Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 04 de Abril de 2008 - Nº 1946 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
Cadernos norteiam professores da Rede Estadual
Projeto Kit Multimídia na sala do professor
Carteiros da região aderem à greve nacional
Secretários deixam suas funções para as eleições desse ano na região
Ibama dará parecer sobre Angra 3 até o fim de maio
A inédita Regata Ubatuba-Ilhabela


Caraguatatuba
PAT abre 20 novas oportunidades de emprego a moradores de Caraguá
Caraguá receberá etapa do Paulista de Karatê
Caraguá abre inscrições para artesãos que queiram participar da 2ª Feira Regional da SUTACO
Ciclista de Caraguá sobe ao pódio em São Bernardo
Câmara realiza audiência do Plano Diretor
Câmara aprova Gratidão Caiçara em Urgência
Du Moscovis é a atração do Teatro Mario Covas neste sábado 5

Ilhabela
Usuários da balsa reclamam do mau cheiro do chorume deixado pelo trasbordo do lixo
Vereadora requer informações sobre o fechamento do Labocar
Câmara entrega Título de Cidadania e Prêmio Artesão
Reunião do Fórum Regional da Agenda 21 do Litoral Norte em Ilhabela

São Sebastião
Caminhão tomba e deixa única via de acesso entre centro e bairros congestionada
Nota Oficial: Alteração nas datas do Concurso Público
Prefeitura de São Sebastião entrega o primeiro Alvará Simples
Recanto dos Atobás é decretado como Zeis
Distribuição de royalties é discutida no Senado Federal
Estado precário da ponte de Barra do Una preocupa moradores
Vereadora solicita providência do DER para evitar acidentes na serra de Boiçucanga

Ubatuba
Pescadores tomam a Ilha Anchieta
Câmara Municipal promove simpósio
Cetesb lança projetos Marinas e irá intensificar fiscalização em estabelecimentos do setor náutico
Prefeitura realiza curso sobre Ecossistemas Costeiros
Bairro Perequê-Mirim recebe “Caravana da Saúde” neste sábado, 5
Prefeitura e Santa Casa prestam contas à população
Prefeitura apreende veículo que realizava transporte clandestino
Prefeitura de Ubatuba abre inscrições para escolinha de handebol
Cursos da Fundart estão com inscrições abertas
Notícias da FUNDART

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Cadernos norteiam professores da Rede Estadual
Implantada Nova Proposta Curricular para o EM e Ciclo II do EF

Litoral Norte - A Secretaria de Estado da Educação iniciou na última quarta-feira, 2 de abril, a implantação da nova proposta curricular em toda a rede estadual, para 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Trata-se de um inovador projeto, que proporciona aos professores completas orientações por intermédio de guias sobre o trabalho a ser desenvolvido com os alunos.
Nos últimos anos a rede estadual de educação não tinha uma base curricular comum e os professores definiam isoladamente o que seus alunos aprendiam. A partir de agora há a indicação da Secretaria sobre o que o aluno precisa minimamente aprender. Caberá ao professor completar esta proposta e escolher as melhores formas de trabalho, para que os alunos aprendam mais e melhor.
Todos os professores da rede estadual passaram por dois dias de planejamento, nesta segunda e terça-feira, 31 de março e 1º de abril. A Diretoria Regional de Ensino-região Caraguatatuba acompanhou de perto este planejamento em nossas escolas, através de seus Supervisores e ATPs, sendo que a Dirigente Regional, Edina Paula Roma Teixeira visitou as Escolas Estaduais Dr.Esteves e Cap. Deolindo de Oliveira no município de Ubatuba, além de participar de programa na Rádio Costa Azul onde procurou esclarecer toda a população do Litoral Norte sobre os propósitos da SEE ao implantar esta nova proposta curricular.
Segundo a Dirigente de Ensino, os cadernos irão nortear os professores indicando-lhes o mínimo que deve ser ensinado em sala de aula, sem tolher a liberdade de criação dos mesmos que há muito tempo fazem esta reivindicação. "É uma medida muito importante que ajudará todos os professores no sentido de desenvolveram suas aulas com segurança e competência. E todos saem ganhando: os professores que tem seus trabalhos facilitados e os alunos que têm garantido os conteúdos básicos para uma maior qualidade em sua aprendizagem", afirmou a dirigente. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Projeto Kit Multimídia na sala do professor

Litoral Norte - A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo tem mais uma in iciativa destinada a valorizar os professores da rede pública, com o Projeto Kit Multimídia na Sala do Professor. Um projeto gigante que deve alcançar mais de 5.200 escolas em todo o Estado, através de realizações divididas em quatro fases: Fase 1-verificação do espaço disponível na sala do professor; fase 2-instalação da infra-estrutura; fase 3- entrega dos equipamentos e mobiliários, e finalmente a fase 4- instalação dos equipamentos e homologação.
As escolas da Diretoria de Ensino do Litoral Norte, já se encontram (quase todas), na fase de instalação do Kit feita pelo ATP Osmar, que aguarda apenas a vinda de um técnico especialista para interligar todos os equipamentos dos kits, e configurar o novo e-mail institucional da escola que deverá ser usado para as interações nas capacitações.
De acordo com o ATP da Teia do Saber, Fabrício Panichi Néia, que responde pelo Projeto na DE-Caraguatatuba, as escolas estaduais do Litoral Norte se encontram num "status" bem avançado da implantação do Kit Multimídia, e a colaboração dos diretores e gestores escolares foi fundamental para que as ações fossem realizadas num curto espaço de tempo, assim a homologação deve sair muito breve. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Carteiros da região aderem à greve nacional

Litoral Norte - Quase 100% dos carteiros do Litoral Norte aderiram à greve nacional, deflagrada anteontem e por tempo indeterminado. Ontem, dos 20 carteiros de São Sebastião apenas um estava trabalhando. Todos os serviços de entrega, inclusive os Sedex, estavam paralisados.
O diretor sindical e carteiro em São Sebastião, Célio Roberto do Amparo, explicou que a paralisação é em razão de um termo de compromisso que não foi cumprido. Em novembro do ano passado, o Ministério das Comunicações em nome da ECT (Empresa de Correios e Telégrafos) assinou um acordo que o governo se comprometia a pagar um abono de 30% do salário base que seria pago nos meses de dezembro de 2007, janeiro e fevereiro de 2008.
Conforme o documento firmado, a partir de março a ECT se comprometia a pagar em definitivo aos carteiros. Foi esta parte do acordo que não foi cumprida, ou seja, a empresa parou o pagamento de 30% neste mês. “É só isso que queremos. A gente se programou com o salário e tiraram sem mais nem menos. Têm pessoas que fizeram dívidas já contando com este aumento”, disse um carteiro. De acordo com o Amparo, a greve não é relacionada a reajuste salarial. A data base da categoria é em agosto. O salário inicial de carteiro gira em torno de R$ 500.
Anteontem, o Governo ofereceu um acordo para por fim a greve. Seria prorrogado por 90 dias o pagamento do abono de 30% caso os carteiros retornassem. O Sindicato dos Carteiros não aceitou e a greve foi retomada hoje, sem previsão de término.
Segundo o sindicato, a greve atingiu todas as cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte com uma média de 90%. Em Caraguatatuba, 71% dos carteiros aderiram ao movimento e Ubatuba, 93%. No país foi de 90%. (Fonte: Imprensa Livre)

Secretários deixam suas funções para as eleições desse ano na região

Litoral Norte - Termina amanhã o prazo de desincompatibilização dos secretário municipais que desejam disputar as próximas eleições. Na região, são cerca de 10 secretários que poderão se candidatar. A maioria tentará se eleger vereador, mas existem alguns que pretendem ser candidatos a prefeito.
Em São Sebastião, a prefeitura informa que em virtude da saída do atual diretor de Eventos da Secretaria de Esportes, José Reis da Silva, o cargo ficará interinamente sob a responsabilidade do diretor de Esportes Alexandre dos Santos Chagas.No município de Ubatuba haverá também apenas uma modificação no quadro de secretários da prefeitura. A mudança ocorrerá na Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, onde Andrade Henrique dos Santos deixará seu posto esta semana para sair candidato a vereador. A prefeitura ainda não definiu quem será o seu substituto.
Na cidade de Caraguatatuba o prefeito, José Pereira de Aguilar, apresentou ontem os novos secretários de Administração, Educação e Saúde. Já que os antigos, Pedro Ivo de Souza Tau, Silmara Selma Mattiazzo e Olegário Alves dos Santos de Administração, Educação e Saúde, respectivamente, também se afastaram dos cargos por serem pré-candidatos a uma vaga no legislativo, nas eleições de outubro.
O agora secretário de Administração de Caragua, Luiz Antônio Figueiredo Júnior, disse que tem o compromisso de dar continuidade no trabalho já desenvolvido pelo ex-secretário e apenas tentar melhorar. “Pelo que tenho conhecimento, a secretaria foi totalmente reestruturada e parabenizo o Pedro Ivo pelo trabalho desenvolvido.
Estamos assumindo uma missão difícil, que é manter o padrão de aprovação do setor”, afirma Júnior, acrescentando ainda que na secretaria não haverá mudanças. “Temos como meta zelar pelas despesas públicas, otimizando despesas para investir melhor em benefício da população. Esse foi o pedido do prefeito, José Aguilar, quando me convidou para assumir a pasta”, concluiu o secretário.
Na Saúde a enfermeira Luciana Fadel também não pretende fazer mudanças e sim continuar com os projetos já existentes. “Iremos continuar com os projetos existentes e melhorar tudo que for possível, sendo sempre acessível à população e procurando responder aos problemas o mais rápido possível”, disse ela.
Todos os ex-secretários agradeceram ao prefeito e disseram que saíram com a sensação do dever cumprido. “Foi sugestão do prefeito e eu concordei com a escolha da Luciana. Ela acompanhou todo o meu trabalho. Quando assumimos nossa meta, adotamos critérios técnicos para fazer os nossos projetos e com isso conseguimos ser modelos de gestão na saúde. Sabíamos das dificuldades, mas elegemos as prioridades e montamos o plano de trabalho que deu certo”, disse Santos, ex-secretário de Saúde.
O ex-secretário Pedro Ivo comemorou os benefícios da secretaria em sua gestão e disse estar feliz com os resultados obtidos. “Quando assumimos a Administração havia apenas quatro divisões, hoje saio deixando 14, implantamos também o Pregão Eletrônico que gerou cerca de 30% de economia nas licitações, entre outros. Agradeço ao prefeito Aguilar pelo apoio dado e a todos os funcionários da Administração e servidores”, concluiu.
Em Ilhabela a secretarias de Meio Ambiente, Educação, Administração, Turismo e Fomento também terão novos sucessores. Isso porque Maria Inês Fazzini Biondi, Ricardo Fazzini Dias sairão como candidatos a vereadores no município.
E Luiz Antônio dos Santos, que já esta afastado há um mês, e o professor Antonio Cornélio de Morais Filho, que tem o prazo até o dia quatro de Junho para sair candidato, tentarão ser o prefeito da cidade. (Fonte: Imprensa Livre)

Ibama dará parecer sobre Angra 3 até o fim de maio

Litoral Norte - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) espera ter, até o fim de maio próximo, um parecer sobre a questão do licenciamento ambiental para a construção da Usina Nuclear Angra 3.
Na última semana, o Ibama encerrou uma série de quatro audiências públicas que foram solicitadas pelo Ministério Público Federal (MPF) à Justiça. Elas foram realizadas nos municípios de Angra dos Reis, Paraty e Rio Claro, no estado do Rio, e de Ubatuba, em São Paulo.
O diretor da Área de Licenciamento Ambiental do Ibama, Roberto Messias, informou à Agência Brasil que tudo o que foi dito nas audiências será considerado. “Nós temos 15 dias de prazo para receber todas as novas contribuições e opiniões. E depois vamos fechar o parecer com a área técnica”.
Roberto Messias considera prematuro afirmar que o licenciamento ambiental para a usina será concedido. “Hoje, eu não posso dizer. A equipe está analisando e vai considerar tudo à luz do que foi dito nas audiências públicas”.
As audiências públicas promovidas pelo Ibama no ano passado acabaram sendo anuladas por uma liminar obtida pelo MPF em Angra dos Reis. Elas foram realizadas nos municípios de Angra dos Reis, Paraty e Rio Claro, na Costa Verde fluminense, região que abriga a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, administrada pela empresa Eletronuclear.
Roberto Messias descartou a necessidade de novas audiências. “O Ibama convocou as que julgava necessárias e que foram solicitadas. Outros pedidos serão analisados. Mas nós achamos que a sociedade já foi bastante ouvida”, concluiu. (Fonte: O Guaruçá)

A inédita Regata Ubatuba-Ilhabela

Litoral Norte - Inédita, Regata Ubatuba-Ilhabela abre sábado a segunda etapa da Copa Mitsubishi Motors 2008. Inscrições para a competição, válida pelo 8º Circuito Ilhabela de Vela de Oceano, podem ser feitas a partir de sexta-feira no UIC.
Uma regata inédita de percurso de cerca de 35 milhas náuticas (perto de 65 quilômetros) entre Ubatuba e Ilhabela abrirá neste sábado, às 13 horas, a segunda etapa da Copa Mitsubishi Motors 2008 – 8º Circuito Ilhabela de Vela de Oceano, que prosseguirá domingo e nos dias 12 e 13 de abril. Com organização e realização do Yacht Club de Ilhabela (YCI), a competição, válida também pela primeira etapa do Campeonato do Litoral Norte de 2008, tem apoio do Ubatuba Iate Clube (UIC).
A iniciativa é aguardada com expectativa pelos velejadores. “Essa regata de abertura tem tudo para ser show”, disse o comandante Marcos Ferrari, o Pará, do Handycam, atual campeão do Circuito de Ilhabela, que fará a estréia na competição. “Fizemos algumas alterações no barco para se adequar às novas regras da ORC Internacional e a regata Ubatuba-Ilhabela será nossa primeira competição após as mudanças. Será muito importante para fazermos algumas avaliações.”
O sonho do comandante é estrear com vitória, mas ele sabe que será difícil. "O objetivo é o bicampeonato do Circuito Ilhabela Copa Mitsubishi Motors. O barco exigirá neste primeiro momento ajustes importantes”, disse Pará, que terá nove tripulantes no veleiro de 42 pés, além da mirim Júlia Pessini, de Ilhabela.
O veleiro Loyal, vencedor da primeira etapa da Copa Mitsubishi Motors de 2008, disputada nos dias 7, 8, 15 e 16 de março, também já confirmou participação. O barco, um JV de 46 pés, é comandado por Marcelo Massa.
As seguintes classes estão convidadas para a competição: ORC Internacional, ORC CLUB, BRA-RGS e Bico de Proa. As inscrições devem ser feitas nas sedes do UIC e do YCI a partir da sexta-feira das 14 às 18 horas. No sábado, os velejadores poderão garantir presença na regata de percurso das 8h30 às 10h30, no UIC. Para quem não for participar da primeira prova da segunda etapa, a inscrição pode ser feita normalmente na secretaria do YCI. O valor é de R$ 60,00 por tripulante (o mirim é isento de cobrança).
“A expectativa é de que pelo menos 30 veleiros participem da Regata Ubatuba-Ilhabela. É importante salientar a integração entre o YCI e o UIC para realizarmos um grande evento”, comentou José Nolasco, diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela.
No domingo, estão previstas duas regatas barla-sota, com largada prevista para as 12 horas. Os três primeiros colocados de cada Divisão/Classe convidada desta etapa e também os três primeiros na Regata Ubatuba-Ilhabela serão premiados. A entrega dos prêmios será feita após as regatas do dia 13 de abril, no YCI.
Em paralelo à Copa Mitsubishi Motors, será realizado no YCI o III Campeonato Paulista da Classe HPE25. Estão previstas oito regatas barla-sota, com sinal de atenção sempre às 12 horas.
A Copa Mitsubishi Motors de 2008 – 8ª edição do Circuito Ilhabela de Vela de Oceano tem patrocínio da Mitsubishi Motors e apoio da Rádio ANTENA 1, do Jornal O Ancoradouro, da Holt Nautos, da Mar&Vela e do Restaurante do YCI. A organização, sede e realização são do Yacht Club de Ilhabela.
Resultados completos e mais informações podem ser acessados no site www.yci.com.br


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

PAT abre 20 novas oportunidades de emprego a moradores de Caraguá
A cada semana, novas oportunidades de emprego são oferecidas aos moradores de Caraguá. As vagas são variadas e para preenchê-las basta comparecer ao PAT e efetuar um cadastro, passando por uma entrevista no local

Caraguatatuba - O PAT/Sine - Posto de Atendimento ao Trabalhador/Sistema Nacional de Empregos, que em Caraguá atua por meio de uma parceria entre a SECAD - Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal e a SERT, está novamente oferecendo oportunidade de retorno ao mercado de trabalho.
Toda semana, o posto, que no ano passado foi destaque na região do Litoral Norte, por ter empregado 1.201 pessoas, superando sua meta em 20%, abre novas colocações, proporcionando uma nova chance de retorno ao mercado de trabalho, de pessoas que moram em Caraguá e estão à procura de emprego.
Nesta quinta-feira, 3 de abril, as vagas de emprego registradas pelas empresas e comércios da cidade são para atendente de telemarketing, auxiliar de limpeza, caseiro, empregada doméstica nos serviços gerais, engenheiro civil, faxineiro, manicure, manobrista de veículos pesados sobre rodas, mecânico de automóvel, médico psiquiatra, montador instalador de acessórios, motoboy, operador de retro escavadeira, pedreiro de acabamento, pintor de automóveis, recepcionista/atendente, repositor de mercadorias, representante técnico de vendas, vendedor ambulante e vendedor de serviços.
Conforme explicou a diretora do PAT, Elmar Soares de Farias Ferreira, a procura por emprego é bem grande no município. "Nós fazemos o cadastro desses trabalhadores que nos procuram, e de acordo com as oportunidades de emprego que possuímos, fazemos o encaminhamento para entrevistas, conforme as habilidades do trabalhador e exigências da empresa contratante", explicou.
Para efetuar o cadastramento no PAT basta comparecer ao posto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com todos os documentos pessoais, carteira de trabalho e comprovante de residência.
O Posto de Atendimento ao Trabalhador fica na rua Taubaté nº 520, no Sumaré, próximo ao fórum de Caraguatatuba. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá receberá etapa do Paulista de Karatê
Mais de 500 atletas devem estar presentes no município, na maior competição estadual

Caraguatatuba - A cidade de Caraguatatuba será sede da 2ª etapa do Campeonato Paulista de Karatê, marcado para o dia 12 de abril. O evento fará parte das festividades do aniversário de Caraguá.
Segundo Edinho, professor, técnico e atleta da equipe da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, o município contará com 35 lutadores, que competirão nas modalidades Kata e Shiai individual, nas categorias pré-mirim, mirim, infantil, juvenil, júnior, adulto e veterano.
Na última semana, Edinho participou de um curso técnico e ouviu muitos elogios sobre a estrutura de Caraguatatuba. "Virá muita gente para a etapa em Caraguá. Muitos treinadores comentaram que viriam, devido a nossa instalação, que é muito elogiada", falou o responsável pela equipe de Karatê da SECER, que estima mais de 500 atletas na cidade, durante o fim de semana da competição.
De acordo com Edinho, os maiores rivais da equipe no Paulista serão as cidades de Santos, Americana, São Paulo e Guarulhos. O técnico está confiante em conquistar um bom resultado.
"Acredito que a nossa equipe tem tudo para ficar entre os três melhores", opinou Edinho, que contará com o potencial de Beatriz D´Avila Malta, campeã de Kata e vice no Shiai, da competição em 2007.
A grande expectativa por parte da cidade ficará em torno de Ângelo Augusto Santos Oliveira, campeão regional em 2005 e que vive um bom momento na modalidade. "Esse atleta tem tudo para conquistar títulos neste ano. Está em boa forma", finalizou Edinho. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá abre inscrições para artesãos que queiram participar da 2ª Feira Regional da SUTACO
Este será o segundo ano consecutivo em que a cidade sedia a Feira Regional de Artesanato, com a participação de artesão de todo o Litoral Norte. Para participar do evento, basta ser filiado à SUTACO e inscrever-se no PAT

Caraguatatuba - Acontece em Caraguá de 18 a 21 de abril, a 2ª Feira Regional de Artesanato, realizada pela SUTACO - Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades, o PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador, com o apoio da Prefeitura Municipal por meio da SECAD - Secretaria de Administração, na Praça Ton Ferreira, ao lado da pista de skate, na Avenida da Praia.
O evento terá abertura oficial no dia 18 de abril, às 15h - ocasião em que será eleita e ganhará um prêmio a barraca melhor decorada. Até o dia 21 (segunda-feira), o funcionamento será sempre a partir das 15h, com exposição de trabalhos em artesanato e artes plásticas, em matérias-primas como cerâmica, madeira, couro, tecido, palha, entre outros.
O objetivo do evento é proporcionar geração de renda, integração entre artesãos, além da troca de informações de todo o Litoral Norte, propiciada pela feira, que terá a duração de 4 dias e fará parte das comemorações do aniversário de 151 anos de Caraguatatuba.
Segundo explicou a diretora do PAT e responsável pela coordenação da SUTACO na região, a primeira edição da feira, que aconteceu em abril do ano passado, foi um grande sucesso. "Temos a certeza de que novamente agradaremos o público com este evento, e estaremos apoiando e incentivando o trabalho artesanal de toda a região", destacou.
Neste ano o PAT está abrindo inscrições para 140 artesãos que queiram participar da 2ª Feira Regional de Artesanato. "Para se inscrever é necessário ser cadastrado pela SUTACO e possuir uma barraca para acomodação dos trabalhos produzidos, que ficarão em exposição durante os três dias de evento", disse Elmar.
As inscrições de artesão para a feira podem ser feitas a partir desta sexta-feira, dia 4 e encerram-se no final da tarde do dia 11 de abril.
Mais informações podem ser obtidas no PAT, que fica na rua Taubaté nº 520, no Sumaré, próximo ao Fórum, em Caraguá. Participe! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Ciclista de Caraguá sobe ao pódio em São Bernardo

Caraguatatuba - O atleta de ciclismo de Caraguá Wellington da Silva, da categoria Júnior, conseguiu, após um disputado sprint, o 5° lugar na Copa Sundown de Ciclismo. O evento aconteceu em São Bernardo do Campo, no domingo, 30 de março.
A equipe da ACC - Associação de Ciclistas de Caraguá levou 4 competidores, porém apenas Silva subiu ao pódio. A competição, válida pelo ranking do Campeonato Paulista da modalidade, contou com a participação de cerca de 400 bikers de todo o Estado, competindo em várias categorias.
A equipe de ciclismo de Caraguá conta com apoio da Prefeitura, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação; AMEC - Associação Módulo de Educação e Cultura; J.Bike, Geomater -Farmácia de Manipulação; Beach Energy; Pont Motos; Power Bar; Forma Atlética; Lima letras, Auto Posto Mareli; Vídeo Shopping; Cine Caraguá; Zimmerman odontologia; Niponet; JPR auto peças, Rádio Oceânica e Café Eletrônico. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Câmara realiza audiência do Plano Diretor
Transferência de data obedeceu pedido do Ministério Público

Caraguatatuba - A segunda Audiência Pública sobre o Plano Diretor, que estava marcada para 20 de março foi transferida e acontece neste dia 3 de abril - quinta-feira, às 16 horas no Plenário do Parlamento Municipal. O pedido de adiamento foi feito pelo Ministério Público de maneira informal ao Presidente da Câmara, durante a primeira Audiência de segunda-feira - 17 de março.
O pedido foi feito pelo Promotor de Justiça da Cidadania e Meio Ambiente Fábio Rodrigues Franco Lima, durante sua fala na Audiência Pública do dia 17 de março - segunda-feira - no período da tarde nas dependências da Câmara Municipal de Caraguatatuba. Segundo o Promotor a diferença de 3 (três) dias de uma Audiência Pública para outra é muito pequena para que a população em geral, bem como a Sociedade Civil Organizada, através de suas instituições, pudesse elaborar propostas, tanto de discussão como de alteração do projeto do Plano Diretor.
O Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PDT) e os Vereadores presentes ao evento, atendendo e compreendendo o pedido do representante do Ministério Público, transferiram a Audiência Pública para amanhã.
A última Audiência Pública realizada, numa segunda-feira - 17 de março, às 16 horas no Parlamento Municipal local transcorreu em clima de tranqüilidade, com a presença de Vereadores, membros da Prefeitura, Sociedade Civil Organizada e Ministério Público.
Estiveram presentes os Vereadores Wilson Agnaldo Gobetti (PDT), Omar Kazon (PR), Juarez Pereira Pardim (DEM), Germino de Souza (PPS), Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB) e Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT), juntamente com o consultor do Legislativo, o Engenheiro Civil Nilton de Oliveira e Silva, além de representantes de várias instituições.
Vários tópicos foram discutidos durante a primeira audiência, como o Aeroporto Municipal, as áreas congeladas, o Aterro Sanitário, Cemitério, o crescimento do município na área da Fazenda Serramar e a ocupação em alguns bairros da cidade, assuntos que deverão continuar a ser discutidos nesta próxima Audiência Pública. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara aprova Gratidão Caiçara em Urgência
Honrarias serão entregues este mês em cerimônia tradicional

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou em Regime de Urgência, durante a 9ª Sessão Ordinária semanal, transcorrida nesta terça-feira - 1º de abril, dois projetos concedendo Gratidão Caiçara em Regime de Urgência. Da Ordem do Dia apenas dois dos quatro projetos foram aprovados.
Foram aprovados Títulos de Gratidão Caiçara para Antonio Teixeira Evangelista e Jadir Gouveia Correa da Silva. As honrarias serão entregues ainda este mês, em cerimônia tradicional realizada anualmente.
Da Ordem do Dia foram aprovados os projetos dos Vereadores Omar Kazon (PR), que dispõe sobre a divulgação de fotografias de crianças e adolescentes desaparecidos pelas empresas que operam no sistema coletivo de transporte da cidade e do Vereador Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB), que prioriza o exame Antígeno Prostático - exame de sangue para diagnosticar o Câncer de Próstata.
Os projetos dos Vereadores Aurimar Mansano (PTB), que trata do descarte de óleo decorrente de fritura e do Vereador Juarez Pereira Pardim (DEM), que exige planta para a instalação de piscina foram adiados por uma sessão.
Por ser a primeira Sessão Ordinária semanal do mês, esteve presente o Senhor Francisco Ricardo dos Santos - Chico da Funerária, que falou sobre Limpeza do Rio da Paca na Tribuna Livre Pérsio Brasil Arruda.
Ainda no Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 1 Projeto de Lei, bem como foram votadas e aprovadas 4 Moções e 5 Requerimentos. Não houve leitura de Indicações durante o intervalo. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Du Moscovis é a atração do Teatro Mario Covas neste sábado 5
Estrelado pelo ator global Du Moscovis, o espetáculo "Por uma Vida um Pouco Menos Ordinária" conta a história de um casal de irmãos e um policial que se envolvem numa seqüência de acontecimentos, após um tiro acertar uma pessoa desconhecida

Caraguatatuba - O Teatro Mario Covas apresenta neste sábado, 5 de abril, às 21h, o espetáculo "Por uma Vida um Pouco Menos Ordinária", que traz no elenco o ator global Du Moscovis, dividindo o palco com Liliana de Castro e Joelson Medeiros, com texto assinado por Daniela Pereira de Carvalho (mesma autora de Um Certo Van Gogh), e direção geral de Gilberto Gawronski.
A peça teatral conta a história de um casal de irmãos e um policial que se envolvem em uma seqüência de acontecimentos, depois que um tiro atinge um desconhecido. Com um humor crítico - às vezes ácido - que contempla uma linha contemporânea de dramaturgia, "Por Uma Vida um Pouco Menos Ordinária" faz um desenho lúdico da amizade e dos conflitos éticos que envolvem os personagens.
O texto, que deu à Daniela Pereira de Carvalho o prêmio de autora revelação no I Prêmio Eletrobrás de Teatro, no final de 2006, é por ela descrito como a descrição de uma crise de identidade geracional. "Representa a crise daqueles jovens que chegam aos 30 anos e percebem que não conseguiram cumprir suas expectativas", descreve Daniela.
Serviço:
Teatro Mario Covas
Sábado 05 de abril - 21h - Ingressos R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada) - Informações e disque-ingressos: (12)8113-1008 / 8154-1952.  (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

Usuários da balsa reclamam do mau cheiro do chorume deixado pelo trasbordo do lixo

Ilhabela - O chorume derramado pelo caminhão responsável pelo transbordo do lixo de Ilhabela é alvo de muitas reclamações das pessoas que fazem a travessia no mesmo horário em que o caminhão está saindo da cidade. O chorume é um líquido poluente, de cor escura e cheiro forteque tem origem nos processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos.
Na última sessão de Câmara, realizada dia 24 de março, o presidente Joadir Capucho apresentou um requerimento à secretaria do Meio Ambiente solicitando informações sobre o trasnsbordo do lixo e cópia do contrato firmado com a empresa responsável pelo serviço.
No requerimento, Joadir pede informações sobre qual é o volume de lixo transbordado mensalmente, no período de setembro de 2007 a fevereiro de 2008, qual o valor pago pelo transbordo de cada tonelada, e que seja encaminhado à Câmara a cópia do contrato com a empresa.
Segundo o presidente, as informações são necessárias para que possam ser esclarecidos questionamentos de munícipes relativos ao assunto. “Fui abordado por uma pessoa na balsa que me questionou sobre o cheiro insuportável do caminhão de lixo que havia feito a travessia na balsa”, explica.
A universitária Monique Fátima da Silva conta que muitas vezes já passou por esta situação. “A balsa fica toda cheia de larvas e o cheiro é insuportável. Tenho medo até que transmita doenças, porque as vezes nós estamos de sandália”, diz. Monique acredita que deveria ter algum equipamento que absorvesse o chorume. A estudante relata que retorna da faculdade quase às 2h da manhã e ainda tem que suportar o cheiro. Bem humorada ela brinca: “Eles podiam liberar umas máscaras de oxigênio pra gente conseguir suportar o cheiro”.
Já Paola Soares, outra estudante que também se incomoda com o cheiro deixado pelo líquido, acredita que se a empresa ganha para fazer isso tem que garantir a qualidade do serviço. “O pior é ver a turistada descalça em contato com aquele líquido. Eu acho que os funcionários da balsa já acostumaram com o cheiro porque enfrentam isso todo dia”, fala.
De acordo com Joadir ele não tem conhecimento sobre os procedimentos do transbordo e nem sobre a empresa responsável e por isso pediu a cópia do contrato para ter noção do valor gasto com esses serviços. “Quero ler todo o contrato porque ele tem que prevê uma vedação no caminhão, esse líquido não pode vazar. Se é um serviço terceirizado tem que ter qualidade”, justifica.
A empresa que faz o transbordo é a Resitec e segundo a secretária do Meio Ambiente, Maria Inês Fazzini o contrato prevê essa vedação. De acordo com ela a secretaria estipulou uma logística que a empresa e o motorista precisam seguir e quando isso não acontece, eles recebem advertência e até multa. “Não é normal vazar chorume, nós exigimos da resitec que o caminhão seja vedado”, conta.
Ilhabela produz cerca de 23 toneladas de lixo por dia e a prefeitura gasta em média cerca de R$ 64 mil reais por mês para fazer o transbordo do lixo.
O Imprensa Livre entrou em contato com a empresamas não ncontrou o responsável pelo transbordo de Ilhabela. Até o fechamento da matéria a Resitec ainda não tinha se pronunciado. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereadora requer informações sobre o fechamento do Labocar

Ilhabela - A Vereadora Nanci Zanato (PPS) apresentou, na última sessão ordinária um requerimento solicitando à Secretaria Municipal de Saúde, informações sobre o fechamento do Laboratório de Análises Clinicas – Labocar.
“O Laboratório de Análises Clínicas (Labocar) era o único que atendia os munícipes de Ilhabela pelo SUS, de modo que o seu fechamento vem ocasionando transtornos, já que os pacientes são obrigados a se dirigirem a São Sebastião para realizar seus exames”, explica a Vereadora Nanci. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Câmara entrega Título de Cidadania e Prêmio Artesão

Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela promoverá uma sessão solene para entrega do Título de “Cidadão Honorário de Ilhabela”, ao empresário Marcos de Moraes, e o “Prêmio Artesão do Ano”, para Joázio de Souza, Vitor Manoel de Souza Filho e Benedita Leite.
A sessão solene será realizada no próximo dia 11 de abril, às 17 horas, na Câmara Municipal de Ilhabela, localizada à Rua Benedito Cardeal Sobrinho, n° 39 – Centro. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Reunião do Fórum Regional da Agenda 21 do Litoral Norte em Ilhabela

Ilhabela - Está agendada para hoje, 4 de abril a partir das 9:00h na Câmara de Vereadores do município de Ilhabela, a primeira reunião de 2008 do Fórum Regional da Agenda 21 do Litoral Norte. A reunião terá 6 principais objetivos:
1 - Situar os participantes do Fórum quanto as atividades desenvolvidas pelo grupo de coordenação da Agenda desde dezembro de 2007 até agora, período em que houve uma avaliação das atividades desenvolvidas para finalizar o projeto de acordo com o cronograma aprovado pelo Ministério do Meio Ambiente.
2 - Apresentar o cronograma de ações propostas até dezembro de 2008;
3 - Apresentar a nova coordenação da Agenda 21 do LN que deverá substituir a Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela - Maria Inez Moura Fazzini Biondi - atual coordenadora da Agenda 21 do LN e também a nova coordenadora da Agenda 21 de Caraguatatuba - Rosana Albuquerque
4 - Apresentar os produtos elaborados pela Agenda para apoiar os processos de mobilização e divulgação da Agenda do LN (banners, Cartilhas, site, diagnóstico e indicadores)
5 - Apresentar a sistematização dos resultados das discussões dos 11 temas setoriais ocorridas nos Fóruns da Agenda 21 Regional durante o ano de 2007 e
6 - Discutir o último tema setorial que é "Mudança de padrões de Consumo"
Convidamos as organizações, associações de bairro, entidades de classe, empresários, funcionários públicos e sociedade em geral, para participar da reunião e integrar esforços na construção da Agenda 21 do Litoral Norte.

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

Caminhão tomba e deixa única via de acesso entre centro e bairros congestionada

São Sebastião - Um caminhão tombou por volta das 17h de anteontem em trecho da Rodovia Rio-Santos, no bairro Pontal da Cruz, em São Sebastião. Ninguém ficou ferido. O veículo transportava papelão com carga total de aproximadamente 9 toneladas, segundo conta José Maria dos Santos, um dos ocupantes do veículo. Ele revela que o caminhão tombou ao fazer uma curva. Santos e o motorista foram levados ao pronto-socorro apenas por precaução.
O veículo saiu de Ilhabela com destino a Caraguatuba, onde a carga seria descarregada em uma cooperativa de reciclagem. O acidente provocou um grande congestionamento no local já que o caminhão ficou atravessado na pista e uma das faixas teve que ser interditada.
Há um ano, um acidente na mesma curva, com uma carreta, também provocou um grande congestionamento na única via de acesso do centro para os bairros da Costa Norte.
Na ocasião, o acidente também não registrou feridos, mas deixou vários bairros sem luz, pois a batida também atingiu o poste de iluminação e a mureta de proteção, que até hoje continua quebrada.
Em junho de 2006, um acidente, com uma carreta carregada com toras de eucalipto, parou o trânsito nos dois sentidos. O fato aconteceu na mesma avenida, mas no Centro. Daquela vez o congestionamento chegou até o bairro São Francisco, distante sete quilômetros do Centro, e durou mais de três horas. Como este acidente felizmente, não teve vítimas. (Fonte: Imprensa Livre)

Nota Oficial: Alteração nas datas do Concurso Público
Prefeitura de São Sebastião altera datas das provas de concurso

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião e o Instituto Cetro, COMUNICAM a todos os candidatos inscritos no Concurso Público, Edital nº 01/2008, para provimento de vagas de diversos cargos que integram o quadro de servidores municipais, que devido ao número elevado de candidatos inscritos que não foram cadastrados e a insuficiência de locais adequados à acomodação de todos os candidatos
As datas da realização das Provas Objetivas foram alteradas para os dias 12, 13, 19 e 20 de abril de 2008, sendo que os horários, cargos e locais serão oportunamente publicados através da imprensa local, divulgados no Paço Municipal e nos endereços eletrônicos www.institutocetro.org.br e www.saosebastiao.sp.gov.br.
Solicitamos que os candidatos acompanhem atentamente as novas divulgações dos locais de realização das provas, tornando sem efeito as convocações divulgadas até o momento. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura de São Sebastião entrega o primeiro Alvará Simples

São Sebastião - A Secretaria de Fazenda de São Sebastião emitiu o primeiro Alvará Simples destinado às micro-empresas e de pequeno porte com simplificação na inscrição junto à Divisão de Tributação. O documento foi criado com o objetivo de autorizar o funcionamento dos estabelecimentos de forma provisória até a obtenção do alvará definitivo.
De acordo com a representante da empresa HTS Contabilidade, que obteve o primeiro Alvará Simples, Joasiane Souza Tavares dos Santos, a iniciativa da Prefeitura é bem louvável, pois agiliza o processo burocrático. “Com as novas regras ganhamos mais prazos e ficamos isentos de uma série de burocracias”.
O Alvará Simples terá validade de 180 dias e o prazo para expedição é de 48 horas, sendo verificado junto à Secretaria de Obras e Planejamento a permissão de acordo com a Lei de Uso e Ocupação do Solo. Os documentos necessários são: requerimento em duas vias, contrato social ou declaração de firma individual e ficha cadastral preenchida e assinada pelo representante legal da empresa.
Segundo a diretora de Receita, Márcia Lúcia Avramidis, o documento é um incentivo às micro-empresas. Há vários empresários com pedido de alvará definitivo, mas que ainda não foram liberados em função das pendências como a questão da acessibilidade.
Queremos que eles solicitem o provisório para que fiquem regular perante a legislação e assim promovam as adequações que se fazem necessárias em conformidade com as normas municipais”. Os interessados em obter mais informações devem se dirigir à Divisão de Tributação, localizada na rua João Cupertino dos Santos, 48, no Centro. (Fonte: Imprensa Livre)

Recanto dos Atobás é decretado como Zeis

São Sebastião - O Recanto dos Atobás, localizado no bairro Canto do Mar, as margens da rua Erico Veríssimo, na Costa Norte de São Sebastião, foi decretado pelo prefeito Juan Garcia como Zona de Especial Interesse Social (Zeis). A medida visa regularização urbanística do local, onde atualmente há 80 imóveis, 61 famílias e 207 pessoas.
De acordo com a Divisão de Habitação da Secretaria de Obras e Planejamento, a área possui levantamento sócio-econômico e topográfico, além do plano de urbanização com os planos para garantir a sustentabilidade urbanística, social e ambiental do núcleo.
Os moradores já receberam iluminação pública, um investimento de aproximadamente R$ 8 mil que levou 25 luminárias a comunidade, e ruas oficializadas. Em breve, os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) estarão sendo distribuídos aos donos dos imóveis.
Na semana passada, a Sabesp iniciou a implantação da rede de água no local. Com relação ao sistema de esgoto, a Divisão de Habitação esclarece que a benfeitoria depende da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) a ser construída em Caraguatatuba.
Até o momento, mais de 10 mil pessoas que vivem em núcleos congelados foram beneficiadas pela Prefeitura.
Com a publicação deste decreto, o município passa a ter 11 Zeis. São elas: Vilas Tropicanga, Sahy, Débora, Barreira, dos Mineiros e do Zé Mineiro e os núcleos Areião e Lobo Guará, na Costa Sul da cidade, além do Chico Soldado, Balneário São Marcos e Recanto dos Atobás, situados na região norte.
O decreto atende ao artigo 182 da Constituição Federal, que define que a política de desenvolvimento urbano tem por objetivo ordenar o pleno emprego das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes; o Estatuto da Cidade, as Resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e do Conselho das Cidades, a Lei Orgânica do município e a Lei Complementar 81/07, que criou as Zeis. (Fonte: Imprensa Livre)

Distribuição de royalties é discutida no Senado Federal

São Sebastião - Os prefeitos associados a Abramt (Associação Brasileira de Municípios com Terminais com Terminais de Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural) participarão no próximo dia 15 de abril de uma reunião da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, que debaterá os critérios utilizados na repartição dos royalties pagos aos Estados e municípios pelas empresas do setor de petróleo.
A descoberta de campos de petróleo no Brasil e a forte elevação dos preços do produto no mercado internacional acirraram a disputa entre os Estados em torno dos royalties pagos pelas empresas do setor, conforme reportagem publicada no Imprensa Livre, no último dia 26 de março deste ano.
Naquela data, por sugestão dos senadores Aloizio Mercadante (PT-SP) e Renato Casagrande (PSB-ES), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado decidiu fazer uma audiência pública para debater os critérios técnicos de repartição dos royalties.
Na reunião de 15 de abril, estarão o presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, o presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, e o presidente do IBGE, Eduardo Nunes.
Os senadores estão interessados, principalmente, em esclarecer como serão distribuídos os royalties dos supercampos de Tupi, Jupiter e outros que serão descobertos na camada de pré-sal da plataforma continental do País.
O senador Mercadante questionou, pelos atuais critérios, de que forma os royalties do megacampo de Tupi serão destinados ao Estado do Rio de Janeiro, embora a camada de pré-sal onde ele está situado vá do Espírito Santo à Santa Catarina, entre outros ítens.
Em 2007, por exemplo, foram pagos R$ 14,7 bilhões em royalties e participações especiais à União, a 10 Estados e aproximadamente 900 municípios, segundo dados da ANP. O Rio de Janeiro ficou com 84,5% do total distribuídos aos Estados.
Existem vários projetos de lei em tramitação na Câmara dos Deputados alterando os critérios de distribuição dos royalties. A maior parte deles quer incluir, na divisão do bolo, os Estados que não estão localizados próximos das áreas de exploração de petróleo e gás na plataforma continental. O principal argumento que os parlamentares utilizam é que a plataforma continental é da União e não do Estado que fica próximo a ela.
“ Estamos indo para Brasília aproveitando a discussão sobre royalties e vamos ver, em relação aos municípios, como estão as questão das liminares e estabelecer uma linha de trabalho junto a essas posturas futuras”, disse o presidente da Abramt e prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia.
O prefeito tentou esclarecer que, desde 2002, 19 municípios vêm “brigando” contra as receitas orçamentárias, graças a liminares que cidades de toda a federação estão conseguindo na Justiça por possuírem os chamados citygates (pequenas estações terrestres com válvulas de regulagem de passagem de gás comandada a distância).
Desta forma, esses municípios recebem parte dessa verba judicialmente e, em última instância, quando perdem o benefício, porque não funcionam como cidade sede de Plataforma de Petróleo, o dinheiro já foi usado.
“Muitos municípios, principalmente do nordeste, que são os citygates, alegam o direito nos royalties, convencem os juízes, recebem uma parcela e, depois de julgado, acabam perdendo”, explica o secretário da Fazenda , Amin Nossabein.
“A luta é para que os juízes, ao invés de repassar o dinheiro, façam isso em juízo, porque se depositar na conta do município, o dinheiro vai embora”, exemplificou Nossabein.
“Novas bacias vão entrar em produção e temos o entendimento que o Estado de São Paulo vai se movimentar. Quero ver o posicionamento do Estado, o que os legisladores estão pensando para que não tenhamos nenhuma surpresa”, revela Garcia.
A preocupação do prefeito e presidente da Abramt é se evitar as perdas de royalties e o conseqüente ICMS. Ambos representam cerca de 50% do orçamento do município. “Os royalties tiveram queda por conta do valor do dólar e do preço do barril de petróleo no mercado externo. Ano passado, foram R$ 11 milhões a menos e a nossa previsão era de R$ 55 milhões e vieram R$ 41 milhões. De ICMS, foram R$ 64 milhões. Esse ano, talvez tenhamos um pouco mais que isso entre 20% de royalties e 30% de ICMS.
Isso representa quase 50% do orçamento, que devem ser destinados a investimentos específicos”, disse o secretário da Fazenda. Porém, Nossabein quer reverter esse quadro, utilizando receita própria para compensar eventuais perdas de royalties e ICMS. “Somente com IS, fechamos em 2004, com R$ 10,5 milhões. Em 2005, com R$ 13 milhões; em 2006, com R$ 17 milhões e, em 2007, tivemos R$ 22 milhões. Isso representa um aumento de 127%”, revela. Segundo ele, o município precisa adquirir autonomia. “O nosso trabalho é para diminuir a inadimplência e concedemos anistia para quem pagar a dívida”, comenta.
A próxima reunião da Abramt será comandada pelo presidente da Comissão, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), e de outros senadores da comissão, interessados em esclarecer o tema em razão do descobrimento de novos campos de exploração.
Recursos - O petróleo é uma fonte de riquezas para o Brasil. Diversos municípios recebem um volume importante de recursos com a exploração do petróleo, recursos que superam safras em bilhões. No entanto, trata-se de um recurso esgotável. Em alguns anos estes municípios não receberão mais recursos.
O “bilhete premiado” recebido por estes municípios precisa ser usado de forma a trazer desenvolvimento para suas regiões, de forma a prover outras fontes de renda quando os recursos do petróleo acabarem. Se os recursos não forem utilizados de forma responsável pelos gestores públicos, a bolha do desenvolvimento se transformará em fonte de graves problemas no futuro, como já ocorrido com diversos produtos no Brasil. Por isso, também existe uma obrigação por parte dos municípios.
As participações governamentais na exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural não envolvem apenas os royalties, mas também os bônus de assinatura, as participações especiais e o pagamento pela ocupação ou retenção de área. A distribuição dessas participações governamentais é regulada pela Lei nº 9.478, de 6 de agosto de 1997, sendo coordenada pelo Conselho Nacional de Política Energética e pela Agência Nacional do Petróleo. conhecida como Lei do Petróleo, e coordenada pelo Conselho Nacional de Política Energética e pela Agência Nacional de Petróleo.
A alíquota básica para o cálculo dos royalties definida nesta Lei é de 10% sobre a produção de petróleo e gás natural. No entanto, esta alíquota pode, em casos excepcionais, ser reduzida até um mínimo de 5%, em razão de riscos geológicos, expectativas de produção, entre outros fatores.
Atualmente, os royalties são pagos a cerca de 900 municípios, ao passo que as participações especiais só são devidas a aproximadamente 15 municípios. O número de beneficiários não varia muito apesar de se saber que os valores das compensações mudam mês a mês, visto que dependem diretamente da produção.
Quando a produção começa em um campo específico, o volume e a qualidade do petróleo e do gás natural produzidos são periodicamente estabelecidos e medidos, sob a responsabilidade da empresa concessionária, que se vale de técnicas e equipamentos de medição já previamente determinados no respectivo plano de desenvolvimento que deve estar de acordo com as regras específicas provenientes da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
O pagamento é feito a partir do mês em que efetivamente se deu início à produção, não se admitindo nenhuma forma de dedução. Em linhas gerais, o valor dos royalties será o equivalente à multiplicação do correspondente a 10% da produção de petróleo e gás natural no campo e no mês específico pelo valor da produção de petróleo e ou gás natural.
Esse valor é estabelecido pela multiplicação dos volumes (de petróleo e de gás natural produzidos no campo durante o mês) pelos preços de referência relativos àquele mês e pode oscilar. (Fonte: Imprensa Livre)

Estado precário da ponte de Barra do Una preocupa moradores

São Sebastião - Após ser procurado por moradores, o vereador de São Sebastião, Wagner Teixeira (PV), está questionando a Prefeitura sobre as obras de melhorias na ponte de Barra do Una, bairro da costa sul do município.
“A ponte é muito importante para o comércio do bairro porque interliga os moradores e os turistas que freqüentam os bairros de Boracéia, Juréia, Engenho e Juquehy. Sem esse acesso, o movimento nas lojas pode cair em até 50%”, explica.
Em dezembro de 2005, a ponte que está com graves problemas de infra-estrutura, foi interditada porque as pilastras que dão sustentação à estrutura estavam desgastadas pela ação da areia no fundo do rio, o que poderia causar um acidente.
Na ocasião, preocupados com a proximidade da temporada e a interdição do local, os comerciantes do bairro firmaram uma parceria com a Prefeitura para que o local recebesse um reforço temporário em sua estrutura, com a instalação de novos pilares.
De acordo com o vereador Wagner Teixeira, no dia 3 de fevereiro de 2006, o prefeito Juan Garcia afirmou aos moradores do bairro que o Governo do Estado estaria liberando uma verba para a construção de uma nova ponte com estrutura metálica, em forma de arco para facilitar a navegação de barcos em Barra do Uma. A previsão para a construção, segundo o prefeito, seria ainda no ano de 2006.
Com isso, o vereador questiona se houve o repasse da verba do Governo do Estado para construção da ponte e, caso positivo, qual motivo da obra não ter sido realizada.
No caso do repasse não ter ocorrido, Teixeira pergunta quais as medidas políticas estão sendo viabilizadas pelo prefeito no sentido de garantir que o projeto seja contemplado com recursos do Estado.
Além disso, o vereador quer saber se existe projeção orçamentária da municipalidade a fim de suplantar tal investimento de infra-estrutura a tempos reivindicados pelos moradores daquela comunidade. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereadora solicita providência do DER para evitar acidentes na serra de Boiçucanga

São Sebastião - A vereadora de São Sebastião, Solange Ramos (PPS), está solicitando que o DER (Departamento de Estrada e Rodagem) tome alguma providência para reduzir o número de acidentes na serra entre os bairros de Maresias e Boiçucanga, na costa sul.
No mês de março ocorreram dois acidentes graves na serra. Em um deles, um caminhão que transportava arroz perdeu o controle na descida, invadiu o acostamento, capotou e se chocou com um muro. Dos três ocupantes do veículo, apenas um sobreviveu.
No outro acidente, um homem faleceu ao cair de uma moto na descida da serra de Maresias.
“É preciso que seja feito um estudo para reduzir os acidentes quase sempre trágicos que acontecem no local”, explica.
A vereadora sugere que o DER analise a possibilidade de instalar na serra alguns redutores de velocidade, melhore a sinalização e a pintura das faixas.
Ramos solicita também que seja feita a pintura de faixas de segurança nas paredes de proteção que ficam nas encostas de abismos, com o objetivo de garantir a segurança dos transeuntes e motoristas.
Outra reivindicação feita pela vereadora foi a pintura da faixa de pedestres da avenida Francisco Loup, no bairro de Maresias, onde estão localizadas escolas, praças e diversos comércios.
Para garantir a segurança dos alunos, pedestres e turistas que freqüentam o local, Solange Ramos solicita ao DER que faça reparo nos redutores de velocidade em toda extensão da avenida. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Pescadores tomam a Ilha Anchieta

Ubatuba - Ontem, 3, cerca de 50 barcos com aproximadamente 250 pescadores de Ubatuba, em manifestação contrária à atitude dos responsáveis pelo Parque Estadual da Ilha Anchieta que querem a ampliação da área, incluindo a parte marinha, em um raio de 10 (dez) quilômetros, tomaram a Ilha Anchieta.
Os líderes da manifestação afirmam que de lá só saem após conversarem com representantes diretos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo e do Parque Estadual da Ilha Anchieta.
Os pescadores têm 5 (cinco) pontos principais inclusos na pauta em defesa da pesca artesanal:
1 - Não ampliação do limite marinho do Parque Estadual da Ilha Anchieta;
2 - Participação de representantes da classe nas decisões do Conselho Estadual do Parque Estadual da Ilha Anchieta;
3 - Liberação do aporte na Ilha para os pescadores artesanais;
4 - Remissão de cercos e
5 - Liberação da pesca de linha ao redor da Ilha Anchieta.
A pesca artesanal, em Ubatuba, é responsável por cerca de 3 mil toneladas de pescados, com uma renda de, aproximadamente, 12 milhões de reais ao ano. Milhares de pessoas sobrevivem dela. (Fonte: O Guaruçá)

Câmara Municipal promove simpósio

Ubatuba - O Vereador Charles Medeiros, do PSDB, no próximo dia 16, quarta-feira, no salão do plenário da Câmara Municipal, promoverá um simpósio para discutir o impacto social decorrente da Ação Discriminatória promovida pela Fazenda Estadual - processo nº 368/06 - que tramita na 1ª Vara Cível da Comarca de Ubatuba.
São 102 glebas incluídas nessa ação que estão sendo reivindicadas pela Fazenda Estadual como terras devolutas, ou seja, terras de domínio público que integrariam o patrimônio imobiliário do Estado de São Paulo. São glebas esparsas e localizadas desde o bairro do Ipiranguinha até a Zona da Sede do Município.
Com a publicação da citação e intimação por edital no Jornal A Cidade, edição do dia 22 de março do corrente, e após ser interpelado por muitos cidadãos aflitos e inseguros sobre o assunto desde então, o Vereador Charles Medeiros observa que o desfecho dessa ação poderá resultar em graves problemas sociais, vez que essas glebas abrangem área urbana do município densamente habitadas pela população local, motivo pelo qual idealizou um fórum de discussão para sanar as dúvidas da população, sem pretensões de esgotamento do tema.
O simpósio será realizado no próximo dia 16 de abril, quarta-feira, a partir da 13 horas, na Câmara Municipal de Ubatuba. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Cetesb lança projetos Marinas e irá intensificar fiscalização em estabelecimentos do setor náutico

Ubatuba - Segundo a Cetesb, a grande variedade de atividades potencialmente poluidoras relacionadas às instalações de apoio náutico, como garagens nauticas, iate-clubes, marinas e oficinas náuticas, têm gerado efetiva degradação ambiental nas regiões costeiras do Litoral Norte.
Estes são os resultados observados pela Agência Ambiental de Ubatuba da Cetesb, que há mais de 2 anos têm intensificado a fiscalização da poluição gerada pela atividade.
De acordo com a Companhia, anteriormente, as normas não estabeleciam critérios ou limites para o efeito acumulativo das instalações de apoio náutico. Em resposta técnica aos questionamentos do Jornal Imprensa Livre sobre a maior fiscalização do setor, a Cetesb confirmou que lançara o Projeto Marinas visando melhorar todo este contexto que envolve a náutica e o meio ambiente.
Na carta, a companhia faz referência a promulgação da Resolução SMA 21/2008, que ordena com maior rigor a atividade no Estado de São Paulo, estabelecendo critérios a serem seguidos para o controle da poluição e do licenciamento ambiental. Dentro deste pacote de novas medidas, a outra prioridade da secretaria Estadual de Meio Ambiente é a criação de selos de qualidade, concedidos às empresas do ramo náutico.
O objetivo é adotar, futuramente, o sistema de certificação das empresas que atenderem aos padrões ambientais estabelecidos pela SMA. Este modelo tem gerado ótimos resultados em vários países, em programas como o “Blue Flag”. A Cetesb também cobra ajuda aos poderes executivos municipais. “Ressalta-se especialmente o papel das Prefeituras neste projeto, as quais deverão assumir a responsabilidade pela fiscalização das instalações e fazer cumprir as exigências técnicas de controle ambiental estabelecidas pela Cetesb.
As Prefeituras de Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião já aderiram ao projeto”, relata a carta elaborada pelo representante da Companhia em Ubatuba João Milaneli. Segundo a Cetesb, os principais problemas do setor são: drenagem de água oleosa de porão das embarcações diretamente no mar; embarcações sem estrutura sanitária adequada, com lançamento sanitário diretamente no mar; descarte de lixo e resíduos sólidos diretamente no mar. A Cetesb finaliza a resposta, com a esperança de que o projeto, encabeçado pela Agência Ambiental de Ubatuba, elimine tais problemas e faça do setor náutico um parceiro na preservação do meio ambiente. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura realiza curso sobre Ecossistemas Costeiros

Ubatuba - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ubatuba, em parceria com a Agência Ambiental – Cetesb, realizará um curso sobre Ecossistemas Costeiros, no auditório da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, das 19h às 22h, no período de 14 a 18 de abril.
O curso, que será ministrado pelo gerente regional da Cetesb, João Carlos de Carvalho Milanelli, tem como público-alvo, professores da rede de ensino de Ubatuba e representantes de ONG’s.
O curso trata de aspectos gerais da ecologia dos ecossistemas costeiros, com ênfase no Litoral Norte Paulista. É uma abordagem introdutória para o público alvo, como instrumento de apoio à gestão ambiental e ações de conservação.
Entre os temas a serem abordados estão: as bases de oceanografia, os costões rochosos, as praias, os manguezais, os recifes de coral, as águas abertas, as tartarugas, as aves e os mamíferos marinhos. Também será abordada, de forma geral, a poluição e degradação ambiental da zona costeira.
Os interessados podem se inscrever pelos telefones da Secretaria Municipal de Meio Ambiente: 3833-4541 ou 3833-4636, até o dia 07 de abril. O curso e gratuito e oferecerá certificado. (Fonte: Imprensa Livre)

Bairro Perequê-Mirim recebe “Caravana da Saúde” neste sábado, 5

Ubatuba - O Bairro Perequê-Mirim receberá, neste sábado, dia 5, das 8h às 13h, a Caravana da Saúde, promovida pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde. O evento acontecerá na Escola Municipal Maria da Cruz Barreto, levando diversos serviços de saúde aos moradores da região, além de especialidades médicas. O principal objetivo do programa é levar informações às comunidades, visando a prevenção de doenças.
Na ocasião, os moradores poderão fazer consultas médicas, com especialistas como: ginecologista, clínico geral, pediatra, nutricionista e dentista. Também serão prestados serviços como distribuição de remédios, aferição de pressão e glicemia, cadastro de animais para o Programa de Esterilização de Cães e Gatos, que estará com sua Unidade Móvel no bairro.
A equipe de controle de endemias, responsável pelo combate à dengue também estará presente, com um laboratório no local, munido de microscópio e amostras das várias fases do mosquito. Os agentes prestarão informações de prevenção e visitarão casas no bairro.
O prefeito Eduardo Cesar afirma que esta é uma boa oportunidade para que a população tire suas dúvidas e dê uma atenção especial à saúde. “A Caravana da Saúde leva os serviços para pertinho da população. Quem comparecer, poderá receber boas dicas de prevenção e até mesmo um atendimento especializado que poderá contribuir para solucionar problemas de saúde.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura e Santa Casa prestam contas à população
Mais de 100 pessoas acompanharam a audiência, entre representantes do Conselho Municipal de Saúde (Comus) e de associações de bairros, vereadores, funcionários da Rede Municipal de Saúde e cidadãos interessados

Ubatuba - Dando continuidade ao ciclo de audiências públicas que a Prefeitura de Ubatuba tem feito ao longo de toda esta gestão, a Secretaria de Saúde, juntamente com o setor administrativo e técnico da Santa Casa, realizaram, na noite desta quarta-feira, 2, mais uma audiência. O objetivo do evento foi prestar contas da atual situação do hospital à população, bem como responder alguns questionamentos levantados pela Câmara Municipal.
Mais de 100 pessoas acompanharam a audiência, entre representantes do Conselho Municipal de Saúde (Comus) e de associações de bairros, bem como vereadores, funcionários da Rede Municipal de Saúde e cidadãos interessados. Além disso, a audiência foi transmitida pela Rádio Costa Azul, permitindo que a população pudesse acompanhá-la em suas casas.
Segundo o secretário de Saúde, Clingel Frota, a prestação de contas atende a um preceito legal que permite à população, conhecer a real situação em que se encontra a Santa Casa. “Nós estamos trabalhando de forma transparente, para que os cidadãos tenham uma ampla noção de tudo o que acontece e de que forma as coisas estão sendo conduzidas. Infelizmente, ainda não podemos dizer que o nosso hospital seja um modelo a ser seguido, mas ele é o único que temos e posso garantir que temos feito o melhor para que a população seja bem atendida.”
A diretora administrativa da Santa Casa, Mara Franhani, afirma que, quando assumiu este cargo há oito meses, deparou-se com problemas de difícil solução. “Nós herdamos uma dívida altíssima, de cerca de R$ 18 milhões e uma série de problemas que se arrastam há mais de 20 anos. Para se ter uma idéia, o nosso déficit mensal é de 200 mil. Infelizmente, não conseguimos quitar esta dívida, mas estamos conseguindo impedir que ela aumente.”
Na opinião do prefeito Eduardo Cesar, um dos fatores que poderiam contribuir para a modificação deste quadro seria o envolvimento e a participação da comunidade. “A prefeitura está fazendo sua parte para conseguir a melhoria nos repasses financeiros dos governos estadual e federal. A Santa Casa é uma entidade filantrópica, portanto, é responsabilidade de todos nós.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura apreende veículo que realizava transporte clandestino

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Gerência de Tributos Mobiliários, apreendeu, na última quinta-feira, 27, um veículo particular, cuja motorista realizava transporte clandestino de passageiros. A Polícia Militar realizou a abordagem ao veículo, que na ocasião transportava quatro passageiros e fazia a rota Perequê-Mirim – Centro. De acordo com a gerente de Tributos Mobiliários, Lucilene Maria Pereira Tavares, todos os passageiros se identificaram e confirmaram que pagaram para serem transportados no referido veículo. O veículo encontra-se recolhido no pátio da Prefeitura Municipal e só poderá ser retirado mediante o pagamento de multa no valor de R$ 3.900,00.
Segundo o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, “esta apreensão já faz parte de um grande trabalho de combate ao transporte clandestino em Ubatuba. Atendendo ao pedido de taxistas, pretendemos frear veementemente este tipo de transporte irregular em nosso município”. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura de Ubatuba abre inscrições para escolinha de handebol

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, abriu inscrições para mais uma modalidade esportiva, o handebol. A Escolinha Municipal de Handebol terá aulas às quartas, na quadra da Escola Municipal. Maria Josefina Giglio Silva, na da Estufa II e às quintas-feiras, na E.M. Marina Salete Nepomuceno do Amaral, no Perequê-Açu.
O horário das 17h30 está reservado para os iniciantes e jovens até 17 anos; às 18h30 é a vez do treinamento para os jovens de 14 a 17 anos e o último treino do dia, é para os adultos, à partir das 19h30.
As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Esportes e Lazer, que fica na Rua Minas Gerais, 46. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3833-3818.
O esporte - O handebol é uma modalidade desportiva criada em 1915, pelo alemão Karl Schellenz, sendo uma adaptação do futebol em que duas equipes, cada qual composta de sete jogadores, tenta marcar gols com as mãos. O único jogador que pode utilizar os pés para tocar na bola é o goleiro. Inicialmente o handebol era jogado apenas por mulheres, mas passou a ser praticado pelos homens logo depois. Chegou ao Brasil em 1930.
O esporte encontra-se em fase de ascensão no Brasil, apesar de nunca ter obtido um ouro olímpico. Faz parte dos Jogos Olímpicos desde 1972. É um esporte ideal para ser praticado nas escolas, pois proporciona aos professores a possibilidade de educar pelo jogo. Suas características, facilidade na aprendizagem e execução natural dos fundamentos, permitem a aplicação da velocidade, movimentação, força nos arremessos e habilidade no manejo da bola.
Cada partida do jogo tem dois tempos de trinta minutos para os homens e vinte e cinco para as mulheres. A bola é movimentada através de passes feitos com as mãos até chegar à área do gol adversário. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cursos da Fundart estão com inscrições abertas

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura (Fundart) está oferecendo, durante todo este ano, 1.800 vagas em 51 cursos. Deste total, 12 cursos serão ministrados em escolas e associações de 18 bairros e o restante, na Fundart e na Casa de Cultura, que funciona no antigo Fórum. Os cursos nos bairros ainda não começaram, mas para os que acontecerão no Sobradão do Porto, já é possível fazer inscrições. A previsão para o início dos cursos nos bairros é para meados de abril. Nos bairros, os cursos são sempre gratuitos e na Fundart, os preços variam de R$ 10 a R$ 60.
Os interessados devem comparecer à sede administrativa da Fundart, ao lado do Sobradão, munidos de RG e comprovante de residência, além do valor da taxa de inscrição, mais o valor da primeira mensalidade. Alguns cursos já estão com as vagas praticamente esgotadas, como é o caso dos cursos de piano, camerata de violões, capoeira regional e pintura. Para o ballet infantil, já não há vagas e sim, uma lista de espera.

Confira os cursos disponíveis, professores e horários:

Auê Musical – Marco Aurélio – terças e quintas, das 18h às 20h
Camerata de Violões – Paulo da Lua – segundas, quartas e sextas, das 13h às 15h
Canto Lírico – Mariana Cioromila – segundas ou sextas, das 10h às 12h e sextas das 17h às 18h
Capoeira de Angola (a partir de 10 anos) – Fábio – terças e quintas, das 8h30 às 9h30
Capoeira Regional (adulto) – Nerci – segundas, quartas e sextas, das 20h às 22h
Capoeira Regional (infantil) – Nerci – segundas, quartas e sextas, das 9h às 10h
Cerâmica – Suzana Bottini – terças, das 9h às 12h e das 14h às 17h; quartas 18h às 21h e quintas 14h às 17h
Customização de Tecidos – horários a definir
Dança de Salão (a partir de 12 anos) – Jane Lucindo – terças e quintas, das 18h às 19h e das 19h às 20h
Dança do Ventre (a partir de 12 anos) – Jocely – segundas e quartas, das 18h às 19h e terças e quintas, das 20h15 às 21h15
Desenho Artístico (adulto) Benjamín Gonzáles – quintas, das 9h às 12h e das 19h às 22h
Desenho Artístico e Pintura em Acrílico (crianças de 8 a 14 anos) - Benjamín Gonzáles – segundas, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Jazz (juvenil e adulto) – Adriana Menezes – segundas e quartas, das 17h às 18h
Musicalizar é preciso – ( a partir dos 7 anos) Paulo da Lua, violão; Vanderlei, bateria; Aurora, flauta doce; contrabaixo elétrico – horários a definir
Piano – Fernanda Bischof – segundas 13h30 às 17h ( 4 turmas) e sextas 14h30 às 16h30
Pintura em tela (tinta óleo) - Pauli Gil – quartas das 9h às 12h, 14h às 17h, 19h às 22h e quintas 14h às 17h
Pintura sobre papel (aquarela e pastel) - Benjamín Gonzáles – sextas 9h às 12h
Rabeca e macheto – Mario Gato – terças e quintas, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30
Sapateado (adulto) – Adriana Menezes – segundas e quartas, das 18h30 às 19h30
Sapateado (infantil) - Adriana Menezes – terças e quintas das 10h30 às 11h30
Sapateado (juvenil) - Adriana Menezes – segundas e quartas, das 16h às 17h
Teatro – Marilena Cabral e Vitório Colacchio – de terças a quintas, das 14h às 17h e de segunda a sexta, das 19h às 22h
Tecelagem (a partir de 12 anos) – Débora Barocas – segundas, quartas ou sextas, das 14h às 18h
Yoga (infantil) – Gabriela – sextas das 18h30 às 19h30
Yoga (juvenil/adulto) – Gabriela – terças e quintas, das 16h30 às 17h30 (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Notícias da FUNDART

Fundart abriu exposição na última sexta-feira - A exposição individual do artista plástico Wladimir Ferreira da Silva, “Recordando Ubatuba”, com a apresentação do grupo musical Saia Justa marcou o último dia 28 à noite no Salão de Exposições do Sobradão do Porto e no Auditório Fundart. O público pode apreciar o estilo de Wladimir Ferreira, cuja característica é reproduzir fotos de aspectos de Ubatuba que vai de seus prédios mais antigos até a mostragem sobre pesca e sobre a vida caiçara. O Saia Justa demonstrou mais uma vez a versatilidade de sua nova fase musical, com arranjos arrojados na interpretação de seu repertório de gêneros variados. A exposição “Recordando Ubatuba” estará aberta até o próximo dia 13 deste mês.

Projeto Banda no Bairro - Chuva não impediu a Banda Sinfônica de se apresentar no Ipiranguinha. Dia 29, sábado último, o bairro do Ipiranguinha assistiu a uma ótima performance da Banda Sinfônica Lira Padre Anchieta. Apesar da chuva, o público presente a partir na praça da igreja aplaudiu a nossa Banda Sinfônica.
A cada peça musical o maestro Valdecy dos Santos falou do autor e do conteúdo das composições, possibilitando ao público um entendimento maior sobre cada apresentação. Brevemente a Banda Sinfônica irá ao Sertão da Quina, dentro do projeto Banda no Bairro, com o apoio da Prefeitura Municipal.

Fundart na Praça – Projeto está em fase final de planejamento - O Projeto Fundart na Praça está em fase de conclusão de planejamento e brevemente vai estrear, muito provavelmente no bonito cenário da Praça 13 de Maio (praça da Biblioteca Municipal) revitalizada no ano passado.
Música, dança (ballet da Oficina de Dança) da Fundart, bandas de rock, etc., e outras variadas atrações serão mostradas a um público de variadas faixas etárias. Aguarde.

Vem aí o I Fandango Caiçara – Festa do Folclore, dias 19 e 20 de abril - O Sertão do Ubatumirim será o cenário do I Fandango Caiçara que reunirá as manifestações da nossa cultura tradicional. Violeiros, danças, comidas típicas e muitas outras atrações constarão da festa que vai durar todo o dia e se estenderá pela noite.
Apresentando manifestações autênticas de nossa cultura popular, a festa será diferente. A Fundart, Administração da Regional Norte e Prefeitura Municipal estarão garantindo o suporte técnico e logístico necessário, mas a festa será feita pela população. A partir das reuniões já realizadas, às quais compareceram representantes de todos os bairros da região norte de Ubatuba, a presença deverá ser grande. A divulgação do evento será dirigida também aos turistas que certamente vão lotar Ubatuba, considerando o feriado de 21 de abril.
O que se entende por Fandango? Fandango é: Subst. Masc. 1. Bras. S. Baile popular, especialmente rural, ao som da viola ou da sanfona, e no qual se executam várias danças de roda e sapateadas, alternadas com estrofes cantadas, durante as quais a dança pára; caranguejo, pagará, pega-fogo, tatu, xiba, canoa, serra-baile. (Dicionário Aurélio)

Texto premiado em concurso da Fundart está em montagem - O texto “Eram os Patugueses Astronautas?” de José Antonio G. Teixeira de Freitas classificado em primeiro lugar do Concurso Literário Ubatuba – 2007, na categoria teatro infantil Tia Helô, está em fase de montagem. Os ensaios acontecem no prédio do antigo Fórum, sob a direção do diretor de teatro Heyttor Barsalini, formado pela Unicamp, com apoio técnico da professora Marilena Cabral. A montagem do texto faz parte do prêmio instituído pelo referido concurso.

Programação Final de Semana:

04 – Sexta-feira
9h00, 14h00 e 20h00 – Recital Pedagógico – Grupos Tupinambrás e Saia Justa
Auditório Fundart

06 – Domingo
20h30 – Retreta Maestro Pedrinho
Praça Exaltação à Santa Cruz   (Fonte: Fundart)

Cinema: SEMANA DE 04/04 A 10/04/2008

"HORTON E O MUNDO DOS QUEM"
Desenho!!! Dublado!!!
Sómente sábado e domingo ás 14:00 hs.

"ESPARTALHÕES"
Comédia !!!!Sátira de grandes filmes!!
Ás 15:30 hs -19:20 hs.

"JOGOS DO PODER"
Baseado numa "incrível" história real!!!
C/ Júlia Roberts , Tom Hanks.
Às 17:30 hs -21:20 hs.

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Fernão Magalhães

Após descobrir
o Estreito de Magalhães,
o navegante Fernão
foi ferido em batalha
e fez outra grande descoberta,
enquanto suas chagas eram pensadas:
Que até na imensidão dos mares
existem encruzilhadas.

Coisas do Paraíso

Tio João Barbudo
dos pecados miúdos:
uma cachacinha,
uma mentirinha,
uma preguicinha...
resolveu ser mais devoto
depois da revelação
que o manjar dos céus
é o pirão de garoupa,
e o néctar dos santos
é o café de garapa.

Remédio milagroso

Pedro Rosa
só escapou da morte
porque Vovô Estevan
ao saber de sua doença
de não poder mais comer,
mandou Vovó preparar
um bule de café de garapa
e ovas assadas de tainha
e os levou ao amigo
com um cuité de farinha.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Todos os dias é dia das mães!



Ela nasceu esta noite, aqui na Praia da Fortaleza, no lago da minha mãe. Coisas boas que ela deixou... A Dna. Cidinha não pode mais contemplar sua flôres, nem alimentar seus passarinhos. Saiu apressada e, sem avisar ninguem! Foi atender o chamado D'Ele. Quem sabe, para cuidar do seu jardim? Desde que ela se foi, todos os dias, a saudade dela escorre pelos meus olhos.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Notícia muito triste...

Não bastava a bandeira vermelha somente no Rio Itamambuca, finalmente conseguiram contaminar também a Praia de Itamambuca.
Parabéns para os responsáveis.
Hoje o maior ícone do surfe em Ubatuba esta imprópria para uso.

Dema Roxy
Ubatuba, SP

 

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Fim de tarde em Caraguá  © Gianni D´Angelo

Fim de tarde
© Gianni D´Angelo

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor