Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 13 de Maio de 2008 - Nº 1969 Edições Anteriores

Maré Legal Litoral Virtual Caragua.com.br

Região
Ilhabela é a sede da Consulta Pública sobre a Criação da APA
Obesidade e qualidade de vida: Unimódulo oferece palestra sobre Saúde e Bem-estar


Caraguatatuba
Alunos com deficiência visual de Caraguá aprendem leitura e escrita em braile
Prorrogada a campanha de Vacinação do Idoso em Caraguá
Pólo Cultural participará da Semana Nacional de Museus
Governo libera R$ 100 mil para obras no Porto Novo
Carreata da Campanha do Agasalho acontece em Caraguá, neste sábado, 17
Caraguá ganhará duas novas escolas
Petrobras faz fórum sobre C5+ para vereadores e secretários de Caraguá
Torneio de Tênis foi decidido na última semana
Fim de semana decidiu os finalistas do Futsal
Confira as vagas de emprego disponíveis no PAT de Caraguá 

Ilhabela
Ilhabela recebe FAMTOUR de 14 agentes de viagens do Chile
Grupo de ballet de Ilhabela conquista prêmios no maior evento de dança da região
Fiscalização realiza blitz na entrada da cidade e apreende produtos ilegais
Ilhabela se prepara para a 8ª Semana da Cultura Caiçara
Programação 8ª Semana da Cultura Caiçara
A Congada de Ilhabela na Festa de São Benedito
Devoção a São Benedito no Arquipélago de Ilhabela

São Sebastião
Feto sobrevive por 9 horas após aborto
Prefeitura e hospital vão apurar caso
Cytotec pode causar morte da gestante
No litoral, adolescente acaba morto
Prefeitura e Estado entregam viaturas para Corpo de Bombeiros
Audiência pública sobre projeto Mexilhão será realizada nesta quarta-feira
Ações judiciais são discutidas em reunião da Abramt em São Paulo
Prefeitura entrega creche em Barra do Una e reforma da EM Boracéia
Vereador de São Sebastião vai à Brasília pedir inclusão do Porto no PAC

Ubatuba
Clodovil não lança candidato e confirma aliança com PT para eleições municipais
Prefeitura aproveita o frio para combater criadouros de dengue
Município contará com Centro de Referência da Mulher
Prefeito de Ubatuba renova convênio para Programa de Microbacias Hidrográficas
ACIU informa

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Ilhabela é a sede da Consulta Pública sobre a Criação da APA

Litoral Norte - A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo juntamente com a Prefeitura Municipal de Ilhabela, estarão realizando nesta terça-feira, 13, uma Consulta Pública sobre a Criação da APA – Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte e da ARIE – Área de Relevante Interesse Ecológico do Litoral Norte a serem integradas ao Mosaico das Ilhas e Áreas Marinhas Protegidas do Litoral Paulista. A audiência será realizada às 14h no Esporte Clube Ilhabela, situado à avenida Força Expedicionária Brasileira – Centro, em Ilhabela.
Em atenção ao que dispõe o Parágrafo 2º, do artigo 22, da Lei Federal nº 9.985 de 2000, que estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC, e dos artigos 4º e 5º do Decreto Federal 4.340 de 2003, depois de ouvir o Ministério do Meio Ambiente, a Marinha do Brasil e especialistas de renome e, considerando a necessidade de ordenar as atividades de conservação e desenvolvimento sustentável na zona costeira e marinha do Estado, garantindo a integração da gestão e o equilíbrio ambiental, a manutenção do estoque pesqueiro fundamental para a sobrevivência de populações tradicionais e de sua atividade econômica pesqueira, é que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, juntamente com a Fundação Florestal estará realizando esta Consulta Pública para discutir a proposta de criação de Unidades de Conservação de Uso Sustentável abrangendo áreas do litoral e ilhas paulistas: da APA – Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte e da ARIE – Área de Relevante Interesse Ecológico do Litoral Norte nessa região, com o intuito de dar conhecimento de seu conteúdo e colher sugestões da comunidade local.
Visando combater a pesca predatória e proteger o ecossistema marinho, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente está propondo a criação de 3 (três) Áreas de Proteção Ambiental no litoral paulista. Junto com as áreas de relevante interesse ecológico, será criado um Mosaico de Conservação Ambiental. Cada Área de Proteção Ambiental (APA)-Litoral Sul, Litoral Centro e Litoral Norte, terão um Conselho Gestor, com a participação da comunidade local, onde será discutida e proposta a regulamentação das atividades marinhas, incluindo a pesca - profissional, artesanal e amadora, o mergulho, pesquisa, lazer, turismo, entre outras.
A preocupação com a integridade e o equilíbrio ambiental das regiões costeiras decorre do fato de estas serem as mais ameaçadas do planeta, justamente por apresentarem uma exploração desordenada e muitas vezes predatória de seus recursos naturais e por terem se tornado o principal local de lazer, turismo ou moradia de grandes massas de populações urbanas. Paralelamente ao decréscimo da abundância dos recursos pesqueiros ocorre a erosão dos meios de vida de muitas populações tradicionais, resultando na perda de diversidade biológica e cultural, empobrecimento e marginalização das comunidades tradicionais de pescadores. Essa crise tem levado ao reconhecimento de uma necessidade de mudança nas bases do sistema de governança dos recursos naturais marinhos.
A criação de áreas protegidas ou unidades de conservação é uma das estratégias primordiais para a conservação da biodiversidade visando frear o processo de degradação ambiental. No mundo todo existem cerca de 4500 áreas protegidas, das quais apenas 850 incluem componentes marinhos e costeiros. Para a zona costeira e marinha, o estabelecimento de áreas protegidas tem sido mais recente, sendo a maioria com a intenção de conservar a biodiversidade e manter os habitats, que são vitais para a realização do ciclo reprodutivo de determinadas espécies migratórias e/ou ameaçadas.
Assim, as áreas marinhas protegidas funcionam como bancos genéticos de grande valor para o processo de recomposição populacional, sendo que diversos autores consideram que as reservas marinhas são primordiais para na recuperação de estoques considerados ameaçados, servindo como berçários e fonte de exportação de indivíduos maduros para as áreas adjacentes.
A proposta do secretário do Estado do Meio Ambiente, Xico Graziano, é a elaboração da proposta com total transparência, respeitando e preservando os direitos das comunidades tradicionais e dos pescadores artesanais. “O objetivo final será gerar uma política de desenvolvimento sustentável no litoral paulista. Para essa tarefa convocamos todos os interessados, ambientalistas e moradores, empresários, trabalhadores e turistas. Preservar o ecossistema e combater a pesca predatória é a melhor receita na conservação dos recursos marinhos, incluindo o pescado, gerando empregos e renda para o futuro”, afirmou o Graziano.
O município de Ilhabela, no litoral norte, é composto por um arquipélago, com área total de 33.600 ha2, cuja maior ilha é a de São Sebastião. Essa ilha é formada por um conjunto montanhoso3, de forma circular, com significativos desníveis topográficos, chegando a 1.375 m de altitude no Pico de São Sebastião, um dos mais altos do Litoral Paulista. Na orla, o relevo desenha reentrâncias e mergulhos, com pequenas praias situadas irregularmente ao pé das escarpas. A costa sul da ilha apresenta falésias de 120 a 150 m de altura. A orientação do relevo, no sentido de nordeste para sudoeste, expõe as escarpas e falésias voltadas para sudeste às correntes marinhas e atmosféricas, sujeitando suas faces sul e leste a maiores índices de chuva. A erosão natural das encostas é bastante acelerada, predominando escorregamentos nas vertentes e queda de blocos quando as declividades ultrapassam 40%.
Constituída por ecossistemas representativos da floresta atlântica, a somatória da Ilha de São Sebastião e as demais ilhas, ilhotas e lajes resultam numa paisagem notável, protegida pelo Parque Estadual de Ilhabela (PEIB) (Decreto Nº 9.414, de 20 de janeiro de 1977), que abrange 83% do município, num total de 27.025 ha.
Em relação à fauna, o arquipélago reúne em seus domínios uma das maiores concentrações de espécies restritas a locais e ecossistemas específicos (espécies endêmicas) conhecidas atualmente no Brasil. A região de estudo caracteriza-se por ser zona de descanso e alimentação da fauna migratória. Durante suas rotas, numerosas espécies de animais utilizam esta região de maneiras diversas durante seu ciclo vital. A região é considerada muito importante para a conservação de espécies migratórias de pequena, média e longa distância.
Desta maneira são necessárias medidas que disciplinem o uso do solo nas áreas da ilha voltadas para o oceano.
Segundo o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, “é urgente à proposição de estratégias de proteção das formas de vida presentes na região costeira do Litoral Norte, visando também minimizar os conflitos pela utilização dos recursos naturais complementando as ações já existentes, como o Zoneamento Marinho e as Unidades de Conservação. A proposta do Governo do Estado é muito interessante e a nossa Região é merecedora de tal preocupação, pois a conservação marinha deve integrar os esforços de conservação e uso sustentável do litoral paulista”. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Obesidade e qualidade de vida:
Unimódulo oferece palestra sobre Saúde e Bem-estar

Semana Institucional do Unimódulo começa dia 13 DE MAIO. Garanta já sua vaga!

Litoral Norte - O médico José Estefano de Oliveira, especialista em Cirurgia da obesidade pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metamólica, é um dos selecionados palestrantes que o Centro Universitário Módulo receberá na edição 2008 da Semana de Educação e Cultura, esse ano mais ampla e com temas mais abrangentes. Ele falará sobre Obesidade e Qualidade de Vida para alunos e comunidade. As inscrições são gratuitas.
Entre os temas, o Dr. José Estéfano abordará causas e conseqüências da obesidade, como revertê-la, conseqüências, tratamento clínico e cirúrgico, casos de sucesso e, inclusivo, a temida volta do peso após cirurgia da obesidade. A palestra do cirurgião acontecerá dia 14 , quarta-feira, às 19h.
Para se inscrever é simples. Basta entrar em contato com a Central de Atendimento do Unimódulo pelo telefone (12) 3897-2043. Mais informações pelo e-mail modulo@modulo.br


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Alunos com deficiência visual de Caraguá aprendem leitura e escrita em braile
Para garantir uma ativa participação de todos em atividades na escola e comunidade, as crianças com deficiência visual de Caraguá aprendem os primeiros passos para a escrita e leitura em braile

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Educação visando o enriquecimento na aprendizagem dos alunos com deficiência visual, tem desenvolvido há mais de três anos um trabalho de aprendizagem de leitura e escrita em braile.
O trabalho é desenvolvido em sala de recursos especialmente preparada para o atendimento, dentro das unidades escolares, com o objetivo de garantir a participação ativa de todos os alunos em atividades na escola e comunidade.
No município, as aulas em braile começam desde a pré-escola, com uma iniciação às crianças, que vão se familiarizando com o alfabeto. O braile é uma importante ferramenta que contribui efetivamente para a comunicação entre deficientes visuais, pois se aplica a qualquer língua, à estenografia e à música.
Por meio do setor de Educação Inclusiva, a especialista em deficiência visual, Maria Aparecida Souza Silva, atende os alunos que precisam do atendimento na cidade. A professora destaca o caso do aluno João Vitor, do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Oswaldo Ferreira, no bairro Casa Branca, que já domina o alfabeto braile.
O braile é lido passando-se a ponta dos dedos sobre os sinais em revelo. Costuma-se usar a mão direita, com um ou mais dedos, enquanto a mão esquerda procura o início da outra linha. O método braile nasceu a partir dos esforços de um francês chamado Louis Braille, em 1824.
As crianças atendidas, além do atendimento especial, também participam normalmente das aulas com as outras crianças em sala. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Prorrogada a campanha de Vacinação do Idoso em Caraguá
Todas as unidades de Saúde estarão aplicando a dose da vacina até atingir a meta do Ministério da Saúde, que é vacinar 80% dos idosos. No dia 15 na sede do Sindicado dos Aposentados também estará sendo aplicada a vacina

Caraguatatuba - Os idosos que ainda não foram até uma unidade de saúde para receber a vacina contra a gripe e fazer o Diagnóstico e Prevenção contra o Câncer Bucal ainda podem participar das campanhas. A Secretaria de Saúde de Caraguá, por meio da Vigilância Epidemiológica e Divisão de Saúde Bucal prorrogou as ações, para que todas as pessoas com 60 anos ou mais possam receber a dose da vacinar e fazer avaliação.
A vacina estará disponível até que a meta seja atingida, que é de 80%. Todas as unidades de saúde estarão atendendo os idosos das 8h às 17h de segunda a sexta-feira.
No dia 15, a dose também estará disponível no Sindicado dos Aposentados, das 9h às 12h e das 14h às 17. O sindicato fica na Rua Miguel Varlez, 139, centro. Esta parceria visa colaborar com a Secretaria da Saúde na campanha
Caraguá vacinou até sexta-feira, 5.851 idosos, o que corresponde a 70,22% em todos as UBSs - unidades Básicas de Saúde e espera vacinar mais 2.481 pessoas (9,8%) para atingir a meta estipulada pelo Ministério. Caraguá conta com uma população idosa de 8.332 pessoas, de acordo com dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Pólo Cultural participará da Semana Nacional de Museus

Caraguatatuba - O Pólo Cultural Adaly Coelho Passos, em Caraguatatuba, irá participar da sexta edição da semana nacional de museus, realizada entre os dias 12 e 18 de maio. Este ano, o evento terá como tema museus como agentes de mudança social e desenvolvimento.
O Pólo Cultural é um dos 447 museus de todas as regiões do País a participar do evento. A programação da sexta edição conta com projetos educativos e culturais, visitas monitoradas gratuitas, palestras, seminários, projeções de filmes, oficinas, espetáculos teatrais e shows, gincanas e outras inúmeras ações.
A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) promoverá hoje visitas orientadas ao Macc (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba), gincana e recreação com premiação.
As atividades têm como público alvo professores, alunos do curso de história, diretores e gestores culturais.
No pólo, estão integrados o arquivo público do município, a videoteca “Lúcio Braun”, a biblioteca de artes “Leopoldo Ferreira Louzada” e o Macc. O acervo procura preservar a memória da cidade, os costumes e tradições culturais do povo caiçara.
O Pólo Cultural foi inaugurado em 12 de junho 2002.
A semana nacional dos museus é promovida desde 2003 pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan) e a Associação Brasileira de Museologia (ABM).
O evento é realizado no mês de maio, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), com o propósito de integrar os museus brasileiros e intensificar a relação com a sociedade.
As seis edições somam juntas mais de 5 mil eventos. Apenas no ano passado, cerca de três milhões de pessoas prestigiaram a iniciativa. (Fonte: Imprensa Livre)

Governo libera R$ 100 mil para obras no Porto Novo

Caraguatatuba - O Governo do Estado de São Paulo vai repassar à Prefeitura de Caraguatatuba verba de R$ 100 mil para a realização de obras de infra-estrutura urbana no bairro Porto Novo, na zona Sul do município.
A secretaria municipal de Obras Públicas informou que o dinheiro será utilizado na implantação de guias e sarjetas na rua Ponciano Valentin e a implantação de guias e sarjetas e a pavimentação com blocos sextavados nas ruas Benedito Teodoro e trecho da rua José Ferrari.
O presidente da SAB (Sociedade Amigos de Bairro) do Porto Novo, Isaias de Souza, contou que a rua Benedito Teodoro é uma das que estão em piores condições no bairro. “A rua é a mais carente e é simplesmente de terra, há vala aberta e muita sujeira”, comentou Souza.
Ele estima que na rua existam entre 10 e 12 residências fixas.
Segundo o presidente da SAB, a rua José Ferrari é asfaltada, mas o asfalto também está desgastado. “Na verdade, aquilo é um caldo de asfalto, que não dura nem ao menos seis meses, depois de colocado. Ela está intransitável e muito cheia de buracos”, disse Souza. Na rua, segundo Souza, existem de 20 a 25 residências.
“Esta pavimentação vai melhorar bem a comunidade”, espera o presidente da SAB.
A verba integra estadual lote de recursos no valor de R$ 6,5 milhões para melhorias de infra-estrutura em 42 municípios paulistas. A liberação do dinheiro será após a assinatura do convênio entre a prefeitura e a secretaria estadual de Economia e Planejamento.
O convênio entre a prefeitura e o governo faz parte da Unidade de Articulações para os Municípios. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a verba foi liberada por meio de emenda parlamentar.
Ainda de acordo com a assessoria, a Prefeitura de Caraguatatuba vai entrar com R$ 3 mil de contrapartida. O processo de licitação deve ser aberto esta semana. Ainda não há uma data prevista para o início das obras. (Fonte: Imprensa Livre)

Carreata da Campanha do Agasalho acontece em Caraguá, neste sábado, 17
Para participar da Campanha do Agasalho basta doar uma peça de roupa em bom estado, levando a uma escola, unidade de unidade ou repartição pública mais próxima de sua casa até esta sexta-feira, 16 de maio, ou entregar aos voluntários na grande carreata, que passará pelas ruas da cidade recolhendo as doações neste sábado, 17

Caraguatatuba - A Campanha do Agasalho "Quanto Mais Gente Mais Quente", realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Sabesp, em parceria com a Prefeituras de Caraguá, através do Fundo Social e voluntários, já disponibilizou em toda a cidade, urnas para que a população deposite agasalhos e peças de roupas, que serão repassados às entidades e famílias carentes.
Segundo explicou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, em 2007 a Campanha do Agasalho foi um grande sucesso em termos de quantidade, com mais de 30 mil peças doadas pela população. "Neste ano, gostaríamos de pedir a cada pessoa que doe uma peça que ainda esteja em uso, e principalmente, que esteja em bom estado, para realmente proteger as pessoas neste inverno, que promete ter temperaturas muito baixas", disse.
Em 2008, a Campanha do Agasalho terá duas ações sendo elas a carreata e o bazar da pechincha.
Segundo explicou o analista de RH da Sabesp, Amaury Antônio Messias, a carreata visa arrecadar nos bairros as doações de agasalhos que serão realizadas pelos munícipes. "Para completar a Campanha, a Sabesp fará um Bazar da Pechincha com doações de roupas e outros objetos feitas por funcionários da Sabesp".
O valor arrecadado neste bazar complementará a ação da Sabesp junto ao Fundo Social, adquirindo fraldas descartáveis, lençóis, cobertores, toalhas de banho, leite em pó e demais itens que o Fundo Social solicitar, com o objetivo de servir melhor às entidades beneficentes e famílias atendidas todo o ano, pela Campanha do Agasalho.
A carreata acontecerá em todos os bairros da cidade, das 8h às 13h, com saída da Praça de Eventos, na Avenida da Praia, às 7h30. Quem quiser doar um agasalho pode levar sua doação (inclusive calçados) às escolas, repartições públicas, agências bancárias e demais locais que estejam participando da campanha "Quanto Mais Gente Mais Quente" e que tenham a caixa para depósito de agasalhos.
Vale lembrar que no dia 17 de maio, das 8h às 13h, durante o horário da carreata, haverá pontos fixos em determinados bairros, onde as pessoas poderão deixar suas doações caso a carreata não passe por algumas ruas.
Após o término da carreata, conforme informou a presidente do Fundo Social, será feita uma triagem e a quantidade de agasalhos arrecadados será repassada à Sabesp em números até o dia 9 de junho. Em seguida, as instituições beneficentes da cidade e famílias mais necessitadas receberão as doações, podendo passar um inverno mais tranqüilo, aquecido pela solidariedade dos moradores de Caraguá. Faça você também sua parte. Neste inverno, doe um agasalho!
Pontos de coleta até 16 de maio: todas as escolas, unidades de saúde, agências bancárias e demais repartições públicas, além da Sabesp.
Pontos de coleta no dia 17 de maio, até às 13h (dia da carreata)
Tinga - EMEF Lúcio Jacinto dos Santos
Poiares - Centro Comunitário e Igreja São João Batista
Casa Branca - EMEF Oswaldo Ferreira
Travessão - Centro de Referência de Assistência Social (Porto Novo)
Morro do Algodão - Associação de Moradores do Morro do Algodão
Rio do Ouro - Capela do Rio do Ouro
Centro - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba
Indaiá - Corpo de Bombeiros
Perequê-Mirim - Centro Cultural
Sumaré - 2ª Cia da Polícia Militar
Martim de Sá - Polícia Ambiental
Capricórnio - EMEF Maria Thereza Souza Castro
Bazar da Pechincha "Quanto Mais Gente Mais Quente" - iniciativa da Sabesp com apoio da Prefeitura de Caraguá e parceiros: dia 23 de maio (sexta-feira), das 9h às 20h, na Praça Cândido Motta. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá ganhará duas novas escolas

Caraguatatuba - Passado o aniversário de 151 anos de Caraguatatuba, quando foi inaugurada duas EMEFs (Escola Municipal de Ensino Fundamental) um CEI - Centro de Educação Infantil, a Prefeitura, através da Secretaria de Obras, começará em breve a construção de mais uma nova escola, no bairro do Gaivotas, além do término de outra no bairro Sumaré.
De acordo com o secretário, Raul Pesci Júnior, o processo de licitação já está em andamento, e a previsão é que as obras sejam iniciadas em 20 dias, aproximadamente.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental do Gaivotas contará com sete salas de aula, laboratório de informática, cozinha, administração e uma quadra poliesportiva.
O secretário revelou que há previsão para a construção de mais quatro novas salas de aula no local, caso exista a possibilidade de atender a demanda do bairro.
Segundo Pesci, a obra da EMEF do Gaivotas está orçada em cerca de R$ 1.300.000,00. O secretário acredita que em seis meses a Prefeitura poderá entregar a escola aos munícipes.
A EMEF do bairro Sumaré, segundo Pesci, já está na fase de término da obra. "Em junho deveremos finalizar a construção da EMEF, que estará funcionando já no segundo semestre deste ano", falou o secretário de obras.
A escola contará com 10 salas de aula, além de laboratório para informática, sala de administração, cozinha e quadra poliesportiva coberta.
Só em 2008, a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba estará entregando quatro escolas de ensino fundamental aos moradores da cidade. Segundo o prefeito José Pereira de Aguilar, é preciso investir na educação.
"As crianças precisam ser tratadas sempre com muito carinho, por isso, é fundamental oferecermos espaço e a possibilidade para que elas estudem, afinal, elas são o futuro dessa cidade", ressaltou Aguilar. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Petrobras faz fórum sobre C5+ para vereadores e secretários de Caraguá
Na quarta-feira, dia 14, no Teatro Mário Covas acontece a audiência pública sobre o sistema de transferência C5+/UTGCA/TEBAR

Caraguatatuba - Técnicos da Petrobras estiveram na sexta-feira, dia 9, na Câmara de Caraguatatuba para esclarecer dúvidas dos vereadores e secretários municipais sobre o sistema de transferência C5+ da UTGCA - Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba até o TEBAR - Terminal Almirante Barroso em São Sebastião.
O duto que transportará o C5+ (gasolina pura) terá uma extensão de cerca de 19 km e atravessará três principais rios do município, que são os Rios Camburu, Pirassununga e Rio Pardo.
De acordo com os técnicos, o projeto está em fase de elaboração e a idéia dos fóruns, que estão sendo realizados, inclusive com a comunidade, é levar informações que levantem dúvidas para que sejam esclarecidas.
No encontro foram esclarecidas as informações gerais do projeto, que abrange Caraguá e São Sebastião, como as licenças para que o projeto seja aprovado pelos órgãos ambientais para início das obras.
Na explanação do projeto, também foi falado aos secretários e vereadores sobre as características da obra, faixa de servidão, a implantação, projetos ambientais, compensação ambiental entre outros.
No final do encontro, as dúvidas levantadas pelos presentes foram esclarecidas pelos técnicos, que se colocaram à disposição para quaisquer dúvidas. Também foram divulgados o telefone e e-mail de informações.
Na quarta-feira, dia 14, às 17h, no Teatro Mário Covas acontece a audiência pública sobre a transferência do C5+ da UTGCA até o TEBAR e é aberta ao público.
Quem tiver dúvidas pode ligar no 08007700112 ou pelo e-mail comunica.unbs@petrobras.com.br .
O Teatro Mário Covas fica na Avenida Goiás 187, Indaiá. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Torneio de Tênis foi decidido na última semana

Caraguatatuba - Após muita chuva, que adiou diversos jogos, foram realizadas na última semana, as finais do 3º Torneio de Tênis Aniversário da Cidade, promovido pela SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, em comemoração aos 151 anos de Caraguatatuba.
Na quinta-feira, 8, três decisões agitaram as quadras do CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves). Pela categoria C, Tripa se sagrou campeão ao bater na final o tenista Danilo, por 2 a 1, parciais de 1/6, 6/3 e 10/8.
Pelo infantil, Caio derrotou Marinho por 2 sets a 0, fazendo 6/2 no primeiro e 6/3 no segundo. Também na quinta-feira foi realizada a decisão da categoria iniciante. Douglas foi o campeão ao fazer 2 a 0 em João Paulo, parciais de 6/0 e 6/1.
As outras duas finais aconteceram na sexta-feira, também no CEMUG. Pela Categoria B, Claiton fez 2 a 1 em Marcão e levou o título, com parciais de 6/1, 4/6 e 10/7.
Jogando pela Categoria A, Marcio levou o campeonato após derrotar na final Rogério, por 2 sets a 1, 6/3, 0/6 e 10/4. O Torneio contou com a participação de 121 atletas, que abrilhantaram o evento.
As finais da competição estavam previstas para o final de abril, mês do aniversário de Caraguá, mas devido às chuvas, que castigaram a cidade nesse período, diversos jogos foram remarcados. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Fim de semana decidiu os finalistas do Futsal

Caraguatatuba - As semifinais do Campeonato Municipal Sub-18 e Sub-21 de Futsal, organizado pela SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, foram realizadas no último domingo, dia 11, com seis partidas, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
Pelo feminino, com idade até 18 anos, o Poiares se garantiu na decisão, após derrotar o Massaguaçu, por 6 a 2. O time adversário na final será o Geração Independente, que venceu por 4 a 1 o Projeto Integração.
A equipe masculina do Projeto Integração teve mais sorte entre os homens, na categoria Sub-18. O time fez 4 a 1 no Scorpion´s e decidirá o título contra o A. A. Corinthians, que bateu o Colônia dos Pescadores por 4 a 2.
Duas ótimas partidas marcaram as semifinais do Sub-21, masculino. A primeira vaga na final ficou com o Juventus, que fez 4 a 2 no Projeto Integração, e enfrentará o A. A. Corinthians na decisão, que ganhou de 5 a 4 do Ipiranga.
No sábado, dia 16, serão realizadas as disputas do terceiro e quarto lugar. Às 18h, pelo feminino Sub-18, jogarão Projeto Integração e Massaguaçu. Em seguida, os jovens, também com idade até 18 anos, entram em quadra, para o duelo entre Colônia dos Pescadores e Scorpion´s. Às 20h, o Projeto Integração encara o Ipiranga, pelo Sub-21.
As finais acontecerão no domingo 17, no CEMUG, a partir das 15h, com o embate entre Geração Independente A e C.A. Poiares, pelo feminino. Entre os homens, às 16h, a equipe Sub-18 do Projeto Integração brigará pelo título contra o A. A. Corinthians. Finalizando o campeonato, às 17h, o Sub-21 do A. A. Corinthians disputará a decisão frente o Juventus. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Confira as vagas de emprego disponíveis no PAT de Caraguá

Caraguatatuba - O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Caraguatatuba possui as seguintes vagas de emprego disponíveis:
Apontador de Obras
Auxiliar de Enfermagem
Auxiliar de Escritório
Auxiliar de Marceneiro
Cabeleireiro
Encarregado de Almoxarifado
Finalizador de Vídeo
Mecânico de Auto e Suspensão
Médico Psiquiatra
Operador de Retro Escavadeira
Pintor de Casas
Recepcionista
Secretária Bilíngüe
O Posto fica na rua Taubaté, nº 520, no Sumaré, próximo ao fórum de Caraguatatuba. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

PPS inaugura nova sede do Diretório Municipal e lança nome de Colucci como pré-candidato

Ilhabela - O Partido Popular Socialista (PPS) de Ilhabela inaugurou o Diretório Municipal no último final de semana com a presença de aproximadamente 200 pessoas. O diretório conta agora com nova sede, na rua da Padroeira, nº 22, no Centro.
A cerimônia contou com a presença do pré-candidato a prefeito, Toninho Colucci, que recebeu lideranças do partido, entre elas, o prefeito de São Sebastião, Juan Garcia; um representante do presidente da Executiva Estadual, deputado David Zaia, e a vereadora de São Paulo, Soninha, pré-candidata a prefeita da Capital paulista.
Toninho Colucci afirmou que o diretório vai ser usado para discutir as propostas para o plano de governo e para ouvir a sociedade e outros partido da frente de oposição. “O PPS tem mostrado na região seu modelo de governo, como em São Sebastião, onde a administração do prefeito Juan Garcia transformou o município com grandes obras e melhoria da qualidade de vida da comunidade”, destaca Toninho Colucci, que já foi secretário da Saúde de Ilhabela.
De acordo com Colucci, sete partidos já fazem parte da frente de oposição. São eles, PPS, PSB, PCdoB, PHS, PPC, PRP e PTN e outros três ainda estão em fase de negociação. São eles os Democratas, o PV e o PMN. (Fonte: Imprensa Livre)

Confira as vagas de emprego disponíveis no PAT de Ilhabela

Ilhabela - O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Ilhabela possui as seguintes vagas de emprego disponíveis:
Ajudante de Cozinha - Masculino
Ajudante de Pizzaiolo - Restaurante
Cozinheira - Camping
Cumim para Pizzaria
Eletricista
Empregada Doméstica
Garçom - Restaurante
Guia Turístico (que fale Espanhol)
Mecânico Alinhador de Automóveis
Mecânico de Bicicleta
Motorista
Pedreiro
Recepcionista - Hotel e Pousada
Serviços Gerais - Camping
Sorveteiro p/ Carrinho
Tosador de Cães - Pet Shop
Vendedora
Zelador
Mais informações no site da prefeitura de Ilhabela.

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

Feto sobrevive por 9 horas após aborto
Bebê dado como morto fica 1 hora dentro de embalagem fechada; polícia apura erro médico e uso de remédio abortivo

São Sebastião - Dado como morto, um feto de seis meses sobreviveu por nove horas após uma jovem de 18 anos sofrer um aborto na tarde de anteontem em Boiçucanga, na costa sul de São Sebastião.
O bebê permaneceu por uma hora dentro de uma embalagem plástica até ser enviado para o Hospital de Clínicas, onde uma enfermeira descobriu que a criança ainda estava viva.
O médico que atendeu a gestante no Pronto-Atendimento de Boiçucanga, para onde foi levada pela Unidade de Resgate após o aborto, chegou a emitir um atestado de óbito, confirmado a morte do bebê.
A Polícia Civil de São Sebastião instaurou inquérito para investigar erro médico e suspeita do aborto ter sido provocado pela mãe, que teria tomado Cytotec, um remédio abortivo de venda proibida no país.
Por volta das 13h30 do domingo de Dia das Mães, a Unidade de Resgate de Boiçucanga foi acionada pelo ajudante de pedreiro C.O.N., 21 anos, pedindo socorro para sua namorada M.M.S., 18 anos, que teria sofrido um aborto.
A jovem, que estava grávida de seis meses, foi encontrada no banheiro da casa do namorado e encaminhada para o Pronto-Atendimento de Boiçucanga, onde foi atendida pelo médico de plantão M.R.
Segundo a polícia, enquanto a jovem recebia atendimento médico, o feto, dado como morto pelo médico, foi colocado dentro de uma embalagem plástica. O médico chegou a assinar a declaração de óbito do bebê.
A mãe e o bebê, que estava dentro da embalagem usada para o transporte de fetos vítimas de aborto, foram transferidos para o Hospital de Clínicas de São Sebastião, na região central da cidade.
No entanto, segundo a polícia, quando a enfermeira do Hospital de Clínicas abriu a embalagem e foi conferir o peso do feto, constatou que o bebê ainda estava vivo, após passar uma hora fechado no saco plástico.
O bebê foi levado à Unidade de Apoio ao Recém-Nascido do hospital, onde permaneceu até as 22h30, horário que morreu, após lutar por nove horas pela vida. A causa da morte não foi divulgada.
APURAÇÃO - A Prefeitura de São Sebastião informou, em nota oficial encaminhada ontem à imprensa, que todos os fatos estão sendo apurados (leita texto nesta página).
Segundo o delegado titular do 1º Distrito Policial de São Sebatsião, Osmany Pinheiro Machado Júnior, o namorado da jovem teria dito a policiais que ela teria tomado quatro comprimidos de Cytotec para abortar o feto.
"O namorado disse que a jovem confessou a ele após o aborto que tomou o remédio", disse o delegado. Segundo ele, ainda não há provas de que o aborto teria sido provocado pela mãe.
"A médica do Hospital de Clínicas não soube confirmar se foi um aborto provocado ou espontâneo, já que o bebê também acabou sendo socorrido pelo resgate", disse Machado Júnior.
DEPOIMENTO - A polícia aguarda a recuperação da jovem, que continua internada, para interrogá-la sobre o caso, que deverá ser encaminhado à DDM (Delegacia de Defesa da Mulher).
"Se for confirmado o uso do Cytotec, ela responderá pelo crime de aborto, que prevê pena de um a três anos de detenção", afirmou. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura e hospital vão apurar caso

São Sebastião - A direção da Pró-Saúde, Organização Social responsável pela administração do Hospital de Clínicas de São Sebastião, informou, por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sebastião, que o caso envolvendo o nascimento do bebê prematuro está sendo apurado.
Segundo a prefeitura, serão analisados todos os fatos, desde o momento que a paciente deu entrada no Pronto-Atendimento de Boiçucanga, até a chegada ao hospital. A causa morte da criança não foi divulgada.
O médico plantonista M.R., que estava de plantão no Pronto-Atendimento de Boiçucanga, não foi localizado para falar sobre o caso. Ele teria sido o responsável pela assinatura da declaração de óbito do feto.
A Polícia Civil de São Sebastião também irá apurar possíveis erros cometidos no Pronto-Socorro de Boiçucanga, de acordo com o delegado Osmany Júnior, que atendeu à ocorrência.
"Tudo será analisado no inquérito, inclusive um possível erro administrativo hospitalar", afirmou o delegado. (Fonte: ValeParaibano)

Cytotec pode causar morte da gestante

São Sebastião - A prática do aborto com o Cytotec pode trazer graves consequências para a saúde da gestante ou até provocar a morte. As crianças que sobrevivem à prática têm sequelas graves e permanentes.
Lançado no Brasil em 84 para tratamento e prevenção de úlceras gástricas e duodenais, o Cytotec tem como princípio ativo o misoprostol, responsável pelas contrações uterinas.
Por causa desse efeito, o remédio tornou-se o mais popular dos recursos abortivos. Em 98, o Ministério da Saúde restringiu a venda do produto apenas para hospitais.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) realiza fiscalizações para coibir a comercialização do remédio. Uma das formas de venda no mercado clandestino é pela internet.
A Anvisa envia as informações à Polícia Federal e ao Ministério Público para que sejam instauradas as investigações. A venda do Cytotec é considerada crime hediondo.
O aborto é a quarta causa de morte materna no Brasil. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), metade das gestações é indesejada e 1 a cada 9 mulheres recorre ao aborto. (Fonte: ValeParaibano)

No litoral, adolescente acaba morto

São Sebastião - Um adolescente de 15 anos foi executado a tiros dentro da própria casa em São Sebastião na noite de sábado. O caso ocorreu na rua Simião Caldeira, no bairro São Francisco, às 22h45.
De acordo com uma testemunha, um homem invadiu a casa e efetuou diversos disparos contra o adolescente. Em seguida, o atirador fugiu. Uma unidade de resgate foi acionada e socorreu o menor, que foi levado ao Pronto-Socorro de São Sebastião.
Ao dar entrada no hospital, o adolescente não resistiu e morreu. Acionada pelo Centro de Atendimento e Despacho, uma viatura foi à cena do crime. Quando os policiais chegaram, a vítima estava sendo socorrida.
O crime foi registrado como homicídio doloso (com intenção de matar) pelo plantão da Polícia Civil e está sendo apurado pelo 1º Distrito Policial.
São Sebastião registrou queda na violência durante o primeiro trimestre do ano, de acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública. Foram 3 ocorrências de homicídio doloso entre janeiro e março de 2008 e 7 no mesmo período em 2007 --queda de 133,33%.
Houve redução também no número de roubos, que caiu 23,28% (de 73 para 56 ocorrências), assim como o de furto de veículos (de 20 para 9 ocorrências). (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura e Estado entregam viaturas para Corpo de Bombeiros

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião e o Governo do Estado entregaram na manhã de ontem para a corporação do Corpo de Bombeiros duas novas viaturas para resgate e salvamento aquático.
A cerimônia de entrega das chaves foi em frente ao Paço Municipal e contou com a presença do prefeito Juan Garcia, do comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, coronel Manoel Antônio da Silva Araújo, dos tenentes coronéis do 11º e 17º Grupamentos de Bombeiros, Antônio Fernando Chester e Daniel Onias Nossa, além de secretários municipais.
Em São Sebastião, existe apenas uma viatura de resgate, modelo C-20, movida à gasolina, porém bem antiga.
O novo veículo é o padrão atual da Corporação do Estado de São Paulo. Trata-se de uma Fiat Ducato, a diesel, o que representará uma economia em relação aos gastos do município. Já o modelo Ursa (Unidade de Resgate e Salvamento Aquático) também é uma Fiat Ducato.
O comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, coronel Manoel Antônio da Silva Araújo, destacou a importância da parceria com a Prefeitura de São Sebastião.
“Muitos municípios dependem do Estado, mas São Sebastião mostra que a parceria é o caminho mais ágil”, esclarece. “As viaturas vão melhorar sensivelmente a qualidade do serviço prestado”.
Já o prefeito de São Sebastião, Juan Garcia, destacou a melhoria no setor segurança na cidade. “Diminuímos os índices de criminalidade, graças aos investimentos da administração nas câmeras e agora, em veículos”. (Fonte: Imprensa Livre)

Audiência pública sobre projeto Mexilhão será realizada nesta quarta-feira

São Sebastião - Nesta quarta-feira (14/5), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de São Paulo promove a audiência pública para discutir o projeto Mexilhão, um empreendimento da Petrobras que será implantado na Bacia de Santos e servirá para a produção de gás natural. O evento será realizado a partir das 17 h no Teatro Municipal Mário Covas, situado na avenida Goiás, 187, bairro do Indaiá, região central de Caraguatatuba. A iniciativa tem o apoio do Conselho Estadual do Meio Ambiente e da estatal.
O município de São Sebastião será representado pela Secretaria de Meio Ambiente.
Informações pelo e-mail comunica.unbs@petrobras.com.br  ou através do telefone 0800-7700112. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Ações judiciais são discutidas em reunião da Abramt em São Paulo

São Sebastião - Representantes de 19 municípios do Brasil filiados à Abramt (Associação Brasileira de Municípios com Terminais de Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural) se reúnem no próximo dia 26 de maio para discutir as ações judiciais que tramitam nos Tribunais Regionais Federais.
Desde 2003, os municípios que formam a associação travam uma luta para evitar as perdas de royalties sofridas nas receitas orçamentárias, graças a liminares que cidades de toda a federação estão conseguindo na Justiça por possuírem os chamados citygates (pequenas estações terrestres com válvulas de regulagem de passagem de gás, não existindo nenhuma estrutura para embarque e desembarque, além de ser comandada a distância).
Na tentativa de participar do quantitativo de royalties distribuídos para os 19 municípios que se enquadram como sede de terminais, segundo a Lei do Petróleo, algumas cidades têm buscado junto ao Judiciário as liminares, com a argumentação técnica que, na avaliação da Abramt, fere dispositivos dessa legislação.
Por portaria da própria ANP (Agência Nacional de Petróleo), tem direito a receber royalties somente os municípios que contam com monobóias e/ou píeres de atracação para embarque e desembarque de petróleo ou gás natural. Com isso, o direito seria apenas dos 19 municípios associados a Abramt.
A perda desde 2002 chega a R$ 350 milhões e a atual diretoria da Abramt, através de um Conselho de Procuradores, tem monitorado freqüentemente todas as 85 ações que tramitam nos Tribunais Regionais Federais do Brasil. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura entrega creche em Barra do Una e reforma da EM Boracéia

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Educação (Seduc) e Obras e Planejamento (Seop) entrega nesta quarta-feira (14/5), uma creche em Barra do Una e a reforma da Escola Municipal de Boracéia. As cerimônias estão previstas para as 11h30 em Barra do Una e 12h30 em Boracéia e contarão com a presença do prefeito Dr. Juan Garcia.
A creche de Barra do Una será administrada em parceria com a Associação Primeiras Letras e atenderá 50 crianças entre um ano e seis meses e três anos. A unidade vai funcionar na Rua Magnos Passos, nº 250. Com isso, o município atingirá este ano 1.800 vagas distribuídas em 15 creches, entre públicas e conveniadas. Há três anos, eram apenas 776 crianças.
Na reforma da Escola Municipal de Boracéia, onde também funciona a Emei Carrossel, a administração pública realizou a recuperação do telhado, a revisão elétrica e hidráulica, pintura, drenagem do terreno, reforma da cozinha, demolição de uma laje e a construção de um forro, além da implantação de uma nova fossa dentro dos padrões de qualidade técnica, com previsão para atender futura demanda. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Vereador de São Sebastião vai à Brasília pedir inclusão do Porto no PAC

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Robson Ceará (PPS), viaja na quarta-feira para Brasília (DF), onde participar de uma reunião com o ministro da Integração Nacional, Pedro Brito do Nascimento, às 10h00, para solicitar a inclusão do Porto da cidade no projeto do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
O vereador, que também é presidente do Sindicato dos Estivadores e da Comissão Legislativa Especial de Portos, vai entregar ao ministro uma carta assinada pelo prefeito Juan Garcia (PPS) e pelo presidente da Câmara, Marcos Leopoldino (PTB).
Também assinaram a carta o presidente do Sindicato dos Arrumadores, Juan Francisco de Oliveira, o representante do Sindicato dos Consertadores de Santos, João Francisco Rodrigues, e o operador portuário, representante da Pronave, Maximiliano de Souza.
Na carta, o vereador Robson Ceará afirma que os portos brasileiros são de propriedade da União, independente da sua forma de exploração, se direta ou sob concessão, delegação ou autorização, já que são estações de fronteira e pólos naturais do desenvolvimento do país, atuando como "portas" para o acesso ao comércio globalizado.
"O Porto de São Sebastião, apesar de localizado em uma das melhores regiões portuárias do mundo, em seus mais de 45 anos de funcionamento não pode cumprir a sua meta. Dispondo de um único berço para atracação de navios e pouca oferta de áreas para armazenamento de cargas, o porto ainda é um embrião", explica o vereador.
De acordo com Robson Ceará, no PAC já existem indicações para o orçamento plurianual 2007 - 2010, que conta com uma previsão de R$ 503,9 bilhões de investimentos em Portos da região sudeste, além das outras, sem contudo, haver ainda qualquer menção ao Porto de São Sebastião, idealizado como 2º porto paulista.
"O Governo do Estado de São Paulo, delegatório do Porto de São Sebastião, tem projetos de Parcerias Público-Privadas para sua expansão, além da construção de uma alça viária ligando os municípios de São Sebastião à Caraguatatuba. A implementação desses projetos vai promover reflexos positivos na balança comercial do país", afirma.
Com a inclusão do Porto de São Sebastião no PAC, o vereador afirma que a estrutura poderia ser contemplada com mais quatro berços de atracação de navios, retro área com compactação do aterro hidráulico existente e a alça viária, num total estimado de R$ 500 milhões.
"Esse investimento resultará no desenvolvimento da região, geração de emprego e economia à vasta gama de empresas interessadas e ao país como um todo", conclui Robson Ceará. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Clodovil não lança candidato e confirma aliança com PT para eleições municipais

Ubatuba - O deputado federal Clodovil Hernandes (PR) confirmou, por meio de sua assessoria, que irá apoiar o pré-candidato do PT, Maurício Moromizato, na disputa pela prefeitura de Ubatuba nas eleições deste ano.
Até então, a figura e atuação de Clodovil era uma incógnita para os atores políticos da cidade, que ainda não sabem certamente como e quanto o ex-apresentador pode interferir na eleição deste ano.
O deputado Clodovil chegou a declarar, no ano passado, que estaria pensando em abandonar o legislativo federal e se lançar candidato a prefeitura de Ubatuba, mas também disse a mesma coisa em um programa de TV sobre as eleições em São Paulo.
O tempo passou e o prazo para a troca de domicílio eleitoral expirou e a possibilidade de candidatura em Ubatuba se tornou inviável, de acordo com as regras estabelecidas pela legislação eleitoral do país.
Mesmo assim, o deputado chegou a planejar outro tipo de atuação política, cogitando lançar, como candidata, sua assessora de imprensa na cidade, Meg Ramos.
Após ser procurado por diversos personagens influentes na política ubatubense, o deputado federal pelo PR preferiu uma opção contrária ao atual governo municipal e alinhamento com a política partidária de Brasília, onde PR e PT estão cada vez mais alados nos projetos nacionais.
De acordo com a assessora de imprensa (a mesma que quase foi lançada como candidata), a escolha, por Maurício Moromizato, foi resultado da observação que Clodovil fez nos últimos anos, em relação às atuações políticas no município. A posição do deputado confirma a má relação e as últimas críticas sobre a atual administração de Eduardo Cesar.
A opção do ex-apresentador Clodovil poderá ser importante, já que, a aliança foi comemorada em Brasília e teve total apoio dos representantes de ambos os partidos.
Apesar da boa relação relatada pela própria assessoria do deputado, há pouco mais de 15 dias, Clodovil chegou a se encontrar, com o agora aliado, Mauricio Moromizato e disparou contra o partido do presidente Lula. “Olha eu posso gostar muito de você, mas não gosto muito do seu partido”, revelou Clodovil, ao pré candidato do PT.
A Assessoria do deputado federal relata que, até o momento, o apoio ao petista não foi condicionado a qualquer posição na chapa de candidatura, ou em relação a cargos em uma possível administração municipal. Entretanto, a própria assessoria já avisa: “O deputado terá voz ativa”. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura aproveita o frio para combater criadouros de dengue

Ubatuba - O período crítico de incidência do mosquito da dengue está passando, com a chegada do frio. Mas, ao contrário do que se pensa, esta é a melhor época para reforçar as ações de eliminação de criadouros.
É por esta razão que a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, está programando para o próximo dia 15 de maio, mais um grande arrastão, que atingirá três grandes bairros da região central: Perequê-Açu, Itaguá e Centro, com possibilidade de atingir também alguns bairros da região Sul.
A ação contará com o apoio de cem homens do exército e funcionários das mais diversas secretarias da prefeitura.
Segundo o superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, a meta é assegurar que Ubatuba continue sem registrar nenhum caso da doença. “Nós conseguimos manter o município sem nenhum caso positivo desde agosto do ano passado e pretendemos continuar assim. A ação, que conta com o apoio do exército, é um cuidado extra que estamos tendo. Este momento é interessante, porque esfriou e a infestação diminui. Por isso, o trabalho preventivo alcança um resultado melhor.”
O prefeito Eduardo Cesar afirma estar contente com o trabalho desenvolvido pela equipe de Controle de Endemias, que atua incessantemente no combate ao mosquito e também com a população que tem colaborado bastante. “A população, de um modo geral, está mais atenta às formas de prevenção, mantendo seus quintais livres de criadouros. Agora, é preciso mudar os hábitos em relação ao lixo jogado nas ruas e terrenos, mantendo ainda o cuidado com seus imóveis.” (Fonte: Imprensa Livre)

Município contará com Centro de Referência da Mulher

Ubatuba - As mulheres ubatubenses poderão contar com atendimentos de saúde personalizados, de acordo com as suas necessidades. A Secretaria de Saúde de Ubatuba inaugura, no próximo dia 24, sábado, às 11h, o Centro de Referência da Mulher.
Diversos ambulatórios estarão disponíveis, como gestação de alto risco, gestação de adolescentes, climatério, ginecologia geral, patologia cervical, ambulatório de mama, planejamento familiar, patologias uterinas e uroginecológicas, ovarianas, além de atendimentos psicológicos e nutricionais.
Para o prefeito Eduardo Cesar, este é mais um grande avanço para o município, na área da saúde. “A saúde da mulher merece uma atenção especial, pois é ela quem gera a vida. Por esta razão, seu organismo necessita de cuidados diferenciados e constantes. O Centro de Referência da Mulher tem o objetivo de centralizar todas as necessidades das mulheres em um só ambiente, com atendimento de qualidade.”
Entre os procedimentos clínicos a serem realizados, destacam-se a coleta de preventivo, inserção de Dispositivo Intra-uterino (DIU), teste de captura híbrida, colposcopia, cauterização, biópsia, punção de cistos de mama, biópsia de colo uterino, ultrasson, cardiotocografia. O Centro de Referências da Mulher funcionará na Rua Gastão Madeira, 120, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeito de Ubatuba renova convênio para Programa de Microbacias Hidrográficas

Ubatuba - Foi realizado no final de abril, uma importante reunião na região norte do município, especificamente, no Sertão do Ubatumirim, para tratar do aditamento do Programa de Microbacias Hidrográficas, realizado em parceria com o Governo Estadual. Na ocasião, os produtores receberam orientações sobre o programa e tiveram a oportunidade de conhecer o plano de trabalho para o ano de 2008. Participaram da reunião o administrador da Regional Norte, José Roberto Júnior, a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, representantes da Secretaria de Agricultura do Estado ( CATI e APTA) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
O programa tem o objetivo de promover o desenvolvimento rural do Estado, melhorando a renda e a produtividade dos agricultores, por meio de capacitações e reorganizações técnico-econômicas. O programa visa também recuperar a mata ciliar, por meio de Projetos Individuais de Propriedade (PIP).
A secretária municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, ressaltou a participação da comunidade nos processos de decisão do programa, que tem características sócio-ambientais. “O programa tem um forte apelo para a conservação das bacias hidrográficas do Ubatumirim, aliadas com o desenvolvimento econômico.”
O prefeito Eduardo Cesar afirma que projetos como este devem ser incentivados e mantidos em Ubatuba. “Estamos no caminho certo para o desenvolvimento sustentável das comunidades tradicionais. Precisamos dar aos produtores subsídios para que eles próprios sejam os defensores da natureza, tirando dela o sustento e mantendo-a preservada.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

ACIU informa:

Ubatuba - O expediente ao público na Associação Comercial de Ubatuba aos sábados terá novo horário: será das 8h00 às 14h00.
Comunicamos que a partir das 14h00 as consultas via telefone (3834 1449) continuarão sendo realizadas pela Central de Atendimento do SCPC e também através da internet pelo site www.aciubatuba.com.br e da URA- Unidade de Resposta Audível pelo telefone 3833 3322. Ambos os serviços funcionam 24 horas, todos os dias, inclusive feriados.
O novo horário já tem início neste sábado, dia 17 de maio. (Fonte: ACIU)

Cinema: SEMANA DE 09/05 A 15/05/2008

Lançamento !!!!!!!!!!
"HOMEM DE FERRO"
Ação!!! ás 16:30 - 18:50 - 21:10hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

História de ventos

Um dia,
na capoeira lá de casa,
houve uma briga feia
entre as massas de ar
polar atlântica
e a tropical continental:
a casa de farinha desabou,
ficou nocauteado o bananal,
as aves ficaram arrepiadas,
e o gigante guapuruvu
por pouco não tombou.
E, porque setembro começava,
quem venceu a disputa
foi o quente vento noroeste,
que exerceu seu domínio,
durante meia volta de translação.
Mas quando chegar maio
vai começar nova refrega
e o vento sul vem mais forte
para ser campeão dessa briga.

Lição de vida

O sonho de todo naturalista
é ser igual São Francisco
que nem sabia
o que é ornitologia,
mas tudo o que o Santo dizia,
em gorjeios, os pássaros repetiam.

Fábula

Certo dia aconteceu
que um urubu desceu
pra fazer sua refeição
no terreiro do pavão.

E com os ares de liberdade
de quem vive nas alturas
chegou e foi enfiando o bico
na gamela do primo rico.

O pavão é ave bonita
mas de coração feio,
que irado e boquirroto
espantou o bichinho
para cima de um galho torto.

Lá de cima o urubu
expressou sua indiferença
com dejetos de rapinante
e após o bombardeio
alçoou vôo para diante.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Preservação Ambiental não se faz por decreto

Mais uma vez a ingerência tresloucada, desmedida e inconseqüente, aparece como um saco de bondades, como estes, distribuídos em festas infantis, cheios de traquinagens e guloseimas baratas. A proposta de criação de qualquer área de preservação e, ou, de proteção ambiental deve vir (no mínimo) com justificativas convincentes, fundamentadas em resultados conclusivos de estudos técnico-científicos, descrevendo o estado atual e, quais as ações e métodos que serão utilizados para manutenção e, ou, recuperação daquele “ambiente”. Por óbvio, não devem faltar alavanca a proposta. Não a alavanca, ferramenta bruta, mas, o empenho da verba orçamentária suficiente para custear os trabalhos e, levar a cabo os resultados pretendidos com a “benemérita” ação... Criar uma área de proteção não é apenas “pari-la” para os holofotes “midiáticos”. É criá-la, na acepção da palavra. Da forma como esta a proposta da criação das APAS é, na verdade, mais um atestado da falta do que fazer nos gabinetes (ambientalmente munidos e protegidos por ar refrigerado quente-frio) da Secretaria do Meio Ambiente. A verba, das tais meia dúzia de lanchas fiscalizadoras, que viriam dar “apoio” as APAs, poderia ser melhor aproveitada, se este recurso fosse integralmente destinado à alimentação dos famintos e esquálidos animais (exóticos ao local) abandonados à própria sorte no Parque Estadual da Ilha Anchieta. São centenas deles, que já fazem qualquer coisa por uma banana ou, uma tostines qualquer. A afirmação autoritária e, desrespeitosa, dirigida às comunidades tradicionais (em especial a caiçara) não melhora a “relação” e mostra, pelas frestas, a que veio o Sr. Xico.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Poluição nas praias

Concordo plenamente com o Sr Tato, presidente do PTB de Ubatuba à respeito da falta de saneamento básico no município. A situação está ruim por pura falta de ação do Sr. Prefeito e digo mais; não precisa ir tão longe para mostrar bons exemplos; basta passar pelo portal da Maranduba, na divisa de município com Caraguatatuba e notar a Sabesp trabalhando à todo vapor para coleta de esgoto naquela área; porque há tanta diferença de admistração entre os municípios de Caraguá e Ubatuba? as eleições estão ai, está na hora de fazer mudanças para melhor, chega desta estagnação que se encontra Ubatuba.

Vitor Antonio
Campinas, SP

 

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Paúba, saudades  © Victorio Gallo

Paúba, saudades
© Victorio Gallo

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor