vem de encontro com este momento de construção e afirmação da assistência social como política pública no município”, afirma a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Ana Margarida Freire.
O Cras é uma unidade pública estatal que atua com famílias em seu contexto comunitário, visando orientações sobre a Rede de serviços sócio-assistenciais e fortalecimento do convívio sócio-familiar.
No segundo semestre a Costa Norte recebe a terceira unidade do Cras para atender os bairros da Enseada, Jaraguá e Canto do Mar. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2844.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Inscrições para a Corrida de Aniversário terminam na próxima semana

São Sebastião - As ruas e avenidas de São Sebastião prometem ficar movimentadas com a 2ª Corrida de Aniversário, que será realizada no dia 16, data de aniversário de 372 anos de emancipação político-administrativa do município. As inscrições terminam na próxima sexta-feira (14/3) e podem ser feitas por atletas de toda a região.
Os interessados podem procurar a Secretaria de Esportes de São Sebastião (Seesp), localizada na rua Emídio Orselli, 220, no Topovaradouro; na Divisão de Esportes da Costa Sul, que se encontra na antiga Padaria da Ponte, em Boiçucanga, ou através do site www.ativo.com. O valor cobrado é de R$ 15 para os atletas das categorias Individual Masculino e Feminino de outras cidades. Já os residentes em São Sebastião e os participantes da categoria Infantil devem doar 1 quilo de feijão, que será revertido ao Fundo Social de Solidariedade (FSS).
O percurso será de 8 km, com largada na Rua da Praia, a partir das 9h. Os três primeiros colocados ganham R$ 200, R$150, R$100 e troféus, respectivamente. Além disso, todos os corredores que concluírem o percurso receberão medalhas de participação. Mais informações através dos telefones (12) 3892-6257 e 3892-3338.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura fecha parceria com Associação Antialcoólica para retirar mendigos das ruas

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), fechou uma parceria com a Associação Antialcoólica do município (AA) para abordar mendigos que estejam morando nas ruas. O trabalho deve ter início a partir da próxima semana.
Os agentes da AA vão abordar as pessoas que também estejam alcoolizadas ou drogadas e acompanhá-las até a sede da Setradh, onde as assistentes sociais vão cadastrar dados pessoais e endereço da família. Se houver interesse do morador, será fornecida uma passagem para a cidade de origem ou encaminhamento para uma clínica de recuperação de drogados ou alcoólatras. A Prefeitura também vai cuidar da higiene pessoal e alimentação dos mesmos. No entanto, a Setradh afirma que o morador que for abordado não é obrigado a sair das ruas, se não for de sua vontade. Se ele oferecer resistência e provocar tumultos, a Polícia Militar (PM) será acionada para conter os mendigos. Às terças-feiras, a fiscalização vai ocorrer na Costa Sul, enquanto que nas sextas-feiras a ação será realizada na Costa Norte. Nos demais dias, a equipe estará nas ruas da região central. Mais informações pelos telefones (12) 3892-2844 ou 3892-2573.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Após um ano, projeto começa a mudar situação de áreas degradadas no município

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, iniciou, há quase um ano, um Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRADs) no município.
Cinco áreas foram contempladas pelo programa: Um morro no bairro das Toninhas, as margens do Rio Maranduba e do Rio Acaraú, o loteamento Jardim Alice e a Praia do Tenório.
O objetivo desse trabalho é deixar tais áreas em conformidade com a legislação ambiental, por meio do plantio de espécies nativas da Mata Atlântica. Ainda como medida de recuperação das áreas degradadas, a adubação verde também foi colocada em prática. Esse tipo de adubação consiste no plantio de espécies leguminosas, como feijão guandu, feijão de porco e girassóis. Essas espécies, posteriormente, serão incorporadas ao solo, otimizando as condições de infiltração de água e agregação das partículas, melhorando assim a fertilidade dos solos.
Estas ações ainda não apresentam resultados significativos, porém o acompanhamento, feito pelos ambientalistas da Secretaria Municipal, permite uma previsão positiva de que as mudas vingarão e, a partir de agora, devem começar a crescer em quase todas as regiões.
“Apenas no morro das Toninhas, onde a degradação estava em um nível mais avançado, as mudas ainda tiveram alguma dificuldade para se firmar no solo e o trabalho ainda precisará de mais tempo. Porém nos outros pontos citados o desenvolvimento da vegetação está satisfatório e as áreas reagiram bem ao processo de plantio”, ressalta um técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, lembrando que a extensão do projeto prevê a recuperação total de 20 mil m2 de áreas no município, que, por algum motivo, sofreram algum tipo de alteração, devido a ação do homem. (Fonte: Imprensa Livre)

PAIXÃO DE CRISTO EM UBATUBA, VAI TER?

O maior espetáculo teatral de rua da região

Ubatuba - Sim vai ter! Ainda que apertados os dias de produção, a encenação que há dezoito anos vem emocionando milhares de pessoas na cidade de Ubatuba, como de praxe, reserva algumas novidades. Todo ano o diretor Bado Todão estabelece algumas novidades técnicas e estéticas para a montagem e diz: "Neste ano esperamos mudar conceitualmente a cenografia e ambientação, atualizando a linguagem visual, e localizando a encenação no universo tecnológico e digital, com projeções de vídeo e imagens ilustrando as cenas. A minha vontade é sempre ousar artisticamente, mas infelizmente, por conta do tempo de produção do evento e a nossa realidade orçamentária, me privo de maiores viagens. Mas acho que neste ano, consertando alguns problemas técnicos do ano passado, se Deus quiser, faremos um belo espetáculo"
A encenação que há três anos vem sendo produzida e executada pela empresa Cia do Mar Atividades Artísticas, conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Ubatuba e apoio da FUNDART.
O Prefeito Eduardo César garantiu a viabilização do evento e o seu apoio direto, visto que acha de suma importância para a cidade esta tradicional encenação: "Não podemos deixar de fazer a Paixão de Cristo. Isso é uma cobrança e uma conquista do povo de Ubatuba." Diz o prefeito.
A oficina e ensaios da Paixão de Cristo acontecerão no prédio do antigo Fórum, na Praça Nóbrega, no centro da cidade, a partir do dia 10 de março.
Quem quiser pode participar no elenco de apoio e figuração e cada participante ganhará uma camiseta promocional dos 18 anos da Paixão de Cristo em Ubatuba.
Informações pelo telefone: (12) 3833 2873 ou 9146 3516

Fundart Informa

Ubatuba - Programação Cultural da Fundart de cara nova
A Fundart inaugura neste março nova programação cultural, agora em novo formato e colorido. A boa nova só foi possível graças ao apoio cultural de: Center Tudo Espaço da Arte; Pistache Gelateria; Restaurante Bardolino; Restaurante O Rei do Peixe; Bucaneiros Pizzaria; Associação Comercial e Prefeitura Municipal de Ubatuba.
A Fundart agradece a todos pelo apoio e pela participação na divulgação da arte e da cultura em Ubatuba. Neste mês a homenagem é para o Dia Internacional da Mulher.

Fundart apóia a Santa Casa
No próximo 14 de março, sexta-feira, no Restaurante Oásis a Santa Casa estará promovendo jantar para arrecadar fundos para a nossa Santa Casa. A Fundart participa do apoio cultural que também é assinado pelo Sexteto Caiçara, ABAU – Associação de Belas Artes de Ubatuba, AREUBA – Associação dos Restaurantes de Ubatuba, Associação Comercial, O Rei do Peixe e Oásis Restaurante.

“Culinária Caiçara” no Festival Gastronômico em agosto
O livro Culinária Caiçara, da Dialeto Latin American Documentary, foi lançado em Paraty no último sábado com a presença de seus autores: Vito D’Alessio (fotógrafo), Ana Bueno (chef de cozinha) e Antonio Carlos Diegues (antropólogo).
O livro é resultado de pesquisa sobre a culinária caiçara “que possui um requinte autêntico que não passa, fundamentalmente, pela alquimia e pelo paladar, mas pela possibilidade de lidar com ingredientes frescos obtidos na pesca, caça ou roça, extraindo da natureza e de todos os seus ciclos o essencial para manter uma vida simples e aconchegante no litoral sul e sudeste do Brasil. É nesta sábia simplicidade que reside o grande diferencial da cozinha caiçara.”
Em agosto deveremos promover em Ubatuba, o lançamento do livro “Culinária Caiçara”, quando do Festival Gastronômico.

Fundart na Secretaria da Cultura
Na última terça-feira a Fundart se fez representar na Secretaria de Estado da Cultura tratando de questões ligadas à nossa cultura, tais como: participação de Ubatuba no Circuito Cultural Paulista, Projetos de Oficinas Culturais, Festivais, Incentivo à Biblioteca, etc.
O encontro foi na Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural com Aurélio Uncini, responsável pela referida unidade.

Teatro na Pizzaria Bucaneiros
A Pizzaria Bucaneiros apresentou a peça Um Caso por Acaso, na última terça-feira com apoio cultural da Fundart e da Prefeitura Municipal.
“Iniciativas como essa são bem vindas, pois diversificam a divulgação de arte e cultura no município. Outros nomes da gastronomia de Ubatuba também apoiaram o evento que teve um bom público”, acentuou o presidente da Fundart, Pedro Paulo.

Relatórios dos Grupos Setoriais
A partir desta semana estaremos apresentando relatório de atividades dos Grupos Setoriais da Fundart.
Relação de feitos do Grupo Setorial de Fotografia, Cinema e Vídeo – 2007
Coordenador: Flávio Pizzuto
Suplente: Fábio Amaro
I. Aquisição de Material para filmagem: através de várias viagens para São Paulo, Capital, fizemos levantamento de preços, qualidade do material e possíveis custos de manutenção que resultaram na aquisição de uma filmadora de cunho profissional que se encontra devidamente registrada nos acervos da Fundart.
II. Primeira Semana de Fotografia na Fundart realizamos com o apoio de outros grupos setoriais da Fundart a 1ª Semana de Fotografia que resultou em sucesso de público, destacando-se também pela qualidade e quantidade do material de fotógrafos amadores e profissionais de Ubatuba.
III. Participamos com vários trabalhos de fotógrafos, relativos ao tema do negro/quilombola de Ubatuba na Semana da Consciência Negra de Ubatuba, realizada entre os dias 16 e 24 de novembro.
IV. Participamos da amostra de fotografias realizada na Secretaria de Educação através do resultado das oficinas realizadas pelo Sr. Wiliam Costa junto a vários alunos da Rede Municipal de Ensino, através do Projeto “Fotografia com câmera de latinha”.(Fonte: Fundart)

Prefeito Eduardo Cesar recebe bispo da Diocese de Caraguatatuba

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, recebeu em seu gabinete, no último dia 3 de março, o bispo da Diocese de Caraguatatuba, Dom Antonio Carlos Altieri. Além do prefeito, estavam presentes o secretário municipal de Turismo, Luiz Felipe Azevedo e o vereador Claudinho Gulli. Dom Antonio Carlos Altieri, que foi empossado bispo em novembro, presenteou o prefeito com um prato decorativo.
Dom Antonio Carlos Altieri pertence à Congregação dos Salesianos e há 6 anos estava em Roma como diretor da Comunidade Dom Bosco na Universidade Pontifícia Salesiana UPS, onde também era Membro do Conselho da “Visitatoria Santa Maria Sede della Sapienza”.
“O bispo veio gentilmente nos visitar e trocar idéias, já que a diocese de Caraguatatuba também responde pelas outras cidades do litoral norte. Acredito ser importante manter contato e boas relações, o que certamente dará bons frutos para ambas as partes”, disse o prefeito Eduardo Cesar.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Bairro da Estufa ganha escolinha de futebol

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba deu início nesta semana às atividades da escolinha de futebol no bairro da Estufa II. As aulas acontecem no campo da praça Maracanã em dois períodos às segundas e quartas e atende a crianças de 7 a 15 anos. Às sextas-feiras acontecerá o treinamento das seleções das categorias de base.
Cerca de 180 crianças já estão aproveitando as atividades da escolinha de futebol da Estufa e ainda existem vagas para quem pretende começar na modalidade. Basta procurar os professores nos horários das aulas.
A grande quantidade de alunos do bairro que freqüenta as aulas de futebol levou a secretaria a abrir essa frente. “Sentíamos a necessidade de atender a comunidade da Estufa, pois é grande o número de alunos que se desloca até o centro para praticar esportes e que agora tem atividades perto de suas casas”, disse o secretário de Esportes e Lazer, Bittencurt Jr.
O prefeito Eduardo César adiantou que, em breve, outros bairros serão comtemplados com locais para a prática de esportes. “É mais uma comunidade atendida com uma escolinha de esportes, que vai levar lazer e saúde a centenas de crianças. Em breve estaremos com novidades em outros bairros da cidade, ampliando a descentralização das escolinhas”, disse o prefeito.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Mulheres do Ipiranguinha celebram seu dia na Unidade de Saúde da Família

Ubatuba - Centenas de mulheres moradoras do Bairro Ipiranguinha participaram do evento em homenagem ao Dia da Mulher, organizado pela equipe do Programa de Saúde da Família, nesta sexta-feira, 7. As atividades tiveram início logo pela manhã e se estenderam por todo o dia, com exposições, palestras, massagens, apresentações culturais, entre outras.
As atividades tiveram início com um gostoso café da manhã, seguido de uma palestra ministrada pela psicóloga Roberta Roncali Maffezoli. No período da tarde, houve apresentação de dança do ventre, desfile de modas com a participação da Loja Pernambucanas e serviços gratuitos de cabeleireiras, maquiadoras e de terapeutas ocupacionais e massagistas. Ainda estarão expostos trabalhos manuais realizados pela comunidade do Ipiranguinha.
O prefeito Eduardo Cesar esteve presente na abertura do evento e falou sobre o episódio que deu origem ao Dia da Mulher, nos Estados Unidos, quando um grupo de mulheres que trabalhavam em uma fábrica de tecelagem em condições subumanas, resolveu se rebelar e acabou morrendo em um incêndio criminoso.
“Hoje, os tempos são outros. Vemos mulheres dividindo o espaço com os homens e competindo de igual para igual no mercado de trabalho. Mesmo assim, continuam sendo donas de casa, esposas, mães e companheiras. Portanto, o Dia da Mulher deve ser celebrado, mas o respeito deve ser colocado em prática todos os dias”, afirmou o prefeito.

Eventos no Dia da Mulher, 8 de março
No sábado, 8 de março, as comemorações ao Dia da Mulher acontecerão na Unidade Estratégica de Saúde, localizada no calçadão da avenida Dona Maria Alves. Das 9 às 13h, profissionais da Secretaria de Saúde, estarão realizando aferições de pressão arterial, orientações sobre climatério, menopausa, doenças sexualmente transmissíveis, câncer de colo de útero, câncer de mama, período gestacional, entre outras informações. As empresas de cosméticos Racco e Boticário também participarão das comemorações distribuindo brindes e prestando orientações.
A programação cultural em comemoração ao Dia da Mulher ficou por conta da Fundart e acontece no dia 8, no Sobradão do Porto, a partir das 20h. O evento terá início com a abertura de uma exposição de artistas plásticos de Ubatuba, cujo tema enfocará a mulher. Na seqüência, mulheres de Ubatuba ligadas à arte e a cultura declamarão poesias.
Às 21h, a escritora ubatubense, Silmara Torres Retti, lançará o seu livro “Flash – Você sabe o que eu tenho?”. E finalizando a programação, às 21h30, a cantora mezzo-soprano Mariana Cioromila fará a sua apresentação. Em seguida ainda haverá as apresentações dos grupos Canoá, Afro-Mulheres e do conjunto instrumental feminino Saia Justa (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Nova geração do surfe de Ubatuba embarca para a final do Rip Curl Grom Search

Ubatuba - A equipe de competição da Escolinha Municipal de Surfe de Ubatuba embarcou na manhã desta sexta-feira, 7, com destino ao Guarujá, onde disputa a partir de sábado (8), a final do Rip Curl Grom Search 2008.
Os 27 atletas já puderam contar com um ônibus para que pudessem chegar com mais tempo para se preparar para a competição nesta primeira viagem do ano. “Vim trazer os desejos de boa sorte enviados pelo prefeito Eduardo Cesar, que não pôde estar presente. Em 2008, a equipe de competição terá diversas viagens e pretendemos dar todo o apoio possível aos alunos”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Bittencurt Jr.
A final do Rip Curl Grom Search 2008 acontece na Praia de Pitangueiras e no sábado as baterias começam às 9 horas com a disputa da categoria mirim. No domingo o evento começa no mesmo horário com as quartas de final da categoria feminino; às 12h45 acontece o Best Trick, bateria especial que premia a melhor manobra. As finais começam às 13h, com a categoria iniciantes; depois acontecem feminina, grommets e mirim. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Atleta de Ubatuba disputa Mini Maratona de Paraty

Ubatuba - O atelta Joaquim Gonçalves será o único representante de Ubatuba na Mini Maratona de Paraty, que acontece neste domingo, 9. Esta é a quarta vez que este atleta, da categoria veterano, disputa a prova e em todas as vezes ficou entre os 10 melhores de sua categoria e entre os 50 melhores da prova.
Joaquim, que tem 43 anos, vai dedicar 2008 para as provas de longas distâncias: “meu objetivo neste ano é conseguir um bom resultado na Maratona de Santa Catarina, por isso o treinamento vai ter como base as provas longas”, disse o corredor.
“Acredito que posso voltar de Paraty com um bom resultado. Só tenho a agradecer à Deus e a minha esposa, pela força que tem me dado”, disse o atleta que tem o apoio da Prefeitura de Ubatuba, Planstel e Fotografi.

A prova
O percurso tem largada às 8h30, no distrito de Patrimônio, na saída para a praia de Trindade. Apesar do nome, a Mini Maratona de Paraty conta com um percurso de 18km pela rodovia Rio-Santos. As maiores dificuldades do percurso são pelo menos quatro subidas, de nível moderado e os primeiros atletas devem completar a prova com tempo aproximado de 55 minutos. Na última edição da mini maratona os vencedores foram os corredores Luiz Paulo da Silva Antunes, com 55min40s, e Maria do Carmo Arruda Guimaraes, com o tempo de 1h08min38s.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura envia projeto de lei à Câmara para convênio com Centro Paula Souza

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba encaminhou, nesta semana, um projeto de lei à Câmara Municipal, que tem como objetivo firmar um convênio com o Centro Estadual de Formação Tecnológica Paula Souza. O objetivo do convênio é trazer para o município, cursos técnicos profissionalizantes, que serão oferecidos gratuitamente à população. Inicialmente, serão implantados três cursos diferentes e a previsão da Secretaria de Educação é que o primeiro vestibulinho aconteça no início de 2009.
Uma área para a construção da escola já está sendo estudada no Bairro Estufa II. Nos próximos dias, o Centro, por sua vez, encaminhará um projeto, com a disposição das salas, laboratórios e parte administrativa. O projeto de lei que firmará o convênio deve ser votado na próxima sessão da Câmara. Segundo o convênio, a prefeitura cederá a estrutura física e o Centro Paula Souza ficará responsável pelo mobiliário e os professores.
Segundo o prefeito Eduardo Cesar, a celebração deste convênio é resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde meados do ano passado, quando houve uma conversa entre ele e a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá. “O desejo de trazer uma escola profissionalizante para Ubatuba é antigo e nós estamos em constantes conversações com a equipe do Centro Paula Souza para que isso aconteça. Agora, este é mais um sonho está próximo de se tornar realidade.”

Centro Paula Souza
O Centro Paula Souza é uma autarquia do governo do estado de São Paulo, que administra 126 escolas técnicas estaduais e 26 faculdades de tecnologia no estado de São Paulo. Segundo estudos do Ministério da Educação, 16 das 20 melhores escolas técnicas do Brasil são deste Centro. O índice de empregabilidade das pessoas que se formam nesta escola é de 91%.
Na opinião do secretário de Educação, Arnaldo Alves, a vinda do Centro Paula Souza para Ubatuba representa uma grande oportunidade de qualificação profissional dos jovens ubatubenses. “Os cursos oferecem uma formação capaz de inserir estes jovens no mercado de trabalho, em qualquer lugar do país, sobretudo para aquelas pessoas que não têm condições de pagar uma faculdade. O Centro Paula Souza oferece um estudo gratuito e de qualidade.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Agricultores da região sul fornecerão produtos para a merenda escolar

Ubatuba - A equipe da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) da Prefeitura de Ubatuba esteve reunida com agricultores da região sul do município, nesta quinta-feira, 7, para discutir sobre a inserção de seus produtos na alimentação escolar. O encontro, que aconteceu na Escola municipal Sebastiana Luiza de Oliveira Prado, no Sertão do Araribá, contou com a presença da nutricionista Viviane da Silva, que explicou a forma de trabalho utilizada pela empresa responsável pela merenda nas escolas municipais.
Nos próximos dias, serão realizadas novas reuniões, para que os agricultores, em parceria com a Smapa, possam desenvolver uma produção que atenda, parcialmente, às necessidades da alimentação escolar, plantando hortaliças folhosas, legumes e frutas, de acordo com o cardápio fornecido nas escolas. O plantio terá início em março, para começar a colher em maio.
Esta iniciativa está sendo desenvolvida por meio de uma parceria entre agricultores, Secretaria de Educação, Smapa e Verdurama e faz parte do Programa de Desenvolvimento Sustentado da Agricultura, Pesca e Abastecimento da Prefeitura, que tem como principal objetivo fomentar as atividades do setor produtivo.
Segundo a secretária da Smapa, Valéria Gelli, o escoamento da produção é uma das questões que tem merecido uma grande atenção por parte da prefeitura. “Nós estamos buscando alternativas, juntamente com os produtores. A inserção dos produtos agrícolas na merenda escolar é um grande incentivo, porque a venda é certa e segura.”
Para o prefeito Eduardo Cesar, esta parceria é boa para todas as partes envolvidas. “O agricultor escoa sua produção, por um preço justo e as nossas crianças podem contar com uma alimentação saudável e fresca, típica da nossa região.”(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

SEMANA DE 07/03 a 13/03/2008
Cine Porto. 3833 2066

"Alvim e os esquilos" - Comédia -Dublado
ás 16:00 - 17:40 hs

"Meu nome não é Johnny" - Baseado em fatos reais - Com Selton Mello e Cléo Pires
ás 19:20 - 21:30 hs
cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

DESOBEDIÊNCIA

Sobre o posto de gasolina que pretendia ser construído nas proximidades da rotatória que dá acesso à rua Prof. Thomaz Galhardo nos manifestamos em: "POSTOS E POSTURAS" e "ACONTECENDO O ÓBVIO". Registramos absurdos como: mudanças na legislação local para permitir aquele obstáculo à circulação do transito na entrada do centro da cidade, procurações do dono do posto a secretário municipal para aplainar os caminhos na Prefeitura, funcionária autora do projeto e os prejuízos que ocasionaria à cidade e aos vizinhos do local. Prejuízos ocasionados, justamente, por sete vereadores, pelo Prefeito e alguns secretários que, pelos cargos que ocupam, deveriam defender os interesses da CIDADE e dos CIDADÃOS. Preferiram trair, cidade e cidadãos, na defesa de interesses particulares e de supostas e propaladas benesses circunstanciais.
Acionado o Poder Judiciário proibiu a continuidade das obras e a construção do posto, naquele local, por ser inadequado, interceptar a ciclovia, poluir o ambiente em área residencial e ocasionar graves e irreparáveis prejuízos econômicos aos moradores da vizinhança. A Justiça teve que corrigir imbróglio que Prefeitura e Câmara (sete vereadores) criaram.
Entre as decisões da Justiça está a retirada imediata dos tanques que seriam instalados. Lamentavelmente, à trapalhada que envolveu o fato, temos que acrescentar a DESOBEDIÊNCIA à Justiça. Os tanques lá se encontram sofrendo a ação do tempo e desafiando a Justiça, a cidadania e o bom senso. Supostamente, as autoridades municipais nada fazem para exigir o concerto da ciclovia e colaborar com a Justiça.
A gravidade dos fatos praticados por essas autoridades deve ser considerada por todos os munícipes. Não podemos ser representados por agentes políticos que desrespeitam a lei e apóiam interesses particulares em detrimento do município e de seus munícipes. Cuidado com os traidores.
VIVA UBATUBA! Sem dengue e sem caluniadores.
 

Corsino Aliste Mezquita.
Ubatuba, 08 - 03 - 08

 


 

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia da Maranduba © Emilio Campi

Praia da Maranduba
© Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor