Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 23 de Abril de 2008 - Nº 1957 Edições Anteriores

Maré Legal Litoral Virtual Caragua.com.br

Região
Tremor de terra atinge 8 cidades
Menos de 50% das declarações de imposto de renda da região foram entregues
Cetesb faz a 8ª e última convocação de postos de combustíveis para licenciamento


Caraguatatuba
Audiência Pública vai discutir os impactos ambientais do duto da Petrobras
Temas considerados polêmicos pelos ambientalistas
Aniversário de Caraguá é comemorado muitos shows
Fim de semana com muito esporte para celebrar os 151 anos de Caraguá
Brasília é campeão do Torneio Aniversário da Cidade
Caraguá comemora 151 anos com hasteamento de pavilhões em frente ao museu
Ampliações de escolas foram entregues no aniversário dos 151 anos de Caraguá
Praia das Palmeiras ganha nova escola no aniversário de Caraguá
Festa do Divino quer resgatar a cultura religiosa e a devoção popular.
Diocese lança 2ª edição do Premio de jornalismo e fotografia
Elis por Elas, leva cerca de 1.200 pessoas ao teatro Mário Covas.
Fundacc e Água Viva Coral apresentam Canto na Quinta
Vetos estão novamente na pauta da Sessão

Ilhabela
-

São Sebastião
Defesa Civil resgata piloto em São Sebastião
Algas que chegam à praia do Porto Grande não podem ser removidas de imediato
Reunião comunitária será em Cambury
Tudo pronto para a Campanha Nacional de Vacinação de Idosos
Festival Aprenda Brincando de Futebol Society reúne mais de 300 crianças na Costa Norte
Sebastianenses se destacam na Copa São Paulo de Mountain Bike
Mostra Livre de Dança reúne grande público na Rua da Praia e Boiçucanga
Pista de bicicross será mais uma atração na Praia da Aventura

Ubatuba
Centenas de pessoas fazem “penicaço” contra a poluição de Itamambuca
Ubatuba vai ganhar Centro de Convenções
Ato da Presidência nº05/2008
Brigada de Incêndio do Corpo de Bombeiros de Ubatuba deverá ser entregue até julho
Escritora faz palestra em escola sobre livro que tem Aids como tema
Caravana da Saúde no Bairro Sesmaria reúne centenas de pessoas
Prefeitura e Elektro entregam geladeiras em duas comunidades na próxima quinta-feira
Comunidade do Bonete agora conta com uma Unidade de Saúde da Família

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Tremor de terra atinge 8 cidades

Litoral Norte - Um tremor de terra de 5,2 graus na escala Richter foi registrado no final da noite de ontem em quatro Estados brasileiros --São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Na região, o abalo foi sentido por moradores de pelo menos oito cidades --São José dos Campos, Paraibuna, Cunha, Guaratinguetá, Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela.
Até as 23h30, apesar do grande número de ligações para unidades da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, nenhuma ocorrência de feridos ou estragos havia sido registrada. A maioria das chamadas era de moradores assustados pedindo informações sobre o abalo.
De acordo com o Observatório Sismológico da UnB (Universidade de Brasília), o tremor ocorreu a 270 km de São Paulo, às 21h, e durou cerca de cinco segundos. O epicentro foi localizado no Oceano Atlântico. (Fonte: ValeParaibano)

Menos de 50% das declarações de imposto de renda da região foram entregues até agora
Receita alerta: nos últimos dias o sistema pode ficar congestionado

Litoral Norte - Até o momento, apenas 43% das declarações de Imposto de Renda do Litoral Norte foram entregues, considerando o total do ano passado, de acordo com a auditora fiscal da Receita Federal de São Sebastião, Ana Cristina Zuccaro Wajsman.
Ela informa que em Caraguatatuba, 44% já foram registradas; Ilhabela, 42% e em São Sebastião e Ubatuba, 43%.
Para o delegado adjunto da Receita Federal de São José dos Campos, Ronaldo Yamasaki, somando as quatro cidades do Litoral Norte, chega-se a um total de 16 mil declarações, montante correspondente a 45% do que é esperado em toda esta região - um total de 37 a 38 mil. “Faltando uns doze dias para o prazo final, 30 de abril, esperávamos que já tivesse ocorrido entre 60 e 70% das entregas”, avalia Yamasaki.
O delegado da Receita Federal também ressalta que é importante não deixar para o último e nem para o penúltimo dia, quando o site da Receita Federal tende a congestionar e, com isso, as pessoas correm o risco de pagar multa por declarar fora do prazo. Ele lembra que a declaração pela Internet pode ocorrer até às 20h do dia 30 de abril; passando deste período já há uma cobrança de multa com um valor mínimo de R$165,00 ou até 20% do imposto devido.
Quanto ao sistema de declaração, a auditora fiscal da Receita Federal avalia que a cada ano tem sido mais tranqüilo. “Não temos tido alteração na legislação e isto já facilita”, lembra Ana Cristina. Ela acredita que a estrutura do programa de declaração tem simplificado e auxiliado o contribuinte para que ele mesmo execute sua própria declaração.
Em todo Brasil, a Receita Federal recebeu menos da metade dos documentos esperados para este ano. Até às 10h de ontem, 10.844.582 declarações, o equivalente a 46,26% do total estimado para este ano: 24,5 milhões. No ano passado a Receita recebeu 23.270 milhões.
O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, informou que todos os dias, de 1h às 5h da manhã, o envio da declaração fica impossibilitado, porque o sistema entra em manutenção. Ele esclareceu, porém, que mesmo nesse horário é possível fazer download do programa (copiar do sistema da Receita para o computador do contribuinte).
Está obrigado a declarar quem teve rendimentos tributáveis superiores a R$ 15.764,28 no ano passado.
Neste ano, a Receita anunciou alterações como a obrigatoriedade de informar o número do recibo de entrega do ano passado. Outra exigência é que as informações sobre abatimentos com despesas, como educação e saúde, venham acompanhadas do CPF ou CNPJ do beneficiário. O registro do CPF dos dependentes maiores de 18 anos também é obrigatório.
O contribuinte tem à disposição, pela internet, um sistema de consulta para verificar o número do recibo de entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2007.
Pata ter acesso a essa informação pela internet o contribuinte precisa responder a uma série de perguntas pessoais. Depois de validar os dados, o contribuinte só terá acesso ao número do recibo da declaração entregue no ano passado, já que os extratos com declarações anteriores só estão disponíveis para quem tem certificado digital.
A estimativa é de que 90% dos contribuintes utilizem a internet para enviar a declaração do imposto de renda. As informações também podem ser fornecidas através de disquetes, nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, e em formulário de papel postado nos Correios. Quem vai enviar a declaração em formulário pelos Correios ou em disquete pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal deve ficar atento ao horário de funcionamento de cada agência. (Fonte: Imprensa Livre)

Cetesb faz a 8ª e última convocação de postos de combustíveis para licenciamento

Litoral Norte - A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) está divulgando a oitava lista de convocação de postos de combustíveis, que deverão obter a licença ambiental para funcionamento, conforme determina a Resolução 273/00, do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama.
Com essa finalidade, a agência ambiental está enviando correspondências aos estabelecimentos. A obrigatoriedade do licenciamento ambiental para todos os postos e sistemas retalhistas de combustíveis no Estado de São Paulo, conforme a resolução do Conama, priorizou os estabelecimentos conforme informações cadastrais referentes às características das instalações e equipamentos, à proximidade de corpos d’água e à ocupação do entorno, além de registros de ocorrência de eventos de contaminação do solo ou das águas subterrâneas.
As convocações estão divididas em quatro categorias, envolvendo os postos que necessitam de reforma completa, as que exigem adequação às condições mínimas de operação, as que se encontram em condição intermediária e estabelecimentos que possuem tanques aéreos.
Com a oitava lista, a Cetesb encerra o processo de convocação de postos de combustíveis. Os estabelecimentos que não tenham sido cadastrados ou não tenham sido incluídos nas oito listas de convocação, devem procurar a agência ambiental, pois se encontram em situação irregular, estando sujeito a autuações por funcionamento ilegal.
Os estabelecimentos sujeitos a Reforma Completa são aqueles que, dentre outras exigências técnicas referentes às instalações e equipamentos, devem necessariamente substituir todos os seus tanques subterrâneos de armazenamento de combustíveis, por terem atingido a idade de 15 anos ou por terem apresentado vazamentos. Os novos tanques devem atender à Norma ABNT NBR 13785 e as tubulações correspondentes devem atender à Norma ABNT NBR 14722.
Os estabelecimentos que à época devida não se cadastraram na Cetesb, também estão sendo convocados para realizar uma reforma completa, já que a empresa não dispõe de informações sobre as condições de seus equipamentos e instalações.
Já os estabelecimentos sujeitos à Adequação às condições mínimas de operação são aqueles que devem atender as exigências técnicas referentes às instalações e equipamento, sem que seja necessária a substituição de algum dos seus tanques subterrâneos de armazenamento de combustíveis que, de acordo com as informações constantes no cadastro enviado à Cetesb, não atingiram a idade de 15 (quinze) anos.
No Litoral Norte, há 18 estabelecimentos nestas situações. Em Caraguatatuba, há cinco, sendo eles nos bairros:
Centro (reforma completa), Porto Novo (reforma completa), dois em Massaguaçu (condições mínimas) e um no Sumaré (reforma completa).
São Sebastião tem seis postos em Juquehy (condições mínimas), Maresias (condições mínimas), dois em São Francisco (reforma completa), Barequeçaba e Boiçucanga (ambos condições mínimas). Ilhabela há dois estabelecimentos, ambos em Barra Velha e pedindo as condições mínimas.
Já em Ubatuba são cinco postos. Pedindo a reforma completa é para um no bairro Tabatinga e condições mínimas para Mato Dentro, Maranduba, Perequê-Açu e Lázaro. (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Audiência Pública vai discutir os impactos ambientais do duto da Petrobras no próximo mês

Caraguatatuba - No próximo dia 14 de maio, a partir das 16h, no Teatro Mário Covas, haverá uma Audiência Pública em Caraguatatuba, em que a Petrobras deve apresentar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto de Meio Ambiente (RIMA).
Os estudos estiveram disponíveis para consulta da população, durante toda a semana, na Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião, mas como trata-se de um documento complexo, a audiência pública vai discutir os impactos ambientais do duto da Petrobras, que vai trazer da Base de Gás da UTGC (Unidade Tratamento de Gás Monteiro Lobato) de Caraguatatuba para o Tebar, em São Sebastião. O C5 + (gasolina nobre) será extraído do Campo de Mexilhão junto com o gás natural que será processado na UTGC.
“Sob o ponto de vista da qualidade dos estudos, entendo que deve ser melhora evitando erros nos diagnósticos, como quando se refere ao aterro da Baleia em São Sebastião não o caracterizando como desativado judicialmente e em recuperação ambiental, e outros; mas por outro lado, revela orientações necessárias para o aperfeiçoamento no levantamento de dados que, hoje inexistentes, poderiam contribuir para o planejamento e políticas públicas regionais, como é o caso, entre outros, das análises que observa a toxidade crônica nos organismos aquáticos dos corpos d’águas caracterizando-o ou não como vetores de doença”, exemplifica Bleier.
“É importante salientar que, diferentemente de anos atrás quando a Petrobrás / Transpetro implementou seus oleodutos do TEBAR para as refinarias, o oleoduto do C5+, com diâmetro de 6 polegadas (15,24 cm) e vazão máxima de 200 m3/h, respeitava o Parque Estadual da Serra do Mar, evitando a supressão da vegetação, protegida na área do Parque, propondo a construção de um túnel de aproximadamente 20 m2 de área da seção, com 8 km de extensão, tendo sua embocadura norte na base da encosta, no Jaraguá e a saída sul na altura do Córrego do Outeiro logo atrás do TEBAR em São Sebastião”, explica o ambientalista da RealNorte.
Segundo avaliam os ambientalistas, é necessário uma alternativa viária que permita a expansão do Porto, com opções de túneis a viabilização de infra-estrutura adequada à multiplicidade de produtos que se pretende escoar pelo Porto de São Sebastião, sem prejuízo da sustentabilidade sócio-ambiental. “Uma equação quase impossível!”, na opinião de Bleier
Ele atribui a expressão ao fato do Litoral Norte se constituir como uma região protegida, onde se observa a falta de resgate de passivos ainda originários da implantação do Tebar e seus oleodutos, desde os anos 60, da ocupação desordenada desde a década de 80, e seus inúmeros problemas como a distribuição de água tratada, a coleta e o tratamento dos esgotos e emissários. Além disso, a contribuição de um sistema de transporte coletivo, de vias alternativas, energia, educação, saúde, emprego e renda, formariam um conjunto estrutural de base, que deveriam estar previstos pra os próximos anos, em virtude dos atuais empreendimentos. (Fonte: Imprensa Livre)

Temas considerados polêmicos pelos ambientalistas

Caraguatatuba - “O primeiro item que estamos questionando, já há muito tempo, trata exatamente da produção de um instrumento utilizado em várias partes do mundo, que passam por pressões semelhantes, denominado Avaliação Ambiental Estratégica ou AAE”, explica o ambientalista Bleier, que analisa o EIA-RIMA da Petrobras há cerca de três anos. Segundo ele, o AAE, permite visualizar a somatória dos impactos de cada empreendimento e seu dinamismo sinérgico, isto é, a implicação de um impacto sobre o outro e assim sucessivamente, proporcionando parâmetros que permitam quantificar e qualificar a dimensão real dos impactos de cada empreendimento.
“Uma vez que já estamos falando sobre impactos em passivos ainda não resolvidos que terão de conviver com os novos, isto nos coloca em princípio assustados. Como um orçamento financeiro que ainda possui contas anteriores a pagar insolventes, assume novos compromissos?”, questiona.
O segundo item trata das orientações do painel de mudanças climáticas o IPCC. Nos estudos, os ambientalistas concordam que a empresa está indo pela contramão nesse sentido.
O IPCC recomenda as reduções das emissões de gases efeito estufa na atmosfera GEEs. Neste caso, a Petrobras estaria, de uma certa forma, ampliando a oferta de combustíveis fósseis e sua inconseqüente emissão de CO2. “Já sabemos por pareceres científicos irrefutáveis, reconhecidos no mundo inteiro, que haverá o aumento da temperatura do planeta, ocasionados pelo efeito estufa. Grande parte por emissões do CO2 na atmosfera e que poderão elevar o nível dos oceanos, provocando conseqüências, em especial nas regiões litorâneas, que obrigam planos de adaptação às vulnerabilidades”, adverte Roberto Bleier.
Segundo ele, os impactos são sempre avaliados em dois momentos importantes: no planejamento - os gerados no meio biótico e antrópico com a expectativa dos impactos potenciais, positivos ou negativos e com a compatibilidade com a legislação de uso e ocupação do solo e áreas protegidas e, na fase de implantação, ou seja, na execução das obras e montagem, enumerados no EIA-RIMA os impactos respectivamente a cada meio. Para o ambientalista, estes fatores resultam em impactos como a migração desordenada em virtude da expectativa de emprego, a metodologia de construção do túnel, as travessias do duto e o risco de acidentes no trânsito de carretas de tanque, deveriam ser respondidos formalmente pela empresa nas fases citadas. (Fonte: Imprensa Livre)

Aniversário de Caraguá é comemorado muitos shows
De Norte a Sul da cidade, diversos artistas de vários gêneros musicais agitaram o feriado prolongado. Mais de 100 mil pessoas assistiram aos shows

Caraguatatuba - Caraguá completou 151 anos de emancipação político-administrativa no último dia 20. Para celebrar a data, a Prefeitura Municipal ofereceu aos moradores e visitantes de todas as idades, muitas atrações, no Centro, Travessão e Massaguaçu. Mais de 100 mil pessoas, entre moradores, turistas e veranistas prestigiaram os shows em Caraguá.
Mesmo com muita chuva na noite de sexta-feira, a Praça de Eventos, na avenida da praia, recebeu cerca de mil pessoas com o show para a melhor idade do cantor Altemar Dutra Jr., que apresentou sucessos de seu pai, Altemar Dutra e cativou os presentes.
"Estou muito emocionada com o que estou vendo. São lembranças resgatadas de minha juventude. Adorei essa oportunidade que estamos tendo, ainda mais de graça. Caraguá está se parabéns", falou a aposentada Maria Amélia Conceição.
O artista, que afirmou freqüentar Caraguatatuba há tempos, entoou canções do seu mais recente disco, "Canção do Nosso Amor", lançado em 2007, e sucessos como "Sentimental Demais", "Meu Velho", entre outros.
Durante a apresentação, muitos idosos presentes não deram bola para o tempo ruim e cantavam emocionados as músicas do cantor, que foi escolhido democraticamente para estar no aniversário de Caraguá pela própria população, que pôde optar entre ele, Agnaldo Rayol e Agnaldo Timóteo.
Ainda no Centro da cidade, no sábado (19), os pagodeiros puderam curtir a apresentação das bandas Soweto e Negritude Jr. O tempo ruim novamente não foi problema, e mais de 6 mil pessoas compareceram a Praça de Eventos.
O Soweto subiu primeiro ao palco e apresentou sucessos antigos, da época do cantor Belo, como "Maça do Amor", "Refém do Coração", "Derê", entre outros. Já o Negritude Jr. fez um show animado, que levantou o público com hits, como: "Gente da Gente", "Beijo Geladinho", "Cohab City" e "Conto de Fadas".
A banda, que teve o cantor Netinho à frente, durante muitos anos, elogiou o comportamento dos fãs presentes. "A família Negritude está muito feliz com o entusiasmo e o respeito que recebemos do povo, que mesmo com chuva, compareceu ao show".
O Jota Quest, apresentação mais esperada pelo público jovem, fez seu show no domingo (20) para mais de 40 mil pessoas, que se emocionaram com canções da banda, que ao mesmo tempo, levou muita agitação a Praça de Eventos, no dia do aniversário de Caraguatatuba. Antes do show, uma queima de fogos com cerca de 15 minutos, enfeitou o céu da cidade.
A região sul de Caraguá também foi presenteada no aniversário da cidade. No sábado, mais de 25 mil pessoas compareceram à Praça de Eventos Geraldo Pereira da Costa, no Travessão, para assistirem ao show do cantor Amado Batista. Nem a chuva desanimou os fãs do cantor que cantaram, junto com o artista, sucessos antigos como Sol Vermelho, Chance, Menininha, Amor Perfeito, Seresteiro das Noites, Monotonia, Amor Passageiro, além das músicas do novo CD e DVD 'Perdido de Amor', entre elas Explode Coração, A Saudade Mata Agente e Perdido de Amor, título do CD entre outros. Fãs se emocionaram com o carisma do cantor que ainda presenteou o público com a apresentação da dupla Érik e Bruno, seus filhos.
No domingo, 20, dia em que Caraguá completou 151 anos, a população foi presenteada também com uma queima de fogos, em seguida a dupla Teodoro e Sampaio animou o público com seus sucessos, entre eles, Mulher Chorona, Fogo no Facho, Roela do Eno, É mentira Dela, Vestido de Seda, entre outros. Mais de 18 mil pessoas prestigiaram o show.
O bairro Massaguaçu também recebeu comemoração de aniversário. Na sexta-feira, 18, a banda OBA!Hia e no sábado, o grupo Os Virgens levaram muita animação para a população. Cerca de 6 mil pessoas compareceram à Praça de Eventos José Marcos de Melo para prestigiar as apresentações.
Para encerrar os shows musicais, no domingo, na Praça de Eventos, na Avenida da Praia, aconteceu a apresentação dos cantores Soraya Morais e Wanderley Cardoso. Cerca de 10 mil pessoas compareceram ao local para prestigiar os artistas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Fim de semana com muito esporte para celebrar os 151 anos de Caraguá
Vôo Livre, Skate e Maratona agitaram o município como parte do aniversário da cidade

Caraguatatuba - Caraguá contou no último final de semana com diversas atrações esportivas em celebração ao seu 151º aniversário. No sábado pela manhã, após muita chuva, a pista de Skate, ao lado da Praça Ton Ferreira, foi palco do Campeonato Municipal da modalidade.
Atletas de diversos lugares do país estiveram competindo, abrilhantando ainda mais o evento criado pela SECER - Secretaria de Esportes e Recreação. Pelo infantil, Pedro Paulo dos Reis, de Lorena, ficou com o primeiro lugar. Vitor Camargo e Pedro Cardoso ficaram com a segunda e terceira colocação, respectivamente. Ambos são de Caraguá.
Entre os Mirins, José Carlos de Lima, de Caraguatatuba, foi o campeão. Vitor Campos de Ubatuba foi o segundo e Luidi Boneti de Caraguá o terceiro. Os iniciantes também tiveram a chance de competir. Walfrido Tizone, de Caraguatatuba, ficou em primeiro. Helton Herreira de Ubatuba terminou em segundo e Deivid Castilho, também de Caraguá, ficou com a terceira posição.
Os skatistas Ademir Batata e Diego Severo de Osasco e o mineiro Caio Guilherme estiveram presentes no evento, entre outros.
A competição de Vôo Livre, que estava marcado para o sábado, devido o mau tempo foi adiado para domingo e segunda-feira. Os participantes, que vieram prestigiar o Caraguá Open de Vôo Livre, gostaram do que viram.
"Caraguá é sem dúvida a capital do vôo livre. Só quem já subiu ao topo do Morro Santo Antonio sabe o que estou falando. A vista é maravilhosa e tudo aqui parece propício à prática desse esporte", destacou Juliano Sanches, amante da modalidade e morador de Campos do Jordão, que estava como espectador do evento.
Foi realizada também no sábado a Prova Pedestre, que teve 8km de percurso e aproximadamente 150 participantes. A competição, mesmo embaixo de chuva, deixou o secretário de esportes, Wenceslau Souza Neto (Lelau), contente com o que viu.
"Estou feliz com a participação dos atletas, quero ressaltar a presença da população caraguatatubense que prestigiou esse nosso evento. É legal por valorizar nossos atletas. No aniversário da cidade estamos valorizando os moradores de Caraguá", comentou Lelau. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Brasília é campeão do Torneio Aniversário da Cidade

Caraguatatuba - Embaixo de forte chuva, em uma partida emocionante, a equipe do Brasília conquistou o título do Torneio Aniversário da Cidade, no último domingo, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
Após empatar em 2 a 2 no tempo normal com o Barranco Alto, a equipe campeã levou a melhor na disputa por pênaltis, que acabou 4 a 3.
Nos 90 minutos, Uelton Simão e Dudu (contra), marcaram para o Brasília. Leandro e Carlos Ribeiro fizeram para o time vice-campeão.
Na partida preliminar, o Fortaleza ficou com a terceira colocação do campeonato ao derrotar o Pedrinho por 3 a 1.
Essa competição ficou marcada pela quantidade de times inscritos. Ao todo, 33 clubes entraram na disputa, fazendo o maior Torneio Aniversário da Cidade já realizado. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá comemora 151 anos com hasteamento de pavilhões em frente ao museu
A manhã do dia 20 de abril foi iniciada com o hasteamento de pavilhões em frente ao Pólo Cultural ProfªAdaly Coelho Passos, seguido do desfile de viaturas e abertura da exposição "O Japão é Aqui", em comemoração ao centenário da imigração japonesa no Brasil, e os 59 anos da imigração em Caraguá

Caraguatatuba - Caraguá comemorou 151 anos no domingo, dia 20 de dezembro, com muitas atrações e inaugurações, celebrando a emancipação político-administrativa do município.
Pela manhã, foi realizado o tradicional Hasteamento de Pavilhões, em frente ao Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na região central.
Estiveram presentes o prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, o tenente coronel Milton Pozza Júnior, do comandante do 20º BPMI, o presidente da Câmara Municipal, vereador Wilson Agnaldo Gobetti, o prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia, secretários municipais e autoridades de toda a região, além do presidente da ACREC - Associação Cultura Recreativa e Esportiva de Caraguatatuba, entidade que representa a colônia japonesa no município - Antônio Harada.
O hasteamento de pavilhões foi feito pelo prefeito (bandeira do Brasil), coronel Milton Pozza Junior (bandeira do Estado de São Paulo), o vereador Gobetti (bandeira de Caraguatatuba). A bandeira da Paz foi hasteada em conjunto pelo padre Alessandro, que na ocasião representou o bispo diocesano Don Altieri, e pelo pastor Valdir.
Na ocasião, a professora Antônia Ribeiro da Silva do CPP - Centro do Professorado Paulista, fez a leitura de um poema sobre a Bandeira Nacional, de autoria do professor Sólon Borges dos Reis, e em seguida, o representante da Colônia Japonesa, sr. Antônio Harada fez seu pronunciamento, uma vez que a cidade comemora em abril os 100 anos de colonização japonesa, e 59 da imigração em Caraguá.
"Eu sou um cidadão caraguatatubense. Neste ano, do centenário da imigração japonesa, me sinto honrado de nossa colônia estar em Caraguatatuba há 59 anos. Me chamam de japonês, mas sou um brasileiro-nipônico. Tenho minhas raízes nessa cidade, e vamos continuar contribuindo para o progresso da cidade", disse Harada.
O prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia também fez o uso da palavra. "Caraguatatuba e São Sebastião são cidades co-irmãs, e no aniversário deste município, sentimos orgulho de sermos vizinhos. Nós como prefeito lutamos pelo desenvolvimento do Litoral. Nessa luta, Caraguatatuba teve um grande avanço em termos de pólo energético. Eu tenho acompanhado Aguilar, seu esforço e seu jeito humildade de administrar, que fez com que a região não perdesse a base de gás, e me espelho em seu jeito de melhorar a cidade, porque o prefeito Aguilar tem o perfil do prefeito que eu gostaria de ser", disse o prefeito de São Sebastião, completando que, "o prefeito de Caraguá ajudou toda a região com suas posturas ousadas, mas equilibradas, para poder colher no futuro, que é agora, os frutos que vem plantando desde o início de sua gestão".
Segundo o comandante do 20º BPMI, Coronel Milton Pozza Junior, a Polícia Militar tem trabalhado para mudar o estigma de que Caraguá é uma cidade violenta. "Os critérios de avaliação são enganosos e nossa polícia tem atuado para mudar essa visão, já que Caraguá é uma cidade em pleno desenvolvimento", disse Pozza Jr.
O presidente da Câmara, Wilson Agnaldo Gobetti, também fez o uso da palavra. "No aniversário da cidade temos orgulho de dizer que a Câmara Municipal dá respaldo ao prefeito Aguilar, que com inteligência e humildade tem feito sempre mais pelo município, e prova disso são as obras que a população está recebendo de presente".
O prefeito José Pereira de Aguilar encerrou os pronunciamentos primeiramente parabenizando a banda Carlos Gomes pelos 45 anos de existência. "Nos meus 20 anos de vida pública, como vereador e agora como prefeito, tenho o mesmo pensamento, que é de trabalhar. Queremos fazer mais pela cidade, e concluir o que outros prefeitos não fizeram, porque não é possível fazer tudo. Caraguá hoje está bonita e desenvolvida, e sua história tem que acompanhar esse crescimento. Hoje a cidade está boa, e se Deus quiser, amanhã estará ainda melhor, e trabalharemos até mais que 18 horas por dia, para atingirmos nossa meta, de proporcionar qualidade de vida à população".
Após o uso da palavra, o prefeito Aguilar, acompanhado do presidente da FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, José Ricardo Gaspar, e do presidente da ACREC (Colônia Japonesa) inauguraram a exposição "O Japão é Aqui", que está aberta à visitação no MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Ampliações de escolas foram entregues no aniversário dos 151 anos de Caraguá

Caraguatatuba - Durante as comemorações do aniversário de 151 anos de Caraguá, o prefeito José Pereira de Aguilar entregou à comunidade ampliações de escolas, que beneficiam diversas crianças e adolescentes dos bairros Porto Novo, Travessão, Perequê-Mirim e adjacentes.
No sábado, dia 19, foram entregues as ampliações da EMEF Maria Aparecida Ujio (Porto Novo) e dos CEI/EMEI Leonor Mendes de Barros (Travessão) e Célia Rocha Lobo (Perequê-Mirim). As inaugurações contaram com a presença do prefeito José Pereira de Aguilar, acompanhado da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar; vereadores; secretários, autoridades e população.
A EMEF Maria Aparecida Ujio recebeu duas salas de aulas, cobertura da quadra poliesportiva e recuperação da pintura do piso. A escola do Leonor Mendes de Barros recebeu 3 salas de aulas e a escola Célia Rocha Lobo foi contemplada com 2 salas de aulas e um consultório dentário, que recebeu equipamentos doados pelo Rotary Club de Caraguatatuba.
De acordo com o secretário de Educação, Humberto César Bernardo, as ampliações dessas escolas são de extrema importância, pois possibilitarão diminuir as demandas existentes. A EMEF atenderá cerca de 90 crianças; no CEI do Travessão cerca de 100 famílias serão beneficiadas, já no Perequê-Mirim mais 80 famílias conseguirão vagas para seus filhos. "Fico Feliz com todas as ampliações. A manutenção também está sendo feita. Esse trabalho foi feito de forma organizada. Essa é uma administração de qualidade", disse.
Para o prefeito Aguilar esses benefícios levados à população geram mais qualidade de vida. Segundo ele, uma das prioridades de sua administração é a educação, pois dará um futuro melhor às crianças e adolescentes. Aguilar enfatizou que os pais precisam estar juntos nas escolas vendo seus filhos se desenvolverem, inclusive participando dos projetos das escolas.
"A ampliação das creches vai possibilitar os pais a conseguirem empregos, pois terão um lugar seguro para deixar seus filhos e melhorar a qualidade de vida. Nos próximos dois anos Caraguá terá várias oportunidades de trabalho, basta a pessoa querer e se qualificar com os cursos trazidos para o município, em uma parceria entre Sebrae, Petrobras e Prefeitura", disse e ressaltou que, atualmente pode haver crianças fora da creche, porém a administração municipal está trabalhando para acabar com a demanda.
As inaugurações das ampliações foram finalizadas com homenagens a algumas autoridades presentes e o descerramento das placas inaugurais. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Praia das Palmeiras ganha nova escola no aniversário de Caraguá

Caraguatatuba - Entre as diversas inaugurações feitas pelo prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, em comemoração ao aniversário de 151 anos do município, está o CIEFI - Centro Integrado de Ensino Fundamental e Infantil Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra entregue para a população no dia 20, domingo.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Aguilar, que na ocasião esteve acompanhado da primeira dama e presidente do Fundo Social, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar; com os pais do homenageado, sr. Raul Sammarco Serra e sra. Tereza Luques Serra; do secretário de Educação, Humberto César Bernardo; do diretor da unidade escolar Luiz Henrique Goulart; do presidente da Sociedade Amigo do Bairro da Praia das Palmeiras, Raimundo Nonato; vereadores, secretários municipais e população.
O evento iniciou com uma apresentação de teatro da Biblioteca Cecília Meireles, do Travessão; em seguida o sr. Nonato enfatizou que em 14 anos que reside no bairro é a primeira vez que o local recebeu diversos benefícios a pedido dos moradores.
O secretário de Educação, Humberto César Bernardes disse que, com as inaugurações na área da educação feitas durante as comemorações do aniversário da cidade, foi elevado o número de vagas em 20%, o que significa cerca de 3 mil vagas nas escolas.
A família do homenageado, que compareceu ao evento, foi representada pelo tio do Ricardo, Adalto Oliveira Serra e disse satisfeito com a homenagem e enfatizou que o prefeito Aguilar é uma pessoa que se preocupa com os jovens e crianças da cidade e por isso pode-se dizer que ele é o prefeito "amigo da criança" e confessou a emoção da família em uma inauguração que homenageia o sobrinho, que será imortal, não só na memória da família, mas sim de toda a cidade. "Estamos triste pelo Ricardo, mas feliz pela homenagem prestada a ele", concluiu Serra.
Na ocasião, o prefeito Aguilar aproveitou para enfatizar que a administração municipal tem, o privilegio de dizer que tem escolas e professores à disposição, pois de acordo a necessidade, os profissionais da área aprovados no concurso público serão convocados. "Não pode faltar educação, pois é nela que a criança decide o que será quando adulto, por isso ela é priorizada", disse Aguilar que acrescentou ainda que "nesses mais de três anos de administração tudo que fizemos foi com recurso próprio. É muito pouca a verba que recebemos dos governos Estadual e Federal, inclusive estamos assumindo o 5º e 6º ano que são de responsabilidade do Estado", concluiu.
Uma antiga reivindicação da população, a nova escola conta com 14 salas de aula, 1 laboratório de informática, 1 biblioteca, além de uma quadra poliesportiva coberta e deve atender cerca de 400 alunos. A nova unidade deverá está em funcionamento no início do mês de maio e evitará que os alunos do bairro se desloquem para outros bairros como, por exemplo, Tinga, Poiares e Morro do Algodão, dando assim mais segurança e comodidade com infra-estrutura de qualidade.
Para encerrar, os presentes assistiram a uma homenagem feita para Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra e o descerramento da placa inaugural. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Festa do Divino quer resgatar a cultura religiosa e a devoção popular

Caraguatatuba - A Festa do Divino Espírito Santo começa oficialmente no próximo dia 2 de maio, em Caraguatatuba. Entretanto, a imagem da Divino esta participando de uma verdadeira peregrinação, pelas casas dos moradores, ao redor da Igreja. Sob a orientação do novo pároco, pe. Alessandro Henrique Coelho, 33, os devotos carregaram a imagem do Divino de casa em casa, sempre à noite, acompanhada de música típica da festividade. A peregrinação contece até o dia 1º de maio. No dia 2 uma grande procissão leva a imagem até a Catedral onde será presidida a santa Missa de abertura da festa, por Dom Eduardo Pinheiro, bispo auxiliar do Mato Grosso do Sul e também responsável pelo setor Juventude, na CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Mais informações
Catedral Divino Espírito Santo - Pe. Alessandro - 9767.7918 (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Diocese lança 2ª edição do Premio de jornalismo e fotografia

Caraguatatuba - No próximo dia 8 de maio a Diocese de Caraguatatuba lança a 2ª edição do Premio Francisco de Sales e Dom Bosco. No ano passado, 30 profissionais participaram da festa de entrega do prêmio. Oito jornalistas concorreram aos prêmios com um total de treze materias e 5 fotografias. Este ano o concurso prevê temas ligados a defesa da vida e o regulamento será apresentado no dia 8.
Novos parceiros deverão participar desta edição. Nela também esta prevista uma nova categoria de participação que será a produção de vídeos.
O evento acontece durante a Semana das Comunicações Sociais, proposta pela Igreja. NO dia 4 de maio será celebrado o 42º Dia Mundial das Comunicações Sociais que este ano vem com o tema: "Os meios: na encruzilhada entre o protagonismo e o serviço. Procurar a verdade para compartilhá-la", apresentado pelo Papa Bento XVI no Dia de São Francisco de Sales, padroeiro do jornalista, em 24 de janeiro de 2008. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Elis por Elas, leva cerca de 1.200 pessoas ao teatro Mário Covas.

Caraguatatuba - Cerca de 1.200 pessoas assistiram ao espetáculo Elis por Elas no último sábado 19 e domingo 20 no Teatro Mário Covas. O evento foi realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba e Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba).
No palco, cinco cantoras Eliana Bañesa, Mara Amaral, Josy Santos, Sandra Santos e Daniela Monteiro. Trazendo convidados como a pianista Maria Luiza França, o violeiro Alexandre Nunes e a bailarina Cristina Neves.
Em uma homenagem a Elis Regina, música dança e teatro envolveu a todos. Idosos, crianças, jovens e adultos, todos reunidos por uma única paixão: A arte.
Um espetáculo com direção geral de Ricardo Ferraz, Elis por Elas emocionou a todos os presentes.
"O espetáculo mais lindo que já vi na minha vida! Saber que todos esses artistas são de nossa cidade é o maior presente que Caraguatatuba poderia receber no dia de seu aniversário, afirmou a funcionária pública Vera Mendes".
Um espetáculo que ficará marcado pelo estilo e competência. As diversas camadas de ação - iluminação, coreografia, figurino, músicos, um verdadeiro espetáculo que os munícipes e turistas receberam nesse final de semana.
"Agradeço a todos que fizeram Elis por Elas, o show foi maravilhoso e emocionante. Comprovou o que nós da Fundacc temos priorizado: investir na valorização do artista regional, afirmou o presidente da Fundacc Ricardo Gaspar". (Fonte: Fundacc)

Fundacc e Água Viva Coral apresentam Canto na Quinta
Canto na quinta com o Água Viva Coral acontecerá na EMEI/ EMEF Profº Lúcio Jacinto dos Santos, no bairro do Tinga, dia 24 às 19h30.

Caraguatatuba - A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) e o Água Viva Coral, convida todos os moradores do bairro do Tinga e região, para prestigiar o projeto "Canto na Quinta".
Canto na Quinta é um projeto que tem como objetivo aproximar as pessoas da música, toda última quinta-feira de cada mês o Água Viva Coral se apresenta nas escolas Municipais de Caraguatatuba.
Como em um grande ensaio ao ar livre todos os alunos e moradores acompanham as técnicas e o repertório do coral.
O Água Viva Coral é composto por profissionais das mais diversas especialidades e estudantes, sob a regência da maestrina Eliana Bañeza.
A programação da Fundacc em abril, mês que comemora o 151º aniversário de Caraguatatuba, continua na próxima semana com mais atividades culturais. Vale a pena conferir!
Serviços:
Canto na Quinta - Água Viva Coral
Local: EMEI / EMEF Profº Lúcio Jacinto dos Santos - CIEFI Tinga
Endereço: Rua Denilza Sebastiana dos Santos, 75 - Tinga.
Cidade: Caraguatatuba/SP
Tel.: (12) 3883-4533 / (12) 3881-1313 / Orelhão: (12) 3889-0283
Horário: das 10h às 18h de terça a domingo Data: de 20/04 a 29/06/08
Entrada: Gratuita (Fonte: Fundacc)

Vetos estão novamente na pauta da Sessão
Não houve votação devido a falta dos Vereadores autores

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprecia hoje - terça-feira - 22 de Abril - Dia do Descobrimento do Brasil - durante a sua 12ª Sessão Ordinária semanal, os 6 (seis) Vetos do Executivo quanto a Projetos de autoria dos Vereadores. A Ordem do Dia contêm somente estas proposituras que não foram votadas devido a falta dos autores dos projetos vetados.
Dos Vetos Totais devolvidos pelo Executivo, 5 (cinco) deles tem a autoria do Vereador Omar Kazon (PR) e 1 (hum), de autoria do Vereador Germino de Souza (PPS), mais o projeto do Vereador Omar Kazon para votação em 2 (dois) turnos.
Do Vereador Omar Kazon são estes os Vetos Totais: Sobre consultas médicas e exames de saúde para pacientes com mais de 60 anos; instituindo os Jogos Olímpicos Municipais; incluindo no Calendário Oficial o Festival da Lula; incluindo na grade curricular do Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano o estudo de dependência química e sobre a armazenagem, comercialização e transporte de água mineral no município.
Ainda sobre os Vetos há o do Vereador Germino de Souza, que acrescenta Categoria de Uso C5, apenas para gás engarrafado em Zona de Ocupação que especifica.
No restante da Ordem do Dia está o projeto do Vereador Omar Kazon, que altera o artigo 189 da LOM (Lei Orgânica Municipal), sobre as áreas de proteção ambiental.
A Sessão terá início às 19h30, com transmissão gratuita pela Rádio Oceânica, através dos 670 Khz ou pelo Site da emissora na Internet - www.radiooceanica.com.br  , clicando na janela "Rádio On Line". (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

-

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

Defesa Civil resgata piloto em São Sebastião

São Sebastião - A Defesa Civil de São Sebastião resgatou no último domingo, às 18h30, o piloto paulista de enduro Tiago Bessa, que estava perdido em uma trilha no bairro de Guaecá. Bessa, que atualmente lidera o Campeonato de Enduro Fim (Federação Internacional de Motociclismo), saiu de Salesópolis com destino a São Sebastião para visitar um amigo. "Escolhi o caminho mais curto indicado pelo GPS, mas acabei parando num ponto onde não tinha mais visão do acesso", disse. O piloto avisou um amigo pelo celular, que imediatamente contatou a Defesa Civil. (Fonte: ValeParaibano)

Algas que chegam à praia do Porto Grande não podem ser removidas de imediato

São Sebastião - “Ventos vindos do Norte para o Sul trazem, já as águas de Sul limpam”, assim o pescador aposentado José Brito explica a chegada das algas na Praia do Porto Grande em algumas épocas do ano.
Segundo ele, com o calor do verão, elas se soltam das pedras e vêm parar na praia. Brito acredita que a natureza se encarrega de cobri-las com o tempo pela areia; no entanto, para ele, a retirada destas algas pode ser benéfica já que este é um bom material para adubar a terra.
Para sanar dúvidas quanto ao destino correto que deve ser dado a estas algas, há algumas semanas o biólogo e professor do Centro de Biologia Marinha da Usp (Cebimar), Augusto Flores, esteve no local para produzir um laudo técnico que esclarecesse se é correto ou não retirar as algas acumuladas em frente ao mar. “Diferentes estudos mostram que este material sustenta redes tróficas na zona entre-marés superior e na zona supralitoral.
Dessa maneira, a retirada sistemática das algas afetará provavelmente as comunidades biológicas e seu efeito a longo prazo, é de difícil previsão”, conclui Augusto Flores em seu relatório. Por outro lado, o professor ressalta que o acúmulo de material acima da marca da maré, resultante do trabalho de limpeza, dificilmente é reciclado e deve ser removido da praia o mais rápido possível devido à atração de insetos e roedores.
O biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, Álvaro Augusto Santos Moura, explica que este acúmulo de algas em frente à maré ocorre na Praia do Porto Grande pela geografia do local e pela dinâmica das correntes.
No relatório final, o professor ressalta que a maioria do material examinado no local corresponde a algas vermelhas do gênero Hypnea, que, segundo ele, é uma alga comum no baixo entre- maré e no sublitoral raso da costa sudeste. “Examinei este material junto a uma quantidade considerável de lixo”, avalia o biólogo. Flores lembra em seu relatório que, por não ser um especialista em comunidades biológicas de faunas arenosas, procurou informações em sistemas equivalentes, embora diretamente comparáveis, na costa da Califórnia, EUA.
Assim, o relatório final recomenda que se mantenham as algas de depósito recente de maneira a promover o equilíbrio natural das comunidades, mas que se tenha cuidado em não deixar acumular depósitos na zona superior da praia por muito tempo. O professor lembra que esta espécie de alga é utilizada para a produção de agar e provavelmente sirva como fertilizante de solo. “Uma vez separado do lixo, o material pode, portanto, ser re-aproveitado de diferentes maneiras”, esclarece o professor.
De acordo com o biólogo e assessor da Secretaria de Meio Ambiente, André Cabral, não existe uma retirada periódica e, em épocas de acúmulo, os próprios moradores do local ligam e pedem para retirar. Ele relata que estas algas não só servem de alimento como de abrigo para uma série de animais, principalmente invertebrados. “Assim, quando esperamos um pouco antes de removê-las, dá tempo de muitos deles se agregarem em outros organismos; no entanto, se esperamos demais, elas passam a ser habitat de organismos terrestres”, explica Cabral.
Quanto à reutilização destas algas, André avalia que ainda não temos esta cultura. “A comunidade japonesa retirava algas do costão para fazer Nori e vários outros produtos podem ser feitos com elas, através do Agar produzido, como gelatinas, flans”, lembra o biólogo.
Ele informa que é possível sim passarmos a reutilizá-las, principalmente, para adubo. No entanto, no momento, segundo ele, este material está sendo descartado e não é utilizado.
Cabral analisa que, antes de mais nada, para serem reutilizadas, estas algas deverão passar por uma triagem para poderem ser separadas do lixo agregado com o tempo. (Fonte: Imprensa Livre)

Reunião comunitária será em Cambury

São Sebastião - Os moradores de Cambury, na Costa Sul de São Sebastião, participam nesta quarta-feira (23/4), às 18h30, da 58ª reunião comunitária da Prefeitura. O objetivo é ouvir reclamações e colher sugestões da comunidade em relação à atuação da administração pública municipal. O encontro será realizado na Escola Municipal de Cambury, situada na rua Olímpio Faustino, 155, e terá a presença do prefeito Dr. Juan Garcia e secretários municipais, que ficarão a disposição dos cidadãos para esclarecer eventuais dúvidas sobre os trabalhos executados pela Prefeitura.
Nos últimos três anos, foram investidos no bairro quase R$ 3 milhões em obras de pavimentação, reformas e construções, implantação de creche, iluminação pública, dentre outros serviços. Recentemente, o município iniciou o calçamento na Estrada de Cambury e na rua Olímpio Faustino, principal acesso à escola municipal, creche e posto de saúde.
Em Cambury, as Vilas Barreira e Débora, além do Areião e Lobo Guará, foram decretadas como Zona de Especial Interesse Social (ZEIS), beneficiando mais de 740 famílias. Os moradores de duas ZEIS, inclusive, já receberam os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
A última reunião comunitária ocorreu no bairro São Francisco, onde o prefeito Dr. Juan Garcia anunciou a construção de um píer de atracação. Além disso, várias questões relacionadas ao calçamento de ruas, disposição de lixo residual, vazamento de esgoto, entre outras, foram respondidas pelo prefeito e sua equipe. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Tudo pronto para a Campanha Nacional de Vacinação de Idosos

São Sebastião - A Secretaria da Saúde de São Sebastião inicia no próximo sábado (26/04), a partir das 8h, a sétima edição da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, desenvolvida pelo Ministério da Saúde.
Especificamente no primeiro dia de vacinação, as doses serão oferecidas nas Unidades do Programa de Saúde da Família da Enseada, Centro de Saúde do Centro, Centro de Saúde da Topolândia, Maresias, Boiçucanga e Juquehy, das 8h às 17h. Nos outros dias, as doses serão oferecidas em todas as Unidades de Saúde do Município. A campanha será realizada até o dia 9 de maio.
A meta da Secretaria da Saúde é atingir uma cobertura de 80% da população alvo, composta de 4.857 idosos no município, segundo fontes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Será disponibilizada também a vacina dupla adulto (contra a difteria e o tétano) e a contra o pneumococo, para grupos de risco elevado.
De acordo com informações da Secretaria de Saúde, foram solicitadas à Secretaria de Estado da Saúde 9,5 mil doses de vacina contra a influenza, 250 contra o pneumococo e 2,5 mil doses de vacina dupla adulto.
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Márcia Saavedra, no ano passado foram vacinados 3.393 pessoas com idade acima de 60 anos, o que representou uma cobertura de 75,05%.
Saavedra explica que a campanha tem como objetivo reduzir a MORBI (mortalidade causada pelo vírus influenza e suas complicações). (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Festival Aprenda Brincando de Futebol Society reúne mais de 300 crianças na Costa Norte

São Sebastião - O 2º Festival Aprenda Brincando de Futebol Society reuniu mais de 300 crianças e movimentou a Costa Norte de São Sebastião no último sábado (19/4). Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), o evento reuniu 21 equipes das categorias sub11 e sub13 dos bairros do Jaraguá, Enseada, Canto do Mar, Morro do Abrigo, São Francisco e contou ainda com a participação de atletas da cidade de Caraguatatuba.
Com disputas acirradas e muito show de bola, ambas finais foram definidas nos pênaltis, com o “Só Craque” levando o título do sub11 e “Aliados” vencendo pelo sub13. “Canto do Mar D” e “Madri” ficaram com a segunda e terceira posição no sub11 e “Tubaína” e “Ajax” completaram o pódio do sub13.
O objetivo do Festival foi integrar e movimentar crianças e adolescentes, de modo que pudessem ganhar mais prática e aperfeiçoar a técnica. No entanto, o destaque do evento foram as lições de inclusão e amizade entre as equipes que não fizeram distinção de seus participantes. Exemplo do time “Joga Bonito” que tinha entre seus jogadores o atleta Luan Rodrigo, 12 anos, portador de deficiência física, jogando no ataque com as mãos e Tamires Oliveira, 13 anos, única mulher da equipe do “Perequê”.
“Mais importante que ganhar ou perder, é ver essa integração, a auto-estima em alta por defender o bairro deles”, avaliou o professor Orlando Costa, que atua voluntariamente aos sábados no Canto do Mar e trouxe 29 alunos para participar do Festival.
Dribles, gols e jogadas ousadas se misturavam às novas amizades nascidas entre os atletas que se conheceram naquele momento e jogavam juntos pela primeira vez. “Isso pra mim é importante porque não fico na rua e conheço novas pessoas, como os integrantes do time que estou defendendo aqui”, explicou Luiz Henrique, 15 anos, morador de Caraguatatuba. “Além de competir e conhecer novas pessoas, temos lições de respeito com o próximo”, completou Cristiano Ribeiro dos Santos, 11 anos, morador da Enseada.
Para o professor Ricardo Santos, organizador do Festival, o ponto positivo “é a felicidade estampada nos olhos de cada criança que participou do evento, pois estavam realizando o que eles mais sabem fazer: brincar e que também é o tema principal do projeto: Aprenda Brincando”. Outro ponto ressaltado pelo professor foi a divulgação do trabalho das escolinhas da Costa Norte e a participação de alunos mais velhos na organização. “Gostaria de agradecer a colaboração dos alunos que ajudaram na realização do evento”, concluiu.
Inscrições abertas
As escolinhas de Futebol da Costa Norte continuam com inscrições abertas. Para participar, o interessado pode se dirigir ao local nos horários das aulas e procurar o professor responsável.
Jaraguá (Centro de Esportes e Lazer)
quartas e sextas-feiras das 9 às 11h e 15h30 às 17h30
Enseada (campo da Praia da Enseada)
segundas e quartas-feiras das 15h30 às 17h
terças e quintas-feiras das 9h às 11h
Canto do Mar (campo do Canto do Mar)
segundas, terças e quartas-feiras das 9 às 11h (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Sebastianenses se destacam na Copa São Paulo de Mountain Bike

São Sebastião - A Associação de Ciclismo de São Sebastião (ACSS) marcou presença no último domingo (20/4), na pista do Clube Magic Park, em Suzano (SP), na 2ª etapa da Copa São Paulo de Mountain Bike. Em meio a mais de 400 atletas de diversas cidades do Estado, a equipe ganhou destaque com a conquista de boas posições.
A prova foi realizada em estilo cross country (circuito fechado), e por isso, os atletas percorreram cinco vezes um trajeto de 7km, caracterizado por trechos com muitas raízes, descidas técnicas e fortes subidas. São Sebastião terminou a competição com os segundos lugares conquistados pelos atletas Adolfo José Mariano, o “Peninha”, e com Raul Garcia, nas categorias Sênior e Máster Pró, respectivamente. Na Veterano, Rogester Alves foi o destaque com a segunda colocação e na Pró-Expert. A cidade subiu ao pódio com os ciclistas Fabrício Borges, que chegou na terceira posição, e Felipe, que obteve a sétima colocação.
Agora, a equipe, que conta com o patrocínio da Domínio dtvm/Pró Shock/Litoral Tintas, além do apoio da WT Academia e da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), disputa a 3ª etapa do campeonato no dia 15 de junho, ainda com local a definir. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Mostra Livre de Dança reúne grande público na Rua da Praia e Boiçucanga

São Sebastião - A 4ª edição da Mostra Livre de Dança, realizada na Rua da Praia, na região central, e no bairro de Boiçucanga, na Costa Sul, no último fim de semana, reuniu grande público em diversas apresentações de companhias de dança de cidades como São Sebastião, São Paulo, Uberlândia (MG), entre outras. O evento foi promovido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).
Na região central, o destaque ficou com as apresentações do Grupo Corpus, formado pelos alunos que mais se destacaram nas Oficinas Culturais de Dança, Projeto Atividade, do Fundo Social de Solidariedade, o Projeto Garoçá, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), e o Centro de Convivência da Terceira Idade – Polvo.
O Estúdio Adágio, de São Paulo, levou mais de 10 apresentações entre balé clássico e sapateado. “Participamos do evento desde a primeira edição e é muito bom estar em São Sebastião para um contato mais direto com o público”, disse uma das coreógrafas do grupo, Elizabeth Moreno.
Outro momento que levantou a platéia foi a coreografia dos alunos da Universidade de Campinas (Unicamp), que com muitas cores e músicas envolventes, convidou o público a acompanhar cada detalhe. Já a Cia de Dança “Cedro do Líbano”, de Uberlândia (MG), levou uma coreografia árabe para a arena de dança com homens e mulheres. A “Cedro do Líbano” existe há cerca de 25 anos e faz um resgate da cultura árabe em terras brasileiras. A coreógrafa Máriam Tannous disse que é a primeira vez que o grupo se apresentou em São Sebastião. “Achei muito interessante o incentivo da Prefeitura em valorizar a dança. Esse investimento contribui para a melhoria da cultura brasileira”, ressaltou Máriam.
Os sebastianenses Gabriela Collares e Antonio Nisoli, do Grupo Flamenco Guadalquivir, aproveitaram a Mostra Livre de Dança para provar que estão de volta em grande estilo. A equipe aproveitou a ocasião para exibir as coreografias “Farruca del Molinero”, “Percusión Flamenca” e “Paso Soble la campanera”. Sob a coordenação da diretora do grupo, Martine Blain, as performances foram vencedoras do 5º Etoile – Festival de Dança, realizado em São Paulo no início do mês. “Os organizadores do evento estão de parabéns pela estrutura de som, palco e iluminação principalmente. O nosso grupo era maior, mas agora recomeçamos priorizando fazer um trabalho de qualidade. A Mostra Livre também nos ajudou a divulgar o Flamenco e popularizar a modalidade”, ressalta Martine.
Boiçucanga - No Ginásio de Esportes de Boiçucanga, estilos como axé, patinação, aeróbica, dança contemporânea, ballet, hip hop, dança de rua, dança do ventre e dança árabe folclórica agradaram o público. “Gostei muito porque é uma forma de entreter a comunidade. Além disso, é legal porque incentiva as pessoas a participar das Oficinas Culturais”, comenta Rosilene Alves, 30 anos, moradora de Boiçucanga.
Os grupos de bailarinos eram de São Sebastião, Ilhabela e Uberlândia (MG). Um dos mais animados foi o “Vila Break Dance Crew”, no estilo Hip Hop, que se apresentou com a coreografia “Vivendo e Aprendendo” durante, pelo menos, 15 minutos. “A dança representa um estilo de vida e para mim é tudo”, declarou Edílson Ermírio da Silva Souza, 20 anos, integrante do Vila Break Dance Crew, da Vila Sahy, situada na Barra do Sahy. Para ele, a iniciativa da Prefeitura em realizar o evento na região sul do município é ótima porque dá oportunidade dos moradores verem o trabalho que é feito no bairro.
Mais dança - Após a Mostra Livre de Dança, a Prefeitura de São Sebastião se prepara para grandes eventos ligados à modalidade, como a 11ª edição do Litoral Dance Festival, pela segunda vez consecutiva, nos dias 29, 30, 31 de maio e 1º de junho, no Teatro Municipal e Tebar Praia Clube.
Nos dias 27 e 28 de junho, a Sectur promove a segunda edição do “Explosão Cultural”, com vários grupos musicais, de dança e diversas modalidades culturais da cidade. Outras informações pelo telefone (12) 3892-2620 ou no site www.saosebastiao.sp.gov.br

Pista de bicicross será mais uma atração na Praia da Aventura

São Sebastião - Uma pista com cerca de 400 metros quadrados, homologada pela Confederação Brasileira de Bicicross será mais uma das grandes atrações da Praia da Aventura, localizada na Praia Grande, região central de São Sebastião. O projeto foi concluído pelos arquitetos da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop) e o espaço poderá ser utilizado para grandes competições da categoria.
De acordo com o Departamento de Planejamento (Deplan), da Seop, a pista terá oito raias para competição, ambulatório e área para ambulância, além de uma sala de troféus. Ela também terá uma “Expression Session”, para a execução de manobras radicais.
A “Praia da Aventura” contará ainda com pistas de skate; área de arvorismo com nove metros de altura; mega tirolesa (a maior do Brasil, com 400 metros de comprimento entre a montanha e o mar); arvorismo mirim; parede de escalada; quadras de futebol, vôlei e tênis; playground; sala de enfermaria; refeitório; sala de treinamento; sala para Corpo de Bombeiros; quiosques para famílias; píer para atracação de barcos de passeio; quatro quiosques para restaurantes e praça de alimentação. O investimento é de cerca de R$ 3 milhões. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Centenas de pessoas fazem “penicaço” contra a poluição de Itamambuca
Manifestantes percorrem a praia com penicos, aos gritos de “xô cocô”

Ubatuba - Mais de 300 indivíduos Não-Governamentais (INGs), entre moradores e frequentadores de Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo, realizaram neste domingo, dia 20 de abril, o primeiro “penicaço” contra a poluição da Praia de Itamambuca, uma das mais badaladas do Estado e paraíso dos surfistas.
Munidos de penicos e escovas de limpar vasos sanitários, os manifestantes reuniram-se no canto direito da praia, em frente ao rio Itamambuca, que também é considerado impróprio. Crianças, jovens, adultos e idosos carregavam cruzes, faixas, cartazes e até um excremento inflável gigante, aos gritos de “xô cocô” e de uma marchinha de carnaval com o sugestivo nome de “Pai do troço”.
Apesar do tom de brincadeira, o manifesto trouxe à tona um problema muito sério, o da poluição das águas, que atinge várias praias do litoral e acarreta prejuízos para o turismo, a pesca e a saúde pública.
No caso de Itamambuca, escolhida como palco da manifestação por ser um símbolo de Ubatuba, “a capital do surfe”, esta é a primeira vez na história que a praia recebe bandeira vermelha. De acordo com análise da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), o mar está impróprio para banho desde o dia 2 de abril, por causa do alto índice de coliformes fecais.
Realizado em pleno feriado prolongado de Tiradentes, o objetivo do “penicaço” foi chamar a atenção das autoridades e órgãos ambientais e, ainda, alertar o turista sobre o perigo de contrair doenças ao mergulhar em águas contaminadas. “É muito triste vir à praia e não poder entrar no mar”, queixou-se uma turista de Taubaté. “A bandeira vermelha passa despercebida. Se não fosse esse protesto e o planfleto distribuído na entrada da praia, eu teria entrado na água”, observou uma paulistana, que planejava voltar no próximo feriado, mas já decidiu que vai para o interior.
O panfleto alertando os turistas sobre os riscos de contaminação foi distribuído pela Sociedade Amigos de Itamambuca, que apoiou a manifestação do “penicaço”, junto com outras ONGs, como a Associação Somos Ubatuba (ASSU).
Os INGs colheram mais de mil assinaturas contra a poluição de Itamambuca e irão reivindicar a criação de uma comissão especial, envolvendo Estado, Prefeitura, Sabesp e outros órgãos competentes, para tratar do assunto. Só com o consentimento de todos e a vontade de encontrar soluções é que se conseguirá proteger o que ainda resta de natureza no nosso litoral.
Entenda o problema de Itamambuca - De acordo com o diagnóstico sanitário ambiental da região, realizado por iniciativa da Sociedade Amigos de Itamambuca (SAI) e disponível no endereço www.ubatubasurfcam.com.br/v2/estudo.pdf, as ocupações humanas junto às margens do rio Itamambuca e seus afluentes caracterizam-se pela inexistência de sistemas adequados de tratamento de esgoto, sendo que 50% das edificações dispõem apenas de fossa negra, ou seja, um buraco no chão, sem revestimento interno impermeabilizante.
O constante despejo de esgoto doméstico nos corpos d´água que compõem a bacia hidrográfica de Itamambuca já ocasionaram a contaminação do rio, que vem recebendo bandeira vermelha da Cetesb desde o ano 2000, e agora comprometem o mar.
A degradação das praias não é um fenômeno novo e, se não houver ações práticas imediatas, o destino de Itamambuca será o mesmo do Cruzeiro, do Itaguá e de outras praias de Ubatuba em que não se pode nadar. “Não queremos só olhar o mar”, protesta um menino de 10 anos, participante do “penicaço”.

Ubatuba vai ganhar Centro de Convenções

Ubatuba - Ubatuba irá implantar um Centro de Convenções até o final do próximo ano. O empreendimento, orçado em R$ 1,7 milhão para a construção, tem como objetivo despertar um novo nicho no município --o turismo de negócios.
A verba faz parte do montante liberado pelo Governo do Estado, por meio do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), para o ano de 2008. "O turismo de negócios está entre as políticas para se combater a sazonalidade no município", afirmou o secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo.
O Centro de Convenções, segundo ele, será estrategicamente construído ao lado do Aeroporto de Ubatuba, na região central. "A prefeitura está pleiteando agora, junto ao Ministério do Turismo, os investimentos necessários para equipar o local".
Ubatuba pretende assim receber turistas o ano inteiro e não somente durante temporadas e feriados. "A obra terá 3.900 metros quadrados e vai contar com amplo espaço para a realização de congressos, feiras e eventos", disse.
De acordo com Azevedo, o local compreenderá dois salões, que juntos poderão receber 3.000 pessoas em média. "A idéia é que tenha um espaço para exposição ao lado dos salões", afirmou.
Para o secretário, a exemplo do que já acontece em outras cidades do país, o turismo de negócios muitas vezes se torna ainda um programa familiar.
O investimento também beneficia projetos que vêm sendo implantados pelo 'Convention Bureau do Litoral Norte', segundo o secretário. Trata-se de um clube de negócios formado pela iniciativa privada, em parceria com o poder público e demais entidades, para fomentar o desenvolvimento turístico entre os municípios do litoral.
EXPECTATIVA - Segundo a prefeitura, o Centro de Convenções é um antiga reivindicação do empresariado da cidade. A pedra fundamental do empreendimento teria, inclusive, sido lançada em 2003.
"Desde que assumi a prefeitura em 2005, determinei uma missão para a Secretaria de Turismo, que é o fomento e a profissionalização do turismo, para que tenhamos turistas no município o ano inteiro", afirmou o prefeito de Ubatuba, Eduardo César (DEM). (Fonte: ValeParaibano)

Ato da Presidência nº05/2008

Ubatuba - O Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Dr. Ricardo Cortes, no uso de suas atribuições legais e regimentais, tendo em vista o Simpósio realizado pelo Vereador Charles Medeiros, nesta Casa de Leis, na data de 16 de abril do corrente ano, para discutir e esclarecer à população sobre as Ações Discriminatórias movidas pela FESP - Fazenda Estadual de São Paulo, em face das ocupações do território do Município, por este Ato, constitui um Grupo de Trabalho, com os seguintes participantes da Mesa do Simpósio, a fim de promover estudos sobre os possíveis impactos sociais, causados pelas Ações Discriminatórias em tramitação nesta Comarca e Município de Ubatuba.
Coordenador do Grupo: Ver. Charles Medeiros, pela Câmara Municipal;
Membros:
Luiz Gustavo Bastos de Oliveira, jurídico da Câmara Municipal;
Marcelo Santos Mourão, pela Prefeitura Municipal;
Sidneia Giraud Souto, delegada pelo Creci regional;
Wagner Andriotti, pela 119ª subsecção OAB - Ubatuba.
Dr. Ricardo Cortes
Presidente
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Ubatuba
Telefone: (12) 3834-1510
E-mail: ascom@camaraubatuba.sp.gov.br

Brigada de Incêndio do Corpo de Bombeiros de Ubatuba deverá ser entregue até julho

Ubatuba - Até o mês de julho, a Prefeitura de Ubatuba deverá entregar as obras do Quartel da Brigada de Resgate e Incêndio do Corpo de Bombeiros. A obra é uma parceria com o Governo do Estado e está orçada em cerca de R$ 300 mil. Nesta semana foi concluída a etapa de fundação e cobertura do galpão.
Em 448 metros quadrados de construção, a sede da Brigada de Incêndio contará com alojamentos masculino e feminino, refeitório e administração. Ao lado do galpão foi construída uma casa que servirá como almoxarifado. As viaturas serão adquiridas por meio da parceria entre o Governo do Estado e prefeitura. A Emdurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano) é a responsável pela obra.
De acordo com o prefeito Eduardo Cesar, a construção da Brigada é uma grande conquista do povo de Ubatuba. “Desde o início de nossa gestão, estamos pleiteando essa obra. Hoje, com ela em andamento, afirmamos que o mérito não é nosso, mas sim de toda a população de Ubatuba”, disse o prefeito.
Outros serviços - Segundo o capitão José Eduardo Stanellis, do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba, com a implantação do Corpo de Bombeiros em Ubatuba, também será possível desenvolver o projeto “Bombeiros Mirins”, que leva noções de salvamento, cidadania e primeiros socorros a jovens e crianças. O capitão ainda destaca que há uma grande vantagem da sede estar localizada no centro da cidade, o que irá agilizar ainda mais o atendimento. Com a construção desta sede, a cidade de Ubatuba contará também com uma Seção Técnica para vistoriar e aprovar projetos, expedir alvarás e realizar vistorias. Atualmente, quem necessita deste tipo de serviço tem que se deslocar até Caraguatatuba. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Escritora faz palestra em escola sobre livro que tem Aids como tema

Ubatuba - Os jovens leram o livro “Flash – Você Sabe o que eu tenho?” e se emocionaram com a história de uma pessoa portadora do vírus HIV, que teve a coragem de expor a sua vida, para informar sobre preconceitos, prevenção, tratamento e convívio social
Os alunos da 7ª série da Escola Estadual Idalina do Amaral Graça, no Bairro Ipiranguinha, tiveram oportunidade de conhecer e conversar com a escritora ubatubense Silmara Retti, que lançou recentemente o livro “Flash – Você Sabe o que eu tenho?”. A palestra foi um pedido dos próprios alunos e aconteceu nesta sexta-feira, 18, no período da tarde. A escritora tem sido convidada para participar de diversos eventos, devido à importância do tema abordado em seu livro.
Os jovens, com idade entre 12 e 14 anos, leram o livro, como parte das atividades realizadas durante as aulas de literatura e se emocionaram com a história de uma pessoa portadora do vírus HIV, que teve a coragem de expor a sua vida, com o objetivo de informar a população sobre preconceitos, tabus, prevenção, tratamento, convívio com a família e a sociedade. O que mais chamou a atenção dos adolescentes foi a linguagem fácil e o romance que permeia as informações sobre a doença.
Vontade de Viver - A professora de literatura, Nirta Noronha, afirma que sempre procurou trabalhar o tema “Aids” com seus alunos, mas nunca tinha encontrado um material que fosse adequado e interessante para os jovens. “Os livros didáticos tratam do assunto de forma técnica e distante. O livro da Silmara é humano, emocionante. Os alunos estavam ansiosos para conhecer a autora, ficaram muito felizes por ela ter vindo aqui.”
Da leitura do livro e da palestra, surgiram perguntas interessantes, que demonstraram a preocupação dos alunos com o tema. “Qual conselho você daria para quem é portador do HIV?”, perguntou a estudante Tabata Trindade, de 13 anos. A resposta de Silmara foi realista: “Ter Aids não é a melhor coisa do mundo, mas assim como acontece com qualquer doença grave, o que não podemos é perder a vontade de viver. Tem muitas pessoas doentes que tomam uma atitude positiva diante da vida e também tem pessoas saudáveis, que reclamam de tudo, como se estivessem morrendo.”
Programa DST/AIDS em Ubatuba - Silmara Retti trabalha no Programa DST/AIDS, que é uma parceria entre o Ministério da Saúde e a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Neste setor, coordenado pela assistente social Marina Gregório, são desenvolvidos trabalhos de prevenção, atendimento e apoio às pessoas portadoras de HIV/AIDS. Para tanto, a equipe conta com profissionais como conselheiro, assistente social e médico infectologista.
O tratamento para pessoas infectadas também pode ser obtido por meio do Governo. Silmara explica que o Brasil é um dos únicos países que oferecem o “coquetel” gratuitamente. “A ciência avançou muito e hoje, os portadores do HIV podem viver por tempo indeterminado, contando que levem o tratamento a sério, tenham hábitos saudáveis, cabeça boa, felicidade no coração e qualidade de vida.”
A escritora afirma que morrer socialmente é pior do que a perspectiva de morrer realmente. “Viver de mentira é algo muito complicado. Ao mesmo tempo, é difícil assumir a doença, quando muitas pessoas pensam que Aids é doença de drogado, de prostituta. Mas eu ainda prefiro a verdade, porque vejo muitas pessoas infelizes por não aceitarem a realidade. Elas têm medo que alguém descubra e, por isso, não se tratam e acabam morrendo pelo próprio preconceito.”
Serviço:
O Programa Municipal DST/AIDS, realiza, gratuitamente, um teste de HIV, por meio da Campanha “Fique Sabendo”, feita em parceria com o Ministério da Saúde. Qualquer pessoa pode fazer o exame, que é gratuito e sigiloso. Além do HIV, o exame detecta outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis e hepatite B e C. O exame é aconselhável para pessoas que tenham vivido alguma situação de risco há mais de três meses, portanto, não deve ser feito indiscriminadamente.
Os interessados em fazer o teste ou obter mais informações sobre a doença, devem procurar a Secretaria de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O programa DST/AIDS está localizado na Av. Rio Grande do Sul, 710. O telefone é: 3832-5353. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Caravana da Saúde no Bairro Sesmaria reúne centenas de pessoas
Ao todo, foram realizados 165 procedimentos de saúde, entre atendimentos médicos, saúde bucal e enfermagem

Ubatuba - O programa Caravana da Saúde, promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, aconteceu no Bairro Sesmaria, neste sábado. O evento foi realizado na Escola Municipal Senhor João Alexandre e reuniu centenas de pessoas. Ao todo, foram realizados 165 procedimentos de saúde, entre atendimentos médicos, saúde bucal e enfermagem.
A dona-de-casa Maria da Conceição, moradora do bairro, afirma que a Caravana da Saúde é um programa interessante, porque leva o atendimento para perto da população. “Eu achei muito legal, porque tenho filhos pequenos e não posso sair muito de casa. Passei minha filha caçula com o pediatra e nós fomos muito bem tratadas.”
Durante o evento, também foram realizados cadastros para a castração de animais. A Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos estará no bairro, de 12 a 21 de maio, em local a ser definido.
Prevenção de doenças - Também foram prestadas orientações sobre diversos assuntos relacionados à prevenção de doenças, como dengue, Aids, doenças sexualmente transmissíveis, diabetes, hanseníase, tuberculose e outras. A equipe de Controle de Endemias, responsável pelo combate ao mosquito da dengue, realizou uma varredura no bairro em busca de criadouros, orientando a população sobre as formas de prevenção. Ao todo, foram vistoriadas 254 casas.
O prefeito compareceu ao evento e disse estar muito satisfeito com os resultados das ações. “Vejo que a população está aderindo ao programa e isso é um grande estímulo para continuarmos. Graças à Caravana, estamos conseguindo colocar serviços de saúde diferenciados à disposição das comunidades.”
Recuperando sorrisos - A equipe de Saúde Bucal esteve no bairro durante toda a semana, atendendo uma média de 10 pessoas por dia. Somando os atendimentos durante a semana e da Caravana da Saúde, foram mais de 100 pessoas atendidas. Segundo o superintendente de Atenção Especializada, Edgar Portes de Souza, além da saúde bucal os atendimentos buscam elevar a auto-estima dos pacientes. “Nós estamos procurando restaurar o sorriso das pessoas, melhorando assim o convívio social, a possibilidade de arranjar empregos e o bem-estar.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura e Elektro entregam geladeiras em duas comunidades na próxima quinta-feira
Desta vez as comunidades do Vale do Sol e Cachoeira dos Macacos serão contempladas com a troca de refrigeradores

Ubatuba - A Elektro, por meio do projeto Energia Comunitária – Por uma Comunidade Melhor, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, entregará 28 geladeiras para os moradores das comunidades Vale do Sol e Cachoeira dos Macacos, em Ubatuba, na próxima quinta-feira, 24 de abril. Para a comunidade Vale do Sol, onde serão entregues 18 refrigeradores e a solenidade ocorrerá a partir das 10h, na Rua Vale do Sol. Já na Cachoeira dos Macacos, onde 10 moradores serão contemplados com a troca das geladeiras, o evento ocorrerá a partir das 14h30, na Estrada Cachoeira dos Macacos (em frente ao bar do Nico). Ainda na Cachoeira dos Macacos, a Elektro inaugurará um playground feito especialmente para entretenimento das crianças da comunidade.
O critério para que o morador seja beneficiado com a troca da geladeira, além do consumo excessivo, é o estado de conservação do equipamento. Esta avaliação é realizada pela Elektro no período de regularização das instalações internas das residências. As geladeiras são trocadas por aparelhos mais econômicos (selo A do Procel) e os aparelhos antigos são descartados de forma ecologicamente correta.
Capacitação profissional - A Elektro, em parceria com a Tigre, oferecerá um curso de capacitação técnica em encanador para 30 moradores das comunidades Pé da Serra e Cachoeira dos Macacos. O curso, que ocorrerá entre os dias 22 a 24 de abril, das 19h às 21h, na Escola Municipal Maestro Pedro Alves de Souza, tem o objetivo de levar informações e orientações de como fazer instalações hidráulicas de água fria, de esgoto, de água quente e de drenagem
O Projeto Energia Comunitária Elektro também ofereceu, em parceria com a Secretaria Cidadania e Desenvolvimento Social, com a Pousada Estrela do Mar, e com as lojas Pernambucanas, um curso de camareira para 11 moradoras da comunidade Cachoeira dos Macacos.
O treinamento visava instruir as participantes sobre arrumação dos quartos e higiene da cozinha. As aulas aconteceram na pousada Estrela do Mar, no bairro Itaguá. A Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social forneceu o transporte para as alunas e as Lojas Pernambucanas doaram os jogos de toalhas de banho e rosto utilizados durante o curso.
Sobre o Energia Comunitária Elektro - O projeto Energia Comunitária tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de comunidades baixa renda por meio de iniciativas voltadas à recuperação, melhoria e adequação da infra-estrutura local e a manutenção das melhorias pelos próprios moradores da comunidade. As ações contemplam a regularização das instalações elétricas das residências (troca de fiação e colocação de lâmpadas mais eficientes) com foco na segurança e uso adequado da energia elétrica. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Comunidade do Bonete agora conta com uma Unidade de Saúde da Família

Ubatuba - A nova unidade de saúde vem atender a demanda da comunidade daquela região, que antes recebia atendimento médico na escola do bairro, sem as devidas condições e espaço adequado
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, acompanhado de sua equipe, esteve no feriado do dia 21 de abril na Praia Grande do Bonete, onde ocorreu a inauguração da Unidade de Saúde de Família do bairro. A comunidade compareceu para comemorar este grande avanço para a região, que, por ser de difícil acesso, tinha uma carência de atendimento.
Antes da viabilização da nova Unidade de Saúde, a comunidade local recebia atendimento médico de 15 em 15 dias, na escola do bairro, sem a devida estrutura e condições. A nova unidade beneficiará 87 pessoas, de 31 famílias.
Um grande passo - “Este é um grande passo para nossa comunidade, pois antes a escola era cedida para atender os pacientes, as gestantes, etc. Agora começamos uma nova história no Bonete, por isso estou muito emocionada em saber que vamos trabalhar com dignidade e que as pessoas poderão conversar com o médico em um local onde se sintam bem. Muito obrigada!”, disse a enfermeira Maria Rabelo, que mostrou como era feito o atendimento antes, quando os pacientes tinham que deitar em cadeiras.
O presidente da associação de bairro local, Marcelo de Jesus, agradeceu o prefeito Eduardo Cesar e o secretário de Saúde: “nós precisamos muito da ajuda da prefeitura, pois temos dificuldade de ir até a cidade. Muito obrigado por estarem em nosso pequeno e humilde bairro. Esta é uma situação nova para nós, já que estamos avançando e a prefeitura tem feito bastante pela nossa comunidade”.
Governando para todos - O secretário municipal de Saúde, Clingel Frota, falou da felicidade de participar deste processo: “fico muito contente por fazer parte desta equipe que está mudando a realidade da saúde em nosso município. Somos uma cidade que possui muitas carências, mas que está recebendo avanços em todas as regiões. Temos novos projetos, como a Farmácia Popular, o Centro de Referência da Mulher e o Centro Cirúrgico para Pequenos Procedimentos e isto demonstra que somos uma equipe ativa e que exerce seu papel”.
O prefeito Eduardo Cesar falou de outros avanços conquistados nesta administração, como é o caso da vinda de navios de cruzeiros e dos Jogos Regionais. “Esta não é uma obra cara ou que enche os olhos de quem a vê, mas tenho certeza que é uma obra gigantesca para quem mora aqui e precisa de atendimento médico. Nós governamos para todos, com transparência e participação, com a comunidade nos apontando as necessidades e assim esperamos estar correspondendo às expectativas”, disse o prefeito.
A vereadora Luciana Machado também esteve acompanhando a inauguração da nova Unidade de Saúde da Família. “Estamos aqui em apoio a vocês e ao prefeito, que tem trabalhado muito pelo município e valorizado o trabalho coletivo. Os avanços são muitos e notórios e quando trabalhamos pela coletividade, atingimos a comunidade como um todo”, disse Luciana.
Após a entrega da unidade, foi realizada uma reunião, quando as lideranças da comunidade puderam levar suas reivindicações ao prefeito. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cinema: SEMANA DE 18/04 A 24/04/2008

"Juno" - Comédia!!!! Vencedor do "Oscar" melhor roteiro original
Ás 15:30 - 19:20 hs

"Onde os fracos não tem vez" Vencedor de 3 OSCAR.
melhor direção - melhor roteiro adaptado - melhor ator coadjuvante
ás 17:20 - 21:30hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Historinha caiçara

O pescador Benedito
embarcou certa vez
em uma velha traineira
e veio o vento
e veio o vagalhão
para pôr à prova
todos os pregos e cavilhas
da desditosa embarcação
que mesmo fazendo água
conseguiu alcançar
um porto de salvação.
Quando Benedito for promovido
a marinheiro de São Pedro,
saberá então,
que, mais que os pregos e cavilhas,
o que salvou o barco
foi a cola de sua oração.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Vem ai... Penicaço II

Acho que o movimento não pode parar porque durante a elaboração do Plano Diretor a maior parte dos bairros aponta como principal problema de Ubatuba a falta de saneamento. Seria bom que no feriado de 1º de maio houvesse manifestação na Dura ou no Lázaro para ampliar e unificar o movimento.

Rui Alves Grilo
Ubatuba, SP

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Paúba  © Victório Gallo

Paúba
© Victório Gallo

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor