Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 01 de Abril de 2008 - Nº 1943 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
Decisão da Justiça não impede votação na Câmara de contas rejeitadas de Antônio Carlos
Os caiçaras dentro do contexto social e cultural do Litoral Norte
IV Circuito Mata Atlântica 4X4 - II Caragua Off Road Adventure


Caraguatatuba
Dia da Multiação totalizou 8.713 atendimentos no Casa Branca neste fim-de-semana
Caraguá adquire aparelho de Raio-X e agiliza atendimentos
Caraguá é representada na 1ª etapa do BigBiker Cup 2008
Du Moscovis é a atração do Teatro Mario Covas em Caraguá neste sábado 5
UMES promove curso gratuito de inglês para estudantes de Caraguá
Final de semana teve rodada da Copa Integração e adiamento dos jogos de Futebol de Campo
Legislativo vota Ordem do Dia variada

Ilhabela
Ilhabela encerra temporada de cruzeiros marítimos
Ilhabela participa da Centro-Oeste Tur em Goiânia
Vereador concede título a Norberto Batista
PL propõe mudanças na Zona Azul
Atletas de Ilhabela participaram do Campeonato Brasileiro de Corrida de Montanhas

São Sebastião
Polícia Ambiental se manifesta em relação aos crimes ambientais exibidos na série “A Cidade Informal”
Alunos do Colégio Objetivo recebem informações sobre o Campo de Mexilhão
Polícia Ambiental faz vistoria em construção de condomínio na Praia Deserta
Nota Oficial sobre corte na Folha de Pagamento

Ubatuba
Uma semana após feriado com barreiras, casos de suspeita de dengue permanecem estáveis
Palestra Gratuita do Sebrae na ACIU
ACIU e PAE oferecem palestra sobre Programa Central de Negócios
ACIU ofereceu curso “Aprender a Empreender”
Suzano conquista título dos XII JORI
Associação dos Engenheiros e Arquitetos tem novo presidente

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Decisão da Justiça não impede votação na Câmara de contas rejeitadas de Antônio Carlos
Advogado do ex-prefeito afirma que vereadores cometeriam ato ilegal ao votar contas que devem ser reavaliadas pelo TC

Litoral Norte - A Câmara de Caraguatatuba vai votar o parecer do Tribunal de Contas do Estado que rejeitou as contas do ex-prefeito e atual deputado estadual, Antônio Carlos da Silva (PSDB), independente da decisão da Justiça de São Paulo – que determinou reavaliação e suspensão dos efeitos da decisão, pelo TC, que tornaria o tucano inelegível – que saiu na tarde de quinta-feira.
Esta informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Câmara, na tarde de ontem. O parecer do relator do tribunal, Eduardo Bittencourt Carvalho, negou pedido de reexame feito pelo advogado de Antônio Carlos da Silva, Sidnei de Oliveira Andrade. O relator do TC, no último parecer em setembro passado, afirmou que o aspecto determinante para a desaprovação permanece ileso, haja vista a destinação de apenas 13,82% das receitas ao nível fundamental de ensino.
O valor foi abaixo do índice mínimo legal exigível que é de 15% (que corresponde a 60% dos 25% de Impostos e Transferências).
Os vereadores fizeram a leitura do parecer do TC e hoje as duas comissões permanentes da Câmara de Constituição, Justiça e Redação e de Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Serviços Públicos em conjunto com os três assessores jurídicos da Casa analisam o documento.
O relatório do TC tem mais de duas mil páginas. De acordo com a assessoria de imprensa da Câmara, os vereadores têm 60 dias de prazo para votar o relatório do tribunal. A expectativa é que a votação seja realizada em maio.
Hoje a Comissão de Constituição, Justiça e Redação é presidida pelo vereador Aurimar Mansano (PTB), o vice-presidente, Cristian Alves de Godoi (PDT), o Baduca Filho, o membro Celso Pereira (DEM) – ambos da bancada governista – e o primeiro suplente Agostinho Lobo de Oliveira (PSDB), o Lobinho – vereador oposicionista.
A outra Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Serviços Públicos é presidida pelo vereador de situação, Aureliano Gonçalves Pereira (DEM), o vice-presidente é Omar Kazon (PR) – bancada de oposição. O membro é o vereador da bancada de situação Francisco Carlos Marcelino, o Carlinhos da Farmácia (PDT), e o suplente também é Baduca Filho.
“Eu estou dando ampla defesa ao ex-prefeito para que ele fale sobre o relatório. O processo na Câmara é à parte do processo do Tribunal de Contas. Quem julga as contas é a Câmara e se os vereadores entenderem que são passiveis de rejeição, vão rejeitar”, comentou o presidente da Câmara, Wilson Agnaldo Gobetti (PDT).
Hoje dos dez parlamentares, apenas três apóiam Antonio Carlos, (Germino de Souza (PPS), Lobinho (PSDB) e Kazon (PR)). A Câmara recebeu o relatório do Tribunal de Contas no dia 4 de março. Tanto para a rejeição ou a aceitação do parecer do TC são necessários pelo menos sete votos dos vereadores.
Antônio Carlos - Na tarde de ontem o advogado do ex-prefeito, Sidnei de Oliveira Andrade, protocolou na Câmara de Caraguatatuba ofício sobre a decisão da Justiça de São Paulo e a defesa de Antônio Carlos por conta da rejeição às contas.
A assessoria de imprensa da Câmara informou que a Câmara ainda não recebeu oficialmente a defesa do ex-prefeito.
No documento, com 20 páginas, o advogado informa a decisão da 13ª vara da Fazenda Pública do Estado de São Paulo e afirma que os vereadores devem cessar a votação do relatório do Tribunal de Contas, já que a justiça determinou uma reavaliação das contas de 2004.
O advogado do ex-prefeito no documento enviado à Câmara afirma que caso os vereadores optem por julgar o relatório – que deve ser reavaliado pelo TC – então nomeiem um perito contábil para fazer perícia nas contas da prefeitura no ano de 2004.
O tucano afirma ter investido 16,12% das verbas do Orçamento destinadas à educação, efetivamente, no ensino fundamental do município de Caraguatatuba.
Parte da aplicação, segundo o advogado, foi em despesas com o pagamento de parcelamento de dividas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) e parte em convênios com o Governo do Estado e a Prefeitura de Caraguatatuba para a realização de obras escolares.
“Se a Câmara votar este relatório do Tribunal de Contas como está vai cometer uma ilegalidade e a votação vai ser anulada”, disse ontem no final da tarde, o advogado do tucano.
A defesa de Antônio Carlos enviada à Câmara ainda cita o percentual da aplicação que faltou para completar o mínimo à educação. “O ínfimo percentual de 1,18% aquém do mínimo legal não inviabilizou a implementação das políticas públicas na educação municipal, tendo em vista que os resultados obtidos foram comprovados por meio de premiações e reconhecimentos a nível nacional e internacional”. (Fonte: Imprensa Livre)

Os caiçaras dentro do contexto social e cultural do Litoral Norte

Litoral Norte  - Sobreviventes de uma cultura transformada, os caiçaras são caracterizados por comunidades pescadoras, tradicionais, auto-suficientes e dotadas de um precioso conhecimento sobre o mar, a mata, o rio e o mangue. O papel transformador das novas tecnologias da época (o barco a motor e da pesca embarcada para as comunidades caiçaras), foi o primeiro passo para o abandono da atividade de pesca e agrícola.
Dentro do contexto histórico no Litoral Norte, a abertura da Rio-Santos (SP-55) e a chegada dos migrantes e o turismo reduziu a expressão da riqueza cultural das populações caiçaras.
Numa breve passagem pelo bairro de Maresias a procura dos caiçaras mais antigos, descobrimos histórias fragmentadas de alguns referenciais. O bairro de Maresias, hoje, segundo dados do IBGE, tem mais de cinco mil famílias. Vindas de outros estados, elas representam maior montante. O cadastro dos ecoagentes começou em janeiro no bairro, mas a prefeitura ainda deve tabular o perfil completo desses moradores.
Seu Jaime Jordão de Moura, de 79 anos, é um deles. Nasceu no bairro Canto do Moreira e lembra do nome da parteira, que trazia as crianças do século passado ao mundo: Gertrudes faz parte da história desses primeiros moradores da costa sul de São Sebastião.
Atualmente com oito filhos, 12 netos e dois bisnetos, seu Jaime, como é conhecido em Maresias, começou a trabalhar cedo. “Comecei a trabalhar dos 8 em diante na plantação de mandioca. Depois veio o arroz, a banana e era tudo para consumir em família”, explica. De fato, o gênero de vida caiçara combinava a agricultura de subsistência, baseada na mandioca, com a pesca. Segundo ele, apenas dez famílias estavam instaladas naquelas “bandas” e o pai dele, Jordão Manuel de Moura, que morreu há 16 anos, tinha um rancho onde colocava as canoas. Hoje, o mesmo espaço dá lugar a um restaurante a beira mar.
O pai do seu Jaime fazia canoas grandes com o tronco da árvore Guapuruvú, que atualmente é protegida por lei, mas naquela época podia ser retirada da mata. Além das embarcações maiores, ele também produzia artesanato de canoas pequenas e os artefatos, que serviam para uso culinário como o pilão para moer os alimentos (milho, arroz e café). “Ele também fazia as gamelas. Ele tirava raízes de madeira alta para fazer a gamela”, disse rindo seu Jaime. Ele explicou que Gamela é uma bacia feita de madeira e as pessoas usavam para tomar banho.
A vida simples em seus elementos culturais e a economia de subsistência, parece representar uma estagnação, que é quebrada com a chegada do carro de boi e do barco a motor. “O carro de boi trazia muita coisa que era plantado longe. Era uma boa época, mas as famílias partiram para Santos”. Com a chegada do barco, seu Jaime conta que levavam as bananas cortadas para o saco da costeira – uma prainha que fica a uns 30 metros da praia de Maresias. “Toda sexta o mar tava ruim (referência a maré forte e alta), então a gente embarcava as bananas de lá do saco da costeira pra Santos”.
Seu Jaime ficou, mas ainda tem saudade daqueles tempos, que resultava num aproveitamento quase exclusivo dos recursos do meio, mas num período já alterado de ocupação da costa.
“A festa caiçara era regada a muito café, açucar e biscoito”
Seu Jaime agora divide o tempo entre a pescaria e o casamento, que completa bodas de Diamante, ou seja, 60 anos de casamento, em 26 de agosto deste ano. A esposa, Arlete Nascimento de Moura, de 73 anos, lembra das festas de antigamente. “Nas festas todo mundo se conhecia. Dançávamos a “chamarita”, uma marcha em círculo e nos bailes tinha cantiga a moda de viola”, disse dona Arlete.
“Ah! Naquela época tinha muita folia de igreja”, interrompe seu Jaime, em relação a tradicional Folia de Reis. “Eram duas violas, um tambor e um violino”, lembra.
“O pessoal levava a noite toda na função (como chamavam as festas antigamente) na casa de um. Na época do meu pai, eles faziam um arrasta pé usando tamancos para bater o pé”, revela a esposa. Segundo ela, eram as mulheres que tiravam os homens para dançar. Um lenço direcionado à luz indicava quem seria o alvo. “Também tinha a dança da vassoura para a troca de par. Mas as mulheres só saíam de casa se os homens pedissem autorização dos pais para as damas serem convidadas”, lembra Arlete.
A festa, segundo ela, era regada a muito café, açúcar e biscoito.
No Carnaval, as ruas de areia serviam para o desfile de cavalos e bois feitos de madeira com olhos de vidro. “A fantasia era uma roupa velha, remendada, com chapéu de corda e papel colorido, encomendado que vinha de Santos”, lembra dona Arlete.
“Naquele tempo a gente tinha dois blocos o da “Vassoura” (para lembrar os tempos do Jânio) e o das dengosas, que eu não me lembro de onde vinha o nome”, complementa o caiçara.
A memória de dona Arlete confirma o processo de miscigenação genética e cultural do colonizador português com o indígena do litoral, ocorrida nas quatro primeiras décadas. Dali, saíram os mamelucos que rapidamente se multiplicaram. “A chegada do negro africano, como escravo, pouco contribuiu nesta primeira fase. Entretanto, sua incorporação à ordem social e econômica acabou gerando, posteriormente, um contingente mestiço de índios, brancos e negros, que viria a constituir o povo brasileiro” (Ribeiro, 1987).
Segundo consta, essa população mestiça foi aos poucos se espalhando pelo território, estabelecendo variantes sócio-culturais, que era chamada de cultura rústica brasileira. Neste contexto, a cultura caipira formou-se pelo cruzamento do português com o indígena e produziu o mameluco paulista, na qual o caiçara está inserido.

Dona Antônia do biju:
A mãe de seu Jaime, Antônia Maria de Moura, conhecida como dona Antoninha, fazia encomendas de biju. “Tinha gente na fila para pegar biju”, disse seu Jaime. Segundo consta, eles usavam um fuso – uma máquina artesanal, que servia para prensar os tapiti (cestas onde ficavam a massa da mandioca). Eram de cinco a seis tapitis cheios de mandioca. Depois de prensada, o caldo caía sob uma calha, que se transformava no polvilho de onde saíam os bijus de dona Antoninha.

Memória Caiçara
O termo caiçara tem origem no vocábulo Tupi-Guarani caá-içara, que era utilizado para denominar as estacas colocadas em torno das tabas ou aldeias, e o curral feito de galhos de árvores fincados na água para cercar o peixe. Com o passar do tempo, passou a ser o nome dado às palhoças construídas nas praias para abrigar as canoas e os apetrechos dos pescadores e, mais tarde, para identificar o morador.

Ditados
“ Lua nova trovejada, 30 dias de molhada” (a lua nova marcava o tempo bom);
“Vento leste não mata a mãe de sede” ( o vento quente chamava a chuva);


Cantiga
Uma porta e uma janela, sem parede e sem telhado;
Quando eu chego perto dela, quando eu chego perto dela, canto samba e canto fado;
Eu canto fado, de cuíca e de pandeiro, canto samba de guitarra, que incomoda o mundo inteiro;
Agora vamos dançar todos de uma vez, tico-tico, sarapico, essa marcha é português;
Agora vamos dançar todos de uma vez, tico-tico, sarapico, essa marcha é português.
(Fonte: Imprensa Livre)

IV Circuito Mata Atlântica 4X4 - II Caragua Off Road Adventure
Dias 25/26 de abril - Pré Inscrição - NBR/ABNT 54:003.04-001

Litoral Norte  - Caros Off Roaders. É necessário fazer a pré inscrição com dados completos (mesmo que por razões adversas vc não venha).
Pedimos a gentileza seu CADASTRO e PRÉ-RESERVA, pelos seguintes motivos:
1 - Participar das ações do COMANDO MATA ATLÂNTICA 4X4 só é permitido para off roaders previamente cadastrados. NÃO FAZEMOS CADASTROS DE ÚLTIMA HORA.
CADASTRE-SE!
2 - Serão somente vinte veículos na categoria CRONOMETRADA e vinte na FREESTYLE.
3 - A portaria do IATE CLUBE MARTN DE SÁ possui rígido esquema de segurança e todos deverão estar registrados para que tenham acesso garantido ao local do evento.
4 - Você receberá em seu e-mail uma identificação de uso obrigatório que será seu passport para o evento.
5 - Precisamos prever a carga de veículos, camisetas, confraternizações, medalhas, estadias, etc... para que possamos melhor preparar a infra estrutura do evento.
6 - Associe-se ao COMANDO MATA ATLÂNTICA e goze GRATUITAMENTE de todas as nossas ações (passeios, confraternizações, Circuito Mata Atlântica, ações sociais, ambientais, carteirinha, botton, camiseta, rede nacional de apoio e descontos especiais na rede fidelizada - postos de combustíveis, restaurantes, hotéis, mecânica, auto peças, etc...).
QUANTO? R$ 63,70 x 9 mensais vencendo a 1ª em abril/08.
Pagamento do CIRCUITO MATA ATLÂNTICA 4X4 2008
1 - ANTECIPADO c/ desconto de R$ 20,00
3 - Na SECRETARIA sem desconto, ou
4 - Em 9 parcelas mensais com desconto de R$ 80,00.
CIRCUITO MATA ATLÂNTICA 4X4 2008 - CONTEMPLAÇÃO:
1 - Todos receberão medalhas de Classificação, Participação ou Categoria;
2 - Todos receberão camisetas (de acordo com a categoria);
3 - Todos receberão almoço de confraternização (de acordo com a categoria);
4 - Todos receberão planilha orientadora;
5 - Todos receberão demais brindes;
6 - Todos receberão Kit Trilha;
7 - Todos serão atendidos pelos Fiscais de Trilha;
8 - Todos terão direito a Socorrismo especializado;
9 - Todos terão direito a Apoio mecânico;
10 - Todos que participarem das 4 trilhas de 2008 (sem WO) concorrem aos Cruzeiros Marítimos no Island Scape em fev/09 (10 cabines)
Tudo por um turismo de aventura para foras de estrada 4x4 seguro, com responsabilidade individual e social, ecologicamente correto, preservacionista e sustentável, e só alegria... .
Mais detalhes, acesse www.cma4x4.com.br


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Dia da Multiação totalizou 8.713 atendimentos no Casa Branca neste fim-de-semana
Em seu quarto ano de realização, o Dia da Multiação foi novamente um sucesso em Caraguá. Prova disso é que o bairro Casa Branca, foram registrados 8.713 atendimentos, neste último sábado, 29 de março

Caraguatatuba - O Dia da Multiação, realizado pela primeira vez no ano de 2008, no Casa Branca, neste sábado, 29 de março, foi mais uma vez um grande sucesso. Prova disso estão nos números, que totalizaram 8.713 atendimentos, das 8h30 da manhã às 16h30.
É importante destacar também que o mutirão social teve início em 2005, e só no ano passado, mais de 50 mil atendimentos foram realizados pelos bairros onde o Dia da Multiação passou.
Neste ano, o Dia da Multiação, realizado pela Prefeitura de Caraguá em parceria com a Secretaria de Assistência Social, teve início na EMEF Oswaldo Ferreira.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, o mutirão, que a cada ano beneficia milhares de pessoas com atendimentos diversos, é realizado sempre com a colaboração de voluntários, da iniciativa pública e privada, que durante um dia inteiro oferecem gratuitamente serviços que vão desde uma simples informação até cortes de cabelo, emissão de RG, tudo gratuito à população.
Houve serviços de orientação sobre tarifa social da Sabesp, orientações das secretarias municipais, confecção de documentos diversos, serviços fotográficos, recreação para as crianças, atendimentos na área da saúde, cortes de cabelo, além do Governo Itinerante, onde o prefeito José Pereira de Aguilar e secretários atendem individualmente a população, ouvindo seus problemas e principais reivindicações para o bairro.
Outros voluntários que também participam do Dia da Multiação são as Secretarias de Assistência Social, Educação, Esportes, Urbanismo, Comunicação, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Gabinete, Divisão de Informática, Ditran, Procon, Banco do Brasil, INSS, Serviços de Foto 3x4, OAB, PAT/SINE, Cartório de Registro Civil, SABESP, Defesa Civil, Conselho Tutelar, GAC - Grupo de Apoio Civil Albatroz, Polícia Militar, Associação Comercial, Associação Matinata, entre outros.
Dos 8.713 atendimentos registrados neste sábado, 29 de março destacam-se 139 serviços fotográficos, 1.070 atendimentos na área da Saúde, 380 cortes de cabelos pelo CRAS Zona SUL e AMMA (Associação de Moradores do Morro do Algodão), 2.592 atendimentos da SABESP, 312 orientações da Defesa Civil, além da Recreação realizada pela Secretaria de Esportes, que teve 861 participantes.
O Dia da Multiação será realizado neste mês no bairro Travessão, no CIEFI Prof. Alaor Xavier Junqueira, no dia 26 de abril, das 8h30 às 16h30.
O CIEFI fica na rua Guarujá nº 381 no Travessão. Participe! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá adquire aparelho de Raio-X e agiliza atendimentos
Com o novo aparelho, o serviço de radiografia será agilizado e os resultados imediatos, suprindo assim a demanda existente no município

Caraguatatuba - O serviço público de saúde de Caraguatatuba conta com mais um aparelho de extrema importância para a população. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu um aparelho de Raio-X. O objetivo da aquisição é levar mais agilidade no atendimento e maior conforto aos pacientes que necessitam desse serviço.
Antes, o serviço de Raio-X era utilizado em um convênio com a Casa de Saúde Stella Maris. "O serviço público não tinha o aparelho de radiografia, o que não era possível a avaliação de urgência e imediata do paciente, com o novo serviço agilizaremos esses atendimentos", disse o secretário de Saúde, Olegário Alves dos Santos.
As radiografias já estão sendo agendadas pela Secretaria de Saúde, que tem a preocupação de diminuir essa demanda, desafogando a Santa Casa e aumentando a agilidade no diagnóstico dos pacientes da rede publica, com resultados imediatos.
O aparelho de Raio-X, que se encontra na sede da Secretaria de Saúde, completa uma série de equipamentos adquiridos pela Administração Municipal, que tem como objetivo agilizar os atendimentos e dar mais conforto e comodidade aos pacientes da rede pública de saúde. "Não estamos com uma saúde ideal, mas estamos fazendo tudo dentro do possível para levar melhor atendimento à população", disse o prefeito José Pereira de Aguilar.
A prefeitura já adquiriu aparelhos de ultra-sonografia, endoscópio, eletroencefalograma entre outros, além de entregar ao Pronto Socorro um Oxímetro de Pulso e Respirador para atendimentos emergenciais. A prefeitura já havia entregado, em 2006, para a Santa Casa um Arco-Cirúrgico de última geração, uma antiga reivindicação dos ortopedistas que atendem na instituição. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá é representada na 1ª etapa do BigBiker Cup 2008

Caraguatatuba - Dez atletas de Caraguá estiverem no domingo, 30, em Santo Antônio do Pinhal, onde participaram da primeira etapa do Campeonato BigBiker Cup 2008 e voltaram com bons resultados nas provas.
De acordo com o atleta Pascoal Martines Filho, a competição contou com cerca de 700 competidores, que disputaram diversas categorias. "Tivemos um resultado expressivo. O Campeonato conta com quatro etapas. Esperamos melhores resultados nas próximas provas", disse Martines.
Na categoria Sub-30 Feminino, Elisangela Theodoro Cruz, ficou com a 5ª colocação e na Sub-40, Rosana Aparecida foi a 8ª colocada. Entre os homens, Sub-55, Márcio Bordelo Filho foi o 5º colocado; na Sub-38, que contou com mais de 100 atletas, Humberto Koide foi o 9º colocado; na Sub-40, Ângelo Arantes ficou com o 6º lugar, Marcos Antônio Galdino em 18º e Jeferson Luiz da Silva, na 38º posição; na categoria Sub-50, Alexandre Magno ficou em 13º e Pascoal Martinez Filho em 16ª lugar. A categoria teve mais de 60 competidores. O atleta Odgeir de Melo Olsen, da categoria Sub-40, quebrou a suspensão de sua bike e teve que empurra-la por mais de 8 quilômetros.
No resultado geral, da categoria Esport, com a participação de mais de 600 atletas, o biker caraguatatubense, Humberto Koide, ficou em 40º lugar e Ângelo Arantes em 54º lugar, a melhor participação da equipe de MTB de Caraguá Biker Club, que conta com o apoio da Prefeitura, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Du Moscovis é a atração do Teatro Mario Covas em Caraguá neste sábado 5
Estrelado pelo ator global Du Moscovis, o espetáculo "Por uma Vida um Pouco Menos Ordinária" conta a história de um casal de irmãos e um policial que se envolvem numa seqüência de acontecimentos, após um tiro acertar uma pessoa desconhecida

Caraguatatuba - O Teatro Mario Covas apresenta neste sábado, 5 de abril, às 21h, o espetáculo "Por uma Vida um Pouco Menos Ordinária", que traz no elenco o ator global Du Moscovis, dividindo o palco com Liliana de Castro e Joelson Medeiros, com texto assinado por Daniela Pereira de Carvalho (mesma autora de Um Certo Van Gogh), e direção geral de Gilberto Gawronski.
A peça teatral conta a história de um casal de irmãos e um policial que se envolvem em uma seqüência de acontecimentos, depois que um tiro atinge um desconhecido. Com um humor crítico - às vezes ácido - que contempla uma linha contemporânea de dramaturgia, "Por Uma Vida um Pouco Menos Ordinária" faz um desenho lúdico da amizade e dos conflitos éticos que envolvem os personagens.
O texto, que deu à Daniela Pereira de Carvalho o prêmio de autora revelação no I Prêmio Eletrobrás de Teatro, no final de 2006, é por ela descrito como a descrição de uma crise de identidade geracional. "Representa a crise daqueles jovens que chegam aos 30 anos e percebem que não conseguiram cumprir suas expectativas", descreve Daniela.

Serviço:
Teatro Mario Covas
Sábado 05 de abril - 21h - Ingressos R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada) - Informações e disque-ingressos: (12)8113-1008 / 8154-1952

Um pouco mais sobre o elenco:
Eduardo Moscovis: Também assina a produção do espetáculo - é a terceira em parceria com o produtor Sandro Chaim -, e tem uma carreira marcada por projetos teatrais de qualidade. Atuou em peças como Eles Não Usam Black Tie, Greta Garbo, Norma e Tartufo. Norma estreou em 2002 no Festival de Curitiba, foi apontada como uma das 4 melhores entre as 160 apresentadas no festival e indicada pelo jornal O Globo como um dos 10 melhores espetáculos do ano. A peça ficou em cartaz durante um ano e, em agosto de 2005, foi convidada para uma mini-temporada em Lisboa. Na volta ao Brasil, ficou em cartaz até maio de 2006.
No cinema, Eduardo protagoniza o recém-estreado longa-metragem Sem Controle, de Cris D´Amato, e também atuou em Bendito Fruto, de Sergio Goldenberg. Na televisão, destaque para a atuação nas novelas globais O Cravo e A Rosa , Senhora do Destino e Alma Gêmea e para a série Alice, dirigida por Karim Aïnouz e Sérgio Machado, que tem previsão de estréia para março de 2008 no canal HBO.
Joelson Medeiros: Fez diversas apresentações em festivais nacionais e no exterior, destacando-se os da Dinamarca, Rússia, Portugal, Venezuela e Alemanha. Atuou nos espetáculos Temporada de Gripe, A Vida é Cheia de Som e Fúria e Avenida Dropsie (dirigidos por Felipe Hirsch) e O Livro de Jô e Apocalipse 1,11 (com o grupo Teatro da Vertigem), entre outros. Na TV, participou da novela Páginas da Vida, na Rede Globo.
Liliana Castro: Fez faculdade de teatro e foi trabalhar profissionalmente com Antônio Abujamra, em As Fúrias. Interpretou a personagem Beatriz na peça Não Existem Níveis Seguros para Consumo destas Substâncias, também escrita por Daniela Pereira Carvalho. Entre os outros trabalhos no teatro estão Toda Nudez Será Castigada, Tudo É Permitido, Casca de Nóz, e Alice Através do Espelho, peça que atua desde 1999 como personagem-título. No cinema, destaque para O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias e Pode Crer, de Artur Fontes, este último com estréia nacional dia 2 de novembro. No mesmo dia, Liliana estréia na segunda temporada da série Mandrake, no canal HBO. Outros destaques na TV são as novelas Alma Gêmea e Sabor da Paixão (TV Globo). (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

UMES promove curso gratuito de inglês para estudantes de Caraguá

Caraguatatuba - A UMES - União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Caraguatatuba irá promover um curso de inglês totalmente gratuito para estudantes do município. As inscrições podem ser feitas na quarta, quinta e sexta-feira, dias 2, 3 e 4 de abril, das 9h às 12h e das 14h às 17h na FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, que apóia a iniciativa.
De acordo com a UMES, serão montadas duas turmas com 50 alunos cada uma e as aulas acontecerão aos sábado das 9h às 10h e das 10h às 11h, na Videoteca Lúcio Braun, que fica no MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba. O início das aulas, que serão ministradas pelos professores voluntários Getúlio Magalhães e Brother Camilo, está previsto para o dia 5 de abril e o módulo encerra no dia 28 de junho. O segundo módulo do curso (nível intermediário) acontecerá no mês de agosto.
O presidente da UMES, Jameson Duarte, disse que a prioridade das aulas será para os alunos dos ensinos médio, fundamental, técnico e pré-vestibular e as vagas serão disponibilizadas por ordem de inscrição.
A FUNDACC fica na Rua Santa Cruz, 396, Centro. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Final de semana teve rodada da Copa Integração e adiamento dos jogos de Futebol de Campo

Caraguatatuba - A garotada que disputa a Copa Integração de Futsal entrou em quadra neste fim de semana e fez chover gols. A chuva também foi a causadora do adiamento das partidas do Campeonato Aniversário da Cidade, de Futebol de Campo.
Nos jogos realizados no sábado,29, na Quadra do Centro Comunitário da Ponte Seca, goleadas e boas atuações. Pelo Sub-11, o A.A. Corinthians fez 2 a 1 no Jaraguazinho. Em seguida, o União das Palmeiras goleou o Projeto Integração B por 6 a 0.
A garotada Sub-13 também fez bonito. No mesmo dia e local, o A.A. Corinthians bateu o Jaraguazinho por 4 a 2. Já o União das Palmeiras não teve piedade e derrotou o A.A. Corinthians B por 8 a 0.
Nas partidas de domingo, mais show de bola na Ponte Seca. Pelo Sub-11, o time Mário Trombini levou 8 a 0 do Gelaf, e o Projeto Integração ganhou de 3 a 2 do Rio do Ouro.
Pelo Sub-13, o Gelaf fez bonito novamente ao golear o Mário Trombini por 11 a 0. Na última partida da rodada, o Projeto Integração venceu por 10 a 1 o Rio do Ouro.
As cinco partidas do Aniversário da Cidade não ocorreram e serão marcadas novas datas para os jogos, que aconteceria no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), Campo do Indaiá e XV de Novembro. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Legislativo vota Ordem do Dia variada
Projetos falam em Saúde, Crianças e Piscinas

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba reúne-se nesta terça-feira - 1º de Abril, para a sua 9ª Sessão Ordinária semanal, que se realiza a partir das 19h30 com transmissão gratuita pela Rádio local. A pauta aborda assuntos variados, todos de autoria dos Vereadores.
Na Ordem do Dia apenas 4 (quatro) proposituras, de autoria dos Vereadores Omar Kazon (PR), Aurimar Mansano (PTB), Juarez Pardim (DEM) e Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB).
Do Vereador Kazon, projeto de lei dispõe sobre a divulgação de fotografias de crianças e adolescentes desaparecidos no município pelas empresas que operam no sistema coletivo de Caraguatatuba.
Do Vereador Aurimar Mansano será discutido projeto sobre o procedimento para o descarte de óleo de frituras e do Vereador Juarez Pereira Pardim será votada propositura que exige planta para a instalação de piscina nas residências e estabelecimentos comerciais do município.
Finalizando há o projeto do Vereador Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho, sobre a prioridade do exame antígeno prostático para pessoas que dele necessitam. Antígeno Prostático é o exame de sangue para diagnosticar o Câncer de Próstata.
O palestrante da Tribuna Livre Pérsio Brasil Arruda do mês de Abril é o senhor Francisco Ricardo dos Santos, que falará sobre limpeza do Rio da Paca. E como se trata da primeira sessão ordinária do mês, haverá apresentação do Hino Nacional Brasileiro e do Hino do Município de Caraguatatuba. A 9ª Sessão Ordinária semanal tem transmissão ao vivo pela Rádio Oceânica - 670 Khz ou pelo site da emissora na Internet, bastando digitar www.radiooceanica.com.br  e clicando na janela "Rádio On Line". (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

Ilhabela encerra temporada de cruzeiros marítimos

Ilhabela - Com a chegada do navio “MSC Opera”, ontem, Ilhabela encerrou sua temporada 2007/2008 de cruzeiros marítimos, mas hoje já inicia um trabalho visando a temporada 2008/2009 que tem 90 escalas agendadas.
A cada ano o município, que tem o melhor porto de embarque e desembarque do país, vem batendo seus próprios recordes e espera receber até 100 escalas a partir do final deste ano, trazendo ao menos 300 mil passageiros no período.
Nesta temporada o arquipélago recebeu 63 escalas de 16 navios, por onde 196,4 mil passageiros desembarcaram na cidade. Eles deixaram cerca de R$ 29 milhões da economia local. Na temporada 2006/2007 estiveram em Ilhabela mais de 110 mil turistas que gastaram cerca de R$ 18 milhões.
Na temporada 2005/2006, Ilhabela recebeu 40 escalas, enquanto na edição 2006/2007 ao menos 63 transatlânticos aportaram no arquipélago, aumento de 55%. O número de passageiros em 2005/2006 era de 65.142, enquanto na edição 2006/2007 exatos 113.083 turistas visitaram o município, registrando crescimento de 73,6%.
Segundo o secretário de Turismo e Fomento de Ilhabela, Ricardo Fazzini, o gasto médio diário de turistas nas temporadas que compreenderam os anos de 2000 a 2004 era de R$ 145,00. “Desde que a atual administração passou a receber navios de cruzeiros em 2000/2001, quando aportaram na cidade transatlânticos que fizeram 15 escalas, o destino Ilhabela cresceu consideravelmente, sendo o porto que mais evoluiu no Brasil”, declarou Fazzini.
Trabalho - O crescente aumento de escalas se deve principalmente a dois fatores. O primeiro é um minucioso trabalho de infra-estrutura do receptivo, reconhecido pelas empresas proprietárias dos navios, que conta com espaço exclusivo para comercialização de passeios.
A infra-estrutura possui atendimento médico emergencial, com a presença de ambulância; policiamento, tenda com música ao vivo com artistas locais durante o tempo de permanência dos navios, um Centro de Informações Turísticas com folheteria direcionada, além da despedida com shows pirotécnicos para cada navio.
Nesta estrutura o cruzeirista pode optar por passear nas diversas praias do arquipélago, desfrutar de cachoeiras, passear de lancha ou praticar esportes radicais. Os funcionários das empresas de receptivo e taxistas são identificados e toda a estrutura montada na Vila recebe uma linguagem visual para identificar os tipos de passeios.
Outro fato que contribui para que Ilhabela receba os mais diversos navios é sua participação na Seatrade Cruise Shipping Convention, em Miami Beach. Neste mês a visita resultou no agendamento de ao menos 90 escalas de cruzeiros para a temporada 2008/2009.
A feira é a maior do segmento no mundo. A CVC Turismo terá cinco navios na próxima temporada e ainda não definiu as escalas para Ilhabela. Por esse motivo, a cidade poderá chegar a receber cerca de 100 escalas. “Será uma marca histórica”, define o secretário Ricardo Fazzini.
Uma das novidades desta última temporada foi o trabalho que Ilhabela vem desenvolvendo para fomentar o turismo no Litoral Norte, já que sua proposta é ter uma visão ampliada do turismo de forma regional. Com esse trabalho a cidade de Ubatuba recebeu duas escalas experimentais do navio “Island Escape”, da Island Cruises. “Não podemos tratar a região isoladamente. Temos condições de aproveitarmos nossa vocação turística, pois o turismo é nossa única fonte de renda”, ressalta o secretário Fazzini.
A temporada 2008/2009 - A temporada 2008/2009 terá um período maior que a anterior. O primeiro navio chega em 24 de novembro deste ano e o último em 11 de abril de 2009.
As operadoras de cruzeiros apostam cada vez mais em Ilhabela devido à sua estrutura de receptivo. A Royal Caribbean, que nesta temporada destinou quatro escalas para o luxuoso “Splendour of the Seas”, agendou 19 para 2008/2009, quadruplicando as paradas no arquipélago. Além dela, operam em Ilhabela a MSC Cruises, a Costa Cruzeiros, a Island Cruises e a Celebrity Cruises, que no próximo dia 4 de março trará o novo “Azamara Journey” com passageiros americanos e europeus.
Quem está acostumado a apreciar os transatlânticos integrados à paisagem natural de Ilhabela irá observar a presença de novos navios na próxima temporada. A italiana MSC, que neste ano opera em Ilhabela o “MSN Armonia”, “MSC Opera” e o “MSC Sinfonia”, trará para Ilhabela o “MSC Musica”, com seis escalas. A Costa Cruzeiros irá operar com o “Costa Mediterranea”, um dos maiores da frota, com uma escala. Já a Royal Caribbean, além do “Splendour of the Seas” irá operar também com o “Radiance”, com duas escalas.
A CVC Turismo apostará no seu badalado “CVC Zenith”, que havia inaugurado a temporada 2007/2008 em uma única escala. Para a próxima temporada deverá aportar na cidade em três oportunidades. A Holland Cruises terá uma escala do “Prinsendam”. (Fonte: Imprensa Livre)

Ilhabela participa da Centro-Oeste Tur em Goiânia

Ilhabela - Cidade vem intensificando participação em feiras para conquistar novos mercados naquela região. Evento espera movimentar R$ 12 milhões em negócios
A Secretaria Municipal de Turismo e Fomento estará participando do tradicional Salão de Negócios Turísticos Centro Oeste Tur, que será realizado na próxima quarta-feira, 2, em Goiânia (GO). O principal objetivo é conquistar novos mercados no Centro-Oeste.
Paralelamente acontece o 4º Salão de Turismo Ecológico e Aventura e rodadas de negócios e palestras. A abertura oficial será na noite da quarta-feira, no Master Hall Espaço de Eventos, com coquetel e show patrocinados pela operadora CVC, Nova Schin e Beach Park.
O evento é dirigido exclusivamente aos profissionais de turismo e espera receber cerca de 1.2 mil agentes de viagens da região Centro Oeste, Brasília e Triângulo Mineiro. A feira conta com 450 expositores que vão apresentar as novidades de destinos, roteiros e pacotes de viagens especialmente para a próxima temporada.
As feiras do Centro Oeste Tur tiveram início em Belo Horizonte. Além de Goiânia, será realizada também em Brasília, nos dias 6 e 7 de agosto no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. “As feiras nas quais iremos participar são eventos profissionais direcionados exclusivamente aos agentes de viagens”, explica o secretário municipal de Turismo e Fomento, Ricardo Fazzini. Desta forma, segundo ele, as belezas de Ilhabela estarão expostas diretamente aos profissionais que comercializam pacotes turísticos. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereador concede título a Norberto Batista

Ilhabela - O Vereador José Jorge Pereira, o Zeca do São Pedro (PTB), apresentou na última sessão ordinária (24/03) um Projeto de Decreto do Legislativo que concede o título de cidadão honorário de Ilhabela a Norberto Antonio de Oliveira Batista pelos relevantes serviços prestados à comunidade e ao município.
Norberto, filho de Antonio Baptista Filho e Elza Mello de Oliveira Batista, nasceu em Presidente Venceslau no interior de São Paulo e mudou-se para a cidade de Santos junto com a família quando seu pai, agrimensor, funcionário público estadual foi transferido.
Serviu o Exército Nacional no 2o Batalhão de Caçadores do qual saiu graduado cabo apto a 3o Sargento, tendo participado da revolução de 1964 no deslocamento de tropas para a divisa com o estado do Paraná. Destacou-se como atirador de morteiro e metralhadora antiaérea Browning 50. Ao dar baixa, mudou-se para Mongaguá onde foi funcionário público.
Em 1969 foi eleito a vereador pela extinta ARENA, sendo o mais jovem a ocupar uma cadeira no Legislativo de Mongaguá. Foi também líder do prefeito Casemiro Correa Neto durante todo o mandato exercido entre 1973 e 1978.
Nesse período, estudou Pedagogia por dois anos na Faculdade Senador Flaquer em Santo André. Trancou matrícula e ingressou na Faculdade de Ciências Contábeis de Cubatão. Após dois anos, já funcionário da SBS (Cia. de Saneamento da Baixada Santista), interrompeu novamente seus estudos, pois havia sido transferido para Ilhabela tendo como função a implantação e cadastramento do serviço recém-conveniado com a Prefeitura. A integração com a cidade foi de imediato.
Residente em Ilhabela há mais de trinta anos, desde sua chegada vem desempenhando diversas atividades através das quais demonstra incansavelmente a identificação, o respeito, o carinho e a preocupação que tem com todas as questões relacionadas ao desenvolvimento e progresso da cidade.
De setembro de 1973, quando veio a residir em Ilhabela, até outubro de 1975 desenvolveu grande atividade profissional e também social. Foi sócio-fundador do Rotary Clube de Ilhabela, conselheiro do Esporte Clube Ilhabela e tesoureiro do Grêmio de Velas. Deu aulas gratuitamente no antigo Projeto Mobral, onde conheceu a professora Esther com quem se casou. Esportista inveterado defendeu diversas agremiações de Ilhabela como Esporte Clube Ilhabela, Esporte Clube Perequê e Beira-Mar Esporte Clube.
Em abril de 2000, o então prefeito eleito Manoel Marcos de Jesus Ferreira o convidou para o cargo de Secretário de Planejamento e Gestão. Com a reeleição de Manoel Marcos, passou a ocupar a Secretaria da Administração recém-criada, onde permaneceu até meados de outubro de 2006.
Em outubro de 2007 aceitou o convite do Prefeito para exercer a função de Assessor de Coordenação Política, cargo em que permanece até o momento. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

PL propõe mudanças na Zona Azul

Ilhabela - O Vereador Dr. Guilherme Maia (PMDB) apresentou na última sessão ordinária da Câmara de Ilhabela o Projeto de Lei 38/2008 que modifica Lei nº 559/2008 que institui o Sistema de Estacionamento Remunerado (Zona Azul).
O Projeto proposto acrescenta um parágrafo segundo o qual a exploração do estacionamento em vias e logradouros públicos não poderá ser feita por parquímetros.
Ainda segundo a propositura, as vias e logradouros públicos destinados ao estacionamento remunerado de veículos serão fixadas por lei do Executivo, aprovada após a realização de audiência pública, e as vagas serão delimitadas com sinalização indicativa em frente às residências localizadas na Vila, ficando seus moradores isentos do pagamento da taxa.
“Além de vir de uma reivindicação popular, esta matéria é fruto da realização de uma audiência pública e visa facilitar o sistema de operacionalização”, explica Dr. Guilherme. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Atletas de Ilhabela participaram do Campeonato Brasileiro de Corrida de Montanhas

Ilhabela - Com o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela, através da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, os atletas de Ilhabela participaram neste domingo, 30, da Prova de Corrida de Montanhas, na cidade de Paranapiacaba – SP, válida pelo o Campeonato Brasileiro de Corrida de Montanhas, e conseguiram as seguintes colocações:
- Evaldo de Jesus Souza: 1o. colocado geral;
- José Paulo da Silva: 5o. colocado geral, 1o. adulto e 4o. adulto do Brasileiro;
- Osni Fedri da Silva: 1o. colocado juvenil e 2o. juvenil Brasileiro;
- Juliano da Silva: 3o. juvenil e 3o. geral Brasileiro;
- Vandelson Ferreira da Silva: 4o. juvenil e 5o. geral Brasileiro;
- João Alves de Araújo: 2o. veterano e 4o. veterano Brasileiro e
- José Geraldo: 3o. adulto e 3o. adulto Brasileiro (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

Polícia Ambiental se manifesta em relação aos crimes ambientais exibidos na série “A Cidade Informal”

São Sebastião - A Polícia Ambiental de São Sebastião se manifestou, ontem, em relação a matéria da série “A Cidade Informal”, que mostrou as fotos que revelam os crimes ambientais na costa sul do município.
Corte de árvores em área de Parque Estadual, supressão de vegetação nativa, novas construções em áreas congeladas, atividade de mineração nos cursos d’água e invasões no entorno do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), foram alguns dos registros citados, que completam esse cenário.
De acordo com informações da Polícia Ambiental, os flagrantes publicados na reportagem foram todos denunciados e estão em processo judicial.
Segundo dados da PA, na Costa sul, o bairro onde existe mais ocorrências de flagrantes ambientais é em Boiçucanga. A maioria incide sobre desmatamentos. Em Barra do Una, por exemplo, em apenas um dia de trabalho, a PA fez três autos de infração ambiental, além de mais quatro narrando degradação em Área de Preservação Permanente (APP), e registrados em Boletim policial.
A Polícia Ambiental possui um sistema de gerenciamento ambiental onde são registradas as ocorrências, em que a maioria é de desmatamentos, contrários a Lei de crimes ambientais 9605/98 e a Constituição Federal, que em seu Artigo 225, prevê que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações” - § 1º: “Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público: IV - exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade.
Segundo dados da Polícia Ambiental de São Sebastião, entre o período de 1 de janeiro até a data de ontem (28), foram executados 50 autos de infração. Em 50% deles, ou seja, 25, foram referentes a infrações em Áreas de Preservação Permanente (APP) e 18 advertências.
Os embargos em APP, referem-se a uma área de 5,2 hectares e, em Unidade de Conservação, a 0,10 ha. Durante o mesmo período, 305 boletins de ocorrência foram efetuados. De acordo com a Polícia Ambiental, os boletins são fruto de denúncias não constatadas, além de orientações para as pessoas que compram novos terrenos na região. As multas destinadas a esses crimes somam R$ 8.930,00.
A Polícia Ambiental do município atua em 751 quilômetros quadrados, sendo 403 quilômetros, em São Sebastião e, 348, em Ilhabela.
O Disque denúncia para casos de infrações ambientais é 08000-555-190. A ligação é gratuita. (Fonte: Imprensa Livre)

Alunos do Colégio Objetivo recebem informações sobre o Campo de Mexilhão

São Sebastião - Com o objetivo de discutir as possíveis transformações na economia e seu reflexo na comunidade, além dos impactos ambientais para as cidades de São Sebastião, Caraguatatuba e Ilhabela em relação à implantação da base de gás natural em Caraguatatuba, denominada como Mexilhão, o Colégio Objetivo realizou anteontem, na unidade de São Sebastião, no Centro, uma mesa redonda com o tema: “Mexilhão, um projeto a ser discutido?”.
O assunto foi abordado pelo administrador da Transpetro, Cosme Damião, pelo prefeito Juan Garcia, pelo diretor do porto, Paulo Rogério de Souza Almeida, e pelos professores das Faculdades São Sebastião (FASS), Eduardo Hipólito do Rego e Jonatas de Pinho Viera. Os prefeitos de Caraguatatuba e Ilhabela também foram convidados, mas não compareceram ao debate.
O representante da Transpetro fez uma breve explanação sobre o Plano Diretor para o desenvolvimento da produção de gás natural e petróleo da Bacia de Santos e informou que a cidade de São Sebastião receberá uma parte do que será explorado no Campo de Mexilhão, que é o líquido condensado chamado C5+. “A criação da Base de Gás vai potencializar ainda mais a matriz energética no município”, afirma. De acordo com ele, há necessidade da população se preparar em relação à questão seja na área profissional, ambiental e outras.
“Ninguém deve renegar o progresso porque ele é essencial, mas a exploração deve ser utilizada desde que não cause prejuízos”, frisa o prefeito Juan Garcia. Para ele, há boa perspectiva para o porto porque ele será a base de apoio das operações do Campo de Mexilhão. O prefeito ressaltou, ainda, a importância da cidade no cenário energético, que tem o maior terminal petrolífero do hemisfério sul do planeta, e é responsável pelo abastecimento das quatro maiores refinarias do Estado de São Paulo. (Fonte: Imprensa Livre)

Polícia Ambiental faz vistoria em construção de condomínio na Praia Deserta

São Sebastião - Após sair na edição de ontem a denuncia de possíveis irregularidades na construção de um condomínio na Praia Deserta, a Polícia Ambiental fez uma vistoria ontem, na parte da manhã, no local.
O tenente da Polícia Ambiental, Marco Aurélio Ribeiro Silva, diz que a obra apesar de estar parada oferece risco aos moradores. Ele acrescenta que “a situação é preocupante devido a grande quantidade de terra e erosões por causa da construção”.
De acordo com o tenente da Polícia Ambiental já houve outras vistorias na obra. “As outras vistorias eram movidas por denuncias da construção estar próximo a um curso de água natural”, diz Marco Aurélio. Ele acrescenta que “com esta vistoria notamos que área apresenta riscos por motivos de aterramentos, movimentação de terra para a viabilização das vias de acesso”.
Segundo Marco Aurélio foi feito um Boletim de Ocorrência, relatando os riscos da obra para os moradores da Praia Deserta, e encaminhado para a Defesa Civil para dar continuidade nas apurações feita pela Polícia Ambiental.
Histórico - Os moradores da rua Coronel Edigard Armond, no bairro Praia Deserta, estão convivendo com uma construção de um condomínio e dizem se sentir prejudicados.
A representante dos moradores Evy Soares Armond diz que “em dias de chuvas forte, nossas residências são invadidas por lama, pedras e entulho da construção do condomínio”. De acordo com ela os proprietários do futuro condomínio não tiveram cuidados para conter a água e terra da construção e que vai caindo pelas casas.
Em 15 de outubro do ano passado, os moradores procuraram pela Secretaria de Obras e Planejamento (SEOP) pedindo soluções, mas não obtiveram respostas.
Evy comenta também que os proprietários do condomínio foram procurados para verificar os danos causados pela obra, mas nada fizeram e pediram paras famílias terem paciência”.
Outro morador, que não quis se identificar comenta que a lama que desce da construção enche a piscina, invade os bueiros e esgoto. Ele diz que “já chegou a ponto de sair pelo vaso sanitário”.
Outra questão levantada pelos moradores da Praia Deserta, é que a obra não apresenta nenhuma placa de identificação do engenheiro ou construtora. As famílias também apontam que na obra foi construído um sanitário para os funcionários do lado a um riacho que deságua no mar, próximo da Escola de Vela da Prefeitura.
Esses problemas os moradores dizem que existe há quatro anos. Na quarta feira foi entregue para as secretarias de Obras e Planejamento, Meio Ambiente e Policia Ambiental, um abaixo assinado com cerca de 40 assinaturas dos moradores relatando os inconvenientes causados pela construção do condomínio e pedindo alguma solução.
A Prefeitura de São Sebastião informou que o projeto do referido condomínio foi aprovado em 2004, pela Secretaria de Obras (SEOP), DEPRN (Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). O processo foi revalidado em março Do ano passado. A fiscalização já efetuou vistorias no local, porém, com base nas queixas apresentadas, haverá nova visita da equipe de fiscais da Prefeitura para verificar se a obra vem sendo realizada de acordo com o projeto aprovado. (Fonte: Imprensa Livre)

Nota Oficial sobre corte na Folha de Pagamento

São Sebastião - A Assessoria de Imprensa da Câmara de São Sebastião informa que ontem, dia 31, o presidente da Câmara, Marcos Leopoldino, assinou as portarias exonerando os assessores de vereadores, assessores da presidência, os procuradores jurídicos, ouvidor e diretores.
Os funcionários exonerados tinham salários que variavam entre R$ 1,2 mil e R$ 4,9 mil. A Câmara pretende suprir a necessidade desses cargos com a designação de servidores do quadro efetivo para exercerem essas funções.
O objetivo do corte de pessoal foi ajustar o gasto com a folha de pagamento nos limites da Lei Orçamentária e dos dispositivos constitucionais.
Atualmente, a despesa da Câmara com a folha de pagamento é de cerca de R$ 660 mil, por mês, e o objetivo é reduzir para R$ 400 mil mensais. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Uma semana após feriado com barreiras, casos de suspeita de dengue permanecem estáveis

Ubatuba - Uma semana depois do feriado de Páscoa, quando a Prefeitura de Ubatuba montou barreiras sanitárias nas entradas da cidade pelas rodovias, com o objetivo de controlar a epidemia de dengue carioca, o município paulista parece não ter sido tão afetado e continua apresentando números considerados baixos, em relação à constatação da doença.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, após o feriado da semana santa, a cidade apresentou cerca de cinco casos de suspeita de dengue (dado não foi confirmado com precisão, por falha nos computadores). O número acompanha, de certa forma, o índice de notificações deste ano, que, antes do feriado, estava em 62.
Fazendo um calculo rápido, a média das notificações, fica em cinco por semana, mesmo número registrado na semana pós-páscoa. A informação também tranqüiliza um pouco mais as autoridades, pois o temor era de uma nova infestação do vírus, principalmente do tipo 2, que invadiu a cidade do Rio de Janeiro.
A tranqüilidade também pode ser explicada pela comparação com a mesma época do ano passado. No dia 29 de março de 2007, a cidade registrava 400 casos confirmados de dengue e 2.224 pessoas aguardavam o resultado do exame. Um quadro muito diferente do encontrado atualmente, sem qualquer caso confirmado da doença, situação que permanece em Ubatuba, desde agosto do ano passado, pouco depois do município ter conseguido combater a epidemia de dengue do primeiro semestre.
Com o objetivo de permanecer neste estado de segurança, a Secretaria de Saúde anunciou, para a semana que vem, um mega mutirão de limpeza e combate aos criadouros do mosquito transmissor. Na manhã do dia 4 de abril, a população e os funcionários da prefeitura irão se reunir no centro da cidade e iniciar os trabalhos. (Fonte: Imprensa Livre)

Palestra Gratuita do Sebrae na ACIU

Ubatuba - “Gerenciando o fluxo de caixa com eficiência” é o tema da próxima palestra a ser ministrada na Associação Comercial de Ubatuba.
O evento será realizado no dia 07 de abril (segunda-feira) às 14h00 na sede administrativa da ACIU, à Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro.
A palestra tem duração de cerca de duas horas e segundo o facilitador do Sebrae, Roberto Lessa, mesmo em um curto espaço de tempo, é possível fornecer esclarecimentos e orientações sobre os conceitos básicos de gestão financeira, informar para que serve e como deve ser elaborado o fluxo de caixa e abordar conceitos como ciclo operacional e financeiro. “A palestra visa capacitar o participante por meio de conhecimentos sobre giro de caixa e caixa operacional mínimo e sua implantação na gestão financeira dos pequenos negócios”, explicou Lessa.
Para mais informações entre em contato com o Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba através do telefone (12) 3834 1445. Falar com Alexandra ou Eduardo ou acesse o nosso site: www.aciubatuba.com.br . Nele você encontra inúmeras informações muito úteis para o seu empreendimento e estabelecimento. (Fonte: ACIU)

ACIU e PAE oferecem palestra sobre Programa Central de Negócios
Esse é o caminho para o fortalecimento do Associativismo

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba- ACIU em parceria com o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas- Sebrae- trazem para Ubatuba uma palestra elucidativa sobre o Programa Central de Negócios.
O evento será no dia 25 de abril (6ª feira), às 16h00, na sede administrativa da ACIU- (R. Dr. Esteves da Silva, 51- Centro).
As Centrais de Negócios têm por objetivo formar um grupo de empresários ou empreendedores que buscam soluções conjuntas junto ao mercado, atuando de forma associativa, seja na gestão, compras, vendas e distribuições em conjunto.
Segundo a analista técnica do Sebrae, Maria Aparecida Medeiros, através da união de forças para ações conjuntas com foco no mercado, empresas independentes que buscam superar dificuldades, incrementar oportunidades e gerar benefícios em um determinado setor o programa é altamente eficaz. A analista adianta que os resultados são bem positivos. "Ganha-se produtividade e lucratividade, redução e racionalização de custos, acesso a novos mercados, facilidades de acesso ao crédito e à tecnologia", diz.
Podem participar da palestra todos empresários e empreendedores de Micro e Pequenas Empresas que buscam objetivos comuns e tenham interesse e disponibilidade para participar das atividades individuais e coletivas de constituição da Central de Negócios
Resultados:
- Ganhos de produtividade e lucratividade;
- Redução e racionalização de custos;
- Acesso a novos mercados;
- Aprimoramento da qualidade;
- Redução de custo operacional;
- Facilidades de acesso ao crédito e tecnologia;
- Elevado nível de competitividade e cooperação das empresas participantes;
Para mais informações entre em contato com o Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba através do telefone (12) 3834 1445. Falar com Alexandra ou Eduardo ou acesse o nosso site: www.aciubatuba.com.br . Nele você encontra inúmeras informações muito úteis para o seu empreendimento e estabelecimento. (Fonte: ACIU)

ACIU ofereceu curso “Aprender a Empreender”

Ubatuba - A ACIU - Associação Comercial de Ubatuba, juntamente com o PAE - Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba realizaram nesta última semana mais uma edição do “Aprender a Empreender”.
O curso foi dirigido a novos empreendedores, autônomos e proprietário de pequenos, médios e grandes negócios.
Nesta edição, o curso contou com a participação de 30 alunos e teve a duração de uma semana, sendo ministrado na sede do Sincovat.
Segundo o facilitador do Sebrae, Luiz Carlos de Oliveira, os participantes aprendem sobre empreendedorismo em geral, perfil do consumidor, observação da concorrência, escolha de fornecedores e os quatro passos básicos do marketing. Dentro do programa ainda estão custo fixo, custo variável, margem de contribuição, ponto de equilíbrio, calcular o lucro e o prejuízo, conhecer o resultado da empresa, capital de giro e fluxo de caixa e plano de negócios.
Para o participante Angelo Finamore, o curso foi “ótimo. Eu nunca havia feito um curso do Sebrae e fiquei muito satisfeito”, contou.
A ACIU destaca também em seu calendário de eventos, a palestra “Gerenciando o Fluxo de Caixa com Eficiência”, que será ministrada no dia 07 de abril - 2ª-feira, às 14h00 com o facilitador do Sebrae, Roberto Lessa na sede administrativa da ACIU- R. Dr. Esteves da Silva, 51 – Centro.
A palestra será gratuita, os participantes devem apenas levar 1 quilo de alimento não perecível que será doado à uma entidade carente e podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto.
Para mais informações entre em contato com o Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba através do telefone (12) 3834 1445. Falar com Alexandra ou Eduardo ou acesse o nosso site: www.aciubatuba.com.br . Nele você encontra inúmeras informações muito úteis para o seu estabelecimento. (Fonte: ACIU)

Suzano conquista título dos XII JORI
Jogos tiveram 3.138 inscritos; Ubatuba ficou em nono lugar

Ubatuba - A equipe de Suzano sagrou-se campeã da 12ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), realizado em Ubatuba entre os dias 26 e 30 de março.Com vitórias na dança de salão (categoria A) e no vôlei masculino, Suzano ainda conseguiu pontuar em 11 categorias, fechando a competição com 91,5 pontos.
A delegação de São José dos Campos terminou em segundo, com 79 pontos, apesar da vitória em três modalidades (dança de salão B, bocha e buraco). A cidade de Itanhaém ficou em terceiro na classificação geral, com 69 pontos e vitórias no xadrez masculino e feminino. Ubatuba encerrou a competição na nona colocação, com 40,5 pontos, marcando pontos em cinco modalidades: bocha, damas masculino, dança de salão B, natação masculino e feminino.
Os XII JORI teve 3138 participantes inscritos, entre atletas e dirigentes. A modalidade com mais equipes participantes foi o truco, com 44 municípios. Em número de atletas, o vôlei (783) e a coreografia (453) foram as que mais tiveram participantes. O xadrez feminino, que estreou nesta edição, teve sete participantes. A modalidade que teve o maior número de partidas foi damas, com 223 disputas.
Os JORI são promovidos pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP), Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Turismo, com apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio do Fundo Social de Solidariedade.
Festa de encerramento - A entrega da premiação aos três melhores classificados dos XII JORI aconteceu no domingo, 30, após as finais do vôlei. Enquanto aguardavam a divulgação do resultado, o público transformou a quadra do Ginásio Tubão em um salão de baile e dançou animadamente por mais de uma hora.
A presidente do Fundo Social de Ubatuba e presidente do Comitê Organizador, Denise César e Marilena Cardoso, representante do FUSSESP, entregaram o troféu de campeão ao coordenador de esporte da Melhor Idade de Suzano, Ronaldo Rodrigues, que comandou a volta olímpica de seus atletas, que foram aplaudidos por todos os presentes. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Associação dos Engenheiros e Arquitetos tem novo presidente

Ubatuba - O dia na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba – A.E.A.U. foi de eleição. O evento aconteceu entre as 8h e 17:30h dessa segunda-feira (31.03) e contou com presença maciça dos associados. Apenas uma chapa foi apresentada, elegendo o eng° Carlos Alberto Mendes de Carvalho, presidente da entidade. Os demais cargos serão ocupados pelos eng°s: Rafael Ricardi Irineu, 1° vice-presidente; Maria Lucia Nery Querido, 2° vice-presidente; Conselheiros: Cláudio Haddad, Ailson Luiz da Cruz, Luciano Pradella, arquiteta Michelly Fileto e arquiteta Valéria Pedroso.
Na próxima sexta-feira (04.04), o atual presidente, engenheiro Mauro Sergio Bezerra, dará posse à nova diretoria em reunião que será realizada à partir das 17horas. Segundo Beto Mendes, como é conhecido o presidente eleito, “a nossa principal meta, à partir de agora, é priorizar a valorização dos profissionais de nossa área (engenheiros e arquitetos), na busca por uma maior união e fortalecimento da classe”.
Mendes falou ainda de outras metas a serem atingidas durante o seu mandato que vai até abril de 2010. “Nesse mês de abril, criaremos um Boletim Informativo para levar ao associado todos as informações sobre as atividades desenvolvidas por nossa associação”, finalizou.
(Fonte: Magalhães.editor@hotmail.com)


Cinema: SEMANA DE 28/03 A 03/04/2008

"Horton e o mundo dos quem"
Desenho - dublado!!!
As 16:00hs

"Rambo"
Ação!!!! com Sylvester Stallone!!!
Ás 17,40 - 21:20 hs

"O Caçador de Pipas"
Baseado em livro campeão de vendas!!!!!
ás 19:30 hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Ovo de indez

Seguindo o exemplo
de Vovó Eugênia que,
com suas galinhas,
não admitia talvez,
quando percebo
que meus versos
estão aíbos,
por minha vez,
leio e releio
Mário Quintana
e Manuel Bandeira
que são meus ovos de indez.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Nunca Cave O Mal
"O homem depravado cava o mal, e nos seus lábios há como que fogo ardente". Provérbios 16: 27.

Como é o homem depravado? Segundo o dicionário, depravação é o mesmo que perversão, corrupção, degeneração mórbida nos sentidos físico e moral; falsificação, tornar mau, estragado. Portanto, o homem depravado é aquele que perdeu o seu valor e não serve para mais nada, a não ser jogar no lixo. Esta palavra expressa profunda degradação moral.
Onde vemos depravação? Por todos os lados. A cada dia ouvimos notícias horríveis, e ficamos estarrecidos ao ver e pensar que existem pessoas capazes de cometer tamanhas atrocidades, como por exemplo, a da filha que matou os pais a pauladas enquanto dormiam com a ajuda do namorado e o irmão deste. Outro exemplo, foi o caso daqueles rapazes que arrastaram uma criança presa pelo cinto de segurança. E, por aí vai a longa lista que temos visto nos noticiários.
O texto acima descreve justamente estes tipos de pessoas. O homem depravado cava o mal. Como alguém chega a este estado de depravação? O caminho percorrido é: Inicia-se com a tolice. O tolo entra pelo caminho do mal pela curiosidade e fica fascinado pela aventura, insistindo neste caminho perigoso. Cai no cinismo.O cínico percebe o perigo do caminho que transita, no entanto, não quer deixa-lo. Antes, endurece o coração e acaba chamando o mal de bem. Por fim, acaba caindo no abismo da depravação, e esta não tem limites. É um abismo profundo onde sempre oferece sensações mais fortes; nada satisfaz. A mente depravada é capaz de imaginar coisas que dificilmente encontrariam lugar na mente dos mais habilitados roteiristas de Hollywood.
É forte, é estarrecedor, é chocante. Mas é assim que o mundo caminha. Esses são sinais da proximidade do fim da história deste mundo. Veja 2 Timóteo 3: 1 a 5 . é exatamente isso. Mas você pode perguntar: Existe esperança de recuperação para o depravado? Claro que existe. A morte de Jesus na cruz, tornou possível perdão e salvação para o mais vil pecador. O milagre da transformação do mais miserável e perverso dos seres humanos ocorre quando ele responde ao chamado do Espírito Santo para aceitar a graça transformadora de Cristo. Neste momento acontece o milagre no novo nascimento, pois ela se torna uma nova criatura. Toda a vida passada fica apagada pelo perdão gratuito de Jesus, que dá uma página em branco para a pessoa escrever uma nova história. Agora ela caminha lado a lado com Jesus que lhe dá o poder de viver uma vida limpa, clara e transparente. O bom disso é saber que Deus nunca consulta o passado para ajudar alguém a construir um futuro diferente. Todos queremos ser vitoriosos, porém não pode haver verdadeiras vitórias sem Jesus, pois Ele mesmo disse: "...porque sem mim nada podeis fazer" . Hoje é um novo dia e que este dia seja de vitória para você. Vença as batalhas deste dia com Jesus. Amanhã é outro dia que somente a Deus pertence.

Margareth Bravo
Caraguatatuba, SP

Mangues do Litoral Norte - URGENTE

Atenção!
Protocolado no IBAMA um requerimento solicitando a proteção imediata aos remanescentes de mangues do canal de São Sebastião. Encaminhado pelo REAL Norte - Rede Ambientalista do Litoral Norte, foi assinado por 12 entidades atuantes da região.
O link a seguir leva a uma petição on line onde você também pode assinar e apoiar essa iniciativa: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/561 
Abra o link, leia o texto da petição e clique em "Assinar". Vai abrir um espaço pedindo sua opinião sobre o assunto (opcional) e seu e-mail, somente para confirmação. O sistema é seguro e seu e-mail não será divulgado.
Veja o vídeo: http://br.youtube.com/watch?v=NqRZvWB7paY
Participe! Divulgue esta mensagem!

Cicero Spiritus
São Sebastião, SP

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Barra da Maranduba  © Luciano Cancelier

Barra da Maranduba
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor