Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 25 de Abril de 2008 - Nº 1959 Edições Anteriores

Maré Legal Litoral Virtual Caragua.com.br

Região
Ressaca provoca prejuízos no litoral
Hoje é dia de calor na região
Futsal de Caraguá faz dobradinha contra Ubatuba que dá o troco no vôlei feminino
Região Norte de Ubatuba recebe torneio de futebol infantil


Caraguatatuba
Calendário de eventos e preços baixos tentam seduzir turistas na baixa temporada em Caraguá
Laboratórios de informática contribuem no aprendizado das crianças em Caraguá
Obras da Avenida Brasil já iniciaram em Caraguá
Caraguá contará com espaço para praticantes de artes marciais
Câmara mantém vetos de Aguilar aos projetos do vereador Omar Kazon
Caraguá quer torcida pelo Paulista de Futsal
Caraguá terá eventos esportivos neste fim de semana
CRAS Zona Sul fará Bazar do Dia das Mães com produtos a partir de R$0,50
Caraguá implanta itinerário de ônibus pela Avenida da Praia

Ilhabela
Estudantes afirmam que balsa da 1h10 saiu antes do horário
Vereador entra com ação contra Dersa
Prefeito Manoel Marcos defende o direito ao “Lar”
Não deixe a gripe derrubar você. Vacine-se!
Pauta da Ordem do Dia da Câmara de Ilhabela

São Sebastião
Projeto de Lei da Câmara amplia benefício de “rateio” da mensalidade do transporte da AETU para maior número de universitários
São Sebastião apresenta projeto de pista de bicicross
Alcione é atração do feriado do Dia Trabalho em São Sebastião
Prefeitura intensifica ações contra Dengue nas regiões da Topolândia e Olaria
Boiçucanga abre Circuito de Vôlei de Praia e Futvôlei no domingo
Prefeitura realiza Dia de Combate ao Peso no CAE da Vila Amélia
Jaraguá recebe Festival de Jogos de Taco e Raquete nesta sexta-feira
Núcleo Enseada realiza passeata em defesa do mangue do bairro
Lego Education capacita professores para trabalhar com kits de mecânica e robótica
Gringão recebe Torneio de Basquete em Trio no próximo domingo

Ubatuba
SP criará três áreas marítimas de preservação ambiental
Ubatuba solicita consulta pública sobre novas APAs
Artesanato feito em comunidade ubatubense é vendido até no Rio Grande do Sul
Centro de Treinamento de ex-jogador realiza testes em Ubatuba
Duas pessoas são presas por tráfico na avenida Iperoig
Suelen Naraisa, do pódio para o altar
Casa do Brinquedo é opção de diversão para criançada aos sábados
Fundart realiza Oficina de Rabecas
Notícias da Fundart
Bairros Vale do Sol e Cachoeira dos Macacos recebem da Elektro novas geladeiras

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Ressaca provoca prejuízos no litoral
Frente fria gera ondas de até três metros de altura em praias da região; uma embarcação virou em Caraguá

Litoral Norte - Uma frente fria com ventos do sudoeste provocaram, desde a última terça-feira, uma ressaca que resultou em ondas de até três metros em algumas praias do Litoral Norte. Uma lancha de pesca chegou a virar na praia de Capricórnio, em Caraguatatuba.
A ressaca do mar, fenômeno formado por fortes ondas, não está relacionada ao terremoto de 5,2 graus sentido na última terça-feira em alguns Estados brasileiros --incluindo regiões como o Vale do Paraíba e Litoral Norte. A previsão é que a partir de hoje haja um enfraquecimento da ressaca, resultando em ondas menores.
A afirmação é da meteorologista Matschinske, do Serviço Meteorológico da Marinha, no Rio de Janeiro. "Foi uma coincidência a ressaca ter chegado juntamente com o tremor, mas são coisas totalmente distintas", afirmou.
Segundo ela, ventos vindos do sudoeste do país geralmente não chegam a atingir o Litoral Norte em grandes proporções. "Dessa vez, foram 24 horas de ventos na superfície, o que levantou o mar com maior impacto", disse.
INVERNO - Ressacas são comuns a partir do mês de abril, com a proximidade do inverno, de acordo com o comandante interino do Salvamar (Salvamento Marítimo do Litoral Norte), tenente Alexandre Rodrigues dos Passos.
"Geralmente em abril já começa o período de ressaca no litoral, que ganha intensidade no inverno. Nos últimos dias, a média das ondas ficou entre dois a três metros de altura", disse.
SUSTO - Uma lancha de alumínio utilizada para a pesca --de cinco metros e motor de 15HP--, conhecida como "chata", chegou a virar na manhã de ontem, por volta das 9h, na praia de Capricórnio em Caraguatatuba.
Os pescadores Wlamir Araújo Júnior, de 21 anos, e Samuel Costa, de 41 anos, tiveram que ser resgatados pela equipe do Salvamar para sair do mar. Um susto para os pescadores que, segundo eles, já estão acostumados com o mar "bravo".
Os pescadores estavam retirando a rede do mar, quando uma onda de cerca de 2 metros de altura cobriu a lancha. A força da onda virou a embarcação. "Foi de surpresa, não deu para fazer nada", disse Samuel.
Os pescadores tiveram que se agarrar na lancha enquanto aguardavam pelo salvamento. "A rede já estava dentro da lancha e quando virou chagamos a ficar enroscados nela, foi um grande susto", disse.
Os pescadores afirmaram que hoje estariam de volta no local, independente do tamanhos das ondas.
SURFE - A ressaca acabou agradando os surfistas do litoral, que conseguiram 'pegar' ondas de até 3 metros-como aconteceu ontem em Itamambuca, em Ubatuba. Em Maresias, São Sebastião, as ondas ficaram na média de 2,5 metros. "Para nós a ressaca é boa, mas é preciso ter cuidado", disse o surfista profissional Marco Aurélio Correia, 43, que mora em Maresias. (Fonte: ValeParaibano)

Hoje é dia de calor na região

Litoral Norte - A previsão do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) para hoje é de sol e calor em toda a região. Pela manhã, no entanto, poderá ocorrer nevoeiros em algumas localidades.
A previsão meteorológica para amanhã é de sol e poucas nuvens com calor, devido a presença de uma massa de ar seco. As temperaturas máximas estarão elevadas.
No domingo e segunda-feira, a previsão é que o tempo permanecerá com predomínio de calor e pouca nebulosidade em toda a região. Segundo o Cptec, as temperaturas continuarão elevadas.
TEMPERATURAS - A temperatura hoje no Litoral Norte deverá apresentar mínima de 18ºC e máxima de 30ºC, de acordo com o Cptec.
No Vale do Paraíba, a mínima prevista é de 16ºC e a máxima de 29ºC. Já na Serra da Mantiqueira, a mínima deverá ficar em torno de 9ºC e a máxima de 24ºC.
Para amanhã, Campos do Jordão prevê mínima de 10ºC e máxima de 24ºC. Em Caraguá, a mínima ficará em torno de 18ºC e a máxima de 30ºC. (Fonte: ValeParaibano)

Futsal de Caraguá faz dobradinha contra Ubatuba que dá o troco no vôlei feminino

Litoral Norte - As equipes masculina e feminina de futsal de Caraguá fizeram bonito na última terça-feira, contra Ubatuba, pelos Jogos Abertos da Juventude. Jogando em casa, Caraguatatuba venceu por 6 a 3. Rafael, Willian e Robson, marcaram cada um duas vezes. No feminino, mais uma vitória caraguatatubense sobre Ubatuba, desta vez por 5 a 3.
Já no vôlei feminino, foi a vez das ubatubenses darem o troco na equipe da casa, com vitória por 2 sets a 0 sobre Caraguá. As parciais foram de 25/12 e 25/21. Hoje, mais um clássico regional agita a rodada do futebol de campo feminino. Caraguatatuba e São Sebastião se enfrentam, às 17h, no Gringão, em São Sebastião. (Fonte: Imprensa Livre)

Região Norte de Ubatuba recebe torneio de futebol infantil

Litoral Norte - O futebol da região norte de Ubatuba terá movimentação a partir do próximo sábado, com o início da 1ª Copa Fazenda da Caixa de Futebol Infantil. O evento, que reunirá seis equipes da região, será disputado em duas fases: na primeira (classificatória) jogam todos contra todos, classificando-se os quatro melhores para a semifinal, marcada para o dia 31 de maio. A grande final do torneio está marcada para o dia 7 de junho.
Na rodada de abertura, o Fazenda enfrenta o Camburi, o Picinguaba encara o Estaleiro, e o Cambucá pega o Promirim. A “1ª Copa Fazenda da Caixa de Futebol Infantil” tem o apoio da Prefeitura de Ubatuba. (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Calendário de eventos e preços baixos tentam seduzir turistas na baixa temporada em Caraguá

Caraguatatuba - O período de baixa temporada varia entre os meses de abril até outubro. Nesta época, o principal desafio é a atração do turista para as cidades de litoral, nos dias teoricamente mais frios.
Em Caraguatatuba, há três anos é impresso nos carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) o calendário de eventos turísticos da prefeitura.
No município, cerca de 60% dos imóveis são segundas residências. “É uma tarefa longa – trazer o turista na baixa temporada – não é fácil. Se pelo menos a metade dos turistas que têm uma residência no município tiver acesso ao calendário, grande parte do problema da sazonalidade estará resolvida”, avaliou o secretário de Turismo, Ricardo Ribeiro.
Para o secretário, o turista que possui uma segunda residência em Caraguatatuba vem mais vezes ao município, ao longo do ano. “Este turista é mais fácil de ser conquistado, ele sempre está na cidade e pelo fato de possuir uma casa, geralmente consome em restaurantes e vai mais às apresentações teatrais”, pontuou Ribeiro.
Ao longo dos meses de abril e outubro há 14 eventos fixos no calendário do município. “Os eventos têm o intuito de manter o comércio aquecido, já que têm um apelo turístico”, explicou Ribeiro. Além do calendário, a prefeitura ainda participa de feiras internacionais e nacionais em parceira com as outras prefeituras do Litoral Norte, com o intuito de divulgar a região. “Também trabalhamos para que o turista freqüente hotéis e pousadas. Este trabalho é mais longo ainda, mas tem dado resultado. Já começamos a receber turistas do Chile e do interior do País”, disse o secretário de Turismo.
Para os próximos feriados do mês de maio estão previstos o Caraguá Tuning – encontro de carros modificados – o festival de dança e o de camarão.
Hoteleiros abaixam tarifas - Tarifa mais baixa é o principal atrativo da rede hoteleira de Caraguatatuba para a baixa temporada. O período começa a partir do próximo feriado, 1º de maio. Nos meses de verão, as diárias nos hotéis e pousadas da cidade giram entre R$ 100 e R$ 120, já durante o outono e inverno os preços variam entre R$ 60 e R$ 80, de acordo com a presidente da AHP (Associação de Pousadas de Caraguatatuba), Miriam Patitucci.
“O atrativo padrão para o turista é o nosso preço, que é mais convidativo. Além da grande proximidade com o Vale do Paraíba, que está apenas a pouco mais de hora de Caraguá”, comentou Patitucci.
A AHP tem 22 pousadas e hotéis associados. “Nós ainda temos mais feriados e os nossos preços são promocionais. Quando o turista vê que o tempo está bom no Vale do Paraíba, ele desce para Caraguatatuba”, disse a presidente da AHP. Durante a baixa temporada, a ocupação na rede hoteleira da cidade gira em torno de 30%. (Fonte: Imprensa Livre)

Laboratórios de informática contribuem no aprendizado das crianças em Caraguá
Nos laboratórios, a comunidade também aprender informática. Cerca de 240 pessoas participam das aulas e aprendem os recursos básicos do Windows, pacote Office e internet. Em 16 escolas são atendidas cerca de 11 mil pessoas entre alunos e comunidade

Caraguatatuba - Em Caraguatatuba, 21 escolas municipais de ensino fundamental contam com laboratórios de informática, que são usados pelos professores como apoio pedagógico. As duas novas escolas inauguradas neste mês de aniversário de 151 do município também receberam laboratórios.
Equipados com uma média de 14 computadores, internet banda larga e impressora, os laboratórios permitem que os estudantes se familiarizem com o computador e realizem atividades relacionadas às disciplinas estudadas em sala.
Com o auxílio de monitores, os professores desenvolvem aulas de diversas disciplinas que despertam um maior interesse dos alunos no conteúdo. A utilização acontece de acordo com a programação e necessidade de cada professor. Quando os alunos não estão em aula, os laboratórios podem ser utilizados para trabalhos.
Em 16 escolas municipais, também, os laboratórios são usados para ministrar cursos de informática à comunidade. Atualmente cerca de 240 pessoas participam das aulas e aprendem os recursos básicos do Windows, pacote Office e internet.
Ao todo, os equipamentos atendem pouco mais de 11 mil alunos, incluindo ensino fundamental, educação de jovens e adultos e comunidade. Os professores também podem utilizar os laboratórios nos horários de trabalho coletivo, para o planejamento das aulas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Obras da Avenida Brasil já iniciaram em Caraguá

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba já deu ordem de serviços para os trabalhos de reurbanização da Avenida Brasil, no bairro do Sumaré. A Obra custará aos cofres públicos R$2.933.029,16, vindos de um convênio com o DADE - Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias do Governo Estadual.
A obra, que tem prazo de cinco meses para execução, terá pavimentação asfáltica, calçada em ladrilho, obedecendo à lei de acessibilidade, o canal existente será revestido, troca de luminária entre outros.
Segundo o prefeito José Pereira de Aguilar essa é uma obra necessária para a população. "Nós conseguimos esse convênio com o DADE porque a Avenida Brasil está necessitando de reurbanização para levar mais conforto aos moradores daquela região. Estamos trabalhando para fazer obras que realmente atendam às necessidades de todos, não só de quem mora no bairro, mas também daquelas pessoas que utilizam o local", disse o prefeito, que lembrou das obras feitas nas Avenidas Anchieta, no Centro e Floriano Peixoto, no bairro Poiares. "Estamos fazendo todo o possível para deixar a cidade mais bonita e procurando fazer bem feito, pois obras como essas são para acompanhar o crescimento da cidade que está em ascensão", concluiu o prefeito.
A obra da Avenida Brasil está sendo executada pela empresa JR Construtora vencedora da concorrência pública. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá contará com espaço para praticantes de artes marciais
O local será entregue para a população, no dia 26, sábado, como parte da comemoração dos 151 anos da cidade

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba entregará aos moradores do município no sábado, 26, o Centro de Artes Marciais "Silvio Marques Rodrigues - Potoca".
A inauguração está marcada para às 17h e terá apresentação das modalidades que existirá no local, sendo: Kung Fu, Tae Kwon Do, Jiu Jitsu, Judô, Karatê, Capoeira de Angola e Hap Ki Do.
Segundo o secretário de esportes, Wenceslau Souza Neto (Lelau), este é o primeiro Centro de Artes Marciais do Estado e o objetivo desse novo espaço é fazer com que o trabalho realizado, muitas vezes voluntariamente, tenham um local próprio, com estrutura, segurança e qualidade para crianças, jovens e adultos, e sem nenhum custo.
"A arte marcial traz disciplina, filosofia de vida e muito mais bem ao cidadão que pratica. Ela também transmite a cultura. O Judô mostra o lado japonês, o Kung Fu o chinês. Toda modalidade tem uma história", ressaltou Lelau.
O secretário contou também que a atividade no Centro de Artes Marciais começou em agosto de 2007, mesmo sem o término da construção. "O professor Sergio Burihan, de Capoeira, dava aula em uma praça no bairro Sumaré. Era um trabalho social ao ar livre, de forma voluntária. O prefeito (José Pereira de Aguilar) entendeu a idéia e decidiu oferecer o espaço, devido à necessidade", disse Lelau, lembrando que os praticantes sofriam com o frio e a chuva em determinadas épocas do ano.
"O incentivo à prática do esporte é fundamental ao ser humano. Sou amante do esporte. Gostaria que todas as crianças praticassem alguma atividade. Estaremos dando esse espaço, para que elas tenham disciplina, se dedique a algo importante, deixando de ficar na rua fazendo coisas erradas", falou Aguilar.
O Centro de Artes Marciais "Silvio Marques Rodrigues - Potoca" fica localizado na Rua Sebastião Mariano Nepomuceno, 158, no Centro de Caraguatatuba.
Biografia - Silvio Marques Rodrigues, conhecido como Silvio Potoca, nasceu em Carlópolis, Paraná, em 15 de junho de 1939, e aos 15 anos mudou-se para São Paulo. Ainda jovem, estudou e formou-se em técnico Projetista e passou a trabalhar na implantação de obras industriais. Iniciou o seu treinamento em Judô em 1963, juntamente com a criação do departamento de judô do Sport Club Corinthians Paulista. Em 1964, mudou-se para Caraguatatuba, onde permaneceu por toda sua vida. Continuou o treinamento de Judô no Corinthians aos finais de semana, e em 1965, aos 26 anos, graduou-se faixa preta. Como o primeiro judoca faixa preta do Litoral Norte Paulista, teve a contribuição dos comerciantes de Caraguatatuba, através da assinatura de um "Livro de Ouro", para fundação da primeira academia de Judô em novembro de 1965, localizada na antiga sede do Clube XV de Novembro na Rua Santa Cruz.
Em 1968 recebeu a graduação de faixa preta 2º Dan, e em 1969, passou a dar aulas de Judô no Tebar Praia Clube (São Sebastião). Por motivos pessoais e profissionais, deixou os tatames em 1975, após formar a primeira geração de judocas "caiçaras", dedicando-se ao comércio, mas sempre manteve a paixão pelo esporte.
Faleceu em 06 de abril de 2008, aos 68 anos, deixando a esposa Nori e os filhos Marcelo, Márcia, Rogério e Juliano e os netos Vitor, Felipe e Mathias; o legado da paixão pelas artes marciais, foi deixado aos filhos Juliano, também conhecido como Mamute, faixa marrom de Jiu Jitsu e Marcelo, faixa roxa de Karatê, e ao neto Vitor, faixa vermelha de Karatê.
Em 26 de abril de 2008, a homenagem prestada pela Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba, dando seu nome ao Centro de Artes Marciais de Caraguatatuba concretiza e perpetua o sonho idealizado em 1965 de deixar para o povo desta cidade, o direito da pratica das artes marciais. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Câmara mantém vetos de Aguilar aos projetos do vereador Omar Kazon

Caraguatatuba - A Câmara de Caraguatatuba manteve os cinco vetos do prefeito José Pereira de Aguilar (DEM) aos projetos de autoria do vereador Omar Kazon (PR), durante votação na sessão desta semana.
Na pauta havia apenas projetos que foram vetados pela prefeitura. Projeto de lei que versava sobre priorização de exames de saúde para pacientes com idade igual ou superior a 60 anos foi vetado.
A justificativa da prefeitura ao veto, segundo a assessoria de imprensa da Câmara, foi de que priorizar exames a idosos seria inviável por questões técnicas, como a demora de até 15 dias. Outro projeto também de autoria do vereador Kazon instituiria os Jogos Olímpicos Municipais no calendário do município, segundo a assessoria de imprensa da Câmara, foi vetado pela prefeitura pela existência de evento similar no calendário, a falta de verba e data para a realização.
Kazon também elaborou projeto que pretenderia instituir no calendário oficial do município, o Festival da Lula. O projeto foi vetado porque haveria interesse no evento, mas não haveria consenso entre os produtores do molusco, de acordo com informações da assessoria de imprensa da Câmara.
Outro projeto de lei pretenderia a inclusão da matéria dependência química para os alunos de 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental, também foi vetado pelo fato da secretaria de Educação oferecer o Proerd (Programa de Erradicação das Drogas) apenas para os alunos da 4ª série, devido às questões técnicas do Ministério da Educação, de acordo com a assessoria.
Kazon também teve vetado e mantido pelos vereadores projeto que versava sobre comercialização, armazenagem e transporte de água mineral na cidade. O veto, segundo a Câmara, foi por conta da existência de regulamentação com determinações no âmbito federal e estadual sobre o assunto.
O único projeto de lei que havia sido vetado pelo prefeito e os vereadores derrubaram o veto foi de autoria do vereador Germino de Souza (PPS). O projeto versava sobre a inclusão da categoria de uso C5 – produtos perigosos – gás engarrafado, no bairro Golfinho, zona Sul de Caraguatatuba. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá quer torcida pelo Paulista de Futsal

Caraguatatuba - O time caraguatatubense feminino Sub 20 de Futsal da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação entrará em quadra neste final de semana pelo Campeonato Paulista Aberto de Futsal.
A partida será realizada em Caraguá, na Quadra do Massaguaçu, contra Praia Grande, no sábado, às 18h. A equipe espera contar com o apoio do torcedor para a estréia em casa na competição.
Na estréia, no último sábado, contra Guarujá, Caraguatatuba venceu por 2 a 1. Já a equipe Sub-17 se despediu do Paulista com um empate em 2 a 2 frente o Tatuapé Dois Toques.
O ingresso para o duelo deste final de semana será um 1kg de alimento não perecível. Aqueles que comparecerem ao jogo poderão chegar momentos antes e conferir a preliminar, com o amistoso entre o time Sub-17 e Paraibuna. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá terá eventos esportivos neste fim de semana

Caraguatatuba - O final de semana promete ser agitado em Caraguatatuba para quem gosta de esportes. O município receberá competição de Canoaegem e de Futevôlei.
Será realizada no próximo domingo a 1ª Etapa do Campeonato Paulista de Canoagem, na praia da Prainha, a partir das 8h30. O evento será realizado pela Federação Paulista da modalidade, em parceria com a SECER - Secretaria de Esportes e Recreação.
No dia 26 de abril, sábado, acontecerá a 2° Etapa do Campeonato Paulista de Futevôlei. O evento está marcado para a praia Martin de Sá, próximo ao Quiosque Canto Bravo, a partir das 10h. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

CRAS Zona Sul fará Bazar do Dia das Mães com produtos a partir de R$0,50
Os produtos do Bazar do Dia das Mães foram confecionados pelos alunos dos projetos de geração de renda Feito Aqui, Feito Por Nós. A entrada é franca e os preços variam entre R$ 0,50 e R$ 20,00

Caraguatatuba - Em comemoração ao Dia das Mães, a Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Assistência Social realiza o Bazar Dia das Mães no CRAS-Sul Centro de Referência de Assistência Social da região Sul, nos dias 6, 7 e 8 de maio - terça, quarta e quinta-feira, das 9h às 16h.
As peças são resultado dos cursos de geração de renda, iniciados em março de 2008, do projeto "Feito Aqui, Feito por Nós", que atende cerca de 300 alunos sob a coordenação de Deise Romagnolo Mendonça, responsável pelo CRAS. Os preços variam de R$ 0,50 a R$ 20 reais.
Lá poderão ser adquiridos bordados, crochê, fuxico, pintura em tecido, sabonetes artesanais, trançado em fitas e vagonite e tricô, bonecas e enfeites de pano, arte em madeira, bijuterias, entre outros.
Além desses cursos, o CRAS oferece também aperfeiçoamento em biquínis e lingeries, confecção em malhas, aperfeiçoamento em crochê, depilção, manicure e pedicure, iniciação de cabeleireiros, iniciação e aperfeiçoamento em costura, aperfeiçoamento em pintura em tecido, entre outros.
O CRAS-Sul fica na av. José Herculano, n° 6.900, no Porto Novo. Visite o Bazar e prestigie os projetos sociais da prefeitura de Caraguá. Compareça e presenteie sua mãe com os produtos do projeto Feito Aqui, Feito por Nós. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá implanta itinerário de ônibus pela Avenida da Praia

Caraguatatuba - Teve início nesta quinta-feira, dia 24, em fase experimental, um novo itinerário de ônibus em Caraguatatuba, em atendimento a um pedido da Prefeitura. A Praiamar Transportes, responsável pelo transporte coletivo do município, disponibilizou inicialmente mais três horários de ônibus, desta vez pela Avenida da Praia.
O novo itinerário beneficiará moradores e pessoas que trabalham entre o centro da cidade e as colônias de férias, no bairro Porto Novo. Às 7h um ônibus sai da Colônia de Férias sentido centro; às 7h40 o ônibus sairá do centro sentido colônia. O próximo horário para quem vai do centro sentido bairro é às 8h20, já quem sai do bairro para vir até a cidade o horário é às 11h20. O último horário para quem deseja pegar o ônibus via Avenida da Praia sentido bairro/centro é às 13h já centro/bairro o ônibus sai 12h40. O itinerário existente não sofrerá alteração.
Segundo o Secretário de Urbanismo, Habitação e Trânsito, Leandro Borella Barbosa, essa linha de ônibus via Avenida da Praia é uma antiga reivindicação da população, que a Prefeitura, em entendimento com a Praiamar Transportes está atendendo. "Com o novo itinerário iremos atender toda a população que morra na região, inclusive estudantes, dando mais comodidade para os munícipes", finalizou Barbosa.
Confira os horário de ônibus via Avenida da Praia:
Colônia/Centro    Centro/colônia
       7h              7h40
      12h             11h20
      13h             12h40

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

Estudantes afirmam que balsa da 1h10 saiu antes do horário

Ilhabela - “A balsa saiu antes, a balsa saiu antes”, era o burburinho que se escutava no terminal da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) em São Sebastião, à 1h10 da madrugada de terça, dia 22, para quarta-feira. Segundo relato de alguns universitários, a balsa teria saído mais cedo e deixado para trás um grupo de estudantes que voltam de São José e Taubaté.
A presidente da União Municipal dos Estudantes (UMEI), Paola Soares, contou que quando o ônibus que faz o transporte até as faculdades estava próximo da balsa, uma estudante ligou para a Dersa e relatou que eles estavam quase chegando.
Os estudantes pediram para que se desse o horário e eles não estivessem chegado pra que o encarregado esperasse pelo menos um minuto. “A balsa saiu antes da 1h10, mas, de tarde, quando nós estávamos indo para a faculdade, ela atrasou e quando eu fui questionar, um funcionário me disse que aquela era a quarta balsa que estava saindo e se a balsa das 15h30 não havia feito o horário o problema não era dele.”, disse Paola.
A presidente da Umei reclamou de má vontade dos funcionários que estavam no turno. “Muitas vezes nós chegamos depois do horário aqui, quando a balsa já estava até subindo a rampa e eles voltavam pra pegar a gente, mas tem funcionário que faz pouco caso da gente e é só com os estudantes”, diz. Para ela, as medidas tomadas por eles são aleatórias e arbitrárias. “Fazer a gentileza de esperar eventualmente um minuto depende do encarregado e dos funcionários que estão no turno. O que nos deixa a mercê das intempéries dos mesmos”, finaliza.
O estudante de engenharia aeronáutica, Daniel Costa, disse que quando o ônibus chegou e eles perceberam que a balsa já havia saído, a primeira coisa que fizeram foi conversar com o funcionário. “Nós falamos que balsa tinha saído mais cedo, mas ele bateu o pé dizendo que saiu 1h11, mas depois que nós argumentamos que tínhamos ligado e pedido para segurar, ele disse que ele foi avisado um minuto antes da balsa sair e não podia esperar porque era a FB-20 e se ela saísse depois não faria o horário porque estava com problema no motor”, falou.
Já Kleyton Magalhães acredita que a Dersa rompeu o acordo de tolerância feito com os estudantes. “Esses 10 minutos são a tolerância que eles esperam, mas saíram antes. Mesmo sendo apenas um minuto, mas eles foram avisados por telefone que nós estávamos chegando”, argumentou.
Outro lado - Um funcionário da Dersa, que preferiu não se identificar, acredita que essa situação é muito difícil de responder, porque é questão de acertar o relógio. “A balsa sai pelo relógio do mestre e se eu for verificar o boletim de bordo do mestre vai estar lá o horário certo que a balsa saiu”, explica. O funcionário afirmou com certeza que a balsa saiu no horário certo. “Essa balsa na verdade teria que sair à 1h, mas nós já acrescentamos esses dez minutos como tolerância para eles chegarem. Muitas vezes nós já esperamos”, fala. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereador entra com ação contra Dersa

Ilhabela - Depois de muitas reclamações de usuários e diversos transtornos causados pelo serviço de travessia, o Vereador Beto Campos deverá protocolar uma Ação Civil Pública contra a concessionária apontando falhas como a falta de qualidade, segurança, pontualidade e continuidade nos serviços
O Vereador Beto Campos (PV) informou que pretende entrar com uma Ação Civil Pública no sentido de que o Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa) cumpra o Código de Defesa do Consumidor e a Lei Federal 8987/95 – que dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos.
Desde o início de sua legislatura, o parlamentar vem criticando severamente o serviço prestado pelo Dersa na travessia São Sebastião-Ilhabela e apontando falhas como a falta de qualidade, segurança, pontualidade e continuidade nos serviços oferecidos aos usuários da balsa.
Beto também destaca o favorecimento dos serviços prestados aos usuários turistas em detrimento dos moradores. Segundo o vereador, já são reconhecidos por toda a população os problemas com a falta de cumprimento dos horários de partida das embarcações, o desrespeito dos funcionários para com os usuários e a ineficaz sinalização para pedestres.
“Já venho dizendo há tempos que o Dersa presta um desserviço à população de Ilhabela. Trabalhadores e estudantes que diariamente dependem deste transporte para exercerem suas atividades sempre são surpreendidos com alguma paralisação ou com a falta de rigidez no cumprimento dos horários sendo assim extremamente prejudicados”, explica o vereador.
O vereador Beto Campos diz que a ação deverá ter como embasamento o Código de Defesa do Consumidor (CDC) que dentre outros assuntos trata da eficácia e da qualidade dos serviços públicos prestados.
De acordo com o CDC, além de ser direito básico do consumidor a adequada e eficaz prestação dos serviços públicos em geral, é dever dos órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos, sob pena de, em caso de descumprimento, total ou parcial serem compelidos a cumpri-los e reparar os danos causados.
A Ação Civil Pública deverá ser protocolada ainda nesta semana pelo Vereador Beto Campos. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Prefeito Manoel Marcos defende o direito ao “Lar”

Ilhabela - Na última quarta-feira, 23 o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, enviou um projeto de Lei para a Câmara Municipal, que trata de assunto vital para o município, munícipes e turistas, com o objetivo de implantar um Programa de Urbanização e Regularização Fundiária dos assentamentos informais existentes em Ilhabela, voltado a legalizar a ocupação, propiciar uma condição digna de moradia a cada cidadão e conter a ocupação desordenada.
O município de Ilhabela apresenta hoje uma população de 23.886 habitantes, segundo dados do IBGE. Com o crescimento intenso da população ocorrido nas últimas décadas despertou-se a preocupação e a necessidade de implantar uma política habitacional na cidade, apta a promover o adequado ordenamento urbano e a garantia de acesso democrático a terra urbanizada e a habitação digna para todos os seus moradores.
O projeto de Lei apresentado pelo prefeito Manoel Marcos prevê a reestruturação da secretaria Municipal de Obras e Planejamento Urbano, dispondo funcionários do quadro já existente para integrar a Divisão de Habitação que será responsável pela implantação do projeto, pois para a efetivação do Programa, o governo do Estado sugere a criação de uma Divisão, Departamento ou Setor Municipal de Habitação, que deverá contar com uma equipe multidisciplinar composta por topógrafo, arquiteto, engenheiro civil, advogado, técnico da área social e administrativa, que colocarão em prática os levantamentos realizados dos pontos mais críticos da cidade.
Considerando a necessidade da implantação deste Programa, o prefeito Manoel Marcos, através do Decreto Municipal nº 1.426/07, instituiu a COMISSÃO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO – CMH, composta por cinco representantes da Administração Pública Municipal. A CMH realizou o levantamento de áreas ocupadas irregularmente, o cadastramento dos moradores destas localidades, além de mapear as áreas que irão receber os programas.
Para tanto, deverão ser realizadas audiências públicas onde serão discutidos pela população os locais apontados pelos técnicos para a implantação do projeto de urbanização e regularização fundiária. Isso deve-se ao fato da necessidade do conhecimento e da conscientização da população acerca do Projeto.
Desta forma, a Prefeitura de Ilhabela somou esforços com os Governos do Estado e Federal para iniciar o Programa voltado à Urbanização e Regularização de parcelamentos do solo e dos núcleos habitacionais existentes na cidade.
Para isso, será criado um conselho com atribuições de receber os pedidos da comunidade e definir as prioridades, bem como acompanhar as ações da Prefeitura quanto ao atendimento destas precedências, fiscalizando a aplicação dos recursos do Governo do Estado. O conselho deverá ser composto por órgãos municipais e da sociedade civil organizada, que deverão apoiar as ações habitacionais consideradas prioritárias e terá como fonte recursos financeiros, captados em nível municipal, através de parcerias com entidades privadas, Governo do Estado, Governo Federal e recursos oriundos do próprio município.
O Governo do Estado deverá dispor de assessoria, orientação, apoio técnico e administrativo, visando colaborar e auxiliar na implementação de regularização de parcelamentos do solo e núcleos habitacionais promovidos pelo município, além de mobilizar e coordenar as atividades dos órgãos estaduais envolvidos na regularização dos núcleos habitacionais.
O convênio visa suplementar as atuais deficiências estruturais do Município, tais como a elaboração de programas e projetos de regularização de assentamentos informais e loteamentos clandestinos, bem como promover a capacitação técnica dos funcionários da Prefeitura de Ilhabela para o trabalho a ser realizado.
Por se tratar de um processo jurídico e urbanístico, a Regularização Fundiária deve ser desenvolvida em etapas cuja ordem dependerá dos estudos apresentados, dos funcionários envolvidos e das especificações físicas e sociais de cada comunidade.
Será realizada uma descrição das características e dimensões de cada moradia, terreno, estrutura viária, bem como das demais incidências relativas a ocupações como, infra-estrutura, declividades do terreno, etc. Esta etapa tem como objetivo desenvolver ações preventivas no processo de ocupação desordenada.
O cadastro socioeconômico será o instrumento com o qual se identifica cada família moradora, objetivando conhecer o perfil social, através de um mapeamento quantitativo e qualitativo da comunidade, apontando as carências das habitações e do lote, definindo as diretrizes para o plano de trabalho social.
Segundo o secretário municipal de Obras e Planejamento Urbano, João Marques da Costa Neto, a pesquisa de propriedade é um dos passos fundamentais do projeto. “Identificar o proprietário legal da área ocupada, o limite do terreno e se o mesmo é de posse, são fatores fundamentais para regularizar a vida destas pessoas e evitar futuros problemas”.
O prefeito Manoel Marcos salientou a possibilidade da instituição das AEIS (Áreas Especiais de Interesse Social), que são necessárias para possibilitar o parcelamento do solo com padrões especiais. “A AEIS garante que a área será utilizada somente para habitações, evitando, assim a especulação imobiliária e, principalmente, a expulsão dos moradores após o processo de regularização”.
Com a urbanização, as condições de moradia e de ocupação integrarão ainda estas áreas à cidade. “Esta etapa refere-se às obras de melhorias, como abertura de ruas, vielas ou acessos, implantação das redes de água, esgoto, energia elétrica além, é claro, das pavimentações, melhorando e valorizando a vida daqueles que escolheram Ilhabela para viver”, afirmou o prefeito Manoel Marcos.
Ainda segundo o prefeito Manoel Marcos, a Constituição Federal trata o direito à moradia como fundamental. “Eu vou trabalhar até o dia 31 de dezembro deste ano para garantir à todos o direito ao lar, num ambiente ecologicamente equilibrado, que é essencial à qualidade sadia de vida da população, pois isso é um dever do poder público para as presentes e futuras gerações. Somente desta maneira conseguiremos erradicar a pobreza, a exclusão social e a redução das desigualdades sociais em nossa região”.
No mapa, estudo prévio mostra os principais pontos onde deverão ser aplicados os recursos do projeto de política habitacional. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Não deixe a gripe derrubar você. Vacine-se!

Ilhabela - A partir do dia 26 de Abril (Sábado) até 09 de Maio, a Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal de Saúde, estará realizando a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. Esta campanha tem como intenção reduzir o número de internações e, conseqüentemente, as mortes causadas pelo vírus da gripe (Influenza) nas pessoas com 60 anos ou mais
Serão disponibilizadas também, vacinas contra difteria, tétano e pneumococco, para os casos especiais.
Além da vacinação, acontecerá também a Campanha de Prevenção de Câncer bucal. Este tipo de câncer, além de causar um alto índice de mortes, deixa seqüelas severas e causa grandes mutilações. Portanto, PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE são o melhor caminho.
O idoso que comparecer à unidade, além de receber as doses de vacina necessárias, passará por avaliação de um dentista e receberá orientações sobre auto exame bucal.
No sábado (26/04/08), funcionará a Unidade de Saúde da Barra Velha, das 8:00 as 17:00h. Durante a semana, todas as Unidades do município estarão abertas para receber os idosos.
Em 2007 foram vacinados 1469 idosos, ou seja, 85% da população total de maiores de 60 anos do município. Em 2008 pretendemos mias uma vez, superar a meta do Estado (80%).
“Previna-se contra gripe e contra câncer bucal” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Pauta da Ordem do Dia da Câmara de Ilhabela
Sessão ordinária do dia 28 de abril de 2008

PROJETO DE LEI Nº 02/2008 - De autoria do Vereador Márcio Garcia de Souza, que “Dispõe sobre a utilização de sacolas e sacos ecológicos pelos estabelecimentos comerciais situados no Município da Estância Balneária de Ilhabela e dá outras providências”;
PROJETO DE LEI Nº 27/2008 - De autoria da Vereadora Nanci Peres de Araujo Zanato, que “Dispõe sobre oficialização de via pública” propondo seja oficializada a “Rua Itaquanduba”, localizada no bairro de mesmo nome;
PROJETO DE LEI Nº 30/2008 - De autoria do Vereador José Jorge Pereira, que “Dispõe sobre denominação de via pública”, propondo seja denominada de “Rua Silvina Gonçalves de Freitas” a via pública que tem início na altura do nº 125 da Rua Benedito Leite do Vale, no bairro do Curral;
PROJETO DE LEI Nº 33/2008 - De autoria deste Vereador-Presidente, que “Dispõe sobre denominação de via pública”, propondo seja denominada de “Viela Guilherme Pinheiro Mortensem” a via pública que tem início na altura do nº 180 da Rua Hegina de Oliveira, localizada no bairro do Itaquanduba;
PROJETO DE LEI Nº 34/2008 - De autoria do Vereador Márcio Garcia de Souza, que “Autoriza o Executivo a promover programa para educação ambiental denominado “lixo que não é lixo” na escolas da Rede Municipal de Ensino e dá outras providências”;
PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 01/2008 - De autoria do Vereador Jadiel Vieira, que “Concede o Título de Cidadão Honorário de Ilhabela a Marcelo de Carvalho Fragali”;
PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 05/2008 - De autoria do Vereador José Jorge Pereira, que “Concede o Título de Cidadão Honorário de Ilhabela a Norberto Antonio Oliveira Batista”;
PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 06/2008 - De autoria da Vereadora Nanci Peres de Araujo Zanato, que “Concede o Título de Cidadão Honorário de Ilhabela ao Pastor Paulo Alves Corrêa”. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

Projeto de Lei da Câmara amplia benefício de “rateio” da mensalidade do transporte da AETU para maior número de universitários

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Wagner Teixeira (PV), apresentou na sessão de Câmara da última terça-feira, dia 22, o Projeto de Lei 19/08, que altera um ítem do convênio entre o município e a Associação dos Estudantes, Técnicos e Universitário (AETU), na questão do transporte.
De acordo com a proposta apresentada pelo vereador, passarão a ter direito ao benefício do transporte universitário com desconto, o estudante que comprove através de histórico escolar ter cursado na cidade o ensino fundamental ou médio por três anos ou que for residente no município há mais de cinco anos, segundo dados da Câmara.
Atualmente, apenas quem cumpre os dois requisitos tem direito ao benefício, exceto policiais civis e militares, que ficam dispensados de comprovar o tempo de residência na cidade, desde que preencham os demais requisitos.
“Se uma pessoa já cursou uma universidade e pretende fazer outra em Caraguatatuba ou em São José dos Campos, então que ela entre no rateio de cerca de R$ 90,00 pago por todos os universitários. Hoje, mais ou menos cerca de 50 estudantes pagam aproximadamente R$ 390,00”, revela o vereador Wagner Teixeira. “Essa proposta, que altera apenas um ítem do acordo, vai beneficiar esses universitários que pagam o quase o valor de duas faculdades com a mensalidade da instituição e mais a do transporte. A oportunidade tem que ser para todos. Se a pessoa é residente, deixa seus impostos na cidade, veio de outra localidade, mas não estudou aqui, isso não significa que ele não possa entrar no rateio dos demais estudantes”, complementa.
A discussão sobre o convênio com a AETU ganhou evidência com a apresentação de um Projeto de Lei do vereador Carlos Augusto Senatore (PMDB), o Guto, no último mês de março, que acabou sendo retirado da pauta. Na ocasião, o vereador explicou que já tramitava na Casa Legislativa um outro Projeto de Lei, de autoria do vereador Wagner Teixeira (PV), que tratava do mesmo assunto.
A Associação dos Estudantes Técnicos e Universitários (AETU) de São Sebastião recebeu da Prefeitura Municipal um reajuste de 12,5% no repasse mensal, que elevará a verba de R$ 80 para R$ 90 mil. Alvo de muitas reclamações de estudantes sobre o atendimento e
A Associação tem aproximadamente 420 associados e conta com uma van que vai para Taubaté, um micro-ônibus e um ônibus para São José dos Campos, três ônibus para Mogi das Cruzes e um ônibus e uma van que levam estudantes para o Guarujá.
AETU - O conselheiro fiscal da AETU, José Silvério da Costa Junior, afirma que o pedido de alteração no convênio não pode ser feito. “Na questão do aluno já formado, ele não poderá ser beneficiado pelo rateio, porque existe a Lei Municipal 1794/06, que estabelece os critérios para a concessão desse benefício”, alega Junior. “Essa alteração que está sendo proposta, já foi alterada na lei. Antigamente, nós tínhamos muitas pessoas que não eram residentes em São Sebastião, não haviam estudado na cidade, mas tinham terrenos aqui. Com o documento de comprovação da compra do terreno, essas pessoas foram beneficiadas”, explica o conselheiro fiscal da associação.
Segundo ele, os demais universitários concordaram na época com essa alteração e os vereadores aprovaram, em 2006, essa possibilidade. “Essa lei, portanto, se tornou mais restritiva, porque o valor que nós recebemos não é suficiente para cobrir o transporte de todos”, admite Junior, mesmo depois do aumento do repasse de R$ 80 para R$ 90 mil. “ Esse valor foi aumentado, mas hoje ele representa para os associados, uma média de 100 reais para o rateio”, disse. Segundo Junior, incluir essas pessoas por causa da alteração no convênio, os demais estudantes teriam um acréscimo de cerca de 70% na mensalidade, como já ocorreu em 2004, quando a mensalidade custava 170,00. “Baixamos de R$ 170 para R$ 100. Agora o vereador quer alterar o processo legal que restringe o tempo de moradia ou o tempo escolar? A pessoa que já é formada e já é graduada, não se enquadra na lei. Ela não vai poder cursar uma segunda faculdade participando do rateio, porque a lei vai privilegiar o aluno, que está cursando a sua primeira graduação”, exemplifica.
Segundo ele, a mensalidade dos graduados que estão cursando a segunda faculdade é de R$ 320,00 para o transporte. “Ele é cobrado pelo associado pelo valor de custo. Um aluno que vai por uma empresa de ônibus estudar em São José dos Campos, por exemplo, iria gastar R$ 42,20 por dia e, no mês, R$ 846, 00”. De carro, o custo mensal de um universitário seria de cerca de R$ 650, 00, praticamente o dobro do valor cobrado pela associação, que reúne os universitários de São Sebastião.
Segundo Junior, hoje, o aluno não habilitado só vai usar transporte da associação, caso haja vaga excedente. Cerca de 15 alunos utilizam esse transporte atualmente, segundo ele. “ Quando solicitamos a alteração da lei anteriormente, nós consultamos os vereadores para fazer. Agora, estão propondo uma nova revisão do que já foi aprovado e isso vai gerar prejuízos justamente aos universitários, que estão usando o transporte hoje. Vai privilegiar poucos em detrimento de 450 estudantes”, finaliza José Silvério Junior, conselheiro fiscal da AETU. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião apresenta projeto de pista de bicicross

São Sebastião - Uma pista com cerca de 400 metros² será mais uma das grandes atrações da Praia da Aventura, localizada na Praia Grande, região central de São Sebastião. O projeto foi concluído pelos arquitetos da prefeitura e o espaço poderá ser utilizado para grandes competições da categoria.
De acordo com a Secretaria de Obras, a pista terá oito raias para competição, ambulatório e área para ambulância, além de uma sala de troféus. Ela também terá uma “Expression Session”, espaço para a execução de manobras radicais.
A pista de bicicross está inserida no pacote de obras da “Praia da Aventura”, que contará ainda com pistas de skate; área de arvorismo com nove metros de altura; mega tirolesa (a maior do Brasil, com 400 metros de comprimento entre a montanha e o mar); arvorismo mirim; parede de escalada; quadras de futebol, vôlei e tênis; playground; sala de enfermaria; refeitório; sala de treinamento; sala para Corpo de Bombeiros; quiosques para famílias; píer para atracação de barcos de passeio; quatro quiosques para restaurantes e praça de alimentação. O investimento é de cerca de R$ 3 milhões e as obras estão em andamento. (Fonte: Imprensa Livre)

Alcione é atração do feriado do Dia Trabalho em São Sebastião

São Sebastião - A sambista Alcione será a grande atração do feriado prolongado do Trabalhador em São Sebastião. A cantora sobe ao palco da Praça de Eventos da Rua da Praia no dia 3 de maio (sábado), a partir das 23h, para interpretar grandes sucessos da carreira, dentro da turnê “De tudo que eu gosto”. O show gratuito é promovido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).
Com mais de 30 anos de estrada, chamada carinhosamente pelo público de “Marrom”, Alcione é uma das artistas mais populares da música brasileira. Apesar do que muitos pensam, “Marrom” não canta apenas samba e tem o seu lado romântico em alta em um repertório quase totalmente de inéditas, mesclando novos compositores com mestres que já são corriqueiros em suas fichas técnicas.
O público poderá conferir canções como “Mangueira é mãe”, “Perdeu, Perdeu”, “Meu Ébano”, “Você me vira a cabeça”, “Não deixe o samba morrer”, “Estranha Loucura”, entre outras.
Além do show da cantora Alcione, outras atrações estão previstas pela Prefeitura, como o Campeonato Brasileiro de Vela da Classe Byte, entre os dias 1º e 4 de maio, na Praça da Vela, no Porto Grande. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura intensifica ações contra Dengue nas regiões da Topolândia e Olaria

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), deu início a um arrastão nas regiões da Topolândia e Olaria desde a última quarta-feira (23/4), intensificando a nebulização e o fumacê, além das visitas casa a casa com o intuito de combater os focos de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. Desde o início do ano, a Sesau registrou 17 casos da doença, sendo a maior incidência dos casos autóctones nesta região da cidade. A ação deve prosseguir até a próxima semana e a população precisa se preocupar, atentando para eliminar os possíveis criadouros nas adjacências de suas propriedades.
Está previsto para a semana que vem também, o início da operação nos ônibus interestaduais vindos do Rio de Janeiro. Nesta semana, a Prefeitura obteve a autorização da empresa para realizar a abordagem nos veículos. Dessa forma, a equipe da Vigilância em Saúde fará abordagens com os passageiros para identificar se alguém apresenta sintomas da Dengue.
Dos 17 casos confirmados em São Sebastião, quatro são importados (Bahia (1), Pernambuco (1) e Rio de Janeiro (2)) e os demais, autóctones, foram detectados na região da Topolândia/Olaria (14), Cambury (1), Maresias (1) e Centro (1). Atualmente a Sesau atua com 28 agentes de combate à doença. Em 2007, a cidade registrou 132 casos de Dengue. Vale lembrar quando se tem até 300 notificações de Dengue para 100 mil habitantes em determinada área, trata-se de um surto. Se a média de infestação de toda a cidade for superior aos 300 casos por 100 mil habitantes, há epidemia. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Boiçucanga abre Circuito de Vôlei de Praia e Futvôlei no domingo

São Sebastião - A praia de Boiçucanga será palco da 1ª etapa do 3º Circuito de Vôlei de Praia e Futvôlei no próximo domingo (27/4), a partir das 9h. Realizada pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), a abertura da competição promete grandes disputas nas areias da Costa Sul do município.
Além da busca do título da etapa, o campeonato será importante para as duplas que buscam a participação nos 52º Jogos Regionais, previsto para os dias 15 e 30 de julho, em Caraguatatuba. Os vencedores do Circuito serão os representantes sebastianenses no segundo maior evento esportivo da região. Em 2007, por exemplo, o torneio rendeu bons resultados para a cidade. Os campeões do futvôlei, Joseilton e Josenildo Leite da Silva, também conhecidos como “Guariba e Guaribinha”, conquistaram a medalha de prata, já pelo vôlei de praia, os representantes Christian Abendroth e Valdécio Gondrin, obtiveram o sexto lugar.
Após Boiçucanga, o 3º Circuito de Vôlei de Praia e Futvôlei terá a segunda etapa no dia 25 de maio, na Praia Preta do Centro. Mais informações pelos telefones (12) 3892-6257 e 3892-3338. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura realiza Dia de Combate ao Peso no CAE da Vila Amélia

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), em parceria com as pastas de Educação e Saúde, realiza na próxima quarta-feira (30/4), entre 10 e 16h no Centro de Apoio Educacional (CAE) da Vila Amélia, o Dia de Combate ao Peso. O objetivo é conscientizar a população a adquirir hábitos de alimentação saudável e controle do peso, para assim, melhorar a qualidade de vida.
De acordo com a programação, equipes da Seesp, Seduc e Sesau vão conferir o peso, a altura e o IMC (Índice de Massa Corpórea), bem como aferição da pressão arterial e teste de glicemia. “Aqueles que apresentarem índices abaixo ou acima dos padrões considerados normais, serão encaminhados à orientações com nutricionistas e equipes do Programa de Saúde da Família e terão exemplos de exercícios físicos adequados para auxiliar no controle do peso”, explica Marcelo Gonçalves, o Rockinho, coordenador do CAE da Vila Amélia.
Ele conta que a idéia do evento surgiu a partir da 1ª Semana de Alimentação e Estilo de Vida Saudável, realizada pela Prefeitura em outubro passado. “Achei muito interessante e resolvi propor um dia específico dedicado ao tema a cada dois meses, de forma a mobilizar e sensibilizar mais as pessoas sobre a questão”, acrescenta. Rockinho ressalta ainda que o convite do evento será estendido aos demais coordenadores dos CAEs do município, bem como projetos como o Clube da Caminhada e Atividade para que também desenvolvam o Dia de Combate ao Peso em suas unidades. Mais informações: (12) 37892.2116. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Jaraguá recebe Festival de Jogos de Taco e Raquete nesta sexta-feira

São Sebastião - Com o objetivo de divulgar modalidades não muito conhecidas pela população e resgatar brincadeiras populares, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), realiza nesta sexta-feira (25/4), a partir das 9h no Centro de Apoio Educacional (CAE) do Jaraguá, na Costa Norte, o Festival de Jogos de Taco e Raquete.
A diversão estará garantida com as partidas de tênis de grama e o tênis de mesa, popularmente conhecido como pingue-pongue, além de taco, um esporte em que o jogador deve rebater a bola lançada pelo adversário para fazer o cruzamento dos remos e somar pontos e do badminton, modalidade semelhante ao tênis, utlizando uma peteca para realizar as jogadas.
Segundo o professor Ricardo Santos, organizador do evento, a expectativa é atingir a participação de mais de 100 pessoas, já que o evento contará com a presença de alunos do Centro Comunitário, escolinhas esportivas do bairro e da cidade de Caraguatatuba. “Nosso intuito é oferecer a oportunidade da população conhecer outras culturas, através da história de cada modalidade. Queremos mostrar que o esporte é uma ferramenta importante para a educação”, destaca.
No evento, as crianças ainda terão explicações sobre as regras do baseball, que será apresentado pelo professor sebastianense José Carlos dos Santos, vencedor da disciplina de educação física no Prêmio Victor Civita, em 2007. A modalidade é muito praticada na América do Norte e Central, além de países da América do Sul, como Venezuela e Chile e é disputada entre duas equipes que ocupam alternadamente as posições de ataque e defesa. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Núcleo Enseada realiza passeata em defesa do mangue do bairro

São Sebastião - A Escola Municipal da Enseada, a Emei Pônei Azul e a Creche Maria Leonarda da Costa, localizadas no bairro da Enseada, Costa Norte do município, realizam no sábado (26/4), a partir das 8h, uma passeata com destino ao mangue do bairro, em prol de sua preservação. A manifestação dará início ao Projeto Meio Ambiente e Dengue.
De acordo com a coordenadora pedagógica, Célia de Cássia, durante o caminho percorrido, alunos pais e professores levarão faixas e cartazes abordando temas relacionados à preservação do meio ambiente, além da distribuição de panfletos com orientações sobre a Dengue. Já no mangue, os alunos realizarão a coleta do lixo existente no local, em um ato de cidadania.
Segundo Célia, há algum tempo os alunos já desenvolvem diversos trabalhos dentro do projeto "Preservar hoje para termos amanhã", que trata do desperdício da água, o lixo reciclável, aquecimento global, entre outros. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Lego Education capacita professores para trabalhar com kits de mecânica e robótica

São Sebastião - A Lego Education, divisão educacional da empresa dinamarquesa Lego, iniciou nesta semana um curso para professores do 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental da rede municipal mantida pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc). A capacitação é realizada na EM Verena de Oliveira Dória, no bairro da Topolândia (1º ao 5º anos), e na EM Henrique Botelho, no Porto Grande (6º ao 9º ano), nesta sexta-feira (25/4) e na próxima quarta-feira (30/4).
De acordo com uma das orientadoras da Lego, Elaine Falco Cordeiro, os professores estão muito receptivos ao projeto. A partir desta quinta-feira (24/4) foi iniciado o módulo prático do curso, com duração de 24 horas. "Os educadores poderão trabalhar com um kit de metodologias aplicadas ao nível de ensino com brinquedos que não são vendidos nos comércios, feitos para proporcionar o raciocínio dos alunos", destacou Elaine.
Além dos kits, a Lego vai fornecer material didático pedagógico com conceitos e situações-problema para facilitar o aprendizado em outras disciplinas relacionadas ao horário de aulas.
O professor da EM Edileuza Brasil, localizada em Maresias, Jaime Ribeiro, aprovou a iniciativa. "Eu acredito que esses equipamentos são construtivos e serão mais uma ferramenta de aprendizado para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos", disse.
De acordo com informações da Lego Education, os alunos do 1º ao 3º ano vão trabalhar com o "Kit de Ciência e Tecnologia na Infância", que possui peças inquebráveis e podem ser usadas de várias maneiras, visando desenvolver nas crianças aptidões criativas e habilidades de solução de problemas.
Os estudantes do 4º e 5º ano terão o Kit de "Mecanismos Simples e Motorizados" e vão aprender conceitos de estruturas, forças, níveis, engrenagens, roldanas, rodas, eixos e mecanismos simples e motorizados. Já os do 6º ao 9º ano vão operar com Robótica no Kit "Lego Mindstorms - Robótica" com o intuito de fazer com que os alunos, por meio dos desafios propostos, sejam capazes de buscar solução de problemas. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Gringão recebe Torneio de Basquete em Trio no próximo domingo

São Sebastião - O Ginásio José de Souza Gringo, o "Gringão", será palco neste domingo (27/4) a partir das 14h, do 2º Torneio de Basquete em Trio. O campeonato, realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), contará com a participação de mais de 70 pessoas. A competição será feita nas categorias sub-16, sub-21 e livre para equipes masculinas e femininas, com premiações para os três primeiros colocados e para o cestinha em cada disputa.
De acordo com o organizador Marcelo Gonçalves, o Rockynho, o campeonato busca atrair novos adeptos para o basquete na cidade. "Queremos proporcionar jogos com disputas limpas e sadias e que despertem o interesse das pessoas para a prática do esporte. Desse evento podem sair bons jogadores", explica.
Na primeira edição da competição, realizada em 2007, o torneio reuniu 42 competidores e teve como destaque o atleta Bruno Soalheiro, que conquistou com a equipe sebastianense de basquete infantil no mesmo ano, o bi-campeonato da Liga do Coneleste Paulista. Além disso, ganhou o troféu de destaque da competição. Como cestinha, o melhor atleta foi Oswaldo Neto, de Caraguatatuba, com o total de 132 pontos convertidos na categoria sub-21 e na disputa por equipes, os vencedores foram os times Globe Trother's, DND e Caraguá. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

SP criará três áreas marítimas de preservação ambiental

Ubatuba - O Estado de São Paulo deve criar nos próximos meses três áreas marítimas de preservação ambiental que ocuparão todo o litoral, com exceção dos trechos dos portos de Santos e de São Sebastião. O anúncio foi feito ontem pelo secretário de Meio Ambiente, Xico Graziano.
O principal objetivo da medida é combater ações de pesca predatória. Um decreto a ser assinado em junho pelo governador José Serra (PSDB) proibirá a pesca de arrasto por parelha, modalidade em que dois barcos esticam uma rede para "limpar" o fundo do mar, sem distinguir os animais que ficam presos nela. Segundo Graziano, o decreto que cria as Áreas de Proteção (APAs) do Litoral Centro, Norte e Sul deverá ser assinado em 8 de junho para marcar o Dia Mundial dos Oceanos.
Com a medida, a área protegida no Estado deve praticamente dobrar de cerca de 1 milhão para 2 milhões de hectares. A secretaria informou que está investindo na formação de 90 policiais ambientais para especializá-los no monitoramento do mar. Também foi aberta uma licitação para a compra de seis barcos para a fiscalização. "Virão equipados com radar", afirma o capitão Luiz Amaury Kruel Moutinho, comandante da 1ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Ambiental de São Paulo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Ubatuba solicita consulta pública sobre novas APAs

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba irá pleitear junto ao governo do Estado uma consulta pública no município sobre o anúncio da criação de APAs (Áreas de Proteção Marítima) em todo o litoral paulista.
A Secretaria do Meio Ambiente do Estado iniciou ontem, em Iguape, a primeira das três consultas públicas para debater o tema. As próximas acontecem dia 8 de maio, em São Vicente, e 13 de maio, em Ilhabela.
A notícia da criação das áreas de proteção causou temor entre o setor pesqueiro, principalmente em Ubatuba --onde a pesca é a segunda economia do município.
"Não temos como ir a Ilhabela e hoje somos mais de 2.000 pescadores. Queremos que venham aqui explicar e discutir com uma comissão de pescadores como será esse projeto", disse o presidente da Associação dos Pescadores de Ubatuba, Manoel dos Santos.
A associação anunciou, inclusive, um manifesto do setor caso a reivindicação não seja atendida.
A secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ubatuba, Valéria Gelli, afirmou que a prefeitura ainda não foi informada oficialmente sobre o projeto. "A própria prefeitura quer saber os pormenores desse projeto."
O PROJETO - No Litoral Norte, o projeto apresentado pelo Estado prevê a criação de três áreas de proteção marinha: a de Alcatrazes, em São Sebastião, a denominada 'Maembipe', que abrange a Ilhabela, e a de 'Cunhambebe', em Ubatuba-que inclui a Ilha Anchieta, dentre outras.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, as áreas serão criadas diante da necessidade de se combater a pesca predatória e garantir o estoque pesqueiro das águas de São Paulo. (Fonte: ValeParaibano)

Artesanato feito em comunidade ubatubense é vendido até no Rio Grande do Sul

Ubatuba - O bairro Casanga, zona Oeste de Ubatuba, é conhecido na cidade, por abrigar uma série de artesãos, que estão tendo o trabalho cada vez mais reconhecido e comprado, por todo o Brasil. Ao longo da estrada que corta a comunidade, diversos ateliês, nos quintais de casas, servem como espaço de exposição e venda de todo o tipo de artesanato, desde enfeites de paredes até cabides.
O bairro Casanga é localizado próximo ao Centro da cidade, entretanto, a expansão imobiliária na região está congelada, pois as construções estão em área de preservação ambiental.
Os artesãos, cerca de 30, se instalaram próximo à mata da Serra do Mar e comercializam seus trabalhos para todo o tipo de clientela. Segundo o vendedor Davi Junior da Rocha, filho de um dos principais artesãos da região, os trabalhos da comunidade já são conhecidos por comerciantes de fora do estado de São Paulo. “Cada ano que passa, vem gente de mais longe, porque os varejistas descobrem os produtos em Ubatuba ou em cidades próximas e, quando há o interesse, eles acabam vindo diretamente na fonte, que somos nós” explica Davi Rocha, ressaltando que um varejista do Rio Grande do Sul encomenda diversas peças em algumas épocas do ano.
Entretanto, apesar de trabalhar no atacado, o mercado mais forte para os artesãos continua sendo o turista que aproveita o verão e os feriados em Ubatuba. “No varejo da para ganhar mais e, quando chega a temporada, as pessoas descobrem a estrada, pois fica próxima ao Centro. Ai o movimento fica bom e ainda podemos contar com as entregas para os comerciantes da cidade, que, também vendem bastante e precisam repor o estoque”, completa o vendedor e artesão Davi Rocha, que tem família instalada a mais de 20 anos na região.
O comerciante ubatubense Lucas Teixeira elogia as peças trabalhadas pelos artesãos do Casanga e ressalta a originalidade dos trabalhos. “Eles desenham muita coisa da natureza e fazem bem isso, por estarem em um local de mata e intensa presença natural. Quando comecei a apresentar os produtos para comerciantes do interior de São Paulo e no Sul do Rio de Janeiro, as peças saíram muito bem”, completa o comerciante ubatubense. Além de Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, os artesãos relataram ter clientes também em Minas Gerais e em outras cidades paulistas, localizadas na região centro-oeste do Estado. (Fonte: Imprensa Livre)

Centro de Treinamento de ex-jogador realiza testes em Ubatuba

Ubatuba - O Centro de Treinamento VRP, de Itaguaí (RJ), do ex-jogador Pedrinho Vicençote, promoverá nos dias 25 e 26 de abril, no estádio Municipal Ciccillo Matarazzo, em Ubatuba, uma bateria de testes para jogadores de futebol que possam vir a integrar seu elenco. Poderão participar da seleção, jovens nascidos entre 1990 e 1997.
Para facilitar o trabalho dos observadores, os horários foram divididos por faixa etária: os nascidos entre 1995 e 1997 serão avaliados das 8h às 10h; os atletas de 93 e 94 passam pelo teste das 10h às 12h. No período da tarde os nascidos em 91 e 92 serão avaliados das 13h às 15h; e os nascidos em 1990 entram em campo das 15h às 18h. O evento é promovido pela Cia. Radical - Soluções em Negócios Esportivos, em parceria com a Secretaria de Esportes de Ubatuba, JRC Futebol e Pedrinho Vicençote.
Informações podem ser obtidas pelo fone (12) 3833-3818 ou 9708-0341 com Aleixo, coordenador das categorias de base da Secretaria.
Pedrinho Vicençote é ex-lateral esquerdo da seleção brasileira, do Vasco da Gama, Palmeiras, Bangu e Catania (Itália). Atualmente é representante oficial no Brasil de clubes da Itália como Treviso, Pádova, Chievo Verona, Milan, Fiorentina e Parma. (Fonte: Imprensa Livre)

Duas pessoas são presas por tráfico na avenida Iperoig

Ubatuba - Dois homens, A.S.O., 22 anos e C.C.M., 18 anos, foram presos na última terça-feira, às 23h, pela Polícia Militar de Ubatuba por tráfico de drogas. A PM realizava patrulhamento pela avenida Iperoig, no Centro, quando avistou A.S.O. e C.C.M. em atitude suspeita. Durante a abordagem, foram encontradas 14 pedras de crack com peso de 5gr e 2gr de maconha.  Ambos receberam voz de prisão e foram autuados em flagrante delito por tráfico de entorpecentes. (Fonte: Imprensa Livre)

Suelen Naraisa, do pódio para o altar
Campeã da etapa de abertura do Circuito Petrobras se prepara para matrimônio

Ubatuba - Depois de conquistar a primeira etapa do Circuito Petrobras de Surfe Feminino, no último final de semana, na praia de Ponta Negra, em Natal (RN), Suelen Naraisa vai dar mais um passo importante em sua vida. No dia 26 de abril, sábado, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, ela se casará com Flávio Ricardo, para juntos formarem uma nova família.
Convivendo há sete anos com seu noivo, Suelen aposta que a união só fará bem. "Acredito que o casamento traz muita felicidade, entretanto, é preciso ter paciência e compreensão", reconhece a surfista de 23 anos, que conta com o apoio de Flávio Ricardo, 28. "Ele me admira muito e dá uma forca especial em minha profissão", revela.
Residentes na cidade de Ubatuba, onde pretendem morar, a atleta afirma que a nova vida não irá atrapalhar em seu trabalho, e sim, acrescentar em sua felicidade. Certamente, Suelen Naraisa, que faz parte da equipe de atletas da marca Nicoboco, tem motivos de sobra para estar feliz. Além de seu casamento, a atleta subiu no lugar mais alto do pódio na etapa de abertura do circuito exclusivo para mulheres.
Estando pela primeira vez na cidade de Natal (RN), ela soube aproveitar muito bem as pequenas ondas da praia de Ponta Negra. Em uma final eletrizante com atletas top do surf feminino brasileiro, Suelen saiu de baixo para ocupar o topo. "Comecei com notas fracas e só virei a bateria faltando três minutos para acabar. Foi uma disputa muito especial, difícil e emocionante", comemora ela, que conquistou o título do circuito em 2006.
Como o Petrobras reúne surfistas de diversas idades e categorias, Suelen observou o desempenho de outras atletas. Para ela, duas apresentam potencial. "A local Givanilta vai dar bastante trabalho. Também gosto muito da Wendy Guimarães, de Saquarema. Ela pega altas ondas". Na competição, Givanilta Ferreira, de Natal, chegou até a semifinal na categoria profissional e Wendy, do Rio de Janeiro, venceu a categoria Grommet.
Sobre a cidade, Suelen achou muito bonita e disse que vale a pena voltar. Fora da competição, ela conheceu um dos pontos turísticos de Natal. "Fui para Genipabu. Passeamos de buggy nas dunas e desci de sandboard. Foi demais". Depois do casamento, seu próximo compromisso será também no nordeste, onde disputará a segunda etapa do Super Surf, agendada para os dias 14 e 18 de maio, na praia do Cupe, em Porto de Galinhas (PE).
No mês seguinte, em junho, ela pretende tirar uns dias de férias para curtir a lua de mel. "Estamos planejando ir para Portugal", avisa. Ao falar sobre filhos, a atleta que é formada em educação física e mantém uma escola de surf na praia de Itamambuca, em Ubatuba, patrocinada pela Nicoboco, admite que deseja ter, mas quer esperar para formar novos surfistas. "Tenho vontade sim, mas só daqui uns 20 anos", brinca.
Outros atletas profissionais fazem parte da equipe Nicoboco. Para conhecê-los, basta navegar no site da marca www.nicoboco.com.br. Além da equipe, está disponível na homepage a coleção de inverno 2008 da linha masculina e feminina, entre outras novidades da marca.

Casa do Brinquedo é opção de diversão para criançada aos sábados

Ubatuba - A Casa do Brinquedo “A Onda é Brincar”, em Ubatuba está funcionando em horário especial aos sábados. Na unidade-base, no centro da cidade, as crianças agora podem se divertir das 16h30 às 18h30. As brincadeiras são acompanhadas por uma equipe de profissionais que trabalham na monitoração, desenvolvem o acompanhamento pedagógico, além de cuidarem da manutenção dos brinquedos e o desenvolvimento de atividades.
Renata Ramos Martins, coordenadora da Casa do Brinquedo, explica que o novo horário é mais uma oportunidade para a família toda, já que aos sábados a maioria dos pais pode acompanhar os seus filhos até a casa do Brinquedo. “Lá é possível fazer novas amizades, experimentar diferentes opções de brinquedos e aprender com muita diversão regras de convivência social”, avalia a coordenadora.
A Casa - Na Casa do Brinquedo a criança encontra um mundo em miniatura, montado com as características que cerca a criança, além de tendas temáticas como quitanda, consultório médico, casinha, bonecas, jogos de encaixe e regras, massa de modelar, bolas, cordas, túneis, balanço, karaokê e outros. O espaço é voltado para crianças até 12 anos, que podem se divertir com dezenas de jogos e muita brincadeira, tudo gratuitamente. Crianças menores de cinco anos deverão estar acompanhadas de pais ou responsáveis durante a permanência na local. A unidade-base da Casa do Brinquedo está localizada na rua Salvador Corrêa, 276, no centro de Ubatuba. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3832-1608. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Fundart realiza Oficina de Rabecas
A rabeca é um instrumento de arco, precursor do violino, de origem árabe, tendo-se notícias de sua utilização desde a Idade Média

Ubatuba - Quer aprender a esculpir um instrumento musical que tem a cara da cultura popular? Então você precisa participar das Oficinas de Rabecas, promovidas pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart). As aulas acontecem às quartas-feiras, das 8h30 às 12h e das 14 às 17h30, no Sobradão do Porto. O valor da matrícula é de R$ 10,00, mais a mensalidade, também de R$ 10,00. No bairro do Itaguá, as aulas são ministradas gratuitamente, das 14 às 22h, atrás da Escola de Samba do Itaguá.
Sob o comando do professor Mário Gato, os alunos aprendem a história do instrumento, o manuseio das ferramentas, os sons, o entalhe e a maneira de tocar o instrumento. A rabeca é um instrumento de arco, precursor do violino, de origem árabe, tendo-se notícias de sua utilização desde a Idade Média. Esse instrumento é utilizado no Brasil em manifestações populares e religiosas, desde os remotos tempos da colonização.
Segundo o professor Mário Gato, no passado, o uso da rabeca era bastante comum em Ubatuba, nas manifestações religiosas e culturais. “Com o passar do tempo, este costume foi se perdendo e a nossa idéia é fazê-lo expandir novamente, fortalecendo assim, a cultura popular caiçara.”
Os interessados em fazer aulas no Sobradão devem comparecer à sede administrativa da Fundart, munidos de RG e comprovante de residência, além do valor da taxa de inscrição, mais o valor da primeira mensalidade. Para mais informações, ligue: 3833-7000. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Notícias da Fundart

Banda Sinfônica no Sertão da Quina - Domingo, 04 de maio, o novo projeto da Fundart, Banda no Bairro, estará contemplando a Maranduba, na Praça de Eventos do bairro, a partir das 10h00. Além do Ipiranguinha, a Banda Sinfônica esteve no último domingo no Sertão do Ubatumirim no I Fandango Caiçara onde executou repertório regional.

Oficina de Dança da Fundart em São José dos Campos no 20º Prodansp Brasil - O ballet da Fundart estará se apresentando nesse domingo, 27, em São José dos Campos, no importante no 20º Prodansp Brasil. O grupo levará 9 coreografias: Pétalas, Vivendo Dançando...Vivaldiando, O Quebra Nozes, O Corsário, Bela Adormecida, A Florista, Uma Pequena Boneca, Giselle 1º Ato, Nos Acordes com Ravel e Por um fio.
Brevemente o público de Ubatuba terá oportunidade de apreciar o desempenho da premiada Oficina de Dança, em evento que está sendo preparada pela Fundação, e que reunirá nossa cultura, do clássico ao pop.

Fundart no Ipiranguinha - A Festa do Trabalhador do Ipiranguinha terá apoio cultural da Fundart. O grande evento de 1º de Maio, além da Prefeitura Municipal, contará com apoio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, juntamente com a Associação de Amigos do Ipiranguinha.

Música no Fórum – 1º de Maio - No próximo dia 1º de Maio, no antigo Fórum, às 20h00, à Praça Nóbrega, 54 – Centro.
A convite de Thomas Rohrer (músico suíço, saxofonista e rabequeiro, residente no Brasil desde 1995), Hans Koch vem ao Brasil com o apoio da Suisa, Fundação Avina Stiftung e da Swiss Airlines e apresenta-se no Centro Universitário Maria Antonia, no Teatro X - em programação extra-oficial à Virada Cultural - e na Galeria Vermelho. Em Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo, a apresentação acontecerá na Casa de Cultura Sidney Martins Leme (Antigo Fórum).
Casa de Cultura Sidney Martins Leme (Antigo Fórum)
Dia 1º de Maio, às 21h00.
Praça Nóbrega, 54 – Centro.
Ingressos: R$ 3,00.
Ingressos antecipados e informações com:
Patrícia Cabral - 12 - 91788452
Paulinho Dalua - 12 - 91316929
Virgílio Portes - 12 - 91490317
Marilena Cabral - 12 – 97697575

Bem sucedido I Fandango terá segunda edição - O I Fandango Caiçara, realizado no último fim de semana, dias 19 e 20, reuniu centenas de pessoas, que foram ao Sertão do Ubatumirim, somente para prestigiar a cultura caiçara, com suas comidas, músicas e danças típicas. Durante os dois dias de festa, violeiros e grupos de danças se revezaram no palco, atraindo a atenção do público. O evento foi uma realização das comunidades da região norte, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura e da Administração Regional Norte.
O prefeito Eduardo Cesar esteve na festa e prestigiou algumas das delícias servidas, como a costela no bafo com mandioca e a polpa da semente Juçara, parecida com o açaí. “Tenho muito prazer em participar das festas tipicamente caiçaras, porque reencontro velhos amigos e me emociono com as manifestações culturais. A comida também é sempre farta e muito gostosa.”
O cardápio caiçara - A Festa teve início com a apresentação dos jovens do Projeto Guri – Pólo do Quilombo da Fazenda. Sob o comando do professor Samuel Dutra, os alunos apresentaram ritmos variados da cultura afro-brasileira, aprendidos na Oficina de Tambores. Também aconteceram apresentações da dança “bate-pé”, conhecida como Xiba, com caiçaras da Praia Vermelha do Norte e do Prumirim. A Congada de São Benedito ficou por conta da Comunidade do Puruba, comandada pelo “Seo” Benedito Fernandes.
Depois das apresentações no palco, o público também caiu na folia, “batendo pé” com as danças típicas dos caiçaras, como a ciranda, a cana verde, a canoa e a dança do caranguejo. Os músicos também encantaram o público, com modas de viola e repertório regional. Destaque para as duplas Acauã e Pantanal, Rikson e Hanson, o cantor popular, Maverick, o grupo Fandango Caiçara e a Banda Sinfônica Lira Padre Anchieta, que executou um repertório especial para a Festa.
Na opinião do presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira, o Fandango Caiçara tem um grande potencial turístico, além de servir de estímulo para a preservação da cultura local. “Este tipo de evento é muito importante para divulgar e manter as nossas tradições. A parceria entre comunidade e poder público faz com que essas manifestações, que aconteçam nas vilas e comunidades tradicionais, possam ser prestigiadas e mais conhecidas por todo o público.”

Programação Final de Semana:

25 – Sexta-feira
9h00, 14h00 e 20h00 – Recital Pedagógico – Sexteto Caiçara
Auditório Fundart

26 – Sábado
10h00 – Fundart na Praça
Praça Treze de Maio

27 – Domingo
20h30 – Banda no Bairro – Banda Sinfônica “Lira Padre Anchieta”
Sertão da Quina

Bairros Vale do Sol e Cachoeira dos Macacos recebem da Elektro novas geladeiras
O projeto Energia Comunitária visa estimular o desenvolvimento de comunidades de baixa renda por meio de iniciativas voltadas à recuperação, melhoria e adequação da infra-estrutura local

Ubatuba - Representantes da empresa de distribuição de energia Elektro, juntamente com o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, estiveram nos bairros Vale do Sol e Cachoeira dos Macacos, nesta quinta-feira, 24. O objetivo da visita foi cumprir a segunda etapa do projeto “Energia Comunitária - Por uma Comunidade Melhor no Município”. Na ocasião, 28 moradores dos dois bairros foram contemplados com geladeiras novas, em substituição às antigas que, devido ao mau estado de conservação, tinham gasto excessivo de energia.
O projeto, que está sendo desenvolvido em diversos bairros da cidade, em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, visa estimular o desenvolvimento de comunidades de baixa renda por meio de iniciativas voltadas à recuperação, melhoria e adequação da infra-estrutura local e a manutenção das melhorias pelos próprios moradores das comunidades.
Investimento em qualidade de vida - O prefeito Eduardo Cesar agradeceu, mais uma vez, à Elektro, por estar realizando este trabalho social, que leva maior qualidade de vida às comunidades mais carentes do município. “Graças a esta parceria, as contas de luz das famílias estão ficando menores e isso reflete na melhoria de outros setores de suas vidas. Fico muito feliz por poder contar com esta empresa, que é de vital importância para todos nós.”
O secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado, agradeceu o trabalho desenvolvido nos sete bairros de Ubatuba. “O problema da energia elétrica é muito sério, assim como o da água tratada e a regularização das áreas congeladas, que estamos trabalhando para resolver.”
Representando a Câmara Municipal, o vereador Claudinho Gulli esteve no evento, para parabenizar a comunidade. “É uma grande satisfação perceber que a união entre Executivo, Legislativo, comunidade e iniciativa privada resulta em grandes avanços para a população. Este é o caminho para o desenvolvimento.”
Energia Comunitária - As ações contemplam a regularização das instalações elétricas das residências (troca de fiação e colocação de lâmpadas mais eficientes) com foco na segurança e uso adequado da energia elétrica. O projeto prevê também a implantação de playgrounds para as crianças dos bairros.
O critério para que o morador seja beneficiado com a troca da geladeira, além do consumo excessivo, é o estado de conservação do equipamento. Esta avaliação é realizada pela Elektro no período de regularização das instalações internas das residências. As geladeiras são trocadas por aparelhos mais econômicos (selo A do Procel) e os aparelhos antigos são descartados de forma ecologicamente correta.
Segundo o consultor institucional da Elektro, Márcio Ribeiro, o principal objetivo do projeto, além da economia, é a segurança dos moradores. “Nós atuamos na substituição da fiação elétrica, o que diminui consideravelmente o risco de acidentes.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cinema: SEMANA DE 25/04 A 30/04/2008

"Juno" - Comédia!!!! Vencedor do "Oscar" melhor roteiro original
Ás 16:30 hs

"Onde os fracos não tem vez" Vencedor de 3 OSCAR.
melhor direção - melhor roteiro adaptado - melhor ator coadjuvante
ás 17:20 - 21:30hs

"Homem de ferro" - Dia 30/04.- PRÉ-ESTRÉIA
ás 14:40 - 17:00 - 19:20 - 21:40hs.
Atenção - Dia 30 devido a pré -estréia não havera 4ª feira maluca.

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Historinha caiçara

O pescador Benedito
embarcou certa vez
em uma velha traineira
e veio o vento
e veio o vagalhão
para pôr à prova
todos os pregos e cavilhas
da desditosa embarcação
que mesmo fazendo água
conseguiu alcançar
um porto de salvação.
Quando Benedito for promovido
a marinheiro de São Pedro,
saberá então,
que, mais que os pregos e cavilhas,
o que salvou o barco
foi a cola de sua oração.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Trombini Ubatuba

Parabéns pelo Guia Litoral Virtual.
Sempre que dá acompanho as matérias feitas por vocês.
Apesar dos desprazeres que tive com políticos de Ubatuba, adoro Ubatuba e o povo de Ubatuba.
Os políticos de Ubatuba em geral devem se preocupar mais com o desenvolvimento da cidade e esquecer um pouco as perseguições. Caraguatatuba enquanto isto ganha o jogo de dez à zero.
Obrigado Povo de Ubatuba !!!

Antonio Luiz Trombini
Parque Trombini - Ubatuba

Fui roubado em Ilhabela e a polícia não fez nada

Estou indignado com a falta de segurança em Ilhabela. Minha casa foi invadida e roubada no domingo à noite por volta de 23h e a polícia militar só foi aparecer na manhã do dia seguinte. Fizemos 3 ligações no domingo à noite para que a polícia fosse até o local e nada.
Naquela mesma noite fomos até a delegacia de polícia civil para fazer o B.O e como já eram quase 1hora da manha o plantonista nos mandou de volta para casa dizendo que iria enviar uma viatura, sem fazer o boletim de ocorrência e a viatura não veio.
No dia seguinte, dia 21 de abril, feriado, a polícia civil simplesmente não tinha expediente.
Consegui fazer o boletim de ocorrência somente naquela manhã. Fui informado pelo rapaz que fez o boletim de ocorrência de que não havia policial, nem viatura para tomar qualquer tipo de atitude em relação aos meus pertences roubados. Eletro eletrônicos caros e que trabalhei duro para conseguir comprar.
Me senti um palhaço, sem amparo ou segurança alguma e totalmente impotente diante da situação.
Aquela altura pensei, se tinha a chance de recuperar meus pertences roubados, essa chance se foi. A inoperancia e burocracia da policia deixou fácil a atuação do safado que roubou minha casa. O bandido, aquela altura, poderia até ter saído da ilha com todo aquele tempo a favor dele.
O que apurei em conversas com outros moradores é que roubos e invasões às casas estão cada vez mais frequentes em ilhabela, e por toda a ilha. A maioria dos moradores com quem falei já tiveram a casa invadida e roubada. E que está havendo um grande número de tráfico de drogas, como o "crack". Meliantes roubam pertences e trocam por drogas em várias bocadas na ilha, em São Sebastião e Caraguá. O número de barracos na ilha é cada vez maior e já não sei quem é quem morando ali. Me digam, o que fazer?

Christian Cervantes
São Paulo, SP

Concurso da Petrobras

Ficamos surpresos e bastante satisfeitos ao analisar o edital do concurso da PETROBRAS e constatar que o cargo "Engenheiro de Meio Ambiente Jr." (salário minimo assegurado de R$ 4.798.64 / 49 vagas e contratação prevista para setembro de 2008) tem, no programa de conhecimentos específicos, quesitos bastante compátiveis com o programa da pos-graduação em meio ambiente MBE-COPPE/UFRJ.
Observamos que, no edital do referido concurso, foi estipulada uma exigência diferenciada para o cargo Engenheiro de Meio Ambiente Junior, no qual o certificado de pós-graduação em meio ambiente substitui a exigência de graduação especifica em "Engenharia Ambiental". Desta forma, todos os engenheiros, arquitetos, geógrafos e geólogos estarão capacitados a participar do concurso, desde que pós-graduados (reconhecidos).
Chamamos atenção para o elevado número de vagas do cargo (49) e também para o fato que este número representa somente uns 20% do total de vagas que a PETROBRAS pretende gerar até 2012 (total planejado de 14 mil vagas para todos os cargos).
Pelo exposto, recomendamos a todos com interesse em integrar os quadros superiores da PETROBRAS que analisem, cuidadosamente, o edital do concurso no site da Cesgranrio http://www.cesgranrio.org.br/eventos/concursos/concursos.html  e que cheguem as suas próprias conclusões.

MBE Pós Graduação em Meio ambiente
http://www.mbcursos.coppe.ufrj.br

Firme no propósito de conquistar dias melhores

A velha frase “Êh! Esse é meu eleitor!”, seguida de tapinhas nas costas, fez parte de uma forma de política que encantou o povão e o fez acreditar que a simpatia e a simplicidade constroem relações de confiança.
Não há nada de errado em agir assim se quem o fizer for “pessoa de palavra, que nunca faça política pensando em levar vantagens ou ganhar dinheiro e que seja parceira do PTB e dos seus ideais”.
O diretório do PTB de Ubatuba sabe o quanto é importante eleger vereadores para colocar em prática suas propostas de governo e representar com excelência os cidadãos eleitores, porém, reconhece não ter domínio sobre as mentes humanas que compõem o partido.
Todos os que escolheram o caminho contrário ao progresso e desenvolvimento do nosso município, o fizeram por motivos que foram exaustivamente debatidos e especulados. O PTB de Ubatuba não se abala com tais atos, já que esses não são privilégio nem exclusividade sua.
O que realmente importa, é que o Partido Trabalhista Brasileiro continua firme em seu propósito de conquistar DIAS MELHORES para todos. Os que permanecem unidos nesse propósito têm o carinho e o apreço do diretório municipal.
Que venham as eleições e que vençam os que praticam a honestidade, a ética e o respeito pela vida humana.

Diretório MunicipaL do PTB
ptb14ubatuba@hotmail.com 
www.ptbubatuba14.blogspot.com

 

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Paúba  © Victório Gallo

Paúba
© Victório Gallo

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor