Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 22 de Abril de 2008 - Nº 1956 Edições Anteriores

Maré Legal Litoral Virtual Caragua.com.br

Região
O futuro energético do Brasil está no Litoral Norte
Supletivo bate recorde de aprovados no Estado
Instalação de Fatec anima universitários no litoral
Câmara aprova projeto do deputado AC em benefício das Gestantes
Secretaria da Educação avalia alunos do ensino fundamental e médio


Caraguatatuba
4º Litoral em Dança terá início dia 29 no Teatro Mário Covas

20º Batalhão de Polícia Militar vence a IX Copa Tiradentes
Caraguá é vice-campeã regional e conquista vagas no Paulista de Kung Fu e Tai Chi

Ilhabela
Taxa de Preservação Ambiental dá prejuízo ao município no primeiro mês de funcionamento
Congada Mirim
Blitz Realizada na Entrada da Cidade Inibe Comércio Ilegal

São Sebastião
Concorrentes prestam concurso visando bons salários oferecidos no município
Prefeitura municipal apresenta estudo para terminal de navios de passageiros à autoridades federais
Casa dos Conselhos e Programa Bolsa Família terão novas sedes a partir de hoje
Paço Municipal ganha luminária à bateria solar
CIPA abre inscrições para eleição de membros representantes da gestão 2008/2009

Ubatuba
Manifestação cobra ações do poder público contra a poluição das águas de Itamambuca
Região Norte recebe torneio de futebol infantil
IPEMA realiza em Ubatuba projeto para manejo sustentável da palmeira juçara
Mais de 70 pessoas participam de curso sobre Ecossistemas Costeiros em Ubatuba
Prefeitura de Ubatuba vai investir R$ 1, 7 milhão para construção do Centro de Convenções
Inscrições para processos seletivos da Fundart e Fundac foram prorrogadas
Comunidades da Região Norte recebem atendimento odontológico
Comas de Ubatuba conhece o trabalho da Pastoral da Criança

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

O futuro energético do Brasil está no Litoral Norte

Litoral Norte - A região do Litoral Norte de São Paulo definitivamente entrou na rota do futuro energético do País. O anúncio de investimentos para a região, tanto dos governos federal e municipal, quanto da iniciativa privada, colocam o Litoral Norte na vitrine da questão.
Exemplo disso são as cidades de São Sebastião e Caraguatatuba, que juntas receberão ampliação de um Porto, base de gás natural e álcoolduto.
Já a Petrobras anunciou dois dos maiores campos de produção de petróleo e gás natural, batizados de Tupi e Júpiter, na Bacia de Santos. E mais, a estatal pode anunciar a qualquer momento a descoberta de um poço que seria cinco vezes maior que o megacampo de Tupi, e o terceiro em escala mundial. O gigante conteria até 33 bilhões de barris.
A informação foi dada em caráter oficioso pelo diretor geral da ANP (Agência Nacional de Petróleo), Haroldo Lima, durante o 4º Seminário de Petróleo e Gás Natural, promovido pela Fundação Getúlio Vargas.
O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, disse que a notícia deve ser tratada com cautela. “Avaliação e testes estão sendo feitos para saber a veracidade da informação. Sabemos que o petróleo está lá, agora o tamanho do campo ainda é impossível definir”, analisou Estrella.
Já o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, chegou a comentar que, confirmado o potencial desses blocos, o País passará a integrar o grupo dos maiores detentores de petróleo do mundo, que hoje inclui países com reservas entre 69 bilhões de barris (Nigéria) e 379 bilhões de barris (Rússia).
Perspectivas de Royalties - Segundo o prefeito de São Sebastião, que também preside a Abramt (Associação Brasileira de Municípios com Terminais de Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural), Dr. Juan Garcia, dados mais conclusivos sobre a potencialidade da descoberta somente serão conhecidos após a conclusão das demais fases do processo de avaliação. “São perspectivas futuras, assim como Júpiter e Tupi.
Se confirmada, será um grande conquista para o Brasil e coloca o Litoral Norte definitivamente na rota do futuro energético do País”, explica.
Ainda de acordo com Garcia, a exploração dessa reserva de petróleo pode resultar em aumento de royalties para cidades da região.
O município de São Sebastião teria um benefício ainda maior, já que abriga o maior terminal marítimo de embarque e desembarque de petróleo do Hemisfério Sul do globo terrestre, o Tebar – Terminal Almirante Barroso (Transpetro/Petrobras), que abastece as quatro refinarias do Estado de São Paulo, as maiores do País. (Fonte: Imprensa Livre)

Supletivo bate recorde de aprovados no Estado

Litoral Norte - A Secretaria de Estado da Educação divulgou a lista de aprovados em exame supletivo. São 70,5 mil pessoas que agora provam ganho de conhecimento. A aprovação é a recorde dos últimos anos.
O exame aconteceu em 2 de março em 509 escolas e 103 estabelecimentos penais por todo o Estado. Cerca de 105 mil pessoas realizaram as provas, divididas em seis disciplinas entre Ensino Fundamental e Ensino Médio. Em 2007, por exemplo, o número de aprovados foi de 65 mil, 5,5 mil a menos que neste ano.
Não foi possível obter o número de alunos que foram aprovados no Litoral Norte, mas cerca de três mil fizeram a prova. Este ano, as escolas da região contam com mais de quatro mil inscritos para o curso de supletivo nos ensinos fundamental e médio.
Os candidatos prestam exames supletivos para concluir estudos em determinadas áreas: Ensino Fundamental - Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Humanas; Ensino Médio - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Para o Ensino Fundamental os candidatos precisam ter idade mínima de 15 anos completos. Para Ensino Médio somente podem participar pessoas com no mínimo 18 anos completos. Para ser aprovado é preciso acertar, no mínimo, 50% do total de questões da prova de cada área. Em Linguagens e Códigos, tanto para o Ensino Médio quanto para o Ensino Fundamental, é preciso acertar 50% da parte objetiva e 50% da redação, pois são eliminatórias.
“A aprovação de 70,4 mil pessoas é uma boa notícia. As pessoas estudaram e ganharam conhecimentos, comprovados agora com o exame supletivo”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
A participação no supletivo sempre é gratuita. Os candidatos que passaram agora devem pegar seus certificados, a partir de 20 de maio, nas escolas onde participaram dos exames. (Fonte: Imprensa Livre)

Instalação de Fatec anima universitários no litoral
Instituição abre 80 vagas para gestão portuária e logística

Litoral Norte - Jovens universitários caiçaras que não pensam em deixar o Litoral Norte para cursar uma faculdade ou curso técnico profissionalizante ganharam ânimo extra com o anúncio de instalação da 1º Fatec (Faculdade de Tecnologia) na região.
A unidade pública funcionará oficialmente a partir do segundo semestre em uma sala de aula na escola municipal Henrique Botelho, no Porto Grande, região central de São Sebastião.
Serão abertas 80 vagas, divididas no período da tarde e da noite destinadas aos cursos gestão portuária e logística, este sob responsabilidade da Etec (Escola Técnica), ambas administradas pelo Centro Paula Souza, que coordena as instituições no Estado de São Paulo.
As Fatecs atendem mais de 15 mil alunos distribuídos por 20 cursos superiores de graduação. Para ingressar nos cursos, os candidatos do litoral farão exame vestibular para a Fatec e 'vestibulinho' para a Etec. Em maio, estarão abertas as inscrições para a prova que será aplicada no mês de junho. As aulas começam no início de agosto. Para 2009 existe a possibilidade de inclusão de novos cursos na grade curricular. No caso de São Sebastião, os cursos são específicos aos interessados em atuar na área portuária que passa por expansão no município.
"Diminui o sacrifício da viagem diária e não temos de ficar longe da família. São Sebastião ganha muito com essa faculdade pública. O campo de atuação para trabalhar possui boas opções como a obra do porto e da base de gás em Caraguatatuba", disse a estudante Keila Muniz, de 25 anos, mãe de dois filhos.
Para a estudante Aline Mattos, 23 anos, quanto mais perto de casa a faculdade estiver é melhor. Contou que, por opção, nunca pensou em deixar o Litoral Norte para cursar o ensino superior. "O sacrifício nem sempre compensa. O desgaste físico é grande".
O prefeito de São Sebastião, Juan Garcia, afirmou que finalmente a região terá uma Faculdade de Tecnologia Pública. "Para acatar toda demanda de investimentos que está para acontecer na cidade e que exigirá qualificação de mão-de-obra. A formação de profissionais na área de petróleo e gás natural é fundamental". "A cidade possui o maior terminal marítimo de petróleo do hemisfério sul", disse o prefeito, por meio de sua assessoria de imprensa. A secretária municipal da Educação, Marilene Ramachotti Leite, considerou uma "grande conquista" São Sebastião ter sido escolhida para receber a unidade da Fatec.
SERRA ACIMA - Mesmo com o aquecimento no mercado de faculdades no Litoral Norte, o curso superior ainda continua sendo sonho que sobe a serra para muitos estudantes.
De acordo com registro da Associação dos Estudantes Técnicos e Universitários, 340 jovens utilizam diariamente o transporte escolar fretado para faculdades de São José dos Campos, Taubaté, Mogi das Cruzes e Guarujá. Outros 15 associados recebem auxílio-transporte para estudar em universidades da Capital e Interior Paulista. O associado que mora fora para estudar pode solicitar o reembolso de seis passagens por mês - correspondente a viagens para visitar os familiares - de até R$ 211,00.
Para a estudante do 3 ano de direito da Universidade Paulista Luciana Carvalho, 19 anos, o que vale é a qualidade do ensino aplicado na instituição. "O curso tem de ter tradição e ser reconhecido", afirmou a jovem, que não vê sacrifício na viagem diária de São Sebastião a São José dos Campos.
A balconista Keisy Garcia, 22 anos, disse que por falta de oportunidade não pôde fazer faculdade fora de São Sebastião, mas que se pudesse faria. Ela trabalha até 18h40 e depois corre para assistir aulas do curso de administração na única universidade privada do município. "Depende também do empenho do aluno não só da instituição", ela disse.
MERCADO - O valeparaibano procurou a única instituição privada de São Sebastião, mas a direção da faculdade não respondeu ao pedido de entrevista para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Câmara aprova projeto do deputado AC em benefício das Gestantes
Campanha de esclarecimento, orientação e prevenção sobre eclampsia está na pauta da Alesp

Litoral Norte - Foi aprovado na quarta-feira, 16, na Assembléia Legislativa de São Paulo, o projeto de Lei do deputado Antonio Carlos (PSDB) referente à campanha de esclarecimento e prevenção da Eclampsia. O deputado apresentou o projeto a seus pares na semana em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher.
O Projeto de Lei n.º 109 que solicita campanha permanente de esclarecimento, orientação e prevenção sobre a eclampsia. A preocupação é com o bem-estar das gestantes. AC propõe que, em todo o Estado, seja feita a campanha sobre a eclampsia, maior causa de morte materna no Brasil. A campanha deverá ser feita por meio de cartazes afixados nos órgãos públicos e particulares de Saúde, além da distribuição gratuita de cartilhas explicativas, com linguagem simples e didática.
No Projeto de Lei, o deputado pede ainda que a cartilha contenha informações precisas sobre como a doença se manifesta, seus sintomas e conseqüências. O prazo para a execução do Projeto é de quatro meses, contando de sua publicação.
Sobre Eclampsia:
Doença caracterizada pela pressão alta e presença de proteína na urina. Atinge mulheres na segunda metade da gravidez (após a 20ª semana de gestação). Sua causa é desconhecida.
Há vários estágios da eclampsia. O mais brando é chamado de pré-eclampsia leve e a mulher pode até não notar sintomas. Por vezes, percebe-se um pequeno inchaço.
Já na pré-eclampsia grave, a mulher pode ter dor de cabeça, cansaço, sensação de ardor no estômago e alterações visuais ligeiras. Quando a eclampsia estiver iminente, acontecerá hemorragias vaginais e diminuição dos movimentos do seu bebê.
Por fim, a eclampsia é caracterizada quando a mulher com pré-eclampsia grave convulsiona ou entra em coma. A mulher tem convulsões porque a pressão sobe muito e, em decorrência disso, diminui o fluxo de sangue que vai para o cérebro.
Os casos de eclampsia e pré-eclampsia ocorrem geralmente no oitavo ou nono mês de gestação. Para cada 1.000 gestações há 100 gestantes com pré-eclanpsia e uma com eclampsia.
Grupo de risco:
Mulheres que engravidam mais velhas ou muito novas; que estão na primeira grávidas; que têm histórico de diabetes e pressão alta ou se há alguém na família que já teve a pré-eclampsia. Mulheres que têm pressão normal e sem histórico também podem ser acometidas.
Se não tratada, a doença gera risco de morte para mãe e para o bebê. Na mãe causa edema cerebral, hemorragia cerebral, insuficiência renal, insuficiência cardíaca e desprendimento prematuro da placenta da parede uterina.
A prematuridade pode acontecer também em virtude da antecipação do parto. A indicação de interromper a gravidez depende da idade gestacional, da gravidade da doença e da presença ou não de complicações.
Tratamento:
Resume-se em repouso e pouco sal. Não é aconselhável o uso de diuréticos e hipotensores. Em muitos casos, a pressão arterial volta ao normal com esse tipo de tratamento clínico. O repouso pode ser em casa em alguns casos, mas em outros é necessário que seja no hospital. Quanto antes a doença for diagnosticada, mais efetivo será o tratamento. (Fonte: Assessoria Dep. Antonio Carlos da Silva)

Secretaria da Educação avalia alunos do ensino fundamental e médio

Litoral Norte - Nos últimos dias 15 e 16 de abril (terça e quarta-feira) alunos da rede estadual do Ensino Fundamental, Ciclo II e Ensino Médio, fizeram avaliações referentes ao período de recuperação, que iniciou o ano letivo, abordando especialmente os conteúdos de matemática e português.
Após esta avaliação juntamente com a do seu professor, os alunos que continuarem com o aprendizado defasado, irão continuar em recuperação sempre em período contrário ao horário normal das suas aulas.É o "contra-turno"que acontecerá de acordo com a possibilidade da escola.
Nas quatro cidades do litoral norte (Ubatuba, Caraguá, S. Sebastião e Ilhabela), mais de 23.000 alunos realizaram a prova que focou língua portuguesa e matemática.Os estudantes que não atingiram o nível aceitável serão encaminhados para nova recuperação, que acontecerá em maio e junho indo até aos primeiros dias de julho, se houver necessidade.As classes desta nova recuperação devem ser de no máximo 20 alunos para que o professor possa trabalhar com tranqüilidade.
"Os alunos têm o direito de aprender seja nas aulas normais do dia-a-dia, em todas as ações da escola, que são encaradas como uma situação de aprendizagem e, claro, na recuperação programada para o contra-turno", afirmou a Dirigente Regional de Ensino do Litoral Norte, Profª. Edina Paula Roma Teixeira. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

4º Litoral em Dança terá início dia 29 no Teatro Mário Covas

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e a Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, com o apoio cultural da AHP - Associação de Hotéis Pousadas e Similares de Caraguatatuba, Secretaria de Estado da Cultura e Abaçai Cultura e Arte apresentam o 4º Litoral em Dança 2008.
Pelo 11º ano consecutivo Caraguatatuba sedia o festival de dança, no seu histórico ocorreram transformações e progressos, valorizando a criatividade de novos coreógrafos, o empenho dos bailarinos que possibilitaram o intercâmbio cultural, propondo avanços na área de dança.
Nos dias 29 e 30 de abril, 01, 02, 03 e 04 de maio, ocorrerá o maior encontro de dança do Litoral Norte - Litoral em Dança 2008.
A abertura acontecerá com a palestra dada por Marika Gidali - Diretora Ballet Stagium, que terá como tema "A dança no Brasil", tendo como foco a questão social da dança para com a sociedade. A Cia Ballet Stagium desenvolve a mais de 30 anos serviços sociais com varias entidades entre elas a Fundação Casa em São Paulo.
Serviços:
Palestra A dança no Brasil - Marika Gidali
Local: Teatro Mário Covas
Endereço: Av. Goiás, 187 - Indaiá.
Cidade: Caraguatatuba/SP
Tel.: (12) 3881-2623
Horário: 14h Data: 29/04/08
Entrada: Franca. (Fonte: Fundacc)

20º Batalhão de Polícia Militar vence a IX Copa Tiradentes

Caraguatatuba - O Comandante do Vigésimo Batalhão de Polícia Militar do Interior, Ten Cel PM Milton Pouza Júnior, informa que na sexta-feira dia 18 , no período da manhã, foi disputada no Centro Esportivo de Caraguatatuba, a final da IX Copa Tiradentes de Futebol de Salão entre os times da sede do 20º BPM/I e da 1º Companhia PM de São Sebastião, com vitória de 4 a 1 para o 20º Batalhão de Ploicia Miliatar, sagrando-se campeão.
Participaram deste Torneio às equipes do Policiamento Ambiental, Rodoviário e Corpo de Bombeiros, sendo que esse torneio foi criado para homenagear a data do mátir Tiradentes e uma forma de confraternizar as Unidades de Policia Militar que servem no Litoral Norte. (Fonte: 20BPM)

Caraguá é vice-campeã regional e conquista vagas no Paulista de Kung Fu e Tai Chi
15 atletas de cidade disputaram a seletiva para o campeonato neste final de semana em Santos

Caraguatatuba - 15 atletas de Caraguatatuba participaram no último final de semana da seletiva para o Campeonato Paulista de Kung Fu e Tai Chi Chuan de 2008. Treinados pelo professor Benedito Fernandes, da Associação Long Teh de Kung Fu, conseguiram 11 vagas para o Paulista. A equipe ainda foi bicampeã da competição, com o maior número de medalhas.
A seletiva para o Paulista de 2008 foi ainda mais concorrida que a do ano passado pois envolveu atletas, além do Litoral Norte e do Vale do Paraíba, da Baixada Santista e da Grande São Paulo. As competições aconteceram em Santos entre 19 e 20 de abril.
Objetivo foi promover ainda mais o Kung Fu - Tendo como objetivo confraternizar o relacionamento dos praticantes de Artes Marciais, a organização quis ainda preparar e revelar talentos para representar o Estado em âmbito nacional e internacional e promover o Kung Fu.
Caraguá tem vaga para quase todas as modalidades - Os competidores de Caraguá conseguiram vaga para quase todas as modalidades de Kung Fu e Tai Chi; do boxe chinês às competições com armas, olímpicas e lutas. A equipe contou com o apoio da secretaria de Esportes de Caraguá e da Nutrisports - Artigos Esportivos. O Campeonato Paulista de Kung Fu e Tai Chi acontecerá dias 28 e 29 de junho em Limeira.

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

Taxa de Preservação Ambiental dá prejuízo ao município no primeiro mês de funcionamento

Ilhabela - As duas leis mais polêmicas dos últimos anos no arquipélago, que criam a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) e o limite da entrada de veículos em Ilhabela completaram um mês no último dia 19. Desde sua implantação, a TPA arrecadou cerca de R$ 33 mil que devem ser revertidos para o Fundo Municipal de Meio Ambiente.
De acordo com informações do vereador Luiz Antônio dos Santos, a prefeitura gastou R$ 148 mil para contratar uma empresa terceirizada por 60 dias. Números que apontam para um prejuízo ao município. Pois, dividido o valor pago, de R$ 148 mil por dois meses, Ilhabela teria que arrecadar R$ 74 mil para, pelo menos, equilibrar a conta, mas, arrecadou apenas R$ 33 mil, menos que a metade.
O mesmo sistema de cadastro da taxa também serve para controlar o limite de 10 mil carros visitantes permitidos em feriados e temporada.
Mesmo depois de um mês em vigor, muita gente ainda não sabe como funciona a TPA.
A funcionária Natália Fernanda que trabalha na cabine localizada próxima a balsa explicou que existe uma equipe orientando e cadastrando os carros do lado de São Sebastião, antes dos veículos entrarem na cidade. A equipe cadastra as placas e cola um adesivo contendo um ship eletrônico nos veículos, assim quando esse veículo for sair de Ilhabela um sensor reconhece a placa e automaticamente mostra se é isento ou qual valor deve pagar. Atualmente esse sistema eletrônico ainda não está valendo.
Os caixas das cabines contam com a ajuda de agentes de trânsito que ditam o número da placa para que este seja digitado no computador que acusa o valor que deve ser cobrado. Para Luiz Lobo, seria muito mais viável se o município tentasse um convênio junto ao Governo Estadual por meio da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) para que a taxa seja cobrada junto com o pedágio. “Acredito que juridicamente isso é possível, a taxa deveria ser cobrada junto com o pedágio antes dos carros entrarem na cidade”, fala.
Os guichês instalados na área de embarque dos veículos, no terminal da balsa fazem a cobrança dos seguintes valores: carros e motos (R$ 2), caminhonetes (R$ 3), vans (R$100), microônibus (R$ 200) e ônibus (R$ 300). Os recursos obtidos através da cobrança da TPA são destinados em projetos de educação ambiental, limpeza e conservação das áreas ambientais protegidas e, são depositados na conta do Fundo Municipal do Meio Ambiente.
Já o limite de veículos visa melhorar o fluxo do trânsito nos períodos de feriados prolongado e temporadas. Essas ocasiões são consideradas de pico, pois os carros não conseguem circular e prejudicam o andamento do dia-a-dia da cidade. Segundo dados da assessoria de imprensa da prefeitura, Ilhabela já chegou a registrar a presença de 30 mil veículos. O município conta hoje com uma frota de aproximadamente 5.600 veículos, o que somando com o máximo de veículos nos feriados chega a cerca de 15 mil veículos em circulação. No mesmo período, fica proibido o ingresso e circulação de veículos com capacidade de carga igual ou superior a 30 toneladas, mesmo que vazios, exceto os que estejam licenciados em Ilhabela ou pertençam a residentes. (Fonte: Imprensa Livre)

Congada Mirim

Ilhabela - Os ensaios da Congada Mirim supervisionados pelos congueiros Gilson do Santos (Branco de Badílio) e Flávio Maia (Flavinho da Barraca), articuladores da causa caiçara, já tiveram inicio. Todas as quartas, quintas e sextas-feiras, sempre às 18h, a Congada Mirim formada por crianças do município se reúne para preservar a dança, que faz parte da cultura do Litoral Norte. Filhos e netos de Congueiros, conhecedores do enredo de representação desde cedo, participam dos ensaios. . A iniciativa é da Secretaria Municipal da Cultura de Ilhabela, que desde 2000, cultiva essa temática sob a direção do congueiro e devoto de São Benedito, profº Adriano Leite. (Fonte: Imprensa Livre)

Blitz Realizada na Entrada da Cidade Inibe Comércio Ilegal

Ilhabela- A Prefeitura de Ilhabela, por meio dos Departamentos de Fiscalização, Vigilância Sanitária, Divisão de Trânsito, Defesa Civil e PIACD (Plano de Intensificação das Ações de Controle da Dengue), juntamente com a Polícia Militar, realizaram nesta sexta-feira, 18, uma blitz na entrada da cidade com a duração de cinco horas.
O objetivo da operação, que envolveu cerca de 22 pessoas, foi de verificar as condições de conservação, procedências, situação do transporte e acondicionamento dos alimentos; documentação; notas fiscais; notas de remessa e entrega das mercadorias que entram no município e, eventualmente, autuar e impedir a sua permanência.
O diferencial é o pioneirismo do Litoral Norte, com a utilização do sistema de verificação da documentação das empresas que transportam produtos para o município. A Divisão de Fiscalização contou com um computador portátil com o sistema GPRS (conexão de internet através de aparelho de telefonia celular), impressora e xerox. Com este sistema on-line, é possível checar o banco de dados da Receita Federal e do DENATRAN, consultando a situação cadastral das empresas e dos veículos.
A Fiscalização Municipal vistoriou 117 veículos, entre caminhões e utilitários; apreendeu 53 peças, entre tapetes e mantas, sendo transportadas por veículos sem documentação e seriam comercializados de maneira informal e lavrou 12 autos de multas no valor de R$ 435 cada.
Segundo o diretor de Fiscalização, Ronaldo Alves de Sousa, “o sistema nos ajuda a evitar que empresas inativas comercializem seus produtos, muitas vezes com procedência duvidosa em nosso município, diminuindo comércio ilegal, fortalecendo o comércio local”.
Os agentes municipais de trânsito acompanharam a blitz checando a documentação de veículos, com a finalidade de tirar de circulação os veículos irregulares que transitam pela cidade.
A Vigilância Sanitária aplicou cinco autos de infração; um auto de imposiç~çao de penalidade de apreensão e inutilidade de margarina e dois termos de orientação de transportes irregulares. Para o chefe de seção da Vigilância Sanitária, Oriedson de Freitas Oliveira, “a maioria das infrações são pela inadequação do veículo e falta de refrigeração”.
A equipe do PIACD, que esteve presente na operação, realizou a verificação de veículos que transportavam possíveis criadouros do mosquito da dengue, como pneus, plantas, garrafas e vasos. Também fizeram a distribuição de material informativo, na intenção de conscientizar veranistas em relação ao controle da doença.
“O saldo das blitzs é muito positivo, pois vemos que a cada operação diminui o número de autos lavrados. O que se apresenta é uma melhor condição no transporte e acondicionamento dos produtos e mercadorias trazidas para o município”, afirmou o prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira.
Não adquira produtos ilegais. Denúncias devem ser feitas através do número 156, do Departamento de Fiscalização da Prefeitura de Ilhabela. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

Concorrentes prestam concurso visando bons salários oferecidos no município

São Sebastião - Neste domingo, dia 20, os últimos inscritos para o concurso da Prefeitura de São Sebastião realizaram a prova para concorrer a uma das vagas propostas pela administração municipal.
No total, 6.392 candidatos estavam inscritos para o processo seletivo de ontem. Alguns concorrentes foram unânimes em dizer que os altos salários e a estabilidade do funcionalismo público foram as vantagens que mais atraíram os postulantes a uma das vagas. As provas foram realizadas em 21 escolas de São Sebastião e às 8h30 os portões foram abertos e exatamente às 9h foram fechados. A primeira etapa do processo seletivo foi encerrada ontem.
A psicóloga Aline de Souza Corrêa elogiou a organização do evento. “Em todo processo até agora não tive nenhum tipo de problema, a organização estava ótima. Tanto na inscrição quanto no dia da prova, sou moradora de São Sebastião e espero ter ido bem na prova para poder trabalhar em minha própria cidade, com um ótimo salário e estabilidade para desenvolver um bom trabalho. Para isso me preparei e vinha estudando”, afirmou a psicóloga.
Já em relação a prova, como era esperado, alguns alunos acharam a avaliação fácil, outros a acharam difícil e alguns disseram que a prova foi mal formulada.
Para quem foi prestar o concurso, principalmente para as vagas que exigiam nível superior, com melhores salários, uma coisa ficou bem evidente, havia muitas pessoas de outras regiões do estado de São Paulo e até alguns de outros estados do Brasil.
O psicólogo Aguinelo Tavares, 33 anos, veio de Botucatu, Oeste paulista, em busca de uma vaga. “Além de fazer a prova, vim aproveitar o feriado na Costa Sul de São Sebastião. Achei a prova bem confusa e mal formulada, além de ter alguns erros de português”, afirmou ele dizendo que pelo salário vale a pena mudar de cidade e vir morar no Litoral Norte.
Fábio Costa, 35 anos, também psicólogo, veio de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, e disse que além da estabilidade e o bom salário, a proximidade com São José fez com que ele também se sentisse atraído a prestar o concurso de ontem. “Se passar, poderei trabalhar aqui e ir aos finais de semana para minha casa no Vale do Paraíba, já que não é tão longe”. Ele achou que a prova para psicólogo não estava tão difícil. “A prova ocorreu dentro do esperado, tudo que foi pedido no edital foi seguido corretamente, além da organização também está de parabéns, pois todos os horários foram cumpridos”, destacou Costa.
Já a psicóloga Débora Lima, 48 anos, moradora de Boiçucanga, afirmou que a prova estava difícil e repleta de pegadinhas. “Essa prova está mais concorrida que o vestibular da Universidade de São Paulo”.
O Instituto Cetro, responsável pelas provas, divulga o gabarito das avaliações do último domingo, no próximo dia 24.
Além de psicologia, ontem foram disputadas as vagas para biólogo, dentista, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, veterinário, médicos de várias especialidades, auxiliar de enfermagem, protético e técnico de enfermagem. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura apresenta estudo para terminal de navios de passageiros à autoridades federais

São Sebastião - Representantes da Prefeitura de São Sebastião, da Cia. Docas e de órgãos federais como Receita, Polícia e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) se reuniram na última sexta-feira, dia 18, para analisar o pré-projeto para a implantação de um terminal de embarque e desembarque de passageiros de navios de cruzeiros.
Roberto Silva e Souza e Ângela Maria Reis Barichello, respectivamente inspetor-chefe e inspetora-chefe substituta da Receita Federal; Felix Plastino, chefe do posto portuário da Anvisa; e Eduardo de Castro Pereira, agente da Polícia Federal se reuniram com o prefeito Dr. Juan Garcia, o diretor de Turismo, Rogério Barroso; o diretor de Gestão Portuária da Cia. Docas, Paulo Rogério de Souza Almeida e o consultor da RMR, Marco Cardoso, especialista na área de cruzeiros marítimos.
“Nos reunimos com todos vocês, que estarão diretamente envolvidos no projeto, porque é importante que ele saia da melhor forma possível”, disse Garcia.
Com base no material exposto, as autoridades ficaram de analisar o que será preciso para que a futura área atenda todos os dispositivos para o correto funcionamento. O prefeito apresentou ainda uma das áreas da municipalidade que pode abrigar o futuro terminal de passageiro, bem como o representante da Cia Docas mostrou interesse na viabilidade do projeto.
Para isso, na próxima semana deve ser assinado um protocolo de intenções entre a Prefeitura e o Porto para o andamento dos estudos e posterior implantação do empreendimento.
Como porto de escala, as autoridades federais informaram não haver a necessidade de área portuária. O objetivo é já trazer um navio para a temporada de verão 2008/2009. Como porto de embarque e desembarque é preciso ter área alfandegada, a presença dos órgãos e toda uma logística para a saída e entrada de passageiros.
Conforme o prefeito Dr. Juan Garcia, os arquitetos da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop) já estão elaborando um projeto da área e ele deve ser apresentado no final de maio para representantes das operadoras de navios de cruzeiros e turismo que atuam no Brasil, entre elas, a Sun&Sea, representante oficial da Royal Caribbean, Azamara Cruises e Celebrity Cruises; Costa Cruzeiros; MSC Cruzeiros e CVC Cruzeiros, além da imprensa especializada em evento a ser realizado em São Paulo.
Em março passado, o consultor da RMR, Marco Cardoso, especialista na área de cruzeiros marítimos, fez uma apresentação da cidade durante a Seatrade Cruise Shipping Convention, em Miami Beach, nos Estados Unidos. Houve um interesse imediato por parte das empresas do setor que também apoiaram a iniciativa de São Sebastião, que já possui um porto com excelente calado, ter uma estrutura para receber os passageiros que vêm de diversas cidades para desfrutar de um cruzeiro.
“O interesse foi excepcional porque São Sebastião está há pouco mais de duas horas do aeroporto de São Paulo e ao mesmo tempo é uma opção ao Porto de Santos que está saturado e recebe até nove navios por dia”, explica Cardoso.
O terminal deve ter, no mínimo, um espaço coberto e cerca de 2 mil metros quadrados para a área de embarque e desembarque de passageiros e bagagens, assim como das empresas que poderão operar, check-in, praça de alimentação, entre outras. Área para estacionamento também é prevista, assim como local para a alfândega e transfers dos passageiros que serão levados ao navio, aos seus veículos ou para passear na cidade. (Fonte: Imprensa Livre)

Casa dos Conselhos e Programa Bolsa Família terão novas sedes a partir desta terça-feira

São Sebastião - Hoje, a partir das 17h, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) de São Sebastião, deve inaugurar as novas sedes da Casa dos Conselhos e Programa Bolsa Família, que já estão em funcionamento na Rua Manuel Rufino, nº 27, no Centro, ao lado da agência dos Correios.
Segundo informações da prefeitura, estarão presentes no evento representantes dos Conselhos Municipais de Assistência Social, Direitos da Criança e do Adolescente, Saúde, Educação, Idoso, Tutelar, Controle e Participação do Programa Bolsa Família, Condição Feminina e Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.
Os Conselhos têm o poder de fiscalizar, apresentar propostas para políticas públicas e o acompanhamento de programas. Já o Bolsa Família atende os usuários do programa de transferência do Governo Federal.
Mais informações pelo telefone (12) 3892-2844, com a Setradh. (Fonte: Imprensa Livre)

Paço Municipal ganha luminária à bateria solar

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião instalou, em caráter experimental, uma luminária LED (Diodo Emissor de Luz) à energia solar na garagem do Paço Municipal.
A idéia, segundo o secretário de Governo Thirso Junior, é avaliar o desempenho do equipamento “que além de ecologicamente correto, reduz custos para a municipalidade”, para posteriores instalações.
De acordo Alvair Virgilio Pólito, responsável produção da luminária, o produto, desenvolvido em parceria com a empresa Erival, possui alta potência e vida útil mínima de 50 mil horas, enquanto as lâmpadas das luminárias convencionais têm em média de 8 a 15 mil.
O equipamento LED funciona de forma totalmente independente à energia comercial. O painel solar carrega a bateria durante o dia e à noite acende a luminária.
A captação de energia independe do sol, porém em dias quentes a carga é maior. Pólito ainda complementa que esse produto é apenas uma solução da linha “ecologicamente correta”. Segundo explicou, há possibilidade de trocar as luminárias convencionais por outras com mais potência, reduzindo até 80% do consumo e além de reduzir também os custos com manutenção, já que a vida útil deste equipamento é bem superior aos tradicionais. (Fonte: Imprensa Livre)

CIPA abre inscrições para eleição de membros representantes da gestão 2008/2009

São Sebastião - A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Prefeitura de São Sebastião abre inscrições para eleição de membros representantes da gestão 2008/2009 entre 12 e 16 de maio. Os funcionários públicos efetivos que desejam pleitear uma das 11 vagas eletivas do órgão devem preencher um requerimento fornecido nos postos de inscrição das Regionais da Costa Norte, Sul, Subprefeitura Centro e Divisão de Segurança do Trabalho, no Paço Municipal. A CIPA ainda é composta por outros 11 membros de livre nomeação do chefe do Executivo. Mais informações: (12) 3891.2084. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Manifestação cobra ações do poder público contra a poluição das águas de Itamambuca

Ubatuba - Os ubatubenses, moradores e freqüentadores de Itamambuca realizaram ontem uma manifestação contra a poluição da praia e do rio de um dos cartões postais do Litoral Norte.
O local é ainda palco de diversas competições importantes do surf paulista e nacional. Entretanto, desde a última semana de março, a praia não agüentou o despejo de esgoto vindo do rio e recebeu, pela primeira vez na história, a bandeira vermelha da Cetesb, indicando água imprópria para o banho.
O fato revoltou os moradores, principalmente do condomínio, que, segundo a Sociedade de Amigos, é um dos poucos locais na região, que tem um saneamento básico não prejudicial ao meio ambiente.
A manifestação foi proposta por moradores e munícipes, independentes das associações de bairros. No final da manhã deste domingo, com a praia movimentada pelo feriado de Tiradentes, cerca de 200 pessoas se reuniram no canto direito da praia (na junção com o Rio) e estenderam faixas, cobrando soluções para o problema.
Os manifestantes levaram objetos, como penicos, limpadores de vaso sanitários, e até um “cocô” inflável gigante para exigir ações em favor da limpeza das águas.
Alguns manifestantes cobraram a prefeitura, enquanto outros pediam pressa nos investimentos estaduais. Segundo o relatório da Sociedade de Amigos de Itamambuca, as soluções cabem às duas esferas. Ao Estado, a função de financiar e acelerar as melhorias de saneamento básico para a região, já ao executivo municipal, a principal ação será fiscalizar e reordenar as ocupações ao longo da margem do Rio Itamambuca.
A praia está imprópria desde o último dia 2. “Nossa intenção é chamar a atenção das autoridades, pois percebemos que há um jogo de empurra-empurra entre a prefeitura e o Estado para resolver a questão”, afirma a jornalista Regina Teixeira, moradora da praia e voluntária do movimento “Salve Itamambuca”, idealizado por uma entidade que se auto intitula “Indivíduos Não-Governamentais” (Ings).
O presidente da Sociedade Amigos de Itamambuca (Sai), Luiz Paulo Horta de Siqueira, diz que a mobilização vai continuar. “Vamos protestar até que haja vontade política para resolver o problema Queremos ações práticas, pois isso já vem ocorrendo há cerca de 20 anos nas outras praias de Ubatuba”.
A entidade distribuiu panfletos na entrada da praia alertando os turistas sobre os riscos de contaminação.
O secretário municipal de Turismo de Ubatuba, Luiz Felipe Azevedo, acompanhou a manifestação. “A poluição da praia está sendo extremamente prejudicial ao turismo de Ubatuba, principalmente Itamambuca, que é uma das mais procuradas.”
Ele declarou que a prefeitura está “engajada na luta” e que irá agendar uma audiência com o secretário estadual do Meio Ambiente, Francisco Graziano, para tentar reverter a situação. “Uma primeira atitude já tomamos, que é o congelamento do núcleo causador da poluição”, garante.
“Nunca vai mudar” - O deputado federal Clodovil Hernandez (PR/SP), morador de Ubatuba, apareceu no meio da manifestação. Ele disse que não sabia do ato e que era a primeira vez que visitava a praia, embora tenha casa na cidade há 30 anos.
Questionado pelos manifestantes se, como parlamentar, poderia auxiliar no movimento, respondeu negativamente. “Não posso fazer nada”, resumiu. “Isso nunca vai mudar, sempre foi assim. As pessoas acham que como os índios faziam isso, não utilizando banheiro para as necessidades, elas também podem fazer igual”, ironizou.
O parlamentar aproveitou para atacar veladamente o prefeito Eduardo César (PL), seu rival político. “A prefeitura não vai fazer nada. O cocô vai boiar em toda a cidade, pois o cocô está na prefeitura”, disparou o deputado, que estava na praia de calça e camisa sociais, sapatos, boina e com o livro “Adeus China - O Último Bailarino de Mão”, de Li Cunxin, debaixo do braço.
O prefeito não foi encontrado para comentar as declarações. Entretanto, quando questionado sobre quais medidas o parlamentar poderia tomar, em relação ao problema, Clodovil desviou e apontou soluções. “Eu fui eleito por muitas cidades”, dando a entender que o problema era pontual e não merecia a atuação política em Brasília.
A professora Regina Rodrigues, moradora da cidade, também questionou Clodovil sobre a possibilidade de apoiar a causa. Ele não gostou. “Não sou o Clodovil. Agora sou uma autoridade, e olha como a senhora fala comigo”, gritou o parlamentar, apontando o dedo para a professora. “Como autoridade, ele não deveria falar dessa forma”, disse a moradora, revoltada.
Os manifestantes caminharam pela praia e, ao final do percurso, a concentração de pessoas já era bem menor. Apesar do protesto e dos avisos colocados pela SAI, alertando os visitantes do condomínio sobre a poluição do mar, muitos turistas e surfistas aproveitaram a tarde de domingo nas águas poluídas de Itamambuca. Mas teve gente que não se arriscou. Com a turista Raquel, que ao ver os detalhes nos cartazes dos manifestantes, prometeu não entrar mais no mar. “A praia está poluída por cocô?! Que nojo!”, completou a universitária. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Região Norte recebe torneio de futebol infantil

Ubatuba - O futebol da região norte de Ubatuba terá movimentação a partir do próximo dia 26, com o início da “1ª Copa Fazenda da Caixa de Futebol Infantil”. O evento, que reunirá seis equipes da região, será disputado em duas fases: na primeira (classificatória) jogam todos contra todos, classificando-se os quatro melhores para a semifinal, marcada para o dia 31 de maio. A grande final do torneio está marcada para o dia 7 de junho.
A “1ª Copa Fazenda da Caixa de Futebol Infantil” tem o apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.
Confira abaixo os jogos da primeira rodada:
Dia 26/4:
9h – Fazenda X Camburi
10h – Picinguaba X Estaleiro
11h – Cambucá X Promirim (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

IPEMA realiza em Ubatuba projeto para manejo sustentável da palmeira juçara
O projeto tem como objetivo desenvolver a educação agroflorestal para o manejo sustentável dos recursos naturais, promovendo geração de renda e fortalecimento das comunidades tradicionais

Ubatuba - Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (IPEMA), vem realizando em Ubatuba, desde 2006, um projeto chamado “Educação Agroflorestal para o Manejo Sustentável nas Comunidades Tradicionais da Mata Atlântica”. Uma das ações desenvolvidas envolve o manejo e o beneficiamento dos frutos da palmeira juçara (Euterpe edulis), para a produção de uma polpa alimentar semelhante ao açaí. Durante o processo de produção da polpa, são geradas sementes que estão sendo utilizadas na produção de mudas, plantio em agrofloresta e repovoamento da espécie, que está em ameaça de extinção.
O projeto tem como objetivo desenvolver a educação agroflorestal para o manejo sustentável dos recursos naturais, promovendo a conservação ambiental, a geração de renda e o fortalecimento das comunidades tradicionais que vivem no entorno e interior do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba.
Atualmente, o Plano de Manejo está sendo executado em quatro comunidades: Camburi, Corcovado, Ubatumirim e Praia da Fazenda. O trabalho está gerando informações para a resolução estadual (SMA/94), que define como é feito o manejo para o corte de palmito. A partir disso, propõe-se uma reformulação, para englobar o manejo de frutos e outros produtos relacionados à juçara.
As etapas do projeto - O próximo passo, depois de diversas capacitações, será a colheita da safra, que acontecerá até o mês de julho e, posteriormente, o processamento final. Durante o mês de abril, o IPEMA promoveu duas oficinas para capacitar as comunidades no manejo e beneficiamento dos frutos da juçara.
Uma delas foi a Oficina Geral de Capacitação do Manejo e Beneficiamento dos Frutos de Juçara, ministrada por técnicos do IPEMA e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP). Participaram 24 pessoas das comunidades de Ubatumirim, Camburi, Fazenda e Corcovado, além do Quilombo do Campinho de Paraty/RJ. O objetivo da oficina foi apresentar o plano piloto de manejo dos frutos da juçara como subsídio de elaboração de políticas públicas e gestão ambiental, elaborar um plano de trabalho e demonstrar a prática do processo de beneficiamento.
A outra oficina foi o Treinamento para Manipuladores de Alimentos, exigido pela Vigilância Sanitária e ministrado pela nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, Claúdia Raffaelli. O objetivo do curso foi oferecer noções básicas de higiene para pessoas trabalham no processamento de alimentos para a venda. Este curso certifica o manipulador para atuar em quiosques, bares e restaurantes. Participaram do curso 19 pessoas das comunidades acima citadas.
Entidades parceiras - Financiado pelo PDA/Ministério do Meio Ambiente, diversas entidades parceiras do projeto contribuem para que as ações aconteçam, como é o caso da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), o Instituto Florestal, através do Parque Estadual da Serra do Mar/Núcleo Picinguaba (PESM/NPic), a Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio/Ubatuba (APTA), a Rede de Sementes Florestais Rio-SP, entre outras. Em novembro de 2007, o IPEMA aprovou junto a Fundação Florestal, um Plano de Manejo Piloto para coleta de frutos de juçara no entorno e interior do Parque Estadual da Serra do Mar (NPic), o qual foi construído conjuntamente com técnicos da Fundação. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Mais de 70 pessoas participam de curso sobre Ecossistemas Costeiros
Foram abordados aspectos gerais da ecologia dos ecossistemas costeiros, com ênfase no Litoral Norte Paulista e principalmente em Ubatuba

Ubatuba - Durante toda esta semana, a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Cetesb e apoio do Comitê de Bacias Hidrográficas – CBH- LN, realizou um curso sobre ecossistemas costeiros, na Escola Tancredo de Almeida Neves. Cerca de 70 pessoas, entre professores da rede de ensino e representantes de ONGs, se inscreveram para participar do curso, ministrado pelo gerente regional da Cetesb, João Carlos de Carvalho Milanelli.
Foram abordados aspectos gerais da ecologia dos ecossistemas costeiros, com ênfase no Litoral Norte Paulista e principalmente em Ubatuba. Entre os temas abordados estavam as bases de oceanografia, os costões rochosos, as praias, os manguezais, os recifes de coral, as águas abertas, as tartarugas, as aves e os mamíferos marinhos. Também foi abordada, de forma geral, a poluição e degradação ambiental da zona costeira.
Para o professor Paulo Roberto Rodrigues de Siqueira, que dá aulas para deficientes visuais e auditivos, “o curso foi fantástico, é uma pena que não foram todos os professores que participaram. O curso fala de Ubatuba, resgatando o passado, abordando as formações geográficas, por exemplo. Estas abordagens vão me ajudar muito a aplicar em sala de aula as noções sobre os ecossistemas, voltadas de fato para nossa região. São fatos que precisam ser valorizados e levados para a sala de aula”.
Multiplicadores - A secretária municipal de Meio Ambiente, Cristiane Gil, ressaltou que, “além da competência técnica do João Carlos Milanelli, ficou clara sua responsabilidade ambiental, ao dispor de seu pouco tempo hábil para ministrar este curso junto aos professores. A comunidade respondeu positivamente e agora foram formados 70 multiplicadores da importância da preservação dos ecossistemas costeiros”.
Cris Gil lembrou também do entusiasmo dos participantes: “foi nítido o entusiasmo das pessoas pela oportunidade de aprender sobre este importante ecossistema. Recebemos muitas informações sobre a Mata Atlântica e sentimos falta de recebermos mais informações sobre o mar, os costões, as praias e a manutenção da biodiversidade”, conclui a secretária, que ressaltou também o fato de o curso passar informações voltadas para a realidade ambiental do município, coisa que, segundo ela, não acontece em um curso de Pedagogia. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)

Prefeitura vai investir R$ 1, 7 milhão em do Centro de Convenções
Agora aguarda-se a liberação do DEPRN para o início do processo licitatório

Ubatuba - Mais uma importante conquista da Prefeitura de Ubatuba foi anunciada nesta semana: a destinação de uma verba no valor de R$ 1,7 milhão para ser aplicada na construção do Centro de Convenções de Ubatuba. A verba faz parte do montante liberado pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), para o ano de 2008.
O prefeito Eduardo Cesar tem se empenhado desde o início da administração para angariar verbas para investimento em infra-estrutura turística e para a concretização deste grande projeto, que foi idealizado há alguns anos, tendo sido inclusive, lançada uma pedra fundamental, no ano de 2003. Mas nada se concretizou naquela época, aumentando a expectativa dos empresários locais. “Atendendo a estes anseios, não medimos esforços e agora já estamos com o projeto aprovado, verba destinada, aguardando apenas a liberação do DEPRN – Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais - para iniciar a licitação”, explica o prefeito.
A obra terá 3.900 metros quadrados e vai contar com amplo espaço para a realização de congressos, feiras e eventos.
Combate à sazonalidade turística - Segundo o prefeito Eduardo Cesar, o Centro de Convenções é fundamental para o desenvolvimento da atividade turística local, com o desenvolvimento de um novo nicho, que é o turismo de negócios, uma das principais políticas para se combater a sazonalidade que os municípios litorâneos enfrentam. “Desde que assumi a prefeitura em 2005, determinei uma missão para a Secretaria de Turismo, que é o fomento e a profissionalização do turismo, para que tenhamos turistas no município o ano inteiro e não somente durante a temporada. Já conseguimos uma grande evolução, mas com a implantação do Centro de Convenções, Ubatuba passará a fazer parte da oferta nacional de locais para a realização de congressos e feiras, atraindo empresários e investidores. É, sem sombra de dúvidas, outra a grande conquista e a realização de mais um sonho para nossa cidade”, completa Eduardo.
O local para a edificação do Centro de Convenções será ao lado do aeroporto, uma das áreas mais bem localizadas e privilegiadas de todo município. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Inscrições para processos seletivos da Fundart e Fundac foram prorrogadas

Ubatuba - As inscrições para os processos seletivos da Fundação de Arte e Cultura (Fundart) e da Fundação da Criança de do Adolescente (Fundac) de Ubatuba, para preenchimento de vagas foram prorrogadas. Para o processo seletivo da Fundac, para a vaga de Coordenador de Programa, as inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 25 e da Fundart, para diversas áreas, até o dia 30. As inscrições para ambos o concursos podem ser feitas no site Fundação Ararense para o Desenvolvimento do Ensino (Fade), que é: www.fadeararas.org.br . Neste site também é possível encontrar os editais completos dos processos seletivos. O site da prefeitura (www.ubatuba.sp.gov.br) disponibiliza o edital simplificado e o link para o site da Fade.
As provas para os dois processos seletivos acontecerão no mesmo dia, 4 de maio, às 9h, na Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, localizada na Av. Rio Grande do Sul, 600, Centro - Ubatuba.
As vagas - A Fundac está oferecendo vaga para Coordenador de Programa. A taxa de inscrição é de R$ 50,00. Os interessados deverão ter formação de nível superior completo na área de Psicologia ou Serviço Social. O salário para o cargo de coordenador de programa é de R$ 1.900,00.
A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) abriu inscrições para processo seletivo que definirá o preenchimento das seguintes vagas: monitor, supervisor administrativo, vigia, assistente de recursos humanos, auxiliar de contabilidade, bibliotecário e técnico em operação de som e iluminação. As inscrições variam de R$ 25,00 a R$ 40,00. Os salários variam de R$ 562,19 a 1.577,05. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Comunidades da Região Norte recebem atendimento odontológico

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Administração da Regional Norte, colocou o atendimento odontológico à disposição da comunidade. O serviço está sendo disponibilizado na Unidade Básica de Saúde do Bairro Puruba e teve início no final do mês de março. O objetivo da implantação de mais este serviço é suprir as necessidades da população, que reivindicava esse atendimento há mais de 10 anos.
O dentista Ademar de Alcântara dos Santos e sua assistente, técnica em Higiene Dental, Silvia Márcia Quintanilha Pereira estão atendendo toda a região norte de Ubatuba, iniciando pela Escola Municipal do Puruba, que atente cerca de 500 alunos. Em duas semanas, foram realizados 150 exames clínicos e 100 procedimentos. Segundo Alcântara “o atendimento cordial, somado ao profissionalismo resultará na boa aceitação por parte da população da Região Norte”. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Comas de Ubatuba conhece o trabalho da Pastoral da Criança
Entidade atua hoje em 20 bairros, atendendo 620 crianças de 0 a 6 anos

Ubatuba - No dia 10 de abril o COMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) de Ubatuba esteve na Pastoral da Criança, fazendo sua reunião ordinária e aproveitando para conhecer o trabalho que a entidade desenvolve na cidade. “Mesmo atuando hoje já em 20 bairros há uma necessidade muito grande da Pastoral da Criança atingir a Região Norte de Ubatuba (Aldeia do Prumirim, Camburi, Picinguaba, entre outros) e para isso é preciso lideranças capacitadas que já residam nos bairros para estarem fazendo esse trabalho”, explica o presidente do Comas Joéde da Silva Feijó.
A próxima reunião do COMAS será realizada no dia 8 de maio, às 16 horas, na Casa dos Conselhos, localizada à rua Paraná, 257, no centro de Ubatuba. “Convidamos todos os conselheiros representantes do poder público, das entidades e das associações de bairro para participarem dessa reunião”, finaliza o presidente.
O que é a Pastoral - A Pastoral da Criança em Ubatuba desenvolve um trabalho voluntário de ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, começando com as gestantes e com crianças de 0 a 6 anos. Conta com 65 líderes comunitários atuantes nas cinco paróquias do município, sendo elas a Paróquia Exaltação da Santa Cruz (centro), Paróquia Imaculada Conceição (Perequê-Açu), Paróquia São Benedito (Estufa I), Paróquia Nossa Senhora de Fátima ( Ipiranguinha) e Paróquia Nossa Senhora das Graças (Maranduba).
Atua em 20 bairros, num total de 102 voluntários, acompanhando 561 famílias e 620 crianças de 0 a 6 anos. Para ser um líder comunitário da Pastoral da Criança é preciso passar por uma capacitação de ações básicas. A Pastoral da Criança existe em Ubatuba há 13 anos e está localizada à rua Dr. Esteves da Silva, 319, no centro. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cinema: SEMANA DE 18/04 A 24/04/2008

"Juno" - Comédia!!!! Vencedor do "Oscar" melhor roteiro original
Ás 15:30 - 19:20 hs

"Onde os fracos não tem vez" Vencedor de 3 OSCAR.
melhor direção - melhor roteiro adaptado - melhor ator coadjuvante
ás 17:20 - 21:30hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Historinha caiçara

O pescador Benedito
embarcou certa vez
em uma velha traineira
e veio o vento
e veio o vagalhão
para pôr à prova
todos os pregos e cavilhas
da desditosa embarcação
que mesmo fazendo água
conseguiu alcançar
um porto de salvação.
Quando Benedito for promovido
a marinheiro de São Pedro,
saberá então,
que, mais que os pregos e cavilhas,
o que salvou o barco
foi a cola de sua oração.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Pressão e Traição

Caro Tato, companheiro de jornada política.
Durante essa semana, a "verdade" sofreu fortes pressões na nossa cidade.
Confirmada pessoalmente a pressão exercida pelo prefeito Eduardo César sobre o PT, indo a Taubaté conversar para que aderíssemos ao seu governo de traição e mentiras, respondemos, o PT regional e municipal, também pessoalmente, da impossibilidade de que isso aconteça, porque seu governo mostrou que somos como água e óleo, imiscíveis (não nos misturamos).
Em seguida, tal qual uma bomba, veio a público a renúncia de Julião como pré-candidato a vereador, abdicando de uma eleição quase certa para um apoio desavergonhado ao atual prefeito. Que motivos levam uma pessoa a tomar tal atitude? Que pressões e tentações foram colocadas sobre o pobre Julião, forçando-o a embarcar nessa canoa furada, não a da defesa política de um nome, mas na canoa furada da traição pessoal, da perda de credibilidade na palavra empenhada e mais, da adesão a alguém a quem até outro dia era adversário?
Meu caro Tato, sei da pressão que o fato exerceu e está exercendo sobre seus ombros, principalmente porque conheço a seriedade com que você tem conduzido as discussões políticas no seu PTB e com os partidos que se aliam no campo de oposição ao desgoverno que impera em nosso município. A traição do Julião é o sinal mais claro da sua competência em organizar o PTB como nunca antes nesse município.
Presto pois aqui, em nome do PT, o apoio e a solidariedade que você merece, publicamente lhe reafirmando que você e todos nós, que estamos sendo continuamente traídos temos que continuar unidos em busca da Ubatuba que queremos e merecemos.
Não se vergue, levante sua cabeça, olhe os amigos que estão à sua volta lhe apoiando e siga em frente. Ubatuba precisa de sua presença na política e nesse caminho de oposição que você tem conduzido seu partido.
Ubatuba ganhou com tal atitude do Julião, pois sua máscara de defensor do povão caiu e abre-se uma vaga para colocarmos lá alguém verdadeiramente comprometido com as necessidades da cidade.
Ubatuba ganha com o apoio de Julião ao "traidor da cidade", pois torna a traição à cidade mais visível, mais fácil de identificar e mais direta de combater. As máscaras vão caindo com o passar dos dias.
PT e PTB seguem em frente, apesar das pressões e traições, na busca pelo melhor para Ubatuba.
Forte abraço,

Maurício Moromizato
Presidente do PT de Ubatuba

Carta aberta ao amigo Julião

Confesso que fiquei muito admirada com a sua atitude, meu amigo Julião.
Um homem de bem, com alta popularidade, querido por todos, você certamente seria eleito vereador com um grande número de votos. Alguns arriscam que você teria mais de 2 mil votos. Vereança garantida.
Minha admiração por você se dá pelo desprendimento que tem com as coisas materiais em razão de sua posição política. Realmente abdicar de sua candidatura (com vitória garantida) em prol de sua opinião em relação à atual situação de Ubatuba nos mostra quão elevado é sua preocupação com o futuro do município.
Mesmo trabalhando como funcionário exemplar há vários anos, você prefere continuar com seu cargo e seu salário (que acredito ser inferior ao salário de um vereador), ao ter que abrir mão de suas convicções e opiniões políticas.
É isso ai, Julião!
Seu desprendimento me fascina.
Quem dera se determinados candidatos abdicassem de suas candidaturas em prol de Ubatuba.
Ou que certos políticos renunciassem a seus mandatos em benefício ao progresso e bem estar social.
Julião, acredito que se mais políticos tivessem a mesma atitude que você teve, não só Ubatuba, mas o Brasil seria um lugar melhor para se viver.
Parabéns Julião!

Ana Barone Clarassoti
Ubatuba, SP

Síndrome do "report jump"

Submetidos à condição de estranhas condutas, alguns homens aderem a um "eu" que não lhe é próprio. Ao invés de ser um ser para si e violentamente transformado em um ser para outros, ele se torna, desta maneira, um ser alienado, cujo único papel é obedecer, silenciar o pensar e seguir comandos de elites superpostas a seu mundo, trazendo-lhe, pois, a desumanização, destituído, assim, de uma postura crítica. Ele jamais poderá realizar a sua natural vocação. Ele se mostra indiferente aos problemas que se estendem para além da esfera puramente biológica. Ele é destituído de consciência histórica e incapaz de perceber a realidade e fica submetido às forças que o oprimem e o utilizam para devorar a cidade, sujeitando-o a uma consciência mágica. Esse tipo de consciência mágica é a marca visível das chamadas "Sociedades Fechadas", a cultura do silêncio. Essas culturas são caracterizadas pela não participação de seu povo na solução de seus problemas, pelo excesso de poder público controlado por uma pequena elite minoritária, que os leva descaradamente a negar a verdade.

Miguel Angel
Correio Ubatubense
Ubatuba, SP

Assunto Candente

As folhas n° 50 do relatório do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo -TCESP- exercício 2006, constamos observação que, acreditamos, "nunca antes" tenha sido feita para qualquer administração passada, de Ubatuba. É assunto candente. Observação quente. Denúncia pegando fogo. Não é invenção de meia dúzia. Criação da oposição. Está assinada pela autoridade dos auditores do TCESP.
Entre oito contratos existentes para análise, no Tribunal, os técnicos pinçaram um para exame. Foi o contrato sem número, da "Reforma da Praça Treze de Maio". Registraram:
Data de assinatura, 30/05/06
Valor inicial, R$ 514.961,96.
Contratada: Gama Construções Civis, Engenharia Inc. e Comércio Ltda.
Prazo de Execução: 5 meses.
Observamos que esse prazo não foi respeitado e, segundo publicações da imprensa, ocorreram termos aditivos de prazo e preço.
Íntegra da constatação dos técnicos:
"Constatamos que o termo contratual estabelece o objeto reportando-se ao memorial descritivo(fls.1205/1221 do anexo VII) constante do edital de Tomada de Preços 09/06; que precedeu a avença.
Conforme se extrai às fls 1218 do anexo VII, constitui objeto contratual a construção de espaço da melhor idade.
Em visita ao local, a auditoria verificou que o citado espaço de melhor idade não foi construído.
Note-se que foi expedido termo provisório de recebimento (fls.1313 do anexo VII)."
Para melhor entendimento dos leitores não familiarizados com contrato de obras públicas esclarecemos:
-O memorial descritivo da obra é o guia para: o edital, a licitação, a contratação e a execução da obra.
-Todo o relacionado no memorial descritivo é contratado e deve ser executado.
-O memorial descritivo das reformas da Praça Treze de Maio, segundo o contrato analisado pelos técnicos do TCESP, previa A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇO DA MELHOR IDADE.
-"Em visita ao local, a auditoria verificou que o citado espaço da melhor idade NÃO FOI CONSTRUIDO".
-Note-se que foi expedido termo provisório de recebimento. O que em outras palavras quer dizer que, foi medido, pago à empresa e considerado como feito. Os aloprados do Sr. Prefeito que fizeram o termo de recebimento lhe aprontaram essa. Temos ai uma mentira desossada pelo TCESP. Quantas outras existirão em outros contratos?. Isso que é: uso do dinheiro público com responsabilidade!!!.
Como qualificar essa mentira desossada pelos técnicos do TCESP?. Fraude grosseira e das grossas? Roubalheira? Apostar na impunidade? Confiar na leniência da Câmara Municipal? Não sabemos. Cabe ao leitor qualificar. O que sim sabemos é que, por essas e outras, o Município de Ubatuba está regredindo em atendimento à Educação, Saúde, Qualidade de vida, desenvolvimento patrimonial, infraestruturas etc. São realidades apontadas pelo relatório do TCESP, exercício 2006.
DEMÔNIOS EM AÇÃO
Não sabemos se essas constatações, evidências de mentiras e fraudes desossadas pelos técnicos-auditores do TCESP e tornadas públicas, por este e outros escribas, são a causa da perda de equilíbrio psíquico e social do Sr. Eduardo de Souza César que, em programa da rádio comunitária Gaivota (sublinhamos: RÁDIO COMUNITÁRIA GAIVOTA), dia 17-04-08, voltou a injuriar, difamar, caluniar, insultar, este escriba. Os que o ouviram lhe dedicaram frases nada abonadoras. Gostei de uma: "Totalmente descontrolado verbalizou todas as asneiras que lhe ditaram os piores demônios que se escondem no recôndito de sua alma perturbada".
O Sr. Eduardo de Souza César está gastando tempo e energia demais em falações mentirosas, caluniosas, injuriosas, para denegrir cidadãos e negar a realidade presente e passada. Essas forças, tempo e empenho está devendo ao planejamento, a boa administração, a coordenação e o controle dos seus aloprados. Surtos de histeria e desequilíbrios nunca foram bons conselheiros de nenhum político. A realidade passada não se consegue negar com injúrias.
Para colaborarmos com a restauração do seu equilíbrio lhe sugerimos a leitura de: "Respeito à majestade e à cidadania", "Acerola azedou Prefeito", "Viva Franco de Ubatuba", "Por que no te callas?". Entre outros.
Viva Ubatuba!. Sem dengue e sem caluniadores.

Corsino Aliste Mezquita.
Ubatuba, SP

Grande Baile da Associação dos Aposentados de Ubatuba

Gostaria imensamente que fosse divulgado o Baile do Hawaí, que acontecerá na Associação dos Aposentados de Ubatuba no dia 26/04/08, á partir das 21:00 horas. Reservas de mesas e convites através do telefone ou na secretaria do clube.
Rua Sebastiaão Benedito da Rocha, 95 - Silop
Fone (12) 3832-5898
Meus agradecimentos

Cidinha Casal
Diretora de Relações Públicas

Associação dos Aposentados de Ubatuba

Oportunidades de Emprego

Amigos(as) e companheiros (as). Estive semana passada em São Paulo. Conversando com conhecido que é diretor da Petrobrás perguntei se não haveria oportunidades de emprego em Caraguá, com a construção da base de gás ele colocou que o processo seletivo abaixo transcrito encerra-se dia 25 de Abril e das mais de 700 vagas para Caraguatatuba e região, só estão inscritos pouco mais de 150 pessoas até o momento. Então, com a crise de emprego que assola nosso município é uma grande oportunidade para qualificação da mão de obra na construção civil.
Os desempregados que preencherem os requisitos receberão ajuda entre 300,00 e 600,00 reais durante o curso, que será ministrado pelo SENAI.
Não há garantia de emprego ao final, mas a finalidade é para qualificar pessoas a trabalharem na construção da Base de Gás.
Estou divulgando porque acho importante aproveitar a oportunidade. Estou conectando todos os conhecidos que são trabalhadores na construção civil para que tomem conhecimento.
Há critérios para a seleção, como ter ensino fundamental e ensino médio, tudo descrito no edital.
Vamos nos mobilizar?

Maurício Moromizato
Presidente do PT de Ubatuba

Leões, Lobos, Raposas e Cordeiros

De repente o noticiário ficou repleto de informações vindas daquela distante fronteira de Roraima e, da Reserva Raposa do Sol. Bonito nome! Os números são assustadores. E vão dos 1.700.000 hectares ( campos de futebol) para estimados 15 000 índios (sendo que a metade deles é contrária ao seu isolamento) aos, apenas 17 soldados que ( sem equipamentos e, com canoas) protegem uma faixa de 1.385 quilômetros de divisa no extremo norte do Pará.
Quem foram e, quais qualificações revestiam os "especialistas" que definiram o seu tamanho, perímetro e aquela exata localização? Quais técnicas comprovadas utilizaram neste sofisticado trabalho? Porque, necessariamente, intermináveis 1.700.000 ha.? Porque terras contínuas e (pior) de fronteira? Porque manter, promover ou propor, em pleno século XXI, a manutenção de populações indígenas sem aculturamento? É respeito ou castigo? Índios ainda querem espelhos e apitos? Voltarão a andar nus? Viverão isolados na reserva ou serão tutelados? Quem serão seus tutores? A Funai? As ONGS internacionais?
Qual será a língua oficial e, quais outras serão "faladas" na reserva? Em muitos locais, do norte do país índios dirigem modernas (e reluzentes) caminhonetes importadas e, pilotam aviões próprios. Os recursos, segundo investigações da PF,quando não de "doações" internacionais, são geralmente oriundos da venda de minérios (valorizadíssimos) e, ou, da extração ilegal de madeiras. Todas estas e,tantas outras questões povoaram meus pensamentos.
O que mais intriga é porque, pelo menos uma pequena parcela dos tais intermináveis 1.700.000 hectares não foram compartilhados, com outros brasileiros, carentes de sua próprias subsistências? E são dezenas de milhares! Por exemplo, com os integrantes do MST que querem apenas uma "terra para plantar"!
As diferentes e, contraditórias, versões parecem até serem propositais. Foram parar no STF.
Imaginem os leigos! Como poderão identificar os leões,os lobos,as raposas e, os cordeiros?

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Frase da Semana

"Para ser um General, não é para qualquer um,
mas para ser Presidente, pode ser qualquer um".

Mario Trindade
Ubatuba, SP

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

SPAssaros  © Ronaldo Dias

SPAssaros
© Ronaldo Dias

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor