Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 12 de Maio de 2008 - Nº 1968 Edições Anteriores

Maré Legal Litoral Virtual Caragua.com.br

Região
Petrobras apresenta projeto Mexilhão aos membros do Comdurb
Petrobras é premiada como a empresa mais transparente do mundo
Fotojornalismo investe em experiência e prática
Vice Governador assina convênio para ETEC em Ubatuba
Edital de Convocação para Sessão de Escolha de Vaga


Caraguatatuba
Um projeto para o bem-estar das crianças
Caraguá registra 3 mortes por tiros
Corpo de Baile de Caraguatatuba ganha primeira colocação em Festival no Rio de Janeiro
Alunos flautistas de escolas municipais de Caraguá participaram da 19º Festa da Colônia Italiana de Quiririm
Formaturas do PROERD continuam em Caraguá
Prefeito de Caraguá propõe acordo para ajudar famílias em risco de despejo no bairro Rio do Ouro
Petrobrás faz apresentação especial em Caraguá
Moradores rejeitam Projetos da Lei 200/92

Ilhabela
Ilhabela recebe FAMTOUR de 14 agentes de viagens do Chile
Grupo de ballet de Ilhabela conquista prêmios no maior evento de dança da região
Fiscalização realiza blitz na entrada da cidade e apreende produtos ilegais
Ilhabela se prepara para a 8ª Semana da Cultura Caiçara
Programação 8ª Semana da Cultura Caiçara
A Congada de Ilhabela na Festa de São Benedito
Devoção a São Benedito no Arquipélago de Ilhabela

São Sebastião
São Sebastião: 30% vivem em área de ocupação irregular
Sahy troca IPTU por luz e esgoto
Prefeitura convoca aprovados no concurso de Guarda Civil
Prefeitura e Pró Saúde realizam 1ª Semana Integrada de Enfermagem
Fundo Social promove homenagem às mães/vovós do Projeto Atividade
Prefeitura realiza Mutirão da Cidadania em áreas congeladas de Juquehy
Caps de São Sebastião promove Semana de Luta Antimanicomial
Obra da nova escola e creche entra em fase final no bairro de Maresias

Ubatuba
Estado fala em desinformação e garante que Área de Proteção Ambiental não prejudicará o setor pesqueiro da região
Pescadores ubatubenses vão a São Vicente, protestar contra a criação de APA’s
Moradores do Corcovado aguardam o inicio de obras no bairro
Funcionários da Santa Casa de Ubatuba recebem capacitação de técnicos do Hospital Sírio Libanês
Professora de Ubatuba lança CD Evangélico
Atleta da melhor idade de Ubatuba quer buscar medalha dos Jogos Estaduais do Idoso
11ª Festa do Pastel na EMEI Dinorah
Prefeitura abre inscrições para curso de Hortas Suspensas
Ubatuba promove Semana de Luta Antimanicomial
Matheus Toledo representa Ubatuba no Oakley Pro Junior

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Petrobras apresenta projeto Mexilhão aos membros do Comdurb

Litoral Norte - Na última quinta-feira (8/5), em reunião extraordinária, representantes da Petrobras apresentaram aos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Comdurb) o projeto Mexilhão. O objetivo do encontro foi obter informações com relação a implantação dos dutos que serão responsáveis pela transferência do condensado C5+ da Unidade de Tratamento de Gás, a ser instalada em Caraguatatuba, para o Terminal Aquaviário São Sebastião (Tebar), o C5+/UTGCA/TEBAR.
A reunião, segundo o presidente do Comdurb e secretário de Meio Ambiente, Teo Balieiro, faz parte do licenciamento ambiental municipal, uma vez que foi emitido um documento pela Prefeitura colocando como uma das condições a apresentação da proposta ao órgão. “A intenção é dar transparência e publicidade, além de oferecer oportunidade à comunidade sebastianense de tirar suas dúvidas com relação ao empreendimento”, diz Balieiro.
Durante o encontro, os conselheiros fizeram alguns questionamentos aos representantes da Petrobras e da firma responsável pela implantação dos dutos. Uma delas está relacionada ao tráfego de caminhões na rodovia, que transportará o produto (C5+) enquanto o oleoduto não estiver concluído. A base de gás em Caraguatatuba deve começar o seu funcionamento antes do término das obras do oleoduto. Além disso, os membros também indagaram como ficará o transporte das pedras originárias de escavação de um túnel que faz parte do investimento. Um outro ponto destacado pelo Comdurb foi referente à contratação de mão de obra local, já que a empresa responsável pela colocação dos dutos irá trazer 160 profissionais especializados (engenheiros, técnicos, entre outros) para atuar na região e outros 190 trabalhadores (não especializados) poderão ser contratados na região. O serviço, no entanto, será apenas durante a instalação dos dutos.
“A reunião foi bem produtiva e esclarecedora. É o primeiro encontro público que trata do empreendimento. As informações obtidas serão cruzadas com todas as atividades relacionadas a outros investimentos planejados para São Sebastião como o Porto e o alcooduto”, avisa Balieiro.
Todo o processo administrativo de licenciamento ambiental da implantação dos dutos é público e está a disposição na Secretaria de Meio Ambiente, localizada na avenida Antônio Januário do Nascimento, 213, no Centro.
A concessão da licença ambiental para a implantação do oleoduto em São Sebastião depende de uma série de fatores como estar em acordo com as legislações federal, estadual e municipal, mediante parecer do Comdurb. O Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente (EIA/Rima) podem ser consultados pela população e demais entidades da sociedade civil organizada no site da Prefeitura (www.saosebastiao.sp.gov.br).
A audiência pública sobre o projeto Mexilhão acontece no dia 14 de maio, às 17h, no Teatro Municipal Mário Covas, situado na avenida Goiás, 187, bairro do Indaiá, em Caraguatatuba. O encontro será promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de São Paulo, Conselho Estadual do Meio Ambiente e Petrobras.
Informações pelo e-mail comunica.unbs@petrobras.com.br  ou através do telefone 0800-7700112, de segunda à sexta-feira, das 7 às 19h. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Petrobras é premiada como a empresa mais transparente do mundo

Litoral Norte - Global Reporting Initiative (GRI), entidade internacional que é referência em relatórios socioambientais, divulgou ontem, em Amsterdã, que a Petrobras é a companhia mais transparente do mundo. A empresa foi eleita por diferentes leitores de balanços - de representantes de ONGs a executivos, passando por governos e empregados de empresas -, numa votação que contou com a participação de 1,7 mil pessoas.
Vazamentos de óleo de grandes dimensões, incêndios, a plataforma gigante que afundou, segundo a estatal, ajudaram a empresa a se fortalecer no gerenciamento de crises
O Brasil abriga o maior número de empresas classificadas como as mais transparentes do mundo atualmente. Referência mundial entre executivos para a elaboração de relatórios sociais e ambientais, a Global Reporting Initiative (GRI) divulgou ontem, em Amsterdã, que a Petrobras é a companhia mais transparente do planeta, eleita por todos os tipos de leitores de balanços, dos mais xiitas representantes de ONGs (organizações não-governamentais) a executivos atraídos por governança corporativa, passando por governos e empregados de empresas.
Das 800 empresas candidatas, que expõem suas atividades a análises da sociedade por meio dos relatórios, 45 ficaram entre as finalistas, das quais oito são brasileiras. Petrobras, Natura, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú, Banco Real, Cemig e Usiminas exibiram balanços que ficaram entre os melhores do mundo, conforme o resultado da votação de 1,7 mil pessoas.
A GRI informou ainda que o Brasil abriga o maior número de empresas classificadas como as mais transparentes do mundo, com sete companhias na lista das 45 finalistas, seguido pela Espanha. O número de companhias brasileiras de grande porte que adotaram os relatórios do GRI quadruplicou no ano passado. Eram 15 e agora são 60

Fotojornalismo investe em experiência e prática
Profissionais do setor darão palestras aos graduandos

Litoral Norte - Alunos de Jornalismo do Centro Universitário Módulo estão cada vez mais unindo teoria e prática. Na disciplina de Fotojornalismo, por exemplo, os estudantes estão recebendo série de profissionais da área para palestras. As atividades começam nessa sexta, 9, e vão até 18 de julho, sempre às 19h.
Organizadas pelo professor Pedro Monte-mór, o objetivo é dar ao aluno o máximo de vivência profissional e experiência de trabalho. Essa é a primeira turma de Comunicação Social - Jornalismo do Unimódulo. "Os alunos solicitavam ver na prática tudo aquilo que foi dado em aula", comenta o professor. "Vi então que o melhor seria levar profissionais do mercado regional de diferentes ramos para repassar as suas experiências de trabalho e vivência do dia-a-dia".
Programação - As palestras terão início dia 9 de maio, com o advogado Dercy Macedo e seu filho, Leandro Macedo. O tema será Lei de Imprensa. Na semana seguinte é a vez do fotógrafo Fábio Cazuo, da Revista Infoco. No dia 30 de maio os alunos recebem o advogado Sérgio de Oliveira, que também é professor de Direito Penal do Unimódulo. Ele falará sobre a Lei do Direito Autoral. Olvieira é especialista no assunto e advogado de diversos atores e atrizes globais.
Em junho quem visita os futuros jornalistas é o repórter fotográfico Gustavo Grunewald, filho do finado e famoso jornalista Luizinho Grunewald. Dia 20 de junho será a vez do fotógrafo da Assessoria de Comunicação da prefeitura de Caraguá, Gianni D'Angelo. Ele é italiano e tem base profissional na Fotografia Publicitária, mas aprendeu nos últimos 10 anos a realizar trabalhos em fotojornalismo.
Fábio Cazuo retorna à classe em julho para orientar e tirar dúvidas dos alunos no manuseio do Photoshop, principal software para o trato de fotografias. A penúltima semana de aula terá a presença do fotógrafo Halsey Madeira, do jornal Gazeta Litorânea, de São Sebastião. Finalizando o semestre, em 18 de julho, o infográfico e diagramador do jornal Expressão Caiçara, Richard Lippi, dará mais orientações sobre o uso do Photoshop.
Todos os profissionais selecionados para as palestras têm no mínimo 10 anos de experiência e servirão para que os futuros jornalistas possam formar o seu estilo, selecionando o que acham de melhor em cada profissional, utilizando quando se formarem. Monte-mór ainda ressalta que o maior problema do formando em Jornalismo é a falta de experiência e conhecimento da profissão. "Espero que com isso possamos fundamentar os graduandos, fazendo com que tenham melhor preparo para enfrentar o mercado de trabalho".
Sobre o UNIMÓDULO: Maior e mais tradicional instituição de ensino superior do Litoral Norte de São Paulo, o Centro Universitário Módulo oferece 17 cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação e de extensão. Instalado nos campi Centro e Martim de Sá, possui mais de 200 funcionários técnico-administrativos, 100 professores e 2.400 alunos. A partir de agora o Unimódulo passa a integrar o grupo da Universidade Cruzeiro do Sul - Unicsul, instituição educacional da cidade de SP, que atua na educação há mais de 40 anos e detém hoje alguns dos melhores indicadores acadêmicos de desempenho dentre as universidades particulares de da Grande São Paulo. Com a aquisição, o grupo totalizará 24 mil alunos e até fevereiro de 2008, o grupo prevê investimento de R$ 4 milhões na oferta de novos cursos de graduação e pós, vem como na ampliação da infra-estrutura física e na aquisição de novos equipamentos pedagógicos.
Sobre a UNICSUL: Fundada há mais de 40 anos, a Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) conta com 20 mil alunos, 400 funcionários e 500 professores. Com os campi Anália Franco, Liberdade e São Miguel e, em 2008, o novo campus Pinheiros, totaliza cerca de 90 mil m2 de área ocupada com infra-estrutura voltada à educação. Reconhecida por sua forte atuação na área social, a metodologia pedagógica institucional - "aprender na prática" - permeia todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Com o resultado do ENADE 2006 (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), a UNICSUL ficou entre as 50 instituições mais bem avaliadas pelo MEC (Ministério da Educação). Visite: www.unicsul.br

Vice Governador assina convênio para ETEC em Ubatuba

Litoral Norte - Com a presença do vice-governador Alberto Goldman e da diretora do Centro Paula Souza, Laura Laganá, foi assinado em São Sebastião nesta quinta-feira (8/5), os convênios técnico-educacional para a implantação de uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) e uma Escola Técnica (Etec) para o Litoral Norte. A prefeitura de São Sebastião prevê a entrega do prédio onde vai funcionar a Faculdade de Tecnologia (Fatec) ao governo do Estado no dia 20 de junho. Em Ubatuba, segundo o autor da solicitação, vereador Charles Medeiros, existem entendimentos para que a ETEC seja implantado no bairro da Estufa, que inicialmente contará com cursos de hotelaria, manutenção náutica, nutrição e dietética. Alberto Goldman anunciou ainda a possibilidade do município ainda ser contemplado com um Hotel-Escola.
O Governo do Estado prevê um plano de metas para o ensino técnico (médio) e tecnológico (superior) ousado e ambicioso, passando os 120 mil jovens matriculados no início da gestão para mais de 300 mil em quatro anos. A escola foi criada em 1988, consolidando em poucos anos sua imagem no ensino Médio e Técnico oferecendo, inclusive, cursos extracurriculares em diferentes áreas profissionais. Segundo o governo paulista, as Etecs tem como missão formar profissionais competentes para o mundo do trabalho e para o exercício efetivo da cidadania, a Etec aposta na gestão participativa e democrática, na qual a comunidade escolar tem um papel importante na definição das metas pedagógicas e na aquisição de recursos materiais para o trabalho docente. O Centro Paula Souza administra 138 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e 39 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) em todo o estado.
A solicitação da Etec para Ubatuba havia sido solicitada através do requerimento nº 293/07 do vereador Charles Medeiros e teve participação importante do deputado Antonio Carlos da Silva, que intermediou a solicitação junto ao Vice Governador. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Edital de Convocação para Sessão de Escolha de Vaga
Processo Seletivo Regional / 2008 - Agente De Organização Escolar

Litoral Norte - O Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino Região de Caraguatatuba, nos termos do item 11 das Instruções Especiais SE 1, de 16, publicadas no DOE de 17/01/2008 e republicadas no DOE de 18/01/2008, e do Despacho Governamental publicado no DO de 28/12/2007, CONVOCA os candidatos aprovados e classificados do Processo Seletivo Regional / 2008 para a sessão de escolha de vaga de Agente de Organização Escolar, a ser realizada no dia 15 de maio de 2008, no local indicado e baixa instruções aos candidatos.
I - INSTRUÇÕES GERAIS
1. A chamada para escolha de cargos/vagas obedecerá, rigorosamente, a ordem da Classificação (Lista Geral e Lista Especial), em Nível Regional, publicada no DOE de 08/03/2008.
2. O candidato convocado deverá comparecer no local indicado munido de documento de identidade ou se fazer representar por procurador, legalmente constituído.
3. Assinada a ficha de escolha de vaga pelo candidato ou seu procurador, não será permitida, em hipótese alguma, desistência ou troca da vaga escolhida, sob qualquer pretexto.
4. Não haverá nova oportunidade de escolha ao candidato retardatário ou ao que não atender à chamada no dia, hora e local determinado.
5. O candidato que não atender à convocação para escolha de vaga ou dela desistir, terá esgotados seus direitos no concurso.
II - QUADRO DE CHAMADA
LOCAL: DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE CARAGUATATUBA
Endereço: Av. Alagoas, nº 539
Indaiá - Caraguatatuba - SP
(dia - horário - nº de candidatos convocados - lista)
15/05/2008 - 9 horas - do nº 39 ao nº 57 - Agente de Organização Escolar
III - VAGAS
ILHABELA
EE. Waldemar Belisário - 01.
EE. Eva Esperança Silva - 01.
SÃO SEBASTIÃO
EE. Profª Dulce Cesar Tavares - 01.
EE. Plínio Gonçalves de Oliveira Santos - 01.
EE. Walkir Vergani - 01.
UBATUBA
EE. Capitão Deolindo de Oliveira Santos - 01.
EE. Profª Áurea Moreira Rachou - 02.
EE. Profª Aurelina Ferreira - 01.
EE. Idalina do Amaral Graça - 02.
EE. José Celestino Aranha - 01.
EE. Maria Alice Alves Pereira - 02. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Um projeto para o bem-estar das crianças
Policial militar de Caraguá cria o Projeto Integração, para atender menores de comunidades carentes da cidade

Caraguatatuba - A cinzenta realidade das ruas dos bairros pobres de Caraguatatuba virou inspiração para o soldado Ivan Leonel, que trabalha na Polícia Militar há 18 anos. Antenado nesse cotidiano, ele criou o "Projeto Integração" com o objetivo ocupar o tempo ocioso das crianças e dos adolescentes através do esporte para blindá-los frente ao aliciamento do tráfico de drogas. "Todo projeto social requer muito esforço", disse.
O alvo do soldado são os moradores com idade entre 7 e 20 anos das comunidades Ponte Seca, Rio do Ouro, Jacarezinho e Caputera. Há 8 anos, quando começou com o Projeto na comunidade Ponte Seca, 11 crianças eram assistidas. Hoje, já são cerca de 90.
As turmas são divididas por sexo e idade. Os treinos são ministrados em horários diferentes.
Para este ano, está prevista a distribuição de uma cartilha para propalar o ensino religioso ecumênico, o Hino Nacional, os direitos e deveres dos cidadãos e suas respectivas responsabilidades com o município e o país. Ela será distribuída assim que o policial arrumar o recurso financeiro necessário.
Como andorinha solitária não faz verão, o soldado conta com a ajuda dos colegas de farda, do poder público municipal e da inciativa privada.
"A intenção é não deixar essas pessoas se aproximarem da droga", disse o Capitão da PM Cesar Eduardo Ferreira, Comandante da 2ª Companhia da PM, em Caraguatatuba, que conciliou o horário de trabalho do soldado para que ele possa oxigenar o Projeto Integração.
A psicóloga e subtenente PM Sônia Ribeiro Gonçalves trabalha como voluntária na iniciativa. Ela atua no Programa de Apoio e Aconselhamento ao policial militar, em São José dos Campos. Com a sua experiência, ajuda na elaboração de dinâmicas de grupo e faz acompanhamento psicológico com os assistidos caso seja necessária a intervenção.
"Muitas vezes os pais trabalham e a criança fica o dia todo na rua. A gente não sabe o que ela aprende."
FAMÍLIA - O irmão do soldado, o cabo PM Tiago Leonel, estudante de educação física, também auxilia nas aulas ministradas.
Até a esposa do soldado coopera. "Quando eu não estou trabalhando, estou na quadra.[Para isso] Tem que ter compreensão por parte da esposa", disse Leonel, pai de três crianças pequenas e de um adolescente. Seus filhos também são alunos no projeto.
REPERCUSSÃO - Segundo o secretário de Esporte, Wenceslau Souza Neto, a prefeitura de Caraguatatuba disponibiliza o local para os treinos, o material necessário e a qualificação dos árbitros. Para o secretário, é positivo o resultado na região onde o projeto funciona. "As famílias interagem e as crianças estão envolvidas. Ele contribui com a nossa política social."
Um empresário do Litoral Norte, dono de uma rede de hotéis, informou que o soldado Leonel detém a confiança da população. "Ele é muito bem conceituado aqui na região. Eu ajudo porque é uma pessoa de credibilidade.", declarou o empresário que prefere ajudar no anonimato.
Para comemorar o oitavo ano do Projeto Integração, foi realizado um torneio de futebol com os times do sub-11 e sub-13 no dia 27 de abril. Durante as atividades, foram sorteados tênis, bicicletas e bolas de futebol arrecados com os empresários da região.
BOCA - O PM continua a acompanhar os adolescentes que saíram do projeto por causa do avanço da idade. O soldado contou que já foi até na "boca" buscar um adolescente. Indagado sobre a situação, se não tem medo, respondeu: "A gente não pode baixar a cabeça, porque o bem tem que vencer. Se a gente baixar a cabeça o mau vai vencer." (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá registra 3 mortes por tiros

Caraguatatuba - Três homens foram assassinados a tiros na madrugada de ontem em Caraguatatuba. Os corpos foram encontrados pela Polícia Militar em dois bairros diferentes, Poiares e Tinga.
O corpo de Anderson Soares Barbosa, 25 anos, foi o primeiro a ser encontrado. Ele estava caído na avenida Marechal Deodoro da Fonseca, no bairro Poiares, atingido por vários disparos. Ninguém foi preso no local.
No bairro do Tinga, os policiais acharam os corpos dos irmãos Luciano Lemes de Siqueira, 34 anos, e Cristiano Lemes de Siqueira, 29 anos.
De acordo com a polícia, ambos estavam em um bar na avenida Floriano Peixoto e também foram assassinados com tiros. Também lá não houve a prisão de nenhum suspeito.
O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Caraguá como homicídio de autoria desconhecida. A Polícia Civil trabalha com a hipótese de que as vítimas possam ter sido executadas por causa de conflitos anteriores.
INVESTIGAÇÃO - Os assassinatos devem ser investigados pela equipe do SIG (Setor de Investigações Gerais) da polícia de Caraguá.
Os corpos das três vítimas foram encaminhados para o Posto Médico Legal de Caraguá, onde passaram por autópsia e foram identificados por familiares, que realizaram o velório na tarde de ontem. O sepultamento das vítimas deve ocorrer até a tarde de hoje no cemitério municipal. (Fonte: ValeParaibano)

Corpo de Baile de Caraguatatuba ganha primeira colocação em Festival no Rio de Janeiro

Caraguatatuba - Há menos de uma semana do término do maior Festival de Dança do Litoral, Caraguá recebe mais um presente, a vitória do CBMC (Corpo de Baile Municipal de Caraguatatuba) que viajou na última quinta-feira (08) para a cidade do Rio de Janeiro.
O XXV Festival Nacional de Dança do Rio de Janeiro tem o apoio do "Concurse De La Danse da França".
Sob a direção da coreógrafa e bailarina Cristina Neves, o CBMC levou a primeira colocação na categoria estilo livre com a coreografia "Em seu lugar".
"O prêmio se torna mais importante porque trata-se de um Festival consagrado com jurados de alto nível inclusive alguns de nível internacional". A receptividade tanto nos ensaios quanto na apresentação oficial foi muito boa demonstrando que seríamos premiados. Isso prova que estamos no caminho certo, disse Cristina Neves.
A Fundacc se orgulha e parabeniza o seu Corpo de Baile por mais essa vitória. (Fonte: Fundacc)

Alunos flautistas de escolas municipais de Caraguá participaram da 19º Festa da Colônia Italiana de Quiririm
"As doces flautas ao som do mar", formado por crianças de Caraguá, emocionam o público em apresentação na cidade de Taubaté

Caraguatatuba - Realizada em Taubaté, a tradicional Festa da Colônia dos Imigrantes Italianos, que acontece no distrito de Quiririm, contou com a participação do grupo "As doces flautas ao som do mar", formado por 25 crianças de Caraguatatuba.
As crianças, com faixa etária de 09 anos, tocaram no palco principal do evento, que teve entre outras atrações, Aguinaldo Rayol, Família Lima, e tenores brasileiros.
O professor e regente, Lourival Fonseca, informou que além do palco, eles ainda tocaram pelas ruas da cidade e em restaurante. "Todos ficaram muito encantados e muitos restaurantes nos convidaram para uma apresentação em outras datas", disse Lourival. "Fomos aplaudidos de pé, muitos se emocionaram com a forma como as crianças executavam as canções", complementou.
O projeto do professor Lourival é desenvolvido com alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Jorge Passos, Jaraguazinho; Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, Indaiá; Lúcio Jacinto dos Santos, Tinga; e Profª. Maria Aparecida Ujio, Porto Novo.
A 19ª Festa da Colônia dos Imigrantes Italianos aconteceu entre os dias 29 de abril e 04 maio. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Formaturas do PROERD continuam em Caraguá
Mais duas formaturas serão realizadas no município, levando o curso do PROERD a mais de 900 crianças de Caraguá neste primeiro semestre

Caraguatatuba - Trabalhando conceitos importantes sobre drogas e violência, apresentando noções de cidadania, adoção de atitudes positivas e valorização da auto-estima, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) continuará com a entrega dos certificados de conclusão aos estudantes que participaram do curso neste primeiro semestre.
No dia 13, terça-feira, os alunos dos 5º anos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Alaor Xavier Junqueira, no Travessão, e Prof. Geraldo de Lima, no Perequê-Mirim, participarão da formatura, que será realizada na EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira, Travessão, às 9h30.
Já no dia 14, a cerimônia será na EMEF Profª. Maria Aparecida Ujio, Porto Novo, com os alunos da própria Unidade Escolar e da EMEF Carlos Altero Ortega, também às 9h30.
Nas formaturas, os estudantes recebem certificados, participam de apresentações teatrais e musicais, e fazem um juramento junto aos instrutores de que permanecerão longe das drogas e da violência. Há também uma premiação as melhores redações, onde os alunos vencedores ganham medalhas e podem ler seus textos perante as autoridades, pais, convidados e colegas.
Para o Soldado João Silva De Paula, instrutor do curso, a formatura serve principalmente como um incentivo à luta contra as drogas, é uma forma de dar uma última mensagem. "Neste momento, a criança percebe que não está só, que há uma verdadeira união entre escola, polícia e família", disse De Paula. "Muitos se deixam levar pelas drogas devido à falta de informações, e é isso que procuramos dar para as nossas crianças. E sempre com muita afetividade, para conquistarmos também o coração", complementa.
Essas formaturas, junto com as outras duas cerimônias já realizadas nesta semana, certificarão 900 estudantes de oito escolas municipais. Para o segundo semestre, os alunos dos 5º anos das outras quinze unidades escolares também participarão do programa. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Prefeito de Caraguá propõe acordo para ajudar famílias em risco de despejo no bairro Rio do Ouro

Caraguatatuba - Os problemas de cerca de 50 famílias do bairro Rio do Ouro, em Caraguá, que correm risco de serem despejadas, estão próximo do fim. Nesta sexta-feira, dia 9, o Prefeito José Pereira de Aguilar, sensível ao problema pela sentença judicial, se reuniu com os moradores e a advogada da proprietária da área e propôs um acordo, para que as cercas de 50 famílias residentes do local não percam as suas moradias.
De acordo com o prefeito, que na ocasião esteve acompanhado da secretária de Assuntos Jurídicos Eliane Inês Dias e da diretora de Assuntos Sociais, Vera Peixoto, disse que o problema com as famílias é de interesse social e por isso a prefeitura decidiu ajudar no acordo entre as partes. "A administração municipal pensa no ser humano, sendo assim a prefeitura não pode permitir que famílias fiquem na rua, por isso estamos aqui para um acordo que seja benéfico a ambas as partes", disse Aguilar.
Na reunião Aguilar ofereceu à advogada da proprietária uma área no bairro do Golfinho, em permuta. Se aceita, a área do Rio do Ouro pertencerá a Prefeitura, que repassará para os moradores. "Se a família aceitar a proposta, faremos a troca e a secretaria de Assuntos Jurídicos irá viabilizar de maneira legal o repasse aos moradores para que ninguém precise sair de suas casas", completou o prefeito.
A advogada da proprietária da área, dra Iracema Goulart, esclareceu aos presentes que quando pegou a causa já tinha sido julgada a reintegração de posse, e deixou claro para a proprietária que só aceitaria trabalhar na questão se fosse para um acordo. "Para mim este problema é social, pois juridicamente falando não existe mais nada a ser feito, além da reintegração de posse, uma vez que o processo já foi julgado há 10 anos. Estamos abertos a acordo desde que minha cliente aceite a proposta do prefeito", disse Goulart.
A advogada esclareceu que já visitou a área proposta pelo prefeito e que sua cliente terá que visitar o local e aprovar, para que o acordo seja feito e a questão seja encerrada.
Os moradores ficaram satisfeitos e concordaram com o que foi proposto pelo prefeito para solucionar a questão. "O prefeito Aguilar é um homem humano e que desde o início quando foi procurado por representantes dos moradores se colocou à disposição e as famílias agora irão dormir mais tranqüilas, depois dessa proposta de acordo", disse o morador Edmilsom Farias Monteiro.
Goulart vai conversar com sua cliente, que visitará a área em um prazo de cerca de 10 dias e dará retorno para a Prefeitura sobre a decisão. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Petrobrás faz apresentação especial em Caraguá
Evento foi dirigido aos Vereadores e Secretários Municipais

Caraguatatuba - A Petrobrás (Petróleo Brasileiro S.A.), através da Empresa Mineral e da Consultoria Kan Produções, realizou na manhã da última sexta-feira - 9 de maio, no plenário do Parlamento Municipal em Caraguatatuba, uma apresentação especial e dirigida apenas para os Vereadores e Secretários Municipais. No evento a apresentação do Projeto Ambiental da UTGCA (Unidade de Tratamento de Gás "Monteiro Lobato" de Caraguatatua) e do Sistema de Transferência de C5+ (chamada de gasolina nobre) para o Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), em São Sebastião.
O evento teve início por volta das 10h40 e terminou aproximadamente às 12h30, contando com as presenças dos Vereadores Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT), Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PDT), Omar Kazon (PR), Germino de Souza (PPS) e Celso Pereira - Celsinho (DEM). Entre os Secretários Municipais estiveram presentes Augusto Antunes Correa Filho (Administração), Leandro Borella (Urbanismo), Auracy Mansano (Meio Ambiente), o Diretor do Ditran (Divisão Municipal de Trânsito), Celso Rapacci e o Presidente da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), Ricado Gaspar.
Coordenado pelo Gerente de Comunicação da Bacia de Santos, Sérgio Pereira e acompanhado pelo Diretor do Tebar, Cosme Damião Lemes, as palestras versaram pela divulgação de informações contendo o Projeto de Licenciamento Ambiental da UTGCA e do Sistema de Transferência C5+ para São Sebastião, ministradas pelos Engenheiros Paulo Braga Trigueiro e Ricardo Simonsen.
Ao final das exposições os palestrantes responderam a diversas perguntas formuladas pelos Vereadores e Secretários Municipais.
Dentre as perguntas destacou-se a do Vereador Omar Kazon, sobre qual será o Impacto Social ante o grande número de desapropriações para as vias de Servidão. Os Engenheiros responderam que os valores serão pagos conforme normas brasileiras e que os proprietários de Títulos de Posse não receberão a indenização, ficando a mesma depositada em juízo até a comprovação de propriedade. Os palestrantes alegam que em caso de discussão na justiça relacionado aos valores, que a Petrobrás irá usar de questões de razoabilidade para solucionar as questões.
Esta mesma palestra será ministrada ao público, no Teatro Mário Covas, no próximo dia 14 de maio, às 17 horas. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Moradores rejeitam Projetos da Lei 200/92
Contribuintes prometem Abaixo-Assinado confirmando negativa

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba teve uma tarde movimentada nesta quarta-feira - 7 de maio, das 16 às 17h30, com a realização da Audiência Pública para discussão de Projetos que alteram a Lei de Uso do Solo e Zoneamento - Lei 200/92. O principal alvo de rejeição foram as propostas do Vereador Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB).
Cerca de 15 pessoas estiveram presentes na primeira de duas Audiências Públicas para discussão de Projetos que alteram a Lei de Zoneamento e Uso do Solo, no plenário da Câmara Municipal (a próxima Audiência acontece no dia 14 de maio - quarta-feira, às 16 horas). Pelos Vereadores compareceram Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB), Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT), que presidiu a sessão, Juarez Pereira Pardim e Celso Pereira - Celsinho, ambos do DEM. Pela Prefeitura esteve presente o Secretário Municipal de Planejamento, Augusto Antunes Correa Filho.
Na pauta da Audiência Pública a discussão de 4 projetos, sendo 1 do Executivo e 3 de autoria dos Vereadores, sendo 2 de autoria do Vereador Lobinho.
Os maiores embates aconteceram quanto aos projetos do Vereador Lobinho. Houve rejeição por parte da Associação Amigos de Bairro de Cidade Jardim, que criticaram diretamente o projeto do Parlamentar, que pretende autorizar um Bar e Mercearia. Críticas também foram dadas para a outro projeto de Lobinho para o mesmo tipo de comércio, só que no Jardim Santa Rosa, por parte de uma moradora, que se identificou apenas como Cláudia.
A Associação dos Moradores de Cidade Jardim promete um Abaixo-Assinado para mostrar a repulsa quanto ao projeto. Pelo lado do Vereador, Lobinho diz que se houver o documento, retira o projeto da pauta quando for votado.
Os outros projetos, do Executivo que fala sobre Edifício Garagem e a permissão para uma Oficina Mecânica no Jardim Britânia, de autoria do Vereador Pardim, receberam leves ponderações. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

Ilhabela recebe FAMTOUR de 14 agentes de viagens do Chile

Ilhabela - Na última quarta-feira, 7, a Prefeitura de Ilhabela por meio da secretaria municipal de Turismo e Fomento recebeu na cidade um FAMTOUR com 14 agentes de viagens (profissionais na área de turismo) chilenos, que estiveram pela primeira vez conhecer o Litoral Paulista. O grupo antes de chegar em Ilhabela esteve no Guarujá.
O FAMTOUR foi organizado pela operadora internacional Gipsy Tour, com os representantes Julio de Souza e Eleuza Gomes, que trouxe o grupo para a cidade com o objetivo de que eles conhecessem os atrativos turísticos para serem divulgados e comercializados no Chile.
Assim, conhecendo a estrutura local, entre meios de hospedagem, gastronomia, lazer e vida noturna, os agentes de viagem poderão oferecer melhor o produto turístico local.
Segundo Virginia Rojas, agente da empresa Viagens e Corte Inglês, o Litoral tem um potencial enorme e sua agência vai oferecer e promover esse produto em seu país. “Estar em Ilhabela é como andar nas nuvens, algo que sempre sonhei e que se tornou realidade”, ressaltou Virginia.
“Conheço muitas cidade do Brasil, mas com toda certeza posso dizer que Ilhabela é um dos lugares mais lindo do país”, declarou Rodrigo Moreno, agente da empresa Viagens Falabella.
Para o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, é de extrema importância apoiar iniciativas como essa de receber FAMTOUR na cidade. O município é divulgado e seu produto comercializado internacionalmente, e acaba que por aquecer a economia local. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Grupo de ballet de Ilhabela conquista prêmios no maior evento de dança da região

Ilhabela - Entre 29 de abril e 04 de maio, o Teatro Maria Covas foi o palco onde mais de 1000 bailarinos concorreram pelas premiações do Festival “Litoral em Dança 2008”, o maior evento de dança da região, realizado na cidade de Caraguatatuba há 11 anos consecutivos. Representando a cidade de Ilhabela, estavam bailarinos da FUNDACI – Fundação Arte e Cultura de Ilhabela, que dirigidos pela Professora Virgínia Ungari foram selecionados através de um vídeo, participando com três coreografias.
Concorrendo com companhias de nível da capital e dos arredores, o grupo pôde avaliar o grande desenvolvimento que a “Cultura” de Ilhabela vem oferecendo a seus bailarinos. Os jovens locais se destacaram no evento, conquistando duas honrosas premiações, sendo a primeira colocação do Ballet Juvenil da FUNDACI (de 16 a 18 anos) com a coreografia “Trilhar”, de Virgínia Ungari, e a segunda colocação das Ballet Infantil da FUNDACI (de 08 a 10 anos) com a coreografia “Amigas de Clara” (do Ballet de Repertório “O Quebra Nozes” de Lev Ivanov) adaptado por Clara Heider.
Para a professora Virgínia Ungari e seus bailarinos, a premiação coroou a dedicação e o esmero de todos que participaram deste trabalho. “Para mim o resultado representou muito, não só para avaliar o desenvolvimento dos alunos, mas principalmente porque entre os jurados estavam nomes respeitados e consagrados da dança, como Luiz Arrieta e Eduardo Bonnis”, conclui a professora.
A secretária municipal da Cultura, Professora Maria Sônia Ferreira Dias e a diretora de Cultura, Simone di Fonzo, receberam os prêmios com muita alegria e a sensação do trabalho reconhecido.
Para o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, é através das oficinas culturais que as crianças descobrem um mundo melhor ao seu redor, aprendendo que a disciplina é uma das coisas mais importantes para vencer na vida. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Fiscalização realiza blitz na entrada da cidade e apreende produtos ilegais

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio dos Departamentos de Fiscalização, Divisão de Trânsito, Defesa Civil e PIACD (Plano de Intensificação das Ações de Controle da Dengue), juntamente com a Polícia Militar e Polícia Civil, realizaram na última quinta-feira, 8, uma blitz na entrada da cidade com a duração de seis horas.
O foco da operação, que envolveu cerca de 23 pessoas, foi os caminhões que transportam materiais de construção e veículos utilitários que transportam mercadorias não perecíveis.
O diferencial é o pioneirismo do Litoral Norte, com a utilização do sistema de verificação da documentação das empresas que transportam produtos para o município. A Divisão de Fiscalização contou com um computador portátil com o sistema GPRS (conexão de internet através de aparelho de telefonia celular), impressora e xerox. Com este sistema on-line, é possível checar o banco de dados da Receita Federal e do DENATRAN, consultando a situação cadastral das empresas e dos veículos.
A Fiscalização Municipal vistoriou 110 veículos, entre caminhões e utilitários; fez uma apreensão de 12 caixas de produtos de limpeza que estavam sendo transportados sem Nota Fiscal e seriam comercializados de maneira informal e lavrou quatro autos de multas no valor de R$ 435 cada por falta de documentação fiscal.
Segundo o diretor de Fiscalização, Ronaldo Alves de Sousa, “a cada blitz realizada o saldo fica mais positivo, pois percebemos que a cada operação diminui o número de autos lavrados. Na última blitz foram lavrados 12 multas e nesta apenas quatros multas foram lavradas”.
Os agentes municipais de trânsito acompanharam a blitz checando a documentação de veículos, com a finalidade de tirar de circulação os veículos irregulares que transitam pela cidade.
A equipe do PIACD, que esteve presente na operação, realizou a verificação de veículos que transportavam possíveis criadouros do mosquito da dengue, como pneus, plantas, garrafas e vasos. Também fizeram a distribuição de material informativo, na intenção de conscientizar veranistas em relação ao controle da doença.
“Esse sistema online que a fiscalização utiliza nas blitzs é de extrema ajuda e evita que empresas inativas comercializem seus produtos, diminuindo comércio ilegal e fortalecendo o comércio local”, afirmou o prefeito de Ilhabela Manoel Marcos de Jesus Ferreira. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela se prepara para a 8ª Semana da Cultura Caiçara

Ilhabela - Contagem regressiva para a maior manifestação folclórica cultural caiçara do Litoral Norte, a Festa e a Congada de São Benedito. Com a política cultural voltada à preservação das tradições, história e cultura caiçaras, e a promoção de eventos artísticos e de entretenimento para a população, a Prefeitura de Ilhabela por meio da secretaria municipal da Cultura inicia na próxima semana a 8ª Semana da Cultura Caiçara. O evento será realizado de 12 a 18 de maio e reunirá exposições, oficinas culturais e shows musicais.
A Semana da Cultura Caiçara será aberta na próxima segunda-feira, às 20 h00, quando haverá, na secretaria da Cultura de Ilhabela, a abertura da exposição fotográfica "Almar", de Rodolfo Tucci, que é resultado das primeiras imagens obtidas durante o acompanhamento do fotógrafo à equipe da saúde nas Comunidades Tradicionais (na ambulancha). Esta exposição fotográfica será itinerante e será exibida pela primeira vez na secretaria municipal da Cultura em homenagem aos caiçaras daquelas comunidades. Na ocasião haverá a apresentação da Orquestra Popular de Ilhabela e será realizada uma homenagem aos jovens que integram a Congada Mirim, hoje com cerca de 50 componentes.
Grupos artísticos locais e alunos das oficinas culturais mantidas pela Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci) estarão apresentando, ao longo da semana, músicas e danças folclóricas, além de lendas de Ilhabela.
A Festa de São Benedito contará também com a quermesse, a partir do dia 15, shows artísticos, missas festivas e a procissão em louvor ao santo, que será realizada no final da tarde do dia 18, domingo.
A Semana é especialmente dedicada ao resgate da cultura caiçara e foi instaurada em Ilhabela por meio da Lei Municipal nº 894/2000 e tem como função e objetivo “enaltecer a tradição cultural local realizada em maio [a Festa de São Benedito], que tem como ponto alto apresentação da Congada de São Benedito, manifestação folclórica apresentada pelas ruas do Centro Histórico desde o século XIX, por ocasião da festa que homenageia o santo”, no sábado e no domingo.
“É sempre uma alegria muito grande realizar a Semana da Cultura Caiçara e participar da organização da Festa de São Benedito, pois assim temos mais uma oportunidade de ajudar a preservar antigas tradições deixadas por nossos antepassados e, ao mesmo tempo, difundir essa enorme riqueza cultural da nossa comunidade”, declarou a secretaria municipal da Cultura, professora Maria Sônia Ferreira Dias.
Para o prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira, essa é uma excelente oportunidade para visitar o arquipélago de Ilhabela e conhecer toda a riqueza da cultura e do folclore caiçara. O prefeito lembrou também que o mês de maio é um dos mais bonitos do ano em Ilhabela, quando o calor não é muito forte e os dias são azuis e ensolarados. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Programação 8ª Semana da Cultura Caiçara

12/05 - Segunda-feira:
· 20:00h: Abertura da Semana da Cultura Caiçara de Ilhabela.
Exposição “Almar”, de Rodolfo Tucci.
Homenagem a Congada Mirim de Ilhabela.
Apresentação da Orquestra Popular de Ilhabela.
Local: Secretaria Municipal da Cultura – Centro.

13/05 - Terça-feira:
· 19:00h: Abertura da Exposição “Congada”.
Apresentação do Grupo Raízes de Ilhabela.
Local: Espaço Cultural “Arte no Sul”- Av. Riachuelo, 6323 – Bexiga.

14/05 - Quarta-feira:
· 20:00h: Apresentação das Danças Tradicionais Caiçaras com o Grupo Teatral Maembipe / Apresentação do Grupo Raízes de Ilhabela.
Local: Galpão das Artes – Cocaia.

15/05 - Quinta-feira:
· 19:30h: Missa Tríduo.
Local: Igreja Matriz – Centro.
· 20:30h: Apresentação da Oficina de Violão da FUNDACI.
· 21:00: Espetáculo “As Lendas de Ilhabela” com Grupo “Dança de Rua é Arte” da FUNDACI.
Local: Rua São Benedito – Centro.

16/05 - Sexta-feira:
· 17:00h: Levantamento do Mastro.
· 18:00h: Apresentação da Congada Mirim.
· 19:00h: Distribuição do Bolo de São Benedito.
· 19:30h: Missa Tríduo.
· 20:30h: Apresentação de Trechos do Ballet de Repertório “O Quebra Nozes”.
· 22:00h: Show com o Grupo Samba no Pé.

17/05 – Sábado:
· 09:00h: Meia Lua - Procissão de São Benedito.
· 10:00h: Baile dos Congos.
· 12:30h: Ucharia de São Benedito.
Local: Esporte Clube Ilhabela.
· 19:30h: Missa Tríduo.
· 21:00h: Show com a Dupla Sertaneja Pedro & Thiago

18/05 – Domingo:
· 06:00h: Alvorada Festiva.
· 08:30h: Meia Lua - Procissão de São Benedito.
· 09:00h: Missa Afro Festiva à São Benedito.
· 10:30h: Baile dos Congos.
· 12:30h: Ucharia de São Benedito / Folia com o Grupo Raízes de Ilhabela.
Local: Esporte Clube Ilhabela.
· 14:30h: Baile dos Congos.
· 18:00h: Procissão e Missa Festiva.
· Show Pirotécnico.
· 21:00h: Show a Banda Mídia (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

A Congada de Ilhabela na Festa de São Benedito
por: Nivaldo Simões

Durante a Festa de São Benedito é realizada a Congada de Ilhabela, que é a maior manifestação folclórica cultural caiçara, que atravessou o tempo chegando aos dias de hoje com muitas características originais, que podem ser observadas em toda a sua organização. Acredita-se que este ritual é repetido há mais de um século e meio, mantendo-se as falas, a música, as fantasias e a representação.
De acentuada aculturação africana bantu, a Congada de Ilhabela situa-se entre as que representam dois grupos que se desentendem, por quererem ambos festejar São Benedito. A dramatização faz-se com partes faladas, cantos e danças, ao som da marimba de madeira e de atabaques. Observa-se no seu entrecho influência do complexo mouro-cristão do livro de Carlos Magno e os Doze Pares de França.
Todos aqueles que tomam parte na Congada de Ilhabela, congos e tocadores, o fazem por promessas suas ou de seus familiares. Os congueiros se consideram-se "escravos" de São Benedito, se dizem-se "promesseiros" e nunca se apresentam em outra ocasião a não ser durante a Festa em homenagem ao Santo.
Antigamente a Festa de São Benedito era organizada pela confraria de São Benedito, extinta mais tarde pelas autoridades religiosas. Em meados da década de 1940, a Congada os padres, condenando o costume de unir a Congada à festa religiosa, chegaram a proibir a entrada dos congos no recinto da Igreja os congos com seus trajes característicos. A realização da Congada foi proibida pelos padres do Convento de São Francisco (São Sebastião) entre os anos de 1944 e 1956.
Atualmente é o Conselho Paroquial que se incumbe da parte religiosa e da quermesse, cuja renda auferida é destinada às obras de conservação e restauração da Igreja Matriz, erigida em 1809, que tem como Padroeira (também do município) Nossa Senhora D'ajuda e Bom Sucesso.
Os festejos religiosos iniciam-se com um tríduo preparatório, festa eclesiástica que duram três dias.
Nos últimos anos, o grupo da Congada de Ilhabela é constituído, em média, por 45 pessoas. Nos velhos tempos participavam quase uma centena de pessoas. Um velho caiçara afirma que tomavam parte na Congada "umas duzentas pessoas", que chegavam de canoas vindas de todas as praias do arquipélago.
Para os caiçaras, ter um papel na representação é tido como algo sagrado, também conferindo importância na vida quotidiana. Há participantes de todas as idades. Os meninos mais novos são, geralmente, filhos ou netos de pessoas que já tomaram parte na Congada, conhecendo, portanto, o enredo da representação desde pequeninos.
Outrora, os congos eram, na maioria, pescadores. Hoje, são funcionários, empregados do comércio, pedreiros, marítimos, caseiros, aposentados, marceneiros, empregados de hotéis e restaurantes, etc.
O motivo da participação individual na Congada é sempre de ordem religiosa: promessa ou devoção. Há aqueles, ainda, que fizeram promessas, paralelamente à Congada, como confeccionar espadas de madeira, trabalhar no arranjo das barracas para a quermesse, ajudar no preparo das refeições para os congueiros, ou tocar marimba ou atabaque.
Os congos ou congueiros, para a representação, são divididos em dois grupos. O primeiro é formado pelos Congos de Cima, que compreende os Fidalgos ou Vassalos, considerados "cristãos", e que simbolizam, de forma confusa, os "Pares de França", com seu Rei. O segundo grupo é formado pelos Congos de Baixo ou Congos do Embaixador, que são os "não batizados", pagãos, mouros ou infiéis.
O congueiro "novato" começa sendo congo de Baixo; não havendo número fixo para estes. Os Fidalgos são 12, na legenda dos Pares de França, mas há ocasiões que se apresentam com número maior.
A Congada de Ilhabela possui organização fixa e permanente. As figuras principais são o Rei, o Embaixador e o Secretário. A Rainha tem apenas função decorativa. Os congos se apresentam em fileiras de dois, com a frente para o Rei e sua Rainha, guardando uma certa distância do Embaixador.
No Ao lado dos Fidalgos, trajando roupas onde predomina a cor azul, encabeçam as filas o Príncipe e o Secretário, tidos como filhos do Rei. No final de uma das filas fica o Cacique de Cima, que é um personagem em ascensão na hierarquia dos congos, tendo já passado pelos papéis de Congo de Baixo, Cacique do Embaixador, sendo, agora, Cacique e Fidalgo do Rei.
Na fileira dos Congos do Embaixador, que trajam vestes com predominância da cor vermelha, as figuras que se destacam são os dois iguais, congos antigos, que sabem os cantos e as coreografias, estando capacitados para guiar os demais.
Atrás dos guias ficam os contra-guias que fazem o contracanto. Entre as duas fileiras dos Congos de Baixo está o Cacique do Embaixador, papel representando sempre por crianças.
O texto e a música da Congada são transmitidos oralmente e, por isso, houve grande alteração nas palavras, principalmente naquelas de procedência africana bantu.

Devoção a São Benedito no Arquipélago de Ilhabela

Cerca de 800 pessoas vivem em 18 comunidades caiçaras tradicionais, isoladas e auto-sustentadas, que subsistem basicamente da pesca e de pequenos cultivos agrícolas, com destaque para o cultivo da mandioca. Na qualidade de estância balneária, Ilhabela tem no turismo a sua principal fonte de sustentação econômica, sem, entretanto, apagar de seu passado as tradições e a cultura caiçara. Foi muito importante a participação dos negros nessa cultura.
São Benedito, o santo mais venerado no arquipélago, é negro. A festividade mais arraigada, a Congada, revela aculturação africana. Embora não seja o padroeiro de Ilhabela, Santo Benedito, como é chamado pelos congueiros, é o mais festejado e o que tem mais poderosa força para congregar todos os Ilhéus.
São Benedito também nasceu em uma Ilha: Sicília, na Itália, no ano de 1524, filho de escravos etíopes, foi cozinheiro no convento de Santa Maria, nos arredores de Palermo. Faleceu em 1589 e foi santificado pela Igreja em 25 de maio de 1807.
Cognominado "o preto" ou "o mouro", sua devoção já se fazia no Brasil no começo do século XVII, antes mesmo que a igreja a autorizasse.
O andor de São Benedito, cujo altar no interior da Igreja Matriz foi inaugurado em 1959, só é ornamentado no dia da Festa, no domingo, para sair na procissão. Todos os anos a vestimenta do Menino Jesus que São Benedito carrega nos braços é trocada por devotos cumprindo promessa, não sendo usada em outra festa.
Na festa de São Benedito em Ilhabela, cujo ponto culminante é a Congada, encontramos dois aspectos característicos dessa manifestação brasileira, o culto religioso e o profano coexistindo lado a lado. São Benedito é, também, o padroeiro da Congada, juntamente com Nossa Senhora do Rosário.

Embaixada

"Soberano Rei de Congo
Encontrei com São Benedito
Descendo a sua igreja
Com a sua procissão
Com a filha de Maria
Cantando a sua oração
Com seus conguinhos do lado
E com sua espada na mão
São Benedito a desejar
Reino do coração"

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

São Sebastião: 30% vivem em área de ocupação irregular
Prefeitura tenta conter ocupações irregulares na periferia da cidade e nas áreas de Marinha

São Sebastião - Dos 75 mil habitantes de São Sebastião, cerca de 22 mil estão concentrados entre os 42 núcleos congelados provenientes de ocupações irregulares no município --o que representa cerca de 30% do total.
Enquanto as 'favelas' existentes passam a ganhar infra-estrutura, a prefeitura tenta conter novas invasões e passa o trator por cima de obras irregulares.
O projeto de congelamento de áreas irregulares no município surgiu em 2005, quando a Prefeitura de São Sebastião iniciou a "guerra" contra as invasões de terra. "A situação já estava fora de controle e, além de questões ambientais, também foi gerado um sério problema social no município", afirmou o secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, Teo Balieiro.
Segundo ele, a medida foi necessária para preservar o meio ambiente, já que dos 402 quilômetros quadrados da área total do município, 80% pertence ao Parque Estadual da Serra do Mar. "Se levarmos em conta todas as áreas de proteção ambiental, sobra apenas cerca de 100 quilômetros quadrados de cidade, ou seja, espaço em que são permitidas as construções", disse.
São Sebastião combate, segundo ele, dois tipos de ocupações-as terrestres e as marinhas. "Temos ocupações em faixas marinhas, que incluem marinas, residências e condomínios que não respeitam o limite permitido, além das ocupações de terra".
Para frear as ocupações, a prefeitura vem combatendo qualquer nova obra irregular no município. Em mutirões, como o apoio da Polícia Militar, as construções são totalmente demolidas.
A costa sul do município continua sendo a área preferida pelos invasores-assim como na década de 80 quando surgiram as primeiras ocupações irregulares. Nos últimos meses, a fiscalização intensificou as ações na área de Baleia Verde, onde haviam surgido novas ocupações em locais de difícil acesso (veja texto nesta página).
HISTÓRICO - As ocupações irregulares surgiram no município no início da década de 80, quando houve a pavimentação do rodovia Rio-Santos. "Com a pavimentação da rodovia, houve a especulação do mercado imobiliário e, conseqüentemente, a migração de trabalhadores de outros estados em busca de oportunidades na área de construção civil", disse Balieiro.
Este 'boom' na área da construção civil foi o início do crescimento desordenado no município. Muitos trabalhadores vieram de outros Estados --principalmente do Nordeste-- e foram construindo moradias irregulares. "A situação deveria ter sido controlada no início."
Além disso, casas e condomínios também aproveitaram para "estender" os limites permitidos na faixa marinha. "A partir de 33 metros da faixa marinha, levando-se em consideração a maré, a área é de domínio da União", disse.
No entanto, segundo o secretário, muitos conseguiram no passado a autorização de uso da área junto à União. "Muitas dessas casas ou condomínios com jardins em frente ao mar, conseguiram a autorização, o que já não é mais possível hoje em dia. O que já foi feito não tem como reverter. O trabalho da prefeitura hoje é fiscalizar esses limites", disse.
CONGELAMENTO - Após o congelamento de 42 núcleos provenientes de ocupações irregulares no município, a prefeitura criou no ano passado o programa de Zeis (Zonas de Especial Interesse Social). Do total de núcleos, 11 já foram beneficiados-cinco no ano passado e 6 este ano.
De acordo com o secretário, a criação do programa visa solucionar problemas ambientais e sociais criados pelas invasões no município.
"O resultado do congelamento e do programa das Zeis vem sendo positivo. Evita-se novas ocupações e a população existente passa a ter infra-estrutura adequada e a se preocupar com questões do meio ambiente", afirmou o secretário. (Fonte: ValeParaibano)

Sahy troca IPTU por luz e esgoto

São Sebastião - Após ter sido transformada em Zeis, a comunidade da Vila Sahy (antigas vilas Baiana e Mosquito), no bairro Barra do Sahy, na costa sul de São Sebastião, passou recentemente a contribuir com o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) da prefeitura. Iluminação e esgoto agora também são realidade na vila, um dos maiores núcleos do município.
O local abrange cerca de 600 casas e 1.500 pessoas, segundo a presidente da Amovila (Associação de Moradores da Vila Sahy), Ângela Maria da Silva. "Pagamos o IPTU e temos melhores condições de vida. Agora somos realmente cidadãos", disse.
O sistema de esgoto chegou à vila no mês passado, com a implantação de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) provisória na Vila Sahy. O empreendimento é uma parceria entre Prefeitura de São Sebastião e Sabs (Sociedade Amigos da Barra do Sahy).
Apesar do local ser proveniente de uma ocupação irregular, a presidente da Amovila afirmou ser contrária às invasões de terra. "A área existe há mais de vinte anos e hoje restou muito pouca gente daquela época. A maioria das famílias que vivem hoje na vila compraram suas casas", disse.
Segundo ela, muitos vieram de outros estados em busca de oportunidades e melhores condições de vida em São Sebastião.
"Muita gente veio parar na vila atrás de moradia barata, mas não com o objetivo de invasão. Afinal, não é certo a gente pegar uma coisa que não nos pertence", afirmou.
MUDANÇA - Após o programa de congelamento da prefeitura e implantação das Zeis, disse ela, a comunidade passou a viver uma nova realidade. "O congelamento evitou a chegada de outros ocupantes e pudemos nos organizar melhor na comunidade. Hoje temos iluminação, esgoto e passamos a cuidar do lixo e nos preocupar mais com o meio ambiente", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura convoca aprovados no concurso de Guarda Civil

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através do Departamento de Recursos Humanos (DRH), órgão ligado à Secretaria de Administração, homologou o concurso público de Guarda Civil Municipal (GCM) e publicou nesta sexta-feira (9/5), nos jornais Imprensa Livre e Diário do Litoral Norte e em sua homepage oficial (www.saosebastiao.sp.gov.br), o edital de convocação dos 64 primeiros colocados.
Os convocados precisam se dirigir ao DRH, na Divisão de Admissão, localizado à Rua Rita Orselli, 161, impreterivelmente nos dias 12, 13 ou 14 de maio, das 10 às 16h, para tratar de assunto referente à admissão. A expectativa é que a GCM esteja nas ruas até o fim de maio. A princípio, os guardas estarão parcialmente equipados, pois a administração espera receber as armas que estão em trâmites burocráticos com o Exército. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura e Pró Saúde realizam 1ª Semana Integrada de Enfermagem

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), em parceria com a Organização Social Pró Saúde, responsável pela administração do Hospital de Clínicas (HC), Pronto-Socorro Central (PS) e Pronto-Atendimento (PA) de Boiçucanga, realiza a partir de segunda-feira (12/5), a 1ª Semana Integrada de Enfermagem em vários locais da região central do município. A abertura será às 19h30, no Teatro Municipal.
Participam do evento cerca de 400 profissionais de enfermagem e técnicos do PS, PA, HC e do Programa de Saúde da Família (PSF). A ação faz parte do
O Dia Mundial do Enfermeiro, comemorado em 12 de maio.
Entre as palestras, se destacam os encontros com profissionais renomados do Conselho Regional de Enfermagem, da Pró Saúde e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A Semana de Enfermagem contará também com a arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade, e apresentações teatrais.
As inscrições para as palestras “Sistematização da Assistência de Enfermagem” e “Legislação de Enfermagem” serão realizadas no dia 16 de maio e são restritas a enfermeiros. Mais informações e inscrições pelo telefone (12) 3891-4016. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Fundo Social promove homenagem às mães/vovós do Projeto Atividade

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de São Sebastião realiza na próxima segunda-feira (12/5), às 16h, no Tebar Praia Clube, uma homenagem especial às mães/vovós do Projeto Atividade.
De acordo com a presidente do Fundo Rosa Mota, após as atividades realizadas pelo grupo, será feita uma confraternização para as “mãezinhas” receberem a homenagem. “O dia das mães será comemorado no domingo e essa foi a forma que encontramos de prestigiar as mães da terceira idade”, comenta.
O Projeto Atividade promove exercícios físicos e muito lazer para a Terceira Idade às segundas-feiras no Tebar Praia Clube. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura realiza Mutirão da Cidadania em áreas congeladas de Juquehy

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realizou nesta sexta-feira (9/5) o Mutirão da Cidadania em dois núcleos congelados localizados no km 178 da rodovia Manoel Hipólito do Rego (Rio-Santos), no bairro de Juquehy, Costa Sul do município. O trabalho foi desenvolvido nas Vilas Queiroz Galvão (Morro do Esquimó) e Riacho Doce. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com as pastas da Administração, Saúde, Subprefeituras e Governo, cujo objetivo é orientar e conscientizar os moradores em relação aos cuidados com o ambiente em que vivem e a importância de manter o local limpo. De acordo com a chefe de Educação Ambiental da Semam, Christiane Cruz Silva de Moraes, foram visitadas 90 casas, totalizando 260 pessoas atendidas.
O mutirão também abordou temas relacionados à maneira correta de acondicionar lixo e a sucata, aos possíveis criadouros da dengue, entre outros voltados à área ambiental. Os funcionários envolvidos também ouvem as reivindicações da comunidade para, posteriormente, elaborar um diagnóstico do bairro com o propósito de facilitar o planejamento da Prefeitura.
Para a dona de casa Luci Pereira Freire, 28 anos, que reside na “Vila Riacho Doce” há oito anos, o trabalho é de fundamental importância às famílias. Ela sugere que a ação seja desenvolvida de forma constante para ajudar na criação de hábito por parte dos moradores em relação aos assuntos abordados. “A iniciativa é muito boa porque orienta como devemos agir. Eu, por exemplo, não costumava separar o lixo”, disse.
Informações sobre o Mutirão da Cidadania pelo telefone (12) 3892.6000, na Secretaria de Meio Ambiente. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Caps de São Sebastião promove Semana de Luta Antimanicomial

São Sebastião - O Centro de Apoio Psicossocial (Caps) de São Sebastião, órgão ligado à Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realiza entre 10 e 17 de maio a Semana de Luta Antimanicomial. Apresentações com os pacientes da unidade, palestras, venda de artesanatos e sabões artesanais confeccionados pelos usuários estão entre as atividades programadas.
Neste sábado (10/5), das 13h às 17h no pátio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) na Rua da Praia, haverá a abertura da exposição de fotos e artesanatos confeccionados pelos pacientes do Caps. No local também será comercializado os sabões artesanais produzido pelos pacientes, numa parceria com o Fundo Social de Solidariedade. A venda e exposição dos produtos ficará disponível à comunidade durante todos os dias da semana (até 17/5), sempre das 13 às 17h.
Na quinta-feira (15/5), as demais atividades têm início às 14h no pátio da Sectur com uma apresentação do Caps, seguida de uma exibição de Dança Sênior, praticada pelos pacientes sob a orientação da professora Denise Barbosa. Por fim, a programação reserva uma palestra com o médico do trabalho, Ivan dos Santos Oliveira, com o tema “A Saúde Mental do Trabalhador da Saúde”.
Na sexta-feira (16/5), está prevista uma visita ao Caps de Taubaté e no sábado (17/5), a partir das 15h no Teatro Municipal, a programação prevê uma apresentação do Caps, seguida de uma peça teatral encenada pelos pacientes e funcionários da unidade e da palestra “A arte da conduta normal... é possível?”, a ser ministrada pelo médico psiquiatra Aidecivaldo Fernandes de Jesus.
A intenção da Semana Nacional de Luta Antimanicomial é trazer uma nova consciência, retirando os manicômios e instaurando novos projetos assistenciais para os pacientes com prejuízo da saúde mental e também para sua família, que precisa receber todo o apoio e orientação de profissionais da área, promovendo assim mecanismos para a inclusão e reinclusão dessas pessoas na sociedade.
O nascimento dessa luta ocorreu em maio de 1987 durante a I Conferência Nacional de Saúde Mental e do II Congresso Nacional dos Trabalhadores de Saúde Mental, realizado em Bauru, São Paulo. No encontro, foi realizada uma discussão de ação política e da possibilidade de uma intervenção social para o problema da saúde mental, especificamente, dos absurdos que aconteciam nos manicômios. Com a criação do movimento de Luta Antimanicomial, estabeleceram o lema "Por uma sociedade sem manicômios", e definiram o 18 de maio como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Obra da nova escola e creche entra em fase final no bairro de Maresias
Além destas melhorias, Prefeitura também trabalha no acabamento das duas quadras cobertas e já iniciou obras de pavimentação de ruas

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento, trabalha na fase final da construção da nova escola e creche de Maresias, na Costa Sul. O prédio construído ao lado da E.M. Edileuza Brasil, que também recebeu melhorias como o sistema de tratamento de esgoto e a reforma de todo o telhado, contará com 15 salas de aula.
O investimento é de R$ 1,9 milhão. Atualmente, funcionários de empreiteira contratada pela Prefeitura trabalham na aplicação do revestimento, pintura, instalação elétrica e colocação de portas e janelas. Paralelamente, a Prefeitura também trabalha na construção de duas quadras cobertas para o complexo educacional de Maresias, ambas em fase de acabamento.
No ano passado, o bairro de Maresias ganhou sua primeira creche, por meio de um convênio entre Prefeitura e Associação Primeiras Letras. A unidade fica na rua Nova Iguaçu e atende 150 crianças. Após a entrega da obra, a creche passará a funcionar em prédio próprio.
Em 2007, a Prefeitura entregou outra escola nova, no bairro de Boiçucanga, também na Costa Sul. Agora serão iniciadas construções de escolas na Enseada e Juquehy.
Pavimentação - Além das duas quadras cobertas e da nova escola, a comunidade de Maresias ganhará em breve mais ruas pavimentadas. Já se encontram em andamento as obras de calçamento nas principais ruas do bairro, que dão acesso à escola. São elas: Rua do Forno, Projetada, Nova Iguaçu e Olímpio Romão César.
Hoje, também se encontram em andamento outras obras de pavimentação nos bairros de Cambury, Barequeçaba, Barra do Una, Bairro de São Francisco, Jaraguá, Enseada, Canto do Mar, Portal da Olaria, entre outros. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Estado fala em desinformação e garante que Área de Proteção Ambiental não prejudicará o setor pesqueiro da região

Ubatuba - O diretor executivo da Fundação Florestal do Estado de São Paulo, José Amaral Neto, garantiu, em entrevista exclusiva ao Jornal Imprensa Livre, que a criação da Área de Proteção Ambiental do Litoral Norte não prejudicará os setores pesqueiro e náutico, da região.
O representante do Estado culpou a desinformação pública pelos protestos e combates, em relação à nova legislação do espaço marinho da costa paulista. “É preciso reforçar que, o projeto não tem qualquer ponto restritivo, a não ser o combate a pesca de arrasto por parelha, que já é proibida pelo Gerenciamento Costeiro.
A criação da APA no litoral paulista tem a finalidade de fortalecer a idéia de preservação dos recursos naturais e do uso sustentável do mar em nosso estado”, explica o diretor da Fundação Florestal, José Neto, acrescentando que, será formada e oficializada uma estância de gestão para estes espaços.
“O objetivo é que o conselho consultivo da APA construa, juntamente com todos os envolvidos na vida marítima, um modelo melhor de preservação e utilização do mar no litoral paulista. O Estado garante que os setores pesqueiro e de turismo náutico terão representatividade ao longo destes debates”, revela José Neto, ressaltando que os esforços também estarão concentrados no fortalecimento e ampliação da fiscalização costeira.
“Pretendemos criar um batalhão especial para as três APA’S do litoral paulista, que atuarão juntamente com a Marinha”, completa Neto.
Na última quinta-feira, o Estado realizou uma consulta pública em São Vicente, sobre a Área de Proteção Ambiental do litoral Centro-Sul. Entretanto, mais de 100 pescadores de Ubatuba compareceram à reunião e mostraram a representatividade do setor, obrigando os participantes a realizar a consulta pública em um local mais amplo do que o previsto.
De acordo com o diretor da Fundação Florestal, a manifestação dos ubatubenses atrapalhou um pouco o andamento do debate. José Neto voltou a culpar a desinformação do setor, pela euforia contra a medida.
Apesar das garantias feitas pelo Estado, os pescadores continuam temerosos em relação à criação das APA. Para o presidente da Colônia Z-10 em Ubatuba, o Chacrinha, não há nenhuma garantia de que, no futuro, as áreas recebam mais restrições por parte das autoridades.
“Hoje, só é proibido a pesca de parelha, mas já estamos acostumados com isso. Será igual com a Ilha Anchieta que era parque terrestre, daí virou parque marinho e, se não fosse o protesto dos pescadores, já estaria tudo proibido em sua volta. Ninguém nos garante que, mais pra frente, eles não venham com outras restrições arbitrárias que não levam em conta a vida caiçara”, rebate Chacrinha, lembrando que o projeto atual foi elaborado por técnicos e não levou em conta, em nenhum momento da elaboração do documento, as necessidades e desejos da sociedade local.
Sobre a criação da Área de Proteção Ambiental do Litoral Norte, está marcada uma consulta pública em Ilhabela, no próximo dia 13. A pressão dos pescadores também conseguiu o agendamento de uma reunião adicional em Ubatuba, já confirmada para o dia 19 deste mês. (Fonte: Imprensa Livre)

Pescadores ubatubenses vão a São Vicente, protestar contra a criação de APA’s
Secretário Xico Graziano se comprometeu a estar em Ubatuba no próximo dia 19, para discutir a questão das APA´s com os pescadores da cidade

Ubatuba - Dando prosseguimento aos protestos realizados pelos pescadores de Ubatuba, relativos à implantação das Áreas de Preservação Ambiental (APA’s), uma comitiva ubatubense de 149 pessoas compareceu a uma audiência pública, realizada na cidade de São Vicente, litoral Sul do Estado de São Paulo. O objetivo da audiência foi discutir o projeto da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que tem causado polêmica entre o setor pesqueiro. A secretária municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, juntamente com sua equipe técnica acompanhou a comitiva.
Representando o secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano, o diretor executivo da Fundação Florestal, José Neto, conduziu as discussões. O número de pessoas que compareceu ao evento surpreendeu os organizadores. Além de representantes da baixada santista e litoral sul, o litoral norte contou com a representatividade de três das suas quatro cidades. Como resultado, a audiência aconteceu no estacionamento da Unesp e não no auditório, como estava programado.
Os pescadores de Ubatuba se manifestaram publicamente durante a audiência.. Eles diziam que o procedimento de formulação das APA’s não estava correto, uma vez que a população não estava sendo devidamente consultada. Os pescadores temem que tal projeto venha a prejudicar a pesca de arrasto que é uma das principais atividades pesqueiras do município.
Resultado da passeata - Na última terça-feira, 6, os pescadores ubatubenses fizeram uma passeata pelas ruas do Centro, parando na Cetesb para entregar um ofício endereçado ao secretário estadual, Xico Graziano. O documento solicitava uma audiência em Ubatuba, com a presença do secretário, para esclarecer detalhes sobre o projeto e expor o posicionamento do setor pesqueiro ubatubense. Como resultado da manifestação, Xico Graziano se dispôs a vir a Ubatuba no próximo dia 19. A audiência acontecerá no Salão de Eventos da Igreja São Francisco, a partir das 15h.
A secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli afirma que os pescadores querem saber os pontos positivos e negativos das Apa’s. “Nossos pescadores se preocupam com a preservação do meio ambiente, mas o governo precisa entender que o ser humano está inserido no meio ambiente. Não há como desconsiderar as comunidades que dependem diretamente do mar para sobreviver.” (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Moradores do Corcovado aguardam o inicio de obras no bairro

Ubatuba - Depois de várias reuniões com autoridades e reivindicações feitas pela AMAC - Associações de Moradores do Bairro do Corcovado, através de seu Presidente, Joel Alves dos Santos, a comunidade do bairro da região sul da cidade, aguarda ansiosa o início das obras de recapeamento asfáltico da Estrada Yoshio Tozaki, via de acesso ao bairro, prometido para o próximo dia 15 de maio.
Segundo Joel, o início da obra já foi adiado por várias vezes: "esperamos que no dia prometido pela prefeitura a obra tenha início, pois os moradores não suportariam mais um adiamento".
A AMAC, em seus 17 anos de existência, já contou com 9 presidentes. "Quando assumi esta associação o meu compromisso foi de estar buscando as melhorias necessárias para o bairro e um asfalto de boa qualidade (asfalto quente) foi a nossa principal meta", disse Joel Alves.
Outras reivindicações da entidade é a ampliação do Posto de Saúde (em parceria com a Secretaria de Saúde) com o intuito de aumentar os dias de atendimento médico no bairro que hoje conta com apenas um por semana; A instalação de luminárias nos trechos sem iluminação da Estrada Yoshio Tozaki; Mais horários de ônibus, atendendo as necessidades do bairro; Ronda Policial Efetiva; Quadra Poliesportiva (já iniciada), com projetos para tirar as crianças das ruas; Projeto "Lixo - Fonte de Renda", reformando as lixeiras e reciclando o lixo, gerando renda para o bairro; Projeto "Conheça o Pico", explorando o turismo com a capacitação de guias e monitores em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. (Fonte: Ass. Vereador Edilson Félix)

Funcionários da Santa Casa de Ubatuba recebem capacitação de técnicos do Hospital Sírio Libanês

Ubatuba - Cerca de 40 funcionários da Santa Casa de Ubatuba passaram por uma capacitação com técnicos do Hospital Sírio Libanês, na última semana. O objetivo do treinamento foi ensinar aos funcionários a utilização e manutenção dos equipamentos doados pelo hospital paulista, entre o fim de 2007 e início de 2008. Também foram ensinadas técnicas de organização de farmácia e almoxarifado, a pedido da administração da Santa Casa, com o objetivo de otimizar os serviços nestas áreas.
Entre as doações feitas pelo Hospital Sírio Libanês, estão bombas de infusão, impressoras e monitores, mas a ênfase da capacitação foi para a utilização das 40 camas elétricas doadas, que já estão em uso na enfermaria e na maternidade. A gerente administrativa da Santa Casa, Mara Franhani, afirma que as camas influenciam significativamente na recuperação do paciente. “Essas camas proporcionam maior conforto ao paciente, porque são retráteis e podem ser ajustadas a diversas necessidades. Para os funcionários também é bom, porque não precisam fazer esforço para mudar os pacientes de posição.”
Mara afirma ainda que a capacitação complementa as doações. “Além de o hospital estar nos dando uma melhor estrutura de atendimento, eles ainda estão nos oferecendo suporte técnico, habilitando os nossos profissionais para utilizarem corretamente os equipamentos. Eles também se dispuseram a nos ensinar outras técnicas, como organização e higienização utilizadas por eles, com o padrão Sírio Libanês.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Professora de Ubatuba lança CD Evangélico

Ubatuba - Foi realizado no último sábado, dia 10, na Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério de Santos, em Ubatuba, o lançamento do CD com louvores evangélicos da professora e cantora Elaine Campos.
Com a igreja completamente lotada, Elaine apresentou algumas das musica que compõe o CD, narrando a grande luta que foi desde o início do projeto até aquele momento. Ao final do culto foi exibido um clip da musica tema do CD "O Olhar de Jeová".
Elaine Campos, hoje com 37 anos, é professora na Escola Municipal do Corcovado. Ela canta desde sua mocidade e sempre sonhou produzir um CD de louvores à Deus. Com recursos próprios, iniciou em agosto de 2007 seu projeto para o gravação do seu 1º CD.
Segundo a cantora, em breve deverá começar outro projeto para o lançamento de um novo CD, contendo mais louvores, que segundo ela, auxiliará a divulgação do Evangelho e da Palavra de Deus. Assita ao clip da música tema "O Olhar de Jeová":

Atleta da melhor idade de Ubatuba quer buscar medalha dos Jogos Estaduais do Idoso
Izabel Rodarte conta que a próxima meta é pegar ondas na Capital do Surfe

Ubatuba - Os atletas de Ubatuba intensificam os treinamentos para a disputa da fase final dos Jogos do Idoso, que acontecem de 11 a 15 de junho, em São José dos Campos.
Um dos destaques da equipe é Izabel Rodarte dos Reis, que conquistou a medalha de ouro no 12º JORI (Jogos Regionais do Idoso), realizado em março em Ubatuba.
Aos 76 anos, Izabel é uma multi-atleta, pois além da natação, faz parte da equipe de vôlei, coreografia e ainda joga truco, buraco, tranca e bocha. “Estou esperando abrirem o treinamento para o surfe na melhor idade, pois ainda quero aprender a pegar onda na ‘capital do surfe’ ”, diz Izabel, que também participou do concurso de Miss Melhor Idade do Estado de São Paulo em 2005, classificando-se entre as 10 melhores.
A atleta começou a participar das atividades da melhor idade em 98, com o pessoal do Centro de Convivência da Terceira Idade Plenitude da Vida, de Ubatuba. “Participo dos Jogos Regionais do Idoso desde a quarta edição, em Pindamonhangaba, quando Ubatuba levou 11 atletas. De lá para cá participei de todas as edições”, conta Izabel.
De todas as medalhas conquistadas, a de ouro que Izabel ganhou em casa, no mês de março, teve sabor especial. “Me emocionei muito ao subir no pódio e ver todos os meus amigos ali, felizes com a vitória de Ubatuba”, diz Izabel, que sente falta de uma medalha em sua coleção: “No 5º JORI, subi ao pódio mas só entregaram medalha para o primeiro lugar”, diz a atleta.
Recentemente Izabel incorporou a bocha entre suas atividades. “Sempre tive vontade de jogar, mas só com a recente construção das canchas, pude me iniciar nessa modalidade. Com certeza esse espaço criado pela prefeitura, com as canchas de malha e bocha, agradou muito o pessoal da melhor idade”, elogia Izabel.
Apoio do marido - Nos jogos de mesa, Izabel conta com a parceria do marido, Luiz, com quem está casada há 52 anos. “Já participamos de diversos torneios e nos damos muito bem. Além de tudo ele fica todo orgulhoso ao me ver participando dos eventos, mas vale lembrar que ele também é atleta e dos bons”, confidencia Izabel.
Para o secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, Bittencurt Jr, Izabel é um exemplo. “Fico feliz em ter atletas como a Izabel defendendo a equipe da melhor idade de Ubatuba. Sua alegria contagia a todos e a dedicação nos treinamentos motiva os companheiros”, fala o secretário.
Para a disputa estadual, Izabel tem treinado com afinco: uma hora e meia na piscina, três vezes por semana. “Sei que preciso melhorar meu tempo para ter chance de medalha, e vou fazer o possível para levar Ubatuba ao pódio”, garante Izabel. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

11ª Festa do Pastel na EMEI Dinorah

Ubatuba - A EMEI Dinorah Pereira de Souza irá promover a 11ª Festa do Pastel, no próximo dia 16 de maio, sexta-feira, à partir das 17 horas. Além de muito pastel, a escola também venderá pizza, churrasquinho e doces. A festa promete música ao vivo para animar os visitantes. A EMEI Dinorah Pereira de Souza está situada na Rua Praça da Matriz, 46 – Estufa I. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura abre inscrições para curso de Hortas Suspensas

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), está abrindo inscrições para mais um curso de Hortas Suspensas. Os participantes também poderão assistir a uma palestra sobre “Alimentação e Qualidade de Vida”, com a nutricionista Luana Tozaki. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de maio, por telefone ou na sede da Smapa.
Entre os assuntos abordados, estão técnicas de adubação, irrigação, compostagem orgânica, além de aulas sobre sementes, produção de mudas, informações nutricionais, qualidade dos alimentos e interação com o meio ambiente. Na prática, os participantes aprenderão plantar mudas diversas em garrafas pet, caixinhas de produtos longa-vida e outros materiais que podem ser reaproveitados.
O principal objetivo do evento, segundo a secretária da Smapa, Valéria Gelli, é incentivar a alimentação saudável. "Além da certeza de estar consumindo um produto natural, a pessoa que opta pela horta suspensa economiza, faz uma terapia ocupacional e ainda ajuda a natureza, uma vez que a horta suspensa é feita com materiais reciclados".
Dentro de recipientes como a garrafa pet, é possível cultivar as mais diversas ervas aromáticas e medicinais, além de hortaliças, como: alface, rúcula, tomate, pimentão, almeirão, espinafre, chicória, pepino e outros. Para isso, é preciso apenas uma pequena área onde bata sol em algum período do dia e um pouco de disposição para cuidar das plantas. Para o dia do curso, o participante deverá levar duas garrafas pet, uma tesoura ou estilete e um rolo de barbante.
Serviço - Os interessados podem se inscrever na sede da Smapa, em frente ao Paço Municipal, na Avenida Dona Maria Alves, ou pelo telefone 3833-3500. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba promove Semana de Luta Antimanicomial
A semana tem como objetivo promover a socialização e o envolvimento dos pacientes com a comunidade

Ubatuba - O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), da secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba promove de 14 a 16 de maio a Semana de Luta Antimanicomial, em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que acontece no dia 18 de maio. Para isso o CAPS programou eventos diversificados para seus usuários, familiares, profissionais e também para a comunidade. Para a quarta-feira, 14, o CAPS programou um passeio até a praia de Ubatumirim, na região norte do município. Das 9 às 16 horas, usuários, familiares e profissionais do CAPS, terão um dia de recreação na praia, com diversas atividades esportivas, confraternização e almoço.
Na quinta-feira, 15, o dia será dedicado a exposições e atividades de vivência no calçadão da avenida Dona Maria Alves, no centro da cidade. Uma exposição de arte retratará os trabalhos dos usuários para a comunidade. Durante o dia a comunidade poderá participar ativamente junto com os usuários de atividades como confecção de quadros. As atividades acontecerão no calçadão das 9 às 16 horas. Já na sexta-feira, 16, as atividades acontecerão no Sesc, em Taubaté. Uma confraternização reunirá mais de 20 municípios representados por seus CAPS. Das 13 às 17h30 haverá a apresentação de oficinas e demonstração dos trabalhos desenvolvidos pelos Centros.
Para o coordenador do CAPS Ubatuba e do ambulatório de Saúde Mental, Arnaldo Batista Alves, essas ações desenvolvidas durante a semana buscam a inclusão desses pacientes na sociedade. “Tudo isso que está sendo feito é para mostrar e demonstrar para a comunidade que o usuário do CAPS tem o direito de inclusão na sociedade. Buscamos promover a socialização e o envolvimento dos pacientes com a comunidade”, explica o coordenador. Hoje o CAPS de Ubatuba conta com cerca de 250 pacientes. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Matheus Toledo representa Ubatuba no Oakley Pro Junior
Apenas um atleta de Ubatuba pode chegar ao título brasileiro sub-20

Ubatuba - A sexta-feira foi emocionante em Itamambuca, no terceiro dia do Oakley Pro Junior.
Na parte da manhã, Wigolly Dantas e Matheus Toledo despacharam seus adversários no terceiro round e avançaram para as oitavas de final, para uma disputa interna. Nas oitavas, o ubatubense Patrick Olinto acabou eliminado por Thiago Camarão e deixou o evento na nona posição. Na sétima bateria, que teve a disputa entre os atletas de Ubatuba, Matheus Toledo acabou tirando Wigolly Dantas da disputa com uma nota salvadora (7,17) na última onda.
Miguel é 10 - O sebastianense Miguel Pupo, mais uma vez levantou a torcida em Itamambuca, durante a disputa das oitavas de final contra o potiguar Jadson André. Na primeira onda Pupo marcou 8,50 e logo depois cravou uma nota 10 unânime, garantindo até o momento a melhor onda do torneio e a melhor somatória, com 18,50 pontos, em 20 possíveis.
Agora Miguel enfrenta Matheus Toledo nas quartas de final. As baterias deste sábado começam às 8 horas.Confira os duelos:
Emerson Silva X Thiago Camarão
Hugo Bittencourt X Franklin Serpa
Rudá Carvalho X Peterson Crisanto
Matheus Toledo X Miguel Pupo
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Cinema: SEMANA DE 09/05 A 15/05/2008

Lançamento !!!!!!!!!!
"HOMEM DE FERRO"
Ação!!! ás 16:30 - 18:50 - 21:10hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Procissão

Padres e Frades,
Anjos e Querubins
(de faz de conta),
santos e pecadores,
estandartes e estudantes,
cheiro de rosa e jasmim,
parece até que Nossa Senhora
passou diante de mim.

Indiscrições

O vento leste indiscreto
inclinou o penacho
da fumaça da chaminé
do fogão a lenha
de Tia Aninha
e todo mundo ficou sabendo
que naquele dia haveria
garoupa no pirão
e visitas inesperadas
na hora da refeição.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

APAs- Estado fala em desinformação

Manchete do jornal Imprensa Livre (10/05) , ESTADO NEGA QUE APA VAI PREJUDICAR PESCADORES DA REGIÃO. Desta vez representando o Estado veio o diretor executivo da Fundação Florestal do Estado, atribuindo os protestos e repúdio à nova legislação a desinformação pública.
Realmente há muita desinformação exemplo disso quando no ano de 1983 o Instituto Florestal introduziu mamíferos na ilha Anchieta. O desequilíbrio causado por essa aventura pode ser avaliado no trabalho do biólogo Mauro Galleti.
Nota-se desinformação quando o secretário de Meio Ambiente refere-se a um conjunto de seis ilhas, quatro ilhotas, cinco lages e dois parcéis como ilha de Alcatrazes. No arquipélago de Alcatrazes cada ilha é um ecossistema, é o maior sítio de reprodução de aves marinhas do sudeste brasileiro. Permitir o bombardeio em Alcatrazes não parece ser postura coerente com quem anda em busca de “modelo melhor de preservação e utilização do mar paulista”. Percebe-se desinformação quando o secretário fala em corais que são moradores de águas quentes, e que a pesca de arrasto esta destruindo os corais. Não se arrasta em fundo de pedra ou de coral, por motivos óbvios.
Por outro lado, os mais de 100 pescadores de Ubatuba que compareceram na consulta pública e cuja manifestação, de acordo com o diretor da Fundação Florestal, atrapalhou um pouco o andamento do debate não são desinformados é grupo social que tem cultura, conhecimentos e atividade econômica definida. Justificada sua preocupação quando o secretário usa em sua fala; inicialmente... pretende... provavelmente... condições... tipos de pesca e embarcações... arbitrar...
Falar de meio Ambiente é falar de saneamento básico, falar de preservação é falar de aterro sanitário, falar da continuidade das espécies é investir em pesquisa e tecnologia, falar de proteção ambiental é proteger os mananciais e a mata atlântica.
O Estado cria o Núcleo Picinguaba e o Parque Estadual da Ilha Anchieta, o Núcleo ocupa 80% da área do município de Ubatuba. Nele não são permitidos moradores, não se planta, não se coleta não se pesca, são 25 as pessoas que trabalham no parque com área de 47.000 há. O gestor padece de deficiência estrutural, falta de equipamentos e materiais, insuficiência de pessoal e verba.
Seguindo o modelo do Nucleo não será diferente com a APA, não será permitida a pesca profissional, não será permitida a pesca artesanal, não será permitida a caça submarina, não será permitido o mergulho livre, não será permitida a pesca esportiva, não será permitida a navegação, não serão permitidos os esportes náuticos e se duvidar haverá restrições para o banho de mar.
Em compensação continuará não havendo apoio técnico e financeiro para a conservação do meio ambiente, não haverá política de valorização das comunidades tradicionais, não haverá fortalecimento da policia florestal, não haverá ação enérgica para a proteção dos recursos hídricos e não haverá investimentos na área de saneamento básico.
E, na manutenção da coerência o arquipélago de Alcatrazes fica fora da APA e continuará sendo bombardeado, o porto de Santos fica fora da APA e continuará recebendo o esgoto industrial de Cubatão.

Ezio Partore Jr.
Ubatuba, SP

5ª Festa da Tainha na Praia da Maranduba

A ABAMVITUR - ASSOCIAÇÃO DA BAÍA DO MAR VIRADO PARA O TURISMO DA REGIÃO SUL DE UBATUBA, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Secretaria de Turismo - SETUR e a Fundação de Arte e Cultura - FUNDART, promoverá nos dias 22, 23 e 24 de maio a 5ªª Festa da Tainha, na Praça de Eventos da Praia da Maranduba km. 76,5 da Rodovia Caraguá-Ubatuba (Manoel Hipólito do Rego)
O evento contará com Shows de artistas locais e regionais, e também acontecerá apresentações de Grupo de Capoeira, Dança Country e Quadrilhas, entre outros.
A Tainha Assada servida na telha acompanha arroz farofa e maionese, e tambem terá uma grande Praça de Alimentação onde algumas associações da região Sul estarão participando com suas barracas oferecendo quitutes típicos e caipiras, além de brincadeiras tradicionais de Festas Juninas.
A partir das 19:00 horas.
Venham participar!!!

ABAMVITUR
Ubatuba, SP

Tentando encontrar um amigo

Boa noite. Peço ajuda a vocês pois estou tentando encontrar um velho amigo.
Ele foi capitão do exército, ou seja, foi meu oficial superior no CPOR-SP e última informação que obtive era que ele havia se mudado para o litoral norte de SP.
Assim, através do Google, encontrei o nome de Rogério Gatti Guerra que pode ser irmão ou parente do meu ex-capitão.
Caso saibam aonde ou como encontrá-lo, por favor repassem este e-mail para ele ou ainda meu telefone: 11 9899-9496.
Faz mais de 20 anos que não tenho notícias dele.
Obrigado mesmo.

Antonio Vidal
supvidal@gmail.com

A Responsabilidade da Qualidade das Aguas de Rios e Praias de Ubatuba

Fiquei estarrecido ao ler a carta do Sr. Prefeito Eduardo César direcionada a população de Ubatuba, onde este, culpa o governo estadual e a União por não serem sensíveis a implantação de medidas voltadas ao saneamento básico nos municípios do litoral norte.
Caro Prefeito, o que falta é “AÇÃO”, no ultimo dia 29/04, os nove municípios da Baixada Santista, unindo esforços, assinaram durante a reunião do Conselho de desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista, com a presença da Sr.(a) Dilma Pena, Secretária Estadual de Saneamento e Energia, um protocolo de intenções, que assegura o apoio do Governo do Estado, a criação individual de Planos Municipais de Saneamento. Este protocolo permitirá estruturar um plano de saneamento para que todos os esgotos da região da Baixada Santista, sejam tratados, dando condições de lazer aos moradores e visitantes destas cidades.
São Sebastião, já recebeu recursos da ordem de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) para urbanização e remoção de famílias que estão em área de risco no núcleo congelado “Queiroz Galvão”, em Juquehy, além da remoção de 268 famílias que se encontram em área de risco junto a Vila Tropicanga, em um convênio com a CDHU, incluindo obras de infra-estrutura e saneamento da ordem de R$ 2.000.000,00 ( dois milhões de reais).
Bertioga já começou o processo de remoção de 283 famílias que ocupam precariamente a área de mangue no bairro Vicente de Carvalho, em um investimento de Estado e da União de cerca de R$ 29.000.000,00 (vinte e nove milhões de reais).
Em Santos iniciou as obras de saneamento do dique da Vila Gilda, obra orçada em R$ 842.000,00 (oitocentos mil reais). Lembro que nos últimos dias, a Assembléia Legislativa Paulista, autorizou através do projeto de lei nº 145/2007, de autoria do Sr. Governador, autorizando a Sabesp contratar financiamento do Banco Internacional para Reconstrução de Desenvolvimento (BIRD) no valor de US$ 100.000.000,00 (cem milhões de dólares) destinado ao programa de mananciais.
Ubatuba novamente ficou para trás, enquanto aqui se pensa, outros municípios avançam.
Sensível, o seu governo estã, falta “ARTICULAÇÃO, AÇÃO, OPERÂNCIA,”. Não basta admitir o problema e parabenizar as manifestações é necessário agir antes, enquanto sua equipe pensa e lamenta, outros municípios se organizam e resolvem.
Por fim, deixo claro que promovo um debate político, longe de ataques pessoais, assumo minha responsabilidade como Presidente Municipal de um grande partido político, enraizado em conquistas sociais, para o bem da cidade que vivo com a minha família.

Anderson José Rodrigues - TATO
Presidente do PTB de Ubatuba

Nos Bastidores do Poder - Clima Político

O clima cai em Ubatuba, dias chuvosos, noites frias, até mesmo em dias de sol senti-se um friozinho a sombra, tudo dentro do previsto para a época, o que acontece na política o inverso, mas da mesma forma que no clima previsto para a data, começa a ferver as articulações, acordos e definições políticas de nossa cidade.
Inimigos políticos se unem, aliados se afastam, desconhecidos desfilam como antigos amigos de escola, surpresas surgem como saídas de um nevoeiro, dormimos com um pensamento e acordamos com uma nova realidade, muitas vezes demoramos a acreditar, se pegarmos a nossa atual conjuntura política, veremos que o impossível acontece, essa situação peculiar faz parte da política desde os tempos mais remotos.
E essa situação ganha força para uma forma negativa quando unida ao esquecimento, se analisarmos muitas dessas novas uniões, veremos de tudo, menos coerência, ser adversário político é uma coisa, mas na historia de muitos deles encontram-se ataques pessoas, denuncias de corrupção, entre outras coisas, que defendidas com tanta veemência, que alem de acreditarmos ou muitas vezes ficarmos na duvida, fizeram que criássemos a nossa imagem pessoal do político.
Mudar de opinião, de atitude faz parte não só da política, como da vida em todos os seus aspectos, nosso crescimento vem na maioria das vezes de nossas mudanças, o que não pode ser aceito é a demagogia, o discurso feito só para o momento, a arte de defender ou atacar pensando apenas no bem próprio, podemos errar em um julgamento sobre uma determinada pessoa, e quando acontece, temos que no mínimo nos explicar, mas não deixar cair no esquecimento como se nunca houvesse acontecido.
Isso é manipulação, politicagem e mal caratismo na minha opinião.
Eu mesmo já estive de vários lados, mudei, e para cada mudança tenho uma explicação, e sendo jovem é capaz que mude minha opinião ou objetivos mais vezes, e espero que sempre para melhor, assim que o ser humano enriquece de conhecimentos, inovando, aberto sempre para novos horizontes e com humildade de assumir que errou.
Mas voltando ao aspecto político, mudar com coerência é nobre, normal, engrandece o ser e faz parte do homem publico, agora mudar ou se aliar com quem quer que seja simplesmente por politicagem ou vantagem pessoal é ser um politiqueiro barato, como muito se vê em nosso país.
Não deixe os discursos inflamados de muitos cair no esquecimento, cobre de nossos postulantes a cargos eletivos condutas dignas para suas funções, e para quem apóiam.
"O caráter de um homem é formado pelas pessoas que escolheu para conviver." (Sigmund Freud)

Marcio Barbosa Gonçalves
Ubatuba, SP

 

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Paúba, saudades  © Victorio Gallo

Paúba, saudades
© Victorio Gallo

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor